???global.info.a_carregar???
José António Costa completed his PhD in Language Didactics (Language Sciences) in 2016 at the University of Porto (Faculty of Arts). He earned a Master's in Linguistics in 2011 at the University of Porto, a Postgraduate Course in Linguistics and Language Teaching (2002) at the University of Porto and a License degree in Modern Languages and Literatures (Portuguese/French) at the University of Porto in 1995. He is an Associate Teacher at the School of Education of the Polytechnic Institute of Porto, where he coordinates the Master in Teaching of Primary School and of Portuguese Language, History and Geography at 2nd Cycle of Basic Education and the Master in Portuguese Language Didactics in the Digital Age. He coordinates the Department of Language Sciences and Literature and he is also a member of the Master's Committee of Pre-School Education and Teaching of Primary School. He has published several articles in journals and authored book sections. He works in the fields of Social Sciences, with an emphasis on Educational Sciences, and Humanities, mainly Linguistics and Didactics. His curriculum vitae highlights frequent terms related to Historical Linguistics, language teaching, French language, Linguistic and Cultural Varieties of Portuguese, Orthography, Teaching Grammar, Educational Sciences, Language Didactics, Language Acquisition, Physical and Digital Didactic resources.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
José António Ribeiro da Costa

Nomes de citação

  • Costa, José António

Identificadores de autor

Ciência ID
8B1D-D8EE-5C28
ORCID iD
0000-0001-6717-4839

Endereços de correio eletrónico

  • jarcosta@gmail.com (Pessoal)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação
  • Humanidades - Línguas e Literaturas

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1)
Formação
Grau Classificação
2010 - 2016
Concluído
Ciências da Linguagem - Didática de Línguas / PhD in Language Sciences - Language Didactics (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
"As pontes entre Didática e Linguística: o possível e o necessário" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado com distinção
2008 - 2010
Concluído
Mestrado em Linguística / Masters in Linguistics (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
"As sibilantes do português: sincronia, diacronia e ensino" (TESE/DISSERTAÇÃO)
18
2001 - 2002
Concluído
Linguística e Ensino da Língua (Pós-Graduação)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
Apto
1991 - 1995
Concluído
Línguas e Literaturas Modernas (Estudos Portugueses e Franceses) / Degree in Modern Languages and Literatures (Portuguese/French) (Licenciatura)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
15
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2000/02 - Atual Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico do Porto, Portugal
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2002/10 - 2006/07 Assistente (Docente Universitário) Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2018 - Atual IFITIC - Inovar com TIC na Formação Inicial docente para promover a renovação metodológica na Educação Pré-escolar e no 1.º e 2.º CEB
IFITIC
Investigador
Instituto Politécnico do Porto Centro de Investigação e Inovação em Educação, Portugal
Instituto Politécnico do Porto Centro de Investigação e Inovação em Educação
Em curso
2018/01/01 - 2024/12/31 Innovate with ICT in Initial Teacher Training to promote methodological renewal in Pre-school and 1st and 2nd CEB
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação
Em curso
2020 - 2023 Schoolers and Scholars (SnS): Role-Playing Games (RPG) no processo de ensino e aprendizagem dos 1º CEB e 2º CEB
inED/2020/8
Investigador
Instituto Politécnico do Porto Centro de Investigação e Inovação em Educação, Portugal
Instituto Politécnico do Porto Centro de Investigação e Inovação em Educação
2017 - 2021 CLIL 4U: implementação, monitorização e avaliação de projetos de ensino bilingue no 1.º CEB
CLIL4U
Investigador
Instituto Politécnico do Porto Centro de Investigação e Inovação em Educação, Portugal
Instituto Politécnico do Porto Centro de Investigação e Inovação em Educação
Concluído
2019/01/01 - 2019/12/31 Centro de Linguística da Universidade do Porto
UID/LIN/00022/2019
Universidade de Lisboa Centro de Linguística, Portugal

Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2016 - 2018 Língua e Cidadania: das relações entre palavras ao conhecimento do mundo
145558/2016
Investigador
Instituto Politécnico do Porto Centro de Investigação e Inovação em Educação, Portugal
Fundação Calouste Gulbenkian
Concluído
2016 - 2018 Língua e Cidadania: das relações entre palavras ao Conhecimento do mundo (Language and Citizenship: from relationships between words to knowledge of the world)
145558
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
Em curso
2012 - 2016 Representações de e sobre género linguístico e suas implicações em contexto educativo
INED/ ESE_PPorto
Investigador
Instituto Politécnico do Porto Centro de Investigação e Inovação em Educação, Portugal
Instituto Politécnico do Porto Centro de Investigação e Inovação em Educação
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2019 - Atual VarLang - Variedades linguísticas e culturais no ensino de línguas estrangeiras
inED/2019/6
Investigador
Instituto Politécnico do Porto Centro de Investigação e Inovação em Educação, Portugal
Instituto Politécnico do Porto Centro de Investigação e Inovação em Educação
Em curso
2019 - 2021 PEPPA67 - Primary English Practice Programme for Ages 6-7
inED/2019/4
Investigador
Instituto Politécnico do Porto Centro de Investigação e Inovação em Educação, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Baptista, Adriana; Morgado, C.; Costa, José António; Azevedo, João. "Virtual and augmented reality as an antonymy learning innovation". Seville, 2019.
    Publicado
  2. Morgado, Celda; Baptista, Adriana; Costa, José António. "Quando relacionar (não) é opor: das relações lexicais múltiplas à antonímia no 1.º Ciclo do Ensino Básico". 2019.
  3. Baptista, Adriana; Choupina, Celda; Costa, José António; Querido, Joana; Oliveira, Inês. "All different but not all opposite: contributions to lexical relationships teaching in primary school". 2018.
  4. Choupina, Celda; Baptista, Adriana; Costa, José António. "A implicação da metalinguagem linguística na difusão de conteúdos gramaticais e na construção do conhecimento em alunos e agentes educativos". 2017.
    10.1285/i9788883051272p2627
  5. Choupina, Celda; Baptista, Adriana; Costa, José António. "A gramática intuitiva, o conhecimento linguístico e o ensino-aprendizagem do género em PE". Trabalho apresentado em IV SIELP - Simpósio Internacional de Ensino da Língua Portuguesa, Uberlândia, 2014.
    Publicado
  6. Morgado, Celda (Choupina, Celda); Baptista, Adriana; Costa, José António; Querido, Joana; Oliveira, Inês. "Representação e aquisição do género linguístico em PE: Um estudo exploratório.". Trabalho apresentado em XXVIIe Congrès international de linguistique et de philologie romanes, Nancy, 2013.
    Publicado
  7. Choupina, Celda Maria Gonçalves Morgado; Baptista, Adriana; Costa, José António; Querido, Joana; Oliveira, Inês. "Representação e Aquisição do Género Linguístico em PE: alguns contributos a partir da análise de materiais pedagógicos". Trabalho apresentado em IV Simpósio Mundial de Ensino da Língua Portuguesa., Goiânia/Brasil, 2013.
    Publicado
  8. Choupina, Celda Maria Gonçalves Morgado; Costa, José António. "Caracterização morfossintática dos compostos no PE e (as)sistematicidades na sua representação ortográfica.". Trabalho apresentado em III SIMELP- Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa, Macau, 2011.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Costa, José António; Morgado, Celda (Choupina, Celda); Oliveira, Inês ; Querido, Joana; Lopes, A. S.. "Erros ortográficos no presente em professores do futuro: relação (im)provável?". LINGVARVM ARENA (2024):
    Submetido
  2. Fernanda Leopoldina Viana; Ribeiro, Iolanda; Irene Cadime; Costa, José António. "Percurso(s) para a transformação digital. Contributos do recurso digital «Ensinar e Aprender Português».". Palavras 60-61 (2023): 205-216.
    Publicado
  3. Mário Cruz; Ana Pinheiro; Paula Medeiros; José Costa. "O projeto Primary English Practice Programme for Ages 6-7 e a reconfiguração da profissionalidade docente". Revista Brasileira de Educação 27 (2022): https://doi.org/10.1590/s1413-24782022270013.
    10.1590/s1413-24782022270013
  4. Costa, José António. "O que tem de ser tem muita força... deôntica. Contributos para a caracterização do verbo modal ter de". Revista de Estudos Linguísticos da Universidade do Porto especial (2021): 413-440.
    Publicado
  5. Costa, José António; Morgado, Celda (Choupina, Celda); Ana Sofia Lopes; Juliana Ferreira. "Entre a Linguística e a Didática: desenvolvimento integrado de aprendizagens no 1.º Ciclo do Ensino Básico em Portugal.". Forum lingüístico 18 2 (2021): 6178-6195.
    Publicado
  6. Costa, José António; Morgado, Celda (Choupina, Celda); Baptista, Adriana; João Azevedo. "Augmented reality to enhance non-opposite reality awareness: lexical relations amongst Primary Teaching". International Journal of Film and Media Arts 5 1 (2020): 48-62. https://revistas.ulusofona.pt/index.php/ijfma/article/view/7153.
    Acesso aberto • Publicado
  7. Domingues Cruz, M.; Costa, José António; Quadros-Flores, Paula; Suzette Oliveira; Paulo Silva. "O Projeto CLIL4U: implementação, monitorização e avaliação de um projeto de ensino bilingue no 1º Ciclo do Ensino Básico". Revista Intersaberes 14 31 (2019): 146-167. https://www.uninter.com/intersaberes/index.php/revista/article/view/1530/414334.
    Acesso aberto • Publicado
  8. Baptista, Adriana; Morgado, Celda (Choupina, Celda); Costa, José António; João Azevedo; Querido Gomes, Joana; Inês Oliveira; Leite, Luís; Ribeiro, Iolanda. "Antonímia e organização lexical em rede no 1.º CEB: proposta didática com recurso a narrativas bimodais e à realidade aumentada". Sensos-e VI 3 (2019): 74-90.
    Publicado
  9. Costa, José António. "L'enseignement de la modalité linguistique en primaire - des voies méthodologiques possibles et souhaitables". Bellaterra Journal of Teaching & Learning Language & Literature 12 2 (2019): 41-59.
    Publicado
  10. Cruz, Mário; Costa, José António; Quadros-Flores, Paula; Duarte, suzett; Silva, Paulo. "O Projeto CLIL4U: Implementação, Monitorização e Avaliação de um Projeto de Ensino Bilingue". REVISTA INTERSABERES 14 31 (2019): 145-167. https://www.researchgate.net/publication/333185961_O_Projeto_CLIL4U_implementacao_monitorizacao_e_avaliacao_de_um_projeto_de_ensino_bilingue.
    Publicado • DOI: http://dx.doi.org/10.22169/revint.v14i31.1530
  11. Baptista, Adriana; Morgado, Celda; Costa, José António; Azevedo, João; Querido, Joana; Oliveira, Inês; Leite, Luís; Ribeiro, Iolanda. "Antonymy and networking lexical organization in the 1st CEB: teaching proposal using bimodal narratives and increased reality". (2019): http://hdl.handle.net/10400.22/15076.
    10.34630/sensos-e.v6i3.3628
  12. Costa, José António; Choupina, Celda; Baptista, Adriana; Oliveira, Inês; Querido, Joana. "Conhecimentos e regras explícitos e implícitos sobre género linguístico nos alunos dos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico: a influência da classe formal do nome". Revista da Associação Portuguesa de Linguística 1 (2016): 201-231. http://ojs.letras.up.pt/index.php/APL/article/view/1590/1413.
    Publicado
  13. Morgado Choupina, Celda; Maria Adriana Baptista; José António Costa; Inês Oliveira; Joana Querido. "Explicit and implicit knowledge and rules about linguistic gender in elementary school students: The influence of the formal class of the noun". (2016): https://doi.org/10.26334/2183-9077/rapln1ano2016a10.
