???global.info.a_carregar???
Maria Cristina Cavalcanti, also known as Cristina Cavalcanti, is a transdisciplinary artist, PhD student in Digital Media Art at UAlg – University of Algarve and UAb – Open University of Portugal, with degrees in Theatre from INDAC (São Paulo), in Architecture and Urbanism from UFPR – Federal University of Paraná, and in Art, Design and Sustainability from SLP, coordinated by MyDocumenta in Barcelona, Spain. She is also a certified trainer at RFA Academy, Portugal. As a researcher at CIAC – Centre for Research in Arts and Communication, she investigates archives, montage, and cinema. She collaborates with AFEcTA: Laboratory for Shared Research and Creation – Cinema and Moving Images, at UBI – University of Beira Interior. She is a director, actress, curator, and web designer. At the helm of Jiboia Estúdio, she has created the visual identities of several films, theatre productions, and companies, and is responsible for the creation, execution, and maintenance of web pages in Brazil, Portugal, France, and Spain. She conceived and developed Plataforma Teatro, a virtual space for showcasing performances that brought together and sparked dialogue among audiences, artists, producers, and curators around the world during the pandemic. She also collaborated as a curator at the Capobianco Cultural Institute in São Paulo. In theatre, she has worked with directors such as William Pereira, Bruno Perillo, Alexandre Tenório, Carlos Baldim, Marco Antônio Braz, Kiko Marques, Hélio Cícero, Walter Portella, and Antunes Filho, among others. With Visceral Companhia de Teatro, she has staged theatrical performances and received several important awards. Her artistic practice appropriates institutional, personal, and online archives to create installations that raise questions about gender and state violence, sustainability, neurodiversity, and the representation of the female body. She is particularly interested in new media, artificial intelligence, and augmented reality. Her works have been exhibited in Brazil, Portugal, Spain, and China. // Artista transdisciplinar. Doutoranda em Media Arte Digital pela UAlg – Universidade do Algarve e UAb – Universidade Aberta de Portugal, formada em Teatro pelo INDAC (São Paulo), em Arquitetura e Urbanismo pela UFPR – Universidade Federal do Paraná, e em Arte, Design e Sustentabilidade pelo SLP, coordenado pela MyDocumenta, em Barcelona, Espanha. É também formadora certificada pela RFA Academy, Portugal. Como pesquisadora do CIAC – Centro de Investigação em Artes e Comunicação, investiga arquivo, montagem e cinema. Colabora com o AFEcTA: Laboratório de Investigação e Criação Partilhada – Cinema e Imagens em Movimento, da UBI – Universidade da Beira Interior. É encenadora, atriz, curadora e web designer. À frente do Jiboia Estúdio, criou a identidade visual de diversos filmes, espetáculos teatrais e empresas, e é responsável pela criação, execução e manutenção de páginas web no Brasil, Portugal, França e Espanha. Idealizou e desenvolveu a Plataforma Teatro, espaço virtual de exibição de espetáculos que proporcionou o encontro e provocou debates entre público, artistas, produtores e curadores ao redor do mundo durante a pandemia. Também colaborou como curadora no Instituto Cultural Capobianco, em São Paulo. No teatro, trabalhou com diretores como William Pereira, Bruno Perillo, Alexandre Tenório, Carlos Baldim, Marco Antônio Braz, Kiko Marques, Hélio Cícero, Walter Portella e Antunes Filho, entre outros. Com a Visceral Companhia de Teatro, realizou espetáculos teatrais e recebeu importantes prêmios. Sua prática artística apropria-se de arquivos institucionais, pessoais e digitais para criar instalações que provocam questionamentos sobre violência de gênero e de Estado, sustentabilidade, neurodivergências e representação do corpo feminino. Tem interesse em novos media, inteligência artificial e realidade aumentada. Suas obras foram expostas no Brasil, Portugal, Espanha e China.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Maria Cristina Cavalcanti
Género
Feminino

Nomes de citação

  • Cavalcanti, Cristina
  • Cavalcanti, Maria Cristina

Identificadores de autor

Ciência ID
8F1D-0B66-AEA7
ORCID iD
0009-0006-5958-9069

Endereços de correio eletrónico

  • mccavalcanti@ualg.pt (Profissional)

Websites

Domínios de atuação

  • Humanidades - Artes
  • Humanidades - Artes - Arquitetura e Design
  • Humanidades - Artes - Estudo das Artes da Representação (música, teatro e dramaturgia)
  • Humanidades - Artes - Estudos de Cinema, Rádio e Televisão

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C2)
Francês Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C2) Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B2)
Espanhol; Castelhano Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C2)
Italiano Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A2)
Catalão Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A2)
Formação
Grau Classificação
2022/09 - 2024/10
Em curso
Média-Arte Digital (Doutoramento)
Especialização em Comunicação, cultura e arte
Universidade do Algarve, Portugal

Universidade Aberta, Portugal
"[Des]montagem: art, archive and digital media" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2023/10/12 - 2024/02/29
Concluído
Art, Design & sustainability with special focus on environment and climate change. (Pós-Graduação)
Especialização em Arts, Communication and Heritage
Universidade Aberta, Portugal

LABA Education Spain SL, Espanha

European University Cyprus, Chipre

EINA Centre Universitari de Disseny i Art, Espanha
18
2023/10/31 - 2023/12/14
Concluído
Formação Pedagógica Inicial de Formadores (Outros)
Especialização em Formação pedagógica
Instituto do Emprego e Formação Profissional, Portugal
4 - Relevante
2021/11/02 - 2023/09/12
Concluído
Média-Arte Digital (Curso de doutoramento (conclusão de unidades curriculares))
Especialização em Comunicação, Cultura e Arte
Universidade do Algarve, Portugal

Universidade Aberta, Portugal
18
2015 - 2017
Concluído
Introdução à língua francesa e à cultura francófona (Outros)
Especialização em Faculdade de filosofia, letras e ciências humanas da Universidade de São Paulo
Universidade de São Paulo, Brasil
Excelente
1996/08/01 - 1997/12/17
Concluído
Atriz (Graduado)
Especialização em Theatre
Ministério da Educação, Brasil
4 - Muito bom
1994/03 - 1997/08
Concluído
Teatro (Graduado)
Instituto de Arte e Ciência , Brasil
4 - Muito bom
1986/03 - 1992/03
Concluído
Arquitetura e Urbanismo (Bachelor)
Universidade Federal do Paraná, Brasil
1986/11/25
Concluído
Inglês (Graduado)
Especialização em Linguas
Centro Cultural Brasil Estados Unidos de Curitiba, Brasil
Excelente
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2022 - Atual Investigador (Investigação) Universidade do Algarve Centro de Investigação em Artes e Comunicação, Portugal
Universidade do Algarve, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2020 - Atual Designer/Webdesigner Jiboia Estúdio, Portugal
2020 - Atual Artista Multimedia Artista independente, Brasil
2019/09 - 2022/12 Curadora - Espetáculos Plataforma Teatro, Brasil
2004/03 - 2022/10 Encenadora Visceral Companhia, Brasil
1996 - 2019 Atriz Stage directors: Antunes Filho, William Pereira, Alexandre Tenório, Bruno Perillo, Helio Cícero, entre outros, Brasil
2014 - 2016 Curadora - Ciclo de Leituras de Teatro Instituto Cultural Capobianco, Brasil
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2024/02/28 - Atual Afecta - Laboratório de Investigação e Criação Partilhada em Cinema e Outras Imagens em Movimento
Universidade da Beira Interior LabComIFP Comunicação Filosofia e Humanidades, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Cavalcanti, Cristina. "From the Atelier Populaire to Artivism. Situationist Strategies Reimagined". Trabalho apresentado em ARTECH 2025 – Media Art Cultures, Communities & Territories - 12th International Conference on Digital and Interactive Arts, Braga, 2025.
    Aceite para publicação
  2. Cavalcanti, Cristina. "Memory, montage, and counter-narratives. A digital media installation". Trabalho apresentado em ARTECH 2025 – Media Art Cultures, Communities & Territories - 12th International Conference on Digital and Interactive Arts, Braga, 2025.
    Aceite para publicação
  3. Cavalcanti, Cristina. "Montage as a critical procedure in digital art installations". Trabalho apresentado em #23ART - Encontro Internacional de Arte e Tecnologia, Porto, 2024.
    No prelo
  4. Cavalcanti, Cristina. "Gender violence in the video installation Intrusa[s]". Trabalho apresentado em ARTeFACTo 2024 - 4ª International Conference on Digital Creation in Arts, Media and Technology, Macau, 2024.
    Publicado
  5. Cavalcanti, Cristina. "[Des]montagem. Interface as a device that provoke layers of meaning and associations". Trabalho apresentado em Creation Processes-Theories that live in practices, Faro, 2024.
    Em revisão
  6. Cavalcanti, Cristina. "Archive and [Des]montagem. Creative process of a digital media art artifact". Trabalho apresentado em Jornadas CIAC 2024, Faro, 2024.
    No prelo
Resumo em conferência
  1. Cavalcanti, Cristina. "Anagrammatic Montage. Temporalities in Maya Deren". Trabalho apresentado em Cine Bárbaras – Conferência Internacional de Cinema e Audiovisual, Porto, 2025.
    Aceite para publicação

Artística / Interpretação

Arte visual
  1. Cavalcanti, Cristina. [Des]montagem. Instalação imersiva interativa..
  2. Cavalcanti, Cristina. [Sub]Imersa.
  3. Cavalcanti, Cristina. Intrusa[s]. Instalação imersiva interativa..
  4. Cavalcanti, Cristina. Primavera Cega.
  5. d'Orey, Rui; Cavalcanti, Cristina. [DES]Montagem - Programação Informática de Instalação Interativa da autoria de Cristina Cavalcanti.
  6. Cavalcanti, Cristina. Sea Level in 30 Years.
Cenografia
  1. Cristóvão Tezza / Christiane de Macedo (Escritor / Produtor). 2022. O filho eterno.
  2. Clovys Torres (Escritor / Produtor). 2021. Amanhã Eu Vou.
  3. de Mike Bartlett, encenação de Alexandre Tenório (Escritor / Produtor). 2019. Intervenção (figurinos/objetos).
  4. de Linda McLean, encenação de Carlos Baldim (Escritor / Produtor). 2019. Um dia qualquer (figurinos e objetos).
  5. de Newton Moreno, encenação William Pereira (Escritor / Produtor). 2016. Um berço de pedra (figurinos).
  6. de Alan Ayckbourne, encenação Alexandre Tenório (Escritor / Produtor). 2012. Assombrando Júlia.
  7. de David Harrower, encenação de Alexandre Tenório (Escritor / Produtor). 2011. Blackbird (figurinos).
  8. de Alan Ayckbourne, encenação Alexandre Tenório (Escritor / Produtor). 2010. A Serpente no Jardim (figurinos e objetos).
  9. de Jon Fosse, encenação de Alexandre Tenório (Escritor / Produtor). 2005. Alguém vai vir (figurinos).
  10. de Kiko Marques (Escritor / Produtor). 2005. Brinquedos Quebrados (figurinos).
  11. Irmãos Presnyakov (Escritor / Produtor). 2004. Terrorismo.
Exposição artística
  1. [Des]montagem. @Artech. Braga, Portugal.. 2025.
  2. Intrusa[s] - ARTeFACTo 2024 - Macau, China. 2024.
  3. Intrusa[s] - EmMeio#16 Exhibition - ESE IPP. 2024.
  4. Intrusa[s] - Women in Sport: Pioneering, Challenges, Inspiration, Equality - Exhibition at Jamor Interpretative Center. 2024.
  5. Intrusa[s] . Exhibition at 18th Council of Europe Conference of Ministers Responsible for Sport - Alfândega do Porto-Portugal. 2024.
  6. Sea Level in 30 Years @Ardes Exhibition, Valencia-Espanha. 2024.
  7. [Des]montagem. @Rizoma, Loulé-Portugal. 2023.
Exposição de curadoria/museu
  1. Jorge Augusto Mendes Dias dos Santos; Sílvia Venturinha Jermias; Jaqueline Dulce Moreira; Yannick Pimenta; Nuno Martins; Rennier Ligarretto Feo; Maria Cristina Cavalcanti; Célia Palma; Bruno Miguel Pinheiro. 2023. "Rizoma. Loulé-Portugal.". In Exposição patente no Convento do Espírito Santo, Loulé, Portugal (11-14 de julho, 2023)..
  2. Martins, Alexandre; Trigo, Clara; Perfeito, Ana. 2022. "Intangibilidades digitais". In Exposição patente no Convento do Espírito Santo, Loulé, Portugal..
Gravação vídeo
  1. Cavalcanti, Cristina. 2021. A.través.
Interpretação artística
  1. 2021. Até quando? de Clóvys Torres. SP Escola de Teatro, São Paulo, Brasil.
  2. 2021. Amanhã eu vou. Teatro Vivo, Plataforma Teatro.
  3. 2021. O Perigo de não se Fazer Nada, de Dênio Maués, dirigida por Bruno Perillo/Leitura encenada. Satyros.
  4. 2019. Intervenção, de Mike Bartlett. Teatro Cultura Inglesa, São Paulo, Brasil/SESC Pinheiros, São Paulo, Brasil.
  5. 2019. Um Dia Qualquer, de Linda McLean. Teatro Décio de Almeida Prado, São Paulo, Brasil.
  6. 2017. Swallow, de Steph Smith. Teatro Cultura Inglesa, São Paulo, Brasil/SESC Pinheiros, São Paulo, Brasil.
  7. 2016. Um Berço de Pedra, de Newton Moreno. Direção de William Pereira. Centro Cultural de São Paulo, Brasil/SESC Ginástico - Rio de Janeiro.
  8. 2012. O Salão de Baile Elétrico. Teatro Cultura Inglesa, São Paulo, Brasil/SESC Pinheiros, São Paulo, Brasil.
  9. 2011. Blackbird, de David Hare. Teatro Cultura Inglesa/Viga Espaço Cênico/Sátyros, São Paulo, Brasil.
  10. 2010. A Serpente no Jardim, de Alan Ayckbourn. Teatro Cultura Inglesa, São Paulo, Brasil /SESC Pinheiros, São Paulo, Brasil.
  11. 2006. Alguém Vai Vir, de Jon Fosse. Direção de Alexandre Tenório.. Teatro Augusta.
  12. 2004. Terrorismo. Viga Espaço Cênico - São Paulo.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2025/11/27 Memory, montage, and counter-narratives. A digital media installation ARTECH 2025 – Media Art Cultures, Communities & Territories - 12th International Conference on Digital and Interactive Arts
(Braga, Portugal)
2025/11/26 From the Atelier Populaire to Artivism. Situationist Strategies Reimagined ARTECH 2025 – Media Art Cultures, Communities & Territories - 12th International Conference on Digital and Interactive Arts
(Braga, Portugal)
2025/10/23 Anagrammatic Montage. Temporalities in Maya Deren Cine Bárbaras – International Conference on Cinema and Audiovisual i
(Porto, Portugal)
2024/12/06 Gender violence in the video installation Intrusa[s] 4ª International Conference on Digital Creation in Arts, Media and Technology
(Macau, China)
2024/11/07 Intrusa[s]. Montage as a critical procedure in digital art installations - Artist Talk #23ART - Encontro Internacional de Arte e Tecnologia
Unidade Técnico-Científica de Artes Visuais e Tecnologias Artísticas da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto (Porto, Portugal)
2024/03/20 [Des]montagem. Arte, arquivo e medias digitais 2º Encontro Anual de Estudantes de Doutoramento da Universidade do Algarve @ISociedade Inclusiva
CIAC- Centro de Investigação em Artes e Comunicação (Faro, Portugal)
2024/03/01 Archive and [Des]montagem. Creative process of a digital media art artifact. Jornadas CIAC 2024
CIAC- Centro de Investigação em Artes e Comunicação (Faro, Portugal)
2024/02/07 Laboratório de Investigação e Criação Partilhada Universidade Zero > Simpósio Interuniversitário: Cinema e Pedagogia.
Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2024 Des]montagem. Interface as a device that provoke layers of meaning and associations" Creation Processes-Theories that live in practices
(Faro, Portugal)
2023/12 Arte Digital Arte Digital
RFA Academy (Vila Nova De Gaia, Portugal)
2023/11 Arte de arquivo
RFA Academy (Vila Nova de Gaia, Portugal)
2023/07/13 [Des]montagem. Arte, arquivo e medias digitais Provas de Avaliação de Capacidade de Investigação (PACI), 10º Retiro Doutoral em Média-Arte Digital
Universidade do Algarve / Universidade Aberta (UAlg/UAb) (Loulé, Portugal) (Loulé, Portugal)

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2024/06 - 2024/11 Afecta – I Encontro Internacional de Criação Partilhada. Uma organização coletiva do AFECTA - Laboratório de Investigação e Criação Partilhada (2024/10/29 - 2024/10/30)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade da Beira Interior LabComIFP Comunicação Filosofia e Humanidades, Portugal

Universidade de Lisboa Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes, Portugal
2024/07 - 2024/10 Olhares sobre o urbano: criar coletivamente com câmara escura (2024/10/30 - 2024/10/30)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
Universidade da Beira Interior LabComIFP Comunicação Filosofia e Humanidades, Portugal
2023/04/04 - 2023/05/04 Mulheres à beira de uma largada de pombos. Leitura criativa, com a encenadora Christiane de Macedo (2023/05/02 - 2023/05/04)
Oficina (workshop)
AJA - Associação José Afonso, Portugal
2021/03/12 - 2021/06/30 Ocupação Faroffa. Ação de aproximação entre produtores, provocadores, artistas e autores. (2021/05/24 - 2021/05/27)
Festival (Membro da Comissão Organizadora)
Faroffa, Brasil

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2022/10/18 - 2022/10/18 Espaço de divulgação do trabalho que o Grupo de Investigação em Média-Arte Digital do Polo CIAC está a desenvolver, bem como de projetos em que participa
Simpósio
Primeiro Simpósio de Média-arte Digital
Universidade Aberta, Portugal
2022/07 - 2022/07 Juri internacional @Festival de Cinema de Avanca
Festival
15ª Avanca Cinema
Cine-Clube de Avanca, Portugal
2022/06/21 - 2022/06/21 Com Patrícia Moran (Universidade de São Paulo, Brasil). Uma reflexão sobre a mescla de figuras expressivas de diferentes meios como estratégia para a constituição de estados de presença em performances.
Seminário
Formas de presença na performance audiovisual
Universidade do Algarve Centro de Investigação em Artes e Comunicação, Portugal
2022/06/01 - 2022/06/01 Espaço de partilha e discussão em torno do tópico “Cinema Circundante”, para permitir a reflexão acerca das novas possibilidades estéticas potenciadas e suportadas pelo continuum tecnológico contemporâneo, assim como analisar cenários de ativismo e intervenção política e social, cultural e pedagógica em suas múltiplas e polissémicas dimensões.
Seminário
Seminário INVITRO: “Cinema Circundante”
Universidade do Algarve Centro de Investigação em Artes e Comunicação, Portugal
2021/12/03 - 2021/12/18 Um revisitar à história do filme de artista no Brasil para pensar outras histórias e genealogias possíveis para o contemporâneo voltado, principalmente, para a produção em bitolas menores como o super 8 e 16 mm nos anos 1960 e 1970, os experimentos com projeção chamados "audiovisuais" e as primeiras incursões da vídeo-arte.
Oficina (workshop)
Histórias do cinema de artista no Brasil
Museu de Arte de São Paulo, Brasil
2021/11/10 - 2021/11/10 Webinar com Adriana Nascimento, da Universidade Federal de São João Del-Rei (Brasil). Curadoria e narrativa das poéticas feministas em corpo, espaço e tempo, a partir do trabalho de algumas artistas brasileiras, transitando por inter-relações entre as dimensões corporais (física, emocional, espiritual), espaciais e temporais. Uma abordagem sobre as relações do feminino na sociedade contemporânea, atravessando debates éticos, estéticos, morais, filosóficos e políticos.
Seminário
Poéticas feministas em corpo, espaço e tempo.
Universidade do Algarve, Portugal

Universidade do Algarve Centro de Investigação em Artes e Comunicação, Portugal
2021/10/22 - 2021/10/22 Webinar com Nigel Power, da King Mongkut’s University of Technology Thonburi. Abordou aspetos da cultura visual da Tailândia pós-golpe militar, em particular as formas como o Estado tailandês interveio na cultura visual e material para legitimar e naturalizar o seu domínio
Seminário
Re-rememberings: notes on the visual culture of post-coup thailand (2014-2019).
Universidade do Algarve, Portugal

