???global.info.a_carregar???
Maria Manuela Pessanha de Brito e Nóbrega. Completed the PhD in Doctoral Course in Psychology in 2006/04/06, by University of Porto Faculty of Psychology and Educational Sciences, the Master degree in Child Development and Educational Psychology (Early Intervention) in 1998/06/25, by University of Porto Faculty of Psychology and Educational Sciences, and the Degree in Psychology in 1981/07/30, by University of Porto Faculty of Psychology and Educational Sciences. She Is Professor Coordinator in Porto Polytechnic Institute, School of Education, Researcher in Center for Research & Innovation in Education (inED), Porto Polytechnic Institute, School of Education , Editor of Sensos-e Journal, and Member of the Ethics Committee of the Center for Research & Innovation in Education (inED), Porto Polytechnic Institute, School of Education. She Published 22 articles in journals, has 10 sections of books and three books, and organized six events. She Has received one award. She has participated, as a Researcher, in nine projects. She works in the area of Social Sciences with emphasis on Psychology.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Maria Manuela Pessanha de Brito e Nóbrega
Data de nascimento
1957/07/10

Nomes de citação

  • Pessanha, Manuela

Identificadores de autor

Ciência ID
7C1A-B271-0593
ORCID iD
0000-0001-6608-7741
Google Scholar ID
https://scholar.google.com/citations?user=xbckJvIAAAAJ&hl=pt-PT

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Psicologia

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C2) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C2) Utilizador independente (B2)
Francês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C2) Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador independente (B2)
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
1999/10 - 2006/04/06
Concluído
Doctoral course in Psychology (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"Vulnerability and Resilience in the Development of Individuals: Influence of the Quality of Socialization Contexts on Children's Development" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovada
1995/10/04 - 1998/06/25
Concluído
Child Development and Educational Psychology (Early Intervention) (Mestrado)
Especialização em Early Intervention
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"Subsidies for the Study of the Concept of "Children at Environmental Risk"" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
1976/10/01 - 1981/07/30
Concluído
Psicologia (Licenciatura)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
13/20
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2019/01 - Atual Investigador (Investigação) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
Centro de Investigação e Inovação em Educação – inED, Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2012/01 - 2017/12 Investigador (Investigação) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
Centro de Investigação e Inovação em Educação – inED, Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2007/01 - 2009/12 Investigador (Investigação) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
Universidade do Porto Centro de Psicologia, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2020/10/19 - Atual Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2002/10/01 - 2020/10/18 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
1997/02/06 - 2002/09/30 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
1999/09/15 - 2001/07/30 Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Superior Politécnico Gaya Escola Superior de Educação de Santa Maria, Portugal

