???global.info.a_carregar???
Isabel Sebastião is a post-doc researcher in linguistics and language teaching at University of Porto, Portugal. She is a researcher of the Centre of Linguistics of the University of Porto (CLUP) and develops research on the learning of writing/text production and Portuguese textbooks, under the supervision of Isabel Margarida Duarte, University of Porto. She obtained her PhD in 2013 (Nova University of Lisbon), with the thesis Interactivity be-tween practice and learning discursive-textual structures in compulsory schooling-Epistolary Discourse. She authored academic papers and chapters, and oral presentations in many different academic contexts. She taught at the Higher Education and Communication College of the Polytechnic Institute of the University of Algarve and at the University Lumière Lyon 2, France.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Isabel Sebastião

Nomes de citação

  • Sebastião, Isabel

Identificadores de autor

Ciência ID
8D11-DE6D-C240
ORCID iD
0000-0003-0896-4384

Domínios de atuação

  • Humanidades - Línguas e Literaturas - Linguística

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2)
Inglês Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2)
Francês Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2016/01/01 - 2022/01/31
Em curso
Programa de pós-doutoramento no Centro de Linguística da Universidade do Porto (Pós-doutoramento)
Universidade do Porto - Centro de Linguística da Universidade do Porto, Portugal
2013
Concluído
Curso de Doutoramento em Linguística - Especialidade Linguística do Texto e do Discurso (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"Interatividade entre Práticas e Aprendizagens discursivo-textuais no Ensino Básico - o discurso epistolar" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom por Unanimidade
2005
Concluído
Mestrado em Literatura Portuguesa - especialização em Literatura Medieval (Mestrado)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
"Retrato(s) de D. Paio " (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
2000
Concluído
Curso de Estudos Portugueses - Ramo Educacional (Licenciatura)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
"n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
15
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2001/10/18 - 2004/08/31 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2022/11/01 - Atual Coordenadora de Ensino português em França Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, França
2019/04/01 - 2022/10/31 Adjunta de Coordenação de Ensino Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, França
Coordenação de Ensino Português no Estrangeiro, França

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2016/04/01 - Atual Inscrição programa de pós-doutoramento Universidade do Porto - Centro de Linguística da Universidade do Porto, Portugal
Universidade do Porto - Centro de Linguística da Universidade do Porto, Portugal
2013/11/04 - 2015/12/31 Leitora do Camões Instituto da Cooperação e da Língua Camões Instituto da Cooperação e da Língua, Portugal
2008/05/01 - 2013/06/30 Bolseira da FCT, referência nº SFRH/BD/38623/2007 Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
2004/09/01 - 2007/07/31 Equiparada a Assistente do 2º Triénio Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2016/01 - 2019/03 Teaching and learning discursive-textual knowledge of genres of the order of exposing and arguing - the case of the 9th year Portuguese textbooks
SFRH/BPD/111294/2015
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Sebastião, Isabel Sebastião; Lebler, Cristiane Dall' Cortivo; Castanheira, Dennis Da Silva; Dos Santos, Leonor Werneck; Rodrigues, Sónia Valente. "ITINERÁRIOS DO ENSINO DA LÍNGUA MATERNA: NO BRASIL E EM PORTUGAL / Mother language teaching itineraries: in Brazil and in Portugal". Pensares em Revista 26 (2022): 6-34. http://dx.doi.org/10.12957/pr.2022.71752.
    10.12957/pr.2022.71752
  2. Sebastião, Isabel. "Mother language teaching in Portugal. An interview with João Costa and Isabel Margarida Duarte". Bellaterra Journal of Teaching & Learning Language & Literature 12 2 (2019): 108-119. http://dx.doi.org/10.5565/rev/jtl3.813.
    10.5565/rev/jtl3.813
  3. Sebastião, Isabel. "Opinion text: an integrated pathway of writing and the perceptions of students". Bellaterra Journal of Teaching & Learning Language & Literature 12 2 (2019): 78-101. http://dx.doi.org/10.5565/rev/jtl3.812.
    Acesso aberto • 10.5565/rev/jtl3.812
  4. da Silva, Cristina Vieira; Pereira, Íris Susana Pires; Sebastião, Isabel. "Portuguese teachers’ perceptions of grammar teaching". Crossroads. A Journal of English Studies 24(1) (2019): 65-81. http://dx.doi.org/10.15290/cr.2019.24.1.05.
    10.15290/cr.2019.24.1.05
  5. Sebastião, Isabel. "Una educación linguística para formar ciudadanos críticos". Didacticae 3 (2018): 5-15. http://dx.doi.org/10.1344/did.2018.3.5-15.
    Acesso aberto • Publicado • 10.1344/did.2018.3.5-15
  6. Sebastião, Isabel. "Uma educação linguística para formar cidadãos". Palavras 50-51 (2017): 6-17.
    Acesso aberto • Publicado
  7. Sebastião, Isabel. "Ideologia e ensino: o caso da legislação portuguesa". Redis Revista de Estudos do Discurso 2 (2013): 117-138.
    Acesso aberto • Publicado
Capítulo de livro
  1. Cardoso, Adriana; Sebastião, Isabel; Teixeira, Carla. "The teaching and learning of academic abstract writing in higher education: student perceptions and output". In The classroom as a site for research on language teaching and learning. London, Reino Unido: Peter Lang, 2024.
    No prelo
  2. Sebastião, Isabel; Marques, Isabelle Simões. "Análise didático-linguística da cortesia em manuais de língua estrangeira: estudo comparativo do francês e do português". In Tempo, espaço e identidade na cultura portuguesa. 40 Anos de Estudos Lusófonos na Roménia: Desafios e Perspetivas. Bucareste, 468-481. Bucareste, Roménia: Bucharest University Press, 2021.
    Publicado
  3. Sebastião, Isabel. "O agir dos alunos em práticas de escrita colaborativa no ensino superior". In Discurso Académico: Uma Área Disciplinar em Construc¸ão., 200-236. Leiria/Coimbra, Portugal: CELGA-ILTEC/UC; ESESC do Politécnico de Leiria, 2019.
    Publicado
  4. Sebastião, Isabel. "Contributos para o Ensino e a Aprendizagem da Produção Textual: proposta de um modelo de produção discursivo-textual do género epistolar". In Discurso(s) de Cumplicidade(s) – homenagem a Fernanda Menéndez, 319-337. Famalicão, Portugal: Edições Húmus, 2019.
    Publicado
  5. Sebastião, Isabel. "Conhecimento linguístico do professor de português em práticas de regulação e avaliação: do enunciado instrucional ao item de resposta". In A linguística na Formação de Professores: da teoria às práticas., 207-224. Porto, Portugal: Porto e-dita, 2019.
    Publicado
  6. Sebastião, Isabel. "Para que serve a didática do Português?". In O Tempo dos Professores., 811-827. Porto, Portugal: CIIE - Centro de Investigação e Intervenção Educativas / Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, 2018.
    Publicado
  7. Sebastião, Isabel. "Escrever: a relação entre os enunciados instrucionais e a aprendizagem dos géneros discursivo-textuais – o caso de manuais de português 9.º ano". In A linguística em diálogo. Volume comemorativo dos 40 anos do Centro de Linguística da Universidade do Porto., 415-430. Porto, Portugal: FLUP/CLUP, 2018.
    Publicado
  8. Sebastião, Isabel. "O resumo de artigo científico: exemplo de um percurso didático em escrita académica". In Lugar da gramática na aula de Português., 126-147. Rio de Janeiro, Brasil: Editora Dialogarts, 2018.
    Publicado
  9. Sebastião, Isabel. "Gêneros textuais e ensino: carta do leitor". In Da Constituição Histórica do Português ao seu Ensino. Estudos de Linguística Portuguesa, 113-144. Rio de Janeiro, Brasil: Publicações Dialogarts, 2017.
    Publicado
  10. Sebastião, Isabel. "O papel do género epistolar no desenvolvimento das competências discursivo-textuais". In Formação Docente – textos, teorias e práticas., 165-178. São Paulo, Brasil: Mercado das Letras, 2015.
    Publicado
  11. Sebastião, Isabel. "Uma perspetiva da construção da polemicidade discursiva em Memórias Póstumas de Brás Cubas de Machado de Assis". In Camilo Castelo Branco et Machado de Assis D’une rive à l’autre, 157-173. Paris, França: Éditions des Archives Contemporaines, 2015.
    Publicado
  12. Sebastião, Isabel. "Descrever, definir, … actos de aprendizagem da produção textual". In Reflexão sobre a escrita. O ensino de diferentes géneros de textos, 201-221. Aveiro, Portugal: Universidade de Aveiro,, 2013.
    Publicado
  13. Sebastião, Isabel. "Coesão e coerência discursivo-textual: a relação entre a forma e o conteúdo". In Encontros da Língua Portuguesa – Ensinar e Aprender Português num Mundo Plural, 411-444. Santarém, Portugal: Escola Superior de Educação de Santarém e Universidade Federal Uberlândia, 2013.
    Publicado
  14. Sebastião, Isabel. "O papel dos instrumentos pedagógicos no processo de sensibilização à diversidade e variação linguísticas". In Encontros da Língua Portuguesa – Ensinar e Aprender Português num Mundo Plural, 132-172. Santarém, Portugal: Escola Superior de Educação de Santarém e Universidade Federal Uberlândia, 2013.
    Publicado
  15. Sebastião, Isabel. "A Relação entre (bis)avós e (bis)netos: à distância de uma carta". In Avós e Migração: Raízes e Identidade, 137-144. Toronto, Canadá: Universidade de Toronto, 2010.
    Publicado
  16. Sebastião, Isabel. "L’évolution de l’écriture chez les jeunes étudiants tout au long de l’enseignement obligatoire au Portugal". In Écritures Évolutives entre transgression et innovation, 349-354. Toulouse, França: CALS/CPST Université Toulouse-Le Mirail, 2010.
    Publicado
Edição de livro
  1. Sebastião, Isabel. Discurso(s) de Cumplicidade(s) – homenagem a Fernanda Menéndez. Famalicão, Portugal: Edições Húmus. 2019.
    Publicado • Editor
Edição de número de revista
  1. Lebler, Cristiane Dall' Cortivo; Castanheira, Dennis Da Silva; Sebastião, Isabel. "ENSINO DE PORTUGUÊS: DA LÍNGUA MATERNA À LÍNGUA NÃO MATERNA". Revista Pensares 26 (2022):
    Publicado • Co-editor
  2. Sebastião, Isabel. "Editor's notes". Bellaterra Journal of Teaching & Learning Language & Literature 12 2 (2019): https://revistes.uab.cat/ojs-jtl3/jtl3/issue/view/v12-n2.
    Publicado • Editor
Livro
  1. Seara, Isabel Roboredo; Sebastião, Isabel; Marques, Isabelle Simões. Discurso(s) de Cumplicidade(s) – homenagem a Fernanda Menéndez. Famalicão, Portugal: Húmus. 2020.
    Publicado
Manual
  1. Sebastião, Isabel. Fichas de Ortografia para o 1.º ano,. Porto, Portugal: Porto Editora. 2013.
    Publicado
  2. Sebastião, Isabel. Fichas de Ortografia para o 2.º ano. Porto, Portugal: Porto Editora. 2013.
    Publicado
  3. Sebastião, Isabel. Fichas de Ortografia para o 3.º ano. Porto, Portugal: Porto Editora. 2013.
    Publicado
  4. Sebastião, Isabel. Fichas de Ortografia para o 4.º ano. Porto, Portugal: Porto Editora. 2013.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Sebastião, Isabel. "Interatividade entre Práticas e Aprendizagens de Estruturas Discursivo-Textuais no Ensino Básico – o discurso epistolar". Doutoramento, Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, 2013.
  2. Sebastião, Isabel. "Retratos de D. Paio". Mestrado, Universidade do Algarve, 2005.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2019/01/23 The role of grammar in textbooks: the case of argumentative writing III Congreso Internacional sobre enseñanza de la gramática
Universitat Autònoma de Barcelona (Barcelona, Espanha)
2019/01/17 Ensinar a escrever o resumo de artigo científico no ensino superior: as perceções e as produções dos alunos .º Seminario internacional El aula como ámbito de investigación sobre la enseñanza y el aprendizaje de la lengua
Universitat Autònoma de Barcelona (Barcelona, Espanha)
2019/01/16 "OK, então acho está bom”: reflexão sobre a interação de alunos numa atividade de produção de resumo no ensino superior VI Fórum de Linguística Aplicada de Ensino e Aprendizagem de Línguas (FLAEL)
Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2018/12/13 Os emojis como marcadores discursivos nas redes sociais: análise contrastiva em Português e em Francês Colóquio Internacional Marcadores Discursivos: o Português como Referência Contrastiva
Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2018/09/07 O agir dos alunos em práticas de escrita colaborativa no ensino superior ENDA, 1.º Encontro Nacional sobre Discurso Académico
Instituto Politécnico de Leiria (Leiria, Portugal)
2018/09 Um olhar sobre os manuais de português língua estrangeira: uma questão de representações Colóquio Internacional APROLÍNGUAS
Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2018/07/12 Escrita cooperativa no ensino superior: a negociação no processo de produção de um resumo de artigo científico III Encontro Temático APL/ESE
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal (Setúbal, Portugal)
2018/06/28 Ideologia e cultura em manuais de português língua estrangeira II Simpósio Internacional sobre o Ensino de Português como Língua Adicional,
Kings College (Londres, Reino Unido)
2018/06/26 Scientific knowledge of grammar of future teachers: implication in teacher training Seminar of Special Interest Group Educational Linguistics SIG EduLing
University of Bialystok (Bialystok, Polónia)
2018/06/26 Portuguese Academic Writing: Peer interaction in abstract production task Seminar of Special Interest Group Educational Linguistics SIG EduLing
University of Bialystok (Bialystok, Polónia)
2018/06/26 Teaching grammar in Year nine Portuguese textbooks: the case of grammar written text Seminar of Special Interest Group Educational Linguistics SIG EduLing
University of Bialystok (Bialystok, Polónia)
2018/06 "Make America Great Again”: Quando a linguagem se torna poder. Congresso Linguagens de Poder
Universidade do Minho (Minho, Portugal)
2018/01/19 Escrita colaborativa no ensino superior: análise exploratória da interação entre pares no quadro do Interacionismo Sociodiscursivo Workshops em Gramática e Texto: (Novos) Balanços e Perspetivas
Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2017/10/28 Para que serve a didática? Congresso Internacional O Tempo dos Professores
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2017/10/24 O ensino da escrita nos manuais de português de 9.º ano – uma análise discursiva (o caso da escrita argumentativa) VI SIMELP - Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Escola Superior de Santarém do Instituto Politécnico de Santarém (Santarém, Portugal)
2017/10/24 Que conhecimento linguístico o manual de português exige ao professor? – o caso da escrita argumentativa VI SIMELP - Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Escola Superior de Santarém do Instituto Politécnico de Santarém (Santarém, Portugal)
2017/10/19 The dialogue between foreign language manuals and students: comparing manuals of Portuguese and French foreign language Internacional Association for Discourse Analysis Conference
(Bolonha, Itália)
2017/10/19 Donald Trump - realidades paralelas e manipulação discursiva nos media Sétimas Jornadas de Análise do Discurso – JADIS VII/MEMITA
Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2017/09/07 Conhecimento linguístico do professor de português: das práticas avaliativas ao item de resposta 3.º Encontro A Linguística na Formação de professores – das teorias às práticas
Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2017/08/30 Debate em manuais de Português Língua Materna numa abordagem sociodiscursiva: que desafios a enfrentar? V Encuentro Internacional del Interaccionismo Sociodiscursivo
Universidad Nacional del Rosario (Rosario, Argentina)
2017/07/11 A ação planificadora dos enunciados instrucionais no ensino-aprendizagem da escrita Jornada Análise e construção de itens de testes: questões de linguagem
APP/Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2017/07/07 A gestão deítica em produções de alunos do ensino obrigatório (1.º e 2.º ciclos) II Encontro temático da APL|ESE – Diálogos entre a Investigação e as Práticas Educativas no Ensino da Língua
Escola Superior de Educação do Porto. (Porto, Portugal)
2017/06/28 Da encenação discursiva à criação de uma identidade social – o caso de Donald Trump 5.ª Conferência Gramática & Texto – GRATO
Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2017/06/15 The linguistic Knowledge of the mother tongue teacher in the accomplishment of the argumentative writing tasks of the textbooks 11th Conference of the International Association for Research in L1 Education
Universidade de Tallinn (Tallin, Estónia)
2017/04/11 A escrita argumentativa nos textos programáticos e nos manuais – entre a teoria e a prática 12º Congresso Nacional da Associação de Professores de Português
Associação de Professores de Português (Lisboa, Portugal)
2016/11/24 O ato de escrita: os verbos de comando em enunciados de exercícios de escrita – o caso dos manuais de português 9.º ano Colóquio Comemorativo dos 40 anos do Centro de Linguística da Universidade do Porto
Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2016/10/26 “”Quebrar o silêncio”: em torno das “narrativas” de José Sócrates” Sextas Jornadas de Análise do Discurso – JADIS VI
Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2016/10/19 Aprendizagem de textos da ordem do expor e do argumentar – o caso da formulação dos enunciados nos manuais de português de 9.º ano XXXII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
Associação Portuguesa de Linguística (Aveiro, Portugal)
2016/09/26 O trabalho com gêneros textuais na sala de aula Palestra apresentada no Instituto de Letras da Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro, Brasil)
2016/09/26 O ensino da língua (portuguesa) na perspetiva da Análise do Discurso Palestra apresentada no Instituto de Letras da Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro, Brasil)
2016/09/21 Géneros textuais: aspetos teórico-metodológicos Palestra apresentada no âmbito do Programa de Pós-graduação em Letras da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro
Universidade Federal do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro, Brasil)
2016/09/14 O género e os estereótipos no cartoon IV SIAD – Simpósio Internacional sobre Análise do Discurso – Discurso e Desigualdades Sociais
Universidade Federal de Minas Gerais (Belo Horizonte, Brasil)
2016/07/15 The influence of statements in the learning of writing Educational Linguistics 2016 ARLE SIG Seminar
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal (Setúbal, Portugal)
2016 Contributos da Análise do discurso no Ensino da leitura e da escrita Palestra apresentada no âmbito do Programa de Pós-graduação em Letras da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro
Universidade Federal do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro, Brasil)
2015/10/08 O conhecimento linguístico do professor no ensino da escrita: o caso do género epistolar SIMELP - Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Università del Salento (Lecce, Itália)
2015/06/16 Interactividade entre práticas e aprendizagens de estruturas discursivo-textuais no ensino básico – discurso epistolar 15.º Quid Novi?
Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2015/06/15 Tareas para desarrollar la comprensión lectora, interrelación con aspectos teóricos Quinto Coloquio Internacional de Educación intitulado Comprénsion lectora, base para el desarollo del pensamento y la Educación
Secretaría de Educación de la Entidade - Zacatecas - Mé (Zacatecas, México)
2015/06/03 Teacher’s knowledge in and for the teaching of writing: the case of the epistolary genre 10th IAIMTE
Syddansk Universitet (Syddansk, Dinamarca)
2014/11/06 Transmitir conhecimento(s) e competências: estudo comparativo em manuais de Português Língua Estrangeira e Francês Língua Estrangeira Jadis IV – The Discourse of Science
Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2014/06/06 A expressão da cumplicidade em textos epistolares Colóquio Discurso(s) de Cumplicidade(s) – Homenagem póstuma à Professora Fernanda Menéndez
Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2014/04/11 Análise didático–linguística de cortesia em manuais de língua estrangeira – estudo comparativo do francês e do português Colóquio Internacional intitulado Tempo, espaço e identidade na cultura portuguesa. 40 Anos de Estudos Lusófonos na Roménia: Desafios e Perspetivas.
Universidade de Bucareste (Bucareste, Roménia)
2014/04/08 A construção do discurso polémico em Machado e Camilo Colóquio: Camilo Castelo Branco, Machado de Assis e as Relações Luso-Brasileiras
Universidade do Minho (Minho, Portugal)
2013/07/04 Discutindo e refletindo sobre o conhecimento do professor de português para o ensino da produção textual: o género epistolar V Encontro Internacional de Reflexão sobre a Escrita
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2013/04/12 O papel dos instrumentos pedagógicos no processo de sensibilização à diversidade e variação linguísticas III Encontro Internacional do Português
ESE de Santarém (Santarém, Portugal)
2013/04/12 Coesão e coerência discursivo-textual: a relação entre a forma e o conteúdo III Encontro Internacional do Português
ESE de Santarém (Santarém, Portugal)
2012/11/05 Ideologia e ensino: o caso da legislação portuguesa JADIS II - Jornadas de Análise do Discurso II – Discurso, Media e Ensino
Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2012/03/10 Na oralidade: o que avaliar? Análise e Reflexão 12.º Encontro de Professores de Português
(Porto, Portugal)
2011/11/25 A deixis discursiva em produções de alunos do ensino obrigatório VI Fórum de Partilha Linguística
Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2011/06/06 A Carta Pessoal: um espaço de diálogo(s) XVI Congreso Internacional de la ALFAL – Asociación de Lingüística y Filología de la América Latina
Universidade de Alcalá de Henares (Alcalá de Henares, Espanha)
2011/04/26 Epistolary Discourse: dialogue with the identity IADA International Association for Dialogue Analysis 13th International Conference on Dialogue Analysis
Universidade de Montréal (Montréal, Canadá)
2011/03/09 Escrever uma carta, para quem (quê)? Encontro Formação Docente: textos, teorias e práticas
Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2010/10/13 A actividade de estruturas discursivo textuais no discurso epistolar III Colóquio ALED – Discurso e Práticas Sociais
Universidade Federal de Pernambuco (Recife, Brasil)
2010/09/08 The role of deixis in the text production activity Conference of SIG Writing
Heidelberg University (Heidelberg, Alemanha)
2010/07/26 Provérbios: uma voz que se apaga, um saber que se perde? II Colóquio Internacional A Voz dos Avós: Migração e Património Cultural
Fundação Prodignitate (Lisboa, Portugal)
2009/10/22 Processos e Estratégias Discursivos no Discurso Epistolar Feminino e Masculino XXV Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
Associação Portuguesa de Linguística (Lisboa, Portugal)
2009/10/06 Evolução da Competência discursivo-textual ao longo do ensino básico II Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa – V Simpósio sobre Práticas Escritas na Escola: Letramento e Representação
SIMELP - Universidade de Évora (Évora, Portugal)
2009/09/09 A Competência da Escrita e o Erros Ortográfico X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
Universidade do Minho (Minho, Portugal)
2009/09/09 Transversalidade da Língua Materna nas Aprendizagens Matemáticas em contexto Pré-Escolar X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
Universidade do Minho (Minho, Portugal)
2009/08/24 Interactivity between practice and learning discursive textual structures in compulsory schooling Junior Researcher’s Pre-Conference 2009 (EARLI)
(Amestardão, Países Baixos)
2009/07/06 L’évolution de l’écriture chez les jeunes étudiants tout au long de l’enseignement obligatoire au Portugal XXXe Colloque D’Albi Langages et Signification – Écritures évolutives, entre transgression et innovation
(Albi, França)
2009/07/02 Marcador(es) de Intensificação no Discurso Epistolar Administrativo GRATO - International Conference on Grammar & Text
(Lisboa, Portugal)
2009/04/30 A Influência do Contexto na Aprendizagem da Escrita(?) X Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação
Instituto Politécnico de Bragança (Bragança, Portugal)
2009/03/13 A Gramática pelo Discurso 8º Encontro de Professores de Português
Associação de Professores de Português (Lisboa, Portugal)
2008/09/08 Epistolary Discourse: a self reflection Inaugural World Conference Ideology and Discourse Analysis (IDA)
Ideology and Discourse Analysis (IDA) (Copenhaga, Dinamarca)
2008/05/08 A Relação entre (bis)avós e (bis)netos: à distância de uma carta Colóquio Internacional A Voz dos Avós: Migração e Património Cultural
Universidade dos Açores em Ponta Delgada (Açores, Ponta Delgada, Portugal)
2007/11/15 Emergência de uma Didáctica do Oral no Pré-Escolar 2º Congresso Internacional de Aprendizagem na Educação de Infância
(Porto, Portugal)
2007/09/19 Língua(s) e Interculturalidade IX Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxia
(Corunha, Espanha)
2007/03/02 Na Oralidade: A avaliar é que a gente (não) se entende 7º Encontro Nacional de Professores de Português
Associação de Professores de Português (Coimbra, Portugal)

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2017/07/11 - 2017/07/11 Jornada intitulada Análise e construção de itens de testes: questões de linguagem (2017/07/11 - 2017/07/11)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2016/09/01 - 2017/06/30 Conferência Internacional Gramática & Texto (2017/06/28 - 2017/06/30)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade Nova de Lisboa Centro de Linguística, Portugal
2015/12/01 - 2016/07/16 Educational Linguistics 2016 ARLE SIG Seminar intitulado What's grammar in L1 education today (2016/07/15 - 2016/07/16)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2013/09/01 - 2014/06/07 Colóquio Discurso(s) de Cumplicidade(s) – Homenagem póstuma à Professora Fernanda Menéndez (2014/06/06 - 2014/06/06)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade Nova de Lisboa Centro de Linguística, Portugal
2011/01/01 - 2012/09/07 Cortesia: Olhares e (re)invenções (2012/09/05 - 2012/09/07)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade Aberta, Portugal
2010/01/01 - 2010/05/09 III Sessão Plenária Regional do Núcleo Regional de Formação do “Programa Nacional de Ensino do Português (PNEP)” (2010/05/08 - 2010/05/08)
Oficina (workshop) (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2018/10/30 A Revisão Textual e o Texto de Opinião – Uma intervenção pedagógica no 1º Ciclo do Ensino Básico.
Arguente principal
Sara Nair Teixeira de Freitas (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2018/01/26 Consciência sintática e uso de vírgulas: um estudo de conceções de alunos do 5.º ano
Arguente principal
Ana Filipa Pires (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2017/10/18 Sensibilidade e bom senso - o sentido das relações entre crianças e adultos.
Arguente principal
Filipe Brás Pinto (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2014/07/07 Os peixes vêm da floresta de Jean-Yves Loude.
Arguente
Christine Gertrudes (Mestrado)
Universidade Lumière Lyon 2, França