???global.info.a_carregar???
Ricardo Jorge Pratas da Silva. Concluiu o Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico em 2018 pela Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra, Licenciado em Educação Básica em 2015 pela Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra. É Bolseiro de Investigação de Doutoramento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia na instituição de acolhimento Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Ricardo Jorge Pratas Silva

Nomes de citação

  • Silva, Ricardo
  • Pratas, Ricardo

Identificadores de autor

Ciência ID
861B-491D-D0F4
ORCID iD
0000-0002-1866-1283

Endereços de correio eletrónico

  • ricardojpratas@gmail.com (Profissional)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação - Educação Geral

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C2)
Formação
Grau Classificação
2018/06/11
Concluído
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado integrado)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
18
2015/06/23
Concluído
Educação Básica (Licenciatura)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
16
2002/06/22
Frequentou
Engenharia Electrotécnica e de Computadores (Licenciatura)
Universidade de Coimbra Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores, Portugal
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2020/10/01 - Atual Investigador (Investigação) Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências e Tecnologia, Portugal
2019/09/01 - 2020/08/31 Gestão de Ciência e Tecnologia Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
Centro Ciência Viva do Alviela, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2018/10/08 - 2019/06/15 Técnico de Atividades de Enriquecimento Curricular Agrupamento de Escolas Nuno Álvares, Portugal
Escola Básica Faria de Vasconcelos, Portugal
2018/01/10 - 2018/06/22 Professor de apoio ao estudo do 1.º e 2.º CEB CEOS - Centro de Estudos Oficina dos Saberes, Portugal
2015/09/11 - 2017/08/31 Técnico AEC 1.º CEB “Atividades Lúdicas de Animação”, CASPAE - Centro de Apoio Social de Pais e Amigos da Escola Nº 10, Coimbra., Portugal
2013/11/16 - 2014/09/30 Formador no projeto Workshop Instalação, Fotografia & Som Teatro Académico de Gil Vicente, Portugal
2009/09/15 - 2012/08/31 Técnico de Atividades de Enriquecimento Curricular “Ciência Divertida” e “Rádio Miúdos e Conteúdos” Biocontacto, Lda., Portugal
2008/02/01 - 2012/01/04 Diretor de Produção de Conteúdos Áudio Rádio Universidade de Coimbra, Portugal
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Silva, Ricardo; Sá, Cátia; Reis, Magda; Silva, Maria João. "Uma oficina de iniciação à programação – o caso da Escola Ciência Viva do Alviela". Trabalho apresentado em 5º Encontro sobre Jogos e Mobile Learning 2020 – Online (EJML2020), Coimbra, 2020.
    Aceite para publicação
  2. Martins, Nuno; Martins, Fernando Manuel Lourenço; Costa, Cecília ; Silva, Ricardo. "Promoção de conhecimentos do modelo conceptual TPACK na formação inicial de professores". Trabalho apresentado em IV Encontro Internacional de Formação na Docência, Bragança, 2019.
    Publicado
  3. Martins, Nuno; Martins, Fernando Manuel Lourenço; Costa, Cecília ; Silva, Ricardo. "Desenvolvimento do modelo TPACK na formação inicial de professores". Trabalho apresentado em Encontro em Investigação em Educação Matemática 2018, Coimbra, 2018.
    Publicado
  4. Martins, Nuno; Martins, Fernando Manuel Lourenço; Costa, Cecília ; Silva, Ricardo. "Os conhecimentos emergentes do modelo TPACK em estudantes da formação inicial através de uma experiência de ensino". Trabalho apresentado em VPCT 2018, Vila Real, 2018.
    Publicado
  5. Silva, Ricardo; Martins, Fernando Manuel Lourenço; Rato, Virgílio. "Modelação matemática como prática de sala de aula: o uso de manipulativos virtuais no desenvolvimento dos sentidos da adição". Trabalho apresentado em EIEM 2016, Évora, 2016.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Silva, Ricardo; Fonseca, Benjamim; Costa, Cecília; Martins, Fernando. "Fostering Computational Thinking Skills: A Didactic Proposal for Elementary School Grades". Education Sciences 11 9 (2021): 518. http://dx.doi.org/10.3390/educsci11090518.
    10.3390/educsci11090518
  2. Silva, Ricardo; Martins, Fernando Manuel Lourenço; Rato, Virgílio; Raimundo, Isabel. "TPACK: uma proposta de integração da tecnologia na aula de matemática". Exedra: Revista Científica 1 (2019): 167-181. http://exedra.esec.pt/wp-content/uploads/2020/01/12-EIPE2019.pdf.
    Acesso aberto • Publicado
Capítulo de livro
  1. Silva, Ricardo; Costa, Cecília; Martins, Fernando. "Using Mathematical Modelling and Virtual Manipulatives to Teach Elementary Mathematics". In Technology and Innovation in Learning, Teaching and Education, 75-89. Springer International Publishing, 2021.
    Publicado • 10.1007/978-3-030-73988-1_6
Tese / Dissertação
  1. Silva, Ricardo Jorge Pratas da. "Modelação matemática como ambiente de aprendizagem: o uso de manipulativos virtuais no desenvolvimento dos sentidos da a dição e da subtração". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10400.26/24168.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2019/05/18 TPACK: uma proposta de integração adequada da tecnologia na aula de matemática IV Encontro de Investigação e Práticas em Educação
ESEC - Escola Superior de Educação (Coimbra, Portugal)
2018/11/17 Desenvolvimento do modelo TPACK na formação inicial de professores Encontro em Investigação em Educação Matemática
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra (Coimbra, Portugal)
2018/11/08 Os conhecimentos emergentes do modelo TPACK em estudantes da formação inicial através de uma experiência de ensino Encontro internacional “A Voz dos Professores de C&T” (VPCT 2018)
UTAD - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Vila Real, Portugal)
2017/04/28 Integração da tecnologia na sala de aula de matemática: uma experiência no 1.º CEB II Encontro em Investigação e Práticas em Educação
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra (Coimbra, Portugal)
2016/11/19 Modelação Matemática como prática de sala de aula: o uso de manipulativos virtuais no desenvolvimento dos sentidos da adição Encontro em Investigação em Educação Matemática
Universidade de Évora (Évora, Portugal)

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2016/10/27 - 2016/10/27 Dinamizador da Oficina "A modelação matemática como Ambiente de aprendizagem no 1.º CEB" (2016/10/27 - 2016/10/27)
Oficina (workshop) (Outra)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2019/09/16 - 2019/09/18 II Encontro Formativo Ciência Viva
Encontro
II Encontro Formativo Ciência Viva
Exploratório - Centro Ciência Viva de Coimbra, Portugal
2018/11/24 - 2018/11/24 Participação em acção de formação destinada a professores do 1.º CEB relativa ao projeto Hypatiamat
Outro
Hypatiamat na sala de aula do 1º CEB
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2018/11/08 - 2018/11/11 Encontro internacional “A Voz dos Professores de C&T” (VPCT 2018)
Encontro
Encontro internacional “A Voz dos Professores de C&T” (VPCT 2018)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2017/04/27 - 2017/04/28 Encontro em Investigação e Práticas em Educação
Encontro
II Encontro em Investigação e Práticas em Educação
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2016/11/19 - 2016/11/20 Encontro de investigação em matemática
Encontro
EIEM 2016
Sociedade Portuguesa de Matemática, Portugal
2016/05/20 - 2016/05/20 Dinamizador do Dia Eco Escola
Oficina (workshop)
Dia Eco Escolas
Centro Escolar Solum Sul, Portugal
2016/04/08 - 2016/04/09 Encontro de investigação e práticas em educação
Encontro
EIPE 2016
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2016/04/08 - 2016/04/08 Participação em oficina dedicada a aprendizagem cooperativa e pedagogias diferenciadas
Oficina (workshop)
Workshop Aprendizagem cooperativa e pedagogias diferenciadas
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2016/03/03 - 2016/03/03 Conferência A escola face à sobredotação
Conferência
A escola face à sobredotação
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2015/12/02 - 2016/02/28 Dinamizador da exposição Explorística — Aventuras na Estatística
Exposição
Explorística — Aventuras na Estatística
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2016/01/21 - 2016/01/21 Sessão de focus group, no âmbito do estudo sobre Empregabilidade e Ensino Superior: o papel dos gabinetes de saídas profissionais
Mesa-redonda
Empregabilidade e Ensino Superior: o papel dos gabinetes de saídas profissionais
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2014/01/30 - 2014/01/30 Oficina de de Metodologias Criativas
Oficina (workshop)
Workshop de Metodologias Criativas, Follow me at the timeline
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal