???global.info.a_carregar???
PAULA MARIA MENDES DA COSTA NEVES. Completed the Doutoramento in Psicologia das Organizações in 2010 by Universidade de Coimbra and Mestrado in Ciências da Educação in 2005 by Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. Is Adjunct Teacher in Instituto Politécnico de Coimbra. Published 19 articles in journals. Has 2 section(s) of books. Supervised 11 MSc dissertation(s) e co-supervised 1. In his curriculum Ciência Vitae the most frequent terms in the context of scientific, technological and artistic-cultural output are: organizational citizenship behavior; Avaliação de Desempenho; Justiça; Motivação; Educação Especial; Qualidade de Vida; Plano Individual de Transição; Transição para a Vida Pós-Escolar; Satisfação; Qualidade; Bem-Estar Subjetivo; Residência Universitária; Crianças Deficientes; Necessidades Educativas Especiais; Passagem à Vida Ativa; Comunicação Aumentativa; Perturbações da Comunicação; Comunicação Não-Verbal; Deficientes Mentais; Integração Social; Papel dos Pais; Papel da Escola; Integração Escolar; Necessidades Educativas especiais; Crianças Surdas; Crianças Cegas; Desenvolvimento dos Currículos; Educação Inclusiva; Comunicação Verbal; Problemas de Comunicação; Estudos de Caso; Iniciação à Leitura; Compreensão da Leitura; Hiperactividade; Perturbações da Atenção; Prática Pedagógica; Escola do ensino secundário; Professor -- comportamento de cidadania; Deficientes; Integração Profissional; Deficiência Intelectual; Transição Para a Vida Adulta; Inclusão Social; Inclusão Laboral; Empresários; Teatro; Teatro na Promoção de Interações; Inclusão Pela Arte; PHDA; Envolvimento em Tarefas; Autoestima; Autoconceito; Princípios de Modificação Comportamental; Envelhecimento; Necessidades Sociais; OARS; São Pedro do Sul; Escala de stress no trabalho; Work Stress Scale; Stress ocupacional; Intensive Care Unit; Profissionais de saúde; Occupational stress; Unidade de Terapia Intensiva; Health professionals; Ciências Médicas; Défice de Atenção; Atenção; Princípios de Modificação do Comportamento; Dificuldades de Aprendizagem; Autismo; Intervenção; Pares Mediadores; Interações Sociais; perceived organizational support; coworkers¿ conflict; work-family conflict; Stress Traumático Secundário; Relação Trabalho-Família; Conflito Trabalho-Família; Instituições Gerontológicas; Formação Docente; Inclusão; Práticas Inclusivas; Organizational citizenship behaviors; Preschool teachers; Professionality; Comportamentos de cidadania organizacional; Professores do pré-escolar; Profissionalidade; Emotional exhaustion; Organizational support; Coworkers' support; Supervisor support; Work-family conflict; Trabajo emocional; Conflicto Trabajo-Familia; Cuidadoras; Mujeres; Emotional Labor; Work-Family Conflict; Caregivers. Women; Práticas de Inclusão; compulsory citizenship behavior; citizenship fatigue; Bem-estar no trabalho;; Comportamento de cidadinia organizacional;; Intenção de rotatividade.; Comportamentos de Cidadania Organizacional; Fadiga da Cidadania; Suporte Organizacional; Responsabilidade social interna;; Comportamentos cidadania organizacional;; Comportamentos obrigatórios cidadania; Trabalho; Escola; Educação Sexual Escolas; Comportamentos de Risco; Organizational citizenship behavior; Sex education in Schools; Risk behaviors; .
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
PAULA MARIA MENDES DA COSTA NEVES

Nomes de citação

  • Neves, Paula Maria Mendes da Costa
  • Neves, Paula C.

Identificadores de autor

Ciência ID
7A17-45C1-7FC9
ORCID iD
0000-0001-7952-0161
Formação
Grau Classificação
2010
Concluído
Psicologia das Organizações (Doutoramento)
Universidade de Coimbra, Portugal
"Comportamentos de Cidadania Organizacional em escolas do ensino secundário" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Distinção e Louvor
2005
Concluído
Ciências da Educação (Mestrado)
Especialização em Psicologia da Educação
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"Comportamentos de Cidadania Organizacional em Escolas do Ensino Secundário" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/11 - Atual Investigador (Investigação) Instituto Politécnico do Porto Centro de Investigação e Inovação em Educação, Portugal
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1997 - Atual Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1988 - 1997 Psicóloga Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental, Portugal
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Cláudia Andrade; Paula C. Neves. "Illegitimate Tasks and Work–Family Conflict as Sequential Mediators in the Relationship between Work Intensification and Work Engagement". Administrative Sciences (2024): https://doi.org/10.3390/admsci14030039.
    10.3390/admsci14030039
  2. Andrade, Cláudia; Costa Neves, Paula. "A qualitative study on emotional labor and work-family conflict in caregivers working in nursing homes". Anales de Psicología 39 3 (2023): 458-464. http://dx.doi.org/10.6018/analesps.517651.
    10.6018/analesps.517651
  3. Rodrigues, Samara Azevedo; Neves, Paula Maria Mendes da Costa. "O impacto do bem-estar no trabalho e dos comportamentos de cidadania organizacional na intenção de rotatividade numa empresa do setor tecnológico". Latin American Journal of Development 5 2 (2023): 546-558. http://dx.doi.org/10.46814/lajdv5n2-006.
    10.46814/lajdv5n2-006
  4. Paula C. Neves; Cláudia Andrade; Rui Paixão; José Tomás da Silva. "Portuguese version of Bern Illegitimates Task Scale: adaptation and evidence of validity". BMC Psychology (2023): https://doi.org/10.1186/s40359-023-01061-1.
    10.1186/s40359-023-01061-1
  5. Neves, Paula Costa; Andrade, Cláudia. "A centralidade dos estados psicológicos críticos na resposta a mudanças nas características do trabalho: estudo em organizações geriátricas". Latin American Journal of Development 4 6 (2022): 1965-1979. http://dx.doi.org/10.46814/lajdv4n6-011.
    10.46814/lajdv4n6-011
  6. Andrade, Cláudia; Neves, Paula Costa. "Emotional exhaustion in female health support workers in elderly care facilities". Women's Studies International Forum 93 (2022): 102603. http://dx.doi.org/10.1016/j.wsif.2022.102603.
    10.1016/j.wsif.2022.102603
  7. "Comportamentos de cidadania organizacional em educadores de infância da rede pública e privada". Latin American Journal of Development 4 1 (2022): 129-137. http://dx.doi.org/10.46814/lajdv4n1-010.
    10.46814/lajdv4n1-010
  8. Cláudia Andrade; Paula C. Neves. "Perceived Organizational Support, Coworkers’ Conflict and Organizational Citizenship Behavior: The Mediation Role of Work-Family Conflict". Administrative Sciences 12 1 (2022): 20-20. https://doi.org/10.3390/admsci12010020.
    10.3390/admsci12010020
  9. Neves, Paula C.; Andrade, Cláudia. "Citizenship Fatigue as Mediator between Compulsory Citizenship Behavior and Work-Family Conflict". Revista Psicologia Organizações e Trabalho 21 4 (2021): http://dx.doi.org/10.5935/rpot/2021.4.21945.
    Publicado • 10.5935/rpot/2021.4.21945
  10. Neves, Paula Maria Costa; Cerdeira, José Pedro. "Memória Organizacional, Gestão do Conhecimento e Comportamentos de Cidadania Organizacional". Perspectivas em Gestão & Conhecimento 8 1 (2018): 3-19. http://dx.doi.org/10.21714/2236-417x2018v8n1p3.
    10.21714/2236-417x2018v8n1p3
  11. Marques Oliveira Melo, Alda Maria; Neves, Paula; Antunes, Maria João. "Promoção da autodeterminação em alunos com necessidades educativas especiais: treino vocacional na comunidade". Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación 11 (2017): 142-142.
    Publicado • 10.17979/reipe.2017.0.11.2631
  12. Neves, Paula C.; Paixão, Rui. "Otimismo académico: confirmação de um construto na realidade portuguesa". Educar em Revista 60 (2016): 247-259.
    Publicado • 10.1590/0104-4060.45623
  13. Neves, Paula C.; Paixão, Rui; Alarcão, Madalena; Gomes, A. Duarte. "Organizational Citizenship Behavior in Schools: Validation of a Questionnaire". Spanish Journal of Psychology 17 1 (2014): 1-8.
    Publicado • 10.1017/sjp.2014.20
  14. DiPaola, Michael F.; Mendes da Costa Neves, Paula Maria. "Organizational citizenship behaviors in American and Portuguese public schools". Journal of Educational Administration 47 4 (2009): 490-507.
    Publicado • 10.1108/09578230910967464
Capítulo de livro
  1. Neves, Paula Costa; Paixão, Rui. "IMPORTÂNCIA DOS COMPORTAMENTOS DE CIDADANIA ORGANIZACIONAL NA PREVENÇÃO DE COMPORTAMENTOS DE RISCO - LEI DE EDUCAÇÃO SEXUAL NAS ESCOLAS PORTUGUESAS". In Psicologia: Identidade Profissional e Compromisso Social, 46-49. Brasil: Atena Editora, 2021.
    Publicado • 10.22533/at.ed.3942130035
  2. Costa Neves, Paula Maria; Paixão, Rui. "Importância dos comportamentos de cidadania organizacional na prevenção de comportamentos de risco : lei de educação sexual nas escolas portuguesa". Atena, 2021.
Tese / Dissertação
  1. Loureiro, Mariana Orfão. "Intervenção mediada por pares: estudo de caso com um aluno com perturbação do espectro do autismo". Mestrado, 2023. http://hdl.handle.net/10400.26/45053.
  2. Escolástico, Tânia Codinha. "Os comportamentos de cidadania organizacional e fadiga da cidadania: estudo-caso numa organização de apoio gerontologico". Mestrado, 2023. http://hdl.handle.net/10400.26/45830.
  3. Alberto, Maria Helena Mamede Albuquerque Vieira. "Stress traumático secundário e conflito trabalho-família em profissionais de instituições gerontológicas". Mestrado, 2022. http://hdl.handle.net/10400.26/43970.
  4. Bezerra, Maria de Jesus Oliveira. "A importância da formação docente para inclusão das crianças com necessidades educacionais específicas nos anos iniciais do ensino fundamental". Mestrado, 2022. http://hdl.handle.net/10400.26/42062.
  5. Sousa, Girlana Bezerra. "A importância da formação do docente na perspectiva da educação inclusiva". Mestrado, 2022. http://hdl.handle.net/10400.26/40801.
  6. Rodrigues, Samara Azevedo. "Estudo de caso sobre a importância do bem-estar no trabalho: sua relação com os comportamentos de cidadania organizacional e a intenção de rotatividade". Mestrado, 2022. http://hdl.handle.net/10400.26/40255.
  7. Rodrigues, Inês Marques. "Comportamentos Obrigatórios de Cidadania Organizacional e Responsabilidade Social Interna". Mestrado, 2022. http://hdl.handle.net/10400.26/43346.
  8. Furtado, Ingrid Cibele Costa. "A implementação de um Plano Individual de Transição para facilitação do processo de transição da escola para o mundo laboral de uma aluna com transtorno do espectro do autismo". Mestrado, 2022. http://hdl.handle.net/10400.26/40518.
  9. Almeida, Teresa Isabel Pereira. "As necessidades sociais da população idosa do Concelho de São Pedro do Sul". Mestrado, 2020. http://hdl.handle.net/10400.26/33222.
  10. Almeida, Rui Pedro de Carvalho. "Qualidade de vida e integração profissional de alunos que desenvolveram um plano individual de transição: implicações nas práticas de docentes de educação especial". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/10400.26/31149.
  11. Ferreira, Telmo Alexandre da Silva. "Importância do teatro na inclusão: promoção das interacções sociais num grupo de alunos com dois elementos com necessidades educativas especiais". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/10400.26/28090.
  12. Simões, Maria Clara Gaspar. "Perceção da qualidade e bem-estar subjetivo na residência de uma Escola Superior de Enfermagem". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10400.26/24027.
  13. Mendes, Rafaela Silva de Oliveira. "Estresse no ambiente de trabalho: aplicação de um programa de intervenção com profissionais da saúde de uma Unidade de Terapia Intensiva". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10400.26/24850.
  14. Vieira, Isabel Correia da Costa. "A avaliação de desempenho: as perceções de justiça e os níveis motivacionais dos trabalhadores em funções públicas". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10400.26/18628.
  15. Marques, Maria Luísa Couceiro. "Intervenção pedagógica para promoção do envolvimento em tarefa". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10400.26/18642.
  16. Ventura, Maria de Fátima dos Santos Martins. "O envolvimento em tarefa de uma aluna com transtorno do défice de atenção". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10400.26/18210.
  17. Martins, Tânia Sofia Francisco. "Promoção da comunicação através do uso dos símbolos SPC num adulto com deficiência intelectual". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10400.26/12342.
  18. Melo, Alda Maria Marques de Oliveira. "Promoção de autodeterminação de alunos com NEE e CEI: intervenção com treino vocacional na comunidade". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10400.26/12013.
  19. Gonçalves, Ana Rita da Silva. "Transição para a vida ativa". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10400.26/11709.
  20. Duarte, Rosa Maria. "Transição para a vida ativa de pessoas com deficiência intelectual através da implementação de um sistema de apoios: portfólio de transição". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10400.26/12803.
  21. Couceiro, Maria Alice da Silva Geraldo. "Envolver a família para promover o sucesso de todos para todos". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.26/11307.
  22. Sobral, Ana Sofia dos Santos. "Currículo funcional...que características?". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.26/11308.
  23. Maia, Maria Helena da Silva. "A família e as unidades de apoio especializado". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.26/12151.
  24. Vieira, Paulo Alexandre Dias. "Desenvolvimento de competências e comunicação verbal através de um programa (GRID2), em contexto familiar". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/10400.26/13099.
  25. Carramate, Maria Dulce Dias da Silva Neves. "Incapacidade intelectual e aprendizagem da leitura". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/10400.26/11826.
  26. Vicente, Paula Cristina Rodrigues. "Fatores facilitadores de inserção laboral do deficiente intelectual: ponto de vista dos empresários". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/10400.26/19700.
  27. Almeida, Cristina Maria Correia de. "A intervenção do programa de desenvolvimento sócio-afectivo num jovem com perturbação de hiperatividade e défice de atenção". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/10400.26/12124.
  28. Neves, Paula Maria Mendes da Costa. "Comportamentos de cidadania organizacional em escolas do ensino secundário". Doutoramento, 2010. http://hdl.handle.net/10316/14538.
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2020 - 2020 As necessidades sociais da população idosa do Concelho de São Pedro do Sul
Orientador
Gerontologia Social (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2019 - 2019 Importância do Teatro na Inclusão: Promoção das interações sociais num grupo de alunos com dois elementos com Necessidades Educativas Especiais
Orientador
Educação Especial (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2019 - 2019 Qualidade de Vida e Integração Profissional de Alunos que Desenvolveram um Plano Individual de Transição: Implicações nas Práticas de Docentes de Educação Especial
Orientador
Educação Especial (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2018 - 2018 Perceção da Qualidade e Bem-estar Subjetivo na Residência de uma Escola Superior de Enfermagem
Orientador
Comunicação Organi- Esp em Cidadania, Confiança e Responsabilidade Social (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2017 - 2017 O Envolvimento em Tarefa de uma Aluna com Transtorno do Défice de Atenção
Orientador
Educação Especial (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2017 - 2017 A avaliação de desempenho: as perceções de justiça e os níveis motivacionais dos trabalhadores em funções públicas.
Orientador
Comunicação Organi- Esp em Cidadania, Confiança e Responsabilidade Social (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2017 - 2017 Intervenção Pedagógica para Promoção do Envolvimento em Tarefa
Orientador
Educação Especial (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2016 - 2016 Promoção de Autodeterminação de alunos com NEE e CEI: intervenção com treino vocacional na comunidade
Coorientador
Educação Especial (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2016 - 2016 Promoção da comunicação através do uso dos símbolos SPC num adulto com deficiência intelectual
Orientador
Educação Especial (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2015 - 2015 Transição para a vida ativa de pessoas com deficiência intelectual através da implementação de um sistema de apoios - portefólio de transição
Orientador
Educação Especial (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2014 - 2014 Transição para a vida ativa
Orientador
Educação Especial (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2014 - 2014 Currículo Funcional¿ que Características?
Orientador
Educação Especial (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal