???global.info.a_carregar???
Marcos Onofre completed his PhD in Doctorate in Education Sciences in 2000 from the University of Lisbon Faculty of Human Kinetics, Master's Degree in Master in Education Sciences - Physical Education Teaching Specialization in 1992 from the University of Lisbon Faculty of Human Kinetics and Bachelor's Degree in Physical Education (5y course) in 1986 from the University of Lisbon Faculty of Human Kinetics. He has received 2 international awards (s) and honours. He already submitted to the Aggregation academic degree on Education - Didactics of Physical Education and Sport (accepted to be examined in the 6 and 7th of March 2024). Marcos is an Associate Professor at FMH. Ex-Head of the Department of Education, Social Sciences at FMH, and member of its Scientific Council. He is chairing the UIDEF-FMH Polo from the Institute of Education. Former Vice-president of the European Physical Education Association. Former head of the scientific and events sub-committee of the Physical Education Higher Education International Association. Coordinator of the Master on Teaching Physical Education and of the school placement involving a network of 21 schools. Chair of the physical education and sport didactics specialization of the education doctoral program at Lisbon University. Adviser of a 12 PhD thesis and more than 50 Master dissertations.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Marcos Onofre

Nomes de citação

  • Onofre, Marcos
  • Onofre, Marcos Soares

Identificadores de autor

Ciência ID
7B1F-1CD0-F239
ORCID iD
0000-0002-2486-3754
Scopus Author Id
56017273300

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Francês Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Formação
Grau Classificação
2024/03/07
Concluído
Especilidade de Educação/Didática da Educação Física e Desporto (Título de Agregado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
Aprovado por unanimidade
2009/02 - 2009/02
Concluído
Statistics Course in Correspondence Analysis and Multidimensional Scaling (Outros)
Universidade de Lisboa Centro Interdisciplinar de Estudo da Performance Humana, Portugal
2008/01 - 2008/01
Concluído
The Use of the Cogniscope II Methodology – Structured Dialogic Design (Outros)
Universidade de Lisboa Centro Interdisciplinar de Estudo da Performance Humana, Portugal
2002/01 - 2002/07
Concluído
Qualitative Research, Formación Complementaria en Analisis de Datos Cualitativos (Pós-Graduação)
Especialização em Investigação Qualitativa
Universidad de Sevilla, Espanha
Aprovado
2000
Concluído
Doctorate in Education Sciences (Doutoramento)
Universidade de Lisboa, Portugal
"Practical Kowledge, Self-efficacy and Teaching Quality. A Multicase Study with Physical Education Teachers" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aproved by unanimity (max. grade)
1992
Concluído
Master in Education Sciences - Physical Education Teaching Specialization (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
"Teaching Self-efficacy in Pfysucal Education. An Exploratory Study" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Very Good By Unanimity (max. grade)
1986
Concluído
Physical Education Bachelor (5y course) (Licenciatura)
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
"N/A" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Very Good (16 points in 20)
Percurso profissional

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/01/09 - Atual Chair of the Centre for Education Studies Universidade de Lisboa - Faculdade de Motricidade Humana - Departamento de Educação, Ciências Sociais e Humanidades, Portugal
2020/01/01 - Atual Coordinator of the UIDEF's FMH Pole Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
2014/07/15 - Atual Member of the Scientific Council as representative of UIDEF researchers Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
2013/12/31 - Atual Researcher and Coordinator of the Physical Education Didactics Research Group Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
2010/12/31 - Atual Associate Professor Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
2008/07/01 - Atual Coordinator of the Master Degree in Teaching Physical Education Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
2012/10/10 - 2023/11/01 Vice-President European Physical Eduation Association EUPEA, Suiça
2018/07/27 - 2022/12/31 Chair of the Scientific and Events Subcommitte AIESEP AIESEP - Association International des Ecoles Superieures de Education Physique, Bélgica
2012/07/15 - 2022/12/31 Member of the Board of Directors AIESEP - Association International des Ecoles Superieures de Education Physique, Bélgica
2018/10/11 - 2022/11/01 President Universidade de Lisboa - Faculdade de Motricidade Humana - Departamento de Educação, Ciências Sociais e Humanidades, Portugal
2012/07/01 - 2020/12/31 Coordinator of the Laboratory of Pedagogy Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
2008/07/01 - 2016/06/30 Coordinator of the specialization in Educators Training of the Doctoral Degree in Education Sciences Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
2014/02/28 - 2016/02/14 General Assembly President Sociedade Portuguesa de Educação Física, Portugal
2009/09/01 - 2014/07 Member of the Scientific Council Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
2008/03/15 - 2014/02/28 Boletim SPEF Journal Editor Sociedade Portuguesa de Educação Física, Portugal
2008/03/15 - 2014/02/28 Board President Sociedade Portuguesa de Educação Física, Portugal
2008/03/15 - 2013 Chair of the Teachers' Education Center Sociedade Portuguesa de Educação Física, Portugal
2000/12/05 - 2010/12/30 Assistant Professor Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
2004/06/01 - 2006/07/01 President of the Pedagogical Council Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
1991/01/12 - 2000/12/04 Assistant Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
1986/09/22 - 1991/01/11 Intern Assistant Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
1984/09/21 - 1986/09/21 Monitor Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2018/01/01 - Atual Sintra Cresce Saudável (Sintra Grows Healthy)
Investigador
Universidade de Lisboa - Faculdade de Motricidade Humana - Laboratório de Pedagogia, Portugal
Fundação Calouste Gulbenkian
Em curso
2017/01/01 - Atual EuPEO- European Physical Education Observatory
Investigador responsável
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
Education Audiovisual and Culture Executive Agency
Em curso
2024/01/01 - 2025/12/31 Moving for Health and Health Literacy for Life (MfH)
101134557- MovingForHealth - ERASMUS-SPORT-2023
Investigador
Centro de Estudos em Educação, Faculdade de Motricidase Humana, Universidade de Lisboa, Portugal
European Commission
Em curso
2021/01/01 - 2023/12/31 EUMOVE - Let's Move Europa: School-based promotion of healthy lifestyles to prevent obesity
622242-EPP-1-2020-1-ES-SPO-SCP
Investigador
Universidade de Lisboa - Faculdade de Motricidade Humana - Laboratório de Pedagogia, Portugal
Education Audiovisual and Culture Executive Agency
Concluído
2020/12/01 - 2023/07/31 PRIME PETE - Primary Education Physical Education Teacher Education
2020-1-LU01-KA203-063257
Investigador
Universidade de Lisboa - Faculdade de Motricidade Humana - Laboratório de Pedagogia, Portugal
Education Audiovisual and Culture Executive Agency
Em curso
2020/01/01 - 2021/12/31 PL4L - Physical Literacy for Life
Erasmus Plus Sport - 613591
Investigador
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
Education Audiovisual and Culture Executive Agency
Em curso
2019/01/01 - 2019/12/31 Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação
UID/CED/04107/2019
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal

Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2018/01/01 - 2019/12/31 EU BMC: Basic Motor Competencies in Europe: Assessment and Promotion
Investigador
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
Education Audiovisual and Culture Executive Agency
Concluído
2018/01/01 - 2018/12/31 PHYLIT - Physical Literacy
Investigador
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
Education Audiovisual and Culture Executive Agency
Concluído
2011/01/01 - 2013/12/31 Projecto Estratégico - UI 447 - 2011-2012
PEst-OE/SAU/UI0447/2011
Universidade de Lisboa Centro Interdisciplinar de Performance Humana, Portugal

Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2017/01/01 - 2019/12/31 Fitescola (School Fitness)
sem referência
Teacher Educator/Researcher
Universidade de Lisboa - Faculdade de Motricidade Humana - Laboratório de Pedagogia, Portugal
2012 - 2018 La formación inicial en Educación Física y la promoción de un estilo de vida activa y saludable en contexto escolar (Initial Teacher Education in Physical Education and Lifestyle development within school context)
Investigador responsável
Universidade de Lisboa - Faculdade de Motricidade Humana - Laboratório de Pedagogia, Portugal
Em curso
2017/05/14 - 2017/05/20 Identifying best practice across physical education teacher education programmes: A European perspective
2015-1-TR01-KA203-021768
Invited Expert
Universidade de Lisboa - Faculdade de Motricidade Humana - Laboratório de Pedagogia, Portugal
Concluído
2013/01/01 - 2015/12/31 Contextualizar, Refletir e Investigar: A relação teoria-prática na formação de professores (Contextualizing, Reflecting and Researching: Theory Practice relationship within the Teacher Education)
sem referência
Investigador
Concluído
2005/01/01 - 2005/12/31 Avaliação do Programa de Apoio à Educação Física no Município de Torres Vedras Evaluation of the Physical Education Support Program in the Municipality of Torres Vedras)
s/ ref.ª
Investigador
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
Concluído
1997/01/01 - 2001/12/31 Estudo da Eficácia educativa no Contexto da Implementação da Reforma Curricular em Curso (Study of educational effectiveness in the context of Implementation of Curricular Reform in Progress)
JNICT, CSH/C/CED/316/92
Investigador
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
Concluído
1997/01/01 - 2001/12/31 Avaliação do Programa de Apoio aos Professores do 1o Ciclo em Educação Física na Região Autónoma dos Açores Evaluation of the Teacher Supervisory Program of the Physical Education Primary School Level in the Autonomous Region of the Azores
s/ ref.ª
Investigador
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
Concluído
1997/01/01 - 2001/12/31 Avaliação do Programa de Apoio à Educação Física no 1º ciclo (prograpef) da Camara Municipal de Lisboa (Evaluation of the Primary School's Physical Education Support Program (prograpef) of the Municipality of Lisbon)
s/ ref.ª
Investigador
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
Fundação Calouste Gulbenkian
1989/01/01 - 1994/12/31 Estudo do perfil de intervenção pedagógica e dos problemas fundamentais na orientação das actividades de aprendizagem em Educação Física (Study of the Profile of Pedagogical Intervention and Fundamental Problems in the Orientation of Learning Activities in Education)
s/ refª
Investigador
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
Concluído
1992/01/01 - 1992/12/31 Sporting Lifestyle, Motor Performance, and Olympic Ideal of Yourh in Europe
s/ refª
Investigador
1991/01/01 - 1991/12/31 As Percepções de Sucesso e Insucesso no exercício da Profissão Docente (Teachers' perception on their professional success and failure)
s/ refª
Investigador
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Onofre, Marcos. "Qualidade de ensino, autoeficácia e experiências de formação: estudo de um caso de uma estagiária de Educação Física". Trabalho apresentado em Desafios Curriculares e Pedagógicos na Formação de Professores, 4 e 5 de Junho, Braga, 2015.
