???global.info.a_carregar???
Marco Ferreira has a bachelor’s degree in special education, a master’s degree in Pedagogical Psychology and a PhD in Pedagogical Psychology. He is a Professor of Education at Instituto Superior de Educação e Ciências (ISEC Lisboa). He is also a Researcher at UIDEF, Institute of Education/University of Lisbon and a certified Professor by the Portuguese Scientific Chair for Continuous Professional Development - Teacher Training in Special Education, Educational Psychology and Research Methodologies in Education—interests: Inclusive Education; Teacher Education; Social and Emotional Learning; Teacher's Well-being.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Marco Paulo Maia Ferreira

Nomes de citação

  • Ferreira, Marco

Identificadores de autor

Ciência ID
9217-27D7-068E
ORCID iD
0000-0002-5547-4188
Google Scholar ID
https://scholar.google.com/citations?user=Tdpx02kAAAAJ&hl=pt-PT
Scopus Author Id
56001106600
Formação
Grau Classificação
2003 - 2008/10/06
Concluído
Psychology (specialization in Pedagogical Psychology) (Doutoramento)
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"Rendimento Académico no Ensino Superior: das orientações de estudo às atribuições causais" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Approved with Praise and Distinction by unanimity.
1998 - 2001
Concluído
Psychology (specialization in Pedagogical Psychology) (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"Dificuldades de Aprendizagem - construção e validação de uma escala de detecção de dificuldades de aprendizagem para o 1º ciclo" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Very Good
1989 - 1994
Concluído
Special Education and Rehabilitation (Licenciatura)
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
"A expressividade motórica da criança instável" (TESE/DISSERTAÇÃO)
16/20
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2009/06/01 - Atual Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
2009/09/01 - 2023/07/31 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
2013/10/01 - 2022/02/28 Professor Associado Convidado (Docente Universitário) University of Liverpool, Reino Unido
2001/10/01 - 2009/05/31 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
1999/09/01 - 2001/07/31 Assistente (Docente Universitário) Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2008/03/03 - 2013/07/31 Coordinator of the Master programme in Special Educational Needs (2008-2013) Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
2010/04/09 - 2013/07/10 Head of the School of Education and Human Development Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
2005 - 2010 Chair of the Scientific Council Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2021 - 2024 Teaching to be: Supporting Teachers’ Professional Growth and Well-being in the Field of Social and Emotional Learning
Investigador
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
European Union
Em curso
2019/01/01 - 2019/12/31 Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação
UID/CED/04107/2019
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal

Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2017 - 2020 Learning to Be: Development of Practices and Methodologies for Assessing Social, Emotional and Health Skills within Education Systems
Investigador
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
European Union
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Pacheco, Patrícia; Barqueira, Ana; Reis-Jorge, José; Ferreira, Marco; Baltazar, Isabel. "The teachers` role as co-constructor of an online course to improve teachers¿ professional wellbeing,". Barcelona, 2023.
  2. Gray, Morag; Anthony Edwards; Lucilla Crosta; Manokore, Viola; Baaska Anderson; Cassie Hague; Ferreira, Marco; et al. "Learning in virtual teams – Discovering the best practice". Trabalho apresentado em 11th annual International Conference of Education, Research and Innovation, Seville, 2018.
    Publicado
  3. Gray, Morag; Lucilla Crosta; Ferreira, Marco; Manokore, Viola. "Am I where I want to be? online doctoral students’ belongingness". Seville, 2015.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Markus Talvio; Ferreira, Marco; Lawrence Meda. "Editorial: Innovations in teaching and learning: international approaches in developing teacher education and curriculum for the future". Frontiers in Psychology 15 (2024): 1-3. http://dx.doi.org/10.3389/fpsyg.2024.1403661.
    Acesso aberto • Publicado • 10.3389/fpsyg.2024.1403661
  2. Ferreira, Marco; Marques, Adilson; Santos, Sofia; Marco Ferreira; Adilson Marques; Sofia Santos. "Foundations of Teaching and Learning – A Study with Teachers on Conceptions and Pedagogical Practices". International Journal of Instruction 17 2 (2024): 67-84. http://dx.doi.org/10.29333/iji.2024.1725a.
    Publicado • 10.29333/iji.2024.1725a
  3. Marco Ferreira; Gustau Olcina-Sempere; José Reis-Jorge. "Percepciones de los profesores sobre los desafíos de la educación inclusiva en Portugal". Páginas de Educación (2023): https://doi.org/10.22235/pe.v16i2.3314.
    10.22235/pe.v16i2.3314
  4. José Castro Silva; Marco Ferreira; Patricia Pacheco; Ana Almeida. "School leadership engagement: validation of the Portuguese version of UWES scale". Frontiers in Education (2023): http://dx.doi.org/10.3389/feduc.2023.1217806.
    10.3389/feduc.2023.1217806
  5. Marco Paulo Maia Ferreira. "Conceções e práticas de ensino-aprendizagem: desenvolvimento de quatro dimensões com relevância teórica e empírica". Revista Brasileira de Educação 28 (2023): https://www.scielo.br/j/rbedu/a/GtWkNRSTwXqdRNR7xtcPSqw/?lang=pt.
    Publicado • 10.1590/s1413-24782023280065
  6. Jonathan van Melle; Ferreira, Marco. "An Essay about Intercultural Sensitivity and Competence in Higher Education". European Journal of Education and Pedagogy 4 2 (2023): 149-155. https://www.ej-edu.org/index.php/ejedu/article/view/624.
    Publicado • 10.24018/ejedu.2023.4.2.624
  7. Neves, Claudia ; Almeida, Ana Patrícia ; Ferreira, Marco. "Headteachers and Inclusion: Setting the Tone for an Inclusive School". Education Sciences 13 2 (2023): https://www.mdpi.com/2227-7102/13/2/129.
    Publicado • 10.3390/educsci13020129
  8. Marco Ferreira; José Reis-Jorge; Gustau Olcina-Sempere; Rita Fernandes; Ferreira, Marco. "El aprendizaje socioemocional en la Educación Primaria: una investigación sobre las concepciones y las prácticas de los maestros en el aula". Revista Colombiana de Educación 87 (2023): 37-60. https://doi.org/10.17227/rce.num87-12704.
    Publicado • 10.17227/rce.num87-12704
  9. Ferreira, Marco; Reis-Jorge, José. "Implementation of the legal framework for inclusive education in Portugal (Decree-Law 54/2018) – A qualitative assessment by primary and secondary school teachers". Journal of Pedagogy 13 2 (2022): 55-76. http://dx.doi.org/10.2478/jped-2022-0008.
    Publicado • 10.2478/jped-2022-0008
  10. Marco Ferreira; Gustau Olcina-Sempere; José Reis-Jorge. "LA PERCEPCIO´N MUSICAL: UN ESTUDIO CON ESTUDIANTES UNIVERSITARIOS DE ESPAN~A Y PORTUGAL". ARTSEDUCA (2022): http://dx.doi.org/10.6035/artseduca.6887.
    10.6035/artseduca.6887
  11. Ferreira, Marco. "A Theoretical Essay about Inclusion and the Role of Teachers in Building an Inclusive Education". European Journal of Education and Pedagogy 3 3 (2022): 97-104. http://dx.doi.org/10.24018/ejedu.2022.3.3.353.
    10.24018/ejedu.2022.3.3.353
  12. Abasaid, Maha; Ferreira, Marco Paulo. "Perception and knowledge of critical thinking: A qualitative research study with Professors of Higher Education in Oman". Journal of Educational Studies and Multidisciplinary Approaches 2 2 (2022): 173-190. http://dx.doi.org/10.51383/jesma.2022.38.
    Acesso aberto • Publicado • 10.51383/jesma.2022.38
  13. Ferreira, Marco; Manokore, Viola; Gray, Morag. "An Exploratory Study for the Development of a Survey on Learning Team Process, Impact, and Tutor’s Role (PIT) in Facilitating Online Learning". European Journal of Education and Pedagogy 3 2 (2022): 18-26. http://dx.doi.org/10.24018/ejedu.2022.3.2.258.
    10.24018/ejedu.2022.3.2.258
  14. Jonathan van Melle; Marco Ferreira. "Developing Students’ Intercultural Sensitivity at the Home Campus: An Innovative Approach Using the Theory of the Creative Action Methodology Pedagogy". Teaching and Learning Inquiry 10 (2022): https://journalhosting.ucalgary.ca/index.php/TLI/article/view/72766.
    10.20343/teachlearninqu.10.12
  15. José Reis-Jorge; Marco Ferreira; Gustau Olcina-Sempere; Beatriz Marques. "Perceptions of Giftedness and Classroom Practice with Gifted Children – an Exploratory Study of Primary School Teachers". Qualitative Research in Education (2021): https://doi.org/10.17583/qre.8097.
    10.17583/qre.8097
  16. Frances Maureen Schnepfleitner; Marco Paulo Mala Ferreira. "A Leadership Development Programme: A Case Study of Transformative Learning in Qatar". Educational Research for Social Change (2021): https://doi.org/10.17159/2221-4070/2021/v10i2a1.
    10.17159/2221-4070/2021/v10i2a1
  17. Ferreira, Marco. "The Development of Teachers' and Their Students' Social and Emotional Learning During the “Learning to Be Project”-Training Course in Five European Countries". Frontiers in Psychology 12 (2021): http://dx.doi.org/10.3389/fpsyg.2021.705336.
    10.3389/fpsyg.2021.705336
  18. Antonio Ruiz-García; Stefan Hoefer; Óliver Jiménez; Davinia María Resurrección; Marco Ferreira; José Reis-Jorge; Javier Fenollar-Cortés. "Portuguese validation of the Adult Separation Anxiety—Questionnaire (ASA-27)". PLOS ONE (2021): https://doi.org/10.1371/journal.pone.0248149.
    10.1371/journal.pone.0248149
  19. Ferreira, Marco. "Transformative learning theory – is it time to add a fourth core element?". Journal of Educational Studies and Multidisciplinary Approaches (JESMA) (2021): https://doi.org/10.51383/jesma.2021.9.
    10.51383/jesma.2021.9
  20. Ferreira, Marco; Reis-Jorge, Jose; Batalha, Sara; Ferreira, Marco. "Social and Emotional Learning in Preschool Education - A Qualitative Study with Preschool Teachers". International Journal of Emotional Education 13 1 (2021): https://publons.com/publon/50543481/.
    Publicado
  21. Ferreira, Marco. "Teachers’ Understanding of Evidence of Students’ Social Emotional Learning and Self-Reported Gains of Monitored Implementation of SEL Toolkit". Journal of Education Culture and Society 11 2 (2020): 157-170. http://dx.doi.org/10.15503/jecs2020.2.157.170.
    10.15503/jecs2020.2.157.170
  22. Ferreira, Marco; Martinsone, Baiba; Talic, Sanela. "Promoting Sustainable Social Emotional Learning at School through Relationship-Centered Learning Environment, Teaching Methods and Formative Assessment". Journal of Teacher Education for Sustainability 22 1 (2020): 21-36. http://dx.doi.org/10.2478/jtes-2020-0003.
    Publicado • 10.2478/jtes-2020-0003
  23. Marco Paulo Maia Ferreira; Gustau Olcina-Sempere. "La pedagogía en la enseñanza superior". Revista Docência do Ensino Superior (2020): https://doi.org/10.35699/2237-5864.2020.15837.
    10.35699/2237-5864.2020.15837
  24. Ferreira, Marco. "La Educación Intercultural: La música como instrumento de cohesión social". 13 1 (2020): 288-311.
    Publicado
  25. Ferreira, Marco. "La didáctica de la expresión musical y la inclusión: un estudio mixto realizado con estudiantes de grado de maestro sobre la importancia de la música en la educación primaria". ArtsEduca (2020):
    10.6035/Artseduca.2020.25.2
  26. José Reis-Jorge; Marco Ferreira; Gustau Olcina-Sempere. "La figura del profesorado-investigador en la reconstrucción de la profesionalidad docente en un mundo en transformación". Revista Educación (2019): 18-18. https://doi.org/10.15517/revedu.v44i1.39044.
    10.15517/revedu.v44i1.39044
  27. Marco Paulo Maia Ferreira; Cláudia Sofia da Veiga Gonçalves; Cláudia Beatriz Cruz da Silva; Gustau Olcina-Sempere. "Inclusión y diferenciación pedagógica: concepciones y prácticas. Dos estudios cualitativos en la realidad del sistema educativo portugués". Revista Colombiana de Educación 1 78 (2019): https://doi.org/10.17227/rce.num78-9922.
    10.17227/rce.num78-9922
  28. Marco Ferreira; Gustau Olcina-Sempere; José Reis-Jorge. "El profesorado como mediador cognitivo y promotor de un aprendizaje significativo". Revista Educación 43 2 (2019): 19-19. https://doi.org/10.15517/revedu.v43i2.37269.
    10.15517/revedu.v43i2.37269
  29. Marco Paulo Maia Ferreira. "Teoria(s) da atribuição: um quadro explicativo para o rendimento acadêmico". Revista Brasileira de Educação 24 (2019): https://doi.org/10.1590/s1413-24782019240037.
    10.1590/s1413-24782019240037
  30. Ferreira, Marco. "Literacia e aprendizagem – A natureza das dificuldades de aprendizagem na leitura e na escrita". 5 (2019): 10-21.
    Publicado
  31. Gustau Olcina-Sempere; Ferreira, Marco; Artiaga, Maria José. "Repercusión del aprendizaje cooperativo en la formación musical entre el alumnado universitario de educación primaria". 16 (2019): 173-191.
    Publicado
  32. Antónia Dias; Ferreira, Marco. "A inclusão dos alunos com perturbação do espetro do autismo nas classes do ensino regular do 1º ciclo - Um estudo qualitativo com professores do 1º ciclo". 25 (2018): 97-108.
    Publicado
  33. Teresa Rodrigues; Ferreira, Marco. "Um estudo qualitativo com professores do 1º ciclo do ensino básico sobre concepções e práticas de ensino-aprendizagem em alunos com dislexia". 23 (2016): 67-75.
    Publicado
  34. Ferreira, Marco. "Leitura - Dificuldades de aprendizagem, ensino e estratégias para o desenvolvimento de competências". Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional (2015): https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/85.
    10.25757/invep.v5i2.85
  35. Ferreira, Marco. "La Educación Inclusiva en Portugal y España: naturaleza y fundamentos". Magister (2015): http://dx.doi.org/10.1016/j.magis.2015.05.003.
    10.1016/j.magis.2015.05.003
  36. Ferreira, Marco; Prado, Susana Agudo; Cadavieco, Javier Fombona. "Educação inclusiva: o professor como epicentro do processo de inclusão". 8 1 (2015): 1-13. https://revistaeducacioninclusiva.es/index.php/REI/article/view/117.
    Acesso aberto • Publicado
  37. Ferreira, Marco; Prado, Susana Agudo; Cadavieco, Javier Fombona. "Educação Inclusiva: Natureza e fundamentos". 8 3 (2015): 1-11.
    Publicado
  38. Sofia Santos; Ferreira, Marco; Teresa Brandão; Professor Doutor Pedro Morato; Ana Cristina Guerreiro Espadinha; Helena Coelho; Ana Rodrigues; Vitor Cruz. "A Educação Especial no início do século XXI em Portugal". 21 (2014): 103-122.
    Publicado
  39. Ferreira, Marco. "Tutorial Teaching: A New Paradigm for the Development of Competencies". ECPS - Educational, Cultural and Psychological Studies (2013): http://doi.org/10.7358/ecps-2013-008-ferr.
    10.7358/ecps-2013-008-ferr
  40. Ferreira, Marco. "Inclusão de crianças com necessidades educativas especiais na educação infantil". Revista Brasileira de Educação Especial (2013): http://dx.doi.org/10.1590/s1413-65382013000400002.
    10.1590/s1413-65382013000400002
  41. Brandão, M.T.; Ferreira, M.. "Inclusion of children with special educational needs in early childhood education,Inclusão de crianças com necessidades educativas especiais na educação infantil". Revista Brasileira de Educacao Especial 19 4 (2013): 487-502. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84892422129&partnerID=MN8TOARS.
  42. Ferreira, Marco. "Um momento... ajuda-me a pensar: pais e professores como agentes estruturantes do pensamento". 20 (2013): 59-65.
    Publicado
  43. Ferreira, Marco. "Psicomotricidade: Uma abordagem centrada em Experiências de Aprendizagem Mediatizada". 16 (2013): 8-14.
    Publicado
  44. Reis-Jorge, José; Ferreira, Marco. "Percursos Curriculares para uma Escola Inclusiva: Da Retórica à Prática da Inclusão.". Egitania Sciencia 2 (2012): 7-24.
    Publicado
  45. Ferreira, Marco. "Atribuições causais do (in)sucesso académico no ensino superior: padrões diferenciais de professores e estudantes". Revista Portuguesa de Pedagogia (2011): http://dx.doi.org/10.14195/1647-8614_45-2_7.
    10.14195/1647-8614_45-2_7
  46. Ferreira, Marco. "Ensino e Aprendizagem no Ensino Superior". Revista Arquipélago - Ciências da Educação 12 (2011): 121-144.
    Acesso aberto • Publicado
  47. Ferreira, Marco; Teresa Brandão; Ana Paula Santos. "Conceitos e representações sobre Inclusão e Necessidades Educativas Especiais: Um estudo qualitativo com educadoras de infância". 17 (2010): 33-46.
    Publicado
  48. Ferreira, Marco. "O professor do ensino superior na era da globalização". Revista Iberoamericana de Educación 50 5 (2009): 1-10. http://dx.doi.org/10.35362/rie5051908.
    Publicado • 10.35362/rie5051908
  49. Ferreira, Marco. "Abordagens ao estudo, rendimento académico e atribuições causais do desempenho em estudantes do ensino superior". Revista Portuguesa de Pedagogia (2009): http://dx.doi.org/10.14195/1647-8614_43-2_17.
    10.14195/1647-8614_43-2_17
  50. Ferreira, Marco. "Determinantes do Rendimento Académico no Ensino Superior". 15 (2009): 55-60. http://www.hottopos.com/rih15/marcof.pdf.
    Acesso aberto • Publicado
  51. Ferreira, Marco. "Ensino Superior: O Desafio Europeu". Notandum 13 (2009): 15-20. http://www.hottopos.com/notand_lib_13/marco.pdf.
    Acesso aberto • Publicado
  52. Ferreira, Marco. "Estratégias de intervenção pedagógica em alunos com dificuldades de aprendizagem específicas". 16 (2009): 7-18.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Reis-Jorge, José; Pacheco, Patrícia; Ferreira, Marco; Barqueira, Ana; Baltazar, Isabel. "School climate and teachers ‘professional wellbeing in Portugal: A School Climate Analytical Framework (SCAF)". In Teachers‘ professional wellbeing - A Digital Game Based Social-Emotional Learning Intervention, editado por Martinsone, Baiba; Maria Therese Jensen; Christian Wiesner; Kerstin Angelika Zechner, 81-104. Bad Heilbrunn, Alemanha: Verlag Julius Klinkhardt, 2024.
    Publicado
  2. Ferreira, Marco. "Teachers' well-being, social and emotional competences, and reflective teaching – a teacher's continuous training model for professional development and well-being". In International Approaches to Promoting Social and Emotional Learning in Schools, 109-130. Reino Unido: Routledge, 2022.
    10.4324/9781003093053-9
  3. Ferreira, Marco. "Conceções e práticas de ensino-aprendizagem: validação de um questionário para professores". editado por Santos, Sofia, 119-133. Lisboa, Portugal: Instituto da Educação, Universidade de Lisboa., 2022.
    Publicado
  4. Berg, Minna; Talvio, Markus; Hietajärvi, Lauri; Benítez, Isabel; Cavioni, Valeria; Conte, Elisabetta; Cuadrado, Francisco; et al. "The Development of Teachers’ and Their Students’ Social and Emotional Learning During the “Learning to Be Project” -Training Course in Five European Countries". editado por Knoop, Hans; Nel, Mirna; Chen, Sufen; Shankland, Rebecca; Van Zyl, Llewellyn; Cole, Matthew, 21-37. Lausanne, Suiça: Frontiers Media SA, 2022.
    Publicado
  5. Ferreira, Marco. "Intencionalidade educativa: diferenciação, planificação e avaliação". In Educomunicação Parento-Filial inclusiva: Ciência, Cultura e Cidadania, 62-75. Lisboa, Portugal: Edições Universitárias Lusófonas, 2021.
    Publicado
Edição de livro
  1. Ferreira, Marco; Lawrence Meda; Markus Talvio. Innovations in Teaching and Learning: International Approaches in Developing Teacher Education and Curriculum for The Future. Frontiers Media SA. 2024.
    Publicado • 10.3389/978-2-8325-4786-1 • Editor
Livro
  1. Miguel Mata Pereira; Professor Doutor Pedro Morato; Joel Santos; Ferreira, Marco; Adriana Raquel Rodrigues. Uma Casa da Praia em cada Escola - Educação e Saúde Mental Infantil. Lisboa, Portugal: Centro Doutor João dos Santos – Casa da Praia. 2022.
    Publicado
  2. Ferreira, Marco. Guia para uma pedagogia diferenciada em contexto de sala de aula - Teoria, práticas e desafios. Lisboa, Portugal: Coisas de Ler. 2017.
    Publicado
  3. Ferreira, Marco; Miroslaw Grewinski; José Reis-Jorge. Superwizja jako instrument rozwoju zawodowego w sluzbach spolecznych (Supervision as an instrument for professional development in social services). Polónia: Mazowieckie Centrum Polityki Spolecznej. 2014.
    Publicado
Resumo em conferência
  1. Ferreira, Marco; Talic, Sanela; Martinsone, Baiba. "Learning to be: promoting social and emotional learning through relationship-centred learning environment and teaching methods". Budapeste, 2019.
    Publicado
  2. Martinsone, Baiba; Talic, Sanela; Ferreira, Marco. "Changes in teachers’ attitude toward social emotional learning during monitored implementation of SEL Toolkit: Cross-cultural perspective". Trabalho apresentado em Social and Emotional Learning Exchange / Defining quality in the context of innovation - CASEL, Chicago, 2019.
    Publicado
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2023 - 2023 Intervenção Psicomotora com crianças do 1º ciclo no Colégio Pedro Arrupe
Orientador
Reabilitação Psicomotora (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
2023 - 2023 Estratégias dos educadores de infância com crianças com perturbações do espetro autista
Orientador
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
2023 - 2023 O bem-estar físico e socioemocional em crianças de 2 e 3 anos – o desenvolvimento de um programa de atividades motoras
Orientador
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
2023 - 2023 Perspetivas de professores do 1º ciclo sobre a educação inclusiva
Orientador
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
2023 - 2023 As expetativas de carreira dos professores do 1º ciclo do ensino básico
Orientador
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
2023 - 2023 O papel da Intervenção psicomotora nas competências socioemocionais de crianças do 1º CEB no colégio Pedro Arrupe
Orientador
Mestrado em Reabilitação Psicomotora (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
2022 - 2022 A Intervenção Psicomotora com crianças do 1.º CEBno Colégio Pedro Arrupe
Orientador
Reabilitação Psicomotora (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
2022 - 2022 Intervenção Psicomotora em Adultos com Dificuldades Intelectuais e Desenvolvimentais na CERCITOP, CRL
Orientador
Reabilitação Psicomotora (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
2018 - 2021/09 Understanding the Influence of Discrimination in the Graduate Employment Market for English Language Teachers in China: Lessons for Higher Education Institutions
Orientador
University of Liverpool Department of Cultures Languages and Area Studies, Reino Unido
2018 - 2021/04 Assessment methods in Science in a Higher education institution described and compared with assessment methods in Science in a Secondary education institution
Orientador
University of Liverpool Department of Cultures Languages and Area Studies, Reino Unido
2018 - 2020/05 Developing Students’ Intercultural Sensitivity. A Technical Action Research study at an international business school in the Netherlands
Orientador
University of Liverpool Department of Cultures Languages and Area Studies, Reino Unido
2017 - 2020/03 A Critical Examination of Student-Centred Learning Policy in the European Higher Education Area
Orientador
Doctor of Education (Higher Education) (Doutoramento)
University of Liverpool Department of Cultures Languages and Area Studies, Reino Unido
2020 - 2020 Respostas Educativas Geniais para Pequenos Génios - Um Estudo Qualitativo sobre o Papel do Professor na Educação de Crianças Sobredotadas
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
2020 - 2020 Práticas de Ensino e Aprendizagem Socioemocional
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
2020 - 2020 Prática Clínica em Perturbações do Neurodesenvolvimento - A intervenção psicomotora na Clínica Infantojuvenil Eugénia Teixeira
Orientador
Reabilitação Psicomotora (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
2020 - 2020 Intervenção Psicomotora em crianças do pré-escolar e do 1.º ciclo no Colégio Pedro Arrupe
Orientador
Reabilitação Psicomotora (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
2019 - 2020 Intervenção Psicomotora com crianças do ensino pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico no Colégio Pedro Arrupe
Orientador
Mestrado em Reabilitação Psicomotora (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
2016 - 2019/05 Extensive Reading in the English as a Second Language Classroom – Motivating and Engaging Male Emirati Students to read in English in a Higher Education Context
Orientador
University of Liverpool Department of Cultures Languages and Area Studies, Reino Unido
2019 - 2019 As emoções na educação pré-escolar - Um estudo qualitativo com educadoras de infância
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
2019 - 2019 Diferenciação Pedagógica no 1º Ciclo do Ensino Básico: Estudo Qualitativo com Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
2019 - 2019 Intervenção Psicomotora em Gerontopsiquiatria Casa de Saúde da Idanha
Orientador
Reabilitação Psicomotora (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
2015 - 2018/12 Critical Thinking Skills: A Case Study of the English Foundation Program at a higher education institution in Oman
Orientador
University of Liverpool Department of Cultures Languages and Area Studies, Reino Unido
2015 - 2018/09 The State of Governance in Private Higher Education in South Africa: An Interpretative Phenomenological Analysis
Orientador
University of Liverpool Department of Cultures Languages and Area Studies, Reino Unido
2018 - 2018 INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS NA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR Um Estudo Qualitativo com Educadores de Infância
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
2018 - 2018 Desafios para a Construção de uma Escola Inclusiva no 1º Ciclo do Ensino Básico: Estudo Qualitativo com Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
2018 - 2018 Intervenção Psicomotora em Gerontopsiquiatria na Casa de Saúde da Idanha
Orientador
Reabilitação Psicomotora (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
2014 - 2017/04 An Executive Leadership Development Programme: A Case Study Identifying Key Factors Fostering or Hindering Transformative Learning within a Qatari Organisational Context
Orientador
University of Liverpool Department of Cultures Languages and Area Studies, Reino Unido
2014 - 2017/03 Academic literacies and the Academic Pathway to Undergraduate Studies (APUS) Programme at Urban University Malaysia
Orientador
University of Liverpool Department of Cultures Languages and Area Studies, Reino Unido
2017 - 2017 INTERVENÇÃO PSICOMOTORA EM GERONTOPSIQUIATRIA NA CASA DE SAÚDE DA IDANHA
Orientador
Reabilitação Psicomotora (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
2016 - 2016 Práticas de ensino-aprendizagem dos professores de 1.º ciclo em contexto de sala de aula. Perturbações de hiperatividade e défice de atenção
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
2016 - 2016 A importância do sono em crianças em idade pré-escolar. Um estudo qualitativo com os pais
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
2016 - 2016 Atividades expressivas na educação pré-escolar: Um estudo qualitativo com educadoras de infância
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
2016 - 2016 A Inclusão dos alunos com perturbação do espetro do Autismo nas classes do ensino regular do 1º Ciclo. Um estudo qualitativo com professores.
Orientador
Necessidades Educativas Especiais (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
2016 - 2016 A escrita no 1.º ciclo do ensino básico: Observação naturalista e análise dos trabalhos realizados em sala de aula
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
2016 - 2016 Competências pessoais e sociais em contexto pré-escolar
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
2016 - 2016 O valor de crescer com regras: Estudo qualitativo com educadores de infância
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
2016 - 2016 Reabilitação Psicomotora, Saúde Mental e Envelhecimento - Casa de Saúde da Idanha
Orientador
Reabilitação Psicomotora (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
2015 - 2015 Concepções e práticas de ensino-aprendizagem em dislexia. Um estudo com professores do 1,º ciclo do ensino básico
Orientador
Necessidades Educativas Especiais (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
2013 - 2013 Estudo sobre a implementação dos planos individuais de transição e inserção dos jovens com NEE na vida ativa
Orientador
Necessidades Educativas Especiais (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
2013 - 2013 Práticas de diferenciação pedagógica com alunos com necessidades educativas especiais: práticas e desafios em contexto de sala de aula do 2.º Ciclo
Orientador
Necessidades Educativas Especiais (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
2013 - 2013 Inclusão de alunos com necessidades educativas especiais: estudo de caso de um agrupamento de escolas
Orientador
Necessidades Educativas Especiais (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
2013 - 2013 Inclusão de uma aluna com Trissomia 21 no ensino secundário: estudo de caso
Orientador
Necessidades Educativas Especiais (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
2012 - 2012 Relatório de atividade e desenvolvimento profissional.A Importância da Comunicação para a Construção da Imagem da Escola
Orientador
Educação (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
2012 - 2012 Relatório de actividade e desenvolvimento profissional. Entre o gestor e o líder educativo
Orientador
Educação (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
2012 - 2012 O estado e a autonomia das escolas: relatório de actividade e desenvolvimento profissional
Orientador
Educação (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
2012 - 2012 Relatório de atividade e desenvolvimento profissional. A direção de turma
Orientador
Educação (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
2010 - 2011/07 Do Som ao Sentido – Um contributo das TIC no desenvolvimento da leitura em alunos com Dificuldades Específicas da Leitura
Orientador
Mestrado em Necessidades Educativas Especiais (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
2010 - 2011/01 Respostas educativas para alunos com Necessidades Educativas Especiais de carácter permanente: Um estudo qualitativo com técnicos especializados
Orientador
Mestrado em Necessidades Educativas Especiais (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
2011 - 2011 Inclusão de crianças com trissomia 21 no ensino regular
Orientador
Necessidades Educativas Especiais (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
2011 - 2011 A inclusão de alunos com NEE´s: Os professores e o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação e das Tecnologias de Apoio no processo de Inclusão
Orientador
Necessidades Educativas Especiais (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
2010 - 2010 Práticas de inclusão em salas de jardim-de-infância: um estudo qualitativo com educadores de infância
Orientador
Necessidades Educativas Especiais (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal