???global.info.a_carregar???
João Carlos de Gouveia Faria Lopes. Concluiu o(a) Doutoramento em Departamento de Didáctica, Organización y Métodos de Investigación em 2010 pelo(a) Universidad de Salamanca, Mestrado em Supervisão Pedagógica em 1998 pelo(a) Universidade de Aveiro e Licenciatura em Filosofia em 1986 pelo(a) Universidade do Porto. É Professor Adjunto no(a) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Professor Adjunto no(a) ISLA Instituto Politécnico de Gestão e Tecnologia, formador e consultor de organizações. Publicou 6 artigos em revistas especializadas. Possui 2 capítulo(s) de livros e 12 livros. Participou em múltiplos eventos relacionados com a educação e a formação. Orientou 27 dissertação(ões) de mestrado. Participa e/ou participou como Investigador responsável em vários projetos. Atua na(s) área(s) de Ciências Sociais com ênfase em Economia e Gestão e Ciências Sociais com ênfase em Ciências da Educação.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
João Carlos de Gouveia Faria Lopes

Nomes de citação

  • Gouveia, João

Identificadores de autor

Ciência ID
8E15-DD01-9F61

Websites

  • www.esepf.pt (Profissional)
  • https://sites.google.com/site/joaogouveiarecursos/ (Pessoal)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Economia e Gestão
  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1)
Formação
Grau Classificação
2003 - 2010
Concluído
Departamento de Didáctica, Organización y Métodos de Investigación (Doutoramento)
Universidad de Salamanca, Espanha
"SUPERVISÃO E AVALIAÇÃO DA FORMAÇÃO - Metodologias para a avaliação de competências no processo formativo" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Sobresaleiente cum laude
1996 - 1998
Concluído
Supervisão Pedagógica (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
"Avaliação da Formação" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado
1982 - 1986
Concluído
Filosofia (Licenciatura)
Universidade do Porto, Portugal
"Não aplicável" (TESE/DISSERTAÇÃO)
14 valores
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2008/09 - Atual Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) ISLA Instituto Politécnico de Gestão e Tecnologia, Portugal
2002/09 - Atual Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2002/03 - 2010/03 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2014/08 - 2015 Administrador F+G Formação e Gestão, SA, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2007/10 - Atual Consultor e Formador TecMinho Associação Universidade-Empresa para o Desenvolvimento, Portugal
Projetos

Outro

Designação Financiadores
2011 - 2018/07 Competências transversais dos professores de educação básica
Competências transversais
Investigador responsável
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Gouveia, João. "A construção do Projecto Educativo Municipal e a possibilidade e interesse na consensualização de indicadores comuns de auto-avaliação das escolas. Relato de uma experiência recente". Trabalho apresentado em Seminário Internacional Currículo, Avaliação, Formação e Tecnologias educativas, Porto, 2018.
    Publicado
  2. Lopes, João Carlos de Gouveia Faria. "Avaliação das escolas e gestão do conhecimento". Trabalho apresentado em Professores, Escola e Município - formar, conhecer, desenvolver, Porto, 2015.
    Publicado
  3. Lopes, João Carlos de Gouveia Faria. "O municipalismo educacional entre as prioridades nacionais e as locais.". Trabalho apresentado em III Congreso Íberoamericano de Política y Administración de la Educación, Saragoça, 2013.
    Publicado
  4. Lopes, João Carlos de Gouveia Faria; Jorge Martins. "EDUCÁVADO: Projeto de Formação-Ação para a (re) Estruturação da Função Educação nos Municípios da NUT III Cávado.". Trabalho apresentado em III Congreso Íberoamericano de Política y Administración de la Educación, Saragoça, 2013.
    Publicado
  5. Lopes, João Carlos de Gouveia Faria. "Competências transversais de Educadores/as e Professores/as do 1º ciclo do Ensino Básico: o futuro como razão de ser do presente". Trabalho apresentado em II Encontro Luso-Brasileiro sobre o Trabalho Docente e Formação - políticas, práticas e investigação: pontes para a mudança, Porto, 2013.
    Publicado
  6. Lopes, João Carlos de Gouveia Faria. "RUBRICS: uma estratégia de avaliação formadora no 1º Ciclo do Ensino Básico". Trabalho apresentado em II Encontro Luso-Brasileiro sobre o Trabalho Docente e Formação, Porto, 2013.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Lopes, João Carlos de Gouveia Faria. "For Education to Change, Few Things Can Remain the Same". BULLETIN OF THE POLYTECHNIC INSTITUTE OF IASI 63 1 (2017): 65-80. http://www12.tuiasi.ro/users/58/buletin%20socio-umane%20nr.1%202017.pdf.
    Publicado
  2. Lopes, João Carlos de Gouveia Faria; Paula Lage. "Conselho da Comunidade Educativa, Precioso ou Prescindível? Análise do órgão máximo da direção das escolas da RAMadeira". Atas do II COLÓQUIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS SOCIAIS DA EDUCAÇÃO O Governo das Escolas: Atores, Políticas e Práticas 1 (2015): 676-691. http://webs.ie.uminho.pt/iicicse/files/ATAS-IICICSE_CS2015.pdf.
    Publicado
  3. Lopes, João Carlos de Gouveia Faria; Clara Craveiro; Brigite Silva; Marta Martins. "Competências transversais de Educadores/as e Professores/as do 1º ciclo do Ensino Básico: o futuro como razão de ser do presente". Atas do II Encontro Luso-Brasileiro, Trabalho Docente e Formação: Políticas, Práticas e Investigação: Pontes para a mudança 1 (2014): 2052-2067. http://www.fpce.up.pt/trabalhodocenteformacao/assets/TrabalhoDocenteEFormacao_Indice.pdf.
    Publicado
  4. Lopes, João Carlos de Gouveia Faria; Marta Martins; Clara Craveiro; Brigite Silva. "Competências transversais : a construção do perfil profissional dos docentes de educação básica". Formação inicial de professores e educadores 1 (2014): 301-320. http://cidtff.web.ua.pt/pdf/ATAS_IIIENEB.pdf.
    Publicado
  5. Lopes, João Carlos de Gouveia Faria. "Formative evaluation: are you sure? A contribution towards the professionalization of evaluators". Revista Cercetarii Stintifice 2 2 (2011): 23-35.
    Publicado
  6. Lopes, João Carlos de Gouveia Faria. "Competências: moda ou inevitabilidade". Revista Saber & Educar 12 (2007): 31-58. http://repositorio.esepf.pt/handle/10000/19.
    Aceite para publicação
Capítulo de livro
  1. Lopes, João Carlos de Gouveia Faria; Clara Craveiro; Daniela Gonçalves. "Formação de professores. A Relação Educativa baseada em Valores, Saberes e Práticas de Referência". In Memórias e Rumos, 99-102. Porto, Portugal: ESEPF, 2014.
    Publicado
  2. Lopes, João Carlos de Gouveia Faria; Clara Craveiro; Daniela Gonçalves. "Supervisão Pedagógica. Uma área consolidada na ESEPF". In Memórias e Rumos, 115-119. Porto, Portugal: ESEPF, 2014.
    Publicado
Livro
  1. Lopes, João. Era uma vez uma caixa negra - observação de aulas entre pares. Porto, Portugal: Escola superior de Educação de Paula Frassinetti. 2019.
    Publicado
  2. Lopes, João. Práticas Pedagógicas - objetivos, métodos e avaliação. Porto: Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. 2019.
    Publicado
  3. Lopes, João. Supervisão Pedagógica - observação e qualificação de professores. Porto: Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. 2019.
    Publicado
  4. Jorge Martins. Projeto Educativo Municipal - Educar, Presente e Futuro. Paços de Ferreira, Portugal: Câmara Municipal de Paços de ferreira. 2016.
    Publicado
  5. Lopes, João Carlos de Gouveia Faria. Ecossistemas de Empreendedorismo Brasil-China-Rússia. Braga, Portugal: Instituto Empresarial do Minho. 2015.
    Publicado
  6. Lopes, João Carlos de Gouveia Faria; Daniel Agis; Daniel Bessa; Paulo Vaz. Vestindo o futuro, microtendências para as indústrias da têxtil, do vestuário e da moda. Porto, Portugal: Associação de Têxtil e Vestuário de Portugal. 2011.
    Publicado
  7. Lopes, João Carlos de Gouveia Faria; Daniel Agis; Daniel Bessa; Paulo Vaz. Vistiendo el futuro microtendencias para las industrias del textil, la confección y la moda hasta 2020. Porto, Portugal: Associação de Têxtil e Vestuário de Portugal. 2011.
    Publicado
  8. Lopes, João Carlos de Gouveia Faria; Ana Cláudia Rodrigues. Manual de Boas Práticas: recurso didático para formação intra-empresas. Braga, Portugal: EXPOENTE. 2007.
    Publicado
  9. Lopes, João Carlos de Gouveia Faria. Métodos, Técnicas e Jogos Pedagógicos: recurso didático para formadores. Braga, Portugal: EXPOENTE. 2007.
    Publicado
  10. Lopes, João Carlos de Gouveia Faria. Formação PME – um olhar, uma antevisão. Braga, Portugal: Expoente - Serviços de economia e gestão. 2007.
    Publicado
  11. Lopes, João Carlos de Gouveia Faria; Ana Cláudia Rodrigues; Eduardo Garcia Erquiaga. Emprego e Formação - sua influência no posicionamento estratégico das empresas do litoral norte de Portugal. Braga, Portugal: Expoente Serviços de Economia e Gestão. 2006.
    Publicado
  12. Lopes, João Carlos de Gouveia Faria; Paulo Vaz; Daniel Bessa; Daniel Agis. Vestindo o Futuro, Macrotendências para as Indústrias Têxtil Vestuário e Moda até 2020. Porto, Portugal: Associação Portuguesa das Indústrias de Malhas e Confeção. 2001.
    Publicado
Tradução
  1. Lopes, João Carlos de Gouveia Faria; Susana Barroso. Apoio a Professores para a criação de conteúdos em ambientes de aprendizagem - manual de e-learning para professores. Bruxelas, Bélgica: Jenny Hughes. 2009.
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2012 - Atual Avaliação do desempenho docente ao serviço da gestão da escola
Orientador
Mestrado em Supervisão Pedagógica (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2017 - 2017 A motivação na promoção da língua portuguesa
Orientador
Mestrado com Especialidade em Ensino do 1º e do 2º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2017 - 2017 Construção de um plano de Formação numa instituição particular de solidariedade social
Orientador
Mestrado em Supervisão Pedagógica (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2017 - 2017 À descoberta do perfil de competências do(a) embaixador(a) Etwinning?
Orientador
Mestrado em Supervisão Pedagógica (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2017 - 2017 O efeito dos resultados escolares na avaliação do desempenho docente
Orientador
Mestrado em Supervisão Pedagógica (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2016 - 2016 Que tendências irão nortear a educação nos próximos anos? Estudo exploratório.
Orientador
Mestrado em Supervisão Pedagógica (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2016 - 2016 Escola reflexiva: conceção de um dispositivo de avaliação de desempenho docente numa escola privada.
Orientador
Mestrado em Supervisão Pedagógica (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2016 - 2016 Lideranças intermédias: imagens e clivagen
Orientador
Mestrado em Supervisão Pedagógica (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2015 - 2015 O construtivismo e a diferenciação pedagógica como estratégias em prol das aprendizagens significativas no ensino do 1º e 2º ciclo do ensino básico
Orientador
Mestrado com Especialidade em Ensino do 1º e do 2º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2015 - 2015 O Professor enquanto mediador do processo de ensino-aprendizagem
Orientador
Mestrado com Especialidade em Ensino do 1º e do 2º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2015 - 2015 A autoavaliação do agrupamento – um processo em movimento.
Orientador
Mestrado em Supervisão Pedagógica (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2015 - 2015 Gestão do conhecimento nas escolas: abordagem preliminar.
Orientador
Mestrado em Supervisão Pedagógica (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2014 - 2014 Conselho da Comunidade educativa: precioso ou prescindível? Potencialidades e Limitações de um órgão de direção das escolas da região autónima da Madeira.
Orientador