  2. Baca, Laurinda; Onofre, Marcos; Paixão, Fátima. "Conhecimento sobre currículo de química de professores peritos da 7ª classe no sistema educativo angolano". 2015.
  3. Costa, João; Onofre, Marcos; Martins, Maria; Marques, Adílson; Martins, João. "Dinâmicas de trabalho coletivo do Departamento de Educação Física: O desenho de um estudo compreensivo". Trabalho apresentado em XI Symposium Internacional sobre el practicum y las prácticas en empresas en la formación universitaria, Poio, 2011.
    Publicado
  4. Martins, Maria; Onofre, Marcos; Costa, João; Marques, Adílson; Martins, João. "As experiências de practicum como fontes do sentimento de auto-eficácia". Trabalho apresentado em XI Symposium Internacional sobre el practicum y las prácticas en empresas en la formación universitaria, Poio, 2011.
    Publicado
  5. Teixeira, M.; Onofre, Marcos. "Dificuldades dos Professores Estagiários de Educação Física no Ensino. Sua Evolução ao Longo do Processo de Estágio Pedagógico". Trabalho apresentado em El Practicum Más Allá Del Empleo. X Symposium Internacional Sobre el Practicum Y las Prácticas en Empresas en la Formación Universitária, 2011.
  6. Onofre, Marcos. "El Modelo del Practicum de la Formación de Profesores de Educación Física en la Facultad de Motricidad Humana, Universidad Técnica de Lisboa". 2009.
  7. Onofre, Marcos. "O practicum e a Formação de Professores em Portugal no Contexto da Reforma Associada ao Tratado de Bolonha". Trabalho apresentado em El Practicum Más Allá Del Empleo. X Symposium Internacional Sobre el Practicum Y las Prácticas en Empresas en la Formación Universitária, 2009.
  8. Martins, M.; Onofre, Marcos. "Experiências de Formação Significativas no Desenvolvimento do Sentimento de Auto-eficácia de Professores de Educação Física: O Lugar do Practicum". Poio, 2009.
    Publicado
  9. Duarte, A. P.; Onofre, Marcos. "Supervisão Pedagógica e a Aprendizagem em Colectivo na Formação Contínua dos Professores". 2009.
    Publicado
  10. Ribeiro, J.; Onofre, Marcos. "As Percepções de Estagiários e Orientadores sobre a importância das Técnicas de Supervisão Pedagógica num Processo de Estágio Pedagógico em Educação Física". Poio, 2009.
    Publicado
  11. Dias Yanez, M.; Onofre, Marcos. "La Investigación-Acción como Estrategia de Formación Orientada a los Estudiantes de Practica Final de la Escuela de Pedagogía en Educación General Básica de la Universidad Católica de Maule". Poio, 2009.
    Publicado
  12. Jardim, M.; Onofre, Marcos. "As Experiências do Practicum e a sua Influência no Sentimento de Auto-Eficácia no Ensino dos Professores Estagiários de Educação Física". Poio, 2009.
    Publicado
  13. Branco, A.; Onofre, Marcos. "Análise da Procura e da Oferta de Formação Contínua. Um Estudo com Professores de Educação Física". Poio, 2008.
    Publicado
  14. Duarte, A. P.; Onofre, Marcos. "As Concepções e Práticas de Supervisão dos Orientadores de Practicum e suas Origens". 2007.
    Publicado
  15. Onofre, Marcos. "Prioridades da Formação Profissional dos Professores de Educação Física". 2007.
    Publicado
  16. Ribeiro, J.; Onofre, Marcos. "As Percepções de Estagiários e de Orientadores sobre as Práticas de Supervisão Pedagógica num Processo de Estágio Pedagógico em Educação Física". Poio, 2007.
    Publicado
  17. Duarte, A.P.; Onofre, Marcos Soares; Duarte, A. P.; Onofre, Marcos. "PETE Supervisors' Conceptual Orientations and Practices and Their Sources". Trabalho apresentado em AIESEP World Congress 2006: The role of physical education and sport in promoting physical activity and health, Jyväskylä, 2006.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Francisco Carvalho; Marcos Onofre; João Mota; Miguel Peralta; Adilson Marques; Ana Quitério; António Rodrigues; et al. "Correlates of Motor Competence in Primary School Students: A Cross-Sectional Study From a Portuguese Municipality". Journal of Motor Learning and Development (2024): https://doi.org/10.1123/jmld.2022-0064.
    10.1123/jmld.2022-0064
  2. Martins, João; Onofre, Marcos; Cristão, Rafael; Varela, Andrea Ramirez; Pratt, Michael; Hallal, Pedro C. "The Global Observatory for Physical Education (GoPE!): monitoring physical education and physical activity in children and adolescents worldwide". European Journal of Public Health 33 Supplement (2023): http://dx.doi.org/10.1093/eurpub/ckad133.273.
    10.1093/eurpub/ckad133.273
  3. Onofre, Marcos; Costa, João; Martins, João; Quitério, Ana; Farias, Cláudio; Mesquita, Isabel. "Portuguese research on physical education and sport didactics: a critical discussion". Frontiers in Sports and Active Living 5 (2023): http://dx.doi.org/10.3389/fspor.2023.1172815.
    10.3389/fspor.2023.1172815
  4. Mota, João; Martins, João; Onofre, Marcos; Dudley, Dean. "Portuguese Physical Literacy Assessment for adolescents (15-18 years): validation using confirmatory factor and composite analyses". Frontiers in Sports and Active Living 5 (2023): http://dx.doi.org/10.3389/fspor.2023.1192025.
    10.3389/fspor.2023.1192025
  5. Mata, Carlos; Onofre, Marcos; Costa, João; Monteiro, Diogo; Teixeira, Diogo; Martins, João. "Adolescents' enjoyment in face-to-face physical education during the COVID-19 pandemic". European Physical Education Review 29 4 (2023): 548-562. http://dx.doi.org/10.1177/1356336x231163106.
    10.1177/1356336x231163106
  6. Carolo, Dora; Onofre, Marcos; Martins, João. "Origens e definição do constructo de literacia física: da compreensão conceptual à criação coletiva de um referencial europeu". Retos 48 (2023): 761-774. http://dx.doi.org/10.47197/retos.v48.97380.
    10.47197/retos.v48.97380
  7. Mota, João; Martins, João; Onofre, Marcos. "Portuguese Physical Literacy Assessment Questionnaire (PPLA-Q) for Adolescents: Validity and Reliability of the Psychological and Social Modules using Mokken Scale Analysis". Perceptual and Motor Skills 130 3 (2023): 958-983. http://dx.doi.org/10.1177/00315125231159688.
    10.1177/00315125231159688
  8. Carl, Johannes; Bryant, Anna S.; Edwards, Lowri C.; Bartle, Gillian; Birch, Jens E.; Christodoulides, Efstathios; Emeljanovas, Arunas; et al. "Physical literacy in Europe: The current state of implementation in research, practice, and policy". Journal of Exercise Science & Fitness 21 1 (2023): 165-176. http://dx.doi.org/10.1016/j.jesf.2022.12.003.
    10.1016/j.jesf.2022.12.003
  9. João Martins; Marcos Onofre; Pedro C. Hallal. "Launch of the Global Observatory for Physical Education (GoPE!)". Journal of Physical Activity and Health (2023): https://doi.org/10.1123/jpah.2023-0099.
    10.1123/jpah.2023-0099
  10. Mata, Carlos; Onofre, Marcos; Martins, João. "Adolescents' Perceived Barriers to Physical Activity during the COVID-19 Pandemic". Children 9 11 (2022): 1726. http://dx.doi.org/10.3390/children9111726.
    10.3390/children9111726
  11. Wälti, Marina; Seelig, Harald; Adamakis, Manolis; Colella, Dario; Emeljanovas, Arunas; Gerlach, Erin; Kossyva, Irene; et al. "Investigating levels and determinants of primary school children’s basic motor competencies in nine European countries". Zeitschrift für Grundschulforschung 16 1 (2022): 113-133. http://dx.doi.org/10.1007/s42278-022-00155-w.
    10.1007/s42278-022-00155-w
  12. Wälti, Marina; Sallen, Jeffrey; Adamakis, Manolis; Ennigkeit, Fabienne; Gerlach, Erin; Heim, Christopher; Jidovtseff, Boris; et al. "Basic Motor Competencies of 6- to 8-Year-Old Primary School Children in 10 European Countries: A Cross-Sectional Study on Associations With Age, Sex, Body Mass Index, and Physical Activity". Frontiers in Psychology 13 (2022): http://dx.doi.org/10.3389/fpsyg.2022.804753.
    10.3389/fpsyg.2022.804753
  13. Carlos Mata; Marcos Onofre; João Costa; Madalena Ramos; Adilson Marques; João Martins. "Motivation and Perceived Motivational Climate by Adolescents in Face-to-Face Physical Education during the COVID-19 Pandemic". Sustainability (2021): https://www.mdpi.com/2071-1050/13/23/13051.
    10.3390/su132313051
  14. Santhappan, Aruna; Sereli, Sevasti; Onofre, Marcos; Martins, Joao; Krommidas, Charalampos; Papaioannou, Athanasios. "Antecedents of self-transcendence goals across three cultures: motivational climate, family and friends' support in youth physical activity settings". International Journal of Sport and Exercise Psychology (2021): https://publons.com/wos-op/publon/56180390/.
  15. Martins, Joao; Mata, Carlos; Santhappan, Aruna; Sereli, Sevasti; Onofre, Marcos; Papaioannou, Athanasios. "Self-transcendence goals, motivation, self-regulation, intentions to help others, physical activity and vitality across three cultures". International Journal of Sport and Exercise Psychology (2021): https://publons.com/wos-op/publon/56180391/.
