Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Isabel Bezelga
Nomes de citação
- Bezelga, Isabel
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 9112-62FB-A6A9
- ORCID iD
- 0000-0001-9048-240X
Websites
- www.uevora.pt (Académico)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
- Humanidades - Artes - Estudo das Artes da Representação (música, teatro e dramaturgia)
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Inglês | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | |
Francês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Espanhol; Castelhano | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2012
Concluído
|
Estudos Teatrais (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
"PERFORMANCE TRADICIONAL E TEATRO E COMUNIDADE: INTERACÇÕES, CONTRIBUTOS E DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS O CASO DAS BRINCAS DE ÉVORA" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
19 |
2003
Concluído
|
não aplicável (Mestrado)
Especialização em Ciências de Educação
Universidade de Évora, Portugal
"As expressões artísticas e a diversidade cultural" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Very Good |
1998
Concluído
|
Licenciatura em Ciências da Educação (Licenciatura)
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
"Formação de Professores e Expressões Artísticas" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
15 Valores |
1996
Concluído
|
CESE Teatro Educação (Pós-Graduação)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
|
15 |
1996
Concluído
|
Curso de Estudos Superiores Especializados em Teatro e Educação (Diploma de especialização)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal
"O papel da expressão dramática na formação de terapeutas" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
15 Valores |
1994
Concluído
|
Especialization Voice of actor (Outros)
Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal
|
|
1988 - 1989
Concluído
|
Video (Curso médio)
Instituto de Artes Visuais, Design e Marketing, Portugal
|
|
1989
Concluído
|
Curso de Operadores de Video (Curso de Especialização Tecnológica)
Instituto de Arte Design e Empresa - Universitário, Portugal
"não aplicável" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
GOOD |
1982
Concluído
|
Curso Superior de Formação de Professores de Educação pela Arte (Bacharelato)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
Conservatório Nacional - Escola Superior de educação pela Arte, Portugal "Educação pela Arte com crianças de Alfama" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
14 valores |
1981
Concluído
|
Acting especialization /Aperfeiçoamento do actor (Outros)
Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal
|
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2022 - Atual | Professor Associado (Docente Universitário) | Universidade de Évora, Portugal |
2012/02/01 - 2022 | Leitor (Docente Universitário) | Universidade de Évora Centro de História de Arte e Investigação Artística, Portugal |
1999/02 - 2012/07 | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade de Évora, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
1996/09 - 1999/06 | professor (professora) | Escola Secundária D.Joao V, Portugal |
1995/09 - 1998/01 | professora (docente) | Escola Superior de Saúde do Alcoitão, Portugal |
1985/10 - 1996/01 | professora (professora) | Centro Infantil Helen Keller, Portugal |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2021/09/07 - Atual | Green E.Th.I.Cs: Green Experience through Theatre Inspiring Communities -CREA-CULT-2021-COOP
101056116
Co-Investigador Responsável (Co-IR)
Universidade de Évora Centro de História de Arte e Investigação Artística, Portugal
|
European Commission Creative Europe
Em curso
|
2021/01 - Atual | EMOCIONARTE: Buenas Práticad de inclusíon de menores com otras capacidaded a través del Arte
Co-Investigador Responsável (Co-IR)
Universidade de Évora Centro de História de Arte e Investigação Artística, Portugal
|
Em curso
|
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2019/04/01 - Atual | "A criança, a cidade e o património: Diálogos de saberes e fazeres das comunidades penedenses e eborenses"
UFAL-FUNDEPSE
Investigador
Universidade de Évora, Portugal
Universidade Federal de Alagoas, Brasil |
Prefeitura de Penedo
Em curso
|
Produções
Publicações
Artigo em boletim informativo |
|
Artigo em revista |
|
Artigo em revista (magazine) |
|
Capítulo de livro |
|
Edição de número de revista |
|
Livro |
|
Tese / Dissertação |
|
Artística / Interpretação
Interpretação artística |
|
Outros
Outra produção |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2022/12/05 | Mais "nos" que "eu e eles" - A experiencia de ser professor(a) de Teatro - Seminar invited | II Seminario de Didatica Especifica para o Ensino Vocacional de Musica, 5 dezembro,
University of Evora - Music Department (Évora, Portugal)
|
2022/09/23 | Bezelga I. e Rodrigues, P. - A pesquisa em Estudos de Teatro e Performance no CHAIA e Formação em Artes Cénicas |
ESMAE - IPPORTO (porto, Portugal)
|
2022/09/16 | Bezelga. I. , Haddad, L. e Amaral, J.- "Deambulac¸o~es e descobertas na cidade", SPCE |
IPL - ESElisboa (Lisboa)
|
2022/09/16 | Artes, educac¸a~o e espac¸o pu´blico Espac¸o pu´blico e tempo/espac¸o da educac¸a~o. Invited speaker at SPCE, IPL, Lisbon |
IPL - ESElisboa / SPCE (Lisboa, Portugal)
|
2022/07/17 | Teatro, cidade e participac¸a~o: Entre a memo´ria e o devir - Keynote speaker IV Congresso Internacional em Arquitectura, Teatro e Cultura, UNIRIO-BR |
UNIRIO - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro, Brasil)
|
2022/05/26 | l n y a pas de repetions dans la vie: diriger et jouer on-line - Ana Tamen e Isabel Bezelga - EASTAP Congress - Milan | V Congresso Internacional EASTAP "THEATRICAL MIND - Authorship, Staging and Beyond, 23 -27 Maio, Picollo Teatro de Milano
Picolo Teatro di Milano / EASTAP (Milan)
|
2022/03/24 | Formacao de professores na area de teatro: A experie^ncia da Universidade de E´vora - Chão de Oliva /CCOlga Cadaval Sintra | Jornada de Teatro e Educacao 30.a edicao da Mostra de Teatro das Escolas de Sintra, | C. C. Olga Cadaval
Associação Chao de Oliva - Câmara Municipal de Sintra (Sintra)
|
2021/08/18 | Creation and research in the Performing Arts. Concerns about the Performance, heritage and community project/Criação e pesquisa nas artes da Cena. Inquietações no projecto Performance, património e comunidade | VI jornada nacional arquitetura teatro e cultura / Lab. Estudos do Espaço Teatral e Memória Urbana
UNIRIO - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro, Brasil)
|
2020/02/06 | Role of folk performances in education and citizenship / A importância das manifestações das culturas populares na educação e cidadania. | Conferência de abertura - I SEMINÁRIO ANUAL SOBRE A CRIANÇA, A CIDADE E O PATRIMÔMIO
Prefeitura de Penedo - Teatro Municipal 7 de Setembro (Penedo-Alagoas, Brasil)
|
2020/02/04 | Heritage trails with children / Percursos e trilhos no património com crianças | Tourism Graduation Conference / Ciclo de Conferência do Curso de Turismo
Unidade Penedo da UFAL (Penedo, Brasil)
|
2019/12/20 | Masks and Carnival | Project #KOI International ccoperation Meeting
Sardegna Ragazzi Terribili Association (Sassari - Sardegna, Itália)
|
2019/10/10 | What do we talk about when we talk about participatory art? / De que falamos quando falamos de arte participativa? | Luso-Brazilian Colloquium on Inclusive Art: Who Includes Who? / Colóquio Luso-Brasileiro de Arte Inclusiva: Quem Inclui Quem?
