???global.info.a_carregar???
Carla Alferes Pinto is a Full researcher for CHAM – Centre for the Humanities at NOVA FCSH (Faculty of Social and Human Sciences of the Universidade Nova de Lisboa). She is head of the Heritage and Memory research thematic line in the same centre. She is a guest lecturer in the History Department (Heritage MA and e-learning History of Portuguese Empire MA) of the Faculty of Social and Human Sciences of the Universidade Nova de Lisboa. With a Masters degree in History of Early Modern Art and a doctorate in History of Art (specialization in Museology and Art Heritage), she leads the project VESTE (“Dressing the court: costume, gender and identity(ies)”) which focuses on the history and cultures of fashion during the early modern period in Portugal. Her areas of interest also encompass the commission, production and use of artistic objects by women during the early modern period; the history and study of everyday objects from a perspective of transformation of material culture and product design; the study of artistic relationships between Portugal and Portuguese India during the early modern period; and the reception, musealization and exhibition of the ‘Indo-Portuguese’ in museums (19th-20th centuries).
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Carla Alferes Pinto
Género
Feminino

Nomes de citação

  • Pinto, Carla Alferes
  • Pinto, C.A.

Identificadores de autor

Ciência ID
7B16-FCAA-74EB
ORCID iD
0000-0001-9055-9630
Researcher Id
N-8309-2015
Scopus Author Id
55256910400

Endereços de correio eletrónico

  • capinto@fcsh.unl.pt (Profissional)

Moradas

  • CHAM - Centre for the Humanities / Colégio Almada Negreiros, Campus de Campolide, sala 112, 1099-032, Lisbon, Lisboa, Portugal (Profissional)

Websites

  • http://www.cham.fcsh.unl.pt/invdet.aspx?inv=CP_0040 (Profissional)
  • http://www.cham.fcsh.unl.pt/ (Académico)

Domínios de atuação

  • Humanidades - Artes
  • Humanidades - História e Arqueologia

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Italiano Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B2) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2009/10/01 - 2014/09/05
Concluído
History of Art (Doutoramento)
Especialização em Museology and Heritage
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"A colecção de arte colonial do Patriarcado de Lisboa. Proposta de estudo e musealização / The Collection of Colonial Art of the Lisbon Patriarchate. Proposal for Study and Museum Display" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Very Good
2009/10/01 - 2010/10/27
Concluído
Postgraduate (Postgraduate Certificate)
Especialização em Museology and Heritage
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
18
1991/10 - 1997/06/12
Concluído
History of Art (Mestrado)
Especialização em Early Modern Period
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"O mecenato da Infanta Dona Maria de Portugal (1521-1577) " (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
1987/10 - 1991/06/30
Concluído
History (Licenciatura)
Especialização em History of Art
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"-" (TESE/DISSERTAÇÃO)
15
Percurso profissional

Ciência

2019/02/01 - Atual Investigador Contratado (Investigação)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2015/02/01 - 2019/01/31 Investigador (Investigação)
Universidade Nova de Lisboa CHAM - Centro de Humanidades, Portugal
2000/01/01 - 2014/09/05 Assistente de Investigação (carreira) (Investigação)
Universidade Nova de Lisboa CHAM - Centro de Humanidades, Portugal

Docência no Ensino Superior

2019/09/16 - Atual Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2015/02/01 - Atual Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2010/02 - 2010/06 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
1998/10/01 - 2003/03/31 Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico)
Escola Superior de Tecnologias e Artes de Lisboa, Portugal

Outras Carreiras

1995/05/01 - 1996/05/31 Técnico Superior (Técnico Superior)
Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado, Portugal
1994/10/01 - 1995/04/30 Técnico Superior (Técnico Superior)
Museu Nacional do Azulejo, Portugal

Outros

2007/07/01 - 2009/06/30 Editor
Fundação Oriente, Portugal
2001/04/01 - 2009/06/30 Editor of the journal "Oriente"
Fundação Oriente, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2019 - 2020/09/30 DRESS _ DesenhaR a moda das fontES quinhentistaS (Designing fashion from 16th-century sources),
227757
Investigador responsável
Universidade Nova de Lisboa CHAM - Centro de Humanidades, Portugal
Fundação Calouste Gulbenkian
2015 - 2019/01/31 “The Allure of Things. The Consumption of Artistic Objects by the Infantas and Queens Avis-Beja (1430-1577)” / “O gosto das coisas. O consumo de objectos artísticos pelas infantas e rainhas Avis-Beja (1430-1577)”
SFRH/BPD/100597/2014
Bolseiro de Pós-Doutoramento
Universidade Nova de Lisboa CHAM - Centro de Humanidades, Portugal
FCT - Fundação para a Ciência e Tecnologia
2010 - 2014/02 The Collection of Colonial Art of the Lisbon Patriarchate. Proposal for Study and Museum Display / A Colecção de Arte Colonial do Patriarcado de Lisboa. Proposta de estudo e musealização
SFRH/BD/63763/2009
Bolseiro de Doutoramento
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
Fundação para a Ciência e Tecnologia

