???global.info.a_carregar???
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Elisabete Maria Sampaio de Sá

Nomes de citação

  • Sá, Elisabete
  • Sá, Elisabete Sampaio

Identificadores de autor

Ciência ID
8B10-4BF3-3DCA
ORCID iD
0000-0003-3385-120X

Endereços de correio eletrónico

  • elisampaio@eeg.uminho.pt (Profissional)
Formação
Grau Classificação
2009 - 2014
Concluído
Marketing e Estratégia (Doutoramento)
Especialização em Sem especialidade
Universidade do Minho, Portugal

Universidade de Aveiro, Portugal

Universidade da Beira Interior, Portugal
"Entrepreneurial versus managerial marketing decision making processes in the context of uncertainty from the perspective of the effectuation theory" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2004 - 2004
Concluído
Technology Entrepreneurship and Commercialization Programme (1st Edition) (Especialização pós-licenciatura)
COTEC [Porto Business School], Portugal

North Carolina State University (NCSU), Estados Unidos
1997 - 2001
Concluído
Gestão (Mestrado)
Especialização em Marketing
Universidade do Minho Escola de Economia e Gestão, Portugal
Muito Bom
1991 - 1996
Concluído
Sociologia das Organizações (Licenciatura)
Universidade do Minho Instituto de Ciências Sociais, Portugal
14
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2014 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade do Minho Escola de Economia e Gestão, Portugal
Universidade do Minho Departamento de Gestão, Portugal
2008 - 2014 Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Saúde do Norte [CESPU – Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário], Portugal
Instituto Politécnico de Saude do Norte Escola Superior de Saúde do Vale do Ave, Portugal
2002 - 2014 Assistente Convidado (Docente Universitário) Universidade do Minho Escola de Economia e Gestão, Portugal
Universidade do Minho Departamento de Gestão, Portugal
2005 - 2008 Assistente Convidado (Docente Universitário) Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2005 - 2006 Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) IPAM – Instituto Português de Administração de Marketing , Portugal
IPAM – Instituto Português de Administração de Marketing , Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2018 - 2021/12/31 ER.C2W.P28 - Ecosystems for Connected 2-Wheelers do Projeto Easy Ride - Experience is Everything
ER.C2W.P28
Investigador responsável
Universidade do Minho Escola de Economia e Gestão, Portugal
Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER)
Concluído
2017 - 2020/07/31 CTB – CLUSTER TRANSFRONTERIZO DE BIOTECNOLOGÍA. Consolidación, crecimiento y competitividad del sector biotecnológico transfronterizo - CLUSTERBIOTRANSFRONT
CLUSTERBIOTRANSFRONT
Investigador
Universidade do Minho Escola de Economia e Gestão, Portugal
Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER)
Concluído
1997 - 2000 Marketing e planeamento de marketing em empresas portuguesas de grande dimensão – Estudo comparativo com a Grã-Bretanha [Marketing and marketing planning in large Portuguese companies - Comparative study with Great Britain]
MPM
Investigador
Universidade do Minho Escola de Economia e Gestão, Portugal

Outro

Designação Financiadores
2018 - 2018 GUESSS - Global University Entrepreneurial Spirit Students Survey
GUESSS
Investigador
2016 - 2016 GUESSS – Global University Entrepreneurial Spirit Students Survey
GUESSS
Investigador
2006 - 2006 PRIMA - Programme in International Marketing
PRIMA
Investigador
Universidade do Minho, Portugal
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Rezazadeh, A.; Sá, E.; Silva, J.; Carvalho, A.; Elmashhara, M.G.; Pessoa, R.. "Smart and sustainable urban mobility: How connectivity may support bike-sharing operators' businesses". 2021.
  2. Sá, M. J.; Machado-Taylor, Maria; Sá, Elisabete. "Does gender matter when defining higher education student success? Evidence from Portugal". Trabalho apresentado em ICGR – 2nd International Conference on Gender Research, Roma, 2019.
    Publicado
  3. Moreira, Ana B.; Freitas, Ana S.; Araújo, Carina; Cardoso, Susana; Oliveira, Rui Pedro Soares de; Cunha, Ana; Sá, Elisabete S.; Almeida Aguiar, Cristina. "Valorização e potenciais aplicações de uma amostra de própolis português da Beira Alta". 2018.
  4. Araújo, C.; Sá, Elisabete. "A importância do marketing social no turismo: Revisão de literatura [The importance of social marketing in tourism: Literature review]". Trabalho apresentado em Invtur 2017, Aveiro, 2017.
    Publicado
  5. Dias, D.; Sá, Elisabete; Sá, M. J.. "Academic entrepreneurship: Different realities, diverse motivations". Trabalho apresentado em Réseau PGV – Conférence Internationale de Lisbonne, Lisboa, 2012.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Elmashhara, Maher Georges; Silva, Joaquim; Sá, Elisabete; Carvalho, Ana; Rezazadeh, Arash. "Factors influencing user behaviour in micromobility sharing systems: A systematic literature review and research directions". Travel Behaviour and Society 27 (2022): 1-25. http://dx.doi.org/10.1016/j.tbs.2021.10.001.
    Publicado • 10.1016/j.tbs.2021.10.001
  2. Sá, Elisabete; Farhangmehr, Minoo; Pinho, José Carlos; Dibb, Sally. "Marketing decisions and implementation process for entrepreneurial and managerial practices: a critical incident technique approach". Journal of Research in Marketing and Entrepreneurship ahead-of-p ahead-of-p (2022): http://dx.doi.org/10.1108/jrme-04-2021-0052.
    Publicado • 10.1108/jrme-04-2021-0052
  3. Ana Silva; Elisabete Sá; Joaquim Silva; José Carlos Pinho. "Dance Is for All: A Social Marketing Intervention with Children and Adolescents to Reduce Prejudice towards Boys Who Dance". International Journal of Environmental Research and Public Health 18 13 (2021): 6861-6861. https://doi.org/10.3390/ijerph18136861.
    10.3390/ijerph18136861
  4. "The influence of ambient scent on the passengers’ experience, emotions and behavioral intentions: An experimental study in a Public Bus service". Transport Policy 106 (2021): 88-98. http://dx.doi.org/10.1016/j.tranpol.2021.03.022.
    10.1016/j.tranpol.2021.03.022
  5. "A review and extension of the flow experience concept. Insights and directions for Tourism research". Tourism Management Perspectives 38 (2021): 100802-100802. http://dx.doi.org/10.1016/j.tmp.2021.100802.
    10.1016/j.tmp.2021.100802
  6. Atzger, Bastian; Sá, Elisabete S.; Silva, Joaquim. "Exploring sources of voter-based political human brand equity". Journal of Brand Management 27 4 (2020): 481-494. http://dx.doi.org/10.1057/s41262-020-00192-9.
    10.1057/s41262-020-00192-9
  7. Sá, Elisabete. "Antecedents of online purchase intention and behaviour: Uncovering unobserved heterogeneity". Journal of Business Economics and Management 20 1 (2019): 131-148. https://doi.org/10.3846%2Fjbem.2019.7060.
    10.3846/jbem.2019.7060
  8. Sá, E.; Casais, B.; Silva, J.. "Local development through rural entrepreneurship, from the Triple Helix perspective: The case of a peripheral region in northern Portugal". International Journal of Entrepreneurial Behaviour and Research 25 4 (2019): 698-716. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85048532892&partnerID=MN8TOARS.
    10.1108/IJEBR-03-2018-0172
  9. Sá, E.S.; Pinho, J.C.M.R.D.. "Effect of entrepreneurial framework conditions on R&D transfer to new and growing firms: The case of European Union innovation-driven countries". Technological Forecasting and Social Change 141 (2019): 47-58. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85060849846&partnerID=MN8TOARS.
    10.1016/j.techfore.2019.01.017
  10. Sá, E.; Dias, D.; Sá, M.J.; Elisabete Sá; Diana Dias; Maria José Sá. "Towards the university entrepreneurial mission: Portuguese academics’ self-perspective of their role in knowledge transfer". Journal of Further and Higher Education 42 6 (2018): 784-796. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85019575913&partnerID=MN8TOARS.
    10.1080/0309877X.2017.1311998
  11. Pinho, J.C.; de Sá, E.S.; Jose Carlos Pinho; Elisabete Sampaio de Sá; Pinho, José Carlos M.; Sá, Elisabete. "Personal characteristics, business relationships and entrepreneurial performance: Some empirical evidence". Journal of Small Business and Enterprise Development 21 2 (2014): 284-300. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84902458138&partnerID=MN8TOARS.
    10.1108/JSBED-10-2013-0150
  12. Carlos Pinho, J.; de Sá, E.S.. "Entrepreneurial performance and stakeholders' relationships: A social network analysis perspective". International Journal of Entrepreneurship 17 (2013): 1-19. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84896321462&partnerID=MN8TOARS.
  13. Pinto, J.C.; do Céu Taveira, M.; Sá, E.. "Career-self management and entrepreneurship: An experience with PhD students". Electronic Journal of Research in Educational Psychology 10 3 (2012): 985-1010. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84875233175&partnerID=MN8TOARS.
    10.25115/ejrep.v10i28.1546
  14. Ana Prego De Faria; Elisabete mpaio De Sa; Faranak Abbaspuli Mamaghani. "Internet adoption in the public sector: The case of Portuguese public institutions". International Journal of Technology Marketing 5 4 (2010): 315-315. https://doi.org/10.1504%2Fijtmkt.2010.039734.
    10.1504/ijtmkt.2010.039734
Capítulo de livro
  1. Moreira, A.; Freitas, A.; Cardoso, C.; Oliveira, R.; Cunha, A.; Sá, Elisabete; Almeida-Aguiar, C.. "Valorização e potenciais aplicações de uma amostra de própolis português da Beira Alta [Valuation and potential applications of a sample of Portuguese propolis from Beira Alta]". In Livro de Resumos do V Congresso Ibérico de Apicultura [Book of Abstracts of the V Iberian Beekeeping Congress], 55. Coimbra, Portugal, 2018.
    Publicado
  2. Marques, N.; Sá, Elisabete. "ROQ". In Empresariato: Casos de Sucesso Empresarial - Branding, editado por Abreu, J.. Portugal: Idioteque, 2018.
    Publicado
  3. Marques, N.; Sá, Elisabete; Providência, B.. "A marca local Art on Chairs como motor de inovação e desenvolvimento territorial - Estratégia em hélice quádrupla [The local brand Art on Chairs as an engine of innovation and territorial development - Quadruple helix strategy]". In Success Full - Casos de Sucesso nos Municípios Portugueses [Success Full - Success Cases in Portuguese Municipalities], editado por Abreu, J., 255-295. Portugal: Idioteque, 2017.
    Publicado
  4. Sá, Elisabete; Farhangmehr, Minoo; Pinho, José Carlos. "The context and outcomes of entrepreneurial marketing as a decision-making process under uncertainty". In Rediscovering the Essentiality of Marketing, 353-354. Springer International Publishing, 2016.
    Publicado • 10.1007/978-3-319-29877-1_71
  5. Sá, Elisabete; Dias, D.; Sá, M. J.. "Envolvimento dos académicos em empreendedorismo: O caso português [Involvement of academics in entrepreneurship: The Portuguese case]". In Handbook de Educação em Empreendedorismo no Contexto Português [Handbook of Entrepreneurship Education in the Portuguese Context], editado por Redford, D., 191-218. Porto, Portugal: Universidade Católica Editora, 2013.
    Publicado
Documento de trabalho
  1. Farhangmehr, M.; Sá, Elisabete. 2004. "O processo de planeamento de marketing: Uma revisão dos benefícios, modelos e críticas [The marketing planning process: A review of benefits, models and criticisms]". Documento de trabalho.
  2. Farhangmehr, M.; Sá, Elisabete. 2004. "Implementação do plano de marketing: Inibições e sucesso [The implementation of the marketing plan: Inhibitions and success]". Documento de trabalho.
Edição de livro
  1. Sá, Elisabete. Carreira, criatividade e empreendedorismo – Actas da VII Conferência de Desenvolvimento Vocacional [Career, creativity and entrepreneurship - Proceedings of the VII Conference on Vocational Development]. Braga, Portugal: Associação Portuguesa para o Desenvolvimento da Carreira (APDC). 2011.
    Publicado • Editor
Livro
  1. Marques, N.; Sá, Elisabete; Providência, B.. Art on Chairs: Uma estratégia de desenvolvimento territorial [Art on Chairs: A territorial development strategy]. Braga, Portugal: Lab2PT – Universidade do Minho. 2018.
    Publicado
  2. Marques, Nuno Filipe Pinto de Oliveira; Providencia, B; Sá, Elisabete. Art on Chairs, uma estratégia de desenvolvimento territorial [Art on Chairs: A territorial development strategy]. Universidade do Minho. Escola de Arquitectura. Lab2PT. 2017.
Manual
  1. Sá, Elisabete; Silva, J.. Guidelines to write the research proposal. Braga, Portugal. 2017.
    Publicado
  2. Sá, Elisabete. Marketing – Guia de apoio aos estudantes [Marketing - Student support guide]. Braga, Portugal. 2016.
    Publicado
  3. Sá, Elisabete. Get lifted – Guia do empreendedor da ideia ao negócio [Get lifted - The entrepreneur's guide from the idea to business]. Braga, Portugal. 2011.
    Publicado
Poster em conferência
  1. Pinto, J. C.; Taveira, M. C.; Sá, Elisabete. "Gestão pessoal da carreira e empreendedorismo: Avaliação de um modelo de intervenção com grupos de bolseiros de investigação científica [Personal career management and entrepreneurship: Assessment of an intervention model with groups of scientific research fellows]". Trabalho apresentado em VII Conferência sobre Desenvolvimento Vocacional [VII Conference on Vocational Development], 2011.