    https://doi.org/10.26334/2183-9077/rapln1ano2016a10
  14. Costa, José António; Baptista, Adriana; Choupina, Celda; Querido, Joana; Oliveira, Inês. "Género Gramatical: a complexidade do conteúdo e a sua abordagem nos documentos reguladores do ensino do Português no 1º Ciclo EB". Exedra temático (2015): 353-382.
    Publicado
  15. Costa, José António Ribeiro da; Choupina, Celda. "A história e as histórias do género em português. Percursos diacrónicos, sincrónicos e pedagógicos.". Exedra Temat 2012 (2012): 75-86. http://www.exedrajournal.com/exedrajournal/wp-content/uploads/2013/01/06-numero-tematico-2012.pdf.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Costa, José António; Baptista, Adriana; Morgado, Celda (Choupina, Celda); João Azevedo. "Quando relacionar (não) é opor: um projeto pioneiro para o ensino da antonímia no 1.º ciclo do ensino básico em Portugal". In Estudos de Linguagem em Perspectiva: caminhos da interculturalidade, 4822-4828. Pernambuco, Brasil: UFRPE, 2020.
    Publicado
  2. Costa, José António. "Do ler e do escrever. A magia que derruba muros". In Direitos das Crianças Interpretados pelos Adultos. A propósito dos 30 anos da Convenção dos Direitos das Crianças, editado por Maria José Araújo; Hugo Monteiro, 49-59. Porto, Portugal: Edições Afrontamento, 2020.
    Publicado
  3. Costa, José António. "Palavras com melodia dentro. Poesia para a infância e consciência fonológica: algumas reflexões". In Primeiros Leitores, Primeiros Poemas, editado por Macedo, Ana Cristina Vasconcelos; Silva, Sara Raquel Duarte Reis da, 71-86. Porto, Portugal: Tropelias & Companhia, 2018.
    Publicado
  4. Choupina, Celda Maria Gonçalves Morgado; Costa, José António. "Classes de palavras: autonomia linguística e ensino. Contributos para a caracterização linguística e a bordagem pedagógica do nome.". In Novos desafios no ensino do português., 203-212. Santarém, Portugal: Escola Superior de Educação - IPSantarém, 2011.
    Publicado
Documento de trabalho
  1. Carla Serrão; Martins, Teresa Alves; Costa, José António; Rosa Maria Rocha. 2020. "Guia P. Porto para uma comunicação inclusiva". http://hdl.handle.net/10400.22/21843.
Edição de livro
  1. Morgado, Celda (Choupina, Celda); Costa, José António; Maia-Lima, Cláudia; Oliveira, Inês; Querido, Joana. Cadernos Pedagógicos. Da formação linguística às práticas educativas na Educação de Infância e no Ensino Básico. Porto, Portugal. 2021.
    Publicado
  2. Brito, Ana Maria; Morgado, Celda (Choupina, Celda); Oliveira, Inês ; Costa, José António. 3.º Encontro sobre Morfossintaxe da Língua Gestual Portuguesa e outras Línguas de Sinais/3rd Meeting on Morphosyntax of Portuguese Sign Language and other Sign Languages (livro de resumos/book of abstracts) ed. 1, 1 vol.. Porto, Portugal. 2020.
    Publicado
  3. Oliveira, Inês ; Morgado, Celda (Choupina, Celda); Costa, José António. I Encontro Nacional Da formação linguística às práticas educativas na Educação de Infância e no Ensino Básico (livro de resumos).. Porto, Portugal. 2019.
    Publicado
  4. Brito, Ana Maria; Morgado, Celda (Choupina, Celda); Oliveira, Inês ; Costa, José António. 2.º Encontro sobre Morfossintaxe da Língua Gestual Portuguesa e outras Línguas de Sinais/2nd Meeting on Morphosyntax of Portuguese Sign Language and other Sign Languages (livro de resumos/book of abstracts) ed. 1, 1 vol.. Porto, Portugal: ESE - Politécnico do Porto; Faculdade de Letras da Universidade do Porto. 2018.
    Publicado
  5. Choupina, Celda; Oliveira, Inês; Querido, Joana; Costa, José António. Diálogos entre Investigação e as Práticas Educativas no Ensino da Língua - II Encontro Temático APL/ESE (livro de resumos). ESE Porto, Portugal: ESE do Politécnico do Porto. 2017.
