???global.info.a_carregar???
Marcos Onofre. Concluiu o(a) Doutoramento em Doctorate in Education Sciences em 2000 pelo(a) Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Doutoramento em Doctorate in em 2000 pelo(a) Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Mestrado em Master in Education Sciences - Physical Education Teaching Specialization em 1992 pelo(a) Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Licenciatura em Bachelor on Physical Education em 1986/07/06 pelo(a) Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana e Licenciatura em Physical Education Bachelor (5y course) em 1986 pelo(a) Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana. É Professor Associado no(a) Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana. Recebeu 2 prémio(s) e/ou homenagens.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Marcos Onofre

Nomes de citação

  • Onofre, Marcos
  • Onofre, Marcos Soares

Identificadores de autor

Ciência ID
7B1F-1CD0-F239
ORCID iD
0000-0002-2486-3754
Scopus Author Id
56017273300

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Francês Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Formação
Grau Classificação
2000
Concluído
Doctorate in Education Sciences (Doutoramento)
Universidade de Lisboa, Portugal
"Practical Kowledge, Self-efficacy and Teaching Quality. A Multicase Study with Physical Education Teachers" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aproved by unanimity (max. grade)
2000
Concluído
Ciências da Educação (Doutoramento)
Especialização em Especialidade: Análise e Organização de Situações de Educação
Universidade de Lisboa - Faculdade de Motricidade Humana - Laboratório de Pedagogia, Portugal
"Conhecimento Prático, Auto-eficácia e Qualidade do Ensino. um Estudo Multicaso em Professores de Educação Física" (TESE/DISSERTAÇÃO)
1992
Concluído
Master in Education Sciences - Physical Education Teaching Specialization (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
"Teaching Self-efficacy in Pfysucal Education. An Exploratory Study" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Very Good By Unanimity (max. grade)
1986
Concluído
Physical Education Bachelor (5y course) (Licenciatura)
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
"N/A" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Very Good (16 points in 20)
1986
Concluído
Physical Education Bachelor (Licenciatura)
Universidade de Lisboa, Portugal
"N/A" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Very Good (16 points in 20)
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2010/12/31 - Atual Professor Associado (Docente Universitário) Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
2000/12/05 - 2010/12/30 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
1991/01/12 - 2000/12/04 Assistente (Docente Universitário) Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
1986/09/22 - 1991/01/11 Assistente Estagiário (Docente Universitário) Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
1984/09/21 - 1986/09/21 Monitor (Docente Universitário) Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2018/10/11 - Atual Presidente de Unidade Orgânica Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
2012/10/10 - Atual Vice-Presidente European Physical Eduation Association EUPEA, Suiça

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2020/01/01 - Atual Interim Coordinator of the UIDEF's FMH Pole Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
2018/07/27 - Atual Chair of the Scientific and Events Subcommitte AIESEP AIESEP - Association International des Ecoles Superieures de Education Physique, Bélgica
2014/07/15 - Atual Alternate member of the Scientific Council as representative of UIDEF researchers Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
2013/12/31 - Atual Researcher and Coordinator of the Physical Education Didactics Research Group Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
2012/07/15 - Atual Member of the Board of Directors AIESEP - Association International des Ecoles Superieures de Education Physique, Bélgica
2012/07/01 - Atual Coordinator of the Laboratory of Pedagogy Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
2009/09/01 - Atual Member of the Scientific Council Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
2008/07/01 - Atual Coordinator of the Master Degree in Teaching Physical Education Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
2008/03/15 - Atual Diretor of the Teachers' Training Center Sociedade Portuguesa de Educação Física, Portugal
2008/07/01 - 2016/06/30 Coordinator of the specialization in Educators Training of the Doctoral Degree in Education Sciences Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
2014/02/28 - 2016/02/14 General Assembly President Sociedade Portuguesa de Educação Física, Portugal
2008/03/15 - 2014/02/28 Boletim SPEF Journal Editor Sociedade Portuguesa de Educação Física, Portugal
2008/03/15 - 2014/02/28 Board President Sociedade Portuguesa de Educação Física, Portugal
2004/06/01 - 2006/07/01 President of the Pedagogical Council Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2018 - Atual Sintra Cresce Saudável (Sintra Grows Healthy)
231980
Investigador
Universidade de Lisboa - Faculdade de Motricidade Humana - Laboratório de Pedagogia, Portugal
Fundação Calouste Gulbenkian
Em curso
2017 - Atual EuPEO- European Physical Education Observatory
590560-EPP-1-2017-1-EN-SPO-SCP
Investigador responsável
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
Education Audiovisual and Culture Executive Agency
Em curso
2021 - 2023/12/31 EUMOVE - Let¿s move Europa: School-based promotion of healthy lifestyles to prevent obesity
622242-EPP-1-2020-1-ES-SPO-SCP
Investigador
Universidade de Lisboa - Faculdade de Motricidade Humana - Laboratório de Pedagogia, Portugal
Education Audiovisual and Culture Executive Agency
Em curso
2020 - 2023/07/31 PRIME PETE - Primary Education Physical Education Teacher Education
2020-1-LU01-KA203-063257
Investigador
Universidade de Lisboa - Faculdade de Motricidade Humana - Laboratório de Pedagogia, Portugal
Education Audiovisual and Culture Executive Agency
Em curso
2020 - 2021/12/31 PL4L - Physical Literacy for Life
Erasmus Plus Sport - 613591
Investigador
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
Education Audiovisual and Culture Executive Agency
Em curso
2018 - 2019/12/31 EU BMC: Basic Motor Competencies in Europe: Assessment and Promotion
590777-EPP-1-2017-1-DE-SPO-SCP
Investigador
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
Education Audiovisual and Culture Executive Agency
Concluído
2018 - 2018/12/31 PHYLIT - Physical Literacy
590844-EPP-1-2017-1-UK-SPO-SSCP
Investigador
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
Education Audiovisual and Culture Executive Agency
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2017 - 2019/12/31 Fitescola (School Fitness)
sem referência
Teacher Educator/Researcher
Universidade de Lisboa - Faculdade de Motricidade Humana - Laboratório de Pedagogia, Portugal
2012 - 2018 La formación inicial en Educación Física y la promoción de un estilo de vida activa y saludable en contexto escolar (Initial Teacher Education in Physical Education and Lifestyle development within school context)
s/ refª
Investigador responsável
Universidade de Lisboa - Faculdade de Motricidade Humana - Laboratório de Pedagogia, Portugal
2017 - 2017/05/20 Identifying best practice across physical education teacher education programmes: A European perspective
2015-1-TR01-KA203-021768
Invited Expert
Universidade de Lisboa - Faculdade de Motricidade Humana - Laboratório de Pedagogia, Portugal
2013 - 2015/12/31 Contextualizar, Refletir e Investigar: A relação teoria-prática na formação de professores (Contextualizing, Reflecting and Researching: Theory Practice relationship within the Teacher Education)
sem referência
Investigador
2005 - 2005/12/31 Avaliação do Programa de Apoio à Educação Física no Município de Torres Vedras Evaluation of the Physical Education Support Program in the Municipality of Torres Vedras)
s/ ref.ª
Investigador
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
1997 - 2001/12/31 Estudo da Eficácia educativa no Contexto da Implementação da Reforma Curricular em Curso (Study of educational effectiveness in the context of Implementation of Curricular Reform in Progress)
JNICT, CSH/C/CED/316/92
Investigador
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
1997 - 2001/12/31 Avaliação do Programa de Apoio aos Professores do 1o Ciclo em Educação Física na Região Autónoma dos Açores Evaluation of the Teacher Supervisory Program of the Physical Education Primary School Level in the Autonomous Region of the Azores
s/ ref.ª
Investigador
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
1997 - 2001/12/31 Avaliação do Programa de Apoio à Educação Física no 1º ciclo (prograpef) da Camara Municipal de Lisboa (Evaluation of the Primary School's Physical Education Support Program (prograpef) of the Municipality of Lisbon)
s/ ref.ª
Investigador
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
Fundação Calouste Gulbenkian
1989 - 1994/12/31 Estudo do perfil de intervenção pedagógica e dos problemas fundamentais na orientação das actividades de aprendizagem em Educação Física (Study of the Profile of Pedagogical Intervention and Fundamental Problems in the Orientation of Learning Activities in Education)
s/ refª
Investigador
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
1992 - 1992/12/31 Sporting Lifestyle, Motor Performance, and Olympic Ideal of Yourh in Europe
s/ refª
Investigador
1991 - 1991/12/31 As Percepções de Sucesso e Insucesso no exercício da Profissão Docente (Teachers' perception on their professional success and failure)
s/ refª
Investigador
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Onofre, Marcos. "Qualidade de ensino, autoeficácia e experiências de formação: estudo de um caso de uma estagiária de Educação Física". Trabalho apresentado em Desafios Curriculares e Pedagógicos na Formação de Professores, 4 e 5 de Junho, Braga, 2015.
  2. Baca, Laurinda; Onofre, Marcos; Paixão, Fátima. "Conhecimento sobre currículo de química de professores peritos da 7ª classe no sistema educativo angolano". 2015.
  3. Baca, Laurinda; Paixão, Fátima; Onofre, Marcos. "Desenho metodológico de um estudo sobre o conhecimento pedagógico do conteúdo de professores e a qualidade do ensino na disciplina de química com a 7ª classe no sistema educativo angolano". 2009.
Artigo em revista
  1. Mota, João; Martins, João; Onofre, Marcos. "Portuguese Physical Literacy Assessment Questionnaire (PPLA-Q) for adolescents (15–18¿years) from grades 10–12: development, content validation and pilot testing". BMC Public Health 21 1 (2021): http://dx.doi.org/10.1186/s12889-021-12230-5.
    10.1186/s12889-021-12230-5
  2. Carlos Mata; Marcos Onofre; João Costa; Madalena Ramos; Adilson Marques; João Martins. "Motivation and Perceived Motivational Climate by Adolescents in Face-to-Face Physical Education during the COVID-19 Pandemic". Sustainability (2021): https://www.mdpi.com/2071-1050/13/23/13051.
    10.3390/su132313051
  3. João Martins; João Costa; Hugo Sarmento; Adilson Marques; Cláudio Farias; Marcos Onofre; Miguel González Valeiro; et al. "Adolescents’ Perspectives on the Barriers and Facilitators of Physical Activity: An Updated Systematic Review of Qualitative Studies". International Journal of Environmental Research and Public Health 18 9 (2021): 4954-4954. https://doi.org/10.3390/ijerph18094954.
    10.3390/ijerph18094954
  4. Onofre, Marcos; João Martins; Marcos Onofre; João Mota; Chris Murphy; Rose-Marie Repond; Helen Vost; et al. "International approaches to the definition, philosophical tenets and core elements of physical literacy: A scoping review". Prospect: quarterly review of comparative education 50 1-2 (2020): 13-30. https://doi.org/10.1007/s11125-020-09466-1.
    No prelo • 10.1007/s11125-020-09466-1
  5. Onofre, Marcos. "Middle school students’ views about physical Education: A comparative study between four European countries". European Physical Education Review (2020):
    Submetido
  6. Martins, João; Marques, Adilson; Peralta, Miguel; Henriques-Neto, Duarte; Costa, João; Onofre, Marcos; González Valeiro, Miguel. "A comparative study of participation in physical education classes among 170,347 adolescents from 54 low-, middle-, and high-income countries". Physical Education and Sport Pedagogy (2020): http://hdl.handle.net/10451/44338.
    10.3390/ijerph17155579
  7. Ferreira, Raquel J.; Nogueira, Telma; Silva, Vitória Dias da; Liñan Pinto, Mariana; Sousa, Joana; Pereira, Ana Margarida; Nogueira, Paulo Jorge; et al. "A school-based intervention for a better future : study protocol of Sintra Grows Healthy". (2020): http://hdl.handle.net/10451/44980.
    10.1186/s12889-020-09715-0
  8. Ribeiro, José Ricardo Claudino; Bicalho, Camila Cristina Fonseca; Onofre, Marcos Teixeira de Abreu Soares; Noce, Franco. "Autoeficácia em Professores do Ensino Superior". Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas 20 3 (2019): 319. http://dx.doi.org/10.17921/2447-8733.2019v20n3p319-326.
    10.17921/2447-8733.2019v20n3p319-326
  9. Quitério, Ana; Martins, João; Onofre, Marcos; Costa, João; Mota Rodrigues, João; Gerlach, Erin; Scheur, Claude; Herrmann, Christian. "MOBAK 1 Assessment in Primary Physical Education: Exploring Basic Motor Competences of Portuguese 6-Year-Olds". Perceptual and Motor Skills 125 6 (2018): 1055-1069. http://dx.doi.org/10.1177/0031512518804358.
    10.1177/0031512518804358
  10. Onofre, Marcos. "Educação Física: Avaliação das competências motoras em alunos de seis anos, do primeiro ano de escolaridade". RETOS 31 (2017): 259-263. https://recyt.fecyt.es/index.php/retos/article/view/53500/32239.
    Publicado
  11. Onofre, Marcos. "A Qualidade da Educação Física como Essência da Promoção de uma Cidadania Ativa e Saudável,". Retos 31 (2017): 328-333.
    Publicado
  12. Martins, João; Marques, Adilson; Rodrigues, António; Sarmento, Hugo; Onofre, Marcos; Carreiro da Costa, Francisco. "Exploring the perspectives of physically active and inactive adolescents: how does physical education influence their lifestyles?". Sport, Education and Society 23 5 (2016): 505-519. http://dx.doi.org/10.1080/13573322.2016.1229290.
    10.1080/13573322.2016.1229290
  13. Martins, M.; Costa, J.; Onofre, M.. "Practicum experiences as sources of pre-service teachers’ self-efficacy". European Journal of Teacher Education 38 2 (2015): 263-279. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84929049428&partnerID=MN8TOARS.
    10.1080/02619768.2014.968705
  14. Marques, A.; Martins, J.; Diniz, J.; Ramos, M.; Yazigi, F.; Onofre, M.; Carreiro da Costa, F.. "The correlates of meeting physical activity recommendations: A population-based cross-sectional study". European Journal of Sport Science 14 SUPPL.1 (2014): http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84893119369&partnerID=MN8TOARS.
    10.1080/17461391.2012.713008
  15. Onofre, Marcos. "Extracurricular sports in Europe schools: a descriptive study.". 36 (2014): 63-70.
    Publicado
  16. Onofre, Marcos. "O Conhecimento Didático do Conteúdo do Professor e sua Relação com a Utilização de Atividades Práticas nas Aulas de Química: Um Estudo com Professores Peritos do Sistema Educativo Angolanoo". 19 1 (2014): 29-54.
    Publicado
  17. Baca, Laurinda; Onofre, Marcos; Paixão, Fátima. "O conhecimento didático do conteúdo do professor e sua relação com a utilização de atividades práticas nas aulas de química : um estudo com professores peritos do sistema educativo angolano". (2014): http://hdl.handle.net/10400.11/2524.
  18. Onofre, Marcos; João Costa; Maria João Martins. "A relação do trabalho coletivo do grupo de Educação Física com a gestão da ecologia da aula". 37 (2013): 61-80. https://boletim.spef.pt/index.php/spef/article/view/250/237.
    Publicado
  19. Onofre, Marcos. "Physical education and school sport in Europe". 35 2 (2013): 47-55.
    Publicado
  20. Onofre, Marcos. "Schulsport in Europa aus Perspektive des Europäischen Sportlehrerverbands (EUPEA)". 62 (2013): 229-234.
    Publicado
  21. Onofre,Fernanda; Ricz,Hilton Marcos Alves; Takeshita-Monaretti,Telma Kioko; Prado,Maria Yuka de Almeida; Aguiar-Ricz,Lílian Neto. "Effect of singing training on total laryngectomees wearing a tracheoesophageal voice prosthesis". (2013): http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-86502013000200006.
  22. Onofre, Marcos. "Physical education and sport in Europe: From individual reality to collective desirability (Part 1)". 49 2 (2012): 17-31.
    Publicado
  23. Baca, Laurinda; Onofre, Marcos; Paixão, Fátima. "Percepção dos alunos sobre o ensino de Química. Uma análise no Sistema Educativo Angolano". (2010): http://hdl.handle.net/10400.11/1325.
  24. Onofre, Marcos; Dionísio, Joaquim José Guerreiro. "Problemas da Prática Pedagógica em Educação Física: Estudo da Relação entre as Percepções dos Alunos e dos Professores". Boletim SPEF 33 (2008): 95-108.
    Publicado
  25. Onofre, Marcos; Ana Branco. "Análise da Procura e da Oferta de Formação Contínua de Professores de Educação Física". Boletim SPEF 33 (2008): 109-128.
    Publicado
  26. Onofre, Marcos. "Modelos de Investigação sobre o Ensino da Educação Física: da antinomia à coexistência". Boletim SPEF JAn/Abr 24/25 (2003): 63-72.
    Publicado
  27. Onofre, Marcos. "Educação Física sem Avaliação: Uma Perversão Consciente?". BOLETIM Spef 13 (1996):
    Publicado
  28. Onofre, Marcos. "Prioridades de Formação Didáctica em Educação Física". Boletim SPEF 12 (1995): 75-98.
    Publicado
  29. Onofre, Marcos. "O Sentimento de Capacidade na Intervenção Pedagógica em Educação Física". 9 (1994): 15-26.
  30. Costa, Francisco Carreiro da; Carvalho, Luís Miguel; Diniz, José Alves; Onofre, Marcos. "As representações de sucesso e insucesso profissional em professores de Educação Física". (1992): http://hdl.handle.net/10451/7413.
  31. Onofre, Marcos. "Elementos para a Reflexão sobre a Formação de Professores de Educação Física". 1 (1991): 75-98. https://boletim.spef.pt/index.php/spef.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Onofre, Marcos. "Portuguese research on physical education and sport didactics.". In Sports Didactics in Europe – History, Current Trends and Future Developments, editado por K. Kleiner. Alemanha: Waxmann Verlag, 2020.
    No prelo
  2. Onofre, Marcos. "Physical Education Teacher Education in Portugal". 277-295. Maidenhead: Meyer & Meyer Sport, 2019.
    Publicado
  3. Onofre, Marcos. "Basic Motor Competences". editado por M. Holzweg, C. Scheurer & A. Bund, 81-90. Berlin, Alemanha: Berlin: Logos Verlag Berlin, 2018.
    Publicado
  4. Onofre, Marcos. "Portuguese Case study Conversation: Handball". 132-149. Londres, Reino Unido: Routlegde, 2018.
    Publicado
  5. Onofre, Marcos. "Ensino da Educação Física para o Envolvimento Ativo dos Alunos". 343-382. Lisboa, Portugal: Climepsi Editores, 2018.
    Publicado
  6. Onofre, Marcos. "A universidade e a escola: para uma agenda comum na formação dos professores". 167-203. Lisboa, Portugal: Instituto de Educação, 2017.
    Publicado
  7. Onofre, Marcos. "A qualidade do ensino e autoeficácia do professor na gestão da aula. O contributo das experiências formativas em estágio pedagógico". Santo Tirso, Portugal: De Facto Editores., 2017.
    Publicado
  8. Onofre, Marcos. "Parcerias entre as instituições de ensino superior e as escolas cooperantes na iniciação à prática profissional". In Lei de Bases do Sistema Educativo. Balanço e Prospectiva, 867-885. Lisboa, Portugal: Conselho Nacional de Educação, 2017.
    Publicado
  9. Onofre, Marcos. "O envolvimento dos alunos e a formação da autoeficácia do professor estagiário". 437-450. Lisboa, Portugal: Instituto de Educação, 2016.
    Publicado
  10. Onofre, Marcos. "Elementos para a qualificação das práticas de supervisão nos estágios pedagógicos". In O Estágio Pedagógico na (Re)construção da Identidade Profissional em Educação Física, 297-310. Portugal: UPORTO, 2014.
    Publicado
  11. Onofre, Marcos. "O Sentimento de Auto-Eficácia e o Empenhamento dos Professores de Apoio Educativo". In Investigação em Educação Inclusiva (vol.2), 141-154. Grafica 2000, 2007.
    Publicado
  12. Onofre, Marcos. "Experiência Profissional e pessoal de professores de 1º ciclo em contextos inclusivos e seu modo de pensamento e acção". 185-210. Grafica 2000, 2007.
    Publicado
  13. Onofre, Marcos. "Teachers’ Practical Knowledge and Quality of Teaching". In The Art and Science of Teaching in Physical Education and Sport, 115-138. Crus Quebrada, Portugal: FMH, Serviço de Edições, 2005.
    Publicado
  14. Costa, Francisco Carreiro da; Diniz, José Alves; Carvalho, Luís Miguel; Onofre, Marcos. "School physical education purposes: the parents view". Wingate Institute, 1996.
  15. Onofre, Marcos. "A avaliação da Formação Inicial em Ensino da Educação Física. Caracterização segundo o Sexo e o Grau de Satisfação dos Estudantes". In As Ciências do Desporto e a Prática Desportiva: Desporto na Escola, Desporto de Reeducação e Reabilitação. Porto, Portugal: FADEUP, 1991.
    Publicado
Edição de livro
  1. Onofre, Marcos. Active Lifestyles: The Impact of Education and Sport. Proceedings of the 2005 AIESEP World Congress in Lisbon. 2006.
    Publicado • Editor
  2. Onofre, Marcos. Formação de Professores em Educação Física: Concepções, Investigação, Prática. Portugal. 1996.
    Publicado • Editor
Livro
  1. Onofre, Marcos. Os Estilos de Ensino em Educação Física: entre a teoria e a prática. Cruz Quebrada, Portugal: Faculdade de Motricidade Humana. 2020.
    Publicado
  2. Galvão, Cecília; Ponte, João Pedro da; Jonis, Mírian; Faria, Cláudia; Chagas, Isabel; Kullberg, Carla; Baptista, Mónica; Onofre, Marcos; Martins, Maria João. Práticas de Formação Inicial de Professores: Participantes e Dinâmicas. Instituto de Educação, Universidade de Lisboa. 2018.
  3. Diniz, José Alves; Onofre, Marcos; Carvalho, Luís Miguel; Mira, Jorge Trigo; Costa, Francisco Carreiro da. A Educação Física no 1º Ciclo do Ensino Básico na Região Autónoma dos Açores. Direcção Regional de Educação Física e Desporto. 2001.
Tese / Dissertação
  1. Aurélio Neto, Onofre Pereira. "Estratégia espacial no mercado mundial de carne: a internacionalização do setor frigorífico brasileiro". Doutoramento, 2018. http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/8422.
  2. Alves, Alexandre João Pinto. "Comportamentos de risco na população escolar da Escola EB c/JI D.Carlos I". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10400.5/13173.
  3. Serpa, Filipa Lopes Celestino Soares Cavalleri. "Prevenção primária da toxicodependência, "Do Ministério à Escola"". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10400.5/11639.
  4. Costa, João Paulo Pereira Pinto da. "O trabalho coletivo do Departamento de Educação Física e a gestão da ecologia das aulas : a integração da agenda social dos alunos nas decisões de planeamento e ação dos professores". Doutoramento, 2015. http://hdl.handle.net/10400.5/11566.
  5. Lobo, Sérgio André Dionísio. "Relatório final de estágio pedagógico : relatório final de estágio realizado na Escola Secundária Dona Filipa de Lencastre". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10400.5/11817.
  6. Betes, Zélia Maria Cola de Jesus Pereira. "Sentimento de autoeficácia de professores que ensinam nos cursos de Programa Integrado de Educação e Formação, Educação e Formação e Percursos Curriculares Alternativos". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10400.5/10303.
  7. Vieira, João Pedro Ferreira. "Observação e deteção do erro técnico na prestação motora : comparação entre grupos diferenciados em natação: relatório final da atividade de investigação e inovação, área 2 do estágio pedagógico realizado na Escola Secundária Raul Proença 2005-2006". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10400.5/6866.
  8. Antunes, Maria do Céu Santos. "Desenvolvimento profissional dos professores : perspetivas sobre a avaliação do desempenho docente". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10400.5/6845.
  9. Martins, Maria João Figueira. "Autoeficácia e qualidade de ensino em professores estagiários de educação física e desporto escolar". Doutoramento, 2014. http://hdl.handle.net/10400.5/7454.
  10. Ildefonso, Tiago Bruno Balão. "A análise do ensino de professores estagiários de educação física : a forma e o conteúdo das autoscopias das aulas". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.5/5496.
  11. Nobre, Helena Isabel da Silva. "Relatório profissional detalhado sobre a atividade profissional dos últimos quatro anos 2007-2008 a 2010-11.". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.5/7062.
  12. Vassalo, Vitor Daniel Pina. "Relatório final de mestrado elaborado com vista à obtenção do grau de mestre em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário : relatório detalhado sobre a atividade profissional dos últimos quatro anos, 2008-09 a 2011-12". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.5/5921.
  13. Baca, Laurinda. "O conhecimento didático do conteúdo e a qualidade do ensino : um estudo na disciplina de Química com a 7ª classe do sistema educativo angolano". Doutoramento, 2013. http://hdl.handle.net/10400.5/11523.
  14. Branco, Ana Maria Gomes. "Desenvolvimento profissional contínuo para professores de educação física. Estudo do impacto de um modelo de formação recíproca em contexto escolar". Doutoramento, 2013. http://hdl.handle.net/10400.5/5793.
  15. Aguiar, Maria Jacinta Silva Ferreira. "Supervisão de ensinos clínicos em enfermagem : perspetivas e vivências dos enfermeiros orientadores.". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.5/6427.
  16. Cunha, André Filipe Faria Fernandes da. "Relatório de atividade profissional elaborado para a obtenção de grau de mestre em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.5/6990.
  17. Morujão, Pedro Chaves de Sousa. "As necessidades de formação dos professores de educação física". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.5/7058.
  18. Mourão, Mafalda Maia Henrique Martins; Cruz, Cátia Marina Santos; Luz, Rui Miguel Cunha da; Martins, Paulo Alexandre Ferreira; Oliveira, Joana Boteiro de; Lopes, Catarina Henriques; Amaro, Cátia Sofia Costa castanho Pinto; et al. "Relatório final de estágio realizado na Escola Básica 2,3 Eugénio dos Santos no ano lectivo 2009-2010.". Mestrado, 2011. http://hdl.handle.net/10400.5/9011.
  19. Ramos, Tiago Silveira. "Relatório final de mestrado : relatório detalhado sobre a actividade profissional dos últimos cinco anos 2006-07 a 2010-11". Mestrado, 2011. http://hdl.handle.net/10400.5/8057.
  20. Teniz, Liliana Catarina dos Santos. "Necessidades de formação dos cuidadores informais de idosos dependentes nas actividades de vida diária.". Mestrado, 2010. http://hdl.handle.net/10400.5/9135.
  21. Girão, Maria Raquel Magalhães. "Sentimento de auto-eficácia no desempenho das competências profissionais em enfermagem dos alunos finalistas do curso de licenciatura em Enfermagem.". Mestrado, 2010. http://hdl.handle.net/10400.5/9123.
  22. Rodrigues, António José Mendes. "A quimera dos quotidianos escolares : entre a experiência individual e o desejo de colectivo : estudo etnográfico das performances dos alunos de uma escola secundária". Doutoramento, 2010. http://hdl.handle.net/10400.5/2144.
  23. Almeida, Maria Manuela da Conceição Luís de. "A Formação inicial de professores e os problemas da prática pedagógica : estudo da relação entre as percepções dos professores estagiários, dos professores cooperantes e dos supervisores". Mestrado, 2009. http://hdl.handle.net/10400.5/1046.
  24. Dionísio, Joaquim José Guerreiro. "Problemas da prática pedagógica em educação física : estudo da relação entre as percepções dos alunos e dos professores". Mestrado, 2003. http://hdl.handle.net/10400.1/7307.
  25. Onofre, Marcos Teixeira de Abreu Soares. "Conhecimento prático, auto-eficácia e qualidade de ensino : um estudo multicaso em professores de educação física.". Doutoramento, 2000. http://hdl.handle.net/10400.5/8846.
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2003 - Atual Problemas da prática pedagógica em educação física : estudo da relação entre as percepções dos alunos e dos professores
Orientador
2019 - 2019 Relatório Detalhado sobre a Atividade Profissional dos Últimos Cinco Anos (2012/2013 a 2016/2017)
Orientador
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
2019 - 2019 Relatório final de Estágio realizado na Escola Secundária 2,3 D. Filipa de Lencastre
Orientador
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
2019 - 2019 Relatório final de estágio realizado na Escola 2,3 D. Filipa de Lencastre
Orientador
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
2018 - 2018 Relatório final de Estágio realizado na Escola Secundária 2,3 D. Filipa de Lencastre
Orientador
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
2017 - 2017 Relatório final de Estágio realizado na Escola Secundária 2, 3 D. Filipa de Lencastre
Orientador
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
2017 - 2017 RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO REALIZADO NA ESCOLA SECUNDÁRIA FERNANDO NAMORA
Orientador
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
2017 - 2017 RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO REALIZADO NA ESCOLA SECUNDÁRIA 2,3 DONA FILIPA DE LENCASTRE
Orientador
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
2017 - 2017 Relatório final de Estágio realizado na Escola Secundária 2,3 D. Filipa de Lencastre
Orientador
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
2017 - 2017 Relatório final de Estágio realizado na Escola Secundária 2,3 D. Filipa de Lencastre, com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
Orientador
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
2016 - 2016 Prevenção primária da toxicodependência «Do Ministério à escola»
Orientador
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
2016 - 2016 Relatório Final de Estágio realizado na Escola E.B c/JI D. Carlos I - "Comportamentos de Risco na População Escolar"
Orientador
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
2016 - 2016 Relatório final de Estágio realizado na Escola Secundária 2, 3 D.Filipa de Lencastre
Orientador
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
2011 - 2011 A AGENDA SOCIAL DOS ALUNOS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: O CONHECIMENTO DO PROFESSOR SOBRE O CONTEXTO, A AUTOEFICÁCIA E A QUALIDADE DE ENSINO”
Orientador
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
2009 - 2009 O Trabalho Colectivo do Departamento de Ef e a Qualidade da Gestão da Ecologia das Aulas: a Integração da Agenda Social dos Alunos Nas Decisões de Planeamento e Acção dos Professores
Orientador
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
2009 - 2009 O conhecimento didático do conteúdo e a qualidade do ensino. Um estudo na disciplina de Química com a 7ª classe do Sistema Educativo Angolano
Orientador
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
2008 - 2008 Desenvolvimento profissional contínuo para professores de educação física. Estudo do impacto de um modelo de formação recíproca em contexto escolar
Orientador
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
2007 - 2007 La Investigación-acción Como Recurso Metodológico en las Prácticas Pedagógicas de los EstudianteLa investigation-acción como recurso metodológico en las prácticas pedagógicas de los estudientes de Taller pedagógico, práctica final, de la Escuela de Pedagogía en Educácion General Básica de la Universidad Católica del Maule
Orientador
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
2007 - 2007 Autoeficácia e Qualidade de Ensino em Professores Estagiários em Educação Física e Desporto Escolar
Orientador
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
Distinções

Outra distinção

2011 Diploma of Recognition and Merit for the relevant participation in the definition of new and more qualified requirements in the academic and professional formation in Physical Education
Universidade Lusófona, Portugal
1997 AIESEP reward for the best Poster