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1986/09/16 - 1997/01/15 Técnico Superior (Técnico Superior) CERCIMARANTE – Cooperativa para a Educação e Reabilitação de Crianças Inadaptadas do Concelho de Amarante, Portugal
CERCIMARANTE – Cooperativa para a Educação e Reabilitação de Crianças Inadaptadas do Concelho de Amarante, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2019/10/28 - Atual Editor of Sensos-e Journal Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
Instituto Politécnico do Porto Centro de Investigação e Inovação em Educação, Portugal
2011/07 - 2020/01 Coordinator of the Psychology Technical-Scientific Unit Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2006/10 - 2008/04 Co-coordinator, with Maria Ailice Ribeiro dos Santos, from the Department of Educational Sciences Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2005/11 - 2006/09 Coordinator of the Department of Educational Sciences Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
1989/09 - 1990/07 Pedagogical Director CERCIMARANTE, Cooperativa para a Educação e Reabilitação de Crianças Inadaptadas de Amarante, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1984/12/12 - 1986/09/30 Provisory teacher Escola do Magistério Primário de Penafiel, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2020/06/01 - Atual Transição para o Ensino Superior Politécnico e percursos académicos: o papel dos motivos das escolhas, das expectativas e de variáveis sociodemográficas dos/as estudantes [The transition to polytechnic higher education and academic trajectories]
Investigador
Centro de Investigação e Inovação em Educação – inED, Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico do Porto, Portugal
Em curso
2019/09 - 2022/08 PARTICIPA: Professional Development Tools Supporting Participation Rights in Early Childhood Education (2019-1-PT01-KA202-060950)
Investigador
Centro de Investigação e Inovação em Educação – inED, Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico do Porto, Portugal
Concluído
2017/12 - 2020/08 A Blog as open learning platform for the field of Early Childhood Education about Research and Innovation to support Disadvantaged and Diverse children" (BECERID) (Erasmus+ Programme – Belgium National Agency (Epos vzw) 2017-1-BE02-KA201-034755)
Investigador
Concluído
2015/01 - 2017/06 Student Teachers' Motives (STeaM). Self-concept and Career Choice Motives of Teacher Students
Investigadora responsável na Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico do Porto
Concluído
2013/05 - 2015/04 Transição dos bebés para a creche: comunicação família-creche, qualidade dos contextos e adaptação do bebé (BebésEmCreche) [Infant transition to child care: parent-caregiver communication, early education quality and infant adjustment] (FCOMP-01-0124-FEDER-029509; FCT-PTDC/MHC-CED/4007/2012
Investigador
Concluído
2011/12 - 2014/05 Early Change: Promoting the Professional Development of Early Childhood Educators (Early-C) (517999-LLP-2011-GR-COMENIUS-CMP)
Investigadora responsável na Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico do Porto
Concluído
2008 - 2011 Envolvimento, Desenvolvimento e Desempenho da Criança em Contexto Escolar: Estudo Longitudinal [Child Engagement, Development, and School Achievement: a Longitudinal Study]
Sem referência
Investigador
Concluído
2005/01 - 2008/06 Estudo Longitudinal do Envolvimento e Adaptação da Criança [Longitudinal Study of Children's Engagement and Adaptation] (POCI/PSI/58712/2004)
Investigador
Concluído
2000/09 - 2004/07 A Qualidade das Interacções da Criança em Contexto Familiar e Creche e o seu Impacto no Desenvolvimento Sociocognitivo da Criança [The quality of child interactions in family and daycare center and its impact in child sociocognitive development] (POCTI/PSI/35207/2000)
Doutoranda
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Silva, Maria João; Silva, Armando; Pinto, José Alexandre; Barros, Sílvia; Pessanha, Manuela; Lima, Cláudia Maia; Mascarenhas, Daniela. "Sensos-e: The potential and challenges of a multimedia journal of research in education". Trabalho apresentado em 3rd International Conference on Technological Ecosystems for Enhancing Multiculturality, 2015.
    Publicado • 10.1145/2808580.2808638
  2. Grammatikopoulos, Vasilis ; Gregoriadis, Athanasios; Liukkonen, Jarmo; Zachopoulou, Evridiki; Gamelas, Ana Madalena; Leal, Teresa; Pessanha, Manuela; Barros, Sílvia. "Evaluation of early childhood education quality across Europe.". Trabalho apresentado em International LINQ Conference. Changing the Trajectory - Quality for Opening up Education, 2014.
    Publicado
  3. Zachopoulou, Evridiki; Grammatikopoulos, Vasilis ; Gregoriadis, Athanasios; Gamelas, Ana Madalena; Leal, Teresa; Pessanha, Manuela; et al.. "Comparing aspects of the process quality in six european early childhood educational settings". Trabalho apresentado em 6th International Conference of Education, Research and Innovation, 2013.
    Publicado
  4. Pessanha, Manuela; Nunes, Cristina. "Questionário de Rastreio do Ambiente Familiar - Revisitado [The Home Screening Questionnaire - Revisited]". Trabalho apresentado em VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, 2008.
    Publicado
  5. Pessanha, Manuela; Bairrão, Joaquim. "Influência da qualidade dos contextos de socialização no desenvolvimento das crianças [Influence of the socialization contexts' quality on children's development]". Trabalho apresentado em VI Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, 2006.
    Publicado
  6. Pessanha, Manuela; Bairrão, Joaquim. "Questionário de Rastreio do Ambiente Familiar: Estudo de validação [The Home Screening Questionnaire: Validation Study]". Trabalho apresentado em V Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, 2004.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Cadima, Joana; Barros, Sílvia; Bryant, Donna M.; Peixoto, Carla; Coelho, Vera; Pessanha, Manuela. "Variations of quality of teacher-infant interactions across play and care routine activities". Early Education and Development 34 2 (2023): 469-484. http://dx.doi.org/10.1080/10409289.2021.2023791.
    Publicado • 10.1080/10409289.2021.2023791
  2. Coelho, Vera; Sílvia Araújo de Barros; Peixoto, Carla; Pessanha, Manuela; Cadima, Joana; Bryant, Donna M.. "Exploring teacher-family partnerships in infant center-based care: A comparative study of teachers' and mothers' perspectives and influential factor". International Journal of Educational Psychology 12 2 (2023): 178-205. http://dx.doi.org/10.17583/ijep.10638.
    Publicado
  3. Barros, Sílvia; Sousa, Mafalda; Pessanha, Manuela; Padrão, Carla; Gomes, Sérgio; Fonseca, Ernesto; Guimarães, Cristiana; Porto, Ana Maria. "Transição para o Ensino Superior Politécnico: Expectativas e dificuldades antecipadas e experienciadas por estudantes de licenciatura [Transition to Polytechnic Higher Education: Expectations and difficulties anticipated and experienced by undergraduate students]". Sensos-e 9 2 (2022): 3-18. https://doi.org/10.34630/sensose.v9i2.4389.
    Acesso aberto • Publicado
  4. Correia, Nadine; Aguiar, Cecília; The PARTICIPA Consortium. "Children's right to participate: The Lundy model applied to early childhood education and care". The International Journal of Children’s Rights 30 2 (2022): 378-405. http://dx.doi.org/10.1163/15718182-30020010.
    Publicado • 10.1163/15718182-30020010
  5. Barros, Sílvia; Peixoto, Carla; Pessanha, Manuela; Ferreira, Tiago; Barros, Ana; Kiel, Ewald; Weiß, Sabine; Keller-Schneider, Manuela. "Escolha de uma carreira no ensino em Portugal: Motivos e autoeficácia de estudantes de mestrado [Choosing a teaching career in Portugal: Motives and self-efficacy of master's degree students]". Revista Portuguesa de Educação 34 1 (2021): http://dx.doi.org/10.21814/rpe.18401.
    Acesso aberto • Publicado • 10.21814/rpe.18401
  6. Correia, Nadine; Aguiar, Cecília; Consórcio PARTICIPA. "Instrumentos de desenvolvimento profissional para a promoção do direito de participação das crianças em contexto de jardim de infância [Professional development tools for promoting children's right to participate in a kindergarten setting]". Cadernos de Educação de Infância 120 (2020): 42-45.
    Publicado
  7. Pinto, Ana Isabel; Cadima, Joana; Coelho, Vera; Bryant, Donna M.; Peixoto, Carla; Pessanha, Manuela; Burchinal, Margaret R.; Barros, Sílvia. "Quality of infant child care and early infant development in Portuguese childcare centers". Early Childhood Research Quarterly 48 (2019): 246-255. http://dx.doi.org/10.1016/j.ecresq.2019.04.003.
    Acesso aberto • Publicado • 10.1016/j.ecresq.2019.04.003
  8. Correia, Nadine; Equipa “PrimeirosAnos”. ""PrimeirosAnos.pt": Um blogue sobre educação de infância baseado em investigação ['PrimeirosAnos.pt': A research-based blog on early childhood education]". Cadernos de Educação de Infância 117 (2019): 37-38.
    Publicado
  9. Barros, Sílvia; Cadima, Joana; Pessanha, Manuela; Peixoto, Carla; Coelho, Vera; Pinto, Ana Isabel; Bryant, Donna M.. "Transição de bebés para a creche: Contributos da investigação para a prática [Babies' transition to daycare: Research contributions to practice]". Cadernos de Educação de Infância 116 (2019): 9-12.
    Publicado
  10. Coelho, Vera; Barros, Sílvia; Burchinal, Margaret R.; Cadima, Joana; Pessanha, Manuela; Pinto, Ana Isabel; Peixoto, Carla; Bryant, Donna M.. "Predictors of parent-teacher communication during infant transition to childcare in Portugal". Early Child Development and Care 189 13 (2018): 2126-2140. http://dx.doi.org/10.1080/03004430.2018.1439940.
    Acesso aberto • Publicado • 10.1080/03004430.2018.1439940
  11. Peixoto, Carla; Barros, Sílvia; Coelho, Vera; Cadima, Joana; Pinto, Ana Isabel; Pessanha, Manuela. "Transição para a creche e bem-estar emocional dos bebês em Portugal [Transition to daycare and emotional well-being of babies in Portugal]". Psicologia Escolar e Educacional 21 3 (2017): 427-436. http://dx.doi.org/10.1590/2175-35392017021311168.
    Publicado • 10.1590/2175-35392017021311168
  12. Barros, Sílvia; Cadima, Joana; Pinto, Ana Isabel; Bryant, Donna M.; Pessanha, Manuela; Peixoto, Carla; Coelho, Vera. "The quality of caregiver–child interactions in infant classrooms in Portugal: the role of caregiver education". Research Papers in Education 33 4 (2017): 427-451. http://dx.doi.org/10.1080/02671522.2017.1353676.
    Publicado • 10.1080/02671522.2017.1353676
  13. Pessanha, Manuela; Peixoto, Carla; Barros, Sílvia; Cadima, Joana; Pinto, Ana Isabel; Coelho, Vera; Bryant, Donna M.. "Stability and change in teacher-infant interaction quality over time". Early Childhood Research Quarterly 40 (2017): 87-97. http://dx.doi.org/10.1016/j.ecresq.2016.10.003.
    Acesso aberto • Publicado • 10.1016/j.ecresq.2016.10.003
  14. Barros, Sílvia; Cadima, Joana; Bryant, Donna M.; Coelho, Vera; Pinto, Ana Isabel; Pessanha, Manuela; Peixoto, Carla. "Infant child care quality in Portugal: Associations with structural characteristics". Early Childhood Research Quarterly 37 (2016): 118-130. http://dx.doi.org/10.1016/j.ecresq.2016.05.003.
    10.1016/j.ecresq.2016.05.003
  15. Coelho, Vera; Cadima, Joana; Peixoto, Carla; Pinto, Ana Isabel; Pessanha, Manuela; Barros, Sílvia. "Bebés, famílias e creches: Relato de um workshop para profissionais e para famílias [Babies, families and crèches: Report from a workshop for professionals and families]". Sensos-e 2 2 (2015): http://sensos-e.ese.ipp.pt/?p=9005.
    Acesso aberto • Publicado
  16. Coelho, Vera; Barros, Sílvia; Pessanha, Manuela; Peixoto, Carla; Cadima, Joana; Pinto, Ana Isabel. "Parceria família-creche na transição do bebé para a creche [Family-childcare partnership in the baby's transition to daycare]". Análise Psicológica 33 4 (2015): 373-389. https://repositorio-aberto.up.pt/bitstream/10216/81745/2/108248.pdf.
    Publicado
  17. Peixoto, Carla; Coelho, Vera; Pinto, Ana Isabel; Cadima, Joana; Barros, Sílvia; Pessanha, Manuela. "Transição de bebés do contexto familiar para a creche: práticas e ideias dos profissionais [Babies' transition from family to daycare: professionals' practices and ideas]". Sensos-e 1 2 (2014): http://sensos-e.ese.ipp.pt/?p=6599.
    Publicado
  18. Pinto, Ana Isabel; Pessanha, Manuela; Aguiar, Cecília. "Effects of home environment and center-based child care quality on children's language, communication, and literacy outcomes". Early Childhood Research Quarterly 28 1 (2013): 94-101. http://dx.doi.org/10.1016/j.ecresq.2012.07.001.
    Publicado • 10.1016/j.ecresq.2012.07.001
  19. Pessanha, Manuela; Pinto, Ana Isabel; Barros, Sílvia. "Influência da qualidade dos contextos familiar e de creche no envolvimento e no desenvolvimento da criança [Influence of the quality of the family and daycare contexts on child involvement and development]". Psicologia XXIII 2 (2009): 55-71. https://doi.org/10.17575/rpsicol.v23i2.327.
    Publicado
  20. Pessanha, Manuela; Aguiar, Cecília; Bairrão, Joaquim. "Influence of structural features on Portuguese toddler child care quality". Early Childhood Research Quarterly 22 2 (2007): 204-214. http://dx.doi.org/10.1016/j.ecresq.2007.02.003.
    Publicado • 10.1016/j.ecresq.2007.02.003
  21. Pinto, Ana Isabel; Barros, Sílvia; Aguiar, Cecília; Pessanha, Manuela; Bairrão, Joaquim. "Relações entre idade desenvolvimental, dimensões do comportamento adaptativo e envolvimento observado [Relations between developmental age, dimensions of adaptive behavior and observed engagement]". Análise Psicológica 24 4 (2006): 447-466. http://dx.doi.org/10.14417/ap.542.
    Publicado • 10.14417/ap.542
  22. Pessanha, Manuela; Bairrão, Joaquim. "The Home Screening Questionnaire: A validation study". International Journal of Child & Family Welfare 6 1-2 (2003): 27-32. https://ugp.rug.nl/IJCFW/article/view/37615.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Correia, Nadine; Aguiar, Cecília; Taelman, Helena; Wyslowska, Olga; Barros, Sílvia; Correia, Isabel; Markowska-Manista, Ursula; et al. "Children's voices in Early Childhood Education and Care". In Establishing child centred practice in a changing world, Part B, 9-22. Emerald Publishing Limited, Bingley, 2023.
    Publicado
  2. Leal, Teresa; Gamelas, Ana Madalena; Barros, Sílvia; Pessanha, Manuela. "Quality of early childhood environments: Discussion on the concept of quality and future perspectives". In Professional development and quality in early childhood education. Comparative European perspectives, editado por Athanasios Gregoriadis; Vasilis Grammatikopoulos; Evridiki Zachopoulou, 29-58. Palgrave Macmillan, 2018.
    Publicado
  3. Gamelas, Ana Madalena; Leal, Teresa; Pessanha, Manuela; Barros, Sílvia. "Professional development and impact of Early Change project: Reflections from the Portuguese example". In Professional development and quality in early childhood education. Comparative European perspectives, editado por Athanasios Gregoriadis; Vasilis Grammatikopoulos; Evridiki Zachopoulou, 115-124. Palgrave Macmillan, 2018.
    Publicado
  4. Ferreira, Tânia; Pessanha, Manuela. "Heróis de palmo e meio. A intervenção psicossocial e a relação de ajuda no acolhimento institucional [Small heroes. Psychosocial intervention and the helping relationship in institutional care]". In Pedagogia / Educação Social - Teorias & Práticas. Espaços de investigação, formação e ação[Pedagogy / Social Education - Theories & Practices. Spaces for research, training and action], editado por Paulo Delgado et al., 115-124. Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, 2014.
    Publicado
  5. Pereira, Vera; Pessanha, Manuela. "Tornar-se adulto na casa 5. Promover a autonomia individual em apartamento de autonomização [Becoming an adult at home 5. Promoting individual autonomy in autonomization apartments]". In Pedagogia / Educação Social - Teorias & Práticas. Espaços de investigação, formação e ação [Pedagogy / Social Education - Theories & Practices. Spaces for research, training and action], editado por Paulo Delgado et al., 262-267. Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, 2014.
    Publicado
  6. Pessanha, Manuela; Sampaio, Ruth; Serrão, Carla. "A Psicologia do Desenvolvimento [Developmental Psychology]". In Psicologia da Educação [Educational Psychology], editado por Manuela Pessanha; Sílvia Barros; Ruth Sampaio; Carla Serrão; Sofia Veiga; Sérgio Costa Araújo, 31-106. Plural Editores, 2010.
    Publicado
  7. Barros, Sílvia; Pessanha, Manuela. "Aprendizagem, motivação e memória [Learning, motivation and memory]". In Psicologia da Educação [Educational Psychology], editado por Manuela Pessanha; Sílvia Barros; Ruth Sampaio; Carla Serrão; Sofia Veiga; Sérgio Costa Araújo, 139-205. Plural Editores, 2010.
    Publicado
  8. Pessanha, Manuela. "A Psicologia como ciência [Psychology as a science]". In Psicologia da Educação [Educational Psychology], editado por Manuela Pessanha; Sílvia Barros; Ruth Sampaio; Carla Serrão; Sofia Veiga; Sérgio Costa Araújo, 5-29. Plural Editores, 2010.
    Publicado
  9. Pinto, Ana Isabel; Pessanha, Manuela; Barros, Sílvia; Grande, Catarina; Aguiar, Cecília; Nunes, Cristina. "Educação e investigação em idades precoces [Education and research at early ages]". In Ideias, projectos e inovação no mundo das infâncias: O percurso e a presença de Joaquim Bairrão [Ideas, projects and innovation in the world of childhood: The legacy and presence of Joaquim Bairrão], editado por Gabriela Portugal, 63-76. Universidade de Aveiro, 2009.
    Publicado
  10. Pessanha, Manuela; Cadima, Joana; Nunes, Cristina; Novais, Isabel; Alves, Maria José. "Risco sociocultural e intervenção na comunidade [Sociocultural risk and community intervention]". In Ideias, projectos e inovação no mundo das infâncias: O percurso e a presença de Joaquim Bairrão [Ideas, projects and innovation in the world of childhood: The legacy and presence of Joaquim Bairrão], editado por Gabriela Portugal, 77-91. Universidade de Aveiro, 2009.
    Publicado
Edição de número de revista
  1. Barros, Sílvia; Pessanha, Manuela. "Educação, Cidadania e Inclusão". Revista Sensos-e 1 2 (2015): http://sensos-e.ese.ipp.pt/?page_id=261.
    Publicado
Livro
  1. Gregoriadis, ¿thanasios; Zachopoulou, Evridiki; Grammatikopoulos, Vasilis ; Liukkonen, Jarmo; Leal, Teresa; Gamelas, Ana Madalena; Pessanha, Manuela; et al. Autor correspondente: Gregoriadis, ¿thanasios. Good practices in early childhood education: Looking at early educators' perspectives in six European countries. Christodoulidi Publishers. 2014.
    Publicado
  2. Pessanha, Manuela; Barros, Sílvia; Sampaio, Ruth; Serrão, Carla; Veiga, Sofia; Araújo, Sérgio Costa. Autor correspondente: Pessanha, Manuela. Psicologia da Educação [Educational Psychology]. Plural Editores. 2010.
    Publicado
  3. Pessanha, Manuela. Autor correspondente: Pessanha, Manuela. Vulnerabilidade e resiliência no desenvolvimento dos indivíduos: Influência da qualidade dos contextos de socialização no desenvolvimento das crianças [Vulnerability and resilience in the individuals' development: Influence of the quality of socialization contexts on children's development]. Fundação Calouste Gulbenkian, Fundação para a Ciência e Tecnologia. 2008.
    Publicado
Poster em conferência
  1. Correia, Nadine; Aguiar, Cecília; Barros, Sílvia; Petrogiannis, Konstantinos; Ribeiro, Luís; Taelman, Helena; Wyslowska, Olga; et al. "The PARTICIPA project: professional development tools to support participation rights in early childhood education and care". Trabalho apresentado em 31st EECERA ANNUAL CONFERENCE Children’s Curiosity, Agency and Participation: Challenges for Professional Action and Development, 2023.
  2. Correia, Nadine; Aguiar, Cecília; The PARTICIPA Consortium. "Professional development tools supporting participation rights in early childhood education and care". Trabalho apresentado em 30th EECERA Conference, online festival, 2021.
  3. Wyslowska, Olga; Taelman, Helena; Bodere, Anneleen; Markowska-Manista, Ursula; The PARTICIPA Consortium. "A self-assessment tool to promote child participation in European ECEC centers". Trabalho apresentado em 30th EECERA Conference, online festival, 2021.
  4. Correia, Nadine; Aguiar, Cecília; Almeida, Tiago; Barros, Sílvia; Boavida, Tânia; Peixoto, Carla; Fialho, Margarida; et al. "PrimeirosAnos.pt. A Portuguese blog linking research and practice in early childhood education". Trabalho apresentado em Conferência Equality & Inclusion, 2019.
  5. Barros, Sílvia; Correia, Nadine; Aguiar, Cecília; Almeida, Tiago; Pessanha, Manuela; Peixoto, Carla; Santos, Miguel Augusto; et al. "Linking research and practice in early childhood education through the blog PrimeirosAnos.pt". Trabalho apresentado em 29th EECERA Conference, 2019.
  6. Aguiar, Cecília; Correia, Nadine; Almeida, Tiago; Barros, Sílvia; Boavida, Tânia; Peixoto, Carla; Fialho, Margarida; et al. "'Primeiros Anos': Um blogue sobre educação de infância baseado em investigação ['Early Years': A research-based blog on early childhood education]". Trabalho apresentado em XIV Colóquio Internacional de Psicologia e Educação, 2018.
  7. Pinto, Ana Isabel; Cadima, Joana; Kuger, Susanne; Pessanha, Manuela. "Process quality in center-based child care and individual child engagement". Trabalho apresentado em XIII Conferência Europeia de Psicologia do Desenvolvimento, 2013.
  8. Pessanha, Manuela; Barros, Sílvia; Zachopoulos, Evridiki; Grammatikopoulous, Vasilios; Gregoriadis, Athanasios; Leal, Teresa; Gamelas, Ana Madalena. "Promoting the professional development of early childhood educators: Preliminary results". Trabalho apresentado em 1st Simposyum Joaquim Bairrão. Transatlantic Trends in Childhood Intervention, 2013.
  9. Pessanha, Manuela; Barros, Sílvia; Leal, Teresa; Gamelas, Ana Madalena. "Promoting the Professional Development of Early Childhood Educators (Early-C)". Trabalho apresentado em I Symposium inED, 2013.
  10. Barros, Sílvia; Pessanha, Manuela; Cadima, Joana; Pinto, Ana Isabel; Bryant, Donna M.. "Infant transition to child care: parent-caregiver communication, early education quality and infant adjustment". Trabalho apresentado em I Symposium inED, 2013.
  11. Pinto, Ana Isabel; Pessanha, Manuela; Aguiar, Cecília. "The impact of home and childcare quality on children’s language and communication development at 26 and 68 months". Trabalho apresentado em SRCD Biennial Meeting, 2009.
  12. Pessanha, Manuela; Aguiar, Cecília; Bairrão, Joaquim. "Influence of family and day care settings quality on children´ developmental outcomes". Trabalho apresentado em 26th International Congress of Applied Psychology, 2006.
Recurso online
  1. Pessanha, Manuela. Abril, Mês Internacional da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância [April, International Month for the Prevention of Child Maltreatment] [Mensagem em Blogue/Blog post]. 2023. https://primeirosanos.iscte-iul.pt/?p=2439.
  2. Pessanha, Manuela. E, agora, para onde vai a criança? Motivos das famílias na escolha de uma creche [And now where does the child go? Families' reasons for choosing a daycare center] [Mensagem em Blogue/blog post]. 2022. https://primeirosanos.iscte-iul.pt/2022/03/23/e-agora-para-onde-vai-a-crianca-motivos-das-familias-na-escolha-de-uma-creche/.
  3. Pessanha, Manuela. Alerta! Os direitos das crianças estão em risco [Warning! Children's rights are at risk] [Mensagem em Blogue/Blogue Post]. 2021. primeirosanos.iscte-iul.pt/?p=1934&preview=true&_thumbnail_id=1935.
  4. Pessanha, Manuela. A qualidade é fundamental? Eis a questão! [Quality is the key? That's the question!] [Mensagem em Blogue/Blogue Post]. 2019. http://primeirosanos.iscte-iul.pt/2019/12/04/a-qualidade-e-fundamental-eis-a-questao/.
  5. Pessanha, Manuela. Crianças de risco ou em risco: Como protegê-las? [Children at risk: How to protect them?] [Mensagem em Blogue/Blogue Post]. 2019. http://primeirosanos.iscte-iul.pt/2019/02/26/criancas-de-risco-ou-em-risco-como-protege-las/?fbclid=IwAR3mbJ9EF1CqIF_s7xjfRi4R0lUdcRpLn3tMIozYdDa0JddSAE05jhrwXLQ.
Website
  1. Aguiar, Cecília; Barros, Sílvia; Almeida, Tiago; Fuertes, Marina; Correia, Nadine; Monteiro, Lígia ; Baptista, Joana; et al. Primeirosanos.pt. 2018. https://primeirosanos.iscte-iul.pt/.

Outros

Outra produção
  1. Promoting children’s participation rights in early childhood education and care: Self-assessment tool for professionals. Wyslowska, O., Taelman, H., Boderé, A., Markowska-Manista, U., & membros do Consórcio PARTICIPA. (2021). Promoção dos direitos de participação das crianças em educação de infância: Instrumento de autoavaliação para profissionais (Tradução e revisão de S. Barros, M. Pessanha, S. Araújo, C. Guimarães, N. Correia, & C. Aguiar). PARTICIPA, Projeto Nº. 2019-1-PT01- KA202-060950. ISBN: 978-989-781-456-3. 2021. Wyslowska, Olga; Taelman, Helena; Bodere, Anneleen; Markowska-Manista, Ursula; members of the PARTICIPA Consortium. www.child-participation.eu.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2023/05 BECERID - A Blog as open learning platform for the field of Early Childhood Education about Research and Innovation to support Disadvantaged and Diverse children Conferência Uma política para a infância
Assembleia da República (Lisboa, Portugal)
2023/04 Supporting Participation Rights in Early Childhood Education: a feasibility study developed in an Erasmus+ project INW2 3 CONFERENCE INTERCULTURAL WEEK
School of Education of the Polytechnic of Porto (Porto, Portugal)
2022/08 Teachers' Perceptions on Practices Promoting Child Participation in Early Childhood Education and Care across four European Countries The 30th Annual EECERA Conference
(Glasgow, Reino Unido)
2022/07 Supporting children's participation in early childhood education and care settings through professional development: A feasibility study EARLI SIG5 2022 Conference Learning and Development in Early Childhood
(Utrecht, Países Baixos)
2022/07 A self-assessment tool for early childhood education and care professionals to support children's right to participate - the process of development of the tool EARLI SIG5 2022 Conference Learning and Development in Early Childhood
(Utrecht, Países Baixos)
2022/07 Ética na investigação: dilemas e desafios [Ethics in research: dilemmas and challenges] 3rd Porto International Conference on Research in Education
School of Education of the Polytechnic of Porto (Porto, Portugal)
2022/07 Supporting Children's Participation in Early Childhood Education and Care Settings through Professional Development 3rd Porto International Conference on Research in Education
School of Education of the Polytechnic of Porto (Porto, Portugal)
2022/06 Apoiar a participação das crianças em contextos de educação de infância através de recursos de desenvolvimento profissional: Um estudo de viabilidade [Supporting children's participation in early childhood education settings through professional development resources: A feasibility study] XI SNIP
(Vila Real, Portugal)
2022/05 Direito de participação das crianças em contexto de jardim de infância [Children's right to participate in a Kindergarten setting] Conferência Final do Projeto CRiCity: As crianças e o seu direito à cidade
(Lisboa, Portugal)
2022/05 O papel da Psicologia e dos/as psicólogos/as da educação nos primeiros anos [The role of psychology and of educational psychologists in the early years] Webinar Psicologia da Educação: Contextos e possibilidades de atuação,
Ordem dos Psicólogos Portugueses (Portugal)
2021/07 O Projeto Erasmus+ BECERID e o blogue PrimeirosAnos.pt: ligações entre a investigação e a prática [The Erasmus+ BECERID project and the blog PrimeirosAnos.pt: linking research and practice] Fórum inED’21
School of Education of the Polytechnic of Porto (Porto, Portugal)
2021/07 PARTICIPA. Um projeto Erasmus+ para promover o direito de participação das crianças nos contextos de educação de infância [PARTICIPA. An Erasmus+ project to promote children's right to participate in early childhood education settings] Fórum inED’21
School of Education of the Polytechnic of Porto (Porto, Portugal)
2021/07 Transição para o Ensino Superior Politécnico e percursos académicos: Desenho do projeto e resultados preliminares de estudantes dos CTeSP [The transition to polytechnic higher education and academic pathways: Project design and preliminary results from CTeSP students] Fórum inED’21
School of Education of the Polytechnic of Porto (Porto, Portugal)
2019/09 Real and ideal teacher-family partnership practices in childcare EARLI 2019
(Aachen, Alemanha)
2019/08 Caregiver pre-service education and in-service training and caregiver-infant interactions in Portuguese child care 29th EECERA Conference
(Salónica, Grécia)
2019/08 Early childhood education and care in Portugal: policies and families’ reasons for attendance EARLI 2019
(Aachen, Alemanha)
2019/07 Primeirosanos.PT: A Blog about early childhood education based on research Porto International Conference on Research in Education - ICRE'19
School of Education of the Polytechnic of Porto (Porto, Portugal)
2019/05 Projetos de educação e intervenção social: o papel do grupo de pares numa aprendizagem colaborativa [Education and social intervention projects: the peer group's role in collaborative learning] Fórum Interno P. Porto. Formação e Inovação Pedagógica no P. Porto
(Porto, Portugal)
2018/12 A blog about early childhood education based on research 2018 EDULOG International Conference – Early Childhood Education: What Science has to teach us
(Braga, Portugal)
2018/11 Projeto BECERID: o blogue como plataforma de aprendizagem em educação de infância para apoiar a inclusão e a diversidade [BECERID project: the blog as a learning platform in early childhood education to support inclusion and diversity] IV Seminário Luso-Brasileiro de Educação de Infância
(Aveiro, Portugal)
2018/11 Da família para a creche: ideias e práticas de profissionais de educação de infância acerca da transição de bebés [From family to daycare: ideas and practices of early childhood education professionals about babies' transition] IV Seminário Luso-Brasileiro de Educação de Infância
(Aveiro, Portugal)
2018/07 Qualidade das interações adulto-criança em berçário e a formação dos/as profissionais [The quality of adult-child interactions in nurseries and professionals' training] XIV Colóquio Internacional de Psicologia e Educação
(Lisboa, Portugal)
2018/01 Qualidade das interações adulto-criança em salas de berçário: resultados do projeto de investigação “Transição dos bebés para a creche” Quality of adult-child interactions in nursery rooms: results of the "Transition of babies to daycare" research project] 1.º Congresso Transdisciplinar Portugal- Brasil sobre o bebé
(Évora, Portugal)
2018/01 Alimentação e primeiras interações. Projeto “As mães de biberão” [Nourishment and first interactions. "The bottle mothers" project] 1.º Congresso Transdisciplinar Portugal- Brasil sobre o bebé
(Évora, Portugal)
2017/08 Infant engagement in childcare centers: Associations with teacher-child relationship quality EARLI 2017 Conference
University of Tampere (Tampere, Finlândia)
2017/07 Choosing a career in teaching: Motives of Portuguese student teachers Porto International Conference on Research in Education
(Porto, Portugal)
2017/06 Comunicação família-creche, qualidade dos contextos e adaptação do bebé: principais resultados do projeto “Transição dos bebés para a creche” [Family-childcare center communication, quality of settings and baby's adaptation: main results of the "Transition of babies to daycare" project] 1.ª Conferência Mais e Melhor Educação
(Maia, Portugal)
2017/04 Infant child care quality in Portugal: The use of the ITERS-R, CIS and Class-Infant to assess teacher-child interactions and its stability over time International Early Childhood Environment Rating Scale Annual Meeting (ECERS)
(Sevilha, Espanha)
2016/09 Práticas de transição do contexto familiar para a creche e bem-estar emocional dos bebés [The transition from family context to daycare and the emotional well-being of babies] 3.º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses
(Porto, Portugal)
2016/07 Variations of classroom quality in infant classrooms in Portugal EARLI Conference on SIG 5 Learning and Development in Early Childhood - Bridging Multiple Perspectives in Early Childhood Education
(Porto, Portugal)
2016/07 Discussing quality in Portuguese pre-school settings: the use of the ECERS-R in professional development EARLI Conference on SIG 5 Learning and Development in Early Childhood - Bridging Multiple Perspectives in Early Childhood Education
(Porto, Portugal)
2015/10 Sensos-e: The potential and challenges of a multimedia journal of research in Education 3rd International Conference on Technological Ecosystems for Enhancing Multiculturality Proceedings
(Porto, Portugal)
2015/09 Infant childcare classrooms quality in Portugal: understanding stability and change over time 17th European Conference on Developmental Psychology
(Braga, Portugal)
2015/09 Caregiver training and process quality in infant classrooms in Portugal 17th European Conference on Developmental Psychology
(Braga, Portugal)
2015/09 Predictors of parent-caregiver communication during infant transition to childcare 17th European Conference on Developmental Psychology
(Braga, Portugal)
2015/09 From home to child care: transition practices and infants’ well-being 17th European Conference on Developmental Psychology
(Braga, Portugal)
2015/09 Infant behavior during the first year and infant childcare quality 17th European Conference on Developmental Psychology
(Braga, Portugal)
2015/05 Curriculum Guidelines for preschoolers and the Early Childhood Environment Rating Scale. Discussion across European Countries ECERS Annual Meeting and Conference
(Volos, Grécia)
2015/05 Transição dos bebés para a creche: comunicação família-creche, qualidade dos contextos e adaptação do bebé: Da candidatura a financiamento à disseminação de resultados [Babies' transition to daycare: family-daycare communication, quality of settings and baby's adaptation: From applying for funding to disseminating results] II Simpósio InED
Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico do Porto (Porto, Portugal)
2015/04 Fatores de risco, ambiente familiar e educação de bebés em creche [Risk factors, family environment and the education of babies in daycare] I Encontro "Bebés, Famílias e Creches: Desafios Atuais e Perspetivas para o Futuro"
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto (Porto, Portugal)
2015/04 O projeto: "Transição dos bebés para a creche: comunicação família-creche, qualidade dos contextos e adaptação do bebé" [The project: "Transition of babies to daycare: family-daycare communication, quality of settings and baby's adaptation"] I Encontro "Bebés, Famílias e Creches: Desafios Atuais e Perspetivas para o Futuro"
Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico do Porto (Porto, Portugal)
2015/04 Qualidade da creche: implicações para a formação de profissionais [Daycare quality: implications for the professional training] I Encontro "Bebés, Famílias e Creches: Desafios Atuais e Perspetivas para o Futuro"
Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico do Porto (Porto, Portugal)
2015/04 Comunicação família-profissionais na transição dos bebés para a creche [Family-professional communication in babies' transition to daycare] I Encontro "Bebés, Famílias e Creches: Desafios Atuais e Perspetivas para o Futuro"
Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico do Porto (Porto, Portugal)
2015/04 Envolvimento das crianças e qualidade da creche [Children's engagement and daycare quality] I Encontro "Bebés, Famílias e Creches: Desafios Atuais e Perspetivas para o Futuro"
Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico do Porto (Porto, Portugal)
2014/09 Parent-caregiver partnership during the infant transition to child care 24th EECERA Conference
(Creta, Grécia)
2014/09 Tornar-se adulto na casa 5. Promover a autonomia individual em apartamento de autonomização [Becoming an adult at the house 5. Promoting individual autonomy in autonomization apartments] Congresso Internacional Pedagogia Social, Seminário Interuniversitário
(Porto, Portugal)
2014/09 Heróis de palmo e meio: A intervenção psicossocial e a relação de ajuda no acolhimento institucional ["Little Heroes": Psychosocial intervention and the helping relationship in institutional care] Congresso Internacional Pedagogia Social, Seminário Interuniversitário
(Porto, Portugal)
2014/08 Infant engagement in child care: effects of child characteristics EARLI SIG 5 Conference
(Jyväskylä, Finlândia)
2014/07 Quality of infant childcare classrooms in Portugal: a multi-measure approach 36th Annual Conference of International School Psychology Association (ISPA)
(Kaunas, Lituânia)
2014/05 Family risk factors, home environment and childcare selection in infants Second World Congress on Resilience: From Person to Society
(Timisoara, Roménia)
2014/05 Evaluation of early childhood education quality across Europe International LINQ Conference. Changing the Trajectory - Quality for Opening up Education
(Creta, Grécia)
2014/05 Early Change project.Professional development of early childhood educators in Portugal International LINQ Conference. Changing the Trajectory - Quality for Opening up Education
(Creta, Grécia)
2014/05 The Infant Transition to Child Care” research project: studying the quality of early childhood education environments International LINQ Conference. Changing the Trajectory - Quality for Opening up Education
(Creta, Grécia)
2014/01 Quality of early childhood environments and child outcomes in Portugal 'EARLY CHANGE Workshop': International Perspectives on Early Childhood Education
(Salónica, Grécia)
2013/11 Comparing aspects of the process quality in six european early childhood educational settings 6th International Conference of Education, Research and Innovation
(Sevilha, Espanha)
2013/10 Early Change Project: Examining the quality of preschool education in six European countries International Early Childhood Environment Rating Scale Annual Meeting (ECERS)
(Porto, Portugal)
2013/10 Process quality in center-based child care and individual child engagement International Early Childhood Environment Rating Scale Annual Meeting (ECERS)
2013/10 The ‘Infant Transition to Child Care’ research project: The use of the ITERS-R International Early Childhood Environment Rating Scale Annual Meeting (ECERS)
(Porto, Portugal)
2013/09 Using the Infant/Toddler Environment Rating Scale – Revised to evaluate quality of Portuguese infant classrooms XIII Conferência Europeia de Psicologia do Desenvolvimento
(Lausanne, Suiça)
2013/07 Predictors of the quality of the home environment throughout childhood: main and moderating effects of maternal education and family income 1st Simposyum Joaquim Bairrão. Transatlantic Trends in Childhood Intervention
(Porto, Portugal)
2012/08 ‘Early Change’ Project: Promoting the professional development of early childhood educators 22.ª Conferência EECERA
(Porto, Portugal)
2011/06 Efeitos da qualidade dos contextos familiar e de educação de infância no desenvolvimento da linguagem e da comunicação [Effects of the quality of family and early childhood education contexts on language and communication development] I Congresso Internacional Família, Educação e Desenvolvimento no séc. XXI: Olhares Interdisciplinares
(Portalegre, Portugal)
2010/06 The impact of home and childcare quality on children’s language and communication development at 26 and 68 months 13th ECERS International Network Meeting
(Porto-Heli, Grécia)
2008/10 Questionário de Rastreio do Ambiente Familiar – Revisitado [Home Environment Screening Questionnaire - Revisited] XIII Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos
(Braga, Portugal)
2008/06 Risco e Intervenção na Comunidade [Risk and Intervention in Community] VIII Simpósio Internacional do GEDEI
(Aveiro, Portugal)
2008/06 Educação e intervenção em idades precoces [Early education and intervention] VIII Simpósio Internacional do GEDEI
(Aveiro, Portugal)
2006/11 Influência da qualidade dos contextos de socialização no desenvolvimento das crianças [Influence of the socialization contexts' quality on children's development] VI Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
(Évora, Portugal)
2004/09 Questionário de Rastreio do Ambiente Familiar: Estudo de validação [Home Environment Screening Questionnaire: A Validation study] X Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos
(Braga, Portugal)
2004/09 Influência de características estruturais na qualidade em contexto de creche [Influence of structural characteristics on quality in a daycare setting] 2.º Congresso Hispano-Português de Psicologia
(Lisboa, Portugal)
2003/04 Home Screening Questionnaire: A validation study International Congress of Family Support & of Family Education
(Leuven, Bélgica)
1993/06 A criança e a família [The child and the family] Colóquio-Debate subordinado ao tema “A Criança"
(Aveiro, Portugal)
1984/04 A morte de um recém-nascido [The death of a newborn child] VIII Reunião Castelhano-Astur-Leonesa-Galega de Pediatria
(Alvor, Portugal)
1984/02 Anorexia infantil [Child anorexia] V Semana do Interno
(Vila Nova de Gaia, Portugal)

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2019 - 2020/01/30 Member of the Organizing Committee of the event (Re)Encontros de uma comunidade dedicada à Educação de Infância, promoted by the Portuguese team of the Erasmus+ project BECERID A blog as a learning platform in Early Childhood Education: Research and Innovation to support inclusion and diversity. (2020/01/30 - 2020/01/30)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2018 - 2019 Member of the Organizing Committee of the Porto International Conference on Research in Education (ICRE19), promoted by the Centre for Research and Innovation in Education (inED) of the School of Education, Polytechnic Institute of Porto. (2019/07/17 - 2019/07/19)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Centro de Investigação e Inovação em Educação – inED, Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2017/01 - 2017/07 Member of the Organizing Committee of the Porto International Conference on Research in Education (ICRE17), promoted by the Centre for Research and Innovation in Education (inED) of the School of Education, Polytechnic Institute of Porto. (2017/07/19 - 2017/07/21)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Centro de Investigação e Inovação em Educação – inED, Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2015/01 - 2015/05 Member of the Organizing Committee of the II inED Symposium Projects, Lines of intervention, Lines of action, promoted by the Centre for Research and Innovation in Education (inED) of the School of Education, Polytechnic Institute of Porto. (2015/05/08 - 2015/05/09)
Simpósio (Membro da Comissão Organizadora)
Centro de Investigação e Inovação em Educação – inED, Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2015/02 - 2015/04 Member of the Organization of the Seminar (Re)thinking (in)discipline in the school context. (2015/04/23 - 2015/04/23)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Escola Secundária Inês de Castro, Portugal
2015/01 - 2015/04 Member of the Organizing Committee of the 1st Meeting Babies, Families and Daycare: Current Challenges and Prospects for the Future. (2015/04/10 - 2015/04/11)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Centro de Investigação e Inovação em Educação – inED, Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico do Porto, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2018 - Atual Psicologia dos Adultos [Adult Psychology] Educação Social (Licenciatura) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2010 - Atual Contextos de Risco, Vulnerabilidades e Desenvolvimento [Risk Contexts, Vulnerabilities, and Development] Educação e Intervenção Social (Mestrado integrado) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2001 - Atual Psicologia da Criança e do Adolescente [Child and Adolescent's Psychology] Educação Social; Educação Social Pós-Laboral; Licenciatura Bietápica em Educação Social (Licenciatura) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2011 - 2019 Projeto [Project] Educação e Intervenção Social [Social Education and Intervention] (Mestrado) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2011 - 2019 Seminário [Seminar] Educação e Intervenção Social (Mestrado) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2007 - 2019 Psicologia do Desenvolvimento [Developmental Psychology] Ciências do Desporto; Educação Musical; Artes Visuais e Tecnologias Artísticas (Licenciatura) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2015 - 2018 Desenvolvimento Humano e Interações Sociais [Human Development and Social Interactions] Desporto e Turismo de Natureza (Curso Técnico Superior Profissional) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2007 - 2013 Psicologia do Desenvolvimento e da Educação [Developmental and Educational Psychology] Educação Básica (Licenciatura) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2009 - 2010 Educação, Sociedade e Desenvolvimento [Education, Society and Development] Línguas e Culturas Estrangeiras (Licenciatura) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2008 - 2010 Psicolcogia da Educação [Educational Pbsychology] Ensino de Educação Musical no Ensino Básico; Ensino de Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básico (Mestrado) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2006 - 2009 Intervenção Precoce [Early intervention] Educação de Infância (Licenciatura) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2006 - 2009 Ciências da Educação III / Intervenção na Instituição Educativa e na Comunidade [Education Sciences III / Intervention in the Educational Institution and the Community] Professores do Ensino Básico (Licenciatura) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2001 - 2007 Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem [Psychology of development and learning] Ensino Básico - 1.º Ciclo; Educação de Infância (Licenciatura) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2001 - 2006 Ciências da Educação II / Psicologia do Desenvolvimento, Aprendizagem e Socialização II [Educational Sciences II / Developmental Psychology, Learning and Socialization II] Professores do Ensino Básico (Licenciatura) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
1999 - 2006 Ciências da Educação I / Psicologia do Desenvolvimento, Aprendizagem e Socialização I [Educational Sciences I / Developmental Psychology, Learning and Socialization I] Professores do Ensino Básico (Licenciatura) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2000 - 2001 Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem [Developmental and Learning Psychology] Curso de Qualificação para o Exercício de Outras Funções Educativas - Organização e Desenvolvimento Curricular (DESE) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
1999 - 2001 Introdução à Psicologia [Introduction to Psychology] Educação Social (Licenciatura) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
1999 - 2001 Educação de Adultos: Teorias e Práticas / Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem dos Adultos [Adult Education: Theories and Practices / Psychology of Development and Adult Learning] Curso de Qualificação para o Exercício de Outras Funções Educativas - Animação Sociocultural (DESE) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
1999 - 2001 Comunicação e Linguagem [Communication and Language] Educação de Infância (Licenciatura) Instituto Superior Politécnico Gaya Escola Superior de Educação de Santa Maria, Portugal
1999 - 2001 Metodologias da Investigação em Educação [Research Methodologies in Education] Educação de Infância (Licenciatura) Instituto Superior Politécnico Gaya Escola Superior de Educação de Santa Maria, Portugal
1999 - 2000 Psicologia Social e Dinâmica de Grupos [Social Psychology and Group Dynamics] Educação Social (Bacharelato) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
1997 - 1999 Seminário de Acompanhamento da Prática Pedagógica [Pedagogical Practice Monitoring Seminar] Curso de Estudos Superiores Especializados em Educação Especial (DESE) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
1997 - 1999 Deficiência Mental [Mental Disability] Curso de Estudos Superiores Especializados em Educação Especial (DESE) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
1997 - 1998 Abordagem Psico-Educacional da Criança com Necessidades Educativas Especiais [Psycho-Educational Approach to Children with Special Educational Needs] Curso de Estudos Superiores Especializados em Educação Especial (DESE) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
1984 - 1986 Pedagogia [Pedagogy] (Curso médio) Escola do Magistério Primário de Penafiel, Portugal

Entrevista (jornal / revista)

Descrição da atividade Jornal / Forum
2021/03/27 Resposta a entrevista de jornalista do Expresso, com Sílvia Barros; artigo publicado no dia 27 de março de 2021, com o título "Creche e cresce bem" (Jornalista Tiago Soares) [A reply to an interview with Sílvia Barros by an Expresso journalist; article published on March 27, 2021, with the title "Creche e cresce bem" (Journalist Tiago Soares)] Expresso

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2019/05/16 - Atual Member of the Ethics Committee of the Center for Research & Innovation in Education inED, School of Education, Polytechnic Institute of Porto
Membro
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2019/10 - 2021/09 Member of the Technical-Scientific Council
Membro
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2010/10 - 2015/09 Member of the Technical-Scientific Council
Membro
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2009/07 - 2010/09 Member of the Course Committee for the Bachelor's Degree in Social Education, daytime and post-work
Membro
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2008/09 - 2009/07 Member of the Course Committee for the Bachelor's Degree in Social Education, daytime and post-work
Membro
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
Distinções

Prémio

2013 Certificate of Scientific Publication Merit 2014
Instituto Politécnico do Porto, Portugal