???global.info.a_carregar???
Liberata de Jesus Ferrão Borralho concluiu o Mestrado em Supervisão Pedagógica em Educação Física e Desporto pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, em junho de 2007. Obteve a Licenciatura em Psicologia pela Universidade de Évora, em junho de 2021, e a Licenciatura em Ciências do Desporto, com especialização em Educação Física e Desporto Escolar, pela Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa, em junho de 1997. Frequentou o Doutoramento em Ciências da Educação na Universidade de Évora, tendo concluído a parte curricular em julho de 2016. Frequenta, desde janeiro de 2025, o Doutoramento em Psicologia na Universidad de Extremadura – Campus de Badajoz. É membro integrado não doutorado do Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora e investigadora no Centro de Investigação em Turismo, Sustentabilidade e Bem-Estar da Universidade do Algarve. Integra ainda a equipa de investigação do Centro Universitário de Investigação em Psicologia da Universidade do Algarve e do Comprehensive Health Research Centre – Polo de Évora. Exerce funções como professora do ensino básico e secundário no Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Novo. Publicou cinco artigos em revistas científicas com revisão por pares, três capítulos de livros e um livro. Organizou três eventos científicos e recebeu uma distinção. Participa (ou participou) como colaboradora em um projeto de investigação. A sua atividade científica desenvolve-se, sobretudo, nas áreas das Ciências Sociais, com ênfase nas Ciências da Educação e na Psicologia da Educação. Ao longo do seu percurso, colaborou com 31 investigadores em coautorias de trabalhos científicos. No seu currículo Ciência Vitae, destacam-se como palavras-chave mais frequentes: stress, burnout, teachers, saúde docente, saúde ocupacional, riscos laborais, bem-estar profissional, saúde da organização escolar, psicologia positiva, otimismo, capital psicológico positivo, bem-estar na sociedade, organizações saudáveis, inovação e espaços de aprendizagem, bem-estar no trabalho, saúde mental, intervenções organizacionais e adaptação a contextos educacionais, sucesso educativo.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
LIBERATA DE JESUS BORRALHO

Nomes de citação

  • BORRALHO, LIBERATA

Identificadores de autor

Ciência ID
7B1A-07EF-B360
ORCID iD
0000-0001-9705-9540
Researcher Id
V-9981-2017

Endereços de correio eletrónico

  • liber.serragrande@gmail.com (Pessoal)

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação
  • Ciências Sociais - Psicologia

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B2) Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B1)
Espanhol; Castelhano Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Português (Idioma materno)
Formação
Grau Classificação
2025/01/01 - 2028
Em curso
Doutoramento em Psicologia (Doctor)
Especialização em Psicologia da Educação
Universidad de Extremadura - Campus Badajoz, Espanha
"Escolas saudáveis, alunos bem-sucedidos: Intervenção ibérica sobre o impacto da saúde docente e organizacional no sucesso educativo." (TESE/DISSERTAÇÃO)
2023
Concluído
Formadora_Registo CCPFC/RFO-33991/13 (Outros)
Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, Portugal
2018 - 2021/06/01
Concluído
Psicologia (Licenciatura)
Universidade de Évora, Portugal
16 valores
2021
Concluído
Curso Avançado de Modelos de Equações Estruturais – Parte I e II (Outros)
Universidade de Aveiro Associação para a Formação Profissional e Investigação, Portugal
2013 - 2016
Concluído
Ciências da Educação (Curso de doutoramento (conclusão de unidades curriculares))
Universidade de Évora, Portugal
2004/09/01 - 2007/06/01
Concluído
Supervisão Pedagógica em Educação Física e Desporto (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
19 valores
1992/09/01 - 1997/06/01
Concluído
Ciências do Desporto, menção de Educação Física e Desporto Escolar (Licenciatura)
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
14 valores
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2025 - Atual Investigador (Investigação) Comprehensive Health Research Centre Polo di Évora, Portugal
2024 - Atual Investigador (Investigação) Centro Universitário de Investigação em Psicologia - Universidade do Algarve, Portugal
Centro Universitário de Investigação em Psicologia - Universidade do Algarve, Portugal
2018 - Atual Investigador (Investigação) Universidade do Algarve Centro de Investigação em Turismo Sustentabilidade e Bem-Estar, Portugal

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1997/06/01 - Atual Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Novo, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2017/01/01 - Atual Membro integrado não doutorado Universidade de Évora Centro de Investigação em Educação e Psicologia, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2019/01/01 - 2019/12/31 Centro de Investigação sobre o Espaço e as Organizações (CIEO)
UID/SOC/04020/2019
Universidade do Algarve Centro de Investigação em Turismo Sustentabilidade e Bem-Estar, Portugal

Universidade do Algarve, Portugal

Universidade Aberta, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2014 - 2018 Promoção de Mudanças na Aprendizagem - Comunidades Escolares de Aprendizagem Gulbenkian XXI
Gulbenkian XXI / Fundação Calouste Gulbenkian
Colaboradora na área da formação e investigação de professores
Universidade de Évora, Portugal
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. BORRALHO, LIBERATA; Candeias, Adelinda. "Stresse, burnout, well-being in teachers profession: Portuguese studies". Trabalho apresentado em 1st Scientific Meeting in Psychology of the University of Évora and University of Leipzig 2016, Évora, 2017.
    Publicado
Artigo em revista
  1. BORRALHO, LIBERATA. "Healthy school, healthy teachers: Mediating effect of optimism". Frontiers in Psychology 16 1506161 (2025):
    Acesso aberto • No prelo • https://doi.org/10.3389/fpsyg.2025.1506161
  2. BORRALHO, LIBERATA; Candeias, Adelinda; Viseu, João; de Jesus, S.. "Towards a model for school organizational health: Construct validation and analysis of teachers' perceptions in Portugal". Journal of Biocentric Sciences: New horizons new paradigms in health and human development 7 (2024):
    No prelo
  3. Borralho,Liberata; de Jesus,Saúl Neves; Viseu,João; Candeias,Adelinda. "Avaliação da saúde dos professores portugueses: O Questionário de Saúde Docente". (2020): http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492020000100015.
  4. BORRALHO, LIBERATA. "Stress and burnout in teaching: Study in an inclusive school workplace". Health Psychology Report 9 1 (2020): 63-75.
    Acesso aberto • Publicado • http://doi.10.5114/hpr.2020.100786
  5. Adelinda Araújo Candeias; Inês Calisto; Liberata Borralho; António Portelada. "Estudo comparativo sobre burnout em professores de ensino regular e educação especial". Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación 03 (2017): 59-59. https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.03.2771.
    10.17979/reipe.2017.0.03.2771
Capítulo de livro
  1. Candeias, Adelinda Araújo; Calisto, Inês; Borralho, Liberata; Portelada, António. "Burnout in teaching: The importance of personal and professional variables". Vernon Press, 2019.
  2. BORRALHO, LIBERATA. "Teacher’s health: A bibliometric study.". In Modern research in psychology: Rethinking research collaborative, 153-162. Roménia: Editura Universitara, 2019.
    Publicado • http://doi.10.5682/9786062810337
  3. BORRALHO, LIBERATA; Candeias, Adelinda; Portelada, António. "Burnout in teaching: The importance of personal and professional variables". In The Neurobiology, Psychotherapy, Pharmacology Intervention Triangle: the need for common sense in 21st Century mental health, 221-234. Málaga, Espanha: Vernon Press, 2018.
    Publicado
Edição de livro
  1. BORRALHO, LIBERATA. Multiple Approaches to the Study and Intervention in Stress. Proceedings of the I International Seminar in Stress (ebook).. Évora, Portugal: Universidade de Évora. 2018.
    Publicado • Editor
Livro
  1. Candeias, Adelinda Araújo; Portelada, António; Vaz-Velho, Catarina; Galindo, Edgar; Pires, Heldemerina; Borralho, Liberata; Grácio, Luísa; et al. Multiple Approaches to the Study and Intervention in Stress. Universidade de Évora. 2019.
Poster em conferência
  1. BORRALHO, LIBERATA; de Jesus, S.; Candeias, Adelinda; Viseu, João. "Healthy school, Healthy teachers: Mediating effect of optimism". 2022.
  2. BORRALHO, LIBERATA; de Jesus, S.; Candeias, Adelinda; Viseu, João. "Teacher’s health: A bibliometric study". 2020.
  3. BORRALHO, LIBERATA; Candeias, Adelinda; de Jesus, S.; Viseu, João. "Avaliação da Saúde dos Professores Portugueses: O Questionário de Saúde Docente". 2019.
  4. BORRALHO, LIBERATA; Candeias, Adelinda; de Jesus, S.. "Occupational health of Portuguese teachers: Adaptation and validation of the health questionnaire of teachers". 2017.
Resumo em conferência
  1. BORRALHO, LIBERATA; Candeias, Adelinda; Jesus, Saul Neves de; Viseu, João. "Healthy school, healthy teachers: Mediating effect of optimism". Trabalho apresentado em VI Leipzig-ÉvoraZwickau Scientific Meeting in Psychology and Health Sciences: New Horizons, New Paradigms in Health and Human Development, Zwickau, 2023.
    Publicado
  2. BORRALHO, LIBERATA; de Jesus, S.; Candeias, Adelinda; Viseu, João. "Avaliação da saúde da organização escolar: Perceções dos professores portugueses". Faro, 2023.
    Publicado
  3. BORRALHO, LIBERATA; de Jesus, S.; Candeias, Adelinda; João Marôco. "Mecanismos de mediação entre a saúde organizacional e a saúde docente". Viseu, 2021.
    Publicado
  4. BORRALHO, LIBERATA; Candeias, Adelinda; de Jesus, S.. "Occupational health of Portuguese teachers: adaptation and validation of the health questionnaire of teachers". Trabalho apresentado em XXIV Colóquio da AFIRSE: A escola – dinâmicas e atores., Lisboa, 2017.
    Publicado

Outros

Outra produção
  1. Avaliação da saúde da organização escolar: Perceções dos professores portugueses. A saúde organizacional em contexto escolar advém da forma como a escola funciona e de como esse funcionamento influencia a saúde e o bem-estar dos professores e, consequentemente, a qualidade do ensino. Este estudo pretendeu avaliar a saúde da organização escolar através da Escala de Perceção da Saúde Organizacional, numa amostra de 12104 professores portugueses dos ensinos básico e secundário. Os. 2024. Borralho, Liberata; Jesus, Saúl Neves; Candeias, Adelinda; Viseu, João; Liberata, Borralho; Encarnação, Tiago; Conceição, Andreia; et al. http://hdl.handle.net/10174/37102.
  2. Adaptação e validação de um instrumento de capital psicológico positivo numa amostra de trabalhadores portugueses. Introdução: As organizações modernas enfrentam inúmeros desafios, especialmente devido à deterioração das condições psicossociais de trabalho e ao surgimento de novas formas de trabalhar. Logo, uma organização que deseje criar vantagens competitivas e distintivas deve apostar no desenvolvimento dos recursos psicológicos, e.g., capital psicológico positivo (PsyCap), dos seus membros. Objetivos: Est. 2024. Viseu, João; Encarnação, Tiago; Conceição, Andreia; Borralho, Liberata; Jesus, Saúl Neves. http://hdl.handle.net/10174/35949.
  3. Healthy school, healthy teachers: Mediating effect of optimism. Background In the last decades we have witnessed a growing deterioration of teachers’ health and well-being that affects in the quality of teaching and learning process and the school as an organization. Organizational and personal variables, related to positive psychology, have been little studied in research associated with teachers' health. Aims This study aimed to understand: (a) the direct re. 2024. Borralho, Liberata; Candeias, Adelinda; Jesus, Saúl Neves; Viseu, João. http://hdl.handle.net/10174/36015.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2025/03/26 Mecanismos de Mediación entre la Salud Organizacional y la Salud Docente: Impactos en la Calidad de la Enseñanza I Jornada Internacional de Innovación Educativa en Psicología y Educación.
(Badajoz, Espanha)
2023/10/19 Towards a model for school organizational health: Construct validation and analysis of teachers' perceptions in Portugal.
(Alemanha)
2023/05/05 Avaliação da saúde da organização escolar: Perceções dos professores portugueses
(Faro, Portugal)
2023/05/05 Adaptação e validação de um instrumento para avaliar o capital psicológico positivo numa amostra de trabalhadores portugueses. 11º Congresso Iberoamericano de Avaliação Psicológica
(Faro, Portugal)
2022/10/04 "Teachers' well-being: Relationships with teachers' health, organizational health and optimism." (apresentação presencial). I Leipzig-Evora-Zwickau Scientific Meeting in Health Sciences and Human Development; VI Leipzig-Évora Scientific Meeting in Psychology.
(Évora, Portugal)
2022/09/09 "Teachers' well-being between 2017 and 2022: Relationships with teachers' health, organizational health, and optimism." (apresentação presencial).
(Funchal, Madeira, Portugal)
2022/05/05 Covid-19 Impact on the Health of Portuguese Teachers." (apresentação presencial).
(Évora, Portugal)
2021 Mecanismos de mediação entre a saúde organizacional e a saúde docente (apresentação presencial). 2nd International Congress of Health and Well-being Intervention & 1st International Conference on Human Kinesiology.
(Viseu, Portugal)
2020 Influência da saúde organizacional, otimismo e espiritualidade na saúde docente (apresentação de comunicação).
(Lisboa, Portugal)
2020 Otimismo e espiritualidade como mediadores da relação entre a saúde organizacional e a saúde docente.
(Évora, Portugal)
2019/05 Otimismo como mediador da relação entre a Saúde Organizacional e a Saúde Docente.
(Faro, Portugal)
2018/09 Impact of stress and burnout on the health of Portuguese Teachers.
(Évora, Portugal)
2018/07 Saúde e bem- estar nos professores do ensino básico e secundário.
(Évora, Portugal)
2018 Evaluation of the health status of Portuguese and Spanish teachers.
(Setúbal, Portugal)
2018 A study about occupational health of teachers: Teacher’s health questionnaire. 6th International Congress of Educational Sciences and Development
(Setúbal, Portugal)
2018 Teacher’s Health: Evaluation of the Health Status of Portuguese and Spanish Teachers
(Roma, Itália)
2017 Occupational health of Portuguese teachers: Adaptation and validation of the health questionnaire of teachers. XXIV Colóquio da AFIRSE: A escola – dinâmicas e atores.
(Lisboa, Portugal)
2017 Occupational health of Portuguese teachers: Adaptation and validation of the health questionnaire of teachers.
(Faro, Portugal)
2017 Burnout em professores portugueses: Estudo dos efeitos do stresse e variáveis pessoais.
(Braga, Portugal)
2016/05/13 Stresse, Burnout, Well-being in Teachers Profission: Portuguese Studies.
(Évora, Portugal)
2016 Saúde e Bem-estar dos Professores: Um Estudo Bibliométrico.
(Viseu, Portugal)
2015 Health Teachers: A Bibliometric Study. International Congress on Interdisciplinarity in Social and Human Sciences.
(Faro, Portugal)
2015 Saúde dos Professores: Um Estudo Bibliométrico
(Lisboa, Portugal)

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2019/01/01 - 2019/05/20 Participação na organização do V Congresso Ibero-Americano e Luso-Brasileiro de Psicologia da Saúde/ I Congresso Promoção da Saúde e do Bem-Estar no Ensino Superior. Universidade do Algarve. (2019/05/09 - 2019/05/11)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Algarve, Portugal
2018/01/01 - 2018/07/30 Organização da Sessão pública sobre “Stress, Motivação e Saúde dos Professores”. Universidade de Évora. (2018/07/11 - 2018/07/11)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Évora, Portugal
2015/11/01 - 2015/12/31 Organizadora da Conferência Europeia de Aprendizagem ao Longo da Vida. IV Forum Lifelong Learning HUB. III Seminário ENABLIN. Universidade de Évora. (2015/12/02 - 2015/12/02)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Évora, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2023/03/21 - 2023/11/11 Work, Stress, and Health Conference 2023 Miami - Estados Unidos da América

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2024/02 - Atual European Health Phychology Society (EHPS) Membro associado
Distinções

Prémio

2021 Apresentação premiada como Melhor Comunicação Científica no 2.º Congresso Internacional de Intervenção em Saúde e Bem-estar (2021).
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal