Identificação
            Identificação pessoal
- Nome completo
- João Pedro de Bastos Gonçalves Cachopo
Nomes de citação
- Cachopo, João Pedro
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 7119-62C8-BA3F
- ORCID iD
- 0000-0002-4724-2723
- Google Scholar ID
- https://scholar.google.com/citations?user=yzKwPpAAAAAJ&hl=en
- Scopus Author Id
- 57151009300
Endereços de correio eletrónico
- jpcachopo@fcsh.unl.pt (Profissional)
Moradas
- Colégio Almada Negreiros (Campus de Campolide), Offices 354, 355, 356., 1099-032, Lisboa, Lisboa, Portugal (Profissional)
Websites
- https://fcsh-unl.academia.edu/Jo%C3%A3oPedroCachopo (Académico)
- http://cesem.fcsh.unl.pt/en/pessoa/joao-pedro-de-bastos-goncalves-cachopo/ (Académico)
- https://fcsh.unl.pt/en/college/teachers/joao-pedro-de-bastos-goncalves-cachopo-en/ (Académico)
Domínios de atuação
- Humanidades - Artes - Artes
- Humanidades
- Humanidades - Artes - Estudo das Artes da Representação (música, teatro e dramaturgia)
- Humanidades - Artes - Estudos de Cinema, Rádio e Televisão
- Humanidades - Filosofia, Ética e Religião
- Humanidades - Filosofia, Ética e Religião - Filosofia
Idiomas
| Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review | 
|---|---|---|---|---|---|
| Português (Idioma materno) | |||||
| Inglês | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador independente (B2) | 
| Francês | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador independente (B2) | 
| Alemão | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | |
| Espanhol; Castelhano | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | |||
| Italiano | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | |||
| Latim | Utilizador independente (B2) | 
Formação
            | Grau | Classificação | |
|---|---|---|
| 2006 - 2011 Concluído | Filosofia (Doutoramento) Especialização em Filosofia Contemporânea Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal "Verdade e Enigma no Pensamento Estético de Adorno" (TESE/DISSERTAÇÃO) | Summa cum laude | 
| 2001 - 2005 Concluído | Ciências Musicais (Licenciatura) Especialização em Musicology (Minor in Philosophy) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal | 17 | 
| 1999 - 2004 Concluído | Piano/Formação Musical (Curso médio) Escola de Música do Conservatório Nacional, Portugal | 17 | 
Percurso profissional
            Ciência
| Categoria Profissional Instituição de acolhimento | Empregador | |
|---|---|---|
| 2020/03/01 - Atual | Investigador Contratado (Investigação) | Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal | 
| Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal | ||
| 2017/03/01 - 2020/02/29 | Investigador Contratado (Investigação) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal | 
| The University of Chicago, Estados Unidos (...) | ||
| 2017/03/01 - 2019/02/28 | Investigador visitante (Investigação) | University of Chicago, Estados Unidos | 
| 2012/02/01 - 2017/02/28 | Pós-doutorado (Investigação) | Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal | 
| 2015/09/15 - 2015/12/15 | Investigador visitante (Investigação) | Columbia University, Estados Unidos | 
| 2012/09/15 - 2012/12/15 | Investigador visitante (Investigação) | Durham University, Reino Unido | 
| 2010/04/01 - 2010/06/30 | Investigador visitante (Investigação) | Humboldt-Universität zu Berlin, Alemanha | 
| 2009/03/01 - 2009/06/30 | Investigador visitante (Investigação) | Université Paris 8, França | 
| 2008/04/01 - 2008/07/31 | Investigador visitante (Investigação) | Universität Potsdam, Alemanha | 
Docência no Ensino Superior
| Categoria Profissional Instituição de acolhimento | Empregador | |
|---|---|---|
| 2020/03/01 - Atual | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal | 
| 2013/10/01 - 2016/06/30 | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal | 
| 2013/03/01 - 2013/07/31 | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada, Portugal | 
Cargos e Funções
| Categoria Profissional Instituição de acolhimento | Empregador | |
|---|---|---|
| 2020/03/01 - Atual | Member of the Board of Directors | Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal | 
| 2020/03 - Atual | Coordinator of the Critical Theory and Communication Group | Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal | 
| 2019/11 - 2021/11 | Coordinator of the Opera Studies Cluster | Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal | 
Projetos
            Bolsa
| Designação | Financiadores | |
|---|---|---|
| 2017/03 - 2020/02 | PROPERA - The Profanation of Opera: Music and Drama on Film 708601 | European Commission | 
| 2012/02/01 - 2017/02/28 | Para uma política da ópera entre as artes SFRH/BPD/79759/2011 Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal | Fundação para a Ciência e a Tecnologia Concluído | 
| 2006/04/01 - 2010/08/31 | Verdade e enigma no pensamento estético de Adorno SFRH/BD/24011/2005 Bolseiro de Doutoramento
                                    
                                  | Fundação para a Ciência e a Tecnologia Concluído | 
Projeto
| Designação | Financiadores | |
|---|---|---|
| 2017/03/01 - 2020/02/29 | The Profanation of Opera: Music and Drama on Film Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal University of Chicago Department of Cinema and Media Studies, Estados Unidos | European Commission Em curso | 
Outro
| Designação | Financiadores | |
|---|---|---|
| 2018/10/01 - 2021/09/30 | Fragmentation and Reconfiguration: experiencing the city between art and philosophy Investigador
                                     IFILNOVA, Portugal | Fundação para a Ciência e a Tecnologia Em curso | 
Produções
            Publicações
| Artigo em revista | 
 | 
| Artigo em revista (magazine) | 
 | 
| Capítulo de livro | 
 | 
| Edição de livro | 
 | 
| Edição de número de revista | 
 | 
| Livro | 
 | 
| Prefácio / Posfácio | 
 | 
| Relatório | 
 | 
| Revisão de livro | 
 | 
| Tradução | 
 | 
Atividades
            Apresentação oral de trabalho
| Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) | |
|---|---|---|
| 2024/01/18 | A Montanha Mágica, ou As Vantagens e os Inconvenientes da Distância para o Pensamento | Reading Group Associação Portuguesa de Psicossomática (Lisboa, Portugal) | 
| 2023/12/19 | The Callas Effect: The Metamorphoses of Aura in the Digital Age | International Congress “Maria Callas at 100: Opera, Myth, Celebrity Università di Torino, (Turin, Itália) | 
| 2023/11/11 | A Revolução Imaginada: Política, Técnica e Arte | Invited talk at Meeting about “Revolução” Mala Voadora Association (Porto) | 
| 2023/11/04 | A Tarefa do Ensaísta na Era do ChatGPT | Invited talk at Meeting of the Sociedade Portuguesa de Psicossomática “Va pensiero: O pensamento ao ataque” Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal) | 
| 2023/09/29 | O Efeito Callas: Metamorfoses da Aura na Era Digital | 12th National Meeting of the Portuguese Society of Music Research Museu da Música (Mafra, Portugal) | 
| 2023/09/05 | A tarefa do ensaísta na era do ChatGPT | International Seminar “Aesthetic, Political and Social Challenges in the Era of Digital Acceleration Centro Municipal das Artes Hélio Oiticica, Rio de Janeiro (Rio de Janeiro, Brasil) | 
| 2023/09/01 | Pandemia e Revolução Digital | Invited Inaugural Lecture of the Graduate Program in Philosophy Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro, Brasil) | 
| 2023/06/27 | The Diva is Present: Some Thoughts on Marina Abramovic’s 7 Deaths of Maria Callas | Intersections Conference: Interdisciplinary Approaches to Opera University of Cambridge (Cambridge, Reino Unido) | 
| 2023/02/16 | The diva is present: Em torno de "7 Deaths of Maria Callas" de Marina Abramovic | Invited talk in THELEME: Interarts – Intermedia Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal) | 
| 2023/02/16 | The diva is present: Em torno de 7 Deaths of Maria Callas de Marina Abramovic | Invited talk in THELEME: Interarts – Intermedia Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal) | 
| 2023/01/11 | Atracções Electivas: Do Cinema à Ópera no Século XXI | Invited Talk in "Dialogues of Theory" (org. Daniel Moreira) ESMAE (Porto, Portugal) | 
| 2023/01/11 | Do que é o ‘inefável’ o nome? Jankélévitch e a música | Lecture in Course of Aesthetics and Musical Hermeneutics ESMAE (Porto, Portugal) | 
| 2023/01/11 | Do que é o ‘inefável’ o nome? Jankélévitch e a música | Aula de Estética e Hermenêutica da Música ESMAE (Porto, Portugal) | 
| 2023/01/11 | Atracções Electivas: Do Cinema à Ópera no Século XXI | Talk in "Diálogos da Teoria" ESMAE (org. Daniel Moreira) (Lisboa, Portugal) | 
| 2022/08/25 | Callas in Concert: A Live Concert with a Dead Diva | 21st Quinquennial International Musicology Society University of Athens (Athens, Grécia) | 
| 2022/08/23 | What has the pandemic taught us about opera? | 21st Quinquennial International Musicology Society University of Athens (Athens, Grécia) | 
| 2022/06/25 | Elective Attractions: From Film to Opera in the 21st Century” | 4th Transnational Opera Studies Conference,  June 23-26, 2022. Bayreuth University (Bayreuth, Alemanha) | 
| 2022/06/09 | O amor, entre distância e proximidade | Invited talk in "Dialogues about Technology and Sociability" (org. Joaquim Braga) Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal) | 
| 2022/05/26 | Os efeitos da pandemia nas artes performativas: entre crise e oportunidade | Invited lecture (org. Luiz Camillo Osósio e Pedro Duarte) Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro, Brasil) | 
| 2022/05/13 | De que foi a pandemia o nome? | Invited talk (org. Fabio Akcelrud Durão) State University of Campinas (Brazil) (Campinas, Brasil) | 
| 2021/11/17 | A Torção dos Sentidos | Invited talk in Seminar "Themes of Critical Theory: Crisis and Critique of Subjectivity" (org. Leomir Hilário)) Universidade Federal do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro, Brasil) | 
| 2021/10/20 | Atracções Electivas: Da ópera ao Cinema and Back | 23º Congress of Literary Studies Universidade Federal do Espírito Santo (Espírito Santo, Brasil) | 
| 2021/05/03 | A saída da ópera do teatro para a cidade | Research Seminar – The Sonic Arts and the Experience of the City IFILNOVA/NOVA FCSH (Lisboa, Portugal) | 
| 2021/02/08 | Entre Crise e Renovação: O impacto da pandemia no mundo da ópera | Meeting of the Lisbon’s Academy of Sciences Academia de Ciências de Lisboa (Lisboa, Portugal) | 
| 2021/01/15 | The Rebirth of Opera from the Spirit of the Pandemic? Challenges, Opportunities and Prospects for the Future | Research Seminar on “Music and Confinement” CEC-FLUL (Lisboa, Portugal) | 
| 2020/12/11 | Lady of the Tropics ou o destino de Manon entre cinema, ópera e literatura5th International Meeting “Cinema and the Other Arts” | 5th International Meeting “Cinema and the Other Arts” Universidade da Beira Interior (Portugal) | 
| 2020/01/10 | Opera, Liveness, and Audiovisual Remediation | Modern Language Association 2020 Convention Modern Language Association (Seattle, Estados Unidos) | 
| 2019/12/17 | Crónicas de Evolução e Declínio: O destino da ópera entre o cinema e os novos media | Seminar of the Lisbon's Academy of Sciences: "Evolution ¿ Transdisciplinary Dialogues" Academia de Ciências de Lisboa (Lisboa, Portugal) | 
| 2019/11/15 | Afinidades Electivas ou Fortuitas? Metamorfoses da ópera em Fitzcarraldo (1982) de Herzog e E la nave va (1983) de Fellini | 9th National Meeting of the Portuguese Society of Music Research SPIM (Portuguese Society of Music Research) (Lisboa, Portugal) | 
| 2019/11/09 | Em torno de Kilas, O mau da fita de José Fonseca e Costa | Film Cycle: Topologias Imaginárias Casa do Alentejo (Portugal) | 
| 2019/10/24 | The Holographic Diva: Opera and the Life-and-Death Stakes of Technology | “Opera in the Web Age: Media, Technology and History” (International Conference) Université de Strasbourg (Strasbourg, França) | 
| 2019/09/08 | Some thoughts on The Lady of the Tropics by Jack Conway | Hedy Lamarr Retrospective Zeughauskino (Berlin, Alemanha) | 
| 2019/06/25 | The Immiscibility of Media and Its Discontents: Kasper Holten’s Juan and the Fate of Opera Films | "Opera and the City: Technologies of Displacement and Dissemination" (International Conference ) National Theater of São Carlos (Lisboa, Portugal) | 
| 2019/04/27 | The Senses of Musical Modernity: Adorno, Technology, and Opera | 8th International Meeting of the Adorno Studies The Association for Adorno Studies (São Paulo, Brasil) | 
| 2018/12/05 | Loaded Singing: Opera, Realism, and Politics (Perspectives from Latin America) | "Instrumental Theater: Music and Stage in Latin America (1954-2006)" (International Conference) Casa del Bicentenario/Centro de Arte Sonoro (Buenos Aires, Argentina) | 
| 2018/11/10 | A aura da ópera na época da sua reprodutibilidade técnica (Keynote Address) | 8th National Meeting of the Portuguese Society of Music Research Escola Superior de Música de Artes do Espectáculo (Porto, Portugal) | 
| 2018/10/26 | The Original is Dead (Long Live the Original): The Persistence of Aura in the Age of Reproduced Opera | 2nd “Opera Through the Eyes of Film" Symposium Neubauer Collegium (University of Chicago) (Chicago, Estados Unidos) | 
| 2018/05/24 | The Secularization of Opera in Tarantino, Malick and von Trier | XIII “Music and Moving Image” Conference New York University (New York, Estados Unidos) | 
| 2018/05/11 | The Importance of Being Passionate: Parody and Satire in Mark Rappaport’s Mozart in Love (1975) | 1st “Opera Through the Eyes of Film” Symposium Neubauer Collegium (University of Chicago) (Chicago, Estados Unidos) | 
| 2017/07/17 | Wagner ou Verdi ou Gluck: Virginia Woolf sobre uma antiga polémica musico-teatral | I Jornadas da Linha de Estudos de Ópera CESEM (NOVA FCSH) (Lisboa, Portugal) | 
| 2017/05/10 | Opera Cannibalized, Cinema Unbound: Some thoughts on The Cannibals (1988) by Manoel de Oliveira and João Paes | Invited Talk University of California, Santa Barbara (Santa Barbara, Estados Unidos) | 
| 2016/10/31 | Operatic and Melodramatic Imagination? Notes on Mark Rappaport’s Mozart in Love (1975) | “Música e Literatura no Cinema” Seminar CESEM (NOVA FCSH) (Lisboa, Portugal) | 
| 2016/10/28 | On Filmic Virtualities: Beyond Fiction/Documentary Divide with Peter Watkins | International Conference “On the Virtual” Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal) | 
| 2016/10/13 | Corações, estrelas e lábios: Em torno de Mozart in Love (1975) de Mark Rappaport | Seminar “O Melodrama entre as Artes” Centro de Estudos Comparatistas (FLUL) (Lisboa, Portugal) | 
| 2016/06/30 | De um avanço quase inexplicável: notas sobre a noção de pesquisa de ponta na literatura e nas artes | Annual Meeting of the ANPOLL Universidade de Campinas (Campinas, Brasil) | 
| 2016/06/27 | Estética e Política segundo Jacques Rancière | Invited Talk (org. Rodrigo Duarte) Universidade Federal de Belo Horizonte (Belo Horizonte, Brasil) | 
| 2016/05/17 | On Philosophy as Untimely Critique | “The ‘Untimely’. From Nietzsche to us” (International Conference) University of Bari ‘Aldo Moro’ (Bari, Itália) | 
| 2016/05/05 | Em busca de um fio condutor: Agamben ou a profanação da ópera pelo cinema | 6th National Meeting of the AIM (Associação de Investigadores da Imagem em Movimento) Universidade Católica do Porto (Porto, Portugal) | 
| 2016/03/17 | The Politics of the Muses: Rancière, Adorno and Music in the Aftermath of the Postmodern Debate | Annual Meeting of the American Comparative Literature Association Harvard University (Cambridge, MA, Estados Unidos) | 
| 2016/02/10 | Bartleby e os seus leitores: Resistência e Literatura | Invited Talk Associação Irreal (Lisboa, Portugal) | 
