???global.info.a_carregar???
Ana Vale Pereira is an Assistant Professor at the Lusophone University of Porto. PhD in Educational Sciences from Universidade Porto. Integrated Member of Interdisciplinary Studies Centre of Education and Development (CeiED) at the Lusophone University of Humanities and Technologies (ULHT). Focused on the area of Social Sciences-Educational Sciences, with an emphasis on Adult Education and Training, Qualitative Research in Education and Public Education Policies. Integrated member of the Centre for Research and Intervention in Education at the University of Porto - Science Program of the Foundation for Science and Technology - FCT (2008 - 2010). Member of the research team in POCTI/CED/35554/1999 project ESTER - Schools and Territories the Social Construction of Educational Processes in Local Context, 2001 - 2003, financed by FCT. Technical consultant for the FCT-FSE / CED / 83522/2008 project, funded by the FCT. Research activities that resulted in the publication of articles in international and national specialized magazines, a chapter and a book. Responsible for Module 6 of the UC: Structures and Dynamics of Research Work, of the Doctoral Program in Psychology and a Module of the Doctoral Program in Educational Sciences (2008-2010). Develops training activity in Qualitative Data Analysis with the support of NVivo software since 2001.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Ana Vale Pereira

Identificadores de autor

Ciência ID
7A12-E668-ABAE

Endereços de correio eletrónico

  • anavalepereira@gmail.com (Profissional)

Moradas

  • Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CeiED). Campo Grande, 376, 1749 -­ 0, LISBOA, Lisboa , Portugal (Profissional)
  • Universidade Lusófona do Porto, R. de Augusto Rosa 24 , 4000-098 , Porto, Porto, Portugal (Profissional)

Websites

  • https://www.ulp.pt/mestrado/ciencias-da-educacao#lista-docentes (Profissional)
  • http://www.ceied.ulusofona.pt/pt/investigadoresas/investigadores-integrados/ (Profissional)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B2) Utilizador elementar (A2)
Francês Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B1)
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A2)
Formação
Grau Classificação
2003/07/01
Concluído
Ciências da Educação (Doutoramento)
Especialização em Ciências da Educação
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
""Alunos, Aprendentes e Aprendizes: Um Estudo Etnobiográfico Sobre Percursos de Formação. " (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovada por unanimidade
1998
Concluído
Pós graduação em Educação, Desenvolvimento e Mudança Social (Pós-Graduação)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
18 (dezoito) valores
1992 - 1996/09/16
Concluído
Ciências da Educação (Licenciatura)
Especialização em Educação da Criança
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
16 (dezasseis) valores
Percurso profissional

Ciência

2017 - Atual Investigador (Investigação)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2010 - 2013 Investigador (Investigação)
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
2008/09/01 - 2010/12/30 Investigador Auxiliar (carreira) (Investigação)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal

Docência no Ensino Superior

2017 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário)
Universidade Lusófona do Porto, Portugal
2009 - 2010 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
1996/10/02 - 1997/06/03 Professor Visitante (Docente Universitário)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Pólo de Chaves, Portugal

Outros

2012/02/25 - 2012/03/31 Curso "Novas possibilidades de pesquisa qualitativa: o uso do NVivo na análise de dados"
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2009/10/07 - 2009/11/11 Curso de Formação: Análise Qualitativa de Dados com Apoio do NVivo
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2008/11/12 - 2008/12/05 Curso de Formação "Novas Possibilidades de Pesquisa Qualitativa: O Uso do Nvivo7 na Análise de Dados".
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2008/07/10 - 2008/07/25 Curso de Formação "Novas Possibilidades de Pesquisa Qualitativa: O Uso do Nvivo 8 na Análise de Dados"
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2007/04/04 - 2007/05/30 Módulo da UC Pesquisa na Prática Professional, do Curso de Gerontologia
Universidade de Aveiro Escola Superior de Saúde de Aveiro, Portugal
2006/05/08 - 2006/06/26 Docente do Módulo: Análise Qualitativa de Dados com apoio do computador, do Curso de Mestrado: Avaliação em Educação
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2005/05/06 - 2005/06/17 A Análise Qualitativa de Dados com apoio do NUD*IST
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2005/05/04 - 2005/06/08 Módulo: Programa Doutoral "Curriculum em Didáctica"
Universidade de Aveiro Departamento de Ensino e Tecnologia Educativa,, Portugal
2005/05/26 - 2005/05/27 Módulo: A Análise Qualitativa de Dados com apoio do NUD*IST, Seminário do Curso de Enfermagem
Universidade de Aveiro Escola Superior de Saúde de Aveiro, Portugal
2004/05/07 - 2004/05/21 A Análise Qualitativa de Dados com apoio do NUD*IST, Mestrado em Ciências da Educação
Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal
2003/04/03 - 2003/05/05 Módulo: Seminário de Dissertação do Mestrado em Didácticas de Línguas
Universidade de Aveiro Departamento de Ensino e Tecnologia Educativa,, Portugal
2001/11/06 - 2001/12/05 Módulo: Seminário de Dissertação do Mestrado em Didácticas de Línguas
Universidade de Aveiro Departamento de Ensino e Tecnologia Educativa,, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2011 - 2012/05 Metáforas no Ensino Superior
PEst-OE/CED/UI0167/2014
Investigador
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas
2009 - 2010 Concepções pessoais de competência dos alunos e eficácia colectiva das turmas, professores e escolas: Contributos para o sucesso escolar no ensino secundário
info:eu-repo/grantAgreement/FCT/SFRH/SFRH2%FBD2%F130952%F2003/PT
Desenvolvimento técnico
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
2001 - 2003 Escolas e Territórios (ESTER) – A construção Social dos processos educativos em contexto local
POCTI/CED/35554/1999
Bolseiro de Doutoramento
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Vale, Ana. 2014. "A Escola a Tempo Inteiro entre a consolidação e a deriva". Trabalho apresentado em I Seminário Internacional de Observatórios de Educação e Formação, Porto, Portugal. Porto, Portugal.
    Publicado
  2. Vale, Ana. 2012. "Atividades de Enriquecimento Curricular: Qual o sentido da mudança?". Trabalho apresentado em III congresso Ibero-Americano de Politica e Administração da Educação, Porto, Portugal.
  3. Vale, Ana. 2012. "O uso das metáforas nos processos de ensinar e aprender no ensino superior". Trabalho apresentado em VII Congresso IberoAmericano de Docência Universitária.
  4. Pereira, Ana. 2010. "Reflexões sobre o informal e o experiencial na formação de adultos:".
  5. Pereira, Ana. 2010. "O Calcanhar de Aquiles' do Programa AEC:".
Artigo em revista
  1. Vale, Ana; Mouraz, Ana. 2015. "All-day schooling: Improving social and educational portuguese policies.". (7): 199-216. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84928409824&partnerID=MN8TOARS.
    Acesso aberto
  2. Pereira, Ana. 2014. "Da monodocência aos ensaios de coadjuvação no 1º Ciclo do Ensino Básico". Educação, Sociedade & Culturas. http://hdl.handle.net/10216/78753. .
    Acesso aberto • Publicado
  3. Pereira, Ana. 2014. "A Formação Experiencial: A Vertente Estigmatizada da Formação de Adultos". Sensos.
  4. Pereira, Ana. 2013. "Os saberes experienciais: novos desafios, velhas contradições". Revista Diversidades.
  5. Mouraz, Ana; Vale, Ana. 2013. "The Use of Metaphors in the Processes of Teaching and Learning in Higher Education". (5(1)): 99-110. https://www.fpce.up.pt/ciie/sites/default/files/IOJES_1041.pdf.
    Acesso aberto
  6. Pereira, Ana. 2012. "Atividades de enriquecimento curricular: O difícil equilíbrio entre a resposta social e a qualidade educativa". Revista de Sociologia Configurações (10): 123-136.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Vale, Ana; Mouraz, Ana. 2019. "OS DEBATES COMO ESTRATÉGIA DE TRABALHO CURRICULAR PARTICIPADO DOS ESTUDANTES NO ENSINO SUPERIOR: CUMPRINDO O DESÍGNIO DA COESÃO SOCIAL E DA INCLUSÃO". 184-216. São Paulo, Brasil: Edições Hipótese,. https://nutecca.webnode.com/edicoes-hipotese-e-books/ .
    Publicado
  2. Vale, Ana. 2018. "A formação experiencial: a vertente estigmatizada da formação de adultos". In O outro lado do espelho: Percursos de investigação (CeiED 2013-2014), editado por António Teodoro, 298-315. Portugal: Edições Universitárias Lusófona. http://www.ceied.ulusofona.pt/pt/download/escola-em-tempo-de-crise-problemas-desafios-e-perspectivas/.
    Publicado
  3. Vale, Ana. 2018. "Portuguese All-Day Schooling: improving social and educational policies". Lisboa, Portugal: Edições Universitárias Lusófona. http://recil.grupolusofona.pt/bitstream/handle/10437/9824/n6%20Beyond%20Mirrors_e-book.pdf?sequence=1.
    Publicado
Livro
  1. Vale, Ana. 2014. ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR: Qual o sentido da mudança?. Porto, Portugal: CIIE – Centro de Investigação e Intervenção Educativas Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade do Porto. https://www.fpce.up.pt/ciie/?q=publication/e-books/edition/atividades-de-enriquecimento-curricular-qual-o-sentido-da-mudan%C3%A7.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Vale, Ana. 2003. "Alunos, aprendentes e aprendizes: um estudo etnobiográfico sobre percursos de formação". Doutoramento. https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2011/10/15 ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR: QUAL O SENTIDO DA MUDANÇA? III Congresso Ibero Americano de Políticas e Administração da Educação: Gestão Pedagógica e Política educativa
(Saragoça , Espanha)
2010/10/05 Reflexões sobre o Informal e o Experiencial na Formação de Adultos: a natureza dos «saberes da acção» e dispositivos de avaliação. 2º Congresso Internacional de Avaliação em Educação
Universidade do Minho (Braga , Portugal)
2010/07 Social Cartography as a Participative Research Tool: The case of Miragaia (Porto, Portugal) EERA Network 14 - Communities, Families and Schooling in Educational Research, ECER 2010 Helsinki European Conference, 25,26 , 27 August.
Helsinki European Conference (Helsinquia , Finlândia)
2010/06 O “Calcanhar de Aquiles” do Programa AEC: A Articulação Curricular IX Colóquio sobre Questões Curriculares / V Colóquio Luso Brasileiro
Universidade do Porto, Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação (Porto, Portugal)
2009/09 Cartografia Social do Porto. I Fórum de Investigação das Ciências da Educação - FICE
Instituto de Educação (Lisboa , Portugal)

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2019/07/16 - 2019/07/19 8º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa Lisboa
2018/07/11 - 2018/07/13 7º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa Universidade de Fortaleza - Brasil
2017/07/12 - 2017/07/14 6º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa Salamanca-Espanha

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2008 - 2008 Consultora do Projeto financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia – FCT- FSE/CED/83522/2008 – coordenado pela Professora Doutora Luísa Faria, da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, da Universidade do Porto Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2009 - 2009 Módulo de Investigação Qualitativa com Apoio do Software Nvivo, Programa Doutoral em Ciências da Educação. (Doutoramento) Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2009 - 2009 Curso de NVivo 8 - UC: Dinâmicas e Estruturas do Trabalho de Investigação, (Doutoramento) Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2008 - 2008 Módulo 6 da UC: Estruturas e Dinâmicas do Trabalho de Investigação (1º S), do Programa Doutoral em Psicologia. (Curso de doutoramento (conclusão de unidades curriculares)) Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2007 - 2007 Módulo: Análise Qualitativa de Dados com apoio do computador (Licenciatura)
2007 - 2007 Novas Possibilidades de Pesquisa Qualitativa: O Uso do Nvivo 8 na Análise de Dados (Outros) Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2006 - 2006 Análise Qualitativa de Dados com apoio do computador (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2005 - 2005 A Análise Qualitativa de Dados com apoio do NUD*IST (Doutoramento) Universidade de Aveiro Departamento de Ensino e Tecnologia Educativa,, Portugal
2004 - 2004 A Análise Qualitativa de Dados com apoio do NUD*IST (Mestrado) Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação de Portalegre, Portugal
1996 - 1997 UC: Cultura e Sociedade CESE: Educação de Adultos e Desenvolvimento Comunitário em Ensino. (Diploma de especialização) Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
Distinções

Prémio

1996 Engenheiro António de Almeida