???global.info.a_carregar???
Maria Luisa Saavedra Martins, Professora Especializada em Educação Especial, Mestre em Psicologia Educacional e Doutora em Intervenção Psicopedagógica e Educação Especial
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Luísa Saavedra Martins

Nomes de citação

  • Saavedra, Maria Luisa
  • Luísa Saavedra Martins

Identificadores de autor

Ciência ID
7911-1E2D-33BC

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Psicologia
  • Ciências Sociais - Sociologia
  • Ciências Sociais - Outras Ciências Sociais
Formação
Grau Classificação
2007 - 2015
Concluído
Intervenção Psicopedagógica e Educação Especial (Doutoramento)
Universidad de Extremadura, Espanha
"Producción y comprensión del discurso oral narrativo en una perspectiva de desarrollo comunicativo" (TESE/DISSERTAÇÃO)
sobresaliente cum laude
1998 - 2001
Concluído
Psicologia Educacional (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
"Análise da Produção Oral em Crianças de 6/7 anos e 9/10 anos" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
1990 - 1993/06
Concluído
Curso de estudos superiores especializados em educação especial (DESE)
Especialização em Mental/motora
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
16
1973 - 1975
Concluído
Curso de Magistério Primario (Bacharelato)
Escola de Magistério Primário de Lamego , Portugal
14
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2009 - Atual Professor Associado Convidado (Docente Universitário) Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2013 - 2023/09/01 Assistente (Docente Universitário) Universidade Fernando Pessoa, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2015 - 2016 Coordenação ou direção de centro de investigação, departamento ou equivalente Universidade Fernando Pessoa, Portugal
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Saavedra, Maria Luisa. "La relación de la ensenãnza directa de los conceptos abstractos con la comprensión del lenguaje". Trabalho apresentado em IX Congresso Internacional de Psicología Y Educación, Logroño, 2018.
Artigo em revista
  1. Saavedra, Maria Luisa. "relação do ensino direto de conceitos abstratos com a compreensão da linguagem ,". Educação Multidisciplinar Vol 1 (2021): 191-206.
    Acesso aberto • Publicado
  2. Saavedra, Maria Luisa; Correia, M. E. . Autor correspondente: Correia, M. E.. "A eficácia do programa cogweb nas áreas de atenção memória e função executiva em crianças com dificuldades de aprendizagem na escola.". Perspectivas contemporâneas de educação Vol 1 (2020): 193. https://www.pembrokecollins.com/loja/educacao-inclusiva-e-especial-vol-1/.
    Acesso aberto • Publicado
Capítulo de livro
  1. Saavedra, Maria Luisa; Laura, Maria Aparecida. "A Parceria entre a Escola e a Família no Processo de Inclusão dos Alunos com Transtorno do Espetro do Autismo". In Educação em diferentes contextos: o digital e a inclusão., 47-62. Belo Horizonte, Brasil: Conhecimento Editora, 2023.
    Publicado
  2. Saavedra, Maria Lusa; Passos, L. C.. "Literacia Emergente: a consciência fonológica no pré-escolar.". In Educação em diferentes contextos: o digital e a inclusão., editado por Coelho, F. P., 151-162. Belo Horizonte, Brasil: Conhecimento Editora, 2023.
    Publicado
  3. Saavedra, Maria Luisa. "Escola de Mães : Ser precoce na Intervenção". 12-48. Lisboa, Portugal: Nota de Rodapé, 2014.
    Publicado
Edição de livro
  1. Saavedra, Maria Luisa. Programa de Atividade Física na Síndrome de Dravet - O Poder do Exergaming.. Belo Horizonte, Brasil: Conhecimento Editora. 2023.
    Publicado
Poster em conferência
  1. Saavedra, Maria Luisa; Duarte, C. A.. "Contributo de um Programa de Atividade Física com recurso ao ao exergaming: : um estudo de caso de uma criança com Síndrome de Dravet.". Trabalho apresentado em no VI Congresso Ibérico de Educação Especial Educação e Inclusão na Lusofonia. Porto, 2018.
Tese / Dissertação
  1. "Literacia Emergente: avaliação e estimulação das habilidades da consciência fonológica no pré-escolar, como fator significativo para a aquisição da leitura e escrita". Mestrado, Universidade Fernando Pessoa Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, 2022.
  2. "). Relação entre escola e família no processo de inclusão do aluno com perturbação do espectro do autismo.". Mestrado, Universidade Fernando Pessoa, 2022.
  3. "Opinião dos professores sobre estratégias educativas para promoção da inclusão em estudantes com síndrome de down.". Mestrado, Universidade Fernando Pessoa, 2021.
  4. "“Aplicação do modelo Son-Rise na Educação Pré-Escolar: Implementação de um programa na área da linguagem /comunicação -Estudo de caso”.". Mestrado, Universidade Fernando Pessoa, 2019.
  5. "DISLEXIA: Métodos e Técnicas para Auxiliar o Aluno Disléxico no Contexto Escolar". Mestrado, Universidade Fernando Pessoa Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, 2018. Adriana Cordeiro Leão Mello.
  6. Santos, Ivonete Maciel Sacramento dos. "O impacto da formação do programa estadual pacto pela educação nas práticas das professoras alfabetizadoras do Município de Glória – Bahia". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10284/6905.
  7. Amaral, Rosinei Fernandes. "A inclusão dos alunos com perturbação intelectual numa Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio do Município de Santarém do Pará". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10284/7121.
  8. Lopes, Jódna. "A comunicação verbal e não-verbal de docentes do ensino médio e o processo de ensino-aprendizagem". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10284/6762.
  9. Duarte, Carla Abreu. "Contributo de um programa de atividade física com recurso a exergaming". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10284/6946.
  10. Mello, Adriana Cordeiro Leão; Ferreira, Sandra Cristina Santos. "Dislexia". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10284/6872.
  11. Nogueira, Fabiana. "A possibilidade do desenvolvimento de habilidades na disciplina de redação a partir da utilização das informações de jornais e revistas". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10284/6984.
  12. Dinca, Marlene do Carmo Penasso. "A arte terapia em crianças com cancro (câncer)". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10284/6421.
  13. Oliveira, José Inaldo Belfort de. "Projetos Escolares para Melhoria das Práticas Pedagógicas". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10284/6843.
  14. Cabral, Paula Janaína Albino. "O Coaching para professores da educação infantil". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10284/6896.
  15. Amâncio, Edna Aparecida. "Um olhar reflexivo sobre o insucesso do ensino de línguas estrangeiras nas escolas públicas do Brasil". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10284/6885.
  16. "Avaliação de Práticas Centradas na Família na Região Autónomada Madeira – Consultoria Colaborativa". Mestrado, Universidade Fernando Pessoa, 2018.
  17. "O contributo da dança na assimilação da lateralidade em crianças com dislexia.". Mestrado, Universidade Fernando Pessoa, 2018.
  18. Müller, Michele. "A relação do ensino direto de conceitos abstratos com a compreensão da linguagem". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10284/6205.
  19. Catrola, Maria Margarida Bernardino. "A importância do Latim nos programas escolares do Ensino Básico". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10284/6276.
  20. Caldeira, Virgílio Nóbrega. "Práticas artísticas de conjunto". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10284/6357.
  21. Mendes, Filipa Moreira. "Problemas de comportamento no ensino pré-escolar". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10284/6618.
  22. Andrade, Joana Fraga. "A Importância do reconto de histórias no desenvolvimento cognitivo de crianças dos 3 anos". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10284/6307.
  23. Queiroz, Thayse Gomes de. "Literatura infantil". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10284/6328.
  24. Silva, Marli Maria Rabelo Gama. "Processo de adaptação curricular numa escola do E.F.1 da rede particular de ensino de um município da Bahia, para atender às necessidades da educação inclusiva". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10284/6350.
  25. Neves, Verónica Susana Martins Alves e. "Contributo da participação da família e na melhoria educativa de uma escola secundária". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10284/6365.
  26. "A inclusão de crianças com NEE nas escolas do 1º ciclo do Estreito de Câmara de Lobos.". Mestrado, Universidade Fernando Pessoa, 2017.
  27. Bueno, Jean Carlo Benetti. "Efeitos da prática do Jiu-Jitsu brasileiro no controle cognitivo de estudantes do Ensino Secundário da Rede Pública de Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10284/5718.
  28. Silveira, Laurinda Borges Azevedo. "Intervenção do professor titular da sala de aula do primeiro ano do primeiro ciclo perante a inclusão de crianças com Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10284/5701.
  29. Capela, Cláudia Sofia Rodrigues. "Intervenção Precoce com Jovens Mães". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10284/5534.
  30. "Sexualidade na Adolescência: Implementação de um Programa de Orientação para Alunos com Défice Intelectual.". Mestrado, Universidade Fernando Pessoa, 2016.
  31. Loreto, Sandra Daniela Bonito. "As perceções dos docentes da educação pré-escolar sobre a inclusão de crianças com Paralisia Cerebral". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10284/4983.
  32. Bettencourt, Natércia de Fátima da Silva. "O Sucesso escolar dos alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE) e a aprendizagem cooperativa e pedagogia diferenciada utilizadas pelo professor". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10284/4998.
  33. Oliveira, Patrícia Picanço da Cunha. "Expectativas face à escola, dos encarregados de educação dos alunos com e sem necessidades educativas especiais do 2º e 3º ciclos do ensino básico e do ensino secundário". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10284/4996.
  34. Fernandes, Marlin Concepción Gonçalves. "As conceções alternativas e a mudança conceptual no ensino da Física-Mecânica". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10284/6947.
  35. Graça, Isabel dos Reis Palma. "A Deteção de Crianças para a Intervenção Precoce na Creche". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10284/4888.
  36. Vieira, Rita Vasconcelos. "Sexualidade na adolescência". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10284/4770.
  37. Alves, Paula Cristina da Silva. "Os problemas comportamentais associados ao insucesso escolar em escolas da Unidade Orgânica de Rabo de Peixe". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10284/5016.
  38. Mota, José Carlos Costa da. "Aplicação do modelo Son-Rise numa turma de ensino estruturado". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10284/4997.
  39. Ferreira, Rui Miguel Martins. "Inclusão de Alunos com Deficiências Mental no Ensino Regular". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10284/4071.
  40. Agrelos, Joana Maria Machado. "Proposta de intervenção e avaliação de aceitação de um programa de Intervenção Precoce no pré-escolar". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10284/3803.
  41. Pacheco, Raquel Cabral. "Intervenção Precoce na Infância". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10284/4061.
  42. Bernardo, Ana Carolina Couto. "Escola de Mães". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10284/3815.
  43. Vasconcelos, Maria de Deus Medeiros Costa. "Abandono e absentismo escolar no concelho de Ponta Delgada". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10284/3804.
  44. Machado, Nélia Medeiros. "A Formação dos Educadores de Infância e a Inclusão de Crianças com Trissomia 21 no Jardim de Infância". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/10284/3823.
  45. Martins, Maria Luísa de Barros Saavedra. "Análise da produção oral em crianças de 6/7 anos e 9/10 anos". Mestrado, 2001. http://hdl.handle.net/10400.12/667.