???global.info.a_carregar???
Micaela Sofia Gonçalves Faria. Completed the Licenciatura in DEGREE IN BASIC EDUCATION TEACHERS in 2002 by Universidade da Madeira. Attends the Doutoramento in PhD in Global Studies by Universidade Aberta Centro de Estudos Globais since 2021. Is Professor do ensino básico e secundário in Secretaria Regional de Educação. Works in the area(s) of Social Sciences with emphasis on Educational Sciences.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Micaela Sofia Gonçalves Faria

Nomes de citação

  • Faria, Micaela

Identificadores de autor

Ciência ID
8B1E-E0A3-200F
ORCID iD
0009-0002-3983-4670

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B2)
Português (Idioma materno)
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B2)
Formação
Grau Classificação
2024/10 - 2029/08
Em curso
Doutoramento em Estudos da Criança (Doutoramento)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
2009 - 2010
Frequentou
Master of Educational Informatics (Mestrado)
Especialização em Educational Informatics
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
16
2002 - 2003
Concluído
POSTGRADUATE IN COMMUNICATION AND IMAGE (Pós-Graduação)
Especialização em Marketing and Advertising
Universidade Europeia IADE Faculdade de Design Tecnologia e Comunicação, Portugal
15
1998 - 2002
Concluído
DEGREE IN BASIC EDUCATION TEACHERS (Licenciatura)
Universidade da Madeira, Portugal
15
Percurso profissional

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2002/09/01 - Atual Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Secretaria Regional de Educação, Portugal
EB1/PE com Creche Nazaré, Portugal
Produções

Publicações

Capítulo de livro
  1. Faria, Micaela. "“ESTUDOS GLOBAIS E DIREITO INTERNACIONAL HUMANITÁRIO: UM DIÁLOGO INADIÁVEL”". In “Educação para o Risco: Práticas e Projetos”, 327-345. Portugal, 2025.
    Submetido
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2025/03/13 As Crianças e Jovens com Deficiência em Contextos de Emergência 1.o Congresso em Perspetivas Multidisciplinares sobre Género e Inclusão,
Comissão para a Igualdade e a Inclusão da Universidade da Madeira (Funchal, Portugal)
2024/01/08 Heróis do 112 A Boa Educação na escola: perspetivas, práticas e desafios.
Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (on-line, Portugal)
2023/11/11 “GUARDIÕES DA CIDADE” – O ABC DA RESILIÊNCIA XVI Encontro Nacional de Riscos - “Educação para o Risco: Práticas e Projetos”,
Associação Portuguesa de Riscos, Prevenção e Segurança (RISCOS), em colaboração com o Departamento de Geografia e Turismo da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC) (Coimbra, Portugal)
2023/11/11 DAR VOZ ÀS CRIANÇAS E JOVENS EM CONTEXTO DE EMERGÊNCIA XVI Encontro Nacional de Riscos - “Educação para o Risco: Práticas e Projetos”,
Associação Portuguesa de Riscos, Prevenção e Segurança (RISCOS), em colaboração com o Departamento de Geografia e Turismo da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC) (Coimbra, Portugal)
2022/02/17 “Ferramentas adaptativas à comunicação com a criança em contexto de emergência” XVI Colóquio do CIE-UMa “Educação e Desenvolvimento Comunitário”
Centro de Investigação em Educação, da Universidade da Madeira (Funchal, Portugal)
2021/11/26 "Apoio entre pares na Escola, em contexto de pandemia" IX Conferência Internacional em Mediação Intercultural e Intervenção Social Vivência(s), Convivência(s) e Sobrevivência(s) em Contexto de Pandemia: Relatos e Experiências
Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria e CICS.NOVA.IPLeiria, (on-line, Portugal)