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Marisa Sofia Dinis de Almeida é Professora Auxiliar na Universidade da Beira Interior. Possui conhecimento avançado em técnicas laboratoriais de caracterização de misturas betuminosas. Responsável pelo laboratório de materiais betuminosos do departamento de Engenharia Civil e Arquitetura da Universidade da Beira Interior. Orienta e coorienta de teses de Doutoramento e dissertações de Mestrado em Engenharia Civil Investigadora do C-Made – Centre of Materials and Building Technologies onde tem desenvolvido atividade de investigação no âmbito dos materiais para pavimentação e tecnologias de construção inovadoras, nomeadamente na utilização de materiais reciclados e soluções de baixo impacto. Tem participado em diversos projetos de investigação financiados pela Fundação para a Ciência e Tecnologia. Autora ou coautora de artigos e comunicações em revistas e encontros científicos nacionais e internacionais. Os seus interesses de investigação atuais centram-se no desenvolvimento e avaliação do desempenho de soluções (técnicas) económica e ambientalmente sustentáveis para pavimentação rodoviária. Marisa Sofia Dinis de Almeida is Assistant Professor at the Department of Civil Engineering and Architecture at UBI, where she teaches several disciplines in Civil Engineering and Architecture courses. Advanced knowledge in laboratory techniques for characterizing bituminous mixtures. Responsible for the bituminous materials laboratory. Advisor PhD theses and Master's theses in Civil Engineering. Researcher at C-Made – Centre of Materials and Building Technologies. Research activity with development in the scope of pavement engineering materials and innovative construction technologies, namely in use of recycled materials and low impact solutions. Participation in several research projects financed by the FCT (Portuguese funding agency for science, research and technology). Author or co-author of papers and communications in national and international journals and scientific meetings. Current research interests: Development and performance evaluation of economical and environmentally sustainable solutions for road paving, in mitigating and adapting to climate change.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Marisa Sofia Dinis de Almeida

Nomes de citação

  • Almeida, Marisa
  • Dinis-Almeida

Identificadores de autor

Ciência ID
7B11-BBB1-B77B
ORCID iD
0000-0002-1714-8891
Google Scholar ID
https://scholar.google.pt/citations?user=V44tZxoAAAAJ&hl=pt-PT&oi=ao
Researcher Id
https://www.researchgate.net/profile/Marisa-Dinis-Almeida
Formação
Grau Classificação
2011/07/22
Concluído
Engenharia Civil (Doutoramento)
Universidade da Beira Interior, Portugal
"Caracterização e Formulação de Misturas Betuminosas Recicladas Temperadas em Central" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2004/05/24
Concluído
Engenharia Civil (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
"Pavimentos Rodoviários de Baixo Custo com Emulsões Betuminosas e Resíduos das Minas da Panasqueira" (TESE/DISSERTAÇÃO)
1998
Concluído
Engenharia Civil (Licenciatura)
Universidade da Beira Interior, Portugal
"Pavimentos Rodoviários de Baixo Custo com Emulsões Betuminosas e Resíduos das Minas da Panasqueira" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2011/07 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade da Beira Interior, Portugal
2004 - 2011 Assistente (Docente Universitário) Universidade da Beira Interior, Portugal
Universidade da Beira Interior, Portugal
1999 - 2004 Assistente Estagiário (Docente Universitário) Universidade da Beira Interior, Portugal
Universidade da Beira Interior, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2021/11 - Atual Conselho Científico da Faculdade de Engenharia Universidade da Beira Interior, Portugal
Universidade da Beira Interior, Portugal
2015/11 - Atual Comissão Científica do Mestrado Integrado em Engenharia Civil Universidade da Beira Interior, Portugal
2015/11 - 2017/11 Conselho Pedagógico da Faculdade de Engenharia Universidade da Beira Interior, Portugal
2015/11 - 2017/11 Diretor de Curso do Mestrado Integrado em Engenharia Civil Universidade da Beira Interior, Portugal
2015/11 - 2017/11 Comissão de Creditação do Mestrado Integrado em Engenharia Civil Universidade da Beira Interior, Portugal
2015/11 - 2017/11 Comissão de Coordenação Pedagógica do Mestrado Integrado em Engenharia Civil Universidade da Beira Interior, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2008 - 2011/01 Environmentally-Friendly Aeronautical Transport Systems Integrated Program
CENTRO-07-ST24_FEDER-002020
Investigador
Universidade da Beira Interior Centro de Materiais e Tecnologias Construtivas, Portugal
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Afonso, Márcia Isabel Lopes; Maia, Maria; Almeida, Marisa S. Dinis; Martinho, Fernando; Fael, Cristina Maria Sena. "Estudo do desempenho de misturas betuminosas com incorporação de fibras celulósicas". 2019.
  2. Afonso, Márcia Isabel Lopes; Almeida, Marisa S. Dinis; Fael, Cristina Maria Sena. "Characterization of the Skid Resistance and Mean Texture Depth in a Permeable Asphalt Pavement". 2019.
    10.1088/1757-899X/471/2/022029
  3. Afonso, Márcia Isabel Lopes; Santos, Tiago Silva; Fael, Cristina Maria Sena; Almeida, Marisa S.Dinis. "Hydraulic Conductivity of the Permeable Asphalt Pavement – Laboratory vs In Situ Test". 2019.
    10.1088/1757-899X/471/2/022023
  4. Maia, Maria Manuel Araújo Sá; Almeida, Marisa S. Dinis; Martinho, Fernando. "Influência da Adesividade Agregado/Betume no Desempenho de uma Mistura Betuminosa". 2019.
  5. Afonso, Márcia Isabel Lopes; Almeida, Marisa S. Dinis; Fael, Cristina Maria Sena. "Permeable pavements – green infrastructures as a flood mitigation measure". 2018.
    10.17660/ActaHortic.2018.1215.68
  6. Afonso, Márcia Isabel Lopes; Almeida, Marisa S. Dinis; Fael, Cristina Maria Sena. "Use of Cellulosic Fibres in Double Layer Porous Asphalt". 2018.
    http://doi.org/10.5281/zenodo.1474459.
  7. Afonso, Márcia Isabel Lopes; Fael, Cristina Maria Sena; Almeida, Marisa S. Dinis. "Permeable asphalt pavement as a measure of urban green infrastructure in the extreme events mitigation". 2017.
    doi.org/10.5281/zenodo.1132609
Artigo em revista
  1. Maia, Maria M. A. S.; Dinis-Almeida, Marisa; Martinho, Fernando C. G.. "The Influence of the Affinity between Aggregate and Bitumen on the Mechanical Performance Properties of Asphalt Mixtures". Materials 14 21 (2021): 6452. http://dx.doi.org/10.3390/ma14216452.
    10.3390/ma14216452
  2. Zoorob, S.E.; Mturi, G.A.; Sangiorgi, C.; Dinis-Almeida, M.; Habib, N.Z.; Zoorob, Salah E.; Mturi, Georges A.; et al. "Fluxing as a new tool for bitumen rheological characterization and the use of time-concentration shift factor (ac)". Construction and Building Materials 158 (2018): 691-699. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85032856156&partnerID=MN8TOARS.
    10.1016/j.conbuildmat.2017.10.020
  3. Afonso, Márcia Isabel Lopes; Fael, Cristina Maria Sena; Almeida, Marisa S. Dinis. "Influence of clogging on the hydrologic performance of a double layer porous asphalt". (2018): http://hdl.handle.net/10400.6/8510.
    10.1080/10298436.2018.1508843
  4. Afonso, M.L.; Dinis-Almeida, M.; Fael, C.S.; Afonso, Márcia Isabel Lopes; Almeida, Marisa S. Dinis; Fael, Cristina Maria Sena. "Study of the porous asphalt performance with cellulosic fibres". Construction and Building Materials 135 (2017): 104-111. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85008618931&partnerID=MN8TOARS.
    10.1016/j.conbuildmat.2016.12.222
  5. Afonso, M.L.; Dinis-Almeida, M.; Pereira-De-Oliveira, L.A.; Castro-Gomes, J.; Zoorob, S.E.. "Development of a semi-flexible heavy duty pavement surfacing incorporating recycled and waste aggregates - Preliminary study". Construction and Building Materials 102 (2016): 155-161. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84946130566&partnerID=MN8TOARS.
    10.1016/j.conbuildmat.2015.10.165
  6. Dinis-Almeida, M.; Castro-Gomes, J.; Sangiorgi, C.; Zoorob, S.E.; Afonso, M.L.. "Performance of Warm Mix Recycled Asphalt containing up to 100% RAP". Construction and Building Materials 112 (2016): 1-6. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84959291013&partnerID=MN8TOARS.
    10.1016/j.conbuildmat.2016.02.108
  7. Dinis-Almeida, M.; Afonso, M.L.. "Warm Mix Recycled Asphalt - A sustainable solution". Journal of Cleaner Production 107 (2015): 310-316. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84942986249&partnerID=MN8TOARS.
    10.1016/j.jclepro.2015.04.065
  8. Almeida, Marisa. "Mix design and performance of warm-mix recycled asphalt". (2013):
    10.1680/coma.12.00054
  9. Dinis-Almeida, M.; Castro-Gomes, J.; Antunes, M.L.. "Mechanical Performance and Economic Evaluation of Warm Mix Recycling Asphalt". Procedia - Social and Behavioral Sciences 53 (2012): 286-296. http://dx.doi.org/10.1016/j.sbspro.2012.09.881.
    10.1016/j.sbspro.2012.09.881
  10. Dinis-Almeida, M.; Castro-Gomes, J.; Antunes, M.D.L.. "Mix design considerations for warm mix recycled asphalt with bitumen emulsion". Construction and Building Materials 28 1 (2012): 687-693. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-82155186170&partnerID=MN8TOARS.
    10.1016/j.conbuildmat.2011.10.053
Tese / Dissertação
  1. Maia, Maria Manuel Araújo Sá; Almeida, Marisa S. Dinis; Martinho, Fernando. "Influência da Adesividade Agregado/Betume no Desempenho de uma Mistura Betuminosa". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10400.6/8246.
  2. Santos, Tiago da Silva. "Caracterização funcional e mecânica de um pavimento betuminoso permeável em troço experimental". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10400.6/8366.
  3. Tenreiro, Ricardo José Camilo. "Pavimentos betuminosos permeáveis". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10400.6/5471.
  4. Brejo, Liliana Patrícia Ferreira. "Avaliação da influência da ação da água nas misturas betuminosas drenantes". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10400.6/5388.
  5. Carvalho, Cátia Filipa Galinho. "Estudo de pavimentos permeáveis em zonas urbanas". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10400.6/4926.
  6. Duarte, Marta Isabel Esteves. "Resistência às deformações permanentes de misturas betuminosas com betumes temperados". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10400.6/5465.
  7. Afonso, Márcia Isabel Lopes. "Resistência à fadiga de misturas betuminosas com betumes temperados". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10400.6/5470.
  8. Bispo, Fátima Andreia Gomes. "Avaliação do desempenho de misturas betuminosas recicladas temperadas com emulsão betuminosa". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.6/3499.
  9. Tavares, Ana Isabel Ferreira. "Mistura betuminosa drenante em vias urbanas: desempenho e manutenção: Alameda da Europa, Covilhã". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.6/3600.
  10. Pais, Ana Rita Fidalgo. "Misturas betuminosas recicladas temperadas: validação de uma metodologia de formulação". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.6/3506.

Outros

Outra produção
  1. Pavimentos Betuminosos Permeáveis. As alterações climáticas têm conduzido a padrões de precipitação mais elevados e frequentes, causando um aumento instantâneo das águas pluviais que acarretam riscos como inundações.. 2019. Almeida, Marisa S. Dinis; Afonso, Márcia Isabel Lopes; Fael, Cristina Maria Sena. http://hdl.handle.net/10400.6/8590.
  2. Desempenho de misturas recicladas temperadas. Um dos principais desafios que a sociedade enfrenta nos dias de hoje são as preocupações com o meio ambiente sendo um dos objetivos mais procurado a diminuição do consumo de combustíveis fósseis e das emissões para a atmosfera.. 2019. Almeida, Marisa S. Dinis; Afonso, Márcia Isabel Lopes; Duarte, Marta. http://hdl.handle.net/10400.6/8552.
  3. Afinidade entre Agregado e Betume. As administrações de estradas um pouco por todo o mundo têm tomado consciência da importância de alargar o ciclo de vida dos materiais constituintes das diferentes camadas dos pavimentos rodoviários. O principal objetivo é aumentar a durabilidade os pavimentos pois quanto maior a vida útil, menos recursos serão gastos na sua conservação e reabilitação.. 2019. Almeida, Marisa S. Dinis; Maia, Maria; Martinho, Fernando. http://hdl.handle.net/10400.6/8551.
  4. Repensar os pavimentos urbanos face ao impacto das mudanças climáticas. As alterações climáticas, nomeadamente as mudanças dos padrões de precipitação, têm sofrido uma forte aceleração e a tendência é que se tornem mais frequentes e intensos acarretando riscos como inundações e secas. Fazem-se sentir ao nível da qualidade da água superficial e subterrânea, na biodiversidade e ecossistemas territoriais e dos solos para agricultura. Os pavimentos betuminosos permeáveis,. 2017. Fael, Cristina Maria Sena; Almeida, Marisa S. Dinis; Afonso, Márcia. http://hdl.handle.net/10400.6/8585.