???global.info.a_carregar???
João Pedro Cachopo studied Musicology and Philosophy in Lisbon, Paris and Berlin, earning a PhD in Philosophy from the Universidade Nova de Lisboa in 2011 with a dissertation on Theodor W. Adorno's aesthetics. He teaches in the Department of Musical Sciences at the Universidade Nova de Lisboa (NOVA/FCSH), where he coordinates the Critical Theory and Communication Research Group at the Centre for the Study of the Sociology and Aesthetics of Music (CESEM). His research interests span the fields of musicology, philosophy and media studies with a focus on issues of intermediality, remediation, performance, spectatorship and criticism. He is broadly interested in the relationship between aesthetics, politics and technology; the interrelations of the arts and media; and in concepts of avant-garde, modernism, and postmodernism. He is the author of "A Torção dos Sentidos: Pandemia e Remediação Digital" (Documenta, 2020 [PT]; Elefante 2021 [BR]), which is forthcoming in English as "The Digital Pandemic: Imagination in Times of Isolation (Bloomsbury, 2022) and the co-editor, with Chris Stover and Patrick Nickleson, of "Rancière and Music" (Edinburgh University Press, 2020). He is also the author of "Verdade e Enigma: Ensaio sobre o pensamento estético de Adorno" (Vendaval, 2013), which received the First Book Award from the Portuguese PEN Club in 2014, and the co-editor of "Estética e Política entre as Artes" (Edições 70, 2017) and "Pensamento Crítico Contemporâneo" (Edições 70, 2014). His work has appeared in international peer-reviewed journals and collective volumes such as "The Opera Quarterly", "New German Critique", and the "Routledge Companion to Music and Modern Literature". He has translated into Portuguese Georges Didi-Huberman, Jacques Rancière, and Theodor W. Adorno. Between 2017 and 2019, he was a Marie SkLodowska-Curie Fellow at the University of Chicago. Previously he had been a visiting scholar at the Universität Potsdam (2008), Université Paris 8 (2009), Humboldt-Universität zu Berlin (2010), University of Durham (2012) and Columbia University in the City of New York (2015). He also served as an Invited Professor at the Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2016) and the Universidade Estadual de Campinas (2016). He presented his work in Argentina, Brazil, France, Germany, Ireland, Italy, Poland, Portugal, the USA and the UK.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
João Pedro de Bastos Gonçalves Cachopo

Nomes de citação

  • Cachopo, João Pedro

Identificadores de autor

Ciência ID
7119-62C8-BA3F
ORCID iD
0000-0002-4724-2723
Scopus Author Id
57151009300

Endereços de correio eletrónico

  • jpcachopo@fcsh.unl.pt (Profissional)

Moradas

  • Colégio Almada Negreiros (Campus de Campolide), Offices 354, 355, 356., 1099-032, Lisboa, Lisboa, Portugal (Profissional)

Websites

Domínios de atuação

  • Humanidades - Artes - Artes
  • Humanidades
  • Humanidades - Artes - Estudo das Artes da Representação (música, teatro e dramaturgia)
  • Humanidades - Artes - Estudos de Cinema, Rádio e Televisão
  • Humanidades - Filosofia, Ética e Religião
  • Humanidades - Filosofia, Ética e Religião - Filosofia

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador independente (B2)
Francês Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador independente (B2)
Alemão Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Espanhol; Castelhano Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Italiano Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Latim Utilizador independente (B2)
Formação
Grau Classificação
2006 - 2011
Concluído
Filosofia (Doutoramento)
Especialização em Especialidade: Filosofia Contemporânea
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"Verdade e Enigma no Pensamento Estético de Adorno" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Summa cum laude
2001 - 2005
Concluído
Ciências Musicais (Licenciatura)
Especialização em Major in Musicology / Minor in Philosophy
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
17
1999 - 2004
Concluído
Piano/Formação Musical (Curso médio)
Escola de Música do Conservatório Nacional, Portugal
17
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2017/03/01 - Atual Investigador Contratado (Investigação) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
The University of Chicago, Estados Unidos
(...)
2017/03/01 - 2019/02/28 Investigador visitante (Investigação) University of Chicago, Estados Unidos
2012/02/01 - 2017/02/28 Pós-doutorado (Investigação) Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal
2015/09/15 - 2015/12/15 Investigador visitante (Investigação) Columbia University, Estados Unidos
2012/09/15 - 2012/12/15 Investigador visitante (Investigação) Durham University, Reino Unido
2010/04/01 - 2010/06/30 Investigador visitante (Investigação) Humboldt-Universität zu Berlin, Alemanha
2009/03/01 - 2009/06/30 Investigador visitante (Investigação) Université Paris 8, França
2008/04/01 - 2008/07/31 Investigador visitante (Investigação) Universität Potsdam, Alemanha

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2020/02/10 - Atual Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2013/10/01 - 2016/06/30 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2013/03/01 - 2013/07/31 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2019/10 - Atual Coordinator of the Critical Theory and Communication Group Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal
2019/07/01 - Atual Member of the Board of Directors Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal
2019/11 - 2021/11 Coordinator of the Opera Studies Cluster Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2017/03 - 2020/02 PROPERA - The Profanation of Opera: Music and Drama on Film
708601
European Commission
2012/02/01 - 2017/02/28 Para uma política da ópera entre as artes
SFRH/BPD/79759/2011
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2006/04/01 - 2010/08/31 Verdade e enigma no pensamento estético de Adorno
SFRH/BD/24011/2005
Bolseiro de Doutoramento
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído

Projeto

Designação Financiadores
2017/03/01 - 2020/02/29 The Profanation of Opera: Music and Drama on Film
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal

University of Chicago Department of Cinema and Media Studies, Estados Unidos
European Commission
Em curso

Outro

Designação Financiadores
2018/10/01 - 2021/09/30 Fragmentation and Reconfiguration: experiencing the city between art and philosophy
Investigador
IFILNOVA, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Cachopo, João Pedro. "Callas and the Hologram: A Live Concert with a Dead Diva". Sound Stage Screen 2 1 (2022): 5-29. http://dx.doi.org/10.54103/sss18310.
    Acesso aberto • Publicado • 10.54103/sss18310
  2. Cachopo, João Pedro. "Qu’en est-il de la scène musicale? Rancière, Berlioz et Cuarón". Europe: Revue littéraire mensuelle 1097-1098 (2020): 132-141. https://www.europe-revue.net/produit/n-1097-1098-jacques-ranciere-andrei-platonov-sept-octobre-2020/.
    Publicado
  3. Cachopo, João Pedro. "Dialéctica viral". O que nos faz pensar 29 46 (2020): 30-43. http://dx.doi.org/10.32334/oqnfp.2020n46a747.
    Acesso aberto • Publicado • 10.32334/oqnfp.2020n46a747
  4. Cachopo, João Pedro. "The Aura of Opera Reproduced: Fantasies and Traps in the Age of the Cinecast". The Opera Quarterly 34 4 (2019): 266-283. http://dx.doi.org/10.1093/oq/kbz006.
    10.1093/oq/kbz006
  5. Cachopo, João Pedro; Morris, Christopher; Sheil, Áine; Mantica, Candida; Tunbridge, Laura; Placanica, Francesca. "Review Colloquy: The Exterminating Angel". The Opera Quarterly 34 4 (2019): 355-372. http://dx.doi.org/10.1093/oq/kbz001.
    10.1093/oq/kbz001
  6. Cachopo, João Pedro; Berheide, Hauke; Stebbins, Amy. "Conversation with Hauke Berheide and Amy Stebbins". Dramaturgias 10 (2019): 110-120. http://dx.doi.org/10.26512/dramaturgias.v0i10.24872.
    Acesso aberto • 10.26512/dramaturgias.v0i10.24872
  7. Cachopo, João Pedro. "Truth and Enigma: Adorno and the Politics of Art". New German Critique 45 3 (2018): 73-95. http://dx.doi.org/10.1215/0094033x-6977805.
    Publicado • 10.1215/0094033x-6977805
  8. Cachopo, João Pedro. "Entre o Singular e o Plural: Notes sobre arte, autonomia e política". O que nos faz pensar 40 (2017): 35-46.
    Acesso aberto • Publicado
  9. Cachopo, João Pedro. "Para uma Dialéctica Constelar: Theodor W. Adorno à entrada do Século XXI". Trans/Form/Ação 39 1 (2016): 213-232. http://dx.doi.org/10.1590/s0101-317320160001000010.
    Acesso aberto • Publicado • 10.1590/s0101-317320160001000010
  10. Cachopo, João Pedro. "Romantic Affinities? Cavell on Opera, Film, and the Claim of Expression". Conversations: The Journal of Cavellian Studies 3 (2015): 21-31.
    Publicado
  11. Cachopo, João Pedro. "Contra o Juízo: Benjamin e a tarefa da crítica de arte como tradução". Cadernos Benjaminianos 9 (2015): 3-12.
    Publicado • 10.17851/2179-8478.0.9.3-12
  12. Cachopo, João Pedro. "Exasperar Bartleby: Fórmula – Alegoria – Reticência". Aletria: Revista de Estudos de Literatura 24 3 (2014): 11-23. http://dx.doi.org/10.17851/2317-2096.24.3.11-23.
    Acesso aberto • 10.17851/2317-2096.24.3.11-23
  13. Cachopo, J. P.. "Opera's Screen Metamorphosis: The Survival of a Genre or a Matter of Translation?". The Opera Quarterly 30 4 (2014): 315-329. http://dx.doi.org/10.1093/oq/kbu013.
    Publicado • 10.1093/oq/kbu013
  14. Cachopo, João Pedro. "The Case of Wagner Against the Grain: the Disagreement Between Nietzsche and Adorno and its Relevance Today". Parrhesia: A Journal of Critical Philosophy 19 (2014): 36-50.
    Acesso aberto • Publicado
  15. Cachopo, João Pedro. "O Espectro de Wagner Ensombra o Cinema Contemporâneo: Às Voltas com Tarantino, Trier e Mallick". ESC:ALA 1 (2014): http://escalanarede.com.
    Publicado
  16. Cachopo, João Pedro. "Tales of a Technologically Mediated Passion: Re-reading Beineix’s Diva (1981), Herzog’s Fitzcarraldo (1982), and Fellini’s E la nave va (1983)". Kinetophone: Journal of Music, Sound and Moving Image 1 (2014): 58-81.
    Acesso aberto • Publicado
  17. Cachopo, João Pedro. "O que escutamos, o que nos fala: Cinco variantes em torno do gesto musical". Musica Hodie 13 1 (2013): 155-161. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84885658017&partnerID=MN8TOARS.
    Acesso aberto • Publicado
  18. Cachopo, João Pedro. "Momentos Estéticos: Rancière e a Política da Arte". AISTHE VII 11 (2013): 21-41.
    Acesso aberto • Publicado
  19. Cachopo, João Pedro. "Disagreeing Before Acting: The Paradoxes of Critique and Politics From Adorno to Rancière". Theoria & Praxis: International Journal of Interdisciplinary Thought 1 1 (2013): 64-77. https://theoriandpraxis.journals.yorku.ca/index.php/theoriandpraxis/article/view/36913.
    Acesso aberto • Publicado
  20. Cachopo, João Pedro. "Da verdade da aparência à do enigma: Para uma reavaliação contemporânea da estética de Adorno". Artefilosofia 13 (2012): 89-105.
    Publicado
  21. Cachopo, João Pedro. "Para uma genealogia filosófica da crítica". Impropria 1 (2012): 44-56.
    Publicado
  22. Cachopo, João Pedro. "A aura na era do seu anunciado declínio: Em torno de Cópia fiel de Abbas Kiarostami". Viso: Cadernos de Estética Aplicada 10 (2011):
    Acesso aberto
Artigo em revista (magazine)
  1. "Orphée, de Philip Glass, entre o passado e o futuro da ópera", Público, 2022, https://www.publico.pt/2022/01/27/culturaipsilon/comentario/orphee-philip-glass-passado-futuro-opera-1992966.
  2. Cachopo, João Pedro. "Apocalípticos e remediados", Punkto, 2020, https://www.revistapunkto.com/2020/12/apocalipticos-e-remediados-joao-pedro.html.
  3. Cachopo, João Pedro. "Pandemia e Remediação Digital", Shifter, 2020, https://shifter.sapo.pt/2020/11/pandemia-e-remediacao-digital/.
  4. Cachopo, João Pedro. "Uma viagem à Amazónia antes e depois da pandemia", Revista Pessoa , 2020, https://www.revistapessoa.com/artigo/3159/uma-viagem-a-amazonia-antes-e-depois-da-pandemia.
  5. Cachopo, João Pedro. "A música e os novos media em tempos de pandemia", Público, 2020, https://www.publico.pt/2020/05/15/culturaipsilon/noticia/musica-novos-media-tempos-pandemia-1916302.
  6. Cachopo, João Pedro. "O que pode a filosofia nos tempos que correm?", Punkto, 2020, https://www.revistapunkto.com/2020/04/o-que-pode-filosofia-nos-tempos-que.html.
  7. Cachopo, João Pedro. "Bayreuth in HD", Electra Magazine, 2019, https://www.fundacaoedp.pt/en/content/electra-magazine.
  8. Cachopo, João Pedro. "Program note | Orquestra Sinfónica Portuguesa & TNSC Chorus | Ravel, Ma Mère l’Oye; Robert Shaw, The Many Moods of Christmas – Suite 1; Tchaikovsky, Piano Concerto no. 1", Teatro Nacional de São Carlos, 2016
  9. Cachopo, João Pedro. "Senza luce, ou quase: Música nos liames da barbárie", Se non ora, quando? A música perante a tragédia das duas guerras (Teatro Nacional de São Carlos), 2014
  10. Cachopo, João Pedro. "Amar ou partir. Notas sobre a política de Dido and Aeneas", Dido e Eneias de Henry Purcell (Teatro Nacional de São Carlos), 2009
  11. Cachopo, João Pedro. "A actualidade do caso Wagner", Obras de Richard Wagner (Teatro Nacional de São Carlos), 2008
Capítulo de livro
  1. Cachopo, João Pedro. "The Muses of Noigandres: Music and Form in Brazilian Concrete Poetry". In The Routledge Companion to Music and Modern Literature, editado por Clausius, Katharina; Dayan, Peter; Durkin, Rachael; Englund, Axel, 312-321. Reino Unido: Routledge, 2022.
    Publicado • https://doi.org/10.4324/9780367237288
  2. Cachopo, João Pedro. "Staging Music in the Aesthetic Regime of Art: Rancière, Berlioz and the Bells of Harold en Italie". In Rancière and Music, editado por Cachopo, João Pedro; Nickleson, Patrick; Stover, Chris, 117-137. Edinburgh, Reino Unido: Edinburgh University Press, 2020.
    Publicado
  3. Cachopo, João Pedro; Nickleson, Patrick; Stover, Chris. "Introduction [to Rancière and Music]". In Rancière and Music, editado por Cachopo, João Pedro; Nickleson, Patrick; Stover, Chris, 1-26. Edinburgh, Reino Unido: Edinburgh University Press, 2020.
    Publicado
  4. Cachopo, João Pedro. "The Virtuality of Cinema: Beyond the Documentary-Fiction Divide with Peter Watkins and Mark Rappaport". In Conceiving Virtuality: From Art To Technology, editado por Braga, Joaquim, 111-118. Springer International Publishing, 2019.
    Publicado • 10.1007/978-3-030-24751-5_7
  5. Cachopo, João Pedro. "Une affinité conflictuelle: L’opéra et le cinéma selon Stanley Cavell". In Opéra et cinéma, editado por Ameille, Aude; Lécroart, Pascal; Picard, Timothée; Reibel, Emmanuel, 327-336. Rennes, França: Presses Universitaires de Rennes, 2017.
    Publicado
  6. Cachopo, João Pedro. "Da política da arte à política entre as artes". In Estética e Política entre as Artes, editado por Cachopo, João Pedro; Marques, Elisabete; Pinto, Filipe; Pinto de Almeida, Emília, 19-31. Lisboa, Portugal: Edições 70, 2017.
    Publicado
  7. Cachopo, João Pedro. "Eu, escrevente-ouvinte, me confesso". In Modos de Escrever, editado por Faia, Tatiana; Gonçalves, Victor, 37-41. Lisboa, Portugal: Enfermaria 6, 2017.
    Publicado
  8. Cachopo, João Pedro. "Adorno e as valências da crítica". In Da Crítica, editado por Duarte, Bruno C., 175-185. Lisboa, Portugal: Documenta, 2016.
  9. Cachopo, João Pedro. "Para além do juízo: A crítica de arte como tradução". In Arte, Crítica, Política, editado por Crespo, Nuno, 113-131. Lisboa, Portugal: Tinta da China, 2016.
    Publicado
  10. Cachopo, João Pedro. "Politik gegen Geschichte? Oder die Missgeschicke der Universalität". In Bruchlinien Europas. Philosophische Erkundungen bei Badiou, Adorno Zizek und anderen, editado por Vogt, Erik, 45-66. Berlin, Alemanha: Turia + Kant, 2016.
    Publicado
  11. Cachopo, João Pedro. "Odysseus and the Song of the Sirens Revisited: Reflections on the Relationship Between Music and Philosophy". In "Estes Sons, esta Linguagem": Essays on Music, Meaning and Society in Honour of Mário Vieira de Carvalho, editado por Ferreira de Castro, Paulo; Stöck, Gilbert; Stöck, Katrin, 345-362. Lisbon, Portugal: Gudrun Schröder-Verlag/CESEM, 2015.
    Publicado
  12. Cachopo, João Pedro. "Jacques Rancière: A verificação da igualdade". In Teorias Políticas Contemporâneas, editado por Peixe Dias, Bruno; Gomes André, José; Santos, José Manuel, 339-352. Lisboa, Portugal: Documenta, 2015.
    Publicado
  13. Cachopo, João Pedro. "O paradoxal em filosofia e o enigmático em arte: Uma introdução ao pensamento crítico de Theodor W. Adorno". In Pensamento Crítico Contemporâneo, editado por UNIPOP, 13-31. Lisboa, Portugal: Edições 70, 2014.
    Publicado
  14. Cachopo, João Pedro. "A emancipação do espectador, de Nietzsche a Rancière: para uma genealogia heterodoxa da política da arte". In Gosto, Interpretação e Crítica, editado por Freitas, Verlaine; Duarte, Rodrigo; Cecchinato, Giorgia; Vieira da Silva, Cíntia, 101-112. Rio de Janeiro: Relicário, 2014.
    Publicado
  15. Cachopo, João Pedro. "A teoria contra o cinismo: Os usos paradoxais da crítica de Adorno a Rancière". In Teoria e prática da ciência política, editado por Nunes da Costa, Marta, 277-286. Famalicão, Portugal: Húmus, 2013.
    Publicado • 10.22533/at.ed.2301828121
  16. Cachopo, João Pedro. "Filosofia e crítica: Em torno dos conceitos de 'genealogia' e de 'normatividade'". In Ética, Crise e Sociedade, editado por Marcelo, Gonçalo; Renaud, Michel, 419-430. Famalicão, Portugal: Húmus, 2011.
    Publicado
  17. Cachopo, João Pedro. "Como rasgar o firmamento? A arte e o ‘fora’ em Deleuze e Adorno". In “Fora” da filosofia, editado por Anghel, Golgona; Pellejero, Eduardo, 39-63. Lisboa, Portugal: CFCUL, 2010.
    Publicado
  18. Cachopo, João Pedro. "Médiation et énigme dans la pensée musicale d’Adorno". In Présents musicaux, editado por Olive, Jean-Paul, 171-192. Paris, França: L’Harmattan – Collection Arts 8, 2009.
    Publicado
Edição de livro
  1. Cachopo, João Pedro. Rancière and Music. Edinburgh, Reino Unido: Edinburgh University Press. 2020.
    Publicado • Editor
  2. Cachopo, João Pedro. Estética e Política entre as Artes. Lisboa, Portugal: Edições 70. 2017.
    Publicado • Editor
  3. Cachopo, João Pedro; et al.. Pensamento Crítico Contemporâneo. Lisboa, Portugal: Edições 70. 2014.
    Publicado • Editor
Edição de número de revista
  1. Cachopo, João Pedro. "Ópera, Tecnologia e Novos Media". Dramaturgias 10 (2019): http://dx.doi.org/10.26512/dramaturgias.v0i10.
    10.26512/dramaturgias.v0i10 • Editor convidado
  2. Cachopo, João Pedro; Boleo, Pedro; Silva, Manuel Deniz. "Opera and Cinema". Kinetophone (2014):
  3. Cachopo, João Pedro. "Literatura e Ópera/Literature and Opera". Textos & Pretextos (2013):
    Editor convidado
Livro
  1. Cachopo, João Pedro. The Digital Pandemic: Imagination in Times of Isolation. London, Reino Unido: Bloomsbury. 2022.
    Publicado
  2. Cachopo, João Pedro. A Torção dos Sentidos: Pandemia e Remediação Digital (edição brasileira). São Paulo, Brasil: Elefante. 2021.
    Publicado
  3. Cachopo, João Pedro. A Torção dos Sentidos: Pandemia e Remediação Digital. Portugal: Sistema Solar/Documenta. 2020.
    Publicado
  4. Cachopo, João Pedro. Verdade e Enigma: Ensaio sobre o pensamento estético de Adorno (First Book Award of the Portuguese PEN Club). Lisboa, Portugal: Vendaval. 2013.
Prefácio / Posfácio
  1. Cachopo, João Pedro; Marques, Elisabete; Pinto, Filipe; Pinto de Almeida, Emília. "Prefácio – Estética e Política entre as artes". Prefácio para Estética e Política entre as Artes, 7-17. Lisboa, Portugal: Edições 70. 2017.
    Publicado
  2. Cachopo, João Pedro; Boleo, Pedro; Silva, Manuel Deniz. "Opera and Cinema – A Note from the Editors and the Guest Editors". Prefácio para Kinetophone, no. 1, 3-4. 2014.
    Publicado
  3. Cachopo, João Pedro. "Reading Opera Against the Grain (Guest Editor’s Note)". Prefácio para Textos & Pretextos, no. 18 (Spring 2013), 5-8. 2013.
    Publicado
Revisão de livro
  1. Cachopo, João Pedro. "Dia alegre, dia pensante, dias fatais de Maria Filomena Molder". Revisão de Dia alegre, dia pensante, dias fatais 201, (2019): 278-281. http://coloquio.gulbenkian.pt/cat/sirius.exe/do?bibrecord&id=PT.FCG.RCL.10437&org=I&orgp=201.
    Publicado
  2. Cachopo, João Pedro. "Five Lessons on Wagner de Alain Badiou". Revisão de Five Lessons on Wagner by Alain Badiou 1, (2014): 113-129.
  3. Cachopo, João Pedro. "Lógica Poética: Friedrich Hölderlin de Bruno C. Duarte". Revisão de Lógica Poética: Friedrich Hölderlin 181, (2012): 250-253.
    Publicado
Tradução
  1. Cachopo, João Pedro. Valéry Proust Museu [Original title: “Valéry Proust Museum”] by Theodor W. Adorno. Lisboa, Portugal: Documenta. 2016.
    Publicado
  2. Cachopo, João Pedro. A política da ficção [Original title: The Politics of Fiction] by Jacques Rancière. Lisboa, Portugal: KKYM. 2014.
    Publicado
  3. Cachopo, João Pedro. Nas margens do político [Original title: Aux bords du politique] by Jacques Rancière. Lisboa, Portugal: KKYM. 2014.
    Publicado
  4. Cachopo, João Pedro. Imagens apesar de tudo [Original title: Images malgré tout] by Georges Didi-Huberman. Lisboa, Portugal: KKYM. 2012.
    Publicado
  5. Cachopo, João Pedro. Mais tarde é agora [Original title: “Plus tard est maintenant”] by Bernard Aspe. Lisboa, Portugal: Tinta da China. 2012.
    Publicado
  6. Cachopo, João Pedro. Coisa pública, Coisa dos povos, Coisa plural” [Original title: “Chose publique, chose des peuples, chose plurielle”] by Georges Didi-Huberman. Lisboa, Portugal: Fundação Calouste Gulbenkian. 2011.
    Publicado
  7. Cachopo, João Pedro. O que nós vemos, o que nos olha [Original title: Ce que nous voyons, ce qui nous regarde] by Georges Didi-Huberman. Porto, Portugal: Daphne. 2011.
    Publicado
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2021/11/17 A Torção dos Sentidos “Temas em Teoria Crítica: Crise e Crítica da Subjectividade” [online]
Universidade Federal do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro, Brasil)
2021/10/20 Atracções Electivas: Da ópera ao Cinema and Back 23º Congresso de Estudos Literários [online]
Universidade Federal do Espírito Santo (Espírito Santo, Brasil)
2021/05/03 A saída da ópera do teatro para a cidade Research Seminar – The Sonic Arts and the Experience of the City
IFILNOVA/NOVA FCSH (Lisboa, Portugal)
2021/02/08 Entre Crise e Renovação: O impacto da pandemia no mundo da ópera Ciclo de Conferências
Academia de Ciências de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2021/01/15 The Rebirth of Opera from the Spirit of the Pandemic? Challenges, Opportunities and Prospects for the Future Research Seminar on “Music and Confinement”
CEC-FLUL (Lisboa, Portugal)
2020/12/11 Lady of the Tropics ou o destino de Manon entre cinema, ópera e literatura5th International Meeting “Cinema and the Other Arts” 5th International Meeting “Cinema and the Other Arts”
Universidade da Beira Interior (Portugal)
2020/01/10 Opera, Liveness, and Audiovisual Remediation Modern Language Association 2020 Convention
Modern Language Association (Seattle, Estados Unidos)
2019/12/17 Crónicas de Evolução e Declínio: O destino da ópera entre o cinema e os novos media “Evolução – diálogos transdisciplinares” (Seminário Jovens Cientistas da Academia de Ciências de Lisboa)
Academia de Ciências de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2019/11/15 Afinidades Electivas ou Fortuitas? Metamorfoses da ópera em Fitzcarraldo (1982) de Herzog e E la nave va (1983) de Fellini 9th National Meeting of the Portuguese Society of Music Research
SPIM (Portuguese Society of Music Research) (Lisboa, Portugal)
2019/11/09 Em torno de Kilas, O mau da fita de José Fonseca e Costa Film Cycle: Topologias Imaginárias
Casa do Alentejo (Portugal)
2019/10/24 The Holographic Diva: Opera and the Life-and-Death Stakes of Technology “Opera in the Web Age: Media, Technology and History” (International Conference)
Université de Strasbourg (Strasbourg, França)
2019/09/08 Some thoughts on The Lady of the Tropics by Jack Conway Hedy Lamarr Retrospective
Zeughauskino (Berlin, Alemanha)
2019/06/25 The Immiscibility of Media and Its Discontents: Kasper Holten’s Juan and the Fate of Opera Films "Opera and the City: Technologies of Displacement and Dissemination" (International Conference )
National Theater of São Carlos (Lisboa, Portugal)
2019/04/27 The Senses of Musical Modernity: Adorno, Technology, and Opera 8th International Meeting of the Adorno Studies
The Association for Adorno Studies (São Paulo, Brasil)
2018/12/05 Loaded Singing: Opera, Realism, and Politics (Perspectives from Latin America) "Instrumental Theater: Music and Stage in Latin America (1954-2006)" (International Conference)
Casa del Bicentenario/Centro de Arte Sonoro (Buenos Aires, Argentina)
2018/11/10 A aura da ópera na época da sua reprodutibilidade técnica (Keynote Address) 8th National Meeting of the Portuguese Society of Music Research
Escola Superior de Música de Artes do Espectáculo (Porto, Portugal)
2018/10/26 The Original is Dead (Long Live the Original): The Persistence of Aura in the Age of Reproduced Opera 2nd “Opera Through the Eyes of Film" Symposium
Neubauer Collegium (University of Chicago) (Chicago, Estados Unidos)
2018/05/24 Specter, Wound, Fate: The Secularization of Opera in Tarantino, Malick and von Trier XIII “Music and Moving Image” Conference
New York University (New York, Estados Unidos)
2018/05/11 The Importance of Being Passionate: Parody and Satire in Mark Rappaport’s Mozart in Love (1975) 1st “Opera Through the Eyes of Film” Symposium
Neubauer Collegium (University of Chicago) (Chicago, Estados Unidos)
2017/07/17 Wagner ou Verdi ou Gluck: Virginia Woolf sobre uma antiga polémica musico-teatral I Jornadas da Linha de Estudos de Ópera
CESEM (NOVA FCSH) (Lisboa, Portugal)
2017/05/10 Opera Cannibalized, Cinema Unbound: Some thoughts on The Cannibals (1988) by Manoel de Oliveira and João Paes Invited Talk
University of California, Santa Barbara (Santa Barbara, Estados Unidos)
2016/10/31 Operatic and Melodramatic Imagination? Notes on Mark Rappaport’s Mozart in Love (1975) “Música e Literatura no Cinema” Seminar
CESEM (NOVA FCSH) (Lisboa, Portugal)
2016/10/28 On Filmic Virtualities: Beyond Fiction/Documentary Divide with Peter Watkins International Conference “On the Virtual”
Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
2016/10/13 Corações, estrelas e lábios: Em torno de Mozart in Love (1975) de Mark Rappaport Seminar “O Melodrama entre as Artes”
Centro de Estudos Comparatistas (FLUL) (Lisboa, Portugal)
2016/06/30 De um avanço quase inexplicável: notas sobre a noção de pesquisa de ponta na literatura e nas artes Annual Meeting of the ANPOLL
Universidade de Campinas (Campinas, Brasil)
2016/06/27 Estética e Política segundo Jacques Rancière Invited Talk
Universidade Federal de Belo Horizonte (Belo Horizonte, Brasil)
2016/05/17 On Philosophy as Untimely Critique “The ‘Untimely’. From Nietzsche to us” (International Conference)
University of Bari ‘Aldo Moro’ (Bari, Itália)
2016/05/05 Em busca de um fio condutor: Agamben ou a profanação da ópera pelo cinema 6th National Meeting of the AIM (Associação de Investigadores da Imagem em Movimento)
Universidade Católica do Porto (Porto, Portugal)
2016/03/17 The Politics of the Muses: Rancière, Adorno and Music in the Aftermath of the Postmodern Debate Annual Meeting of the American Comparative Literature Association
Harvard University (Cambridge, MA, Estados Unidos)
2016/02/10 Bartleby e os seus leitores: Resistência e Literatura Invited Talk
Associação Irreal (Lisboa, Portugal)
2015/11/30 In Search of Guiding Thread: Agamben and the Profanation of Opera Research Seminar (org. Lydia Goehr)
Columbia University in the City of New York (New York, Estados Unidos)
2015/07/25 The Ambivalent Destiny of Opera on Screen: Some thoughts on Michael Sturminger’s Casanova Variations (2014) International Conference “Cinema, Art, Technology, Communication”
(Avanca, Portugal)
2015/05/28 Lúdico, polémico ou irónico? O filme-ópera à luz dos regimes de hipertextualidade de Gérard Genette 4th Seminar: "Música, Teoria Crítica e Comunicação”
CESEM (NOVA FCSH) (Lisboa, Portugal)
2015/05/21 A ópera como teatro como cinema: A propósito de Casanova Variations (2014) de Michael Sturminger 5th National Meeting of the AIM (Associação de Investigadores da Imagem em Movimento)
ISCTE (Lisboa, Portugal)
2015/03/06 An Inverted Palimpsest? Re-reading Don Giovanni with Joseph Losey and Kasper Holten International Conference “Intertextuality in Music since 1900”
CESEM (NOVA FCSH) (Lis, Portugal)
2015/02/21 Alegoria e literalidade: Sobre as consequências político-literárias da leitura de Bartleby por Agamben Workshop “Da vida nua à potência destituinte”
IHA (NOVA FCSH) / UNIPOP / RE.AL (Lisboa, Portugal)
2014/12/20 Variações fílmicas sobre um tema de Mozart e Da Ponte: A ópera na época da sua reprodutibilidade técnica Conference Cycle “Diálogos in Música”
Biblioteca Orlando Ribeiro (SPIM) (Lisboa, Portugal)
2014/10/06 Romantic Affinities? Cavell on Opera, Film, and the Claim of Expression International Conference of Philosophy and Film: “Thinking Reality and Time Through Film”
FLUL (Lisboa, Portugal)
2014/08/04 Disentangling a False Dichotomy: Politics, History, and the Stakes of Universality ISSEI (International Society for the Study of European Ideas) – XIV Conference “Images of Europe: Past, Present, Future”
Universidade Católica Portuguesa (Porto, Portugal)
2014/07/02 A Scene is Missing: Rancière and a Renewed Politics of Music in Rehearsal International Conference “Music, Marxism and The Frankfurt School”
University College Dublin (Dublin, Irlanda)
2014/06/12 Harold en Italie ou ailleurs: Sobre o lugar da música no regime estético à luz de Aisthesis de Jacques Rancière 3rd “Música, Teoria Crítica e Comunicação" Research Seminar
CESEM (NOVA FCSH) (Lisboa, Portugal)
2013/11/13 Estranging Adorno: the Enigmatical Politics of Aesthetics “Adorno: Impact and Influences” (International Conference)
Royal Holloway, University of London (London, Reino Unido)
2013/11/01 O espectro de Wagner ensombra o cinema contemporâneo: Às voltas com Tarantino, Trier e Malick 3rd National Meeting of the Portuguese Society for Research in Music
Palácio da Cidadela de Cascais (Cascais)
2013/09/11 Entre o belo, o sublime e o enigmático: Adorno, Lyotard, Rancière e a política da estética hoje Invited talk
Federal Rural University of Rio de Janeiro (Rio de Janeiro, Brasil)
2013/09/09 ‘Compreender o incompreensível’: sobre o (des)encontro hermenêutico entre os pensamentos de Gadamer e Adorno Invited talk
Federal University of Minas Gerais (Brazil) (Belo Horizonte, Brasil)
2013/09/03 A emancipação do espectador de Nietzsche a Rancière: para uma genealogia heterodoxa da política da arte 11th International Congress of Aesthetics: “Gosto, Interpretação e Crítica”
Universidade Federal de Minas Gerais (Belo Horizonte, Brasil)
2013/07/21 How does the spectator act? Benjamin and Rancière on the task of the spectator-translator 19th International Congress of Aesthetics: "Aesthetics in Action"
Jagiellonian University in Krakow / Polish Society of Aesthetics / International Association for Aesthetics (Krakow, Polónia)
2013/05/25 Entre crítica e emancipação: o lugar do espectador de Benjamin e Adorno a Rancière “Pop, Crítica, Política” Workshop
FBAUL (Lisboa, Portugal)
2013/04/11 A ópera aos olhos do cinema: duas leituras de Fitzcarraldo e de E la nave va em discussão 2nd Seminar: “Música, Teoria Crítica e Comunicação”
CESEM (NOVA FCSH) (Lisboa, Portugal)
2012/11/27 A Chronicle of a Survival Foretold: Benjamin and the Task of Translating Opera into Film Research Seminar organized by Max Paddison
University of Durham (Durham, Reino Unido)
2012/11/09 Opera’s Screen Metamorphosis: the Resilience of a Genre or a Matter of Translation? “Opera and Cinema: The Politics of an Encounter” (International Conference)
Teatro Nacional de São Carlos / CESEM (NOVA FCSH) / INET-MD (NOVA FCSH) (Lisboa, Portugal)
2012/07/18 Disagreeing Before Acting: On the Paradoxical Uses of Critique Today 2nd Critical Studies Research Group Conference on “The Politics of Critique”
Critical Studies Research Group (CSRG), University of Brighton (Brighton, Reino Unido)
2012/06/22 Tem a arte um potencial emancipatório que lhe é próprio? Notas para uma discussão sobre política, emancipação e a obscura distinção da arte “A produção do real: arte, economia e cultura” (International Conference)
Laboratório de Curadoria/Guimarães-Capital europeia da cultura (Guimarães, Portugal)
2012/06/21 Política do dissenso: os usos paradoxais da crítica de Adorno a Rancière “Critical Theory Revisited” (International Conference)
CEHUM (Braga, Portugal)
2012/05/24 O lugar do espectador em questão: clarividência e/ou emancipação? 1st Seminar on “Música, Teoria Crítica e Comunicação”
CESEM (NOVA FCSH) (Lisboa, Portugal)
2012/05/24 Ulisses e o canto das sereias revisitados. Notas sobre a relação entre filosofia e música 1st National Meeting of the Portuguese Society for Research in Music
CESEM (NOVA FCSH) (Porto, Portugal)
2011/10/28 Ce que nous écoutons, ce qui nous parle. Notes pour une politique du geste musical. 2nd International Forum – Musical Itineraries: “Music and Gesture”
CESEM / CCB (Lisboa, Portugal)
2011/10/28 A aura na época da proliferação das imagens. Em torno de Cópia Certificada de Abbas Kiarostami “Imagem, Imaginação, Fantasia: Vinte anos sem Vilém Flusser” (International Congress)
Universidade Federal de Ouro Preto (Ouro Preto, Brasil)
2011/03/15 Le dissensus démocratique. Comment désordonner un mot d’ordre? “Jacques Rancière – Entre nós e as palavras: a filosofia contra o consenso” (International Conference)
CEIL (NOVA FCSH) (Lisboa, Portugal)
2010/05/05 Estética e política no pensamento de Adorno “Pensamento Crítico Contemporâneo: Estética e Política” (Seminar)
UNIPOP / Fábrica de Braço de Prata (Lisboa, Portugal)
2010/05/04 Das kontradiktorische Verhältnis der Kritiken Nietzsches und Adornos an Wagner Research Seminar organized by Christian Kaden
Humboldt-Universität zu Berlin (Berlin, Alemanha)
2009/11/26 Bringing Wagner’s Case up to date. On the Philosophical Consequences of Wagner "Consequences of Wagner" (International Conference)
CESEM (NOVA FCSH) / Culturgest (Lisboa, Portugal)
2009/10/13 Repensar a crítica imanente. Notas sobre os conceitos de ‘genealogia’ e de ‘normatividade’ “Ética, Crise e Sociedade” (International Symposium )
NOVA FCSH (Lisboa, Portugal)
2009/08/10 Paradox and Critique. Some Thoughts on an Unexpected Affinity between Deleuze and Adorno CONNECT Deleuze: The 2nd International Deleuze Studies Conference
Universität zu Köln (Köln, Alemanha)
2009/07/23 How political is music? An approach through Adorno and Rancière “Sociology of Music: Tendencies, Issues, Perspectives” (International Conference)
CESEM (NOVA FCSH) / Culturgest (Lisboa, Portugal)
2009/06/18 Politique(s) de la musique. Quelques notes sur les concepts de ‘médiation’ et de ‘partage du sensible’ “Aura et littéralité” (research seminar organized by Jean-Paul Olive)
Université Paris 8 (Paris, França)
2009/06/04 Entre ontologia e política. Apontamentos sobre os pensamentos de Adorno e Deleuze Graduate Conference of Philosophy
Universidade de Évora (Évora, Portugal)
2009/06/03 Perspectivas contemporâneas sobre o ‘caso Wagner’. Badiou e Zizek em torno de Parsifal Research Seminar
CESEM (NOVA FCSH) (Lisboa, Portugal)
2009/05/28 Adorno e o pensamento crítico contemporâneo “Pensamento Crítico Contemporâneo” (Seminar)
UNIPOP / Arte à Parte – Associação cultural de música e teatro (Coimbra, Portugal)
2009/03/19 How Critical are Paradoxes? Critical Theory and Post-Structuralism 1st Graduate Conference on The Future(s) of Critical Theory
Institut für Philosophie der J. W. Goethe-Universität Frankfurt (Frankfurt am Main, Alemanha)
2009/01/31 Adorno e o pensamento crítico contemporâneo “Pensamento Crítico Contemporâneo” (Seminar)
UNIPOP / Fábrica de Braço de Prata (Lisboa, Portugal)
2008/05/05 A escrita de Nava. Como tocar o céu sob as entranhas? 3rd “Fora da Filosofia” Conference
FLUL (Lisboa, Portugal)
2008/03/22 Como rasgar o firmamento ? A arte e o ‘fora’ em Adorno e Deleuze Conference: “Poéticas – Escrever: Porquê, para quê, para quem?”
FLUL (Lisboa, Portugal)
2006/06/01 Médiation et énigme dans la pensée musicale d’Adorno Research Seminar (org. Jean-Paul Olive)
Université Paris 8 (Paris, França)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2021/09 - Atual Eliana Caramalho: A ópera na contemporaneidade: estudo comparativo de dois espectáculos do Teatro do Eléctrico
Orientador
Scenic Arts (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2020/07 - Atual Diogo Gaio: Análise e Proposta de Encenação de Ópera Portuguesa do Século XVIII: La Vera Costanza ¿ Dramma Giocoso de Jerónimo Francisco de Lima (1785 e 1789)
Orientador de Diogo Gaio
Ciências Musicais (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2018/11 - Atual Guilherme Granato: Entre o Pop e a Vanguarda: a influência da poesia concreta na produção musical de Caetano Veloso no período pós-tropicalista (1973-1993)
Orientador
Ciências Musicais (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2019/10 - 2022/02 Marcelo Franca: O Escutador Emancipado: Estética, Política e Escuta em Torno de Jacques Rancière
Orientador de Luís Marcelo Franca
Estética e Estudos Artísticos (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2017/03 - 2022/02 Maria Teresa Neto Projecto: Pintar o tempo: a experiência do limite
Coorientador de Maria Teresa Neto Projecto
Belas Artes (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2020/07 - 2021/06 Vanessa Macedo: Os Processos de Gravação no Cinema Musical de Hollywood nas Décadas de 1930 a 1950: Estudo da performance de Carmen Miranda
Orientador
Artes Musicais (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2016/09 - 2020/09 Luca Ferraço Nassif: Descrever (com Chantal Akerman). Tanto tempo tinha passado. Eu estou aqui
Coorientador de Luca Ferraço Nassif
Literatura, Cultura e Contemporaneidade (Doutoramento)
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil
2014/10 - 2016/11 Daniel Morgado Sampaio: A crise da indústria da Cultura: Visões de Adorno e de Attali sobre a música Contemporânea.
Coorientador de Daniel Morgado Sampaio
Comunicação, Arte e Cultura (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2022/02/18 - 2022/02/18 III Encontro MUSAS "A Música das Artes" (2022/02/18 - 2022/02/18)
Seminário (Presidente da Comissão Organizadora)
Museu Nacional da Música, Portugal
2021/06/17 - 2021/06/18 9th Music Critical Theory and Communication Meeting (2021/06/17 - 2021/06/18)
Conferência
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2020/10 - 2021/05 Resvés Ópera - Conversation Series (2020/10 - 2021/05)
Mesa-redonda (Coorganizador)
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal
2019/06/24 - 2019/06/25 "Opera and the City: Technologies of Displacement and Dissemination" (International Conference) (2019/06/24 - 2019/06/25)
Conferência (Coorganizador)
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal

Teatro Nacional de São Carlos, Portugal

Cinemateca Portuguesa Museu do Cinema, Portugal
2018/11/17 - 2018/11/17 II Encontro MUSAS – A Música das Artes (2018/11/17 - 2018/11/17)
Seminário (Presidente da Comissão Organizadora)
Culturgest, Portugal
2018/10/25 - 2018/10/26 2nd “Opera Through the Eyes of Film” Symposium (2018/10/25 - 2018/10/26)
Simpósio (Presidente da Comissão Organizadora)
University of Chicago Department of Cinema and Media Studies, Estados Unidos
2018/05/10 - 2018/05/11 1st “Opera Through the Eyes of Film” Symposium (2018/05/10 - 2018/05/11)
Simpósio (Presidente da Comissão Organizadora)
University of Chicago Department of Cinema and Media Studies, Estados Unidos
2017/07/13 - 2017/07/13 I Encontro MUSAS - A Música das Artes (2017/07/13 - 2017/07/13)
Simpósio (Presidente da Comissão Organizadora)
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal
2016/10 - 2016/10 “Música e Literatura no Cinema” (Research Seminar) (2016/10 - 2016/10)
Seminário (Coorganizador)
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal
2016/02 - 2016/02 “Crítica e Curadoria” (Workshop) (2016/02 - 2016/02)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
Universidade Nova de Lisboa Instituto de História da Arte, Portugal
2015/06 - 2015/06 “Arte, Crítica e Emancipação” (Workshop) (2015/06 - 2015/06)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
Universidade Nova de Lisboa Instituto de História da Arte, Portugal
2014/04 - 2014/06 3rd “Estética e Política entre as Artes” Conference Series (2014/04 - 2014/06)
Seminário
Culturgest, Portugal
2013/03 - 2013/06 2nd “Estética e Política entre as Artes” Conference Series (2013/03 - 2013/06)
Seminário (Coorganizador)
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal
2012/11/09 - 2012/11/10 “Opera and Cinema: The Politics of an Encounter” (International Conference) | Keynote address by Richard Leppert (2012/11/09 - 2012/11/10)
Conferência (Coorganizador)
Teatro Nacional de São Carlos, Portugal
2012/04 - 2012/07 1st “Estética e Política entre as Artes” Conference Series (2012/04 - 2012/07)
Seminário (Coorganizador)
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2021/11/20 - 2021/11/20 Moderation of conversation with Antônio Araújo and Luís Soldado on “Teatro e Música fora da caixa” [online]
Festival
Palácio das Artes – Fundação Clóvis Salgado, Academia de Ópera
Palácio das Artes – Fundação Clóvis Salgado, Brasil
2021/10/27 - 2021/10/27 Conversation with Pedro Duarte on “O que a filosofia tem a dizer sobre a pandemia”
Mesa-redonda
Casa Mombak, Portugal
2021/10/16 - 2021/10/16 Roundtable with Irineu Franco Perpetuo and Angélica de Carvalho on “Ópera: Arte Viva! Arte Integrada!” (moderated by Carolina Faria) [online]
Festival
Mostra de Cinema e Ópera
Palácio das Artes – Fundação Clóvis Salgado, Brasil
2021/09/10 - 2021/09/10 Debate with Luciana Molina and Vitor Cei on the Brazilian edition of my book “A Torção dos Sentidos: Pandemia e Remediação Digital” [online]
Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil
2020/12/06 - 2020/12/06 A conversation with Yuval Sharon, Luís Soldado João Pedro Cachopo (Resvés Ópera # 2) [online]
Mesa-redonda
Resvés Ópera # 2
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal
2020/11/28 - 2020/11/28 Conversation with Livia Sabag on "Música Clássica e Produção Audiovisual" [online]
Mesa-redonda
8º Festival de Música Erudita do Espírito Santo
2020/10/14 - 2020/10/14 Conversation with Pedro Duarte (moderated by Jessica Di Chiara) on “Ensaio e Pandemia” [online]
Mesa-redonda
Campo Aberto: Conversas sobre o ensaio
2019/06/19 - 2019/06/19 Roundtable on Wagner and Tannhäuser ("Ich bin der Welt noch einen Tannhäuser schuldig") with Paulo Ferreira de Castro (moderated by Eugénio Sena)
Festival
Encontro sobre Richard Wagner
Círculo Richard Wagner, Portugal
2019/02/21 - 2019/02/23 Roundtable on Guo Baochang’s Chinese opera film "Dream of the Bridal Chamber" with David Levin, Guo Baochang, and Martha Feldman (moderated by Judith Zeitlin)
Conferência
Connecting the dots through Guo Baochang: Contemporary Chinese Opera, Film, TV
University of Chicago Department of Cinema and Media Studies, Estados Unidos
2016/10/26 - 2016/10/26 Roundtable on Peter Watkins (moderated by Pedro Fortes)
Mesa-redonda
Peter Watkins Retrospective at Cinemateca/DocLisboa
Cinemateca Portuguesa Museu do Cinema, Portugal
2016/03/11 - 2016/03/11 Conversation with Maria do Mar Fazenda on Adorno’s “Valéry Proust Museum”
Oficina (workshop)
Atelier-Museu Júlio Pomar
Atelier-Museu Júlio Pomar, Portugal
2016/03/05 - 2016/03/05 Roundtable “On the contemporary” with António Guerreiro and Miguel Azguime (moderated by Pedro Boleo)
Mesa-redonda
Casa d’Achada
Casa d’Achada, Portugal
2013/09/28 - 2013/09/28 Roundtable on Stravinsky (moderated by Paulo Ferreira de Castro)
Mesa-redonda
International Conference “The Rite of Spring 1913-2013”
Teatro Nacional de São Carlos, Portugal

Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2021/08/10 “Ativismo poético: insurgências constelares no Brasil contemporâneo” (Pedro Caetano Eboli Nogueira)
Arguente
Pedro Caetano Eboli Nogueira (Doutoramento)
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil
2021/06/26 "Practices of Listening to Classical Music: Symphony Concerts in Lisbon" (Roman Korolev-Namazov)
Arguente
Roman Korolev-Namazov (Outro)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2021/01/12 “Do inaudível à concretização sonora: a música imaginária como recurso de uma epistemologia interartística” (Filipa Moniz Brazete Cruz)
Arguente
Filipa Moniz Brazete Cruz (Outro)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2020/08/31 Sobre Rancière e Ibsen
Arguente
Ana Carolina Calenzo Chaves (Mestrado)
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Brasil
2019/06/07 Wittgenstein e a interpretação musical: cruzamentos e influências
Arguente
Paula Alexandra Monteiro Torres de Carvalho (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2017/02/15 Sobre a Erosão da Forma: Lolita e o Modernismo Tardio
Arguente
Tauan Tinti (Doutoramento)
Universidade Estadual de Campinas, Brasil
2016/04/19 Ao Fio dos Anos e das Horas: Poética do Fragmento em Fernando Lopes-Graça
Arguente
Fernando Fontes (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2019/11/14 - 2019/11/16 9th National Meeting of the Portuguese Society for Research in Music Portuguese Society for Research in Music
2019/06/24 - 2019/06/25 "Opera and the City: Technologies of Displacement and Dissemination" (International Conference) Teatro Nacional de São Carlos
2019/05/18 - 2019/05/18 Post-Opera: Installing the Voice Operadagen Rotterdam
2012/11/09 - 2012/11/10 "Opera and Cinema: The Politics of an Encounter" (International Conference) Teatro Nacional de São Carlos

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2021/09/01 - 2022/02/15 Filosofia da Música Filosofia da Música (Licenciatura) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2021/02 - 2021/06 Musical Theatrical Performance (Mestrado) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2021/02 - 2021/06 Música e Pensamento Ciências Musicais (Mestrado) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2020/02/10 - 2020/05/31 Música e Pensamento Ciências Musicais (Mestrado integrado) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2016/02/15 - 2016/06/30 Aesthetics and Art Criticism (Mestrado) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2016/06/22 - 2016/06/24 Bartlebly and the Resistance of Literature (Intensive course) (Graduado) Universidade Estadual de Campinas, Brasil
2016/06/13 - 2016/06/17 The Case of Bartleby: Literature, Politics and Philosophy” (Intensive course) (Graduado) Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil
2014/10/01 - 2015/01/31 Musical Theatrical Performance (Mestrado) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2013/10/01 - 2014/01/31 Musical Theatrical Performance (Mestrado) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2013/02/01 - 2013/07/31 Sociology of Music (Licenciatura) Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada, Portugal

Entrevista / Programa (rádio / tv)

Programa Tema
2018/11/15 - 2018/11/15 Império dos Sentidos (Antena 2) MUSAS - A Música das Artes (Event at Culturgest)

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2019/03 - Atual Modern Language Association Member
2018/10 - Atual American Musicological Association Member
2015/01 - Atual Associação de Investigadores da Imagem em Movimento Member
2014/11 - Atual Portuguese PEN Club Member
2011/10 - Atual Associação Brasileira de Estética Member
2011 - Atual Sociedade Portuguesa de Investigação em Música Member
Distinções

Prémio

2014 Portuguese PEN Club Award (First Book Category)

Título

2017 Member of the Young Scientists Committee of the Lisbon Academy of Sciences
Academia das Ciências de Lisboa, Portugal

Outra distinção

2018 Bayreuther Festspiele Fellowship
Richard-Wagner-Stipendienstiftung, Alemanha
2010 Research Grant (DAAD)
Deutscher Akademischer Austauschdienst, Alemanha
2006 Intensive Summer Language Grant (DAAD)
Deutscher Akademischer Austauschdienst, Alemanha