Mestrado em Supervisão Pedagógica (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2014 - 2014 Avaliação do desempenho na RAM potencialidades e constrangimentos
Orientador
Mestrado em Supervisão Pedagógica (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2014 - 2014 Perfil de competências transversais do diretor de curso do ensino profissional.
Orientador
Mestrado em Supervisão Pedagógica (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2013 - 2013 Diagnóstico de necessidades de formação em contexto de EPE
Orientador
Mestrado em Supervisão Pedagógica (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2013 - 2013 Avaliação de Desempenho Docente
Orientador
Mestrado em Supervisão Pedagógica (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2013 - 2013 Importância do CCAD na qualidade da ADD
Orientador
Mestrado em Supervisão Pedagógica (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2013 - 2013 Práticas de avaliação de aprendizagem no 1º ciclo
Orientador
Mestrado em Supervisão Pedagógica (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2013 - 2013 A Gestão da Comunicação Interna como uma ferramenta estratégica
Orientador
Mestrado em Gestão de Recursos Humanos (Mestrado)
ISLA Instituto Politécnico de Gestão e Tecnologia, Portugal
2012 - 2012 Estratégias avaliativas de um contexto educativo
Orientador
Mestrado em Supervisão Pedagógica (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2012 - 2012 Necessidades e expetativas face à supervisão/avaliação de desempenho docente no âmbito da educação artística/artes visuais
Orientador
Mestrado em Supervisão Pedagógica (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2012 - 2012 Estórias dentro de uma história profissional – a narrativa de um curso de educação de adultos
Orientador
Mestrado em Supervisão Pedagógica (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2012 - 2012 Avaliação de um ciclo formativo
Orientador
Mestrado em Supervisão Pedagógica (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2012 - 2012 Olhar crítico sobre processo de auto-avaliação de escola
Orientador
Mestrado em Supervisão Pedagógica (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2012 - 2012 Escrita criativa como estratégia de motivação no balanço e evidenciação de competências no processo RVCC de nível básico e secundário
Orientador
Mestrado em Animação de Leitura (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2011 - 2011 Ferramenta online de utilização de grelhas na avaliação
Orientador
Mestrado em Supervisão Pedagógica (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2013 - 2013 A Escola como pilar de desenvolvimento na sociedade actual
Conferência
1ª Jornada Local de Desenvolvimento “Vila Verde cada dia melhor”
Câmara Municipal de Vila Verde, Portugal
2013 - 2013 A educação no futuro
Conferência
Cultura Capital as cidades 2020
Guimarães 2012, Portugal
2013 - 2013 Empreendedorismo em Escolas Superiores de Educação: uma reflexão sobre as competências mais valorizadas
Conferência
ENTENP 2013 Conference on Enabling Teachers for Entrepreneurship Education
Instituto Politécnico da Guarda, Portugal
2013 - 2013 Rubrics: uma estratégia de avaliação formadora no 1º Ciclo do Ensino Básico
Encontro
Trabalho Docente e Formação - políticas, práticas e investigação: pontes para a mudança
CIIE - Centro de Investigação e Intervenção Educativas da FPCEUP, Portugal
2013 - 2013 Competências transversais de Educdores/as e Professores/as do 1º Ciclo do Ensino Básico: o futuro como razão de ser do presente
Encontro
Trabalho Docente e Formação - políticas, práticas e investigação: pontes para a mudança
CIIE Centro de Investigação e Intervenção Educativas da FPCEUP, Portugal
2012 - 2012 EDUCÁVADO - projeto de formação-ação para a (re)estruturação da função Educação nos municípios do NUT III Cávado
Congresso
III Congresso Ibero-Americano de Politica y Administración de la Educación
Forum Europeo de administradores de la educación del estado espanol, Espanha
2012 - 2012 O Municipalismo educacional entre as prioridades nacionais e locais
Congresso
III Congresso Ibero-Americano de Politica y Administración de la Educación
Forum Europeo de administradores de la educación del estado espanol, Espanha
2012 - 2012 Competências transversais: a construção do perfil profissional dos docentes de educação básica
Encontro
III encontro nacional dos professores de educação básica
Universidade de Aveiro, Portugal
2012 - 2012 O futuro da educação
Seminário
1º Fórum de Educação - Políticas e dinâmicas locais de educação
Câmara Municipal de Braga, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2017 A motivação na promoção da língua portuguesa. Ana Filipa Baptista de Novais (Mestrado)
