Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- André Freitas
Nomes de citação
- Freitas, André
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 8A18-1353-9418
- ORCID iD
- 0000-0002-5529-6465
- Google Scholar ID
- https://scholar.google.com/citations?user=RnW-1EcAAAAJ&hl=en&authuser=1
- Researcher Id
- HPE-7033-2023
- Scopus Author Id
- 57200138522
Endereços de correio eletrónico
- andre.freitas@ulusofona.pt (Profissional)
Moradas
- Interdisciplinary Research Centre for Education and Development, Lusofona University, Campo Grande 376, 1749-024, Lisboa, Lisboa, Portugal (Profissional)
- Faculdade de Psicologia e Educação da Universidade Lusófona - Centro Universitário do Porto, Rua de Agusto Rosa, 24, 4000-098, Porto, Porto, Portugal (Profissional)
- Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração da Universidade Lusófona - Centro Universitário da Lisboa, Campo Grande, 376, 1749-024, Lisboa, Lisboa, Portugal (Profissional)
Websites
- https://www.ceied.ulusofona.pt/en/researchers/integrated-researchers/andre-freitas (Profissional)
- https://www.ulusofona.pt/en/teachers/andre-freitas-santos-6750 (Profissional)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
- Humanidades - Artes
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Inglês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) |
Espanhol; Castelhano | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador elementar (A2) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) |
Português | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2016 - 2022
Concluído
|
PhD in Education Sciences (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"Narratives of Art Experiences as School Signification" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Approved unanimously (maximum) |
2019 - 2020
Concluído
|
Curriculum Development in Art Education (Diploma de especialização)
Especialização em Visual Arts
Direção de Serviços de Desenvolvimento Curricular da Direção-Geral da Educação do Ministério da Educação, Portugal
|
Approved |
2014 - 2016
Concluído
|
Master in Education Sciences (Mestrado)
Especialização em School Planning, Pedagogical Supervision and Evaluation in Education
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"Art Experiences and Education in Elementary Teachers' Conceptions" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
18 |
2011 - 2014
Concluído
|
First Degree in Visual Arts / Art Teacher Education (Licenciatura)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
"Histórias de José Rodrigues na Fábrica Social" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
15 |
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2022/01/01 - Atual | Investigador Contratado (Investigação) | Universidade Lusófona Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Portugal |
Universidade Lusófona Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Portugal | ||
2023/10/01 - 2024/08/31 | Investigador Contratado (Investigação) | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal | ||
2015/01/01 - 2021/12/31 | Investigador (Investigação) | Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal |
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal (...) |
||
2018/06/01 - 2018/12/31 | Investigador visitante (Investigação) | Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil (...) |
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2024/09/01 - Atual | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade Lusófona - Centro Universitário de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais Educação e Administração, Portugal |
Universidade Lusófona - Centro Universitário de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais Educação e Administração, Portugal | ||
2022/09/01 - 2023/09/30 | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Universidade Lusófona - Centro Universitário de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais Educação e Administração, Portugal |
Universidade Lusófona - Centro Universitário de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais Educação e Administração, Portugal |
Outras Carreiras
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2024/09/01 - Atual | Carreiras / Categorias Subsistentes | Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal |
Plano Nacional das Artes do Ministério da Educação/ Ministério da Cultura, Portugal | ||
2020/01/01 - 2022/12/31 | Carreiras / Categorias Subsistentes | Direção de Serviços de Desenvolvimento Curricular da Direção-Geral da Educação do Ministério da Educação, Portugal |
Programa de Educação Estética e Artística do Ministério da Educação, Portugal | ||
2019/09/01 - 2021/12/31 | Técnico Superior (Técnico Superior) | Organização Social De Movimentos Das Pontes Educativas, Portugal |
Organização Social De Movimentos Das Pontes Educativas, Portugal | ||
2014/01/01 - 2015/12/31 | Técnico Superior (Técnico Superior) | Fundação Escultor José Rodrigues, Portugal |
Fundação Escultor José Rodrigues, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2024/09/01 - Atual | Full-Member - Research Community: Learning & Innovation | Universidade Lusófona Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Portugal |
Universidade Lusófona Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Portugal | ||
2022/01/01 - Atual | Full-Member - Research Community: Teacher Education, Professionalism & Teachers Identities | Universidade Lusófona Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Portugal |
Universidade Lusófona Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Portugal | ||
2016/12/01 - Atual | Member - Research Community: Identity, Democracy, School, Administration and Training | Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal |
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2024/09/01 - Atual | PI: André Freitas - Future-oriented Stories of Digital Schools’ Capital: imagining times, places and sociabilities of education
Investigador responsável
Universidade Lusófona Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
2022/01/01 - 2023/09/30 | PI: João Filipe Matos - Research Methods in Advanced Studies in Education
Bolseiro de Investigação
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2016/12/01 - 2021/07/31 | PI: André Freitas - Narratives of Art Experiences as School Signification
PD/BD/128279/2017
Bolseiro de Investigação
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2014/09/01 - 2017/07/31 | PI: Ana Mouraz - Society, School and Research: collaborative research with high school students [Escola, Sociedade e Investigação]
Bolseiro de Integração na Investigação
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
|
Câmara Municipal do Porto Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação Concluído
|
2015/09/01 - 2015/12/31 | PI: Helena Costa Araújo - Reducing Early School Leaving in the EU
Bolseiro de Integração na Investigação
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
|
European Commission
Concluído
|
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2025/01/01 - 2027/12/31 | PI: Alexander Chvorostov - EDU-LAB: European youth in education and in transition to the labour market; (PI: Filomena Parada)
WG4: Hearing Young People's Voices, Qualitative Case Studies
Investigador
Universidade Lusófona Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Portugal
|
Horizon 2020 European Commission Em curso
|
2022/10/31 - 2026/10/30 | PI: Marinos Koutsomichalis - COST Action Network (CA21102 - Toolkit of Care: creative technologies, culture-education) WG3:
Analysis, Theory & Politics
Investigador
Cyprus University of Technology, Chipre
European Cooperation in Science and Technology, Bélgica |
European Cooperation in Science and Technology
Em curso
|
2025/03/01 - 2026/09/30 | PI: João Filipe Matos - Estudo de avaliação do impacto do projeto manuais e tecnologias digitais da Região Autónoma dos Açores
[Study on the impact of the digital textbooks and technologies in the Portuguese Autonomous Region of Azores]
Investigador
Universidade Lusófona Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Portugal
|
Açores Direção Regional da Educação
Em curso
|
2025/01/01 - 2025/12/31 | PI: André Freitas - Inclusive Digital Education: Reflective practices among stakeholders [Educação Digital Inclusiva: Atelier
de práticas reflexivas entre stakeholders]
Investigador responsável
Universidade Lusófona Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Portugal
|
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento
Em curso
|
2023/10/01 - 2024/08/31 | PI: André Freitas - Enhancing teachers' literacy and professional development within art experience [Promoção das literacias
e desenvolvimento profissional dos professores com a experiência artística]
Investigador responsável
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2023/09/01 - 2024/08/31 | PI: Amélia Lopes/ Leanete Thomas Dotta - Fifty Years of Teaching: factors of change and intergenerational dialogues - FYT-ID
Investigador
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2022/11/01 - 2023/05/31 | PI: João Filipe Matos - Estudo de avaliação do impacto do projeto manuais e tecnologias digitais da Região Autónoma da Madeira
[Study on the impact of the digital textbooks and technologies in the Portuguese Autonomous Region of Madeira]
Investigador
Secretaria Regional de Educação, Portugal
|
Porto Editora
Concluído
|
2022 - 2022/09 | PI: António Teodoro/ Carla Galego - Science Schools: Initiation to scientific research and digital experiments for a science
of the future [Escolas de Ciência: Iniciação à investigação científica e experiências digitais para uma ciência de futuro]
Orientador
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2020/09/01 - 2021/07/31 | PI: Sílvia Bereny (OSMOPE) - Buiding Educational Bridges in the City
Investigador
Organização Social De Movimentos Das Pontes Educativas, Portugal
|
European Commission
Concluído
|
2019/07/31 - 2019/09/01 | PI: Leanete Thomas Dotta - Cooperation for Development with Quality: a case study on teacher training in the province of Bié
[Cooperação para o Desenvolvimento de Qualidade: um programa de formação contínua de professores no Kuito-Bié]
Investigador
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
|
Camões Instituto da Cooperação e da Língua
Concluído
|
2016/09/01 - 2017/07/31 | PI: Ana Mouraz - Evaluation of the Porto de Conhecimento educational program
Investigador
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
|
Câmara Municipal do Porto
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em jornal |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Documento de trabalho |
|
Edição de livro |
|
Livro |
|
Recurso online |
|
Relatório |
|
Resumo em conferência |
|
Revisão de livro |
|
Tese / Dissertação |
|
Website |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2025/01 | Narrativas de professores/as entre desafios hercúleos, desejos de ser diferente e linhas de afeto: experiências artísticas como desenvolvimento profissional [Teachers' narratives between Herculean challenges, desires to be different and lines of affection: art experiences as professional development] | Simpósio Internacional Quo tenditis, educatio? Escola e Conhecimento em Contextos Profissionais
Universidade Lusófona (Lisbon, Portugal)
|
2024/11 | Teacher education: An analysis of doctoral thesis in Portugal between 2021-2023 | 17th annual International Conference of Education, Research and Innovation
Barceló Renacimiento (Seville, Espanha)
|
2024/10 | Desenvolvimento profissional de professores com a experiência artística: Narrativas biográficas de resistência na escola e cuidado em educação artística [Art experiences and professional development: Teachers' biographical narratives of resistance at school and care in art education] | XI Congresso Internacional Matéria-Prima: Agir e interagir na educação artística, hoje
Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2024/07 | Narrativas de professores ao encontro da experiência artística na escola: conhecimento experiencial como cultura escolar [Teachers' narratives towards art experience: experiential knowledge as school culture] | Congresso Internacional do Observatório da Vida nas Escolas
Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2024/07 | Políticas Educativas em Portugal nos últimos 50 anos: impacto na reconfiguração da profissão docente [50 years of Portuguese Educational Policies: impact on the reconfiguration of the teaching profession] | Congresso Internacional do Observatório da Vida nas Escolas
Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2024/04 | Professores e democracia em Portugal: Potencialidades e desafios de um estudo narrativo [Teachers and democracy in Portugal: Strengths and challenges of a narrative study] | IX Jornadas de Historias de Vida en Educación: Las personas y los nuevos materialismos en la construcción de relatos
Universitat de València (Valencia, Espanha)
|
2023/10 | Towards a memo-digital-ontology open repository of teaching education. In Symposium 'Fifty years of teaching in Portugal: unveiling educational innovation and intergenerational dialogue' | Teacher Professional Development in Times of Global Transformations: International Perspectives and Challenges
Instituto de Educação, Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2023/07 | Práticas pedagógicas no ensino de metodologias de investigação em educação: Tendências a partir de uma análise nacional [Pedagogical practices in teaching research methodologies in education: Trends from a national analysis] | 9.º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior
Universidade do Algarve (Faro, Portugal)
|
2023/07 | ReMASE resultados III - Framework: princípios e orientações baseados na investigação para a elaboração de cursos de metodologias de investigação em educação [ReMASE Empirical Results III - Framework: research-based principles and guidelines for developing courses in research methodologies in education] | International Symposium on Research Methods in Education: Enhancing Research Cultures as Pedagogical Environments
Universidade Lusófona (Lisboa, Portugal)
|
2023/07 | ReMASE resultados II - Mapeando o cenário do ensino e aprendizagem de metodologias de investigação em Portugal [ReMASE Empirical Results II - Mapping the context in Portugal of the teaching and learning of research methodologies in education] | International Symposium on Research Methods in Education: Enhancing Research Cultures as Pedagogical Environments
Universidade Lusófona (Lisboa, Portugal)
|
2023/07 | ReMASE resultados I - Estado da arte: ponto de partida para o desenho de cursos de metodologias de investigação em educação [ReMASE Empirical Results I - State of the art: stepping stone for designing courses in research methodologies in education] | International Symposium on Research Methods in Education: Enhancing Research Cultures as Pedagogical
Universidade Lusófona (Lisboa, Portugal)
|
2023/06 | Teach and learn research methodologies in education between mismatches: Portugal’s case | II Paris Conference on Education (PCE2023)
International Academic Forum (IAFOR) (Paris, França)
|
2023/06 | Projeto de investigação ReMASE: ensinar e aprender metodologias de investigação em educação [ReMASE research project: teaching and learning research methodologies in education] | 13.º Encontro de Investigadores do CeiED
Universidade Lusófona (Lisboa, Portugal)
|
2023/01 | Towards a pedagogical culture of teaching research methodologies in education: challenges, answers and ambitions | 7th World Conference on Qualitative Research (WCQR2023)
Universidade do Algarve (Faro, Portugal)
|
2023/01 | Valor pedagógico do ensino de metodologias de investigação em educação: contributos para a criação de espaços sociais de aprendizagem [Pedagogical value of teaching research methodologies in education: contributions to the creation of social learning spaces] | XXX Colóquio da AFIRSE Portugal: Espaços educativos – políticas, práticas, atores e aprendizagens
Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2023/01 | Características Espácio-temporais das Componentes Curriculares em Metodologias de Investigação em Educação nos Programas Doutorais em Ciências da Educação em Portugal: mapeando o cenário curricular nacional [Space-time characteristics of Curricular Components in Research Methodologies in Education in the Doctoral Programmes in Education Sciences in Portugal: mapping the national curricular scenario] | XXX Colóquio da AFIRSE Portugal: Espaços educativos – políticas, práticas, atores e aprendizagens
Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2022/09 | Teaching research methodologies in education in a data-intensive society | XVI Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação
Instituto Politécnico de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2022/07 | Artistic content and form as a pedagogical event at school: children's and adults' educational experiences for a change of premise | I Congresso Internacional Escola, Identidade E Democracia
Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2022/07 | Research methods in advanced studies in education: trends and pitfalls | I International Conference on Education and Training
Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2022/07 | Para uma cultura pedagógica do ensino de metodologias de investigação em educação: a consolidação de uma cultura investigativa [Towards a pedagogical culture of research methodologies teaching in education: the consolidation of an investigative culture]. | 12º Encontro de Investigadores do CeiED: A universidade na interface de ciências e políticas
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. (Lisbon, Portugal)
|
2022/06 | Pedagogic culture of research in teacher education programs: revealing implications of research methodologies courses in research-teaching nexus | III Porto International Conference on Research in Education
Instituto Politécnico do Porto (Porto, Portugal)
|
2019/12 | Children and adults' narratives on the body artistic expressivity at school [Narrativas de crianças e de adultos sobre a expressividade artística do corpo na escola] | Seminário de Homenagem a Eurico Lemos Pires – Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2019/09 | Educational experiences on body artistic expressivity: the stories of three teachers [Percursos educativos sobre a expressividade corporal: as histórias de três professoras] | VII Jornadas de Histórias de Vida
Universidad de Valladolid (Valladolid, Espanha)
|
2019/01 | Educational experiences of the body artistic expressivity of adults and children in school [Vivências escolares da expressividade do corpo de adultos e crianças] | IV - ENJIE Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação
Universidade Lusófona (Lisboa, Portugal)
|
2017/11 | (In)visibilities of body artistic expressivity in the early years of basic education: perceptions of experiences of teachers and students [(In)visibilidades de movimentos expressivos do corpo nos primeiros anos de educação básica: perceções de experiências de professores e alunos] | IX Seminário Internacional do Programa Doutoral em Ciências da Educação
Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2017/10 | Corpo em movimento na escola: à procura de narrativas de professores e alunos [Body in movement at school: searching for teachers' and students' narratives] | VI Jornadas de Histórias de Vida
Universidad de Lleida (Lleida, Espanha)
|
2017/08 | (In)visibilities of expressive movements in the first years of basic education: mapping teachers and students narratives in Portugal and Brazil | European Conference on Educational Research. Reforming Education and the Imperative of Constant Change: Ambivalent roles of
policy and educational research
University College Copenhagen (Copenhagen, Dinamarca)
|
2017/07 | Body artistic expressivity: corporal interactions between teachers and students in basic education [Movimento expressivo do corpo: interações corporais entre professores e alunos na educação básica] | Porto International Conference on Research in Education
Instituto Politécnico do Porto (Porto, Portugal)
|
2017/06 | Body artistic expressivity in basic school education [Movimento expressivo do corpo na educação básica escolar] | III - ENJIE Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2017/06 | Body in movement from the area of artistic expressions: the beginning of a project [Corpo em movimento a partir da área das expressões artísticas: início de um projeto] | I Seminário Internacional Expressa: Re-imaginar a comunicação científica em educação
Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2017/03 | From teacher education to work contexts: the practice of artistic expression education [Da formação aos contextos de trabalho no 1º CEB: a prática da educação das expressões] | III Fórum de Projetos Investigar e Intervir em Educação
Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2016/10 | Working artistic expression education in first years: towards a characterization of the developed educational practices [Trabalhar a educação das expressões no 1º CEB: para uma caraterização das práticas educativas desenvolvidas] | XIII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação
Instituto Politécnico de Viseu (Viseu, Portugal)
|
2016/08 | Expressions' Education in 1st cycle of basic education: for a characterization of educational practices developed from teachers | European Conference on Educational Research Leading Education: The Distinct Contributions of Educational Research and Researchers
University College Dublin (Dublin, Irlanda)
|
2016/07 | Pedagogical practices in artistic expressions education in first years: contributions for a characterization [Práticas pedagógicas na educação das expressões no 1º CEB: contributos para uma caracterização] | III Seminário Internacional de Observatórios de Educação e Formação – «Inovação e melhoria pedagógica»
Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2016/07 | School issues in young people' concerns: reflections around a research partnership with secondary school students [As questões da escola que preocupam os jovens: reflexões em torno de uma parceria de investigação com estudantes do ensino secundário] | III Seminário Internacional de Observatórios de Educação e Formação – «Inovação e melhoria pedagógica»
Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2015/10 | The communicative effect of lectures and communications in high school | II European Conference on Curriculum Studies: Policies, perspetives and pratices
Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2015/05 | Curricular Expressiveness in the Portuguese 1st cycle of basic education: context, issues and clashes in the development of artistic expressions | 8º edição do Encontro de Investigação Jovem da Universidade do Porto
Universidade do Porto (Portugal, Portugal)
