???global.info.a_carregar???
TERESA MEDINA é licenciada e doutorada em Ciências da Educação. É Professora Auxiliar na FPCEUP, responsável por diversas unidades curriculares em diferentes ciclos de estudo (Licenciatura, Mestrado e Doutoramento em Ciências da Educação), com particular incidência em áreas associadas à Mentoria Interpares no Ensino Superior, Educação e Formação de Adultos, Associativismo, Desenvolvimento e Animação Sociocultural, Educação para o Desenvolvimento e Cidadania Global, Envelhecimento, Estudos Africanos. É Presidente da Comissão Científica e Pedagógica do Programa Transversal de Mentoria Interpares da Universidade do Porto (Mentoria U. Porto), desde a sua criação, em 2019. Integrou a a equipa responsável pela criação da Mentoria FPCEUP (2010/2011), sendo membro da equipa de coordenação desde a sua criação e coordenadora do Programa desde 2018. É membro da coordenação da Rede Portuguesa de Mentoria/tutoria Interpares no Ensino Superior, desde a decisão da sua constituição, em 2018. É vogal da Junta Diretiva da Rede Iberoamericana de Mentoria desde 2020. Tem sido formadora, na U.Porto, em diversos cursos de formação docente sobre Mentoria Interpares no Ensino Superior. É membro do Conselho Pedagógico da FPCEUP desde 2018, tendo sido vice-presidente entre 2018 e 2022, membro da Comissão Científica do Mestrado em Ciências da Educação e da Comissão de Acompanhamento do Mestrado em Ciências da Educação entre 2009 e 2023, da Comissão Científica da Licenciatura em Ciências da Educação entre 2019 e 2023 e membro da Unidade de Coordenação das Valências de Apoio ao Estudante da FPCEUP, desde 2012. Possui uma grande experiência de orientação de trabalhos académicos no âmbito de Mestrados e Doutoramentos em Ciências da Educação. É membro integrado do Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE), co-coordenadora da comunidade prática de investigação TEDeMoS (Trabalho, Educação, Desenvolvimento e Movimentos Sociais) e representante da área estratégica 'Educação comunitária, participação e mudança social' no Conselho de Direção do CIIE. Tem participado como IR, co-IR e como investigadora em diversos projetos de investigação e/ou intervenção financiados. É co-autora de diversas publicações nacionais e internacionais sobre as principais áreas de investigação e de docência em que tem desenvolvido o seu trabalho (artigos, capítulos de livros, relatórios científicos) e de comunicações em congressos e seminários nacionais e internacionais.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
MARIA TERESA GUIMARÃES DE MEDINA

Nomes de citação

  • Medina, Teresa

Identificadores de autor

Ciência ID
9210-1EFE-7A09
ORCID iD
0000-0003-4828-026X

Endereços de correio eletrónico

  • tmedina@fpce.up.pt (Profissional)

Moradas

  • Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação - U.P./Faculty of Psychology and Sciences of Education of Porto University. Rua Alfredo Allen , 4200-135 , Porto, Porto, Portugal (Profissional)

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação
  • Ciências Sociais - Ciências da Educação
  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Francês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Inglês Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Formação
Grau Classificação
2009/07/17
Concluído
PhD in Education Sciences (Doutoramento)
Especialização em Sem especialidade
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"Experiências e Memórias de Trabalhadores do Porto. a Dimensão Educativa dos Movimentos de Trabalhadores e das Lutas Sociais" (TESE/DISSERTAÇÃO)
1999
Concluído
Degree in Education Sciences (Licenciatura)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"Não se aplica/Not applicable" (TESE/DISSERTAÇÃO)
17
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2016 - Atual Investigador (Investigação) Universidade do Porto Centro de Estudos Africanos, Portugal
Universidade do Porto Centro de Estudos Africanos, Portugal
2009 - Atual Investigador (Investigação) Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
2013 - 2021/12 Investigador (Investigação) Universidade Nova de Lisboa Instituto de História Contemporânea, Portugal
Universidade Nova de Lisboa Instituto de História Contemporânea, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/12 - Atual Professor Associado (Docente Universitário) Universidade do Porto - Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2009 - 2023/12 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2003 - 2009/06 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/01 - Atual Formação continua da equipa técnico-pedagógica da Escola de 2.ª Oportunidade de Valongo (ESOV) Universidade do Porto - Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2022/12 - Atual Membro do Conselho Pedagógico Universidade do Porto - Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2020 - Atual Vogal da Junta Diretiva da Rede Iberoamericana de Mentoria Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2020 - Atual Membro do Conselho Editorial da Revista Dirigir e Formar Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2019/09 - Atual Coordenadora da Mentoria FPCEUP Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2019/07 - Atual Presidente da Comissão Científica e Pedagógica do Programa Transversal de Mentoria Interpares da UPorto Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2019 - Atual Coordinator of the CIIE's "Work, Education, Development and Social Movements" research group (CoPin) Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2018/10 - Atual Membro da Coordenação da Rede Portuguesa de Mentoria/Tutoria Interpares no Ensino Superior Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2018 - Atual Membro da equipa de coordenação do Centro para a Cooperação Internacional, Formação e Desenvolvimento (CCIfD)/FPCEUP Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2012/09 - Atual Membro da Unidade de Coordenação das Valências de Apoio ao Estudantes Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2011/01 - Atual Membro da equipa de coordenação da Mentoria FPCEUP Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2019/03 - 2023/04 Membro da Comissão Científica da Licenciatura em Ciências da Educação Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2019/04 - 2023/03 Membro da Comissão Científica do Mestrado em Ciências da Educação Universidade do Porto - Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2009/09 - 2023/03 Membro da Comissão de Acompanhamento do Mestrado em Ciências da Educação Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2018/12 - 2022/12 Vice-President of the Pedagogical Council Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2016/05 - 2021 Membro da Comissão Científica do Mestrado em Estudos Africanos Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2010/12 - 2019/02 Membro do Conselho de Departamento de Ciências da Educação Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2012/10 - 2018/11 Co-coordenadora da Unidade de Apoio à Integração Profissional e Alumni Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2009/09 - 2018/11 Membro da Comissão Cientifica do Mestrado em Ciências da Educação Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2017/06 - 2018/07 Membro da Comissão Coordenadora e de Acompanhamento Científico do Programa Mentoria nas Residências Universitárias da UP – projeto piloto na Residência Jayme Rios de Sousa Universidade do Porto SASUP, Portugal
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2009/09 - 2014/12 Membro da equipa de coordenação e da comissão pedagógica do Mestrado Internacional “Master Erasmus Mundus Mundusfor – Formação de Profissionais da Formação” Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2022/08/01 - 2023/03/31 International Cooperation in Education in Emergencies - A case study in Mozambique
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
Camões - Instituto da Cooperação e da Língua
Concluído
2005 - 2006 Memórias e vivências de trabalhadores têxteis do porto - condições de vida e de trabalho na indústria têxtil
Banco Santander
Investigador
Concluído

Projeto

Designação Financiadores
2023/09 - 2024/04 Educação Digital em Zonas Rurais e/ou periféricas – desafios e experiências – 2ª fase
OEI - EDUCAÇÃO DIGITAL - 2.º FASE
Investigador responsável
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
Em curso
2022/11 - 2023/12 +Sucesso - Promoção do sucesso académico e redução do abandono escolar na U. Porto - Eixo 2/Mentoria
POCH-02-53I2-FSE-000051
Co-Investigador Responsável (Co-IR)
Concluído
2022/03 - 2023 Cooperação internacional em Educação em Emergências - um estudo de caso em Moçambique
ICamões/2021
Investigador
FPCEUP / CIIE, Portugal
Em curso
2021 - 2022/12 ”Educação digital” em zonas rurais e/ou periféricas da CPLP e IA – desafios e experiências
OEI - eDUCAÇÃO DIGITAL
Investigador responsável
Em curso
2020 - 2021 Educação em situação de emergência: conhecimento endógeno e redução do risco de desastre em educação em Moçambique - um estudo de caso
Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P
Investigador responsável
Concluído
2020 - 2021 A Educação para o desenvolvimento no ensino superior público em Portugal II: propostas e recursos de formação
Instituto Camões
Investigador
Concluído
2020 - 2021 “Lançamento de uma Cátedra de Educação, Cidadania e Desenvolvimento: contributos para o modelo ibero-americano de educação e formação em cidadania, formas de participação e práticas democráticas
OEI
Investigador
Concluído
2019 - 2021 Educar para a Cidadania Global – Contributos para a área curricular de Cidadania e Desenvolvimento nas Escolas
(CCIFD) / FPCEUP
Co-Investigador Responsável (Co-IR)
Concluído
2019 - 2020 Promoting and Strengthening Safer Schools through Inclusive Disaster Risk Reduction and Education in Emergencies in Gaza and Inhambane Provinces of Mozambique
União Europeia – Direção da Proteção Civil e Ajuda Humanitária
Investigador
Concluído
2019 - 2020 Movimentos estudantis do Porto na ditadura – arquivos documentais (1969-1974)
FPCEUP
Investigador responsável
Concluído
2018 - 2020 A Educação para o Desenvolvimento no Ensino Superior Público em Portugal: Mapeamento de Representações e Análise de Experiências
Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P.
Investigador
Concluído
2019/01/01 - 2019/12/31 Centro de Investigação e Intervenção Educativas - CIIE Porto
UID/CED/00167/2019
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal

Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2019/01/01 - 2019/12/31 Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto
UID/HIS/00495/2019
Universidade do Porto Centro de Estudos Africanos, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2015/01/01 - 2018/12/31 Instituto de História Contemporânea
UID/HIS/04209/2013
UID/HIS/04209/2019
Universidade Nova de Lisboa, Portugal

Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal

Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal

Universidade de Évora, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2017 - 2018 Associações e associativismo em 30 anos das Ciências da Educação no Porto
BII
Investigador responsável
Concluído
2016 - 2016 Avaliação Externa da Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento 2010-2015
Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, I.P
Investigador
Concluído
2011/01/01 - 2013/12/31 Projecto Estratégico - UI 167 - 2011-2012
PEst-OE/CED/UI0167/2011
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2013 - 2013 “Dinâmicas Socioeducativas do Associativismo: história e percursos de diferentes associações”
(GIRAFA) /FPCEUP
Investigador responsável
Concluído
2011 - 2013 Estratégias de luta e recomposição identitária - impacto sócio-cultural das Comissões Unitárias de Mulheres do Porto
CUM
Investigador responsável
Concluído
2012 - 2012 Dinâmicas Socioeducativas do Associativismo: análise da investigação e construção participativa de instrumento de monitorização
(GIRAFA) /FPCEUP.
Investigador responsável
Concluído
2008/01 - 2010/02 Memories of Work: working class identity processes of construction
Investigador
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2006 - 2010 Memórias do Trabalho - processos de construção de uma identidade operária no Porto
POCTI/CED/60786/2004
Investigador
Concluído
2006/09 - 2008/12 Memories of Work: working class identity processes of construction Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2007 - 2008 Educação e Linguagem em memórias do trabalho
Educação e Linguagem
Investigador
Concluído
2000 - 2006 Memórias do trabalho - testemunhos do Porto laboral no século XX
Porto 2001, S.A.
Co-Investigador Responsável (Co-IR)
Concluído
2000 - 2006 Para preservar e divulgar a memória do Porto-os arquivos das organizações de trabalhadores
Porto 2001, S.A.
Co-Investigador Responsável (Co-IR)
Concluído
1999 - 2004 Avaliação de Percursos e de Estratégias de Formação de Adultos numa instituição à margem do Sistema Educativo: a Universidade Popular do Porto
(CIIE)/FPCEUP
Investigador
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2022/11 - 2023/11 Avaliação externa da Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento (ENED)
SERV0101_Instituto Camões_2022
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
Concluído
2016 - 2020 Controvérsias no Ensino Superior Artístico do Porto de 1950 a 2012: da ESBAP à Faculdade de Arquitetura e Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto
Arte, Design e Sociedade/ I2ADS
Investigador
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Medina, Teresa. "Processos de Educação e Formação de Adultos no contexto de um novo paradigma de habitação em Angola - a Centralidade do Sumbe.". Trabalho apresentado em XI Seminário Internacional do Programa Doutoral em Ciências da Educação, Porto, 2019.
    Publicado
  2. Barros, Marilurdes Monteiro; Santos, Aurea Virginia Pino dos. "Reconfigurações das relações entre a educação superior e o trabalho: Dos mandatos internacionais às políticas e práticas das universidades públicas do norte de Portugal.". Trabalho apresentado em XI Seminário Internacional do Programa Doutoral em Ciências da Educação, Porto, 2019.
    Publicado • 10.5327/z16794435201917s1tl020
  3. Medina, Teresa. "Lutas dos estudantes na ditadura e sua influência nas transformações educativas após o 25 de Abril. – O movimento estudantil do Porto (1969-1974).". Trabalho apresentado em X Seminário Internacional do Programa Doutoral em Ciências da Educação,, Porto, 2018.
    Publicado
  4. Poças, Sara; Azevedo, Sílvia; Santos, Júlio Gonçalves; Lopes, Amélia; Medina, Teresa. "A cooperação portuguesa e a sua contribuição para as políticas educativas nacionais e internacionais em Angola". Trabalho apresentado em XIII SPCE: fronteiras, diálogos e transições na educação, Viseu, 2016.
    Publicado
  5. Medina, Teresa. "Motivações de jovens católicos portugueses para a participação nas Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ) e os seus efeitos: Um estudo exploratório.". Trabalho apresentado em VIII Seminário do Programa Doutoral em Ciências da Educação, Porto, 2016.
    Publicado
  6. Medina, Teresa; Coimbra, Susana; Cosme, Ariana; Ferreira, Elisabete; Pinto, Isabel. "Mentoria no Ensino Superior ¿ o Projeto de Mentoria da FPCEUP [Mentoring in Higher Education - the FPCEUP Mentoring Project]". Trabalho apresentado em Workshop de Inovação e Partilha Pedagógica da U.Porto, Porto, 2016.
  7. Poças, Sara; Lopes, Amélia; Medina, Teresa; Santos, Júlio Gonçalves. "Desafios da investigação em contextos de desenvolvimento: um projeto de investigação em Angola". Trabalho apresentado em II Colóquio Cabo-verdiano de Educação ¿ CEDU 2015: Políticas e Práxis da Educação nas Perspetivas e em Contextos Pós-coloniais, Praia, 2015.
    Publicado
  8. Poças, Sara; Lopes, Amélia; Medina, Teresa; Santos, Júlio Gonçalves. "Formação de professores em Angola: influências, conceções e práticas em contexto de cooperação para o desenvolvimento". Trabalho apresentado em Trienal UAN de Humanidades - I Congresso, Luanda, 2014.
    Publicado
  9. Medina, Teresa. "The associative movement of parents – educational dimensions of participation in associations". Trabalho apresentado em IJUP 2014, Porto, 2014.
    Publicado
  10. Machado, Filipa S.; Medina, Teresa. "Seniors universitites and learning pathways". Trabalho apresentado em Elderly, education, intergenerational relashionships and social development: proceedings of 2nd conference of ELOA, 2011.
  11. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. "Aprender fazendo e experienciando no grupo de Teatro Amador da Escola Dramática e Musical Valboense". 2011.
  12. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. "Lutas de trabalhadores contra o fascismo e na construção do regime democrático: vozes e testemunhos de dirigentes sindicais do Porto". 2011.
Artigo em revista
  1. Medina, Teresa. "Editorial". Educação, Sociedade e Culturas 64 (2023): 1-6.
    Publicado
  2. Medina, Teresa; Santos, Julio; Perez, Ana. "Centralidade de Quibaúla/Angola – Um olhar a partir dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e da Educação Informal". Africana Studia 38 (2022): 101-116.
    Acesso aberto • Publicado
  3. Cardoso, Carla; Marques da Silva, Sofia; Medina, Teresa. "'There are two types of faith': Exploring young Portuguese people¿s participation in world youth day". Journal of Beliefs & Values (2022): 1-13. http://dx.doi.org/10.1080/13617672.2022.2100625.
    Publicado • 10.1080/13617672.2022.2100625
  4. Cardoso, Carla Manuela; Medina, Teresa; Marques da Silva, Sofia. "Grupos de jovens católicos". REVER: Revista de Estudos da Religião 22 1 (2022): 95-111. http://dx.doi.org/10.23925/1677-1222.2021vol22i1a7.
    10.23925/1677-1222.2021vol22i1a7
  5. Medina, Teresa; Ferreira, Elisabete. "José Alberto Correia – Para uma ética do cuidar e uma cidadania solidária". Educação, Sociedade & Culturas 60 (2021): http://dx.doi.org/10.24840/esc.vi60.366.
    10.24840/esc.vi60.366
  6. Antunes, M. J.; Medina, Teresa; Caramelo, João. "Student social and political participation in Porto (1969-1974). A look from the Faculty of Medicine of the University of Porto". HISTÓRIA: Revista da FLUP 11 1 (2021): 203-228. https://ojs.letras.up.pt/index.php/historia/article/view/10611.
    Publicado
  7. Antunes, Maria João; Medina, Maria Teresa; Caramelo, João. "Participação social e política estudantil no Porto (1969-1974).Um olhar a partir da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto". História: Revista da Faculdade de Letras da Universidade do Porto 11 1 (2021): 203-228. http://dx.doi.org/10.21747/0871164x/hist11_1a10.
    10.21747/0871164x/hist11_1a10
  8. Pereira, Denise; Medina, Teresa; Martins, Aracy. "A formação artística em Cabo Verde desenvolvida pela Mindelo Escola Internacional de Arte: pesquisa aplicada como estratégia de política radical e resistência estética". Revista Internacional em Língua Portuguesa 38 (2020): 19-47.
    Publicado
  9. Poças, Sara; Lopes, Amélia; Medina, Teresa; Santos, Júlio. "Formação de professores e projetos de cooperação internacional em Angola: Reflexões a partir de três casos de estudo". Educação, Sociedade & Culturas Educação, 55 (2020): 149-169.
    Publicado
  10. Medina, Teresa. "Extensão universitária e desenvolvimento local: implicações dialógicas". Educação, Sociedade & Culturas 56 (2020): 137-153.
    Publicado
  11. Gabriel Henrique Idalgo; José Alberto de Azevedo e Vasconcelos Correia; Maria Teresa Guimarães de Medina. "A CRISE DO TRABALHO NOS DISCURSOS DE UNIVERSIDADES PÚBLICAS PORTUGUESAS". Trabalho & Educação 28 1 (2019): 13-27. https://doi.org/10.35699/2238-037X.2019.9794.
    10.35699/2238-037X.2019.9794
  12. Idalgo, Gabriel; Correia, José A.; Medina, Teresa. "A crise do trabalho nos discursos de universidades públicas portuguesas: a epistemologia do contrabandista na sociedade do conhecimento". Trabalho & Educação - ISSN 1516-9537 / e-ISSN 2238-037X 28 1 (2019): 13-27.