2017 Estudo sobre a qualidade da prática pedagógica em sala de creche numa perspetiva de auto-supervisão Sónia Branca Martins Fonseca (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2016 Estratégias de Aprendizagem como Motivação no Processo de Ensino nos 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico Ana Luísa Afonso (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2016 Integração das Tecnologias da Informação e Comunicação no processo de ensino-aprendizagem. Cláudia Manuela Nogueira Azevedo (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2016 Estudo sobre avaliação em educação pré-escolar a partir da perceção de educadores de infância e estudantes de mestrados profissionalizantes. Catarina Tavares Pinto (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2016 Avaliação de Desempenho na Perceção dos Docentes de Atividades de Enriquecimento Curricular: Pertinência e Critérios Tito Santos (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2015 A construção da profissionalidade, um ensaio interdisciplinar e reflexivo, rumo à estreia como docente generalista. Liliana Sousa Lopes (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2015 Literacia visual: a importância da fotografia na educação. Sara de Almeida Costa (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2015 Fotografia pedagógica na ação pedagógica e no desenvolvimento profissional do educador de infância. Lídia Maria Correia de Freitas (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2014 Alterações da qualidade em creche através do contributo da perspetiva dos pais Rute Sílvia da Silveira Sampaio (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2014 Estudo sobre equipas educativas – investigar para melhorar Susana Maria Dias de Ornelas da Silva Vieira (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2013 Perfil do professor do 1º e 2º ciclos do ensino básico Hugo André Ribeiro Boaventura e Silva (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2013 Perfil do Professor do 1º e 2º ciclos do Ensino Básico Liliana Sousa Lopes (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2013 Prática educativa em Educação Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico: o jogo de Justiça Cognitiva Sara Cristina Aleixo Alves Lopes (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2013 Desafios de um profissional com dupla habilitação em Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico Sara Moscoso (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2013 Desafios na formação de um docente generalista com habilitação na Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico Patrícia Daniela da Silva (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2013 INVESTIGAÇÃO DE UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA EM CONTEXTOS DE EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR E 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO Nídia Pinheiro (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2013 O Caminhar da Criança na Educação Sandra Cristina Amaral de Lima (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2013 O profissional generalista na construção da profissionalidade Sofia Domingues (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2013 NECESSIDADES E EXPETATIVAS DOS PROFESSORES FACE À SUPERVISÃO / AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOCENTE No âmbito da Educação Visual/ Artes Visuais Maria de Fátima Falcão Pestana de Vasconcelos (Mestrado)
2013 UM ESTUDO SOBRE AS PRÁTICAS DE AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM DO 1ºCICLO DO ENSINO BÁSICO A Prática Avaliativa Paulo Sérgio da Silva Martins (Mestrado)
2013 Avaliação de desempenho docente: um olhar empenhado em contexto organizacional Ana Paula Moreira Pereira (Mestrado)
2013 A construção do professor generalista enquanto afirmação plena da profissionalidade docente. Hugo André Ribeiro Boaventura e Silva (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2012 Perfil do Educador de Infância e do Professor do 1º Ciclo Joana Catarina Tomás Monteiro (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2012 Perfil do Educador de Infância e do Professor do 1º Ciclo Marta Andreia Soares de Freitas (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2012 Perfil do Educador de Infância e do Professor do 1º Ciclo Andreia Patrícia Ferreira Queirós Monteiro (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2012 Perfil do Educador de Infância e do Professor do 1º Ciclo Liliana Andreia Ferreira Ribeiro (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2012 Perfil do Educador de Infância e do Professor do 1º Ciclo Sofia Guedes da Silva (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2012 Perfil do Educador de Infância e do Professor do 1º Ciclo Sara Isabel