???global.info.a_carregar???
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Diana Aguiar Vieira
Género
Feminino

Nomes de citação

  • Vieira, D. A.

Identificadores de autor

Ciência ID
8D1B-C054-F09A
ORCID iD
0000-0002-5191-4457

Endereços de correio eletrónico

  • dianaaguiarvieira@gmail.com (Profissional)

Websites

  • beyou-bemore.com (Pessoal)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Psicologia

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C1)
Português (Idioma materno)
Francês Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A1)
Italiano Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1)
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B2) Utilizador elementar (A1)
Formação
Grau Classificação
2008
Concluído
Psicologia (Doutoramento)
Especialização em orientação vocacional e desenvolvimento da carreria
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"Perspectiva Sociocognitiva da Transição do Ensino Superior para o Trabalho: Influência da Auto-eficácia e dos Objectivos no Sucesso de uma Transição Vocacional" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

1998/09 - Atual Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal

Cargos e Funções

2012/05 - 2018/05 Vice-presidente
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2013/05 - 2018/02 Pró_presidente para a Empregabilidade & Alumni
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2018 - 2021/06 ULISSE Understanding, Learning and Improving Soft Skills for Employability
2018-1-IT01-KA203-048286
ERASMUS+ Strategic Partnerships for Higher Education
2017 - 2019 Skills for you - Core Skills for 21st Century Professionals
2017-1-ES01-KA203-038589
ERASMUS+ Strategic Partnerships for Higher Education
2006 - 2008/09 Perspetiva sociocognitiva da transição do ensino superior para o trabalho: A influência da autoeficácia e dos objetivos numa transição vocacional
SFRH/BD/31563/2006
Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior - FCT

Projeto

Designação Financiadores
2013 - 2015/10 InSchool-Innovation in Early School Leaving
nº 2013-1-GB2-LEO05-10778
Leonardo da Vinci – Transfer of Innovation
2013 - 2014/12 Preparados para trabalhar?
000775402013
Programa Operacional de Assistência Técnica do Fundo Social Europeu (POAT/FSE).
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Gomes, Benedita; Vieira, Diana Aguiar. "Apoio social e autoeficácia na procura de emprego: Um estudo junto de desempregados inscritos em Gabinetes de Inserção Profissional". 2012.
  2. Vieira, Diana. "Autoeficácia na formação superior: Um fator protetor face ao insucesso académico?". 2010.
  3. Vieira, Diana. "Os estágios curriculares no quadro dos desafios de Bolonha: avaliação das vivências e perceções dos estagiários". 2010.
Artigo em revista
  1. Vieira, D. A.; Audibert, A.; Oliveira, M.Z; Andrade, Alex. "Transversal and professional skills self-efficacy scale: Cultural Adaptation and Evidence of Validity". Trens in Psychology 28 3 (2020):
    No prelo
  2. Vieira, D.A.; Theotonio, M.. "Self-efficacy and transition-to-work success: A longitudinal study,Autoeficácia e sucesso na transição para o trabalho: Um estudo longitudinal,Autoeficacia y éxito en la transición al trabajo: Un estudio longitudinal". Revista Brasileira de Orientacao Profissional 19 1 (2019): 31-39. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85062846011&partnerID=MN8TOARS.
    10.26707/1984-7270/2019v19n1p31
  3. Vieira, Diana Aguiar. "Ensino superior e alumni: um potencial infinito de sinergias (p.35-44)". Revista de Ciências da Educação (2018): 35-44. http://dx.doi.org/10.19091/reced.v0i0.678.
    Acesso aberto • 10.19091/reced.v0i0.678
  4. Masetti, M.; Caires, S.; Brandão, D.; Vieira, D.A.. "Confirmatory factor analysis of the questionnaire on the health staff’s perceptions regarding doutores da alegria’s interventions". Journal of Health Psychology 24 2 (2017): http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85060640524&partnerID=MN8TOARS.
    10.1177/1359105316650274
  5. Marques, A.P.; Vieira, D.. "Citius, Altius, Fortius in a deregulated labour market: Narratives of precarious graduates". Work Organisation, Labour and Globalisation 11 1 (2017): 28-47. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85050989841&partnerID=MN8TOARS.
    10.13169/workorgalaboglob.11.1.0028
  6. Neves, M.D.L.G.; Jordão, F.; Pina E Cunha, M.; Vieira, D.A.; Coimbra, J.L.. "Estudo de adaptação e validação de uma escala de perceção de liderança ética para líderes Portugueses". Analise Psicologica 34 2 (2016): 165-176. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84976330076&partnerID=MN8TOARS.
    10.14417/ap.1028
  7. Da Fonseca Oliveira, B.M.; Vieira, D.A.; Laguía, A.; Moriano, J.A.; Soares, V.J.S.. "Entrepreneurial intention among university students: Adaptation and validation of a scale (QIE) | Intenção empreendedora em estudantes universitários: adaptação e validação de uma escala (QIE)". Avaliacao Psicologica 15 2 (2016): 187-196. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84988932038&partnerID=MN8TOARS.
    10.15689/ap.2016.1502.07
  8. Caires, S.; Almeida, L.; Vieira, D.. "Becoming a teacher: Student teachers' experiences and perceptions about teaching practice". European Journal of Teacher Education 35 2 (2012): 163-178. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84859572088&partnerID=MN8TOARS.
    10.1080/02619768.2011.643395
  9. Vieira, Diana Aguiar; Palmer, Stephen. "The Coaching Skills Self-Efficacy Scale (CSSES): A validation study among a Portuguese sample.". The Coaching Psychologist 8 1 (2012): 6-11. http://hdl.handle.net/10400.22/672.
    Acesso aberto • Publicado
  10. Caires, Susana; Moreira, Maria Alfredo; Esteves, Carla Hiolanda; Vieira, Diana A.; Caires,Susana; Moreira,Maria Alfredo; Esteves,Carla Hiolanda; Vieira,Diana A.. "As vivências e percepções dos actores na formação inicial de professores: a figura do supervisor cooperante". Revista Portuguesa de Educação 24 2 (2011): 59-79. http://gateway.webofknowledge.com/gateway/Gateway.cgi?GWVersion=2&SrcAuth=ORCID&SrcApp=OrcidOrg&DestLinkType=FullRecord&DestApp=SCIELO&KeyUT=SCIELO:S0871-91872011000200004&KeyUID=SCIELO:S0871-91872011000200004.
  11. Vieira, D.A.; Caires, S.; Coimbra, J.L.. "From higher education to work: Contributions of practicum training to job insertion,Do ensino superior para o trabalho: Contributo dos estágios para inserção profissional". Revista Brasileira de Orientacao Profissional 12 1 (2011): 29-36. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84862093980&partnerID=MN8TOARS.
  12. Vieira, Diana. "O Estágio na formação de professores: Validação da versão reduzida do Inventário de Vivências e Perceções do Estágio". Avaliação Psicológica, 9 (2010):
  13. Vieira, Diana. "Sucesso na Transição Escola-Trabalho: A Perceção de Finalistas do Ensino Superior Português.". Revista Brasileira de Orientação Profissional, 7 (2006):
  14. Vieira, Diana. "Desenvolvimento de Competências Sociais em contexto escolar: A avaliação de uma intervenção". Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación, 1 (1997):
Artigo em revista (magazine)
  1. Vieira, D. A.. "Transição para (ou durante) a vida profissional: quais as competências mais importantes e como desenvolvê-las?", Dirigir e Formar, 2019
Capítulo de livro
  1. Vieira, D. A.. "Self-efficacy within coaching and coaching psychology An integrated Self-efficacy Coaching Model". In Stephen Palmer and Alison Whybrow (eds.), Handbook of Coaching Psychology: A Guide for Practitioners, 25-33. London, Reino Unido: Routledge, 2019.
    Publicado
  2. Vieira, Diana. "Empreender a Empregabilidade (Ocupabilidade)". Portugal, 2012.
  3. Vieira, Diana. "Avaliação da autoeficácia no domínio da carreira". 2012.
  4. Vieira, Diana. "Crenças de eficácia pessoal e coletiva". Brasil, 2012.
  5. Rocha, Joana; Gonçalves, Carlos; Vieira, Diana Aguiar. "Competências transversais: perceção de estudantes do 1º ano do ensino superior". Instituto Superior de Contabilidade e de Administração do Porto/RESAPES-AP, 2012.
  6. Rocha, J.; Gonçalves, C.; Vieira, Diana Aguiar. "Desenvolvimento vocacional no ensino superior: o foco em estudantes do 1º ano". Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação, 2012.
  7. Vieira, Diana Aguiar. "Diminuição da agressividade na pré-adolescência: follow-up após 1 ano de uma intervenção em contexto escolar". Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação, 2012.
  8. Vieira, Diana. "Inventário de Conflitos nas Relações de Namoro entre Adolescentes.". 2011.
  9. Vieira, Diana. "A Autoeficácia na Procura de Emprego Junto de Desempregados". 2011.
  10. Vieira, Diana. "Coaching em Portugal: Evolução das práticas dos Coachs". 2010.
  11. Vieira, Diana. "Orientações de construção e aplicações de escalas na avaliação de crenças de autoeficácia". 2010.
    http://dx.doi.org/10.1590/S1413-82712010000300014
  12. Vieira, Diana. "A articulação da formação de nível superior com o mundo do trabalho: Impacte na inserção profissional dos diplomados". 2007.
  13. Vieira, Diana. "A autoeficácia na transição para o trabalho.". 2006.
  14. Vieira, Diana. "Expectativas de resultados e objetivos na transição para o trabalho: Construção e validação de duas escalas para estudantes do Ensino Superior.". 2006.
  15. Vieira, Diana. "O papel do estágio no desenvolvimento de competências pessoais e profissionais". 2005.
  16. Vieira, Diana. "Fatores facilitadores da transição para o trabalho: A perspetiva de finalistas do ensino superior.". 2004.
Livro
  1. Mesquita, A.; Correia, A.R.; Vieira, D.A.. How social media tools are used in research: A case study. 2015.
    10.4018/978-1-4666-8614-4.ch037
  2. Vieira, Diana. Preparados para Trabalhar?. 2014.
  3. Mesquita, A.; Correia, A.R.; Vieira, D.A.. How social media tools are used in research: A case study. 2014.
    10.4018/978-1-4666-6114-1.ch036
  4. Mesquita, A.; Correia, A.R.; Vieira, D.A.. How social media tools are used in research: A case study. 2014.
    10.4018/978-1-4666-5970-4.ch012
  5. Vieira, Diana. Transição do ensino superior para o trabalho:O poder da autoeficácia e dos objetivos profissionais. Portugal. 2012.
  6. Vieira, Diana. Crenças de eficácia. Brasil. 2012.
  7. Vieira, Diana Aguiar; Ferreira, Ana Isabel Lage; Fernandes, Cláudio Pina; Pinto, Susana; Ardions, Isabel; Pereira, Anabela Sousa. Apoio psicológico no ensino superior: um olhar sobre o futuro. Instituto Politécnico do Porto. Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto. 2012.
Tese / Dissertação
  1. Vieira, Ana Lúcia da Costa. "Coaching: caraterísticas do coach e benefícios do coaching para o cliente". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.22/3093.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2019/09 Carreira no século XXI: Serão as competências pessoais e socioemocionais imprescindíveis?
(Brasil)
2019/09 Competências Socioemocionais para a Empregabilidade: Contributos do Projeto Europeu ULISSE,
2019/05 Experiential learning workshop: Challenges and solutions Internacional Conference on Alumni Relations ICARe Alumni
Riga Technical University (Riga)
2019/05 ICAReAlumni community session Internacional Conference on Alumni Relations ICARe Alumni
Riga Technical University (Riga)
2019/04 Adaptação da escala de Autoeficácia em competências transversais e profissionais para o contexto do Brasil. III Seminário Internacional De Desenvolvimento De Carreira E Aconselhamento: Novos Contributos da Investigação e Prática.
Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa (Lisbon, Portugal)
2019 Trabalho e competências.
2019 Trabalho e competências IV Colóquio Ibérico Desenvolvimento Comunitário e Empreendedorismo - Capital Humano e Empreendedorismo
Instituto Politécnico de Beja
2019 Carreira no século XXI: Serão as competências pessoais e socioemocionais imprescindíveis? XIV Congresso Brasileiro de Orientação Profissional e de Carreira
2019 Competências Socioemocionais para a Empregabilidade: Contributos do Projeto Europeu ULISSE III Seminário Internacional Teoria Social Cognitiva em Debate
Universidade São Francisco
2019 Sucesso no Ensino Superior: O papel primordial da autoeficácia III Seminário Internacional Teoria Social Cognitiva em Debate
Universidade São Francisco (Campinas, São Paulo)
2019 Smart education Smart City International Forum2019
(Shanghai, China)
2019 New trends in higher education: different pedagogical approaches Instead - IV Workshop On Innovative Teaching Methodologies For Math Courses On Engineering Degrees
Instituto Politécnico do Porto, Instituto Superior de Engenharia do Porto (Porto, Portugal)
2019 Orientar, formar e gerir carreiras num mundo em mudança Career Summit
Casa da Música (Porto, Portugal)
2019 Autoeficácia na transição para o trabalho e práticas psicoeducativas de sucesso 5.ª Edição do¿Ciclo de Palestras¿ Formação em Contexto de Trabalho, Transições escola-mundo do trabalho: refletir trajetórias; desenhar percursos; projetar futuros
Centro de Formação de Escolas António Sérgio (Lisboa, Portugal)
2019 Questionário de Aprendizagem Social e Emocional: Construção e Validação Inicial. 3º Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação, Inclusão e Diversidade
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2019 - 2019 Industry 4.0 and Transversal Skills: comparing social sciences and STEM higher education graduates
Orientador
Innovation and Technological Entrepreneurship (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal
2019 - 2019 Inteligência emocional e engagement no trabalho um estudo em contexto organizacional
Orientador
Gestão das Organizações, Ramo de Gestão de Empresas (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2018 - 2018 Presidente da Comissão Organizadora da Conferência Internacional ICAReAlumni (2018 - 2018)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
2017 - 2017 Presidente da Comissão Organizadora da Conferência Internacional ICAReAlumni (2017 - 2017)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
2016 - 2016 Presidente da Comissão Organizadora da Conferência Internacional ICAReAlumni (2016 - 2018)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
2012 - 2012 Presidente da Comissão Organizadora do II Congresso Nacional da RESAPES-AP “Apoio Psicológico no Ensino Superior: Um olhar sobre o futuro” (2012/05/10 - 2012/05/11)
Congresso (Presidente da Comissão Organizadora)
2009/04/28 - 2009/04/29 Jornadas da ESEIG/2009 dedicadas à temática “Novas Tecnologias" (2009/04/28 - 2009/04/29)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico do Porto, Escola Superior de Estudos Industriais e de Gestão ESEIG, Portugal
2009 - 2009 Coordenadora da Comissão Organizadora da Conferência Investigação e Intervenção em Recursos Humanos (2009 - 2009)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2019 Industry 4.0 and Transversal Skills: comparing social sciences and STEM higher education graduates
Orientador
Ana Carolina Pereira Barros (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal
2019 Inteligência emocional e engagement no trabalho um estudo em contexto organizacional
Orientador
Sandra Isabel Pinto Lopes de Castro (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2019 Autoeficácia na transição universidade-trabalho e adaptabilidade de carreira em finalistas do ensino superior
Arguente principal
Isabela Rego Caldeira Martins (Mestrado)
Universidade de São Paulo, Brasil
2019 Does training matter? FEP students’ views on the development of non-technical competencies
Arguente principal
Mariana Andreia Jesus Gomes da Costa (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2019 Política de acompanhamento de egressos no Instituto Federal de Mato Grosso do Sul: um estudo de caso
Arguente principal
Ana Gabriela Félix Ferreira (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2019 Realidade Virtual e Realidade Aumentada na Gestão e Desenvolvimento de Recursos Humanos: Potencialidades Aplicadas ao Mindfulness.
Arguente principal
Daniel Costa (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2020/04/01 - 2020/04/02 IV Seminário Internacional de Desenvolvimento de Carreira e Aconselhamento Universidade do Algarve
2020 - 2020 Presidente da Comissão Científica da Conferência Internacional ICAReAlumni Politécnico do Porto, ISCAP, CEOS.PP
2019/10/10 - 2019/10/11 Colóquio Ibérico Desenvolvimento Comunitário e Empreendedorismo - Capital Humano e Empreendedorismo Instituto Politécnico de Beja
2019/09/04 - 2019/09/06 XV Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia Universidade da Corunha
2019/04/11 - 2019/04/12 IX Conference on Research and Intervention in Human Resources Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto
2019 - 2019 Conference on Academic Success in Higher Education
2019 - 2019 Presidente da Comissão Científica da Conferência Internacional ICAReAlumni Riga Technical University
2019 - 2019 21º Congresso Internacional de Formação para o Trabalho Norte de Portugal-Galiza Instituto do Emprego e da Formação Profissional , Grupo de Estudios para a Formación e Inserción Laboral da Universidade de Santiago de Compostela, Centro de Desenvolvimento Vocacional e Aprendizagem ao Longo da Vida da Universidade do Porto
2016 - 2019 Conferência Internacional em Investigação e Intervenção em RH
2017 - 2017 Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia Unversidade do Minho e Universidade da Corunha
2014 - 2017 European Conference on Educational Research European Educational Research Association
2016 - 2016 The Higher Education Conference

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2019 - Atual Teoria Social Cognitiva em Foco Porto Alegre, Letra1
2017 - Atual On the Horizon (1074-8121) Emerald (MCB UP )
2016 - Atual The European Journal of Applied Positive Psychology
2009 - Atual Revista Brasileira de Orientação Profissional Associação Brasileira de Orientadores Profissionais e da Universidade de São Paulo, Brasil
2019 - 2019 Frontiers in Psychology (1664-1078) Frontiers Media SA
2019 - 2019 The European Journal of Applied Positive Psychology
2019 - 2019 Revista de Avaliação Psicológica
2019 - 2019 Review of Business Management (1983-0807) FECAP Fundacao Escola de Comercio Alvares
2019 - 2019 ICAReAlumni Conference Proceedings 1
2018 - 2018 Estratégias de Ensino e Sucesso Académico: Boas Práticas no Ensino Superior Centro de Inovação e Estudo da Pedagogia no Ensino Superior
2018 - 2018 CES Psicología (2011-3080) Universidad CES
2017 - 2017 European Journal of Engineering Education (1469-5898) Informa UK (Taylor & Francis)
2017 - 2017 Journal of Psychology, Society & Education
2016 - 2017 European Journal of Teacher Education (1469-5928) Informa UK (Taylor & Francis)
2015 - 2015 Revista de Sociologia Configurações
2014 - 2014 Coaching: An International Journal of Theory, Research and Practice
2013 - 2013 Psicologia em Revista (1678-9563) Pontificia Universidade Catolica de Minas Gerais

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
2018 - 2018 Revisão de um capítulo do livro Estudantes não-tradicionais no Ensino Superior, editado por António Fragoso de Almeida e Sandra T. Valadas e publicado pelo Centro de Inovação e Estudo da pedagogia no Ensino Superior.
Avaliador
Distinções

Prémio

2018 Prémio Agostinho Roseta (Menção Honrosa) na categoria de Estudos e Trabalhos de Investigação com o estudo: “Preparados para trabalhar?”
Ministério do Trabalho Solidariedade e Segurança Social, Portugal
2011 Prémio Agostinho Roseta na categoria de Estudos e Trabalhos de Investigação com a tese de doutoramento: “Perspetiva sociocognitiva da transição do ensino superior para o trabalho: A influência da autoeficácia e dos objetivos numa transição vocacional”
Ministério do Trabalho Solidariedade e Segurança Social, Portugal