ESAP - Escola Superior Artística do Porto (Porto, Portugal)
|
2019/09/24 | "Is anyone there?" - Phantasmagoria and memory: processes of artistic creation in a museum context. | II Congress European Association of Theatre and Performance (EASTAP)
Faculdade de Letras - Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2019/09/20 | Diversity of Community Theatres: Looks from EIRPAC 15/17/19 | International Conference: Performing the social
Universitá Catolica di Milano (Milano, Itália)
|
2019/09/16 | Community Artistic Practices and Civic and Political Participation in Portugal and Brazil / Práticas Artísticas Comunitárias e Participação cívica e política em Portugal e Brasil | III EIRPAC - International Meeting on Community Artistic Practices Reflection
Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2019/04/05 | To problematize research in Theater and Performance / Problematizar a investigação em Teatro e Performance | Conference given in the scope of the 1st Round of Conferences of Performing Arts at UFAL / Conferência proferida no âmbito
da 1ª Roda de Conferências de Artes Cénicas da UFAL
Espaço Cultural - UFAL (Maceió, Brasil)
|
2019/04/02 | Heritage and Children / Património e criança | Technical meeting of the Project "The child, the city and the heritage: dialogues with the knowledge and practices of the
Penedense and Éborense community / Reunião técnica do Projeto "A criança, a cidade e o património: diálogos com os saberes
e fazeres da comunidade penedense e eborense
Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) (Maceió, Brasil)
|
2019/03/28 | Theatre Graduation and Master's training at the University of Évora / A formação da licenciatura e Mestrado na Universidade de Évora | Lecture on Scenic Pluralities - Academic Week of the theater course at UFAL / Palestra em Pluralidades Cénicas - Semana Académica
do curso de teatro da UFAL.
Escola de Artes - UFAL (Maceió, Brasil)
|
2019/03/22 | Cartography as method in heritage research / O método cartográfico na pesquisa em contexto patrimonial | Lecture to researchers Education & childhood network / Palestra para investigadores da Rede Educação E infâncias
Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) (Maceió, Brasil)
|
2018/11/27 | Child, City and Heritage / A criança. A cidade e o património. | 1º Encontro Património, Educação e Cultura / 1 Encounter on Heritage, Education and Culture
Instituto Politécnico de Castelo Branco (Castelo Branco, Portugal)
|
2018/10/24 | Évora Site Specific Performance: Transversal artistic research / Projets de Performance site specific à Évora – par le biais de pratiques transversales | I Congrés EASTAP European Association Study in Theatre and Performance
Université Sorbonne Nouvelle (Paris, França)
|
2018/07/25 | THEATER AND COMMUNITY: CONTRIBUTIONS TO TEACHER TRAINING IN BRAZIL AND PORTUGAL/ TEATRO E COMUNIDADE: CONTRIBUICOES A FORMACAO DE PROFESSORES NO BRASIL E PORTUGAL | VI Congresso Internacional SESC de Arte Educação
Universidade Federal de Pernambuco (Recife, Brasil)
|
2018/07/24 | Tribute of Portugal at Afect circle homage to Ingrid Koudela / Homenagem de Portugal na Mesa de Afectos em homenagem a Ingrid Koudela. | VI Congresso Internacional SESC de Arte Educac¸a~o
Universidade Federal de Pernambuco (Recife, Brasil)
|
2018/07/03 | Heritage and participation: itineraries of performative research / Patrimonio e participacao: itinerancias de pesquisa performativa | FCT Science Meeting / Encontro de Ciencia FCT 2018
FIL - Centro de congressos de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2017/09/20 | Community theatre locus of : approximations Portugal - Brazil / O locus do teatro comunitario: aproximacoes Portugal Brasil | EIRPAC Internacional Meeting on Artistic Community Practices / Encontro internacional de reflexão sobre práticas artísticas
comunitárias
TECA - Teatro Nacional de São João (Porto, Portugal)
|
2017/07/07 | Community Theatre and Theatre Training | IDEA Expert Session. General Council of International Drama Theatre Meeting / celebration IDEA 25 YEARS
University of Evora (Évora, Portugal)
|
2017/06/08 | Community theatre perspectives in Portugal / Perspectivas de teatro e comunidade em Portugal | Conference Arts and Theatre
Centro de artes da UFPE (Recife)
|
2017/05/29 | Theater, community and participation in the public space / Teatro, comunidade e participação no espaço público | Theatre in the World - Cycle Conferences / Conferência no Ciclo "Teatro no Mundo"
Escola de Comunicação e Artes. UFPE (Recife, Brasil)
|
2016/09/08 | The role of the arts in promoting academic success: The pleasure of making it happen! / O papel das artes na promocao do sucesso academico: O prazer de fazer acontecer! | Invite Speaker VII Artistic Education Congress Painel de Abertura do VII Congresso de Educacao Artistica
Direccao de Servicos de Educacao Artistica e Multimedia da Madeira (Funchal, Portugal)
|
2016/06/25 | " the squares have houses and people too! Theatre and Community: Practices claiming the right to participate" | Cross Media Arts' 20161 st International Conference on Social Arts and Transdisciplinarity
Fundac¸a~o Euge´nio d'Almeida (Évora, Portugal)
|
2016/06/24 | Opening borders! | Cross Media Arts' 20161 st International Conference on Social Arts and Transdisciplinarity
Fundac¸a~o Euge´nio d'Almeida, (Évora, Portugal)
|
2016/04/21 | The Artistic team identity and the Intercultural Artistic aproach in MUSE Project" | conference at ERASMUS+ 2nd TRAINING EVENT PROGRAM "ARTE PARA LA MOTIVACIO´N"
Centro Nacional de Cultura (Lisboa, Portugal)
|
2015/11/27 | Pictographs: a collaborative creative process developed with children / Pictografos: um processo criativo colaborativo desenvolvido com criancas | II International Aestetic and Arts Meeting / VII Encontro CIED – II Encontro Internacional: Estetica e Arte em Educacao
Escola Superior de Educacao de Lisboa, (Lisboa, Portugal)
|
2015/11/14 | The experience of Portuguese Theatre Community | XV Congresso de la Associacio´n Mexicana de Artes Esce´nicas (AMIT) opening conference
University of Sinaloa (Culiacan, México)
|
2015/03/05 | Community Theater as a promoter of citizenship / Teatro e comunidade como promotor de cidadania" | (Re) Thinking Social Neighborhoods: Stimulating Active Citizenship. / (Re)Pensar os Bairros Sociais: Estimular para uma Cidadania
Ativa.
Teatro Baltasar Dias (Funchal, Portugal)
|
2014/12/04 | Community Theater: a dialogical action in Community Education / Teatro e Comunidade: uma accao dialogica em Educacao Comunitaria | III National Congress of Community Psychology / I National Meeting of Community Education Dignity and social justice / III
Congresso Nacional de Psicologia Comunitaria/I Encontro Nacional de Educacao Comunitaria Dignidade e justica social: novas
e velhas formas de mobilizacao comunitaria
FPCE - Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2014/09/17 | Community Theatre in Portugal and Brazil / Teatro e Comunidade em Portugal e Brasil | International Colloquium of Performing Arts: Surrounding Communities / Coloquio Internacional de Artes Escenicas: En torno
a las comunidades
Universidade Veracruzeana (Xalapa - Vera Cruz, México)
|
2014/09/01 | Pictografs: an Artistic Education Approach / Pictografos uma abordagem em educacao artistica | ECER 2014 The European Conference on Educational Research.
FPCE- Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2014/05/19 | Drama as a promoter of learning / A expressao dramatica como promotora de aprendizagens | VIII Regional Meeting of Education and Learning in Alentejo / VIII Encontro Regional de Educação Aprender no Alentejo
Universidade de Evora (Évora, Portugal)
|
2012/11/08 | Contemporary Folk Performance: The perspectives of new and old audiences / Performance Tradicional e Contemporaneidade: As perspectivas de novos e velhos publicos” | II International Conference on Oral Tradition, ”ORALITY AND CULTURAL HERITAGE / II Conferencia Internacional da Tradicao Oral,
”ORALIDADE E PATRIMONIO CULTURAL
Fundacao Eugenio d'Almeida (Évora, Portugal)
|
2012/05/26 | Evora's Carnival Brincas / À volta das Brincas de Carnaval de Evora | Orality Project- CME / Projecto Oralidades
CME - Feira do Livro de Evora (Évora, Portugal)
|
2012/02/23 | Public art in the construction of Evora, city educator / A arte publica e a construcao de Evora, cidade educadora | Cicle Build public space / ciclo "Habitar a cidade. Construir espaco publico"
CME e Universidade de évora (Évora, Portugal)
|
2011/05/20 | Critical commentary on the presentations at the I Theater Meeting in Education / Comentário crítico às apresentações no Encontro de Teatro na Educacao | I Encontro de Teatro na Educacao
I Theater Meeting in Education IPL /Escola Superior de Educacao de Lisboa - IPL (Lisboa, Portugal)
|
2011/01/22 | Artistic areas as a factor of community intervention / As areas artisticas como factor de intervencao comunitaria | International Congress of Art and Education - Artistic Education as a European Community Project / Congresso Internacional
de Arte y Educacion – La Educacion Artistica como Proyecto Comunitario Europeo
Facultad de Educacion de la Universidad de Extremadura (Badajoz, Espanha)
|
2010/07/28 | Contributions of traditional theater performances in theater education and community / Contributos das manifestacoes da teatralidade tradicional na formacao em teatro educacao e comunidade | Conference at PhD Scenic Arts Program -University Santa Catarina - BR/ Conferência no Programa de PosGraduacao em Artes Cenicas/UDESC
Universidade de Santa Catarina (Florianopolis, Brasil)
|
2010/04/26 | The intercultural approach in theater education: diverse contexts training / A abordagem intercultural no ensino do teatro: Contextos de formacao | International Theater Education Meeting: Practices and Contexts / Encontro de Pedagogia do Teatro: Praticas e Contextos
Escola Superior de Teatro e Cinema - IPL (Amadora, Portugal)
|
2009/10/31 | MUSEANDO: The presence of artists at the School " / A presenca dos artistas na Escola" | I Meeting of the Portuguese Movement for Artistic Intervention and Education for Art: from the Past to the Future / I Encontro
do Movimento Portugues de Intervencao Artistica e Educacao p Arte: do Passado para o Futuro
Instituto Piaget (Almada, Portugal)
|
2009/10/30 | Evora's Brincas: Manifestations of popular theater - their contribution to the development of communities / As Brincas de Evora Manifestacoes da teatralidade popular: seu contributo para o desenvolvimento das comunidades | II Meeting of the Portuguese Movement for Artistic Intervention and Education through Art: from the Past to the Future / II
Encontro do Movimento Portugues de Intervencao Artistica e Educacao pela Arte: do Passado para o Futuro,
Instituto Piaget, (Almada, Portugal)
|
2009/09/03 | Arts of Time / Artes do Tempo | critical commentary on the work carried out in the 1st AEC Training Course (s) / Education through Art /comentario critico
dos trabalhos realizados na 1a Accao de Formacao AEC(s)/ Educacao pela Arte
Escola Superior de Teatro e Cinema - IPL (Amadora, Portugal)
|
2008/05/22 | "Round trip: what we can learn from popular art" / "Viagem de ida e volta: o que podemos aprender com a arte popular" | I Ibero American Congress of Artistic Education Transiberico senses / I Congresso Ibero Americano de Educacao Artistica
Sentidos transibericos,
Instituto Politécnico de Beja (Beja, Portugal)
|
2008/05/22 | "Museando: the presence of artists at school " / "a presenca dos artistas na escola" | I Ibero American Congress of Artistic Education Transiberico senses / I Congresso Ibero Americano de Educacao Artistica
Sentidos transibericos
IPBeja (Beja, Portugal)
|
2008/04/25 | "Artists at school: a space of freedom" / "Artistas na escola: um espaco de liberdade" | APECV meeting "Freedom in artistic expression" / Encontro da APECV " A liberdade na expressao Artistica"
Faculdade de Belas Artes de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2008/04/05 | "The Brincas of Evora: manifestations of popular theatricality"/ "As Brincas de Evora: manifestacoes da teatralidade popular" | Colloquium of Popular Theater "Patrimonio Oral no Alentejo" DRCAlen/ Coloquio de Teatro Popular " Patrimonio Oral no Alentejo
"
Cine Teatro de Borba (Borba, Portugal)
|
2007/11/16 | “Museando – from Muse to Musepe” | “LET’S MUSE® TOGETHER! MUSE® Project European Conference - artes para uma integracao intercultural nas escolas.
Callouste Gulbenkian Foundation (Lisboa, Portugal)
|
2007/10/29 | “The dynamics between the local and the global and between the traditional and the contemporary: A contribution to Artistic Education” / “A dinamica entre o local e o global, entre o tradicional e o contemporaneo: Um contributo para a Educacao Artistica” | National Conference on Artistic Education - Ministry of Education / Conferencia Nacional de Educacao Artistica
Casa da Musica (Porto, Portugal)
|
2007/07/20 | “Imaginary Fair: A community work in the field of arts” | World Congress of International Drama Theatre and Education Association (IDEA) / Congresso Mundial da International Drama
Theatre and Education Association (IDEA)
University of Hong Kong (Hong Kong, Hong Kong)
|
2007/06/03 | “Roma Chilren and the artistic creativity ” | 7 th. International MUSE Artists’ Seminar
International Yehudi Menuhin Foundation - MUS-E Italy (Genova, Itália)
|
2007/05/18 | Imaginary Fair ”A Creative Process”. (a project developed in partnership with Project Mus-e and Pim Teatro) / Feira do Imaginario” Um processo Criativo”. (um projecto desenvolvido em Parceria com Projecto Mus-e e Pim Teatro) | International Congress “The Unicity of Knowledge”.
CIEP - Universidade de Evora (Evora, Portugal)
|
2007/03/07 | Muse Evora (Portugal) and Muse Extremadura (Spain) - possible partnerships / Muse Evora (Portugal) e Muse Extremadura (Espanha) – parcerias possiveis | Training Meeting of the Muse Program - FYME / Encuentro de Formacion del Programa Muse – FYME
Deputacion Badajoz (Badajoz, Portugal)
|
2006/03/09 | Creative partnerships | UNESCO - First World Conference on Arts Education: Building Creative Capacities for the 21st Century.
CCB (Lisboa, Portugal)
|
2006/03/07 | Artistic aproaches on theachers education | Artistic Education World Conference - UNESCO: Building Creative Capacities for the 21st Century
CCB (Lisboa, Portugal)
|
2006/03/04 | “Artistic and intercultural aproaches on theachers education”, | International INSEA Congress interdisciplinary dialogs in Arts Education
ESE-IPViseu (Viseu, Portugal)
|
2006/03/03 | The Fair of the Imaginary: Comunnity Direct Work Developed Through the Practices of the Arts | International INSEA Congress interdisciplinary dialogs in Arts Education
ESE - IPViseu (Viseu, Portugal)
|
2006/03/03 | Curriculum and its Transforming Power Emerging Issues in Education Through Arts in Portugal | International INSEA Congress interdisciplinary dialogs in Arts Education
ESE - IPViseu (Viseu, Portugal)
|
2005/06 | Interculturality and inclusion: The role of arts in education | IV JORNADAS DO TEATRO
Universidade de Evora (Èvora, Portugal)
|
2005/04/05 | “The University goes to the community , the community goes to the University: new ways to think a theatre for transformation | Internatinal Conference on Drama Education
University of Exeter (Exeter, Reino Unido)
|
2005/02 | “Teacher ´s Education creating competences in Theatre / Drama | Educação artística - desenvolvimento e competências
Instituto Piaget de Viseu (Viseu, Portugal)
|
2005 | “MUSE Project Bullding Citizenship through the practice of the arts” | European Year of Citizenship Working Days - Ministry of Education / Jornadas do ano europeu da cidadania - Ministerio da
Educacao
Centro formacao de Caparide (Cascais)
|
2003 | The arts and interculturality /As artes e a interculturalidade | VI Congress of the Portuguese Society of Educational Sciences S.P.C.E. / VI Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências
da Educação S.P.C.E.
Universidade de Évora (Évora, Portugal)
|
2002 | MUS-E Project ( artists at schools ) / O projecto MUSE (artistas na escola) | International Meeting of Early Childood Education Studies Group / Encontro Internacional do G.E.D.E.I.
Universidade de Évora (Évora, Portugal)
|
2001/07 | drama as intercultural approach” | Wold Congress of IDEA
University of Bergen (Bergen, Noruega)
|
2001 | Presentation of the results of the international research project on the prevention of violence in schools - IYMF / Apresentacao dos resultados do projecto internacional de investigacao sobre a prevencao da violencia na escola - IYMF | International Conference on the prevention of violence in schools / Conferencia Internacional Prevencao da Violencia na Escola
- Universidade Aberta
Auditório Seixal (Seixal, Portugal)
|
2001 | The new Theater program for the 3rd Cycle of Basic Education: A new outlet for future graduates in Theater and Education / O novo programa de Oficina de Teatro para o 3o Ciclo do Ensino Basico: Uma nova saida para os futuros licenciados em Teatro e Educacao | II Theater and Education Reflexion Days/ II Jornadas de Teatro e Educacao
Universidade de Évora (Évora, Portugal)
|
1997/06 | Current situation of the Drama/Theatre course in the context of educational reform"/ "Situacao actual das Oficinas de Expressao Dramatica no quadro da reforma educativa", | National Theatre Education Meeting /Encontro Nacional de Teatro e Educacao
ESEPorto- IPP (Porto, Portugal)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2022/11/15 - Atual | As mulheres e o Teatro de Marionetas e Formas Animadas em Portugal: desafios, poéticas e modos de fazer
Orientador
|
Theatre Master (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
|
2022/11/15 - Atual | A relação Teatro-Comunidade na perspectiva da Boutique da Cultura
Orientador
|
Theatre (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
|
2022/11/15 - Atual | ATOS ANCESTRAIS E ARTÍSTICOS: O TEATRO MANDARU COMO POTENCIALIZADOR DA REPRESENTAÇÃO E RESISTÊNCIA DO POVO INDÍGENA XUCURU
DO ORORUBÁ
Orientador
|
Theatre Master (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
|
2021/11/15 - Atual | Chao comum: Poesia, performance e experimentacao na adequacaoo do projeto mindelense Txon-poesia a` comunidade de Arraiolos
Coorientador
|
Theatre - Acting/Directing (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
|
2021/11/15 - Atual | Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico: Contributo das Expressões Artísticas
para o Desenvolvimento Global e Integral da Criança
Orientador
|
Teacher Training (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
|
2021/03/30 - Atual | Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-escolar: As Expressões Artísticas como Promotoras do Envolvimento e Autonomia
da Criança
Orientador
|
Teacher Training (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
|
2020/11 - Atual | As Mulheres em Brecht: Ana´lise cri´tica/dramatu´rgica das personagens femininas na obra de Brecht - Women in Brecht: Critical
/ dramaturgical analysis of female characters in Brecht's work
Coorientador
|
Theatre Master (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
|
2020 - Atual | The Musical and Cultural Insertion Brazil / Portugal: The Case Study of the Puf-Tictá Block in Évora / A Inserção Musical
e Cultural Brasil/Portugal: O Estudo de Caso do Bloco Puf-Tictá em Évora (PhD Musicology)
Coorientador
|
PhD Musicology Program / Doutoramento em Musicologia (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
|
2019/11 - Atual | Rupture - Who we are for each other / Rotura – Quem somos uns para os outros
Coorientador
|
Theater Master / Mestrado em Teatro (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
|
2019 - Atual | "Plowing the sea": Other form of theater / "Lavrar o mar": Outras forma de Teatro
Coorientador
|
Scenic Arts Master - FCSH /Mestrado em Artes cénicas FCSH (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2019 - Atual | The Curricular Development of Musical Education in the 1st Cycle of Basic Education in Sao Tome´: perspectives of teachers
/ O Desenvolvimento Curricular da Expressao Musical no 1o Ciclo do Ensino Basico em Sao Tome´: perspetivas dos professores
Coorientador
|
Master Educational admnistration ans supervision (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
|
2018 - Atual | Supervised Teaching Practice in Pre-school Education: The influence of Artistic Expressions on the child's well-being / Prática
de Ensino Supervisionada em Educação Pré-escolar: A influência das Expressões Artísticas no bem-estar da criança
Orientador
|
Young Education Master/Mestrado em Educação Pré-escolar (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
|
2018 - Atual |
Why the arts teacher Training? / A formação do Professor de artes. para quê?
Coorientador
|
Education Pos graduation Program / Programa Pós Graduação em Educação (Doutoramento)
Universidade Católica de Santos, Brasil
|
2022/08/08 - 2023/02/28 | Research Project Pós-doc Teatro, Juventude e Escola: literatura drama´tica em foco
Orientador
|
Pós - Doc Theatre (Outra)
Universidade de Évora Centro de História de Arte e Investigação Artística, Portugal
|
2021/11/15 - 2022/12/07 | Palhac¸as sem Palavras: Relatos de um Silenciamento Histo´rico
Orientador
|
Theatre - Acting/Directing (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
|
2021/11/15 - 2022/12/06 | O Bando: aprendizagens para a conscie^ncia do ator em cena
Orientador
|
Theatre - Acting/Directing (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
|
2021/11/15 - 2022/12/06 | PENSAR DJAMBI´ NA SUA DIMENSA~O PERFORMATIVA
Coorientador
|
Theatre - Acting/Directing (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
|
2021/11/15 - 2022/11/29 | Da minha janela, so´ vejo ince^ndio: a intervenc¸a~o arti´stica urbana como espac¸o de (re)significac¸a~o
Coorientador
|
Theatre - Acting/Directing (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
|
2021/09/02 - 2022/10/01 | Pós-Doc_Projeto de Pesquisa Atuação Profissional: Perfil de Egressos nos Cursos de Teatro UFPE/UÉVORA
Orientador
|
Profissional Theatre Training Research Pós-Doc (Outra)
Universidade de Évora Centro de História de Arte e Investigação Artística, Portugal
|
2020/11/15 - 2022/03/23 | Vida e arte -Teatro na Escola / Life and art - Theater at School (Theatre Prroject Master at São Tomé e Príncipe)
Orientador
|
Theatre Master (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
|
2020/11/15 - 2022/03/23 | Teatro comunitario - ensino do teatro e cidadania / Community theater - teaching theater and citizenship (Project Theater
Master in Cabo Verde)
Orientador
|
Theatre Master (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
|
2020/11/15 - 2022/02/16 | Memorias de dentro e de fora de mim / Memories inside and outside of me (Project Theatre Master)
Orientador
|
Theatre Master (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
|
2020/11/15 - 2021/02/23 | Lucidez: a criac¸a~o do espeta´culo a partir do novo teatro documenta´rio / Lucidez: A performance process based on the new
documentary theater (project Theatre Master)
Orientador
|
Theatre Master (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
|
2017 - 2021/02/02 | Artistic processes of collective creation and civic and political participation (PCP): a study in Portugal and Brazil within
the scope of community artistic practices (PAC) / Processos artísticos de criação coletiva e participação cívica e política
(PCP): um estudo em Portugal e Brasil no âmbito das práticas artísticas comunitárias (PAC)
Coorientador
|
PhD Program Educational Sciences / Programa doutoral em ciências da educação (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2016/11 - 2021/02/02 | Artistic processes of collective creation and civic and political participation (PCP): a case study in Portugal and Brazil
in the context of community artistic practices (PAC) / Processos artisticos de criacao coletiva e participacao civica e politica
(PCP): estudo de caso em Portugal e no Brasil no ambito das praticas artisticas comunitarias (PAC). (PhD - University of
Oporto)
Coorientador
|
Educational Sciences PhD (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2019/11 - 2021/02/01 | Puppet theater: A preliminary game of possibilities / Teatro com marionetas: Um jogo liminar de possibilidades
Coorientador
|
Mestrado em teatro (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
|
2019/11 - 2021/01/28 | Nests: a specific site for creation and dialogue between art, theater and ecology / Ninhos: um sítio específico de criação
e diálogo entre arte, teatro e ecologia
Orientador
|
Theatre Master / Mestrado em Teatro (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
|
2017/05 - 2021/01/27 | LIMITS AND POSSIBILITIES OF THE ACTOR'S WORK IN A COLLECTIVE CREATION FROM THE EXPERIENCE OF "REHERSAL TO THE END" / LIMITES
E POSSIBILIDADES DO TRABALHO DO ACTOR EM UMA CRIAÇÃO COLECTIVA A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DE "ENSAIO PARA O FIM"
Orientador
|
Theatre Master / Mestrado em Teatro (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
|
2019/11 - 2020/11/25 | Informal and Non-Formal Music Teaching: Methodologies and practices for informal and non-formal teaching of percussive music
/ O Ensino Informal e Nao- Formal de Musica: Metodologias e praticas para o ensino informal e nao-formal de musica percussiva
Coorientador
|
Educational Sciences Master / Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
|
2017 - 2020/11/04 | Folklore and identity: analysis of the role of folk groups in the identity of urban and rural young people / Folclore, folclorização
e identidade: análise do papel dos grupos folclóricos na construção identitária de jovens de um centro urbano e de um centro
rural
Coorientador
|
Master Social Animation (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
|
2019/02 - 2020/02 | Affective Materiality at Play: Processes of experimentation, learning and theatrical creation at school. / Materialidade Afetiva
em Jogo: Processos de experimentacao, aprendizagem e criacao teatral na escola. (Pos-doc Project)
Orientador
|
Pós- Doc (Outra)
Universidade de Évora Centro de História de Arte e Investigação Artística, Portugal
|
2019/08 - 2020/01/31 | Production Modes and Policies for Theater in the Baixada Fluminense: from the origin in the clubs to the network look / Modos
de Produção e Políticas para o Teatro na Baixada Fluminense: da origem nos clubes ao olhar em rede (PhD -Missão pesquisa no
Exterior)
Coorientador
|
PhD Program in Performing Arts - Advisor for Foreign Research Mission / Programa de Pós-graduação em artes Cênicas - Orientadora
Missão de Pesquisa Exterior (Outra)
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Brasil
|
2016/03 - 2017/03 | Delicadas coreografias: Práticas corporais e artísticas como produção de subjetividade
Orientador
|
Pós Doc (Outra)
Universidade de Évora Centro de História de Arte e Investigação Artística, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2020/07/09 - Atual | Performance site specific "Ainda ha´ tempo" de Colectivo Atlantes - Interpretac¸a~o e direc¸a~o arti´stica, no âmbito do
Festival Artes à RUA - CMÉvora (2020/07/09)
Festival (Outra)
|
Câmara Municipal de Évora, Portugal |
2019/06 - Atual | III Encontro A formação de educador@s e professor@s na UniverCidade de Évora | II jornada internacional sobre formação de
professor@s de educação infantil
(2020/04/16)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Évora Centro de Investigação em Educação e Psicologia, Portugal |
2022/11/01 - 2022/11/28 | Exposic¸a~o | "Arquimedes da Silva Santos: onde vai minha voz?..." De 01.11.2022 a 28.11.2022 (2022)
Exposição (Coorganizador)
|
Universidade de Évora, Portugal |
2022/09/21 - 2022/09/21 | Jornadas de Reflexa~o Teatro, cidade e patrimo´nio - Biblioteca dos Leo~es, Universidade de Évora, 21 Set 2022 (2022/09/21 - 2032/09/21)
Seminário (Coorganizador)
|
Universidade de Évora Centro de História de Arte e Investigação Artística, Portugal |
2022/06 - 2022/06 | Performance " Que a a´gua na~o falte", June 2022, Feira de São João - Évora (2022)
Outro (Coorganizador)
|
Universidade de Évora, Portugal |
2021/01/15 - 2021/10/20 | EIRPAC 2021 - IV Internacional Meeting on Artistic Community Practices / II Encontro Internacional de Reflexão sobre Práticas
Artísticas Comunitárias
Bienal (2021/09/21 - 2021/09/24)
Congresso (Coorganizador)
|
Universidade do Porto Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade, Portugal Universidade de Évora Centro de História de Arte e Investigação Artística, Portugal Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
2021/09/18 - 2021/09/21 | International Meeting on Community Arts Practices (EIRPAC) 2021 (2021/09/18 - 2021/09/21)
Congresso (Coorganizador)
|
Universidade de Évora Centro de História de Arte e Investigação Artística, Portugal |
2018/09 - 2019/09/18 | EIRPAC 2019 -III Internacional Meeting on Artistic Community Practices / II Encontro Internacional de Reflexão sobre Práticas
Artísticas Comunitárias (2019/09/16 - 2019/09/18)
Congresso (Coorganizador)
|
Universidade de Évora Centro de História de Arte e Investigação Artística, Portugal Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal Universidade Católica Portuguesa, Portugal Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2017/09 - 2018/03 | II Seminar Training Educator @ s and Professor @ s: Views from the University of Évora./ II Seminário «A formação de educador@s
e professor@s na UniverCidade de Évora (2018/02/22 - 2018/02/23)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Évora Centro de Investigação em Educação e Psicologia, Portugal |
2017/09/19 - 2017/09/21 | EIRPAC 2017 -II Internacional Meeting on Artistic Community Practices / II Encontro Internacional de Reflexão sobre Práticas
Artísticas Comunitárias (2017/09/19 - 2017/09/21)
Congresso (Coorganizador)
|
Universidade de Évora Centro de História de Arte e Investigação Artística, Portugal Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal Universidade Nova de Lisboa Centro de Investigação em Comunicação Informação e Cultura Digital Pólo FCSHNOVA, Portugal Instituto Politécnico do Porto, Portugal Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal |
2016/03 - 2016/05/30 | IIº Ibero american Congress on EArtistic Education / Congresso Ibero Americano de Educação Artística - APECV/ INSEA Guimarães (2014/05/30 - 2014/06/01)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
APECV, Portugal |
2016/01 - 2016/02/19 | Formação de educadores/professores na UniverCidade de Évora (2016/02/19 - 2016/02/19)
Conferência (Coorganizador)
|
Universidade de Évora Centro de Investigação em Educação e Psicologia, Portugal |
2015/01 - 2015/12 | EIRPAC 2015 -II Internacional Meeting on Artistic Community Practices / II Encontro Internacional de Reflexão sobre Práticas
Artísticas Comunitárias (2015/09/09 - 2015/09/10)
Congresso (Coorganizador)
|
Universidade de Évora, Portugal Universidade Nova de Lisboa Instituto de Estudos de Literatura e Tradição, Portugal Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal |
2014/04 - 2014/06/27 | Seminário "Investigar e escrever para a construção da profissão docente (2014/06)
Conferência
|
Universidade de Évora, Portugal |
2008/02 - 2008/05 | 1º Congresso Ibero Americano de Educação Artística INSEA (2008/05/12 - 2008/05/13)
Congresso (Coorganizador)
|
APECV, Portugal |
2007/04 - 2007/11/24 | Internacional Conference "Let´s Mus-e Together" Launch of European Year for Intercultural Dialog (2007/11/25)
Conferência (Coorganizador)
|
Fundação Callouste Gulbenkian, Portugal International Yehudi Menuhin Foundation, Bélgica |
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023/01/04 | Teatro como Construção de uma Cidadania Ativa. O caso Teatro ArtImagem (PhD University of Coimbra)
Arguente
|
Carla Micaela Ribeiro Barbosa (Doutoramento)
Universidade de Coimbra, Portugal
|
2022/11/29 | TCHILOLI:UM REFLEXO DA COMMUNITAS SANTOMENSE.
Arguente principal
|
Wagiza Espi´rito Santo (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
|
2022/11/23 | A metamorfose do ator
Presidente do júri
|
Carla Castanheira (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
|
2022/11/16 | Dramaturgia do sile^ncio: O caso Krapp.
Presidente do júri
|
Daniel Rocha (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
|
2022/11/15 | Analise do Espetaculo Amesa ou a cancao do desespero de Jose Mena Abrantes.
Arguente principal
|
Marcelina Afonso Ribeiro - (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
|
2022/05/20 | O impacto do teatro comunita´rio nas vulnerabilidades relacionais.
Arguente principal
|
Marina Campanatti (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
|
2022/03/29 | BAIXADA EM CENA: redes teatrais e o teatro em rede na Baixada Fluminense (PhD UFRJ-BR)
Arguente principal
|
Jorge Roberto Ribeiro Braga Junior (Doutoramento)
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil
|
2021/10/07 | Project Report "Casa Arvore" - Community art and Ecology
Master Degree in Theatre - Community Theatre - ESTC
Arguente principal
|
Fausto André Cardoso (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal
|
2021/02/18 | Funa^mbulo / wire-dancer
Presidente do júri
|
Amandio David Viegas Anastacio (Mestrado) |
2021/02/12 | O Teatro Amador e o(s) Pu´blico(s): o caso de Porto de Mo´s - Qual a influe^ncia do teatro amador na criac¸a~o de pu´blico(s)?
/The Amateur Theater and the Public (s): the case of Porto de Mós - What is the influence of the amateur theater in the creation
of the public (s)?
Arguente
|
Ine^s Filipa Valinho Ribeiro Soares (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2021/01/29 | Relica´rio de Afetos: caminhos para um processo arti´stico- pedago´gico na Escola Estadual do Parque Sa~o Jorge / Afect Reliquary:
artistic-pedagogical process's at the São Jorge Park State School
Arguente
|
ANA PAULA PEREIRA BOTELHO (Mestrado)
Universidade Federal de Uberlândia, Brasil
|
2020/12/15 | Conocimiento de la pintura abstracta de Kandinsky: Pollock y Rothko a través de propuestas metodológicas educativas en torno
al Teatro de la Crueldad y el teatro físico. (PhD Internacional - Universidad de Murcia/SP)
Arguente principal
|
MARÍA TERESA COLOMINA MOLINA (Doutoramento)
Fundación Universidad Empresa de la Región de Murcia, Espanha
|
2020/09/30 | A CRIANÇA, A CIDADE E O PATRIMÔNIO NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: IDENTIDADE CULTURAL, PERTENCIMENTO E PARTICIPAÇÃO / CHILDREN,
CITY AND HERITAGE IN THE FRAMEWORK OF CHILDHOOD EDUCATION: CULTURAL IDENTITY, BELONGING AND PARTICIPATION (PhD UFAL - Brasil)
Arguente principal
|
JEANE COSTA AMARAL (Doutoramento)
Universidade Federal de Alagoas, Brasil
|
2020/07/22 | Lugares (im)possi´veis para a criac¸a~o arti´stica: Dina^micas de programac¸a~o no projecto cultural Lavrar o Mar, as artes
no alto da serra e na costa vicentina / (Im) possible places for artistic creation: Programming dynamics in the cultural project
Lavrar o Mar, the arts in the high mountains and the vicentina coast
Arguente
|
Rebeca Batista Lisboa Vendrell (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2020/07/03 | CONSCIE^NCIA CORPORAL NA ARTE E EM SUAS POE´TICAS: UMA PERSPECTIVA EPISTEMOLO´GICA DA NEUROCIE^NCIA / BODY CONSCIOUSNESS IN
ART AND ITS POETICS: EPISTEMOLOGICAL PERSPECTIVE OF NEUROSCIENCE
Arguente
|
Paulo Ricardo Gonc¸alves de Oliveira (Mestrado)
Universidade Federal de Uberlândia, Brasil
|
2019/11/26 | Supervised Teaching Practice Report on Pre-school Education "The child in the city" / Relatório Prática Ensino Supervisionada
em Educação Pre escolar "A criança na cidade"
Arguente
|
Margarida Pereira dos Santos (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
|
2019/11/22 | Political exile and theater: a look at the trajectory of Augusto Boal / Exílio e Teatro politico: um olhar para a trajectória
de Augusto Boal
Arguente
|
Daniela Lemes (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2019/10/23 | What's left? Ten years after Cafe Central - a creation in Community Theater / O que fica? Dez anos depois de Cafe Central
– uma criacao em Teatro Comunitario
Arguente principal
|
Maria Natalia Santos Vieira (Outro)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
|
2019/07/24 | Putting a new point in each story: possibilities of insertion of theater in early childhood education /Colocando um novo ponto
em cada conto: possibilidades de inserção do teatro na educação infantil (PhD UFBA-BR)
Arguente principal
|
Flávia Janiaski Vale (Doutoramento)
Universidade Federal da Bahia, Brasil
|
2019/07/04 | Performing arts: training, information and transformation: a transdisciplinary view of a case study / Artes performativas
: formação, informação e transformação : uma visão transdisciplinar de um estudo de caso (PhD University of Lisbon)
Arguente principal
|
Júlio Mantín da Fonseca (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
|
2019/01/30 | OPENING PATHS: Performance at the Parade of the Front Commission in the Samba Schools of Belém and Portugal / ABRINDO CAMINHOS:
A Performance nos Desfiles da Comissão de Frente nas Escolas de Samba de Belém e Portugal (PhD University of Evora)
Arguente principal
|
Francisco Barbosa Moreira (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
|
2018/12/14 | Artistic processes of collective creation and civic and political participation (PCP): a case study in Portugal and Brazil
in the context of community artistic practices (PAC) / Processos artisticos de criacao coletiva e participacao civica e politica
(PCP): estudo de caso em Portugal e no Brasil no ambito das praticas artisticas comunitarias (PAC). (PhD Qualification - University
of Oporto)
Orientador
|
Hugo Alves Cruz (Outro)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2018/07/18 |
The Recriar¬se project: how does music, as an artistic practice, contribute to social inclusion? / O projeto Recriar¬se: de
que modo e que a musica, enquanto pratica artistica, contribui para a inclusao social?
Arguente
|
Carlos Rozendo Barreto Xavier (Outro)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
2018/07/17 |
Supervised Teaching Practice in Pre-school Education: The Educational Environment and Motor Development of Children / Pratica
de Ensino Supervisionada em Educacao Pre-escolar: O Ambiente Educativo e o Desenvolvimento Motor da Crianca
Arguente
|
Tânia Mendes (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
|
2018/07/09 | Mamulengo Theater and Santo Aleixo puppets -associativism and patrimonialization in the popular puppet theater / Teatro de
mamulengo e Bonecos de Santo Aleixo -associativismo e patrimonializacao a partir do teatro popular de bonecos (PhD Qualification
- ISCTE)
Arguente
|
Ana Beatriz Goncalves (Outro)
Centro em Rede de Investigação em Antropologia, Portugal
|
2018/06/27 | Public space as a place of artistic creation and pedagogical interpellation / Espaco urbano como lugar de criacao artistica
e interpelacao pedagogica
Arguente principal
|
Cassia Batista (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
|
2018/06/26 |
Theater as a means of social reinsertion of prisoners. / O Teatro como meio de reinsercao social de reclusos.
Arguente principal
|
Luisa Costa Pinto (Doutoramento)
Universidade de Coimbra, Portugal
|
2018/06/08 | A new approach to Portuguese ceramic - Influence of the project Aldeia na Terra in the conception of a new artistic language
/ Uma nova abordagem a barristica portuguesa. Influencia do projecto Aldeia na Terra na concepcao de uma nova linguagem artistica
Presidente do júri
|
Tiago Cabeça (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
|
2018/01/22 | The Actor who is also manipulative: Possibilities of relationship between actor and puppet / O Ator que tambem e manipulador:
Possibilidades de relacao entre ator e boneco
Presidente do júri
|
Marilyz Regina Schrickte (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
|
2017/12/20 | Actor co-creator of the scene - In search of an active cinema built from the actor's improvisation / Ator cocriador da cena
– Em busca de um cinema ativo construido a partir do improviso do ator
Presidente do júri
|
Amelia Araujo Ferreira (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
|
2017/10/31 | Breaking through invisible walls: Dislocations with residents of a therapeutic residential service along expressive paths
/ Rompendo muros invisiveis: Deslocamentos com moradores de um serviço residencial terapeutico por trajetos expressivos
Arguente
|
Renata Queiro´z (Mestrado)
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Brasil
|
2016 | Public tests to award the title of Theater Specialist / Provas públicas para atribuição do título de Especialista em Teatro
Arguente
|
Fernando Casaca (Outro)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
2016 | Supervised Teaching Practice in Pre-school Education and 1st Cycle of Basic Education: Life at School and in the Family, which
Connections / Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico: A Vida na Escola e na
Família, que Conexões
Arguente
|
Joana Nunes Patrício (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
|
2016 | Supervised Teaching Practice in Preschool Education: The Importance of Play in Childhood Education / Prática de Ensino Supervisionada
em Educação Pré-escolar: A Importância do Brincar na Educação de Infância
Arguente
|
Joana Falcato Pereira (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
|
2016 | Supervised Teaching Practice in Pre-school Education and 1st Cycle of Basic Education: Literature for Children and Artistic
Expressions / Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico: A Literatura para a Infância
e as Expressões Artísticas
Arguente
|
Mafalda Maria de Sousa Pinheiro Mira Vaz Ramalho Franco, (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
|
2015 | PES Report on Pre-School and 1st Cycle Education / Relatório da PES em Ensino Pré-Escolar e do 1º Ciclo
Arguente
|
Andreia Filipa Oliveira Marques (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
|
2014/12 | O festival de Teatro escolar de Sintra
Arguente
|
Sandra Cristina Gomes (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
|
2014/11 | Relatório de Ensino da Educação Física
Vogal
|
Sara Babo (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
|
2014/11 | Prática de Ensino supervisionada em Ensino das artes Visuais
Arguente
|
Sara Pinho (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
|
2014/10 | A integração na Escola – Contributos da Educação Pré-Escolar em Crianças de Etnia Cigana
Arguente
|
Maria João Bravo (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
|
2014/05/25 | Supervised Teaching Practice Report on Pre-school Education / Relatório de Prática de ensino supervisionada em educação Pré-escolar
Arguente
|
Rita Mirador (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
|
2014/05/22 | Supervised Teaching Practice Report on Pre-school Education / Relatório de Prática de ensino supervisionada em Pré-escolar
Arguente
|
Carina Mocho (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
|
2014/02/14 | Formation of public and imaginary communities as a practice of freedom / Formação de Público e comunidades imaginarias como
prática de liberdade
Arguente
|
Guilherme Rosa (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2013/12/04 | Travel and fantasy: the puppet in the Pestalozzi kindergarten / Viagem e fantasia: a marioneta no jardim infantil Pestalozzi
Arguente
|
Ana Cristina Dias (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
|
2013/10/02 | Mina d Arte: A senior theater project / Mina d Arte: Um projecto de teatro senior
Arguente
|
Hugo Andrade (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
|
2013/07/17 | Teatraço, Community Theater in Tabuaço / Teatraço, Teatro Comunitário em Tabuaço
Arguente
|
Luís Coville (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2013/05/19 | Report of Supervised Teaching Practice in Pre-school, Master's in Pre-School Education, “Communicate to learn” / Relatório
de Prática de ensino supervisionada em Pré-escolar, do Mestrado em Educação Pré-Escolar, “Comunicar para aprender”
Arguente
|
Catarina Duarte Glória (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
|
2013/05/13 | Report of Supervised Teaching Practice in Pre-school, Master's in Pre-School Education, “Learning by projects / Relatório
de Prática de ensino supervisionada em Pré-escolar, do Mestrado em Educação Pré-Escolar, “Aprender por projectos
Arguente
|
Elsa Pepe (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
|
2013/04/29 | “4 wires in one hand” / “4 fios de uma mão”
Arguente
|
Maria de Fátima Coelho dos Mártires (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
|
2012/10/17 | Tradition and modernity in the preparation of the puppeteer-actor / Tradição e modernidade na preparação do actor-marionetista
Arguente
|
Hikmet Sabahat Ozguler Vorontsova (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
|
2012/09/11 | Report of Supervised Teaching Practice in Pre-school, from the Master in Pre-School Education - “Arts in Childhood / Relatório
de Prática de ensino supervisionada em Pré-escolar, do Mestrado em Educação Pré-Escolar - “As artes na Infância
Arguente
|
Cátia Alexandra Gregório da Costa (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
|
2012/09/11 | Report of Supervised Teaching Practice in Preschool, from the Master in Pre-School Education, “The role of drama in learning
process" / Relatório de Prática de ensino supervisionada em Pré-escolar, do Mestrado em Educação Pré-Escolar, “O papel da
expressão dramática na aprendizagem”
Arguente
|
Patrícia Alexandra Valadas Flor, (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
|
2011/07/22 | Theater, an immense space: Report of a theater experience in the community / Teatro, um espaço imenso: Relato duma experiência
de teatro na comunidade
Arguente
|
Ana Isabel Camacho Horta Oliveira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
|
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2023/02/09 - 2023/02/10 | Confere^ncia internacional Cross Media Arts 2023 ? Social Arts and Collaboration | ESBAL |
2022/07/14 - 2022/07/18 | IV Congresso Internacional em Arquitectura, Teatro e Cultura, Rio de Janeiro | UNIRIO - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro |
2019/01 - 2020/03/18 | EIRPAC 2019 - III Internacional Meeting on Artistic Community Practices / IIIEncontro Internacional de Reflexão sobre Práticas Artísticas Comunitárias, | Porto - Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto |
2017/01 - 2018/06 | Teachers Training: Looks from Evora UniverCity / A Formac¸a~o de Educador@s e Professor@s: Olhares a partir da UniverCidade de E´vora.A Formac¸a~o de Educador@s e Professor@s: Olhares a partir da UniverCidade de E´vora. | CIEP - University of Évora |
2016/03 - 2018/04 | II EIRPAC - Internacional Meeting on Artistic Community Practices / I Encontro Internacional de Reflexão sobre Práticas Artísticas Comunitárias 2017 | Teatro Nacional de São João Porto |
2017/11/03 - 2017/11/04 | International Congress of Artistic Education | Viseu - IPV |
2017/01 - 2017/06 | I INTERNATIONAL CONGRESS TEACHERS TRAINING III CHILDHOOD EDUCATION MEETING AT UFAL: dialogues between thI JORNADA INTERNACIONAL SOBRE FORMACAO DOS/DAS PROFESSORES/AS DE EDUCACA~O INFANTIL E III ENCONTRO DA EDUCACAO INFANTIL DA UFAL: dialogos entre teorias e praticas CEDU | CEDU – UFAL |
2016/06 - 2016/06 | Cross Media Arts' 2016 - 1st International Conference on Social arts and Transdisciplinarity | FEA - Universidade de Évora |
2014/10 - 2015/12 | EIRPAC 2015 - I Internacional Meeting on Artistic Community Practices / IEncontro Internacional de Reflexão sobre Práticas Artísticas Comunitárias, | Teatro Nacional de São João e TECA |
2008/02 - 2008/05 | Ibero American Congress on Artistic Education/Congresso Ibero Americano de Educação Artística - Sentidos transibéricos | Instituto Politécnico de Beja e Universidade de Évora |
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2021/01 - Atual | Urdimento – Revista de Estudos em Artes Cênicas - Dossier Temático vol 2 - nº 41 (e-ISSN: 2358-6958) | Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC |
2009 - Atual | INvisibilidades -Ibero-American Journal of Research in Education, Culture and Artss (ISSN 1647-0508) | APECV |
2019 - 2020 | REPERTÓRIO (2175-8131) | Universidade Federal da Bahia |
2016/01 - 2016/05 | Sensos-e Revista Multimédia de Investigação em educação vol. III N.1 ( ISSN 2183-1432) | Centro de Investigação e Inovação em educação |
Comissão de avaliação
Descrição da atividade Tipo de assessoria |
Instituição / Organização | Entidade financiadora | |
---|---|---|---|
2022/05 - 2022/11 | PhD Scholarship Evaluation FCT - Arts Panel (Theatre Specialist)
Avaliador
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal | Fundação para a Ciência e a Tecnologia |
2021/05/06 - 2021/10/25 | PhD Scholarship Evaluation FCT - Arts Panel (Theatre Specialist)
Avaliador
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal | Fundação para a Ciência e a Tecnologia |
2019 - 2021 | Acompanhamento, avaliac¸a~o e produc¸a~o de relato´rio no a^mbito das acc¸o~es de expressa~o arti´stica do Projecto EDUCARTE,
promovido pela CME em escolas do 1o Ciclo do concelho de Évora
Avaliador
|
Universidade de Évora, Portugal | Câmara Municipal de Évora |
2018/05 - 2018/07 | PhD Scholarship Evaluation FCT - Arts Panel
Avaliador
|
Ministério da Educação, Portugal | Fundação para a Ciência e a Tecnologia |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2019/09 - Atual | Arts Methodology Research / Metodologia de Investigação em Artes | Theatre Master (Mestrado) | Universidade de Évora, Portugal |
2019/09 - Atual | Specialised Research Seminar / Seminário Especializado de Investigação | Theatre Master (Mestrado) | Universidade de Évora, Portugal |
2016/02 - Atual | Theatre Projects Area /Area de Projectos em Teatro | Theatre Graduation / Curso de Teatro (Licenciatura) | Universidade de Évora, Portugal |
2015 - Atual | Acting/Directing Lab / Laboratório de Interpretação/Encenação | Master in Theatre / Mestrado em Teatro (Mestrado) | Universidade de Évora, Portugal |
2014/02 - Atual | Community Theatre Education / Teatro Educação e Comunidade | Theatre Graduation/ Curso de Teatro (Licenciatura) | Universidade de Évora, Portugal |
2014/02 - Atual | Theatre and Contexts / Teatro e Contextos | Theatre Graduation / Curso de Teatro (Licenciatura) | Universidade de Évora, Portugal |
1999/02 - Atual | Education, drama and Play / Educação, Expressão e Jogo Dramático | Educação Básica (Licenciatura) | Universidade de Évora, Portugal |
1999/02 - Atual | Theatre Play / Jogo Teatral | Teatro (Licenciatura) | Universidade de Évora, Portugal |
1999/02 - Atual | Temas Aprofundados de Educação e Expressão Dramática | (Outros) | Universidade de Évora, Portugal |
1999/02 - Atual | Improvisation/ Improvisação | Teatro (Licenciatura) | Universidade de Évora, Portugal |
1999/02 - Atual | Integrated Projects on Arts, Humanities, Sciences and Technologies / Projectos Integrados de Artes, Humanidades, Ciências e Tecnologias | Mestrado em educação pré- escolar e ensino 1º Ciclo (Mestrado) | Universidade de Évora, Portugal |
1999/02 - Atual | Projects on Non formal educational contexts /Projectos de Intervenção em contextos educativos não formais | Educação Básica (Licenciatura) | Universidade de Évora, Portugal |
1999/02 - Atual | Corporal Movement /Expressão Corporal | Enfermagem (Especialização pós-licenciatura) | Universidade de Évora, Portugal |
1999/02 - Atual | Oficina de Integração das Expressões / Integrative Expressions Lab | Educação Básica (Licenciatura) | Universidade de Évora, Portugal |
2022/03 - 2022/06 | In-Training Course/ Formadora: AC¸A^O DE FORMAC¸A^O - Circulo de estudos em educac¸a~o para a sustentabilidade: Viver, interrogar, transformar CCPFC/ACC-112468/21 Marco a junho de 2022 | Formação contínua de Professores - Acção de Formação (Círculo de Estudos) (Outros) | Universidade de Évora, Portugal |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2018/04 - Atual | European Association for study of Theatre and Performance (EASTAP) | National Member Associated |
2012/12 - Atual | Portuguese Movement of Artistic Intervention and Education through Art / Movimento Português de Intervenção Artística e Educação pela Arte | Associated Member |
2001 - Atual | IDEA - International Drama Theatre Education association | Member associated |
1999/01 - Atual | AMP - Portuguese Menuhin Association / Associação Menuhin Portugal | Member of direction |
1998/02 - 2001/12 | Lusophonie sounds Association / Associação Sons da Lusofonia | Pedagogical coordinator |
Outro júri / avaliação
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2018/02 - 2018/05 | Imaginarius - Street Theatre Festival | Cãmara Municipal de Santa Maria da Feira, Portugal |