???global.info.a_carregar???
Daniel Ribas is a film researcher, curator and writer. He is an Assistant Professor at the School of Arts, Universidade Católica Portuguesa, where he coordinates the Master in Cinema. He is also director of the CITAR - Research Center of Science and Technology of the Arts. He was curator of various film programs, namely for Porto/Post/Doc IFF - in which he was a member of the artistic direction between 2016 and 2018 - and Curtas Vila do Conde IFF. He is also invited film curator at Batalha Centro de Cinema, for its Portuguese cinema series. PhD in Cultural Studies from the universities of Aveiro and Minho, he writes about Portuguese, contemporary, and experimental cinema. The latest publications are "Reframing Portuguese Cinema in the 21st Century" (2020, Curtas Metragens CRL; co-edited with Paulo Cunha) and "Uma Dramaturgia da Violência: Os Filmes de João Canijo" (2019, Imprensa de História Contemporânea). He is a regular contributor to the daily newspaper PÚBLICO.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Daniel Ribas de Almeida
Data de nascimento
1978/11/30
Género
Masculino

Nomes de citação

  • Ribas, Daniel

Identificadores de autor

Ciência ID
8913-49BC-277E
ORCID iD
0000-0002-3018-5152
Google Scholar ID
Fw1eY80AAAAJ&hl
Researcher Id
B-9336-2008
Scopus Author Id
57195740366

Endereços de correio eletrónico

  • ribas.daniel@gmail.com (Profissional)
  • dribas@ucp.pt (Profissional)

Moradas

  • Rua Diogo Botelho, n.º 1327, 4169-005, Porto, Porto, Portugal (Profissional)

Websites

Domínios de atuação

  • Humanidades - Artes - Estudos de Cinema, Rádio e Televisão
  • Ciências Sociais - Ciências da Comunicação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C2)
Português (Idioma materno)
Formação
Grau Classificação
2014/05/10
Concluído
Estudos Culturais (Doutoramento)
Especialização em Hermenêuticas Culturais
Universidade de Aveiro, Portugal

Universidade do Minho, Portugal
"Retratos de Família: Identidade e Violência em João Canijo" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Approved
2002/07/15
Concluído
Som e Imagem (Licenciatura)
Especialização em Screenwriting
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
16
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2007/04 - 2010/09 Investigador (Investigação) Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2018/02/01 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2015/10/01 - 2018/01/31 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Comunicação Administração e Turismo, Portugal
2015/09 - 2017/12 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2016/09 - 2017/01 Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Media Artes e Design, Portugal
2009/09 - 2015/09 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Comunicação Administração e Turismo, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2018 - Atual Dirigente de laboratório, instituto, museu, centro ou observatório Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
Universidade Católica Portuguesa Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes, Portugal
2016 - 2018 Coordenação ou direção de centro de investigação, departamento ou equivalente Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
2016 - 2018 Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
2016 - 2017 Conselho pedagógico Instituto Politécnico de Bragança, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2021/12 - Atual Film Curator Batalha Centro de Cinema, Portugal
2010 - Atual Film Curator Curtas Vila do Conde - International Film Festival, Portugal
2014 - 2019 Film Curator Porto/Post/Doc: Film & Media Festival, Portugal
2016 - 2018 Member of Artistic Direction Porto/Post/Doc: Film & Media Festival, Portugal
2003/03 - 2007/03 Gestor de Conteúdos Encore Filmes, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2011 - 2013 Retratos de Família: A identidade nacional e a violência em João Canijo
SFRH/PROTEC/67568/2010 
Instituto Politécnico de Bragança
2008/03/01 - 2010/08/31 A Identidade Portuguesa nos Filmes de João Canijo
SFRH/BD/36443/2007
Universidade de Aveiro, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído

Projeto

Designação Financiadores
2022/01/17 - 2023/07/16 INSERT - estratégia educativa digital para uma literacia fílmica inclusiva e flexível
EXPL/CED-EDG/0716/2021
Universidade Católica Portuguesa, Portugal

Universidade Católica Portuguesa Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2019/01/01 - 2019/12/31 Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes
UID/EAT/00622/2019
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2019/01/01 - 2019/12/31 Centro de Línguas, Literaturas e Culturas
UID/ELT/04188/2019
Universidade de Aveiro, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Daniel Ribas. "A narrativa fílmica em O Sangue de Pedro Costa". Trabalho apresentado em VI Encontro Anual da AIM, Porto, 2016.
    Publicado
  2. Daniel Ribas. "Retratos de família: o cinema de João Canijo". Trabalho apresentado em Fórum do Cinema e do Audiovisual da ESMAE: Seminário do Mestrado em Comunicação Audiovisual, Porto, 2016.
    Publicado
  3. Ribas, Daniel; Daniel Ribas de Almeida. "Film narrative and script in Pedro Costa". Trabalho apresentado em 9th SRN international conference, Leeds, 2016.
    Publicado
  4. Bär, Gerald; Ribas, Daniel. "A receção crítica de "O complexo Baader-Meinhof": contradições éticas e estéticas". Trabalho apresentado em IV Encontro Anual da AIM, Covilhã,, 2015.
    Publicado
  5. Daniel Ribas. "Nova Geração?: a geração curtas chega às longas". Trabalho apresentado em II Jornadas "Cinema em Português", Covilhã, 2011.
    Publicado
  6. Ribas, Daniel; Baptista, Maria Manuel. "An identity discourse: João Canijo and José Gil". 2011.
  7. Bárbara Barroso; Daniel Ribas. "Contextualização da licenciatura em design de jogos digitais no panorama português". Trabalho apresentado em SBGames 2009, Rio de Janeiro, 2009.
    Publicado
  8. Daniel Ribas. "João Canijo e a escola portuguesa". Trabalho apresentado em VI Congresso da SOPCOM, Lisbon, 2009.
    Publicado
  9. Bárbara Barroso; Daniel Ribas; Rui Pedro Lopes. "Configuração de uma licenciatura em design de jogos digitais". Trabalho apresentado em Vídeojogos 2009, Aveiro, 2009.
    Publicado
  10. Barroso, Bárbara; Ribas, Daniel; Lopes, Rui Pedro. "Configuração de uma licenciatura em design de jogos digitais". 2009.
    Barroso, Bárbara; Ribas, Daniel; Lopes, Rui Pedro (2009) - Configuração de uma licenciatura em design de jogos digitais. In Conferência de Ciências e Artes dos Videojogos. Vídeojogos 2009: actas. Aveiro. p. 1-10. ISBN 978-972-789-299-0.
  11. Barroso, Bárbara; Ribas, Daniel. "Contextualização da licenciatura em design de jogos digitais no panorama português". 2009.
Artigo em jornal
  1. Daniel Ribas. "Apichatpong Weerasethakul: Toda a Memória do Mundo", Público - Ípsilon, 2022, https://ciencia.ucp.pt/en/publications/9b75710a-dda9-4ce2-9f12-06b4b8ebd036.
  2. Ribas, Daniel. "O cinema português sedento de se parecer com o real", Público - Ípsilon, 2018, https://www.publico.pt/2018/11/09/culturaipsilon/cronica/cinema-portugues-sedento-parecer-real-1850116.
  3. Cunha, Paulo; Ribas, Daniel. "Tabu vs Amália: alguns números sobre o cinema português", Público, 2018, Ípsilon, https://www.publico.pt/2018/07/20/culturaipsilon/opiniao/tabu-vs-amalia-alguns-numeros-sobre-o-cinema-portugues-1838209.
  4. Ribas, Daniel. "A fé de João Canijo num cinema do real", Público, 2017, Ípsilon, https://www.publico.pt/2017/04/27/culturaipsilon/noticia/a-fe-de-joao-canijo-num-cinema-do-real-1769831.
Artigo em revista
  1. Daniel Ribas. "DocLisboa 2023: the slow change". Senses of Cinema 108 (2024): 1-6. http://hdl.handle.net/10400.14/44009.
    Acesso aberto • Publicado
  2. Daniel Ribas. "Imitations of life". Cinema Scope 25 94 (2023): 12-15. https://ciencia.ucp.pt/en/publications/8394ce4f-aa6c-485f-ac3c-ba86c6d84190.
  3. Daniel Ribas; Carlos Natálio; João Pedro Amorim. "EDITORIAL: V15 N1". Journal of Science and Technology of the Arts 15 1 (2023): 5-7. http://hdl.handle.net/10400.14/44158.
    Acesso aberto • Publicado • 10.34632/jsta.2023.15681
  4. Daniel Ribas; Carlos Eduardo Ribeiro Mendes Natálio; João Pedro Amorim. "Editorial V14 N3". Journal of Science and Technology of the Arts 14 3 (2022): https://ciencia.ucp.pt/en/publications/05fba516-72cf-4e8b-a749-56b7022c153d.
    Publicado • 10.34632/jsta.2022.11834
  5. Daniel Ribas; Maria Coutinho; Carlos Eduardo Ribeiro Mendes Natálio; João Pedro Amorim. "Editorial v14 n1". Journal of Science and Technology of the Arts 14 1 (2022): https://ciencia.ucp.pt/en/publications/f9b63cb2-cc2c-4d9f-b2f6-72907d53e3be.
    Acesso aberto • Publicado • 10.34632/jsta.2022.11465
  6. Daniel Ribas; Maria Coutinho; Carlos Natálio; João Pedro Amorim. "Editorial". Journal of Science and Technology of the Arts 14 2 (2022): 4-6. http://hdl.handle.net/10400.14/43988.
    Acesso aberto • Publicado • 10.34632/jsta.2022.11686
  7. Daniel Ribas; Maria Coutinho; Carlos Eduardo Ribeiro Mendes Natálio; João Pedro Amorim. "Editorial v13 n3". Journal of Science and Technology of the Arts 13 3 (2021): https://ciencia.ucp.pt/en/publications/03410757-97fc-413e-8b3e-f1be99501c9d.
    10.34632/jsta.2021.11083
  8. Daniel Ribas; Maria Coutinho; Carlos Natálio; João Pedro Amorim. "Editorial v13 n2". Journal of Science and Technology of the Arts 13 2 (2021): https://ciencia.ucp.pt/en/publications/c17d04fe-0f61-4259-abad-9949351bf4c8.
    Acesso aberto • Publicado • 10.34632/jsta.2021.10111
  9. Daniel Ribas; Maria Coutinho; Carlos Natálio; João Pedro Amorim. "Editorial v13 n1". 13 1 (2021): https://ciencia.ucp.pt/en/publications/392d0250-82e3-4e0d-8b3b-80e59971b1f0.
    Acesso aberto • 10.34632/jsta.2021.9981
  10. Daniel Ribas; Nuno Crespo; Carlos Sena Caires. "Editorial: On Cinema". Journal of Science and Technology of the Arts (2020): https://ciencia.ucp.pt/en/publications/c7ba41d3-6d37-4594-838b-10dc9f712cee.
    Publicado • 10.34632/jsta.2020.9392
  11. Castro, Maria Guilhermina; Palinhos, Jorge; Ribas, Daniel; Caires, Carlos Sena. "Editorial - CITAR Journal, Volume 9, No. 2". Journal of Science and Technology of the Arts 9 2 (2017): 1. http://dx.doi.org/10.7559/citarj.v9i2.363.
    Publicado • 10.7559/citarj.v9i2.363
  12. Tiago Baptista; Susana Viegas; Carolin Overhoff Ferreira; Maria Do Carmo Piçarra; Teresa Castro; Daniel Ribas. "Editorial #5". Aniki : Revista Portuguesa da Imagem em Movimento 3 1 (2016): https://doi.org/10.14591%2Faniki.v3n1.230.
    10.14591/aniki.v3n1.230
  13. Tiago Baptista; Susana Viegas; Carolin Overhoff Ferreira; Maria do Carmo Piçarra; Teresa Castro; Daniel Ribas. "Editorial #4". Aniki : Revista Portuguesa da Imagem em Movimento 2 2 (2015): https://doi.org/10.14591%2Faniki.v2n2.191.
    10.14591/aniki.v2n2.191
  14. Tiago Baptista; Susana Viegas; Carolin Overhoff Ferreira; Maria Do Carmo Piçarra; Teresa Castro; Daniel Ribas. "Editorial #3". Aniki : Revista Portuguesa da Imagem em Movimento 2 1 (2015): https://doi.org/10.14591%2Faniki.v2n1.169.
    10.14591/aniki.v2n1.169
  15. Tiago Baptista; Susana Viegas; Carolin Overhoff Ferreira; Maria Do Carmo Piçarra; Teresa Castro; Daniel Ribas. "Editorial #2". Aniki : Revista Portuguesa da Imagem em Movimento 1 2 (2014): https://doi.org/10.14591%2Faniki.v1n2.99.
    10.14591/aniki.v1n2.99
  16. Tiago Baptista; Susana Viegas; Carolin Overhoff Ferreira; Maria do Carmo Piçarra; Teresa Castro; Daniel Ribas. "Editorial #1". Aniki : Revista Portuguesa da Imagem em Movimento 1 1 (2014): https://doi.org/10.14591%2Faniki.v1n1.53.
    10.14591/aniki.v1n1.53
  17. Daniel Ribas. "Canijo e a Tragédia Grega". Drama - revista de cinema e teatro (2009): http://drama.argumentistas.org.
    Acesso aberto • Publicado
  18. Ribas, Daniel. "Escaping the future: o sangue". Senses of Cinema 49 (2009): https://www.sensesofcinema.com/2009/cteq/o-sangue/.
    Acesso aberto • Publicado
  19. Daniel Ribas. "Canijo e a Tragédia Grega: adaptação da trilogia «Oresteia» ao cinema português contemporâneo". Drama - revista de teatro e cinema 1 (2009): 26-29.
    Acesso aberto • Publicado
  20. Daniel Ribas; Bárbara Barroso. "No Cinema Português - Continuidades e Rupturas em Pedro Costa". Revista Devires 5 1 (2008): 136-159. http://hdl.handle.net/10198/7492.
    Acesso aberto • Publicado
Artigo em revista (magazine)
  1. Ribas, Daniel. "O Cinema das Crises - Documentário Português da Última Década", Cinema, 2018
  2. Daniel Ribas. "O Rei das Berlengas ou A Independência das Ditas", Cadernos Históricos, 2015
  3. Daniel Ribas. "É o amor, de João Canijo", A Cuarta Parede, 2013, http://hdl.handle.net/10198/8526.
  4. Ribas, Daniel. "Último Cinema Portugués: Experimentación Formal e Narrativa", A Cuarta Parede, 2011, http://www.acuartaparede.com/?p=78.
  5. Ribas, Daniel. "Identificação de um filme: sobre «Sangue do Meu Sangue»", A Cuarta Parede, 2011, http://hdl.handle.net/10198/6878.
  6. Ribas, Daniel. "João Canijo e a tragédia grega: adaptação da trilogia da "Oresteia" ao cinema português contemporâneo", Drama: Revista de Teatro e Cinema, 2009, http://hdl.handle.net/10198/7468.
Capítulo de livro
  1. Daniel Ribas. "Drvo". In O cinema de André Gil Mata: alguma luz na escuridão, 101-112. Batalha Centro de Cinema, 2023.
    Publicado
  2. Daniel Ribas. "Arca D'Água". In O cinema de André Gil Mata: alguma luz na escuridão, 39-48. Batalha Centro de Cinema, 2023.
    Publicado
  3. Daniel Ribas. "Cativeiro". In O cinema de André Gil Mata: alguma luz na escuridão, 59-68. Batalha Centro de Cinema, 2023.
    Publicado
  4. Daniel Ribas. "O coveiro". In O cinema de André Gil Mata: alguma luz na escuridão, 69-78. Batalha Centro de Cinema, 2023.
    Publicado
