Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Maria de Lourdes Machado-Taylor
Nomes de citação
- Machado-Taylor, Maria
- Machado, M. L.
- Machado-Taylor, M. L.
- Machado-Taylor, Maria de Lourdes
- MACHADO, Maria de Lourdes
- de Lourdes, Machado
- de Lourdes, Machado-Taylor
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 901E-89B9-5253
- ORCID iD
- 0000-0003-4774-2397
- Google Scholar ID
- https://scholar.google.com/citations?user=FGgzFBkAAAAJ&hl=en
- Researcher Id
- M-6743-2013
Endereços de correio eletrónico
- lourdes.taylor@ulusofona.pt (Profissional)
- lourdes.taylor@ulusofona.pt (Profissional)
- mmachadotaylor@gmail.com (Pessoal)
Telefones
- Telemóvel
-
- 919555207 (Pessoal)
Moradas
- Universidade Lusófona, 1749-024, Lisboa, Lisboa, Portugal (Profissional)
- Av Meneres, 234, BL 14-6Andar, 4450-189, Matosinhos, Matosinhos, Portugal (Pessoal)
Websites
- http://sigarra.up.pt/cipes/web_page.Inicial (Académico)
- https://www.filmeu.eu/maria-de-lourdes-machado-taylor/ (Académico)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
- Ciências Sociais - Economia e Gestão
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português (Idioma materno) | |||||
Inglês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) |
Espanhol; Castelhano | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) |
Francês | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2005
Concluído
|
Ciências Empresariais (Doutoramento)
Especialização em Especialidade: Marketing e Gestão Estratégica
Universidade do Minho, Portugal
"Strategic Planning in Portuguese Higher Education Institutions" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
|
1991
Concluído
|
Administração de Instituições de Ensino Superior (Especialização pós-licenciatura)
Universidade do Minho, Portugal
|
|
1983
Concluído
|
Economia (Licenciatura)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
|
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2002 - Atual | Investigador (Investigação) | Centro de Investigação de Políticas do Ensino Superior, Portugal |
2010 - 2021/08/31 | Investigador (Investigação) | A3ES - Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior, Portugal |
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2021/11/15 - Atual | Professor Associado (Docente Universitário) | Universidade Lusófona, Portugal |
2007 - 2009 | Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Bragança, Portugal |
Outras Carreiras
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
1977 - 1979 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Escola Secundária de Bragança, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2021/11/15 - Atual | Directora Gabinete de Desenvolvimento Institucional (GDI) | Grupo Lusófona, Portugal |
Universidade Lusófona, Portugal | ||
1985 - 1999 | Administrador de Instituição de Ensino Superior | Instituto Politécnico de Bragança, Portugal |
1979 - 1984 | Director de Unidade Orgânica | Escola Duque de Bragança, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
1999 - 2002 | Assessora Principal | Instituto Politécnico de Bragança, Portugal |
Projetos
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2021 - Atual | FILMEU_RIT - Research | Innovation | Transformation - European University for Film and Media Arts
101004047, EPP-EUR-UNIV-202
Investigador
Universidade Lusófona, Portugal
|
Associação para a Inovação e Desenvolvimento da FCT
Em curso
|
2018 - Atual | U-Value – O impacto das Instituições de Ensino Superior na qualidade de vida das suas regiões/U-Value – The impact of Higher
Education Institutions on the quality of life of their regions
02/SAICT/2017
Investigador
Universidade da Beira Interior, Portugal
Centro de Investigação de Políticas do Ensino Superior, Portugal |
Em curso
|
2015 - Atual | Strategic Project UID/CED/00757/2013
UID/CED/00757/2013
Investigador
Centro de Investigação de Políticas do Ensino Superior, Portugal
|
Concluído
|
2018/10/01 - 2022/07/31 | O impacto das Instituições de Ensino Superior na qualidade de vida das suas regiões.
PTDC/EGE-OGE/29926/2017
Investigador
Universidade da Beira Interior, Portugal
Centro de Investigação de Políticas do Ensino Superior, Portugal Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
2013/06/01 - 2015/09/30 | ÊXODO DE COMPETÊNCIAS E MOBILIDADE ACADÉMICA DE PORTUGAL PARA A EUROPA/ BRAIN DRAIN AND ACADEMIC MOBILITY FROM PORTUGAL TO
EUROPE
PTDC/IVC-PEC/5049/2012
Investigador
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2008/10/01 - 2012/03/31 | Estudo da Satisfação e Motivação dos Académicos no Ensino Superior Português-ESMAESP/ An Examination and Academic Job satisfaction
and Motivation in Portuguese higher Education Institutions
PTDC/ESC/67784/2006
Investigador responsável
Centro de Investigação de Políticas do Ensino Superior, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2005/01/01 - 2008/09/15 | Avaliação Nacional da Satisfação dos Estudantes do Ensino Superior ANSEES/ National Evaluation of Student Satisfaction within
Higher Education Institutions (ANSEES)
POCI/ESC/59967/2004
Investigador
Fundação das Universidades Portuguesas, Portugal
Centro de Investigação de Políticas do Ensino Superior, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
1995 - 1997 | Avaliação em Empresas/Organizaç~es Governamentas no Cávado/Ave (Minho)
PT/FCT/JNICT/DSPP-DGP/001/0907
DOUTORANDA
Associação para a Inovação e Desenvolvimento da FCT, Portugal
|
Concluído
|
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2019 - 2022 | GE-Heis Gender Equality in Higher Education Institutions
cieg.iscsp.ulisboa.pt/newsletter/item/739-newsletter-13
Investigador
EEA Grants, Bélgica
|
Em curso
|
2019 - 2021 | Women and Power in Higher education. Who Cares?
WHEM NETWORK
Investigador
|
Concluído
|
2015 - 2018 | GENDERED SUCESS IN HIGHER EDUCATION: GLOBAL PERSPECTIVES
WHEM NETWORK
Investigador
|
|
2015 - 2017 | CESTES 2- Custos dos Estudantes no Ensino Superior Português
CESTES 2
Investigador
|
Fundação Calouste Gulbenkian
Concluído
|
2011 - 2015 | Generation and Gender in Academia
WHEM NETWORK
Investigador
|
|
2010 - 2011 | CESTES- O Custo dos Estudantes no Ensino Superior Português
CESTES
Investigador
|
Concluído
|
2007 - 2011 | THE CHANGING ACADEMIC PROFESSION -CAP
CAP PROJECT
Investigador
|
Concluído
|
2007 - 2010 | Gender, Power and Management: a cross Cultural Analysis of Higher Education
WHEM NETWORK
Investigador
|
Concluído
|
2007 - 2010 | MEES- STRATEGIC MAP OF HIGHER EDUCATION
CAPES-MEES
Investigador
|
Concluído
|
2006 - 2008 | Models of Governance and Management in Non University
POLITÉCNICA
Investigador
|
Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Documento de trabalho |
|
Edição de livro |
|
Livro |
|
Poster em conferência |
|
Relatório |
|
Resumo em conferência |
|
Tese / Dissertação |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2021/07/15 | The Governance System of Portuguese Higher Education Institutions |
International Conference in Information Technology & Education (virtual, Brasil)
|
2021/07/05 | An Approach on Regional Higher Education and Sustainable Development Relationships |
EDULEARN (Virtual)
|
2021/05/26 | O Contributo das Instituições de Ensino Superior no Desenvolvimento e Qualidade das Regiões |
LASA- Latin American Studies Association (Virtual, Estados Unidos)
|
2021/03/19 | Gender Equality in Science and Higher Education |
FULBRIGHT COMISSION (Portugal)
|
2021 | The Role of Technologies in the Relationship between Higher Education Institutions and Community | Ireland International Conference on Education-iicedu.2021
(VIRTUAL, Irlanda)
|
2019 | O ensino superior e a promoção do desenvolvimento humano: contextos e experiências nos países e regiões de língua portuguesa | 9ª edição da Conferência FORGES
Universidade de Brasília, Brasil (Brasília)
|
2019 | Gender and research productivity of academics in South India’s higher education institutions | ICGR – 2nd International Conference on Gender Research
Roma Tre University (Rome)
|
2019 | “I don’t want to be an academic anymore!” Changing perspectives on the academic profession in South India’s HEIs | 41st Annual EAIR Forum – Responsibility of Higher Education Systems: What? Why? How?
Leiden University (Leiden)
|
2019 | O Espaço da Educação Superior de Língua Portuguesa. Os Desafios da Internacionalização e da Cooperação | LASA 2019, Latin American Studies in a Globalized World. XXX ANNUAL MEETING LASA - LATIN AMERICAN STUDIES ASSOCIATION
(Boston)
|
2019 | Does gender matter when defining higher education student success? Evidence from Portugal | ICGR – 2nd International Conference on Gender Research
Roma Tre University (Rome)
|
2019 | Apresentação Do Projeto: Ge-Hei - Gender Equality in Higher Education Institutions | A3ES and EEA PROJECT - Gender Equality in Higher Education Institutions
(Lisboa)
|
2019 | Globalization and Higher Education: Implementing and Assessing a Culture of Change for Sustainment | ACEDE 2019. XXIX. Globalization under complexity and uncertainty environments
(La Coruña)
|
2018 | Financiamento do ensino superior português: quem paga? | LASA 2018, Latin American Studies in a Globalized World. XXXVI International Congress of the Latin American Studies
(Barcelona)
|
2018 | Expansion, Democratization and Elitism of Higher Education in Portugal: 1995-2015 | INTED 2018
(Valencia)
|
2018 | Cooperação para a melhoria da Qualidade do Ensino Superior nos Países Africanos de Língua Portuguesa | IV Congresso COOPEDU
ISCTE-IUL (Lisboa)
|
2018 | The Influence of Politics and Higher Education Policy Changes on the Research Productivity of South India’s Engineering Academics | Forum Internationale Wissenschaft
(Bonn)
|
2018 | The Influence of Rapidly Changing Higher Educational System on the Academics’ Research Productivity | CHER Conference
(Moscovo)
|
2018 | Motivation to Conduct Research in a Rapidly Evolving Academic Environment: A study of South Indian engineering institutions | EAIR Conference
(Budapeste)
|
2018 | The Influence of Rapidly Evolving Academic Environment on the Perception of Being an Academic: Study of South India’s Engineering Academics | ESA RN19
University of Aveiro (Aveiro)
|
2018 | Evolution of Coimbatore’s Engineering Institutions: Current Challenges and Future Directions | CEHEC18
(Budapeste)
|
2018 | “Learning to fly”. Higher education students’ perceptions of the relevance of institutional support mechanisms in their integration process | 40th EAIR Annual Forum – Competition, collaboration & complementarity in higher education
(Budapeste)
|
2018 | Student success in a fast-changing higher education environment | CHER 31st Annual Conference – Differentiation and integration in higher education: Patterns and dynamics
(Moscovo)
|
2018 | Innovation without regional development? | DeST2018 - Conference on Development, Societies & Territories. Territorial Dynamics and Inequality: the contribution of inter
and transdisciplinary Approaches
(Lamego )
|
2018 | Avaliação e Acreditação da Educação Superior na Europa: Tendências e Desafios | Seminário Internacional de Desenvolvimento e Democratização da Educação Superior: Novos Processos e Perspectivas
(Goiânia)
|
2018 | Princípios fundamentais do Planeamento Estratégico em IES | Strategic Planning FMUC- Seminário 31 de Janeiro
(Coimbra)
|
2018 | Case study: dificuldades e oportunidades | Strategic Planning FMUC- Seminário 31 de Janeiro SEMINÁRIO
(Coimbra)
|
2018 | Acadêmicos e ensino superior em contexto de mudança | Simpósio Ibérico
(Tomar)
|
2017 | The Gender Politics of Women Academics in the UK and Portugal | 2017 EAIR Porto Forum “UNDER PRESSURE? HIGHER EDUCATION INSTITUTIONS COPING WITH MULTIPLE CHALLENGES
University of Porto (Porto)
|
2017 | The Gender Politics of European Universities: Women Academics in the UK and Portugal | Conference of Higher Education Researchers- CHER 30th Annual Conference
University of Jyvaskyla (Jyvaskyla)
|
2017 | The influence of services quality on student satisfaction: contributions to the construction of an explanatory model of university social responsibility | Conference of Higher Education Researchers- CHER 30th Annual Conference
University of Jyvaskyla (Jyvaskyla)
|
2017 | Igualdade de género na promoção do desenvolvimento sustentável: situação presente e desafios | 24th APDR - Intellectual Capital and Regional Development: New landscapes and challenges for space planning
University of Beira Interior (Covilhã)
|
2017 | Empreendedorismo feminino e internacionalização: um estudo bibliométrico | 24th APDR - Intellectual Capital and Regional Development: New landscapes and challenges for space planning
University of Beira Interior (Covilhã)
|
2017 | Corporate Social Responsibility and the Participation of Women in Economic Growth | COINs17 -7th International Conference on Collaborative Innovation Networks - RESILIENCE THROUGH COINs
(Detroit)
|
2017 | From academic mobility to the long-term emigration: lessons from Portugal | ESA-13th Conference of the European Sociological Association
(Atenas)
|
2017 | Research Productivity of Higher Educational Systems in Transition: A Study of Engineering Institutions in Coimbatore, India | MISSION RESPONSIBLE: Future of Education and Youth Work
(Atenas)
|
2017 | Perfil e os Custos dos Estudantes do Ensino Superior Português em 2015/2016 | Seminário “Quem São os Estudantes e Quanto Custa Estudar No Ensino Superior Português – 2015/2016?”
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, (Lisboa)
|
2017 | O perfil e os custos dos estudantes do Ensino Superior Português em 2015/2016 e comparação com os estudantes da UTAD | Seminário “Quem São os Estudantes e Quanto Custa Estudar No Ensino Superior Português – 2015/2016?”
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Vila Real)
|
2017 | Origem socioeconómica dos estudantes do ensino superior em Portugal 1995-2015 | AFIRSE 2017
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa (Lisboa)
|
2017 | O Ensino Superior Português: Os desafios da Acessibilidade e da Democratização | LASA2017. XXXV International Congress of Latin American Studies Association
(Lima)
|
2017 | TAIEX Workshop on Strategic Development of Higher Education Institutionsorganised in collaboration with the Ministry of Education of Azerbaijan, 5-6 September 2017 in Baku, Azerbaijan. |
Arzeibaizan
|
2016 | Employability and Skills of higher education graduates: A Portuguese study | 38th EAIR Annual Forum Birmingham 2016
(Birmingham)
|
2016 | Academic women in Portuguese and Turkish higher education institutions and strategies for change | ESA RN19
(Aveiro)
|
2016 | Students’ engagement in the life of the academy as a mechanism for retention and persistence in higher education | 38th EAIR Annual Forum
(Birmingham)
|
2016 | Facing Higher Education in Portuguese Speaking Countries | LASA2016. XXXIV International Congress of Latin American Studies Association
(New York)
|
2016 | Highly skilled Migration, Female Brain Drain, and Women's Rights | CONDIT
(Barcelos)
|
2016 | Transferir investimento em educação a custo zero: os casos de Portugal e Espanha | AEDE 2016. XXV Jornadas da Asociación de Economía de la Educación
(Badajoz)
|
2016 | Hard X Soft Skills e Desemprego entre Graduados Universitários | 6.ª Conferência do Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa (FORGES)
Universidade de Campinas
|
2016 | Employability of Portuguese Graduates: hard x soft skills | 56th ERSA Congress
(Vienna)
|
2016 | Um olhar sobre o empreendedorismo feminino no interior norte de Portugal | 6.ª Conferência do Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa (FORGES)
Universidade de Campinas
|
2016 | Quanto custa estudar no ensino superior em Portugal (2015/206): acessibilidade e capacidade económica dos estudantes | 6.ª Conferência do Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa (FORGES)
Universidade de Campinas
|
2016 | Emigração Qualificada na Europa do Sul. O investimento perdido nos casos de Portugal e Espanha | XXV Meeting of the Economics of Education Association (AEDE)
(Badajoz)
|
2016 | Employability of Portuguese Graduates: skills learned at universities | XVIII Seminario Luso Español de Economía Empresarial (SLEEE 2016)
(Salamanca)
|
2016 | The Impact of the Austerity Policies in the Portuguese Higher Education | INTED2016 -10th annual International Technology, Education and Development Conference
(Valencia)
|
2016 | Innovative higher education practice: lessons learned | 38th EAIR Annual Forum
(Birmingham)
|
2015 | The Academic Career: Policy Makers’ Perspectives | 37th EAIR Annual Forum KREMS 2015 “From Here to There: Positioning Higher Education Institutions”
Danube University Krems (Krems)
|
2015 | The Evolution of Higher Education in Portugal: The Expansion and Regionalisation over the Last Decades | INTED 2015 - 9th International Technology, Education and Development Conference
(Madrid)
|
2015 | Portuguese higher education financing: Stakeholders' perceptions | 37th EAIR Annual Forum KREMS 2015 “From Here to There: Positioning Higher Education Institutions”
Danube University Krems (Krems)
|
2015 | From geographic mobility to socio-economic mobility: projects, routes and pathways on the move | ISA INTERIM MEETING 2015 “PROFESSIONS, BONDS AND BOUNDARIES”
Università Cattolica Del Sacro Cuore (Milano)
|
2015 | Comparison of the Academics Role in Accreditation Methods of Higher Education Institutions in Portugal (Europe) and the US | 17th Annual International Conference on Education
(Atenas)
|
2015 | Approaches to Accreditation in Europe and the United States | IFKAD
(Bari)
|
2015 | Gender disparities on Brain Drain | Places and Belongings: Gender and Family Relations in Transnational Space Conference
ICS-ULisboa (Lisboa)
|
2015 | The Building of Strategies in Higher Education Institutions | IFKAD
(Bari)
|
2015 | Brain Drain, Mobility and Emigration of High Skilled Professionals from Portugal to Europe | 17th Annual International Conference on Education
(Atenas)
|
2015 | The Assessment of Higher Education Programs: A comparison of the American and Portuguese Models | 13th Annual International Conference on Politics & International Affairs
(Atenas)
|
2015 | Brain Drain: Who Wins? Who Loses? The case of Portugal | IFKAD
(Bari)
|
2015 | O impacto da crise financeira no ensino superior em Portugal: A visão das instituições e dos estudantes | 5.ª Conferência do Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa (FORGES)
Universidade de Coimbra (Coimbra)
|
2015 | O investimento perdido com a Emigração Qualificada. Quanto perde Portugal com a fuga de diplomados do Ensino superior? | 5.ª Conferência do Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa (FORGES)
Universidade de Coimbra (Coimbra)
|
2015 | Acreditação do ensino superior na Europa e Brasil: mecanismos de garantia da qualidade | 1º Congresso da Associação Internacional de Ciências Sociais e Humanas em Língua Portuguesa 2015
Universidade Nova de Lisboa (Lisboa)
|
2014 | Perspectives on Higher Education Accreditation from Portugal and the United States: An Evolving Process | Ireland International Conference on Education-iicedu.2014
(Dublin)
|
2014 | The economic crisis and employability of Portuguese higher education students | The Seventh World Universities Forum
Universidade de Lisboa, Instituto Superior de Economia e Gestão (Lisboa)
|
2014 | The promise of academic job satisfaction empowering student potential, improving student success | EAIR 36th Annual Forum
(Essen)
|
2014 | A Estratégia como Prática nas Instituições de Ensino Superior | XII Congresso SPCE
(Vila Real)
|
2014 | A gestão da educação Superior frente aos instrumentos de avaliação e regulação: burocracia ou eficácia | XV Colóquio Internacional da Gestão Universitária
(Florianópolis)
|
2014 | O papel das instituições de ensino superior no desenvolvimento das regiões: o caso português | AFIRSE 2014
(Lisboa)
|
2014 | A fuga de cérebros em Portugal: hipóteses explicativas | AFIRSE 2014
(Lisboa)
|
2014 | A emigração qualificada: mobilidades transitórias e de longo prazo | AFIRSE 2014
(Lisboa)
|
2014 | A evolução do ensino superior em Portugal: Expansão e regionalização nas últimas décadas | 20º Congresso 2014 da APDR
(Évora)
|
2014 | The impact of cost-sharing on accessibility and equity in the Portuguese higher education | Second edition of the Universities’ Funding Forum
(Bergamo)
|
2014 | Generation and Gender in Academia | GWO Conference
(Keele )
|
2014 | Impactos da política de cost-sharing na acessibilidade e equidade no ensino superior português | XII Congresso SPCE
(Vila Real)
|
2013 | Trends in higher education assessment systems: perspectives from Europe | XV Comparative Education World Congress
(Buenos Aires )
|
2013 | Accessibility and affordability in the European Higher Education Area: The Portuguese case | XV Comparative Education World Congress
(Buenos Aires)
|
2013 | Alternative sources in higher education: does the culture of fundraising apply? | INBAM 2013
(Lisboa)
|
2013 | The impact of changes in Portuguese higher education on the academic staff careers | EAIR 35th Annual Forum 2013 – The Impact of Higher Education: Addressing the Challenges of the 21st Century
(Rotterdam)
|
2013 | The impact of higher education on employability of Portuguese students | EAIR 35th Annual Forum 2013 – The Impact of Higher Education: Addressing the Challenges of the 21st Century
(Rotterdam)
|
2013 | The privatization of public higher education, attendance rates and the autonomy of the “university” in Portugal (A privatização do ensino superior público, taxas de frequência e a autonomia universitária em Portugal) | XXII Jornadas da AEDE
(La Coruña)
|
2013 | Políticas de expansão do ensino superior no Brasil | 16º Workshop APDR
(Évora)
|
2013 | Tendências em sistemas de avaliação do ensino superior: perspectivas da Europa | 3.ª Conferência FORGES, Fórum do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa
(Recife)
|
2013 | Elaboração Participativa do Planejamento Estratégico em Instituições de Ensino Superior: a percepção dos stakeholders internos | 3.ª Conferência FORGES, Fórum do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa
(Recife)
|
2013 | Autoavaliação e gestão institucional: um estudo nas universidades federais do Brasil | 3.ª Conferência FORGES, Fórum do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa
(Recife)
|
2013 | A sustentabilidade financeira das instituições de ensino superior: o caso português | XXII Jornadas da AEDE
(La Coruña)
|
2013 | A agenda de trabalho dos académicos: (in)satisfações | III Congresso Internacional de Ensino Universitário
(Vigo)
|
2013 | Insatisfações dos académicos no ensino superior | Conferência Internacional de Investigação, Práticas e Contextos em Educação
(Leiria)
|
2013 | Os académicos no ensino superior: entre o que fazem e o que gostariam de fazer | II Encontro sobre Trabalho Docente e Formação
(Porto)
|
2013 | European higher education: modernization agenda and the role of educational leadership | TEMPUS IV PROGRAMME Leading and Managing Change in Higher Education (La MANCHE) 3rd PARTNER MEETING AGENDA |
2012 | Em busca de um paradigma de gestão estratégica para as instituições de ensino superior | IV ELBE
(Lisboa)
|
2012 | As condições de vida dos estudantes portugueses | III Congresso Ibero-Americano de Política e Administração em Educação
(Zaragoza)
|
2012 | A dimensão operacional de um sistema de gestão integrado para a administração da educação superior | 2.ª Conferência FORGES, Fórum do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa
(Macau)
|
2012 | The impact of the financial austerity on the Portuguese higher education | 3rd International Conference on Education & Educational Psychology, ICEEPSY 2012
(Istanbul)
|
2012 | Accessibility and affordability in the Portuguese higher education: the student’s costs | EAIR 34th Annual Forum 2012 “The Social Contract of Higher Education”
(Stavanger)
|
2012 | Portuguese higher education student’s costs: two last decades view | XXI Jornadas Asociación de Economía de la Educación, AEDE
(Porto)
|
2012 | O trabalho académico no ensino superior em Portugal | VII Congresso IberoAmericano de Docência Universitária
(Porto)
|
2012 | Ser docente em Portugal: Percursos e territórios de género | VII Congresso Iberoamericano de Docência Universitária
(Porto)
|
2012 | Quanto custa estudar no ensino superior português | Apresentação Projecto CESTES
(Lisboa)
|
2012 | Estudo da satisfação e motivação dos académicos no ensino superior português | FICPE 2012
(Porto)
|
2012 | Projeto CESTES – Custos dos Estudantes do Ensino Superior – apresentação em nome da equipa dos resultados do projeto na secção “A construção social de políticas educativas e cidadanias” | FICPE 2012 – II Fórum de Investigação em Ciências e Políticas da Educação
(Porto)
|
2011 | Avaliação nas instituições de ensino superior | XI Colóquio Internacional sobre Gestão Universitária na América do Sul: Gestão Universitária, Cooperação Internacional e Compromisso
Social
(Florianópolis)
|
2011 | Expansão do ensino superior no Brasil: avaliação como mecanismo para a garantia da qualidade | 1ª Conferência FORGES - Fórum do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa
(Lisboa e Coimbra)
|
2011 | O que é importante para a satisfação dos docentes do ensino superior? | 1ª Conferência FORGES - Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa
(Lisboa e Coimbra)
|
2011 | Financing Portuguese higher education: the role of the students costs | International Conference on Education and Educational Psychology - ICEEPSY 2011
(Istanbul)
|
2011 | A look to academics job satisfaction and motivation in Portuguese higher education institutions | International Conference on Education and Educational Psychology - ICEEPSY 2011
(Istanbul)
|
2011 | Teaching in the ivory tower: what are the dimensions of job satisfaction? | 33rd EAIR Forum Warsaw
(Warsaw)
|
2011 | Estudo da satisfação dos académicos no ensino superior em tempos de mudança | XI Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências de Educação
(Guarda)
|
2011 | Strategic positioning in the knowledge society: the issues and the challenges | International Conference on “Managing Services in the Knowledge Economy”, MSKE 2011
(Vila Nova de Famalicão)
|
2011 | Academic job satisfaction and motivation: findings and discussions | Business & Economics Society International 2011
(Split)
|
2011 | Job satisfaction of academics: Does gender matter? | Women’s Worlds 2011
(Ottawa-Gatineau)
|
2011 | Academic job satisfaction and motivation: findings from a nation-wide study in Portuguese higher education | 24th Annual Conference CHER
(Islândia)
|
2011 | Gender and academic career in higher education: a comparative view from Portugal and Turkey | UYK-2011 Congress
(Istanbul)
|
2011 | How do Portuguese academics perceive the reforms of faculties ‘careers? Some preliminary findings | History of European Universities. Challenges and transformations 2011
(Lisboa)
|
2011 | Academic satisfaction as an amplifier of the organizational Intellectual Capital | 3rd European Conference on Intellectual Capital
(Nicosia)
|
2011 | Higher education reforms: reflections on academic job satisfaction and motivation | Third RESUP International Conference
(Paris)
|
2010 | The study of academic job satisfaction: perspectives from Europe | Academic and Business Research Institute Conference
(Las Vegas)
|
2010 | Satisfação e Motivação dos docentes no ensino superior português: um estudo em curso | I Congresso Ibero-Brasileiro de Política e Administração da Educação/VI Congresso Luso-Brasileiro de Política e Administração
da Educação/IV Congresso do Fórum Português de Administração Educacional
(Elvas e Cáceres, Mérida)
|
2010 | The student costs in Portuguese higher education | XVI Congress of the AMSE-AMCE-WAER
(Monterrey)
|
2010 | An examination of academic job satisfaction and motivation in Portuguese higher education | Annual CHER 2010 Conference
(Oslo)
|
2010 | The study of academic job satisfaction and motivation: an ongoing study in Portuguese higher education | Business & Economics Society International Conference
(Atenas)
|
2010 | What factors of satisfaction and motivation are affecting the development of the academic career in Portuguese higher education institutions? | XXXIV EnANPAD 2010, Encontro Científico de Administração
(Rio de Janeiro)
|
2010 | Job satisfaction and motivation among academic staff | ICERI 2010 Conference
(Madrid)
|
2010 | Satisfação e motivação docente no ensino superior em tempo de mudança | VI Congreso Iberoamericano de Docencia Universitaria
(Lima)
|
2010 | A satisfação dos estudantes no subsistema politécnico |
(Viseu)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2019 - Atual | O Sistema de Ensino Superior Português: Binário ou Unitário
Orientador
|
|
2019 - Atual | Certificação de Docentes do Ensino Superior: desafios para a Garantia da Qualidade
Orientador
|
|
2017 - Atual | Modelos e Sistemas de Avaliação e Acreditação da\ Educação Superior
Orientador
|
|
2009 - 2017 | Sucesso dos estudantes e qualidade institucional: contributos para a gestão estratégica das instituições de ensino superior
em Portugal
Coorientador
|
Estudos em Ensino Superior (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2015 - 2015 | A FORMAÇÃO DE ESTRATÉGICAS. ESTUDO DE CASO EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PRIVADAS, SEM FINS LUCRATIVOS
Orientador
|
Gestão (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
|
2012 - 2012 | PROCESSOS DE ACREDITAÇÃO E INDICADORES DE DESEMPENHO NOS HOSPITAIS UNIVERSITÁRIOS BRASILEIROS
Orientador
|
Gestão (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2019 - Atual | Membro da Organização da 9.ª Conferência FORGES - O ensino superior e a promoção do desenvolvimento humano: contextos e experiências
nos países e regiões de língua portuguesa (2019)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
|
2018 - Atual | Membro da Organização da 8.ª Conferência FORGES - O papel da garantia da qualidade na gestão do ensino superior: desafios,
desenvolvimentos e tendências - Politécnico de Lisboa, Portugal
(2018)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
|
2018 - Atual | Member of the committee International Conference on Gender Research (ICGR 2018). ISCAP – Polytechnic of Porto
(2018)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
|
2017 - Atual | Membro da Organização da 7.ª Conferência FORGES – Moçambique, Maputo, subordinada ao tema “O papel do Ensino Superior para
o Desenvolvimento dos Países de Língua Portuguesa”. Membro da Comissão Organizadora e membro da Comissão Cientifica. (2017)
Conferência (Membro da Comissão Científica)
|
|
2016 - Atual | Membro da Organização da 6.ª Conferência FORGES – Brasil, Universidade Estadual de Campinas, subordinada ao tema “Para que(m)
servem a Universidade e as Instituições do Ensino Superior? Balanços, Proposições e Desafios acerca do papel das IES no Séc
XXI”. (2016)
Conferência (Membro da Comissão Científica)
|
|
2016 - Atual | FORGES- VI Forum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Lingua Portuguesa (Campinas, Brasil). “Para que(m)
servem a Universidade e as Instituições do Ensino Superior?; Balanços, Proposições e Desafios acerca do papel das IES no Séc
XXI”.
(2016)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
|
2016 - Atual | Membro da comissão organizadora da conferência ECIC 2016 (2016)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
|
2016 - Atual | Membro da Comissão Organizadora da European Conference on Knowledge Management - ECKM 2016 (2016)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
|
2015 - Atual | 10th International Forum on Knowledge Asset Dynamics - IFKAD 2015 (2015)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
|
2015 - Atual | Membro da Comissão Organizadora do ECIC 2015 (2015)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
|
2015 - Atual | Membro da Comissão Organizadora da 15th European Conference on Knowledge Management - ECKM 2015 (2015)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
|
2015 - Atual | Membro da Comissão de Organização da CONFERÊNCIA INTERNACIONAL Fuga de Cérebros: A Mobilidade Académica e a Emigração Portuguesa
Qualificada
(2015)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2017 - 2017 | TAIEX Workshop on Strategic Development of Higher Education Institutions organised in collaboration with the Ministry of Education
of Azerbaijan, 5-6 September, 2017 in Baku, Azerbaijan.
As a TAIEX Member (TAIEX is the Technical Assistance and Information Exchange instrument of the European Commission. TAIEX
supports public administrations with regard to the approximation, application and enforcement of EU legislation as well as
facilitating the sharing of EU best practices)
Oficina (workshop)
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2019 | HIGHER EDUCATION INSTITUTIONS AND REGIONAL DEVELOPMENT: CONTRIBUTIONS IN THE CONTEXT OF EMPLOYABILITY
Arguente
|
DANIELA ALEXANDRA PEIXOTO OLO (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
|
2017 | Financiamento do Ensino Superior em Moçambique: A comparticipação dos estudantes/familias na provincia de Gaza
Arguente
|
JOSÉ AMILTON JOAQUIM (Doutoramento)
ISEG Lisbon School of Economics and Management, Portugal
|
2016 | Learning Outcomes no Ensino Superior Português: Perfis de Competências da Área das Ciências Empresariais.
Arguente
|
Ivo Emanuel da Rocha Lima Costa Santos Soares (Doutoramento)
Universidade Europeia, Portugal
|
2014 | O Papel do Gestor no Desempenho das Microentidades na RAM
Arguente
|
Paulo Filipe Fernandes (Doutoramento)
Universidade dos Açores Faculdade de Economia e Gestão, Portugal
|
2014 | ASSIMETRIAS SOCIAIS E ACESSO AO ENSINO SUPERIOR - PROUNI E FIES NO MARANHÃO
Arguente
|
JOSÉ MARIA FRANCO TEIXEIRA NETO (Doutoramento)
ISEG Lisbon School of Economics and Management, Portugal
|
2014 | A Governança Universitária: O caso da Universidade Pública de Cabo Verde
Arguente
|
Arnaldo Jorge Mendes de Brito (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2014 | Ensaios sobre capital intelectual das instituições do Ensino Superior: taxinomia, mensuração e impactos
Arguente
|
Eugénia Maria Gonçalves de Matos Pedro (Doutoramento)
Universidade da Beira Interior, Portugal
|
2012 | GESTÃO DA QUALIDADE NO ENSINO SUPERIOR:DESAFIOS PARA OS MODELOS DE REGULAÇÃO E AVALIAÇÃO NO BRASIL E EM PORTUGAL
Arguente principal
|
ANTONIO AUGUSTO DOS SANTOS SOARES (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
|
2012 | GESTÃO DE CURSOS DE GRADUAÇÃO, NA MODALIDADE À DISTÂNCIA: REFERENCIAIS DE QUALIDADE DO PROCESSO DE ACREDITAÇÃO DO MINISTÉRIO
DA EDUCAÇÃO E CULTURA
Arguente
|
MATILDE MEDEIROS DE ARAÚJO (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
|
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2022 - Atual | EUROPEAN CONFERENCE ON KNOWLEDGE MANAGEMENT - ECKM 2022 | |
2022 - Atual | INTERNATIONAL CONFERENCE ON GENDER RESEARCH- ICGR 2022 | |
2021 - Atual | ECKM 21 | |
2021 - Atual | INTED 2018 | |
2021 - Atual | EUROPEAN CONFERENCE ON MANAGEMENT, LEADERSHIP AND GOVERNANCE- ECMLG | |
2020 - Atual | EUROPEAN CONFERENCE ON MANAGEMENT, LEADERSHIP AND GOVERNANCE - ECMLG | |
2019 - Atual | ICGR 2019 | |
2019 - Atual | INTED 2019 ¿ 13th Annual International Technology, Education and Development Conference | |
2018 - Atual | INTED 2018 | |
2018 - Atual | INTERNATIONAL CONFERENCE OF APPLIED BUSINESS AND MANAGEMENT |
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2020 - Atual | Higher Education Quaterly |
Comissão de avaliação
Descrição da atividade Tipo de assessoria |
Instituição / Organização | Entidade financiadora | |
---|---|---|---|
2017 - 2021 | Member of the External Evaluation Team (CAE) in the audit of Internal Systems of Quality Assurance
Avaliador
|
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2015 - Atual | EUROPEAN PLATFORM OF WOMEN SCIENTISTS | |
2015 - Atual | LATIN AMERICAN STUDIES ASSOCIATION- LASA | |
2012 - Atual | ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE MULHERES CIENTISTAS -AMONET | |
2010 - Atual | FORUM DA GESTÃO DO ENSINO SUPERIOR NOS PAÍSES E REGIÕES DA LINGUA PORTUGUESA -FORGES | |
2005 - Atual | THE EUROPEAN HIGHER EDUCATION SOCIETY | |
1985 - Atual | ORDEM DOS ECONOMISTAS |
Revisão ad hoc de artigos em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2020 - Atual | European Journal of Education | |
2019 - Atual | Non Profit Management & Leadership | |
2019 - Atual | Higher Education Policy | |
2018 - Atual | Quaterly Assurance in Education | |
2018 - Atual | Community, Work & Family | |
2017 - Atual | Further and Higher Education | |
2017 - Atual | Studies in Higher Education | |
2017 - Atual | Community, Family and Work | |
2016 - Atual | Higher Education | |
2016 - Atual | Studies in Higher Education | |
2015 - Atual | Palgrave Communications | Palgrave |
2015 - Atual | Sociedade e Culturas | |
2015 - Atual | Journal of Educational Administration | |
2015 - Atual | Higher Education (SPRINGER) | |
2015 - Atual | Tékhne | |
2014 - Atual | International Review of Administrative Sciences | |
2014 - Atual | International Research in Higher Education (USA) | |
2017 - 2017 | Estudos sobre Educação |
Tutoria
Tópico | Nome do aluno | |
---|---|---|
2014 - 2014 | Dennis Gregory |
Distinções
Prémio
1995 | Fulbright |
1992 | Bolsas Gulbenkian
Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal
|
Título
2017 | TAIEX Member (TAIEX is the Technical Assistance and Information |