  2. Pinto, J. C.; Taveira, M. C.; Sá, Elisabete; Trigueiros, V.. "Gestão pessoal da carreira e empreendedorismo: Práticas de intervenção na Universidade do Minho [Personal career management and entrepreneurship: Intervention practices at the University of Minho]". Trabalho apresentado em I Mostra de Trabalhos de Doutoramento EPsi [I EPsi PhD Work Exhibition], 2009.
Resumo em conferência
  1. "A Study On Fomsumer’s Post Purchase Response". 2021.
  2. Sá, Elisabete. "The context and outcomes of entrepreneurial marketing as a decision making process under uncertainty". Trabalho apresentado em Academy of Marketing Science World Marketing Congress, Bari, 2015.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Atzger, Bastian Christopher. "Political Human Brand Equity (PHuBE): Building human brands in politics with charismatic leadership qualities". Doutoramento, 2021. http://hdl.handle.net/1822/75900.
  2. Rodrigues, Dinis Manuel Martins. "Modelos de negócio para a economia circular aplicados à indústria têxtil". Mestrado, 2020. http://hdl.handle.net/1822/69438.
  3. Gonçalves, Joana Maria Esteves. "Empreendedorismo social: um estudo sobre o processo de tomada de decisão do empreendedor social". Mestrado, 2020. http://hdl.handle.net/1822/68944.
  4. Oliveira, Bruna Filipa Lopes. "Transição circular: análise da perceção dos designers de moda face à utilização de materiais têxteis sustentáveis". Mestrado, 2020. http://hdl.handle.net/1822/69420.
  5. Oliveira, Marta Sofia da Costa. "Programa de fidelização, satisfação do cliente e a lealdade à parafarmácia Wells". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/1822/60388.
  6. Ferreira, Ana Helena Magalhães. "O papel do marketing no desenvolvimento da legitimidade de novas marcas: perspetiva dos empreendedores e do mercado". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/1822/61655.
  7. Gomes, Sara Raquel Rocha da Cunha Lamosa. "Cocriação de valor na promoção de práticas adequadas à segurança dos pacientes: projeto de segurança numa organização de saúde". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/1822/55503.
  8. Novais, Ana Sofia Oliveira. "Perspetivas e práticas de marketing do empreendedor musical: contributos para o desenvolvimento do negócio dos músicos emergentes". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/1822/55434.
  9. Oliveira, José Pedro Santos. "O fenómeno da cultura Pop em Portugal: exploração do processo de compra de produtos". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/1822/56956.
  10. Dias, Nuno Miguel Costa Ferreira. "Failure factors of technological driven start-ups: datris solutions case study". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/1822/58404.
  11. Miranda, Rita dos Santos. "Redes e desempenho empresarial: estudo do efeito da partilha de propriedade no cluster da biotecnologia em Portugal". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/1822/50061.
  12. Sá, Elisabete Maria Sampaio de. "Entrepreneurial versus managerial marketing decision making processes in the context of uncertainty from the perspective of the effectuation theory". Doutoramento, 2014. http://hdl.handle.net/1822/34553.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2021/11/26 What all sciencepreneurs should know about running a company from a business and marketing perspective Atlantic KET Med - Interreg
International Iberian Nanotechnology Laboratory (Braga, Portugal)
2021/11/24 Global Talent Initiative: the case of School of CEOs StartupCities Summit
Málaga city council (Málaga, Espanha)
2021/03/25 Strategic Decision Making, an introduction to the Business Model Sciencepreneurs Initiative
International Iberian Nanotechnology Laboratory (Braga, Portugal)
2018/09 Determinants of customers’ perceived quality and satisfaction with public bus services 9th Annual Global Business Conference 2018
(Dubrovnik , Croácia)
2018/09 The depth of the relationship between fans and sports clubs: From brand love to FANcrifice 9th Annual Global Business Conference 2018
(Dubrovnik, Croácia)
2018/09 The influence of odor in consumer behavior: A study of smell diffusers on a bus public transport service 9th Annual Global Business Conference 2018
(Dubrovnik, Croácia)
2018/02 Valorização e potenciais aplicações de uma amostra de própolis português da Beira Alta [Valuation and potential applications of a sample of Portuguese propolis from Beira Alta] V Congresso Ibérico de Apicultura [V Iberian Beekeeping Congress]
(Coimbra, Portugal)
2017/05 A importância do marketing social no turismo: Revisão de literatura [The importance of social marketing in tourism: Literature review] Invtur 2017
(Aveiro, Portugal)
2015/07 The context and outcomes of entrepreneurial marketing as a decision making process under uncertainty Academy of Marketing Science World Marketing Congress
(Bari, Itália)
2014/06 Is entrepreneurial marketing a new paradigm? Understanding better the entrepreneurial versus managerial marketing decision making processes EMAC - 43rd Annual Conference
(Valencia, Espanha)
2013/04 Empreendedorismo, inovação e competitividade [Entrepreneurship, innovation and competitiveness] - Conferência ‘Os desafios da competitividade no séc. XXI' [The challenges of competitiveness in the 21st century]
Fundação Bracara Augusta (Braga, Portugal)
2012/11/16 Ideia de negócio. Viabilidade e potencial [Business idea. Feasibility and potential] Conferência ‘Empreenda Minho 2012’ [Conference ‘Empreenda Minho 2012’]
(Braga, Portugal)
2012/11 Envolvimento dos académicos em atividades de empreendedorismo: O caso português [Involvement of academics in entrepreneurship activities: The Portuguese case] Seminário Internacional Empreendedorismo e Políticas Públicas [International Seminar on Entrepreneurship and Public Policies]
(Braga, Portugal)
2012/09 Academic entrepreneurship: Different realities, diverse motivations XVIIIeme Conférence Scientifique Internacionale du Réseau PGV [XVIIIth International Scientific Conference of the PGV Network]
(Lisboa, Portugal)
2011/05/26 Empreendedorismo e inovação: Condições para criar ou relançar o seu negócio [Entrepreneurship and innovation: Conditions to create or relaunch your business] Ciclo de Seminários ‘Noites do Conhecimento’ [Cycle of Seminars 'Knowledge Evenings']
Associação Comercial de Braga/iMarke (Braga, Portugal)
2011/05/25 A oportunidade: Quando é que a ideia tem potencial de negócio? [The opportunity: When does the idea have business potential?] Conferência ‘Empreenda Minho 2011’ [Conference ‘Empreenda Minho 2011’]
(Braga, Portugal)
2011/04/09 Empreendedorismo académico: Fatores que facilitam e inibem o envolvimento de académicos na criação de empresas baseadas em conhecimento intensivo [Academic entrepreneurship: Factors that facilitate and hinder the involvement of academics in the creation of knowledge-based companies] VII Conferência de Desenvolvimento Vocacional [VII Conference of Vocational Development]
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2011/02 Personal characteristics, business relationships and entrepreneurial performance: some empirical evidence IAPNM 2011 - 10th International Congress of the International Association on Public and Nonprofit Marketing (IAPNM 2011)
(Porto, Portugal)
2010/06/02 10 Condições para arrancar com o seu negócio [10 Conditions to start your business] Conferência ‘Empreenda Minho 2010’ [Conference ‘Empreenda Minho 2010’]
(Guimarães, Portugal)
2009/04 Technology, innovation and international entrepreneurship: Born global in Braga, the case of Edigma 7th International Business Week
(Braga, Portugal)
2007/12/06 Marketing e Empreendedorismo: A importância da orientação para o mercado em novos negócios. Nova geração de start-ups no sector dos serviços [Marketing and Entrepreneurship: The importance of market orientation in new businesses. New generation of start-ups in the service sector]
Universidade do Minho - Centro de Investigação em Ciências Sociais (Braga, Portugal)
2007/10/09 Novas tendências do Marketing [New Marketing trends] II Ciclo de Seminários ‘Noites do Marketing’ [II Cycle of Seminars ‘Marketing Evenings’]
Associação Comercial de Braga e Grupo de Marketing da Escola de Economia e Gestão, Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2007/05/30 O empreendedor e o empreendedorismo [The entrepreneur and entrepreneurship] Conferência ‘Empreenda Minho 2007’ [Conference ‘Empreenda Minho 2007’]
(Guimarães, Portugal)
2000 Planeamento de Marketing: Da teoria à prática [Marketing planning: From theory to practice] I Seminário de Marketing e Gestão Estratégica [I Seminar of Marketing and Strategic Management]
Universidade do Minho - Escola de Economia e Gestão (Braga, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2021 - Atual A Inovação do Modelo de Negócio para produtos de Software - Caso “+Connect
Orientador
Gestão e Negócios (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2021 - Atual Economia Circular e a aceitação dos consumidores: o caso dos smartphones recondicionados em Portugal
Orientador
Gestão e Negócios (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2021 - Atual Economia Circular no setor da Construção: O caso de uma construção autossustentável numa empresa de plásticos
Orientador
Gestão e Negócios (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2021 - Atual O papel das relações B2B na internacionalização das organizações: Estudo de caso na empresa Q-Better
Orientador
Gestão e Negócios (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2021 - Atual A criação de valor em modelos de negócio assentes em Big Data Analytics
Orientador
Economia Industrial e da Empresa (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2019 - Atual A study on fomsumer's post purchase response mechanism
Coorientador
Programa Doutoral em Ciências Empresariais (Doutoramento)
Universidade do Minho Escola de Economia e Gestão, Portugal
2019 - Atual O valor do marketing empreendedor: Estudo das medidas do desempenho do marketing adequadas às empresas startup [The value of entrepreneurial marketing: Study of marketing performance measures suitable for startup companies]
Orientador
Mestrado em Marketing e Estratégia (Mestrado)
Universidade do Minho Escola de Economia e Gestão, Portugal
2018 - Atual Human brands in politics - Promoting leadership attributes to gain political relevance
Coorientador
Programa Doutoral em Marketing e Estratégia (Doutoramento)
Universidade do Minho Escola de Economia e Gestão, Portugal
2018 - Atual Public sector innovation: A case study of the Nigerian National Petroleum Cooperation (NNPC)
Coorientador
Programa Doutoral em Marketing e Estratégia (Doutoramento)
Universidade do Minho Escola de Economia e Gestão, Portugal
2018 - Atual Experiences Flow (EF): A road of emotions towards memories
Coorientador
Programa Doutoral em Marketing e Estratégia (Doutoramento)
Universidade do Minho Escola de Economia e Gestão, Portugal
2018 - Atual The determinants of brand creation and brand development in start-ups
Coorientador
Programa Doutoral em Marketing e Estratégia (Doutoramento)
Universidade do Minho Escola de Economia e Gestão, Portugal
2018 - Atual Processos de tomada de decisão no desenvolvimento de modelos de negócio para produtos inovadores [Decision-making processes in the development of business models for innovative products]
Orientador
Mestrado em Marketing e Estratégia (Mestrado)
Universidade do Minho Escola de Economia e Gestão, Portugal
2017 - Atual Neuroentrepreneurship: decision-making differences between entrepreneurs and managers
Coorientador
Programa Doutoral em Ciências Empresariais (Doutoramento)
Universidade do Minho Escola de Economia e Gestão, Portugal
2017 - Atual Microfinance managers' attitude and behaviour towards green practices: The case of Portugal, Cabo Verde, and Brazil
Orientador
Programa Doutoral em Ciências Empresariais (Doutoramento)
Universidade do Minho Escola de Economia e Gestão, Portugal
2017 - Atual Evaluation of the effectiveness of entrepreneurial from the market point of view - Analysis of the craft beer case study
Orientador
Mestrado em Marketing e Estratégia (Mestrado)
Universidade do Minho Escola de Economia e Gestão, Portugal
2017 - Atual O processo de co-inovação em empresas estabelecidas através da colaboração com empreendedores e startups na perspetiva da co-criação [The co-innovation process in companies established through collaboration with entrepreneurs and startups in the perspective of co-creation]
Orientador
Mestrado em Marketing e Estratégia (Mestrado)
Universidade do Minho Escola de Economia e Gestão, Portugal
2016 - Atual Estudo das capacidades dinâmicas em diferentes contextos (empreendedorismo académico vs empresarial). A influência da cultura organizacional e das capacidades dinâmicas semelhantes e idiossincráticas na competitividade [Study of dynamic capabilities in different contexts (academic vs business entrepreneurship). The influence of organizational culture and similar and idiosyncratic dynamic capabilities on competitiveness]
Coorientador
Programa Doutoral em Marketing e Estratégia (Doutoramento)
Universidade do Minho Escola de Economia e Gestão, Portugal
2015 - Atual Empreendedorismo agrícola: Caraterização do sector em Portugal [Agricultural entrepreneurship: Characterization of the sector in Portugal]
Coorientador
Mestrado em Economia Industrial e da Empresa (Mestrado)
Universidade do Minho Escola de Economia e Gestão, Portugal
2020 - 2021 A Critical Incident Approach to Examine the E-Bike Sharing Experience: A Case Study from a Northern Portuguese City
Coorientador
Gestão e Negócios (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2019 - 2021 Social marketing intervention in prejudice in dance - A quasi-experimental study
Coorientador
Programa Doutoral em Marketing e Estratégia (Doutoramento)
Universidade do Minho Escola de Economia e Gestão, Portugal
2019 - 2020 Empreendedorismo social: Um estudo sobre a tomada de decisão do empreendedor social [Social entrepreneurship: A study on social entrepreneur decision-making]
Orientador
Mestrado em Economia Social (Mestrado)
Universidade do Minho Escola de Economia e Gestão, Portugal
2019 - 2020 Modelos de negócio para a economia circular aplicados à indústria têxtil [Business models for the circular economy applied to the textile industry]
Orientador
Mestrado em Estudos de Gestão (Mestrado)
Universidade do Minho Escola de Economia e Gestão, Portugal
2019 - 2020 A nova economia têxtil: Análise do comportamento do designer de moda face à economia circular [The new textile economy: Analysis of the fashion designer's behaviour towards the circular economy]
Orientador
Mestrado em Marketing e Estratégia (Mestrado)
Universidade do Minho Escola de Economia e Gestão, Portugal
2018 - 2019 O papel do marketing no desenvolvimento da legitimidade de novas marcas: Perspetiva dos empreendedores e do mercado [The role of marketing in developing the legitimacy of new brands: Entrepreneurs and market perspective]
Orientador
Mestrado em Marketing e Estratégia (Mestrado)
Universidade do Minho Escola de Economia e Gestão, Portugal
2017 - 2019 Wells Loyalty Program e o seu impacto no desenvolvimento do negócio [Wells Loyalty Program and its impact on business development]
Orientador
Mestrado em Gestão de Unidades de Saúde (Mestrado)
Universidade do Minho Escola de Economia e Gestão, Portugal
2017 - 2018 Establishing and managing a business network – The case of ICE welsh
Orientador
Mestrado em Negócios Internacionais (Mestrado)
Universidade do Minho Escola de Economia e Gestão, Portugal
2017 - 2018 O fenómeno pop culture em Portugal: Motivações de compra de produtos e merchandise [The pop culture phenomenon in Portugal: Motivations for buying products and merchandise]
Orientador
Mestrado em Marketing e Estratégia (Mestrado)
Universidade do Minho Escola de Economia e Gestão, Portugal
2017 - 2018 Marketing empreendedor na indústria criativa: O caso dos músicos emergentes [Entrepreneurial marketing in the creative industry: The case of emerging musicians]
Orientador
Mestrado em Marketing e Estratégia (Mestrado)
Universidade do Minho Escola de Economia e Gestão, Portugal
2017 - 2018 Cocriação de valor na promoção de práticas adequadas à segurança dos pacientes: Projeto de segurança numa organização de saúde [Value co-creation in the promotion of practices appropriate to patient safety: Safety project in a health organization]
Coorientador
Mestrado em Gestão de Unidades de Saúde (Mestrado)
Universidade do Minho Escola de Economia e Gestão, Portugal
2016 - 2018 O efeito da educação empreendedora nas competências empreendedoras: Estudo comparativo entre Portugal e Brasil [The effect of entrepreneurial education on entrepreneurial skills: Comparative study between Portugal and Brazil]
Orientador
Pós-doutoramento em Economia (Outra)
Universidade do Minho Escola de Economia e Gestão, Portugal
2016 - 2018 O cluster da Biotecnologia em Portugal [The Biotechnology cluster in Portugal]
Coorientador
Mestrado em Economia Industrial e da Empresa (Mestrado)
Universidade do Minho Escola de Economia e Gestão, Portugal
2015 - 2017 O impacto da falência dos pais na vergonha da intenção empreendedora dos filhos [The impact of parents' bankruptcy on the shame of their children's entrepreneurial intention]
Coorientador
Programa Doutoral em Marketing e Estratégia (Doutoramento)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2015 - 2017 Desenvolvimento de linha de cosmética baseada em própolis português [Development of a cosmetic line based on Portuguese propolis]
Coorientador
Mestrado em Biologia Molecular, Biotecnologia e Bioempreendedorismo em Plantas (Mestrado)
Universidade do Minho Escola de Ciências, Portugal
2011 - 2013 Fatores que contribuem para o insucesso das startups: O reverso da "medalha" [Factors that contribute to the failure of startups: The other side of the "coin"]
Coorientador
Mestrado em Gestão (Mestrado)
Universidade do Minho Escola de Economia e Gestão, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2019 - 2019 Participação na organização do Bioinvest 2019 – Evento para debater as tendências e oportunidades de negócio no sector da Biotecnologia (CT-BIO) (2019/12/02 - 2019/12/03)
Seminário (Coorganizador)
2017/03/13 - 2017/03/15 Membro da equipa que organizou a visita do Prof. Vuttichat Soonthonsmai, da Universidade de Burapha – Tailândia, no âmbito do Programa Erasmus+, que incluiu a organização seis eventos, entre aulas abertas e mentoring a alunos de doutoramento. (2017/03/13 - 2017/03/15) Universidade do Minho Escola de Economia e Gestão, Portugal
2014/07/21 - 2014/07/25 Conceção e coordenação das atividades ‘Negócios solidários’ [Supportive business], dinamizada por Carlos Azevedo, atualmente Presidente do Conselho de Administração da IES-Social Business School e Ideias de Negócios I e II, dinamizadas pelo Liftoff inseridas no Verão no Campus EEG – Negócios na UMinho – I’m living it! (2014/07/21 - 2014/07/25) Universidade do Minho Escola de Economia e Gestão, Portugal
2013/04/27 - 2013/06/01 Organização do Ciclo de Palestras ‘Conversas com empreendedores’ [Talks with entrepreneurs] (sete palestras) para estudantes de Mestrado (2013/04/27 - 2013/06/01) Universidade do Minho, Portugal
2013/01/11 - 2013/01/11 Organização do seminário ‘Cowork to startup’ para estudantes de Mestrado em colaboração com iMarke (2013/01/11 - 2013/01/11)
Seminário
Universidade do Minho, Portugal
2012/11/30 - 2012/11/30 Organização do seminário ‘Empreender em tempos de crise: Prós e contras' [Entrepreneurship in times of crisis: Pros and cons] para estudantes de Mestrado em colaboração com iMarke (2012/11/30 - 2012/11/30)
Seminário
Universidade do Minho, Portugal
2011/04/09 - 2011/04/09 Membro da comissão organizadora da VII Conferência de desenvolvimento vocacional – Carreira, criatividade e empreendedorismo [VII Conference of vocational development - Career, creativity and entrepreneurship] (2011/04/09 - 2011/04/09)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Minho Escola de Economia e Gestão, Portugal

Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal

APDC - Associação Portuguesa de Desenvolvimento da Carreira, Portugal

IOP - Instituto de Orientação Profissional da Universidade de Lisboa, Portugal
2005/12/07 - 2005/12/07 Membro da comissão organizadora do Workshop ‘Empreender: Apoios e experiências’ [Entrepreneurship: Support and experiences] para os estudantes de licenciatura. (2005/12/07 - 2005/12/07)
Oficina (workshop) (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Minho Escola de Economia e Gestão, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2021/06/04 - Atual Moraderação do painel 'Bici-Economia & Turismo’
Congresso
XVII Congresso Ibérico “A Bicicleta e a Cidade”: A Era da Infraestrutura
ConBici, Espanha
2018/07/12 - Atual Participação na Mesa Redonda ‘O que pode ser feito em Guimarães para melhorar a taxa de sobrevivência das start-ups?’ [What can be done in Guimarães to improve the start-ups' survival rate?] no âmbito do evento ‘Start-Ups Revealed in Guimarães’, promovido pela Câmara Municipal de Guimarães e Câmara de Comércio Luso-Britânica
Mesa-redonda
‘O que Pode ser Feito em Guimarães para Melhorar a Taxa de Sobrevivência das Start-Ups?’
Câmara Municipal de Guimarães e Câmara de Comércio Luso-Britânica, Portugal
2018/02/26 - Atual Dinamização do workshop ‘Inovação, criatividade e geração de ideias’ [Innovation, creativity and ideas creation], inserido na iniciativa ‘Empreendedorismo e Inovação Social’, promovida pela Cruz Vermelha Portuguesa – delegação de Braga.
Oficina (workshop)
Inovação, Criatividade e Geração de Ideias
Cruz Vermelha Portuguesa, Portugal
2018/01/16 - Atual Moderação da palestra ‘Empreendedorismo e as soft skills’ [Entrepeneurship and soft skills], incluída no ciclo de palestras ‘TecMeetings’, promovido pela TecMinho.
Seminário
Empreendedorismo e as Soft Skills
TecMinho Associação Universidade-Empresa para o Desenvolvimento, Portugal
2017/11/22 - Atual Moderação do debate ‘A criatividade é o futuro?’ [Is creativity the future?] incluída no programa EEG Business Day 2017, com a participação de Katja Tschimmel, Filipe Macieira e Pedro Abrunhosa.
Encontro
EEG Business Day 2017
Universidade do Minho Escola de Economia e Gestão, Portugal
2014/02/02 - Atual Participação no painel da Tertúlia sobre Bioempreendedorismo, inserida na Semana da Biologia, organizada pelo Núcleo de Estudantes de Biologia Aplicada da Universidade do Minho.
Encontro
Semana da Biologia
Núcleo de Estudantes de Biologia Aplicada da Universidade do Minho, Portugal
2012/06/05 - Atual Apresentação da palestra ‘Empreendedorismo’ [Entrepeneurship] - Braga: Capital de oportunidades – Semanas temáticas do empreendedorismo [Braga: Capital of opportunities - Thematic weeks of entrepreneurship]
Seminário
Braga: Capital de Oportunidades – Semanas Temáticas do Empreendedorismo
Associação Académica da Universidade do Minho, Portugal
2016/11/10 - 2016/11/10 Apresentação da palestra ‘A importância do networking no empreendedorismo’ [The importance of networking in entrepreneurship], inserida no evento de lançamento da rede WomenWinWin no Norte de Portugal
Seminário
Rede WomenWinWin
Universidade Católica Portuguesa Centro Regional do Porto, Portugal
2012/01/30 - 2012/01/30 Apresentação da palestra ‘O que é o empreendedorismo?’ [What is entrepreneurship?] - Ciclo de Workshops "Estratégia Europa 2020" [Europe 2020 Strategy]. Coimbra.
Oficina (workshop)
Ciclo de Workshops "Estratégia Europa 2020". Coimbra
Centro de Informação Europeia Jacques Delors, Portugal
2012/01/03 - 2012/01/03 Apresentação da palestra ‘O que é o empreendedorismo?’ [What is entrepreneurship?] - Ciclo de Workshops "Estratégia Europa 2020" [Europe 2020 Strategy]. Aveiro.
Oficina (workshop)
Ciclo de Workshops "Estratégia Europa 2020". Aveiro
Centro de Informação Europeia Jacques Delors, Portugal
2011/12/05 - 2011/12/05 Apresentação da palestra ‘O que é o empreendedorismo?’ [What is entrepreneurship?] - Ciclo de Workshops "Estratégia Europa 2020" [Europe 2020 Strategy]. Porto.
Oficina (workshop)
Ciclo de Workshops "Estratégia Europa 2020". Porto
Centro de Informação Europeia Jacques Delors, Portugal
2011/11/22 - 2011/11/22 Apresentação da palestra ‘O que é o empreendedorismo?’ []What is entrepreneurship? - Ciclo de Workshops "Estratégia Europa 2020" [Europe 2020 Strategy]. Braga.
Oficina (workshop)
Ciclo de Workshops "Estratégia Europa 2020". Braga
Centro de Informação Europeia Jacques Delors, Portugal
2011/05/20 - 2011/05/20 Apresentação da palestra ‘O que é o empreendedorismo?' [What is entrepreneurship?]. Encontro da Empregabilidade da EEG [EEG Employability Meeting].
Encontro
Encontro da Empregabilidade da EEG
Núcleos de Alunos da Escola de Economia e Gestão, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2021 Fan engagement during Covid-19 pandemic: An analysis of football clubs' content on social media and the (new) trends in fans' interactions
Arguente principal
Camila Cristina Curado (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2021 A Influência da Cocriação de Valor no Comprometimento de Comunidades de Marca no Instagram – Caso Prozis
Arguente principal
Rita Rodrigues Marques (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2021 Social media engagement with luxury brands on Facebook: motivations and outcomes of consumers’ online brand-related activities (COBRAs)
Arguente principal
Ana Sofia Ferreira Gonçalves (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2020/10/26 Comportamento de não-compra: Motivações para o abandono do carrinho de compras online [Non-purchasing behavior: Motivations for online shopping cart abandonment]
Arguente
Lilian Mary Sobral Maciel (Mestrado)
Universidade do Minho Escola de Economia e Gestão, Portugal
2020/02/04 The enabling capabilities of business model innovation: Empirical evidence from the Portuguese textile and clothing industry
Arguente
Arash Rezazadeh (Doutoramento)
Universidade do Minho Escola de Economia e Gestão, Portugal
2019/11/12 A teoria do attachment em contextos de marketing público e social: Estudo do programa “Portugal Sou Eu" [The theory of attachment in public and social marketing contexts: Study of the program “Portugal Is Me"]
Arguente
Ana Isabel Costa Cardoso (Mestrado)
Universidade do Minho Escola de Economia e Gestão, Portugal
2019/07/17 O sexismo na publicidade: Perceção do consumidor e influência na decisão de compra [Sexism in advertising: Consumer perception and influence on the purchase decision]
Arguente
Ana Sofia Monteiro Cardoso (Mestrado)
Universidade do Minho Escola de Economia e Gestão, Portugal
2018/12/06 Investigation of migration-related challenges in order to develop an online information network for Persian immigrants
Arguente
Maliheh Mogharrab (Mestrado)
Universidade do Minho Escola de Economia e Gestão, Portugal
2018/07/05 Da satisfação à fidelização no ensino superior: Estudo sobre o processo de escolha para o segundo ciclo de estudos [From satisfaction to retention in higher education: Study on the choice process for the second cycle of studies]
Arguente
Claudino Soares Carneiro (Mestrado)
Universidade do Minho Escola de Economia e Gestão, Portugal
2017/03/21 Modelos de negócio baseados na Internet para prestação de serviços profissionais a treinadores de futebol [Internet-based business models for providing professional services to football coaches]
Arguente
José Miguel de Oliveira Maia (Mestrado)
Universidade do Minho Escola de Economia e Gestão, Portugal
2016/09/29 The determinants to entrepreneurial intention among university students
Arguente
Vivien Szczepanik (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2016/06/28 Distribuição digital e modelos de negócio na indústria da música [Digital distribution and business models in the music industry]
Arguente
Filipe Corrêa de Nápoles Pinto Leite (Mestrado)
Universidade do Minho Escola de Economia e Gestão, Portugal
2016/06/17 Estudo da influência das emoções no processo empreendedor [Study of the influence of emotions on the entrepreneurial process]
Arguente
Ana Rita Machado Batista (Mestrado)
Universidade do Minho Escola de Economia e Gestão, Portugal
2016/01/08 Modelos de negócio no âmbito do e-commerce: O caso paradigmático da Farfetch [Business models in the scope of e-commerce: The paradigmatic case of Farfetch]
Arguente
Amit Assok Manilal (Mestrado)
Universidade do Minho Escola de Economia e Gestão, Portugal
2015/10/19 Fatores de sucesso e dificuldades das spin-offs empresariais - O caso das agências de mediação de seguros [Success factors and difficulties of business spin-offs - The case of insurance mediation agencies]
Arguente
Mónica Filipa Correia Amaral (Mestrado)
Universidade do Minho Escola de Economia e Gestão, Portugal
2015/07/03 Business models in professional electronic sports teams
Arguente
João Pedro Brito Cício de Carvalho (Mestrado)
Universidade do Minho Escola de Economia e Gestão, Portugal
2015/04/24 A gestão da marca nas micro, pequenas e médias empresas: Um estudo exploratório [Brand management in micro, small and medium-sized companies: An exploratory study]
Arguente
Beatriz Sofia Pinto Tomás Alves (Mestrado)
Universidade do Minho Escola de Economia e Gestão, Portugal
2014/10/31 Plano de negócios para abertura de um espaço multissensorial [Business plan for the establishment of a multisensory space]
Arguente
Rui Filipe Ferreira Linhares (Mestrado)
Universidade do Minho Escola de Ciências, Portugal
2014/07/08 Micropropagação clonal de orquídeas: Uma abordagem empreendedora [Clonal micropropagation of orchids: An entrepreneurial approach]
Arguente
Mauro Wanderley Braga Lemos (Mestrado)
Universidade do Minho Escola de Ciências, Portugal

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2019/03/04 - Atual Membro da equipa do ‘Estudo de caraterização do setor da Biotecnologia em Portugal II’ [Characterization study of the Biotechnology sector in Portugal II] P-Bio – Associação Portuguesa de Bioindústrias, Portugal
2018 - Atual Mentora Científica na área do marketing do spin-off universitário Phyto Clean [Escola de Ciências – Universidade do Minho] Universidade do Minho Escola de Ciências, Portugal
2017 - Atual Mentora no programa Take & Share – Liftoff Universidade do Minho Gabinete de Apoio ao Empreendedor, Portugal
2014/06/06 - Atual Coordenação do Programa (CO)Empreende Montalegre e Vieira do Minho EDP, Portugal
2013 - Atual Mentora Científica na área do marketing do spin-off universitário Edy&Co [Escola de Psicologia – Universidade do Minho] Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
2013 - Atual Mentora Científica na área do marketing do spin-off universitário Earth Essences [Departamento de Biologia da Escola de Ciências – Universidade do Minho] Universidade do Minho Escola de Ciências, Portugal
2012 - Atual Mentora e consultora da YME-Young Minho Enterprise - Junior empresa da Universidade do Minho Universidade do Minho Escola de Economia e Gestão, Portugal
2008 - Atual Mentora Científica na área do empreendedorismo do spin-off universitário MeIntegra [Instituto de Ciências Sociais – Universidade do Minho] Universidade do Minho Instituto de Ciências Sociais, Portugal
2012 - 2019 Consultora/mentora em marketing na fase de arranque de start-ups de base de conhecimento intensivo no âmbito do programa 'Laboratório de Empresas' [Business Lab] (11 edições) TecMinho Associação Universidade-Empresa para o Desenvolvimento, Portugal
2010 - 2019 Consultora/formadora do IdeaLab – Laboratório de Ideias de Negócio [IdeaLab - Business Ideas Lab] (21 edições) TecMinho Associação Universidade-Empresa para o Desenvolvimento, Portugal
2017/03/06 - 2017/12/18 Membro da equipa do ‘Estudo de caraterização do setor da Biotecnologia em Portugal I’ [Characterization study of the Biotechnology sector in Portugal I] P-Bio – Associação Portuguesa de Bioindústrias, Portugal
2016/10/03 - 2017/05/02 Membro da equipa do ‘Estudo oferta formativa EEG II’ [EEG educational offer study II] – Estudo do mercado de trabalho da Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho. Estudo solicitado pela Presidência da Escola de Economia e Gestão. Universidade do Minho Escola de Economia e Gestão, Portugal
2012 - 2016 Mentoring na iniciativa Liftoff Working Ideas 1, 2, 3 e 5 Liftoff Universidade do Minho Gabinete de Apoio ao Empreendedor, Portugal
2014/04/04 - 2015/10/30 Planos de desenvolvimento local em municípios de baixa densidade em Portugal [Local development plans in low density municipalities in Portugal] Fundação EDP, Portugal
2014/10/01 - 2014/12/19 Coordenação da equipa de elaboração do Plano de Negócios do IBS - Instituto de Ciência e Inovação para a Bio-sustentabilidade. Estudo solicitado pela Reitoria da Universidade do Minho. Universidade do Minho, Portugal
2011 - 2011 Apoio ao arranque de negócios de iniciativa feminina, no âmbito do programa EVA – Empreendedorismo Feminino de Valor Acrescentado [EVA - Value-Added Female Entrepreneurship Program] TecMinho Associação Universidade-Empresa para o Desenvolvimento, Portugal
2011 - 2011 Consultora na elaboração de Guias de Empreendedorismo sectoriais Expoente - Serviços de Economia e Gestão, Portugal
2009 - 2009 Consultora na elaboração do Plano Estratégico para o Turismo de Esposende Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, Portugal

Câmara Municipal de Esposende, Portugal
2007 - 2007 Consultora nas áreas de Gestão Estratégica e Marketing [Strategic Management and Marketing] de start-ups de base em conhecimento intensivo TecMinho Associação Universidade-Empresa para o Desenvolvimento, Portugal
2006 - 2006 Avaliação do potencial de negócio de novas tecnologias desenvolvidas na Universidade do Minho, nas áreas na Engenharia Mecânica; Engenharia Têxtil e Física TecMinho Associação Universidade-Empresa para o Desenvolvimento, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2014 - Atual Caso de Gestão [Management Case] - 1.º, 2.º e 3.º ciclos Universidade do Minho Escola de Economia e Gestão, Portugal
2014 - Atual Introdução ao Empreendedorismo [Introduction to Entrepreneurship] - 1.º, 2.º e 3.º ciclos Universidade do Minho Escola de Economia e Gestão, Portugal
2014 - Atual Marketing de Serviços e Relacional [Service and Relationship Marketing] - 1.º, 2.º e 3.º ciclos Universidade do Minho Escola de Economia e Gestão, Portugal
2014 - Atual Marketing Estratégico [Strategic Marketing] - 1.º, 2.º e 3.º ciclos Universidade do Minho Escola de Economia e Gestão, Portugal
2014 - Atual Marketing - 1.º, 2.º e 3.º ciclos Universidade do Minho Escola de Economia e Gestão, Portugal
2014 - Atual Projeto de Marketing [Marketing Project] - 1.º, 2.º e 3.º ciclos Universidade do Minho Escola de Economia e Gestão, Portugal
2014 - Atual Empreendedorismo [Entrepeneurship] - 1,º, 2.º e 3.º ciclos Universidade do Minho Escola de Economia e Gestão, Portugal
2014 - Atual Estudos Avançados de Marketing [Advanced Marketing Studies] - 1.º, 2.º e 3.º ciclos Universidade do Minho Escola de Economia e Gestão, Portugal
2021/10/25 - 2021/10/25 Módulo 'Value proposition and Business Model ' StartupYourPoint Startup Braga, Portugal
2021/06/17 - 2021/06/17 Módulo ‘Voice of the customer’ Set.Up(IN)dustry Set.Up Guimarães , Portugal
2021/04/19 - 2021/04/20 Módulo 1 -Marketing- School of CEOs - Sharp training for first-time CEOs 5ª edição School of CEOs - Sharp training for first-time CEOs Uminho Exec , Portugal
2020/11/12 - 2020/11/12 Workshop III – Oral Presentations - Pós- Graduação em Gestão [Uminho Exec] Pós- Graduação em Gestão (Pós-Graduação) Uminho Exec , Portugal
2020/03/06 - 2020/03/07 Módulo 1 -Marketing- School of CEOs - Sharp training for first-time CEOs 4ª edição School of CEOs - sharp training for first-time CEOs Uminho Exec , Portugal
2020/02/11 - 2020/02/11 Módulo ‘Analyzing the business environment’ – Curso Bioentrepreneurship 2ª edição Bioentrepreneurship 2ª edição Universidade do Minho Escola de Ciências da Vida e da Saúde, Portugal
2014 - 2020 Coordenadora do 'Projeto de Marketing' [Marketing Project] da Licenciatura em Marketing Marketing (Licenciatura) Universidade do Minho Escola de Economia e Gestão, Portugal
2019/03/06 - 2019/03/06 Módulo ‘Analyzing the business environment’ – Curso Bioentrepreneurship 1ª edição Curso Bioentrepreneurship 1ª edição Universidade do Minho Escola de Ciências da Vida e da Saúde, Portugal
2019/01/25 - 2019/01/26 Módulo 1 ‘Marketing’ – School of CEOs – Sharp training for first-time CEOs 3ª edição School of CEOs– sharp training for first-time CEOs 3ª edição Uminho Exec , Portugal
2018/07/16 - 2018/07/16 Módulo ‘Imagem e comunicação para startups’ - IN.AVE Empreende 2ª edição - Projeto IN.AVE 2020 - Promoção de empreendedorismo qualificado de especialização territorial [Promotion of qualified entrepreneurship with territorial specialization] IN.AVE Empreende 2ª edição - Projeto IN.AVE 2020- Promoção de Empreendedorismo Qualificado de Especialização Territorial Comunidade Intermunicipal do Ave, Portugal
2018/06/04 - 2018/06/04 Módulo ‘Voice of the customer’ - IN.AVE Empreende 2ª edição - Projeto IN.AVE 2020- Promoção de empreendedorismo qualificado de especialização territorial [Project IN.AVE 2020 - Promotion of qualified territorial specialization entrepreneurship] IN.AVE Empreende 2ª edição - Projeto IN.AVE 2020- Promoção de Empreendedorismo Qualificado de Especialização Territorial Comunidade Intermunicipal do Ave, Portugal
2017/11/03 - 2017/11/10 Módulo 1 ‘Marketing’ – School of CEOs – Sharp training for first-time CEOs 2ª edição School of CEOs– sharp training for first-time CEOs 2ª edição Uminho Exec , Portugal
2017/10/30 - 2017/10/30 Módulo ‘Imagem e comunicação para startups' [Image and communication for startups] - IN.AVE Empreende 1ª edição - Projeto IN.AVE – Rede de Empreendedorismo do Ave IN.AVE Empreende 1ª edição - Projeto IN.AVE – Rede de Empreendedorismo do Ave Comunidade Intermunicipal do Ave, Portugal

TecMinho Associação Universidade-Empresa para o Desenvolvimento, Portugal
2017/09/18 - 2017/09/18 Módulo ‘Voice of the customer’ - IN.AVE Empreende 1ª edição Projeto IN.AVE 2020 - Promoção de empreendedorismo qualificado de especialização territorial [Project IN.AVE 2020 - Promotion of qualified territorial specialization entrepreneurship] IN.AVE Empreende 1ª edição Projeto IN.AVE 2020- Promoção de Empreendedorismo Qualificado de Especialização Territorial Comunidade Intermunicipal do Ave, Portugal
2017/03/04 - 2017/03/10 Módulo 1 ‘Marketing’ – School of CEOs – Sharp training for first-time CEOs 1ª edição School of CEOs– sharp training for first-time CEOs 1ª edição Uminho Exec , Portugal
2016/12/02 - 2016/12/02 Módulo 3 ‘Marketing Internacional ‘ [International Marketing] – Programa Avançado de Internacionalização dos Negócios Programa Avançado de Internacionalização dos Negócios [Uminho Exec] Uminho Exec , Portugal
2015/03/12 - 2015/03/17 Módulo 1 ‘Da ideia ao negócio’ [From idea to business] da fase de capacitação do programa (CO)Empreende – Montalegre – 2.ª edição Programa (CO)Empreende – Montalegre – 2.ª edição Uminho Exec , Portugal
2015/03/10 - 2015/03/17 Módulo 1 ‘Da ideia ao negócio’ [From idea to business] da fase de capacitação do programa (CO)Empreende – Vieira do Minho Programa (CO)Empreende – Vieira do Minho Uminho Exec , Portugal
2014/10/09 - 2014/10/09 Módulo 1 ‘Da ideia ao negócio’ [From idea to business] da fase de capacitação do programa (CO)Empreende – Montalegre – 1.ª edição Programa (CO)Empreende – Montalegre – 1.ª edição Uminho Exec , Portugal
2013/12/19 - 2014/01/15 Módulo 'Marketing 2' do curso Medida vida ativa emprego qualificado [Measure active life qualified employment] - IEFP - Programa de Desenvolvimento de Competências em Gestão de Novos Negócios – 2ª edição Medida Vida Ativa Emprego Qualificado - IEFP - Programa de Desenvolvimento de Competências em Gestão de Novos Negócios – 2ª edição Universidade do Minho Escola de Economia e Gestão, Portugal

Instituto do Emprego e Formação Profissional, Portugal

Uminho Exec , Portugal
2013/12/19 - 2014/01/15 Módulo 'Marketing 1' do curso Medida vida ativa emprego qualificado [Measure active life qualified employment] - IEFP - Programa de desenvolvimento de competências em gestão de novos negócios [IEFP - New business management skills development program] – 1ª edição Medida Vida Ativa Emprego Qualificado - IEFP - Programa de Desenvolvimento de Competências em Gestão de Novos Negócios –1ª edição Uminho Exec , Portugal

Instituto do Emprego e Formação Profissional, Portugal
2013/12/12 - 2014/01/09 Módulo 'Da ideia ao negócio 2 ' [From idea to business 2] do curso Medida vida ativa emprego qualificado [Measure active life qualified employment] - IEFP - Programa de desenvolvimento de competências em gestão de novos negócios [IEFP - New business management skills development program] – 2ª edição Medida Vida Ativa Emprego Qualificado - IEFP - Programa de Desenvolvimento de Competências em Gestão de Novos Negócios – 2ª edição Uminho Exec , Portugal

Instituto do Emprego e Formação Profissional, Portugal
2013/12/11 - 2014/01/08 Módulo 'Da ideia ao negócio 1' [From idea to business 2] do curso Medida vida ativa emprego qualificado [Measure active life qualified employment] - IEFP - Programa de desenvolvimento de competências em gestão de novos negócios [IEFP - New business management skills development program] – 1ª edição Medida Vida Ativa Emprego Qualificado - IEFP - Programa de Desenvolvimento de Competências em Gestão de Novos Negócios – 1ª edição Uminho Exec , Portugal

Instituto do Emprego e Formação Profissional, Portugal
2012 - 2014 Empreendedorismo [Entrepreneurship] - 1.º, 2.º e 3.º ciclos Universidade do Minho Escola de Economia e Gestão, Portugal
2012 - 2014 Marketing - 1.º, 2.º e 3.º ciclos Universidade do Minho Escola de Economia e Gestão, Portugal
2012 - 2014 Marketing Internacional [International Marketing] - 1.º, 2.º e 3.º ciclos Universidade do Minho Escola de Economia e Gestão, Portugal
2012 - 2014 Marketing Relacional e Webmarketing [Relationship Marketing and Webmarketing] - 1.º, 2.º e 3.º ciclos Universidade do Minho Escola de Economia e Gestão, Portugal
2012 - 2014 Projeto de Marketing [Marketing Project] - 1.º, 2.º e 3.º ciclos Universidade do Minho Escola de Economia e Gestão, Portugal
2012 - 2014 Caso de Gestão [Management Case] - 1.º, 2.º e 3.º ciclos Universidade do Minho Escola de Economia e Gestão, Portugal
2012 - 2014 Estratégia Empresarial [Business Strategy] - 1.º, 2.º e 3.º ciclos Universidade do Minho Escola de Economia e Gestão, Portugal
2012 - 2014 Estratégia e Competitividade [Strategy and Competitiveness] - 1.º, 2.º e 3.º ciclos Universidade do Minho Escola de Economia e Gestão, Portugal
2012 - 2014 Gestão Estratégica na Administração Pública [Strategic Management in Public Administration] - 1.º, 2.º e 3.º ciclos Universidade do Minho Escola de Economia e Gestão, Portugal
2012 - 2014 Gestão Estratégica Internacional [International Strategic Management] - 1.º, 2.º e 3.º ciclos Universidade do Minho Escola de Economia e Gestão, Portugal
2008 - 2014 Marketing - 1.º e 2.º ciclos Instituto Politécnico de Saúde do Norte [CESPU – Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário], Portugal
2008 - 2014 Marketing de Serviços [Services Marketing]- 1.º e 2.º ciclos Instituto Politécnico de Saúde do Norte [CESPU – Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário], Portugal
2008 - 2014 Estudos de Mercado [Market Studies] - 1.º e 2.º ciclos Instituto Politécnico de Saúde do Norte [CESPU – Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário], Portugal
2013/06/11 - 2013/12/19 Módulos ‘Ideias e Oportunidades de Negócio’ [Business Ideas and Opportunities]; ‘Estratégia e Marketing’ [Strategy and Marketing]; e ‘Projeto’ [Project] Empreendedorismo e Criação de Negócios TecMinho Associação Universidade-Empresa para o Desenvolvimento, Portugal
2012/05/04 - 2012/05/04 Ação de formação ‘Gestão de Marketing’ [Marketing Management] do Projeto QI PME Norte/ADRAVE – Qualidade e inovação nas PME’s [Project QI PME Norte / ADRAVE - Quality and innovation in SMEs] 3ª edição Projeto QI PME Norte/ADRAVE – Qualidade e Inovação nas PME’s 3ª edição ADRAVE - Agência de Desenvolvimento Regional do Vale do Ave, Portugal
2010/10/20 - 2011/03/23 Curso de Especialização em Empreendedorismo Tecnológico [Technological Entrepreneurship Specialization Program] (3ª edição) Curso de Especialização em Empreendedorismo Tecnológico (3ª edição) TecMinho Associação Universidade-Empresa para o Desenvolvimento, Portugal
2010/12/10 - 2010/12/10 Ação de formação ‘Gestão de marketing II’ [Marketing management II] do Projeto QI PME Norte/ADRAVE – Qualidade e inovação nas PME’s [Project QI PME Norte / ADRAVE - Quality and innovation in SMEs] 2ª edição Projeto QI PME Norte/ADRAVE – Qualidade e Inovação nas PME’s 2ª edição ADRAVE - Agência de Desenvolvimento Regional do Vale do Ave, Portugal
2010/05/24 - 2010/09/22 Sub-módulos ‘Iniciar um Novo Negócio’ [Starting a New Business]; ‘Viabilidade do Negócio [Business Viability]’ e ‘Marketing’ do curso EVA - Empreendedorismo Feminino de Valor Acrescentado [EVA - Value-Added Female Entrepreneurship Program] EVA - Empreendedorismo Feminino de Valor Acrescentado TecMinho Associação Universidade-Empresa para o Desenvolvimento, Portugal
2010/03/13 - 2010/06/24 Curso de Especialização em Empreendedorismo Tecnológico ]Technological Entrepreneurship Specialization Program} (2ª edição) Curso de Especialização em Empreendedorismo Tecnológico (2ª edição) TecMinho Associação Universidade-Empresa para o Desenvolvimento, Portugal
2009/12/04 - 2009/12/04 Ação de formação ‘Gestão de Marketing I’ [Marketing Management I] do Projeto QI PME Norte/ADRAVE – Qualidade e inovação nas PME’s [Project QI PME Norte / ADRAVE - Quality and innovation in SMEs] 1ª edição Projeto QI PME Norte/ADRAVE – Qualidade e Inovação nas PME’s 1ª edição ADRAVE - Agência de Desenvolvimento Regional do Vale do Ave, Portugal
2009/05/15 - 2009/06/26 Módulo ‘Empreendedorismo’ [Entrepreneurship] do Seminário de Gestão Pessoal de Carreira [Personal Career Management Seminar] Seminário de Gestão Pessoal de Carreira Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal

TecMinho Associação Universidade-Empresa para o Desenvolvimento, Portugal
2008/02/22 - 2008/07/25 Curso de Especialização em Empreendedorismo Tecnológico [Technological Entrepreneurship Specialization Program] (1ª edição) TecMinho Associação Universidade-Empresa para o Desenvolvimento, Portugal
2005 - 2008 Marketing I (Licenciatura) Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2005 - 2008 Marketing II (Licenciatura) Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2005 - 2008 Marketing Cultural [Cultural Marketing] (Licenciatura) Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2007/06/20 - 2007/06/27 Curso ‘Marketing Internacional para Pequenas Empresas' [International Marketing for Small Businesses] Curso ‘Marketing Internacional para Pequenas Empresas’ TecMinho Associação Universidade-Empresa para o Desenvolvimento, Portugal
2005 - 2006 Marketing Relacional [Relationship Marketing] (Licenciatura) IPAM – Instituto Português de Administração de Marketing , Portugal
2004/12/13 - 2004/12/15 Curso ‘Cidades Digitais’ [Digital Cities] Curso ‘Cidades Digitais’ TecMinho Associação Universidade-Empresa para o Desenvolvimento, Portugal
2004/07/19 - 2004/07/21 Curso ‘Administração Pública e Novas Tecnologias de Informação’ [Public Administration and New Information Technologies] Curso ‘Administração Pública e Novas Tecnologias de Informação’ TecMinho Associação Universidade-Empresa para o Desenvolvimento, Portugal
2004/06/21 - 2004/06/23 Curso ‘Comércio Eletrónico’ [E-commerce] Curso ‘Comércio Eletrónico’ TecMinho Associação Universidade-Empresa para o Desenvolvimento, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2015 - Atual Academy of Marketing Science
2014 - 2016 EMAC – European Marketing Academy

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2020 - Atual Innovation Strategy Officer of StartupCity Braga [Global StartupCities initiative] StartupCity Braga, Portugal
2019 - Atual Membro da Mentors Network of the Start Esposende, cujo objetivo é o de incentivar a iniciativa empreendedora, atrair investimento e apoiar o desenvolvimento das atividades empresariais da região.
2018/05 - Atual Membro do Conselho Fundador da Comunidade de Prática Portuguesa de Inovação Organizacional.
Membro
Universidade do Minho, Portugal
2017 - Atual Membro da Rede de Mentores da Universidade do Minho, para apoio a novos empreendedores do ecossistema da Universidade do Minho.
Membro
Universidade do Minho, Portugal
2016/10/26 - Atual Membro da Comissão científica do Observatório do Empreendedorismo no âmbito do Projeto NOE – Noroeste Empreendedor. Entidades participantes: Universidade do Porto, Universidade do Minho e Universidade de Aveiro
Membro
Universidade do Minho, Portugal
2015 - Atual Membro da comissão diretiva do curso de licenciatura em Marketing
Membro
Universidade do Minho Escola de Economia e Gestão, Portugal
2015 - 2017 Membro da comissão diretiva do curso de Mestrado em Empreendedorismo em Tecnologias e Serviços de Informação
Membro
Universidade do Minho Escola de Engenharia, Portugal

Universidade do Minho Escola de Economia e Gestão, Portugal
2013 - 2015 Membro da Direção da Uminho Exec – Unidade de Formação de Executivos da Universidade do Minho
Membro
Universidade do Minho Escola de Economia e Gestão, Portugal

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2019/10/25 - 2019/10/25 Arguente do projeto de tese: “O papel do storytelling na persuasão do consumidor no contexto de compra de produtos sensuais" [The role of storytelling in consumer persuasion in the context of sensual products' purchase], de Diego Alves Jacob – Programa Doutoral em Marketing e Estratégia. Universidade do Minho Escola de Economia e Gestão, Portugal

Universidade de Aveiro, Portugal

Universidade da Beira Interior, Portugal
2019/09/27 - 2019/09/27 Arguente do relatório de progresso (second year report) da tese: “Dynamic capabilities configurations: Building up marketing and technological capabilities in creative firms” de Laura Cristina Cordero Páez – Programa Doutoral em Marketing e Estratégia. Universidade do Minho Escola de Economia e Gestão, Portugal

Universidade de Aveiro, Portugal

Universidade da Beira Interior, Portugal
2018/11/30 - 2018/11/30 Representante da Universidade do Minho no Júri do 20.º Prémio do Jovem Empreendedor ANJE – Associação Nacional de Jovens Empresários, Portugal
2018/11/29 - 2018/11/29 Arguente do projeto de tese: “A gestão dos 'resíduos' industriais têxteis no âmbito da economia circular: Uma oportunidade de inovação e novos negócios” [The management of textile industrial 'waste' within the circular economy: An opportunity for innovation and new business] de Carina Espina de Jordão Barros – Doutoramento em Engenharia Têxtil Universidade do Minho, Portugal
2018/09/27 - 2018/09/27 Arguente do projeto de tese: “Consumer behaviour of beginner voluntary simplifiers” de Raquel Nicolau – Programa Doutoral em Marketing e Estratégia. Universidade do Minho Escola de Economia e Gestão, Portugal

Universidade de Aveiro, Portugal

Universidade da Beira Interior, Portugal
2018/07/09 - 2018/07/09 Participação no painel de discussão de trabalhos de inovação, no âmbito das apresentações intermédias da UC de iteams dos Programas Doutorais do MIT Portugal Universidade do Minho, Portugal
2017/02/23 - 2017/02/23 Presidente do Júri do Spin-UM – Concurso de Ideias de Negócio TecMinho Associação Universidade-Empresa para o Desenvolvimento, Portugal
2016/10/14 - 2016/10/14 Arguente do projeto de tese: “The customer experience with self-service technologies in service encounters” de António Samuel Souza Teixeira – Programa Doutoral em Marketing e Estratégia Universidade do Minho Escola de Economia e Gestão, Portugal

Universidade de Aveiro, Portugal

Universidade da Beira Interior, Portugal
2016/07/18 - 2016/07/18 Arguente do projeto de tese: “Business model innovation: Clarifying the concept and its implication for SMEs de Arash Rezazadeh – Programa Doutoral em Ciências Empresariais Universidade do Minho Escola de Economia e Gestão, Portugal
2015/10/10 - 2015/10/10 Arguente do relatório de progresso (second year report) da tese: “Business angel identity and satisfaction” de Rui Falcão – Programa Doutoral em Marketing e Estratégia Universidade do Minho Escola de Economia e Gestão, Portugal

Universidade de Aveiro, Portugal

Universidade da Beira Interior, Portugal
2015/10/09 - 2015/10/09 Arguente do relatório de progresso (second year report) da tese: “Filhos de empreendedores que faliram: Impacto da vergonha na intenção empreendedora” [Children of entrepreneurs who went bankrupt: Impact of shame on entrepreneurial intent] de Elifas Gonçalves Junior – Programa Doutoral em Marketing e Estratégia Universidade do Minho Escola de Economia e Gestão, Portugal

Universidade de Aveiro, Portugal

Universidade da Beira Interior, Portugal
2014/11/01 - 2014/11/01 Arguente do projeto de tese: “The attractiveness of seed startups for angel investors” de Rui Falcão – Programa Doutoral em Marketing e Estratégia Universidade do Minho Escola de Economia e Gestão, Portugal

Universidade de Aveiro, Portugal

Universidade da Beira Interior, Portugal
2014/05/10 - 2014/05/10 Membro do Júri do Activo Challenge - Concurso de ideias Activo Bank, Portugal

Universidade do Minho Escola de Economia e Gestão, Portugal
2013/11/13 - 2013/11/13 Representante da Universidade do Minho no Júri do concurso de ideias de negócio ‘Minho Empreende’ ADRAVE - Agência de Desenvolvimento Regional do Vale do Ave, Portugal

BIC Minho – Centro Europeu de Empresas e Inovação do Minho, Portugal

INCUBO – Incubadora de Iniciativas Empresariais Inovadoras, Portugal
2011/12/14 - 2011/12/14 Representante da Universidade do Minho no Júri do ‘SpinUM’ Concurso de Ideias de Negócio de Base Tecnológica TecMinho Associação Universidade-Empresa para o Desenvolvimento, Portugal

Spinpark, Portugal
2005/05/20 - 2005/05/20 Membro do Júri do ‘Inventuminho’ - Concurso Nacional de Inventos e Protótipos Universidade do Minho, Portugal

TecMinho Associação Universidade-Empresa para o Desenvolvimento, Portugal

Centro Português de Inovação, Portugal