???global.info.a_carregar???
Pedro Miguel Araújo Rodrigues, com Licenciatura e Mestrado em Gestão de Marketing no Instituto Português de Administração e Marketing, Doutorado em Ciências Empresariais na Faculdad de Ciencias Jurídicas y Sociales – Departamento de Economia de la Empresa, da Universidad Rey Juan Carlos em Madrid, com uma tese sobre a "Influencia de la experiencia de marca, en el valor de la marca, por via de la satisfacción y lealtad de clientes", com a classificação – Sobresaliente “Cum Laude”. Com 20 anos de experiência profissional, nos departamentos Comercial e de Marketing, no setor das tecnologias e dos sistemas de informação e no apoio e consultoria empresarial, em negócios existentes e no lançamento de novos negócios. Dedicação exclusiva ao ensino e à investigação desde setembro de 2019, a lecionar as Pós-Graduações, Licenciaturas e Mestrados de: - Marketing e de Gestão nas disciplinas de Marketing, Marketing Direto, Marketing Estratégico, Marketing Operacional, Jogo de Simulação, Jogo de Gestão, Publicidade e Mercados, Gestão Comercial e das Vendas, Gestão do Preço e do Produto, na Faculdade de Ciências da Economia e da Empresa na Universidade Lusíada; - Gestão de Operações na disciplina de Gestão por Processos, na Faculdade de Engenharias e Tecnologias da Universidade Lusíada; - Gestão de Marketing, Gestão e de Gestão do Desporto nas disciplinas de Planeamento Estratégico, Marketing Aplicado, Marketing de Serviços e de Marketing Game, Fundamentos de Marketing, no Instituto Superior de Maia; - Ciências da Comunicação na disciplina de Marketing Estratégico, no Instituto Superior de Maia; - Pós-graduação em Marketing Management do IPAM-Porto, nas disciplinas de Digital Strategy & Business Transformation e Marketing Management in the Global & Digital Age; - Pós-graduação em Administração e Gestão da Saúde da Faculdade de Ciências da Economia e da Empresa na Universidade Lusíada, nas disciplinas de Marketing da Saúde; - Professor do MBA Executivo da Faculdade de Ciências da Economia e da Empresa na Universidade Lusíada
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Pedro Miguel Araújo Rodrigues

Nomes de citação

  • Rodrigues, Pedro

Identificadores de autor

Ciência ID
7419-667F-5E72
ORCID iD
0000-0002-6513-6545
Scopus Author Id
57209275207

Telefones

Telemóvel
  • 924142384 (Pessoal)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Economia e Gestão - Organização e Gestão de Empresas
  • Ciências Sociais - Economia e Gestão - Organização e Gestão de Empresas
  • Ciências Sociais - Economia e Gestão - Organização e Gestão de Empresas
  • Ciências Sociais - Economia e Gestão - Organização e Gestão de Empresas
  • Ciências Sociais - Economia e Gestão - Organização e Gestão de Empresas
  • Ciências Sociais - Economia e Gestão - Organização e Gestão de Empresas
  • Ciências Sociais - Economia e Gestão - Organização e Gestão de Empresas
Formação
Grau Classificação
2013/03/31 - 2016/02/05
Concluído
Economia de la Empresa (Doctor)
Especialização em Organização e Gestão de Empresas - Marketing
Universidad Rey Juan Carlos - Campus de Vicálvaro, Espanha
"Influencia de la experiencia de marca, en el valor de la marca, por via de la satisfacción y lealtad de clientes" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Sobresaliente “Cum Laude”
2012
Concluído
Gestão de Marketing (Mestrado)
Especialização em Não Aplicável
Instituto Português de Administração de Marketing, Portugal
2010
Concluído
Gestão de Marketing (Licenciatura)
Especialização em Não Aplicável
Instituto Português de Administração de Marketing, Portugal
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2019/09/01 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade Lusíada de Vila Nova de Famalicão Faculdade de Ciências da Economia e da Empresa, Portugal
2019/09/01 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade Lusíada Porto Faculdade de Ciências da Economia e da Empresa, Portugal
2016/02/15 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Instituto Universitário da Maia, Portugal
2016/03/01 - 2019/08/31 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade Lusíada de Vila Nova de Famalicão Faculdade de Ciências da Economia e da Empresa, Portugal
2016/03/01 - 2019/08/31 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade Lusíada Porto Faculdade de Ciências da Economia e da Empresa, Portugal
2015 - 2016/02/28 Assistente (Docente Universitário) Universidade Lusíada Porto, Portugal
2013 - 2016 Assistente (Docente Universitário) Universidade Lusíada de Vila Nova de Famalicão, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2021/10/10 - Atual Vereador Municipal - Regime substituição Câmara Municipal de Matosinhos, Portugal
2018/10/31 - 2023/12/31 Marketing Diretor Floating Paradise, Portugal
2017/10/27 - 2021/10/01 Vereador Municipal - Regime substituição Câmara Municipal de Matosinhos, Portugal
2015 - 2019 Senior Consultant MEO, SA, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2020/08 - Atual Partner Quindi, Lda, Portugal
2010 - 2015 Senior Consultant PT Prime, SA, Portugal
2007 - 2010 Manager Novabase SGPS SA, Portugal
2005 - 2007 Key Account Manager ATM Informática, SA, Portugal
2000 - 2004 Line-of-Business Manager SOL-S–Soluções de Suporte Manutenção Informática, Portugal
1999 - 2000 Key Account Manager Deloitte Touche Tohmatsu International DTTI - Soluções Informáticas, Portugal
1999 - 1999 Bancário Banco Nacional de Crédito Imobiliário, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2020/07/01 - 2023/01/31 Territórios ICSIS (Inclusivos, Coesos, Smart, Inovadores e Sustentáveis) na era pós-Covid
PTDC/EGE-OGE/6738/2020
Investigador responsável
Universidade Lusíada Porto Faculdade de Ciências da Economia e da Empresa, Portugal
Submetido
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Rodrigues, Pedro; Barbosa, Isabel; Real de Oliveira, Elizabeth. "The power of a multisensory experience - an outlook on consumer satisfaction and loyalty". Trabalho apresentado em ICMarktech22 - International Conference on Marketing and Technologies, Santiago de Compostela, 2022.
    Publicado
  2. Rodrigues, Pedro; Barbosa, Isabel; Real de Oliveira, Elizabeth. "Rethinking smart mobility: A systematic literature review of its effects on sustainability". Trabalho apresentado em ICMarktech22 - International Conference on Marketing and Technologies, Santiago de Compostela, 2022.
    Publicado
  3. Rodrigues, Pedro; Barbosa, Isabel; Real de Oliveira, Elizabeth. "The Impact of Covid 19 on Consumer Behaviour in the Fashion Industry. Implications for CSR strategies". Trabalho apresentado em IFKAD - International Forum on Knowledge Asset Dynamics, Lugano, 2022.
    Publicado
  4. Rodrigues, Pedro; Real de Oliveira, Elizabeth. "“The man who wasn’t there”A Systematic Literature Review on Human Behaviour Profiling". Trabalho apresentado em ECKM – 21st European Conference on Knowledge Management, Conventry, 2020.
    Submetido
  5. Rodrigues, Pedro; Real de Oliveira, Elizabeth; Rodrigues, Paula. "Knowledge Management in Sustainable and Smart Tourism: a review of empirical research". 2020.
    Submetido
  6. Rodrigues, Pedro; Real de Oliveira, Elizabeth; Rodrigues, Paula. "Engagement, Burnout and Resistance to Change: The Mediating Effects of Resilience and Organizational Support". Trabalho apresentado em 33th EBES - Eurasia Business and Economics Society - Madrid - Spain, Madrid, 2020.
    Submetido
  7. Rodrigues, Pedro; Real de Oliveira, Elizabeth; Rodrigues, Paula; Martins, Carlos. "Love and Hate mediating the relationship between brand personality and purchase intention.". Trabalho apresentado em 13th annual Conference of the EuroMed Academy of Business, Palermo, 2020.
    Submetido
  8. Rodrigues, Pedro; Real de Oliveira, Elizabeth; Rodrigues, Paula; Guerreiro, José Miguel Silva. "Consumer-Brand Relational Authenticity and its implications on Brand Love / Hate". Trabalho apresentado em 13th annual Conference of the EuroMed Academy of Business, Palermo, 2020.
Artigo em revista
  1. Real de Oliveira, Elizabeth; Rodrigues, Pedro. "A Review of Literature on Human Behaviour and Artificial Intelligence: Contributions Towards Knowledge Management". Electronic Journal of Knowledge Management 19 2 (2021): pp165-179. http://dx.doi.org/10.34190/ejkm.19.2.2459.
    10.34190/ejkm.19.2.2459
  2. Pedro Ferreira; Carla Gabriel; Sílvia Faria; Pedro Rodrigues; Manuel Sousa Pereira. "What if Employees Brought Their Life to Work? The Relation of Life Satisfaction and Work Engagement". Sustainability 12 7 (2020): 2743-2743. https://doi.org/10.3390/su12072743.
    10.3390/su12072743
  3. Ferreira, Pedro; Rodrigues, Paula; Rodrigues, Pedro. "Brand Love as Mediator of the Brand Experience-Satisfaction-Loyalty Relationship in a Retail Fashion Brand". Management & Marketing. Challenges for the Knowledge Society 14 3 (2019): 278-291. http://dx.doi.org/10.2478/mmcks-2019-0020.
    10.2478/mmcks-2019-0020
  4. Figueiredo, J.; Cardoso, A.; Pocinho, M.; Rodrigues, P.; Oliveira, I.. "The Portuguese online consumer behaviour". Academy of Strategic Management Journal 18 5 (2019): http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85078924427&partnerID=MN8TOARS.
  5. Figueiredo, J.; Cardoso, A.; Pocinho, M.; Rodrigues, P.; Oliveira, I.. "Web-marketing triggering entrepreneurial behaviour". International Journal of Entrepreneurship 23 3 (2019): http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85074102020&partnerID=MN8TOARS.
  6. Cairrão, Á.; Cardoso, A.; Figueiredo, J.; Pereira, M.; Rodrigues, P.; Freitas, E.. "Analysis of the authentizotic profile of an angolan organization and its impact on employees". Journal of Entrepreneurship Education 22 2 (2019): http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85067111517&partnerID=MN8TOARS.
Capítulo de livro
  1. Pedro Rodrigues; Elizabeth Real; Isabel Barbosa; Luís Durães. "Rethinking Smart Mobility: A Systematic Literature Review of Its Effects on Sustainability". 2023.
    10.1007/978-981-19-9099-1_15
  2. Pedro Rodrigues; Elizabeth Real; Isabel Barbosa. "The Power of a Multisensory Experience—An Outlook on Consumer Satisfaction and Loyalty". 2023.
    10.1007/978-981-19-9099-1_16
  3. Cátia Ramos; Ana Sampaio; Pedro Rodrigues. "The Human Senses as Consumption and Brand Identity Boosters". 253-267. Springer Singapore, 2020.
    10.1007/978-981-15-1564-4_24
  4. António Coelho; Ana Sampaio; Pedro Rodrigues. "The Influence of Brand Experience in City Marketing". 242-252. Springer Singapore, 2020.
    10.1007/978-981-15-1564-4_23
  5. Rita Silva; Ana Sampaio; Pedro Rodrigues. "The Role of Digital Influencers on Buying Intention". 137-145. Springer Singapore, 2020.
    10.1007/978-981-15-1564-4_14
Tese / Dissertação
  1. Silva, Heloisa Carmo Santos. "Estudo da experiência da marca OLX na internet : qual o impacto da confiança e do risco percebido na experiência da marca". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/11067/3230.
Atividades

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2022/09/15 - Atual Gestão Estratégica de Organizações Desportivas Mestrado Gestão de Desporto (Mestrado) Instituto Universitário da Maia, Portugal
2022/09/15 - Atual Planificação Estratégica dos Media Licenciatura de Marketing (Licenciatura) Universidade Lusíada Porto, Portugal
2019/09 - Atual Gestão do Preço e do Produto Marketing (Licenciatura) Universidade Lusíada de Vila Nova de Famalicão Faculdade de Ciências da Economia e da Empresa, Portugal
2019/09 - Atual Planeamento Estratégico Gestão de Empresas (Mestrado integrado) Instituto Universitário da Maia, Portugal
2018/09 - Atual Marketing Aplicado Gestão de Empresas (Mestrado integrado) Instituto Universitário da Maia, Portugal
2018/09 - Atual Fundamentos de Gestão de Marketing Gestão de Marketing (Licenciatura) Instituto Universitário da Maia, Portugal
2017/09 - Atual Gestão por Processos Gestão de Operações (Mestrado) Universidade Lusíada de Vila Nova de Famalicão Faculdade de Engenharias e Tecnologias, Portugal
2017/02 - Atual Marketing Management in the Global & Digital Age Marketing Management (Pós-Graduação) Instituto Português de Administração de Marketing, Portugal
2016/09 - Atual Marketing Gestão (Mestrado) Universidade Lusíada Porto Faculdade de Ciências da Economia e da Empresa, Portugal
2016/03 - Atual Marketing Operacional Gestão (Mestrado) Universidade Lusíada de Vila Nova de Famalicão Faculdade de Ciências da Economia e da Empresa, Portugal
2016/02/01 - Atual Marketing Estratégico Ciências da Comunicação (Licenciatura) Instituto Universitário da Maia, Portugal
2016/02 - Atual Gestão Comercial e das Vendas Licenciatura de Gestão (Licenciatura) Universidade Lusíada Porto Faculdade de Ciências da Economia e da Empresa, Portugal
2016/02 - Atual Marketing de Serviços Marketing (Mestrado integrado) Instituto Universitário da Maia, Portugal
2017/06 - 2022/07 Digital Strategy and Business Transformation Marketing Management (Pós-Graduação) Instituto Português de Administração de Marketing, Portugal
2016 - 2017 Publicidade e Mercados Marketing (Licenciatura) Universidade Lusíada Porto Faculdade de Ciências da Economia e da Empresa, Portugal
2013/09 - 2016/07 Marketing Direto Marketing (Licenciatura) Universidade Lusíada de Vila Nova de Famalicão Faculdade de Ciências da Economia e da Empresa, Portugal
2013/09 - 2016/02 Jogo de Simulação de Marketing Marketing (Licenciatura) Universidade Lusíada de Vila Nova de Famalicão Faculdade de Ciências da Economia e da Empresa, Portugal
Distinções

Prémio

2013 The Best Marketing Idol
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Portugal