Edição de número de revista
  1. Couto, Angela Maria Pinto do; Costa, José António. "InterNetWorking Confernce - Intercultural Week 2023". SENSOS-E 11 1 (2024): https://parc.ipp.pt/index.php/sensos/issue/current.
    Publicado
Livro
  1. Costa, José António Ribeiro da. As sibilantes do português: sincronia, diacronia e ensino.. Porto, Portugal: edição de autor. 2010.
    Publicado
Poster em conferência
  1. Baptista, Adriana; Morgado, Celda (Choupina, Celda); Costa, José António; Azevedo, João; Oliveira, Inês; Querido, Joana; Leite, Luís; Ribeiro, Iolanda. Autor correspondente: Baptista, Adriana. "Narrativas bimodais e ferramentas multimédia para o ensino das relações semânticas entre palavras no 1.º CEB". Trabalho apresentado em Porto International Conference on Research and Education, 2019.
  2. Maria do Carmo Duarte; Choupina, Celda; Costa, José António. "Contributos da prosódia e da morfologia para o ensino do acento ortográfico no 1.º ciclo". Trabalho apresentado em II Encontro Temático APL ESES - Diálogos entre a Linguística e as Prática Educativas no Ensino das Línguas, 2017.
  3. Choupina, Celda; Baptista, Adriana; Costa, José António; Querido, Joana; Oliveira, Inês. "Representação e Aquisição do Género Linguístico em PE". Trabalho apresentado em XXVI CILPR Congrès international de linguistique et de philologie romanes, 2013.
Recurso online
  1. Costa, José António; Morgado, Celda (Choupina, Celda); Fernanda Leopoldina Viana; Ribeiro, Iolanda; Ramos, Rui; Ana Sofia Lopes. EAP - Ensinar e Aprender Português.. 2022. https://lusoinfo.com/eap/.
Resumo em conferência
  1. Morgado, Celda (Choupina, Celda); Costa, José António; Oliveira, Inês ; Querido, Joana; Lopes, Ana Sofia. "Resolver problemas … sem problema: a PBL na formação de professores de Português de 1.º e 2.º CEB". Porto, 2024.
    Publicado
  2. Cruz, Mário; Costa, José António; Silva, Paulo; Oliveira, S.; Quadros-Flores, Paula. "CLIL APPROACH AND THE FOSTERING OF A GLOBAL SUSTAINABLE AWARENESS IN PRIMARY SCHOOL". Trabalho apresentado em Fórum INED’21, Porto, 2021.
    Publicado
  3. Cruz, M.; Costa, José António. "Une ressource, several linguistic possibilities: Siempre miramos várias vezes". Trabalho apresentado em I Encontro Nacional- Da formação linguística às práticas educativas na Educação de Infância e no Ensino Básico, Porto, 2019.
    Publicado
  4. Costa, José António; Cruz, M.. "Simpósio 1: Do conhecimento linguístico aos recursos didáticos". Trabalho apresentado em I Encontro Nacional- Da formação linguística às práticas educativas na Educação de Infância e no Ensino Básico, Porto, 2019.
    Publicado
  5. Choupina, Celda; Jorge Pinto; Baptista, Adriana; Ângelo Costa; Costa, José António; Manuela Sanches-Ferreira; Miguel Santos; Susana Martins. "Para uma inventariação e categorização linguística das Configurações da Mão em LGP: parâmetros formacionais para a distintividade". Trabalho apresentado em 2.º Encontro sobre Morfossintaxe da Língua Gestual Portuguesa e outras Línguas de Sinais 2nd Meeting on Morphosyntax of Portuguese Sign Language and other Sign Languages, Porto, 2018.
    Publicado
  6. Quadros-Flores, Paula; Costa, José António. "OU ISTO OU AQUILO” OU ISTO E AQUILO: RECURSOS FÍSICOS E DIGITAIS NOS CAMINHOS INICIAIS DA LEITURA". Trabalho apresentado em 2LESE- Jornadas Internacionais de Leitura, escrita e sucesso escolar, Braga, 2017.
    Publicado
  7. Costa, José António; Cruz, Mário; Quadros-Flores, Paula; Silva, Paulo. "PEEP’17 Meeting – Primary English Education in Portugal a meeting to value and share teacher research". Trabalho apresentado em CLIL 4U: Implementation, Monitoring and evaluation of bilingual teaching projects in primary education, Porto, 2017.
    Publicado

Outros

Outra produção
  1. EAP - Ensinar e Aprender Português. Recurso online para o ensino da língua portuguesa no 1.º ciclo do ensino básico mediado por computador.. 2019. Fernanda Leopoldina Viana; Ribeiro, Iolanda; Ramos, Rui; Costa, José António; Morgado, Celda (Choupina, Celda); Duarte, Andréa Avelar. https://lusoinfo.com/eap/.
  2. Narrativas bimodais e ferramentas multimédia para o ensino das relações semânticas entre palavras no 1.º CEB [Bimodal narratives and multimedia tools for teaching semantic relations between words in the 1st CEB]. Linguisticamente, é possível constatar que o contraste (de itens lexicais, de semas e de morfemas) está na base de relações lexicais de natureza diversa (Baptista, 2006). Contudo, a temática das relações semânticas entre palavras tem-se confinado à abordagem da antonímia e da sinonímia nos dois primeiros anos de escolaridade formal em Portugal (Buescu et al., 2015), relegando para ciclos posterior. 2019. Baptista, Adriana; Morgado, Celda; Costa, José António; Azevedo, João; Oliveira, Inês; Querido, Joana; Leite, Luís; Ribeiro, Iolanda. http://hdl.handle.net/10400.22/15026.
  3. Organização do léxico e visão do(s) mundo(s): uma proposta multimédia de abordagem das relações lexicais no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Uma criança, desde cedo, compreende que diferentes palavras apresentam diferentes significados, o que se afigura relevante em várias operações cognitivas. Linguisticamente, é possível constatar que o contraste (de itens lexicais, de semas e de morfemas) está na base de relações lexicais de natureza diversa (Baptista, 2006). Contudo, o tratamento desta temática no 1.º CEB tem-­se confinado à aborda. 2019. Baptista, Adriana; Choupina, Celda; Costa, José António; Azevedo, João; Oliveira, Inês; Querido, Joana; Ribeiro, Iolanda. http://hdl.handle.net/10400.22/15164.
  4. Antonímia e organização lexical em redes no 1º CEB: proposta didática com recurso a narrativas bimodais e à realidade aumentada. Nesta comunicação, apresentaremos um dos produtos do Projeto Língua e Cidadania: das relações entre palavras ao conhecimento do mundo, financiado pela FCG, inscrito no inEd e desenvolvido em parceria pela ESE e pela ESMAD. Com este projeto pretendeu-se investigar, numa perspetiva de interação léxico, cultura e cidadania, as dimensões linguística e pedagógica das relações semânticas entre palavras.. 2019. Baptista, Adriana; Morgado, Celda; Costa, José António; Azevedo, João; Querido, Joana; Oliveira, Inês; Ribeiro, Iolanda. http://hdl.handle.net/10400.22/15077.
    10.34630/d6x2-f452
  5. 2.º Encontro sobre Morfossintaxe da Língua Gestual Portuguesa e outras Línguas de Sinais/2nd Meeting on Morphosyntax of Portuguese Sign Language and other Sign Languages (livro de resumos/book of abstracts). Introdução, Editorial. 2018. Brito, Ana Maria; Choupina, Celda; Costa, José António; Oliveira, Inês; Jorge Pinto; Susana Martins. https://celda5.wixsite.com/ii-meetinglgp-2018/copia-conferencistas-convidados-key.
  6. As relações entre unidades lexicais e o ensino da antonímia. O Léxico de uma língua é formado por unidades distintas de natureza e funcionamento específicos, e inclui as suas especificações gramaticais (Biderman, 2005). Nesta comunicação, centrar-nos-emos na análise de unidades simples lexicais mostrando que as suas relações, dentro do léxico, são frequentemente ambíguas (cf. Gao & Zheng, 2014). Neste sentido, refletiremos especificamente sobre as relações. 2017. Baptista, Adriana; Choupina, Celda; Costa, José António; Querido, Joana; Oliveira, Inês. http://hdl.handle.net/10400.22/15100.
  7. Diálogos entre Investigação e as Práticas Educativas no Ensino da Língua. Introdução, Editorial. 2017. Choupina, Celda; Oliveira, Inês; Costa, José António. https://jarcosta.wixsite.com/iienc-apl-ese/livro-de-resumos.
Atividades

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2023/12 - 2023/12 V Jornadas online de Conhecimento, Usos e Interfaces do Português (2023/12/14 - 2023/12/18)
Encontro (Presidente da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2023/10/19 - 2023/10/20 I Encontro Nacional de Educação Básica: Políticas, Desafios e Práticas Transformadoras (2023/10/19 - 2023/10/20)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2023/07/10 - 2023/07/11 4.ªas Jornadas de Leitura, Escrita e Sucesso Escolar (2023/07/10 - 2023/07/11)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2023/04/26 - 2023/04/29 INW23 - Intercultural Week (2023/04/26 - 2023/04/29)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2022 - 2022 Congresso Internacional em Sintaxe (CISyntax2022), em homenagem à Professora Doutora Ana Maria Brito [https://cisyntax2022.wordpress.com/] (2022/07/13 - 2022/07/15) (2022/07/13 - 2022/07/15)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
2018 - 2018 III Encontro Temático APL/ESE: Formação, Investigação e Ensino da Língua (2018 - 2018)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2023/09/19 Relatório de Estágio
Arguente
Catarina Sofia Fernandes Gilvaz (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2023/07/25 Da fluência à compreensão na leitura: percurso(s) com significado(s)
Orientador
Ana Rita Moreira Rodrigues (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2023/07/24 Ser um Professor plural: diálogo entre aprender e ensinar
Presidente do júri
Ana Isabel Pinto Leite Gonçalves da Costa (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2023/04/13 O Nome e as categorias nominais no contexto de Ensino do Português no 1.º Ciclo do Ensino Básico em Portugal: dos documentos normativos aos projetos pedagógicos
Arguente
Ana Sofia do Carmo Lopes (Doutoramento)
Universidade de Santiago de Compostela, Espanha
2022/05/11 Competência Comunicativa Oral. Desenho e sistematização de uma intervenção didática
Arguente
Carla Cristina Fernandes Monteiro (Doutoramento)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2023/10/09 - 2023/10/11 VI Congresso Internacional de Linguística Histórica. Homenagem a Clarinda de Azevedo Maia Universidade de Coimbra - Faculdade de Letras
2023/07/10 - 2023/07/11 4.ªas Jornadas de Leitura, Escrita e Sucesso Escolar Politécnico do Porto - Escola Superior de Educação

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2022 - Atual PRATICA - Revista Multimédia de Investigação em Inovação Pedagógica e Práticas de e-Learning (2184-1837 )
2022 - Atual Revista Sensos-e
2018 - Atual Revista da Associação Portuguesa de Linguística
2016 - Atual ElingUP: Revista eletrónica de Linguística dos Estudantes da Universidade do Porto

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2023 - Atual Investigare - Associação para o estudo da Leitura, Escrita e Neurociências /Association for the research on Neurosciences, Reading and Writing Membro
2023 - Atual Estreiadiálogos - Associação em Rede Internacional Lusófona de Investigação-Ação Colaborativa / International Network Association for Action Research Member
2011 - Atual Centre of Linguistics of the University of Porto
Atual Associação Portuguesa de Linguística
Atual Associação dos Professores de Português
Atual Société de Linguistique Romane

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2022 - Atual Master in Portuguese Language Didactics in the Digital Age - Coordinator
Coordenador
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2022 - Atual Master in Pre-School Education and Teaching of Primary School
Membro
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2016 - Atual Master in Teaching of Primary School and of Portuguese Language, History and Geography at 2nd Cycle of Basic Education - Coordinator
Coordenador
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2019 - Atual Selection panel and ranking of candidates for Professional Master's Degrees - President Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal