???global.info.a_carregar???
I am an assistant professor at the School of Economics and Management, University of Minho, where I teach courses in Marketing, Strategy and Entrepreneurship to first, second and third-cycle programs. I hold a PhD in Marketing and Strategy. My thesis focused on entrepreneurial marketing, but I have been developing studies and supervising master's and PhD students in other areas such as entrepreneurship; consumer behaviour; and sustainable business models. My current research interests are mainly about innovation and transformative change; entrepreneurial ecosystems; valorisation and knowledge transfer; and the interface of ecosystem services and business. I have been participating in research projects in collaboration with industry and to promote business development, particularly in the areas of information systems and biotechnology. I am particularly motivated by the possibility of using my academic knowledge and scientific research to generate positive impacts on businesses, the economy and society. For this purpose, I develop activities, such as being a scientific mentor of academic spin-offs, participating in several mentorship networks, presenting talks for the community in general, and being Innovation Strategy Officer of the City of Braga, for example. I have been also involved in several consultancy projects and activities and in training programs designed to promote innovation and sustainable competitiveness.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Elisabete Maria Sampaio de Sá

Nomes de citação

  • Sá, Elisabete
  • Sá, Elisabete Sampaio

Identificadores de autor

Ciência ID
8B10-4BF3-3DCA
ORCID iD
0000-0003-3385-120X

Endereços de correio eletrónico

  • elisampaio@eeg.uminho.pt (Profissional)
Formação
Grau Classificação
2009 - 2014
Concluído
Marketing e Estratégia (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal

Universidade de Aveiro, Portugal

Universidade da Beira Interior, Portugal
"Entrepreneurial versus managerial marketing decision making processes in the context of uncertainty from the perspective of the effectuation theory" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2004 - 2004
Concluído
Technology Entrepreneurship and Commercialization Programme (1st Edition) (Especialização pós-licenciatura)
COTEC [Porto Business School], Portugal

North Carolina State University (NCSU), Estados Unidos
1997 - 2001
Concluído
Gestão (Mestrado)
Especialização em Marketing
Universidade do Minho Escola de Economia e Gestão, Portugal
Muito Bom
1991 - 1996
Concluído
Sociologia das Organizações (Licenciatura)
Universidade do Minho Instituto de Ciências Sociais, Portugal
14
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2014 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade do Minho Escola de Economia e Gestão, Portugal
Universidade do Minho Departamento de Gestão, Portugal
2013 - 2014 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Saúde do Norte - Campus de Famalicão, Portugal
2008 - 2014 Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Saude do Norte Escola Superior de Saúde do Vale do Ave, Portugal
Instituto Politécnico de Saude do Norte Escola Superior de Saúde do Vale do Ave, Portugal
2002 - 2014 Assistente Convidado (Docente Universitário) Universidade do Minho Escola de Economia e Gestão, Portugal
Universidade do Minho Departamento de Gestão, Portugal
2005 - 2008 Assistente Convidado (Docente Universitário) Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2005 - 2006 Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) IPAM – Instituto Português de Administração de Marketing , Portugal
IPAM – Instituto Português de Administração de Marketing , Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2023/01/02 - 2025/12/31 Poctep IBERO BIO - Consolidação, posicionamento e internacionalização do sector ibérico transfronteiriço da biotecnologia
Investigador
Interreg Europe
Em curso
2021/01/01 - 2023/06/30 Capitaliza CTBio: Hacia la consolidación y ampliación del Clúster Transfronterizo Biotecnológico
Investigador
Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER)
Concluído
2018/10/10 - 2021/12/31 ER.C2W.P28 - Ecosystems for Connected 2-Wheelers do Projeto Easy Ride - Experience is Everything
Investigador
Universidade do Minho Escola de Economia e Gestão, Portugal
Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER)
Concluído
2017/03/30 - 2020/07/31 CTB - CLUSTER TRANSFRONTERIZO DE BIOTECNOLOGÍA. Consolidación, crecimiento y competitividad del sector biotecnológico transfronterizo - CLUSTERBIOTRANSFRONT
Investigador
Universidade do Minho Escola de Economia e Gestão, Portugal
Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER)
Concluído
1997 - 2000 Marketing and marketing planning in large Portuguese companies - Comparative study with Great Britain
MPM
Investigador
Universidade do Minho Escola de Economia e Gestão, Portugal
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2018 - 2018 GUESSS - Global University Entrepreneurial Spirit Students Survey
GUESSS
Investigador
Concluído
2016 - 2016 GUESSS - Global University Entrepreneurial Spirit Students Survey
GUESSS
Investigador
Concluído
2006 - 2006 PRIMA - Programme in International Marketing
PRIMA
Investigador
Universidade do Minho, Portugal
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Rezazadeh, A.; Sá, E.; Silva, J.; Carvalho, A.; Elmashhara, M.G.; Pessoa, R.. "Smart and sustainable urban mobility: How connectivity may support bike-sharing operators' businesses". Trabalho apresentado em 14th Annual Conference of the Euromed Academy of Business, Virtual, 2021.
    Publicado
  2. Sá, M. J.; Machado-Taylor, Maria; Sá, Elisabete. "Does gender matter when defining higher education student success? Evidence from Portugal". Trabalho apresentado em ICGR – 2nd International Conference on Gender Research, Roma, 2019.
    Publicado
  3. Moreira, Ana B.; Freitas, Ana S.; Araújo, Carina; Cardoso, Susana; Oliveira, Rui Pedro Soares de; Cunha, Ana; Sá, Elisabete S.; Almeida Aguiar, Cristina. "Valorização e potenciais aplicações de uma amostra de própolis português da Beira Alta". 2018.
  4. Dias, D.; Sá, Elisabete; Sá, M. J.. "Academic entrepreneurship: Different realities, diverse motivations". Trabalho apresentado em Réseau PGV – Conférence Internationale de Lisbonne, Lisboa, 2012.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Zenaida Neves Leite; Elisabete Sampaio Sá. "Microfinance institutions managers' motivation towards environment protection through green microfinance: the case of the developing country of Cabo Verde". International Journal of Bank Marketing (2023): https://doi.org/10.1108/IJBM-02-2023-0116.
    10.1108/IJBM-02-2023-0116
  2. Pinho, José Carlos; Sá, Elisabete. "Cross-cultural cognitive conditions and gender differences in the entrepreneurial activity during the COVID-19 pandemic". Gender in Management: An International Journal (2023): http://dx.doi.org/10.1108/gm-05-2022-0150.
    Publicado • 10.1108/gm-05-2022-0150
  3. Nelson Manuel da Silva deMatos; Paulo Alexandre de Oliveira Duarte; Elisabete Sampaio de Sá. "Once-in-a-lifetime leisure experiences (OLLE): The role of Flow, novelty, and interpersonal interaction on tourists’ satisfaction and memories". Journal of Vacation Marketing (2023): https://doi.org/10.1177/13567667231157012.
    10.1177/13567667231157012
  4. Elmashhara, Maher Georges; JOAQUIM MANUEL FERREIRA DE JESUS SILVA; Sá, Elisabete; Ana Cristina Almeida Carvalho; Rezazadeh, Arash. "Factors influencing user behaviour in micromobility sharing systems: A systematic literature review and research directions". Travel Behaviour and Society 27 (2022): 1-25. http://dx.doi.org/10.1016/j.tbs.2021.10.001.
    Publicado • 10.1016/j.tbs.2021.10.001
  5. Sá, Elisabete; Farhangmehr, Minoo; Pinho, José Carlos; Dibb, Sally. "Marketing decisions and implementation process for entrepreneurial and managerial practices: a critical incident technique approach". Journal of Research in Marketing and Entrepreneurship ahead-of-p ahead-of-p (2022): http://dx.doi.org/10.1108/jrme-04-2021-0052.
    Publicado • 10.1108/jrme-04-2021-0052
  6. Sá, Elisabete; Carvalho, Ana; Silva, Joaquim; Rezazadeh, Arash. "A Delphi study of business models for cycling urban mobility platforms". (2022): http://hdl.handle.net/10400.14/40568.
    10.1016/j.rtbm.2022.100907
  7. Silva, Ana; Sá, Elisabete; JOAQUIM MANUEL FERREIRA DE JESUS SILVA; Pinho, José Carlos. "Dance Is for All: A Social Marketing Intervention with Children and Adolescents to Reduce Prejudice towards Boys Who Dance". International Journal of Environmental Research and Public Health 18 13 (2021): 6861-6861. https://doi.org/10.3390/ijerph18136861.
    10.3390/ijerph18136861
  8. Silva, Joaquim; Sá, Elisabete Sampaio; Escadas, Marco; Carvalho, Joana. "The influence of ambient scent on the passengers’ experience, emotions and behavioral intentions: An experimental study in a Public Bus service". Transport Policy 106 (2021): 88-98. http://dx.doi.org/10.1016/j.tranpol.2021.03.022.
    10.1016/j.tranpol.2021.03.022
  9. deMatos, Nelson Manuel da Silva; Sá, Elisabete Sampaio de; Duarte, Paulo Alexandre de Oliveira. "A review and extension of the flow experience concept. Insights and directions for Tourism research". Tourism Management Perspectives 38 (2021): 100802. http://dx.doi.org/10.1016/j.tmp.2021.100802.
    10.1016/j.tmp.2021.100802
  10. Atzger, Bastian; Sá, Elisabete S.; Silva, Joaquim. "Exploring sources of voter-based political human brand equity". Journal of Brand Management 27 4 (2020): 481-494. http://dx.doi.org/10.1057/s41262-020-00192-9.
    10.1057/s41262-020-00192-9
  11. JOAQUIM MANUEL FERREIRA DE JESUS SILVA; Jose Carlos Pinho; Ana Maria Santos Costa Soares; Sá, Elisabete. "Antecedents of online purchase intention and behaviour: Uncovering unobserved heterogeneity". Journal of Business Economics and Management 20 1 (2019): 131-148. https://doi.org/10.3846%2Fjbem.2019.7060.
    10.3846/jbem.2019.7060
  12. Sá, E.; Casais, B.; Silva, J.. "Local development through rural entrepreneurship, from the Triple Helix perspective: The case of a peripheral region in northern Portugal". International Journal of Entrepreneurial Behaviour and Research 25 4 (2019): 698-716. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85048532892&partnerID=MN8TOARS.
    10.1108/IJEBR-03-2018-0172
  13. Sá, E.S.; Pinho, J.C.M.R.D.. "Effect of entrepreneurial framework conditions on R&D transfer to new and growing firms: The case of European Union innovation-driven countries". Technological Forecasting and Social Change 141 (2019): 47-58. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85060849846&partnerID=MN8TOARS.
    10.1016/j.techfore.2019.01.017
  14. Sá, E.; Dias, D.; Sá, M.J.. "Towards the university entrepreneurial mission: Portuguese academics' self-perspective of their role in knowledge transfer". Journal of Further and Higher Education 42 6 (2018): 784-796. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85019575913&partnerID=MN8TOARS.
    10.1080/0309877X.2017.1311998
  15. Araújo, Cristina; Sá, Elisabete. "A importância do marketing social no turismo: revisão da literatura". Revista Turismo & Desenvolvimento 27/28 (2017): 713-731.
    Publicado
  16. Pinho, J.C.; de Sá, E.S.; Jose Carlos Pinho; Elisabete Sampaio de Sá; Pinho, José Carlos M.; Sá, Elisabete. "Personal characteristics, business relationships and entrepreneurial performance: Some empirical evidence". Journal of Small Business and Enterprise Development 21 2 (2014): 284-300. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84902458138&partnerID=MN8TOARS.
    10.1108/JSBED-10-2013-0150
  17. Carlos Pinho, J.; de Sá, E.S.. "Entrepreneurial performance and stakeholders' relationships: A social network analysis perspective". International Journal of Entrepreneurship 17 (2013): 1-19. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84896321462&partnerID=MN8TOARS.
  18. Pinto, J.C.; do Céu Taveira, M.; Sá, E.. "Career-self management and entrepreneurship: An experience with PhD students". Electronic Journal of Research in Educational Psychology 10 3 (2012): 985-1010. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84875233175&partnerID=MN8TOARS.
    10.25115/ejrep.v10i28.1546
  19. Faria, Ana Prego; Sá, Elisabete; Mamaghani, Faranak Abbaspuli. "Internet adoption in the public sector: The case of Portuguese public institutions". International Journal of Technology Marketing 5 4 (2010): 315-315. https://doi.org/10.1504%2Fijtmkt.2010.039734.
    Publicado • 10.1504/ijtmkt.2010.039734
Capítulo de livro
  1. deMatos, Nelson Manuel da Silva; Duarte, Paulo Alexandre de Oliveira; Sá, Elisabete. "Flow experience and emotions in tourism". In The customer and tourist experience. Conceptual convergence or divergence, editado por AGAPITO, DORA; Ribeiro, Manuel Alector; Woosnam, Kyle Maurice, 61-72. Edward Elgar Publishing, 2022.
    Publicado • 10.4337/9781839109393.00011
  2. Marques, Nuno; Sá, Elisabete. "ROQ". In Empresariato: Casos de Sucesso Empresarial - Branding, editado por Abreu, J.. Portugal: Idioteque, 2018.
    Publicado
  3. Marques, Nuno; Sá, Elisabete; Providência, Bernardo. "A marca local Art on Chairs como motor de inovação e desenvolvimento territorial - Estratégia em hélice quádrupla". In Success Full - Casos de Sucesso nos Municípios Portugueses, editado por Abreu, J., 255-295. Portugal: Idioteque, 2017.
    Publicado
  4. Sá, Elisabete; Farhangmehr, Minoo; Pinho, José Carlos. "The context and outcomes of entrepreneurial marketing as a decision-making process under uncertainty". In Rediscovering the Essentiality of Marketing, 353-354. Springer International Publishing, 2016.
    Publicado • 10.1007/978-3-319-29877-1_71
  5. Sá, Elisabete; Dias, D.; Sá, M. J.. "Envolvimento dos académicos em empreendedorismo: O caso português". In Handbook de Educação em Empreendedorismo no Contexto Português, editado por Redford, D., 191-218. Porto, Portugal: Universidade Católica Editora, 2013.
    Publicado
Documento de trabalho
  1. Farhangmehr, M.; Sá, Elisabete. 2004. "O processo de planeamento de marketing: Uma revisão dos benefícios, modelos e críticas".
  2. Farhangmehr, M.; Sá, Elisabete. 2004. "Implementação do plano de marketing: Inibições e sucesso".
Edição de livro
  1. Sá, Elisabete. Carreira, criatividade e empreendedorismo - Actas da VII Conferência de Desenvolvimento Vocacional. Braga, Portugal: Associação Portuguesa para o Desenvolvimento da Carreira (APDC). 2011.
    Publicado • Editor
Livro
  1. Marques, Nuno; Sá, Elisabete; Providência, Bernardo. Art on Chairs: Uma estratégia de desenvolvimento territorial. Braga, Portugal: Lab2PT - Universidade do Minho. 2018.
    Publicado
Manual
  1. Sá, Elisabete; Silva, J.. Guidelines to write the research proposal. Braga, Portugal. 2017.
    Publicado
  2. Sá, Elisabete. Marketing - Guia de apoio aos estudantes. Braga, Portugal. 2016.
    Publicado
  3. Sá, Elisabete. Get lifted - Guia do empreendedor da ideia ao negócio. Braga, Portugal. 2011.
    Publicado
Poster em conferência
  1. Pinto, J. C.; Taveira, M. C.; Sá, Elisabete. "Gestão pessoal da carreira e empreendedorismo: Avaliação de um modelo de intervenção com grupos de bolseiros de investigação científica". Trabalho apresentado em VII Conferência sobre Desenvolvimento Vocacional, 2011.
  2. Pinto, J. C.; Taveira, M. C.; Sá, Elisabete; Trigueiros, V.. "Gestão pessoal da carreira e empreendedorismo: Práticas de intervenção na Universidade do Minho". Trabalho apresentado em I Mostra de Trabalhos de Doutoramento EPsi, 2009.
Resumo em conferência
  1. Leite, Zenaida; Sá, Elisabete. "Managers' intentions towards green microfinance: The case of Microfinance Institutions of the developing country of Cape Verde". Trabalho apresentado em XXI International Congress on Public and Nonprofit Marketing IAPNM, Braga, 2022.
    Publicado
  2. Silva, Ana ; Sá, Elisabete. "Design of a Social Marketing Intervention to achieve gender equality in dance". Trabalho apresentado em XXI International Congress on Public and Nonprofit Marketing IAPNM, 2022.
    Publicado
  3. Morsi, Nada; Sá, Elisabete; JOAQUIM MANUEL FERREIRA DE JESUS SILVA. "A Study On Fomsumers' Post Purchase Response". Trabalho apresentado em EuroMed Academy of Business (EMAB), Virtual, 2021.
  4. Ana Cristina Almeida Carvalho; Sá, Elisabete; Rezazadeh, Arash; Elmashhara, Maher Georges; JOAQUIM MANUEL FERREIRA DE JESUS SILVA. "A Digital Service Platform for Connected 2-Wheelers". Trabalho apresentado em 14th Annual Conference of the EuroMed Academy of Business, 2021.
    Publicado
  5. Sá, Elisabete. "The context and outcomes of entrepreneurial marketing as a decision making process under uncertainty". Trabalho apresentado em Academy of Marketing Science World Marketing Congress, Bari, 2015.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Sá, Elisabete Maria Sampaio de. "Entrepreneurial versus managerial marketing decision making processes in the context of uncertainty from the perspective of the effectuation theory". Doutoramento, 2014. http://hdl.handle.net/1822/34553.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2022/07/07 Design of a Social Marketing Intervention to achieve gender equality in dance XXI International Congress on Public and Nonprofit Marketing IAPNM 2022
(Braga, Portugal)
2022/07/07 Managers' intentions towards green microfinance: The case of Microfinance Institutions of the developing country of Cape Verde XXI International Congress on Public and Nonprofit Marketing IAPNM 2022
(Braga, Portugal)
2021/11/26 What all sciencepreneurs should know about running a company from a business and marketing perspective Atlantic KET Med - Interreg
International Iberian Nanotechnology Laboratory (Braga, Portugal)
2021/11/24 Global Talent Initiative: the case of School of CEOs StartupCities Summit
Málaga city council (Málaga, Espanha)
2021/09/24 A quasi-experimental research to assess the effectiveness of a Social Marketing intervention to fight the prejudice towards boys who dance EMAC Regional Conference 2021
(Virtual)
2021/09/23 A digital service platform for connected 2-wheelers 14th Annual Conference of the EuroMed Academy of Business
(Virtual)
2021/09/23 A study on fomsumer's post purchase response mechanism 14th Annual Conference of the Euromed Academy of Business
(Virtual)
2021/07/21 Smart and sustainable urban mobility: How connectivity may support bike-sharing operators’ businesses 7th International Conference on Connected Smart Cities.
2021/03/25 Strategic Decision Making, an introduction to the Business Model Sciencepreneurs Initiative
International Iberian Nanotechnology Laboratory (Braga, Portugal)
2019/04/12 Does gender matter when defining Higher Education student success? Evidence from Portugal CGR – 2nd International Conference on Gender Research.
(Itália)
2018/09 Determinants of customers’ perceived quality and satisfaction with public bus services 9th Annual Global Business Conference 2018
(Dubrovnik , Croácia)
2018/09 The depth of the relationship between fans and sports clubs: From brand love to FANcrifice 9th Annual Global Business Conference 2018
(Dubrovnik, Croácia)
2018/09 The influence of odor in consumer behavior: A study of smell diffusers on a bus public transport service 9th Annual Global Business Conference 2018
(Dubrovnik, Croácia)
2018/02 Valorização e potenciais aplicações de uma amostra de própolis português da Beira Alta [Valuation and potential applications of a sample of Portuguese propolis from Beira Alta] V Congresso Ibérico de Apicultura [V Iberian Beekeeping Congress]
(Coimbra, Portugal)
2017/05 A importância do marketing social no turismo: Revisão de literatura [The importance of social marketing in tourism: Literature review] Invtur 2017
(Aveiro, Portugal)
2015/07 The context and outcomes of entrepreneurial marketing as a decision making process under uncertainty Academy of Marketing Science World Marketing Congress
(Bari, Itália)
2014/06 Is entrepreneurial marketing a new paradigm? Understanding better the entrepreneurial versus managerial marketing decision making processes EMAC - 43rd Annual Conference
(Valencia, Espanha)
2013/04 Empreendedorismo, inovação e competitividade [Entrepreneurship, innovation and competitiveness] - Conferência ‘Os desafios da competitividade no séc. XXI' [The challenges of competitiveness in the 21st century]
Fundação Bracara Augusta (Braga, Portugal)
2012/11/16 Ideia de negócio. Viabilidade e potencial [Business idea. Feasibility and potential] Conferência ‘Empreenda Minho 2012’ [Conference ‘Empreenda Minho 2012’]
(Braga, Portugal)
2012/11 Envolvimento dos académicos em atividades de empreendedorismo: O caso português [Involvement of academics in entrepreneurship activities: The Portuguese case] Seminário Internacional Empreendedorismo e Políticas Públicas [International Seminar on Entrepreneurship and Public Policies]
(Braga, Portugal)
2012/09 Academic entrepreneurship: Different realities, diverse motivations XVIIIeme Conférence Scientifique Internacionale du Réseau PGV [XVIIIth International Scientific Conference of the PGV Network]
(Lisboa, Portugal)
2011/05/26 Empreendedorismo e inovação: Condições para criar ou relançar o seu negócio [Entrepreneurship and innovation: Conditions to create or relaunch your business] Ciclo de Seminários ‘Noites do Conhecimento’ [Cycle of Seminars 'Knowledge Evenings']
Associação Comercial de Braga/iMarke (Braga, Portugal)
2011/05/25 A oportunidade: Quando é que a ideia tem potencial de negócio? [The opportunity: When does the idea have business potential?] Conferência ‘Empreenda Minho 2011’ [Conference ‘Empreenda Minho 2011’]
(Braga, Portugal)
2011/04/09 Empreendedorismo académico: Fatores que facilitam e inibem o envolvimento de académicos na criação de empresas baseadas em conhecimento intensivo [Academic entrepreneurship: Factors that facilitate and hinder the involvement of academics in the creation of knowledge-based companies] VII Conferência de Desenvolvimento Vocacional [VII Conference of Vocational Development]
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2011/02 Personal characteristics, business relationships and entrepreneurial performance: some empirical evidence IAPNM 2011 - 10th International Congress of the International Association on Public and Nonprofit Marketing (IAPNM 2011)
(Porto, Portugal)
2010/06/02 10 Condições para arrancar com o seu negócio [10 Conditions to start your business] Conferência ‘Empreenda Minho 2010’ [Conference ‘Empreenda Minho 2010’]
(Guimarães, Portugal)
2009/04 Technology, innovation and international entrepreneurship: Born global in Braga, the case of Edigma 7th International Business Week
(Braga, Portugal)
2007/12/06 Marketing e Empreendedorismo: A importância da orientação para o mercado em novos negócios. Nova geração de start-ups no sector dos serviços [Marketing and Entrepreneurship: The importance of market orientation in new businesses. New generation of start-ups in the service sector]
Universidade do Minho - Centro de Investigação em Ciências Sociais (Braga, Portugal)
2007/10/09 Novas tendências do Marketing [New Marketing trends] II Ciclo de Seminários ‘Noites do Marketing’ [II Cycle of Seminars ‘Marketing Evenings’]
Associação Comercial de Braga e Grupo de Marketing da Escola de Economia e Gestão, Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2007/05/30 O empreendedor e o empreendedorismo [The entrepreneur and entrepreneurship] Conferência ‘Empreenda Minho 2007’ [Conference ‘Empreenda Minho 2007’]
(Guimarães, Portugal)
2000 Planeamento de Marketing: Da teoria à prática [Marketing planning: From theory to practice] I Seminário de Marketing e Gestão Estratégica [I Seminar of Marketing and Strategic Management]
Universidade do Minho - Escola de Economia e Gestão (Braga, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2022 - Atual The role of stakeholders in brand co-creation
Coorientador
Doutoramento em Marketing e Estratégia (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2022 - Atual A influência das relações de um ecossistema empreendedor no desempenho de uma startup [The influence of relationships within an entrepreneurial ecosystem on the performance of a startup]
Orientador de Rui Manuel Pereira Bernardo
Marketing e Estratégia (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2019 - Atual O valor do marketing empreendedor: Estudo das medidas do desempenho do marketing adequadas às empresas startup [The value of entrepreneurial marketing: Study of marketing performance measures suitable for startup companies]
Orientador de João Luís Freitas Marques
Mestrado em Marketing e Estratégia (Mestrado)
Universidade do Minho Escola de Economia e Gestão, Portugal
2018 - Atual Public sector innovation: A case study of the Nigerian National Petroleum Cooperation (NNPC)
Coorientador
Programa Doutoral em Marketing e Estratégia (Doutoramento)
Universidade do Minho Escola de Economia e Gestão, Portugal
2018 - Atual Processos de tomada de decisão no desenvolvimento de modelos de negócio para produtos inovadores [ Decision-making processes in the development of business models for innovative products]
Orientador
Mestrado em Marketing e Estratégia (Mestrado)
Universidade do Minho Escola de Economia e Gestão, Portugal
2017 - Atual Neuroentrepreneurship: decision-making differences between entrepreneurs and managers
Coorientador
Programa Doutoral em Ciências Empresariais (Doutoramento)
Universidade do Minho Escola de Economia e Gestão, Portugal
2017 - Atual Microfinance managers' attitude and behaviour towards green practices: The case of Portugal, Cabo Verde, and Brazil
Orientador
Programa Doutoral em Ciências Empresariais (Doutoramento)
Universidade do Minho Escola de Economia e Gestão, Portugal
2017 - Atual Evaluation of the effectiveness of entrepreneurial from the market point of view - Analysis of the craft beer case study
Orientador
Mestrado em Marketing e Estratégia (Mestrado)
Universidade do Minho Escola de Economia e Gestão, Portugal
2017 - Atual O processo de co-inovação em empresas estabelecidas através da colaboração com empreendedores e startups na perspetiva da co-criação [The co-innovation process in established companies through collaboration with entrepreneurs and startups from the perspective of co-creation]
Orientador
Mestrado em Marketing e Estratégia (Mestrado)
Universidade do Minho Escola de Economia e Gestão, Portugal
2016 - Atual Estudo das capacidades dinâmicas em diferentes contextos (empreendedorismo académico vs empresarial). A influência da cultura organizacional e das capacidades dinâmicas semelhantes e idiossincráticas na competitividade [Study of dynamic capabilities in different contexts (academic vs business entrepreneurship). The influence of organizational culture and similar and idiosyncratic dynamic capabilities on competitiveness]
Coorientador de Nuno Oliveira Marques
Programa Doutoral em Marketing e Estratégia (Doutoramento)
Universidade do Minho Escola de Economia e Gestão, Portugal
2015 - Atual Empreendedorismo agrícola: Caraterização do sector em Portugal [Agricultural entrepreneurship: Characterization of the sector in Portugal]
Coorientador
Mestrado em Economia Industrial e da Empresa (Mestrado)
Universidade do Minho Escola de Economia e Gestão, Portugal
2022 - 2023/12/15 Ecossistemas de Inovação Aberta no contexto da Indústria 4.0: O caso do Clube de Fornecedores [Open Innovation Ecosystems in the context of Industry 4.0: The case of the Suppliers Club]
Orientador de Luís Miguel Martins Sá
Gestão e Negócios (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2022 - 2023/11/27 Valorização das populações espontâneas portuguesas de juncinha-mansa (Cyperus esculentus): exploração do seu potencial alimentar e comercial e desenvolvimento de um novo produto [Valorization of Portuguese spontaneous populations of sedge (Cyperus esculentus): exploration of their food and commercial potential and development of a new product]
Coorientador de Leonardo Caetano Durão Santos
Biologia Molecular, Biotecnologia e Bioempreendedorismo em Plantas (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2018 - 2023/11/15 Brand creation and brand development process in Start-ups
Coorientador de Marco Enzo Bagheri
Programa Doutoral em Marketing e Estratégia (Doutoramento)
Universidade do Minho Escola de Economia e Gestão, Portugal
2019 - 2023/09/25 A study on fomsumer's post purchase response mechanism
Coorientador de Nada Ismail Morsi
Programa Doutoral em Ciências Empresariais (Doutoramento)
Universidade do Minho Escola de Economia e Gestão, Portugal
2022 - 2023/07/10 The Importance of Incubators Support for The Fast Internationalization of Startups
Orientador de António Pedro Magalhães Dias
Gestão e Negócios (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2021 - 2023/06/19 Economia Circular e a aceitação dos consumidores: o caso dos smartphones recondicionados [Circular Economy and consumer acceptance: the case of refurbished smartphones]
Orientador de Tiago Manuel Miranda Dos Santos
Gestão e Negócios (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2021 - 2023/06/19 Big data analytics e o desempenho das empresas em Portugal [Big data analytics and business performance in Portugal]
Orientador de Luís Pedro Oliveira Santos
Economia Industrial e da Empresa (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2022 - 2023/01/24 A Inovação do Modelo de Negócio para produtos de Software - Caso +Connect [Business Model Innovation for Software Products - +Connect Case]
Orientador
Gestão e Negócios (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2018 - 2022/09/09 Flow in memorable experiences, a road towards satisfaction and memories
Coorientador
Programa Doutoral em Marketing e Estratégia (Doutoramento)
Universidade do Minho Escola de Economia e Gestão, Portugal
2021 - 2022/07/11 Economia Circular no setor da Construção [Circular Economy in the Construction sector]
Orientador de Beatriz Soares da Costa
Gestão e Negócios (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2019 - 2021/12/21 Social marketing intervention in prejudice in dance - A quasi-experimental study
Coorientador de Ana Cristina de Carvalho Cerqueira Lima da Silva
Programa Doutoral em Marketing e Estratégia (Doutoramento)
Universidade do Minho Escola de Economia e Gestão, Portugal
2018 - 2021/12/16 Political Human Brand Equity (PHuBE): Building human brands in politics with charismatic leadership qualities
Coorientador
Programa Doutoral em Marketing e Estratégia (Doutoramento)
Universidade do Minho Escola de Economia e Gestão, Portugal
2020 - 2021 A Critical Incident Approach to Examine the E-Bike Sharing Experience: A Case Study from a Northern Portuguese City
Coorientador de Eduardo Fernandes Baptista Vieira
Gestão e Negócios (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2019 - 2020/10/26 Transição circular: análise da perceção dos designers de moda face à utilização de materiais têxteis sustentáveis [Circular transition: analysis of fashion designers' perception of the use of sustainable textile materials]
Orientador
Mestrado em Marketing e Estratégia (Mestrado)
Universidade do Minho Escola de Economia e Gestão, Portugal
2019 - 2020/10/15 Modelos de negócio para a economia circular aplicados à indústria têxtil [Business models for the circular economy applied to the textile industry]
Orientador de Dinis Manuel Martins Rodrigues
Mestrado em Estudos de Gestão (Mestrado)
Universidade do Minho Escola de Economia e Gestão, Portugal
2019 - 2020/10/14 Empreendedorismo social: Um estudo sobre a tomada de decisão do empreendedor social [Social entrepreneurship: A study on social entrepreneur decision-making]
Orientador
Mestrado em Economia Social (Mestrado)
Universidade do Minho Escola de Economia e Gestão, Portugal
2018 - 2019 O papel do marketing no desenvolvimento da legitimidade de novas marcas: Perspetiva dos empreendedores e do mercado [The role of marketing in developing the legitimacy of new brands: Perspective of entrepreneurs and the market]
Orientador de Ana Helena Magalhães Ferreira
Mestrado em Marketing e Estratégia (Mestrado)
Universidade do Minho Escola de Economia e Gestão, Portugal
2017 - 2019 Wells Loyalty Program e o seu impacto no desenvolvimento do negócio [Wells Loyalty Program and its impact on business development]
Coorientador
Mestrado em Gestão de Unidades de Saúde (Mestrado)
Universidade do Minho Escola de Economia e Gestão, Portugal
2017 - 2018 Failure factors of technological driven start-ups: Datris solutions case study
Orientador
Mestrado em Negócios Internacionais (Mestrado)
Universidade do Minho Escola de Economia e Gestão, Portugal
2017 - 2018 O fenómeno pop culture em Portugal: Motivações de compra de produtos e merchandise [The pop culture phenomenon in Portugal: Motivations for purchasing products and merchandise]
Orientador de José Pedro Santos Oliveira
Mestrado em Marketing e Estratégia (Mestrado)
Universidade do Minho Escola de Economia e Gestão, Portugal
2017 - 2018 Perspetivas e práticas de marketing do empreendedor musical: contributos para o desenvolvimento do negócio dos músicos emergentes [Perspectives and marketing practices of music entrepreneurs: contributions to the business development of emerging musicians]
Orientador
Mestrado em Marketing e Estratégia (Mestrado)
Universidade do Minho Escola de Economia e Gestão, Portugal
2017 - 2018 Cocriação de valor na promoção de práticas adequadas à segurança dos pacientes: Projeto de segurança numa organização de saúde [Value co-creation in promoting practices appropriate to patient safety: Safety project in a healthcare organization]
Coorientador de Sara Raquel Rocha da Cunha Lamosa Gomes
Mestrado em Gestão de Unidades de Saúde (Mestrado)
Universidade do Minho Escola de Economia e Gestão, Portugal
2016 - 2018 The effect of entrepreneurial education on entrepreneurial skills: Comparative study between Portugal and Brazil
Orientador
Pós-doutoramento em Economia (Outra)
Universidade do Minho Escola de Economia e Gestão, Portugal
2016 - 2018 Redes e desempenho empresarial: estudo do efeito da partilha de propriedade no cluster da biotecnologia em Portugal [Networks and business performance: study of the effect of shared ownership in the biotechnology cluster in Portugal]
Coorientador
Mestrado em Economia Industrial e da Empresa (Mestrado)
Universidade do Minho Escola de Economia e Gestão, Portugal
2015 - 2017 The impact of parents' bankruptcy on the shame of their children's entrepreneurial intention
Coorientador
Programa Doutoral em Marketing e Estratégia (Doutoramento)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2015 - 2017 Desenvolvimento de linha de cosmética baseada em própolis português [Development of a cosmetic line based on Portuguese propolis]
Coorientador
Mestrado em Biologia Molecular, Biotecnologia e Bioempreendedorismo em Plantas (Mestrado)
Universidade do Minho Escola de Ciências, Portugal
2011 - 2013 Fatores que contribuem para o insucesso das startups: O reverso da "medalha" [Factors that contribute to the failure of startups: The other side of the coin]
Coorientador
Mestrado em Gestão (Mestrado)
Universidade do Minho Escola de Economia e Gestão, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2022/07/06 - 2022/07/07 Membro da Comissão Organizadora do XXI International Congress on Public and Nonprofit Marketing - IAPNM 2022 - Uniting marketing efforts for the common good: A challenge for four sectors (2022/07/06 - 2022/07/07)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
2019 - 2019 Participação na organização do Bioinvest 2019 – Evento para debater as tendências e oportunidades de negócio no sector da Biotecnologia (CT-BIO) (2019/12/02 - 2019/12/03)
Seminário (Coorganizador)
2017/03/13 - 2017/03/15 Membro da equipa que organizou a visita do Prof. Vuttichat Soonthonsmai, da Universidade de Burapha – Tailândia, no âmbito do Programa Erasmus+, que incluiu a organização seis eventos, entre aulas abertas e mentoring a alunos de doutoramento. (2017/03/13 - 2017/03/15) Universidade do Minho Escola de Economia e Gestão, Portugal
2014/07/21 - 2014/07/25 Conceção e coordenação das atividades ‘Negócios solidários’ [Supportive business], dinamizada por Carlos Azevedo, atualmente Presidente do Conselho de Administração da IES-Social Business School e Ideias de Negócios I e II, dinamizadas pelo Liftoff inseridas no Verão no Campus EEG – Negócios na UMinho – I’m living it! (2014/07/21 - 2014/07/25) Universidade do Minho Escola de Economia e Gestão, Portugal
2013/04/27 - 2013/06/01 Organização do Ciclo de Palestras ‘Conversas com empreendedores’ [Talks with entrepreneurs] (sete palestras) para estudantes de Mestrado (2013/04/27 - 2013/06/01) Universidade do Minho, Portugal
2013/01/11 - 2013/01/11 Organização do seminário ‘Cowork to startup’ para estudantes de Mestrado em colaboração com iMarke (2013/01/11 - 2013/01/11)
Seminário
Universidade do Minho, Portugal
2012/11/30 - 2012/11/30 Organização do seminário ‘Empreender em tempos de crise: Prós e contras' [Entrepreneurship in times of crisis: Pros and cons] para estudantes de Mestrado em colaboração com iMarke (2012/11/30 - 2012/11/30)
Seminário
Universidade do Minho, Portugal
2011/04/09 - 2011/04/09 Membro da comissão organizadora da VII Conferência de desenvolvimento vocacional – Carreira, criatividade e empreendedorismo [VII Conference of vocational development - Career, creativity and entrepreneurship] (2011/04/09 - 2011/04/09)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Minho Escola de Economia e Gestão, Portugal

Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal

APDC - Associação Portuguesa de Desenvolvimento da Carreira, Portugal

IOP - Instituto de Orientação Profissional da Universidade de Lisboa, Portugal
2005/12/07 - 2005/12/07 Membro da comissão organizadora do Workshop ‘Empreender: Apoios e experiências’ [Entrepreneurship: Support and experiences] para os estudantes de licenciatura. (2005/12/07 - 2005/12/07)
Oficina (workshop) (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Minho Escola de Economia e Gestão, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2021/06/04 - Atual Moderação do painel 'Bici-Economia & Turismo'
Congresso
XVII Congresso Ibérico 'A Bicicleta e a Cidade': A Era da Infraestrutura
ConBici, Espanha
2018/07/12 - Atual Participação na Mesa Redonda ‘O que pode ser feito em Guimarães para melhorar a taxa de sobrevivência das start-ups?’ [What can be done in Guimarães to improve the start-ups' survival rate?] no âmbito do evento ‘Start-Ups Revealed in Guimarães’, promovido pela Câmara Municipal de Guimarães e Câmara de Comércio Luso-Britânica
Mesa-redonda
‘O que Pode ser Feito em Guimarães para Melhorar a Taxa de Sobrevivência das Start-Ups?’
Câmara Municipal de Guimarães e Câmara de Comércio Luso-Britânica, Portugal
2018/02/26 - Atual Dinamização do workshop ‘Inovação, criatividade e geração de ideias’ [Innovation, creativity and ideas creation], inserido na iniciativa ‘Empreendedorismo e Inovação Social’, promovida pela Cruz Vermelha Portuguesa – delegação de Braga.
Oficina (workshop)
Inovação, Criatividade e Geração de Ideias
Cruz Vermelha Portuguesa, Portugal
2018/01/16 - Atual Moderação da palestra ‘Empreendedorismo e as soft skills’ [Entrepeneurship and soft skills], incluída no ciclo de palestras ‘TecMeetings’, promovido pela TecMinho.
Seminário
Empreendedorismo e as Soft Skills
TecMinho Associação Universidade-Empresa para o Desenvolvimento, Portugal
2014/02/02 - Atual Participação no painel da Tertúlia sobre Bioempreendedorismo, inserida na Semana da Biologia, organizada pelo Núcleo de Estudantes de Biologia Aplicada da Universidade do Minho.
Encontro
Semana da Biologia
Núcleo de Estudantes de Biologia Aplicada da Universidade do Minho, Portugal
2012/06/05 - Atual Apresentação da palestra ‘Empreendedorismo’ [Entrepeneurship] - Braga: Capital de oportunidades – Semanas temáticas do empreendedorismo [Braga: Capital of opportunities - Thematic weeks of entrepreneurship]
Seminário
Braga: Capital de Oportunidades – Semanas Temáticas do Empreendedorismo
Associação Académica da Universidade do Minho, Portugal
2017/11/22 - 2017/11/22 Moderação do debate ‘A criatividade é o futuro?’ [Is creativity the future?] incluída no programa EEG Business Day 2017, com a participação de Katja Tschimmel, Filipe Macieira e Pedro Abrunhosa.
Encontro
EEG Business Day 2017
Universidade do Minho Escola de Economia e Gestão, Portugal
2016/11/10 - 2016/11/10 Apresentação da palestra ‘A importância do networking no empreendedorismo’ [The importance of networking in entrepreneurship], inserida no evento de lançamento da rede WomenWinWin no Norte de Portugal
Seminário
Rede WomenWinWin
Universidade Católica Portuguesa Centro Regional do Porto, Portugal
2012/01/30 - 2012/01/30 Apresentação da palestra ‘O que é o empreendedorismo?’ [What is entrepreneurship?] - Ciclo de Workshops "Estratégia Europa 2020" [Europe 2020 Strategy]. Coimbra.
Oficina (workshop)
Ciclo de Workshops "Estratégia Europa 2020". Coimbra
Centro de Informação Europeia Jacques Delors, Portugal
2012/01/03 - 2012/01/03 Apresentação da palestra ‘O que é o empreendedorismo?’ [What is entrepreneurship?] - Ciclo de Workshops "Estratégia Europa 2020" [Europe 2020 Strategy]. Aveiro.
Oficina (workshop)
Ciclo de Workshops "Estratégia Europa 2020". Aveiro
Centro de Informação Europeia Jacques Delors, Portugal
2011/12/05 - 2011/12/05 Apresentação da palestra ‘O que é o empreendedorismo?’ [What is entrepreneurship?] - Ciclo de Workshops "Estratégia Europa 2020" [Europe 2020 Strategy]. Porto.
Oficina (workshop)
Ciclo de Workshops "Estratégia Europa 2020". Porto
Centro de Informação Europeia Jacques Delors, Portugal
2011/11/22 - 2011/11/22 Apresentação da palestra ‘O que é o empreendedorismo?’ []What is entrepreneurship? - Ciclo de Workshops "Estratégia Europa 2020" [Europe 2020 Strategy]. Braga.
Oficina (workshop)
Ciclo de Workshops "Estratégia Europa 2020". Braga
Centro de Informação Europeia Jacques Delors, Portugal
2011/05/20 - 2011/05/20 Apresentação da palestra ‘O que é o empreendedorismo?' [What is entrepreneurship?]. Encontro da Empregabilidade da EEG [EEG Employability Meeting].
Encontro
Encontro da Empregabilidade da EEG
Núcleos de Alunos da Escola de Economia e Gestão, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2023/11/09 O Ensino do Empreendedorismo nas Escolas de Negócio em Portugal: uma Análise Crítica [Teaching Entrepreneurship in Business Schools in Portugal: a Critical Analysis]
Arguente
Hígor Cordeiro de Souza (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2022/06/20 Communication Content Management for Higher Education Alumni
Arguente principal
Daniel Filipe Vieira Oliveira (Mestrado)
Universidade do Minho Escola de Economia e Gestão, Portugal
2022/06/17 Inovação de Modelo de Negócio na Imprensa Diária Nacional de Legado em Portugal [Business Model Innovation at the Legacy National Daily Press in Portugal]
Arguente principal
Pedro Miguel Lapo Pacheco (Mestrado)
Universidade do Minho Escola de Economia e Gestão, Portugal
2021 Fan engagement during Covid-19 pandemic: An analysis of football clubs' content on social media and the (new) trends in fans' interactions
Arguente principal
Camila Cristina Curado (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2021 A Influência da Cocriação de Valor no Comprometimento de Comunidades de Marca no Instagram - Caso Prozis [The Influence of Value Co-Creation on the Commitment of Brand Communities on Instagram - Prozis Case]
Arguente principal
Rita Rodrigues Marques (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2021 Social media engagement with luxury brands on Facebook: motivations and outcomes of consumers’ online brand-related activities (COBRAs)
Arguente principal
Ana Sofia Ferreira Gonçalves (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2020/10/26 Comportamento de não-compra: Motivações para o abandono do carrinho de compras online [Non-purchasing behavior: Motivations for online shopping cart abandonment]
Arguente principal
Lilian Mary Sobral Maciel (Mestrado)
Universidade do Minho Escola de Economia e Gestão, Portugal
2020/02/04 The enabling capabilities of business model innovation: Empirical evidence from the Portuguese textile and clothing industry
Arguente
Arash Rezazadeh (Doutoramento)
Universidade do Minho Escola de Economia e Gestão, Portugal
2019/11/12 A teoria do attachment em contextos de marketing público e social: Estudo do programa “Portugal Sou Eu" [The theory of attachment in public and social marketing contexts: Study of the program “Portugal Is Me"]
Arguente principal
Ana Isabel Costa Cardoso (Mestrado)
Universidade do Minho Escola de Economia e Gestão, Portugal
2019/07/17 O sexismo na publicidade: Perceção do consumidor e influência na decisão de compra [Sexism in advertising: Consumer perception and influence on the purchase decision]
Arguente principal
Ana Sofia Monteiro Cardoso (Mestrado)
Universidade do Minho Escola de Economia e Gestão, Portugal
2018/12/06 Investigation of migration-related challenges in order to develop an online information network for Persian immigrants
Arguente principal
Maliheh Mogharrab (Mestrado)
Universidade do Minho Escola de Economia e Gestão, Portugal
2018/07/05 Da satisfação à fidelização no ensino superior: Estudo sobre o processo de escolha para o segundo ciclo de estudos [From satisfaction to retention in higher education: Study on the choice process for the second cycle of studies]
Arguente
Claudino Soares Carneiro (Mestrado)
Universidade do Minho Escola de Economia e Gestão, Portugal
2017/03/21 Modelos de negócio baseados na Internet para prestação de serviços profissionais a treinadores de futebol [Internet-based business models for providing professional services to football coaches]
Arguente
José Miguel de Oliveira Maia (Mestrado)
Universidade do Minho Escola de Economia e Gestão, Portugal
2016/09/29 The determinants to entrepreneurial intention among university students
Arguente principal
Vivien Szczepanik (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2016/06/28 Distribuição digital e modelos de negócio na indústria da música [Digital distribution and business models in the music industry]
Arguente principal
Filipe Corrêa de Nápoles Pinto Leite (Mestrado)
Universidade do Minho Escola de Economia e Gestão, Portugal
2016/06/17 Estudo da influência das emoções no processo empreendedor [Study of the influence of emotions on the entrepreneurial process]
Arguente principal
Ana Rita Machado Batista (Mestrado)
Universidade do Minho Escola de Economia e Gestão, Portugal
2016/01/08 Modelos de negócio no âmbito do e-commerce: O caso paradigmático da Farfetch [Business models in the scope of e-commerce: The paradigmatic case of Farfetch]
Arguente principal
Amit Assok Manilal (Mestrado)
Universidade do Minho Escola de Economia e Gestão, Portugal
2015/10/19 Fatores de sucesso e dificuldades das spin-offs empresariais - O caso das agências de mediação de seguros [Success factors and difficulties of business spin-offs - The case of insurance mediation agencies]
Arguente principal
Mónica Filipa Correia Amaral (Mestrado)
Universidade do Minho Escola de Economia e Gestão, Portugal
2015/07/03 Business models in professional electronic sports teams
Arguente principal
João Pedro Brito Cício de Carvalho (Mestrado)
Universidade do Minho Escola de Economia e Gestão, Portugal
2015/04/24 A gestão da marca nas micro, pequenas e médias empresas: Um estudo exploratório [Brand management in micro, small and medium-sized companies: An exploratory study]
Arguente principal
Beatriz Sofia Pinto Tomás Alves (Mestrado)
Universidade do Minho Escola de Economia e Gestão, Portugal
2014/10/31 Plano de negócios para abertura de um espaço multissensorial [Business plan for the establishment of a multisensory space]
Arguente principal
Rui Filipe Ferreira Linhares (Mestrado)
Universidade do Minho Escola de Ciências, Portugal
2014/07/08 Micropropagação clonal de orquídeas: Uma abordagem empreendedora [Clonal micropropagation of orchids: An entrepreneurial approach]
Arguente principal
Mauro Wanderley Braga Lemos (Mestrado)
Universidade do Minho Escola de Ciências, Portugal

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2023/04/18 - Atual Mentora Científica na área do marketing do spin-off universitário iPlexmed - Escola de Medicina, Universidade do Minho [Scientific Mentor in the marketing area of the university spin-off iPlexmed - School of Medicine, University of Minho] Universidade do Minho Escola de Medicina, Portugal
2019/11/12 - Atual Mentora Científica na área do marketing do spin-off universitário Phyto Clean - Escola de Ciências, Universidade do Minho [Scientific Mentor in the marketing area of the university spin-off Phyto Clean - School of Sciences, University of Minho] Universidade do Minho Escola de Ciências, Portugal
2013 - Atual Mentora Científica na área do marketing do spin-off universitário Earth Essences - Departamento de Biologia da Escola de Ciências da Universidade do Minho [ Scientific Mentor in the marketing area of ¿¿the university spin-off Earth Essences - Department of Biology of the School of Sciences of the University of Minho ] Universidade do Minho Escola de Ciências, Portugal
2012 - Atual Mentora e consultora da YME-Young Minho Enterprise - Junior empresa da Universidade do Minho [Mentor and consultant at YME-Young Minho Enterprise - Junior company at the University of Minho] Universidade do Minho Escola de Economia e Gestão, Portugal
2022/10/20 - 2022/11/30 Mentora no programa de aceleração iTech Tourism, promovido pela StartupBraga, InvestBraga e Turismo de Portugal [Mentor in the iTech Tourism acceleration program, promoted by StartupBraga, InvestBraga and Turismo de Portugal] IB Agência para a Dinamização Económica EM, Portugal
2022 - 2022 Mentora no 7º Programa de Aceleração da Startup Braga promovido pela StartupBraga [Mentor in the 7th Startup Braga Acceleration Program promoted by StartupBraga] IB Agência para a Dinamização Económica EM, Portugal
2020 - 2020 Coordenação da equipa para a elaboração de uma ferramenta de auto-diagnóstico de competências empreendedoras [Coordination of the team for the development of a self-diagnosis tool for entrepreneurial skills] TecMinho Associação Universidade-Empresa para o Desenvolvimento, Portugal
2019/03/04 - 2020 Membro da equipa do 'Estudo de caraterização do setor da Biotecnologia em Portugal II' [Characterization study of the Biotechnology sector in Portugal II] P-Bio – Associação Portuguesa de Bioindústrias, Portugal
2012 - 2019 Consultora/mentora em marketing na fase de arranque de start-ups de base de conhecimento intensivo no âmbito do programa 'Laboratório de Empresas' (11 edições) [Marketing consultant/mentor in the start-up phase of knowledge-intensive start-ups within the scope of the 'Business Laboratory' program (11 editions)] TecMinho Associação Universidade-Empresa para o Desenvolvimento, Portugal
2010 - 2019 Consultora/formadora do IdeaLab - Laboratório de Ideias de Negócio (21 edições) [Consultant/trainer at IdeaLab - Business Ideas Laboratory (21 editions)] TecMinho Associação Universidade-Empresa para o Desenvolvimento, Portugal
2013 - 2018 Mentora Científica na área do marketing do spin-off universitário Edy&Co - Escola de Psicologia da Universidade do Minho [Scientific Mentor in the marketing area of the university spin-off Edy&Co - School of Psychology of the University of Minho] Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
2016/10/03 - 2017/05/02 Membro da equipa do 'Estudo oferta formativa EEG II' - Estudo do mercado de trabalho da Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho. Estudo solicitado pela Presidência da Escola de Economia e Gestão [Member of the team of the 'EEG II educational offer study' - Study of the labor market for the School of Economics and Management of the University of Minho. Study requested by the Presidency of the School of Economics and Management] Universidade do Minho Escola de Economia e Gestão, Portugal
2017 - 2017 Mentora no programa Take & Share - Liftoff - Gabinete de Apoio ao Empreendedor da Universidade do Minho [Mentor in the Take & Share program - Liftoff - Entrepreneurship Support Office at the University of Minho] Universidade do Minho Gabinete de Apoio ao Empreendedor, Portugal
2016/03/06 - 2016/12/18 Membro da equipa do 'Estudo de caraterização do setor da Biotecnologia em Portugal I' [Characterization study of the Biotechnology sector in Portugal I] P-Bio – Associação Portuguesa de Bioindústrias, Portugal
2014/06/06 - 2016 Coordenação do (CO)Empreende Montalegre e Vieira do Minho - Programa de formação e consultoria para a criação de novos negócios em territórios de baixa densidade [Coordination of (CO)Empreende Montalegre and Vieira do Minho - Training and consultancy program for the creation of new businesses in low-density territories] Fundação EDP, Portugal

Universidade do Minho Escola de Economia e Gestão, Portugal
2012 - 2016 Mentora na iniciativa Liftoff Working Ideas - programa de aceleração de ideias de negócio base académica (edições 1, 2, 3 e 5) [Mentor in the Liftoff Working Ideas initiative - academic-based business ideas acceleration program (editions 1, 2, 3 and 5)] Universidade do Minho Gabinete de Apoio ao Empreendedor, Portugal
2014/04/04 - 2015/10/30 Planos de desenvolvimento local em municípios de baixa densidade em Portugal [Local development plans in low density municipalities in Portugal] Fundação EDP, Portugal
2015 - 2015 Membro da equipa para a criação do Observatório do Plano para o Crescimento inclusivo do Ave – OPCIAVE 2020 [Member of the team for the creation of the Observatory of the Plan for Inclusive Growth of Ave – OPCIAVE 2020] Comunidade Intermunicipal do Ave, Portugal
2014/10/01 - 2014/12/19 Coordenação da equipa de elaboração do Plano de Negócios do IBS - Instituto de Ciência e Inovação para a Bio-sustentabilidade. Estudo solicitado pela Reitoria da Universidade do Minho [Coordination of the team for developing the Business Plan of IBS - Institute of Science and Innovation for Bio-sustainability. Study requested by the Rectory of the University of Minho] Universidade do Minho, Portugal
2011 - 2011 Consultora na elaboração de Guias de Empreendedorismo sectoriais [Consultant in the preparation of sectoral Entrepreneurship Guides] Expoente - Serviços de Economia e Gestão, Portugal
2010 - 2011 Apoio ao arranque de 10 negócios de iniciativa feminina, no âmbito do programa EVA - Empreendedorismo Feminino de Valor Acrescentado [Support for the start-up of 10 female-initiated businesses, within the scope of the EVA - Value-Added Female Entrepreneurship program] TecMinho Associação Universidade-Empresa para o Desenvolvimento, Portugal
2008 - 2010 Consultora na elaboração do Plano Estratégico para o Turismo de Esposende [Consultant in the preparation of the Strategic Plan for Esposende Tourism] Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, Portugal

Câmara Municipal de Esposende, Portugal
2007 - 2007 Consultora nas áreas de Gestão Estratégica e Marketing de start-ups de base em conhecimento intensivo [Consultant in the areas of Strategic Management and Marketing of knowledge-intensive start-ups] TecMinho Associação Universidade-Empresa para o Desenvolvimento, Portugal
2006 - 2006 Avaliação do potencial de negócio de novas tecnologias desenvolvidas na Universidade do Minho, nas áreas na Engenharia Mecânica; Engenharia Têxtil e Física [Assessment of the business potential of new technologies developed at the University of Minho, in the areas of Mechanical Engineering; Textile Engineering and Physics] TecMinho Associação Universidade-Empresa para o Desenvolvimento, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2014 - Atual Estudos Avançados de Marketing [Advanced Marketing Studies] - 3rd cycle (Doutoramento) Universidade do Minho Escola de Economia e Gestão, Portugal
2013 - Atual Projeto de Marketing [Marketing Project] - 1st cycle Universidade do Minho Escola de Economia e Gestão, Portugal
2012 - Atual Introdução ao Empreendedorismo [Introduction to Entrepreneurship] - 2nd cycle (Mestrado) Universidade do Minho Escola de Economia e Gestão, Portugal
2012 - Atual Empreendedorismo [Entrepreneurship] - 2nd cycle (Mestrado) Universidade do Minho Escola de Economia e Gestão, Portugal
2012 - Atual Projeto de Marketing [Marketing Project] - 1st cycle (Licenciatura) Universidade do Minho Escola de Economia e Gestão, Portugal
2012 - Atual Caso de Gestão [Management Case] - 1st cycle Universidade do Minho Escola de Economia e Gestão, Portugal
2011 - Atual Empreendedorismo [Entrepeneurship] - 2nd cycle (Mestrado) Universidade do Minho Escola de Economia e Gestão, Portugal
2002 - Atual Marketing - 1st cycle (Licenciatura) Universidade do Minho Escola de Economia e Gestão, Portugal
2021/10/25 - 2021/10/25 Módulo [Module] 'Value proposition and Business Model ' StartupYourPoint Startup Braga, Portugal
2021/06/17 - 2021/06/17 Módulo [Module] Voice of the customer Set.Up(IN)dustry Set.Up Guimarães , Portugal
2021/04/19 - 2021/04/20 Módulo 1 [Module 1]-Marketing- School of CEOs - Sharp training for first-time CEOs 5ª edição [5th edition] School of CEOs - Sharp training for first-time CEOs Uminho Exec , Portugal
2020/11/12 - 2020/11/12 Workshop III - Oral Presentations - Postgraduate in Management [Uminho Exec] Pós- Graduação em Gestão (Pós-Graduação) Uminho Exec , Portugal
2020/03/06 - 2020/03/07 Módulo 1 [Module 1]-Marketing- School of CEOs - Sharp training for first-time CEOs 4ª edição [4th edition] School of CEOs - sharp training for first-time CEOs Uminho Exec , Portugal
2020/02/11 - 2020/02/11 Módulo [Module] Analyzing the business environment - Bioentrepreneurship (2ª edição) [2nd edition] Bioentrepreneurship 2ª edição Universidade do Minho Escola de Ciências da Vida e da Saúde, Portugal
2016 - 2020 Marketing Estratégico [Strategic Marketing] - 1st cycle (Licenciatura) Universidade do Minho Escola de Economia e Gestão, Portugal
2014 - 2020 Coordenadora do Projeto de Marketing da Licenciatura em Marketing [Coordinator of the Marketing Project of the Marketing Degree] Marketing (Licenciatura) Universidade do Minho Escola de Economia e Gestão, Portugal
2010 - 2020 Caso de Gestão [Management Case] - 1st cycle (Licenciatura) Universidade do Minho Escola de Economia e Gestão, Portugal
2019/03/06 - 2019/03/06 Módulo [Module] Analyzing the business environment - Bioentrepreneurship (1ª edição) [1st edition] Curso Bioentrepreneurship 1ª edição Universidade do Minho Escola de Ciências da Vida e da Saúde, Portugal
2019/01/25 - 2019/01/26 Módulo 1 [Module 1]-Marketing- School of CEOs - Sharp training for first-time CEOs 3ª edição [3rd edition] School of CEOs– sharp training for first-time CEOs 3ª edição Uminho Exec , Portugal
2018/07/16 - 2018/07/16 Módulo Imagem e comunicação para startups - IN.AVE Empreende 2ª edição - Projeto IN.AVE 2020 - Promoção de empreendedorismo qualificado de especialização territorial [Image and communication module for startups - IN.AVE Empreende 2nd edition - IN.AVE 2020 Project - Promotion of qualified entrepreneurship with territorial specialization] IN.AVE 2020 Project - Promotion of qualified entrepreneurship with territorial specialization] Comunidade Intermunicipal do Ave, Portugal
2018/06/04 - 2018/06/04 Módulo Voice of the customer - IN.AVE Empreende 2ª edição - Projeto IN.AVE 2020- Promoção de empreendedorismo qualificado de especialização territorial [Project IN.AVE 2020 - Promotion of qualified territorial specialization entrepreneurship] IN.AVE Empreende 2ª edição - Projeto IN.AVE 2020- Promoção de Empreendedorismo Qualificado de Especialização Territorial Comunidade Intermunicipal do Ave, Portugal
2017/11/03 - 2017/11/10 Módulo 1 [Module 1]-Marketing- School of CEOs - Sharp training for first-time CEOs 2ª edição [2th edition] School of CEOs– sharp training for first-time CEOs 2ª edição Uminho Exec , Portugal
2017/10/30 - 2017/10/30 Módulo Imagem e comunicação para startups' IN.AVE Empreende 1ª edição - Projeto IN.AVE - Rede de Empreendedorismo do Ave [Image and communication module for startups' IN.AVE Empreende 1st edition - IN.AVE Project - Ave Entrepreneurship Network] N.AVE Empreende 1st edition - IN.AVE Project - Ave Entrepreneurship Network Comunidade Intermunicipal do Ave, Portugal

TecMinho Associação Universidade-Empresa para o Desenvolvimento, Portugal
2017/09/18 - 2017/09/18 Módulo ‘Voice of the customer’ - IN.AVE Empreende 1ª edição Projeto IN.AVE 2020 - Promoção de empreendedorismo qualificado de especialização territorial [Project IN.AVE 2020 - Promotion of qualified territorial specialization entrepreneurship] IN.AVE Empreende 1ª edição Projeto IN.AVE 2020- Promoção de Empreendedorismo Qualificado de Especialização Territorial Comunidade Intermunicipal do Ave, Portugal
2017/03/04 - 2017/03/10 Módulo 1 [Module 1]-Marketing- School of CEOs - Sharp training for first-time CEOs 1ª edição [1st edition] School of CEOs– sharp training for first-time CEOs 1ª edição Uminho Exec , Portugal
2016/12/02 - 2016/12/02 Módulo 3 ‘Marketing Internacional ‘ [International Marketing] – Programa Avançado de Internacionalização dos Negócios Programa Avançado de Internacionalização dos Negócios [Uminho Exec] Uminho Exec , Portugal
2015/03/12 - 2015/03/17 Módulo 1 ‘Da ideia ao negócio’ [From idea to business] da fase de capacitação do programa (CO)Empreende – Montalegre – 2.ª edição Programa (CO)Empreende – Montalegre – 2.ª edição Uminho Exec , Portugal
2015/03/10 - 2015/03/17 Módulo 1 ‘Da ideia ao negócio’ [From idea to business] da fase de capacitação do programa (CO)Empreende – Vieira do Minho Programa (CO)Empreende – Vieira do Minho Uminho Exec , Portugal
2014/10/09 - 2014/10/09 Módulo 1 ‘Da ideia ao negócio’ [From idea to business] da fase de capacitação do programa (CO)Empreende – Montalegre – 1.ª edição Programa (CO)Empreende – Montalegre – 1.ª edição Uminho Exec , Portugal
2013/12/19 - 2014/01/15 Módulo 'Marketing 2' do curso Medida vida ativa emprego qualificado [Measure active life qualified employment] - IEFP - Programa de Desenvolvimento de Competências em Gestão de Novos Negócios – 2ª edição Medida Vida Ativa Emprego Qualificado - IEFP - Programa de Desenvolvimento de Competências em Gestão de Novos Negócios – 2ª edição Universidade do Minho Escola de Economia e Gestão, Portugal

Instituto do Emprego e Formação Profissional, Portugal

Uminho Exec , Portugal
2013/12/19 - 2014/01/15 Módulo 'Marketing 1' do curso Medida vida ativa emprego qualificado [Measure active life qualified employment] - IEFP - Programa de desenvolvimento de competências em gestão de novos negócios [IEFP - New business management skills development program] – 1ª edição Medida Vida Ativa Emprego Qualificado - IEFP - Programa de Desenvolvimento de Competências em Gestão de Novos Negócios –1ª edição Uminho Exec , Portugal

Instituto do Emprego e Formação Profissional, Portugal
2013/12/12 - 2014/01/09 Módulo 'Da ideia ao negócio 2 ' [From idea to business 2] do curso Medida vida ativa emprego qualificado [Measure active life qualified employment] - IEFP - Programa de desenvolvimento de competências em gestão de novos negócios [IEFP - New business management skills development program] – 2ª edição Medida Vida Ativa Emprego Qualificado - IEFP - Programa de Desenvolvimento de Competências em Gestão de Novos Negócios – 2ª edição Uminho Exec , Portugal

Instituto do Emprego e Formação Profissional, Portugal
2013/12/11 - 2014/01/08 Módulo 'Da ideia ao negócio 1' [From idea to business 2] do curso Medida vida ativa emprego qualificado [Measure active life qualified employment] - IEFP - Programa de desenvolvimento de competências em gestão de novos negócios [IEFP - New business management skills development program] – 1ª edição Medida Vida Ativa Emprego Qualificado - IEFP - Programa de Desenvolvimento de Competências em Gestão de Novos Negócios – 1ª edição Uminho Exec , Portugal

Instituto do Emprego e Formação Profissional, Portugal
2012 - 2014 Marketing Internacional [International Marketing] - 1st cycle (Licenciatura) Universidade do Minho Escola de Economia e Gestão, Portugal
2012 - 2014 Marketing Relacional e Webmarketing [Relationship Marketing and Webmarketing] - 1st cycle (Licenciatura) Universidade do Minho Escola de Economia e Gestão, Portugal
2012 - 2014 Estratégia Empresarial [Business Strategy] - 1st cycle (Licenciatura) Universidade do Minho Escola de Economia e Gestão, Portugal
2012 - 2014 Estratégia e Competitividade [Strategy and Competitiveness] - 2nd cycle (Mestrado integrado) Universidade do Minho Escola de Economia e Gestão, Portugal
2012 - 2014 Gestão Estratégica na Administração Pública [Strategic Management in Public Administration] - 1st cycle Universidade do Minho Escola de Economia e Gestão, Portugal
2012 - 2014 Gestão Estratégica Internacional [International Strategic Management] - 1st cycle (Licenciatura) Universidade do Minho Escola de Economia e Gestão, Portugal
2008 - 2014 Marketing - 1.º e 2.º ciclos Instituto Politécnico de Saúde do Norte [CESPU – Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário], Portugal
2008 - 2014 Marketing de Serviços [Services Marketing]- 2nd cycle Instituto Politécnico de Saúde do Norte [CESPU – Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário], Portugal
2008 - 2014 Estudos de Mercado [Market Studies] - 1.st cycle Instituto Politécnico de Saúde do Norte [CESPU – Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário], Portugal
2013/06/11 - 2013/12/19 Módulos ‘Ideias e Oportunidades de Negócio’ [Business Ideas and Opportunities]; ‘Estratégia e Marketing’ [Strategy and Marketing]; e ‘Projeto’ [Project] Empreendedorismo e Criação de Negócios TecMinho Associação Universidade-Empresa para o Desenvolvimento, Portugal
2012/05/04 - 2012/05/04 Ação de formação ‘Gestão de Marketing’ [Marketing Management] do Projeto QI PME Norte/ADRAVE – Qualidade e inovação nas PME’s [Project QI PME Norte / ADRAVE - Quality and innovation in SMEs] 3ª edição Projeto QI PME Norte/ADRAVE – Qualidade e Inovação nas PME’s 3ª edição ADRAVE - Agência de Desenvolvimento Regional do Vale do Ave, Portugal
2010/10/20 - 2011/03/23 Curso de Especialização em Empreendedorismo Tecnológico [Technological Entrepreneurship Specialization Program] (3ª edição) Curso de Especialização em Empreendedorismo Tecnológico (3ª edição) TecMinho Associação Universidade-Empresa para o Desenvolvimento, Portugal
2010 - 2011 Bioentrepreneurship - 2nd cycle (Ensino básico 2º ciclo) Universidade do Minho Escola de Economia e Gestão, Portugal
2010/12/10 - 2010/12/10 Ação de formação ‘Gestão de marketing II’ [Marketing management II] do Projeto QI PME Norte/ADRAVE – Qualidade e inovação nas PME’s [Project QI PME Norte / ADRAVE - Quality and innovation in SMEs] 2ª edição Projeto QI PME Norte/ADRAVE – Qualidade e Inovação nas PME’s 2ª edição ADRAVE - Agência de Desenvolvimento Regional do Vale do Ave, Portugal
2010/05/24 - 2010/09/22 Sub-módulos ‘Iniciar um Novo Negócio’ [Starting a New Business]; ‘Viabilidade do Negócio [Business Viability]’ e ‘Marketing’ do curso EVA - Empreendedorismo Feminino de Valor Acrescentado [EVA - Value-Added Female Entrepreneurship Program] EVA - Empreendedorismo Feminino de Valor Acrescentado TecMinho Associação Universidade-Empresa para o Desenvolvimento, Portugal
2010/03/13 - 2010/06/24 Curso de Especialização em Empreendedorismo Tecnológico ]Technological Entrepreneurship Specialization Program} (2ª edição) Curso de Especialização em Empreendedorismo Tecnológico (2ª edição) TecMinho Associação Universidade-Empresa para o Desenvolvimento, Portugal
2009/12/04 - 2009/12/04 Ação de formação ‘Gestão de Marketing I’ [Marketing Management I] do Projeto QI PME Norte/ADRAVE – Qualidade e inovação nas PME’s [Project QI PME Norte / ADRAVE - Quality and innovation in SMEs] 1ª edição Projeto QI PME Norte/ADRAVE – Qualidade e Inovação nas PME’s 1ª edição ADRAVE - Agência de Desenvolvimento Regional do Vale do Ave, Portugal
2009/05/15 - 2009/06/26 Módulo ‘Empreendedorismo’ [Entrepreneurship] do Seminário de Gestão Pessoal de Carreira [Personal Career Management Seminar] Seminário de Gestão Pessoal de Carreira Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal

TecMinho Associação Universidade-Empresa para o Desenvolvimento, Portugal
2008/02/22 - 2008/07/25 Curso de Especialização em Empreendedorismo Tecnológico [Technological Entrepreneurship Specialization Program] (1ª edição) TecMinho Associação Universidade-Empresa para o Desenvolvimento, Portugal
2005 - 2008 Marketing I (Licenciatura) Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2005 - 2008 Marketing II (Licenciatura) Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2005 - 2008 Marketing Cultural [Cultural Marketing] (Licenciatura) Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2007/06/20 - 2007/06/27 Curso ‘Marketing Internacional para Pequenas Empresas' [International Marketing for Small Businesses] Curso ‘Marketing Internacional para Pequenas Empresas’ TecMinho Associação Universidade-Empresa para o Desenvolvimento, Portugal
2005 - 2006 Marketing Relacional [Relationship Marketing] (Licenciatura) IPAM – Instituto Português de Administração de Marketing , Portugal
2004/12/13 - 2004/12/15 Curso ‘Cidades Digitais’ [Digital Cities] Curso ‘Cidades Digitais’ TecMinho Associação Universidade-Empresa para o Desenvolvimento, Portugal
2004/07/19 - 2004/07/21 Curso ‘Administração Pública e Novas Tecnologias de Informação’ [Public Administration and New Information Technologies] Curso ‘Administração Pública e Novas Tecnologias de Informação’ TecMinho Associação Universidade-Empresa para o Desenvolvimento, Portugal
2004/06/21 - 2004/06/23 Curso ‘Comércio Eletrónico’ [E-commerce] Curso ‘Comércio Eletrónico’ TecMinho Associação Universidade-Empresa para o Desenvolvimento, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2020 - Atual Membro da Rede de Mentores da Set.Up Guimarães [Member of the Set.Up Guimarães Mentor Network] Mentora de projetos empreendedores e Startups [ Mentor of entrepreneurial projects and Startups]
2019 - Atual Membro da Rede de Mentores da Start Esposende [Member of the Start Esposende Mentor Network] Mentora de projetos empreendedores e Startups [ Mentor of entrepreneurial projects and Startups]
2017 - Atual Rede de Mentores da Universidade do Minho [University of Minho Mentor Network] Mentora de projetos empreendedores e Startups [Mentor of entrepreneurial projects and Startups]
2017 - Atual Rede de Mentores da Startup Braga [Startup Braga Mentor Network] Mentora de projetos empreendedores e Startups [Mentor of entrepreneurial projects and Startups]
2015 - Atual Academy of Marketing Science
2014 - 2016 EMAC – European Marketing Academy

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2020 - Atual Innovation Strategy Officer of StartupCity Braga [Global StartupCities initiative] StartupCity Braga, Portugal
2020 - Atual Membro da Comissão Diretiva do Mestrado em Gestão da Universidade do Minho
Vogal
Universidade do Minho Escola de Economia e Gestão, Portugal
2018/05 - Atual Membro do Conselho Fundador da Comunidade de Prática Portuguesa de Inovação Organizacional.
Membro
Universidade do Minho, Portugal
2016/10/26 - Atual Membro da Comissão científica do Observatório do Empreendedorismo no âmbito do Projeto NOE – Noroeste Empreendedor. Entidades participantes: Universidade do Porto, Universidade do Minho e Universidade de Aveiro
Membro
Universidade do Minho, Portugal
2015 - Atual Membro da comissão diretiva do curso de licenciatura em Marketing
Membro
Universidade do Minho Escola de Economia e Gestão, Portugal
2015 - 2017 Membro da comissão diretiva do curso de Mestrado em Empreendedorismo em Tecnologias e Serviços de Informação
Membro
Universidade do Minho Escola de Engenharia, Portugal

Universidade do Minho Escola de Economia e Gestão, Portugal
2013 - 2015 Membro da Direção da Uminho Exec – Unidade de Formação de Executivos da Universidade do Minho
Membro
Universidade do Minho Escola de Economia e Gestão, Portugal

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2022/11/30 - 2022/11/30 Membro do júri do concurso (Demo Day) integrado no programa de aceleração iTech Tourism [Member of the competition jury (Demo Day) integrated into the iTech Tourism acceleration program] Startup Braga, Portugal

IB Agência para a Dinamização Económica EM, Portugal

Turismo de Portugal, Portugal
2022/10/21 - 2022/10/21 Arguente do relatório de segundo ano da tese de doutoramento 'LGBT Brand Communication and Brand Activism: the rainbow-themed campaigns', de Ricardo Grilo [Discussant of the second year report of the doctoral thesis 'LGBT Brand Communication and Brand Activism: the rainbow-themed campaigns', by Ricardo Grilo] Universidade de Aveiro, Portugal
2022/10/21 - 2022/10/21 Arguente do Projeto de tese de doutoramento 'O papel do Instagram na estratégia de promoção turística das cidades: um estudo baseado na rede das cidades criativas da UNESCO' de Rúben Pinhal [Discussant of the PhD thesis project 'The role of Instagram in the cities' tourism promotion strategy: a study based on the UNESCO creative cities network' by Rúben Pinhal] Universidade de Aveiro, Portugal
2022/05/26 - 2022/05/26 Membro do júri do concurso (Demo Day) integrado no 7º Programa de Aceleração da Startup Braga [Member of the competition jury (Demo Day) integrated into the 7th Startup Braga Acceleration Program] Startup Braga, Portugal
2021/07/23 - 2021/07/23 Membro do júri do [member of the jury of] Bio-based innovation Student Challenge Europe Bio-based Industries Consortium, Bélgica
2020/10/16 - 2020/10/16 Membro do júri do concurso integrado no programa de pré-aceleração Startup Your Point (2020) [Member of the competition jury integrated into the Startup Your Point pre-acceleration program (2020)] Startup Braga, Portugal

Associação Académica da Universidade do Minho, Portugal
2019/11/09 - 2019/11/09 Membro do júri do concurso integrado no programa de pré-aceleração Startup Your Point (2019) [Member of the competition jury integrated into the Startup Your Point pre-acceleration program (2019)] Startup Braga, Portugal

Associação Académica da Universidade do Minho, Portugal
2019/10/25 - 2019/10/25 Arguente do projeto de tese: 'O papel do storytelling na persuasão do consumidor no contexto de compra de produtos sensuais' de Diego Alves Jacob - Programa Doutoral em Marketing e Estratégia [Discussant of the thesis project: 'The role of storytelling in consumer persuasion in the context of purchasing sensual products' by Diego Alves Jacob - Doctoral Program in Marketing and Strategy] Universidade do Minho Escola de Economia e Gestão, Portugal

Universidade de Aveiro, Portugal

Universidade da Beira Interior, Portugal
2019/09/27 - 2019/09/27 Arguente do relatório de progresso da tese: 'Dynamic capabilities configurations: Building up marketing and technological capabilities in creative firms', de Laura Cristina Cordero Páez - Programa Doutoral em Marketing e Estratégia [Discussant of the thesis progress report: 'Dynamic capabilities configurations: Building up marketing and technological capabilities in creative firms', by Laura Cristina Cordero Páez - Doctoral Program in Marketing and Strategy. Universidade do Minho Escola de Economia e Gestão, Portugal

Universidade de Aveiro, Portugal

Universidade da Beira Interior, Portugal
2018/11/30 - 2018/11/30 Representante da Universidade do Minho no Júri do 20.º Prémio do Jovem Empreendedor [Representative of the University of Minho on the Jury of the 20th Young Entrepreneur Award] ANJE – Associação Nacional de Jovens Empresários, Portugal
2018/11/29 - 2018/11/29 Arguente do projeto de tese: A gestão dos 'resíduos' industriais têxteis no âmbito da economia circular: Uma oportunidade de inovação e novos negócios', de Carina Espina de Jordão Barros - Doutoramento em Engenharia Têxtil [Discussant of the thesis project: The management of textile industrial 'waste' within the scope of the circular economy: An opportunity for innovation and new business', by Carina Espina de Jordão Barros - PhD in Textile Engineering] Universidade do Minho, Portugal
2018/09/27 - 2018/09/27 Arguente do projeto de tese: 'Consumer behaviour of beginner voluntary simplifiers' de Raquel Nicolau - Programa Doutoral em Marketing e Estratégia [Discussant of the thesis project: 'Consumer behavior of beginner voluntary simplifiers' by Raquel Nicolau - Doctoral Program in Marketing and Strategy] Universidade do Minho Escola de Economia e Gestão, Portugal

Universidade de Aveiro, Portugal

Universidade da Beira Interior, Portugal
2018/07/09 - 2018/07/09 Participação no painel de discussão de trabalhos de inovação, no âmbito das apresentações intermédias da UC de iteams dos Programas Doutorais do MIT Portugal [Participation in the discussion panel of innovation works, within the scope of the UC intermediate presentations of iteams from the MIT Portugal Doctoral Programs] Universidade do Minho, Portugal
2017/02/23 - 2017/02/23 Presidente do Júri do Spin-UM - Concurso de Ideias de Negócio [President of the Spin-UM Jury - Business Ideas Competition] TecMinho Associação Universidade-Empresa para o Desenvolvimento, Portugal
2016/10/14 - 2016/10/14 Arguente do projeto de tese: 'The customer experience with self-service technologies in service encounters', de António Samuel Souza Teixeira - Programa Doutoral em Marketing e Estratégia [Discussant of the thesis project: 'The customer experience with self-service technologies in service encounters', by António Samuel Souza Teixeira - Doctoral Program in Marketing and Strategy] Universidade do Minho Escola de Economia e Gestão, Portugal

Universidade de Aveiro, Portugal

Universidade da Beira Interior, Portugal
2016/07/18 - 2016/07/18 Arguente do projeto de tese: 'Business model innovation: Clarifying the concept and its implication for SMEs' de Arash Rezazadeh - Programa Doutoral em Ciências Empresariais [Discussant of the thesis project: 'Business model innovation: Clarifying the concept and its implications for SMEs' by Arash Rezazadeh - Doctoral Program in Business Science] Universidade do Minho Escola de Economia e Gestão, Portugal
2015/10/10 - 2015/10/10 Arguente do relatório de progresso da tese: 'Business angel identity and satisfaction' de Rui Falcão - Programa Doutoral em Marketing e Estratégia [Discussant of the thesis progress report: 'Business angel identity and satisfaction' by Rui Falcão - Doctoral Program in Marketing and Strategy] Universidade do Minho Escola de Economia e Gestão, Portugal

Universidade de Aveiro, Portugal

Universidade da Beira Interior, Portugal
2015/10/09 - 2015/10/09 Arguente do relatório de progresso da tese: 'Filhos de empreendedores que faliram: Impacto da vergonha na intenção empreendedora' de Elifas Gonçalves Junior - Programa Doutoral em Marketing e Estratégia [Discussant of the thesis progress report: 'Children of entrepreneurs who went bankrupt: Impact of shame on entrepreneurial intention' by Elifas Gonçalves Junior - Doctoral Program in Marketing and Strategy] Universidade do Minho Escola de Economia e Gestão, Portugal

Universidade de Aveiro, Portugal

Universidade da Beira Interior, Portugal
2014/11/01 - 2014/11/01 Arguente do projeto de tese: 'The attractiveness of seed startups for angel investors' de Rui Falcão - Programa Doutoral em Marketing e Estratégia [Discussant of the thesis project: 'The attractiveness of seed startups for angel investors' by Rui Falcão - Doctoral Program in Marketing and Strategy] Universidade do Minho Escola de Economia e Gestão, Portugal

Universidade de Aveiro, Portugal

Universidade da Beira Interior, Portugal
2014/05/10 - 2014/05/10 Membro do Júri do Activo Challenge - Concurso de ideias [Member of the Activo Challenge Jury - Ideas Competition] Activo Bank, Portugal

Universidade do Minho Escola de Economia e Gestão, Portugal
2013/11/13 - 2013/11/13 Representante da Universidade do Minho no Júri do concurso de ideias de negócio 'Minho Empreende' [Representative of the University of Minho on the Jury of the Minho Empreende business ideas competition] ADRAVE - Agência de Desenvolvimento Regional do Vale do Ave, Portugal

BIC Minho – Centro Europeu de Empresas e Inovação do Minho, Portugal

INCUBO – Incubadora de Iniciativas Empresariais Inovadoras, Portugal
2011/12/14 - 2011/12/14 Representante da Universidade do Minho no Júri do SpinUM - Concurso de Ideias de Negócio de Base Tecnológica [Representative of the University of Minho on the SpinUM Jury - Technology-Based Business Ideas Competition] TecMinho Associação Universidade-Empresa para o Desenvolvimento, Portugal

Spinpark, Portugal
2005/05/20 - 2005/05/20 Membro do Júri do Inventuminho - Concurso Nacional de Inventos e Protótipos [Member of the Inventuminho Jury - National Invention and Prototype Competition] Universidade do Minho, Portugal

TecMinho Associação Universidade-Empresa para o Desenvolvimento, Portugal

Centro Português de Inovação, Portugal
Distinções

Prémio

2023 Menção Honrosa atribuída no âmbito do prémio de investigação do Departamento de Gestão [Honorable Mention awarded within the scope of the Management Department's research award in 2022] em 2022
Universidade do Minho Escola de Economia e Gestão, Portugal
2022 Best Student Paper Award - XXI International Congress on Public and Nonprofit Marketing IAPNM 2022
XXI International Congress on Public and Nonprofit Marketing, Portugal
2022 Prémio de Investigação atribuído pelo Departamento de Gestão em 2021 [Research Award awarded by the Management Department]
Universidade do Minho Escola de Economia e Gestão, Portugal
2022 Menção Honrosa atribuída no âmbito do prémio de investigação do Departamento de Gestão [Honorable Mention awarded within the scope of the Management em 2022 Department's research award in 2021]
Universidade do Minho Escola de Economia e Gestão, Portugal
2021 Prémio de Publicação Científica 2021 atribuído pelo CICS.NOVA - Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais [2021 Scientific Publication Award awarded by CICS.NOVA - Interdisciplinary Center for Social Sciences]
Universidade Nova de Lisboa Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, Portugal