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LIBERATA DE JESUS BORRALHO. É Doutoranda no(a) Universidade de Évora Centro de Investigação em Educação e Psicologia e Membro integrado não doutorado no(a) Universidade do Algarve Centro de Investigação sobre Espaço e Organizações. Publicou 1 artigos em revistas especializadas. Possui 1 capítulo(s) de livros e 1 livro(s). Nas suas atividades profissionais interagiu com 17 colaborador(es) em coautorias de trabalhos científicos. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: stress; intervention; studies; burnout; teachers; .
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
LIBERATA DE JESUS BORRALHO

Nomes de citação

  • BORRALHO, LIBERATA

Identificadores de autor

Ciência ID
7B1A-07EF-B360
ORCID iD
0000-0001-9705-9540
Researcher Id
V-9981-2017

Endereços de correio eletrónico

  • liber.serragrande@gmail.com (Pessoal)

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação
  • Ciências Sociais - Psicologia

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B2) Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B1)
Espanhol; Castelhano Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Português (Idioma materno)
Formação
Grau Classificação
2017/09/01 - 2024
Em curso
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
2023
Concluído
Formadora_Registo CCPFC/RFO-33991/13 (Outros)
Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, Portugal
2018 - 2021/06/01
Concluído
Psicologia (Licenciatura)
Universidade de Évora, Portugal
16 valores
2021
Concluído
Curso Avançado de Modelos de Equações Estruturais – Parte I e II (Outros)
Universidade de Aveiro Associação para a Formação Profissional e Investigação, Portugal
2004/09/01 - 2007/06/01
Concluído
Supervisão Pedagógica em Educação Física e Desporto (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
19 valores
1992/09/01 - 1997/06/01
Concluído
Ciências do Desporto, menção de Educação Física e Desporto Escolar (Licenciatura)
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
14 valores
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2018 - Atual Investigador (Investigação) Universidade do Algarve Centro de Investigação Desenvolvimento e Inovação em Turismo, Portugal

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1997/06/01 - Atual Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Novo, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2018/01/01 - Atual Membro integrado não doutorado Universidade de Évora Centro de Investigação em Educação e Psicologia, Portugal
2017/09/01 - Atual Doutoranda Universidade de Évora Centro de Investigação em Educação e Psicologia, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2019/01/01 - 2019/12/31 Centro de Investigação sobre o Espaço e as Organizações (CIEO)
UID/SOC/04020/2019
Universidade do Algarve Centro de Investigação em Turismo Sustentabilidade e Bem-Estar, Portugal

Universidade do Algarve, Portugal

Universidade Aberta, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2014 - 2018 Promoção de Mudanças na Aprendizagem - Comunidades Escolares de Aprendizagem Gulbenkian XXI
Gulbenkian XXI / Fundação Calouste Gulbenkian
Colaboradora na área da formação e investigação de professores
Universidade de Évora, Portugal
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Borralho,Liberata; de Jesus,Saúl Neves; Viseu,João; Candeias,Adelinda. "Avaliação da saúde dos professores portugueses: O Questionário de Saúde Docente". (2020): http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492020000100015.
  2. Borralho,Liberata; de Jesus,Saúl Neves; Viseu,João; Candeias,Adelinda. "Avaliação da saúde dos professores portugueses: O Questionário de Saúde Docente". (2020): http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492020000100015.
  3. Borralho,Liberata; de Jesus,Saúl Neves; Viseu,João; Candeias,Adelinda. "Avaliação da saúde dos professores portugueses: O Questionário de Saúde Docente". (2020): http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492020000100015.
  4. Adelinda Araújo Candeias; Inês Calisto; Liberata Borralho; António Portelada. "Estudo comparativo sobre burnout em professores de ensino regular e educação especial". Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación 03 (2017): 59-59. https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.03.2771.
    10.17979/reipe.2017.0.03.2771
Capítulo de livro
  1. Candeias, Adelinda Araújo; Calisto, Inês; Borralho, Liberata; Portelada, António. "Burnout in teaching: The importance of personal and professional variables". Vernon Press, 2019.
Livro
  1. Candeias, Adelinda Araújo; Portelada, António; Vaz-Velho, Catarina; Galindo, Edgar; Pires, Heldemerina; Borralho, Liberata; Grácio, Luísa; et al. Multiple Approaches to the Study and Intervention in Stress. Universidade de Évora. 2019.
Resumo em conferência
  1. BORRALHO, LIBERATA; Candeias, Adelinda; Jesus, Saul Neves de; Viseu, João. "Healthy school, healthy teachers: Mediating effect of optimism". Trabalho apresentado em VI Leipzig-ÉvoraZwickau Scientific Meeting in Psychology and Health Sciences: New Horizons, New Paradigms in Health and Human Development, Zwickau, 2023.
    Publicado