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2025/04 - 2025/04 | Webinar: A normalização da direita radical: refletir e agir [Webinar: The normalisation of the radical right: reflect and
act] (2025/04 - 2025/04)
Seminário (Coorganizador)
|
Universidade Lusófona Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Portugal |
2024/11 - 2024/11 | Webinar: Teachers needed in the near future: Caring for the teaching profession [Webinar: Reservas de Professores sobre a
Lupa: Antevisão de professores necessários e disponíveis para a profissão docente] (2024/11 - 2024/11)
Seminário (Coorganizador)
|
Universidade Lusófona Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Portugal |
2023/06 - 2023/06 | International Symposium: Research Methods in Education: Enhancing Research Cultures as Pedagogical Environments. Research
Methodologies in Advanced Studies in Education in Portugal Project (2023/06/21 - 2023/06/22)
Simpósio (Coorganizador)
|
Universidade Lusófona Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Portugal |
2023/04 - 2023/05 | Webinar Cycle on Teaching-Learning Research Methodologies in Education: Research Methodologies in Advanced Studies in Education
in Portugal (2023/04 - 2023/05)
Seminário (Coorganizador)
|
Universidade Lusófona Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Portugal |
2023/01 - 2023/03 | Cycle of Conferences and Round Table Utopias de Abril: the Portuguese revolution and education. [Ciclo de Conferência e Mesa-Redonda
Utopias de Abril: a revolução portuguesa e a educação.] (2023/01 - 2023/03)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade Lusófona Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Portugal |
2017/09 - 2017/09 | The European Higher Education Society: Linking research, policy and practice (EAIR). Funded by EAIR (http://www.eairweb.org) (2017/09 - 2017/09)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2017/06 - 2017/06 | IV International Seminar Education and Training Observatories: Life in Schools ¿between experiences. Funded bt FCT and Universidade
do Porto (http://www.fpce.up.pt/observatorios/index.html) (2017/06 - 2017/06)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2017/06 - 2017/06 | I International Seminar Expressa: Re-imagine Scientific Communication in Education. Funded by PDCE/ CIIE and Universidade
do Porto (http://www.fpce.up.pt/expressa2017) (2017/06 - 2017/06)
Congresso (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2016/07 - 2016/07 | III International Seminar Education and Training Observatories: Innovation and educational improvement. Funded by FCT and
Universidade do Porto (http://www.fpce.up.pt/observatorios/) (2016/07 - 2016/07)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2015/10 - 2015/10 | II European Conference on Curriculum Studies (II ECCS) - Curriculum studies: Policies, perspectives and practices. Funded
by FCT and Universidade do Porto (http://www.fpce.up.pt/eccs2015/index.html) (2015/10 - 2015/10)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2015/06 - 2015/06 | II International Seminar Education and Training Observatories: Observatories between the School and Society. Funded by FCT
and Universidade do Porto (http://www.fpce.up.pt/observatorios/observatorios-II/index.html) (2015/06 - 2015/06)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2024 - 2024 | Chair of 'Narrative and Biographical Methods in Education'
Mesa-redonda
|
8th World Conference on Qualitative Research (WCQR2024)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2023 - 2023 | Chair of 'Educational Spaces - Policies, Practices, Actors and Experiences' (Espaços Educativos ¿ Políticas, Práticas, Atores
e Aprendizagens)
Mesa-redonda
|
XXX Colóquio da AFIRSE Portugal
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2023 - 2023 | Chair of 'Education and Teacher Education' (Educação e Formação de Professores)
Mesa-redonda
|
IV Seminário Internacional CAFTe/XIV EIFORPECS
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2022 - 2022 | Chair of 'School and current challenges in education and training'
Mesa-redonda
|
International Congress School Identity and Democracy
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2022 - 2022 | Chair of 'Teacher education'
Mesa-redonda
|
3rd Porto International Conference on Research in Education
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2022 - 2022 | Chair of 'Thinking about the 3rd Cycle of Studies in Educational Sciences'
Mesa-redonda
|
XIV International Seminar of the Doctoral Programme on Education Sciences: Research in Education in contemporary times - how
to do scientific research with social impact?
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2019 - 2019 | Participation in International network of Narrative and Life History in Education (7th meeting)
Encontro
|
A look at historical memories
IE University - Campus Segovia, Espanha
|
2019 - 2019 | Participation in National Meeting of Young Researchers in Education (3th meeting)
Encontro
|
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Portugal
|
2018 - 2018 | Participation in International network of Research on Arts Education (1th meeting)
Encontro
|
How do the artistic and the educational entangle
European Educational Research Association, Alemanha
|
2018 - 2018 | Participation in International network of Philosophy and Education (9th meeting)
Encontro
|
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil
|
2017 - 2017 | Participation in International network of Narrative and Life History in Education (6th meeting)
Encontro
|
Visualities in narratives and life stories in education
Universitat de Lleida Facultat de Ciències de l'Educació, Espanha
|
2017 - 2017 | Participation in National Meeting of Young Researchers in Education (2th meeting)
Encontro
|
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2025/02/19 | Prova de Qualificação Doutoral: Visão transversal das artes visuais no 1.º e 2.º ciclos do ensino básico [Doctoral Qualification:
Transdiciplinarity of visual arts in the 1st and 2nd cycles of basic education]
Arguente
|
Isabel Paulino (Doutoramento)
Universidade Lusófona - Centro Universitário de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais Educação e Administração, Portugal
|
2024/12/03 | Ensino de artes visuais: Desafios e práticas [Teaching visual arts: Challenges and practices]
Arguente principal
|
Cristiano Sousa (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal |
2023/07/12 | Biografias, sentimento de pertença e desenvolvimento local [Biographies, sense of belonging and local development]
Arguente principal
|
Ana Lúcia Ribeiro (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2025/02 - 2025/08 | Charting the Way Forward: Education, Research, Potentials and Perspectives - Emerging Researchers’ Conference | University of Belgrade |
2025/07/16 - 2025/07/18 | VI World Council of Comparative Education Societies Symposium - Renovar o Contrato Social para a Educação: Navegando em futuros possíveis [Renewing the Social Contract for Education: Navigating possible futures] | Lusofona University |
2025/07/09 - 2025/07/11 | 15.º Encontro de Investigadores/as do CeiED - Passado, Presente e Futuro da Educação Doutoral: Uma reflexão após 20 anos dos princípios de Salzburgo [15th CeiED Researchers' Meeting - Past, Present, and Future of Doctoral Education: A Reflection 20 Years After the Salzburg Principles] | Lusofona University |
2025/02/04 - 2025/02/06 | 9th World Conference on Qualitative Research | Jagiellonian University, Poland |
2024/12/12 - 2024/12/13 | XVI Seminário Internacional do Programa Doutoral em Ciências da Educação: Ecos para o futuro: Inclusão, inovação e interdisciplinaridade em educação | University of Porto, Portugal |
2023/02/01 - 2024/07/31 | Portuguese Meeting of Early Career Researchers in Education (VII ENJIE) | University of Porto, Portugal |
2024/07/01 - 2024/07/05 | EERA Summer School 2024: Educational Research in Europe: decolonise, democratise and develop. Legacies and futurities | EERA, SPCE, CIIE (FPCE/UPorto), CEAD (Univ. Algarve), CIEd (Univ. Minho), CIDTFF (Univ. Aveiro), Portugal |
2023/12/01 - 2024/01/31 | 8th World Conference on Qualitative Research (WCQR2024) | Azores University, Portugal |
2023/07/13 - 2023/07/14 | 13º. Meeting of Researchers from the Interdisciplinary Research Center for Education and Development | Lusófona University, Portugal |
2023/06/21 - 2023/06/22 | International Symposium: Research Methods in Education: Enhancing Research Cultures as Pedagogical Environments. Projeto Research Methodologies in Advanced Studies in Education in Portugal Project | Lusófona University, Portugal |
2023/06/16 - 2023/06/19 | The 2nd Paris Conference on Education (PCE2023) | International Academic Forum (IAFOR), France |
2022/12/01 - 2023/01/31 | 7th World Conference on Qualitative Research (WCQR2023) | University of Algarve, Portugal |
2018 - 2018 | ECER Emerging Researchers' Conference: Inclusion and Exclusion, Resources for Educational Research? | Bolzano |
2017 - 2017 | ECER Emerging Researchers' Conference: Reforming Education and the Imperative of Constant Change: Ambivalent roles of policy and educational research | Copenhagen |
2016 - 2016 | ECER Emerging Researchers' Conference: Leading Education: The Distinct Contributions of Educational Research and Researchers | Dublin |
Comissão de avaliação
Descrição da atividade Tipo de assessoria |
Instituição / Organização | Entidade financiadora | |
---|---|---|---|
2025/01/01 - Atual | International Expert in Research Project Evaluation - assigned to evaluate the descriptions of the impact of scientific activities
of research institutions and higher education institutions for the Ministry of Education and Science of Ukraine.
Avaliador
|
Ministry of Education and Science of Ukraine, Ucrânia | Ministry of Education and Science of Ukraine |
2025/01/01 - Atual | Reviewer for the Ethics Committee of the Interdisciplinary Research Center for Education and Development: Recommendations
and comments on ethical issues raised in the areas of teaching, scientific research and the provision of services to the community
in the fields of Education and Human Development.
Avaliador
|
Universidade Lusófona Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Portugal | Universidade Lusófona Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento |
2025/01 - Atual | Reviewer for the Ethics and Deontology Committee for Scientific Research (CEDIC) of the Faculty of Psychology and Education
- Lusofona University - Porto: Recommendations and comments on ethical issues raised in the areas of teaching, scientific
research and the provision of services to the community in the fields of Educational Sciences.
Avaliador
|
Universidade Lusófona - Centro Universitário do Porto, Faculdade de Psicologia e Educação, Portugal | Universidade Lusófona - Centro Universitário do Porto, Faculdade de Psicologia e Educação |
2017/02/06 - 2017/04/07 | Process no. ACEF/1516/10002 Analysis of a Higher Education Institution (HEI) self-evaluation report; participation in an external
evaluation visit to the HEI; writing of an external evaluation report for the Ministry of Education.
Avaliador
|
Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES), Portugal | Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) |
2016/06/22 - 2017/01/01 | Process no. ACEF/1516/23317 Analysis of a Higher Education Institution (HEI) self-evaluation report; participation in an external
evaluation visit to the HEI; writing of an external evaluation report for the Ministry of Education.
Avaliador
|
Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES), Portugal | Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) |
2015/07/21 - 2016/11/24 | Process no. ACEF/1415/23442 Analysis of a Higher Education Institution (HEI) self-evaluation report; participation in an external
evaluation visit to the HEI; writing of an external evaluation report for the Ministry of Education.
Avaliador
|
Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES), Portugal | Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) |
2015/07/21 - 2016/11/21 | Process no. ACEF/1415/23437 Analysis of a Higher Education Institution (HEI) self-evaluation report; participation in an external
evaluation visit to the HEI; writing of an external evaluation report for the Ministry of Education.
Avaliador
|
Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES), Portugal | Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) |
2015/07/21 - 2016/03/10 | Process no. ACEF/1415/23472 Analysis of a Higher Education Institution (HEI) self-evaluation report; participation in an external
evaluation visit to the HEI; writing of an external evaluation report for the Ministry of Education.
Avaliador
|
Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES), Portugal | Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2025/09 - Atual | Dinâmicas de Grupo em Educação e Formação [Group Dynamics in Education and Training] | Educational Sciences (Licenciatura) | Universidade Lusófona - Centro Universitário do Porto, Faculdade de Psicologia e Educação, Portugal |
2022/09 - Atual | Research Methodologies: Research Project Development [Metodologias de Investigação: Projeto de Investigação] | Education Sciences (Mestrado) | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Faculdade de Ciências Sociais Educação e Administração, Portugal |
2024/04 - 2024/04 | Research Methods in education [Métodos de investigação em educação] | Nutrition Education (Mestrado) | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal Universidade do Porto Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação, Portugal |
2024/01 - 2024/01 | Intercultural Education and Multiculturalism: Art and Education [Educação Intercultural e Multiculturalismo: Arte e Educação] | Social Education (Licenciatura) | Instituto Politécnico da Maia Escola Superior de Ciências Sociais Educação e Desporto, Portugal |
2022/09 - 2023/07 | Research Methodologies: Research Project Development [Metodologias de Investigação: Projeto de Investigação] | Educational Administration and Regulation (Mestrado) | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Faculdade de Ciências Sociais Educação e Administração, Portugal |
2022/02 - 2023/07 | Seminar in Dissertation/ Project Support [Seminário de Apoio à Dissertação / Trabalho de Projeto] | Educational Administration and Regulation (Mestrado) | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Faculdade de Ciências Sociais Educação e Administração, Portugal |
2023/05 - 2023/05 | In-Depth Issues in Education, the Arts, and Citizenship [Questões Aprofundadas em Educação, Artes e Cidadanias] | Education Sciences (Mestrado) | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2022/09 - 2023/05 | Scientific Writing [Técnicas de Escrita Científica] | Education Sciences (Mestrado) | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Faculdade de Ciências Sociais Educação e Administração, Portugal |
2022/09 - 2023/05 | Scientific Writing [Técnicas de Escrita Científica] | Educational Administration and Regulation (Mestrado) | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Faculdade de Ciências Sociais Educação e Administração, Portugal |
2022/09 - 2023/05 | Research Methodologies: Research Project Development [Metodologias de Investigação: Projeto de Investigação] | Education Sciences: Special Education (Mestrado) | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Faculdade de Ciências Sociais Educação e Administração, Portugal |
2022/09 - 2023/02 | Scientific Writing [Técnicas de Escrita Científica] | Education Sciences: Special Education (Mestrado) | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Faculdade de Ciências Sociais Educação e Administração, Portugal |
2022/09 - 2023/02 | Research Methodologies in Cognitive Science and Education [Metodologias de Investigação em Ciência Cognitiva e Educação] | Cognitive Science and Education (Mestrado) | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Faculdade de Ciências Sociais Educação e Administração, Portugal |
2022/09 - 2022/09 | Practical training course - Conceptualization and fundamentation of research projects [Práticas de Estágio II - Conceptualização e fundamentação dos projetos de investigação] | Education Sciences Internship '3rd FCT Edition of Special Support' | Universidade Lusófona Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Portugal |
2022/09 - 2022/09 | Practical training course III - Techniques of data collection [Práticas de estágio III - Técnicas e recolha de informação/dados e de imagem] | Education Sciences Internship '3rd FCT Edition of Special Support' | Universidade Lusófona Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Portugal |
2021/11/09 - 2022/02/14 | Teaching Art Education: curricular and pedagogical approach | Curso de Formação de Professores CCPFC/ACC-106764/19 | Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal Centro de Formação de Associação de Escolas Maia/Trofa, Portugal |
