Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Isabel Sebastião
Nomes de citação
- Sebastião, Isabel
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 8D11-DE6D-C240
- ORCID iD
- 0000-0003-0896-4384
Domínios de atuação
- Humanidades - Línguas e Literaturas - Linguística
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Inglês | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) | |
Inglês | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) | |
Francês | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) | |
Espanhol; Castelhano | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2016/01/01 - 2022/01/31
Em curso
|
Programa de pós-doutoramento no Centro de Linguística da Universidade do Porto (Pós-doutoramento)
Universidade do Porto - Centro de Linguística da Universidade do Porto, Portugal
|
|
2013
Concluído
|
Curso de Doutoramento em Linguística - Especialidade Linguística do Texto e do Discurso (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"Interatividade entre Práticas e Aprendizagens discursivo-textuais no Ensino Básico - o discurso epistolar" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Muito Bom por Unanimidade |
2005
Concluído
|
Mestrado em Literatura Portuguesa - especialização em Literatura Medieval (Mestrado)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
"Retrato(s) de D. Paio " (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Muito Bom |
2000
Concluído
|
Curso de Estudos Portugueses - Ramo Educacional (Licenciatura)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
"n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
15 |
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2001/10/18 - 2004/08/31 | Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) | Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2022/11/01 - Atual | Coordenadora de Ensino português em França | Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, França |
2019/04/01 - 2022/10/31 | Adjunta de Coordenação de Ensino | Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, França |
Coordenação de Ensino Português no Estrangeiro, França |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2016/04/01 - Atual | Inscrição programa de pós-doutoramento | Universidade do Porto - Centro de Linguística da Universidade do Porto, Portugal |
Universidade do Porto - Centro de Linguística da Universidade do Porto, Portugal | ||
2013/11/04 - 2015/12/31 | Leitora do Camões Instituto da Cooperação e da Língua | Camões Instituto da Cooperação e da Língua, Portugal |
2008/05/01 - 2013/06/30 | Bolseira da FCT, referência nº SFRH/BD/38623/2007 | Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal |
2004/09/01 - 2007/07/31 | Equiparada a Assistente do 2º Triénio | Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2016/01 - 2019/03 | Teaching and learning discursive-textual knowledge of genres of the order of exposing and arguing - the case of the 9th year
Portuguese textbooks
SFRH/BPD/111294/2015
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia |
Produções
Publicações
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Edição de livro |
|
Edição de número de revista |
|
Livro |
|
Manual |
|
Tese / Dissertação |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2019/01/23 | The role of grammar in textbooks: the case of argumentative writing | III Congreso Internacional sobre enseñanza de la gramática
Universitat Autònoma de Barcelona (Barcelona, Espanha)
|
2019/01/17 | Ensinar a escrever o resumo de artigo científico no ensino superior: as perceções e as produções dos alunos | .º Seminario internacional El aula como ámbito de investigación sobre la enseñanza y el aprendizaje de la lengua
Universitat Autònoma de Barcelona (Barcelona, Espanha)
|
2019/01/16 | "OK, então acho está bom”: reflexão sobre a interação de alunos numa atividade de produção de resumo no ensino superior | VI Fórum de Linguística Aplicada de Ensino e Aprendizagem de Línguas (FLAEL)
Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2018/12/13 | Os emojis como marcadores discursivos nas redes sociais: análise contrastiva em Português e em Francês | Colóquio Internacional Marcadores Discursivos: o Português como Referência Contrastiva
Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2018/09/07 | O agir dos alunos em práticas de escrita colaborativa no ensino superior | ENDA, 1.º Encontro Nacional sobre Discurso Académico
Instituto Politécnico de Leiria (Leiria, Portugal)
|
2018/09 | Um olhar sobre os manuais de português língua estrangeira: uma questão de representações | Colóquio Internacional APROLÍNGUAS
Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2018/07/12 | Escrita cooperativa no ensino superior: a negociação no processo de produção de um resumo de artigo científico | III Encontro Temático APL/ESE
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal (Setúbal, Portugal)
|
2018/06/28 | Ideologia e cultura em manuais de português língua estrangeira | II Simpósio Internacional sobre o Ensino de Português como Língua Adicional,
Kings College (Londres, Reino Unido)
|
2018/06/26 | Scientific knowledge of grammar of future teachers: implication in teacher training | Seminar of Special Interest Group Educational Linguistics SIG EduLing
University of Bialystok (Bialystok, Polónia)
|
2018/06/26 | Portuguese Academic Writing: Peer interaction in abstract production task | Seminar of Special Interest Group Educational Linguistics SIG EduLing
University of Bialystok (Bialystok, Polónia)
|
2018/06/26 | Teaching grammar in Year nine Portuguese textbooks: the case of grammar written text | Seminar of Special Interest Group Educational Linguistics SIG EduLing
University of Bialystok (Bialystok, Polónia)
|
2018/06 | "Make America Great Again”: Quando a linguagem se torna poder. | Congresso Linguagens de Poder
Universidade do Minho (Minho, Portugal)
|
2018/01/19 | Escrita colaborativa no ensino superior: análise exploratória da interação entre pares no quadro do Interacionismo Sociodiscursivo | Workshops em Gramática e Texto: (Novos) Balanços e Perspetivas
Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2017/10/28 | Para que serve a didática? | Congresso Internacional O Tempo dos Professores
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2017/10/24 | O ensino da escrita nos manuais de português de 9.º ano – uma análise discursiva (o caso da escrita argumentativa) | VI SIMELP - Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Escola Superior de Santarém do Instituto Politécnico de Santarém (Santarém, Portugal)
|
2017/10/24 | Que conhecimento linguístico o manual de português exige ao professor? – o caso da escrita argumentativa | VI SIMELP - Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Escola Superior de Santarém do Instituto Politécnico de Santarém (Santarém, Portugal)
|
2017/10/19 | The dialogue between foreign language manuals and students: comparing manuals of Portuguese and French foreign language | Internacional Association for Discourse Analysis Conference
(Bolonha, Itália)
|
2017/10/19 | Donald Trump - realidades paralelas e manipulação discursiva nos media | Sétimas Jornadas de Análise do Discurso – JADIS VII/MEMITA
Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2017/09/07 | Conhecimento linguístico do professor de português: das práticas avaliativas ao item de resposta | 3.º Encontro A Linguística na Formação de professores – das teorias às práticas
Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2017/08/30 | Debate em manuais de Português Língua Materna numa abordagem sociodiscursiva: que desafios a enfrentar? | V Encuentro Internacional del Interaccionismo Sociodiscursivo
Universidad Nacional del Rosario (Rosario, Argentina)
|
2017/07/11 | A ação planificadora dos enunciados instrucionais no ensino-aprendizagem da escrita | Jornada Análise e construção de itens de testes: questões de linguagem
APP/Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2017/07/07 | A gestão deítica em produções de alunos do ensino obrigatório (1.º e 2.º ciclos) | II Encontro temático da APL|ESE – Diálogos entre a Investigação e as Práticas Educativas no Ensino da Língua
Escola Superior de Educação do Porto. (Porto, Portugal)
|
2017/06/28 | Da encenação discursiva à criação de uma identidade social – o caso de Donald Trump | 5.ª Conferência Gramática & Texto – GRATO
Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2017/06/15 | The linguistic Knowledge of the mother tongue teacher in the accomplishment of the argumentative writing tasks of the textbooks | 11th Conference of the International Association for Research in L1 Education
Universidade de Tallinn (Tallin, Estónia)
|
2017/04/11 | A escrita argumentativa nos textos programáticos e nos manuais – entre a teoria e a prática | 12º Congresso Nacional da Associação de Professores de Português
Associação de Professores de Português (Lisboa, Portugal)
|
2016/11/24 | O ato de escrita: os verbos de comando em enunciados de exercícios de escrita – o caso dos manuais de português 9.º ano | Colóquio Comemorativo dos 40 anos do Centro de Linguística da Universidade do Porto
Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2016/10/26 | “”Quebrar o silêncio”: em torno das “narrativas” de José Sócrates” | Sextas Jornadas de Análise do Discurso – JADIS VI
Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2016/10/19 | Aprendizagem de textos da ordem do expor e do argumentar – o caso da formulação dos enunciados nos manuais de português de 9.º ano | XXXII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
Associação Portuguesa de Linguística (Aveiro, Portugal)
|
2016/09/26 | O trabalho com gêneros textuais na sala de aula | Palestra apresentada no Instituto de Letras da Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro, Brasil)
|
2016/09/26 | O ensino da língua (portuguesa) na perspetiva da Análise do Discurso | Palestra apresentada no Instituto de Letras da Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro, Brasil)
|
2016/09/21 | Géneros textuais: aspetos teórico-metodológicos | Palestra apresentada no âmbito do Programa de Pós-graduação em Letras da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio
de Janeiro
Universidade Federal do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro, Brasil)
|
2016/09/14 | O género e os estereótipos no cartoon | IV SIAD – Simpósio Internacional sobre Análise do Discurso – Discurso e Desigualdades Sociais
Universidade Federal de Minas Gerais (Belo Horizonte, Brasil)
|
2016/07/15 | The influence of statements in the learning of writing | Educational Linguistics 2016 ARLE SIG Seminar
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal (Setúbal, Portugal)
|
2016 | Contributos da Análise do discurso no Ensino da leitura e da escrita | Palestra apresentada no âmbito do Programa de Pós-graduação em Letras da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio
de Janeiro
Universidade Federal do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro, Brasil)
|
2015/10/08 | O conhecimento linguístico do professor no ensino da escrita: o caso do género epistolar | SIMELP - Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Università del Salento (Lecce, Itália)
|
2015/06/16 | Interactividade entre práticas e aprendizagens de estruturas discursivo-textuais no ensino básico – discurso epistolar | 15.º Quid Novi?
Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2015/06/15 | Tareas para desarrollar la comprensión lectora, interrelación con aspectos teóricos | Quinto Coloquio Internacional de Educación intitulado Comprénsion lectora, base para el desarollo del pensamento y la Educación
Secretaría de Educación de la Entidade - Zacatecas - Mé (Zacatecas, México)
|
2015/06/03 | Teacher’s knowledge in and for the teaching of writing: the case of the epistolary genre | 10th IAIMTE
Syddansk Universitet (Syddansk, Dinamarca)
|
2014/11/06 | Transmitir conhecimento(s) e competências: estudo comparativo em manuais de Português Língua Estrangeira e Francês Língua Estrangeira | Jadis IV – The Discourse of Science
Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2014/06/06 | A expressão da cumplicidade em textos epistolares | Colóquio Discurso(s) de Cumplicidade(s) – Homenagem póstuma à Professora Fernanda Menéndez
Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2014/04/11 | Análise didático–linguística de cortesia em manuais de língua estrangeira – estudo comparativo do francês e do português | Colóquio Internacional intitulado Tempo, espaço e identidade na cultura portuguesa. 40 Anos de Estudos Lusófonos na Roménia:
Desafios e Perspetivas.
Universidade de Bucareste (Bucareste, Roménia)
|
2014/04/08 | A construção do discurso polémico em Machado e Camilo | Colóquio: Camilo Castelo Branco, Machado de Assis e as Relações Luso-Brasileiras
Universidade do Minho (Minho, Portugal)
|
2013/07/04 | Discutindo e refletindo sobre o conhecimento do professor de português para o ensino da produção textual: o género epistolar | V Encontro Internacional de Reflexão sobre a Escrita
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
|
2013/04/12 | O papel dos instrumentos pedagógicos no processo de sensibilização à diversidade e variação linguísticas | III Encontro Internacional do Português
ESE de Santarém (Santarém, Portugal)
|
2013/04/12 | Coesão e coerência discursivo-textual: a relação entre a forma e o conteúdo | III Encontro Internacional do Português
ESE de Santarém (Santarém, Portugal)
|
2012/11/05 | Ideologia e ensino: o caso da legislação portuguesa | JADIS II - Jornadas de Análise do Discurso II – Discurso, Media e Ensino
Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2012/03/10 | Na oralidade: o que avaliar? Análise e Reflexão | 12.º Encontro de Professores de Português
(Porto, Portugal)
|
2011/11/25 | A deixis discursiva em produções de alunos do ensino obrigatório | VI Fórum de Partilha Linguística
Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2011/06/06 | A Carta Pessoal: um espaço de diálogo(s) | XVI Congreso Internacional de la ALFAL – Asociación de Lingüística y Filología de la América Latina
Universidade de Alcalá de Henares (Alcalá de Henares, Espanha)
|
2011/04/26 | Epistolary Discourse: dialogue with the identity | IADA International Association for Dialogue Analysis 13th International Conference on Dialogue Analysis
Universidade de Montréal (Montréal, Canadá)
|
2011/03/09 | Escrever uma carta, para quem (quê)? | Encontro Formação Docente: textos, teorias e práticas
Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2010/10/13 | A actividade de estruturas discursivo textuais no discurso epistolar | III Colóquio ALED – Discurso e Práticas Sociais
Universidade Federal de Pernambuco (Recife, Brasil)
|
2010/09/08 | The role of deixis in the text production activity | Conference of SIG Writing
Heidelberg University (Heidelberg, Alemanha)
|
2010/07/26 | Provérbios: uma voz que se apaga, um saber que se perde? | II Colóquio Internacional A Voz dos Avós: Migração e Património Cultural
Fundação Prodignitate (Lisboa, Portugal)
|
2009/10/22 | Processos e Estratégias Discursivos no Discurso Epistolar Feminino e Masculino | XXV Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
Associação Portuguesa de Linguística (Lisboa, Portugal)
|
2009/10/06 | Evolução da Competência discursivo-textual ao longo do ensino básico | II Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa – V Simpósio sobre Práticas Escritas na Escola: Letramento e Representação
SIMELP - Universidade de Évora (Évora, Portugal)
|
2009/09/09 | A Competência da Escrita e o Erros Ortográfico | X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
Universidade do Minho (Minho, Portugal)
|
2009/09/09 | Transversalidade da Língua Materna nas Aprendizagens Matemáticas em contexto Pré-Escolar | X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
Universidade do Minho (Minho, Portugal)
|
2009/08/24 | Interactivity between practice and learning discursive textual structures in compulsory schooling | Junior Researcher’s Pre-Conference 2009 (EARLI)
(Amestardão, Países Baixos)
|
2009/07/06 | L’évolution de l’écriture chez les jeunes étudiants tout au long de l’enseignement obligatoire au Portugal | XXXe Colloque D’Albi Langages et Signification – Écritures évolutives, entre transgression et innovation
(Albi, França)
|
2009/07/02 | Marcador(es) de Intensificação no Discurso Epistolar Administrativo | GRATO - International Conference on Grammar & Text
(Lisboa, Portugal)
|
2009/04/30 | A Influência do Contexto na Aprendizagem da Escrita(?) | X Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação
Instituto Politécnico de Bragança (Bragança, Portugal)
|
2009/03/13 | A Gramática pelo Discurso | 8º Encontro de Professores de Português
Associação de Professores de Português (Lisboa, Portugal)
|
2008/09/08 | Epistolary Discourse: a self reflection | Inaugural World Conference Ideology and Discourse Analysis (IDA)
Ideology and Discourse Analysis (IDA) (Copenhaga, Dinamarca)
|
2008/05/08 | A Relação entre (bis)avós e (bis)netos: à distância de uma carta | Colóquio Internacional A Voz dos Avós: Migração e Património Cultural
Universidade dos Açores em Ponta Delgada (Açores, Ponta Delgada, Portugal)
|
2007/11/15 | Emergência de uma Didáctica do Oral no Pré-Escolar | 2º Congresso Internacional de Aprendizagem na Educação de Infância
(Porto, Portugal)
|
2007/09/19 | Língua(s) e Interculturalidade | IX Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxia
(Corunha, Espanha)
|
2007/03/02 | Na Oralidade: A avaliar é que a gente (não) se entende | 7º Encontro Nacional de Professores de Português
Associação de Professores de Português (Coimbra, Portugal)
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2017/07/11 - 2017/07/11 | Jornada intitulada Análise e construção de itens de testes: questões de linguagem (2017/07/11 - 2017/07/11)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal |
2016/09/01 - 2017/06/30 | Conferência Internacional Gramática & Texto (2017/06/28 - 2017/06/30)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade Nova de Lisboa Centro de Linguística, Portugal |
2015/12/01 - 2016/07/16 | Educational Linguistics 2016 ARLE SIG Seminar intitulado What's grammar in L1 education today (2016/07/15 - 2016/07/16)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
2013/09/01 - 2014/06/07 | Colóquio Discurso(s) de Cumplicidade(s) – Homenagem póstuma à Professora Fernanda Menéndez (2014/06/06 - 2014/06/06)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade Nova de Lisboa Centro de Linguística, Portugal |
2011/01/01 - 2012/09/07 | Cortesia: Olhares e (re)invenções (2012/09/05 - 2012/09/07)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade Aberta, Portugal |
2010/01/01 - 2010/05/09 | III Sessão Plenária Regional do Núcleo Regional de Formação do “Programa Nacional de Ensino do Português (PNEP)” (2010/05/08 - 2010/05/08)
Oficina (workshop) (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal |
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2018/10/30 | A Revisão Textual e o Texto de Opinião – Uma intervenção pedagógica no 1º Ciclo do Ensino Básico.
Arguente principal
|
Sara Nair Teixeira de Freitas (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
2018/01/26 | Consciência sintática e uso de vírgulas: um estudo de conceções de alunos do 5.º ano
Arguente principal
|
Ana Filipa Pires (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
2017/10/18 | Sensibilidade e bom senso - o sentido das relações entre crianças e adultos.
Arguente principal
|
Filipe Brás Pinto (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2014/07/07 | Os peixes vêm da floresta de Jean-Yves Loude.
Arguente
|
Christine Gertrudes (Mestrado)
Universidade Lumière Lyon 2, França
|