Projeto

Designação Financiadores
2019 - Atual VESTE _ Vestir a corte: traje, género e identidade(s) / (VESTE _ Dressing the Court: Costume, gender and identity(ies)
DL 57/2016/CP1453/CT0069
Investigador responsável
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
FCT - Fundação para a Ciência e Tecnologia
2018 - 2021/12 CONCHA - The construction of early modern global Cities and oceanic networks in the Atlantic: An approach via OceaN’s Cultural Heritage
H2020-MSCA-RISE-2017 (777998)
Investigador
Universidade Nova de Lisboa CHAM - Centro de Humanidades, Portugal
European Research Council
2018 - 2021/10/03 De Re Militari: From military literature to the battlefield imagery in the Portuguese space (1521-1621)
PTDC/ART-HIS/32459/2017
Investigador
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
2010 - 2013/07 ALL HIS WORLDLY POSSESSIONS, The Estate of the 5th Duke of Bragança, D. Teodósio I
Provided by PTCRIS: 98461
98461
Investigador
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P.
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Pinto, Carla Alferes. "Bernardo Ferrão e o "Inventário da imaginária luso-oriental"". Trabalho apresentado em Bernardo Ferrão e as Artes Decorativas no Oriente e no Mundo, Porto, 2020.
    Aceite para publicação
  2. Pinto, Carla Alferes. "Madalena de Cagigal e Silva e o Museu de Arte Sacra da Ilha de Moçambique(1966)". Trabalho apresentado em 15th International Seminar of Indo-Portuguese History, Mozambique Island, 2018.
    Aceite para publicação
  3. Pinto, Carla Alferes. "Gravuras e óleos europeus, miniaturas persas e mogóis. Pintura de corte nos impérios safávida e mogol (séculos XVI e XVII)". Trabalho apresentado em Oriente / Ocidente. Miscigenações, Lisboa, 2010.
    Publicado
  4. Pinto, Carla Alferes. "«Não existe pecado abaixo do Equador». A gravura alemã, Adão e Eva no Oceano Índico". Trabalho apresentado em III Colóquio de Artes Decorativas, Lisboa, 2009.
    Publicado
Artigo em jornal
  1. Pinto, Carla Alferes. "Painéis de luz", Expresso, 1996
Artigo em revista
  1. Pinto, Carla Alferes. "The Dais and the Artistic Objects in the Proxy Marriage of Infanta Beatrice of Portugal, Duchess of Savoy: Textiles, Ceremony, and Dissimilarity". Sixteenth Century Journal 51 4 (2020):
    No prelo
  2. Pinto, Carla Alferes. "A arte ao serviço do império e das colónias: o contributo de alguns programas expositivos e museológicos para o discurso de legitimação territorial". Midas 6 (2016): 2-13. http://dx.doi.org/10.4000/midas.957.
    Acesso aberto • Publicado • 10.4000/midas.957
  3. Pinto, Carla Alferes. "Nineteenth century exhibitions’ abroad and the contribution of colonial objects to the imaginal creation of the portuguese Empire". Revista Portuguesa de História 46 (2015): 263-279. https://doi.org/10.14195%2F0870-4147_46_14.
    Acesso aberto • 10.14195/0870-4147_46_14
  4. Pinto, Carla Alferes. "Exposições oitocentistas fora de portas e o contributo dos objectos coloniais para a criação imaginal do Império Português". Revista Portuguesa de História (2015): http://dx.doi.org/10.14195/0870-4147_46_14.
    Acesso aberto • http://dx.doi.org/10.14195/0870-4147_46_14
  5. Carla Alferes Pinto. "O Inventário Artístico do Patriarcado de Lisboa". Museu 19 (2012): 141-174. https://novaresearch.unl.pt/en/publications/f5480087-62c6-4860-95a5-d156f273722b.
  6. Pinto, C.A.. "Back to three characters and an inventory: The history of the Artistic Inventory of the Diocese of Lisbon | À volta de três personagens e um inventário: A história do inventário artístico do Patriarcado de Lisboa". Lusitânia Sacra 24 (2011): http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84862516339&partnerID=MN8TOARS.
  7. Pinto, Carla Alferes. "À volta de três personagens e um inventário: a história do Inventário Artístico do Patriarcado de Lisboa". Lusitânia Sacra XXIV (2011): 213-234. http://hdl.handle.net/10400.14/8000.
    Acesso aberto • Publicado
  8. Pinto, C.A.. ""Brings to memory the excellency of its works and virtues". D. Frei Aleixo de Meneses (1559-1617), patrons and patron,Traz à memória a excelência de suas obras e virtudes. D. Frei aleixo de meneses (1559-1617), mecenas e patrono". Anais de Historia de Alem-Mar 12 (2011): 153-180. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84870433855&partnerID=MN8TOARS.
  9. Pinto, Carla Alferes. "Género, mecenato e arte: a criação das casas de mulheres em Goa". Portuguese Literary and Cultural Studies (2010): http://hdl.handle.net/10362/16152.
  10. Pinto, Carla Alferes; Pinto, Carla Alferes. "Notas para o estudo do mecenato de D. Frei Aleixo de Meneses:". Anais de História de Além-Mar 7 (2006): 279-309. https://unl.elsevierpure.com/en/publications/6a86b03a-6967-4049-ab9c-f95efb5de29b.
    Publicado
  11. Pinto, Carla Alferes. "A Misericórdia de Baçaim". Ler História 44 44 (2003): 25-43. https://unl.elsevierpure.com/en/publications/2b178ff2-c393-4bea-8c8c-20e26e8a611e.
    Publicado
  12. Pinto, Carla Alferes. "A Casa Garden na Cidade do Nome de Deus de Macau". Oriente 1 (2001): 18-22. http://publicacoes.foriente.pt/?311,revista-oriente-nº1-(2001).
    Publicado
  13. Pinto, Carla Alferes. "O Arquivo Histórico de Goa". História 39 (2001): 54-57.
    Publicado
  14. Pinto, Carla Alferes. "Damão: a Misericórdia e a cidade através das plantas e da documentação". Anais de História de Além-Mar 1 (2000): 77-99. https://unl.elsevierpure.com/en/publications/c052c1b5-7047-4867-ae6c-0fe29433e242.
    Acesso aberto
  15. Pinto, Carla Alferes. "O Paço do Lumiar em transformação". História 11 (1999): 66-71.
    Publicado
  16. Pinto, Carla Alferes. "História de África: fontes e arquivos". História 2 (1998): 68-73.
    Publicado
  17. Pinto, Carla Alferes. "Joshua Benoliel: a fotografia como testemunho e arte". História 7 (1998): 68-72.
    Publicado
  18. Pinto, Carla Alferes. "Os retratos da Infanta D. Maria (1521-1577)". História 33 (1997): 50-57.
    Publicado
  19. Pinto, Carla Alferes. "A cerâmica de Fred Kradolfer: ‘Não sei o que faz o fogo’". História 23-24 (1996): 74-83.
    Publicado
  20. Pinto, Carla Alferes. "O mecenato arquitectónico da Infanta D. Maria". História 25 (1996): 46-55.
    Publicado
  21. Pinto, Carla Alferes. "Como estamos de património cultural". História 10 (1995): 55-59.
    Publicado
  22. Pinto, Carla Alferes. "Arte namban: Arte para bárbaros?". Oceanos 15 (1993): 117-126.
    Publicado
Artigo em revista (magazine)
  1. Pinto, Carla Alferes. "José Bénard Guedes – Testemunho", Armas e Troféus. Revista de História, Heráldica, Genealogia e Arte, 2013
  2. Pinto, Carla Alferes. "Alguns aspectos da arte no período Ming aquando da chegada dos Portugueses a Macau", 2012
    http://hdl.handle.net/10362/16738
  3. Pinto, Carla Alferes. "Portfolio: Marfins", Invenire. Revista de Bens Culturais da Igreja, 2010
Capítulo de livro
  1. Pinto, Carla Alferes. "Clothing, gender and disease in the 1504 'Regimento' / Vestuário, género e doença no Regimento do Hospital Real de Todos os Santos". In 'Ominum Sanctorum'. O Hospital Real de Todos os Santos e a cidade, editado por Alberto, Edite; Cunha, Rodrigo Banha da; André Teixeira (691C-7A85-CE92). Lisbon, Portugal: Câmara Municipal de Lisboa, 2020.
    No prelo
  2. Pinto, Carla Alferes. "Female agency and the sculptural object in Agostinho de Santa Maria’s hagiography of Filipa Ferreira (?–1626), the Augustinian Soror Filipa da Trindade". In Representing Women’s Political Identity in the Early Modern Iberian World, editado por Roe, Jeremy; Andrews, Jean. Reino Unido: Routledge, 2020.
    No prelo
  3. Pinto, Carla Alferes. "Authorship, Matronage, and Image in the Afterlife of Infanta Maria of Portugal: The Bust-Reliquary of St. Engratia". In Gender, Rulership and Material Culture: Iberian and English Royal Women’s Treasures (11th-16th centuries), editado por Ana Maria Seabra de Almeida Rodrigues (F310-5CBC-D262). Kalamazoo MI, Estados Unidos: Medieval Institute Publications, 2020.
    Submetido
  4. Pinto, Carla Alferes. "Encenações talássicas e a imagem de poder das dinastias de Avis e Sabóia nos portos de Lisboa e Villefranche-sur-Mer por ocasião do casamento da Infanta D. Beatriz (1521)". In Chi fa questo camino è ben navigato. Culturas e dinâmicas nos portos de Itália e Portugal (sécs. XV-XVIII), editado por Nunziatella Alessandrini, 145-158. Lisbon, Portugal: CHAM EBooks, 2019.
    No prelo
  5. Pinto, Carla Alferes; Brito, Cristina. "Mar, conhecimento empírico e a simbólico dos animais marinhos na imagem de poder da Infanta D. Beatriz em Cortes de Júpiter de Gil Vicente (1521)". In A donde Neptuno reina: Water, Gods and Power during the Modern Era (16th-18th Centuries), editado por Pilar Diez del Corral Corredoira, 141-156. Lisbon, Portugal: CHAM EBooks, 2019.
    No prelo
  6. Pinto, Carla Alferes. "Entre a Ásia e a Europa: representação e consumo artístico da Infanta D. Maria (1521-1577)". In Viagens, produtos e consumos artísticos. O espaço ultramarino português (1450-1900), editado por Albergaria, Isabel Soares; Chaves, Duarte, 9-27. Lisboa, Portugal: CHAM eBooks, 2018.
    Publicado
  7. Pinto, Carla Alferes. "Objetos artístico, aparato e cor carmesim na memória esquecida do casamento da infanta D. Beatriz (1521)". 169-198. Portugal: C{\'i, 2018.
  8. Pinto, Carla Alferes. "Educación, objetos artísticos y poder. La infanta Beatriz de Portugal (1504-1538) en la corte de Saboya". In Autoridad, poder e influencia: Mujeres que hacen Historia, editado por Franco, Henar Gallego ; Herrero, María del Carmen García, 293-310. Barcelona, Espanha: Icaria editorial, 2017.
    Publicado
  9. Pinto, Carla Alferes. "«There is nothing in the history of this Convent other than the grand and the precious». Artistic images and objects as agents of politics and religion: the foundation stone of the Convent of Saint Monica in Goa and the processional standard with the Miracle of the Crucified Christ". In Visualizing Portuguese Power. The Political Use of Images in Portugal and its Overseas Empire (16th–18th Century), editado por Urte Krass, 226-233. Zurich, Alemanha: Diaphanes, 2017.
    Publicado
  10. Pinto, Carla Alferes. "The Diplomatic Agency of Art between Goa and Persia:". In Archbishop Friar Aleixo de Meneses and Shah ‘Abbas I, editado por Zoltán Biedermann; Anne Gerritsen ; Giorgio Riello, 150-170. Reino Unido: Cambridge University Press, 2017.
    Publicado • 10.1017/9781108233880.007
  11. Pinto, Carla Alferes. "Some Notes on the Production of Christian Sculpted Ivories in the Estado da Índia". In The Global City: On the Streets of Renaissance Lisbon, editado por Gschwend, {Annemarie Jordan, 226-233. London, Reino Unido: Paul Holberton Publishing, 2015.
    Publicado
  12. Pinto, Carla Alferes. "«Presentes goeses» de D. frei Aleixo de Meneses para a Europa e Pérsia: diplomacia e poder". In Portugal, a Europa e o Oriente. Circulação de artistas, modelos e obras, editado por Ferreira, Maria João; Flor, Pedro; Vale, Teresa Leonor M., 131-140. Lisboa, Portugal: Fundação das Casas de Fronteira e Alorna, 2015.
    Publicado
  13. Pinto, Carla Alferes. "Notas para o estudo de alguns objectos artísticos e devocionais do convento das freiras de agostinhas de Santa Mónica de Goa (o Menino Jesus e o Santíssimo Sacramento)". In Goa. D’un genre à l’autre, editado por Besse, {Maria Graciete, 259-270. Aix-en-Provence, França: Presses Universitaires de Provence, 2015.
    Publicado
  14. Pinto, Carla Alferes. "Os marfins indo-portugueses do Museu de Artes Aplicadas de Budapeste". In Os descobrimentos portugueses e a Mittel-Europa, editado por Istv{\'a, 39-49. [Budapeste], Portugal: Elte Eötvös Kiado, 2012.
    Publicado
  15. Pinto, Carla Alferes. "Presentes ibéricos e «goeses» para ‘Abbas I. A produção e consumo de arte e os presentes oferecidos ao Xá da Pérsia por D. García de Silva y Figueroa e D. frei Aleixo de Meneses". In Estudos sobre Don García de Silva y Figueroa e os «Comentarios» da embaixada à Pérsia (1614-1624), editado por Loureiro, Rui Manuel; Resende, Vasco, 245-278. Lisboa, Portugal: CHAM, 2011.
    Publicado
  16. Pinto, Carla Alferes. "S. Bartolomeu, Afonso de Albuquerque e os bombardeiros alemães. Um episódio artístico em Cochim". Alemanha, 2011.
    http://hdl.handle.net/10362/15868
  17. Pinto, Carla Alferes. "As «artes luso-orientais» no Museu do Oriente. Formas, materiais e técnicas em circulação". In Museu do Oriente, 46-93. Paris, Portugal: Fondation BNP Paribas, 2008.
    Publicado
  18. Pinto, Carla Alferes. "Da «fortuna» e «prosperidade» na vida da Fundação Oriente". 6-17. Portugal: Reunion des Musees Nationaux, 2008.
  19. Pinto, Carla Alferes. "94. Santíssima Trindade e representação de episódios de religiosidade ligados à mística da Paixão". 2008.
  20. Pinto, Carla Alferes. "A Misericórdia de Diu: o castelo, a igreja e o hospital". In O reino, as ilhas e o mar oceano. Estudos de homenagem a Artur Teodoro de Matos, 771-784. Lisboa, Portugal: CHAM, 2007.
    Publicado
  21. Pinto, Carla Alferes. "Roma à imagem da Jerusalém celeste. Francisco Xavier na Cidade Eterna". In O Mundo de São Francisco Xavier, 48-71. Lisboa, Portugal: CEPCEP, 2006.
    Publicado
Catálogo de exposição
  1. Pinto, Carla Alferes. Imagens do Menino Jesus no Patriarcado de Lisboa. E habitou entre nós (entradas dos marfins indo-portugueses). 2010.
  2. Pinto, Carla Alferes. Presença portuguesa na Ásia. Testemunhos. Memórias, Coleccionismo (catalogue entries). Fundação Oriente, 2008.
Livro
  1. Pinto, Carla Alferes. Josefa de Óbidos. Portugal: Quidnovi. 2010.
  2. Pinto, Carla Alferes. Fernão Mendes Pinto and the Peregrinação. Lisboa, Portugal: Imprensa Nacional-Casa da Moeda/Fundação Oriente. 2010.
    Publicado
  3. Pinto, Carla Alferes. Livro de Marinharia. O Manuscrito de Praga. Lisboa, Portugal: CEPCEP/EPAL. 2009.
    Publicado
  4. Pinto, Carla Alferes; Pinto, Carla Alferes. A Infanta Dona Maria de Portugal (1521-1577) : o mecenato de uma princesa renascentista. Lisboa, Portugal: Fundação Oriente. 1998.
    Publicado
Resumo em conferência
  1. Carla Alferes Pinto. "K et B retramées d’or pur:". 2019.
  2. Carla Alferes Pinto. "O lugar dos livros". 2018.
  3. Carla Alferes Pinto. "Cultura material e memória na Ilha de Moçambique". 2018.
Revisão de livro
  1. Pinto, Carla Alferes. "Anne J. Cruz e Maria Galli Stampino (ed.), Early Modern Habsburg Women. Transnational Contexts, Cultural Conflicts, Dynastic Continuities, Surrey, Ashgate Publishing, 2013, 294 pp. ISBN 9781472411648". 16, (2015): 548-554. https://unl.elsevierpure.com/en/publications/d3069641-8eaf-4f04-89b6-32e9a88ba3e7.
  2. Pinto, Carla Alferes. "“Annemarie Jordan Gschwend. 2010. The Story of Süleyman: Celebrity elephants and other Exotica in Renaissance Portugal. Zurich/Philadelphia. A Pachyderm Production, 2010, 70pp.”". (2010): 383-385.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Pinto, Carla Cristina Alferes Salgado da Silva. "A colecção de arte colonial do Patriarcado de Lisboa. Proposta de estudo e musealização". Doutoramento, 2014. http://hdl.handle.net/10362/13670.
  2. Pinto, Carla Cristina Alferes Salgado da Silva. "O Mecenato da Infanta D. Maria de Portugal (1521-1577)". Mestrado, 1996. http://hdl.handle.net/10362/11510.

Outros

Outra produção
  1. Carla Alferes Pinto. 2019. Sextas do saber:. conteúdos online sobre as culturas da moda. https://novaresearch.unl.pt/en/publications/2fb431e2-a286-4767-a824-13de0815cc94.
  2. Toby Osborne; Paola Bianchi; Paolo Cozzo; Maria Christina Marchi; Blythe Alice Raviola; Luisella Giachino; Marzia Giuliani; et al. 2017. The Power of the House of Savoy. Regality and sovereignty in a composite monarchy. https://novaresearch.unl.pt/en/publications/f75ee109-080b-435b-a02b-60ce6fe0c055.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2019/10/24 Expressões e autorias femininas: o caso de Josefa de Óbidos (1630-1684) Ciclo “Questões de Género: Artes e Sexualidade”
Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (Lisboa, Portugal)
2019/06/26 K et B retramées d’or pur: Art and the politics of Beatrice of Portugal in Savoy, between France and the Empire Kings & Queens 8: «Resilio Ergo Regno». Resilience, Continuity and Recovery at Royal Courts
Università di Catania (Catânia)
2018/11/21 O lugar dos livros. Cultura material e visual I Simpósio de História do Oriente – Os Portugueses e a Ásia Marítima: trocas científicas, técnicas e sócio-culturais (séculos XVI-XVIII)
Academia de Marinha (Lisboa, Portugal)
2018/11/03 Cultura material e memória na Ilha de Moçambique. Madalena de Cagigal e Silva e o Museu de Arte Sacra (1966) XV Seminário Internacional de História Indo-Portuguesa
Seminário Internacional de História Indo-Portuguesa (Ilha de Moçambique)
2018/10/25 A alteridade da duquesa e os ‘soberbos aparatos’ nas festas de baptizado do príncipe Adriano-João-Amadeu, filho da Infanta D. Beatriz de Portugal Colóquio Mulheres da realeza ibérica mediadoras políticas e culturais
CHAM - Centro de Humanidades (Lisboa, Portugal)
2018/10/11 An institution in herself. Lotika Varadarajan e a relação com as artes portuguesas Os têxteis indianos e o império português: arte e contextos. Conferência de homenagem a Lotika Varadarajan
CHAM - Centro de Humanidades (Lisboa, Portugal)
2018/07/18 Objetos artísticos, aparato e cor carmesim na memória esquecida do casamento da infanta D. Beatriz (1521) IV Seminário “Casamentos Régios”: Êxitos e Fracassos
Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2018/07/11 Crowning Marriage with Artistic Objects: The Dowry and Instruções of Infanta Beatrice of Avis (1504-1538) Colóquio “Kings & Queens 7: Ruling Sexualities”
University of Winchester (Winchester, Reino Unido)
2018/07/03 Peripheral Marriages? The lost memory of Infanta Beatrice’s wedding (Lisbon and Nice, 1521) International Medieval Congress
University of Leeds (Leeds, Reino Unido)
2018/06/26 Sumptuous Relics, Sacred Objects. Art, Reliquaries, and Agency in the Life of Infanta Maria of Portugal (1521-1577) Celebrating Female Agency in the Arts
Christie’s Education (Nova Iorque, Estados Unidos)
2018/05/18 Inventar inventários: Carlos de Azevedo e a Comissão de Arte Sacra do Patriarcado de Lisboa Colóquio de Homenagem a Carlos de Azevedo. Historiador de Arte, Professor e Homem de Cultura
Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2018/04/18 A noite que se instala: A lírica de Camões e os relatos da morte da Infanta D. Maria (Outubro de 1577) “Lembrar-me-ei desta noite nem que viva mil anos”. Ritmos, vivências e percepções da noite na época moderna
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (Lisboa, Portugal)
2018/03/28 Afonso de Albuquerque and Shah Ismail Gift-exchange. Artifícios, Artistic Objects, and Material Culture Travellers and Travelogues on Safavid Iran
Biblioteca Nacional de Portugal (Lisboa, Portugal)
2018/03/01 Disputa e separação no panteão dos Avis-Beja: o túmulo desejado e o túmulo possível da Infanta D. Maria (1521-1577) I Encontro NOVA/COMPLUTENSE – Desenhar a Eternidade: Cenografias Funerárias na Ibéria Medieval
NOVA / COMPLUTENSE (Lisboa, Portugal)
2017/12/05 Género, ‘vestidos’ e tactilidade. Moda feminina na corte portuguesa no século XVI Colóquio “Renascimentos europeus: diálogo(s) sem fronteira(s)?”
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (Lisboa, Portugal)
2017/10/25 A cozinha da Infanta D. Beatriz em Sabóia: objectos artísticos, texturas, sabores 4.º Colóquio DIAITA Luso-Brasileiro em História e Culturas da Alimentação
Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
2017/10/16 O casamento da Infanta D. Beatriz de Portugal nos portos de Lisboa e de Nice (1521) 7.º Ciclo de Conferências Relações Luso-Italianas: “chi f aquesto caminho è bem navigato. Culturas e dinâmicas nos portos de Itália e Portugal (sécs. XV-XVIII)”
Sociedade de Geografia (Lisboa, Portugal)
2017/09/13 Misfortune, Resilience, and Artistic Patronage in the life of Infanta Maria of Portugal (1521-1577) Colóquio “Kings & Queens 6: In the Shadow of the Throne”
Universidad Autonoma (Madrid, Espanha)
2017/07/14 Living aboard: The intangible memory of Santa Catarina do Monte Sinai as a wedding vessel (1521) III CHAM International Conference
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas/NOVA (Lisboa, Portugal)
2017/07/13 About Gods, Neptunian Man, and Horse Mackerels: The Ocean in the Representation of Power in Infanta Beatrice’s Wedding Theater Play (1521) III CHAM International Conference
Faculdade de Ciências Sociais e Humana/NOVA (Lisboa, Portugal)
2017/05/30 «The most accomplished and perfect princess»: Art and status in the representation of the Infanta Beatrice of Portugal (1504-1538) as Duchess of Savoy V Colóquio “Sabaudian Studies: The power of the House of Savoy. Regality and Sovereignty in a composite monarchy”
Reggia di Venaria / Biblioteca Nazionale Universitaria di Torino (Turim, Itália)
2017/04/21 «Contemplando a soberba pompa de Dario»: ambientes e objectos artísticos na corte de Sabóia (1522) Congresso Internacional “Portugal e a Europa nos séculos XV e XVI. Olhares, relações, identidade(s)
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (Lisboa, Portugal)
2016/11/11 Visualizing Filipa Ferreira (?-1626) through Agostinho de Santa Maria’s hagiography of her as the Augustinian nun Filipa da Trindade Workshop “Visual culture and women’s political identity in the early modern Iberian world”
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (Lisboa, Portugal)
2016/10/19 Objectos artísticos e poder. O dote e as instruções do rei D. Manuel na afirmação do poder da Infanta D. Beatriz na corte de Sabóia XVIII Coloquio Internacional de Associación Española de Investigación de Historia de las Mujeres – “Autoridad, poder e influencia: Mujeres que hacen Historia”
Universidad Zaragoza (Saragoça, Espanha)
2016/07/27 The ‘invention of the Indo-Portuguese’. The reception and classification of Indian objects and Indian Christian art in Portuguese museums 24th European Conference on South Asian Studies
University of Warsaw (Varsóvia, Polónia)
2016/04/16 Os gestos de um dia na vida da Infanta D. Maria (1521-1577) Colóquio “O Sentido do gesto e a sua memória. A vida quotidiana ao longo da História”
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (Lisboa, Portugal)
2016/03/17 Entre brocados e veludos, telas de ouro, pérolas grossíssimas e rubis de inestimável valor: o consumo artístico feminino nas descrições do relato da viagem do Cardeal Alexandrino à corte portuguesa (1571) Workshop internacional “Nós e eles. Portugal segundo os europeus nos séculos XV e XVI”
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (Lisboa, Portugal)
2016/02/25 Espaço e função: o lugar da livraria da Infanta D. Maria (1521-1577) Workshop “Livrarias Nobiliárquicas no Espaço Ibérico. Entre a Idade Média e o Renascimento”
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (L, Portugal)
2015/09/25 Les futilités de l’Infante Maria (1521-1577) dans la vie en cour: les parures des femmes Colóquio “Parures et corps ornés dans l’Europe de la première modernité”
Université de Reims (Reims, França)
2015/09/10 Pintora de naturezas-mortas e temas religiosos… sem retrato. Cultura visual e emancipação em Josefa de Óbidos Colóquio-debate “Josefa de Óbidos. Outras questões, novas hipóteses (em torno da exposição «Josefa de Óbidos e a Invenção do Barroco Português»”
Museu Nacional de Arte Antiga (Lisboa, Portugal)
2015/07/03 Entre a representação e o consumo da Infanta D. Maria (1521-1577) pintura, objectos artísticos e a Ásia Colóquio “Viagens. Produtos e Consumos Artísticos. O espaço ultramarino português: 1450-1900
Universidade dos Açores (São Jorge , Portugal)
2015/04/10 Between Martyrdom and Religious Ecstasy: The expression of Suffering in Indian Christian Art in the Early Modern Period Wokshop internacional “Narratives of Suffering, Persecution and Disappointment in the Early Modern Period. Giving Birth to New Martyrs”
Universidade Católica Portuguesa (Lisboa, Portugal)
2014/06/05 Transferring manufactured colonial objects to Indo-Portuguese art Workshop “Transferts. Objets d’exportation dans les intérieurs portugais: une exogenèse particulière”
Fundação Medeiros e Almeida (Lisboa, Portugal)
2013/09/26 Conflict, accommodation and strategy: Use of artistic images and the political and religious agenda in the convent of St Monica in Goa Workshop “Visualizing Portuguese Power. The Political Use of Images in Portugal and Its Overseas Empire (16th to 18th Century)”
Centre for Advanced Studies Ludwig-Maximilians-Universität (Munique, Alemanha)
2013/06/03 Entre a negação do corpo e o corpo não vivido: formas de «maternidade» no convento de Santa Mónica em Goa Workshop “História das mulheres, religião e corpo. Ensaios para uma história comparada”
Universidade Aberta (Lisboa, Portugal)
2013/02/12 Worshiping the Child Jesus as the Good Shepherd. Another approach to the iconic Indo-Portuguese sculpture XIV International Seminar on Indo-Portuguese History
Jawaharlal Nehru University (Nova Delhi)
2013/01/25 Diplomatic gifts and art as diplomacy: some examples originated in Europe and in the Estado da Índia Workshop “Global Gifts: Art and Diplomacy between Asia and Europe, 1500-1800”
Birkbeck College (Londres, Reino Unido)
2011/01/12 O Menino Jesus em Goa: evocação, devoção e celebração Tertúlias no Mosteiro promovidas a propósito da exposição “Imagens do Menino Jesus no Patriarcado de Lisboa. E habitou entre nós”
Patriarcado de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2010/10/18 Os marfins indo-portugueses do Museu de Artes Aplicadas de Budapeste Colóquio internacional “Os Descobrimentos Portugueses e a Mitteleuropa”
Universidade de ELTE (Budapeste)
2010/10/18 Formosura, graça e virtude. Arte e quotidiano nas casas de mulheres em Goa Colóquio “Un chantier de mémoire: construire l’histoire des femmes de Goa”
Fondation Calouste Gulbenkian/Université de Paris – IV Sorbonne (Paris)
2010/03/26 Artistic and Devotional Objects in the Holy Hill in Goa. The Augustinian Convent of Saint Monica XIII International Seminar on Indo-Portuguese History
Université d’Aix-en-Provence (Aix-en-Provence, França)
2010/03/25 «Presentes goeses» de D. frei Aleixo de Meneses para a Europa e Pérsia: diplomacia e poder Colóquio “Portugal, a Europa e o Oriente. Circulação de artistas, modelos e obras”
Fundação Casa de Fronteira e Alorna (L, Portugal)
2010/03/03 Going Indian and beyond: objectos artísticos, personagens misteriosas e relações entre Portugal e a Ásia Encontro “História dos Impérios Ibéricos: investigações em curso”
CHAM, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (Lisboa, Portugal)
2010/02/11 Gravuras e óleos europeus, miniaturas persas e mogóis. Pintura de corte nos impérios safávida e mogol (séculos XVI e XVII) Ciclo de conferências “Oriente/Ocidente. Miscigenações”
Faculdade de Belas Artes (Lisboa, Portugal)
2009/11/21 «Não existe pecado abaixo do Equador». Dürer, Adão e Eva no Oceano Índico III Colóquio de Artes Decorativas
Fundação Ricardo Espírito Santo (Lisboa, Portugal)
2009/09/07 Presentes ibéricos para o Xá ‘Abbas I: as embaixadas artísticas de D. Frei Aleixo de Meneses e de D. García de Silva y Figueroa 2.º Workshop: “As relações de Portugal com a Pérsia durante a União Ibérica. A embaixada à Pérsia e os «Comentários» de Don García de Silva y Figueroa (1614-1624)”
Fundação Calouste Gulbenkian (Lisboa, Portugal)
2009/06/18 S. Bartolomeu, Afonso de Albuquerque e os bombardeiros alemães. Um episódio artístico em Cochim Colóquio internacional “Portugal, Hamburgo e o mundo de língua alemã durante a expansão ultramarina europeia (séculos XVI-XVIII)”
Centre for Advanced Studies Ludwig-Maximilians-Universität (Munique, Alemanha)
2009/06/06 A cidade como exótica. A Lisboa de D. Manuel Colóquio “O exótico ao serviço do poder”
Fundação Ricardo Espírito Santo Silva (L, Portugal)
2009/05/28 O mecenato artístico de D. frei Aleixo de Meneses (1559-1617) Ciclo de conferências “Mecenas e patronos. A encomenda artística e a igreja em Portugal”
Centro Cultural do Patriarcado (Lisboa, Portugal)

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2019 - 2019/10 5th International Multidisciplinary Congress PHI 2019: “Intelligence, Creativity and Fantasy” (2019/10/07 - 2019/10/09)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
Universidade Nova de Lisboa CHAM - Centro de Humanidades, Portugal
2018 - 2019/07/20 IV CHAM International Conference – Innovation, Invention and Memory in Africa (2019/07/17 - 2019/07/20)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade Nova de Lisboa CHAM - Centro de Humanidades, Portugal
2019/05/15 - 2019/05/15 Lecture “Donas, forras e escravas. As mulheres na sociedade cabo-verdiana do Antigo Regime” by Maria Teresa Neves at the Seminar on the History of Women (2019/05/15 - 2019/05/15)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
Universidade Nova de Lisboa CHAM - Centro de Humanidades, Portugal
2018/05/30 - 2018/05/30 Conferência “Del oratorio a la biblioteca: María de Guadalupe de Lencastre, una excepción cultural femenina en el Barroco” por Gema Rivas (Universidade Complutense de Madrid) no Seminário Permanente de Estudos sobre História das Mulheres (2018/05/30)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
Universidade Nova de Lisboa CHAM - Centro de Humanidades, Portugal
2018/04/14 - 2018/04/14 Conferência “O que esperar delas?: As imagens como instrumento de poder e o poder comunicativo das imagens entre as mulheres no Portugal medieval” por Joana Ramôa Melo (IEM e IHA) no Seminário Permanente de Estudos sobre História das Mulheres (2018/04/14 - 2018/04/18)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
Universidade Nova de Lisboa CHAM - Centro de Humanidades, Portugal
2018 - 2018 XV Seminário Internacional de História Indo-Portuguesa (2018/10/31 - 2018/11/04)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade Nova de Lisboa CHAM - Centro de Humanidades, Portugal
2017/10/11 - 2017/10/13 Workshop “Curating History, what happens when curators and scholars are brought together in museums” (2017/10/11 - 2017/10/13)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade Nova de Lisboa CHAM - Centro de Humanidades, Portugal
2016/04/27 - 2016/04/27 Conferência “As donas do vale do Zambeze na construção da economia do Índico” por Eugénia Rodrigues (CH-UL) no Seminário Permanente de Estudos sobre História das Mulheres (2016/04/27)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
Universidade Nova de Lisboa CHAM - Centro de Humanidades, Portugal
2016/03/30 - 2016/03/30 Conferência “Mulheres, escritoras e musicistas portuguesas, 1901-1930” por Ana Luísa Paz (Instituto de Educação, Universidade de Lisboa) no Seminário Permanente de Estudos sobre História das Mulheres (2016/03/30)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
Universidade Nova de Lisboa CHAM - Centro de Humanidades, Portugal
2015/12/17 - 2015/12/17 Conferência “ ‘A fiar e a tecer ganha a mulher de comer’: papéis femininos na indústria têxtil medieval portuguesa” por Joana Sequeira (CITCEM) no Seminário Permanente de Estudos sobre História das Mulheres (2015/12/17)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
Universidade Nova de Lisboa CHAM - Centro de Humanidades, Portugal
2015/11/26 - 2015/11/26 Conferência “Traços da mulher chinesa. Narrativas portuguesas dos séculos XVI e XVII” por Isabel Pina (CCCM) no Seminário Permanente de Estudos sobre História das Mulheres (2015/11/26)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
Universidade Nova de Lisboa CHAM - Centro de Humanidades, Portugal
2015/06/17 - 2015/06/17 Conferência “Os espaços de clausura pós-tridentinos e a praxis musical. O mosteiro cisterciense feminino de S. Bento de Cástris e o Projecto ORFEUS” por Maria Antónia Conde (CIDEHUS/UÉ/CEHR/HERCULES) no Seminário Permanente de Estudos sobre História das Mulheres (2015/06/17)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
Universidade Nova de Lisboa CHAM - Centro de Humanidades, Portugal
2015/06/09 - 2015/06/09 Conferência “Entre a virtude, as letras e as armas. A construção da imagem da mulher ‘ilustre’ no ‘Reino de Portugal e suas Conquistas’ (séculos XVI-XVIII)” por Paula Almeida Mendes (CITCEM-FLUP) no Seminário Permanente de Estudos sobre História das Mulheres (2015/06/09)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
Universidade Nova de Lisboa CHAM - Centro de Humanidades, Portugal
2015/05/27 - 2015/05/27 Conferência “Paresco errante navezilla. Reflexões autobiográficas de uma escritora sefardita (Amesterdão, séc. XVII)” por Susana Mateus (CIDEHUS) no Seminário Permanente de Estudos sobre História das Mulheres (2015/05/27)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
Universidade Nova de Lisboa CHAM - Centro de Humanidades, Portugal
2015/04/29 - 2015/04/29 Conferência “A política atlântica da infanta D. Beatriz (1470-1485)” por Maria Barreto Dávila (CHAM) no Seminário Permanente de Estudos sobre História das Mulheres (2015/04/29)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
Universidade Nova de Lisboa CHAM - Centro de Humanidades, Portugal
2015/03/18 - 2015/03/18 Conferência «Estudos da Mulher e de Género na História: historiografia, problemáticas e metodologia” por Isabel Almeida e Margarita Rodríguez (CHAM) no Seminário Permanente de Estudos sobre História das Mulheres (2015/03/18)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
Universidade Nova de Lisboa CHAM - Centro de Humanidades, Portugal
2010/11/10 - 2010/11/12 Colóquio internacional “A Herança do Infante” (2010/11/10 - 2010/11/12)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
CHAM / Câmara Municipal de Lagos, Portugal
2010/10/18 - 2010/10/19 Colóquio internacional “Os Descobrimentos Portugueses e a Mitteleuropa” (2010/10/18 - 2010/10/19)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
CHAM / Universidade ELTE de Budapeste, Hungria

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2019/02/01 - 2019/02/01 Lecture on Museum Studies at the Faculdade de Ciências Sociais, Humanas e Artes, Uni-CV (Cape Verde University, Cidade da Praia)
Outro
Universidade de Cabo Verde, Cabo Verde
2017/10/10 - 2017/10/12 Chair na sessão “Mediation” (com Sofia Lapa)
Congresso
Workshop “Curating History, what happens when curators and scholars are brought together in museums”
European University Institute, Itália
2017/09/21 - 2017/09/21 Chair session 3 “Iberian Queens and their courts”
Congresso
Workshop “Visual Culture and Women’s Political Identity in the Early Modern Iberian World”
University of Nottingham, School of Cultures, Languages and Area Studies , Reino Unido
2012/11/21 - 2012/11/24 Coordenação da sessão (com Nuno Senos) “Da arte colonial às artes e a expansão: dinâmicas recentes”
Congresso
IV Congresso de História da Arte Portuguesa: Homenagem a José-Augusto França
Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa / Associação Portuguesa de Historiadores de Arte, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2019/02/15 Quando as sombras ofuscam a luz. Luísa e Ângela Sigeia: estórias e histórias de vida no Portugal de Quinhentos
Arguente
Catarina Cunha Monteiro (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2018/12 La Rocca del Buon Pastore. Arti creole e meticciato socio-culturale nelle colonie portoghesi dell’Asia Meridionale, XVI - XVII secolo
Arguente principal
Francesco Gusella (Doutoramento)

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2018 - 2018 Revista Portuguesa de História (0870-4147) Coimbra University Press
2017 - 2017 História Revista da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (0871-164X) "Universidade do Porto, Faculdade de Letras"
2016 - 2016 CITAR. Revista de Ciência e Tecnologia das Artes Universidade Católica Portuguesa, Porto
2015 - 2015 SVMMA Revista de Cultures Medievals Universidade de Barcelona
2001/06/01 - 2009/06/05 Oriente

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
2020/03/09 - 2020/04/30 Application to a Postdoctoral research grant
Especialista
Herzog August Bibliothek, Alemanha

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2015/02/01 - Atual The Arts and the Portuguese Colonial Experience / As Artes e a Experiência Colonial Portuguesa History (Mestrado) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2019/10/10 - 2020 Heritage and Identity Heritage (Mestrado) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2019/02 - 2019/06 Fluid Materialities História (Licenciatura) CHAM – Centro de Humanidades, FCSH/NOVA, Portugal
2018/02 - 2018/06 Para além das fronteiras: as mulheres na história História (Doutoramento) Universidade Nova de Lisboa CHAM - Centro de Humanidades, Portugal
2018/02 - 2018/06 Materialidades Líquidas: Produtos do Mar – Transformação Humana História (Licenciatura) Universidade Nova de Lisboa CHAM - Centro de Humanidades, Portugal
2018/02/01 - 2018/05/30 “Exposições internacionais / Indo-português / Identidades” Mestrado em e-learning História do Império Português (Mestrado) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2018/02/01 - 2018/05/30 “Contributo dos museus para a historiografia do indo-português” Mestrado em e-learning História do Império Português (Mestrado) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2018/02 - 2018/05/30 Indo-português Mestrado em e-learning História do Império Português (Mestrado) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2017/10 - 2018/01 Consumo feminino no período moderno: comprar, usar e reciclar História; História da Arte; Arqueologia (Mestrado integrado) Universidade Nova de Lisboa CHAM - Centro de Humanidades, Portugal
2017/10 - 2018/01 Questões em torno da História das Mulheres: Acção política, económica e social. Representações religiosas e culturais Curso livre - Escola de Verão (Outros) Universidade Nova de Lisboa CHAM - Centro de Humanidades, Portugal
2017/07/10 - 2017/07/24 Revisitando a História das Mulheres: metodologias, historiografia e casos de estudo Curso livre - Escola de Verão (Outros) Universidade Nova de Lisboa CHAM - Centro de Humanidades, Portugal
2014/02/01 - 2014/06/01 The Arts and the Portuguese Empire (Licenciatura)
2012/02/01 - 2012/06/01 The Arts and the Portuguese Empire - (Licenciatura)
2011/07/04 - 2011/07/13 As artes decorativas na rota dos Oceanos Curso livre - Escola de Verão (Outros)
2010/02 - 2010/06 Marfins Pós-graduação Peritagem de Arte (Especialização pós-licenciatura)
1998/10/01 - 2003/06/30 História da Arte em Portugal Design (Licenciatura)
1998/10/01 - 2003/05/30 História da Arte Design (Licenciatura)

Entrevista / Programa (rádio / tv)

Programa Tema
2019/11/04 - 2019/11/04 Visita Guiada (temporada 9, ep. 21) Igreja de Nossa Senhora da Luz, Lisboa
2018/11/09 - 2018/11/09 O Património Cultural dos Oceanos - Cátedra UNESCO A arte e o mar

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2020/01/01 - Atual Association of Dress Historians Member
2016/01/01 - Atual European Association of South Asian Studies Member
2009/10 - Atual ICOM
1991 - Atual APHA - Associação Portuguesa de Historiadores de Arte Member

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2020/06 - Atual Coordinator of the Heritage MA, History Department
Coordenador
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2016/03/01 - Atual Thematic line Heritage and Memory http://www.cham.fcsh.unl.pt/lintem_show.aspx?lintem=3
Coordenador
CHAM - Centre for the Humanities NOVA FCSH, Portugal
2016 - Atual Cátedra UNESCO “O Património Cultural dos Oceanos” Universidade Nova de Lisboa | Parceria entre o CHAM – Centro de Humanidades / Instituto de Estudos de Literatura e Tradição / Instituto de Estudos Medievais / Instituto de História Contemporânea
Membro
UNESCO Office United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization, França
2016 - Atual Editora H-Portugal
Membro
2015 - Atual Seminário Permanente de Estudo sobre História das Mulheres
Coordenador
Universidade Nova de Lisboa CHAM - Centro de Humanidades, Portugal
2014/03/01 - Atual Deputy Coordinator of the Research Group “Art and the Portuguese Overseas Expansion”
Coordenador
CHAM - Centre for the Humanities NOVA FCSH, Portugal
2020/03 - 2024 HPIP — Heritage of Portuguese Influence/ Património de Influência Portuguesa Partnership Universidade Nova de Lisboa Universidade Técnica de Lisboa / Universidade de Coimbra / Universidade de Évora
Diretor
Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal
2020/06 - 2022 Head of the Scientific Commission
Presidente / Vice-presidente
CHAM - Centre for the Humanities NOVA FCSH, Portugal
2019/01 - 2020/04 Scientific consultant to Instituto Cultural do Património, Cape Verde
Consultor
Instituto do Património Cultural, Cape Verde, Cabo Verde
2018 - 2020/03 HPIP – Heritage of Portuguese Influence/ Património de Influência Portuguesa Partnership Universidade Nova de Lisboa Universidade Técnica de Lisboa / Universidade de Coimbra / Universidade de Évora
Membro
Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2016 - Atual Jury member of the Idea Contest for the "Atlantic Project" logo ” Atlantic Project - Educating for Global Citizenship UNESCO Associated Schools, Portugal / Galicia / Cape Verde Comissão Nacional da UNESCO, Portugal, Portugal

Tutoria

Tópico Nome do aluno
2020/02 - Atual Research environment free course (History degree, 2nd semester) Joana Soares Miranda Salvado Revés (n.º 58357)
2019/09/01 - 2020/03/31 Project DRESS _ DesenhaR a moda das fontES quinhentistaS / Designing fashion from 16th-century sources Andreia Fontenete Louro
Distinções

Prémio

2016 Almirante Teixeira da Mota: Annemarie J. Gschwend, K. J. P. Lowe (ed.), The Global City: On the Streets of Renaissance Lisbon, London, Paul Holberton Publishing, 2015; chapter “Some Notes on the Production of Christian Sculpted Ivories
Academia de Marinha, Portugal