2021/01/25 - 2021/05/18 | Teaching Art Education: curricular and pedagogical approach | Curso de Formação de Professores CCPFC/ACC-106764/19 (Outros) | Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal Centro de Formação de Associação de Escolas Braga/Sul, Portugal |
2020/09/14 - 2020/11/16 | Teaching Art Education: curricular and pedagogical approach | Curso de Formação de Professores CCPFC/ACC-107193/20 (Outros) | Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal Centro de Formação Francisco de Holanda, Portugal |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2024/01 - Atual | England/ National Centre for Research Methods: Methods Futures/ Innovation Fora | Researcher |
2023/01 - Atual | COST Action Network (CA21102 - Toolkit of Care: creative technologies culture-education) | Full-Researcher |
2023/01 - Atual | Portuguese Society of Educational Sciences [Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação] | Associate member |
2018/01 - Atual | (NW29) EERA: Research in Artistic and Cultural Education | Researcher |
2017/01 - Atual | (LifeEdu) Narrative and Life History in Education | Researcher |
2017/01 - Atual | (ENJIE) Portuguese Meeting of Young Researchers in Education: Emerging Challenges in Education Research | Researcher |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2023/01/01 - Atual | (ProFID) Member at Research Learning Community Teacher Education, Professionalism and Teacher Identities [Membro na Comunidade
de Investigação de Formação, Profissionalismo e Identidades docentes]
Membro
|
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Portugal |
2022/09/01 - Atual | Scientific Board [Membro do Conselho Científico]
Membro
|
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Portugal |
2016/09/01 - Atual | (IDEAFor) Member at Research Community of Practice Identity, Democracy, School, Administration and Training [Membro na Comunidade
de Investigação de Identidade Prática, Democracia, Escola, Administração e Formação]
Membro
|
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal |
2023/10/01 - 2024/08/31 | Scientific Board [Membro do Conselho Científico]
Membro
|
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal |
2015/09/01 - 2017/12/31 | Member at Observatory of Life in Schools [Membro do Observatório da Vida nas Escolas]
Membro
|
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal |
Revisão ad hoc de artigos em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2024/01 - Atual | International Journal of Art & Design Education (1476-8070) | John Wiley & Sons |
2024/01 - Atual | Teaching and Teacher Education (1879-2480) | Elsevier Ltd |
2024/01 - Atual | International Journal of Evaluation and Research in Education (2620-5440) | Institute of Advanced Sciences of Indonesia |
2024/01 - Atual | Revista Lusófona de Educação (1645-7250) | Universidade Lusófona |
2024/01 - Atual | Revista Internacional de Educación para la Justicia Social (2254-3139) | Universidad Autónoma de Madrid |
2024/01 - Atual | Educational Research and Evaluation (1380-3611) | Taylor and Francis Ltd. |
2024/01 - Atual | Journal of Further and Higher Education (1469-9486) | Taylor and Francis Ltd. |
2023/03 - Atual | Open Education Studies Journal (2544-7831) | De Gruyter Open Access |
2023/02 - Atual | Education, Society & Cultures Journal [Revista Educação, Sociedade & Culturas] (2184-8408) | Centre for Research and Intervention in Education of University of Porto |
2022/01 - Atual | Portuguese Journal of Education [Revista Portuguesa de Educação] (0871-9187) | Centre for Research in Education of the Institute of Education of Minho University |
2023/03 - 2024/08 | New Trends in Qualitative Research Journal (2184-7770) | Ludomedia |
2022/01 - 2024/08 | Education Sciences Journal (2227-7102) | MDPI |
2022/01 - 2024/08 | Brazilian Movement Journal [Revista Brasileira Movimento] (0104-754X ) | Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
2021/01 - 2024/08 | Journal of Interactions [Revista Interacções] (1646-2335) | Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém (ESE|IPSantarém) |
2018/01 - 2024/08 | Portuguese Journal of Behavioral and Social Research [Revista Portuguesa de Investigação Comportamental e Social] (2183-4938 ) | Departamento de Investigação & Desenvolvimento (DI&D) do Instituto Superior Miguel Torga |
Tutoria
Tópico | Nome do aluno | |
---|---|---|
2022/09/01 - 2022/09/30 | Conceptualization of research projects and Techniques of data collection and analysis | Henrique Godoy Alves de Souza |
2022/09/01 - 2022/09/30 | Conceptualization of research projects and Techniques of data collection and analysis | Marcelle Rossi de Mello Brandão |
2022/09/01 - 2022/09/30 | Conceptualization of research projects and Techniques of data collection and analysis | Desirée Nobre Salasar |
2022/09/01 - 2022/09/30 | Conceptualization of research projects and Techniques of data collection and analysis | Lisa Pigozzi |
Distinções
Prémio
2014 | Portuguese Original Projects
Fundação Serralves, Portugal
Governo de Portugal, Portugal |
Outra distinção
2023 | FCT Individual Grant - Scientific Employment Stimulus - 6th Edition
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
|
2021 | FCT Fellowship COVID/BD/151618/2021
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
|
2020 | UNESCO Promissing Practices for Arts Education
United Nations Educational Scientific and Cultural Organization, França
|
2016 | FCT Fellowship PD/BD/128279/2017
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |