???global.info.a_carregar???
Bruno Leal Piva atua na(s) área(s) de Humanidades com ênfase em Artes Cénicas (teatro, dramaturgia, cinema e dança) e em Línguas e Literaturas com ênfase em Ciências da Educação. Doutorando/Investigador em Estudos de Teatro no Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, com Bolsa financiada pela FCT. Mestre em Artes Cênicas pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, com Bolsa Erasmus em intercâmbio na Universidad Carlos III de Madrid. Bacharel e Licenciado em Letras (Português/Espanhol) pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Ator-Criador/Pesquisador com formação e passagem por Estúdio de Treinamento Artístico, Cia Os Satyros, Escola Livre de Teatro de Santo André, Grupo XIX de Teatro e Centro de Pesquisa Teatral (CPT) de Antunes Filho. Tem experiência com interpretação, assistência de encenação e dramaturgia, e suas pesquisas estão vinculadas aos processos de formação do artista e da cena teatrais. Também atuou como professor de Línguas e Literaturas Portuguesa/Brasileira e Espanhola/Hispano-americana e jogos teatrais para crianças, jovens e adultos. Atualmente investiga a mediação do humano e não-humano em presença e ausência do ator na cena contemporânea, baseado em influências de Grotowski e Kantor.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
BRUNO LEAL PIVA
Data de nascimento
1981/07/19
Género
Masculino

Nomes de citação

  • Leal Piva, Bruno
  • Piva, Bruno Leal
  • Piva, Bruno
  • Piva, B. L.

Identificadores de autor

Ciência ID
8912-DA66-3BEB
ORCID iD
0000-0002-5145-8391

Websites

Domínios de atuação

  • Humanidades - Artes - Estudo das Artes da Representação (música, teatro e dramaturgia)
  • Humanidades - Línguas e Literaturas
  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Espanhol; Castelhano Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Francês Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A1)
Português (Idioma materno)
Formação
Grau Classificação
2020/09 - 2024
Em curso
Estudos de Teatro (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2017/09/11 - 2019/05/29
Concluído
Artes Cénicas (Mestrado)
Especialização em Teatro, Performance, Dança, Cinema
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"A relação estrutura-espontaneidade no percurso artístico de J. Grotowski: acepções, contextos e interfaces." (TESE/DISSERTAÇÃO)
18,0
2016/02/15 - 2016/07/19
Concluído
Introdução ao Método do Ator (Outros)
Especialização em Teatro
Centro de Pesquisa Teatral (CPT) - Antunes Filho, Brasil
2015/03/05 - 2015/12/20
Concluído
Núcleo de Dramaturgia (Outros)
Especialização em Dramaturgia
Escola Livre de Teatro de Santo André, Brasil
2014/03/05 - 2014/12/15
Concluído
Núcleo de Pedagogia do Trabalho do Ator e Núcleo de Direção (Outros)
Especialização em Teatro
Escola Livre de Teatro de Santo André, Brasil
2011/02/15 - 2013/04/23
Concluído
Formação de Atores e Estudo de Arte Dramática (Outros)
Especialização em Teatro, Performance, Dança e estudo sobre Cinema
Estúdio de Treinamento Artístico, Brasil
Aprovado
2007 - 2011
Concluído
English on Campus (Outros)
Especialização em Curso de Inglês
Universidade de São Paulo, Brasil
Aprovado
2009/03/15 - 2010/01/19
Concluído
Língua Espanhola: Expressão da Oralidade e da Escrita (Postgraduate Certificate)
Especialização em Espanhol
Faculdade de Educação São Luís, Brasil
10,0 - nota do Brasil
2002/02/15 - 2005/05/09
Concluído
Licenciatura em Letras - Português/Espanhol (Licence)
Especialização em Educação em Línguas e Literaturas
Universidade de São Paulo, Brasil
8,8 - nota do Brasil
2000/02/15 - 2004/03/31
Concluído
Letras - Português/Espanhol (Bachelor)
Especialização em Línguas e Literaturas
Universidade de São Paulo Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, Brasil
7,1 - nota do Brasil
2002 - 2003
Concluído
Español en el Campus (Outros)
Especialização em Curso de Espanhol
Universidade de São Paulo, Brasil
Aprovado
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2020/09/01 - Atual Investigador (Investigação) Universidade de Lisboa Centro de Estudos de Teatro, Portugal
Universidade de Lisboa Centro de Estudos de Teatro, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2012/09/23 - 2017/09/30 Professor de Língua, Literatura e Jogos Teatrais Prefeitura Municipal de São Paulo, Brasil
Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, Brasil

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2019/10/15 - 2020/03 Professor de Artes e Movimento do Corpo Know How Sociedade de Línguas, Portugal
2018/06 - 2018/08 Ator Teatro Agita, Portugal
Mercado Medieval de Óbidos, Portugal
2014/10/20 - 2015/11/30 Ator Programa de Ação Cultural (PROAC) do Governo de São Paulo, Brasil
Grupo XIX de Teatro, Brasil
2005/12/16 - 2015/02/20 Técnico Acadêmico Universidade de São Paulo, Brasil
2011/08 - 2012/04 Ator Grupo Teatral O Encontro, Brasil
Grupo Teatral O Encontro, Brasil
2011/03 - 2011/12 Dramaturgo Estúdio de Treinamento Artístico, Brasil
Estúdio de Treinamento Artístico, Brasil
2009/08 - 2010/09 Revisor e Tradutor de Textos em Português e Espanhol Editora Conexão, Brasil
Editora Conexão, Brasil
2005/09 - 2006/07 Professor de Espanhol Microcamp, Brasil
Microcamp, Brasil
2004/02 - 2005/12 Escriturário Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Taboão da Serra, Brasil
Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Taboão da Serra, Brasil
2000/02 - 2000/12 Professor de Humanidades Governo do Estado de São Paulo, Brasil
Escola Estadual Solano Trindade, Brasil
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2020/12/01 - 2024/11/30 Presença e/na ausência do ator: do teatro não teatral de Grotowski e Kantor à cena contemporânea
2020.04605.BD
Universidade de Lisboa Centro de Estudos de Teatro, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2023/03/31 - 2023/06/20 Performing arts, robots and IA
000000
Pesquisador-participante convidado
Università degli Studi di Bologna Dipartimento delle Arti, Itália
Em curso
2022/05/15 - 2022/07/05 Scènes et Robotique: interactions et interralations
8953402
Pesquisador-participante convidado
Ecole Universitaire de Rechearche ArTeC (EUR ArTeC), França

Université Paris 8, França
Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Ecole Universitaire de Rechearche ArTeC (EUR ArTeC)
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Piva, B. L.. "O Parateatro e o Teatro das Fontes de Grotowski: uma questão de encontro". Trabalho apresentado em II Encontro Internacional Lusófono Todas as Artes/Todos os Nomes, Porto, 2021.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Piva, B. L.; Piva, Bruno Leal. "Aparições da morte em Kantor e Rimini Protokoll". Pós: Revista do Programa de Pós-Graduação em Artes da Escola Belas Artes da UFMG 13 18 (2023): 343-361.
    Publicado
  2. Piva, Bruno Leal. "Kantor na cadeira da Bauhaus: linhas para o teatro e o ator híbridos". Revista Dramaturgias 20 7 (2022): 115-139.
    Acesso aberto • Publicado
  3. Leal Piva, Bruno. "Rumo(res) a um Teatro não teatral: Grotowski e os anos 70". Diacrítica - Revista do Centro de Estudos Humanísticos 35 3 (2022): 272-285. http://diacritica.ilch.uminho.pt/index.php/dia/article/view/723.
    Publicado
  4. Piva, Bruno Leal. "Dramaturgias para encenação do espetáculo-processo Doroteia-Okê". Dramaturgias em Foco 5 1 (2021): 51-69. https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/dramaturgiaemfoco/article/view/1575.
    Publicado
  5. Piva, Bruno Leal. "EM BUSCA DE UM TEATRO SAGRADO: ENCONTROS E TRAVESSIAS NO OPEN PROGRAM OF WORKCENTER OF J. GROTOWSKI AND T. RICHARDS". Revista da FUNDARTE 41 41 (2020): 1-21. http://dx.doi.org/10.19179/2319-0868.674.
    Publicado • 10.19179/2319-0868.674
  6. Piva, Bruno. "Entre sonho, saudade e liberdade: a espontaneidade do fazer ser estruturado". Revista Interdisciplinar Internacional de Artes Visuais 7 1 (2020): 290-301. http://dx.doi.org/10.33871/23580437.2020.7.1.290-301.
    Publicado • 10.33871/23580437.2020.7.1.290-301
  7. Piva, Bruno. "A relação entre estrutura e espontaneidade no teatro de Jerzy Grotowski". Revista Concinnitas 20 36 (2020): 198-207. http://dx.doi.org/10.12957/concinnitas.2019.47964.
    Publicado • 10.12957/concinnitas.2019.47964
  8. Piva, Bruno Leal. "Revolução, Revelação: Um desenho da pintor(a)rte à espera, na peça A Semana". ILUMINURAS 20 51 (2019): 464-468. http://dx.doi.org/10.22456/1984-1191.91660.
    Publicado • 10.22456/1984-1191.91660
  9. Piva, Bruno Leal. "O TECIDO COLORIDO NA DANÇA-TEATRO DE PINA E BARBA: Uma Dramaturgia Plural de Subjetivação". MORINGA - Artes do Espetáculo 10 1 (2019): 181-200. http://dx.doi.org/10.22478/ufpb.2177-8841.2019v10n1.47962.
    Publicado • 10.22478/ufpb.2177-8841.2019v10n1.47962
  10. PIVA, BRUNO. "O ESTILO GROTESCO NO FILME FAUSTO, DE ALEKSANDR SOKUROV". Macabéa 7 1 (2018): 255-264. http://periodicos.urca.br/ojs/index.php/MacREN/article/view/1548.
    Publicado
  11. PIVA, BRUNO. "As máscaras da Coragem e o jogo plural entre revelação e ocultação". Paralaxe 5 Especial (2018): 19-34. https://revistas.pucsp.br/paralaxe/article/view/40541.
    Publicado
Livro
  1. Leal Piva, Bruno. Grotowski e a estrutura-espontaneidade do ator-criador: encontros e travessias. Jundiaí (SP), Brasil: Paco Editorial. 2020.
    Publicado • 10.33681/paco.ac-9786599011306
Tese / Dissertação
  1. Piva, Bruno Leal. "A relação estrutura-espontaneidade no percurso artístico de J. Grotowski: acepções, contextos e interfaces". Mestrado, Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, 2019.

Artística / Interpretação

Gravação áudio
  1. Iberian Media Productions (Produtor). 2018. "Locução - Hotel Insight".
Guião
  1. Piva, Bruno Leal. Vende-se um Forrobodó!. 2011.
  2. PIVA, BRUNO. Você Tem Problemas? Perfeito!. 2011.
Interpretação artística
  1. 2023. Dancing human and artificial creativity. DAMSLab - Università di Bologna.
  2. 2022. [RE]CANTOS: Pontes para o Encontro.
  3. 2022. Corps masqué, corps dansant. Maison des Sciences de l’Homme Paris Nord.
  4. 2022. Corps, geste, mouvement: de l' homme à la machine. Maison des Sciences de l’Homme Paris Nord.
  5. 2018. Mercado Medieval de Óbidos: personagem Frade-Eremita. Mercado Medieval de Óbidos.
  6. 2018. Dobragem para treinamento interno em hotel. Iberian Media.
  7. 2018. Entre sonho, saudade e liberdade: a espontaneidade de fazer ser estruturado.. FCSH - Universidade Nova de Lisboa.
  8. 2017. Curta-metragem "O Jornalista".
  9. 2017. Plantar Cavalos para Colher Sementes. Grupo XIX de Teatro.
  10. 2017. Flash Mob. Mosteiro D. Diniz.
  11. 2016. A Vida Secreta dos Casais.
  12. 2016. Curta-metragem "Uma Face na Escuridão".
  13. 2014. América Vizinha. Grupo XIX de Teatro.
  14. 2013. Os Piores do Mundo. Cia Os Satyros.
  15. 2012. Samadhi - Uma Investigação sobre Erotismo e Dor. Cidade de São Paulo.
  16. 2012. Curta-Metragem "Entre Porcos e Homens".
  17. 2012. Rego's. Cia Os Satyros.
  18. 2012. A Confissão de Leontina. ETA.
  19. 2012. Galileu.
  20. 2011. Vende-se um Forrobodó!.
  21. 2011. O Encontros dos Brinquedos e das Brincadeiras. Sest/Sesnat.
  22. 2011. Esquetes: “As Preciosas Ridículas”, de Molière, “Viúva, Porém Honesta, de Nelson Rodrigues”, “Vereda da Salvação”, de Jorge Andrade, “Casa de Bonecas, de Ibsen, e “Vestido de Noiva”, de Nelson Rodrigues.. Estúdio de Treinamento Artístico (ETA).
  23. 2011. Você Tem Problemas? Perfeito!.
  24. 2010. 3 X a Igreja do Diabo. Teatro Commune.
  25. 2009. Raul Fora da Lei. Teatro Dias Gomes.
  26. 2005. Eu, você e todos os outros. Biblioteca Monteiro Lobato.
  27. 2004. Farsa da Boa Preguiça.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2024/03/02 Interações entre o ator humano e o inumano na cena contemporânea Jornadas Internacionais de Marionetas '24
Centro de Estudos de Teatro - FLUL e Escola Superior de Educação de Lisboa - IPL
2022/10/14 Presence in absence: death in T. Kantor and in Rimini Protokoll's Nachlass International Encounter Presence, Absence, Invisibility
Performance e Cognição do ICNOVA/Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2021/07/02 O Parateatro e o Teatro das Fontes de Grotowski: uma questão de encontro II Encontro Internacional Lusófono Todas as Artes/Todos os Nomes
Universidade do Porto (Portugal)
2021/07/01 Entre sonho, saudade e liberdade: a espontaneidade do fazer ser estruturado II Encontro Internacional Lusófono Todas as Artes/Todos os Nomes
Universidade do Porto (Portugal)
2020/12/10 Estrutura-espontaneidade de Grotowski e o Taoísmo: uma aproximação artístico-filosófica 2º Simpósio Internacional Amar e Mudar as Coisas: A(fé)tos e Religiões, Sensibilidades e Emoções
Associação Internacional de Estudos de Afetos e Religiões (AMAR) e Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da Universidade Federal da Paraíba (CCHLA/UFPB) (Brasil)

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2023/04/17 - 2023/04/20 Research workshop and public presentation by MN Dance Company and GO 2025 Nova Gorica · Gorizia, dedicated to the comparison between human creativity and that of IA in theatre (Performing Robots Interdisciplinary Research Group), comparing the movement of a virtual robot NAO with that of human participants by discovering the possibilities of solutions on a scenic level, exploring the limits of the body - human and robotic: boundaries between reality and ficction, IA and human, creativity by algorithms and from the human body in action.
Oficina (workshop)
Dancing human and artificial creativity
Università degli Studi di Bologna Dipartimento delle Arti, Itália
2023/03/04 - 2023/03/05 Participação como ator-pesquisador do workshop O invisível e o indizível na atuação de Matteo Bonfitto, tendo como foco a exploração de práticas e procedimentos que criem condições para que experiências se materializem. Dentre os aspectos que ganham atenção especial nesse processo, cabe destacar a dimensão talvez mais complexa e profunda das experiências, que ultrapassa os limites da linguagem e que envolve uma articulação dinâmica entre o invisível e o indizível, com o objetivo de explorar a ativação de gatilhos psicofísicos na produção da cena.
Oficina (workshop)
O invisível e o indizível na atuação
Universidade de Lisboa Centro de Estudos de Teatro, Portugal

Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal
2023/01/30 - 2023/02/24 Participação como ator-pesquisador do workshop Campo de Visão: um sistema improvisacional coral, desenvolvido há mais de 30 anos por Marcelo Lazzaratto, que procura a ampliação da visão periférica e da percepção do outro, desenvolvendo a noção espacial, ativando e articulando um estado de concentração poética em que razão e sensibilidade se interseccionam livremente. Promove-se a relação e reflexão sobre o binómio individualidade-coletividade, através da relação entre movimento, ritmo, objeto, palavra e coro-protagonista.
Oficina (workshop)
Campo de Visão: coralidade e outros corpos
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, Brasil
2022/11/09 - 2022/11/09 Mediador da palestra "Arte, Magia e Inteligência Artificial: Criações de um Mago Psiconauta na Pandemia" de Ciberpajé do Festival Internacional Zonas de Compensação 9.0 Novas Realidades: territórios virtuais e outras marginalidades.
Festival
Festival Internacional Zonas de Compensação 9.0 Novas Realidades: territórios virtuais e outras marginalidades.
GIIP - Grupo Internacional e Interinstitucional de Pesquisa em Arte, Ciência e Tecnologia do IA - UNESP, Brasil
2022/08/01 - 2022/08/13 Nesta Residência Artística, partiu-se de um trabalho sobre cantos tradicionais afro-diaspóricos, e do ato de cantar em grupo, compreendidos enquanto pontes para um encontro não só intercultural entre artistas, mas para um encontro entre passado e presente, entre tradição e contemporaneidade. Com uma Caminhada Harmônica (10/08): intervenção urbana pelas ruas do centro de Lisboa aberta a participação do público, e a partilha do resultado da criação em residência, numa sessão aberta seguida de roda de conversa (13/08).
Oficina (workshop)
[RE]CANTOS: Pontes para o Encontro
Laboratório de Artes Performativas (LAP), Portugal
2022/06/27 - 2022/07/01 Lors de ce workshop les outils d¿expression corporelle de la chorégraphe Sophie Bulbulayn (DK-BEL) seront mis en dialogue avec les techniques du jeu masqué, notamment du masque larvaire, afin d¿explorer des circuits expressifs et relationnels non verbaux, et enquêter différentes qualités du mouvement, entre artificiel et organique. Dans ce partage et découverte de techniques artistiques différentes, les robots pourront intervenir ponctuellement pour apporter une dimension ultérieure d¿artificialité et d'altérité. Résultats au public: 01/07.
Oficina (workshop)
RobotAct III: Corps masqué, corps dansant
Ecole Universitaire de Rechearche ArTeC (EUR ArTeC), França

Université Paris 8, França
2022/06/25 - 2022/06/25 La présente journée d’étude internationale, en réunissant des ingénieurs, artistes et chercheurs en arts de la scène, vise à interroger les techniques et modalités d’animation et d’expression des corps artificiels, des dispositifs marionnettiques aux robots, afin d’en déterminer aussi les points de convergence, divergence et dépassement.
Simpósio
De la marionnette au robot : manipulation, animation et expression des corps artificiels
Ecole Universitaire de Rechearche ArTeC (EUR ArTeC), França

Université Paris 8, França
2022/04/13 - 2022/06/25 Explorer l¿expressivité du robot à travers l¿articulation du geste et du mouvement, en prenant comme point de départ la grammaire du mouvement et la relation homme/objet de Claire Heggen, cofondatrice du Théâtre du Mouvement. Articuler selon un double axe: l'application des techniques expressives de mouvement de l¿acteur au robot afin d¿arriver à une animation efficace du point de vue théâtral ; d¿autre part, la transposition des différents opérations en jeu dans la relation corps/objet à celle entre comédien/robot. Résultats au public: 25/06.
Oficina (workshop)
RobotAct II: Corps, geste, mouvement: de l' homme à la machine
Ecole Universitaire de Rechearche ArTeC (EUR ArTeC), França

Université Paris 8, França
2021/09/23 - 2021/09/24 New spectatorship in post-covid times: theatre and the digital
Conferência
New spectatorship in post-covid times: theatre and the digital
EASTAP - European Association for the Studies of the Theatre and Performance, França
2020/09/17 - 2020/09/20 Workshop ministrado por Stefan Kaegi (Cia teatral Rimini Protokoll) e promovido pela Boca Associação Cultural na edição bienal da Boca Summer School 2020, em parceria com a Fundação GDA e realizado na Culturgest
Oficina (workshop)
Conferência dos Ausentes
2020/06/24 - 2020/06/24 1ª Jornada Teatral - Existimos por que coisa? Esse encontro-palestra-coisa propõe um espaço para compartilhamento e discussões sobre o ato do espectador teatral, considerando o teatro de maneira expandida, a partir da observação de seres que espectam as teatralidades múltiplas que coexistem em nosso tempo em diversas partes do globo terrestre.
Seminário
Experiências do ser espectador: reflexões sobre o ato de espectar no teatro
2020/05/30 - 2020/05/30 Revelando o último Stanislávski - com Serguei Zemtsov e Elena Vássina
Encontro
Revelando o último Stanislávski
Centro Latino-Americano Stanislávski (CLAPS), Brasil
2020/05/18 - 2020/05/18 "Agir, sim. Mas, de que ação se trata? A ação é conceito central nas obras de Stanislávski e Grotowski, mas ali não se tratava, a meu ver, de um “fazer” voluntário e individual, como se a ação fosse vista como propriedade de um determinado sujeito já constituído. (...) será que a atuação não poderia contribuir para refletirmos, de maneira mais abrangente, sobre o agir, também fora da cena ou da sala de aula de teatro?" (Tatiana Motta Lima) Ação: O quê? Quem? Para quê? - em diálogo com Stanislávski e Grotowski
O Canto do Bode, Portugal
2019/03/10 - 2019/04/14 Aulas Práticas de Contacto-Improvisação: Colisão, Elevação e Queda, com Rita Vilhena.
Oficina (workshop)
Esboços de Técnicas Interiores - Steve Paxton
Culturgest, Portugal
2019/04/13 - 2019/04/13 Workshop com Catarina Vieira e Vera Mantero - Movimento, Corpo e Performance.
Oficina (workshop)
Matéria#4_Catarina Vieira & Vera Mantero
O Rumo do Fumo - Espaço da Penha, Portugal
2019/04/03 - 2019/04/03 PRÁTICAS DE ATENÇÃO EM PROCESSOS DE CRIAÇÃO NA CENA EXPANDIDA CASSIANO SYDOW QUILICI Professor de teatro e performance, Instituto de Artes da UNICAMP, Universidade Estadual de Campinas, São Paulo. Apresentação de práticas de atenção enquanto dispositivos de interrupção e transformação de hábitos perceptivos e existenciais, abrindo-se espaço para a emergência de processos criativos configurados de diferentes maneiras. Discussão das dimensões micro-políticas de tais exercícios.
Conferência
Em Fluxo - Sentimentos Públicos e Práticas de Reconhecimento
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2019/04/03 - 2019/04/03 SUSPENSÃO E EQUILÍBRIO. RITUAIS DE PERFORMATIVIDADE NA HISTÓRIA DO BALOIÇO JAVIER MOSCOSO Professor de história e filosofia da ciência, Consejo Superior de Investigaciones Científicas, Madrid. Esta conferência explora a utilização do baloiço e da dança através da história. Da Antiguidade grega à China pré-imperial até ao mundo contemporâneo, baloiçar tem sido uma forma notável de subverter a ordem social e natural. A correlação entre oscilação, suspensão e sexo como parte de uma teoria performativa das emoções.
Conferência
Em Fluxo - Sentimentos Públicos e Práticas de Reconhecimento
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2018/09/17 - 2019/01/29 Programa Erasmus.
Outro
Programa Erasmus
Universidade Nova de Lisboa, Portugal

Universidad Carlos III de Madrid, Espanha
2018/06/25 - 2018/07/06 Residência Artística para atuação em Mercado Medieval de Óbidos.
Outro
Mercado Medieval de Óbidos
Teatro Agita, Portugal
2018/05/09 - 2018/05/25 Treinamento e Investigação de Viewpoints com a orientadora Joana Puppo.
Oficina (workshop)
Treinamento e Investigação de Viewpoints com a orientadora Joana Puppo.
Laboratório de Experimentação Cênica da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da UNL, Portugal
2018/04/15 - 2018/04/19 Curso Princípios Éticos e Metodológicos em Grotowski: treinamento prático e teórico, com o orientador José Filipe Pereira.
Oficina (workshop)
Curso Princípios Éticos e Metodológicos em Grotowski: treinamento prático e teórico, com o orientador José Filipe Pereira.
Laboratório de Experimentação Cênica da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da UNL, Portugal
2018/03/02 - 2018/03/17 Técnica de Máscara Neutra, com o orientador Filipe Crowford.
Oficina (workshop)
Técnica de Máscara Neutra, com o orientador Filipe Crowford.
Laboratório de Experimentação Cênica da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da UNL, Portugal
2018/01/11 - 2018/01/11 Conferência seguida de debate. O corpo, como espacialização do aqui-agora, ou seja, do presente, mantém uma relação intrínseca com o tempo. Ele, em si, sendo “presente”, não pode nunca ser um passado, mas por outro lado assume, acumula esse passado nele mesmo, ou seja, no presente. Sendo assim, o corpo é uma presentificação, uma atualização do passado acumulado. Poderíamos dizer, paradoxalmente, que, no corpo, o passado é co-extensivo ao presente.
Conferência
Memória, corpo e virtual
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2017/11/29 - 2018/01 Performing techniques, including: Kathak and Kathakali from India, Butoh and Bunraku from Japan, Clown and Commedia Dell’arte from Italy. Treinamento e processo práticos.
Outro
Experimentações Cênicas e Processo Criativo
Manga Theatre, Portugal
2017/11 - 2017/11 Workshop de Teatro-Improvisação com o diretor Carlos J. Pessoa. Teatro da Garagem.
Oficina (workshop)
Workshop de Teatro-Improvisação com o diretor Carlos J. Pessoa. Teatro da Garagem.
Teatro da Garagem, Portugal

Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2017/03 - 2017/08 Processo laboratorial de pesquisa cênica no Núcleo "Falo por minha diferença" do Grupo XIX de Teatro, sob orientação de Ronaldo Serruya, com apresentações públicas de espetáculo-manifesto com título homônimo.
Outro
Núcleo de Pesquisa Falo por minha diferença
Grupo XIX de Teatro, Brasil
2016/09/08 - 2016/11/24 Curso de Dança Moderna - Martha Graham, sob orientação de Cristiane Souza.
Oficina (workshop)
Curso de Dança Moderna - Martha Graham, sob orientação de Cristiane Souza.
Centro de Referência de Dança da Cidade de São Paulo, Brasil
2016/09/06 - 2016/11/21 Curso de Dança Contemporânea Iniciante, sob orientação de Robson Ferraz.
Oficina (workshop)
Curso de Dança Contemporânea Iniciante, sob orientação de Robson Ferraz.
Centro de Referência de Dança da Cidade de São Paulo, Brasil
2015/10 - 2015/11 Oficina "Dramaturgia do Ator", sob orientação de Suzan Damasceno e Donizetti.
Oficina (workshop)
Oficina "Dramaturgia do Ator", sob orientação de Suzan Damasceno e Donizetti.
Oficina Oswald de Andrade, Brasil
2015/08 - 2015/08 Oficina "Trilogia Abnegação", com orientação de Clayton Mariano e Alexandre Dal Farra.
Oficina (workshop)
Oficina "Trilogia Abnegação", com orientação de Clayton Mariano e Alexandre Dal Farra.
Oficina Oswald de Andrade, Brasil
2015/06/08 - 2015/06/11 Oficina "Workshop of Workcenter of Jerzy Grotowski and Thomas Richards", com orientação de Mario Biagini.
Oficina (workshop)
Oficina "Workshop of Workcenter of Jerzy Grotowski and Thomas Richards", com orientação de Mario Biagini.
Oficina Oswald de Andrade, Brasil
2014/03 - 2014/09 Processo laboratorial de investigação cênica no Núcleo de Pesquisa "América Vizinha" do Grupo XIX de Teatro, sob orientação de Juliana Sanches, com apresentações públicas de espetáculo gerado no processo que se estenderam em cidades de São Paulo com financiamento PROAC.
Outro
Núcleo de Pesquisa América Vizinha
Grupo XIX de Teatro, Brasil
2014/03 - 2014/06 Curso para TV e Cinema – com direção de Miguel Rodrigues.
Oficina (workshop)
Curso para TV e Cinema – com direção de Miguel Rodrigues.
Studio Take a Take, Brasil
2014/02/21 - 2014/02/21 Atuação para Cinema, com Frederico Foroni.
Oficina (workshop)
Atuação para Cinema, com Frederico Foroni.
Estúdio Terra Forte, Brasil
2013/03 - 2013/12 Processo laboratorial de pesquisa cênica no Núcleo Experimental da Cia Os Satyros, sob orientação de Tiago Leal e José Sampaio, com apresentações públicas de espetáculos.
Outro
Núcleo Experimental
Cia Os Satyros, Brasil
2012/03 - 2012/12 Oficina de Interpretação: Mimese, Performatividade e Diegese.
Oficina (workshop)
Oficina de Interpretação: Mimese, Performatividade e Diegese.
Cia Os Satyros, Brasil
2012/03 - 2012/03 Oficina livre de interpretação cênica da Cia Os Satyros: módulo mimese sob orientação de Robson Catalunha, e módulos performatividade e diegese sob orientação de Esther Antunes.
Outro
Oficina Livre de interpretação cênica: mimese, performatividade e diegese
Cia Os Satyros, Brasil
2011/01 - 2011/01 Interpretação de atores de palco para câmeras de TV, com Priscilla Carvalho.
Oficina (workshop)
Interpretação de atores de palco para câmeras de TV, com Priscilla Carvalho.
Escola de Teatro Globe-SP, Brasil
2010/02 - 2010/05 Oficinas de dramaturgia, interpretação, improvisação, análise literária, análise teórica teatral e produção textual, com Celso Amancio e Augusto Marin. Projeto 3 em 1: a mesma história contada três vezes.
Oficina (workshop)
Oficinas de dramaturgia, interpretação, improvisação, análise literária, análise teórica teatral e produção textual, com Celso Amancio e Augusto Marin. Projeto 3 em 1: a mesma história contada três vezes.
Teatro Commune, Brasil
2009/03 - 2009/09 Oficinas de improvisação, ritmo, expressão corporal, voz, efeito de sombra, fotografia e criação de cenas, com Deto Montenegro.
Oficina (workshop)
Oficinas de improvisação, ritmo, expressão corporal, voz, efeito de sombra, fotografia e criação de cenas, com Deto Montenegro.
Oficina dos Menestréis, Brasil
2003 - 2005 Oficina teatral e interpretação, com Gilson Carvalho e Fabiano Valim; Oficina de técnicas de corpo e voz, com Guca Batoco; Oficina de dinâmica de grupo, com André Wilda.
Oficina (workshop)
Oficinas
Grupo Purangaw, Brasil

Universidade de São Paulo, Brasil
2004 - 2004 Semana de Formação dos Profissionais de Educação: palestras e oficinas com pessoas renomadas da área da Educação.
Encontro
Semana de Formação dos Profissionais de Educação.
Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Taboão da Serra, Brasil
2004 - 2004 Literatura e Ensino, pela Profa. Dra. Lígia Chiappini Moraes Leite.
Seminário
Literatura e Ensino, pela Profa. Dra. Lígia Chiappini Moraes Leite.
Universidade de São Paulo Faculdade de Educação, Brasil
2003 - 2003 Oficina “Comunicação e voz no teatro”, com Ana Olívia Prado, Aline Pimentel, Renata Mourão e Cláudia Figueiredo.
Simpósio
III Universidade em Cena. Festival Nacional de Teatro Universitário (2003).
2002/08 - 2002/08 -Desenrole-se: a melhoria da comunicação através da expressão corporal, com Aline Vaz Teixeira. XXVIII ENEL (Encontro Nacional dos Estudantes de Letras).
Oficina (workshop)
Oficina
Universidade Federal da Bahia, Brasil
2002/08 - 2002/08 ENEL – Encontro Nacional dos Estudantes de Letras: participação como ouvinte em diversas palestras e oficinas acerca do curso de Letras.
Congresso
ENEL – Encontro Nacional dos Estudantes de Letras
Universidade Federal da Bahia, Brasil
1992/02 - 1992/12 Jogos teatrais e cama elástica - Sesc Curumim
Oficina (workshop)
Sesc Curumin

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2004/04 - 2004/12 Organizador e Professor-estagiário de redação – ano letivo de 2004. Organização de material didático e prática de ensino no Minicurso Textando – Oficina de Escrita, para vestibulandos. Redação (Outros) Universidade de São Paulo Faculdade de Educação, Brasil

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2017/10 - 2018/06 Laboratório de Experimentação Cênica - Investigações Práticas e Teóricas do Trabalho do Ator.
Membro
Laboratório de Experimentação Cênica da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da UNL, Portugal
2002 - 2002 II Congresso Brasileiro de Hispanistas: participação como monitor e ouvinte em seminários/palestras sobre língua e cultura hispano-americana
Outro
Universidade de São Paulo, Brasil

Revisão ad hoc de artigos em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2021/12/13 - 2022/01/29 Revista da Fundarte - Fundação Municipal de Artes de Montenegro (2319-0868) Revista da Fundarte - Fundação Municipal de Artes de Montenegro