Fernandes Malheiro (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2012 Perfil do Educador de Infância e do Professor do 1º Ciclo Ana Filipa Ribeiro Damasceno (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2012 Perfil do Educador de Infância e do Professor do 1º Ciclo Liliana Regalado Marques Ferreira (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2012 Perfil do Educador de Infância e do Professor do 1º Ciclo Sara Raquel da Cunha Paiva (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2012 Perfil do professor do 1º e 2º ciclos Carla Carvalho (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2012 O papel do supervisor na criação e na dinamização de uma cultura reflexiva e colaborativa numa instituição particular de solidariedade social. Maria de Fátima dos Santos Batista (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2012 Auxiliares de ação educativa nas IPSS, competências e desempenho Carlos Filipe Lourenço Ribeiro (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2011 Contributo(s) das TIC no processo de ensino/aprendizagem: um estudo de caso, utilizando a plataforma escola virtual Ana Rute Gouveia Lourenço (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2011 Todos os educadores/professores podem ser supervisores? Maria Madalena Barros Aguiar Pereira (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2011 Estudo sobre avaliação em contexto de jardim de infância – Um contributo para a supervisão pedagógica. Maria das Dores da Silva Rodrigues Lumini de Oliveira (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2018 - Atual Relatório de projecto: Conceção do Projeto Educativo Municipal de Paços de Ferreira Câmara Municipal de Paços de Ferreira, Portugal
2017 - Atual Relatório de Consultoria: ISEC e a Melhoria da Qualidade da Formação de Professores e Educadores (elaboração do Planeamento Estratégico do Instituto Superior de Educação e Comunicação - São Tomé e Príncipe) Instituto Superior de Educação e Comunicação, São Tomé e Príncipe
2015 - Atual Relatório técnico: Gestão e Instrumentos de Políticas Públicas Locais de Educação para a promoção do sucesso educativo e o combate ao abandono escolar
2012 - Atual Relatório técnico: Avaliação do projeto EDUCÁVADO
2011 - Atual Relatório técnico: Avaliação do programa “INICIATIVA PARA EMPRESÁRIOS” – INTUITO
2010 - Atual Relatório técnico: Avaliação do programa “QI-PME NORTE”
2008 - Atual Relatório técnico: VALOR HUMANO relatório de avaliação
2008 - Atual Relatório técnico: Avaliação do programa “Valorização do Norte Rural”
2008 - Atual Relatório técnico: Avaliação do programa “FORBEN – Benchmarking para o sucesso”
2008 - Atual Relatório técnico: Diagnóstico de necessidades de formação para a Associação de Municípios do Vale do Cávado
2008 - Atual Relatório de Consultoria: Gestão da Formação - Câmara Municipal de Braga
2008 - Atual Relatório técnico: Avaliação do programa VALORIZAÇÃO CULTURAL, PATRIMÓNIO E TURISMO – projecto de formação para a região norte
2007 - Atual Relatório técnico: Diagnóstico de Necessidades e Avaliação da Formação – a realidade do Minho
2006 - Atual Relatório técnico: Avaliação do Programa Clínica PME
2006 - Atual Relatório técnico: Avaliação do Programa MODELAR
2005 - Atual Relatório técnico: Projecto IMPULSO – avaliação do impacte da formação
2005 - Atual Relatório técnico: Insistir na Mudança – avaliação do impacte da formação
2005 - Atual Relatório de Consultoria: Em busca da eficiência
2019 - 2019 Consultoria de apoio à elaboração do Projeto Educativo do Agrupamento de Escolas de Aver-o-Mar Agrupamento de Escolas Aver-o-Mar, Portugal
2017 - 2019 Coordenação do projeto QUALITY EDUCATION FOR ALL (financiado pelo Banco Mundial), destinado a 515 professores e 100 supervisores/inspetores Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal

BANCO MUNDIAL, Estados Unidos

Ministério da Educação e Ciência de São Tomé e Príncipe, São Tomé e Príncipe

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2017 - 2017 SUPERVISÃO PEDAGÓGICA E SALA DE AULA Extensão e divulgação científica (Curso médio) Centro de Formação Profissional da Escola Secundária Rocha Peixoto, Portugal
2017 - 2017 MONITORIZAR A RELAÇÃO PEDAGÓGICA: A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO ENTRE PARES Extensão e divulgação científica (Curso médio) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2016 - 2016 SUPERVISÃO PEDAGÓGICA E SALA DE AULA Extensão e divulgação científica (Curso médio) Centro de Formação de Professores da Escola Secundária Rocha Peixoto, Portugal
2016 - 2016 SUPERVISÃO PEDAGÓGICA E SALA DE AULA Extensão e divulgação científica (Curso médio) Centro de Formação de Professores da Escola Secundária Rocha Peixoto, Portugal