???global.info.a_carregar???
Telma João da Fonseca Santos. Concluiu o Doutoramento em Matemática pela Universidade de Évora em 2011, com co-orientação de Arrigo Cellina (Università di Milano Bicocca) e Vladimir V. Goncharov (Universidade de Évora). Concluiu o Doutoramento em Artes pela Universidade de Lisboa em 2016, com co-orientação de Jean-Paul Bucchieri (ESTC), David Antunes (ESTC) e Jorge Ramos do Ó (Instituto de Educação - UL). Foi docente na Universidade de Évora de 1999 a 2019 nos departamentos de Matemática e de Artes Cénicas. É artista e investigadora independente. Tem desenvolvido várias performances desde 2008, destacando “On a Multiplicity” entre 2011 e 2013, apresentado em vários locais no país e parte da sua tese de doutoramento, “Unnamed Scroll” (2016), uma releitura de “Interior Scroll” de Carolee Schneemann, “Between Fear and Desire/It Could Be a Brand”, projeto com Bruno Senune, Era Rolim e Ícaro Carmen, em 2021, apresentado na Rua das Gaivotas6/Teatro Praga, com apoio da Fundação GDA, da Companhia Olga Roriz, 23milhas/Ílhavo e Escola superior de Artes do Porto; “Auto-Re-A” (2022), apresentado na Casa da Dança, em Almada, com apoio da Rede More, da Casa da Dança, do espaço Burrikórnio, e com acompanhamento de Mariana Tengner Barros; em 2024 a peça “Menos por Menos é Mais”, com apoio da Fundação Calouste Gulbenkian, apresentado no Festival DDD, no Porto, Portugal, com apoio do balleteatro, Casa da Dança de Almada e Companhia Olga Roriz. Encontra-se neste momento a desenvolver “Entre a Luta e o Luto” (2025/2026), com apoio da Companhia Olga Roriz, Sekóia Artes Performativas e CRL - Central Elétrica. Como investigadora tem acompanhado o trabalho de vários artistas, como Flávio Rodrigues, Bruno Senune, Beatriz Valentim, David Marques, Sérgio Diogo Matias, coletivo SillySeaason, Pedro Barreiro, Rogério Nuno Costa, entre outros. A partir destes acompanhamentos, tem escrito vários artigos em revistas internacionais como Liminalites, Leonardo Journal (MIT Press), Performance Research (Taylor & Francis), Springer, Journal of Science and Technology of the Arts, PARtake: The Journal of Performance as Research, Qualitative Research Journal, Nordic Journal of Dance, entre muitos outros. Em Março de 2025 publicou o livro “On Performance Art – Conceptual Approaches, Creation and Research Methodologies, and na Encyclopedia of Artistic Practices”, pela Ethics International Press.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Telma João Santos

Nomes de citação

  • Santos, Telma João
  • Santos, Telma J.

Identificadores de autor

Ciência ID
731F-B1C8-2D3F
ORCID iD
0000-0002-9035-9580

Endereços de correio eletrónico

  • telmajoaosantos.work@gmail.com (Profissional)

Websites

Domínios de atuação

  • Humanidades - Artes - Artes
  • Ciências Exatas - Matemática - Matemática Aplicada

