???global.info.a_carregar???
Ana Vale Pereira is a PhD in Sciences of Education. She teaches at the Lusófona University of Porto (Portugal) since, 2013. She is a PhD Integrated Researcher of Interdisciplinary Research Centre for Education and Development (CeiED) at the Lusófona University. The context in which from 2019 to 2021 she developed research activity in the project Erasmus+ Family-based Open Science Schooling. From 2008 to 2010 she was a PhD Integrated Researcher of the Centre for Research and Intervention in Education (CIIE) of the Faculty of Psychology and Sciences of Education, University of Porto. Her research interests have been on Social Sciences-Educational Sciences, with emphasis on Adult Education and Training, Qualitative Research in Education, Public Education Policies, and Teaching and Learning Methodologies in Higher Education. Such topics are in line with her publications in specialist journals, book sections, and an e-book. In his professional activities, he interacted with collaborators in the co-authorship of scientific works.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Ana Vale Pereira

Nomes de citação

  • Vale, Ana
  • Pereira, Ana Vale

Identificadores de autor

Ciência ID
7A12-E668-ABAE
ORCID iD
0000-0002-9027-8940

Endereços de correio eletrónico

  • anavalepereira@gmail.com (Profissional)

Moradas

  • Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CeiED). Campo Grande, 376, 1749 -­ 0, LISBOA, Lisboa , Portugal (Profissional)
  • Universidade Lusófona do Porto, R. de Augusto Rosa 24 , 4000-098 , Porto, Porto, Portugal (Profissional)

Websites

  • https://www.ulp.pt/mestrado/ciencias-da-educacao#lista-docentes (Profissional)
  • http://www.ceied.ulusofona.pt/pt/investigadoresas/investigadores-integrados/ (Profissional)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B1)
Francês Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B1)
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A2)
Formação
Grau Classificação
2003/07/01
Concluído
Ciências da Educação (Doutoramento)
Especialização em Ciências da Educação
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
""Alunos, Aprendentes e Aprendizes: Um Estudo Etnobiográfico Sobre Percursos de Formação. " (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovada por unanimidade
1998
Concluído
Pós graduação em Educação, Desenvolvimento e Mudança Social (Pós-Graduação)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
18 (dezoito) valores
1996/09/16
Concluído
Ciências da Educação (Licenciatura)
Especialização em Educação da Criança
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
16 (dezasseis) valores
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2017/09/01 - Atual Investigador (Investigação) Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Portugal
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2010 - 2013 Investigador Auxiliar Convidado (carreira) (Investigação) Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
2008/09/01 - 2010/12/30 Investigador Auxiliar (carreira) (Investigação) Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2017 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade Lusófona do Porto, Portugal
1996/10/02 - 1997/06/03 Professor Visitante (Docente Universitário) Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Pólo de Chaves, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2019 - 2021/10/30 Family-based Open Science Schooling
Investigador
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Portugal
Erasmus Plus
2011 - 2012/05 Metáforas no Ensino Superior
PEst-OE/CED/UI0167/2014
Investigador
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas
Concluído
2009 - 2010 Concepções pessoais de competência dos alunos e eficácia colectiva das turmas, professores e escolas: Contributos para o sucesso escolar no ensino secundário
info:eu-repo/grantAgreement/FCT/SFRH/SFRH2%FBD2%F130952%F2003/PT
Desenvolvimento técnico
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2001 - 2003 Escolas e Territórios (ESTER). A construção Social dos processos educativos em contexto local
POCTI/CED/35554/1999
Bolseiro de Doutoramento
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Vale, Ana; Martins, Alcina Manuela de Oliveira; Coimbra, Maria de Nazaré Castro Trigo . Autor correspondente: Martins, Alcina Manuela de Oliveira. "TTHE EXPERIENCE OF REMOTE TEACHING IN HIGHER EDUCATION: A SCENARIO OF CHALLENGES AND OPPORTUNITIESES". Trabalho apresentado em 85 th International Scientific Conference on Economic and Social Development – Porto, 21-22 July, 2022, Porto, 2022.
    Publicado
  2. Coimbra, Nazaré; Pereira, Ana Vale; Martins, Alcina; Baptista, Cristina. "Pedagogical Supervision and Change: Dynamics of Collaboration and Teacher Developement". Trabalho apresentado em 52nd International Scientific Conference on Economic and Social Development, Porto, 2020.
    Publicado
  3. Vale, Ana. "A Escola a Tempo Inteiro entre a consolidação e a deriva". Trabalho apresentado em I Seminário Internacional de Observatórios de Educação e Formação, Porto, 2014.
    Publicado
  4. Vale, Ana. "Atividades de Enriquecimento Curricular: Qual o sentido da mudança?". Trabalho apresentado em III congresso Ibero-Americano de Politica e Administração da Educação, Porto, 2012.
    Publicado
  5. Mouraz, Ana; Vale, Ana. "O uso das metáforas nos processos de ensinar e aprender no ensino superior". Trabalho apresentado em VII Congresso IberoAmericano de Docência Universitária, 2012.
    Publicado
  6. Pereira, Ana. "O Calcanhar de Aquiles' do Programa AEC:". Trabalho apresentado em IX colóquio sobre questões curriculares/V colóquio luso-brasileiro, 2010.
    Publicado
  7. Vale, Ana. "Reflexões sobre o informal e o experiencial na formação de adultos:". 2010.
Artigo em revista
  1. Vale Pereira, Ana; De Oliveira Martins, Alcina Manuela; Coimbra, Nazaré. "Teachers and students’ perceptions about remote teaching in higher education: online qualitative research". Revista Pesquisa Qualitativa 10 25 (2022): 313-329. http://dx.doi.org/10.33361/rpq.2022.v.10.n.25.476.
    Acesso aberto • 10.33361/rpq.2022.v.10.n.25.476
  2. Vale, Ana; Coimbra, Nazaré; Martins, Alcina; Oliveira, José. "Education and innovation: impacts during a global pandemic in a higher education institution". SHS Web of Conferences 92 (2021): 01053. http://dx.doi.org/10.1051/shsconf/20219201053.
    10.1051/shsconf/20219201053
  3. Carmen Carvalho; Vale, Ana; Magalhães, Susana. "Communication and Decision Making in Neonatal Intensive Care: Why Narrative Medicine Matters". 1 (2020): 104-121.
    Acesso aberto • Publicado
  4. Coimbra, Nazaré; Pereira, Ana Vale; Martins, Alcina; Baptista, Cristina. "Pedagogical Supervision and Change: Dynamics of Collaboration and Teacher Development". THE INTERNATIONAL JOURNAL OF MANAGEMENT SCIENCE AND BUSINESS ADMINISTRATION 6 4 (2020): 55-62. http://dx.doi.org/10.18775/ijmsba.1849-5664-5419.2014.64.1005.
    Publicado • 10.18775/ijmsba.1849-5664-5419.2014.64.1005
  5. Martins, jorge; Vale, Ana; Mouraz, Ana. "All-day schooling: Improving social and educational portuguese policies.". 7 (2015): 199-216. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84928409824&partnerID=MN8TOARS.
    Acesso aberto
  6. Pereira, Ana; Mouraz, Ana. "Da monodocência aos ensaios de coadjuvação no 1º Ciclo do Ensino Básico". Educação, Sociedade & Culturas 43 (2014): 85-103. http://hdl.handle.net/10216/78753..
    Acesso aberto • Publicado
  7. Pereira, Ana. "A Formação Experiencial: A Vertente Estigmatizada da Formação de Adultos". Sensos (2014):
  8. Pereira, Ana. "Os saberes experienciais: novos desafios, velhas contradições". Revista Diversidades (2013):
  9. Mouraz, Ana; Vale, Ana. "The Use of Metaphors in the Processes of Teaching and Learning in Higher Education". 5(1) (2013): 99-110. https://www.fpce.up.pt/ciie/sites/default/files/IOJES_1041.pdf.
    Acesso aberto
  10. Mouraz, Ana; Vale, Ana; Martins, Jorge. "Atividades de enriquecimento curricular: O difícil equilíbrio entre a resposta social e a qualidade educativa". Configurações 10 (2012): 123-136. file:///C:/Users/Utilizador/Downloads/configuracoes-1438.pdf.
    Acesso aberto
Capítulo de livro
  1. Carvalho, Carmen; Vale, Ana; Magalhães, Susana. "COMMUNICATION AND DECISION MAKING IN NEONATAL INTENSIVE CARE: WHY NARRATIVE MEDICINE MATTERS". 104-121. Ludomedia, 2020.
    Publicado • 10.36367/ntqr.1.2020.104-121
  2. Vale, Ana; Mouraz, Ana. "OS DEBATES COMO ESTRATÉGIA DE TRABALHO CURRICULAR PARTICIPADO DOS ESTUDANTES NO ENSINO SUPERIOR: CUMPRINDO O DESÍGNIO DA COESÃO SOCIAL E DA INCLUSÃO". In Docência no Ensino Superior: experiências no Brasil, Portugal e Espanha, 184-216. São Paulo, Brasil: Edições Hipótese,, 2019.
    Publicado
  3. Vale, Ana. "A formação experiencial: a vertente estigmatizada da formação de adultos". In O outro lado do espelho: Percursos de investigação (CeiED 2013-2014), editado por António Teodoro, 298-315. Portugal: Edições Universitárias Lusófona, 2018.
    Publicado
  4. Martins, jorge; Vale, Ana; Mouraz, Ana. "Portuguese All-Day Schooling: improving social and educational policies". In Beyond Mirrors: research pathways (CeiED 2013-2017), 51. Lisboa, Portugal: Edições Universitárias Lusófona, 2018.
    Publicado
Livro
  1. Martins, Jorge; Mouraz, Ana; Vale, Ana. ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR: Qual o sentido da mudança?. Porto, Portugal: CIIE – Centro de Investigação e Intervenção Educativas Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade do Porto. 2014.
    Publicado
Resumo em conferência
  1. Vale, Ana; Martins, Alcina Manuela de Oliveira; Coimbra, Maria de Nazaré Castro Trigo . Autor correspondente: Coimbra, Maria de Nazaré Castro Trigo. "Investigação Qualitativa Online: Novas Tendências e Desafios". Trabalho apresentado em Iº CONGRESSO INTERNACIONAL SOBRE METODOLOGIA: DESAFIOS METODOLÓGICOS ATUAIS (QUALIS2021), Santiago de Compostela, 2021.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Vale, Ana. "Alunos, aprendentes e aprendizes: um estudo etnobiográfico sobre percursos de formação". Doutoramento, Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2003. https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2020/11/26 Profissão docente e renovação das práticas pedagógicas no ensino superior em tempos de pandemia 3º Simpósio WCCES
Realizado de modo virtual (Portugal)
2014 A Escola a Tempo Inteiro entre a consolidação e a deriva I Seminário Internacional de Observatórios de Educação e Formação
Universidade do Porto, Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação (Porto, Portugal)
2012/11/15 ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR: QUAL O SENTIDO DA MUDANÇA? III Congresso Ibero Americano de Políticas e Administração da Educação
(Zaragoça , Espanha)
2010/10/05 Reflexões sobre o Informal e o Experiencial na Formação de Adultos: a natureza dos «saberes da acção» e dispositivos de avaliação. 2º Congresso Internacional de Avaliação em Educação
Universidade do Minho (Braga , Portugal)
2010/07 Social Cartography as a Participative Research Tool: The case of Miragaia (Porto, Portugal) EERA Network 14 - Communities, Families and Schooling in Educational Research, ECER 2010 Helsinki European Conference, 25,26 , 27 August.
Helsinki European Conference (Helsinquia , Finlândia)
2010/06 O “Calcanhar de Aquiles” do Programa AEC: A Articulação Curricular IX Colóquio sobre Questões Curriculares / V Colóquio Luso Brasileiro
Universidade do Porto, Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação (Porto, Portugal)
2009/09 Cartografia Social do Porto. I Fórum de Investigação das Ciências da Educação - FICE
Instituto de Educação (Lisboa , Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2018 - 2020/12/21 A ASSISTÊNCIA PALIATIVISTA, UMA DIMENSÃO IGNORADA NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM: AS PERCEÇÕES E AS PALAVRAS DOS ENFERMEIROS
Orientador de Elane Silva de Oliveira
Universidade Lusófona do Porto, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2021/10/06 - Atual Lição: Os processos de ensino e aprendizagem no Ensino Superior: tendências, desafios e caminhos possíveis. Sessão de abertura do ano letivo 2021-22 da ULP.
Outro
Sessão Solene de Abertura do Ano Letivo 2021-2022
Universidade Lusófona do Porto, Portugal
2021/01 - Atual Sessão sobre Pesquisa Narrativa. 5ª edição do Curso Intensivo em Medicina Narrativa Curso Intensivo em Medicina Narrativa
Universidade Católica Portuguesa Centro de Documentação Europeia, Portugal
2020/01/15 - 2020/01/15 Lecionação - Aula sobre Metodologia Qualitativa em Medicina Narrativa. 4 ª edição Curso Intensivo em Medicina Narrativa
Outro
Curso Intensivo em Medicina Narrativa
Universidade Católica Portuguesa Instituto de Bioética, Portugal
2012/07/25 - 2012/07/27 Coordenação das salas - 108 e 256. Tema 1- A docência e o processo de Bolonha/ A docência no quadro do processo de Bolonha. E coordenação da sala- 253. Tema 8- Modos de trabalho Pedagógico no ensino Superior.
Congresso
VII Congresso Iberoamericano de Docência Universitária.
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2020/12/21 A ASSISTÊNCIA PALIATIVISTA, UMA DIMENSÃO IGNORADA NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM: AS PERCEÇÕES E AS PALAVRAS DOS ENFERMEIROS
Orientador
: ELANE SILVA DE OLIVEIRA (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Investigação em Comunicação Aplicada Cultura e Novas Tecnologias, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2022/07/12 - 2022/07/15 CIAIQ2022: 11º CONGRESO IBERO-AMERICANO EN INVESTIGACIÓN CUALITATIVA Corunha (Espanha)
2021/04/05 - 2021/04/19 CIAIQ2021: 10º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa
2020/07/14 - 2020/07/17 CIAIQ2020: 9º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa Vídeo Conferência Sessões síncronas online
2019/07/16 - 2019/07/19 CIAIQ2019: 8º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa Lisboa
2018/07/11 - 2018/07/13 CIAIQ2018: 7º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa Universidade de Fortaleza - Brasil
2017/07/12 - 2017/07/14 CIAIQ 2017- 6º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa Salamanca-Espanha
2016/07/12 - 2016/07/14 5º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa Porto, Portugal

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2022/10/19 - 2022/11/04 Revista Pesquisa Qualitativa_ RPQ (ISSN 2525-8222) Sociedade de Estudos e Pesquisa Qualitativos (SE&PQ)
2022/09/02 - 2022/09/07 Revista Pesquisa Qualitativa_ RPQ ( 2525-8222 Online) Sociedade de Estudos e Pesquisa Qualitativos (SE&PQ

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2008 - 2008 Consultora do Projeto financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia – FCT- FSE/CED/83522/2008 – coordenado pela Professora Doutora Luísa Faria, da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, da Universidade do Porto Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2018/02/16 - Atual UC: Formação Experiencial: Origens, Definições e Práticas Mestrado em Ciências da Educação, Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores (Mestrado) Universidade Lusófona do Porto Faculdade de Psicologia Educação e Desporto, Portugal
2017 - Atual Modulo- Metodologia Qualitativa, UC: Metodologias de Investigação em Educação Curso de Mestrado em Ciências da educação -Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores (Mestrado) Universidade Lusófona do Porto, Portugal
2022/04/08 - 2022/07/08 Coordenação do Curso de Metodologias de Ensino Inovadoras para Professores ULP (Outros)
2022/02/01 - 2022/02/22 Metodologias de Investigação em Literacia dos Media e da Informação I (Mestrado) Universidade Lusófona do Porto, Portugal
2021/04/07 - 2021/07/21 Coordenação do Curso de Metodologias de Ensino Inovadoras para Professores da ULP (Outros) Universidade Lusófona do Porto Faculdade de Psicologia Educação e Desporto, Portugal
2021/02/19 - 2021/03/12 Unidade Curricular: Conceitos, Modelos e Contextos em Supervisão Mestrado em Ciências da Educação. Especialização em Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores (Mestrado) Universidade Lusófona do Porto, Portugal
2020/12/05 - 2020/12/12 Módulo- Metodologia Qualitativa, UC: Metodologias de Investigação em Educação Curso de Mestrado em Ciências da Educação, Especialização em Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores (Mestrado) Universidade Lusófona do Porto, Portugal
2019/02/22 - 2019/02/28 Modulo_ Metodologia Qualitativa, UC: Metodologia de Investigação em Educação (Mestrado) Universidade Lusófona do Porto Faculdade de Psicologia Educação e Desporto, Portugal
2018/06/08 - 2018/06/29 UC: O Método (auto)biográfico na Formação (Mestrado) Universidade Lusófona do Porto Faculdade de Psicologia Educação e Desporto, Portugal
2018 - 2018 Módulo- Metodologia Qualitativa, UC: Metodologias de Investigação em Educação Curso de Mestrado em Ciências da Educação , Especialização em Supervisão Pedagógica e Formação de Professores Universidade Lusófona do Porto, Portugal
2012/02/25 - 2012/03/31 Curso de formação : Novas possibilidades de pesquisa qualitativa: o uso do NVivo na análise de dados (Outros) Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2009/10/07 - 2009/11/11 Curso de Formação: Análise Qualitativa de Dados com Apoio do NVivo
2009 - 2009 Módulo de Investigação Qualitativa com Apoio do Software Nvivo, Programa Doutoral em Ciências da Educação. (Doutoramento) Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2009 - 2009 Curso de NVivo 8 - UC: Dinâmicas e Estruturas do Trabalho de Investigação, (Doutoramento) Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2008/11/12 - 2008/12/05 Curso de Formação: Novas Possibilidades de Pesquisa Qualitativa: O Uso do Nvivo7 na Análise de Dados"
2008/07/10 - 2008/07/25 Curso de Formação: Novas Possibilidades de Pesquisa Qualitativa: O Uso do Nvivo 8 na Análise de Dados
2008 - 2008 Módulo 6 da UC: Estruturas e Dinâmicas do Trabalho de Investigação (1º S), do Programa Doutoral em Psicologia. (Curso de doutoramento (conclusão de unidades curriculares)) Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2007/04/04 - 2007/05/30 Módulo da UC Pesquisa na Prática Professional, do Curso de Gerontologia
2007 - 2007 Módulo: Análise Qualitativa de Dados com apoio do computador (Licenciatura)
2007 - 2007 Curso de Formação - Novas Possibilidades de Pesquisa Qualitativa: O Uso do Nvivo 8 na Análise de Dados (Pós-Graduação) Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2006/05/08 - 2006/06/26 Módulo: Análise Qualitativa de Dados com apoio do computador, Curso de Mestrado: Avaliação em Educação
2006 - 2006 Análise Qualitativa de Dados com apoio do computador (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2005/05/06 - 2005/06/17 A Análise Qualitativa de Dados com apoio do NUD*IST
2005/05/04 - 2005/06/08 Módulo: Programa Doutoral "Curriculum em Didáctica" Universidade de Aveiro Departamento de Ensino e Tecnologia Educativa,, Portugal
2005/05/26 - 2005/05/27 Módulo: A Análise Qualitativa de Dados com apoio do NUD*IST, Seminário do Curso de Enfermagem Universidade de Aveiro Escola Superior de Saúde de Aveiro, Portugal
2005 - 2005 A Análise Qualitativa de Dados com apoio do NUD*IST (Doutoramento) Universidade de Aveiro Departamento de Ensino e Tecnologia Educativa,, Portugal
2004/05/07 - 2004/05/08 A Análise Qualitativa de Dados com apoio do NUD*IST Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal
2004 - 2004 A Análise Qualitativa de Dados com apoio do NUD*IST (Mestrado) Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação de Portalegre, Portugal
2003/04/03 - 2003/05/05 Módulo: Seminário de Dissertação Universidade de Aveiro Departamento de Ensino e Tecnologia Educativa,, Portugal
2001/11/06 - 2001/12/05 Módulo: Seminário de Dissertação
1996 - 1997 UC: Cultura e Sociedade CESE: Educação de Adultos e Desenvolvimento Comunitário em Ensino. (Diploma de especialização) Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
Distinções

Prémio

1996 Engenheiro António de Almeida