???global.info.a_carregar???
Mestre em Conservação e Restauro pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, estagiou no Museu do Chiado – Museu Nacional de Arte Contemporânea (2007), tendo como especialização a Conservação Preventiva e a Conservação e Restauro de arte contemporânea - vertente materiais poliméricos. Obteve o grau de mestre em Gestão de Coleções (2019). Exerceu funções de conservadora-restauradora na Ellipse Foundation - Contemporary Art Collection entre 2007 e 2011. É também membro do CEMES - Centro de Estudos Multidisciplinares Ernesto de Sousa e desde 2011 trabalha como registrar no Museu Coleção Berardo. As suas mais recentes pesquisas e formação incidem sobre ética em conservação e conservação de novos media.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Maria Francisca da Silva e Sousa

Nomes de citação

  • Sousa, Maria
  • Sousa, Francisca

Identificadores de autor

Ciência ID
7815-DA92-5AD0
ORCID iD
0000-0003-0708-5441
Researcher Id
Sousa, Francisca

Websites

  • https://franciscasilvaesou.wixsite.com/conservationpt (Pessoal)

Domínios de atuação

  • Humanidades - Artes

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C1)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B2)
Francês Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B1)
Alemão Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A1)
Italiano Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B2) Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2021/11/01 - 2025/10/31
Em curso
Conservação e Restauro (Doutoramento)
Especialização em Conservação de novos media
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
2017/03 - 2018
Concluído
Ciências da Conservação (Mestrado)
Especialização em Gestão de Coleções
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
"Relatório de Actividade Profissional" (TESE/DISSERTAÇÃO)
19
2001/09 - 2007/07
Concluído
Conservação e Restauro (Licenciatura)
Especialização em Conservação Preventiva e Conservação e Restauro de Arte Contemporânea
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
15
Percurso profissional

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2011/07/13 - Atual Técnico Superior (Técnico Superior) Fundação de Arte Moderna e Contemporânea - Coleção Berardo, Portugal
Fundação de Arte Moderna e Contemporânea - Coleção Berardo, Portugal
2019/09/15 - 2019/11/15 Técnico Superior (Técnico Superior) Kunstmuseum Basel, Suiça
Kunstmuseum Basel, Suiça
2007/08/08 - 2011/07/12 Técnico Superior (Técnico Superior) Ellipse Foundation - Contemporary Art Collection, Portugal
Ellipse Foundation - Contemporary Art Collection, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2021 - 2025/10/31 A forma do tempo: Mapear a intenção artística para a preservação de novos media no contexto português
2021.05318.BD
Bolseiro de Doutoramento
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Sousa, Francisca. "Aplicação e análise da ferramenta 'índice comportamental' na gestão de uma obra conceptual de Joseph Kosuth". Trabalho apresentado em Congresso ICP 2020, Lisboa, 2020.
    Submetido • https://doi.org/10.37558/gec.v19i.988 • Editor
Artigo em revista
  1. Sousa, Francisca; Chaves, João. "Marcas do corpo - Problemas de conservação de um filme de Ana Mendieta". ArtisOn 11 (2021): 73-88. http://artison.letras.ulisboa.pt/index.php/ao/article/view/295/261.
    Acesso aberto • Publicado • https://doi.org/10.51427/iha.aon.2021.0007
  2. Sousa, Francisca. "Time-based media conservation: preserving subjectivism". E-dialogos: · Annual digital journal on research in Conservation and Cultural Heritage 7 (2019): 27-33. https://drive.google.com/file/d/1mgPfwbYV4_x8H9vb5EtqxVLJKbg8bCds/view.
    Acesso aberto • Publicado
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2020/09 Aplicação e análise da ferramenta 'índice comportamental' na gestão de uma obra conceptual de Joseph Kosuth Congresso Ibero-Americano ICP 2020
Universidade de Lisboa - Faculdade de Belas Artes (LISBOA, Portugal)
2017 Conservation challenges of contemporary art: preservation issues in the digital era digital cultural heritage: FUTURE VISIONS
UCL’s Bartlett Real Estate Institute, London and supported by the Architecture Theory Criticism History (ATCH) Research Centre at the School of Architecture, The University of Queensland. (Londres, Reino Unido)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2019 - Atual Organização num âmbito não-museológico: Caso Prático da Coleção Teixeira de Freitas
Coorientador
Ciências da Conservação (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2021/03/24 - 2021/03/26 Simpósio e workshops para a preservação de obras nativas-digitais e baseadas em software, focado na documentação.
Oficina (workshop)
Transformation Digital Art Symposium 2021
LIMA, Países Baixos
2020/06/09 - 2020/06/30 Formação em preservação digital: "Documenting Digital Art", digital art preservation workshops, LIMA Amsterdam
Oficina (workshop)
“Documenting Digital Art”, digital art preservation workshops
2017/03/23 - 2017/03/24 Formação em preservação de novos media: New Media preservation workshops, MAPS, Ludwig Museum, Budapest
Simpósio
MAPS - Media Arts Preservation Symposium
2016/07 - 2016/08 Conservação de impressões fotográficas digitais: "Digital Print", modern photographic prints conservation, Getty Conservation Institute, Los Angeles
Oficina (workshop)
“Digital Print”, modern photographic prints conservation
The Getty Conservation Institute, Estados Unidos
2014/03 - 2014/03 Masterclass: Identificação, Degradação e Conservação de Materiais Plásticos
Conferência
Masterclass: Identificação, Degradação e Conservação de Materiais Plásticos, Thea van Oosten
Universidade Católica Portuguesa Centro Regional do Porto, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2021/02/25 Estudo para a conservação da instalação em cera de Brígida Mendes, pertencente ao Museu de Arte Contemporânea de Elvas
Arguente
Catarina Carvão (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2018/11 - Atual Conservação de Time-based Media Ciências da Conservação, Restauro e Produção de Arte Contemporânea (Mestrado) Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2016/03 - Atual Gestão de Coleções Conservação (Licenciatura) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
2019/11/20 - 2019/11/20 Ellipse Foundation e Museu Coleção Berardo: aspetos de conservação em arte contemporânea II CURSO LIVRE DE COLECIONISMO, COLEÇÕES E COLECIONADORES (Outros) Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2014 - Atual CEMES - Centro de Estudos Multidisciplinares Ernesto de Sousa Associada