Outros

Outra produção
  1. Avaliação da saúde da organização escolar: Perceções dos professores portugueses. A saúde organizacional em contexto escolar advém da forma como a escola funciona e de como esse funcionamento influencia a saúde e o bem-estar dos professores e, consequentemente, a qualidade do ensino. Este estudo pretendeu avaliar a saúde da organização escolar através da Escala de Perceção da Saúde Organizacional, numa amostra de 12104 professores portugueses dos ensinos básico e secundário. Os. 2024. Borralho, Liberata; Jesus, Saúl Neves; Candeias, Adelinda; Viseu, João; Liberata, Borralho; Encarnação, Tiago; Conceição, Andreia; et al. http://hdl.handle.net/10174/37102.
  2. Adaptação e validação de um instrumento para avaliar o capital psicológico positivo numa amostra de trabalhadores portugueses. Introdução: As organizações modernas enfrentam inúmeros desafios, especialmente devido à deterioração das condições psicossociais de trabalho e ao surgimento de novas formas de trabalhar. Logo, uma organização que deseje criar vantagens competitivas e distintivas deve apostar no desenvolvimento dos recursos psicológicos, e.g., capital psicológico positivo (PsyCap), dos seus membros. Objetivos: Est. 2024. Viseu, João; Encarnação, Tiago; Conceição, Andreia; Borralho, Liberata. http://hdl.handle.net/10174/37155.
  3. Healthy school, Healthy teachers: Mediating effect of optimism. Background: In the last decades we have witnessed a growing deterioration of teachers’ health and well-being that affects in the quality of teaching and learning process and the school as an organization. Organizational and personal variables, related to positive psychology, have been little studied in research associated with teachers' health. Aims: This study aimed to understand: (a) the direct. 2024. Liberata, Borralho; Candeias, Adelinda; Jesus, Saúl Neves; Viseu, João. http://hdl.handle.net/10174/35943.
  4. Avaliação da saúde da organização escolar: Perceções dos professores portugueses. A saúde organizacional em contexto escolar advém da forma como a escola funciona e de como esse funcionamento influencia a saúde e o bem-estar dos professores e, consequentemente, a qualidade do ensino. Este estudo pretendeu avaliar a saúde da organização escolar através da Escala de Perceção da Saúde Organizacional, numa amostra de 12104 professores portugueses dos ensinos básico e secundário. Os. 2024. Borralho, Liberata; Jesus, Saúl Neves; Candeias, Adelinda; Viseu, João. http://hdl.handle.net/10174/35937.
  5. Avaliação da saúde da organização escolar: Perceções dos professores portugueses. A saúde organizacional em contexto escolar advém da forma como a escola funciona e de como esse funcionamento influencia a saúde e o bem-estar dos professores e, consequentemente, a qualidade do ensino. Este estudo pretendeu avaliar a saúde da organização escolar através da Escala de Perceção da Saúde Organizacional, numa amostra de 12104 professores portugueses dos ensinos básico e secundário. Os. 2024. Borralho, Liberata; Jesus, Saúl Neves; Candeias, Adelinda; Viseu, João. http://hdl.handle.net/10174/37102.
  6. Adaptação e validação de um instrumento de capital psicológico positivo numa amostra de trabalhadores portugueses. Introdução: As organizações modernas enfrentam inúmeros desafios, especialmente devido à deterioração das condições psicossociais de trabalho e ao surgimento de novas formas de trabalhar. Logo, uma organização que deseje criar vantagens competitivas e distintivas deve apostar no desenvolvimento dos recursos psicológicos, e.g., capital psicológico positivo (PsyCap), dos seus membros. Objetivos: Est. 2024. Viseu, João; Encarnação, Tiago; Conceição, Andreia; Borralho, Liberata; Jesus, Saúl Neves. http://hdl.handle.net/10174/35949.
  7. Healthy school, healthy teachers: Mediating effect of optimism. Background In the last decades we have witnessed a growing deterioration of teachers’ health and well-being that affects in the quality of teaching and learning process and the school as an organization. Organizational and personal variables, related to positive psychology, have been little studied in research associated with teachers' health. Aims This study aimed to understand: (a) the direct re. 2024. Borralho, Liberata; Candeias, Adelinda; Jesus, Saúl Neves; Viseu, João. http://hdl.handle.net/10174/36015.