???global.info.a_carregar???
Marta Isabel Franco Marchante. Concluiu o(a) Mestrado em Psicoterapia Cognitivo-Comportamental Integrativa em 2010 pelo(a) Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia. É Investigador no(a) Universidade Lusíada Porto Centro de Investigação em Psicologia para o Desenvolvimento. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Desenvolvimento socioemocional; Implementação de programas; Eficácia; Efetividade; Pensamento automático - psicologia; Ajustamento psicológico; Teses de mestrado - 2010; .
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Marta Isabel Franco Marchante

Nomes de citação

  • Marchante, Marta

Identificadores de autor

Ciência ID
7918-23CE-11C7
ORCID iD
0000-0002-9171-840X

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Psicologia

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2024/02 - 2027
Em curso
Psicologia, especialidade em Psicologia da Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
2010
Concluído
Psicoterapia Cognitivo-Comportamental Integrativa (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
"A avaliação dos pensamentos automáticos negativos em crianças e adolescentes" (TESE/DISSERTAÇÃO)
16
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2024/04/15 - Atual Estagiário de Investigação (Investigação) Universidade de Lisboa Centro de Investigação em Ciência Psicológica, Portugal
2018 - 2024/02 Investigador (Investigação) Universidade Lusíada Porto Centro de Investigação em Psicologia para o Desenvolvimento, Portugal
2018 - 2018 Investigador (Investigação) Universidade Lusíada Porto Centro de Investigação em Psicologia para o Desenvolvimento, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2012/12/01 - 2015/12/01 Técnica Superior no Gabinete de Estudos e Observatório de Empregabilidade Ordem dos Psicólogos Portugueses, Portugal
Produções

Publicações

Artigo em jornal
  1. Marchante, Marta; Alexandre Coelho, V.; Ana Maria Romão. "The influence of school climate in bullying and victimization behaviors during middle school transition", Contemporary Educational Psychology, 2022, 71, https://doi.org/10.1016/j.cedpsych.2022.102111.
Artigo em revista
  1. Alexandre Coelho, V.; Marchante, M.; Maria Romão, A.. "Adolescents’ trajectories of social anxiety and social withdrawal: Are they influenced by traditional bullying and cyberbullying roles?". Contemporary Educational Psychology 69 (2022): http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85123849622&partnerID=MN8TOARS.
    10.1016/j.cedpsych.2022.102053
  2. Marchante, Marta; Coelho, Vítor Alexandre. "O programa de aprendizagem socioemocional - atitude positiva 3º ciclo nas academias gulbenkian do conhecimento". Revista INFAD de Psicología. International Journal of Developmental and Educational Psychology. 2 1 (2021): 461-470. http://dx.doi.org/10.17060/ijodaep.2021.n1.v2.2097.
    10.17060/ijodaep.2021.n1.v2.2097
  3. Coelho, V.A.; Marchante, M.. "A multilevel analysis of the influence of bullying participant roles upon the trajectories of adolescents’ social and emotional competencies". School Psychology International 42 3 (2021): 306-323. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85099797936&partnerID=MN8TOARS.
    10.1177/0143034321988972
  4. Vanda Sousa; Marta Marchante; Vítor Alexandre Coelho; Andreia Quintais. "Promover a igualdade de género: para além da perpetuação de estereótipos de género". International Journal of Developmental and Educational Psychology. Revista INFAD de Psicología. 5 1 (2019): 125-125. https://doi.org/10.17060%2Fijodaep.2019.n1.v5.1575.
    10.17060/ijodaep.2019.n1.v5.1575
  5. Vitor Alexandre Coelho; Marta Marchante; Ana Maria Romão. "Efeitos da transição para o 2º ciclo sobre o envolvimento dos alunos em bullying". International Journal of Developmental and Educational Psychology. Revista INFAD de Psicología. 5 1 (2019): 135-135. https://doi.org/10.17060%2Fijodaep.2019.n1.v5.1576.
    10.17060/ijodaep.2019.n1.v5.1576
  6. Vítor Alexandre Coelho; Marta Marchante. "Trajectories of Social and Emotional Competencies according to Cyberbullying Roles: A Longitudinal Multilevel Analysis". Journal of Youth and Adolescence 47 9 (2018): 1952-1965. https://doi.org/10.1007%2Fs10964-018-0895-5.
    10.1007/s10964-018-0895-5
  7. Vítor Alexandre Coelho; Vanda Sousa; Marta Marchante. "Positive Transition to Middle School: A Multilevel Model Analysis of a Portuguese School Adjustment Program". Journal of Positive Behavior Interventions 20 3 (2018): 160-171. https://doi.org/10.1177%2F1098300717750872.
    10.1177/1098300717750872
  8. Coelho, Vitor A.; Sousa, Vanda; Marchante, Marta. "Social and Emotional Competencies Evaluation Questionnaire—Teacher’s Version". Psychological Reports 119 1 (2016): 221-236. http://dx.doi.org/10.1177/0033294116656617.
    10.1177/0033294116656617
  9. Vitor A. Coelho; Vanda Sousa; Marta Marchante. "Social and Emotional Competencies Evaluation Questionnaire—Teacher’s Version". Psychological Reports 119 1 (2016): 221-236. https://doi.org/10.1177%2F0033294116656617.
    10.1177/0033294116656617
  10. Vítor Alexandre Coelho; Vanda Sousa; Marta Marchante; Ana Maria Romão. "Validação do questionário Autoconceito Forma 5 numa amostra de crianças e adolescentes portugueses". International Journal of Developmental and Educational Psychology. Revista INFAD de Psicología. 1 1 (2016): 67-67. https://doi.org/10.17060%2Fijodaep.2015.n1.v1.11.
    10.17060/ijodaep.2015.n1.v1.11
  11. Vitor Alexandre Coelho; Marta Marchante; Shane R. Jimerson. "Promoting a Positive Middle School Transition: A Randomized-Controlled Treatment Study Examining Self-Concept and Self-Esteem". Journal of Youth and Adolescence 46 3 (2016): 558-569. https://doi.org/10.1007%2Fs10964-016-0510-6.
    10.1007/s10964-016-0510-6
  12. Coelho, Vítor Alexandre; Marchante, Marta; Sousa, Vanda; Romão, Ana Maria. "Programas de intervenção para o desenvolvimento de competências socioemocionais: Uma revisão crítica dos enquadramentos SEL e SEAL". Análise Psicológica 34 1 (2016): 61-72. http://dx.doi.org/10.14417/ap.966.
    10.14417/ap.966
  13. Vítor Alexandre Coelho; Vanda Sousa; Marta Marchante; Patrícia Brás; Ana Maria Romão. "Bullying and cyberbullying in Portugal: Validation of a questionnaire and analysis of prevalence". School Psychology International 37 3 (2016): 223-239. https://doi.org/10.1177%2F0143034315626609.
    10.1177/0143034315626609
  14. Vítor Alexandre Coelho; Marta Marchante; Vanda Sousa. "Positive Attitude Program’s Impact upon Self-Concept across Childhood and Adolescence // Emociones positivas, apoyo a la autonomía y rendimiento de estudiantes universitarios: El papel mediador del compromiso académico y la autoeficacia". Revista de Psicodidactica / Journal of Psychodidactics 21 2 (2016): 261-280. https://doi.org/10.1387%2Frevpsicodidact.15129.
    10.1387/revpsicodidact.15129
  15. Vitor Alexandre Coelho; Marta Marchante; Patrícia Brás; Liliana Pereira; Coelho, Vitor Alexandre; Marchante, Marta; Brás, Patrícia; Pereira, Liliana. "Portuguese psychology: Placing the professional practice and training in a global context". Universitas Psychologica 15 4 (2016): https://doi.org/10.11144%2Fjaveriana.upsy15-4.pppp.
    10.11144/javeriana.upsy15-4.pppp
  16. Vitor Alexandre Coelho; Marta Marchante; Raquel Raimundo; Shane Jimerson. "Educational psychology in Portugal: Results of the 2013 International School Psychology Survey". School Psychology International 37 1 (2015): 18-31. https://doi.org/10.1177%2F0143034315605422.
    10.1177/0143034315605422
  17. Vítor Alexandre Coelho; Marta Marchante; Vanda Sousa. "“Positive Attitude”: A multilevel model analysis of the effectiveness of a Social and Emotional Learning Program for Portuguese middle school students". Journal of Adolescence 43 (2015): 29-38. https://doi.org/10.1016%2Fj.adolescence.2015.05.009.
    10.1016/j.adolescence.2015.05.009
  18. Vitor Alexandre Coelho; Vanda Sousa; Marta Marchante. "Development and Validation of the Social and Emotional Competencies Evaluation Questionnaire". Journal of Educational and Developmental Psychology 5 1 (2015): https://doi.org/10.5539%2Fjedp.v5n1p139.
    10.5539/jedp.v5n1p139
Artigo em revista (magazine)
  1. Coelho, Vítor Alexandre; Marchante, Marta. "Project Positive Attitude: Lessons from 18 years in the Field", UNESCO BlueDOT, 2022
Capítulo de livro
  1. Coelho, Vitor Alexandre; Sousa, Vanda; Marchante, Marta. "“Atitude Positiva”: Um resumo de 12 anos de resultados de aplicação de programas de Aprendizagem Socioemocional.". In Avaliação e promoção de competências socioemocionais em Portugal, 371-396. Lisboa, Portugal: Coisas de Ler, 2016.
    Publicado
  2. Coelho, Vitor Alexandre; Sousa, Vanda; Patrícia Brás; Marchante, Marta. "Atitude Positiva: 10 anos de desenvolvimento de competências socioemocionais no 1º, 2º e 3º ciclo.". In Actas do IX Congresso IberoAmericano de Psicologia/ 2º Congresso Ordem dos Psicólogos Portugueses. Lisboa, Portugal: Ordem dos Psicólogos Portugueses, 2015.
    Publicado
  3. Sousa, Vanda; Coelho, Vitor Alexandre; Brás, Patrícia; Marchante, Marta; Ana Maria Romão. "Programa de desenvolvimento de competências socioemocionais focado na igualdade de género". In Equality sounds good! Express it yourself. Torres Vedras, Portugal: JCD, 2015.
    Publicado
Livro
  1. Coelho, Vitor Alexandre; Marchante, Marta; Patrícia Brás. Atitude Positiva: Metodologia para a promoção de competências em jovens e adolescentes. Lisboa, Portugal: Fundação Calouste Gulbenkian. 2019.
    Publicado
  2. Coelho, Vitor Alexandre; Marchante, Marta; Patrícia Brás. Manual de Formação Programa de Aprendizagem SocioEmocional 3º Ciclo – Atitude Positiva. Torres Vedras, Portugal: Académico de Torres Vedras. 2019.
    Publicado
  3. Coelho, Vitor Alexandre; Marchante, Marta; Ana Amaro; Liliana Pereira. Os números da Ordem. Lisboa, Portugal: Ordem dos Psicólogos Portugueses. 2014.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Marchante, Marta Isabel Franco. "A avaliação dos pensamentos automáticos negativos em crianças e adolescentes". Mestrado, 2010. http://hdl.handle.net/10451/2739.

Outros

Outra produção
  1. Social and Emotional Competencies Evaluation Questionnaire—Teacher’s Version; Short Form. 2016. Vitor A. Coelho; Vanda Sousa; Marta Marchante. https://doi.org/10.1037%2Ft55197-000.
    10.1037/t55197-000
  2. Revised Olweus Bully/Victim Questionnaire--Portuguese Adaptation. 2016. Vítor Alexandre Coelho; Vanda Sousa; Marta Marchante; Patrícia Brás; Ana Maria Romão. https://doi.org/10.1037%2Ft53173-000.
    10.1037/t53173-000
  3. Programas de intervenção para o desenvolvimento de competências socioemocionais em idade escolar: Uma revisão crítica dos enquadramentos SEL e SEAL. Nos últimos anos tem aumentando o interesse pelos programas de desenvolvimento de competências socioemocionais implementados em escolas, face à perceção incrementada destas competências como cruciais para a promoção do sucesso escolar e na vida. Este aumento impulsionou a criação de medidas legislativas de suporte e orientação nos Estados Unidos (Social and Emotional Learning - SEL) e em Inglaterr. 2016. Coelho,Vítor Alexandre; Marchante,Marta; Sousa,Vanda; Romão,Ana Maria; Vítor Alexandre Coelho; Marta Marchante; Vanda Sousa; et al. http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312016000100005.
    10.14417/ap.966
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2023/07 Supporting students during the “silent” transition: Preliminary results of the Transition3 school adjustment program 44th Anual Conference of the International School Psychology Association (ISPA)¿
(Bolonha, Itália)
2022/07 The participation of Positive Attitude Upper Middle School SEL program in the Gulbenkian Academies of Knowledge. 43th Conference of the International School Psychology Association
(Leuven, Bélgica)
2021/05 O Programa de Aprendizagem SocioEmocional - Atitude Positiva 3º Ciclo nas Academias Gulbenkian do Conhecimento. XXIX Congreso Internacional de Psicología INFAD.
(Coimbra, Portugal)
2014/09 O impacto de um programa de aprendizagem socioemocional sobre as competências socioemocionais e autoestima de alunos do 3º ciclo. IX Congresso IberoAmericano de Psicologia
(Lisboa, Portugal)

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2023/04/01 - 2023/09/08 I Encontro de Aprendizagem Socioemocional - Comissão Organizadora (2023/09/08)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Académico de Torres Vedra, Portugal
2012 - 2013 Membro do Comité Local de Organização da 35th ISPA Conference (2013/07/17 - 2013/07/20) (2013/07/17 - 2017/07/20)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
International School Psychology Association, Países Baixos