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1)
Formação
Grau Classificação
2016/09/29
Concluído
Artes (Doutoramento)
Especialização em Especialidade: Artes
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
"Entre o pensamento matemático e a arte da performance: questões, analogias e paradigmas" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado com distinção
2011 - 2012/06
Frequentou
Culturas Visuais Digitais (Pós-Graduação)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2011/12/12
Concluído
Matemática (Doutoramento)
Especialização em Especialidade: Matemática e Aplicações
Universidade de Évora Instituto de Investigação e Formação Avançada, Portugal
"Some Versions of the Maximum Principle for elliptic integral functionals" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado co distinção
2004 - 2005
Frequentou
Dança (Licenciatura)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2004
Concluído
Matemática Aplicada (Mestrado)
Especialização em Cálculo das Variações
Universidade de Évora, Portugal
"Generalizações da equação de Euler-Lagrange e aplicações para obter propriedades qualitativas dos minimizantes de integrais dependentes do gradiente" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
1999
Concluído
Matemática Aplicada (Licenciatura)
Especialização em Cálculo das Variações
Universidade de Évora, Portugal
15/20
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2024/10 - 2025/07/31 Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Beja, Portugal
2016 - 2019 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade de Évora, Portugal
2011 - 2016 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade de Évora Escola de Ciências e Tecnologia, Portugal
2004/01 - 2011/12 Assistente (Docente Universitário) Universidade de Évora, Portugal
2000/01 - 2004/01 Assistente Estagiário (Docente Universitário) Universidade de Évora, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2019/01/05 - 2024/07/31 Artista e Investigadora Freelance Universidade de Évora Centro de História de Arte e Investigação Artística, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2019/01/01 - 2019/12/31 CENTRO DE INVESTIGAÇÃO E DE ESTUDOS EM BELAS-ARTES
UID/EAT/04042/2019
Universidade de Lisboa Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes, Portugal

Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2019/01/01 - 2019/12/31 Centro de Investigação em Matemática e Aplicações
UID/MAT/04674/2019
Universidade de Évora, Portugal

Universidade de Évora Centro de Investigação em Matemática e Aplicações, Portugal

Universidade da Madeira, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2019/01/01 - 2019/12/31 Centro de História da Arte e Investigação Artística
UID/EAT/00112/2019
Universidade de Évora, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2019/01/01 - 2019/12/31 Centro de Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa
UID/FIL/00678/2019
FCiênciasID Associação para a Investigação e Desenvolvimento de Ciências, Portugal

Universidade de Lisboa Centro de Filosofia das Ciências, Portugal

Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal

Fundação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2015/01/01 - 2018/12/31 CHAIA: Centro de História da Arte e Investigação Artística
Investigador
Universidade de Évora Centro de História de Arte e Investigação Artística, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2011/01/01 - 2013/12/31 Projecto Estratégico - UI 117 - 2011-2012
PEst-OE/MAT/UI0117/2011
Universidade de Évora, Portugal