  13. Saldanha, Ângela; Eça, Teresa Torres; Medina, Teresa. "'No Caminho para Casa': ativismo na investigação artística". Revista Digital do LAV 8 2 (2015): 048. http://dx.doi.org/10.5902/1983734819864.
    10.5902/1983734819864
  14. Rocha, Pedro Lebre; Correia, José Alberto; Medina, Teresa. "A (re)construção de contextos e culturas da velhice e do envelhecimento: Abordagens da gerontologia social/crítica [A (re)construction of contexts/cultures of old age and ageing: Social/critical gerontology approaches]". Trabalho & Educação - ISSN 1516-9537 / e-ISSN 2238-037X 24 2 (2015): 57-70. http://hdl.handle.net/10216/104570.
  15. Lopes, Cátia; Correia, Joana; Caramelo, João; Medina, Teresa. "Comissões Unitárias de Mulheres do Porto: Recreating the Memory of a Social Movement". (2013): http://www.lasics.uminho.pt/ojs/index.php/cecs_ebooks/article/view/1529.
  16. Machado, Filipa S.; Medina, Teresa. "As universidades seniores: Motivações e repercussões de percursos em contextos de aprendizagem". Educação, Sociedade & Culturas 37 (2012): 151-167.
  17. Terrasêca, Manuela; Caramelo, João; Medina, Teresa. "Análise de discursos europeus sobre educação e formação de adultos e aprendizagem ao longo da vida [Analysis of European Discourses on AdultEducation and Training and Lifelong Learning]". Journal for Educators, Teachers and Trainers 2 (2011): 46-57. http://hdl.handle.net/10216/56965.
  18. Manuela Terrasêca; João Caramelo; Teresa Medina. "Analysis of European Discourses on Adult Education and Training and Lifelong Learning". (2011): https://doaj.org/article/26db0706a2de47c0808567a42d7e1376.
  19. Terrasêca, Manuela; Caramelo, João; Medina, Teresa. "Análise de discursos europeus sobre educação e formação de adultos e aprendizagem ao longo da vida". Journal for Educators, Teachers and Trainers 2 (2011): 49-59.
    Publicado
  20. Pacheco, Natércia; Terrasêca, Manuela; Medina, Teresa; Nogueira, Cristina. "A avaliação da Universidade Popular do Porto: pistas para a biografia institucional de um associativismo militante". Educação, Sociedade & Culturas 22 (2004): 41-62. http://hdl.handle.net/10216/14453.
Artigo em revista (magazine)
  1. Medina, Teresa. "Educação e formação de adultos: que lugar para a escola pública?", Página da Educação, 2013, http://hdl.handle.net/10216/67161.
  2. Medina, Teresa. "Ainda as novas oportunidades", A Página da Educação, 2013, http://hdl.handle.net/10216/65930.
  3. Medina, Teresa. "Educação de adultos à deriva", 2012, http://hdl.handle.net/10216/61887.
  4. Medina, Teresa. "Desqualificar as pessoas, desvalorizar o trabalho", 2012, http://hdl.handle.net/10216/64838.
  5. Medina, Teresa. "Notícias do outro lado do atlântico", 2012, http://hdl.handle.net/10216/63164.
  6. Medina, Teresa. "EFA, uma agonia anunciada", 2011, http://hdl.handle.net/10216/57121.
  7. Silva, Manuel Carlos; Oliveira, Pedro; Medina, Teresa. "Da indisciplina à violência nas escolas: de onde vem, que responsabilidades, como enfrentá-la?", spninformação, 2010, http://hdl.handle.net/10216/55057.
  8. Medina, Teresa. "Indisciplina e violência em meio escolar", A Página da Educação, 2001, http://hdl.handle.net/10216/21362.
Capítulo de livro
  1. Medina, Teresa. "Mentorias entre pares: experiencias iberoamericanas de éxito para el acceso, transicion y permanencia en la educación superior". In Propuestas e experiencias para mejorar la educación y el empleo. Barcelona, Espanha: Octaedro, 2022.
    Publicado
  2. Medina, Teresa; Machado, Silvana. "Formação e trajetórias de vida e de inserção profissional: estudo sobre egressos dos cursos na área de turismo e hospitalidade em Salvador/BA". In IV IINEDU - Fórum de Projetos Investigar e Intervir em Educação: Refletir a Investigação e Perspetivar a Profissão – livro de textos, 156-173. Porto, Portugal: CIIE, 2022.
    Publicado
  3. Medina, Teresa; Machado, Filipa. "Universidades Seniores: Percursos, vivências, aprendizagens". In I Fórum de Projetos Investigar e Intervir em Educação: textos, 129-142. Porto, Portugal: CIIE, 2022.
    Publicado
  4. Medina, Teresa; Cosme, Vânia. "Aprender fazendo e experienciando no grupo de teatro amador da Escola Dramática e Musical Valboense". In I Fórum de Projetos Investigar e Intervir em Educação: textos, 161-174. CIIE, 2022.
    Publicado
  5. Medina, Teresa; Costa, Jão. "A relevância dos contextos educativos para a promoção de motivação e participação no ensino vocacional de música". In I Fórum de Projetos Investigar e Intervir em Educação: textos, 331-348. Porto, Portugal: CIIE, 2022.
    Publicado
  6. Torres, Flora; Medina, Teresa; Pinto, Isabel; Ferreira, Elisabete; Barbosa, Raquel. "Mentoria FPCEUP: Processos participativos, democráticos e solidários de integração no ensino superior". In Os serviços de apoio pedagógico aos discentes no ensino superior brasileiro, secção “Experiências Internacionais”. Campinas, Brasil: Publicações FE/ UNICAMP, 2020.
    Aceite para publicação
  7. Medina, Teresa. "Dispositivo de Mentoria FPCEUP: a experiência de coordenação docente e a dinâmica interpares de estudantes como desafio pedagógico para modos solidários de viver o Ensino Superior". In Perspectivas de ensino na educação superior, 605-609. Ourense, Espanha, 2020.
    Publicado
  8. Torres, Flora; Medina, Teresa; Pinto, Isabel; Ferreira, Elisabete; Barbosa, Raquel. "Mentoria FPCEUP ¿ processos participativos, democráticos e solidários de integração no ensino superior [FPCEUP Mentorship - participatory, democratic and solidary processes of integration in higher education]". In Os serviços de apoio pedagógico aos discentes no ensino superior brasileiro, editado por Carlos Dias; Michelle Toti; Soely Polydoro; Helena Andery. Campinas: Publicações FE/ Faculdade de Educação, 2020.
    No prelo
  9. Medina, Teresa. "As margens do sistema formal e regulado do trabalho: Processos de formação e de recomposição identitária". In Ergologia, trabalho, desenvolvimentos, 182-192. Belo Horizonte, Brasil: FabreFactum Editora, 2018.
  10. Medina, Teresa. "Aprender a liberdade e a participação". In 25 de Abril: Roteiro da Revolução, 136-139. Parsifal, 2017.
  11. Medina, Teresa. "O período do fascismo". In 40 Vidas por Abril, 283-286. Porto, Portugal: Modo de ler, 2015.
  12. Oliveira, Isabel; Medina, Teresa. "Movimento associativo de pais: a participação nas associações e as suas dimensões educativas". In Entre crise e euforia: Práticas e políticas educativas no Brasil e em Portugal, 625-643. Porto, Portugal: FLUP, 2014.
  13. Lopes, Cátia; Correia, Joana; Caramelo, João; Medina, Teresa. "Comissões unitárias de mulheres do Porto: Recreating the memory of a social movement". In Narratives and social memory: Theoretical and methodological approaches, 325-338. 2013.
  14. Medina, Teresa; Pacheco, Natércia; Caramelo, João. "Lutas operárias no Porto na segunda metade do século XX". In Strikes and social conflicts: Towards a global history, 414-423. International Association Strikes and Social Conflict/Instituto de História Contemporânea da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, 2012.
  15. Medina, Teresa; Pacheco, Natércia; Caramelo, João. "Lutas operárias no Porto na segunda metade do século XX: Memórias e representações de trabalhadores". In Greves e conflitos sociais em Portugal no século XX, 141-153. Edição Colibri/Instituto de História Contemporânea, 2012.
  16. Medina, Teresa. "Educação de adultos: notícias do outro lado do Atlântico". In Movimento Curricular em Suzano. Experiências e propostas de formação (2010-2012), 189-191. EdUnitau, 2012.
  17. Medina, Teresa; Pacheco, Natércia; Caramelo, João. "Lutas operárias no Porto na 2ª metade do século XX: Memórias e representações de trabalhadores". In Greves e conflitos sociais em Portugal no século XX, 141-153. Lisboa: Edição Colibri/Instituto de História Contemporânea, 2012.
  18. Medina, Teresa. "Pensar os CNO e os desafios que se colocam aos professores". In Escola democrática: Pública, solidária, para todos: Seminários preparatórios do 7º congresso dos professores do norte, 31-38. Porto, Portugal: Sindicato dos Professores do Norte, 2011.
  19. Medina, Teresa. "Professores, pais e escolas: Uma relação a construir". In Manual de sobrevivência para professores, 119-136. Porto, Portugal: ASA, 2002.
Edição de livro
  1. Medina, Teresa. IV IINEDU 2021 - Fórum de Projetos Investigar e Intervir em Educação: Refletir a Investigação e Perspetivar a Profissão – livro de textos. Porto, Portugal: CIIE. 2022.
    Publicado • Editor
  2. Antunes, Maria; Medina, Teresa; Caramelo, João; Magalhães, António M.; Ferreira, Manuela. Ciências da Educação em Portugal: Saberes, Contextos de Intervenção e Profissionalidades. Porto, Portugal: FPCEUP. 2019.
  3. Antunes, Maria; Medina, Teresa; Caramelo, João; Magalhães, António; Ferreira, Manuela. Educational sciences in Portugal: knowledge, contexts of intervention and professionalism. Porto, Portugal: FPCEUP - Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. 2019.
    Publicado
  4. Antunes, Maria; Medina, Teresa; Caramelo, João; Magalhães, António M.; Ferreira, Manuela. Livro de resumos do Congresso Ciências da Educação em Portugal: Saberes, Contextos de Intervenção e Profissionalidades. Porto, Portugal: FPCEUP. 2018.
  5. Lopes, Amélia; Ferreira, Elisabete; Barbieri, Helena; Vaz, Henrique; Caramelo, João; Trindade, Rui; Silva, Sofia Marques; Medina, Teresa; Neves, Tiago. Investigar e intervir em educação: I fórum de projetos. Livro de resumos. Porto, Portugal: CIIE. 2011.
  6. Lopes, Amélia; Ferreira, Elisabete; Barbieri, Helena; Vaz, Henrique; Caramelo, João; Trindade, Rui; Silva, Sofia M.; Medina, Teresa; Neves, Tiago. Investigar e intervir em educação: Livro de resumos [Research and intervene in education: Book of abstracts]. Porto, Portugal: CIIE/SPG-CE. 2011.
Edição de número de revista
  1. Medina, Teresa. "Educação, Sociedade e Culturas. Número especial: educação/ensino profissional, trajetórias e mundo(s) do trabalho: políticas, lógicas e práticas". Educação, Sociedade e Culturas 64 (2023):
    Publicado • Co-editor
Livro
  1. Medina, Teresa. Educar para a Cidadania Global: contributos para a área curricular de Cidadania e Desenvolvimento. Lisboa, Portugal: OEI/FPCEUP. 2022.
    Publicado
  2. Medina, Teresa. I Fórum de Projetos Investigar e Intervir em Educação: textos. Porto, Portugal: CIIE. 2022.
    Publicado • Editor
Manual
  1. Medina, Teresa; Ferreira, Elisabete; Caramelo, João. Políticas e práticas de intervenção e de animação sociocultural: Coletânea de textos [Policies and practices of intervention and socio-cultural animation: Collection of texts]. Porto: Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. 2017.
Poster em conferência
  1. Coelho, Susana Filomena; Medina, Teresa; Pinto, Isabel. "Envelhecimento e Educação: uma análise da sua inter-relação em documentos publicados nos últimos 40 anos". Trabalho apresentado em XIV International Seminar of the Doctoral Programme in Education Sciences of the University of Porto, 2022.
  2. Medina, Teresa. "Dispositivo de mentoria interpares na FPCEUP. A experiência do primeiro ano de implementação.". Trabalho apresentado em II Congresso Nacional da RESAPES-AP, 2012.
Relatório
  1. Medina, Teresa. 2023. Relatório Final Avaliação Externa: Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento 2018-2022.
  2. Medina, Teresa. 2022. Avaliação e Monitorização do Programa de Mentoria U.Porto - ano letivo 2021/2022.
  3. Medina, Teresa. 2022. Educação Digital em Zonas Rurais e/ou Periféricas.
  4. Medina, Teresa. 2022. Educação em emergência: conhecimento endógeno e redução do risco de desastre em educação em Moçambique: um estudo de caso.
  5. Medina, Teresa. 2022. Avaliação e Monitorização do Programa de Mentoria U.Porto 2021-2022.
  6. Medina, Teresa. 2020. Programa Transversal de Mentoria Interpares da Universidade do Porto - Relatório referente ao processo de implementação e ao ano letivo 2019-2020.
  7. Medina, Teresa. 2018. Relatório de visita técnica às Residências Universitárias – Mentoria nas Residências Universitárias.
  8. Medina, Teresa. 2018. Relatório Preliminar Intercalar de Acompanhamento e Monitorização do Dispositivo de Mentoria nas Residências Universitárias – Jayme Rios de Sousa (Polo II).
  9. Martins, João; Martins, Sotero; Ferreira, Elisabete; Pinto, Isabel Rocha; Barbosa, Raquel; Medina, Teresa. 2018. Relatório preliminar intercalar de acompanhamento e monitorização do dispositivo de Mentoria nas Residências Universitárias: Jayme Rios de Sousa (Polo II) [Preliminary interim report of follow-up and monitoring of the Mentoring device in University Housing: Jayme Rios de Sousa (Polo II)].
  10. Martins, João; Ferreira, Elisabete; Pinto, Isabel Rocha; Barbosa, Raquel; Medina, Teresa. 2018. Relatório de visita técnica às Residências Universitárias: Mentoria nas Residências Universitárias [Report of technical visit to University Housing: Mentoring in University Housing].
  11. Costa, Alexandra Sá; Coelho, Carina; Coelho, Dalila; Costa, Francisca; Menezes, Isabel; Caramelo, João; Correia, Luís Grosso; Medina, Teresa. 2017. Avaliação externa: Estratégia nacional de educação para o desenvolvimento 2010-2015 (Relatório final).
Resumo em conferência
  1. Antunes, M. J.; Medina, Teresa; Caramelo, João. "Participation in Porto's student movement during the dictatorship and the formation of an anti-fascist and democratic culture and identity, which remains". Trabalho apresentado em XXX Portugal AFIRSE, Lisbon, 2023.
    Publicado
  2. Coelho, Dalila P.; Malafaia, Carla; Ribeiro, Norberto; Amorim, José Pedro; Medina, Teresa; Caramelo, João; Menezes, Isabel. "Global Education and the co-curricular dimension in higher education: Experiences and implications". Trabalho apresentado em ANGEL Conference 2021 Pedagogy of hope and global social justice, 2021.
  3. Coelho, Dalila; Malafaia, Carla; Ribeiro, Norberto; Amorim, José Pedro; Medina, Teresa; Caramelo, João; Menezes, Isabel. "Educação para a cidadania global no ensino superior: Experiências e implicações da dimensão co-curricular". Trabalho apresentado em Livro de resumos do IV Seminário Internacional Educação, territórios e desenvolvimento humano¿/4th International Seminar "Education, Territories and Human Development", 2021.
  4. Antunes, M. J.; Medina, Teresa; Caramelo, João. "Looking back to understand the present. Student's movement in Porto - Portugal during the dictatorship (1969-1974)". Trabalho apresentado em Emerging Researchers' Conference, European Conference on Educational Research 2021, Geneva (online), 2021.
    Publicado
  5. Faria, Diogo; Pinto, Sílvia; Amado, Mariana; Antunes, Maria; Caramelo, João; Medina, Teresa. "Written records of Porto student movement during the later years of dictatorship - working with archives.". Trabalho apresentado em 13TH MEETING OF YOUNG RESEARCHERS OF UNIVERSITY OF PORTO - IJUP, Porto, 2021.
    Publicado
  6. Medina, Teresa. "Mentoria FPCEUP: um desafio pedagógico para o desenvolvimento de competências transversais e de modos solidários de viver o Ensino Superior.". Trabalho apresentado em CNAPPES.19 – 6º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior, Santarém, 2019.
    Publicado
  7. Medina, Teresa. "Dispositivo de Mentoria FPCEUP: a experiência de coordenação docente e a dinâmica interpares de estudantes como desafio pedagógico para modos solidários de viver o Ensino Superior.". Trabalho apresentado em VI Congreso Internacional de Docencia Universitaria CINDU, Vigo, 2019.
    Publicado
  8. Medina, Teresa; Torres, Flora; Ferreira, Elisabete; Barbosa, Raquel; Pinto, Isabel Rocha. "Mentoria FPCEUP: um desafio pedagógico para o desenvolvimento de competências transversais e de modos solidários de viver o Ensino Superior [FPCEUP Mentoring: a pedagogical challenge for the development of transversal skills and solidary ways of experiencing higher education]". Trabalho apresentado em CNaPPES.19: 6º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior, 2019.
  9. Torres, Flora; Ferreira, Elisabete; Pinto, Isabel; Barbosa, Raquel; Medina, Teresa. "Dispositivo de Mentoria FPCEUP: a experiência de coordenação docente e a dinâmica interpares de estudantes como desafio pedagógico para modos solidários de viver o ensino superior [FPCEUP Mentoring Device: the experience of teaching coordination and the students¿ peer dynamics as a pedagogical challenge for solidary ways of experiencing higher education]". Trabalho apresentado em VI Congreso Internacional de Docencia Universitaria CINDU, Vigo, 2019.
  10. Antunes, Maria; Caramelo, João; Medina, Teresa. "Student struggles under the dictatorship and their influence on educational transformations after 25 April. - The student movement in Porto (1969-1974)". Trabalho apresentado em X International Seminary of the Doctoral Programme in Educational Scienses, Porto, 2018.
    Publicado
  11. Cardoso, Carla; Medina, Teresa; Nunes, Sofia; Soares, Ricardo. "Associations and associativism in the 30 years of Educational Sciences in the University of Porto". Trabalho apresentado em ESREA Between Global and Local: Adult Learning and Communities Network Education 2030 & Adult Learning: Global Perspectives and Local Communities - Bridges or Gaps? Agendas, praxis and research, Opatija, 2018.
    Publicado
  12. Antunes, M. J.; Caramelo, João; Medina, Teresa. "The student movement in Porto (1969-1974) - Student struggles under the dictatorship". Trabalho apresentado em 1st Meeting of Young Researchers in Contemporary History, Porto, 2018.
    Publicado
  13. Medina, Teresa. "Mentors in Mentoring - meanings and experiences of integration in Higher Education.". Trabalho apresentado em 10º Encontro de Jovens Investigadores da Universidade do Porto, Porto, 2017.
    Publicado
  14. Medina, Teresa. "Mentoria no Ensino Superior – o Projeto de Mentoria da FPCEUP.". Trabalho apresentado em Workshop de Inovação e Partilha Pedagógica da Universidade do Porto, Porto, 2016.
    Publicado
  15. Medina, Teresa. "Précarités dans le travail: Processus de formation et de recomposition identitaire [Precariedades no trabalho: Processos de formação e de recomposição identitária]". Trabalho apresentado em Seminário Internacional Ergologia, Trabalho e Desenvolvimentos, 2012.
  16. Medina, Teresa. "Comissões unitárias de mulheres do Porto: Recreating the memory of a social movement". Trabalho apresentado em Jornadas de História Oral: O uso da História Oral nos Estudos sobre as Classes Populares, 2011.
  17. Cosme, Vânia; Medina, Teresa. "Aprender fazendo e experienciando no grupo de teatro amador da Escola Dramática e Musical Valboense". Trabalho apresentado em Investigar e intervir em educação, 2011.
Tese / Dissertação
  1. Medina, Teresa; Teresa Medina. "Experiências e memórias de trabalhadores do Porto: a dimensão educativa dos movimentos de trabalhadores e das lutas sociais". Doutoramento, Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2009. http://hdl.handle.net/10216/24348.

Outros

Outra produção
  1. Lutas operárias no Porto na segunda metade do século XX. 2018. Teresa Medina; Natércia Pacheco; João Caramelo. http://hdl.handle.net/10216/91901.
  2. A (RE)CONSTRUC¸A~O DE CONTEXTOS E CULTURAS DA VELHICE E DO ENVELHECIMENTO: ABORDAGENS DA GERONTOLOGIA SOCIAL/CRI´TICA / A (re)construction of contexts/cultures of old age and ageing: social/critical gerontology approaches. 2015. Pedro Lebre Rocha; José Alberto Correia; Maria Teresa Medina. http://www.portal.fae.ufmg.br/seer/index.php/trabedu/article/view/2542.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2019/03/27 Apresentação da REDE e da Carta de Mentoria/Tutoria Interpares – princípios orientadores para a integração e vivência solidárias no ensino superior na Sessão Pública de Apresentação da Rede Portuguesa de Mentoria/ Tutoria Interpares no ES Sessão Pública de Apresentação da Rede Portuguesa de Mentoria/ Tutoria Interpares no ES
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Vila Real, Portugal)
2019 Invited - Educação e Formação de adultos em Portugal: Percursos, tendências e desafios atuais [Adult education and training in Portugal: Current paths, trends and challenges] IV Seminário Luso Brasileiro de Educação de Adultos / I Seminário Internacional Brasil e Portugal
Departamento de Educação e Psicologia/ Escola de Ciências Humanas e Sociais da UTAD (Portugal)
2019 Invited - Mesa Redonda “Formação ética de investigadores em Psicologia e Educação: Que referencial/ais? Que modelo/s?” [Roundtable “Ethical training of researchers in Psychology and Education: What reference/s? What model/s? ”] Seminário Luso Brasileiro de Ética na Investigação em Psicologia e Educação
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2019 Invited - Apresentação da REDE e da Carta de Mentoria/Tutoria Interpares – princípios orientadores para a integração e vivência solidárias no ensino superior [Presentation of the NETWORK and the Mentoring / Peer Mentoring Letter - guiding principles for the integration and solidary experience in higher education] Sessão Pública de Apresentação da Rede Portuguesa de Mentoria/ Tutoria Interpares no ES
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Portugal)
2018/06/23 Invited - Oradora na Sessão de encerramento [Speaker at the Closing Session]/I Seminário Internacional de Mentoria no Ensino Superior I Seminário Internacional de Mentoria no Ensino Superior
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2018/06/22 Invited - Oradora na Sessão de abertura [Speaker at the Opening Session]/I Seminário Internacional de Mentoria no Ensino Superior I Seminário Internacional de Mentoria no Ensino Superior
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2018 Invited - Oradora na Sessão de abertura [Speaker at the Opening Session] / Congresso Ciências em Portugal: Saberes, Contextos de Intervenção e Profissionalidades Congresso Ciências em Portugal: Saberes, Contextos de Intervenção e Profissionalidades
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2017 Keynote - Crise da Educação? [Education Crisis?] III Seminário Internacional Desafios do Trabalho e Educação no século XXI: os 100 anos da Revolução Russa
Universidade Federal de Uberlândia (Brasil)
2017 Keunote - Entre a educação e o trabalho – tensões e desafios atuais [Between education and work - current tensions and challenges] Conferência na Faculdade de Educação da Universidade de S. Paulo
Faculdade de Educação da Universidade de S. Paulo (Brasil)
2016 Keynote - Aprender a ser livre - Experiências de participação política de mulheres operárias e de meios populares do Porto [Learning to be free - Experiences of political participation by women workers and popular contexts in Porto] Mulheres na Política: entre experiência e desejo
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2015 Keynote - Oradora na sessão oficial de abertura do ano letivo 2015/2016, em nome do dispositivo de Mentoria [Speaker at the official opening session of the 2015/2016 school year, on behalf of the Mentoring device]. With Susana Coimbra Abertura do ano letivo 2015/2016
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2015 Invited - Viver o PREC, aprender a liberdade [Living PREC, learning freedom] Congresso Internacional A Crise Revolucionária 1975 – estudos transversais
Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2014 Invited - A experiência do projeto de mentoria da FPCEUP [The experience of the FPCEUP mentoring project] III Jornadas Pedagógicas da FLUP - Tutoria: diversidade de práticas e potencialidades futuras
Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2014 Invited - Educação e formação de adultos – conceções e práticas profissionais de formadores [Adult education and training - professional conceptions and practices of trainers] Seminário Olhares Cruzados sobre a Atividade dos Formadores
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2014 Invited - Aprender a liberdade e a participação [Learning freedom and participation] Itinerários do 25 de Abril
Comemorações Oficiais dos 40 anos do 25 de Abril (Porto, Portugal)
2014 Invited - Educação e formação de jovens e adultos em Portugal: discursos, políticas e práticas recentes em torno da relação com o trabalho [Education and training of young people and adults in Portugal: discourses, policies and recent practices around the relationship with work] Seminário Luso-Brasileiro Trabalho, Educação e Conflitos Sociais
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa
2013 Invited - Histórias de vida, narrativas e comunidade(s) [Life stories, narratives and community(ies)] Encontro Bridging fissures, building engagement Intervenção participada na cidade
Escola Superior Artística do Porto (Porto, Portugal)
2013 Invited - Discussão pública dos trabalhos no âmbito da pesquisa interuniversitária UP-USP-UNICAMP [Public discussion of the works in the scope of the UP-USP-UNICAMP inter-university research] II Seminário Internacional de Avaliação: Autoavaliação de Escolas e Políticas Públicas de Educação
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2012 Invited - Educação e Formação de Adultos – tendências e desafios atuais [Adult Education and Training - current trends and challenges] Jornadas Transdisciplinares 2012
Núcleo de Estudantes de Psicologia, Ciências da Educação e de Serviço Social da Associação Académica de Coimbra
2012 Invited - Lutas sociais no Porto na 2ª metade do século XX [Social struggles in Porto in the 2nd half of the 20th century] Seminário - A Classe operária: teoria, história e conflitos sociais
Instituto de História Contemporânea/ Grupo de Estudos do Trabalho e dos Conflitos Sociais, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas-UL, Associação Internacional Greves e Conflitos Sociais (Lisboa, Portugal)
2012 Invited - Experiências e memorias de trabalhadores do Porto - a dimensão educativa dos movimentos de trabalhadores e das lutas sociais [Porto workers 'experiences and memories - the educational dimension of workers' movements and social struggles]
Grupo de Pesquisa Educação e Trabalho da Faculdade de Educação da Universidade de S. Paulo (São Paulo, Brasil)
2010 Invited - Percursos de vida e formação: trabalho, sindicalismo e produção do saber [Life and training pathways: work, unionism and knowledge production] Seminário Internacional “Memórias do Trabalho: Processos de Construção de uma Identidade Operária"
: CIIE/FPCE-UP, Universidade Popular do Porto e Laboratório de Inteligência Artificial e Ciência de Computadores (UP) (Porto, Portugal)
2010 Invited - Trabalho, sindicalismo e formação dos trabalhadores - a dimensão formativa dos movimentos de trabalhadores e das lutas sociais [Work, unionism and training of workers - the formative dimension of workers' movements and social struggles] 1ª Jornadas Luso-Brasileiras de Trabalho e Educação
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2007 Invited - Do trabalho com memórias às memórias do trabalho [From working with memories to working memories] Seminário “Memórias do trabalho – questões metodológicas e epistemológicas”
CIIE/FPCEUP e Universidade Popular do Porto (Porto, Portugal)
2007 Invited - Dimensões educativas/formativas dos movimentos de trabalhadores e das lutas sociais [Educational / training dimensions of workers' movements and social struggles] Colóquio Internacional Formação de Profissionais da Formação: Contextos e Práticas Profissionais dos Formadores
Coordenação no Porto do Master Erasmus Mundus Mundusfor e CIIE da FPCE-UP (Porto, Portugal)
2007 Invited - Projecto Memórias do trabalho – as dimensões educativas/formativas dos movimentos de trabalhadores e das lutas sociais [Project Memories of work - the educational / training dimensions of workers' movements and social struggles] Seminário “A heterogeneidade das formas de vida no campo da formação”
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (Porto, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2019 - Atual Processos de Educação e Formação de Adultos no contexto de um novo paradigma de habitação em Angola: a Centralidade do Sumbe [Adult Education and Training Processes in the context of a new housing paradigm in Angola: the centrality of Sumbe.]
Orientador
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2019 - Atual Educação de Jovens e Adultos, Dinâmicas de Formação e Influências Sociais, Culturais e Económicas na Vida e na configuração Identitária de trabalhadores – Experiência da Rede CECI / Brasil [Youth and Adult Education, Training Dynamics and Social, Cultural and Economic Influences on Life and the Identity of Workers - Experience of the CECI / Brazil Network.]
Orientador
Ciências da Educação
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2017 - Atual Reconfigurações das Relações entre a Educação Superior e o Trabalho: Dos Mandatos Internacionais às Políticas e Práticas das Universidades Públicas do Norte de Portugal [Reconfigurations of the Relationships between Higher Education and Work: From International Mandates to the Policies and Practices of Public Universities in Northern Portugal] Grant SFRH/BD/137163/2018
Coorientador
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2017 - Atual Rendas de Bilros de Vila do Conde: memórias, relatos e experiências [Bobbin Lace from Vila do Conde: memories, reports and experiences.]
Coorientador
Educação Artística (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2017 - 2022/10 Lutas dos estudantes na ditadura e sua influência nas transformações educativas após o 25 de Abril. Os movimentos estudantis do Porto (1969-1974) [Student struggles in the dictatorship and its influence on educational changes after the 25th of April. Student movements in Porto (1969-1974)] Grant SFRH/BD/130264/2017
Orientador
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2016/09/13 - 2022 Culturas juvenis e participação em grupos de jovens católicos: vivências, trajetórias e processos de formação [Youth cultures and participation in groups of young Catholics: experiences, trajectories and formation processes] Grant PD/PB/114284/2016
Orientador
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2017 - 2019 Memórias, Histórias e Animação Sociocultural num Lar da Terceira Idade [Memories, Stories and Sociocultural Animation in a Nursing Home]
Orientador
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2017 - 2019 Formação e trajetórias de vida e de inserção profissional: estudo sobre egressos dos cursos na área de Turismo e Hospitalidade em Salvador/BA [Formation and life trajectories and professional insertion: study on graduates of courses in the field of Tourism and Hospitality in Salvador / BA]
Orientador
Educação e Formação de Adultos (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2017 - 2019 Educação Profissionalizante: Um estudo de caso acerca da Escola Estadual de Educação Profissional Edson Queiroz por meio do projeto: “Ensino Médio Integrado do Estado do Ceará” [Vocational Education: A case study about the Edson Queiroz State School of Professional Education through the project: “Integrated High School of the State of Ceará”]
Coorientador
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2015 - 2019 Formação de professores em Angola: Conceções e práticas em contextos de cooperação para o desenvolvimento [[Teacher training in Angola: Concepts and practices in contexts of cooperation for development]]. Bolsa FCT - SFRH/BD/103480/2014
Coorientador
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2015 - 2019 Efeitos discursivos docentes sobre a extensão universitária: concepções, tensões e possibilidade [Teaching discursive effects on university extension: conceptions, tensions and possibility].
Coorientador
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2016 - 2018 A relação entre a Universidade e o mundo do trabalho: a experiência de um estágio na Unidade de Apoio à Integração Profissional e Alumni da FPCEUP [The relationship between the University and the world of work: the experience of an internship at the Support Unit for Professional Integration and Alumni of FPCEUP]
Orientador
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2016 - 2018 Reacendendo Memórias [Rekindling Memories]
Orientador
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2016 - 2018 Terapia Ocupacional em Contexto: Um olhar a partir de práticas profissionais de terapeutas ocupacionais [Occupational Therapy in Context: A look from the professional practices of occupational therapists]
Orientador
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2016 - 2018 Envelhecimento e qualidade de vida: discursos políticos e narrativas de grupos de idosos sobre os seus quotidianos [Aging and quality of life: political discourses and narratives of elderly groups about their daily lives]
Orientador
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2014 - 2018 Ser-se, Sentir-se, Cantar-se: Música e inclusão: olhares sobre projetos do serviço educativo da Casa da Música [To be, To feel, To sing: Music and inclusion: looks at projects of the educational service of Casa da Música]
Coorientador
Educação Artística (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2015 - 2017 ’A minha vida é o bairro, a minha vida é o bairro …’: reflexões em torno do Programa Cultura em Expansão [’My life is the neighborhood, my life is the neighborhood…’: reflections on the Expansion Culture Program]
Orientador
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2015 - 2017 Frequentar o ensino superior: desafios que se colocam aos estudantes que ingressam pelo concurso dos maiores de 23 [Attending higher education: challenges for students entering the call for those over 23]
Orientador
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2015 - 2017 A Educação para a Cidadania através das Redes Sociais: A Experiência de Organizações da Sociedade Civil Moçambicana [Education for Citizenship through Social Media: The Experience of Mozambican Civil Society Organizations]
Orientador
Estudos Africanos (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2014 - 2016 Memórias de trabalhadores e trabalhadoras do Porto no século XX: um projeto educativo em torno de histórias de vida resistentes antifascistas e construtores da democracia [Memories of Porto workers in the twentieth century: an educational project around resistant antifascist life stories and democracy builders]
Orientador
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2014 - 2016 Vivências de idosos num jardim público do Porto: processos de socialização e aprendizagem em torno do jogo da sueca [Experiences of the elderly in a public garden in Porto: processes of socialization and learning around the card game]
Orientador
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2014 - 2016 O desafio de envelhecer: uma experiência firmada na centralidade e nos sentidos da escuta, valorização e reconhecimento dos saberes dos/as seniores do Centro Comunitário de São Cosme [The challenge of aging: an experience established in the centrality and in the senses of listening, valuing and recognizing the knowledge of the seniors of the Centro Comunitário de São Cosme]
Orientador
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2014 - 2016 Vivências no ensino superior: a experiência da mentoria na FPCEUP [Experiences in higher education: the experience of mentoring at FPCEUP]
Orientador
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2012 - 2016 Educação Artística como possibilidade de experimentação utópica: o caso da Mindelo-Escola Internacional de Arte em Cabo Verde [Art Education as a possibility of utopian experimentation: the case of Mindelo-International School of Art in Cape Verde]
Coorientador
Educação Artística (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal

Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil
2013 - 2015 Grupo dramático e musical Flor de Infesta: vivências, aprendizagens e processos de formação [Dramatic and musical group Flor de Infesta: experiences, learning and training processes]
Orientador
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2013 - 2015 O guia turístico como ator educativo: os guias das caves do vinho do Porto [The tour guide as an educational actor: the guides of the Port wine cellars]
Orientador
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2011 - 2015 A Fábrica dA Vista Alegre, pá! A Vista Alegre até tem lugar dos reformados - as conversas de pessoas idosas num jardim público: processos de (re)construção dos contextos/culturas da velhice/envelhecimento nas 3ª/4ª idades [The Vista Alegre factory, man! Vista Alegre even has a place for retired people: conversations of elderly people in a public garden. Processes of (re)construction of contexts / cultures of old age / aging in the 3rd / 4th ages]. Bolsa FCT - SFRH/BD/46677/2008
Coorientador
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2011 - 2015 No caminho para casa: um estudo a/r/tográfico de recolha de memórias numa comunidade informal [On the way home: an a/r/tographic study of collecting memories in an informal community]
Coorientador
Educação Artística (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2012 - 2014 Alfabetização de jovens e adultos não escolarizados: uma reflexão sobre o contexto guineense [Literacy of young people and out-of-school adults: a reflection on the Guinean context]
Orientador
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2012 - 2014 Políticas e práticas de Formação de Adultos: reflexões a partir de um estágio num Centro de Formação [Adult Training Policies and Practices: Reflections from an Internship at a Training Center]
Orientador
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2012 - 2014 Um olhar sobre o Programa Formação-Ação: das metaformoses do trabalho à dinâmica da formação: um estudo em PME [A look at the Training-Action Program: from work metaphorses to training dynamics: a study in SMEs]
Orientador
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2012 - 2014 Educação e formação de adultos: experiência de estágio num centro de formação profissional [Adult education and training: internship experience at a vocational training center]
Orientador
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2011 - 2013 Os formadores de adultos e a iniciativa novas oportunidades. Processos formativos e reconfiguração identitária [Adult trainers and the new opportunities initiative. Formative processes and identity reconfiguration]
Orientador
Educação e Formação de Adultos (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2011 - 2013 CRACS (Coletividade Recreativa e de Ação Cultural de Sousela): percurso histórico, participação e aprendizagens [CRACS (Sousela Recreational and Cultural Action Collective): historical path, participation and learning]
Orientador
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2011 - 2013 A animação sociocultural e o trabalho com idosos: uma experiência num centro de dia [Sociocultural animation and working with the elderly: an experience in a day center]
Orientador
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2011 - 2013 A integração dos idosos nos centros de dia e a qualidade de vida no processo de envelhecimento: uma perspetiva dos utentes da Associação Social e Cultural de S. Nicolau [The integration of the elderly in day care centers and the quality of life in the aging process: a perspective of users of the Social and Cultural Association of S. Nicolau]
Orientador
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2011 - 2013 A animação sociocultural na 3ª idade: uma experiência de estágio no Centro Social de Soutelo [Sociocultural animation in the elderly: an internship experience at the Centro Social de Soutelo]
Orientador
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2011 - 2013 'Sinto que tenho mais valor': perceções de adultos que participaram em cursos EFA, processo RVCC e FMC, no âmbito da iniciativa novas oportunidades ['I feel I have more value ': perceptions of adults who participated in EFA courses, RVCC and FMC processes, within the scope of the new opportunities initiative]
Orientador
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2011 - 2013 O movimento associativo de Pais: dimensões educativas da participação dos pais nas associações [The associative movement of Parents: educational dimensions of parental participation in associations]
Orientador
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2023/07/06 - 2023/07/07 Encontro Internacional "Educação, transformação social e cidadania global: debates, caminhos e sentidos do político" - comissão científica (2023/07/06)
Encontro (Membro da Comissão Científica)
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
2023/01/22 - 2023/06/22 II Jornadas da Mentoria U.Porto – Relações interpares solidárias, bem estar e +Sucesso no Ensino Superior (2022/06/22)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Porto, Portugal
2023/01 - 2023/05 Jornadas Trabalho, Educação, Desenvolvimento e Movimentos Sociais (TEDeMoS): investigar em Ciências da Educação (2023/03 - 2023/05)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
2022/09 - 2022/12 Seminário Educação Digital em Zonas Rurais e/ou Periféricas: Países da América Latina e da CPLP (2022/12/19)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
2022/03 - 2022/07 I Jornadas da Mentoria U.Porto - dimensão pedagógica e coordenação docente (2022/07/12)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Porto, Portugal
2022/05 - 2022/05 Conferência “Investigação Científica e Ensino Superior no Sahara Ocidental – A Cooperação Internacional" (2022/05/27)
Conferência (Coorganizador)
FPCEUP / CIIE, Portugal
2019 - 2019 I Encontro Europeu de Alfabetização e Educação de Jovens e Pessoas Adultas/ Pré-abertura do VI ALFA e EJA – Encontro Internacional de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos/ IV Encontro Interinstitucional de Investigação em Educação (2019 - 2019)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2019 - 2019 Congresso Ciências da Educação em Portugal: Saberes, Contextos de Intervenção e Profissionalidades (2019 - 2019)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2017 - 2019 Comemorações dos 30 anos da Licenciatura em Ciências da Educação (2019 - 2019)
Outro (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2018 - 2018 II Colóquio Internacional Educação e Cooperação para o Desenvolvimento: agendas, contextos e desafios (2018 - 2018)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2018 - 2018 I Encontro Mentoria PRO (2018 - 2018)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2018 - 2018 I Seminário Internacional de Mentoria - Vivências e Práticas de Mentoria no Ensino Superior (I SIM’18) (2018 - 2018)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2017 - 2017 III Fórum de Projetos Investigar e Intervir em Educação (III INEDU) (2017 - 2017)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2015 - 2015 II Fórum de Projetos Investigar e Intervir em Educação (2015 - 2015)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2013 - 2013 Seminário Educação, Cooperação e Desenvolvimento (2013 - 2013)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2013 - 2013 Colóquio Internacional Educação e Cooperação para o desenvolvimento: lições e perspetivas (2013 - 2013)
Seminário
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2012 - 2012 III Jornadas de Histórias de Vida em Educação - A Construção do Conhecimento a partir de Histórias de Vida (2012 - 2012)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2012 - 2012 VII Congresso da Associação Portuguesa de Sociologia – Sociedade, crise e reconfigurações (2012 - 2012)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2012 - 2012 A Classe operária: teoria, história e conflitos sociais (2012 - 2012)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2012 - 2012 Gramáticas no campo da educação de adultos (2012 - 2012)
Seminário (Coorganizador)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2012 - 2012 Encontro Intergeracional – Envelhecimento: representações e perspetivas (2012 - 2012)
Encontro (Presidente da Comissão Organizadora)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2011 - 2012 Ciclo de debates - a iniciativa Novas Oportunidades e perspetivas futuras (2011 - 2012)
Outro (Coorganizador)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2011 - 2011 I Fórum de projetos Investigar e Intervir em Educação (2011 - 2011)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2011 - 2011 I Jornadas da História Oral (2011 - 2011)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2010 - 2010 Seminário Internacional Memórias do Trabalho: processos de construção de uma identidade operária no Porto (POCI/CED/60786/2004) (2010 - 2010)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2010 - 2010 Jornadas Luso Brasileiras de Trabalho e Educação (2010 - 2010)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2018/12/20 Título da tese – Educação e formação de adultos em contexto empresarial: das políticas às dinâmicas em contexto de trabalho: um estudo de caso
Arguente
Antónia Ribeiro de Távora Vasconcelos Silva (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2018/12/12 A formação de professores primários para o meio rural em Angola: o Programa de Escola de Professores do Futuro
Arguente
Celestina Silepo (Doutoramento)
Universidade do Porto - Faculdade de Letras , Portugal
2018/08/03 Mudança na permanência: análise da implantação dos Cursos Técnicos Integrados no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – Fase 1
Arguente principal
Luciene Amorim António (Doutoramento)
Universidade de S. Paulo - Faculdade de Educação, Brasil
2018/03/23 Fronteira (in)visível da migração: uma narrativa de seis famílias migradas com crianças em idade escolar
Arguente
Elisabete Maria Costa Azevedo Martins de Carvalho (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2018 Docentes de Línguas: Desafios ao seu Desenvolvimento Profissional [Language Teachers: Challenges to their Professional Development]
Arguente principal
Maria Rosa Brito Simões dos Santos (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2018 Necessidade da Aprendizagem da Língua Inglesa para Trabalho e Estudo - uma Abordagem Baseada na Educação de Jovens e Adultos proposta por Paulo Freire [Need for English Language Learning for Work and Study - An Approach Based on Youth and Adult Education proposed by Paulo Freire]
Arguente principal
Nágila de Fátima Rabelo Moraes (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2017/02/08 Para além dos Muros: Ensino/Aprendizagens das Artes Visuais na Escola de Formação Profissional
Arguente
Diana Valverde Almeida (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2016 Crise, austeridade e ação coletiva: experiências de aprendizagem crítica com Teatro do Oprimido [Crisis, austerity and collective action: critical learning experiences with Theater of the Oppressed]
Arguente
Inês Beatriz Barbosa de Carvalho (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2014 O currículo integrado no contexto de implantação do PROEJA FIC: a experiência dos municípios de Francisco Morato, Guarulhos, Itapevi, Osasco, São Bernardo do Campo e Várzea paulista [The integrated curriculum in the context of PROEJA FIC implementation: the experience of the municipalities of Francisco Morato, Guarulhos, Itapevi, Osasco, São Bernardo do Campo and Várzea paulista]
Arguente
Sandra Torquato Bronzate (Doutoramento)
Universidade de São Paulo Faculdade de Educação, Brasil

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2020 - 2020 5º congresso da Sociedade Internacional de Ergologia - Trabalho, património e desenvolvimento FPCEUP
2019 - 2019 II Seminário Internacional Expressa. Re-imaginar a comunicação científica em Educação FPCEUP
2019 - 2019 II Seminário Internacional JEDI (Jovens, Educação, Diversidade e Inovação): Border Crossing/Cruzar Fronteiras FPCEUP
2019 - 2019 I Encontro Europeu de Alfabetização e Educação de Jovens e Pessoas Adultas/ Pré-abertura do VI ALFA e EJA – Encontro Internacional de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos/ IV Encontro Interinstitucional de Investigação em Educação FPCEUP
2018 - 2018 Congresso Internacional Celebrando Paulo Freire. 50 Anos Depois da Pedagogia do Oprimido FPCEUP
2018 - 2018 II FIACED – Fórum Internacional África, Cooperação, Educação e Desenvolvimento Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro ISCE Douro
2017 - 2017 Colóquio Internacional O sindicalismo e o trabalho em África FLUP
2017 - 2017 III Fórum de Projetos Investigar e Intervir em Educação (III INEDU), FPCEUP
2017 - 2017 I Seminário Internacional Expressa. Re-imaginar a comunicação científica em Educação FPCEUP
2017 - 2017 Congresso O tempo dos professores FPCEUP
2017 - 2017 I FIACED – Fórum Internacional África, Cooperação, Educação e Desenvolvimento Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro ISCE Douro
2015 - 2015 II Fórum de Projetos Investigar e Intervir em Educação FPCEUP
2014 - 2014 I Encontro Nacional de Educação Comunitária/ III Congresso Nacional de Psicologia Comunitária FPCEUP
2014 - 2014 Congresso Portugal, 40 anos de democracia FPCEUP
2012 - 2012 II Encontro Internacional de Educação Artística Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto
2011 - 2011 I Fórum de projetos Investigar e Intervir em Educação FPCEUP
2010 - 2010 Seminário Internacional Memórias do Trabalho: processos de construção de uma identidade operária no Porto (POCI/CED/60786/2004) FPCEUP
2010 - 2010 Jornadas Luso Brasileiras de Trabalho e Educação FPCEUP
2010 - 2010 I Encontro Internacional sobre Educação Artística M_EIA/Mindelo-Escola Internacional de Arte, Cabo Verde

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2017 - Atual Editora Navegando/Uberlândia Editora Navegando/Uberlândia
2015 - Atual Reviewer - Laboreal
2014 - Atual Reviewer - Sensos
2014 - Atual Reviewer - Investigar em Educação
2014 - Atual Derivas: investigação em educação artística I2ADS
2013 - Atual Reviewer - Configurações
2010 - Atual Reviewer - Educação, Sociedade e Culturas
2015 - 2016 Revisor - História FLUP

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2015 - 2015 II Congresso Internacional de História do Movimento Operário e dos Movimentos Sociais em Portugal
2013 - 2013 I Congresso de História do movimento operário e dos movimentos sociais em Portugal, áreas temáticas história do movimento operário; história monográfica e regional [thematic areas history of the labor movement; monographic and regional history] Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2014 - Atual Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação [Portuguese Society of Educational Sciences] Member
Distinções

Outra distinção

1999 Prémio Engº António de Almeida [Foundation Engº António de Almeida Award]
1998 Bolsa de Estudo por Mérito (art.19º da Lei nº 113/97 de 16/9) [Merit Scholarship (art.19º da Lei nº 113/97 de 16/9)]