  16. Krommidas, Charalampos; Sereli, Sevasti; Santhappan, Aruna; Onofre, Marcos; Martins, Joao; Papaioannou, Athanasios. "Incremental validity of self-transcendence goals in youth physical activity settings across three cultures". International Journal of Sport and Exercise Psychology (2021): https://publons.com/wos-op/publon/56180389/.
  17. Martins, João; Costa, João; Sarmento, Hugo; Marques, Adilson; Farias, Cláudio; Onofre, Marcos; Valeiro, Miguel González. "Adolescents' Perspectives on the Barriers and Facilitators of Physical Activity: An Updated Systematic Review of Qualitative Studies". (2021): http://hdl.handle.net/10316/104639.
    https://doi.org/10.3390/ijerph18094954
  18. Periae, Antonio; Rodrigues, Antonio; Pankowska-Jurczyk, Katarzyna; Batutis, Olegas; Costa, Joao; Onofre, Marcos; Martins, Joao. "Middle school students' views about physical education: A comparative study between four European countries". RETOS - Neuvas Tendencias en Educacion Fisica, Deporte Y Recreacion (2021): https://publons.com/wos-op/publon/35702496/.
  19. Mota, Joao; Martins, Joao; Onofre, Marcos; Mota, João; Martins, João. "Portuguese Physical Literacy Assessment Questionnaire (PPLA-Q) for adolescents (15-18 years) from grades 10-12: development, content validation and pilot testing". BMC Public Health 4 (2021): https://publons.com/wos-op/publon/50389000/.
    10.1186/S12889-021-12230-5
  20. Carolo, D.; Onofre, Marcos; Costa, J.; Ferro, N.. "European Physical Education Observatory". Boletim da Sociedade Portuguesa de Educação Física 42 (2021): 69-89.
    Acesso aberto • Publicado
  21. Ferreira, Raquel J.; Nogueira, Telma; Dias da Silva, Vitória; Liñan Pinto, Mariana; Sousa, Joana; Pereira, Ana Margarida; Nogueira, Paulo Jorge; et al. "A school-based intervention for a better future: study protocol of Sintra Grows Healthy". BMC Public Health 20 1 (2020): http://dx.doi.org/10.1186/s12889-020-09715-0.
    10.1186/s12889-020-09715-0
  22. Onofre, Marcos; João Martins; Marcos Onofre; João Mota; Chris Murphy; Rose-Marie Repond; Helen Vost; et al. "International approaches to the definition, philosophical tenets and core elements of physical literacy: A scoping review". Prospect: quarterly review of comparative education 50 1-2 (2020): 13-30. https://doi.org/10.1007/s11125-020-09466-1.
    No prelo • 10.1007/s11125-020-09466-1
  23. Martins, João; Marques, Adilson; Peralta, Miguel; Henriques-Neto, Duarte; Costa, João; Onofre, Marcos; González Valeiro, Miguel. "A comparative study of participation in physical education classes among 170,347 adolescents from 54 low-, middle-, and high-income countries". Physical Education and Sport Pedagogy (2020): http://hdl.handle.net/10451/44338.
    10.3390/ijerph17155579
  24. O'Brien, Wesley; Adamakis, Manolis; O' Brien, Niamh; Onofre, Marcos; Martins, Joao; Dania, Aspasia; Makopoulou, Kyriaki; et al. "Implications for European Physical Education Teacher Education during the COVID-19 pandemic: a cross-institutional SWOT analysis". European Journal of Teacher Education (2020): https://publons.com/wos-op/publon/33230224/.
    10.1080/02619768.2020.1823963
  25. Ribeiro, José Ricardo Claudino; Bicalho, Camila Cristina Fonseca; Onofre, Marcos Teixeira de Abreu Soares; Noce, Franco; José Ricardo Claudino Ribeiro; Camila Cristina Fonseca Bicalho; Marcos Teixeira de Abreu Soares Onofre; Franco Noce. "Autoeficácia em Professores do Ensino Superior". Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas 20 3 (2019): 319. http://dx.doi.org/10.17921/2447-8733.2019v20n3p319-326.
    10.17921/2447-8733.2019v20n3p319-326
  26. Quitério, Ana; Martins, João; Onofre, Marcos; Costa, João; Mota Rodrigues, João; Gerlach, Erin; Scheur, Claude; Herrmann, Christian. "MOBAK 1 Assessment in Primary Physical Education: Exploring Basic Motor Competences of Portuguese 6-Year-Olds". Perceptual and Motor Skills 125 6 (2018): 1055-1069. http://dx.doi.org/10.1177/0031512518804358.
    10.1177/0031512518804358
  27. Costa, Joao; Onofre, Marcos. "A Portuguese case study conversation Handball". Learning to Mentor in Sports Coaching: a Design Thinking Approach (2018): https://publons.com/wos-op/publon/35702497/.
  28. Martins, M.; Rodrigues, A.; Onofre, Marcos; Costa, J.. "Análise de conteúdo – Das conceções aos procedimentos". Psicomotricidade 21 (2018): 73-88.
    Publicado
  29. Onofre, Marcos. "Educação Física: Avaliação das competências motoras em alunos de seis anos, do primeiro ano de escolaridade". RETOS 31 (2017): 259-263. https://recyt.fecyt.es/index.php/retos/article/view/53500/32239.
    Publicado
  30. Onofre, Marcos. "A Qualidade da Educação Física como Essência da Promoção de uma Cidadania Ativa e Saudável,". Retos 31 (2017): 328-333.
    Publicado
  31. Onofre, Marcos. "The Quality of Physical Education as Essence of Promotion of Active and Healthy Citizenship". Retos (2017): https://publons.com/wos-op/publon/35702499/.
  32. Quiterio, Ana; Costa, Joao; Martins, Maria; Martins, Joao; Onofre, Marcos; Gerlach, Erin; Scheuer, Claude; Herrmann, Christian. "Physical Education: Evaluation of motor skills in students of six years, the first year of schooling". Retos (2017): https://publons.com/wos-op/publon/35702498/.
  33. Martins, João; Marques, Adilson; Rodrigues, António; Sarmento, Hugo; Onofre, Marcos; Carreiro da Costa, Francisco. "Exploring the perspectives of physically active and inactive adolescents: how does physical education influence their lifestyles?". Sport, Education and Society 23 5 (2016): 505-519. http://dx.doi.org/10.1080/13573322.2016.1229290.
    10.1080/13573322.2016.1229290
  34. Onofre, Marcos; Martins, MJ.; Costa, J.; Rodrigues, A; Ferro, N.. "The use of communities of practice to improve the quality of the practicum teacher educators". Revista Española de Educación Física Y Deportes 410 (2015): 12-13.
  35. Martins, Maria; Costa, João; Onofre, Marcos. "Practicum experiences as sources of pre-service teachers' self-efficacy". European Journal of Teacher Education 38 2 (2014): 263-279. http://dx.doi.org/10.1080/02619768.2014.968705.
    10.1080/02619768.2014.968705
  36. Marques, A.; Martins, J.; Diniz, J.; Ramos, M.; Yazigi, F.; Onofre, M.; Carreiro da Costa, F.. "The correlates of meeting physical activity recommendations: A population-based cross-sectional study". European Journal of Sport Science 14 SUPPL.1 (2014): http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84893119369&partnerID=MN8TOARS.
    10.1080/17461391.2012.713008
  37. Onofre, Marcos. "Extracurricular sports in Europe schools: a descriptive study.". 36 (2014): 63-70.
    Publicado
  38. Onofre, Marcos; Baca, Laurinda; Onofre, Marcos; Paixão, Fátima. "O Conhecimento Didático do Conteúdo do Professor e sua Relação com a Utilização de Atividades Práticas nas Aulas de Química: Um Estudo com Professores Peritos do Sistema Educativo Angolano". 19 1 (2014): 29-54. http://hdl.handle.net/10400.11/2524.
    Publicado
  39. Martins, Maria; Onofre, Marcos; Costa, João; Martins, M.; Onofre, Marcos; Costa, J.. "Experiências de formação que tornam o futuro professor de Educação Física mais confiante no início do estágio". Boletim da Sociedade Portuguesa de Educação Física 38 Jan-Jul (2014): 27-43.
    Publicado
  40. Onofre, Marcos; João Costa; Maria João Martins; Costa, J.; Maria, M.; Marques, Adilson; Martins, J.. "A relação do trabalho coletivo do grupo de Educação Física com a gestão da ecologia da aula". Boletim da Sociedade Portuguesa de Educação Física 37 (2013): 61-80. https://boletim.spef.pt/index.php/spef/article/view/250/237.
    Publicado
  41. Onofre, Marcos. "Physical education and school sport in Europe". 35 2 (2013): 47-55.
    Publicado
  42. Onofre, Marcos. "Schulsport in Europa aus Perspektive des Europäischen Sportlehrerverbands (EUPEA)". 62 (2013): 229-234.
    Publicado
  43. Onofre, Marcos. "Physical education and sport in Europe: From individual reality to collective desirability (Part 1)". 49 2 (2012): 17-31.
    Publicado
  44. Marques, A.; Martins, J.; Martins, M.; Costa, J.; Sarmento, H.; Onofre, M.; Carreiro da Costa, F.. "The importance of attitudes towards physical activity and its relationship with practice of physical activity". British Journal of Sports Medicine 45 15 (2011): A7-A7. http://dx.doi.org/10.1136/bjsports-2011-090606.21.
    10.1136/bjsports-2011-090606.21
  45. Baca, Laurinda; Onofre, Marcos; Paixão, Fátima. "Percepção dos alunos sobre o ensino de Química. Uma análise no Sistema Educativo Angolano". (2010): http://hdl.handle.net/10400.11/1325.
  46. Castro, J.; Costa, J.; Onofre, Marcos; Castro, Joana; Costa, João; Onofre, Marcos. "Concepções e Agenda Social dos Alunos face à Educação Física: Influência do Género e Ciclo de Escolaridade". Boletim da Sociedade Portuguesa de Educação Física 35 35 (2010): 99-122.
    Publicado
  47. Onofre, Marcos; Dionísio, Joaquim José Guerreiro; Dionísio, J.. "Problemas da Prática Pedagógica em Educação Física: Estudo da Relação entre as Percepções dos Alunos e dos Professores". Boletim SPEF 33 (2008): 95-108. http://hdl.handle.net/10400.1/7307.
    Publicado
  48. Branco, A.; Onofre, Marcos; Ana Branco. "Análise da Procura e da oferta de formação contínua". Boletim da Sociedade Portuguesa de Educação Física 33 (2008): 109-128.
    Acesso aberto • Publicado
  49. Onofre, Marcos. "Reflexões em torno do enquadramento epistemológico da educação física". Revista da Universidade Rural, Série Ciências Humanas e Sociais 28 (2006): 17.
  50. Onofre, Marcos. "Prioridades de Formação Profissional dos Professores de Educação Física". Revista da Universidade Rural, Série Ciência Humana e Sociais 28 (2006):
    Publicado
  51. Onofre, Marcos. "Modelos de Investigação sobre o Ensino da Educação Física: da antinomia à coexistência". Boletim SPEF JAn/Abr 24/25 (2003): 63-72.
    Publicado
  52. Onofre, Marcos. "Das Características do Conhecimento Prático dos Professores de Educação Física às Práticas da sua Formação Inicial". Boletim da Sociedade Portuguesa de Educação Física, 26/27 (2003): 55-67.
    Acesso aberto • Publicado
  53. Onofre, Marcos. "Modelos de Investigação sobre o Ensino da Educação Física: da antinomia à coexistência". Boletim da Sociedade Portuguesa de Educação Física 24/25 (2003): 63-72.
    Acesso aberto • Publicado
  54. Onofre, Marcos. "Revisão curricular no ensino secundário. O contra – tempo da Educação Física?,". Revista Horizonte 108 (2003): 36-37.
    Publicado
  55. Onofre, Marcos. "Das Características do Conhecimento Prático dos Professores de Educação Física às Práticas da sua Formação Inicia". Cultura e contemporaneidade na educação física e no desporto. E agora? Coleção Prata da Casa, Edição Esp (2002): 186-192.
    Publicado
  56. Onofre, Marcos. "Educação Física sem Avaliação: Uma Perversão Consciente?". BOLETIM Spef 13 (1996):
    Publicado
  57. Onofre, Marcos. "Prioridades de Formação Didáctica em Educação Física". Boletim SPEF 12 (1995): 75-98.
    Publicado
  58. Onofre, Marcos. "O Sentimento de Capacidade na Intervenção Pedagógica em Educação Física". 9 (1994): 15-26.
  59. Costa, Francisco Carreiro da; Carvalho, Luís Miguel; Diniz, José Alves; Onofre, Marcos. "As representações de sucesso e insucesso profissional em professores de Educação Física". (1992): http://hdl.handle.net/10451/7413.
  60. Onofre, Marcos. "Elementos para a Reflexão sobre a Formação de Professores de Educação Física". 1 (1991): 75-98. https://boletim.spef.pt/index.php/spef.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Martins, João; Onofre, Marcos; António Rodrigues; Marques, Adilson; Maria Martins; Carvalho, F; Peralta, Miguel; et al. "Sintra Cresce Saudável: Promoção da competência motora, atividade física e literacia física para a vida.". In Escola ativa e literacia física para a vida. Um guia prático para o contexto do 1.º ciclo de escolaridade, 7-10. Portugal, 2022.
    Publicado
  2. Martins, J.; Onofre, Marcos; Mota, J.; Carolo, D.; Marques, A.. "Alfabetización Física en Portugal: caminos pedagógicos y científicos". In Actualidades en educación física y deporte 2022, Maestría en Educación Física y Deporte. Guadalajara, México, 2022.
    Publicado
  3. Onofre, Marcos. "A importância da educação física no 1º ciclo do ensino básico". In Escola ativa e literacia física para a vida. Um guia prático para o contexto do 1º ciclo de escolaridade, 32-37. sintra, Portugal: CMS, 2022.
    Publicado
  4. Martins, J.; Onofre, Marcos; Rodrigues, A.; Quiterio, A.. "Escola ativa e literacia física para a vida: Considerações finais". In Escola ativa e literacia física para a vida. Um guia prático para o contexto do 1º ciclo de escolaridade, 166-167. Sintra, Portugal: CMS, 2022.
    Publicado
  5. Martins, M.; Quiterio, A.; Carvalho, F.; Onofre, Marcos. "Estratégias de intervenção em educação física para melhoria das competências motoras básicas e aprendizagens". In Escola ativa e literacia física para a vida. Um guia prático para o contexto do 1º ciclo de escolaridade, 104-110. Sintra, Portugal: CMS, 2022.
    Publicado
  6. Martins, J.; Onofre, Marcos; Mota, J.; Quiterio, A.. "MOBAK: Avaliação, validade, fiabilidade e a utilização da plataforma digital". In Escola ativa e literacia física para a vida. Um guia prático para o contexto do 1º ciclo de escolaridade, 97-103. Sintra, Portugal, 2022.
    Publicado
  7. Martins, J.; Carvalho, F.; Quitério, A.; Rodrigues, A.; Onofre, Marcos. "MOBAK 1-2 e MOBAK 3-4: Descrição dos protocolos e dos procedimentos de aplicação no contexto da educação física". In Escola ativa e literacia física para a vida. Um guia prático para o contexto do 1º ciclo de escolaridade, 86-96. Sintra, Portugal, 2022.
    Publicado
  8. Martins, J.; Onofre, Marcos; Carvalho, F.; Quiterio, A.. "MOBAK: Um instrumento de avaliação da competência motora dos alunos em educação física no 1º ciclo do ensino básico". In Escola ativa e literacia física para a vida. Um guia prático para o contexto do 1º ciclo de escolaridade, 83-85. Sintra, Portugal: CMS, 2022.
    Publicado
  9. Martins, M.; Costa, J.; Martins, J.; Onofre, Marcos. "Estilos de ensino em educação física no 1º ciclo do ensino básico". In Escola ativa e literacia física para a vida. Um guia prático para o contexto do 1º ciclo de escolaridade, 70-82. Sintra, Portugal: CMS, 2022.
    Publicado
  10. Martins, J.; Martins, M.; Carolo, D.; Onofre, Marcos. "Estratégias de ensino e os princípios pedagógicos em educação física no 1º ciclo do ensino básico". In Escola ativa e literacia física para a vida. Um guia prático para o contexto do 1º ciclo de escolaridade, 63-69. Sintra, Portugal: CMS, 2022.
    Publicado
  11. Mota, J.; Onofre, Marcos; Martins, J.. "Literacia Física: Conceito". In Escola ativa e literacia física para a vida. Um guia prático para o contexto do 1º ciclo de escolaridade, 12-14. sintra, Portugal: CMS, 2022.
    Publicado
  12. Onofre, Marcos. "Portuguese research on physical education and sport didactics.". In Sports Didactics in Europe – History, Current Trends and Future Developments, editado por K. Kleiner. Alemanha: Waxmann Verlag, 2020.
    No prelo
  13. Onofre, Marcos. "Physical Education Teacher Education in Portugal". 277-295. Maidenhead: Meyer & Meyer Sport, 2019.
    Publicado
  14. Costa, J.; Ferro, N.; Carvalho, L.; Mira, J.; Onofre, Marcos. "Processos de Avaliação Coletiva – Concetualização, Operacionalização e Implicações". In Avaliação em Educação Física, Perspetivas e Desenvolvimento, 133-150. Lisboa, Portugal: SPEF, 2019.
    Publicado
  15. Onofre, Marcos. "Basic Motor Competences". editado por M. Holzweg, C. Scheurer & A. Bund, 81-90. Berlin, Alemanha: Berlin: Logos Verlag Berlin, 2018.
    Publicado
  16. Onofre, Marcos. "Portuguese Case study Conversation: Handball". 132-149. Londres, Reino Unido: Routlegde, 2018.
    Publicado
  17. Onofre, Marcos. "Ensino da Educação Física para o Envolvimento Ativo dos Alunos". 343-382. Lisboa, Portugal: Climepsi Editores, 2018.
    Publicado
  18. Onofre, Marcos. "A universidade e a escola: para uma agenda comum na formação dos professores". 167-203. Lisboa, Portugal: Instituto de Educação, 2017.
    Publicado
  19. Onofre, Marcos. "A qualidade do ensino e autoeficácia do professor na gestão da aula. O contributo das experiências formativas em estágio pedagógico". Santo Tirso, Portugal: De Facto Editores., 2017.
    Publicado
  20. Onofre, Marcos. "Parcerias entre as instituições de ensino superior e as escolas cooperantes na iniciação à prática profissional". In Lei de Bases do Sistema Educativo. Balanço e Prospectiva, 867-885. Lisboa, Portugal: Conselho Nacional de Educação, 2017.
    Publicado
  21. Quiterio, A.; Onofre, Marcos; Martins, M.; Martins, J.; Costa, J.. "O potencial da avaliação em Educação Física na promoção da motivação intrínseca, nas aprendizagens e no desenvolvimento das competências motoras". In Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação Motivação para o Desempenho Académico, 43-59. Lisboa: Instituto de Educação, 2016.
    Publicado
  22. Martins, M.; Onofre, Marcos; Martins,J; Quitério, A.; Costa, J.. "O envolvimento dos alunos e a formação da autoeficácia do professor estagiário". In Envolvimento dos alunos na escola: Perspetivas da psicologia e educação – Motivação para o Desempenho Académico, 437-450. 2016.
    Publicado
  23. Onofre, Marcos. "Elementos para a qualificação das práticas de supervisão nos estágios pedagógicos". In O Estágio Pedagógico na (Re)construção da Identidade Profissional em Educação Física, 297-310. Portugal: UPORTO, 2014.
    Publicado
  24. Onofre, Marcos. "O Sentimento de Auto-Eficácia e o Empenhamento dos Professores de Apoio Educativo". In Investigação em Educação Inclusiva (vol.2), 141-154. Grafica 2000, 2007.
    Publicado
  25. Onofre, Marcos. "Experiência Profissional e pessoal de professores de 1º ciclo em contextos inclusivos e seu modo de pensamento e acção". 185-210. Grafica 2000, 2007.
    Publicado
  26. Onofre, Marcos. "Teachers' Practical Knowledge and Quality of Teaching". In The Art and Science of Teaching in Physical Education and Sport, 115-138. Crus Quebrada, Portugal: FMH, Serviço de Edições, 2005.
    Publicado
  27. Costa, Francisco Carreiro da; Diniz, José Alves; Carvalho, Luís Miguel; Onofre, Marcos. "School Physical Education Views: Parents' and Students' Connections". Verlag Hofmann, 1998.
  28. Costa, Francisco Carreiro da; Diniz, José Alves; Carvalho, Luís Miguel; Onofre, Marcos. "School physical education purposes: the parents view". Wingate Institute, 1996.
  29. Onofre, Marcos. "A avaliação da Formação Inicial em Ensino da Educação Física. Caracterização segundo o Sexo e o Grau de Satisfação dos Estudantes". In As Ciências do Desporto e a Prática Desportiva: Desporto na Escola, Desporto de Reeducação e Reabilitação. Porto, Portugal: FADEUP, 1991.
    Publicado
Edição de livro
  1. Martins, J.; Quiterio, A.; Rodrigues, A.; Onofre, Marcos. Escola ativa e literacia física para a vida. Um guia prático para o contexto do 1º ciclo de escolaridade. sintra, Portugal: CMS. 2022.
  2. Onofre, Marcos. Active Lifestyles: The Impact of Education and Sport. Proceedings of the 2005 AIESEP World Congress in Lisbon. 2006.
    Publicado • Editor
  3. Costa, Francisco Carreiro da; Diniz, José Alves; Carvalho, Luís Miguel de Figueiredo Silva de; Onofre, Marcos. Research on Teaching and Research on Teacher Education. Proceedings of the AIESEP International Seminar. Lisboa, Portugal: Edições FMH. 2000.
  4. Onofre, Marcos. Formação de Professores em Educação Física: Concepções, Investigação, Prática. Portugal. 1996.
    Publicado • Editor
Livro
  1. Martins, M.; Costa, J.; Onofre, Marcos. Os Estilos de Ensino em Educação Física: entre a teoria e a prática. Cruz Quebrada, Portugal: Faculdade de Motricidade Humana. 2020.
    Publicado
  2. Diniz, José Alves; Onofre, Marcos; Carvalho, Luís Miguel; Mira, Jorge Trigo; Costa, Francisco Carreiro da. A Educação Física no 1º Ciclo do Ensino Básico na Região Autónoma dos Açores. Direcção Regional de Educação Física e Desporto. 2001.
Poster em conferência
  1. Diniz, José Alves; Onofre, Marcos; Carvalho, Luís Miguel; Costa, Francisco Carreiro da. "Lá heterogenité des occasions de apprentissage: facteurs en relation avec les élèves, les parents et les enseignants". Trabalho apresentado em Congrés International de la Association Internationale des Écoles Superieures d¿Education Physique¿, 1999.
  2. Diniz, José; Carvalho, Luís Miguel; Onofre, Marcos; Costa, Francisco Carreiro da. "Estudo integrado das condições de aprendizagem e da intensidade das actividades em educação física". Trabalho apresentado em VI Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa, 1998.
  3. Diniz, José; Onofre, Marcos; Carvalho, Luís Miguel; Costa, Francisco Carreiro da. "A opinião dos alunos e dos pais sobre a educação física escolar". Trabalho apresentado em Jornadas de Psicologia do Desporto, 1998.
  4. Costa, Francisco Carreiro da; Carvalho, Luís Miguel; Diniz, José; Onofre, Marcos. "O conceito de sucesso em Educação Física". Trabalho apresentado em II Congresso de Educação Física dos Países de Língua Portuguesa., 1991.
Pré-impressão
  1. Carlos Mata; Marcos Onofre; Athanasios G. Papaioannou; João Martins. "Adolescents' self-perceived health, life satisfaction and subjective vitality during the COVID-19 pandemic: an analysis based on education level, sex and physical activity status.". 2023. https://doi.org/10.21203/rs.3.rs-3660156/v1.
    10.21203/rs.3.rs-3660156/v1
Relatório
  1. Onofre, Marcos; Carolo, D.; Costa, J.; Scheuer, C.; Holzweg, M.; Vasickova, Jana; Naul, R.; et al. 2021. EuPEO Final Report: 2020 Pilot Study. http://www.eupeo.eu/project-products/intelectual-outputs.
  2. Onofre, Marcos; Costa, J.; Carolo, D.; Naul, R.; Dahl, S.; Repond, R.; Csány, T.; Scheuer, C.; Holzweg, M.. 2021. EuPEO Intellectual Output 4 EuPEO Toolkit for Internal Monitoring. http://www.eupeo.eu/project-products/intelectual-outputs.
  3. Onofre, Marcos; Costa, J.; Ferro, N.; Carolo, D.; Naul, R.; Dahl, S.; Repond, R.; et al. 2020. EuPEO Intellectual Output 3 EuPEO Manual for External Assessment. http://www.eupeo.eu/project-products/intelectual-outputs.
  4. Martins, J.; Onofre, Marcos; Quiterio, A.; Rodrigues, A.; Martins, M.. 2019. Sintra Cresce Saudável: Projeto de promoção de estilos de vida saudável em contexto escolar. Relatório de atividades e resultados referentes às áreas da educação física e da atividade física.
  5. Holzweg, M.; Scheuer, C.; Costa, J.; Onofre, Marcos. 2018. EuPEO Intellectual Output 2. Intermediate Report. European Preliminary Results. http://www.eupeo.eu/project-products/intelectual-outputs.
  6. Onofre, Marcos; Costa, J.; Quiterio, A.; Martins, J.; Martins, M.; Ferro, N.; Carolo, D.. 2018. EuPEO Intellectual Output 1. Intermediate Report. National Preliminary Results (Portugal). http://www.eupeo.eu/project-products/intelectual-outputs.
  7. Vost, H.; Newton, S.; Repond, R.; Murphy, C.; Markovich, M.; Onofre, Marcos; Martins, J.; Cremonesi, B.; Svrdlin, A.. 2018. Final Report of the Physical Literacy Project.
  8. Diniz, J.; Carvalho, L.; Onofre, Marcos; Fernandes, L.; Mira, J.; Bayo, Isabel. 2005. Avaliação Externa do Programa de Apoio à Educação Física no 1º Ciclo do Ensino Básico promovido pela Câmara Municipal de Torres Vedras.
Resumo em conferência
  1. Tiago Ribeiro; Adilson Marques; Afonso Silveira; Diogo Rodrigues; João Casqueiro; Onofre, Marcos. "A utilização de vídeos ilustrativos de tarefas como ferramenta de apoio à instrução: estudo de caso numa escola com professores estagiários". 2023.
    //doi.org/10.47863/OMQT5950
  2. Martins, J.; Mota, J; Carolo, D.; Onofre, Marcos. "Alfabetización Física en Portugal: Iniciativas del equipó de la Universidad de Lisboa". Santiafo, 2023.
    Publicado
  3. Martins, J.; Ribeiro, T.; Onofre, Marcos; Marques, A.; Bolãnos, F.; Ferro, N.; Costa, J.; Sanchéz-Oliva, D.. "EUMOVE project: Educative resources developed for a school-based promotion of healthy and active lifestyles". Santiago, 2023.
  4. Mota, João; Martins, João; Onofre, Marcos. "Portuguese Physical Literacy Assessment Questionnaire (PPLA-Q): Development, content validation and pilot testing". 2021.
  5. Carvalho, F.; Onofre, Marcos; Mota, J.; Rodrigues, A.; Marques, A; Martins, J. "The factors associated with motor competence in primary school students: A cross-sectional study within the context of the Sintra Grows Healthy program". 2021.
  6. Francisco Carvalho; Onofre, Marcos; Ana Quitério; João Mota; Pedro Alves; João Martins. "Sintra Cresce Saudável: Formação contínua de professores do 1.o Ciclo do Ensino Básico e a inovação digital em Educação Física para a avaliação das competências motoras durante a pandemia COVID-19". 2021.
  7. João Martins; Onofre, Marcos; Ana Quitério; Maria Martins; António Rodrigues; Adilson Marques. "Sintra grows healthy’: preliminary results of a quasi-experimental study towards the promotion of motor competence in primary school-aged children". 2020.
  8. João Martins; Onofre, Marcos; Ana Quiério ; António Rodrigues; João Mota; Francisco Carvalho; Adilson Marques. "Sintra Cresce Saudável: resultados preliminares de uma intervenção educacional para a promoção da competência motora em crianças do 1º ciclo do ensino básico". 2020.
  9. Carvalho, F.; Martins, J.; Mota, J.; Quitério, A.; Marques, A.; Onofre, Marcos. "Fatores demográficos, psicológicos e sociais associados aos alunos do 1.º ciclo do ensino básico com diferentes níveis de competências motoras e atividade física. Um estudo exploratório com dados do “Sintra Cresce Saudável”". 2020.
  10. Carvalho, F.; Onofre, Marcos; Quiterio, A.; Rodrigues, A.; Marques, A.; Martins, J. "Sintra Cresce Saudável: Comparação dos níveis de competência motora, em alunos do 2º e 4º ano do primeiro ciclo do ensino básico antes de uma intervenção". 2020.
  11. Scheurer, Claude; Holzweg, Martin; Repond, Marie Rose; João Costa; Onofre, Marcos; Scheuer, Claude; Costa, João. Autor correspondente: Scheuer, Claude. "Monitoring the Quality of Physical Education: EuPEO, an ongoing Erasmus+ funded Project from the European Physical Education Association". 2019.
  12. Costa, João; Adamakis, Manolis; O'Brien, Wesley; Dania, Aspasia; Onofre, Marcos; Ferro, Nuno; Canbers Fiona. "A comparative study of school placement in three European Physical Education Teacher Education programme". 2019.
  13. Onofre, Marcos; Costa, João; Martins, João; Martins, Maria João; Rodrigues, António. "Escutar os alunos para qualificar o ensino: o que nos diz a investigação em Educação Física". 2019.
  14. Martins, João; Onofre, Marcos; Mota, João; Repond, Marie Rose; Vost, Helen; Cremonesi, Bruno; Svrdim, Andjelko; Markovic, Mjoca. "A review of different international approaches to the definition and core elements of physical literacy". 2019.
  15. Onofre, Marcos; Martins, João; Repond, Marie Rose; Murphy, Chris; Markovic, Mjoca; Svdrim, Andjelko; Vost, Helen; Mota, Joao. "PhyLit: An project to advocate Physical Literacy as a key competence for lifelong learning". 2019.
  16. Costa, J.; Onofre, Marcos; Carolo, D.; Ferro, N.; Martins, J.; Martins, M.; Quiterio, A.. "Possibilidades de desenvolvimento da Educação Física escolar através do pacote de trabalho de monitorização interna da Educação Física ¿ Projetoo Observatório Europeu de Educação Física". 2019.
  17. Martins, J,.; Onofre, Marcos; Quiterio, A.; Martins, M.; Rodrigues, A.; Marques, A.; Consórcio Sintra Cresce Saudável. "Sintra Cresce Saudável: Um projeto para a promoção de estilos de vida ativos e saudáveis dos alunos do 1º ciclo do ensino básico". Trabalho apresentado em 11º Congresso Nacional de Educação Física: Avaliar para Melhorar, 2019.
  18. Carolo, D.; Martins, J.; Martins, M.; Onofre, Marcos; Costa, J.; Ferro, N.; Quitério, A.. "Aplicação piloto do EuPEO Pupils Questionnaire (EPQ): dados preliminares sobre a flexibilização curricular em educação física". Figueira da Foz, 2019.
  19. Chambers, Fiona; Costa, João; Onofre, Marcos; O'Brien, Wesley; Cuthbert, B; Haughey, T.; Vaugh, T.; Moles, J. "Learning to Mentor in Sports Coaching: A design thinking approach.". 2018.
  20. Costa, J.; McPhail, A.; Martins, M.; Onofre, Marcos. "Utilising the Bioecological Model to analyse differing classroom ecologies within one Physical Education subject department". 2018.
  21. Chambers, F.; Costa, J.; Onofre, Marcos; O'Bien, W.; Haughey, T.. "Challenges and Opportunities for enhancing PETE programmes through Digitally-Based Design Thinking". 2018.
  22. Martins, J.; Onofre, Marcos; Rodrigues, A.; Quitério A.; Carreiro da Costa, F.. "Is physical education contributing to develop physically literate persons? Highlights from a pilot study with university students.". 2018.
  23. Quiterio, A.; Costa, J.; Onofre, Marcos; Martins, J.. "Basic motor competences assessment in primary school children". 2017.
  24. Costa, J.; Onofre, Marcos; Martins, J.; MacPhail, A.. "Contributing to the chain of evidence between teachers’ learning communities and pedagogy for students’ successful engagement in Physical Education". 2017.
  25. Onofre, Marcos; Quitério, A.; Martins, J.; Costa, J.; Martins, M.. "Basic motor competences and regular physical education classes at the first school year". 2017.
  26. Onofre, Marcos; Martins, J.; Rodrigues, A.; Costa, J.. "The university and the school. Towards a shared professional culture within teacher initial education.". 2017.
  27. Gerlack, E.; Herrman, C.; Onofre, Marcos; Jidovtseff, B.. "Basic Motor Competencies". 2017.
  28. Onofre, Marcos; Costa, J.; Naul, R.; Repond, R.; Scheuer, C.; Holzweg. "How to know more about Physical Education and School Sports in Europe: EuPEO, a Project from EUPEA". Trabalho apresentado em Changes in childhood and adolescence: Current challenges for physical education. 12th FIEP European Congress, 2017.
  29. Quitério, A.; Mota, J.; Martins, J.; Onofre, Marcos; Fernandes, D.; Picado, A.; Gerlach, E.; Scheuer, C.; Herman, C.. "Exploring basic motor competences in six-year old Portuguese children". Trabalho apresentado em Changes in childhood and adolescence: Current challenges for physical education. 12th FIEP European Congress, 2017.
  30. Onofre, Marcos. "Monitoring physical education: physical literacy and its school development conditions in Europe". Trabalho apresentado em Changes in childhood and adolescence: Current challenges for physical education. 12th FIEP European Congress, 2017.
  31. Martins, J.; Rodrigues, A.; Quiterio, A.; Onofre, Marcos; Carreiro da Costa, F.. "Gender differences of active and inactive adolescents on physical literacy indicators". 2017.
  32. Martins, J.; Onofre, Marcos; Quiterio, A.; Martins, M.; Costa, J.; Marques, A.; Carreiro da CostaF.. "Está a escola a envolver os alunos na agenda para uma vida ativa? As perspetivas de adolescentes fisicamente ativos e inativos". 2016.
  33. Onofre, Marcos; Martins, J.; Martins, M.; Quiterio, A.; Costa, J.. "O envolvimento dos alunos na aprendizagem e as características da ecologia das aulas". 2016.
  34. Quiterio, A.; Onofre, Marcos; Costa, J.; Martins, M.; Martins, J.. "O potencial da avaliação em Educação Física na promoção da motivação intrínseca nas aprendizagens e desenvolvimento das competências motora". 2016.
  35. Martins, M.; Onofre, Marcos; Martins, J.; Quitério, A.; Costa, J.. "O envolvimento dos alunos e a formação da autoeficácia do professor estagiário". 2016.
  36. Costa, J.; Onofre, Marcos; Martins, M.. "The practical meaning of working as a professional learning community towards a provision of authentic professional learning". Trabalho apresentado em 2015 AIESEP CONFERENCE, MADRID, 2015.
  37. Martins, M.; Onofre, Marcos; Costa, J.. "Student teachers self-efficacy, practicum training experiences and teaching quality". Trabalho apresentado em 2015 AIESEP CONFERENCE, 2015.
  38. Martins, M.; Onofre, Marcos; Martins, J.; Costa, J.; Fidalgo, T.; Bown, I.; Espírito Santo, R.. "How important can be to deepen the reflexivity of pete beginner students on their perceptions of a good pe teacher?". Trabalho apresentado em 2015 AIESEP CONFERENCE, 2015.
  39. Costa, J.; Onofre, Marcos; Martins, M.; Martins, J.; Espírito Santo, R.; Fidalgo, T.; Bouw, I.. "PETE students' identitites about the meaning of a well educated pupil in physical education". Trabalho apresentado em 2015 AIESEP CONFERENCE, 2015.
  40. Cloes, M.; Franco, S.; Simões, V.; Onofre, Marcos. "Sport pedagogy in the fitness sector: a promising millenni topic?". Trabalho apresentado em 2015 AIESEP CONFERENCE, 2015.
  41. Costa, J.; Onofre, Marcos; Martins, M.; Martins, J.. "O que é um aluno bem-educado em educação física? Perspetiva dos estudantes à entrada de um curso de Educação Física". 2015.
  42. Onofre, Marcos. "A qualidade da educação física como essência da promoção de uma cidadania activa e saudável". 2015.
  43. Martins, M.; Onofre, Marcos; Costa, J.. "Autoeficácia dos estagiários na intervenção pedagógica em educação física". 2015.
  44. Costa, J.; Onofre, Marcos; Martins, M.. "Comunidades de aprendizagem profissional em educação física: uma revisão sistemática". 2015.
  45. Martins, J.; Martins, M.; Costa, J.; Onofre, Marcos. "Factores de qualidade das experiências em educação física em função do género". 2015.
  46. Martins, M.; Onofre, Marcos; Costa, J.; Martins, J.. "O que é um bom professor de educação física? Perceções dos estudantes no início do curso em educação física". 2015.
  47. Onofre, Marcos; Martins, J.; Costa, J.; Martins, M.. "Perspetivas dos estudantes de educação física sobre as finalidades da disciplina: estudo comparativo entre os iniciantes e finalistas da formação.". 2015.
  48. Costa, João; Onofre, Marcos; Martins, Maria. "Physical Education Subject Departments as Professional Learning Communities. The interplay between practice and theory". Trabalho apresentado em European Conference on Educational Research (ECER) 2014 ¿ The past, the future and present of educational research in Europe, Porto, 2014.
    Publicado
  49. Costa, João; Onofre, Marcos. "Engaging pupils and teachers in successful Physical Education learning through Professional Learning Communities - A proposal for an intervention model". Trabalho apresentado em European Conference on Educational Research (ECER) 2014 ¿ The past, the future and present of educational research in Europe, Porto, 2014.
    Publicado
  50. Duarte, António; Onofre, Marcos; Martins, Maria; Costa, João; Duarte, A. P.; Onofre, Marcos; Martins, M.; Costa, J.. "Qualificação do desenvolvimento profissional contínuo: Uma experiência com professores de Educação Física". Trabalho apresentado em XX Colóquio da Association Francophone International de Recherche Scientifique en Education, Lisboa, 2013.
    Publicado
  51. Martins, Maria; Onofre, Marcos; Costa, João; Duarte, António. "A autoeficácia na trajetória do estagiário". Trabalho apresentado em XX Colóquio da Association Francophone International de Recherche Scientifique en Education, Lisboa, 2013.
    Publicado
  52. Onofre, Marcos; Ferro, Nuno; Martins, Maria; Costa, João; Duarte, António; Onofre, Marcos; Ferro, N.; et al. "Formação profissional na formação inicial: O modelo de estágio do mestrado em ensino da educação física da Faculdade de Motricidade Humana". Trabalho apresentado em XX Colóquio da Association Francophone International de Recherche Scientifique en Education, Lisboa, 2013.
    Publicado
  53. Costa, João; Onofre, Marcos; Martins, Maria; Duarte, António. "Estudo de caso sobre a relação entre o trabalho coletivo dos professores como comunidade de aprendizagem profissional e a ecologia da aula". Trabalho apresentado em XX Colóquio da Association Francophone International de Recherche Scientifique en Education, Lisboa, 2013.
    Publicado
  54. Costa, João; Onofre, Marcos; Martins, Maria. "Classroom Ecology Supported by the Physical Education Subject Department's Collective Work". Trabalho apresentado em European Conference on Educational Research (ECER) 2012 ¿ The need for Educational Research to champion Freedom, Education and Development for All., Cádiz, 2012.
    Publicado
  55. Martins, Maria; Onofre, Marcos; Costa, João. "The importance of the supervisors¿ role during the practicum training experience". Trabalho apresentado em 2012 Association for Teacher Education in Europe (ATEE) Winter Conference - Professional development of teacher educators: Bringing together policy, practice and research, Coimbra, 2012.
    Publicado
  56. Martins, João; Marques, Adílson; Hugo Sarmento; Martins, Maria; Costa, João; Onofre, Marcos; Carreiro da Costa, Francisco. "Physical activity levels and determinants to practice according to age in girls that attended Portuguese public schools". Trabalho apresentado em 16th annual Congress of the European College of Sport Science, Liverpool, 2011.
    Publicado
  57. Marques, Adílson; Martins, João; Hugo Sarmento; Martins, Maria; Costa, João; Onofre, Marcos; Carreiro da Costa, Francisco. "Relationship between time watching TV, computer using, electronic games, and time practicing PA of children". Trabalho apresentado em 16th annual Congress of the European College of Sport Science., Liverpool, 2011.
    Publicado
  58. Martins, Maria; Onofre, Marcos; Costa, João. "Pupils' and Preservice Teachers' engagement in Physical Education. What's making the difference within the practicum training experience?". Trabalho apresentado em AIESEP 2011 International Conference, Limerick, 2011.
    Publicado
  59. Costa, João; Onofre, Marcos; Martins, Maria. "Thinking and practice of teachers from PE departments with different dynamics: The Importance and Implementation of the Students¿ Social Agenda". Trabalho apresentado em AIESEP 2011 International Conference, Limerick, 2011.
    Publicado
  60. Marques, A.; Martins, J.; Sarmento, H.; Martins, M.; Costa, J.; Onofre, Marcos; Carreiro da Costa, F.. "Children physical activity participation and the perception of their parents’ weekly physical activity". 2011.
  61. Branco, A.; Duarte, A. P.; Onofre, Marcos; Duarte, A.P.; Onofre, Marcos Soares. "The Teachers' Satisfaction Towards Their Continuing Training Impact of A Professional Development Model Focuses On Teachers and School". Trabalho apresentado em Congreso Internacional de la AIESEP (2010), Coruña, 2010.
    Publicado
  62. Dionísio, J.; Onofre, Marcos. "Critical Incidents in PE Classes. A comparasion between pupils and teachers’ perceptions". Clermont-Ferrand, 2004.
    Publicado
  63. Onofre, Marcos; Carvalho, L.. "Sources of Teacher’s Pedagogical Knowledge: An Interpretive analysis from reports on significant experiences of occupational socialization". Trabalho apresentado em 2004 Pre-Olympic Congress: Sport Sciences through the ages – callenges in the new millennium, 2004.
  64. Onofre, Marcos; Carreiro da Costa, F.; Marcelo, C.. "Practical Knowledge, Self-Efficacy and Quality of Teaching. Multicase Study in PE Teachers". Trabalho apresentado em Madeira AIESEP Congress: and New Technologies in Physical Education, Sport, Research and/on Teacher and Coach Preparation, 2003.
  65. Onofre, Marcos; Carreiro da Costa, F.; Marcelo, C.. "Conhecimento Prático, Auto-eficácia e Qualidade do Ensino. Um Estudo Multicaso em Professores de Educação Física". 2000.
Tese / Dissertação
  1. Silveira, Afonso de Carvalho Peixe Tápia da. "Relatório final de Estágio com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário". Mestrado, 2022. http://hdl.handle.net/10400.5/26213.
  2. Rodrigues, João Mota. "Portuguese physical literacy assessment (PPLA) : development and validation of an instrument for adolescents in physical education". Doutoramento, 2022. http://hdl.handle.net/10400.5/26389.
  3. Duarte, António Pedro Araújo. "A qualidade do ensino em educação física e desporto escolar : relação entre o desenvolvimento profissional, o conhecimento e o sentimento de autoeficácia dos professores". Doutoramento, 2022. http://hdl.handle.net/10400.5/25711.
  4. Alves, Alexandre João Pinto. "Comportamentos de risco na população escolar da Escola EB c/JI D.Carlos I". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10400.5/13173.
  5. Serpa, Filipa Lopes Celestino Soares Cavalleri. "Prevenção primária da toxicodependência, "Do Ministério à Escola"". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10400.5/11639.
  6. Costa, João Paulo Pereira Pinto da. "O trabalho coletivo do Departamento de Educação Física e a gestão da ecologia das aulas : a integração da agenda social dos alunos nas decisões de planeamento e ação dos professores". Doutoramento, 2015. http://hdl.handle.net/10400.5/11566.
  7. Betes, Zélia Maria Cola de Jesus Pereira. "Sentimento de autoeficácia de professores que ensinam nos cursos de Programa Integrado de Educação e Formação, Educação e Formação e Percursos Curriculares Alternativos". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10400.5/10303.
  8. Vieira, João Pedro Ferreira. "Observação e deteção do erro técnico na prestação motora : comparação entre grupos diferenciados em natação: relatório final da atividade de investigação e inovação, área 2 do estágio pedagógico realizado na Escola Secundária Raul Proença 2005-2006". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10400.5/6866.
  9. Antunes, Maria do Céu Santos. "Desenvolvimento profissional dos professores : perspetivas sobre a avaliação do desempenho docente". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10400.5/6845.
  10. Martins, Maria João Figueira. "Autoeficácia e qualidade de ensino em professores estagiários de educação física e desporto escolar". Doutoramento, 2014. http://hdl.handle.net/10400.5/7454.
  11. Ildefonso, Tiago Bruno Balão. "A análise do ensino de professores estagiários de educação física : a forma e o conteúdo das autoscopias das aulas". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.5/5496.
  12. Branco, Ana Maria Gomes. "Desenvolvimento profissional contínuo para professores de educação física. Estudo do impacto de um modelo de formação recíproca em contexto escolar". Doutoramento, 2013. http://hdl.handle.net/10400.5/5793.
  13. Aguiar, Maria Jacinta Silva Ferreira. "Supervisão de ensinos clínicos em enfermagem : perspetivas e vivências dos enfermeiros orientadores.". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.5/6427.
  14. Cunha, André Filipe Faria Fernandes da; Duarte, Sara Marisa de Carvalho Teixeira; Mourão, Mafalda Maia Henrique Martins; Fontes, Luís Miguel Tavares da Cunha; Garcia, Rita Nogueira da Cunha Camelo; Cruz, Cátia Marina Santos; Gonçalves, Mariana Miguel Tavares; et al. "Relatório de atividade profissional elaborado para a obtenção de grau de mestre em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.5/6990.
  15. Morujão, Pedro Chaves de Sousa. "As necessidades de formação dos professores de educação física". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.5/7058.
  16. Baca, Laurinda. "O conhecimento didático do conteúdo e a qualidade do ensino : um estudo na disciplina de Química com a 7ª classe do sistema educativo angolano". Doutoramento, 2013. http://hdl.handle.net/10400.5/11523.
  17. Teniz, Liliana Catarina dos Santos. "Necessidades de formação dos cuidadores informais de idosos dependentes nas actividades de vida diária.". Mestrado, 2010. http://hdl.handle.net/10400.5/9135.
  18. Girão, Maria Raquel Magalhães. "Sentimento de auto-eficácia no desempenho das competências profissionais em enfermagem dos alunos finalistas do curso de licenciatura em Enfermagem.". Mestrado, 2010. http://hdl.handle.net/10400.5/9123.
  19. Rodrigues, António José Mendes. "A quimera dos quotidianos escolares : entre a experiência individual e o desejo de colectivo : estudo etnográfico das performances dos alunos de uma escola secundária". Doutoramento, 2010. http://hdl.handle.net/10400.5/2144.
  20. Almeida, Maria Manuela da Conceição Luís de. "A Formação inicial de professores e os problemas da prática pedagógica : estudo da relação entre as percepções dos professores estagiários, dos professores cooperantes e dos supervisores". Mestrado, 2009. http://hdl.handle.net/10400.5/1046.
  21. Onofre, Marcos Teixeira de Abreu Soares. "Conhecimento prático, auto-eficácia e qualidade de ensino : um estudo multicaso em professores de educação física.". Doutoramento, 2000. http://hdl.handle.net/10400.5/8846.
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2019 - 2019 Relatório Detalhado sobre a Atividade Profissional dos Últimos Cinco Anos (2012/2013 a 2016/2017)
Orientador
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
2019 - 2019 Relatório final de Estágio realizado na Escola Secundária 2,3 D. Filipa de Lencastre
Orientador
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
2019 - 2019 Relatório final de estágio realizado na Escola 2,3 D. Filipa de Lencastre
Orientador
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
2018 - 2018 Relatório final de Estágio realizado na Escola Secundária 2,3 D. Filipa de Lencastre
Orientador
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
2017 - 2017 Relatório final de Estágio realizado na Escola Secundária 2, 3 D. Filipa de Lencastre
Orientador
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
2017 - 2017 RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO REALIZADO NA ESCOLA SECUNDÁRIA 2,3 DONA FILIPA DE LENCASTRE
Orientador
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
2017 - 2017 Relatório final de Estágio realizado na Escola Secundária 2,3 D. Filipa de Lencastre
Orientador
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
2017 - 2017 Relatório final de Estágio realizado na Escola Secundária 2,3 D. Filipa de Lencastre, com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
Orientador
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
2016 - 2016 Prevenção primária da toxicodependência «Do Ministério à escola»
Orientador
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
2016 - 2016 Relatório Final de Estágio realizado na Escola E.B c/JI D. Carlos I - "Comportamentos de Risco na População Escolar"
Orientador
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
2016 - 2016 Relatório final de Estágio realizado na Escola Secundária 2, 3 D.Filipa de Lencastre
Orientador
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
2011 - 2011 A AGENDA SOCIAL DOS ALUNOS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: O CONHECIMENTO DO PROFESSOR SOBRE O CONTEXTO, A AUTOEFICÁCIA E A QUALIDADE DE ENSINO”
Orientador
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
2009 - 2009 O Trabalho Colectivo do Departamento de Ef e a Qualidade da Gestão da Ecologia das Aulas: a Integração da Agenda Social dos Alunos Nas Decisões de Planeamento e Acção dos Professores
Orientador
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
2009 - 2009 O conhecimento didático do conteúdo e a qualidade do ensino. Um estudo na disciplina de Química com a 7ª classe do Sistema Educativo Angolano
Orientador
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
2008 - 2008 Desenvolvimento profissional contínuo para professores de educação física. Estudo do impacto de um modelo de formação recíproca em contexto escolar
Orientador
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
2007 - 2007 La investigation-acción como recurso metodológico en las prácticas pedagógicas de los estudientes de Taller pedagógico, práctica final, de la Escuela de Pedagogía en Educácion General Básica de la Universidad Católica del Maule
Orientador
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
2007 - 2007 Autoeficácia e Qualidade de Ensino em Professores Estagiários em Educação Física e Desporto Escolar
Orientador
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2022 - 2022 Internacional/International Symposium Literacia Física e Sustentabilidade/Physical Literacy and Sustainability (2022 - 2022)
Seminário (Presidente da Comissão Organizadora)
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
2018 - 2018 3rd Meeting CEREPS (2018 - 2018)
Conferência
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
2018 - 2018 Seminário Qualificação dos Estágios Pedagógicos. As parcerias entre instituições de formação e as organizações de acolhimento dos estágios (2018 - 2018) Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
2017 - 2017 Literacia Física nas primeiras idades: onde tudo começa (2018 - 2018) Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
2017 - 2017 Seminário Internacional: Formação Profissional: Os estágios importam? O que importa nos estágios? (2017 - 2017)
Seminário (Presidente da Comissão Organizadora)
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
2017 - 2017 Seminário Internacional: A relação entre a teoria e a prática na formação inicial de professores de educação física e treinadores desportivos (2017 - 2017)
Seminário (Presidente da Comissão Organizadora)
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
2016 - 2016 Internacional Seminar: Whole of School Physical Activity (2016 - 2016)
Seminário (Presidente da Comissão Organizadora)
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
2016 - 2016 Seminário Internacional. Comunidades de Prática de Aprendizagem na Escola: A Experiência da Educação Física (2016 - 2016)
Seminário (Presidente da Comissão Organizadora)
Universidade de Lisboa - Faculdade de Motricidade Humana - Laboratório de Pedagogia, Portugal
2014 - 2014 Quality teacher education and professional development for physical education (2014 - 2014)
Seminário
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
2008 - 2008 Seminário de Abertura das Comemorações dos 25 Anos da Sociedade Portuguesa de Educação Física, A SPEF e Profissionalidade em Educação Física. Passado, Presente e Futuro (2008 - 2008)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Sociedade Portuguesa de Educação Física, Portugal
2008 - 2008 Sport Science by the Sea, 13th Annual Congress of the European College of Sport Science (2008 - 2008)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal

European College of Sport Science, Alemanha
2008 - 2008 A Atividade Física no 1º Ciclo de Escolaridade: para uma Cidadania Activa e Saudável (2008 - 2008)
Seminário (Presidente da Comissão Organizadora)
Sociedade Portuguesa de Educação Física, Portugal
2008 - 2008 A Educação Física e a Saúde Pública, organizado pela Sociedade Portuguesa de Educação Física (2008 - 2008)
Seminário (Presidente da Comissão Organizadora)
Sociedade Portuguesa de Educação Física, Portugal
2007 - 2007 7º Congresso Nacional de Educação Física, Educação, Saúde e Desporto – Inovação e Desenvolvimento (2007 - 2007)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
2005 - 2005 2005 AIESEP World Congress – Active Lifestyles (2005 - 2005)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
2003 - 2003 6º Congresso Nacional de Educação Física, Desafios Profissionais (2003 - 2003)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Sociedade Portuguesa de Educação Física, Portugal
2001 - 2001 Seminário da Segurança nas Atividades Físicas (2001 - 2001)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Sociedade Portuguesa de Educação Física, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2023 - 2023 7th World Conference on Qualitative Research (WCQR2023) Universidade do Algrave e online
2022 - 2022 6th World Conference on Qualitative Research (WCQR2022) Online
2022 - 2022 1st International Conference on Education and Training Instituto de Educação, Universidade de Lisboa
2021 - 2021 5th World Conference on Qualitative Research (WCQR2021) Universidade Algarve (online)
2021 - 2021 AIESEP International Conference, Descending the Mountain: Exploring the Impact of Research on Pedagogy and Practice University of Alberta, Canada
2020 - 2020 Supervisão 2020: II Congresso Nacional e I Internacional de Supervisão: Políticas e Práticas Universidade de Aveiro
2019 - 2019 4th World Conference on Qualitative Research (WCQR2019) Universidade Lusófona, Porto
2019 - 2019 III Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação Insituto de Educação, Universidade de Lisboa
2018 - 2018 Seminário Qualificação dos Estágios Pedagógicos. As parcerias entre instituições de formação e as organizações de acolhimento dos estágios FMH, Universidade de Lisboa
2018 - 2018 Seminário Qualificação dos Estágios Pedagógicos. As parcerias entre instituições de formação e as organizações de acolhimento dos estágios FMH, Universidade de Lisboa
2017 - 2017 II Colóquio Desafios Curriculares e Pedagógicos na Formação de Professores Universudade do Minho
2017 - 2017 AIESEP International Conference: Cultures, Disciplines, Interactions: Contextualizing Diversity in Physical Activities and Physical Education University of Guadalupe
2017 - 2017 Literacia Física nas primeiras idades: onde tudo começa FMH, Universdade de Lisboa
2017 - 2017 Seminário Internacional: Formação Profissional: Os estágios importam? O que importa nos estágios? FMH, Universidade de Lisboa
2017 - 2017 Seminário Internacional: A relação entre a teoria e a prática na formação inicial de professores de educação física e treinadores desportivos FMH, Universidade de Lisboa
2016 - 2016 Internacional Seminar: Whole of School Physical Activity FMH, Universidade de Lisboa
2016 - 2016 Seminário Internacional. Comunidades de Prática de Aprendizagem na Escola: A Experiência da Educação Física FMH, Universidade de Lisboa
2016 - 2016 2015 AIESEP International Conference: Moving up Physical Education and Sport Participation on the Public Health Agenda IE, Universidade de Lisboa
2016 - 2016 2016 AIESEP Conference – Blazing New Trails: Future Directions for Sport Pedagogy and Physical Activity University of Laramie
2015 - 2015 2015 AIESEP International Conference: Moving up Physical Education and Sport Participation on the Public Health Agenda Universidad Europea,
2015 - 2015 II Colóquio Desafios Curriculares e Pedagógicos na Formação de Professores IE, Universidade do Minho
2014 - 2014 AIESEP Conference 2014 Educating for active, healthy citizens University of Aukland
2014 - 2014 International Congress of the Faculty of Physical Education and Sports The Physical Education, Sports Performance and Physical Therapy. Implications for the Quality of Life Univeritatae de Vest Timisoara
2014 - 2014 2014 AIESEP Specialist Seminar, The Pedagogical Side of Outdoor And Leisure Activities Univeritatae de Vest Timisoara
2014 - 2014 International Seminar teacher education and professional development for physical education FMH, Universidade de Lisboa
2013 - 2013 9º Congresso Nacional de Educação Física – Desafiar o Presente, Renovar o Futuro Lisboa
2013 - 2013 AIESEP World Congress 2013 - Physical Education and Sport: Challenging the Future Jozef Pilsudski University of Physical Education, Warsaw
2009 - 2009 8º Congresso Nacional de Educação Física - Educação, Saúde e Desporto: compromisso e desenvolvimento profissional em Educação Física Lisboa
2007 - 2007 7º Congresso Nacional de Educação Física, Educação, Saúde e Desporto – Inovação e Desenvolvimento Sociedade Portuguesa de Educação Física

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2008 - 2014 Boletim SPEF (Scientific Peer-Review Journal of the Portuguese Society for Physical Education) (2184-1594)

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2008 - Atual Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação member
2002 - Atual European Educational Research Association member
1985 - Atual Sociedade Portuguesa de Educação Física member
2012 - 2023 European Physical Education Association Vice-president
2012 - 2021 Association International des Écoles Superieures de Education Physique Member of the Board - Scientific Committee
2006 - 2012 European Physical Education Association Representative of the south region
1995 - 2010 Sindicato Nacional do Ensino Superior
2000 - 2004 Sindicato Nacional do Ensino Superior Member of the supervisory and discipline council
1999 - 2003 American Educational Research Association member
1995 - 1999 Sindicato Nacional do Ensino Superior Member of the National Council

Revisão ad hoc de artigos em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2021 - Atual Physical Education and Sport Pedagogy (1740-8989)
2021 - Atual Frontiers in Psychology (P-16641078)
2021 - Atual Frontiers in Sports and Active Living (Physical Education and Pedagogy) (2624-9367)
2020 - Atual International Journal of Environmental Research and Public Health (1660-4601)
2015 - Atual La Recherche en Education (1647-0117)
2014 - Atual Revista Portuguesa de Educação (0871-9187)
2014 - Atual European Journal of Teacher Education (1469-5928)
2014 - Atual Sport, Education and Society (1357-3322)
2010 - Atual Revista Portuguesa de Pedagogia (0870-418X)
2020 - 2023 Frontiers in Sports and Active Living (Physical Education and Pedagogy) (2624-9367)
Distinções

Outra distinção

2011 Diploma of Recognition and Merit for the relevant participation in the definition of new and more qualified requirements in the academic and professional formation in Physical Education
Universidade Lusófona, Portugal
1997 AIESEP reward for the best Poster