Universidade de Évora Centro de Investigação em Matemática e Aplicações, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Santos, Telma João. "Entre a investigação matemática e a criação artística: um caminho por percorrer". Trabalho apresentado em Workshop Matemática e Arte, Évora, 2017.
    Publicado
  2. Santos, Telma João. "Matemática e Improvisação de Movimento em Arte da Performance. Estudo de Caso.". Trabalho apresentado em Conceitos e Dispositivos de Criação em Artes Performativas, Coimbra, 2015.
    Publicado
  3. Goncharov, Vladimir V.; Santos, Telma João. "An extremal property of the inf- and sup- convolutions regarding the Strong Maximum Principle". Trabalho apresentado em 8th Congress of the International Society for Analysis, its Applications, and Computation, Moscow, 2011.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Telma João Santos. "Making sense of a relational model within artistic creation (RMAC) through interpretative phenomenological analysis (IPA)". Qualitative Research Journal (2023): https://doi.org/10.1108/QRJ-12-2022-0161.
    10.1108/QRJ-12-2022-0161
  2. Telma J. Santos / Telma João Santos; Telma João Santos. "Flashmob as a Case Study for a Methodology within Group Artistic Creation (MGAC)". PARtake: The Journal of Performance as Research 5 1 (2022): http://dx.doi.org/10.33011/partake.v5i1.1035.
    10.33011/partake.v5i1.1035
  3. Telma João Santos. "Local estimates for functionals rotationally invariant with respect to the gradient". e-Journal of Analysis and Applied Mathematics (2022): http://dx.doi.org/10.2478/ejaam-2022-0006.
    10.2478/ejaam-2022-0006
  4. Santos, Telma João. "Confinamento". Performatus 8 21 (2020): 2-5. https://performatus.com.br/dos-cadernos/corpos-em-confinamento/.
  5. Santos, Telma João. "Building Strength: A methodological approach in performance art context". Diacrítica 33 1 (2019): 143-157. http://dx.doi.org/10.21814/diacritica.280.
    10.21814/diacritica.280
  6. Santos, Telma Joao. "Mathematics and Performance Art First Steps on an Open Road". Leonardo (2019): https://publons.com/publon/34419312/.
    10.1162/LEON_A_01797
  7. Telma João Santos; Santos, Telma João; Malina, Roger. "Mathematics and Performance Art: first steps on an open road". Leonardo 1 (2017): 1-10. https://doi.org/10.1162%2Fleon_a_01546.
    Publicado • 10.1162/leon_a_01546
  8. Cardoso, Jorge; Sá, Cristina; Santos, Telma João. "On Self Codes: a Case Study within Mathematics and Performance Art". Journal of Science and Technology of the Arts 9 1 (2017): 29-29. http://artes.ucp.pt/citarj/article/view/257.
    Publicado • https://dx.doi.org/10.7559/citarj.v9i1.257
  9. Santos, Telma João. "Local estimates for functionals depending on the gradient with a perturbation". Journal of Mathematical Analysis and Applications 434 1 (2016): 858-871. http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0022247X15008756.
    Publicado • 10.1016/j.jmaa.2015.09.046
  10. Santos, Telma João; Carter, Paul. "On Turbulence: In between mathematics and performance". Performance Research 19 5 (2014): 7-12. http://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/13528165.2014.958347.
    Publicado • 10.1080/13528165.2014.958347
  11. LeVan, Michael; Santos, Telma João da Fonseca. "On a Multiplicity: Deconstructing Cartesian Dualism Using Mathematical Tools in Performance". Liminalities: A Journal of Performance Studies 10 3 (2014): 1-28. http://liminalities.net/10-3/multiplicity.pdf.
    Publicado
  12. Goncharov, V.V.; Santos, T.J.. "Local estimates for minimizers of some convex integral functional of the gradient and the strong maximum principle". Set-Valued and Variational Analysis 19 2 (2011): 179-202. http://link.springer.com/article/10.1007/s11228-011-0176-x.
    Publicado • 10.1007/s11228-011-0176-x
Capítulo de livro
  1. Santos, Telma João. "Local Estimates for Minimizers, Embodied Techniques and (Self) Re-presentations Within Performance Art". In Imagine Math 7, editado por Emmer, M.; Abate, M., 411-422. Suiça: Springer International Publishing, 2020.
    Publicado • 10.1007/978-3-030-42653-8_24
  2. Santos, Telma João; Santos, Telma. "Performance as Remediation, where the concepts of Immediacy and Hypermediacy converge". In Art & Remediation, 20-30. Lisboa, Portugal: CIEBA-FBAUL, 2013.
    Publicado
Livro
  1. Telma J. Santos / Telma João Santos. On Performance Art - Conceptual Approaches, Creation and Research Methodologies, and an Encyclopedia of Artistic Practices. Reino Unido. 2025.
Tese / Dissertação
  1. Santos, Telma João; Santos, Telma João da Fonseca. "Entre o pensamento matemático e a arte da performance: : questões, analogias e paradigmas". Doutoramento, 2016. https://repositorio.ul.pt/handle/10451/26410.
  2. Santos, Telma João da Fonseca. "Some versions of the maximum principle for elliptic integral functionals". Doutoramento, 2011. http://hdl.handle.net/10174/17940.

Artística / Interpretação

Coreografia
  1. 2021. Between Fear and Desire/It Could Be a Brand.
  2. Santos, Telma João ; Helena Baronet; Pedro Barreiro; Silvana Ivaldi. 2020. Between Fear and Desire.
  3. Santos, Telma João. 2020. #oneonetwo / #onemoretwo.
  4. Santos, Telma João. 2020. Cooking Landscapes.
  5. Santos, Telma João ; Bárbara Fonte; João Pedro Azul. 2019. CORPO.
  6. Mestre André; Santos, Telma João ; Sérgio Diogo Matias. 2019. {$}HIT{$}.
  7. Santos, Telma João. 2019. Perfect Landscape [to let your {s}hit flows].
  8. Telma João Santos; Helena Baronet; Hâmbar de Sousa; Sérgio Diogo Matias. 2018. Parada da Paz/Peace Parade.
  9. Santos, Telma João. 2017. Building Strength.
  10. Dinis, Frederico; Santos, Telma João. 2016. [re]edify.
  11. Santos, Telma João. 2016. On Self Codes.
  12. Santos, Telma João ; João Pedro Azul. 2016. 4 Europe.
  13. Santos, Telma João. 2016. Unnamed Scroll.
  14. Santos, Telma João. 2016. Between Spaces.
  15. Santos, Telma João. 2016. We Are Us.
  16. Santos, Telma João ; João Pedro Azul. 2015. MedoMuro.
  17. Santos, Telma João ; Bruno Cadinha. 2015. Two Oids in Motion.
  18. Santos, Telma João. 2014. In Between Selves.
  19. Santos, Telma João. 2012. On a Multiplicity.
  20. Santos, Telma João. 2010. I and I.
  21. Santos, Telma João ; Bárbara Fonseca. 2010. Introduction.
  22. Santos, Telma João. 2010. Matriz D'Eus.
  23. Santos, Telma João ; Paulino, Ana Carina; Márcio Pereira. 2008. Lost Languages/Linguagens Perdidas.
  24. Santos, Telma João ; Márcio Pereira; Janine Martins. 2008. Projecto Mãe.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2019/06/04 Performance "Perfect Landscape [to let your {s}hit flows] VII Conference of the Portuguese Anthropological Association
Associação Portuguesa de Antropologia (Lisboa, Portugal)
2019/05/31 Women, Performance and Urban Spaces Dissent Bodies
CRIA-ISCTE (Lisboa, Portugal)
2019/03/29 Local Estimates for Minimizers, embodied techniques and self-representations within Performance Art Imagine Maths 7 - Mathematics and Culture
Istituto Veneto di Scienze, Lettere ed Arti (Veneza, Itália)
2019/02/18 Ropework: performing fragility What Love has Got to do with It
IHA (Lisboa, Portugal)
2018/10/04 Performance "Building Strength" International Colloquium Performance and Intimacy
CEHUM (Guimarães, Portugal)
2017/11/24 In between mathematics research and artistic creation: an undone path Paisagens Neurológicas - Ciência e Arte
(Coimbra, Portugal)
2017/07/17 In between mathematical research and artistic creation: a path to be walked Mathematics and Art
Sociedade Portuguesa de Matemática (Évora, Portugal)
2017/01/30 Local Estimates for Functionals Depending on the Gradient with a Perturbation II Joint Meeting Évora – Extremadura on Mathematics
CIMA Universidade de Évora (Évora, Portugal)
2016/12/14 Performance Art: a rhizomatic almost continuously tending to liquid approach Third Lisbon International Conference on Philosophy of Science
Centro de Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2016/10/14 In between Partial Differential Equations, Calculus of Variations and Performance Art Paisagens Neurológicas 3
(Coimbra, Portugal)
2015/11/28 Mathematics and Movement Improvisation in Performance Art through Multimedia: a case study Conceitos e Dispositivos de criação em Artes Performativas
Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
2014/12/14 Dance, Geometry and Mathematics
Centro de Ciência Viva do Alviela (Alviela, Portugal)
2014/12/12 Mathematics and Body Movement in Performance: a case study. 1st Conference of Interdisciplinarity and Transdisciplinarity in Performative and Visual Arts
Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2013/07/27 Some Versions of a Strong Maximum Principle for an elliptic functional with the generalized symmetry assumption. ICCOPT 2013 - The Fourth International Conference on Continuous Optimization
(Costa da Caparica, Portugal)
2013/04/19 On a Multiplicity (Performance-Conference) CORD 2013 -Congress on Research in Dance- Tactical Bodies: The choreography of non-dancing Subjects
University of California (Los Angeles, Estados Unidos)
2013 On a Multiplicity Perspectivas da Investigação e(m) Artes: Articulações
Escola de Artes - Universidade de Évora (Évora, Portugal)
2012/09/23 Local Estimates for Minimizers of an integral functional: the case of lagrangean convex wrt the gradient and linear wrt u III International conference Optimization and Applications
(Costa da Caparica, Portugal)
2011/10/28 Some Versions of The Strong Maximum Principle Workshop on Variational Analysis and Applications
Universidade de Évora - Centro de Investigação em Matemática e Aplicações (Évora, Portugal)
2009/10/13 Local Estimates for minimizers of some convex integral functional of the grandient and the Strong Maximum Principle
Università di Milano Bicocca (Milão, Itália)
2009/05/15 Comunicação intitulada: "Uma Versão do Princípio do Máximo Forte sem Simetria Rotacional". Mini-Simpósio de Optimização Funcional
Universidade de Évora (Évora, Portugal)
2009/05/13 One Version of The Strong Maximum Principle 51st Workshop da International School of Mathematics “Guido Stampacchia”- Variational Analysis and Applications
(Erice, Itália)
2008/12/07 Uma versão do Princípio do Máximo Forte sem simetria rotacional. Optimização e Controlo Óptimo
CIMA / CEOC (Aveiro)

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2007/09/17 - 2007/09/21 Functional Analysis and Optimization
Conferência
Functional Analysis and Optimization
Polish Academy of Sciences, Polónia
2006/09/18 - 2006/09/20 Variational and Differential Problems with Constraints
Conferência
Variational and Differential Problems with Constraints
CIME - Centro Internazionale Matematico Estivo, Itália
2002/11/11 - 2002/11/18 Quasiconvexity and its Applications
Conferência
Quasiconvexity and its Applications
Princeton University, Estados Unidos
2002/04 - 2002/04 14º encontro do Seminário Nacional de História da Matemática
Encontro
14º encontro do Seminário Nacional de História da Matemática
Universidade de Évora, Portugal
2001/09/02 - 2001/09/09 Optimal Transportation and Applications
Congresso
Optimal Transportation and Applications
CIME - Centro Internazionale Matematico Estivo, Itália
1999/10/06 - 1999/10/09 New trends in the Calculus of Variations
Conferência
New trends in the Calculus of Variations
Universidade de Lisboa Centro de Matemática Aplicações Fundamentais e Investigação Operacional, Portugal
1999/06/21 - 1999/06/26 Computational Mathematics driven by Industrial Applications
Congresso
Computational Mathematics driven by Industrial Applications
CIME - Centro Internazionale Matematico Estivo, Itália
1998/07/13 - 1998/07/17 LOGICA98
Conferência

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2024/10/29 Encontros: sobre a partilha e o escultórico do corpo
Arguente
Maria Inês de Almeida de Brito Palma (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2022 - Atual LASER Journal Montclair State University

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2020/08/24 - 2020/08/30 Feminism, Food and Labor (Outros)
2017/07/17 - 2017/07/17 Mathematics and Movement (Outros) Sociedade Portuguesa de Matemática, Portugal

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2025/03/11 - 2025/03/11 Comemorações do Dia Internacional da Matemática no Instituo Politécnico de Beja, 11 de Março de 2025
Membro
Instituto Politécnico de Beja, Portugal
2017/07/17 - 2017/07/18 Comissão Científica do workshop “Matemática e Arte”, organizado pela Sociedade Portuguesa de Matemática, na Universidade de Évora, Portugal, 17-18 Julho de 2017. http://www.spmsul.uevora.pt/workshop.htm
Membro
Sociedade Portuguesa de Matemática, Portugal

Revisão ad hoc de artigos em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2019 - Atual Leonardo Journal Taylor & Francis
2024 - 2024 Qeios (2632-3834) Open Science platform
2024 - 2024 HUB FBAUP
2023 - 2023 Qualitative Research Freie Universität Berlin
2021 - 2021 Interacções Instituto Superior Miguel Torga