???global.info.a_carregar???
Paula Quadrado é Mestre em Gestão e Valorização do Património Histórico e Cultural, com especialização em Património Artístico e História da Arte pela Universidade de Évora, Escola de Ciências Sociais (2022-2025). A sua dissertação de Mestrado, intitulada: A Expedição Henrique de Carvalho (Lunda, 1884-1888): As Invisibilidades nas Coleções, foi realizada no âmbito do projeto Know.Africa| (ref. FCT-2022.01599.PTDC; https://doi.org/10.54499/2022.01599.PTDC) e foca-se na análise crítica das coleções coloniais associadas à expedição do explorador português Henrique de Carvalho, com especial atenção para as narrativas ausentes e os processos de marginalização de determinados grupos. Licenciada em Património Cultural (2019-2022), na área científica de História, com especialização em Turismo Cultural, também pela Universidade de Évora, Paula Quadrado demonstrou desde cedo interesse pelo estudo da circulação, apropriação e representação de objetos e memórias coloniais. Durante a licenciatura, participou no projeto TRANSMAT| (PTDC/FER-HFC/2793/2020.https://transmat.uevora.pt/ ), aprofundando o seu conhecimento sobre o património e as dinâmicas museológicas associadas à História e Cultura. No Mestrado, deu continuidade a esse percurso, colaborando novamente no projeto know.Africa, onde consolidou a sua abordagem crítica às coleções coloniais do século XIX e às narrativas eurocêntricas que muitas vezes as moldam. Atualmente faz parte da equipa do projeto Know.Africa, onde desenvolve investigação no campo da História da Ciência e património colonial com foco particular na exploração de Henrique de Carvalho e das coleções ligadas aos exploradores portugueses do século XIX. O seu trabalho centra-se na desconstrução das ausências e silenciamentos dentro dessas coleções, destacando especialmente o papel e a invisibilidade das mulheres africanas na história colonial.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Paula Cristina Rafael Quadrado
Género
Feminino

Nomes de citação

  • Quadrado, Paula
  • Paula Quadrado

Identificadores de autor

Ciência ID
7510-A134-3EF7

Endereços de correio eletrónico

  • paulaquadrado70@gmail.com (Pessoal)
  • paulaquadrado70@gmail.com (Pessoal)

Websites

Domínios de atuação

  • Humanidades - História e Arqueologia
  • Humanidades - Artes - História da Arte
  • Humanidades - Outras Humanidades
  • Humanidades - Filosofia, Ética e Religião - História e Filosofia da Ciência e Tecnologia

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Inglês Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2)
Formação
Grau Classificação
2022/09 - 2025
Concluído
Gestão e Valorização do Património Histórico e Cultural (Mestrado)
Especialização em Área de especialização: Património Artístico e História da Arte
Universidade de Évora Escola de Ciências Sociais, Portugal
"A Expedição Henrique de Carvalho ( Lunda, 1884 -1888): As Invisibilidades nas Coleções" (TESE/DISSERTAÇÃO)
17
2019/09/15 - 2022/07/20
Concluído
Património Cultural /área cientifica em História, História de Arte (Licenciatura)
Especialização em Património Cultural extensivo a Turismo Cultural
Universidade de Évora Escola de Ciências Sociais, Portugal
14
2019/03/05 - 2021/03/05
Concluído
Desenvolvimento e Empreendedorismo Social (Outros)
Especialização em Empreendedorismo Social
A Junior Achievement Portugal (JAP) Organização sem fins lucrativos, Portugal
Projeto classificado para a competição nacional
Percurso profissional

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2018 - Atual Colaboradora voluntária no centro de Arte Contemporânea Fundação Eugénio de Almeida, Portugal
Fundação Eugénio de Almeida, Portugal
2024/06/03 - 2024/12/01 Colaboradora- Investigadora Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
Universidade de Évora, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2024/06/03 - 2024/12/03 Know.Africa
Bolseiro de Mestrado
Universidade de Évora, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2022 - 2022 TRANSMAT — Materialidades transnacionais (1850-1930): reconstituir coleções e conectar histórias
Bolseiro de Iniciação Científica
Universidade de Évora, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
Produções

Publicações

Documento de trabalho
  1. Paula Quadrado. 2023. "O TRÍPTICO DE VASCO FERNANDES (GRÃO VASCO): COLECÇÃO COOK, DE RICHMOND (Boletim do Museu Nacional de Arte Antiga (1947). Desenvolvido no âmbito da UC História da Arte Portuguesa. Mestrado".
  2. Paula Quadrado. 2023. "A Evolução da Medicina Portuguesa: A Medicina Portuguesa por José Maria Veloso Salgado (1906). Desenvolvido no âmbito da UC História da Arte- Mestrado".
  3. Paula Quadrado. 2023. "Relato da Peregrinação à Terra Santa Por: Frei Pantaleão de Aveiro. Desenvolvido no âmbito UC Modelos Paradigmas e Itinerários Monumentais. Mestrado".
  4. Paula Quadrado. 2023. "Museu Municipal de Vidigueira: Análise Swot. Desenvolvido no âmbito da UC Património Museológico e a Construção da Memória- Mestrado".
  5. Paula Quadrado. 2022. "Convenção para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial (UNESCO, 2003): Um Bem Tradicional de Gerações para Gerações - A Arte Chocalheira. Desenvolvido no âmbito da UC Teoria, Legislação e Prática do Património Cultural. Mestrado".
  6. Paula Quadrado. 2022. "A Inventariação Nas Coleções Museológicas: Remessa de 1882/ Coleção Timor. Desenvolvido no âmbito da UC Prática de Projeto. Mestrado".
  7. Paula Quadrado. 2021. "Património da Água: Chafariz das Bravas (Évora, século XV). Trabalho realizado no âmbito da Licenciatura".
Poster em conferência
  1. Paula Quadrado. "De Gerações para Gerações: A Arte Chocalheira". Trabalho apresentado em ENEP- Encontro Nacional de Estudantes de Património, 2023.
Relatório
  1. Paula Quadrado. 2024. As Invisibilidades na Coleção Henrique de Carvalho: (Lunda, 1884-1888).
Tese / Dissertação
  1. "A Expedição Henrique de Carvalho (Lunda, 1884-1888): As Invisibilidades nas Coleções". Mestrado, Universidade de Évora, 2025. http://hdl.handle.net/10174/38092.

Artística / Interpretação

Exposição artística
  1. Paula Quadrado. Jornais Que Contam a Cidade: Évora, o País e o Mundo. Exposição Temporária no âmbito do Curso de Mestrado. 2023.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2024/10/11 Exploração e Comércio na África Central no Século XIX: Análise Comparativa das Expedições de Carvalho, Capelo e Ivens Workshop Projeto KNOW.AFRICA
Universidade de Évora (Évora, Portugal)
2024/07/12 “The Expedition of Henrique de Carvalho: Invisibilities in Collections” Conferência Anual da Associação de Estudos Históricos Espanhóis e Portugueses 2024
Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2023/11/08 - 2023/11/09 ENEP- Encontro Nacional de Estudantes de Património
Encontro
ENEP-2023
Universidade de Évora, Portugal
2019 - 2021 Competição Nacional JAP - Junior Achievement Portugal
Concurso