???global.info.a_carregar???
Isabel Bezelga holds a PhD in Theatre from the University of Évora and specialises in Theatre Education and Artistic Intercultural Methodologies. She research in the scope of participatory artistic practices at the Research Centre in Art History and Artistic Creation (CHAIA-UE). She also collaborates at the Institute for Literature and Tradition Studies - Heritage, Arts and Cultures (IELT/FCSH - Universidade Nova de Lisboa) and the Research Centre in Education and Psychology (CIEP -UE). He has supervised post-doctoral, doctoral and master's studies in the areas of Theatre, Community Theatre and Education and has given evidence in Portuguese and Brazilian HEIs, organized international academic meetings and collaborated in Journals, Academic jury and awards. His work has been published in books and specialized journals interacting frequently with co-authors of scientific works. She is an Associated Professor at the School of Arts - University of Évora where she teaches in the Departments of Performing Arts and Pedagogy and Education. she is currently Course Director of the Master in Theatre - Acting/Directing. She was Course Director of the Theatre Degrees and Member Theatre Dir. Course of Education. She has developed her professional activity as: Actress, Artistic director, Trainer and Teacher of various degrees and levels; Member of the Monitoring and Evaluation Commission of D.R.C.Alentejo (Theatre); Consultant and Creator of the Curricular Guidelines of Theatre in Basic and Secondary Education at the Ministry of Education; Coordinator of artistic, educational and socio-cultural projects, focusing on the promotion of Arts, participation and collaboration in public space. She has published works in the field of theatre and community and in arts/education, in several books and journals on national and international fields.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Isabel Bezelga

Nomes de citação

  • Bezelga, Isabel

Identificadores de autor

Ciência ID
9112-62FB-A6A9
ORCID iD
0000-0001-9048-240X

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação
  • Humanidades - Artes - Estudo das Artes da Representação (música, teatro e dramaturgia)

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Francês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Espanhol; Castelhano Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Formação
Grau Classificação
2012
Concluído
Estudos Teatrais (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
"PERFORMANCE TRADICIONAL E TEATRO E COMUNIDADE: INTERACÇÕES, CONTRIBUTOS E DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS O CASO DAS BRINCAS DE ÉVORA" (TESE/DISSERTAÇÃO)
19
2003
Concluído
não aplicável (Mestrado)
Especialização em Ciências de Educação
Universidade de Évora, Portugal
"As expressões artísticas e a diversidade cultural" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Very Good
1998
Concluído
Licenciatura em Ciências da Educação (Licenciatura)
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
"Formação de Professores e Expressões Artísticas" (TESE/DISSERTAÇÃO)
15 Valores
1996
Concluído
CESE Teatro Educação (Pós-Graduação)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
15
1996
Concluído
Curso de Estudos Superiores Especializados em Teatro e Educação (Diploma de especialização)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal
"O papel da expressão dramática na formação de terapeutas" (TESE/DISSERTAÇÃO)
15 Valores
1994
Concluído
Especialization Voice of actor (Outros)
Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal
1988 - 1989
Concluído
Video (Curso médio)
Instituto de Artes Visuais, Design e Marketing, Portugal
1989
Concluído
Curso de Operadores de Video (Curso de Especialização Tecnológica)
Instituto de Arte Design e Empresa - Universitário, Portugal
"não aplicável" (TESE/DISSERTAÇÃO)
GOOD
1982
Concluído
Curso Superior de Formação de Professores de Educação pela Arte (Bacharelato)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal

Conservatório Nacional - Escola Superior de educação pela Arte, Portugal
"Educação pela Arte com crianças de Alfama" (TESE/DISSERTAÇÃO)
14 valores
1981
Concluído
Acting especialization /Aperfeiçoamento do actor (Outros)
Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2022 - Atual Professor Associado (Docente Universitário) Universidade de Évora, Portugal
2012/02/01 - 2022 Leitor (Docente Universitário) Universidade de Évora Centro de História de Arte e Investigação Artística, Portugal
1999/02 - 2012/07 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade de Évora, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1996/09 - 1999/06 professor (professora) Escola Secundária D.Joao V, Portugal
1995/09 - 1998/01 professora (docente) Escola Superior de Saúde do Alcoitão, Portugal
1985/10 - 1996/01 professora (professora) Centro Infantil Helen Keller, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2021/09/07 - Atual Green E.Th.I.Cs: Green Experience through Theatre Inspiring Communities -CREA-CULT-2021-COOP
101056116
Co-Investigador Responsável (Co-IR)
Universidade de Évora Centro de História de Arte e Investigação Artística, Portugal
European Commission Creative Europe
Em curso
2021/01 - Atual EMOCIONARTE: Buenas Práticad de inclusíon de menores com otras capacidaded a través del Arte
Co-Investigador Responsável (Co-IR)
Universidade de Évora Centro de História de Arte e Investigação Artística, Portugal
Em curso

Outro

Designação Financiadores
2019/04/01 - Atual "A criança, a cidade e o património: Diálogos de saberes e fazeres das comunidades penedenses e eborenses"
UFAL-FUNDEPSE
Investigador
Universidade de Évora, Portugal

Universidade Federal de Alagoas, Brasil
Prefeitura de Penedo
Em curso
Produções

Publicações

Artigo em boletim informativo
  1. Bezelga, Isabel; Valente, lucília. "“Brincas of Évora” Rituals of Carnival and performance in the south of Portugal: Rural and traditional festivities in the contemporary world", The International Journal of the Arts in Society, 2009, http://hdl.handle.net/10174/4300.
Artigo em revista
  1. Lenira Haddad; Folque, M. A.; Jeane Amaral; isabel Bezelga. "Ressonâncias de uma experiência além-mar de formação continuada de professoras de educação infantil". Cadernos Cedes 43 119 (2023): https://submission.scielo.br/index.php/ccedes/article/view/256572.
  2. Lima, Evelyn F.W.; MUNK, Leonardo; MESSENTIER, Leonardo; Bezelga, Isabel . Autor correspondente: MESSENTIER, Leonardo. "Cidades, espac¸os teatrais e experie^ncias arti´sticas: uma introduc¸a~o". Urdimento – Revista de Estudos em Artes Ce^nicas v. 3, n. 4 (2022): http://hdl.handle.net/10174/33268 e-ISSN: 2358-6958.
    Acesso aberto • Publicado
  3. Rocha, Daniel; Bezelga, Isabel. "Diálogo intercultural: O sistema de Peter Brook aplicado no Teatro popular religioso". Pitágoras 500 11 1 (2021): 35-47. http://dx.doi.org/10.20396/pita.v11i1.8663651.
    Publicado • 10.20396/pita.v11i1.8663651
  4. Cruz, Hugo; Bezelga, Isabel; Menezes, Isabel. "The quality of participation of Brazilian theatre collectives in contexts of community artistic practices". Research in Drama Education: The Journal of Applied Theatre and Performance 26 4 (2021): 621-637. http://dx.doi.org/10.1080/13569783.2021.1908883.
    Publicado • 10.1080/13569783.2021.1908883
  5. Bezelga, Isabel ; Mendonça, Celida. "Um olhar sobre o impacto da experie^ncia teatral no exerci´cio da alteridade e no processo de socializac¸a~o de crianc¸as em contextos educacionais /A look at the impact of the theatrical experience in the exercise of otherness and in the socialization process of children in educational contexts". Revista Educação, Artes e Inclusão, UDESC ISNN 1984-3178 16 4 (2020): 143-165. http://hdl.handle.net/10174/28250.
    Acesso aberto • Publicado
  6. Bezelga, Isabel ; Folque, Maria Assunção; Ostetto, Luciana. "Beyond a curricular program: the aesthetic education of pre-school and primary school teachers /ALÉM DE UM PROGRAMA CURRICULAR: A FORMAÇÃO ESTÉTICA DE PROFESSORAS/EDUCADORAS DAS INFÂNCIAS". Educação e Fronteiras ISSN 2237-258X 9 27 (2020): 23-35. https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/educacao/article/view/12609/5998>..
    Acesso aberto • Publicado
  7. Cruz, Hugo; Bezelga, Isabel; Menezes, Isabel. "For a Typology of Participation in Community Artistic Practices: the experience of three theater groups in Brazil and Portugal". Revista Brasileira de Estudos da Presença 10 2 (2020): http://dx.doi.org/10.1590/2237-266089422.
    Publicado • 10.1590/2237-266089422
  8. Bezelga, Isabel. "PLAY, ENJOY, EXPERIENCE! The presence of the Arts in Education in Education at the University of Évora / BRINCAR, FRUIR, EXPERIMENTAR! A presença das Artes na formação em Educação da Universidade de Évora". Poiésis - Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação 12 21 (2018): 167. http://dx.doi.org/10.19177/prppge.v12e212018167-184.
    Acesso aberto • Publicado • 10.19177/prppge.v12e212018167-184
  9. Bezelga, Isabel. "The role of the arts in promoting academic success: The pleasure of making it happen! / O papel das artes na promoção do sucesso académico: O prazer de fazer acontecer!". 7 (2017): 72-81. http://oaji.net/articles/2017/5737-1510150667.pdf.
    Publicado
  10. Bezelga, Isabel ; Aguiar, Ramon. "Theater, Locus and Community / Teatro, locus e Comunidade". 14 (2016): http://www.pluralpluriel.org/index.php/revue/article/view/28.
    Acesso aberto • Publicado
  11. Bezelga, Isabel ; Cruz, Hugo; Aguiar, Ramon. "Research into Community Theater: perspectives from Portugal and Brazil / La investigación en prácticas de Teatro y Comunidad: perspectivas desde Portugal y Brasil". 6 9 (2016): 8-26. http://hdl.handle.net/10174/20176.
    Acesso aberto • Publicado
  12. Bezelga, Isabel. "Participatory approaches to community theater and theater training / As abordagens participativas do teatro e comunidade na formação em teatro". 4 2 (2016): 51-66. http://mediacoes.ese.ips.pt/index.php/mediacoesonline/article/view/130/pdf.
    Acesso aberto • Publicado
  13. Bezelga, isabel; Aguiar, Ramon; Cruz, Hugo; Wengorovius, Rita. "Community theater principles and practices: Community poetics, pedagogies and dramaturgies / Princípios e práticas de teatro e comunidade: Poéticas, pedagogias e dramaturgias da Comunidade". Atas do 2.º Congresso da Rede IberoAmericana de Educação Artística/26.º Encontro Nacional da Associação de Professores de Expressão e Comunicação Visual Nº Temátic (2015): 112-120. http://www.apecv.pt/atividades/atasapecv26.pdf.
    Publicado
  14. Bezelga, Isabel. "Revisiting the paths of artistic education to face challenges: the case of theater education / Revisitar os percursos da educação artística para enfrentar desafios: o caso do teatroeducação". Revista Digital do LAV 8 2 (2015): 18-47. http://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-2.2.2/index.php/revislav/issue/view/947.
    Acesso aberto • Publicado
  15. Bezelga, Isabel ; Aguiar, Ramon; WENGOROVIUS, RITA; Cruz, Hugo. "Community theater, principles and practices: Community - poetics, pedagogies and dramaturgies / Princípios e práticas de teatro e comunidade: Poéticas, pedagogias e dramaturgias da Comunidade". (2015): 112-120. http://www.apecv.pt/atividades/atasapecv26.pdf.
    Acesso aberto • Publicado
  16. Bezelga, Isabel. "The urgency of a quality community artistic and theatrical approach / A urgência duma abordagem artística e teatral comunitária de qualidade". I (2014): 33-44. http://hdl.handle.net/10174/13748.
    Publicado
  17. Bezelga, Isabel. "Hybrid methodological contributions to arts research / Contributos metodológicos híbridos em investigação em artes". I (2014): 55-60. http://hdl.handle.net/10174/17748.
    Acesso aberto • Publicado
  18. Bezelga, Isabel ; Prieto, Mercedes; Araújo, Liliana. "Traditional dance at school / Danza tradicional na escola: Relato de duas experiencias de inclusión da danza tradicional no programa curricular do ensino básico". 1 7 (2012): 43-53. http://revista.musicrearte.com/musicrearte_digital_numero01_2012_files/musicrearte_digital_01_2012_prov_art07.pdf.
    Acesso aberto • Publicado
  19. Bezelga, Isabel. "Manifestations of popular theatricality: The Brincas of Évora / Manifestações de teatralidade popular: As Brincas de Évora". 2 (2010): 57-64. http://hdl.handle.net/10174/7421.
    Publicado
  20. Bezelga, Isabel ; Valente, lucília. "Learning from folk art / Aprender com a arte popular". (2010): 254-266. http://hdl.handle.net/10174/4358.
    Publicado
  21. bezelga, isabel. "DRAMA/THEATRE & EDUCATION in PORTUGAL". I (2007): 46-59. http://hdl.handle.net/10174/1076.
    Publicado
  22. Bezelga, Isabel. "The arts and education: A bridge between two worlds / Artes na Educação: Uma ponte entre dois Mundos". Cadernos de Educação de Infância 64 (2002): 22-26. http://www.apei.pt/edicoes/cei/index.php?ide=106&sort=2002.
    Publicado
Artigo em revista (magazine)
  1. Bezelga, Isabel. "The intercultural approach from traditional to contemporary: a contribution to artistic education / A abordagem intercultural do tradicional ao contemporaneo: um contributo para a educação artística", Revista Imaginar, 2013
Capítulo de livro
  1. Bezelga, Isabel. "Theatre, city and participation: between memory and becoming.". In A arquitetura, as pra´ticas arti´sticas e o patrimo^nio cultural: reflexo~es contempora^neas, da teoria a` pra´tica / Architecture, artistic practices and cultural heritage: contemporary reflections, from theory to practice, 163-182. Rio de Janeiro, Brasil: Loop Ed., 2022.
    Publicado
  2. Haddad, Lenira; Folque, Maria Assunção; Amaral, Jeane; Bezelga, Isabel . Autor correspondente: Amaral, Jeane. "A Potência (trans)formadora da residência pedagógica e cultural na voz de educadores/as de infância de Évora e professoras de educação infantil de Penedo". In Training perspectives and experiences in early childhood education; Perspetivas e experiências de formação em educação de infância; Perspectivas y experiencias de formación en educación infantil, editado por Da Silva, A B; Craveiro, Catarina; MEDEIROS, PAULA, 78-98. Porto, Portugal: Escola Superior de Educação Paula Frassineti, 2022.
    Publicado
  3. Isabel Bezelga. "Community Theatre Diversity: Connections Between Portugal and Brazil". 57-67. Milano, Itália: FrancoAngeli, 2021.
    Publicado • 10.3280/oa-637-5
  4. Bezelga, Isabel ; Aguiar, Ramon. "Theater and community: reflections on academic praxis / Teatro e comunidade: reflexões acerca da práxis académica". In Práticas Artísticas: Participação e Comunidade, editado por CHAIA, 175-190. Évora, Portugal: CHAIA-Universidade de Évora, 2019.
    Publicado
  5. Bezelga, Isabel. "From there to here: Ingrid Koudela in Portugal / De lá para cá: Ingrid Koudela em Portugal". In O teatro como alegoria, 79-82. Recife, Brasil: SESC-Recife, 2018.
    Publicado
  6. Bezelga, Isabel ; Pomar, Clarinda; Craveiro Lopes, M. "PLAY AND EXPRESSION: WHAT SENSES AND CHALLENGES IN TRAINING / JOGO E EXPRESSÃO: QUE SENTIDOS E DESAFIOS NA FORMAÇÃO". Évora, Portugal: CIEP-Universidade de Évora, 2018.
    Publicado
  7. Bezelga, Isabel. "Opening borders!". editado por Furtado, Teresa Veiga; Pinto, Paula, 432-449. Vale Cambra, Portugal: Caleidoscópio, 2018.
    Publicado
  8. Bezelga, Isabel. "Community theater: Perspective from Portugal / Teatro comunitario: Perspectiva desde Portugal". editado por Zazueta, Juan; Hérnandez, Domingo, 51-70. Ciudad de Mexico, México: Universidad Autónoma de Sinaloa e Instituto Nacional de Bellas Artes/Centro Nacional de Investigación, Documentación e Información Teatral Rodolfo Usigli, 2017.
    Publicado
  9. Zurbach, Christine; Bezelga, Isabel ; Ferreira, José Alberto. "La Formation au théâtre au Portugal / Theater Training in Portugal". 269-289. Besançon, França: L'Harmattan, 2016.
    Publicado
  10. Bezelga, Isabel. "Theater and community in Portugal: Practices that reflect the relationship between theater, education and society / Teatro e comunidade em Portugal: Práticas que reflectem a relação entre teatro, educação e sociedade". 213-240. Lisboa, Portugal: Fundação Calouste Gulbenkian, 2015.
    Publicado
  11. Bezelga, Isabel. "Perspectives of Community Theater and Education in Higher Education. The case of the University of Évora / Perspectivas de Educação Comunitária e Teatral no Ensino Superior. O caso da Universidade de Évora". 191-210. Chaves, Portugal: Intervenção, 2014.
    Publicado
  12. Bezelga, Isabel. "Theater Facilitators in popular cultures / Facilitadores Teatrais nos contextos das culturas populares". 191-210. Chaves, Portugal: Intervenção, 2013.
    Publicado
  13. Bezelga, Isabel; Martins, Pedro. "Martins, António Augusto". In Dicionário de Educadores Portugueses, 870-875. Porto, Portugal: Edições Asa, 2003.
    Publicado
  14. Bezelga, Isabel. "MUS_E Portugal". In Que sorte, Ciganos na nossa escola!, 275-280. Lisboa, Portugal: Centre des recherches tziganes/ Secretariado Entre Culturas, 2001.
    Publicado
Edição de número de revista
  1. Bezelga, Isabel ; Giulia Innocenti. "INTRODUCTION - THEATRES AND POLITICS TODAY Lights and Shadows of a Long Relationship". Comunicazioni Sociali 3 (2022): http://hdl.handle.net/10174/31155.
    Publicado • Co-editor
Livro
  1. Bezelga, Isabel ; Cruz, Hugo; Cruz, Carla; Falcão, Miguel; Aguiar, Ramon. The search for the common - Artistic practices for other possible futures / A busca do comum - Práticas artísticas para outros futuros possíveis. Porto, Portugal: Instituto de Investigac¸a~o em Arte, Design e Sociedade – i2ADS. 2020.
    Publicado
  2. Bezelga, Isabel ; Cruz, Hugo; Aguiar, Ramon. Artistic Practices: Participation and Community / Práticas Artísticas: Participação e Comunidade. Évora, Portugal: CHAIA-Universidade de Évora. 2019.
    Publicado
  3. Balça, Ângela; Bezelga, Isabel; Leal_da_Costa, Conceição; Pomar, Clarinda; Magalhães, Olga; Moreira, Lurdes. Te@chers Training: Views from the UniverCity of Évora / A Formação de Educador@s e Professor@s: Olhares a partir da UniverCidade de Évora.. Évora, Portugal: Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora (CIEP|UE). 2018.
    Publicado • Editor
  4. Folque, Maria Assunção; Bezelga, Isabel. Traits of AIR, EARTH, WATER and FIRE, from the children's perspective / Traços de AR, TERRA, ÁGUA e FOGO, na perspetiva das crianças. Évora, Portugal: Évora University. 2017.
    Publicado
  5. Cruz, Hugo; Bezelga, Isabel; Rodrigues, Paulo. Community Artistic Practices / Práticas Artísticas Comunitárias. Évora, Portugal: PELE, CHAIA – UE/UID/EAT/00112/2013/FCT E-BOOK. 2017.
    Publicado • Editor
  6. Bezelga, Isabel. Loud Voices - Contemporary Practices / Altas Vozes - Brincas de Évora: Práticas contemporâneas. Lisboa, Portugal: Arranha Céus. 2015.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Silva, Daniela Mota. "Teatro e Comunidade - Uma ponte para construção de novas histórias". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/10362/76273.
  2. Costa, Maria Georgina da. "A expressão dramática como promotora da aprendizagem no 1º ciclo do ensino básico no distrito de Lembá, S. Tomé e Príncipe". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/10174/26300.
  3. Torrado, Beatriz Santos. "Prática de ensino supervisionada em educação-pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico - Brincar: interações e aprendizagens". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10174/24178.
  4. Oliveira, Patrícia Alexandra de Matos. "Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: o jogo simbólico como potenciador da experiência cultural das crianças". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10174/23568.
  5. Silva, Gisela Gonzaga. "A comunicação contemporânea: transcrevendo o autismo para a performance". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10174/20784.
  6. Santos, Adriana Maria dos. "A esquizofrenia como recurso de construção da personagem contemporânea". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10174/20785.
  7. Rosário, Mariana Rita Ferreira do. "O papel do encenador no processo de cocriação de um espetáculo". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10174/20872.
  8. Mendonça, João Tiago. "A educação de um jovem actor: foco numa consciência sensível". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10400.21/8480.
  9. Oliveira, Alexandra Marques Espiridião de Oliveira. "Reconceptualização das Brincas de Évora: encenação em teatro-comunidade". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10174/20875.
  10. Pereira, Joana Maria Falcato. "Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: a importância do brincar na educação de infância". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10174/18300.
  11. Rosa, Joana Miguel Santana Marques Aleixo. "Prática de ensino supervisionada em ducação pré-escolar: o papel da expressão dramática no brincar". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10174/17681.
  12. Serrano, Sandra Cristina Duque dos Reis. "Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: as expressóes artísticas como integradoras das aprendizagens na infância". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10174/10821.
  13. Guerreiro, Alexandra Maria Caeiro. "Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: a expressão dramática como mediadora de aprendizagens". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10174/10563.
  14. Bezelga, Isabel Maria Gonçalves. "Folk performance and Community Theatre: Contemporary interactions, issues and challenges /Performance tradicional e teatro e comunidade: interacções, contributos e desafios contemporâneos. O caso das brincas de Évora". Doutoramento, Universidade de Évora, 2012. http://hdl.handle.net/10174/11843.

Artística / Interpretação

Interpretação artística
  1. Bezelga, Isabel. 2020. "Ainda há Tempo" Participative colaboration. Palácio Barrocal - INATEL Évora.
  2. Bezelga, Isabel; Galhardas, Rolando; Afonso, Chissangue; Jaulino, Ruben; Carrasco, Tiago; Roque, Paulo; Fundação Eugénio de Almeida. 2019. Está aí alguém - Site specific parcours (coordination). Pateo de São Miguel.
  3. Bezelga, Isabel. 2019. Estamos vivos - Colective creation. Leões - Évora.
  4. Bezelga, isabel; Theatre Graduation Students. 2017. O que é Arte - performative parcours. Historical center Évora.
  5. Bezelga, isabel; Gonzaga, Gisela; Santos, Adriana. 2016. Rotina - Coordination. Black Box Leões.
  6. bezelga, isabel; Rosário Mariana; Frazão, Eduardo. 2016. Ensaio para o Fim - Coordination. Teatro da Comuna Lisboa.
  7. bezelga, isabel; Theatre Graduation Students; Câmara municipal de Évora. 2016. Sete Aguas Site specific Performance - Direction. Lg. Chao das Covas.
  8. Theatre Master - university of évora. 2016. “Realismo de Cristal” Tenesse Williams, direction João Lagarto. Black Box Leões - Évora.
  9. Bezelga, Isabel; Theatre Graduation Students; FATAL FEstival. 2015. "Carta ao Pai " a partir de Kafka - Direction João Lafgarto. Palácio Burnay , Lisboa.

Outros

Outra produção
  1. Educac¸a~o e Vive^ncias Performativas Fora de Portas ou a Busca por uma Visa~o Ecolo´gica. Texto Introdutório em:Antologia de Educac¸a~o Arti´stica e Sustentabilidade: orientac¸o~es para estrate´gias de educac¸a~o ambiental atrave´s das artes Editoras | Mo´nica Oliveira, Teresa Torres de Ec¸a, A^ngela Saldanha, Ce´lia Ferreira APECV DOI | 10.24981/2021-AEAS 2021. 2021. Bezelga, Isabel. http://hdl.handle.net/10174/30841.
  2. Anual School Theater Meetings / Encontros de Teatro na Escola. The evolution of Drama / Theater - 3rd cycle and Secondary (last 30 years) Teachers training questions about implementing competences and skills / A evolução da expressão Dramática/Teatro – 3º ciclo e Secundário (últimos 30 anos)e as Questões que se colocam à Formação de Professores no Desenvolvimento de Competências em Teatro / Expressão Dramática. 2008. bezelga, isabel. http://hdl.handle.net/10174/1169.
  3. “LET’S MUS-E® TOGETHER!”. Text " From MUS-E to MUSEpe, 9 years of artistic intercultural action" at the International Conference “LET’S MUS-E® TOGETHER!” organized by International Yehudi Menuhin Foundation, held at Callouste Gulbenkian Foundation. 2008. bezelga, isabel; pereira, tiago. http://hdl.handle.net/10174/1168.
  4. Imaginary Fair: Artistic Intercultural approach at school - SIMPÓSIO -CONGESSO UNICIDADE DO CONHECIMENTO. action-research project carried out in the area of ¿¿intercultural education developed within the MUS-E Project. Process of creating the Feira do Imaginário carried out with PIM-TEATRO. projecto de investigação-acção realizado na área da Educação intercultural desenvolvido no seio do Projecto MUS-E processo de criação da Feira do Imaginário realizadas em conjunto com o PIM-TEATRO. 2008. bezelga, isabel; Espiridião, Alexandra. http://hdl.handle.net/10174/1079.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2022/12/05 Mais "nos" que "eu e eles" - A experiencia de ser professor(a) de Teatro - Seminar invited II Seminario de Didatica Especifica para o Ensino Vocacional de Musica, 5 dezembro,
University of Evora - Music Department (Évora, Portugal)
2022/09/23 Bezelga I. e Rodrigues, P. - A pesquisa em Estudos de Teatro e Performance no CHAIA e Formação em Artes Cénicas
ESMAE - IPPORTO (porto, Portugal)
2022/09/16 Bezelga. I. , Haddad, L. e Amaral, J.- "Deambulac¸o~es e descobertas na cidade", SPCE
IPL - ESElisboa (Lisboa)
2022/09/16 Artes, educac¸a~o e espac¸o pu´blico Espac¸o pu´blico e tempo/espac¸o da educac¸a~o. Invited speaker at SPCE, IPL, Lisbon
IPL - ESElisboa / SPCE (Lisboa, Portugal)
2022/07/17 Teatro, cidade e participac¸a~o: Entre a memo´ria e o devir - Keynote speaker IV Congresso Internacional em Arquitectura, Teatro e Cultura, UNIRIO-BR
UNIRIO - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro, Brasil)
2022/05/26 l n y a pas de repetions dans la vie: diriger et jouer on-line - Ana Tamen e Isabel Bezelga - EASTAP Congress - Milan V Congresso Internacional EASTAP "THEATRICAL MIND - Authorship, Staging and Beyond, 23 -27 Maio, Picollo Teatro de Milano
Picolo Teatro di Milano / EASTAP (Milan)
2022/03/24 Formacao de professores na area de teatro: A experie^ncia da Universidade de E´vora - Chão de Oliva /CCOlga Cadaval Sintra Jornada de Teatro e Educacao 30.a edicao da Mostra de Teatro das Escolas de Sintra, | C. C. Olga Cadaval
Associação Chao de Oliva - Câmara Municipal de Sintra (Sintra)
2021/08/18 Creation and research in the Performing Arts. Concerns about the Performance, heritage and community project/Criação e pesquisa nas artes da Cena. Inquietações no projecto Performance, património e comunidade VI jornada nacional arquitetura teatro e cultura / Lab. Estudos do Espaço Teatral e Memória Urbana
UNIRIO - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro, Brasil)
2020/02/06 Role of folk performances in education and citizenship / A importância das manifestações das culturas populares na educação e cidadania. Conferência de abertura - I SEMINÁRIO ANUAL SOBRE A CRIANÇA, A CIDADE E O PATRIMÔMIO
Prefeitura de Penedo - Teatro Municipal 7 de Setembro (Penedo-Alagoas, Brasil)
2020/02/04 Heritage trails with children / Percursos e trilhos no património com crianças Tourism Graduation Conference / Ciclo de Conferência do Curso de Turismo
Unidade Penedo da UFAL (Penedo, Brasil)
2019/12/20 Masks and Carnival Project #KOI International ccoperation Meeting
Sardegna Ragazzi Terribili Association (Sassari - Sardegna, Itália)
2019/10/10 What do we talk about when we talk about participatory art? / De que falamos quando falamos de arte participativa? Luso-Brazilian Colloquium on Inclusive Art: Who Includes Who? / Colóquio Luso-Brasileiro de Arte Inclusiva: Quem Inclui Quem?
ESAP - Escola Superior Artística do Porto (Porto, Portugal)
2019/09/24 "Is anyone there?" - Phantasmagoria and memory: processes of artistic creation in a museum context. II Congress European Association of Theatre and Performance (EASTAP)
Faculdade de Letras - Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2019/09/20 Diversity of Community Theatres: Looks from EIRPAC 15/17/19 International Conference: Performing the social
Universitá Catolica di Milano (Milano, Itália)
2019/09/16 Community Artistic Practices and Civic and Political Participation in Portugal and Brazil / Práticas Artísticas Comunitárias e Participação cívica e política em Portugal e Brasil III EIRPAC - International Meeting on Community Artistic Practices Reflection
Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2019/04/05 To problematize research in Theater and Performance / Problematizar a investigação em Teatro e Performance Conference given in the scope of the 1st Round of Conferences of Performing Arts at UFAL / Conferência proferida no âmbito da 1ª Roda de Conferências de Artes Cénicas da UFAL
Espaço Cultural - UFAL (Maceió, Brasil)
2019/04/02 Heritage and Children / Património e criança Technical meeting of the Project "The child, the city and the heritage: dialogues with the knowledge and practices of the Penedense and Éborense community / Reunião técnica do Projeto "A criança, a cidade e o património: diálogos com os saberes e fazeres da comunidade penedense e eborense
Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) (Maceió, Brasil)
2019/03/28 Theatre Graduation and Master's training at the University of Évora / A formação da licenciatura e Mestrado na Universidade de Évora Lecture on Scenic Pluralities - Academic Week of the theater course at UFAL / Palestra em Pluralidades Cénicas - Semana Académica do curso de teatro da UFAL.
Escola de Artes - UFAL (Maceió, Brasil)
2019/03/22 Cartography as method in heritage research / O método cartográfico na pesquisa em contexto patrimonial Lecture to researchers Education & childhood network / Palestra para investigadores da Rede Educação E infâncias
Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) (Maceió, Brasil)
2018/11/27 Child, City and Heritage / A criança. A cidade e o património. 1º Encontro Património, Educação e Cultura / 1 Encounter on Heritage, Education and Culture
Instituto Politécnico de Castelo Branco (Castelo Branco, Portugal)
2018/10/24 Évora Site Specific Performance: Transversal artistic research / Projets de Performance site specific à Évora – par le biais de pratiques transversales I Congrés EASTAP European Association Study in Theatre and Performance
Université Sorbonne Nouvelle (Paris, França)
2018/07/25 THEATER AND COMMUNITY: CONTRIBUTIONS TO TEACHER TRAINING IN BRAZIL AND PORTUGAL/ TEATRO E COMUNIDADE: CONTRIBUICOES A FORMACAO DE PROFESSORES NO BRASIL E PORTUGAL VI Congresso Internacional SESC de Arte Educação
Universidade Federal de Pernambuco (Recife, Brasil)
2018/07/24 Tribute of Portugal at Afect circle homage to Ingrid Koudela / Homenagem de Portugal na Mesa de Afectos em homenagem a Ingrid Koudela. VI Congresso Internacional SESC de Arte Educac¸a~o
Universidade Federal de Pernambuco (Recife, Brasil)
2018/07/03 Heritage and participation: itineraries of performative research / Patrimonio e participacao: ­ itinerancias de pesquisa performativa FCT Science Meeting / Encontro de Ciencia FCT 2018
FIL - Centro de congressos de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2017/09/20 Community theatre locus of : approximations Portugal - Brazil / O locus do teatro comunitario: aproximacoes Portugal­ Brasil EIRPAC Internacional Meeting on Artistic Community Practices / Encontro internacional de reflexão sobre práticas artísticas comunitárias
TECA - Teatro Nacional de São João (Porto, Portugal)
2017/07/07 Community Theatre and Theatre Training IDEA Expert Session. General Council of International Drama Theatre Meeting / celebration IDEA 25 YEARS
University of Evora (Évora, Portugal)
2017/06/08 Community theatre perspectives in Portugal / Perspectivas de teatro e comunidade em Portugal Conference Arts and Theatre
Centro de artes da UFPE (Recife)
2017/05/29 Theater, community and participation in the public space / Teatro, comunidade e participação no espaço público Theatre in the World - Cycle Conferences / Conferência no Ciclo "Teatro no Mundo"
Escola de Comunicação e Artes. UFPE (Recife, Brasil)
2016/09/08 The role of the arts in promoting academic success: The pleasure of making it happen! / O papel das artes na promocao do sucesso academico: O prazer de fazer acontecer! Invite Speaker VII Artistic Education Congress Painel de Abertura do VII Congresso de Educacao Artistica
Direccao de Servicos de Educacao Artistica e Multimedia da Madeira (Funchal, Portugal)
2016/06/25 " the squares have houses and people too! Theatre and Community: Practices claiming the right to participate" Cross Media Arts' 2016­1 st International Conference on Social Arts and Transdisciplinarity
Fundac¸a~o Euge´nio d'Almeida (Évora, Portugal)
2016/06/24 Opening borders! Cross Media Arts' 2016­1 st International Conference on Social Arts and Transdisciplinarity
Fundac¸a~o Euge´nio d'Almeida, (Évora, Portugal)
2016/04/21 The Artistic team identity and the Intercultural Artistic aproach in MUS­E Project" conference at ERASMUS+ 2nd TRAINING EVENT PROGRAM "ARTE PARA LA MOTIVACIO´N"
Centro Nacional de Cultura (Lisboa, Portugal)
2015/11/27 Pictographs: a collaborative creative process developed with children / Pictografos: um processo criativo colaborativo desenvolvido com criancas II International Aestetic and Arts Meeting / VII Encontro CIED – II Encontro Internacional: Estetica e Arte em Educacao
Escola Superior de Educacao de Lisboa, (Lisboa, Portugal)
2015/11/14 The experience of Portuguese Theatre Community XV Congresso de la Associacio´n Mexicana de Artes Esce´nicas (AMIT) opening conference
University of Sinaloa (Culiacan, México)
2015/03/05 Community Theater as a promoter of citizenship / Teatro e comunidade como promotor de cidadania" (Re) Thinking Social Neighborhoods: Stimulating Active Citizenship. / (Re)Pensar os Bairros Sociais: Estimular para uma Cidadania Ativa.
Teatro Baltasar Dias (Funchal, Portugal)
2014/12/04 Community Theater: a dialogical action in Community Education / Teatro e Comunidade: uma accao dialogica em Educacao Comunitaria III National Congress of Community Psychology / I National Meeting of Community Education Dignity and social justice / III Congresso Nacional de Psicologia Comunitaria/I Encontro Nacional de Educacao Comunitaria Dignidade e justica social: novas e velhas formas de mobilizacao comunitaria
FPCE - Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2014/09/17 Community Theatre in Portugal and Brazil / Teatro e Comunidade em Portugal e Brasil International Colloquium of Performing Arts: Surrounding Communities / Coloquio Internacional de Artes Escenicas: En torno a las comunidades
Universidade Veracruzeana (Xalapa - Vera Cruz, México)
2014/09/01 Pictografs: an Artistic Education Approach / Pictografos uma abordagem em educacao artistica ECER 2014 ­The European Conference on Educational Research.
FPCE­- Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2014/05/19 Drama as a promoter of learning / A expressao dramatica como promotora de aprendizagens VIII Regional Meeting of Education and Learning in Alentejo / VIII Encontro Regional de Educação Aprender no Alentejo
Universidade de Evora (Évora, Portugal)
2012/11/08 Contemporary Folk Performance: The perspectives of new and old audiences / Performance Tradicional e Contemporaneidade: As perspectivas de novos e velhos publicos” II International Conference on Oral Tradition, ”ORALITY AND CULTURAL HERITAGE / II Conferencia Internacional da Tradicao Oral, ”ORALIDADE E PATRIMONIO CULTURAL
Fundacao Eugenio d'Almeida (Évora, Portugal)
2012/05/26 Evora's Carnival Brincas / À volta das Brincas de Carnaval de Evora Orality Project- CME / Projecto Oralidades
CME - Feira do Livro de Evora (Évora, Portugal)
2012/02/23 Public art in the construction of Evora, city educator / A arte publica e a construcao de Evora, cidade educadora Cicle Build public space / ciclo "Habitar a cidade. Construir espaco publico"
CME e Universidade de évora (Évora, Portugal)
2011/05/20 Critical commentary on the presentations at the I Theater Meeting in Education / Comentário crítico às apresentações no Encontro de Teatro na Educacao I Encontro de Teatro na Educacao
I Theater Meeting in Education IPL /Escola Superior de Educacao de Lisboa - IPL (Lisboa, Portugal)
2011/01/22 Artistic areas as a factor of community intervention / As areas artisticas como factor de intervencao comunitaria International Congress of Art and Education - Artistic Education as a European Community Project / Congresso Internacional de Arte y Educacion – La Educacion Artistica como Proyecto Comunitario Europeo
Facultad de Educacion de la Universidad de Extremadura (Badajoz, Espanha)
2010/07/28 Contributions of traditional theater performances in theater education and community / Contributos das manifestacoes da teatralidade tradicional na formacao em teatro educacao e comunidade Conference at PhD Scenic Arts Program -University Santa Catarina - BR/ Conferência no Programa de Pos­Graduacao em Artes Cenicas/UDESC
Universidade de Santa Catarina (Florianopolis, Brasil)
2010/04/26 The intercultural approach in theater education: diverse contexts training / A abordagem intercultural no ensino do teatro: Contextos de formacao International Theater Education Meeting: Practices and Contexts / Encontro de Pedagogia do Teatro: Praticas e Contextos
Escola Superior de Teatro e Cinema - IPL (Amadora, Portugal)
2009/10/31 MUSEANDO: The presence of artists at the School " / A presenca dos artistas na Escola" I Meeting of the Portuguese Movement for Artistic Intervention and Education for Art: from the Past to the Future / I Encontro do Movimento Portugues de Intervencao Artistica e Educacao p Arte: do Passado para o Futuro
Instituto Piaget (Almada, Portugal)
2009/10/30 Evora's Brincas: Manifestations of popular theater - their contribution to the development of communities / As Brincas de Evora ­ Manifestacoes da teatralidade popular: seu contributo para o desenvolvimento das comunidades II Meeting of the Portuguese Movement for Artistic Intervention and Education through Art: from the Past to the Future / II Encontro do Movimento Portugues de Intervencao Artistica e Educacao pela Arte: do Passado para o Futuro,
Instituto Piaget, (Almada, Portugal)
2009/09/03 Arts of Time / Artes do Tempo critical commentary on the work carried out in the 1st AEC Training Course (s) / Education through Art /comentario critico dos trabalhos realizados na 1a Accao de Formacao AEC(s)/ Educacao pela Arte
Escola Superior de Teatro e Cinema - IPL (Amadora, Portugal)
2008/05/22 "Round trip: what we can learn from popular art" / "Viagem de ida e volta: o que podemos aprender com a arte popular" I Ibero American Congress of Artistic Education Transiberico senses / I Congresso Ibero Americano de Educacao Artistica ­ Sentidos transibericos,
Instituto Politécnico de Beja (Beja, Portugal)
2008/05/22 "Museando: the presence of artists at school " / "a presenca dos artistas na escola" I Ibero American Congress of Artistic Education Transiberico senses / I Congresso Ibero Americano de Educacao Artistica ­ Sentidos transibericos
IPBeja (Beja, Portugal)
2008/04/25 "Artists at school: a space of freedom" / "Artistas na escola: um espaco de liberdade" APECV meeting "Freedom in artistic expression" / Encontro da APECV ­" A liberdade na expressao Artistica"
Faculdade de Belas Artes de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2008/04/05 "The Brincas of Evora: manifestations of popular theatricality"/ "As Brincas de Evora: manifestacoes da teatralidade popular" Colloquium of Popular Theater "Patrimonio Oral no Alentejo" DRCAlen/ Coloquio de Teatro Popular ­" Patrimonio Oral no Alentejo "
Cine Teatro de Borba (Borba, Portugal)
2007/11/16 “Museando – from Mus­e to Musepe” “LET’S MUS­E® TOGETHER! MUS­E® Project European Conference - artes para uma integracao intercultural nas escolas.
Callouste Gulbenkian Foundation (Lisboa, Portugal)
2007/10/29 “The dynamics between the local and the global and between the traditional and the contemporary: A contribution to Artistic Education” / “A dinamica entre o local e o global, entre o tradicional e o contemporaneo: Um contributo para a Educacao Artistica” National Conference on Artistic Education - Ministry of Education / Conferencia Nacional de Educacao Artistica
Casa da Musica (Porto, Portugal)
2007/07/20 “Imaginary Fair: A community work in the field of arts” World Congress of International Drama Theatre and Education Association (IDEA) / Congresso Mundial da International Drama Theatre and Education Association (IDEA)
University of Hong Kong (Hong Kong, Hong Kong)
2007/06/03 “Roma Chilren and the artistic creativity ” 7 th. International MUS­E Artists’ Seminar
International Yehudi Menuhin Foundation - MUS-E Italy (Genova, Itália)
2007/05/18 Imaginary Fair ”A Creative Process”. (a project developed in partnership with Project Mus-e and Pim Teatro) / Feira do Imaginario” Um processo Criativo”. (um projecto desenvolvido em Parceria com Projecto Mus­-e e Pim Teatro) International Congress “The Unicity of Knowledge”.
CIEP­ - Universidade de Evora (Evora, Portugal)
2007/03/07 Muse Evora (Portugal) and Muse Extremadura (Spain) - possible partnerships / Mus­e Evora (Portugal) e Mus­e Extremadura (Espanha) – parcerias possiveis Training Meeting of the Muse Program - FYME / Encuentro de Formacion del Programa Mus­e – FYME
Deputacion Badajoz (Badajoz, Portugal)
2006/03/09 Creative partnerships UNESCO - First World Conference on Arts Education: Building Creative Capacities for the 21st Century.
CCB (Lisboa, Portugal)
2006/03/07 Artistic aproaches on theachers education Artistic Education World Conference - UNESCO: Building Creative Capacities for the 21st Century
CCB (Lisboa, Portugal)
2006/03/04 “Artistic and intercultural aproaches on theachers education”, International INSEA Congress ­ interdisciplinary dialogs in Arts Education
ESE-IPViseu (Viseu, Portugal)
2006/03/03 The Fair of the Imaginary: Comunnity Direct Work Developed Through the Practices of the Arts International INSEA Congress ­ interdisciplinary dialogs in Arts Education
ESE - IPViseu (Viseu, Portugal)
2006/03/03 Curriculum and its Transforming Power ­ Emerging Issues in Education Through Arts in Portugal International INSEA Congress ­ interdisciplinary dialogs in Arts Education
ESE - IPViseu (Viseu, Portugal)
2005/06 Interculturality and inclusion: The role of arts in education IV JORNADAS DO TEATRO ­
Universidade de Evora (Èvora, Portugal)
2005/04/05 “The University goes to the community , the community goes to the University: new ways to think a theatre for transformation Internatinal Conference on Drama Education
University of Exeter (Exeter, Reino Unido)
2005/02 “Teacher ´s Education ­ creating competences in Theatre / Drama Educação artística - desenvolvimento e competências
Instituto Piaget de Viseu (Viseu, Portugal)
2005 “MUS­E Project Bullding Citizen­ship through the practice of the arts” European Year of Citizenship Working Days - Ministry of Education / Jornadas do ano europeu da cidadania - Ministerio da Educacao
Centro formacao de Caparide (Cascais)
2003 The arts and interculturality /As artes e a interculturalidade VI Congress of the Portuguese Society of Educational Sciences S.P.C.E. / VI Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação S.P.C.E.
Universidade de Évora (Évora, Portugal)
2002 MUS-E Project ( artists at schools ) / O projecto MUS­E (artistas na escola) International Meeting of Early Childood Education Studies Group / Encontro Internacional do G.E.D.E.I.
Universidade de Évora (Évora, Portugal)
2001/07 drama as intercultural approach” Wold Congress of IDEA
University of Bergen (Bergen, Noruega)
2001 Presentation of the results of the international research project on the prevention of violence in schools - IYMF / Apresentacao dos resultados do projecto internacional de investigacao sobre a prevencao da violencia na escola - IYMF International Conference on the prevention of violence in schools / Conferencia Internacional Prevencao da Violencia na Escola - Universidade Aberta
Auditório Seixal (Seixal, Portugal)
2001 The new Theater program for the 3rd Cycle of Basic Education: A new outlet for future graduates in Theater and Education / O novo programa de Oficina de Teatro para o 3o Ciclo do Ensino Basico: Uma nova saida para os futuros licenciados em Teatro e Educacao II Theater and Education Reflexion Days/ II Jornadas de Teatro e Educacao
Universidade de Évora (Évora, Portugal)
1997/06 Current situation of the Drama/Theatre course in the context of educational reform"/ "Situacao actual das Oficinas de Expressao Dramatica no quadro da reforma educativa", National Theatre Education Meeting /Encontro Nacional de Teatro e Educacao
ESEPorto- IPP (Porto, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2022/11/15 - Atual As mulheres e o Teatro de Marionetas e Formas Animadas em Portugal: desafios, poéticas e modos de fazer
Orientador
Theatre Master (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2022/11/15 - Atual A relação Teatro-Comunidade na perspectiva da Boutique da Cultura
Orientador
Theatre (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2022/11/15 - Atual ATOS ANCESTRAIS E ARTÍSTICOS: O TEATRO MANDARU COMO POTENCIALIZADOR DA REPRESENTAÇÃO E RESISTÊNCIA DO POVO INDÍGENA XUCURU DO ORORUBÁ
Orientador
Theatre Master (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2021/11/15 - Atual Chao comum: Poesia, performance e experimentacao na adequacaoo do projeto mindelense Txon-poesia a` comunidade de Arraiolos
Coorientador
Theatre - Acting/Directing (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2021/11/15 - Atual Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico: Contributo das Expressões Artísticas para o Desenvolvimento Global e Integral da Criança
Orientador
Teacher Training (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2021/03/30 - Atual Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-escolar: As Expressões Artísticas como Promotoras do Envolvimento e Autonomia da Criança
Orientador
Teacher Training (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2020/11 - Atual As Mulheres em Brecht: Ana´lise cri´tica/dramatu´rgica das personagens femininas na obra de Brecht - Women in Brecht: Critical / dramaturgical analysis of female characters in Brecht's work
Coorientador
Theatre Master (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2020 - Atual The Musical and Cultural Insertion Brazil / Portugal: The Case Study of the Puf-Tictá Block in Évora / A Inserção Musical e Cultural Brasil/Portugal: O Estudo de Caso do Bloco Puf-Tictá em Évora (PhD Musicology)
Coorientador
PhD Musicology Program / Doutoramento em Musicologia (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
2019/11 - Atual Rupture - Who we are for each other / Rotura – Quem somos uns para os outros
Coorientador
Theater Master / Mestrado em Teatro (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2019 - Atual "Plowing the sea": Other form of theater / "Lavrar o mar": Outras forma de Teatro
Coorientador
Scenic Arts Master - FCSH /Mestrado em Artes cénicas FCSH (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2019 - Atual The Curricular Development of Musical Education in the 1st Cycle of Basic Education in Sao Tome´: perspectives of teachers / O Desenvolvimento Curricular da Expressao Musical no 1o Ciclo do Ensino Basico em Sao Tome´: perspetivas dos professores
Coorientador
Master Educational admnistration ans supervision (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2018 - Atual Supervised Teaching Practice in Pre-school Education: The influence of Artistic Expressions on the child's well-being / Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-escolar: A influência das Expressões Artísticas no bem-estar da criança
Orientador
Young Education Master/Mestrado em Educação Pré-escolar (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2018 - Atual Why the arts teacher Training? / A formação do Professor de artes. para quê?
Coorientador
Education Pos graduation Program / Programa Pós Graduação em Educação (Doutoramento)
Universidade Católica de Santos, Brasil
2022/08/08 - 2023/02/28 Research Project Pós-doc Teatro, Juventude e Escola: literatura drama´tica em foco
Orientador
Pós - Doc Theatre (Outra)
Universidade de Évora Centro de História de Arte e Investigação Artística, Portugal
2021/11/15 - 2022/12/07 Palhac¸as sem Palavras: Relatos de um Silenciamento Histo´rico
Orientador
Theatre - Acting/Directing (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2021/11/15 - 2022/12/06 O Bando: aprendizagens para a conscie^ncia do ator em cena
Orientador
Theatre - Acting/Directing (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2021/11/15 - 2022/12/06 PENSAR DJAMBI´ NA SUA DIMENSA~O PERFORMATIVA
Coorientador
Theatre - Acting/Directing (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2021/11/15 - 2022/11/29 Da minha janela, so´ vejo ince^ndio: a intervenc¸a~o arti´stica urbana como espac¸o de (re)significac¸a~o
Coorientador
Theatre - Acting/Directing (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2021/09/02 - 2022/10/01 Pós-Doc_Projeto de Pesquisa Atuação Profissional: Perfil de Egressos nos Cursos de Teatro UFPE/UÉVORA
Orientador
Profissional Theatre Training Research Pós-Doc (Outra)
Universidade de Évora Centro de História de Arte e Investigação Artística, Portugal
2020/11/15 - 2022/03/23 Vida e arte -Teatro na Escola / Life and art - Theater at School (Theatre Prroject Master at São Tomé e Príncipe)
Orientador
Theatre Master (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2020/11/15 - 2022/03/23 Teatro comunitario - ensino do teatro e cidadania / Community theater - teaching theater and citizenship (Project Theater Master in Cabo Verde)
Orientador
Theatre Master (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2020/11/15 - 2022/02/16 Memorias de dentro e de fora de mim / Memories inside and outside of me (Project Theatre Master)
Orientador
Theatre Master (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2020/11/15 - 2021/02/23 Lucidez: a criac¸a~o do espeta´culo a partir do novo teatro documenta´rio / Lucidez: A performance process based on the new documentary theater (project Theatre Master)
Orientador
Theatre Master (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2017 - 2021/02/02 Artistic processes of collective creation and civic and political participation (PCP): a study in Portugal and Brazil within the scope of community artistic practices (PAC) / Processos artísticos de criação coletiva e participação cívica e política (PCP): um estudo em Portugal e Brasil no âmbito das práticas artísticas comunitárias (PAC)
Coorientador
PhD Program Educational Sciences / Programa doutoral em ciências da educação (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2016/11 - 2021/02/02 Artistic processes of collective creation and civic and political participation (PCP): a case study in Portugal and Brazil in the context of community artistic practices (PAC) / Processos artisticos de criacao coletiva e participacao civica e politica (PCP): estudo de caso em Portugal e no Brasil no ambito das praticas artisticas comunitarias (PAC). (PhD - University of Oporto)
Coorientador
Educational Sciences PhD (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2019/11 - 2021/02/01 Puppet theater: A preliminary game of possibilities / Teatro com marionetas: Um jogo liminar de possibilidades
Coorientador
Mestrado em teatro (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2019/11 - 2021/01/28 Nests: a specific site for creation and dialogue between art, theater and ecology / Ninhos: um sítio específico de criação e diálogo entre arte, teatro e ecologia
Orientador
Theatre Master / Mestrado em Teatro (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2017/05 - 2021/01/27 LIMITS AND POSSIBILITIES OF THE ACTOR'S WORK IN A COLLECTIVE CREATION FROM THE EXPERIENCE OF "REHERSAL TO THE END" / LIMITES E POSSIBILIDADES DO TRABALHO DO ACTOR EM UMA CRIAÇÃO COLECTIVA A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DE "ENSAIO PARA O FIM"
Orientador
Theatre Master / Mestrado em Teatro (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2019/11 - 2020/11/25 Informal and Non-Formal Music Teaching: Methodologies and practices for informal and non-formal teaching of percussive music / O Ensino Informal e Nao- Formal de Musica: Metodologias e praticas para o ensino informal e nao-formal de musica percussiva
Coorientador
Educational Sciences Master / Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2017 - 2020/11/04 Folklore and identity: analysis of the role of folk groups in the identity of urban and rural young people / Folclore, folclorização e identidade: análise do papel dos grupos folclóricos na construção identitária de jovens de um centro urbano e de um centro rural
Coorientador
Master Social Animation (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2019/02 - 2020/02 Affective Materiality at Play: Processes of experimentation, learning and theatrical creation at school. / Materialidade Afetiva em Jogo: Processos de experimentacao, aprendizagem e criacao teatral na escola. (Pos-doc Project)
Orientador
Pós- Doc (Outra)
Universidade de Évora Centro de História de Arte e Investigação Artística, Portugal
2019/08 - 2020/01/31 Production Modes and Policies for Theater in the Baixada Fluminense: from the origin in the clubs to the network look / Modos de Produção e Políticas para o Teatro na Baixada Fluminense: da origem nos clubes ao olhar em rede (PhD -Missão pesquisa no Exterior)
Coorientador
PhD Program in Performing Arts - Advisor for Foreign Research Mission / Programa de Pós-graduação em artes Cênicas - Orientadora Missão de Pesquisa Exterior (Outra)
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Brasil
2016/03 - 2017/03 Delicadas coreografias: Práticas corporais e artísticas como produção de subjetividade
Orientador
Pós Doc (Outra)
Universidade de Évora Centro de História de Arte e Investigação Artística, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2020/07/09 - Atual Performance site specific "Ainda ha´ tempo" de Colectivo Atlantes - Interpretac¸a~o e direc¸a~o arti´stica, no âmbito do Festival Artes à RUA - CMÉvora (2020/07/09)
Festival (Outra)
Câmara Municipal de Évora, Portugal
2019/06 - Atual III Encontro A formação de educador@s e professor@s na UniverCidade de Évora | II jornada internacional sobre formação de professor@s de educação infantil (2020/04/16)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Évora Centro de Investigação em Educação e Psicologia, Portugal
2022/11/01 - 2022/11/28 Exposic¸a~o | "Arquimedes da Silva Santos: onde vai minha voz?..." De 01.11.2022 a 28.11.2022 (2022)
Exposição (Coorganizador)
Universidade de Évora, Portugal
2022/09/21 - 2022/09/21 Jornadas de Reflexa~o Teatro, cidade e patrimo´nio - Biblioteca dos Leo~es, Universidade de Évora, 21 Set 2022 (2022/09/21 - 2032/09/21)
Seminário (Coorganizador)
Universidade de Évora Centro de História de Arte e Investigação Artística, Portugal
2022/06 - 2022/06 Performance " Que a a´gua na~o falte", June 2022, Feira de São João - Évora (2022)
Outro (Coorganizador)
Universidade de Évora, Portugal
2021/01/15 - 2021/10/20 EIRPAC 2021 - IV Internacional Meeting on Artistic Community Practices / II Encontro Internacional de Reflexão sobre Práticas Artísticas Comunitárias Bienal (2021/09/21 - 2021/09/24)
Congresso (Coorganizador)
Universidade do Porto Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade, Portugal

Universidade de Évora Centro de História de Arte e Investigação Artística, Portugal

Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal

Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2021/09/18 - 2021/09/21 International Meeting on Community Arts Practices (EIRPAC) 2021 (2021/09/18 - 2021/09/21)
Congresso (Coorganizador)
Universidade de Évora Centro de História de Arte e Investigação Artística, Portugal
2018/09 - 2019/09/18 EIRPAC 2019 -III Internacional Meeting on Artistic Community Practices / II Encontro Internacional de Reflexão sobre Práticas Artísticas Comunitárias (2019/09/16 - 2019/09/18)
Congresso (Coorganizador)
Universidade de Évora Centro de História de Arte e Investigação Artística, Portugal

Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal

Universidade Católica Portuguesa, Portugal

Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal

Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2017/09 - 2018/03 II Seminar Training Educator @ s and Professor @ s: Views from the University of Évora./ II Seminário «A formação de educador@s e professor@s na UniverCidade de Évora (2018/02/22 - 2018/02/23)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Évora Centro de Investigação em Educação e Psicologia, Portugal
2017/09/19 - 2017/09/21 EIRPAC 2017 -II Internacional Meeting on Artistic Community Practices / II Encontro Internacional de Reflexão sobre Práticas Artísticas Comunitárias (2017/09/19 - 2017/09/21)
Congresso (Coorganizador)
Universidade de Évora Centro de História de Arte e Investigação Artística, Portugal

Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal

Universidade Nova de Lisboa Centro de Investigação em Comunicação Informação e Cultura Digital Pólo FCSHNOVA, Portugal

Instituto Politécnico do Porto, Portugal

Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2016/03 - 2016/05/30 IIº Ibero american Congress on EArtistic Education / Congresso Ibero Americano de Educação Artística - APECV/ INSEA Guimarães (2014/05/30 - 2014/06/01)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
APECV, Portugal
2016/01 - 2016/02/19 Formação de educadores/professores na UniverCidade de Évora (2016/02/19 - 2016/02/19)
Conferência (Coorganizador)
Universidade de Évora Centro de Investigação em Educação e Psicologia, Portugal
2015/01 - 2015/12 EIRPAC 2015 -II Internacional Meeting on Artistic Community Practices / II Encontro Internacional de Reflexão sobre Práticas Artísticas Comunitárias (2015/09/09 - 2015/09/10)
Congresso (Coorganizador)
Universidade de Évora, Portugal

Universidade Nova de Lisboa Instituto de Estudos de Literatura e Tradição, Portugal

Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal

Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
2014/04 - 2014/06/27 Seminário "Investigar e escrever para a construção da profissão docente (2014/06)
Conferência
Universidade de Évora, Portugal
2008/02 - 2008/05 1º Congresso Ibero Americano de Educação Artística INSEA (2008/05/12 - 2008/05/13)
Congresso (Coorganizador)
APECV, Portugal
2007/04 - 2007/11/24 Internacional Conference "Let´s Mus-e Together" Launch of European Year for Intercultural Dialog (2007/11/25)
Conferência (Coorganizador)
Fundação Callouste Gulbenkian, Portugal

International Yehudi Menuhin Foundation, Bélgica

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2023/01/04 Teatro como Construção de uma Cidadania Ativa. O caso Teatro ArtImagem (PhD University of Coimbra)
Arguente
Carla Micaela Ribeiro Barbosa (Doutoramento)
Universidade de Coimbra, Portugal
2022/11/29 TCHILOLI:UM REFLEXO DA COMMUNITAS SANTOMENSE.
Arguente principal
Wagiza Espi´rito Santo (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2022/11/23 A metamorfose do ator
Presidente do júri
Carla Castanheira (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2022/11/16 Dramaturgia do sile^ncio: O caso Krapp.
Presidente do júri
Daniel Rocha (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2022/11/15 Analise do Espetaculo Amesa ou a cancao do desespero de Jose Mena Abrantes.
Arguente principal
Marcelina Afonso Ribeiro - (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2022/05/20 O impacto do teatro comunita´rio nas vulnerabilidades relacionais.
Arguente principal
Marina Campanatti (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2022/03/29 BAIXADA EM CENA: redes teatrais e o teatro em rede na Baixada Fluminense (PhD UFRJ-BR)
Arguente principal
Jorge Roberto Ribeiro Braga Junior (Doutoramento)
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil
2021/10/07 Project Report "Casa Arvore" - Community art and Ecology Master Degree in Theatre - Community Theatre - ESTC
Arguente principal
Fausto André Cardoso (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal
2021/02/18 Funa^mbulo / wire-dancer
Presidente do júri
Amandio David Viegas Anastacio (Mestrado)
2021/02/12 O Teatro Amador e o(s) Pu´blico(s): o caso de Porto de Mo´s - Qual a influe^ncia do teatro amador na criac¸a~o de pu´blico(s)? /The Amateur Theater and the Public (s): the case of Porto de Mós - What is the influence of the amateur theater in the creation of the public (s)?
Arguente
Ine^s Filipa Valinho Ribeiro Soares (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2021/01/29 Relica´rio de Afetos: caminhos para um processo arti´stico- pedago´gico na Escola Estadual do Parque Sa~o Jorge / Afect Reliquary: artistic-pedagogical process's at the São Jorge Park State School
Arguente
ANA PAULA PEREIRA BOTELHO (Mestrado)
Universidade Federal de Uberlândia, Brasil
2020/12/15 Conocimiento de la pintura abstracta de Kandinsky: Pollock y Rothko a través de propuestas metodológicas educativas en torno al Teatro de la Crueldad y el teatro físico. (PhD Internacional - Universidad de Murcia/SP)
Arguente principal
MARÍA TERESA COLOMINA MOLINA (Doutoramento)
Fundación Universidad Empresa de la Región de Murcia, Espanha
2020/09/30 A CRIANÇA, A CIDADE E O PATRIMÔNIO NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: IDENTIDADE CULTURAL, PERTENCIMENTO E PARTICIPAÇÃO / CHILDREN, CITY AND HERITAGE IN THE FRAMEWORK OF CHILDHOOD EDUCATION: CULTURAL IDENTITY, BELONGING AND PARTICIPATION (PhD UFAL - Brasil)
Arguente principal
JEANE COSTA AMARAL (Doutoramento)
Universidade Federal de Alagoas, Brasil
2020/07/22 Lugares (im)possi´veis para a criac¸a~o arti´stica: Dina^micas de programac¸a~o no projecto cultural Lavrar o Mar, as artes no alto da serra e na costa vicentina / (Im) possible places for artistic creation: Programming dynamics in the cultural project Lavrar o Mar, the arts in the high mountains and the vicentina coast
Arguente
Rebeca Batista Lisboa Vendrell (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2020/07/03 CONSCIE^NCIA CORPORAL NA ARTE E EM SUAS POE´TICAS: UMA PERSPECTIVA EPISTEMOLO´GICA DA NEUROCIE^NCIA / BODY CONSCIOUSNESS IN ART AND ITS POETICS: EPISTEMOLOGICAL PERSPECTIVE OF NEUROSCIENCE
Arguente
Paulo Ricardo Gonc¸alves de Oliveira (Mestrado)
Universidade Federal de Uberlândia, Brasil
2019/11/26 Supervised Teaching Practice Report on Pre-school Education "The child in the city" / Relatório Prática Ensino Supervisionada em Educação Pre escolar "A criança na cidade"
Arguente
Margarida Pereira dos Santos (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2019/11/22 Political exile and theater: a look at the trajectory of Augusto Boal / Exílio e Teatro politico: um olhar para a trajectória de Augusto Boal
Arguente
Daniela Lemes (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2019/10/23 What's left? Ten years after Cafe Central - a creation in Community Theater / O que fica? Dez anos depois de Cafe Central – uma criacao em Teatro Comunitario
Arguente principal
Maria Natalia Santos Vieira (Outro)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2019/07/24 Putting a new point in each story: possibilities of insertion of theater in early childhood education /Colocando um novo ponto em cada conto: possibilidades de inserção do teatro na educação infantil (PhD UFBA-BR)
Arguente principal
Flávia Janiaski Vale (Doutoramento)
Universidade Federal da Bahia, Brasil
2019/07/04 Performing arts: training, information and transformation: a transdisciplinary view of a case study / Artes performativas : formação, informação e transformação : uma visão transdisciplinar de um estudo de caso (PhD University of Lisbon)
Arguente principal
Júlio Mantín da Fonseca (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2019/01/30 OPENING PATHS: Performance at the Parade of the Front Commission in the Samba Schools of Belém and Portugal / ABRINDO CAMINHOS: A Performance nos Desfiles da Comissão de Frente nas Escolas de Samba de Belém e Portugal (PhD University of Evora)
Arguente principal
Francisco Barbosa Moreira (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
2018/12/14 Artistic processes of collective creation and civic and political participation (PCP): a case study in Portugal and Brazil in the context of community artistic practices (PAC) / Processos artisticos de criacao coletiva e participacao civica e politica (PCP): estudo de caso em Portugal e no Brasil no ambito das praticas artisticas comunitarias (PAC). (PhD Qualification - University of Oporto)
Orientador
Hugo Alves Cruz (Outro)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2018/07/18 The Recriar¬se project: how does music, as an artistic practice, contribute to social inclusion? / O projeto Recriar¬se: de que modo e que a musica, enquanto pratica artistica, contribui para a inclusao social?
Arguente
Carlos Rozendo Barreto Xavier (Outro)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2018/07/17 Supervised Teaching Practice in Pre-school Education: The Educational Environment and Motor Development of Children / Pratica de Ensino Supervisionada em Educacao Pre-escolar: O Ambiente Educativo e o Desenvolvimento Motor da Crianca
Arguente
Tânia Mendes (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2018/07/09 Mamulengo Theater and Santo Aleixo puppets -associativism and patrimonialization in the popular puppet theater / Teatro de mamulengo e Bonecos de Santo Aleixo -associativismo e patrimonializacao a partir do teatro popular de bonecos (PhD Qualification - ISCTE)
Arguente
Ana Beatriz Goncalves (Outro)
Centro em Rede de Investigação em Antropologia, Portugal
2018/06/27 Public space as a place of artistic creation and pedagogical interpellation / Espaco urbano como lugar de criacao artistica e interpelacao pedagogica
Arguente principal
Cassia Batista (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2018/06/26 Theater as a means of social reinsertion of prisoners. / O Teatro como meio de reinsercao social de reclusos.
Arguente principal
Luisa Costa Pinto (Doutoramento)
Universidade de Coimbra, Portugal
2018/06/08 A new approach to Portuguese ceramic - Influence of the project Aldeia na Terra in the conception of a new artistic language / Uma nova abordagem a barristica portuguesa. Influencia do projecto Aldeia na Terra na concepcao de uma nova linguagem artistica
Presidente do júri
Tiago Cabeça (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2018/01/22 The Actor who is also manipulative: Possibilities of relationship between actor and puppet / O Ator que tambem e manipulador: Possibilidades de relacao entre ator e boneco
Presidente do júri
Marilyz Regina Schrickte (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2017/12/20 Actor co-creator of the scene - In search of an active cinema built from the actor's improvisation / Ator cocriador da cena – Em busca de um cinema ativo construido a partir do improviso do ator
Presidente do júri
Amelia Araujo Ferreira (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2017/10/31 Breaking through invisible walls: Dislocations with residents of a therapeutic residential service along expressive paths / Rompendo muros invisiveis: Deslocamentos com moradores de um serviço residencial terapeutico por trajetos expressivos
Arguente
Renata Queiro´z (Mestrado)
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Brasil
2016 Public tests to award the title of Theater Specialist / Provas públicas para atribuição do título de Especialista em Teatro
Arguente
Fernando Casaca (Outro)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2016 Supervised Teaching Practice in Pre-school Education and 1st Cycle of Basic Education: Life at School and in the Family, which Connections / Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico: A Vida na Escola e na Família, que Conexões
Arguente
Joana Nunes Patrício (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2016 Supervised Teaching Practice in Preschool Education: The Importance of Play in Childhood Education / Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-escolar: A Importância do Brincar na Educação de Infância
Arguente
Joana Falcato Pereira (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2016 Supervised Teaching Practice in Pre-school Education and 1st Cycle of Basic Education: Literature for Children and Artistic Expressions / Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico: A Literatura para a Infância e as Expressões Artísticas
Arguente
Mafalda Maria de Sousa Pinheiro Mira Vaz Ramalho Franco, (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2015 PES Report on Pre-School and 1st Cycle Education / Relatório da PES em Ensino Pré-Escolar e do 1º Ciclo
Arguente
Andreia Filipa Oliveira Marques (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2014/12 O festival de Teatro escolar de Sintra
Arguente
Sandra Cristina Gomes (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2014/11 Relatório de Ensino da Educação Física
Vogal
Sara Babo (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2014/11 Prática de Ensino supervisionada em Ensino das artes Visuais
Arguente
Sara Pinho (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2014/10 A integração na Escola – Contributos da Educação Pré-Escolar em Crianças de Etnia Cigana
Arguente
Maria João Bravo (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2014/05/25 Supervised Teaching Practice Report on Pre-school Education / Relatório de Prática de ensino supervisionada em educação Pré-escolar
Arguente
Rita Mirador (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2014/05/22 Supervised Teaching Practice Report on Pre-school Education / Relatório de Prática de ensino supervisionada em Pré-escolar
Arguente
Carina Mocho (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2014/02/14 Formation of public and imaginary communities as a practice of freedom / Formação de Público e comunidades imaginarias como prática de liberdade
Arguente
Guilherme Rosa (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2013/12/04 Travel and fantasy: the puppet in the Pestalozzi kindergarten / Viagem e fantasia: a marioneta no jardim infantil Pestalozzi
Arguente
Ana Cristina Dias (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2013/10/02 Mina d Arte: A senior theater project / Mina d Arte: Um projecto de teatro senior
Arguente
Hugo Andrade (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2013/07/17 Teatraço, Community Theater in Tabuaço / Teatraço, Teatro Comunitário em Tabuaço
Arguente
Luís Coville (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2013/05/19 Report of Supervised Teaching Practice in Pre-school, Master's in Pre-School Education, “Communicate to learn” / Relatório de Prática de ensino supervisionada em Pré-escolar, do Mestrado em Educação Pré-Escolar, “Comunicar para aprender”
Arguente
Catarina Duarte Glória (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2013/05/13 Report of Supervised Teaching Practice in Pre-school, Master's in Pre-School Education, “Learning by projects / Relatório de Prática de ensino supervisionada em Pré-escolar, do Mestrado em Educação Pré-Escolar, “Aprender por projectos
Arguente
Elsa Pepe (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2013/04/29 “4 wires in one hand” / “4 fios de uma mão”
Arguente
Maria de Fátima Coelho dos Mártires (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2012/10/17 Tradition and modernity in the preparation of the puppeteer-actor / Tradição e modernidade na preparação do actor-marionetista
Arguente
Hikmet Sabahat Ozguler Vorontsova (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2012/09/11 Report of Supervised Teaching Practice in Pre-school, from the Master in Pre-School Education - “Arts in Childhood / Relatório de Prática de ensino supervisionada em Pré-escolar, do Mestrado em Educação Pré-Escolar - “As artes na Infância
Arguente
Cátia Alexandra Gregório da Costa (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2012/09/11 Report of Supervised Teaching Practice in Preschool, from the Master in Pre-School Education, “The role of drama in learning process" / Relatório de Prática de ensino supervisionada em Pré-escolar, do Mestrado em Educação Pré-Escolar, “O papel da expressão dramática na aprendizagem”
Arguente
Patrícia Alexandra Valadas Flor, (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2011/07/22 Theater, an immense space: Report of a theater experience in the community / Teatro, um espaço imenso: Relato duma experiência de teatro na comunidade
Arguente
Ana Isabel Camacho Horta Oliveira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2023/02/09 - 2023/02/10 Confere^ncia internacional Cross Media Arts 2023 ? Social Arts and Collaboration ESBAL
2022/07/14 - 2022/07/18 IV Congresso Internacional em Arquitectura, Teatro e Cultura, Rio de Janeiro UNIRIO - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
2019/01 - 2020/03/18 EIRPAC 2019 - III Internacional Meeting on Artistic Community Practices / IIIEncontro Internacional de Reflexão sobre Práticas Artísticas Comunitárias, Porto - Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto
2017/01 - 2018/06 Teachers Training: Looks from Evora UniverCity / A Formac¸a~o de Educador@s e Professor@s: Olhares a partir da UniverCidade de E´vora.A Formac¸a~o de Educador@s e Professor@s: Olhares a partir da UniverCidade de E´vora. CIEP - University of Évora
2016/03 - 2018/04 II EIRPAC - Internacional Meeting on Artistic Community Practices / I Encontro Internacional de Reflexão sobre Práticas Artísticas Comunitárias 2017 Teatro Nacional de São João Porto
2017/11/03 - 2017/11/04 International Congress of Artistic Education Viseu - IPV
2017/01 - 2017/06 I INTERNATIONAL CONGRESS TEACHERS TRAINING III CHILDHOOD EDUCATION MEETING AT UFAL: dialogues between thI JORNADA INTERNACIONAL SOBRE FORMACAO DOS/DAS PROFESSORES/AS DE EDUCACA~O INFANTIL E III ENCONTRO DA EDUCACAO INFANTIL DA UFAL: dialogos entre teorias e praticas CEDU CEDU – UFAL
2016/06 - 2016/06 Cross Media Arts' 2016 - 1st International Conference on Social arts and Transdisciplinarity FEA - Universidade de Évora
2014/10 - 2015/12 EIRPAC 2015 - I Internacional Meeting on Artistic Community Practices / IEncontro Internacional de Reflexão sobre Práticas Artísticas Comunitárias, Teatro Nacional de São João e TECA
2008/02 - 2008/05 Ibero American Congress on Artistic Education/Congresso Ibero Americano de Educação Artística - Sentidos transibéricos Instituto Politécnico de Beja e Universidade de Évora

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2021/01 - Atual Urdimento – Revista de Estudos em Artes Cênicas - Dossier Temático vol 2 - nº 41 (e-ISSN: 2358-6958) Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC
2009 - Atual INvisibilidades -Ibero-American Journal of Research in Education, Culture and Artss (ISSN 1647-0508) APECV
2019 - 2020 REPERTÓRIO (2175-8131) Universidade Federal da Bahia
2016/01 - 2016/05 Sensos-e Revista Multimédia de Investigação em educação vol. III N.1 ( ISSN 2183-1432) Centro de Investigação e Inovação em educação

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
2022/05 - 2022/11 PhD Scholarship Evaluation FCT - Arts Panel (Theatre Specialist)
Avaliador
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal Fundação para a Ciência e a Tecnologia
2021/05/06 - 2021/10/25 PhD Scholarship Evaluation FCT - Arts Panel (Theatre Specialist)
Avaliador
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal Fundação para a Ciência e a Tecnologia
2019 - 2021 Acompanhamento, avaliac¸a~o e produc¸a~o de relato´rio no a^mbito das acc¸o~es de expressa~o arti´stica do Projecto EDUCARTE, promovido pela CME em escolas do 1o Ciclo do concelho de Évora
Avaliador
Universidade de Évora, Portugal Câmara Municipal de Évora
2018/05 - 2018/07 PhD Scholarship Evaluation FCT - Arts Panel
Avaliador
Ministério da Educação, Portugal Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2019/09 - Atual Arts Methodology Research / Metodologia de Investigação em Artes Theatre Master (Mestrado) Universidade de Évora, Portugal
2019/09 - Atual Specialised Research Seminar / Seminário Especializado de Investigação Theatre Master (Mestrado) Universidade de Évora, Portugal
2016/02 - Atual Theatre Projects Area /Area de Projectos em Teatro Theatre Graduation / Curso de Teatro (Licenciatura) Universidade de Évora, Portugal
2015 - Atual Acting/Directing Lab / Laboratório de Interpretação/Encenação Master in Theatre / Mestrado em Teatro (Mestrado) Universidade de Évora, Portugal
2014/02 - Atual Community Theatre Education / Teatro Educação e Comunidade Theatre Graduation/ Curso de Teatro (Licenciatura) Universidade de Évora, Portugal
2014/02 - Atual Theatre and Contexts / Teatro e Contextos Theatre Graduation / Curso de Teatro (Licenciatura) Universidade de Évora, Portugal
1999/02 - Atual Education, drama and Play / Educação, Expressão e Jogo Dramático Educação Básica (Licenciatura) Universidade de Évora, Portugal
1999/02 - Atual Theatre Play / Jogo Teatral Teatro (Licenciatura) Universidade de Évora, Portugal
1999/02 - Atual Temas Aprofundados de Educação e Expressão Dramática (Outros) Universidade de Évora, Portugal
1999/02 - Atual Improvisation/ Improvisação Teatro (Licenciatura) Universidade de Évora, Portugal
1999/02 - Atual Integrated Projects on Arts, Humanities, Sciences and Technologies / Projectos Integrados de Artes, Humanidades, Ciências e Tecnologias Mestrado em educação pré- escolar e ensino 1º Ciclo (Mestrado) Universidade de Évora, Portugal
1999/02 - Atual Projects on Non formal educational contexts /Projectos de Intervenção em contextos educativos não formais Educação Básica (Licenciatura) Universidade de Évora, Portugal
1999/02 - Atual Corporal Movement /Expressão Corporal Enfermagem (Especialização pós-licenciatura) Universidade de Évora, Portugal
1999/02 - Atual Oficina de Integração das Expressões / Integrative Expressions Lab Educação Básica (Licenciatura) Universidade de Évora, Portugal
2022/03 - 2022/06 In-Training Course/ Formadora: AC¸A^O DE FORMAC¸A^O - Circulo de estudos em educac¸a~o para a sustentabilidade: Viver, interrogar, transformar CCPFC/ACC-112468/21 Marco a junho de 2022 Formação contínua de Professores - Acção de Formação (Círculo de Estudos) (Outros) Universidade de Évora, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2018/04 - Atual European Association for study of Theatre and Performance (EASTAP) National Member Associated
2012/12 - Atual Portuguese Movement of Artistic Intervention and Education through Art / Movimento Português de Intervenção Artística e Educação pela Arte Associated Member
2001 - Atual IDEA - International Drama Theatre Education association Member associated
1999/01 - Atual AMP - Portuguese Menuhin Association / Associação Menuhin Portugal Member of direction
1998/02 - 2001/12 Lusophonie sounds Association / Associação Sons da Lusofonia Pedagogical coordinator

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2018/02 - 2018/05 Imaginarius - Street Theatre Festival Cãmara Municipal de Santa Maria da Feira, Portugal