???global.info.a_carregar???
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Raquel Meneses

Nomes de citação

  • Meneses, Raquel
  • Raquel f Meneses
  • Raquel Meneses Moutinho

Identificadores de autor

Ciência ID
761B-8EB9-B054
ORCID iD
0000-0001-5829-9402
Formação
Grau Classificação
2022/12/06
Concluído
Gestão (Título de Agregado)
Especialização em Gestão
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2004
Concluído
Ciências Empresariais (Doutoramento)
Especialização em Sem especialidade
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
"Estrutura e Dinâmica das International New Ventures" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2024/12/19 - Atual Professor Associado (Docente Universitário) Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2010/01/15 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade do Porto, Portugal
1995 - 2010 Assistente (Docente Universitário) Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2021 - 2023 Methodology of Interpretation of European Nature Heritage in Tourism (MIENAT)
2020-1-CZ01-KA203-078407
Investigador
Concluído

Projeto

Designação Financiadores
2014/12/01 - 2017/12/31 Roots and Wings: Glocalized Networks and Mobile Media Entrepreneurship in Austin and Lisbon
67541
Investigador
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Afonso Ribeiro; Meneses, Raquel. Autor correspondente: Afonso Ribeiro. "BIOCOSMETICS–THE ROLE OF MORAL, ENVIRONMENTAL AND HEALTH CONCERNS". Trabalho apresentado em 102nd International Scientific Conference on Economic and Social Development, Lisboa, 2023.
  2. Neves, Ricardo; Franco, Mara; Meneses, Raquel. "IPATTRIBUTES OF PRIVATE ACCOMODATION DETERMINING THE ASSESSMENT OF CONSUMER (DIS)SATISFACTION". Trabalho apresentado em 16th Annual Conference of the EuroMed Academy of Business, Vilnius, 2023.
  3. Cabral Gama, Bernard; Meneses, Raquel; Roxo, Mafalda Teles. "BRAND COOLNESS: A QUALITATIVE APPROACH TO CULTURAL DIVERSITY". Trabalho apresentado em 16th Annual Conference of the EuroMed Academy of Business, Vilnius, 2023.
  4. Ferreira, Sara; Meneses, Raquel. "SUCCESSION OF DAUGHTERS IN FAMILY BUSINESS". Trabalho apresentado em 16th Annual Conference of the EuroMed Academy of Business, Vilnius, 2023.
  5. Moutinho, Ana; Meneses, Raquel. "FOOD NEOPHOBIA AND INTERCULTURAL SENSITIVITY". Trabalho apresentado em 95th Economic and Social Development Conference, Aveiro, 2023.
  6. Machado, Sara Monteiro; Ribeiro, Fernando Vasco Moreira; Meneses, Raquel. Autor correspondente: Machado, Sara Monteiro. "Less action, more talk: analyzing users’ response to party youth wings’ posts on Instagram during a national election". Trabalho apresentado em ECREA preconference on “Digital Election Campaigning Worldwide”, Aarhus, 2022.
  7. Machado, Sara Monteiro; Ribeiro, Vasco; Meneses, Raquel. "Something old, something new, something borrowed: the Instagram activity of portuguese party youth wings in an electoral context". 2022.
  8. Machado, Sara Monteiro; Ribeiro, Vasco; Meneses, Raquel. "Something old, something new, something borrowed: the Instagram activity of portuguese party youth wings in an electoral context". 2022.
  9. de Sousa Ostapenko, S. M.; Africano, A. P.; Meneses, R.F.Ch.. "CLUSTER DYNAMICS'FRAMEWORK". Trabalho apresentado em 68th International Scientific Conference on Economic and Social Development, Aveiro, 2021.
    Publicado
  10. Monteiro, M.; Ch. Meneses, Raquel F.. "IS MASS CUSTOMISATION THE PATH FOR SMALL AND MEDIUM ENTREPRIISES TO GROW INTERNATIONALLY? CASE STUDY OF THE PORTUGUESE FOOTWEAR INDUSTRY". Trabalho apresentado em 68th International Scientific Conference on Economic and Social Development, Aveiro, 2021.
    Publicado
  11. Ch. Meneses, Raquel F.; Cerqueira, S. "Internationalization and risk aversion in family firms". Trabalho apresentado em Strategica International Academic Conference, 2021.
  12. Castro, M; Ch. Meneses, Raquel F.. "THE INFLUENCE OF ORGANIZATIONAL CULTURE ON TYPES OF INNOVATION". Trabalho apresentado em Strategica International Academic Conference, 2020.
  13. Monteiro, C.; Franco, M.; Ch. Meneses, Raquel F.. "The Impact of Co-Creation on Customer Revisit Intention of a Tourism Service". Trabalho apresentado em International Conference on Tourism Research, 2020.
  14. Franco, Mara; Meneses, Raquel. "Cultural dimensions impact on customer’s expectations about the hotel service: application in different HDI Latin countries". 2020.
  15. Fonseca, C; Meneses, R; Ch. Meneses, Raquel F.. "Motivations for Coopetition Strategies between Banks and Fintechs". Trabalho apresentado em Strategica International Academic Conference, Bucareste, 2020.
    Publicado • 10.2478/picbe-2020-0027
  16. Goncalves, GM; Meneses, R; Faria, JP; Vidal, RM. "A living lab for professional skills development in Sofrware Engineering Management at U. Porto". 2020.
    10.1109/educon45650.2020.9125099
  17. Correia, Ricardo; Franco, Ana; Meneses, Raquel. "Sensory marketing at the destination level: a conceptual approach". 2020.
  18. Piloto, Rita; Ch. Meneses, Raquel F.. "Strategies to surpass the lack of touch constraint on ecommerce overseas". Trabalho apresentado em 13th Annual Conference of the EuroMed Academy of Business, 2020.
  19. Monteiro, Rui; Ch. Meneses, Raquel F.; Brito, Carlos. "Business diplomacy: an inevitable requirement for successful international endeavours". Trabalho apresentado em ISI Web of Science, 2020.
  20. "Exploring the sharing economy and related concepts". Trabalho apresentado em 13th Annual Conference of the EuroMed Academy of Business, 2020.
  21. de Castro, M; Meneses, R. "THE INFLUENCE OF ORGANIZATIONAL CULTURE ON TYPES OF INNOVATION". 2020.
  22. Correia, Ricardo; Franco, Ana; Meneses, Raquel. "Sensory marketing at the destination level: a conceptual approach". 2020.
  23. Franco, Mara; Meneses, Raquel. "Cultural dimensions impact on customer’s expectations about the hotel service: application in different HDI Latin countries". 2020.
  24. Ribeiro, H; Ch. Meneses, Raquel F.; Sousa, J. "A study of the benefits for startups coming from incubators". Trabalho apresentado em 12th Annual Conference of the EuroMed Academy of Business, Thessaloniki, 2019.
  25. Ch. Meneses, Raquel F.; Carneiro, P.. "THE IMPACT OF CULTURE ON RELATIONS BETWEEN PARENT COMPANIES AND FOREIGN SUBSIDIARIES". Trabalho apresentado em 12th Annual Conference of the EuroMed Academy of Business, 2019.
    Publicado
  26. Caseiro, J; Meneses, R. "Is Silo Mentality Relevant in Healthcare? The Healthcare Professional's View". 2019.
  27. Ch. Meneses, Raquel F.; Franco, M. "The Level of proximity of latin countries in terms of customer's expectations about services: applicationsto the hotel service". Trabalho apresentado em 12th Annual Conference of the EuroMed Academy of Business, 2019.
    Publicado
  28. Oliveira, AP; Meneses, R; Moutinho, N. "ARE INVS SO DIFFERENT?". Trabalho apresentado em Strategica International Academic Conference, Bucharest, 2018.
    Publicado
  29. Teixeira, B; Meneses, R; Moutinho, N. "KNOWLEDGE AND INFORMATION MANAGEMENT AND SHARING IMPACT ON COMPETITIVE ADVANTAGE". 2018.
    Publicado
  30. Oliveira, Fabiana Cristina Santos; Moutinho, Raquel Filipa do Amaral Chambre de Meneses Soares Basto; Correia, Ricardo. "The impact of the national culture on expectations of services: the case of sightseeing in Porto". 2018.
  31. Ch. Meneses, Raquel F.; Hungara, Ana; Nobre, Helena. "The influence of consumer ethnocentrism, consumer animosity and domestic country bias in product preference". Trabalho apresentado em 11th Annual Conference of the EuroMed Academy of Business, 2018.
  32. Ch. Meneses, Raquel F.; Teixeira, B. "Knowledge and information management and sharing impact on competitive advantage". Trabalho apresentado em Strategica International Academic Conference, 2018.
  33. Sousa, J; Ch. Meneses, Raquel F.; Ribeiro, H; Alves, S. R.. "THE SYMBIOTIC RELATIONSHIP BETWEEN STARTUPS AND INCUBATORS". Trabalho apresentado em 36th International Scientific Conference on Economic and Social Development, 2018.
    Publicado
  34. Chouhun V; Ch. Meneses, Raquel F.; Ribeiro, H. "Customer Reaction to unethical companies behaviour - comparing West versus East Europe". Trabalho apresentado em 36th International Scientific Conference on Economic and Social Development, 2018.
    Publicado
  35. Moutinho, Nuno; Ch. Meneses, Raquel F.; Matos, Ana. "Internet and Export Performance: Evidence from Portuguese International New Ventures". Trabalho apresentado em 11th Annual Conference of the EuroMed Academy of Business, 2018.
  36. Ch. Meneses, Raquel F.; Alves, João. "Silos Mentality in Healthcare Services". Trabalho apresentado em 11th Annual Conference of the EuroMed Academy of Business, 2018.
  37. Meneses, R; Moutinho, N; Azevedo, J. "MANDATORY ENTREPRENEURS' CHARACTERISTICS TO NEW VENTURES' INTERNATIONALIZATION". 2017.
  38. Meneses, R; Almeida, R. "CONSUMER FAD DYNAMIC. THE GIN CASE". 2017.
  39. Ribeiro, P; Meneses, R. "VENTURE CAPITALIST'S INTERVENTION AND THE INTERNATIONALIZATION OF INTERNATIONAL NEW VENTURES (INVS) - PORTUGUESE CASE STUDY". 2017.
  40. Mouta, C; Abrantes, JL; Meneses, R. "THE IMPACT OF CEO CHARACTERISTICS IN INFLUENCING THE ORGANIZATIONAL CULTURE AND ITS ABILITY TO ESTABLISH AND DEVELOP NETWORKS". 2016.
  41. Pestana, C; Meneses, R. "FROM A HOBBY TO AN INTERNATIONAL BUSINESS MINIMAL CORK CASE STUDY". 2015.
  42. Matos, P; Meneses, R. "THE IMPORTANCE OF KNOWLEDGE AND INFORMATION TO OVERTAKE EXPORT BARRIERS - A CASE STUDY OF A PORTUGUESE SME". 2015.
  43. Pestana, C; Meneses, R. "THE INTERNETALISATION PHENOMENON AS AN ANSWER TO THE LIABILITIES OF THE UPPSALA MODEL AND THE NETWORK THEORY: MINIMAL CORK'S CASE STUDY". 2015.
  44. Ch. Meneses, Raquel F.; Silva, S.; Radomska, Joanna. "INTERNATIONAL MARKET SELECTION APPROACH OF PORTUGUESE COMPANIES INVESTING IN POLAND- THE HERDING BEHAVIOR PHENOMENON". Trabalho apresentado em European International Business Academy Conference, 2015.
    Publicado
  45. Farkat, JR; Ch. Meneses, Raquel F.; Alvim, JP. "Key factors that inhibit the portuguese investment in romania". Trabalho apresentado em 41st EIBA Annual Conference, 2015.
  46. Meneses, R; Teterevleva, P. "CHOICE OF LOCATION FOR SERVICE INTERNATIONALIZATION STRATEGY FOR SMES". 2014.
  47. Mouta, C; Meneses, R. "The influence of TMT in promoting trust within organizational networks". 2014.
  48. Ch. Meneses, Raquel F.; Staender, C. "RESPONSIBLE MANAGEMENT DURING THE FIRM´S INTERNATIONALIZATION TO BASE-OF-THE-PYRAMID COUNTRIES: A CASE-STUDY OF THE FABER- CASTELL GROUP". Trabalho apresentado em 7th Annual EuroMed Conference of the EuroMed Academy of Business, 2014.
  49. Ch. Meneses, Raquel F.; Mouta, C. "The Importance of Top Management Teams in Global Dynamic Networks". Trabalho apresentado em The 10th Iberian International Business Conference, 2014.
  50. Sousa, Catarina; Ch. Meneses, Raquel F.. "Inward Export - A consumer analysis on service satisfaction". Trabalho apresentado em 7th Annual EuroMed Conference of the EuroMed Academy of Business, 2014.
  51. Pinho, H; Meneses, R. "THE DE-INTERNATIONALIZATION PROCESS: EVIDENCES FROM PORTUGUESE FIRMS". 2013.
  52. Castano, JDM; Moreira, MRA; Sousa, PSA; Meneses, RFC. "Theory of Constraints in the Service Sector: Characterization for Banking and Analysis of the Factors Involved in Its Adoption". 2013.
    10.1007/978-3-642-36356-6_5
  53. Almeida, M; Meneses, R. "IN THE SHADOW OF OFFSHORING: AN EXPLORATORY STUDY OF THE EXPECTATIONS OF PROVIDERS". 2013.
    10.1108/emjb-05-2013-0018
  54. Monteiro, RM; Meneses, R. "MANAGING INTERNATIONAL BUSINESS CONSTRAINTS THROUGH CORPORATE DIPLOMACY: AN ILLUSTRATIVE CASE STUDY". 2013.
  55. Alves, J; Meneses, R. "PARTNER SELECTION IN CO-OPETITION: A THREE STEP MODEL". 2013.
    10.1108/jrme-10-2014-0026
  56. Meneses, R; Coutinho, R. "SUCCESSION - A WINDOW OF OPPORTUNITY FOR INTERNATIONALIZATION?". 2013.
  57. Castro, AFG; Meneses, RFC; Moreira, MRA. "Exploring the Drivers of E-Commerce through the Application of Structural Equation Modeling". 2013.
    10.1007/978-3-642-36356-6_23
  58. Coelho, DC; Meneses, RFC; Moreira, MRA. "Factors Influencing Purchase Intention of Private Label Products: The Case of Smartphones". 2013.
    10.1007/978-3-642-36356-6_25
  59. Moreira, MRA; Maia, MAS; Sousa, PSA; Meneses, RFC. "Factors Influencing the Internationalization of Services Firms: The Case of Design, Engineering and Architecture Consulting Firms". 2013.
    10.1007/978-3-642-36356-6_18
  60. Gomes, P; Meneses, R. "FROM OFFSHORE OUTSOURCING PROVIDER TO OWN BRAND MANUFACTURER: AN EXPLORATORY APPROACH USING RESULTS FROM THE PORTUGUESE FOOTWEAR INDUSTRY". 2013.
  61. Correia, Ricardo; Meneses, Raquel; David, Sílvia. "The effect of wine tourism experiences on wine brands". 2013.
  62. Correia, Ricardo; Meneses, Raquel; David, Sílvia. "The effect of wine tourism experiences on wine brands". 2013.
  63. Correia, Ricardo; Meneses, Raquel; David, Sílvia. "The effect of wine tourism experiences on wine brands". 2013.
  64. Almeida, M; Ch. Meneses, Raquel F.. "In the shadowof offshoring: an exploratory study of the expectations of providers". Trabalho apresentado em 5th Annual Euromed conference of the Euromed Academy of Business, 2012.
  65. Coutinho, R; Ch. Meneses, Raquel F.. "Succession - a window of opportunity fr internationalization?". Trabalho apresentado em 5th Annual Euromed conference of the Euromed Academy of Business, 2012.
  66. Ch. Meneses, Raquel F.; Brito, Carlos. "A network based approach for the understanding of international new ventures market selection". Trabalho apresentado em 3rd International Conference on Economics and Management of Networks, 2007.
  67. Ch. Meneses, Raquel F.; Brito, Carlos. "A holistic approach for the understanding of international new ventures dynamics". Trabalho apresentado em IMP Group Conference, 2007.
Artigo em jornal
  1. Monteiro, Rui; Meneses, Raquel. "The Relevance of Business Diplomacy in International Business Endeavours", International Journal of Business and Globalisation, 2015
Artigo em revista
  1. Meneses, Raquel; Brito, Carlos; Lopes, Bárbara; Correia, Ricardo. "Satisfaction and Dissatisfaction in Wine Tourism: A User-Generated Content Analysis". Tourism and Hospitality Research 25 1 (2025): 120-134. https://doi.org/10.1177/14673584231191989.
    10.1177/14673584231191989
  2. Franco, Mara; Meneses, Raquel. "A new scale to measure customer’s expectations about service dimensions: Application to the hotel service". European Journal of Tourism, Hospitality and Recreation 14 2 (2024): 312-331. https://doi.org/10.2478/ejthr-2024-0023.
    10.2478/ejthr-2024-0023
  3. Machado, Sara; Ribeiro, Vasco; Meneses, Raquel. "“The million-euro answer”: party youth wings’ views on the opportunities and challenges of engaging young people politically through social media". Media & Jornalismo 24 45 (2024): e4513. https://doi.org/10.14195/2183-5462_45_13.
    10.14195/2183-5462_45_13
  4. Ostapenko, Svitlana; Africano, Ana Paula; Meneses, Raquel. "Cluster dynamics and firms’ strategies – an integrative framework". EuroMed Journal of Business 19 2 (2024): 366-397. https://doi.org/10.1108/emjb-01-2022-0014.
    10.1108/emjb-01-2022-0014
  5. Mara Franco; Raquel Meneses; Rui Alexandre Castanho. "Similarities of the Latin Countries in Relation to Customer Expectations about Service Dimensions of the Hotel Service". WSEAS TRANSACTIONS ON BUSINESS AND ECONOMICS (2024): https://doi.org/10.37394/23207.2024.21.66.
    10.37394/23207.2024.21.66
  6. Ostapenko, Svitlana; Africano, Ana Paula; Raquel Meneses Moutinho. "New growth of the Douro wine cluster". Competitiveness Review: An International Business Journal (2024): https://doi.org/10.1108/CR-02-2023-0034.
    Publicado
  7. BASSI SUTER, Mariana; MENDES BORINI, Felipe; DOS SANTOS COSTA, Lucas; GLAISTER, Alison J.; MENESES, Raquel; JOHNSTON, Nathalie Georgia Carina. "Understanding employee branding capability and country-of-origin image impacts for internationalised firms". Management international 28 Spécial (2024): 158-175. https://doi.org/10.59876/a-4h0j-acx4.
    10.59876/a-4h0j-acx4
  8. Machado, Sara Monteiro; Ribeiro, Vasco; Meneses, Raquel. "The million-euro answer: party youth wings: views on the opportunities and challenges of political communication on social media = A resposta de um milhão de euros: a visão das juventudes partidárias sobre as oportunidades e desafios do envolvimento político de jovens através das redes sociais". (2024): https://hdl.handle.net/10216/163237.
    10.14195/2183-5462_45_13
  9. Carlos Monteiro; Mara Franco; Raquel Meneses; Rui Alexandre Castanho. "Customer Co-Creation on Revisiting Intentions: A Focus on the Tourism Sector". Sustainability (2023): https://doi.org/10.3390/su152115261.
    10.3390/su152115261
  10. Meneses, Raquel; Brito, Carlos; Lopes, Bárbara; Correia, Ricardo. "Satisfaction and Dissatisfaction in Wine Tourism: A User-Generated Content Analysis". Tourism and Hospitality Research (2023): http://dx.doi.org/10.1177/14673584231191989.
    Publicado • 10.1177/14673584231191989
  11. Machado, Sara Monteiro; Ribeiro, Vasco; Raquel Meneses. "The activity of party youth wings on Instagram during elections: Innovation or normalization? de 1 The activity of party youth wings on Instagram during elections: Innovation or normalization? = A atividade das juventudes partidárias no Instagram em período eleitoral: inovação ou normalização?". (2023): https://hdl.handle.net/10216/156584.
    10.5209/tekn.80991
  12. Meneses, Raquel; Brito, Carlos; Lopes, Bárbara; Correia, Ricardo. "Satisfaction and dissatisfaction in wine tourism: a user-generated content analysis". (2023): http://hdl.handle.net/10198/29629.
    10.1177/14673584231191989
  13. Sara Monteiro Machado; Vasco Ribeiro; Raquel Meneses. "A atividade das juventudes partidárias no Instagram em período eleitoral: Inovação ou normalização?". Teknokultura. Revista de Cultura Digital y Movimientos Sociales (2022): https://doi.org/10.5209/tekn.80991.
    10.5209/tekn.80991
  14. Svitlana Ostapenko; Ana Paula Africano; Raquel Meneses. "Cluster dynamics and firms’ strategies – an integrative framework". EuroMed Journal of Business (2022): https://doi.org/10.1108/EMJB-01-2022-0014.
    10.1108/EMJB-01-2022-0014
  15. Machado, Sara Monteiro; Ribeiro, Vasco; Meneses, Raquel; Machado,Sara Monteiro; Ribeiro,Vasco; Meneses,Raquel. "It speaks to me: the influence of Covid-19 and the rise of far-right populism on youth voter turnout = Diz-me muito: a influência da Covid-19 e da subida do populismo de extrema-direita na participação eleitoral dos jovens". (2022): https://hdl.handle.net/10216/141183.
    10.14195/2183-5462_40_11
  16. Machado, Sara Monteiro; Ribeiro, Vasco; Meneses, Raquel. "It speaks to me: the influence of Covid-19 and the rise of far-right populism on youth voter turnout = Diz-me muito: a influência da Covid-19 e da subida do populismo de extrema-direita na participação eleitoral dos jovens". (2022): https://hdl.handle.net/10216/141183.
    10.14195/2183-5462_40_11
  17. Machado,Sara Monteiro; Ribeiro,Vasco; Meneses,Raquel. "It speaks to me: the influence of Covid-19 and the rise of far-right populism on youth voter turnout". (2022): http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-54622022000100219.
  18. Cristina Mouta; Raquel Meneses. "The Impact of CEO Characteristics on Organizational Culture and on the Silo Effect". Review of Business Management (2021): https://doi.org/10.7819/rbgn.v23i2.4100.
    10.7819/rbgn.v23i2.4100
  19. Correia, MD; Meneses, RFC. "Optimal design of venture capital financing contracts: the case of Portuguese, Spanish and German markets". STUDIES IN ECONOMICS AND FINANCE (2021):
    10.1108/sef-10-2019-0424
  20. Silva, Susana C.; Elo, Maria; Larimo, Jorma; Vlacic, Božidar; Meneses, Raquel. "A state-of-the-art review on international strategic alliances: do we really know what we are researching?". (2021): http://hdl.handle.net/10400.14/32390.
    10.1504/ejim.2021.10036503
  21. do Rosario Correia, Maria; Ch. Meneses, Raquel F.; Correia, Maria Do Rosario; Meneses, Raquel F. Ch.. "Venture Capital and the Use of Convertible Securities and Control Rights Covenants: A Fuzzy Set Approach". European Journal of Business Science and Technology 5 1 (2021): 5-20. http://dx.doi.org/10.11118/ejobsat.v5i1.152.
    Publicado • 10.11118/ejobsat.v5i1.152
  22. Moutinho, R; Castro, SL; Silva, S. "Look at me: The relation between empathy and fixation on the emotional eye-region in low vs. high social anxiety". JOURNAL OF BEHAVIOR THERAPY AND EXPERIMENTAL PSYCHIATRY (2021):
    10.1016/j.jbtep.2020.101610
  23. Silva, Susana C.; Elo, Maria; Larimo, Jorma; Vlacic, Božidar; Meneses, Raquel. "A state-of-the-art review on international strategic alliances: do we really know what we are researching?". (2021): http://hdl.handle.net/10400.14/32390.
    10.1504/EJIM.2023.133936
  24. Quental de Almeida, Rui Miguel; Meneses, Raquel. "Consumer Fad Dynamic: the consumer behavior and the Gin case". British Food Journal 124 1 (2020): 383-398. http://dx.doi.org/10.1108/bfj-06-2018-0410.
    10.1108/bfj-06-2018-0410
  25. Ribeiro, Paulo; Meneses, Raquel. "Venture capitalists and the internationalisation of new ventures – a Portuguese case study". Global Business and Economics Review 22 1/2 (2020): 135. http://dx.doi.org/10.1504/gber.2020.105039.
    Publicado • 10.1504/gber.2020.105039
  26. Franco, M; Meneses, R. "The Influence of Culture in Customers' Expectations about the Hotel Service in Latin Countries with Different Human Development Levels". EUROPEAN JOURNAL OF TOURISM HOSPITALITY AND RECREATION (2020):
    10.2478/ejthr-2020-0005
  27. Franco, M; Meneses, R. "The proximity between Latin countries regarding customer's expectations about the hotel service". EuroMed Journal of Business (2020):
    10.1108/emjb-07-2020-0074
  28. Franco, Mara; Meneses, Raquel. "The influence of culture in customers’ expectations about the hotel service in latin countries with different human development levels". (2020): http://hdl.handle.net/10400.13/3636.
    10.2478/ejthr-2020-0005
  29. Franco, Mara; Meneses, Raquel. "The Influence of Cultural Dimensions in Customer’s Expectations about the Hotel Service: Application in Latin Countries with Different HDI Levels". (2020):
    Aceite para publicação
  30. Franco, Mara; Meneses, Raquel. "The influence of culture in customers’ expectations about the hotel service in latin countries with different human development levels". (2020): http://hdl.handle.net/10400.13/3636.
    10.2478/ejthr-2020-0005
  31. Meneses, Raquel; Santos, Sara. "Country of Origin as a Constraint to Internationalization". GATR Journal of Business and Economics Review 4 2 (2019): 105-113. http://dx.doi.org/10.35609/jber.2019.4.2(5).
    10.35609/jber.2019.4.2(5)
  32. Franco, Ana; Correia, Ricardo; Meneses, Raquel. "Os 5 sentidos associados a Portugal na perspectiva dos turistas". (2019): http://hdl.handle.net/10198/20660.
  33. Carraro, Wendy Beatriz Witt Haddad; Meneses, Raquel; Brito, Carlos; Carraro, WBWH; Meneses, R; Brito, C; Carraro, Wendy. "Combining Categories of Management Control Tools for High Performance of Start-ups". Review of Business Management 21 4 (2019): 861-868. https://rbgn.fecap.br/RBGN/article/view/4022.
    10.7819/rbgn.v21i5.4022
  34. Franco, Ana; Correia, Ricardo; Meneses, Raquel. "Os 5 sentidos associados a Portugal na perspectiva dos turistas". (2019): http://hdl.handle.net/10198/20660.
  35. Silva, Susana Costa e; Meneses, Raquel; Radomska, Joanna. "A Holistic Perspective on the International Market Selection Phenomenon". Journal of East European Management Studies 23 4 (2018): 579-602. http://dx.doi.org/10.5771/0949-6181-2018-4-579.
    10.5771/0949-6181-2018-4-579
  36. Silva, Susana Costa e; Meneses, Raquel; Radomska, Joanna. "A holistic perspective on the international market selection phenomenon". (2018): http://hdl.handle.net/10400.14/30547.
    10.5771/0949-6181-2018-4-579
  37. Silva, Susana Costa e; Meneses, Raquel; Radomska, Joanna. "A holistic perspective on the international market selection phenomenon". (2018): http://hdl.handle.net/10400.14/30547.
    10.5771/0949-6181-2018-4-579
  38. Meneses, R.; Quelhas Brito, P.; Coelho Gomes, P.. "From offshore-provider to brand creator: FsQCA of footwear industry". Journal of Business Research (2016): http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84969166560&partnerID=MN8TOARS.
    10.1016/j.jbusres.2016.04.168
  39. Correia, Ricardo; Meneses, Raquel; David, Sílvia. "The effect of wine tourism experiences on wine brands". (2016): http://hdl.handle.net/10198/16562.
    10.13189/ujm.2016.040905
  40. Avrichir, I; Meneses, R; dos Santos, AA. "Do family-managed and non-family-managed firms internationalize differently?". JOURNAL OF FAMILY BUSINESS MANAGEMENT (2016):
    10.1108/jfbm-02-2015-0014
  41. Correia, Ricardo; Meneses, Raquel; David, Sílvia. "The effect of wine tourism experiences on wine brands". (2016): http://hdl.handle.net/10198/16562.
    10.13189/ujm.2016.040905
  42. Correia, Ricardo; Meneses, Raquel; David, Sílvia. "The effect of wine tourism experiences on wine brands". (2016): http://hdl.handle.net/10198/16562.
    10.13189/ujm.2016.040905
  43. Correia, Ricardo; Meneses, Raquel; David, Sílvia. "The effect of wine tourism experiences on wine brands". (2016): http://hdl.handle.net/10198/16562.
    10.13189/ujm.2016.040905
  44. Rambocas, M; Meneses, R; Monteiro, C; Brito, PQ. "Direct or indirect channel structures. Evaluating the impact of channel governance structure on export performance". INTERNATIONAL BUSINESS REVIEW (2015): https://www.authenticus.pt/P-00A-1PH.
    10.1016/j.ibusrev.2014.07.002
  45. Alves, J.; Meneses, R.. "Partner selection in co-opetition: A three step model". Journal of Research in Marketing and Entrepreneurship 17 1 (2015): 23-35. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84937914358&partnerID=MN8TOARS.
    10.1108/JRME-10-2014-0026
  46. Monteiro, R.; Meneses, R.. "The relevance of business diplomacy in internationalisation processes: An empirical study". International Journal of Business and Globalisation 15 1 (2015): 20-44. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84934295607&partnerID=MN8TOARS.
    10.1504/IJBG.2015.070221
  47. Meneses, Raquel; Coutinho, Ricardo; Carlos Pinho, Jose. "The impact of succession on family business internationalisation". Journal of Family Business Management 4 1 (2014): 24-45. http://dx.doi.org/10.1108/jfbm-01-2013-0004.
    10.1108/jfbm-01-2013-0004
  48. Moreira, M.R.A.; Castaño, J.D.M.; Sousa, P.S.A.; Meneses, R.F.Ch.. "Applying Goldratt's framework to the banking system". Periodica Polytechnica, Social and Management Sciences 22 2 (2014): 107-117. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84913540680&partnerID=MN8TOARS.
    10.3311/PPso.7673
  49. Silva, Susana Costa e; Pacheco, Eugénia; Meneses, Raquel; Brito, Carlos; Susana Costa e Silva; Eugénia Pacheco; Raquel Meneses; et al. "The Importance of Second-Hand Knowledge in the Revised Uppsala Model: Can European Textiles Producers Export to China?". Journal of Global Marketing 25 3 (2012): 141-160. http://hdl.handle.net/10400.14/14495.
    10.1080/08911762.2012.741963
  50. Silva, Susana Costa e; Pacheco, Eugénia; Meneses, Raquel; Brito, Carlos. "The importance of second-hand knowledge in the revised uppsala model: can european textiles producers export to China?". (2012): http://hdl.handle.net/10400.14/14495.
    10.1080/08911762.2012.741963
  51. Susana Costa e Silva; Eugénia Pacheco; Raquel Meneses; Carlos Brito. "The Importance of Second-Hand Knowledge in the Revised Uppsala Model: Can European Textiles Producers Export to China?". (2012): https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/71093.
    10.1080/08911762.2012.741963
Capítulo de livro
  1. Meneses, Raquel. "Is Strategy Dead?". In Competitive Drivers for Improving Future Business Performance, 1-18. IGI Global, 2021.
    Publicado • 10.4018/978-1-7998-1843-4.ch001
  2. Correia, Maria do Rosário; Meneses, Raquel. "From Systematic to Mimetic Behavior in the International Market Selection". In Competitive Drivers for Improving Future Business Performance, 131-152. IGI Global, 2021.
    Publicado • 10.4018/978-1-7998-1843-4.ch008
  3. Ribeiro, Raquel; Meneses, Raquel. "Impact of National Culture in Reaction to Service Failures". In Springer Proceedings in Business and Economics, 391-404. Springer International Publishing, 2021.
    Publicado • 10.1007/978-3-030-59972-0_27
  4. Meneses, Raquel. "The Portuguese Luxury Wine Market: A Study on the Perceptions of Wine Brand Managers". In Anthropological Approaches to Understanding Consumption Patterns and Consumer Behavior. IGI Global, 2020.
    Publicado
  5. Meneses, Raquel; Pinho, Helder. "Causes of De-Internationalization". In Handbook of Research on Corporate Restructuring and Globalization, 170-192. IGI Global, 2019.
    Publicado • 10.4018/978-1-5225-8906-8.ch008
  6. Ch. Meneses, Raquel F.; Mouta, C; Guimarães, P. "The Importance of Top Management Teams in Global Dynamic Networks". In Economic Behaviour - Economy, Business and People, editado por Zbuchea, A; Bratianu, C; Pînzaru,F, 139-169. Cambridge Scholars Publishing, Editors., 2017.
  7. Ch. Meneses, Raquel F.; Lima, A. "Marketing Tribal - O Marketing das Comunidades, in , (coord.), D. Quixote, ISBN: 978-972-20-5408-9, p. 117 – 134.". In Novos Horizontes do Marketing, editado por Brito, Carlos Henrique Figueiredo e Melo de; Lencastre, P. D. Quixote, 2014.
    Publicado
  8. Ch. Meneses, Raquel F.; Moutinho, N. "Indústrias Culturais e Criativas: Eficiência e Produtividade na Europa". In Indústrias Criativas, Media e Clusters, editado por Faustino, Paulo, 55-70. Media XXI, 2013.
    Publicado
  9. Raquel Meneses; Carlos Brito; Faculdade de Economia. "Market Selection by International New Ventures: A Multi-theoretical Approach". In Nouveaux défis, nouveaux comportements.. ISC Paris, 2007.
Documento de trabalho
  1. Ch. Meneses, Raquel F.; Brito, Carlos. 2012. "A dynamic approach to the development of International new ventures".
Livro
  1. Raquel Meneses; Cristina Mouta; Bárbara Zabumba. What Moves the Medical Tourists? The Main Motivations and Fears - What is yet to be discovered. 2022.
  2. Ch. Meneses, Raquel F.; Silva, Susana; Pinho, J.C. Marketing Internacional, Negócios à Escala Global. Atual Editora. 2018.
    Publicado
  3. Nuno Moutinho; Raquel Meneses; Bruno Teixeira. KNOWLEDGE AND INFORMATION MANAGEMENT AND SHARING IMPACT ON COMPETITIVE ADVANTAGE. 2018.
  4. Ana Paula OLIVEIRA; Raquel Meneses; Nuno Moutinho. ARE INVS SO DIFFERENT?. 2018.
  5. Ana Paula OLIVEIRA; Raquel Meneses; Nuno Moutinho. ARE INVS SO DIFFERENT?. 2018.
  6. Nuno Moutinho; Raquel Meneses; Bruno Teixeira. KNOWLEDGE AND INFORMATION MANAGEMENT AND SHARING IMPACT ON COMPETITIVE ADVANTAGE. 2018.
  7. Raquel Meneses; Carlos Brito. Market Selection by International New Ventures: A Multi-theoretical Approach. 2007.
Resumo em conferência
  1. Machado, Sara Monteiro; Ribeiro, Fernando Vasco Moreira; Meneses, Raquel. Autor correspondente: Machado, Sara Monteiro. "A can of worms or a gift that keeps on giving? The role of voting in youth political participation". Trabalho apresentado em IAMCR 2023 – Inhabiting the Planet: Challenges for medias, communication and beyond, Lyon, 2023.
  2. Machado, Sara Monteiro; Ribeiro, Vasco; Meneses, Raquel. "Something old, something new, something borrowed: the Instagram activity of Portuguese party youth wings on an electoral context". Trabalho apresentado em V Congreso Internacional Move.net sobre Movimientos Sociales y TIC, Sevilha, 2022.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Moutinho, Raquel Filipa do Amaral Chambre de Meneses Soares Bastos. "International New Ventures Não Tecnológicos". Doutoramento, 2011. http://hdl.handle.net/10216/21308.
  2. Moutinho, Raquel Filipa do Amaral Chambre de Meneses Soares Bastos. "International New Ventures Não Tecnológicos". Doutoramento, 2011. http://hdl.handle.net/10216/21308.
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2019 - Atual Business Diplomacy Relevance in Successful International Endeavours of MNCs: A Multiple Case Study Analysis.
Coorientador de Rui Manuel Ribeiro Monteiro
Gestão (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2019 - Atual Efficient Energy Consumption - an Actor-Network Approach.
Coorientador de Joana Isabel Pereira Desport Coelho
Gestão (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2020 - 2023 Business Diplomacy Relevance in Successful International Endeavours of MNCs: A Multiple Case Study Analysis
Orientador de Rui Manuel Ribeiro Monteiro
Doutoramento em Gestão (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2017 - 2023 FAMILY BUSINESS PROCESS OF INTERNATIONALIZATION THE MEDIATION ROLE OF THE INTERNET: AN EXPLORATORY APPROACH IN THE CONTEXT OF INDUSTRIAL PORTUGUESE SME
Orientador de João Pedro Frazão Alvim de Castro
Doutoramento em Gestão (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2018 - 2022 Ambidexterity as a Dynamic Capability Through the Lens of Activity Theory: As Analysis of Santa Casa da Misericórdia do Porto.
Coorientador de Rita Proença de Almeida Oliveira Rocha
Gestão (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2021 - 2021 Barreiras à Exportação: Sector das Rochas Ornamentais
Orientador de Ana Isabel Mota da Silva
Mestrado em Gestão Comercial (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2021 - 2021 O impacto dos fatores psicológicos nas atitudes e comportamentos dos consumidores que surgiram com a crise do COVID 19
Coorientador de Bárbara Gonçalves de Sousa
Mestrado em Economia e Administração de Empresas (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2021 - 2021 Momentos da Verdade no serviço funerário
Coorientador de Gustavo Gomes de Barros Melro Craveiro
Mestrado em Gestão de Serviços (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2021 - 2021 A internacionalização para mercados não desenvolvidos: motivações e barreiras
Orientador de Jonathan Bastos Lampaça
Mestrado em Economia e Administração de Empresas (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2021 - 2021 Presença espanhola no setor do olival na região do Alqueva
Orientador de Libânia Maria Pinto de Sousa
Mestrado em Economia e Administração de Empresas (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2021 - 2021 A Cross-Country Study on the Country-of-origin Effect of Portugal
Orientador de Luís Maria Pimenta Pizarro Magalhães Damásio
Mestrado em Economia e Gestão Internacional (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2021 - 2021 The Influence of social/business networks in the internalization process of saas companies
Orientador de Luísa Duarte da Silva Teotónio
Mestrado em Economia e Gestão Internacional (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2021 - 2021 Motivations and Barriers behind the Internationalisation of Firms to Emerging Markets
Orientador de Neuza Maria Pedrosa Domingues
Mestrado em Economia e Administração de Empresas (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2021 - 2021 How does serendipity influence the internationalization process? Causes and Recognition
Orientador de Raquel Barbosa Moreira
Mestrado em Gestão (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2021 - 2021 Posicionamento Masstige como estratégia para a internacionalização de vinho português
Orientador de Ricardo de Lacerda Argomaniz
Mestrado em Economia e Gestão Internacional (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2021 - 2021 Innovation and Internationalization of Family Firms
Orientador de Sara de Castro Costa Cerqueira
Mestrado em Economia e Administração de Empresas (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2021 - 2021 A importância da Responsabilidade Social Empresarial para os consumidores: a influência da cultura nacional e da cultura geracional
Orientador de Vera Rodrigues Mónica
Mestrado em Economia e Administração de Empresas (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2020 - 2021 Os consumidores millennials de marcas de luxo: quais as suas especificidades e diferenças?
Coorientador de Alexandra Oliveira Frade
Mestrado em Marketing (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2020 - 2021 A Satisfação da Experiência Enoturística: Uma Análise de Online Reviews de Turistas em Portugal
Coorientador de Bárbara Gomes Soares Lopes
Mestrado em Marketing (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2020 - 2021 A Influência dos Traços de Personalidade do CEO na Capacidade Inovadora da Empresa
Orientador de Joaquim Pedro Rosa Samagaio
Mestrado em Economia e Gestão da Inovação (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2020 - 2020 O Impacto da co-criação de clientes nos serviços e a intenção de revisita. Aplicação ao setor do Turismo
Coorientador de Carlos António da Silva Monteiro
Mestrado em Gestão de Serviços (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2020 - 2020 O Impacto da participação em Feiras Internacionais na Internacionalização das Empresas Expositoras
Orientador de Cheila Lopes Fernandes
Mestrado em Gestão de Serviços (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2020 - 2020 Que Impacto terá a Divulgação de Incidentes Relacionados com Corrupção na Reputação da Marca de uma Instituuição Bancária?
Coorientador de Cristina Isabel Vieira Ramos
Mestrado em Economia e Administração de Empresas (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2020 - 2020 Amazon rainforest products: The region-of-origin effect on consumer perception
Orientador de Fernanda Bergamo Calderari
Master in Management (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2020 - 2020 A Sucessão como uma Oportunidade? Estudo Longitudinal da Empresa Paupério: 1874-2020
Orientador de Hélio Fernando da Silva Rebelo
Mestrado em Economia e Administração de Empresas (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2020 - 2020 O Efeito País de Origem é Estático ou Muda ao Longo do Tempo? Análise do efeito sobre start-ups tecnológicas ao longo do tempo
Orientador de Inês dos Santos Tavares
Mestrado em Economia e Gestão Internacional (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2020 - 2020 Plano de Comunicação Integrada da Marca Frezyderm em Portugal
Coorientador de Letícia Benetti Silva Borsato
Mestrado em Marketing (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2020 - 2020 A influência da Cultura Organizacional nos Tipos de Inovação
Orientador de Mafalda de Castro Pereira Cardoso
Mestrado em Economia e Gestão da Inovação (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2020 - 2020 Perception of the importance of Inbound Marketing: The case of IT companies in Northeastern Brazil
Coorientador de Marcela Maria da Cunha Rocha
Mestrado em Marketing (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2020 - 2020 Determinantes Estratégicos na Seleção de Parceiros nas International Joint-Ventures: Estudo de Caso
Orientador de Mónica Carolina da Costa Barbosa
Mestrado em Gestão Comercial (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2020 - 2020 Strategies to Surpass the Lack of Touch Constraints on E-commerce Overseas, The case of the furniture sector
Orientador de Rita Vilas Boas Travassos Piloto
Mestrado em Economia e Gestão Internacional (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2020 - 2020 O Impacto das Associações Empresariais na Capacidade Inovadora Empresarial
Orientador de Rita Seabra Oliveira da Veiga Macedo
Mestrado em Economia e Gestão da Inovação (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2020 - 2020 Is Mass Customization the Path for Small and Medium Enterprises to Grow Internationally? Case Study of the Portuguese Shoe Industry
Orientador de Maria Teresa Bernardo Monteiro
Mestrado em Economia e Gestão Internacional (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2020 - 2020 Catalisadores e Inibidores do E-commerce como forma de internacionalização as PMEs
Orientador de Tiago Emanuel Almeida Nogueira
Mestrado em Gestão de Serviços (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2020 - 2020 Causas para a Desinternacionalização
Orientador de Ana Catarina Azevedo
Mestrado em Economia e Administração de Empresas (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2020 - 2020 Como os bancos tradicionais no Brasil estão a inovar e ser mais eficientes ao mesmo tempo. Ambidexteridade na banca brasileira
Orientador de André Ferreira Cepeda
Mestrado em Gestão da Inovação (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2019 - 2020 Integration of refugees in the European labour market: Employment and Education
Orientador de Joana Sofia Vilaça Correia da Silva
Mestrado em Economia e Gestão Internacional (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2014 - 2020 The Impact of CEO Characteristics on Organizational Cultute and on Collaboration Networks.
Orientador de Cristina Susana Mouta Alves da Silva
Gestão (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2019 - 2019 A influência da personalidade na reação à falha do consumidor nos Serviços
Orientador de Filipa Raquel Costa Escórcio
Gestão de Serviços (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2019 - 2019 Estratégias de Coopetição como catalisadoras da inovação financeira: O caso dos Bancos e Fintechs
Orientador de Isabel Cristina Fonseca Silva
Economia e Gestão da Inovação (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2019 - 2019 Gestão da Ambiguidade na Negociação - Processos de Negociação da Cooperação Empresarial Internacional
Orientador de João Daniel da Silva Machado
Economia e Gestão Internacional (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2019 - 2019 Sucessão Feminina em Empresas Familiares
Orientador de Bela Diana Pinto Gomes
Gestão Comercial (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2019 - 2019 A Internacionalização através de Nichos de Mercado
Orientador de Sofia Miranda Bento Coelho
Mestrado em Economia e Gestão Internacional (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2019 - 2019 Barriers to the Internationalisation of Small and Medium-sized Social enterprises
Orientador de Rúben André Veiga Rebelo
Mestrado em Economia e Gestão Internacional (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2019 - 2019 O mercado do vinho de luxo: as perceções dos gestores portugueses de marcas de vinho
Coorientador de Nuno Alexandre Metello de Nápoles Castro Ribeiro
Mestrado em Gestão Comercial (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2019 - 2019 Impacto da Cultura nacional na reação a falhas de serviços
Orientador de Maria Raquel Oliveira Ribeiro
Mestrado em Gestão de Serviços (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2019 - 2019 Recognizing and Applying the Country Image as a resource in international business: an investigation of the cases Brazil and Portugal
Coorientador de Nathalie Georgia Carina Johnston
Mestrado em Gestão (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2018 - 2019 O impacto das associações empresariais na internacionalização das empresas do mobiliário
Orientador de Ana Cristina Pereira Pinto
Mestrado em Gestão Comercial (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2018 - 2019 Determinantes na Escolha do estabelecimento de Ensino Superior no primeiro ciclo de estudos: o caso da Faculdade de Economia da universidade do Porto
Orientador de Maria Fernanda Saraiva da Silva
Mestrado em Gestão de Serviços (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2014 - 2019 Customer Expectations on Services: A Cross-Cultural Perspective in Latin European and Latin American Countries.
Orientador de Mara José Sousa Franco
Gestão (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2018 - 2018 Alteração do modelo de negócio de uma indústria hipercompetitiva: a introdução da computação na nuvem no software empresarial
Orientador de António Luís Vieira da Silva Rodrigues de Castro
Economia e Gestão da Inovação (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2018 - 2018 Envolvimento Familiar e Internacionalização das Empresas
Orientador de Cláudia Maria de Oliveira Cunha
Economia e Gestão Internacional (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2018 - 2018 O Efeito País de Origem na Perceção de Compra dos Consumidores Portugueses sobre Produtos Exóticos Brasileiros
Orientador de José Bonifacio Pimentel de Sena Neto
Marketing (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2018 - 2018 O Efeito da Sucessão na Capacidade Inovadora das Empresas Familiares
Orientador de Maik Anderson Carvalho dos Santos
Economia e Gestão da Inovação (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2018 - 2018 Internacionalização de Software-as-a-Service
Orientador de Maria Beatriz Teixeira Natário
Economia e Gestão Internacional (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2018 - 2018 The Country-of-origin effect as a constraint to internationalization: The case of Portugal's furniture industry
Orientador de Sara Vanessa Ferreira dos Santos
Economia e Gestão Internacional (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2018 - 2018 Motivação de Doadores de Organizações Não Governamentais
Coorientador de Micheli Umebayashi
Mestrado em Gestão Internacional (Mestrado)
Escola Superior de Propaganda e Marketing, Brasil
2018 - 2018 O E-Commerce como Facilitador da Internacionalização das Pequenas e Médias Empresas,
Coorientador de Mariana Isabel Ferreira Rua
Mestrado em Gestão de Serviços (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2017 - 2017 Mentalidade de silo nos serviços de saúde: impacto na organização.
Orientador de João Manuel Reis Caseiro Alves Pereira
Ciências Biomédicas (Doutoramento)
Universidade do Porto Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, Portugal
2017 - 2017 O contributo dos cinco sentidos para a comunicação internacional do turismo em Portugal
Orientador de Ana Mafalda Dias Franco
Economia e Gestão Internacional (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2017 - 2017 Consumer options and country bias: 2 cases in different ethnocentrism context
Orientador de Ana Paula Gomes Hungara
Economia e Gestão Internacional (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2017 - 2017 Novas Empresas Internacionais O Caso do Setor Metalúrgico e Metalomecânico
Orientador de Ana Paula Moreira de Oliveira
Economia e Administração de Empresas (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2017 - 2017 Impacto da Gestão de Conhecimento e Informações e a Sua Partilha na Vantagem Competitiva das Organizações
Orientador
Economia e Administração de Empresas (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2017 - 2017 How can International Business Negotiations be successful between companies with distinct cultures? - a case study in a worldwide operating organisation
Orientador de Fabian Mathias Kreutzer
Gestão (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2017 - 2017 Inovação em Empresas Familiares no Sector Primário- O Caso do Sector Vitivinicola
Orientador de Guilherme de Matos Santos
Economia e Gestão da Inovação (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2017 - 2017 Inovação na restauração em Portugal pela perspetiva da oferta e da procura
Orientador de Isabel Cristina Silva e Sousa
Gestão de Serviços (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2017 - 2017 Timing de implementação de inovações nos serviços
Orientador de João Ferrer Rajão Loureiro
Economia e Gestão da Inovação (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2017 - 2017 Expetativas e perceções das startups perante o processo de incubação
Orientador de João Pedro Soares Pina de Oliveira Sousa
Economia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2017 - 2017 So close and so far away. The Case of Portugal and Italy distance
Orientador de Lorenzo Ferrini
Gestão (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2017 - 2017 O IMPACTO DO "FABRICADO NA CHINA" NA AVALIAÇÃO DO COMPRADOR
Orientador de Luís Miguel Monteiro Vieira
Economia e Administração de Empresas (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2017 - 2017 How Does High-/Low- Context Communication Influence Advertisement Perception?
Orientador de Micaela Sousa Barros
Economia e Gestão Internacional (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2017 - 2017 Venture Capitalists intervention and the internationalization of new ventures financial and strategic support
Orientador de Paulo Jorge Marques Ribeiro
Economia e Administração de Empresas (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2017 - 2017 O impacto da distância nas relações entre empresas-mãe e subsidiárias estrangeiras
Orientador de Pedro Patrício Grijó e Borges Carneiro
Economia e Gestão Internacional (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2017 - 2017 Mentalidade de Silo nos Serviços de Saúde
Coorientador de João Manuel Reis Caseiro Alves Pereira
Mestrado em Economia e Gestão de Serviços de Saúde (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2016 - 2016 Relações de controlo e autonomia entre empresa-mãe e subsidiárias
Orientador de Bárbara Helena da Costa e Amorim
Economia e Administração de Empresas (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2016 - 2016 Heterogeneidade da equipa de gestão de topo e capacidade inovadora da empresa
Orientador de Tiago André Garcez Anacleto
Economia e Gestão da Inovação (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2016 - 2016 SUCESSÃO FAMILIAR EM EMPRESAS DE SERVIÇOS: CONDIÇÕES PARA O SUCESSO
Orientador de Cátia Sofia Saraiva Nogueira
Gestão de Serviços (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2016 - 2016 Influência da Família no Aparecimento de Silos numa Empresa Familiar
Orientador de Andreia Filipa Vieira de Sousa
Economia e Administração de Empresas (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2016 - 2016 How Does Cultural Intelligence Influence the International Business Negotiation Process?
Orientador de Daniel Albino Carvalho Marques
Economia e Gestão Internacional (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2016 - 2016 Procura de informação e aquisição de conhecimento no processo de Internacionalização: estudo exploratório
Orientador de Mélissa Godinho Alves de Sá
Economia e Gestão Internacional (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2016 - 2016 International Consumer Fads
Orientador de Rui Miguel Quental de Almeida
Economia e Gestão Internacional (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2016 - 2016 Linking Top Management Teams to International Market Selection
Orientador de Bruno André Pimenta Teixeira
Economia e Administração de Empresas (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2016 - 2016 Influência do Comportamento Pessoal do CEO no Comportamento de Responsabilidade Social e Ambiental da Empresa
Orientador de Patrícia Raquel da Silva Sousa
Economia e Administração de Empresas (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2016 - 2016 Influência da transferência de conhecimento através de redes de cooperação na capacidade de inovação das empresas
Orientador de André Gustavo Pontviane de Pinho Aroso Dias
Economia e Gestão da Inovação (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2016 - 2016 The influence of local culture on control and autonomy of information flow between MNEs and subsidiaries
Orientador de Bárbara Helena da Costa e Amorim
Mestrado em Economia e Administração de Empresas (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2016 - 2016 Procura e aquisição de conhecimento no processo de Internacionalização
Orientador de Mélissa Godinho Alves de Sá
Mestrado em Economia e Gestão Internacional (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2015 - 2015 Literacia Empresarial Portuguesa em Ferramentas de Gestão
Orientador de André Joaquim Lima Ribas
Economia e Administração de Empresas (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2015 - 2015 From a hobby to an international business with the use of the Internetalisation Phenomenon to overcome internationalization liabilities: Minimal Cork Case Study
Orientador de Carolina de Andrade Pestana
Economia e Gestão Internacional (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2015 - 2015 A importância da gestão no acesso a financiamento no empreendedorismo social
Orientador de Daniela Maria Rodrigues de Oliveira
Gestão de Serviços (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2015 - 2015 The impact of the national culture on expectations of services: the case of Sightseeing in Porto.
Orientador de Fabiana Cristina Santos Oliveira
Economia e Gestão Internacional (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2015 - 2015 Comunicação Integrada de Marketing: Um Guia de Comunicação em Contexto de Trabalho
Orientador de José Carlos Costa Magalhães
Economia e Administração de Empresas (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2015 - 2015 Barreiras à internacionalização: o caso das empresas vitivinícolas da região dos vinhos verdes.
Orientador de José Diogo de Freitas Barroso Carvalho
Gestão Comercial (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2015 - 2015 As expectativas dos clientes no mercado hoteleiro de luxo - Fatores influenciadores
Orientador de Mariana Martins Ribeiro Pacheco Neto
Gestão de Serviços (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2015 - 2015 Processo de Internacionalização para a China. Estratégia e Barreiras – Caso OleoTest®
Orientador de Pedro Miguel Gameiro Matos
Economia e Gestão Internacional (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2015 - 2015 The not so invisible market barriers: Macao case.
Orientador de Pedro Miguel Malta dos Santos
Gestão Comercial (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2015 - 2015 Características das Equipas de Gestão de Topo e a sua Influência na Inovação das Empresas
Orientador de Sara de Sousa Cruz
Economia e Gestão da Inovação (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2015 - 2015 Customers` Reaction on Unethical Companies` Behaviour – Comparing West and East Europe
Orientador de Valeryia Chouhun
Gestão (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2015 - 2015 Internet Impact on Family Business Process of Internationalization
Orientador de João Pedro Frazão Alvim de Castro
Gestão (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2015 - 2015 Etiqueta de garantia de qualidade pós-colheita de flores de corte: Estudo de Mercado
Coorientador de Daniela Filipa Magalhães Oliveira
Mestrado em Engenharia Agronómica (Outra)
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
2014 - 2014 How can a firm evaluate customer satisfaction with a service recovery in a B2B Market?
Orientador de Ana Rita Faria Magalhães
Gestão de Serviços (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2014 - 2014 How Firms Transform the Knowledge to Which They Are Exposed Through a Relationship in a Foreign Country into a Competitive Advantage.
Orientador de Andreia Cardoso Barbosa
Marketing (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2014 - 2014 The influence of managers in the success of the organization
Orientador de Anthony Alexandre da Cunha Correia
Gestão (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2014 - 2014 Inward Export - A consumer analysis on service satisfaction
Orientador de Catarina Marques de Sousa
Economia e Gestão Internacional (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2014 - 2014 Creating Sustainable International Business During the Firm´s Internationalization to Base-of-the-Pyramid Countries: The Adoption and Adaptation of Responsible Business Practices
Orientador de Christiane Sabrina Ständer
Economia e Gestão Internacional (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2014 - 2014 Top Executives on TMT and Firm Performance
Orientador de Filipa Alexandra Matos de Azevedo Teixeira
Gestão (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2014 - 2014 A opção entre Gestores Expatriados e Gestores Locais: o modelo EPRG.
Orientador de João Pedro de Jesus Oliveira Ribeiro
Gestão Comercial (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2014 - 2014 Lealdade nos Serviços - O que Torna o Consumidor leal à sua farmácia.
Orientador de José Pedro Moreira dos Santos
Gestão de Serviços (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2014 - 2014 Porque fico em casa?
Orientador de Marco André Soares Caseira
Gestão de Serviços (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2014 - 2014 Can external communication strategies potentiate innovations’ success? The case of hostels in Porto
Orientador de Mariana Magalhães Pinho de Sousa
Economia e Gestão da Inovação (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2014 - 2014 When our senses get tricked: A case about Country of Origin Effect and Ethnocentrism.
Orientador de Pedro Luís Raposo Osório Veiga
Marketing (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2014 - 2014 Choice of Location for Internationalization Strategy for Services SMEs
Orientador de Polina Teterevleva
Gestão (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2014 - 2014 Barreiras à inovação nos setores Tradicionais - o caso do setor agroalimentar de Baião (Sub-Região do Tâmega)
Orientador de Valter Lino Valente Costa
Economia e Gestão da Inovação (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2014 - 2014 Importância da Satisfação com o Gestor Bancário na Relação com as Instituições Bancárias: Uma Aplicação ao Mercado Business-To-Business.
Orientador de Andrea Carolina da Conceição Pereira
Gestão Comercial (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2014 - 2014 What does a customer expect to get with a service recovery in a B2B market?
Orientador de Ana Rita Faria Magalhães
Mestrado em Gestão de Serviços (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2014 - 2014 How Second-hand Knowledge Affects the Successful Internationalization of the Portuguese SME’s
Orientador de Andreia Cardoso Barbosa
Mestrado em Marketing (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2014 - 2014 The top management team’s cultural diversity and its effects on organizational outcomes
Orientador de Filipa Alexandra Matos de Azevedo Teixeira
Master in Management (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2014 - 2014 Estratégia internacional – a opção entre expatriados e gestores locais
Orientador de João Pedro Ribeiro
Mestrado em Economia e Administração de Empresas (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2013 - 2013 When enough is already more than enough - Understanding the non-complaining behavior in charity contexts.
Orientador de Ana Sofia Cardoso Passos
Gestão de Serviços (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2013 - 2013 Entrepreneurs´ Motivation in Non-Professional Sports (Case Study: American Football in Portugal).
Orientador de Ildefonso Manuel Teixeira Martins
Marketing (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2013 - 2013 A Perceção do Sistema de Gestão de Reclamações e a Decisão de Reclamar em Serviços
Orientador de Isabel Catarina Martins Costa
Gestão de Serviços (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2013 - 2013 Partner Selection in Domestic Co-Opetition: The Effect of Personal Ties - An Exploratory Analysis on Factors Leading to the Choice of Partners in Co-Opetition.
Orientador de João Miguel Abrantes Alves
Marketing (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2013 - 2013 From Offshore Outsourcing Provider to Own Brand Manufacturer
Orientador de Paulo Jorge Coelho Gomes
Economia e Gestão Internacional (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2013 - 2013 CEO´s Social Capital Effects on Firm Performance.
Orientador de Pedro Miguel Vieira Guimarães
Marketing (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2013 - 2013 Reação dos Consumidores ao Comportamento Ético das Empresas.
Orientador de Ricardo Filipe de Sousa Costa
Marketing (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2013 - 2013 Managing International Business Constraints Through Business Diplomacy
Orientador de Rui Manuel Ribeiro Monteiro
Economia e Gestão Internacional (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2013 - 2013 Cultural dimension differences related to international management : kazakhstsn vs. Europe
Orientador de Farkhat Kainazarov
Mestrado em Engenharia de Serviços e Gestão
Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal
2012 - 2012 Vietnamese cultural dimensions and its effects on the marketing strategy for international ventures
Orientador de Trang Ngoc Ly
Mestrado em Marketing e Gestão Estratégica (Mestrado)
Universidade do Minho Escola de Economia e Gestão, Portugal
2012 - 2012 Dinâmica Promocional e Segmentos na Sonae MC
Orientador de Ana Raquel Pinto Cabral
Mestrado em Marketing (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2012 - 2012 Open Innovation: Processo de Implementação em Empresas Nacionais
Orientador de Ana Sofia Faria de Sousa
Mestrado em Economia e Gestão da Inovação (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2012 - 2012 Fatores influenciadores da intenção de compra de Smartphones de marca própria
Orientador de Dany Costa Coelho
Mestrado em Economia e Administração de Empresas (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2012 - 2012 Causes of de-Internationalization of Portuguese Firms
Orientador de Hélder Miguel Paiva de Pinho
Mestrado em Economia e Administração de Empresas (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2012 - 2012 A Inovação pelo Design Criativo - Fator Crítico de Sucesso para a Internacionalização?
Orientador de Joana Maria da Cruz Vila Pouca
Mestrado em Marketing (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2012 - 2012 In the Shadow of Offshoring - An Exploratory Study of the Expectations of Providers
Orientador de Mariana Pinho de Almeida
Mestrado em Economia e Gestão Internacional (Mestrado)
2012 - 2012 Inovação e Internacionalização: Correlação nas Empresas Portuguesas
Orientador de Renata de Souza e Sá
Mestrado em Economia e Gestão da Inovação (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2012 - 2012 Será possível desenhar um "framework" para a inovação do modelo de negócio? Da teoria à prática no contexto português
Orientador de Ricardo Alexandre Pinto Alves
Mestrado em Economia e Gestão da Inovação (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2012 - 2012 A Influência da Montra na Compra por Impulso
Orientador de Sara Torres Vieira Barbosa Ferreira
Mestrado em Marketing (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2012 - 2012 Riscos associados ao IDE em Economias Emergentes e em Desenvolvimento: O Caso das Empresas de Construção Portuguesas em Angola
Orientador de Sérgio Paulo da Silva Pereira
Mestrado em Economia e Administração de Empresas (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2012 - 2012 A experiência da marca em enoturismo afeta o comportamento do consumidor de vinhos? A visão da oferta
Coorientador de Sílvia Cristina Costa Reis David
Mestrado em Marketing (Mestrado)
2011 - 2011 Solutions: Projeto de internacionalização para uma empresa portuguesa de software
Orientador de Ana Cristina Gomes de Castro
Mestrado em Marketing (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2011 - 2011 Factores Influenciadores do Consumo em E- commerce
Orientador de André Filipe Gonçalves de Castro
Mestrado em Economia e Administração de Empresas (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2011 - 2011 O Impacto das Distâncias na Percepção dos Riscos no Negócio internacional: O caso dos têxteis-lar europeus
Orientador de Luís Miguel Teixeira de Faria Pereira de Oliveira
Mestrado em Gestão Comercial (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2011 - 2011 Relatório de Estágio: Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral de Lisboa
Coorientador
Mestrado em Marketing (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2011 - 2011 Um Projecto de Expansão internacional – O caso da PortugaliaCork nos EUA
Orientador de Ramiro da Silva Baptista
Mestrado em Gestão Comercial (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2011 - 2011 Projecto de Análise e Diagnóstico de uma Associação Mutualista – O caso Benéfica e Previdente
Orientador
Mestrado em Marketing (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2011 - 2011 As empresas familiares como born-again global: uma análise à sucessão enquanto factor crítico
Orientador de Ricardo Jorge Fernandes Coutinho
Mestrado em Economia e Administração de Empresas (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2011 - 2011 As empresas familiares como born-again global: uma análise à sucessão enquanto factor crítico
Orientador de Ricardo Jorge Fernandes Coutinho
Mestrado em Economia e Administração de Empresas (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2022 Dynamism into Dynamic Capabilities: Process, Practice and Critical Approaches
Arguente
Fabiane Valéria de Oliveira Bastos Valente (Doutoramento)
2021 When Less Becomes More: Motivations, Meanings and Outcomes of Voluntary Simplicity Adoption
Arguente
Raquel Rebouças Almeida Nicolau (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2021 A Influência das reformas administrativas nas organizações públicas
Arguente
Samuel Leite Castelo (Doutoramento)
Universidade de Coimbra, Portugal
2021 A Autorregulação Publicitária dirigida a Crianças - Uma meta-análise ao estado de arte e à sua relevância focada no setor alimentar
Presidente do júri
David dos Santos Rua Moura (Mestrado)
2021 Efeitos da participação em comunidades de marca para a utilização do social commerce
Arguente
Deborah Felippe de Almeida Medeiros (Mestrado)
2021 COVID-19 e o Novo Cliente no Setor do Turismo: Caso The Editory Collection Hotels – Grupo Sonae Capital
Presidente do júri
Mélanie Santos Pinho (Mestrado)
2021 A internacionalização para mercados não desenvolvidos: motivações e barreiras
Orientador
Jonathan Bastos Lampaça (Mestrado)
2021 Motivations and Barriers behind the Internationalisation of Firms to Emerging Markets
Orientador
Neuza Maria Pedrosa Domingues (Mestrado)
2021 A importância da Responsabilidade Social Empresarial para os consumidores: a influência da cultura nacional e da cultura geracional
Orientador
Vera Rodrigues Mónica (Mestrado)
2021 Retenção de Clientes no Contexto Business to Business: Estudo de Caso HUUB - AggregaTomorrow Consulting Lda.
Presidente do júri
Tomás Figueira Calado (Mestrado)
2021 Belmiro de Azevedo e Alexandre Soares dos Santos: Estudo comparativos das Lideranças e Estratégias no Processo de Internacionalização do Grupo Sonae e Grupo Jerónimo Martins
Presidente do júri
Tiago João Alves Bessa (Mestrado)
2021 Relevância da Dimensão Social e Ambiental da Responsabilidade Social Corporativa na Marca Empregadora
Presidente do júri
Cláudia Sofia Martins da Silva (Mestrado)
2021 O impacto do home-office na qualidade de vida no trabalho: a perceção dos trabalhadores em contexto de pandemia
Presidente do júri
Ana Rita Sousa Mota Santos (Mestrado)
2021 A Influência dos Traços de Personalidade do CEO na Capacidade Inovadora da Empresa
Orientador
Joaquim Pedro Rosa Samagaio (Mestrado)
2021 A influência da sustentabilidade na posse psicológica em serviços baseados no acesso temporário
Presidente do júri
Leonardo Martins Raimundo (Mestrado)
2021 Innovation and Internationalization of Family Firms
Orientador
Sara de Castro Costa Cerqueira (Mestrado)
2021 Presença espanhola no setor do olival na região do Alqueva
Orientador
Libânia Maria Pinto de Sousa (Mestrado)
2021 The Influence of social/business networks in the internalization process of saas companies
Orientador
Luísa Duarte da Silva Teotónio (Mestrado)
2021 Posicionamento Masstige como estratégia para a internacionalização de vinho português.
Orientador
Ricardo de Lacerda Argomaniz (Mestrado)
2021 A Influência dos Traços de Personalidade do CEO na Capacidade Inovadora da Empresa
Orientador
Joaquim Pedro Rosa Samagaio (Mestrado)
2021 A influência da sustentabilidade na posse psicológica em serviços baseados no acesso temporário
Presidente do júri
Leonardo Martins Raimundo (Mestrado)
2021 Innovation and Internationalization of Family Firms
Orientador
Sara de Castro Costa Cerqueira (Mestrado)
2021 Presença espanhola no setor do olival na região do Alqueva
Orientador
Libânia Maria Pinto de Sousa (Mestrado)
2021 Posicionamento Masstige como estratégia para a internacionalização de vinho português.
Orientador
Ricardo de Lacerda Argomaniz (Mestrado)
2021 PROPOSTA DE UM MODELO DE BALANCED SCORECARD APLICADO À EMPRESA SPORTSUMA
Presidente do júri
Joana Manuela Ferreira Moreira (Mestrado)
2021 Aplicação de um Balanced Scorecard a uma Organização sem Fins Lucrativos: o caso da ESN Porto
Presidente do júri
Francisco Faria da Silva (Mestrado)
2021 A COMUNICAÇÃO COMO PROCESSO FACILITADOR DA MUDANÇA ORGANIZACIONAL: UM ESTUDO DE CASO.
Presidente do júri
Priscila Lopes Moreira (Mestrado)
2021 Antecedentes e Consequentes do Customer Engagement com Marcas Humanas: os micro, macro e mega influencers, no Instagram
Presidente do júri
Anastasiya Sukhanko (Mestrado)
2021 Efeitos da publicidade personalizada do Facebook no bem-Estar do consumidor português
Presidente do júri
Inês Moreira Duarte (Mestrado)
2021 Práticas de Gestão de Contas a Receber em Empresas Tecnológicas Portuguesas
Presidente do júri
Ana Mafalda Sousa Torres (Mestrado)
2021 Apoio à atividade exportadora das PME por parte de consultoras privadas especializadas - Um Estudo de Caso
Arguente
Nuno Manuel Oliveira dos Santos Neto (Mestrado)
2021 LUSO-AMERICAN COMMUNITIES IN NEWARK: ENTREPRENEURIAL INITIATIVE AND SELF-EMPLOYMENT
Arguente
Miguel Filipe Barbosa Machado (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2021 Barreiras à Exportação: Sector das Rochas Ornamentais
Orientador
Ana Isabel Mota da Silva (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2021 Determinar o estado e a gestão da relação entre os marketers e os gestores comerciais de médias e grandes empresas a operar em Portugal
Arguente
Sofia de Castro Vieira Cardoso (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2021 A Cross-Country Study on the Country-of-origin Effect of Portugal
Orientador
Luís Maria Pimenta Pizarro Magalhães Damásio (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2021 Divulgação de destinos turísticos em videojogos: efeito nas dimensões cognitivas e comportamentais do jogador
Presidente do júri
Filipa Alexandra Silva e Sousa (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2021 Análise de sentimentos: relação da experiência do consumidor com base nos problemas evidenciados nas online reviews
Presidente do júri
Joana Rita Machado Camilo (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2021 A importância do branding para o sucesso e atratividade de uma startup: o caso iLoF
Presidente do júri
Maria Margarida Malhão Mendes Leite da Cunha (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2021 HOW DOES SERENDIPITY INFLUENCE THE INTERNATIONALIZATION PROCESS? CAUSES AND RECOGNITION
Orientador
Raquel Barbosa Moreira (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2021 Digitalização: O impacto da Indústria 4.0 na Indústria Farmacêutica em Portugal
Presidente do júri
Joana Davim Teixeira Mendes (Mestrado)
2020 The effect of fear and cosmopolitan value system reflected in the travellers¿ perception of destination image and travel decision-making
Arguente
Vanda Noémi Veréb (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2020 Os efeitos das políticas de austeridades aplicadas na economia brasileira
Presidente do júri
Peter Gabriel Carvalho Castro (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2019 Modelo de Negócio Dinâmico: Captura de Valor e Geração de Vantagem Competitiva Sustentável em Startups
Arguente
Soraya Cardoso Lopes (Doutoramento)
2019 Os desafios do mercado automóvel atual: extensões descendentes de marcas premium e a adoção de veículos elétricos
Arguente
Gabriel Alexandre Lopes Pedrosa (Doutoramento)
2019 O Impacto do Capital Empreendedor no Desempenho Organizacional: o caso das indústrias criativas da região Norte de Portugal, Doutoramento em Marketing e Estratégia
Arguente
Lara Maria Gonçalves Santos (Doutoramento)
2018 Estratégia de localização da produção: Um estudo sobre reshoring das marcas Portuguesas de vestuário
Arguente
Joel Filipe Pedroso Vaz (Doutoramento)
2018 Gym Retention Strategies - Study of Habit Formation
Arguente
Mafalda Filipa Baptista de Oliveira (Mestrado)
2018 Setting Price and Discount Policy, Mestrado em Engenharia de Serviços e Gestão
Arguente
Milena Lateva (Mestrado)
2018 Co-branding de hotel de luxo com marcas produto de prestígio: o caso das marcas de vinho
Arguente
Lisa Raquel de Freitas Ferraz (Mestrado)
2018 A internacionalização das Empresas Portuguesas e a Criação de Valor
Arguente
João Carlos Mendes de Almeida (Mestrado)
2017 Perceção dos gestores sobre o marketing de guerrilha no contexto B2B
Arguente
Dolores Sousa e Silva (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2016 Inward Internationalization as a Motivation to Go International
Arguente
6. António Carlos Campos Canedo Rebelo Pereira (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Católica Porto Business School, Portugal
2015 O impacto da Qualidade na Satisfação do Utente e nas Dimensões de Confiança Pública nos Serviços de Saúde
Arguente
Teresa Esquerdo (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2015 The relevance of entrepreneurs personality characteristics for new ventures internacionalization
Arguente
Diana Isabel Campos Fraga Aurélio (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
2014 Gender and managerial decisions: Evidence on Portuguese Firms
Arguente
Sofia Cantante Cordeiro da Costa Ferreira (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2013 Cultural Dimensions Differences Related to International Management - Kazakhstan vs Europe
Orientador
Farkhat Kainazarov (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
2013 Desenvolvimento de um produto de telecomunicações móveis para o segmento empresarial
Arguente
Gonçalo Figueiredo Taveira dos Santo (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
2013 Avaliação Comportamental de Campanhas, Mestrado Integrado em Engenharia e Gestão Industrial
Arguente
Ricardo Luís Pinto Basto Alves (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
2013 Sistema de Recomendação para a indústria do calçado online, Mestrado Integrado em Engenharia e Gestão Industrial
Arguente
João Carlos Silva Cabrita (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
2012 Vietnamese cultural dimensions and its effect on the marketing strategy for international ventures
Orientador
Trang Ngoc Ly (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2012 Empreendedorismo e Incubadoras de Empresas: O caso da incubadora de Instituto Pedro Nunes
Arguente
Fernando José Santos Simões Desidério (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra, Portugal