Universidade do Algarve Centro de Investigação em Artes e Comunicação, Portugal
2021/04/13 - 2021/04/13 Direção da leitura encenada da peça "Passe em Casa", de João Luís Vieira.
Festival
Festival Rede de Leituras
Rede de Leituras, Brasil
2021/03/16 - 2021/03/16 Leitura encenada da peça "O perigo de não se fazer nada", de Dênio Maués, dirigida por Bruno Perillo.
Festival
Festival Rede de Leituras
Rede de Leituras, Brasil
2020/12/03 - 2020/12/12 Direção da leitura da peça "Nota sobre pássaros", de Clóvys Torres.
Festival
Satyrianas
SP Escola de Teatro, Brasil
2020/11/12 - 2020/11/13 Oficina com Eunice Gonçalves Duarte, explorando conceitos como a imagem pobre (imagem low tech) e a recepção emocional da imagem digital.
Oficina (workshop)
Webcamming: pequenas câmaras para contar estórias.
2020/09/16 - 2020/10/07 Aproximação entre teatro e performance, com Janaína Leite.
Oficina (workshop)
Ob-cenas Contemporâneas - Aproximação entre teatro e Performance
Metropolitana Gestão Cultural, Brasil
2020/09/15 - 2020/10/05 Exploração das possibilidades de utilização do vídeo como parte estruturante de um espetáculo ou cena teatral com o videoartista Yghor Boy.
Oficina (workshop)
Minicurso Laboratório: Câmera de vídeo na Performance Cênica
Serviço Social do Comércio Administração Regional no Estado de São Paulo, Brasil
2020/03/05 - 2020/05/23 User Experience for Web Design + Exploring a Career in User Experience Design + Interaction Design for the Web +UX Design, 7 Implemtation Planning
Oficina (workshop)
User Experience for Web Design + Exploring a Career in User Experience Design + Interaction Design for the Web +UX Design, 7 Implemtation Planning
LinkedIn Learning, Estados Unidos
2020/02/03 - 2020/02/24 Com Janaina Leite, sobre a pesquisa na produção de dramaturgias híbridas e performativas, que trabalham nos limites entre arte e vida, acontecimento e representação, experiência e registo.
Oficina (workshop)
Dramaturguias Híbridas e Performativas - O documento como dispositivo de criação
Metropolitana Gestão Cultural, Brasil
2017 - 2017 Leitura encenada da peça, escrita por Ygor Fiori e dirigida por Alexandre Tenório.
Outro
Lua para vagões passarem
Instituto Cultural Capobianco, Brasil
2015 - 2015 Série de atividades imersivas, a fim de explorar as fronteiras da arte imaterial e das performances de longa duração.
Exposição
Terra Comunal – Marina Abramovic + MAI
SESC Pompeia, Brasil
2014 - 2014 Leitura da peça "Atlântica", escrita por Abel Neves e dirigida por Maurício Paroni de Castro.
Exposição
1ª Mostra de Teatro Contemporâneo Português
Cooperativa Paulista de Teatro, Brasil
2013/10/17 - 2013/10/17 Leitura da peça "Pela Hora da Morte", dirigida por Clovys Torres.
Festival
Satyrianas
2011 - 2011 Estágio @Théâtre du Soleil, com Serge Nicolaï, Olívia Corsini, Andreas Simas e Eve Doe Brusse.
Oficina (workshop)
Serviço Social do Comércio Administração Regional no Estado de São Paulo, Brasil
2006/05/30 - 2006/06/02 Parte do projeto Youth Theatre, da Cultura Inglesa e do British Council.
Oficina (workshop)
Workshop for Directors com Matt Wilde
British Council Brazil, Brasil

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2023/10/30 - 2024/07/31 More than Houses Universidade do Algarve, Portugal

Universidade do Porto Faculdade de Arquitectura, Portugal

Entrevista (jornal / revista)

Descrição da atividade Jornal / Forum
2017/05/04 Entrevista sobre a peça Um Berço de Pedra De Olho na Cena

Entrevista / Programa (rádio / tv)

Programa Tema
2021/06/22 - 2021/06/22 Série "Aplausos". Plataforma Teatro e a reinvenção do fazer teatral.
2021/04/21 - 2021/04/21 Conversa de Lulu. Teatro, novas formas e novas plataformas
Distinções

Prémio

2021 Melhor direção @Amanhã Eu Vou
Palco Paulistano, Brasil
2019 Prêmio Cultura Inglesa Festival @Intervenção
British Council Brazil, Brasil
2017 Prêmio Cultura Inglesa Festival @Swallow
British Council Brazil, Brasil
2016 Melhor atriz. Indicação ao Prêmio APCA - Associação Paulista de Críticos de Arte @Um Berço de Pedra
Associação Paulista de Críticos de Arte, Brasil
2016 Melhor Atriz @Um Berço de Pedra
Palco Paulistano, Brasil
2012 Prêmio Cultura Inglesa Festival @O Salão de Baile Elétrico
British Council Brazil, Brasil
2010 Prêmio Cultura Inglesa Festival @A Serpente no Jardim
British Council Brazil, Brasil
2006 Prêmio Cultura Inglesa Festival @Blackbird
British Council Brazil, Brasil

Outra distinção

2021 Melhor espetáculo @Amanhã Eu Vou
Observatório de Teatro, Brasil
2021 Melhor cenário @Amanhã Eu Vou
Observatório de Teatro, Brasil
2010 Os Cinco Eleitos da Folha @Blackbird
Folha de São Paulo, Brasil