???global.info.a_carregar???
Cátia Casimiro has a Bachelor's Degree in Applied Communications, as well as a Master's Degree in Organizational Communications. Her Master's Thesis focused on the equity of organizational communication between hearing people and people with hearing loss. She is currently a PhD student in Communication Sciences and her thesis will focus on the written accessibility of boardgame rules. Cátia’s research interests include communication, and social and organizational inclusion of People with Disabilities, publishing, and participating in projects in these areas. In line with these interests, she already has some articles, chapters, and a book dealing with these areas of research. Additionally, she's also the editorial manager for the International Journal of Games and Social Impact (IJGSI).
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Cátia Casimiro

Nomes de citação

  • Casimiro, C.

Identificadores de autor

Ciência ID
7516-A8BE-F7F1
ORCID iD
0000-0002-5606-5474

Endereços de correio eletrónico

  • catia.casimiro@ulusofona.pt (Profissional)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Comunicação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Formação
Grau Classificação
2023/10/10 - 2026
Em curso
Ciências da Comunicação (Doutoramento)
Especialização em Acessibilidade
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2023/08 - 2023/08
Concluído
Organizational Leadership in Diversity, Equity & Inclusion Specialization (Diploma de especialização)
Especialização em Organizational Diversity, Equity, and Inclusion
Rice University, Estados Unidos
2023/02/03
Concluído
Comunicação nas Organizações (Mestrado)
Especialização em Sem especialização
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
"Paradigma Empresarial em Equidade na Comunicação Organizacional entre Pessoas com Perda Auditiva e Ouvintes" (TESE/DISSERTAÇÃO)
17
2016/08 - 2019/10
Concluído
Comunicação Aplicada: Marketing, Publicidade e Relações Públicas (Licenciatura)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/05/01 - Atual Investigador (Investigação) Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2022/12/19 - 2023/04/30 Investigador (Investigação) Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2021/09/01 - 2021/09/30 Estagiário de Investigação (Investigação) Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/05 - Atual Editorial Manager of International Journal of Games and Social Impact Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2023/05/01 - Atual GameIN
Bolseiro de Mestrado
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Escola de Comunicação Arquitectura Artes e Tecnologias da Informação, Portugal
Associação para a Inovação e Desenvolvimento da FCT
Em curso
2022/09/01 - Atual No Barriers to Employment
2022-1-SE01-KA220-ADU-000089826
European Commission
Em curso
2023/03 - 2023/10/31 ASDigital
2020-1-PT01-KA226-SCH-094961
Bolseiro de Investigação
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Investigação em Comunicação Aplicada Cultura e Novas Tecnologias, Portugal
European Commission
Concluído
2022/12/19 - 2023/04/30 TEGA
2020-1-UK01-KA203-079248
Bolseiro de Investigação
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Investigação em Comunicação Aplicada Cultura e Novas Tecnologias, Portugal
Erasmus Plus
Concluído
2021/09/01 - 2021/09/30 GIM - Glossário Inclusivo de Termos Matemáticos
COFAC/ILIND/CICANT/1/2020
Bolseiro de Iniciação Científica
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Investigação em Comunicação Aplicada Cultura e Novas Tecnologias, Portugal
Instituto Lusófono de Investigação e Desenvolvimento
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Cátia Casimiro; José Carlos Neves; Carla Sousa. "Mathematics and Sign Language Learning With a Tangible Game: An Inclusive Approach for DHH and Hearing Children". 2023.
    10.34190/ecgbl.17.1.1411
Artigo em revista
  1. Sousa, Carla; Casimiro, Cátia; Luz, Filipe Soares Branco da Costa; Léste, João. "Ética na Investigação com Pessoas com Deficiência Intelectual: Linhas Orientadoras e Materiais Acessíveis Para a Inclusão Plena". HUMANITAS - Nada do que é humano nos é alheio 4 (2024): 11-13.
    Publicado
  2. Neves, José Carlos; Sousa, Carla; Casimiro, Cátia. "Developing and Validating a Qualitative Tool for Playtesting Service Learning-Based Accessible Games: A Comprehensive Approach". EAI Endorsed Transactions on Creative Technologies 10 (2024): http://dx.doi.org/10.4108/eetct.4854.
    Publicado • 10.4108/eetct.4854
  3. Joana Barros; Cátia Casimiro. ""Meeple-Centred Design" to Assess Collaborative Play: The Case of Team3". International Journal of Games and Social Impact (2024): https://doi.org/10.24140/ijgsi.v2.n1.04.
    10.24140/ijgsi.v2.n1.04
  4. Cátia Casimiro. "O Paradigma Empresarial da Equidade Sociocomunicacional Organizacional Entre Pessoas com Perda Auditiva e Ouvintes". Revista Comunicando (2023): https://revistacomunicando.sopcom.pt/index.php/comunicando/article/view/330.
    10.58050/COMUNICANDO.V12I2.330
  5. Inka Brand; Isra C.; Markus Brand; Shei S.; Micael Sousa; Carla Sousa; Cátia Casimiro. "[Roundtable] Analogue Co-Design: Opportunities, Challenges and Other Nuances". International Journal of Games and Social Impact (2023): https://doi.org/10.24140/ijgsi.v1.n2.09.
    10.24140/ijgsi.v1.n2.09
  6. Carla Sousa; José Carlos Neves; Cátia Casimiro; Carlos Pereira dos Santos; Patrícia Carmo; Joana Mendes; Vasco Bila. "Exploring the Feasibility of Game-Based Tangible Resources in the Teaching of Deaf Preschoolers and their Hearing Peers". Journal of Educational Studies and Multidisciplinary Approaches (2022): https://doi.org/10.51383/jesma.2022.34.
    10.51383/jesma.2022.34
Capítulo de livro
  1. Cátia Casimiro. "Enhancing Participatory Research with Neurodiverse Individuals: The Potential Role of Assistive Technologies in Facilitating Informed Consent". Portugal, 2023.
    10.24140/asdigital.v1.p02.09
  2. Casimiro, Cátia. "Análise Retórica da Campanha Dodot #PequenosLutarores". In Audiovisual e Indústrias Criativas: Presente e Futuro - Volume 1, 379-390. Aravaca (Madrid), Espanha: McGraw Hill, 2021.
    Publicado
Livro
  1. Cátia Casimiro; Carla Sousa; Filipe Luz; Jorge Oliveira; Ana Loureiro. Do Tokenismo à Autodeterminação: Considerações Éticas na Investigação com Pessoas com Deficiência Intelectual. 2023.
    10.24140/gamein.01
  2. Cátia Casimiro; Carla Sousa; Filipe Luz; Jorge Oliveira; Ana Loureiro; Pedro M. A. Fernandes; João Léste. From Tokenism To Self-Determination: Ethical Considerations in Research with People with Intellectual Disabilities. 2023.
    10.24140/gamein.02
Tese / Dissertação
  1. Casimiro, Cátia Sofia Fernandes. "Paradigma empresarial em equidade na comunicação organizacional entre pessoas com perda auditiva e ouvintes". Mestrado, 2022. http://hdl.handle.net/10437/13716.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2024/04/19 Involving People with Intellectual Disability in the Development of Inclusive and Accessible Guidelines. ESWRA Conference 2024 - Envisioning Future: Social Work Research in the Age of Industry 4.0
(Vilnius, Lituânia)

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2024/09/24 - 2024/09/27 Conference presentation on the systematic literature review carried out as part of the doctoral thesis. The systematic review focused on the accessibility of communication for neurodivergent people.
Conferência
10th European Communication Conference (ECREA)
Univerza v Ljubljani, Eslovénia
Distinções

Prémio

2023 Runner-Up for Best Academic Award
International Game Developers Association, Estados Unidos