???global.info.a_carregar???
Francisco Manuel Morais Mesquita. Concluiu Engenharia Têxtil pela Universidade do Minho em 2006. É Professor Auxiliar na Universidade Fernando Pessoa. Publicou 3 artigos em revistas especializadas e 39 trabalhos em actas de eventos, possui 2 capítulos de livros e 4 livros publicados. Possui 1 produto registado, 1 software, 1 processo registado e outros 81 itens de produção técnica. Participou em 1 evento no estrangeiro e 2 em Portugal. Orientou 1 tese de doutoramento e co-orientou 1, orientou 13 dissertações de mestrado, alem de ter orientado 68 trabalhos de conclusão de curso de bach./licenciatura nas áreas de Ciências da Comunicação, Outras Ciências Sociais e Artes. Recebeu 6 prémios e/ou homenagens. Actua nas áreas de Ciências Sociais com ênfase em Ciências da Comunicação, Engenharia e Tecnologia e Humanidades com ênfase em Artes. Nas suas actividades profissionais interagiu com 30 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. No seu curriculum DeGóis os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Design, Publicidade exterior, Interactividade, Pigmentos Camaleónicos, Publicidade e Engenharia têxtil.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
FRANCISCO MANUEL MORAIS MESQUITA

Nomes de citação

  • Mesquita, Francisco

Identificadores de autor

Ciência ID
871D-DEBA-2B5B

Websites

  • www.ufp.pt (Profissional)
  • www.adverte.pt (Pessoal)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Comunicação
  • Ciências da Engenharia e Tecnologias
  • Humanidades - Artes

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador elementar (A1) Utilizador proficiente (C1)
Formação
Grau Classificação
2013 - 2015
Concluído
Comunicação visual (Pós-doutoramento)
Universidade de São Paulo, Brasil
2000 - 2006
Concluído
Engenharia Têxtil (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
"Desenvolvimento de um processo completo para a resposta rápida e personalizada na estamparia digital de grande formato: uma abordagem à publicidade exterior" (TESE/DISSERTAÇÃO)
unanimidade
1997 - 1999
Concluído
Design e Marketing (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
"Estudo de mercado e estratégia de comunicação de empresa" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito bom
1994 - 1996
Concluído
Engenharia Publicitária (Licenciatura)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
"O implícito na Publicidade" (TESE/DISSERTAÇÃO)
15
1990 - 1993
Concluído
Gestão em Publicidade (Bacharelato)
Instituto Superior de Ciências da Informação e da Administração, Portugal
15
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2006/09/01 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade Fernando Pessoa, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2009/01 - Atual Design, Publicidade e Edição Adverte: Design, Publicidade e Edição, Portugal
Produções

Publicações

Artigo em boletim informativo
  1. Mesquita, Francisco ; Muller, Madeleine. "Sustentabilidade: tendência e essência na ITV", Jornal T, 2019, https://jornal-t.pt/cronica/sustentabilidade-tendencia-e-essencia-na-itv/.
Artigo em conferência
  1. Mesquita, Francisco. "Moda sustentável e novos consumidores: um recorte de marcas portuguesas e brasileiras". Trabalho apresentado em Xl Congresso Sopcom, Madeira, Funchal, 2019.
    10.5380/cmd-gic2.2018.cm.griegerestudo
  2. Mesquita, Francisco. "O cartaz camaleónico e interactivo noutras geografias, num poema de Corsino Fortes". Trabalho apresentado em XII Congresso da Lusocom, III Congresso da Mediacom, CIdada da Prais, 2016.
    Publicado
  3. Mesquita, Francisco. "O cartaz camaleónico em diálogo: Tecnologia e Poesia". Trabalho apresentado em AS ARTES E AS CIÊNCIAS EM DIÁLOGO, Porto, 2015.
    Publicado
  4. Mesquita, Francisco; Eduardo Zilles Borba; Marcelo Zuffo. "Tecnologias e dispositivos imersivos: captaçãoo, integraçãoo, percepçãoo e acção no contexto publicitário". Trabalho apresentado em 14º Encontro Internacional de arte e tecnologia, Aveiro, 2015.
    Publicado
  5. Mesquita, Francisco; Eduardo Zilles Borba. "O grande cartaz de rua no ciberespaço: desafios de representação, memória e identidade". Trabalho apresentado em omunicação ibero-americana: os desafios da Internacionalização, Braga, 2014.
    Publicado
  6. Mesquita, Francisco. "O cartaz camaleónico em diálogo: tecnologia e poesia". Trabalho apresentado em COLÓQUIO INTERNACIONAL ARTES E CIÊNCIAS EM DIÁLOGO, Faro, 2013.
    Publicado
  7. Mesquita, Francisco; Eduardo Zilles Borba. "Bigposter: construção imagética do grande cartaz na transposição real-virtual". Trabalho apresentado em Literatura & Jogo, Ponte de Lima, 2013.
    Publicado
  8. Mesquita, Francisco; Eduardo Zilles Borba. "A comunicação da marca através dos advergames. O caso da Coca Cola Zero". Trabalho apresentado em Literatura & Jogo, Ponte de Lima, 2013.
    Publicado
  9. Mesquita, Francisco. "Microencapsulation and design of documents: an approach to their use in graphic communication.". Trabalho apresentado em 7º Congreso Internacional de Peritos en Documentoscopia, Las Palmas, 2012.
    Publicado
  10. Mesquita, Francisco; Eduardo Zilles Borba; Luis Pinto Faria. "Urban space design in virtual worlds. An analyses to the aesthetic-spatial and narrative-functional communication of out-of-home advertising in cybercities, metaverses and videogames (urban) landscape". Trabalho apresentado em 4th Ecrea - European Communication Conference, Istambul, 2012.
    Publicado
  11. Mesquita, Francisco; Fernanda Viana; Jorge Neves. "Aplicação de Cristais Líquidos no Design do Outdoor". Trabalho apresentado em VI Congresso Internacional de Artes Digitais: Artes Digitais e Novos Media, Faro, 2012.
    Publicado
  12. Mesquita, Francisco; Fernanda Viana; Jorge Neves. "The customized billposter: an environment approach". Trabalho apresentado em 3ª Edition of the Internacional Conference on Intelligent Textiles & Mass Customisation, Casablanca, 2011.
    Publicado
  13. Mesquita, Francisco; Fernanda Viana; Eduardo Zilles Borba. "Outdoor personalizado: uma nomenclatura para a mídia exterior adaptada aos espaços arquitetônicos urbanos". Trabalho apresentado em IX Congresso Lusocom - Federação Lusófona de Ciências da Comunicação, 9ª edição, São Paulo, 2011.
    Publicado
  14. Mesquita, Francisco; Fernanda Viana; Sandra Vale. "Campanha VIH/Sida: um caso de segmentação". Trabalho apresentado em 1º Congresso Internacional Construir a Paz, Porto, 2011.
    Publicado
  15. Mesquita, Francisco; Fernanda Viana; Jorge Neves. "The customized outdoor: an environmental approach". Trabalho apresentado em Semana da Escola de Engenharia da Universidade do Minho 2011 - Uma Escola a reinventar o futuro, Guimarães, 2011.
    Publicado
  16. Mesquita, Francisco; Jorge Neves. "Billboard Advertising: innovation with intelligent materials". Trabalho apresentado em 2nd International Conference Intelligent Textiles and Mass Customisation, Casablanca, 2009.
    Publicado
  17. Mesquita, Francisco; Jorge Neves. "Advertising on tensile fabric structures with the application of interactive inks". Trabalho apresentado em Progress 2008 International Conference, Ivanovo, 2008.
    Publicado
  18. Mesquita, Francisco. "O Outdoor: olhar genérico sobre o design e uma proposta de inovação com base em pigmentos camaleónicos". Trabalho apresentado em 3ª Jornadas de Publicidade e Comunicação, Porto, 2008.
    Publicado
  19. Mesquita, Francisco. "Design de Outdoor: inovação com base em pigmentos reactivos". Trabalho apresentado em Artech 4th International Conference of Digital Arts, Porto, 2008.
    Publicado
  20. Mesquita, Francisco; Fernanda Viana; Eduardo Zilles Borba. "IV Encontro de estudos sobre ciências culturais. Literatura e geografia, da geografia das palavras à geografia das migrações". Trabalho apresentado em IV Encontro de estudos sobre ciências culturais. Literatura e geografia, da geografia das palavras à geografia das migrações, Ponte de Lima, 2008.
    Publicado
  21. Mesquita, Francisco; Jorge Neves. "Publicidade em Coberturas Arquitectónicas com aplicação de tintas interactivas com o ambiente". Trabalho apresentado em Jornadas Cenco-Tensinet, Madrid, 2007.
    Publicado
  22. Mesquita, Francisco; Jorge Neves. "Aplicação de Tintas Interactivas em Outdoor Publicitários de Grande Formato". Trabalho apresentado em XXII Congresso Nacional de Técnicos Têxteis-ABTT, Pernambuco, 2006.
    Publicado
  23. Mesquita, Francisco; Jorge Neves. "Smart materials application in outdoor. 5th International conference". Trabalho apresentado em 5th International conference, Porto, 2006.
    Publicado
  24. Mesquita, Francisco; Jorge Neves; Fernandes F.; Silva, G. "Contribution of Textile Materials to the Technical Textile Industry Development". Trabalho apresentado em 5th International Istambul Textile Conference, Istambul, 2005.
    Publicado
  25. Mesquita, Francisco; Jorge Neves. "Responsive smart materials application on outdoor advertising.". Trabalho apresentado em World textile conference: 4 rd AUTEX Conference, Roubaix, 2004.
    Publicado
  26. Mesquita, Francisco; Jorge Neves; Marques C.. "Potentialities and limitations of the simultaneous applications of flavours, photo and thermochromic pigments". Trabalho apresentado em 2nd International Textile, Clothing & design conference, Dubrovnik, 2004.
    Publicado
  27. Mesquita, Francisco; Jorge Neves. "Outdoor Advertising: its analysis and developments". Trabalho apresentado em Xll ADM – XV Ingegraf International Conference on tools and Methods evolution in Engineering design, Nápoles, 2003.
    Publicado
Artigo em jornal
  1. Mesquita, Francisco. "O briefing e a Agência de Publicidade", Diário de Aveiro, 2010
Artigo em revista
  1. Mesquita*, Francisco Manuel Morais; Utz, Madeleine Müller. "Consumo, ambiente e publicidade: uma reflexão sustentada na complexidade do tempo". Comunicação pública 16 30 (2021): https://doi.org/10.4000/cp.12725.
    Acesso aberto • Publicado • 10.4000/cp.12725
  2. Mesquita, Francisco; Eduardo Zilles Borba; Luis Pinto Faria; Marcelo Zuffo. "Design de espaços urbanos em mundos virtuais. Uma análise estético-espacial e semântico-funcional à comunicação publicitária inserida na paisagem (urbana) de cibercidades, metaversos e videogames". Rizoma 1 (2016): 123-137.
    Publicado
  3. Mesquita, Francisco; Eduardo Zilles Borba; Luis Pinto Faria. "Ciber-urbanidade: um ambiente cognitivo e interativo para exploração do Outdoor personalizado". ANUÁRIO INTERNACIONAL DE COMUNICAÇÃO LUSÓFONA 2012 10 (2012): 203-213. http://anuariolusocom.blogspot.com.es/2012/11/indice-anuario-2012.html.
    Publicado
  4. Mesquita, Francisco; Eduardo Zilles Borba; Fernanda Viana. "Outdoor personalizado: base de dados online e perspectivas de análise". Comunicação e Sociedade - Publicidade, discursos e práticas 19 (2011): 111-126.
    Publicado
Artigo em revista (magazine)
  1. Mesquita, Francisco ; Mesquita, Francisco. "Transeuntes, paisagens e mensagens em mutação com o cartaz camaleônico", Midiatização, Cultura, Narrativas V. 6 / No 1, 2018, https://online.unisc.br/seer/index.php/rizoma/article/view/12296.
  2. Mesquita, Francisco; Madeleine Muller. "Slow Movement: Devagar é o novo rápido", Roof magazine, 2017, http://www.roof-magazine.com/arquivo_blog/revista.
  3. Mesquita, Francisco. "PUBLICIDADE EXTERIOR: PERSPECTIVAS DE ANÁLISE1.", Revista da FCHS da Universidade Fernando Pessoa, 2013, http://bdigital.ufp.pt/handle/10284/618.
  4. Mesquita, Francisco. "Projecto de publicidade exterior em desenvolvimento", Revista da Universidade Fernando Pessoa, 2010
  5. Mesquita, Francisco. "As novas tecnologias como factor competitivo", Revista da UFP, 2008
  6. Mesquita, Francisco. "Agência de Comunicação da UFP trabalha para o "mundo exterior"", Revista da Universidade Fernando Pessoa, 2008
  7. Mesquita, Francisco. "UFP cria Agência de Comunicação", Revista da Universidade Fernando Pessoa, 1907
Capítulo de livro
  1. Mesquita, Francisco; Madeleine Muller. "Deambulações na cidade sobre a arte urbana e a moda". In Publi-cidade e comunicação visual urbana, 9-29. Braga, Portugal: CECS - Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Universidade do Minho, 2018.
    Publicado
  2. Mesquita, Francisco; Eduardo Zilles Borba; Marcelo Zuffo. "Uma nova camada na realidade: realidade aumentada, eletrónica e publicidade". In Publi-cidade e comunicação visual urbana, 103-110. Braga, Portugal: CECS - Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Universidade do Minho, 2018.
    Publicado
Edição de livro
  1. Borges, Susana. Comunicação, media e deliberação - O Público e a crise iraquiana. Ilhavo, Portugal: Adverte. 2020.
    Publicado
Livro
  1. Mesquita, Francisco. Do Paleo-Cartaz ao Cartaz Camaleónico: Design, Criatividade, Inovação e Tecnologia. Ilhavo, Portugal: Adverte. 2018.
    Publicado
  2. Mesquita, Francisco; Madeleine Muller. Admirável Moda Sustentável: Vestindo um mundo novo. Ilhavo, Portugal: Adverte. 2018.
    Publicado
  3. Mesquita, Francisco; Helena Pires. Publi-cidade e comunicação visual urbana. Braga, Portugal: Universidade do Minho. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS). 2018.
    Publicado
  4. Mesquita, Francisco. Comunicação visual, Design e Publicidade. Lisboa, Portugal: Media XXl (Formalpress - Publicações e Marketing, Lda). 2015.
    Publicado
Manual
  1. Mesquita, Francisco; Fernanda Viana; Eduardo Zilles Borba. Portal bigposter. Portugal. 2011.
Poster em conferência
  1. Mesquita, Francisco; Eduardo Zilles Borba; Luis Pinto Faria. "Outdoor personalizado: um quadro teórico sobre sua comunicação no espaço físico". Trabalho apresentado em Encuentro Latinoamericano de Diseño, 2012.
  2. Mesquita, Francisco; Eduardo Zilles Borba; Luis Pinto Faria. "Outdoor personalizado: a experiência do flâneur com suas componentes de comunicação". Trabalho apresentado em Encuentro Latinoamericano de Diseño, 2012.
  3. Mesquita, Francisco; Fernanda Viana; Jorge Neves. "Uma escola a reinventar o futuro". Trabalho apresentado em Comemorações do 36º Aniversário da Escola de Engenharia, da Universidade do Minho, 2011.
  4. Mesquita, Francisco; Fernanda Viana; Jorge Neves. "The customized outdoor: an environmental approach". Trabalho apresentado em Semana da Escola de Engenharia da Universidade do Minho 2011 - Uma Escola a reinventar o futuro, 2011.
Relatório
  1. Mesquita, Francisco; Eduardo Zilles Borba; Luis Pinto Faria. 2013. Relatório de Bolsa Individual de Doutoramento para FCT.
  2. Mesquita, Francisco. 2013. O cartaz camaleónico: Proposta de design, inovação e tecnologia. http://www3.eca.usp.br/sites/default/files/webform/projetos/pos-doc/Projeto%20FMMM.pdf.
  3. Mesquita, Francisco; Eduardo Zilles Borba; Luís Pinto Faria. 2012. Relatório da Bolsa Individual de Doutoramento da FCT.
  4. Mesquita, Francisco; Eduardo Zilles Borba; Luís Pinto Faria. 2011. Relatório da Bolsa Individual de Doutoramento da FCT.
Resumo em conferência
  1. Mesquita, Francisco ; Gonçalves, Fernando; Gouveia, Luís. "O Digital e seus efeitos no valor da Marca". Trabalho apresentado em Doutoramento em Ciências da Informação, Porto, 2020.
    Publicado
  2. Mesquita, Francisco; Eduardo Zilles Borba; Marcelo Zuffo. "Estudos da publicidade exterior: do cartaz camaleónico à realidade virtual". Trabalho apresentado em 10º CONGRESSO DA SOPCOM, Viseu, 2017.
    Publicado
  3. Mesquita, Francisco; Eduardo Zilles Borba. "Publicidade exterior e inovação: análise centrada nas últimas décadas". Trabalho apresentado em !0º Congresso da Sopcom, Viseu, 2017.
    Publicado
  4. Mesquita, Francisco; Eduardo Zilles Borba. "Cartaz camaleónico de Álvaro de Campos e Carlos Drummond de Andrade: perspetivas de design e interactividade". Trabalho apresentado em 14º Encontro Internacional de arte e tecnologia “Arte e desenvolvimento humano”, Aveiro, 2015.
    Publicado
  5. Mesquita, Francisco; Eduardo Zilles Borba. "O cartaz camaleónico 2 – interactivo em Álvaro de Campos e Carlos Drummond de Andrade". Trabalho apresentado em lX Congresso da Sopcom, Coimbra, 2015.
    Publicado
  6. Mesquita, Francisco; Eduardo Zilles Borba; Marcelo Zuffo. "Realidade Virtual Imersiva: fundamentos, características e perspectivas de aplicação na comunicação publicitária". Trabalho apresentado em lX Congresso da Sopcom, Coimbra, 2015.
    Publicado
  7. Mesquita, Francisco; Eduardo Zilles Borba. "A comunicação da marca através dos advergames. O caso da Coca-Cola Zero". Trabalho apresentado em V Encontro de Estudos sobre Ciências e Culturas - Literatura & Jogo - Narrativas, Discursos, Representações e Mitos, Ponte de Lima, 2012.
    Publicado
  8. Mesquita, Francisco; Eduardo Zilles Borba. "BigPoster: construção imagética do grande cartaz na transposição físico-virtual". Trabalho apresentado em V Encontro de Estudos Ciências e Cultura - Literatura & Jogo - Narrativas, Discursos, Representações e Mitos, Ponte de Lima., 2012.
    Publicado
  9. Mesquita, Francisco. "O chapéu camaleónico de Álvaro de Campos". Trabalho apresentado em Congresso Nacional de Psicologia: os chapéus de Fernando Pessoa, Porto, 2012.
    Publicado
  10. Mesquita, Francisco; Fernanda Viana; Jorge Neves. "A Biodegradable Solution for Outdoor Advertising". Trabalho apresentado em 41st Textile Research Symposium, Guimarães, 2012.
    Publicado
  11. Mesquita, Francisco; Fernanda Viana; Jorge Neves. "Uma reflexão ambiental centrada no design do Outdoor Personalizado". Trabalho apresentado em Conferência Internacioal em Design e Artes Gráficas, Tomar, 2012.
    Publicado
  12. Mesquita, Francisco; Fernanda Viana. "O design do Outdoor personalizado no cenário urbano: Uma perspectiva espacial". Trabalho apresentado em Ciped - Vl Congresso Internacional de Pesquisa em Design, Lisboa, 2011.
    Publicado
  13. Mesquita, Francisco; Eduardo Zilles Borba. "Uma exploração empírica ao Outdoor personalizado no cenário físico: perspectivas para a sua virtualização". Trabalho apresentado em 7º Sopcom: meios digitais e indústrias criativas, Porto, 2011.
    Publicado
  14. Mesquita, Francisco; Jorge Neves. "Aplicación de materiales inteligentes en grandes extensiones". Trabalho apresentado em 3er Congreso International de Aplicaciones técnicas de los materiales textiles, Valencia, 2006.
    Publicado

Artística / Interpretação

Arte visual
  1. Mesquita, Francisco. A Aldeia de Vilar do Monte.
  2. Mesquita, Francisco. Palhaça - História dos espaços sociais e comunitários.
  3. Mesquita, Francisco; Fernanda Viana. Cartaz da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da UFP.
  4. Mesquita, Francisco; Fernanda Viana. Cartaz do 1º e 2º Ciclos do Curso de Ciências da Comunicação da UFP.
  5. Mesquita, Francisco; Fernanda Viana. Cartaz Mestrado em Docência e Gestão na Educação.
  6. Mesquita, Francisco; Fernando Hilário. Cartaz "V Encontro de Estudos Ciências e Cultura " Literatura & Jogo - Narrativas, Discursos, Representações e Mitos".
  7. Mesquita, Francisco; Fernando Hilário. Logótipo "Bar da Rosa".
  8. Mesquita, Francisco. O Chapéu camaleónico de Álvaro de Campos.
  9. Mesquita, Francisco. Pequenos formato, AveiroArte - 41 anos ao serviços das artes plásticas.
  10. Mesquita, Francisco. O Douro Camaleão.
  11. Mesquita, Francisco. Palhaça.
  12. Mesquita, Francisco. O cartaz camaleónico.
  13. Mesquita, Francisco. Slow movement.
  14. Mesquita, Francisco. Proposição. Corsino Fortes.
  15. Mesquita, Francisco. Publi-cidade e comunicação visual urbana.
  16. Mesquita, Francisco. Cartaz "Dia Ciências da Comunicação".
  17. Mesquita, Francisco. Cartaz "Lançamento de Livro, Tertúlia, Desfile, Música e Performance".
Exposição artística
  1. Cinderela (obra plástica interactiva). 2020.
  2. Variações camaleónico. 2017.

Propriedade Intelectual

Patente
  1. Mesquita, Francisco; Jorge Neves; Fernanda Viana. 2012. "APPLICATION OF THERMOCHROMIC LIQUID CRYSTALS ON BIODEGRADABLE MEDIA FOR STREET POSTERS AND BILLBOARDS DESIGNED FOR ADVERTISING AND POLITICAL PROPAGANDACAMPAIGNS". Portugal.
  2. Mesquita, Francisco; Jorge Neves. 2010. ""CARTAZES PUBLICITÁRIOS DE RUA INTERACTIVOS COM PIGMENTOS CAMALEÓNICOS MICROENCAPSULADOS POR ESTAMPARIA DIGITAL "". Portugal.

Outros

Outra produção
  1. Mesquita, Francisco ; Muller, Madeleine. 2020. Imaterialidade fugaz: um percurso através da arte. Vídeo, compilando fotografia, design gráfico, pensamentos filosóficos e poesia de língua oficial portuguesa. A peça propõe uma reflexão sobre as problemáticas da contemporaneidade, tais como a pandemia que estamos a viver, o racismo, a modernidade líquida, entre outras. Faz também uma recolha musical, desde a clássica, rock, punk, jaze, afro, etc.. https://culturas.cc/congresso2020/event/live-11-gt5-cultura-comunicacao-artes-sensibilidade-e-saberes-populares/.
  2. Mesquita, Francisco. 2020. Jornadas Internacionais de Publicidade "High Tech High Impact". Design da imagem das Jornadas e de todos os suportes de comunicação / divulgação, programa incluído.. https://www.fcsh.unl.pt/eventos/nova-recebe-jornadas-internacionais-high-tech-high-impact/.
  3. Mesquita, Francisco. 2019. Logótipo das Jorrnadas Universitária para a Sustentabilidade. Criação da Identidade visual das Jornadas Universitária para a Sustentabilidade, que acontecem na Universidade Fernando Pessoa..
  4. Mesquita, Francisco; Helena Pires. 2018. Publi-cidade e comunicação visual urbana. Edição técnica. http://www.lasics.uminho.pt/ojs/index.php/cecs_ebooks/issue/view/241.
  5. Mesquita, Francisco. 2016. Desenhos para Pessoa. Edição técnica.
  6. Mesquita, Francisco. 2016. A exposição da luz. Edição técnica.
  7. Mesquita, Francisco. 2015. O cartaz camaleónico de Álvaro de Campos. Maqueta.
    10.13140/RG.2.1.4452.8086
  8. Mesquita, Francisco; Fernanda Viana. 2013. Apresentação do trabalho desenvolvido no estágio de Ciências. Maqueta.
  9. Mesquita, Francisco; Jorge Neves; Fernanda Viana. 2012. Application of Thermochromic liquid crystals on biodegradable media for street posters and billboards designed for advertising and political propaganda campaigns. Produto.
  10. Mesquita, Francisco; Fernando Hilário. 2012. Fernando Hilário, das imagens e das palavras.
  11. Mesquita, Francisco; Eduardo Zilles Borba; Cláudia Camelo; André Magalhães; Fernanda Viana. 2012. Avaliação dos trabalhos de estágio de Graduação em Ciências da Comunicação, vertente Marketing e Publicidade.
  12. Mesquita, Francisco; Fernanda Viana. 2012. Maquetas digitais para apresentação de trabalhos referentes ao estágio de Marketing e Publicidade, do Curso de Graduação em CIências da Comunicação. Maqueta. http://ac.ufp.edu.pt/.
  13. Mesquita, Francisco. 2012. Bigposter. Edição técnica. http://bigposter.ufp.pt/BoletinsInformativos.aspx.
  14. Mesquita, Francisco; Fernanda Viana. 2011. Maquetas digitais para apresentação de trabalhos referentes ao estágio de Marketing e Publicidade, do Curso de Graduação em CIências da Comunicação. Maqueta. http://ac.ufp.edu.pt/.
  15. Mesquita, Francisco; Katja Tschimmel; Orlando Falcão; Fernanda Viana. 2011. Avaliação dos trabalhos de estágio de Graduação em Ciências da Comunicação, vertente Marketing e Publicidade.
  16. Mesquita, Francisco; Jorge Neves. 2010. Cartazes publicitários de rua interactivos com pigmentos camaleónicos microencapsulados por estamparia digital. Processo. http://worldwide.espacenet.com/searchResults?bookmarkedResults=true&submitted=true&DB=EPODOC&locale=pt_pt&sf=n&FIRST=1&F=0&CY=pt&LG=pt&&PN=PT103928&Submit=PESQUISAR&=&=&=&=&=.
  17. Mesquita, Francisco; Ponto C. 2010. Portal internet de Publicidade exterior, Bigposter. Software. http://bigposter.ufp.pt/.
  18. Mesquita, Francisco; Fernanda Viana. 2010. Maquetas digitais para impressão de material de apresentação de trabalhos, no âmbito do estágio de graduação em Ciências da Comunicação. Maqueta. http://ac.ufp.edu.pt/.
  19. Mesquita, Francisco; Fernanda Viana. 2009. Maquetas digitais para impressão de material de apresentação de trabalhos, no âmbito do estágio de graduação em Ciências da Comunicação. Maqueta. http://ac.ufp.edu.pt/.
  20. Mesquita, Francisco; Fernando Hilário. 2008. A aldeia de Vilar do Monte.
  21. Mesquita, Francisco; Fernanda Viana. 2008. Maquetas digitais para impressão de material de apresentação de trabalhos, no âmbito do estágio de graduação em Ciências da Comunicação. Maqueta. http://ac.ufp.edu.pt/.
  22. Mesquita, Francisco; Fernanda Viana. 2007. Maquetas digitais para impressão de material de apresentação de trabalhos, no âmbito do estágio de graduação em Ciências da Comunicação. Maqueta. http://ac.ufp.edu.pt/.
  23. Mesquita, Francisco. 2006. Projecto de criação da Agência de Comunicação da Universidade Fernando Pessoa. Universidade Fernando Pessoa.
  24. Mesquita, Francisco; Carlos Braga. 2003. Palhaça: história dos espaços sociais e comunitários.
  25. Mesquita, Francisco; Mónica Aresta. 2002. 100 anos: Associação humanitária dos bombeiros voluntários de Cantanhede.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2020/09/26 Comunicação, moda e design: inovação e sustentabilidade Ciclo de debates (IN)CRIA no Mestrado em Desenvolvimento Regional da Faccat
FACCAT - Faculdades Integradas de Taquara (Brasil)
2020/02/04 Apresentação sobre um novo tempo e, consequentemente, sobre novos consumidores, com formas diferentes de actuar / comprar / comunicarem, condicionados / motivados pela utilização das ferramentas digitais, nomeadamente através das redes sociais. Jornadas internacionais de Publicidade "High Tech, High Impact?"
Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2019/12/10 Apresentação do Livro "Admirável moda sustentável - vestindo um mundo novo", seguindo-se: conversa com Ana Eusébio e Catarina Gonçalves (LessBuyLess), Daniela Pais (Elementum), Joana Campos Silva (Fashion Makers Studio) e Ana Tavares (Tintex) RODA - ESAD
Escola Superior de Arte e Design (Matosinhos, Portugal)
2019/11/14 Apresentação de trabalho sobre Moda, marcas e novos consumidores, fazendo um estudo comparativo entre Portugal e Brasil. O estudo fazendo uma abordagem aos temas referidos, focaliza-se na utilização das redes sociais pelas marcas de moda. Comunicação, Turismo e Cultura
Sopcom e Universidade da Madeira (Funchal, Portugal)
2018 Design, criatividade inovação e "materiais inteligentes"
Universidade Feevale (Novo Hamburdo, RS, Brasil, Brasil)
2018 Design, criatividade inovação e "materiais inteligentes"
ESPM - Escola de Propaganda e Marketing (Porto Alegre, Brasil, Portugal)
2018 Admirável moda sustentável: vestindo um mundo novo Brasil Eco Fashion Week
BEFW (São Paulo, Brasil)
2018 O cartaz camaleónico
ESPM - Escola de Propaganda e Marketing (Porto Alegre, Brasil)
2017 Inovação, criatividade e inteligência na publicidade Primeiro Prémio de Publicidade de Cabo Verde
EME - Eventos e Ministério da Cultura de Cabo Verde (Cidade da Praia, Cabo Verde)
2017 Do cartaz-cartaz ao cartaz camaleónco Seminário aos alunos de graduação em design da Universidade
https://www.uniritter.edu.br (Porto Alegre, Brasil)
2017 Criatividade, Inovação, Design e Sustentabilidade: poesia e diálogo em obras interativas Brasil Eco Fashion Week
BEFW (São Paulo)
2016 O Cartaz: Perspetivas de Análise, Design e Inovação
Universidade Unipiaget (Cidade da Praia, Cabo Verde)
2016 O cartaz camaleónico e interactivo noutras geografias, num poema de Corsino Fortes XII Congresso da Lusocom, que se articula com o III Congresso da Mediacom
Lusocom e Mediacom (Praia, Cabo Verde)
2016 Publicidade em Interface 3D: Um Estudo Sobre a Percepção da Mensagem Publicitária em Cenários Tridimensionais Mediados pelo Ecrã do Computador XII Congresso da Lusocom e III Congresso da Mediacom
Lusocom e Mediacom (Praia, Cabo Verde)
2015 O cartaz camaleónico em diálogo: Tecnologia e Poesia AS ARTES E AS CIÊNCIAS EM DIÁLOGO
Isabel Ponce de Leão, Maria do Carmo Mendes & Sérgio Lira (Porto, Portugal)
2014 O grande cartaz de rua no ciberespaço: desafios de representação, memória e identidade Confibercom: II Congresso Mundial de Comunicação Ibero-americana
Confibercom (Braga, Portugal)
2014 Comunicação visual, design e publicidade VI Jornadas de Publicidade e Comunicação
Escola Superior de Comunicação Social (Lisboa, Portugal)
2014 Comunicação visual: uma análise aos cartazes da Copa do Mundo 2014 VI Jornadas de Publicidade e Comunicação
Escola Superior de Comunicação Social (Lisboa, Portugal)
2013 Deontologia e Ética: media, design e artes gráficas Seminário de graduação
ESAP: Escola Superior de Artes do Porto (Porto, Portugal)
2013 O cartaz publicitário camaleónico: uma abordagem ao design e à tecnologia O 8º Congresso SOPCOM - Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação
SOPCOM (Lisboa, Portugal)
2012 Bigposter: construçáo imagética do grande cartaz na transposição físico-virtual V Encontro de Estudos Ciências e Cultura " Literatura & Jogo - Narrativas, Discursos, Representações e Mitos"
Universidade Fernando Pessoa (Ponte de Lima, Portugal)
2012 A comunicação da marca através dos advergames. O caso da Coca-Cola Zero Trabalho apresentado em V Encontro de Estudos sobre Ciências e Culturas - Literatura & Jogo - Narrativas, Discursos, Representações e Mitos, In Actas do V Encontro de Estudos sobre Ciências e Culturas
Universidade Fernando Pessoa (Ponte de Lima., Portugal)
2012 O chapéu camaleónico de Álvaro de Campos Congresso Nacional de Psicologia
Universidade Fernando Pessoa (Porto, Portugal)
2012 Microencapsulation and design of documents: an approach to their use in graphic communication. 7º Congreso Internacional de Peritos en Documentoscopia
Sociedad Internacional de Peritos en Documentoscopia - SIPDO e Sociedad Atlántica de Criminálistica y Ciencias Forenses (Las Palmas, Gran Canaria, Espanha)
2011 O design do Outdoor personalizado no cenário urbano: Uma perspectiva espacial Ciped - Vl Congresso Internacional de Pesquisa em Design
(Lisboa, Portugal)
2011 7º Sopcom: Meios digitais e indústrias criativas 7º Sopcom: Meios digitais e indústrias criativas
SOPCOM . Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação (Porto, Portugal)
2009 Adverte: Uma análise à publicidade exterior em Aveiro Marketing como factor de sucesso
Escola Profissional de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2009 Billboard Advertising: innovation with intelligent materials 2nd International Scientific Conference Intelligent Textiles and Mass Customisation ITMC'2009
ITMS ESITH (Casablanca, Marrocos)
2008 O Outdoor: olhar genérico sobre o design e uma proposta de inovação com base em pigmentos camaleónicos lll Jornadas de Comunicação e Publicidade
Gt de Publicidade da SOPCOM (Porto, Portugal)
2008 Suporte para publicidade exterior Construções de Membranas Eco-eficientes
(Guimarães, Portugal)
2008 Design do Outdoor: inovação com base em pigmentos reactivos ARTECH 2008 "4th International conference on digital arts"
Universidade Católica Portuguesa (Porto, Portugal)
2008 Publicidade e migrações IV Encontro de estudos sobre ciências culturais. Literatura e geografia, da geografia das palavras à geografia das migrações
Universidade Fernando Pessoa (Pnte de Lima, Portugal)
2006 O cartaz e a inovação na publicidade exterior
Escola Profissional de Espinho (Espinho, Portugal)
2006 SMART MATERIALS APPLICATION ON ADVERTISING OUTDOORS 5th International Conference
Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2005 Tendências actuais da publicidade visual.
Universidade Jean Piaget (Cidade da Praia, Cabo Verde)
2005 Outdoor Advertising Innovation
(Liberec, República Checa)
1998 Estudo de Mercado e Estratégia de Comunicação de Empresa
(Espanha)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2008 - Atual A comunicação das marcas de cerveja em Portugal: atitude e comportamento de resposta do jovem consumidor face á comunicação das marcas de cerveja
Orientador
2005 - Atual O cartaz publicitário: uma abordagem crítica
Orientador
2003 - Atual O cartaz e o Outdoor ao serviço da Comunicação política
2019/07/31 - 2021/07/14 Comunicação Interativa e Inteligência de Fontes Abertas: Caso na Assessoria de Inteligência Policial do Estado do Rio de Janeiro
Orientador
Ciências da Comunicação (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2019/07/31 - 2021/07/07 Tecnologias integradas à prática pedagógica: o uso do celular na sala de aula"
Orientador
Ciências da Comunicação (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2017 - 2017 Publicidade e Sustentabilidade: uma análise do discurso de instituições financeiras
Orientador
Ciências da Comunicação, Tecnologias da Comunicação (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2017 - 2017 A comunicação dos ícones de apps: uma abordagem sígnica da imagem da marca nos dispositivos móveis
Orientador
Ciências da Comunicação, Tecnologias da Comunicação (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2017 - 2017 O marketing e a publicidade em causas de acção social: uma análise de casos
Orientador
Ciências da Comunicação, Tecnologias da Comunicação (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2015/07/10 - 2016/07/23 Cerveja artesanal brasileira: uma abordagem à mensagem visual do rótulo
Orientador
Ciências da Comunicação, Tecnologias da Comunicação (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2016 - 2016 A comunicação gráfica nos rótulos de vinhos tintos: uma abordagem a marcas da Região do Alto Douro
Orientador
Ciências da Comunicação, Tecnologias da Comunicação (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2016 - 2016 O empreendedorismo como estratégia de gestão de empresas prestadoras de serviços nuticionais
Orientador
Ciências empresariais (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2016 - 2016 Moda sustentável, consumo consciente e comunicação: Estudo de casos no rio grande do sul
Orientador
Ciências da Comunicação, Tecnologias da Comunicação (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2014 - 2014 Inovação de marca: o sou, o que faço, o que digo e o que posso ser
Orientador
2014 - 2014 A importância da tipografia: um olhar sobre as potencialidade na narrativa publicitária
Orientador
2014 - 2014 A cor em contexto publicitário: uma abordagem preliminar
Orientador
2014 - 2014 Marca: eu
Orientador
2014 - 2014 O culture jam e o logótipo: uma noção de critica social ao consumismo global
Orientador
2014 - 2014 Logotipo: a assinatura da marca
Orientador
2012 - 2012 Desenvolvimento de soluções biodegradáveis para fins publicitários e arquitectura têxtil
Coorientador
Engenharia Têxtil (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal

Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2012 - 2012 Embalagem de champô: uma perspectiva de análise com incidência no design gráfico do rótulo
Orientador
Ciências da Comunicação, Tecnologias da Comunicação (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2011 - 2011 A tipografia e sua aplicabilidade em outdoors publicitários
Orientador
2011 - 2011 A AC-UFP na internet – uma abordagem à implementação da plataforma
Orientador
2010 - 2010 Metal FX- Conceito revolucionário nas artes gráficas ao serviço da publicidade
Orientador
2010 - 2010 Elaboração de uma campanha publicitária
Coorientador
2010 - 2010 História e evolução da Publicidade: estágio na AC-UFP
Orientador
2010 - 2010 A criatividade numa campanha publicitária: o caso Europacolon
Orientador
2010 - 2010 Campanha Publicitária: o caso Europacolon
Orientador
2010 - 2010 A importância da cor na campanha para a Europacolon
Orientador
2010 - 2010 Campanha publicitária: estudo de caso Europacolon (18-49)
Orientador
2010 - 2010 Marketing e Gestão
Orientador
2010 - 2010 A criatividade na campanha para a PSP
Orientador
2010 - 2010 O outdoor personalizado na cidade do Porto: uma análise face à sua localização
Orientador
2009 - 2009 Fotografia na Publicidade
Orientador
2009 - 2009 Comunicação interna: Caso Shopping Center Brasília
Orientador
2009 - 2009 Análise gráfica da campanha publicitária PSP
Orientador
2009 - 2009 Técnicas de produção de ideias ("o Brainstorming")
Orientador
2009 - 2009 Análise do nome e do logótipo magma
Orientador
2009 - 2009 Franchising - Caso Fotosport
Orientador
2009 - 2009 Blog: análise à imagem de uma marca
Orientador
2009 - 2009 Estudo sobre Pub. Institucional: Causas Sociais Camp. Pub.: Alerta Bullying
Orientador
2009 - 2009 Estudo da campanha publicitária: alerta bullying
Orientador
2009 - 2009 Géneros de fotografia no mundo da Publicidade
Orientador
2009 - 2009 Publicidade: da teoria à prática
Orientador
2009 - 2009 A infografia: uma transposição do físico para o virtual na Publicidade Exterior
Orientador
2009 - 2009 Comunicação empresarial: Estudo de caso da Oliveira & Irmão, S.A.
Orientador
2008 - 2008 Análise da campanha: VIH/sida - quebrar o preconceito
2008 - 2008 A banda sonora de uma marca
Orientador
2008 - 2008 Panorama publicitário português
Orientador
2008 - 2008 O papel do relações públicas na perspectiva de cliente
2008 - 2008 A concepção da campanha publicitária: o caso Foto Sport
2008 - 2008 O logótipo e a publicidade - o caso Foto Sport
Orientador
2008 - 2008 A relação agência cliente
2008 - 2008 Ferramentas de comunicação em grandes superficies comerciais - Brasília
2008 - 2008 O Cartaz
Orientador
2008 - 2008 A importância do logótipo numa marca
2008 - 2008 Fotografia e publicidade
2008 - 2008 Mecanismos o funcionamento de um plano comunicacional: projecto ARH-N
2008 - 2008 Estratégia de comunicação: o caso Foto Sport
2008 - 2008 O slogan
2008 - 2008 O plano de marketing
2008 - 2008 O Outdoor: perspectivas de análise e distematização da publicidade exterior
2008 - 2008 Cibermarketing no futebol portugues: a comunicacao interactiva nos websites dos clubes que integram a LPFP
Orientador
2008 - 2008 A importância da identidade Institucional - o caso do Museu da Pedra
Orientador
2008 - 2008 Comunicação e imagem nas micrompresas: o caso Kit d'Ideias
Orientador
2008 - 2008 O Outdoor - Perspectivas de Análise e Sistematização da Publicidade Exterior
Orientador
2008 - 2008 As Relações Públicas face ao novo desafio da Internet como meio de comunicação - análise nos clubes de futebol da Bwin Liga e Liga Vitalis
Orientador
2007 - 2007 Meios Publicitários
Orientador
2007 - 2007 Importância da responsabilidade social empresarial
Orientador
2007 - 2007 A marca
Orientador
2007 - 2007 O slogan e a sua importÂncia na Publicidade
Orientador
2007 - 2007 Abordagem à criatividade na Publicidade
Orientador
2007 - 2007 Rio Ave Futebol Clube
Orientador
2007 - 2007 Marketing Feiral
Orientador
2007 - 2007 O MP3, os podcasts e a rádio
Orientador
2007 - 2007 Prostituição, campanha contra a Sida desenvolvida pelo grupo Risco
Orientador
2007 - 2007 A importância da Embalagem
Orientador
2007 - 2007 A importância do briefing na campanha de publicidade
Orientador
2007 - 2007 A importÂncia da tipografia na comunicação visual
Orientador
2007 - 2007 Estudo da campanha de Publicidade: um estudo multidisciplinar
Orientador
2007 - 2007 O plano de comunicação
Orientador
2007 - 2007 O cinema de animação
Orientador
2007 - 2007 A campanha de publicidade: Queres salvar vidas?
Orientador
2007 - 2007 Jogos de cor na Publicidade
Orientador
2007 - 2007 Cor e visibilidade
Orientador
2006 - 2006 Publicidade LGBT: um mercado de sonho
Orientador
2006 - 2006 A publicidade exterior: uma abordagem sobre tecnologia e o mercado
Orientador
2005 - 2005 Super Bock: A publicidade embedida
Orientador
2002 - 2002 Comércio electrónico: uma estratégia para o sucesso
Orientador

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2020/05/02 - 2020/05/02 Conexão Brasil Portugal: reflexões para o futuro da moda. Evento online que juntou especialistas e empresas de moda do Brasil e de Portugal. (2020/05/02 - 2020/05/02)
Simpósio
Escola Superior de Propaganda e Marketing - Câmpus Porto Alegre, Brasil
2019/11/01 - 2020/02/04 Jornadas Internacionai de Publicidade "High Tech, High Impact?" (2020/02/04 - 2020/02/05)
Congresso (Coorganizador)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2019/09/01 - 2020/01/10 Evento final do estágio de Publicidade, do 3º ano do Curso de Ciências da Comunicação. (2020/01/15 - 2020/01/15)
Encontro (Coorganizador)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2018 - 2018 Reunião Científica
Encontro (Outra)
2017 - 2017 Apresentação de trabalhos de Publicidade
Exposição (Outra)
2016 - 2016 Pic-nic de Ideias - Publicidade em Tertúlia
Encontro (Outra)
2016 - 2016 Vll Jornadas de Publicidade e Comunicação "Marcas e Território"
Congresso (Outra)
Escola Superior de Educação de Viseu e Sopcom, Portugal
2013 - 2013 7ª Apresentação de trabalhos desenvolvidos no estágio de Marketing e Publicidade, graduação em Ciências da Comunicação
Exposição (Outra)
2012 - 2012 6ª Apresentação de trabalhos desenvolvidos no estágio de Marketing e Publicidade: melhor campanha de publicidade, logótipo, nome e blogue
Exposição (Outra)
2011 - 2011 Tipografia - o universo dos caracteres: reflexões sobre a publicidade exterior
Seminário (Outra)
Fundação Fernando Pessoa, Portugal
2011 - 2011 O cartaz no estágio de comunicação integrada
Seminário (Outra)
Fundação Fernando Pessoa, Portugal
2011 - 2011 5ª Apresentação de trabalhos desenvolvidos no estágio de Marketing e Publicidade: melhor campanha de publicidade, logótipo, nome e blogue
Exposição (Outra)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2010 - 2010 4ª Apresentação de trabalhos, ano lectivo 2009/2010
Exposição (Outra)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2009 - 2009 Illustrator CS3
Seminário (Outra)
2009 - 2009 Adobe Photoshop cs3
Seminário (Outra)
2009 - 2009 O policiamento de proximidade
Seminário (Outra)
2009 - 2009 Exposição de campanhas de publicidade realizadas no âmbito dos estágios do 1º Ciclo, de Ciências da Comunicação
Exposição (Outra)
2009 - 2009 3ª Apresentação de trabalhos, ano 2008 / 2009
Exposição (Outra)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2008 - 2008 lll Jornadas de Publicidade e Comunicação
Congresso (Outra)
2008 - 2008 Design gráfico e Infografia
Seminário (Outra)
Fundação Fernando Pessoa, Portugal
2008 - 2008 Criatividade com Adobe Flash
Oficina (workshop) (Outra)
2008 - 2008 Recursos Hídricos - uma perspectiva global
Seminário (Outra)
2008 - 2008 2ª apresentação de trabalhos ano lectivo 2007 / 2008
Exposição (Outra)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2007 - 2007 Design gráfico
Seminário (Outra)
2007 - 2007 Design
Seminário (Outra)
2003 - 2003 publicidade exterior: As mensagens e os suportes no espaço público
Seminário (Outra)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2021/04/28 - Atual Conversa com Gil Ramos "Da cidade para o mato, percursos"
Outro
Dia da Comunicação
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2021/04/28 - 2021/04/28 Design gráfico da imagem do "Dia da Comunicação".
Outro
Dia da Comunicação
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2020/11/18 - 2020/11/20 Apresentação do vídeo "Imaterialidade fugaz: um percurso atrevés da arte"
Congresso
VI Congresso Internacional sobre Culturas
Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Brasil

Universidade do Minho, Portugal

Universidade da Beira Interior, Portugal

Universidade Zambeze, Moçambique

Universidade Federal da Bahia, Brasil
2016 - 2016 Publicidade em Tertúlia: Qual o Estado da Arte da Publicidade em Portugal?
Mesa-redonda
Pic-nic de ideias: A publicidade em tertúlia
2012 - 2012 V Encontro de Estudos Ciências e Cultura. Literatura & Jogo - Narrativas, Discursos, Representações e Mitos
Congresso
V Encontro de Estudos Ciências e Cultura. " Literatura & Jogo - Narrativas, Discursos, Representações e Mitos
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2012 - 2012 7º Congreso International de Peritos en Documenstoscopia
Congresso
7º Congreso International de Peritos en Documentoscopia
Sociedad Internacional de Peritos en Documentoscopia - SIPDO,  Sociedad Atlántica de Criminálistica y Ciencias Forenses, Espanha

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2021/10/11 O impacto do medo da Covid-19 nos hábitos de consumo da geração millenial no setor da restauração e serviços de encomenda de comida online
Presidente do júri
Patrícia Machado Krakhofer Marnoco e Sousa (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2021/07/15 As estratégias da assessoria de comunicação e marketing nas disputas presidenciais brasileiras: um estudo do impacto da comunicação entre as eleições presidenciais no Brasil pós-directas, verdades vs ilusões
Presidente do júri
Alberto Mário Mafra Netto (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2021/07/14 Comunicação Interativa e Inteligência de Fontes Abertas: Caso na Assessoria de Inteligência Policial do Estado do Rio de Janeiro
Orientador
Miguel Ângelo Duarte Ticom (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2021/07/14 Tecnologias integradas à prática pedagógica: o uso do celular na sala de aula"
Orientador
Clarice Moreira Menezes (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2019 O consumidor expandido: reflexos de um estudo etnográfico sobre moda, arte e comunicação na Fondazione Prada.
Arguente principal
Lívia Stroschoen Pinent (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2019 A Sexualização da Mulher na Publicidade das Revistas de Moda
Arguente principal
Margarida Oliveira Bastos (Mestrado)
Universidade do Minho - Campus de Azurém, Portugal
2017 Publicidade e Sustentabilidade: uma análise do discurso de instituições financeiras Luana Bertollo (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2017 A Comunicação dos Ícones de APPS: Uma Abordagem Sígnica da Imagem da Marca nos Dispositivos Móveis Bruno Diego Fernandes Pereira (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2017 O Marketing e a Publicidade em Causas de Acção Social - Uma Análise de Casos Bárbara Maria Gradim Marques (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2016 O empreendedorismo como estratégia de gestão de empresas prestadoras de serviços nutricionais Tayanne Nunes Sátiro Ferraz de Moura (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2016 A comunicação gráfica nos rótulos de vinhos tintos: uma abordagem a marcas da Região do Alto Douro Bruna Machado Costa (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2016 Moda sustentável, consumo consciente e comunicação: Estudo de casos no rio grande do sul Madeleine Cavalheiro Müller (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2016 Cerveja artesanal brasileira: uma abordagem à mensagem visual do rótulo Douglas Rafael Marques (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2016 Exploração sistemática de estratégias de dinamização das populações para as questões de saúde no Brasil: a comunicação na Semana Nacional de Humanização do SUS Sheila Souza Rodrigues (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2015 Fashion Design Thinking Ana Catarina Pinto Quadrado (Mestrado)
Escola Superior de Artes e Design, Portugal
2014 Inovação de marca: o sou, o que faço, o que digo e o que posso ser Liliane Moreira Ramos (Mestrado)
2014 Marketing digital e os seus meios de comunicação Pedro Nuno Pinto da Silva (Outro)
2014 A importância do logotipo - estudo de caso: grupo Impar Helena Antunes (Outro)
2014 A relação entre a música e a publicidade: análise do anúncio Galp - Euro 2004 Manuel de Assis Loureiro Correia (Outro)
2014 Logotipo - a assinatura da marca Nuno Costa Freitas (Outro)
2014 O culture jam e o logótipo: uma noção de critica social ao consumismo global Carlos Manuel Santos de Barros (Outro)
2014 Marca: eu Beatriz Leite Fernandes Pereira (Outro)
2014 A cor em contexto publicitário: uma abordagem ppreliminar Pedro Henrique Correia Perobelli (Outro)
2014 A importância da tipografia: um olhar sobre as potencialidades na narrativa publicitária João Pedro Pinto Oliveira Coelho (Outro)
2013 Identidade portuguesa no mobiliário, do gótico ao design contemporâneo Daniela Patrícia Pereira Petiz da Cunha Baptista (Mestrado)
Escola Superior de Artes e Design, Portugal
2012 Desenvolvimento de soluções biodegradáveis para fins publicitários e arquitectura têxtil Fernanda Isabel de Jesus Viana do Carmo Ribeiro (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal

Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2012 Acordando a escola para a criatividade Vera Maria Beurmann (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2012 Expandindo a dala de aula com tecnologia e criatividade: uma proposta de produção coletiva Vania Rosangela Machado (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2012 A importância da Web 2.0 na campanha vida e sal Pedro Allves (Outro)
2012 A criatividade, disciplina e instrumento chave na formação universitária: o caso de 20 anos criativos na FAAP Luiz Alberto de Souza Aranha Machado (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2012 Despertar da criatividade pelo desenho através do olhar do Professor Kazuyo Yamada (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2012 Embalagem de champô: uma perspectiva de análise com incidência no design gráfico do rótulo Isabel Maria Pereira Gonçalves (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2011 The influence of context dependece index and the indiviidual in the graphic language of advertising in Spain and United Kingdom Miguel Angel Garcia Yeste (Doutoramento)
2011 A tipografia e sua aplicabilidade em outdoors publicitários Gabriel António Oliveira Morais (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2011 O vídeo musical interactivo, proposta de protótipo a partir de "o voto útil" dos Trabalhadores do Comèrcio Nuno Jorge de Almeida Machado (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2011 O design emocional aplicado num artefacto de iluminação Ana João da Silva Pinto (Mestrado)
Escola Superior de Artes e Design, Portugal
2011 A AC-UFP na internet – uma abordagem à implementação da plataforma Francisco Cardoso (Outro)
2011 O cartaz: vida e sal Sara Filipa da Costa Magalhães (Outro)
2011 Estratégias de Comunicação no Museu Nacional Soares dos Reis Ana Evangelista Cristina (Outro)
2011 Campanha “Vida e Sal” Renato Matos Cabral (Outro)
2011 Um público difícil: análise avaliativa da importância do slogan na publicidade no âmbito do trabalho desenvolvido pelo grupo Enigma na Campanha “Vida e Sal” Mário Nuno de Aroz Pimenta (Outro)
2011 Internet: blogues e redes sociais na campanha vida e sal André Ricardo dos Santos Silva (Outro)
2011 Sal na publicidade: um estudo de caso na campanha “vida e sal” Vera Lúcia Ribeiro C. Gonçallves (Outro)
2011 As redes sociais e campanha “Vida e Sal” Tânia Pacheco (Outro)
2011 O potencial dos novos media na publicidade Joaquim José Nunes Ferreira (Outro)
2011 O que está por trás da representação gráfica das marcas Claudia Sofia Cardoso Almeida (Outro)
2011 O papel da imagem na publicidade - da teoria à prática Andreia Gonçalves Silva (Outro)
2011 A importância do logótipo na construção de uma marca: O caso Douroverde Anabela de Vasconcelos de Sousa Almeida (Outro)
2010 A experência profissional num mercado globalizado Paula Alexandra Lopes (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2010 O papel do jingle em anúncios publicitários destinados a crianças: análise dos jingles publicitários utilizados pelos hipermercados na época natalícia Liliana Manuel Paiva Duarte (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2010 Arde de vender: estudo de caso - Ranasis Serviços de Telecomunicações, Lda João Pedro Cardoso de Miranda Santos (Outro)
2010 A ciência ao serviço da publicidade Márcia Filipa Cardoso Canto Brandão (Outro)
2010 Metal FX - Conceito revolucionário nas artes gráficas ao serviço da Publicidade Sónia Cristina de Almeida Costa (Outro)
2010 O patrocínio como suporte de comunicação Fabio Caetano Gomes Mota (Outro)
2010 Campanhas publicitárias de prevenção do cancro: uma análise das mensagens e dos recursos criativos Maria Oliveira van Schoor (Outro)
2010 Elaboração de uma campanha publicitária Joao Teles de Sousa Oliveira (Outro)
2010 História e evolução da Publicidade: estágio na AC-UFP Marco Manuel Goncalves da Silva (Outro)
2010 Inquietude, a unidade das 3 histórias Maria Fátima Ribeiro (Outro)
2010 A criatividade numa campanha publicitária: o caso Europacolon Igor Diogo Goncalves Cabaco (Outro)
2010 A identidade visual de uma empresa: a importância do logótipo Joana Cordeiro dos Santos (Outro)
2010 Campanha Publicitária: o caso Europacolon Joao Sousa Coimbra Tavares (Outro)
2010 O processo de criação na publicidade: uma análise do trabalho de estágio desenvolvido pelo grupo Ophelias Ana Eça (Outro)
2010 Twitter e funções e Facebook na publicidade: uma aplicação das redes sociais na promoção do trabalho desenvolvido no estágio na AC-UFP Ana Isabel Lopes (Outro)
2010 A importância do brainstorming no processo criativo Catarina Ferreira (Outro)
2010 Fundamentos para uma comunicação publicitária eficaz e sua aplicação nos meios digitais: uma análise do trabalho de grupo na AC-UFP Francisco Couto Silva (Outro)
2010 As redes sociais como suporte de comunicação: uma análise ao estágio na AC-UFP Luís Rocha (Outro)
2010 Estrutura e funções de uma Agência de Publicidade: uma análise do trabalho de grupo desenvolvido Neide Ferreira (Outro)
2010 Técnicas de diferenciação e de notoriedade em publicidade: uma análise do trabalho de grupo realizado no estágio de comunicação Rui Mendonça (Outro)
2010 A importância da tipografia no cartaz publicitário - o caso Europacolon Gustavo Polman (Outro)
2010 A importância da cor na campanha para a Europacolon Rafaela Peixoto (Outro)
2010 O slogan na publicidade Inês Santos (Outro)
2010 Caracterização do público-alvo de acordo com o briefing da Europacolon João Matos (Outro)
2010 A fotografia na publicidade: o caso europacolon Nélson Costa (Outro)
2010 Campanha publicitária: estudo de caso Europacolon (18-49) Lucília Moreira (Outro)
2010 Sinestesia: a cor no anúncio de imprensa Nícia Cruz (Outro)
2010 Temática saúde na publicidade Sandra Pereira (Outro)
2010 Etapas do desenvolvimento de uma campanha publicitária Victor Moura (Outro)
2010 As redes sociais: a sua evolução e o futuro Marta Oliveira (Outro)
2010 Estudo da criação de um logótipo. Estratégia de comunicação Carlos Cardoso (Outro)
2010 Marketing e Gestão José Coelho (Outro)
2010 A utilização da animação stop-motion na publicidade. O caso da campanha Europacolon Miguel Ferreira (Outro)
2010 A fotografia na mensagem publicitária Jorge Costa (Outro)
2009 Publicidade e cor: contribuição dos pigmentos interactivos com o ambiente Ascânio Wanderley Abrantes de Carvalho (Mestrado)
2009 O outdoor personalizado na cidade do Porto: uma análise face à sua localozação Fernanda Isabel de Jesus VIana do Carmo Ribeiro (Mestrado)
2009 O papel dos paparazzi no fotojornalismo - um estudo sobre as consequências do caso da morte da princesa Diana Nuno Miguel Cllaro da Rocha (Outro)
2009 As novas tecnologias no ensino - módulo têxtil em educação visual e tecnológica Paula Alexandra Lopes Brandão (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2009 Contribuição para o desenvolvimento de uma etiqueta para pessoas com deficiência visual Marise Hernandes Barreto (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2009 O traje dos "Caretos" na criação do painel ambiente no desig de moda Maria Inês Falcão Bárrios (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2009 Rendas tradicionais portuguesas ensino/aprendizagem Sandra de Fátima da Rocha Pinto Monteiro (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2009 Escola Segura": análise da campanha publicitária desenvolvida para a PSP Ana Isabel Moreira Couto (Outro)
2009 Marketing de guerrilha Hugo Gabriel Oliveira Gonçalo (Outro)
2009 Fotografia na Publicidade Miguel Leite (Outro)
2009 A identidade Visual da marca: estudo de caso - "magma" Grupo Isabel Maria Pereira Gonçalves (Outro)
2009 A importância do marketing na publicidade Isabel Santos (Outro)
2009 A importância do marketing na publicidade Isabel Santos (Outro)
2009 Análise do nome e do logótipo do grupo 9Actos André Gonçalves (Outro)
2009 A persuasão da imagem pub: análise de alguns trab. realizados grupo ideias Diogo Pedrosa (Outro)
2009 Discurso Publicitário Eva Mata (Outro)
2009 A importância das cores na publicidade Bruna Alves (Outro)
2009 A importância do design na comunicação visual e na publicidade Tiago João Valente Alves (Outro)
2009 A definição do público - alvo: uma análise do trabalho des. grupo magama Rita Daniela Alves Pereira (Outro)
2009 Comunicação interna: Caso Shopping Center Brasília Ana Rita Amaral (Outro)
2009 Análise gráfica da campanha publicitária PSP Bárbara Silva (Outro)
2009 Técnicas de produção de ideias ("o Brainstorming") Filipe Alexandre Fer. Loureiro (Outro)
2009 Análise do nome e do logótipo magma Maria de Fátima Santos (Outro)
2009 Franchising - Caso Fotosport Carolina Cardoso P. F. da Silva (Outro)
2009 Blog: análise à imagem de uma marca Sónia Rosa (Outro)
2009 Estudo sobre Pub. Institucional: Causas Sociais Camp. Pub.: Alerta Bullying Gilberto Fernando Silva Ramos (Outro)
2009 Estudo da campanha publicitária: alerta bullying Maria Teresa Moreira Silveira (Outro)
2009 Géneros de fotografia no mundo da Publicidade José Cálix (Outro)
2009 Publicidade: da teoria à prática Fernando Miguel da C. Ferreira (Outro)
2009 As estratégias por trás da Imagem Rolemberg Matos (Outro)
2009 A importância da coerência na campanha publicitária Sandra Reis (Outro)
2009 Plano de Marketing aplicado ao evemto "PSP" Ana Raquel Esteves Silva (Outro)
2009 A importância da criatividade e briefing numa campanha publicitária Hildebrando Pereira (Outro)
2009 Comunicação empresarial: Estudo de caso da Oliveira & Irmão, S.A. Helena Maria Marques Pinto Soares (Outro)
2008 Comunicação e Imagem nas microempresas: o caso Kit dÍdeias Pedro Magalhães (Outro)
2008 A importância da identidade institucional: o caso Museu da Pedra Arnaldina Maltez (Outro)
2008 O Outdoor - Perspectivas de Análise e Sistematização da Publicidade Exterior Pedro Santos (Outro)
2008 Cibermarketing no futebol portugues: a comunicacao interactiva nos websites dos clubes que integram a LPFP Eduardo Zilles Borba (Mestrado)
2008 O telefone como ferramenta estratégica Rita Pinto Madureira (Outro)
2008 Liderança, responsabilidade e coaching Joaquim Paulo Barbosa (Outro)
2008 Rebranding: caso Rangel Helder Pedro Sousa (Outro)
2008 Comunicação na Amnistia Internacional Rosa da Conceição F. Pereira (Outro)
2008 O domínio das RP na Costa Terra Mónica Sofia Faísca (Outro)
2008 A criação em guinismo cinematoggráfico Verónica Cotta Monteiro (Outro)
2008 A marca FC Porto Pedro Alves (Outro)
2007 Vender palavras de outros: a comuncação do livro no mercado actual (Outro)
2007 A imagem gráfica de uma organização: o caso Artelibris (Outro)
2007 O poder do cartaz: a cultura gráfica contemporânea Raimundo José Leite Tavares (Mestrado)
2007 O universo da colagem Armando Jorge Brás Branquinho Afonso (Mestrado)
2007 Os meios Publicitários Catarina Silva (Outro)
2007 Importância da responsabilidade social empresarial Filipa Oliveira (Outro)
2007 A marca Nuno Silva (Outro)
2007 O slogan e a sua importância na publiciidade Silvia Sousa (Outro)
2007 Salsa Bárbara Amorim (Outro)
2007 Bolachas de água e sal Vieira de Castro: um novo posicionamenot do produto Luís SIlva (Outro)
2007 A abordagem à criatividade na Publicidade Rafael Costa (Outro)
2007 RIo Ave Futebol Clube João Figueiredo (Outro)
2007 Marketing Feira Pedro Ribeirinha (Outro)
2007 O MP3, os Podcasts e a rádio António Amaral (Outro)
2007 Prostituição: campanha contra a Sida, desenvolvida pelo grupo Risco Susana Soares (Outro)
2007 A importância da Embalagem Liliana Torres (Outro)
2007 A importância do briefing na campanha de publicidade Ricardo Salazar (Outro)
2007 A importância da tipografia na comunicão visual Adelaide Carneiro (Outro)
2007 Estudo da campanha de publicidade: um estudo multidisciplinar Sandra Vale (Outro)
2007 Plano de comunicação Diana Sousa (Outro)
2007 Cinema de animação António Marques (Outro)
2007 A campanha de publicidade: Queres salvar vidas? Carla simões (Outro)
2007 Jogos de cor na publicidade Tiago Monteiro (Outro)
2007 Cor e visibilidade ana Coutinho (Outro)
2006 A estratégia criativa nos anúncois de TV: uma comparação entre a publicidade brasileira e portuguesa (Mestrado)
2003 Um estudo exploratório sobre a percepção dos jovens portugueses em relação à publicidade audiovisual (Outro)
2002 As mascotes na publicidade (Outro)
2002 A publicidade: encenação de uma relação com o homem (Outro)
2002 Identidade corporativa: a importância de uma boa imagem (Outro)
2002 A publicidade das grandes superfícies (Outro)
2002 Webdesign (Outro)
2002 Comércio electrónico: uma estratégia para o sucesso (Outro)
2000 O som na publicidade (Outro)

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2019/09/01 - 2019/09/15 XI Congresso Sopcom, Madeira Universidade da Madeira

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2020/12/01 - Atual Revista Comunicando (2184-0636) Sopcom
2018/07/02 - Atual Projetica Londrina/PR - Brasil
2011/11/11 - Atual Revista Comunicando
2008/06/14 - Atual Revista da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Fernando Pessoa Universidade Fernando Pessoa
1991/06/03 - 1993/07/03 100 comentários

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
2012 - Atual Reestruturação da Unidade Curricular da Graduação em Ciências da Comunicação: "Estágio e Projecto de Graduação" Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2010 - Atual Livro comemorativo dos 115 anos da Instituição

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2018 - 2018 Imagem: um olhar múltiplo Especialização (Curso médio) Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho, Portugal
2012 - 2012 Publicidade, criatividade e inovação Extensão e divulgação científica (Curso médio) Agência Nacional PAra a Cultura Científica e recnológica, Portugal
2006 - 2006 Criar sítios interactivos e dinâmicos na Internet (DHTML) Aperfeiçoamento (Curso médio)
1995 - 1995 Fotografia Aperfeiçoamento (Curso médio)
1994 - 1994 Iniciação à Fotografia Aperfeiçoamento (Curso médio)

Entrevista / Programa (rádio / tv)

Programa Tema
2008/08/05 - 2008 Rubrica "Fragmentos de Publicidade" Comunicação (marketing, publicidade, RP e design)

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2013/09 - Atual Open Materials
2012/12 - Atual Sopcom
2009/02 - Atual Inova-Ria, Associação de Empresas para uma Rede de Inovação em Aveiro
2011/02 - 2011/12 ACA - Associação Comercial de Aveiro
2009/01 - 2011/12 AIDA - Associação Industrial de Aveiro
2007/01 - 2010/01 Associação Portuguesa de Marketing

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2019/11/13 - 2020/11/15 Comissão científica do Xl Congresso da Sopcom, Madeira.
Membro
Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação, Portugal

Universidade da Madeira, Portugal

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2020/10/10 - 2020/10/17 CineEco – Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela CineEco - Câmara Municipal de Seia, Portugal
Distinções

Outra distinção

2016 Investigador
John W. Hartman Center for Sales, Advertising & Marketing History, Duke University, USA, Portugal
2012 O Chapéu mais Criativo
Universidade Fernando Pessoa e Museu do Chapéu, Portugal
2010 3º Clube ADDICT (Braga)
ADDICT - Creative industries, Porto, Portugal
2008 Investigador
John W. Hartman Center for Sales, Advertising & Marketing History, Duke University, USA, Portugal
2004 Bolsa de investigação
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
2002 Investigador
John W. Hartman Center for Sales, Advertising & Marketing History, Duke University, USA, Portugal