???global.info.a_carregar???
PhD in Sport Sciences, specialization in Fitness, by the University of Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) - Portugal (2015). He obtained a Master degree in Psychology of Sport and Exercise, also at UTAD - Portugal (2010), and a Bachelor degree in Sports - Fitness, at Rio Maior Sports School (Polytechnic of Santarém) - Portugal (2004). He is a professor at Coimbra Education School (Polytechnic of Coimbra) since 2007, and vice-director of the Applied Sport Sciences Research Unit (ASSERT) since 2017. His research interests, among others, focus at: fitness services; quality of the instructors of group exercise fitness activities; technical intervention of the sport professionals; interdisciplinary education; and educational play, games and sport activities.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Francisco José Ascenso Campos

Nomes de citação

  • Campos, Francisco

Identificadores de autor

Ciência ID
8410-124A-C9F4
ORCID iD
0000-0003-1990-0589

Endereços de correio eletrónico

  • francicampos@gmail.com (Profissional)
  • francicampos@esec.pt (Profissional)
Formação
Grau Classificação
2010 - 2015
Concluído
Ciências do Desporto (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
"A qualidade do instrutor de atividades de grupo de fitness." (TESE/DISSERTAÇÃO)
2006 - 2010
Concluído
Psicologia do Desporto e do Exercício (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
"A liderança em atividades de grupo de fitness. Tradução, adaptação e análise fatorial do Leadership Scale for Sports (LSS) de Chelladurai e Saleh (1980)." (TESE/DISSERTAÇÃO)
2005 - 2006
Concluído
Psicologia do Desporto e do Exercício (Pós-Graduação)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Desporto de Rio Maior, Portugal
2003 - 2004
Concluído
Desporto, variante de Condição Física (Licenciatura)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Desporto de Rio Maior, Portugal
"Caracterização do feedback pedagógico. Estudo comparativo entre professores de ginástica localizada, diferenciados pela formação académica." (TESE/DISSERTAÇÃO)
2000 - 2003
Concluído
Desporto, variante de Condição Física (Bacharelato)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Desporto de Rio Maior, Portugal
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2017 - Atual Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Coimbra, Portugal
2007 - 2017 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Coimbra, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2005 - 2007 Técnico Superior de Desporto Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Portugal
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Campos, Francisco. "Ângelo, E., Campos, F., Silva, E., & Rama, L. (2019). Bem-estar, estilo de vida e relacionamento interpessoal em jovens adolescentes. Congresso da Sociedade Científica de Pedagogia do Desporto (SCPD). Coimbra - Portugal.". 2019.
  2. Campos, Francisco. "Mendes, R., Neves, L., Campos, F., Lourenço, A., & Diogo, M. (2019). Portuguese play report 2018: children up 10 years. XV Seminário Internacional de Educação Física, Lazer e Saúde (SIEFLAS) / IV BUDO Congress. Castelo Branco - Portugal.". 2019.
  3. Campos, Francisco. "Costa, B., Lucas, S., Campos, F., & Martins, F. (2019). Os jogos tradicionais portugueses e a educação financeira. Encontro em Investigação e Práticas em Educação, ESEC-IPC. Coimbra - Portugal.". 2019.
  4. Campos, Francisco. "Campos, F., & Ângelo, E. (2019). Jogos de cooperação em meio aquático: exemplo de um programa da Santa Casa da Misericórdia de Montemor-o-Velho. I Seminário de Prevenção e Promoção da Saúde - Atividades Lúdicas para Seniores: “Brincar não tem Idade”, SCMM-o-V. Coimbra - Portugal.". 2019.
  5. Campos, Francisco. "Damásio, A., Gomes, R., Mendes, R., & Campos, F. (2018). Hábitos de prática de atividade física e desportiva dos estudantes do 1.º ano do Instituto Politécnico de Coimbra. II Fórum da REDESPP, ESECS-IP Leiria. Leiria - Portugal.". 2018.
  6. Campos, Francisco. "Campos, F., Silva, D., Gonçalves, D., Bronze, J., Vicente, L., Santos, R., Damásio, A., Franco, S., & Simões, V. (2018). Os motivos para a prática desportiva e a importância atribuída no âmbito do fitness. VII Congresso da Sociedade Científica de Pedagogia do Desporto. Rio Maior - Portugal.". 2018.
  7. Campos, Francisco. "Campos, F., Melo, R., Martins F., Damásio, A., & Mendes, R. (2018). Estilos de vida, composição corporal e competência motora das crianças do Pré-escolar e 1.º CEB do Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Velho. Jornadas Pedagógicas de Montemor-o-Velho - “Estratégias para a inclusão: a escola onde todos aprendem,” AEMV. Montemor-o-Velho - Portugal.". 2018.
  8. Campos, Francisco. "Mendes, P., Leandro, C., Campos, F., Parreira, P., & Mónico, L. (2018). Escola a tempo integral no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Seminário Internacional de Observatórios de Educação e Formação - “Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades: flexibilizar e inovar numa escola em transformação”, FPCEUP. Porto - Portugal.". 2018.
  9. Campos, Francisco. "Santos, R., Campos, F., Temudo, M., Semedo, K., Costa, D., Melo, R., & Martins F. (2018). Childhood body fat and motor competence in Elementary School (5-9 years old). International Health Congress, IPL. Leiria - Portugal.". 2018.
  10. Campos, Francisco. "Campos, F., Martins, F., & Mendes, R. (2018). Os jogos tradicionais portugueses: recriação e interdisciplinaridade. Encontro em Investigação e Práticas em Educação (EIPE), ESEC-IPC. Coimbra - Portugal.". 2018.
  11. Campos, Francisco. "Ângelo, E., Campos, F., Carraco dos Reis, M., & Veloso S. (2018). Programa SER ATIVO, da Santa Casa da Misericórdia de Montemor-o-Velho. Seminário Atividade Física e o Envelhecimento Ativo - Exemplos de Boas Práticas. Beja - Portugal.". 2018.
  12. Campos, Francisco. "Padrão, A., Franco, S., Campos, F., & Simões V. (2018). Preferências dos idosos em relação ao feedback dos instrutores, em aulas de grupo de hidroginástica. Congresso Internacional da UI_IP de Santarém. Santarém - Portugal.". 2018.
  13. Campos, Francisco. "Martins, F., & Campos, F. (2017). Programa FORMIGA. Projeto piloto de promoção de hábitos de alimentação saudável, prática de atividade física e estilos de vida saudável em crianças dos 3 aos 9 anos (Educação pré-escolar e 1.º CEB). Congreso Internacional de Educación a través del Deporte. Jaén - Espanha.". 2017.
  14. Campos, Francisco. "Leandro, C., Campos, F., & Mendes, R. (2017). Os jogos tradicionais em contextos educativos. Colóquio “Brincar e modos de ser Criança”, Instituto de Apoio à Criança (IAC). Coimbra - Portugal.". 2017.
  15. Campos, Francisco. "Simões, V., Rodrigues, J., Campos, F., & Franco, S. (2014). O feedback dos instrutores estagiários na atividade Localizada. Relação entre o comportamento observado e a auto-pecepção. Congresso da Sociedade Científica Pedagogia do Desporto. Guarda - Portugal.". 2014.
  16. Campos, Francisco. "Simões, V., Rodrigues, J., Campos, F., & Franco, S. (2013). Preferências dos praticantes de aulas de grupo de fitness, relativamente ao comportamento de feedback do instrutor de Localizada. Congresso da Sociedade Científica Pedagogia do Desporto. Espinho - Portugal.". 2013.
  17. Campos, Francisco. "Campos, F. (2011). A liderança em actividades de grupo de fitness. Tradução, adaptação e análise factorial do LSS, de Chelladurai e Saleh (1980). International Week of ESEC. Coimbra - Portugal.". 2011.
Artigo em revista
  1. Campos, Francisco. "Campos, F., Mendes, P., Martins, F., & Ângelo, E. (2021). Bem-estar, estilo de vida e relacio-namento interpessoal nas aulas de Educação Física. DEDiCA, 19, 103-122.". (2021):
    http://doi.org/10.30827/dreh.vi19.15986
  2. Campos, Francisco. "Mendes, P., Leandro, C., Campos, F., Fachada, M., Santos, A., & Gomes, R. (2021). Extended school time: impact on learning and teaching. European Journal of Educational Research, 10(1), 353-365.". (2021):
  3. Campos, Francisco. "Campos, F., Martins, F., Gomes, R., Zylberberg, T., Mendes, S., & Damásio, A. (2021). Importância atribuída no fitness segundo o rendimento líquido mensal dos praticantes. Retos, 40, 336-343.". (2020):
    10.47197/retos.v1i40.81957
  4. Campos, Francisco. "Ângelo, E., Campos, F., Silva, E., & Rama, L. (2020). Análise das relações interpessoais dos alunos em Educação Física. Journal of Sport Pedagogy and Research, 6(1), 10-19.". (2020):
  5. Campos, Francisco. "Ortega Martínez, J., Martins, F., González Víllora, S., & Campos, F. (2021). Estudio sobre la calidad percibida de los usuarios de fitness: a partir de sus características y preferencias según sexo y edad. Retos, 39, 477-482.". (2020):
  6. Campos, Francisco. "Ferreira, O., Clemente, F., Amorós, J., Silva, F., Mendes, R., Campos, F., & Martins, F. (2019). Study of network process in children during cooperation games. Journal of Physical Education and Sport, 19(4), 2472-2476.". (2019):
  7. Campos, Francisco. "Costa, B., Lucas, S., Campos, F., & Martins, F. (2019). A Educação Físico-Motora para promover a Educação Financeira. EXEDRA, Número Temático, 220-230.". (2019):
  8. Campos, Francisco. "Padrão, A., Franco, S., Campos, F., & Simões, V. (2019). Preferências dos idosos em relação ao feedback dos instrutores, em aulas de grupo de hidroginástica. Revista da UIIPS - Unidade de Investigação do Instituto Politécnico de Santarém, 7(2), 144-156.". (2019):
  9. Campos, Francisco. "Mendes, R., Neves, L., Campos, F., Lourenço, A., & Diogo, M. (2019). Portuguese play report 2018: children up to 10 years. Proceedings of the International Seminar of Physical Education, Leisure and Health; Castelo Branco, Portugal, Journal of Human Sport and Exercise, 14(4proc), S1765-S1767.". (2019):
    10.14198/jhse.2019.14.Proc4.82
  10. Campos, Francisco. "Campos, F., Marques, M., Ferreira, R., Abrantes, B., Martins, F., Melo, R., & Mendes, R. (2019). Risco de desenvolvimento de diabetes mellitus em estudantes do ensino superior e sua correlação com o peso e IMC. Revista Portuguesa de Diabetes, 14(3), 104-109.". (2019):
  11. Campos, Francisco. "Mendes, P., Leandro, C., Campos, F., Mónico, L., Parreira, P., & Gomes, R. (2019). Interdisciplinary and intergenerational project, “Ulisses’ Pirate”: an empirical study in the context of Basic Education. Journal of Interdisciplinary Studies in Education, 8(1), 63-75.". (2019):
  12. Campos, Francisco. "Campos, F., Craveiro, D., Alves, D., Bernardo, F., Cardoso, F., Martins, F., Mendes, R., & Gomes, R. (2019). A perceção dos praticantes de hidroginástica em relação à qualidade do instrutor. Revista Iberoamericana de Psicología del Ejercicio y el Deporte, 14(1), 28-33.". (2019):
  13. Campos, Francisco. "Campos, F. (2019). Editorial. Revista Iberoamericana de Psicología del Ejercicio y el Deporte, 14(1), 1-1.". (2019):
  14. Campos, Francisco. "Campos, F., Abrantes, B., Ferreira, R., Marques, M., Martins, F., Melo., R., & Mendes, R. (2018). Overweight and obesity in Portugal higher education students. ARENA - Journal of Physical Activities, 7, 73-83.". (2018):
  15. Campos, Francisco. "Benefits of 8-week fitness programs in health and fitness parameters.". (2018):
  16. Campos, Francisco. "Campos, F., Santos, R., Temudo, M., Semedo, K., Costa, D., Melo, R., & Martins F. (2018). Childhood body fat and motor competence in elementary school (5-9 years old). BMC Health Services Research, 18(suppl 2):684, 69-70. doi:https://doi.org/10.1186/s12913-018-3444-8". (2018):
    https://doi.org/10.1186/s12913-018-3444-8
  17. Campos, Francisco. "Mendes, P., Leandro, C., Campos, F., Parreira, P., & Mónico, L. (2018). Projeto de escola a tempo inteiro para o 6.º ano de escolaridade: “Pirata do Ulisses”. Revista Portuguesa de Pedagogia, 52(2), 47-67.". (2018):
  18. Campos, Francisco. "Campos, F., Marques, M., Silva, S., Martins. F., Simões, V., & Franco, S. (2017). Physical self-description and sport participation, by gender, of university students. Journal of Physical Education and Sport, 17(1), 207-211.". (2017):
  19. Campos, Francisco. "Portugal, A., Campos, F., Martins, F., & Melo, R. (2017). Understanding the relation between serious surfing, surfing profile, surf travel behavior and destination attributes preferences. European Journal of Tourism Research, 16, 57-73.". (2017):
  20. Campos, Francisco. "Campos, F., Martins, F., Simões, V., & Franco, S. (2017). Fitness participants perceived quality by age and practiced activity. Journal of Physical Education and Sport, 17(2), 698-704.". (2017):
  21. Campos, Francisco. "Portugal, A., Martins, F., Campos, F., & Melo, R. (2017). Caracterização dos turistas de surf em Portugal: "lazer sério", comportamentos de viagem e atributos de destino. EXEDRA, Número Temático, 106-124.". (2017):
  22. Campos, Francisco. "Campos, F., Simões, V., & Franco, S. (2016). Characterization and comparison of the quality indicators of the group exercise fitness instructor, considering the intervenient, gender and age. International Journal of Sports, Exercise and Training Science, 2(2), 50-59.". (2016):
  23. Campos, Francisco. "Damásio, A., Campos, F., & Gomes, R. (2016). Importance given to the reasons for sport participation and to the characteristics of a fitness service. ARENA - Journal of Physical Activities, 5, 46-56.". (2016):
  24. Campos, Francisco. "Campos, F., Ângelo, E., Abrantes, B., Ferreira, R., & Melo, R. (2016). Motivos para o abandono da prática desportiva no Ginásio IPC. EXEDRA, Número Temático, 109-119.". (2016):
  25. Campos, Francisco. "Campos, F., Simões, V., & Franco, S. (2016). A qualidade em atividades de grupo de fitness: construção e validação do questionário “Qualidade do Instrutor de Fitness - Atividades de Grupo” (QIF-AG). Revista Psicologia, 30(1). 37-48.". (2016):
    http://dx.doi.org/10.17575/rpsicol.v30i1.1069
  26. Campos, Francisco. "Clemente, F., Martins, F., Mendes, R., & Campos, F. (2015). Inspecting the performance of neutral players in different small-sided games. Revista Motriz, 21(1), 45-53.". (2015):
    dx.doi.org/10.1590/S1980-65742015000100006
  27. Campos, Francisco. "Portugal, A., Ramos, A., Campos, F., & Melo, R. (2015). Understanding the relation between serious leisure characteristics and surf travel behavior. In R. Melo, R. Mendes, A. Damásio, & A. Ramos (Eds.), Sport Tourism. New Challenges in Globalized World (pp. 66-77). Coimbra: ESEC.". (2015):
  28. Campos, Francisco. "Campos, F., Simões, V., & Franco, S. (2015). Characterization and comparison of the participant's perception about the quality of the fitness group exercise instructor, considering the practiced activity. ARENA - Journal of Physical Activities, 4, 85-104.". (2015):
  29. Campos, Francisco. "Campos, F., Simões, V., & Franco, S. (2015). Characterization and comparison of the participant's perception about the quality of the fitness group exercise instructor, considering the practiced activity. ARENA - Journal of Physical Activities, 4, 85-104.". (2015):
  30. "Campos, F., Simões, V., & Franco, S. (2015). Characterization and comparison of the participant's perception about the quality of the fitness group exercise instructor, considering the practiced activity. ARENA - Journal of Physical Activities, 4, 85-104.". (2015):
  31. "Campos, F., Simões, V., & Franco, S. (2015). Characterization and comparison of the participant's perception about the quality of the fitness group exercise instructor, considering the practiced activity. ARENA - Journal of Physical Activities, 4, 85-104.". (2015):
  32. "Campos, F., Simões, V., & Franco, S. (2015). Characterization and comparison of the participant's perception about the quality of the fitness group exercise instructor, considering the practiced activity. ARENA - Journal of Physical Activities, 4, 85-104.". (2015):
  33. "Campos, F., Simões, V., & Franco, S. (2015). Characterization and comparison of the participant's perception about the quality of the fitness group exercise instructor, considering the practiced activity. ARENA - Journal of Physical Activities, 4, 85-104.". (2015):
  34. "Campos, F., Simões, V., & Franco, S. (2015). Characterization and comparison of the participant's perception about the quality of the fitness group exercise instructor, considering the practiced activity. ARENA - Journal of Physical Activities, 4, 85-104.". (2015):
  35. "Campos, F., Simões, V., & Franco, S. (2015). Characterization and comparison of the participant's perception about the quality of the fitness group exercise instructor, considering the practiced activity. ARENA - Journal of Physical Activities, 4, 85-104.". (2015):
  36. Campos, Francisco. "Oliveira, M., Simões, V., Alves, M., Alves, S., Rodrigues, J., Campos, F., & Franco, S. (2013). Análise do feedback pedagógico de instrutores de localizada, nas dimensões valor e resposta do aluno. Análise por género. Revista da Sociedade Científica de Pedagogia do Desporto, 1(2), 367-381.". (2013):
  37. Campos, Francisco. "Mendes, P., Mendes, R., Garcia, J., Campos, F., Menayo, R., & Araújo, D. (2011). Factores de rendimento no primeiro serviço em tenistas de competição. Educação Física - UEM, 22(3), 315-326.". (2011):
    10.4025/reveducfis.v22i3.10540
  38. Campos, Francisco. "Campos, F., Melo, R., & Franco, S. (2010). The fitness group activities instructor. In A. Vizental, & C. Coser (Eds.), Proceedings of the International Symposium Research and Education in Innovation Era (pp. 405-411). Arad: Editura Universitatii “Aurel Vlaicu”.". (2010):
  39. Campos, Francisco. "Campos, F., Melo, R., & Franco, S. (2010). The fitness group activities instructor. In A. Vizental, & C. Coser (Eds.), Proceedings of the International Symposium Research and Education in Innovation Era (pp. 405-411). Arad: Editura Universitatii “Aurel Vlaicu”.". (2010):
  40. "Campos, F., Melo, R., & Franco, S. (2010). The fitness group activities instructor. In A. Vizental, & C. Coser (Eds.), Proceedings of the International Symposium Research and Education in Innovation Era (pp. 405-411). Arad: Editura Universitatii “Aurel Vlaicu”.". (2010):
  41. "Campos, F., Melo, R., & Franco, S. (2010). The fitness group activities instructor. In A. Vizental, & C. Coser (Eds.), Proceedings of the International Symposium Research and Education in Innovation Era (pp. 405-411). Arad: Editura Universitatii “Aurel Vlaicu”.". (2010):
  42. "Campos, F., Melo, R., & Franco, S. (2010). The fitness group activities instructor. In A. Vizental, & C. Coser (Eds.), Proceedings of the International Symposium Research and Education in Innovation Era (pp. 405-411). Arad: Editura Universitatii “Aurel Vlaicu”.". (2010):
  43. "Campos, F., Melo, R., & Franco, S. (2010). The fitness group activities instructor. In A. Vizental, & C. Coser (Eds.), Proceedings of the International Symposium Research and Education in Innovation Era (pp. 405-411). Arad: Editura Universitatii “Aurel Vlaicu”.". (2010):
  44. "Campos, F., Melo, R., & Franco, S. (2010). The fitness group activities instructor. In A. Vizental, & C. Coser (Eds.), Proceedings of the International Symposium Research and Education in Innovation Era (pp. 405-411). Arad: Editura Universitatii “Aurel Vlaicu”.". (2010):
  45. "Campos, F., Melo, R., & Franco, S. (2010). The fitness group activities instructor. In A. Vizental, & C. Coser (Eds.), Proceedings of the International Symposium Research and Education in Innovation Era (pp. 405-411). Arad: Editura Universitatii “Aurel Vlaicu”.". (2010):
Capítulo de livro
  1. Campos, Francisco. "Campos, F., Simões, V., & Franco, S. (2020). A qualidade do instrutor em atividades de grupo de fitness. In S. Franco & V. Simões (Eds.), Pedagogia do fitness - Contributos para a intervenção dos profissionais (pp. 7-29). Lisboa: Omniserviços.". 2020.
  2. Campos, Francisco. "Costa, B., Lucas., S., Campos, F., & Martins, F. (2020). Literacia financeira a partir de jogos tradicionais infantis: uma experiência no 1.º CEB. In F. Martins, L. Mota & S. Espada (Eds.), A formação de professo-res e educadores: das políticas às práticas supervisionadas (pp. 152-268). Coimbra: IPC-ESEC.". 2020.
  3. Campos, Francisco. "Campos, F., Leandro, C., Martins, F., Melo, R., Gomes, R., Mendes, R., & Damásio, A. (2018). Os jogos, as lengalengas e as danças tradicionais infantis. Proposta de recriação e trabalho interdisciplinar. In G. Galdón, C. Milla, L. Mora, R. Gutiérrez & A. Sanchéz (Eds.), Educación a través del deporte: actividad física y valores (pp. 163-177). Jaén: Asociación Didáctica Andalucía.". 2018.
  4. Campos, Francisco. "Campos, F., Ângelo, E., Ferreira, R., & Abrantes, B. (2017). Jogos aquáticos de Cooperação em Hidroginástica. In V. Loureiro, N. Loureiro, L. Murta, J. Leal & P. Bento (Eds.), Atividade Física e Desporto - Novos Tempos do Fitness: da Teoria à Prática (pp. 106-112). Beja: IPB.". 2017.
  5. Campos, Francisco. "Campos, F., Portugal, A., & Melo, R. (2017). Surf tourism and serious leisure: a comparison between less serious and more serious surfers in Portugal. In R. Melo & C. Sobry (Eds.), Sport tourism: new challenges in a globalized world (pp. 299-327). Newcastle: Cambridge Scholars Publishing.". 2017.
  6. Campos, Francisco. "Campos, F., Dias, G., & Mendes, R. (2015). Hidroginástica para idosos. In G. Dias, R. Mendes, P. Silva, & M. Branquinho (Eds.), Gerontomotricidade: actividades lúdicas e pedagógicas para o corpo envelhecido (pp. 49-67). Coimbra: ESEC.". 2015.
Edição de livro
  1. Damásio, A., Martins, A., Leandro, C., Martins, F., Campos, F., Dias, G., Mendes, P., Gomes, R., Melo, R., & Mendes R. (2021). Livro de resumos do 3.º Fórum REDESPP - DESPORTO. Desporto para um futuro sustentável - Território e comunidades. REDESPP e ESEC-IPC.. 2021.
Edição de número de revista
  1. Campos, Francisco. "Melo, R., Campos, F., & Mendes, R. (2016). Desporto no Ensino Superior. Revista Científica EXEDRA - ESEC (Número Temático). Coimbra: ESEC.". (2016):
    https://doi.org/10.13140/rg.2.2.14660.42887
Livro
  1. Francisco Campos. Pereira, J., Campos, F., & Mendes, R. (2022). Compêndio: Desporto e Atividades de Ginásio II. CTeSP em Desporto. ESEC-IPC.. 2022.
  2. Francisco Campos. Campos, F., Pereira, J., & Mendes, R. (2022). Compêndio: Desporto e Atividades de Ginásio II. Licenciatura em Desporto e Lazer. ESEC-IPC.. 2022.
  3. Francisco Campos. Campos, F., Brandão, L., Ângelo, E. & Mendes, R. (2022). Compêndio: Desportos e Atividades de Ginásio I. CTeSP em Desporto. ESEC-IPC.. 2022.
  4. Francisco Campos. Ângelo, E., Brandão, L., Campos, F., & Mendes, R. (2022). Compêndio: Desporto e Ativida-des de Ginásio I. Licenciatura em Desporto e Lazer. ESEC-IPC.. 2022.
  5. Francisco Campos. Campos, F., & Mendes, R. (2022). Compêndio: Aeróbica. Licenciatura em Desporto e Lazer. ESEC-IPC.. 2022.
  6. Campos, Francisco. Campos, F., Melo, R., & Mendes, R. (2021). Fitness e atividades de ginásio. Guia para profissionais. Lisboa: LIDEL.. 2021.
Poster em conferência
  1. Campos, Francisco. "Costa, B., Lucas, S., Campos, F., & Martins, F. (2020). Aprendizagens sobre literacia financeira através dos jogos tradicionais infantis. XV Seminário de Desenvolvimento Motor da Criança, Coimbra - Portugal.". 2020.
  2. Campos, Francisco. "Campos, F., Mendes, T., Melo, R., Martins, F., Damásio, A., Gomes, R., & Mendes, R. (2019). Lifestyle, diet, sleep, sports practice and body composition in the 1st Cycle of Basic Education. Health and Well-being Intervention International Congress, Viseu - Portugal.". 2019.
  3. Campos, Francisco. "Campos, F., Martins, F., Simões, V., & Franco, S. (2016). Qualidade dos instrutores de fitness em aulas de grupo. Congresso da Sociedade Científica de Pedagogia do Desporto, Viseu - Portugal.". 2016.
  4. Campos, Francisco. "Campos, F., Simões, V., & Franco, S. (2015). Indicadores de qualidade do instrutor de atividades de grupo de fitness. Jornadas da Sociedade Portuguesa de Psicologia do Desporto, Guarda - Portugal.". 2015.
  5. Campos, Francisco. "Mercê, C., Franco, S., Alves, S., Campos, F., & Simões, V. (2014). Preferências dos praticantes de Indoor Cycling, relativamente ao comportamento pedagógico do Instrutor. Congresso “Investigação, Inovação e Tecnologia” da Unidade de Investigação do IPS, Santarém - Portugal.". 2014.
  6. Campos, Francisco. "Oliveira, M., Simões, V., Alves, M., Alves, S., Rodrigues, J., Campos, F., & Franco, S. (2012). Análise do feedback pedagógico de instrutores de localizada, nas dimensões valor e resposta do aluno. Congresso da Sociedade Científica de Pedagogia do Desporto, Vila Real - Portugal.". 2012.
  7. Campos, Francisco. "Mendes, P., Mendes, R., Garcia, J., Campos, F., Menayo, R., & Araújo, D. (2011). Performance factors in the first serve in competitive tennis players. Congresso do European College of Sports Science, Liverpool - Inglaterra.". 2011.
  8. Campos, Francisco. "Campos, F., & Simões, V. (2010). A liderança em actividades de grupo de fitness. Tradução, adaptação e análise fatorial da LSS, de Chelladurai e Saleh (1980). Congresso da Sociedad Iberoamericana de Psicología del Deporte, Bogotá - Colômbia.". 2010.
  9. Campos, Francisco. "Campos, F., & Franco, S. (2010). Qualidade do instrutor de actividades de grupo de fitness. Congresso Nacional de Gestão do Desporto da APOGESD, Lagos - Portugal.". 2010.