  5. Daniel Ribas. "O Sangue (1989), Pedro Costa: Clara e as luzes da noite [00:22:40-00:22:55]". In Os 100 melhores planos do cinema: 100 autores, 100 planos, 79-82. Edições 70, 2023.
    Publicado
  6. Daniel Ribas. "O fascínio". In O quarto perdido do MotelX : os filmes do terror português (1911-2006), editado por Rosário, Filipa, 157-164. Cineclube de Terror de Lisboa, 2022.
    Publicado
  7. Daniel Ribas. "A morte da tragédia: Pathosformel e a imaginação melodramática". In Vasco Araújo: Pathosformel, editado por Nuno Crespo, 239-247. Documenta, 2021.
    Publicado
  8. Daniel Ribas. "The death of tragedy: Pathosformel and the melodramatic imagination". In Vasco Araújo: Pathosformel, editado por Nuno Crespo, 311-315. Documenta, 2021.
    Publicado
  9. Daniel Ribas. "O cinema nórdico". In História do cinema: dos primórdios ao cinema contemporâneo, 177-191. Edições 70, 2021.
    Publicado
  10. Ribas, Daniel. "O cinema do som e da fúria: o melodrama familiar americano". In Imitações da vida - cinema clássico americano : ensaios para Mário Jorge Torres, editado por Bértolo, José; Rowland, Clara; Fernando Guerreiro, 241-250. Bookbuilders, 2020.
    Publicado
  11. Daniel Ribas; Paulo Cunha. "Para Uma Breve História do Cinema Português no Século XXI". 7-26. Curtas Metragens CRL, 2020.
  12. Daniel Ribas; Paulo Cunha. "Notes Towards a Brief History of Portuguese Cinema in the 21 st Century". In Reframing Portuguese Cinema in the 21st Century, editado por Daniel Ribas; Paulo Cunha, 7-26. Curtas Metragens CRL, 2020.
    Publicado
  13. Daniel Ribas. "Um cineasta à parte: Godard e o Maio de 68". In O que pode a arte?: 50 anos do Maio de 68, 75-87. Documenta, 2018.
    Publicado
  14. Daniel Ribas; Paulo Cunha. "Quebrando tabus: para uma análise dos modos de produção no cinema português contemporâneo". In Oficios del cine: manual para prácticas cinematográficas, 453-490. Universidade do Porto, 2017.
    Publicado
  15. Ribas, Daniel; Cunha, Paulo. "Pedro Costa, portugiesischer Filmemacher". In Pedro Costa, portugiesischer Filmemacher, editado por Malte Hagener; Tina Kaiser, 5-24. München, Alemanha: edition text+kritik, 2016.
    Publicado
  16. Ribas, Daniel. "Família e Violência em João Canijo". In Estudos culturais e interfaces: objetos, metodologias e desenhos de investigação, 149-167. Aveiro e Santa Maria, Brasil: Universidade de Aveiro e Universidade Federal de Santa Maria, 2016.
    Publicado
  17. Maria Guilhermina Castro; Carlos Sena Caires; Daniel Ribas; Jorge Palinhos. "Uma viagem pela narrativa". In Cartografia das fronteiras da narrativa audiovisual, 6-9. Universidade Católica Editora, 2016.
    Publicado
  18. Ribas, Daniel. "Melodrama e realismo em João Canijo". In Cartografia das Fronteiras da Narrativa Audiovisual, editado por Castro, Maria Guilhermina; Caires, Carlos Sena ; Palinhos, Jorge Miguel Ferrão; Ribas, Daniel, 82-91. Portugal: Universidade Católica Editora, 2016.
    Publicado
  19. Daniel Ribas. "Na solidão de um campo de batalha: José Fonseca e Costa, um autor". In José Fonseca e Costa, 205-244. Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema, 2016.
    Publicado
  20. Daniel Ribas; Tiago Baptista. "All the World’s Images: The Audiovisual Essay". In 24th Curtas Vila do Conde Catalogue. Curtas Metragens CRL, 2016.
    Publicado
  21. Daniel Ribas. "American friends: Borderline films". In 24th Curtas Vila do Conde Catalogue, 95-98. Curtas Metragens CRL, 2016.
    Publicado
  22. Daniel Ribas. "Algumas Tendências do Cinema Português Contemporâneo". In Cinema em Português. VIII Jornadas, 87-102. Universidade da Beira Interior, 2016.
    Publicado
  23. Daniel Ribas. "Família e Violência em João Canijo". In Estudos culturais e interfaces: objetos, metodologias e desenhos de investigação, 149-169. Universidade de Aveiro, 2016.
    Publicado
  24. Ribas, Daniel. "Fantasia Lusitana". In O Cinema Português Através dos Seus Filmes, 275-283. Lisboa, Portugal: Edições 70, 2014.
    Publicado
  25. Daniel Ribas. "Identidad y violencia en el cine de João Canijo". In Jugar con la memoria: el cine portugués en el siglo XXI, 52-77. Shangrila Textos Aparte, 2014.
    Publicado
  26. Ribas, Daniel. "2000-2009 - O Cinema do Futuro". In Cinema Português: Um Guia Essencial, 268-299. São Paulo, Brasil: Sesi/SP, 2013.
    Publicado
  27. Daniel Ribas. "Ser Português: o ponto de vista de João Canijo sobre a comunidade portuguesa em França". In Portugal Pelo Mundo Disperso, 125-135. Tinta da China, 2013.
    Publicado
  28. Daniel Ribas. "Sinais de inquietude: o cinema de Sandro Aguilar". In Geração invisível: os novos cineastas portugueses, 129-154. Universidade da Beira Interior, 2013.
    Publicado
  29. Ribas, Daniel. "Anatomia de um Festival: Curtas Vila do Conde (1993-2012)". In Anatomia de um Festival: Curtas Vila do Conde (1993-2012), 4-13. Vila do Conde, Portugal: Curtas Metragens CRL, 2012.
    Publicado
  30. Ribas, Daniel. "O interior no cinema português: João Canijo e António Reis/Margarida Cordeiro". In Terras em Transe – Ética e Estética no Cinema Português, 1-1. Munique, Alemanha: VAM, 2012.
    Publicado
  31. Ribas, Daniel; Cunha, Paulo. "Our Lady of Fatima and Marian Myth in Portuguese Cinema". In Roman Catholicism in Fantastic Film, 81-94. Jefferson, North Carolina, Estados Unidos: McFarland & Company, 2011.
    Publicado
  32. Ribas, Daniel. "Um Discurso Sobre a Identidade: João Canijo e José Gil". In Representações da Portugalidade, editado por Barata, André; Pereira, António Santos; Carvalheiro, José Ricardo, 81-91. Lisboa, Portugal: Caminho, 2011.
    Publicado
  33. Ribas, Daniel. "O Futuro Próximo - Dez Anos de Curtas-Metragens Portuguesas (2000-2009)". In Agência, uma Década em Curtas, 92-105. Vila do Conde, Portugal: Curtas Metragens CRL, 2010.
    Publicado
Edição de livro
  1. Ribas, Daniel; Cunha, Paulo. Um novo olhar sobre o Cinema Português do Século XXI. Vila do Conde, Portugal: Curtas Metragens CRL. 2020.
    Publicado • Editor
  2. Daniel Ribas; Paulo Cunha. Reframing Portuguese cinema in the 21st century. Curtas Metragens CRL. 2020.
  3. Branco, Sérgio Dias; Ribas, Daniel; Penafria, Manuela. Atas do VIII Encontro da AIM. Lisboa, Portugal: AIM. 2019.
    Publicado
  4. Ribas, Daniel; Rodrigues, Nuno. Laboratório Cinemático - Solar, 10 Anos. Vila do Conde, Portugal: Curtas Metragens, CRL. 2016.
    Publicado • Editor
  5. Castro, Maria Guilhermina (ed.); Caires, Carlos Sena (ed.); Ribas, Daniel (ed.); Palinhos, Jorge (ed.); Maria Guilhermina Castro; Carlos Sena Caires; Daniel Ribas; Jorge Palinhos. Cartografia das Fronteiras da Narrativa Audiovisual. Portugal: Universidade Cat{\'o. 2016.
    Publicado • 10.34632/9789898835048
  6. Ribas, Daniel (Ed.); Penafria, Manuela (Ed.). Atas do IV Encontro Anual da AIM. Portugal: AIM - Associação de Investigadores da Imagem em Movimento. 2015.
  7. Ribas, Daniel; Micaelo, Mário. Puro Cinema: Curtas Vila do Conde 20 Anos Depois. Vila do Conde, Portugal: Curtas Metragens CRL. 2012.
    Publicado • Editor
  8. Ribas, Daniel; Dias, Miguel. Agência, uma década em curtas. Vila do Conde, Portugal: Curtas Metragens CRL. 2010.
    Publicado • Editor
Edição de número de revista
  1. Castro, Maria Guilhermina; Palinhos, Jorge; Ribas, Daniel; Caires, Carlos Sena. "Narrative and Audiovisual Creation". Journal of Science and Technology of the Arts 9 2 (2017): http://artes.ucp.pt/citarj/issue/view/13.
    Publicado
Livro
  1. Daniel Ribas. Fantasia Lusitana: Caderno Pedagógico. Plano Nacional de Cinema. 2022.
    Publicado
  2. Ribas, Daniel. Uma dramaturgia da violência: os filmes de João Canijo. Lisboa, Portugal: Imprensa de História Contemporânea. 2019.
    Publicado • 10.34619/0aer-e680
Poster em conferência
  1. Daniel Ribas; Maria Manuel Baptista. "An identity discourse: João Canijo and José Gil". Trabalho apresentado em Research Day – Universidade de Aveiro, 2011.
Resumo em conferência
  1. Maria Guilhermina Castro; Daniel Ribas. "Complex narratives in portuguese cinema". 2018.
Revisão de livro
  1. Daniel Ribas. "Portuguese cinema (1960-2010): consumption, circulation and commerce, André Rui Graça (2021)". Revisão de Portuguese cinema (1960-2010): consumption, circulation and commerce 36, 1 (2023): 93-95. https://ciencia.ucp.pt/en/publications/19ab7cab-3ff5-4d80-b1ac-fdca6ae10dee.
    Publicado • 10.1386/ijis_00093_5
  2. Ribas, Daniel. "Investigações sobre 'slowness'". 4, 1 (2017): 207-212. http://hdl.handle.net/10198/13894.
    Publicado • 10.14591/aniki.v4n1.310
  3. Castro, Maria Guilhermina; Caires, Carlos Sena; Ribas, Daniel; Palinhos, Jorge; Castro, Maria Guilhermina; Research Centre for Science and Technology of the Arts (CITAR), School of Arts, Catholic Un; Caires, Carlos Sena; Research Centre for Science and Technology of the Arts (CITAR), School of Arts, Catholic Universit; Ribas, Daniel; Polytechnics Institute of Bragança, Portugal; Palinhos, Jorge; Arnaldo Araújo Research Centre, Communication and Society Research Centre, IPB, Portugal. "A Review of the Colloquium «Narrative, Media and Cognition» — a Cartography of the Borders of Narrative". 7, 2 (2015): 89-94. http://hdl.handle.net/10400.26/18701.
    Publicado • 10.7559/citarj.v7i2.164
Tese / Dissertação
  1. Almeida, Daniel Ribas de; Daniel Ribas de Almeida. "Retratos de família: a identidade nacional e a violência em João Canijo". Doutoramento, Universidade de Aveiro, 2014. http://hdl.handle.net/10773/13462.

Artística / Interpretação

Arte visual
  1. Ribas, Daniel. PASSE - Programa de Promoção da Saúde em Ambiente Escolar.
  2. Ribas, Daniel. Studio Residence.
Exposição artística
  1. Daniel Ribas; Paulo Cunha. Seleção nacional - constelação #4: lagutrop. 2024.
  2. Daniel Ribas; Paulo Cunha. Seleção nacional - constelação #3: brandos cstumes. 2023.
  3. Daniel Ribas; Paulo Cunha. Seleção nacional - constelação #2: el dorado. 2023.
  4. Daniel Ribas; Paulo Cunha. Seleção nacional - constelação #1: antes do Futuro. 2022.
  5. Daniel Ribas. É Noite na América: Ana Vaz. 2022.
  6. Daniel Ribas. Salomé Lamas - Auto-Retrato. 2018.
Guião
  1. Ribas, Daniel; Daniel Ribas de Almeida. Ilha do Sal. 2006.
  2. Ribas, Daniel; Daniel Ribas de Almeida. A Bruxa e o ET. 2003.

Outros

Outra produção
  1. Curtas Vila do Conde - Festival Internacional de Cinema. 2010. Daniel Ribas.
  2. Desmistificando a crítica – Contradições na recepção crítica dos filmes de João Canijo. 2008. Daniel Ribas.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2022/03/30 Project-based learning na Licenciatura em Cinema da Escola das Artes 1st Pedagogical Innovation Meeting
Universidade Católica Portuguesa (Lisboa, Portugal)
2022/02/23 A Transcendência do Ecrã #1: “Nossa Senhora de Fátima e o Culto Mariano no Cinema Português” Ciclo de conferências "A Transcendência do Ecrã"
(Lisbon, Portugal)
2019/07/09 O cinema enquanto projeto artístico, científico e pedagógico Ciência 2019
Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Lisboa, Portugal)
2015 A receção crítica de "O Complexo Baader-Meinhof": contradições éticas e estéticas
(Portugal)
2012 Identidade(s) em Transição no Cinema Português II Encontro Anual da AIM
AIM - Associação de Investigadores da Imagem em Movimento (Lisboa, Portugal)
2012 Disturbed Families: film and violence in João Canijo NECS 2012 Conferece - Time Networks: Screen Media and Memory
NECS - European Network for Cinema and Media Studies (Lisboa, Portugal)
2011 Um Discurso sobre a Identidade: João Canijo e José Gil III Jornadas da AIM
AIM - Associação de Investigadores da Imagem em Movimento (Aveiro, Portugal)
2011 Mapping Portuguese identity in the films of João Canijo SCMS Annual Conference
SCMS - Society for Cinema and Media Studies (Nova Orleães, Estados Unidos)
2011 Modos de produção no cinema português contemporâneo I Encontro Anual da AIM
AIM - Associação dos Investigadores da Imagem em Movimento (Faro, Portugal)
2011 Identity Myths in João Canijo A Europa das Nacionalidades. Mitos de origem: discursos modernos e pós-modernos
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2011 Um olhar sobre o novo cinema português II Congresso Internacional de Estudos Interculturais
ISCAP (Porto, Portugal)
2011 Sound in Portuguese Films of the 2000s NECS 2011 Conference: Sonic Futures: Soundscapes and the Languages of Screen Media
NECS - European Network for Cinema and Media Studies (Londres, Reino Unido)
2011 No Interior do Cinema Português: João Canijo e António Reis/Margarida Cordeiro 9º Congresso Alemão de Lusitanistas, Secção 7 - Terras em Transe - Éticas e Estéticas nos Cinemas Lusófonos
Associação Alemã de Lusitanistas (Viena, Áustria)
2011 Violência e conflito: o cinema de João Canijo (Post-)Conflict Cinema: Remembering Out-breaks and In-tensions – IV CECC International Conference on Culture and Conflict
Universidade Católica Portuguesa (Lisboa, Portugal)
2010 Lisbon Stories: The new generation of Portuguese cinema and the city NECS 2010 The Istambul Conference "Urban Mediations"
NECS - European Network for Cinema and Media Studies (Istambul, Turquia)
2010 Writing the Short Fiction Film: a Contemporary Portuguese Case Study Screenwriting research Conference
Screenwriting Research Network (Copenhaga, Dinamarca)
2010 Mapeando a Identidade Portuguesa em João Canijo III Jornadas de Cinema em Português
Universidade da Beira Interior (Covilhã, Portugal)
2009 João Canijo e a Escola Portuguesa 6.º Congresso SOPCOM - Sociedade dos Media: Comunicação, Política e Tecnologia
Universidade Lusófona (Lisboa, Portugal)
2009 Greek Tragedy Adaptation: the case of the Portuguese filmmaker João Canijo NECS 2009 The Lund Conference "Locating Media"
NECS - European Network for Cinema and Media Studies (Lund, Suécia)
2009 Violência e Realismo nos Filmes de João Canijo XIII Encontro Anual da SOCINE
SOCINE - Sociedade Brasileira de Estudos do Cinema e Audiovisual (São Paulo, Brasil)
2009 Nova Geração?: a geração curtas chega às longas II Jornadas de Cinema em Português
Universidade da Beira Interior (Covilhã, Portugal)
2008 Ser Português - O ponto de vista de João Canijo sobre a Comunidade Portuguesa em França Congresso Internacional sobre Narrativa e Diáspora Portuguesa (1928-2008)
(Lisboa, Portugal)
2008 Desmistificando a crítica – Contradições na recepção crítica dos filmes de João Canijo O cinema através da crítica Cinema, teoria, literatura e crítica de cinema na Península Ibérica
CEIS20 (Coimbra, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2023/09/01 - Atual "Uma impressão de Irrealidade Quase Dolorosa" - Variações da Melancolia em Fanny Owen, de Agustina Bessa-Luís e Francisca, de Manoel de Oliveira
Coorientador de Maria Brás Mendes Ferreira
Estudos Portugueses (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2023/03/01 - Atual Politics and poetics of documentary film festival curatorship: a European perspective
Orientador de Andrada-Cristina Neacsu
Ciência e Tecnologia das Artes (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2021/09/15 - Atual Drifts In Contemporary Peruvian Experimental Cinema
Orientador de Paola Yamile Vela Vargas
Ciência e Tecnologia das Artes (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2023/03/29 - 2023/03/29 Paisagem no cinema português de ficção: projeto Litoral
School of Arts, Portugal
2022 - 2023 Febre Postal
Orientador de Vasco André Ribeiro de Vasconcelos
Cinema (Mestrado)
School of Arts, Portugal
2022 - 2023 Nunca estive tão perto: o cinema como expressão da espera e do lugar
Orientador de Francisca Dores Leal
Cinema (Mestrado)
School of Arts, Portugal
2022 - 2023 O medieval contemporâneo: natureza como fonte primordial
Orientador de Miguel Leite da Silva Mesquita
Cinema (Mestrado)
School of Arts, Portugal
2021 - 2022 Masculinidade e o poder de afeção: crise e destabilização
Orientador de Vasco Trabulo Bäuerle
Cinema (Mestrado)
School of Arts, Portugal
2021 - 2022 Um jardim interior
Orientador de Sergio Barral Roo
Cinema (Mestrado)
School of Arts, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2023 - 2023 Spring Seminar 2023 (2023/05/10 - 2023/05/12)
Seminário (Coorganizador)
2022 - 2022 Spring Seminar 2022: Traumatic Landscapes (2022/05/04 - 2022/05/06)
Conferência (Coorganizador)
2022 - 2022 Há ouro em todo o lado (2022/04/05 - 2022/04/05)
Seminário (Coorganizador)
2021 - 2021 Spring Seminar 2021 – Spectrology, Haunting and Ghosts - 5th – 7th May 2021 (2021/05/05 - 2021/05/07)
Conferência (Coorganizador)
2020 - 2020 Spring Seminar 2020 (2020/10/15 - 2020/10/16)
Seminário (Coorganizador)
2019/09/12 - 2019/09/14 12th Screenwriting Research Network (SRN) International Conference (2019/09/12 - 2019/09/14)
Conferência (Coorganizador)
2019 - 2019 Spring Seminar: On Cinema (2019/05/23 - 2019/05/24)
Conferência (Coorganizador)
2018 - 2018 VIII encontro anual da AIM (2018/05/16 - 2018/05/19)
Conferência (Outra)
2017 - 2017 VII Encontro Anual da AIM (2017/05/10 - 2017/05/13)
Conferência (Coorganizador)
2016 - 2016 VI Encontro Anual da AIM (2016/05/04 - 2016/05/07)
Conferência (Coorganizador)
2015 - 2015 V Encontro Anual da AIM (2015/05/21 - 2015/05/23)
Conferência (Coorganizador)
2014 - 2014 IV Encontro Anual da AIM (2014/05/15 - 2014/05/17)
Conferência (Coorganizador)
2013 - 2013 III Encontro Anual da AIM - Associação de Investigadores da Imagem em Movimento (2013/05/09 - 2013/05/11)
Conferência (Coorganizador)
2012 - 2012 II Encontro Anual da AIM (2012/05/16 - 2012/05/16)
Conferência (Coorganizador)
2011 - 2011 III Jornadas da AIM
Seminário (Outra)
2011 - 2011 I Encontro Anual da AIM (2011/05/12 - 2011/05/14)
Conferência (Coorganizador)

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2024 Languages Of Imagination: Films And Dreams
Arguente principal
Linda Koncz (Doutoramento)
School of Arts, Portugal

Research Center for Science and Technology of the Arts (CITAR), Portugal
2023 Remaking: The Reshaping Of Sound In Portuguese Musical Comedies
Arguente principal
Kristine Dizon (Doutoramento)
Research Center for Science and Technology of the Arts (CITAR), Portugal

School of Arts, Portugal
2022 Resgates da câmara: Intimidade e unidade de espaço no cinema de ficção narrativo
Arguente principal
Pedro Crispim Santos Álvaro (Doutoramento)
School of Arts, Portugal

Research Center for Science and Technology of the Arts (CITAR), Portugal
2020 A poética narrativa cinematográfica e a representação da família nos filmes da Walt Disney Pictures, da animação para o live-action
Arguente principal
Larissa Schlögl (Doutoramento)
School of Arts, Portugal

Research Center for Science and Technology of the Arts (CITAR), Portugal
2020 Cidade Ilha: O documentário etnográfico autoral como alternativa a exotização, a partir da cidade do Porto
Arguente principal
Ana Clara Nunes Roberti (Doutoramento)
School of Arts, Portugal

Research Center for Science and Technology of the Arts (CITAR), Portugal
2020 Protest Images, Collective Portraits
Arguente
Maria Madalena Túbal Miranda (Doutoramento)
Research Center for Science and Technology of the Arts (CITAR), Portugal

School of Arts, Portugal
2019 A Persistência do Cinemático à Luz da Noção de Phármakon
Arguente principal
Carlos Eduardo Ribeiro Mendes Natálio (Doutoramento)
School of Arts, Portugal

Research Center for Science and Technology of the Arts (CITAR), Portugal
2018 O Espectador Espantado
Arguente principal
Edgar Pêra (Doutoramento)
School of Arts, Portugal

Research Center for Science and Technology of the Arts (CITAR), Portugal
2017 A Circulação do Cinema Universitário Português e Brasileiro nas Redes Sociais Digitais: A Produção das Instituições Públicas entre 2010 e 2013
Arguente
Maria Cristina Tonetto (Doutoramento)
Research Center for Science and Technology of the Arts (CITAR), Portugal

School of Arts, Portugal
2017 Semiotic Multimodality: A Filmic Analysis of Wong Kar-Wai's "In the Mood for Love”
Arguente principal
Bernard Tan Chee Seng (Doutoramento)
School of Arts, Portugal

Research Center for Science and Technology of the Arts (CITAR), Portugal
2015/11 Anti-heróis no Cinema
Arguente principal
Pedro Alexandre de Almeida Lima Fernandes Baranita (Mestrado)
Research Center for Science and Technology of the Arts (CITAR), Portugal

School of Arts, Portugal
2015 O contributo da rotoscopia na relação entre cinema de animação e artes plásticas Ana Sofia Vieira Fernandes (Mestrado)
Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, Portugal
2015 Imitação de Vida. A escrita cinematográfica e o melodrama
Arguente principal
Pedro Miguel Ferreira Lopes (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2015 Slashers: do original ao remake
Vogal
Bruno Cunha (Mestrado)
Research Center for Science and Technology of the Arts (CITAR), Portugal

School of Arts, Portugal
2015 O contributo da rotoscopia na relação entre cinema de animação e artes plásticas
Vogal
Ana Sofia Vieira Fernandes (Mestrado)
Research Center for Science and Technology of the Arts (CITAR), Portugal

School of Arts, Portugal
2015 Imitação de Vida. A escrita cinematográfica e o melodrama
Vogal
Pedro Miguel Ferreira Lopes (Mestrado)
Research Center for Science and Technology of the Arts (CITAR), Portugal

School of Arts, Portugal
2015 O vestuário no cinema: percursos de análise em filmes portugueses de etnoficção
Arguente
Caterina Cucinotta (Doutoramento)
Research Center for Science and Technology of the Arts (CITAR), Portugal

School of Arts, Portugal
2014 O Assistente de Realização no contexto da crise Rui Pilão (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2014 Cinema híbrido: combinação de imagem real e animação para a representação de diferentes mundos e estéticas (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2014 O Assistente de Realização no contexto da crise
Vogal
Rui Pilão (Mestrado)
Research Center for Science and Technology of the Arts (CITAR), Portugal

School of Arts, Portugal
2014 Cinema híbrido: combinação de imagem real e animação para a representação de diferentes mundos e estéticas
Vogal
Sara Borges Allen (Mestrado)
Research Center for Science and Technology of the Arts (CITAR), Portugal

School of Arts, Portugal
2011 Timor Luís Miguel Lopes Silva (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2011 Timor
Vogal
Luís Miguel Lopes Silva (Mestrado)
Research Center for Science and Technology of the Arts (CITAR), Portugal

School of Arts, Portugal

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2019 - 2023 Journal of Science and Technology of the Arts (2183-0088) Universidade Católica Portuguesa
2017 - 2017 Journal of Science and Technology of the Arts (2183-0088) Universidade Católica Portuguesa
2014 - 2016 Aniki : Revista Portuguesa da Imagem em Movimento (2183-1750) Associação de Investigadores da Imagem em Movimento

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2023 - 2023 Apoio Complementar Instituto do Cinema e Audiovisual, Portugal
2023 - 2023 CREA-MEDIA-2023-DEVSLATE European Comission, Portugal
2022 - 2022 Produção de Primeiras Obras de Longa-Metragem de Ficção Instituto do Cinema e Audiovisual, Portugal
2022 - 2022 Inovação Audiovisual e Multimédia Instituto do Cinema e Audiovisual, Portugal
2022 - 2022 Produção de Documentários Cinematográficos Instituto do Cinema e Audiovisual, Portugal
2021 - 2021 Produção de Documentários Cinematográficos Instituto do Cinema e Audiovisual, Portugal
2020 - 2020 Coprodução com Países de Língua Portuguesa Instituto do Cinema e Audiovisual, Portugal
2020 - 2020 Escrita e Desenvolvimento de Obras Cinematográficas Instituto do Cinema e Audiovisual, Portugal
2020 - 2020 Produção de Longas Metragens de Ficção Instituto do Cinema e Audiovisual, Portugal
2019 - 2019 Produção de Primeiras Obras de Longa-Metragem de Ficção Instituto do Cinema e Audiovisual, Portugal
2018 - 2018 Escrita e Desenvolvimento de Projetos Cinematográficos Instituto do Cinema e Audiovisual, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2009 - 2009 Argumento Cinematográfico Especialização (Curso médio) Universidade de Coimbra, Portugal

Entrevista (jornal / revista)

Descrição da atividade Jornal / Forum
2023/12/29 Nós por cá todos cinema português: um ano de cinema português Público
2023/09/22 O homem da câmara de filmar Público - Ípsilon
2023/03/17 Dados Estatísticos Provisórios Público - Ípsilon
2023/01/13 Cinema Português: Haja Esperança Público
2022/07/22 Quando a Comédia Quer Ser Portuguesa Público - Ípsilon
2022/03/18 Uma visão do conflito (identitário), segundo Sergei Loznitsa Público
2022/01/26 Apichatpong Weerasethakul: toda a memória do mundo Público
2021/10/08 A educação sentimental de um país Público
2021/09/03 A experiência do cinema-paisagem Público
2021/07/30 O jardim dos caminhos que se bifurcam Público
2021/06/18 Um filme fora do tempo Público
2021/05/21 Pequenos crimes entre amigos: o novíssimo cinema argentino Público
2021/04/16 Porto 2001, vinte anos depois Público
2021/01/15 Stayin’ Alive: Christian Petzold Público
2020/11/13 Às vezes o Amor Público
2020/08/07 Pedro e Vanda no quarto que mudou o cinema Público
2018/11/09 O cinema português sedento de se parecer com o real Público
2017/04/28 A fé de João Canijo num cinema do real Público

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2018 - Atual School of Arts (Organisational unit) Member
2010/03 - Atual AIM - Associação de Investigadores da Imagem em Movimento Fundador; Membro; Presidente entre 2016 e 2018; Tesoureiro entre 2012-206
2009/01 - Atual NECS - European Network for Cinema and Media Studies
2008/01 - Atual APAD - Associação Portuguesa de Argumentistas e Dramaturgos
2016 - 2018 Associação de Investigadores de Imagem em Movimento (External organisation) Coordinator
2012 - 2015 SOPCOM

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2022 - Atual Research Center for Science and Technology of the Arts (CITAR) (Organisational unit) Research Center for Science and Technology of the Arts (CITAR), Portugal
2018 - 2022 Research Center for Science and Technology of the Arts (CITAR) (Organisational unit) Research Center for Science and Technology of the Arts (CITAR), Portugal
2010 - 2016 Associação de Investigadores de Imagem em Movimento (External organisation) Associação de Investigadores de Imagem em Movimento, Portugal
2012 - 2012 II Encontro Anual da AIM (Event)