  10. Campos, Francisco. "Campos, F. & Franco, S. (2005). Feedback pedagógico das instrutoras de Ginástica Localizada. Congresso Internacional de Psicologia do Desporto e do Exercício, Rio Maior - Portugal.". 2005.
Resumo em conferência
  1. Campos, Francisco. "Silva., K., Campos, F., & Melo, R. (2019). Serious leisure, perception of health and quality of life among students of city of Imperatriz, Maranhão - Brazil. In. G. Desouzart (Ed.), Proceedings of the International Congress of Health and Well-being Intervention - ICHWBI 2019 (pp. 27-28). Viseu: WORK.". 2019.
  2. Campos, Francisco. "Ângelo, E., Campos, F., Silva, E., & Rama, L. (2019). Bem-estar, estilo de vida e relacionamento interpessoal em jovens adolescentes. In. R. Resende, H. Sarmento & A. Marques (Eds.), Journal of Sport Pedagogy and Research - Special Edition, 5(2), 16. Rio Maior: SCPD.". 2019.
  3. Campos, Francisco. "Campos, F., Vitor, E., Martins, F., & Mendes, R. (2019). O jogo e brincadeira como forma de aprendizagem. In. F. Martins & L. Mota (Coords.), IV Encontro de Investigação e Práticas em Educação (p. 26). Coimbra: ESEC.". 2019.
  4. Campos, Francisco. "Campos, F., Damásio, A., Martins, F., Simões, V., & Franco S. (2018). Importância atribuída no fitness: perceção dos praticantes de acordo com o género. In. J. Cruz, J. Amoroso, L. Coelho, M. Barroso, N. Amaro, P. Morouço, R. Gonçalves, R. Salvador & R. Matos (Eds.), Livro de atas do 2.º Fórum REDESPP - DESPORTO (p. 30). Leiria: REDESPP e ESECS-IPL.". 2018.
  5. Campos, Francisco. "Campos, F., Costa, A., Berças, C., Fragoso, C., Gonçalves, C., Simões, M., Simões, V., Franco, S., Martins, F., & Damásio, A. (2018). A qualidade dos serviços no fitness e atividades de ginásio. In. R. Resende & H. Sarmento (Eds.), Journal of Sport Pedagogy and Research - EDIÇÃO ESPECIAL (p. 6). Rio Maior: SCPD.". 2018.
  6. Campos, Francisco. "Mendes, P., Leandro, C., Campos, F., Parreira, P., Mónico, L., & Cantante, E. (2017). Projeto interdisciplinar e intergeracional “O Pirata do Ulisses”. Um estudo emprírico realizado em contexto de Ensino Básico. In. N. Serra, C. Vila-Chã, N. Casanova, P. Esteves, & M. Costa (Eds.), Livro de Abstracts - XIII SIEFLAS (p. 190). Guarda: IPG.". 2017.
  7. Campos, Francisco. "Campos, F., Martins, F., Simões, V., & Franco, S. (2016). Qualidade dos instrutores de fitness em aulas de grupo. In R. Resende, H. Sarmento, & A. Marques (Eds.), Journal of Sport Pedagogy and Research (p. 47). Viseu: SCPD.". 2016.
  8. Campos, Francisco. "Damásio, A., & Campos, F. (2016). A importância atribuída aos motivos de prática desportiva e às características de um serviço no âmbito do fitness. In T. Figueiredo, M. Espada, M. Boavida, & D. Araújo (Eds.), XVII Jornadas da Sociedade Portuguesa de Psicologia do Desporto (p. 69). Setúbal: SPPD e ESE-IPS.". 2016.
  9. Campos, Francisco. "Campos, F., Simões, V., & Franco, S. (2015). Indicadores de qualidade do instrutor de atividades de grupo de fitness. In D. Araújo, L. Cid, T. Fonseca, & P. Esteves (Eds.), XVI Jornadas da Sociedade Portuguesa de Psicologia do Desporto. Da Investigação à Intervenção (p. 82). Guarda: IPG.". 2015.
  10. Campos, Francisco. "Mercê, C., Franco, S., Alves, S., Campos, F., & Simões, V. (2014). Preferências dos praticantes de Indoor Cycling, relativamente ao comportamento pedagógico do Instrutor. In P. Sequeira, & M. Henriques (Eds.), Revista da UIIPS - Número especial do Congresso “Investigação, Inovação e Tecnologia: Novos Desafios” (p. 59), 1(2). Santarém: UIIPS.". 2014.
Tese / Dissertação
  1. Campos, Francisco. "Campos, F., & Franco, S. (2015). A qualidade do instrutor de atividades de grupo de fitness. Tese de doutoramento não publicada, UTAD - Vila Real.". 2015.
    doi:10.13140/RG.2.1.1673.8804
  2. Campos, Francisco. "Campos, F., & Alves, J. (2010). A liderança em atividades de grupo de fitness. Tradução, adaptação e análise fatorial do Leadership Scale for Sports (LSS) de Chelladurai e Saleh (1980). Tese de mestrado não publicada, UTAD - Vila Real.". 2010.
    doi:10.13140/RG.2.1.4567.7044
  3. Campos, Francisco. "Campos, F., & Franco, S. (2004). Caracterização do feedback pedagógico. Estudo comparativo entre professores de ginástica localizada, diferenciados pela formação académica. Tese de licenciatura não publicada, ESDRM - Rio Maior.". 2004.
    doi:0.13140/RG.2.1.1946.2645

Outros

Outra produção
  1. Ângelo, A., Leandro, C. & Campos, F. (2022). Vamos aprender Matemática através de jogos numa aula de Educação Física? [Conference workshop]. Encontro em Investigação e Práticas em Educação (EIPE), Coimbra.. 2022.
  2. Campos, F. (2022). A intervenção pedagógica nas aulas de grupo: Fitness [Oral presentation in Webinar]. Ciclo de Webinars “Intervenção pedagógica nos diversos contextos das atividades físicas e desportivas”, do Instituto Politécnico de Beja.. 2022.
  3. Abrantes, B., Murta, B., Almeida, D., Pinto, J., & Campos, F. (2021). As atividades de grupo virtuais no fitness: o acompanhamento técnico durante a pandemia COVID-19 [Conference session]. Fórum da REDESPP, Coimbra.. 2021. Campos, Francisco.
  4. Campos, F. (2021). WEBINAR: A intervenção pedagógica nas aulas de grupo de fitness. Ciclo de Webinares “Intervenção pedagógica nos diversos contextos da atividade física e desportiva”, do Instituto Politécnico de Beja. ESEB-IPB.. 2021. Campos, Francisco.
  5. Campos, F. (2021). WEBINAR: Fitness - impacto mental e social (COVID-19). Semana das Ciências do Desporto, do Instituto Politécnico de Setúbal. ESES-IPS.. 2021. Campos, Francisco.
  6. Campos, F., & Mendes, R. (2021). Sport Sciences: professional and postgraduate degree options. XXVIII Semana de Campo de DESPORTO e LAZER - INVERNO 2021. Coimbra - Portugal.. 2021. Campos, Francisco.
  7. Campos, F. (2020). Domínio e Interpretação Musical no Fitness. Semana de Campo de Desporto e Lazer - INVERNO 2020. Coimbra (ESEC-IPC) - Portugal.. 2020. Campos, Francisco.
  8. Campos, F. (2019). Ritmo, cadência e movimento. Atividades Rítmicas Expressivas, Núcleo de Estágio da Faculdade de Ciências do Desporto e de Educação Física (FCDEF-UC). Figueira da Foz (Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho) - Portugal.. 2019. Campos, Francisco.
  9. Melo, R., Damásio, A., & Campos, F. (2018). Sports Leisure in Portugal. Investigation and Technical Intervention. Erasmus Programme in Aurel Vlaicu Univesity. Arad - Roménia.. 2018. Campos, Francisco.
  10. Campos, F., Simões, V., & Franco (2017). Técnicas de análise fatorial para construção e validação de questionários: Qualidade do Instrutor de Fitness - Atividades de Grupo (QIF-AG). Facultad de Educación de Cuenca - Universidad de Castilla La Mancha. Cuenca - Espanha.. 2017. Campos, Francisco.
  11. Campos, F., & Damásio, A. (2015). Sports, Leisure and Education. Erasmus Programme in Balikesir Univesity. Balikesir - Turquia.. 2015. Campos, Francisco.
  12. Campos, F., & Franco, S. (2014). O instrutor de atividades de grupo de fitness. Convenção Internacional de Fitness - Mundo Hidro. Coimbra - Portugal.. 2014. Campos, Francisco.
  13. Campos, F. (2013). O estabelecimento de metas como fator motivacional. Seminário de Psicologia, Desporto e Saúde em Harmonia - IHUMANUS/ESEC. Coimbra - Portugal.. 2013. Campos, Francisco.
  14. Melo, R., Campos, F., & Damásio, A. (2009). Education for Leisure. A proposal sustained in the nautical sports in Portugal. Intensive Programme Erasmus Outdoor Summer School EEOSSS. Croácia.. 2009. Campos, Francisco.
  15. Campos F. (2009). As atividades de fitness na escola. Escola Profissional da Lousã. Lousã - Portugal.. 2009. Campos, Francisco.