| 2015/11/30 | In Search of Guiding Thread: Agamben and the Profanation of Opera | Research Seminar (org. Lydia Goehr) Columbia University in the City of New York (New York, Estados Unidos) | 
| 2015/07/25 | The Ambivalent Destiny of Opera on Screen: Some thoughts on Michael Sturminger’s Casanova Variations (2014) | International Conference “Cinema, Art, Technology, Communication”  (Avanca, Portugal) | 
| 2015/05/28 | Lúdico, polémico ou irónico? O filme-ópera à luz dos regimes de hipertextualidade de Gérard Genette | 4th Seminar: "Música, Teoria Crítica e Comunicação” CESEM (NOVA FCSH) (Lisboa, Portugal) | 
| 2015/05/21 | A ópera como teatro como cinema: A propósito de Casanova Variations (2014) de Michael Sturminger | 5th National Meeting of the AIM (Associação de Investigadores da Imagem em Movimento) ISCTE (Lisboa, Portugal) | 
| 2015/03/06 | An Inverted Palimpsest? Re-reading Don Giovanni with Joseph Losey and Kasper Holten | International Conference “Intertextuality in Music since 1900” CESEM (NOVA FCSH) (Lis, Portugal) | 
| 2015/02/21 | Alegoria e literalidade: Sobre as consequências político-literárias da leitura de Bartleby por Agamben | Workshop “Da vida nua à potência destituinte” IHA (NOVA FCSH) / UNIPOP / RE.AL (Lisboa, Portugal) | 
| 2014/12/20 | Variações fílmicas sobre um tema de Mozart e Da Ponte: A ópera na época da sua reprodutibilidade técnica | Conference Cycle “Diálogos in Música” Biblioteca Orlando Ribeiro (SPIM) (Lisboa, Portugal) | 
| 2014/10/06 | Romantic Affinities? Cavell on Opera, Film, and the Claim of Expression | International Conference of Philosophy and Film: “Thinking Reality and Time Through Film” FLUL (Lisboa, Portugal) | 
| 2014/08/04 | Disentangling a False Dichotomy: Politics, History, and the Stakes of Universality | ISSEI (International Society for the Study of European Ideas) – XIV Conference “Images of Europe: Past, Present, Future” Universidade Católica Portuguesa (Porto, Portugal) | 
| 2014/07/02 | A Scene is Missing: Rancière and a Renewed Politics of Music in Rehearsal | International Conference “Music, Marxism and The Frankfurt School” University College Dublin (Dublin, Irlanda) | 
| 2014/06/12 | Harold en Italie ou ailleurs: Sobre o lugar da música no regime estético à luz de Aisthesis de Jacques Rancière | 3rd “Música, Teoria Crítica e Comunicação" Research Seminar CESEM (NOVA FCSH) (Lisboa, Portugal) | 
| 2013/11/13 | Estranging Adorno: the Enigmatical Politics of Aesthetics | “Adorno: Impact and Influences” (International Conference) Royal Holloway, University of London (London, Reino Unido) | 
| 2013/11/01 | O espectro de Wagner ensombra o cinema contemporâneo: Às voltas com Tarantino, Trier e Malick | 3rd National Meeting of the Portuguese Society for Research in Music Palácio da Cidadela de Cascais (Cascais) | 
| 2013/09/11 | Entre o belo, o sublime e o enigmático: Adorno, Lyotard, Rancière e a política da estética hoje | Invited talk Federal Rural University of Rio de Janeiro (Rio de Janeiro, Brasil) | 
| 2013/09/09 | ‘Compreender o incompreensível’: sobre o (des)encontro hermenêutico entre os pensamentos de Gadamer e Adorno | Invited talk Federal University of Minas Gerais (Brazil) (Belo Horizonte, Brasil) | 
| 2013/09/03 | A emancipação do espectador de Nietzsche a Rancière: para uma genealogia heterodoxa da política da arte | 11th International Congress of Aesthetics: “Gosto, Interpretação e Crítica” Universidade Federal de Minas Gerais (Belo Horizonte, Brasil) | 
| 2013/07/21 | How does the spectator act? Benjamin and Rancière on the task of the spectator-translator | 19th International Congress of Aesthetics: "Aesthetics in Action" Jagiellonian University in Krakow / Polish Society of Aesthetics / International Association for Aesthetics (Krakow, Polónia) | 
| 2013/05/25 | Entre crítica e emancipação: o lugar do espectador de Benjamin e Adorno a Rancière | “Pop, Crítica, Política” Workshop FBAUL (Lisboa, Portugal) | 
| 2013/04/11 | A ópera aos olhos do cinema: duas leituras de Fitzcarraldo e de E la nave va em discussão | 2nd Seminar: “Música, Teoria Crítica e Comunicação” CESEM (NOVA FCSH) (Lisboa, Portugal) | 
| 2012/11/27 | A Chronicle of a Survival Foretold: Benjamin and the Task of Translating Opera into Film | Research Seminar organized by Max Paddison University of Durham (Durham, Reino Unido) | 
| 2012/11/09 | Opera’s Screen Metamorphosis: the Resilience of a Genre or a Matter of Translation? | “Opera and Cinema: The Politics of an Encounter” (International Conference) Teatro Nacional de São Carlos / CESEM (NOVA FCSH) / INET-MD (NOVA FCSH) (Lisboa, Portugal) | 
| 2012/07/18 | Disagreeing Before Acting: On the Paradoxical Uses of Critique Today | 2nd Critical Studies Research Group Conference on “The Politics of Critique” Critical Studies Research Group (CSRG), University of Brighton (Brighton, Reino Unido) | 
| 2012/06/22 | Tem a arte um potencial emancipatório que lhe é próprio? Notas para uma discussão sobre política, emancipação e a obscura distinção da arte | “A produção do real: arte, economia e cultura” (International Conference) Laboratório de Curadoria/Guimarães-Capital europeia da cultura (Guimarães, Portugal) | 
| 2012/06/21 | Política do dissenso: os usos paradoxais da crítica de Adorno a Rancière | “Critical Theory Revisited” (International Conference) CEHUM (Braga, Portugal) | 
| 2012/05/24 | O lugar do espectador em questão: clarividência e/ou emancipação? | 1st Seminar on “Música, Teoria Crítica e Comunicação” CESEM (NOVA FCSH) (Lisboa, Portugal) | 
| 2012/05/24 | Ulisses e o canto das sereias revisitados. Notas sobre a relação entre filosofia e música | 1st National Meeting of the Portuguese Society for Research in Music CESEM (NOVA FCSH) (Porto, Portugal) | 
| 2011/10/28 | Ce que nous écoutons, ce qui nous parle. Notes pour une politique du geste musical. | 2nd International Forum – Musical Itineraries: “Music and Gesture” CESEM / CCB (Lisboa, Portugal) | 
| 2011/10/28 | A aura na época da proliferação das imagens. Em torno de Cópia Certificada de Abbas Kiarostami | “Imagem, Imaginação, Fantasia: Vinte anos sem Vilém Flusser” (International Congress) Universidade Federal de Ouro Preto (Ouro Preto, Brasil) | 
| 2011/03/15 | Le dissensus démocratique. Comment désordonner un mot d’ordre? | “Jacques Rancière – Entre nós e as palavras: a filosofia contra o consenso” (International Conference) CEIL (NOVA FCSH) (Lisboa, Portugal) | 
| 2010/05/05 | Estética e política no pensamento de Adorno | “Pensamento Crítico Contemporâneo: Estética e Política” (Seminar) UNIPOP / Fábrica de Braço de Prata (Lisboa, Portugal) | 
| 2010/05/04 | Das kontradiktorische Verhältnis der Kritiken Nietzsches und Adornos an Wagner | Research Seminar organized by Christian Kaden Humboldt-Universität zu Berlin (Berlin, Alemanha) | 
| 2009/11/26 | Bringing Wagner’s Case up to date. On the Philosophical Consequences of Wagner | "Consequences of Wagner" (International Conference) CESEM (NOVA FCSH) / Culturgest (Lisboa, Portugal) | 
| 2009/10/13 | Repensar a crítica imanente. Notas sobre os conceitos de ‘genealogia’ e de ‘normatividade’ | “Ética, Crise e Sociedade” (International Symposium ) NOVA FCSH (Lisboa, Portugal) | 
| 2009/08/10 | Paradox and Critique. Some Thoughts on an Unexpected Affinity between Deleuze and Adorno | CONNECT Deleuze: The 2nd International Deleuze Studies Conference Universität zu Köln (Köln, Alemanha) | 
| 2009/07/23 | How political is music? An approach through Adorno and Rancière | “Sociology of Music: Tendencies, Issues, Perspectives” (International Conference) CESEM (NOVA FCSH) / Culturgest (Lisboa, Portugal) | 
| 2009/06/18 | Politique(s) de la musique. Quelques notes sur les concepts de ‘médiation’ et de ‘partage du sensible’ | “Aura et littéralité” (research seminar organized by Jean-Paul Olive) Université Paris 8 (Paris, França) | 
| 2009/06/04 | Entre ontologia e política. Apontamentos sobre os pensamentos de Adorno e Deleuze | Graduate Conference of Philosophy Universidade de Évora (Évora, Portugal) | 
| 2009/06/03 | Perspectivas contemporâneas sobre o ‘caso Wagner’. Badiou e Zizek em torno de Parsifal | Research Seminar CESEM (NOVA FCSH) (Lisboa, Portugal) | 
| 2009/05/28 | Adorno e o pensamento crítico contemporâneo | “Pensamento Crítico Contemporâneo” (Seminar) UNIPOP / Arte à Parte – Associação cultural de música e teatro (Coimbra, Portugal) | 
| 2009/03/19 | How Critical are Paradoxes? Critical Theory and Post-Structuralism | 1st Graduate Conference on The Future(s) of Critical Theory Institut für Philosophie der J. W. Goethe-Universität Frankfurt (Frankfurt am Main, Alemanha) | 
| 2009/01/31 | Adorno e o pensamento crítico contemporâneo | “Pensamento Crítico Contemporâneo” (Seminar) UNIPOP / Fábrica de Braço de Prata (Lisboa, Portugal) | 
| 2008/05/05 | A escrita de Nava. Como tocar o céu sob as entranhas? | 3rd “Fora da Filosofia” Conference FLUL (Lisboa, Portugal) | 
| 2008/03/22 | Como rasgar o firmamento ? A arte e o ‘fora’ em Adorno e Deleuze | Conference: “Poéticas – Escrever: Porquê, para quê, para quem?” FLUL (Lisboa, Portugal) | 
| 2006/06/01 | Médiation et énigme dans la pensée musicale d’Adorno | Research Seminar (org. Jean-Paul Olive) Université Paris 8  (Paris, França) | 
Orientação
| Título / Tema Papel desempenhado | Curso (Tipo) Instituição / Organização | |
|---|---|---|
| 2022/09 - Atual | O estético e o espectador: Reflexões a partir de Ibsen, Nietzsche e Rancière Coorientador de Ana Carolina Calenzo | Philosophy (Doutoramento) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal | 
| 2020/07 - Atual | Análise e Proposta de Encenação de Ópera Portuguesa do Século XVIII: La Vera Costanza - Dramma Giocoso de Jerónimo Francisco
                                 de Lima (1785 e 1789) Orientador de Diogo Gaio | Ciências Musicais (Mestrado) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal | 
| 2018/11 - Atual | Entre o Pop e a Vanguarda: a influência da poesia concreta na produção musical de Caetano Veloso no período pós-tropicalista
                                 (1973-1993) Orientador de Guilherme Granato | Ciências Musicais (Doutoramento) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal | 
| 2021/05 - 2023/07/23 | As Samotrácias: A partida como metáfora para a emancipação Orientador de Letícia Blanc | Scenic Arts (Mestrado) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal | 
| 2021/09 - 2022/05/06 | A ópera na contemporaneidade: estudo comparativo de dois espectáculos do Teatro do Eléctrico Orientador de Eliana Caramalho | Scenic Arts (Mestrado) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal | 
| 2019/10 - 2022/02 | O Escutador Emancipado: Estética, Política e Escuta em Torno de Jacques Rancière Orientador de Luís Marcelo Franca | Estética e Estudos Artísticos (Mestrado) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal | 
| 2017/03 - 2022/02 | Pintar o tempo: a experiência do limite Coorientador de Maria Teresa Neto Projecto | Belas Artes (Doutoramento) Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal | 
| 2020/07 - 2021/06 | Os Processos de Gravação no Cinema Musical de Hollywood nas Décadas de 1930 a 1950: Estudo da performance de Carmen Miranda Orientador de Vanessa Macedo | Artes Musicais (Mestrado) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal | 
| 2016/09 - 2020/09 | Descrever (com Chantal Akerman). Tanto tempo tinha passado. Eu estou aqui Coorientador de Luca Ferraço Nassif | Literatura, Cultura e Contemporaneidade (Doutoramento) Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil | 
| 2014/10 - 2016/11 | A crise da indústria da Cultura: Visões de Adorno e de Attali sobre a música Contemporânea. Coorientador de Daniel Morgado Sampaio | Comunicação, Arte e Cultura (Mestrado) Universidade do Minho, Portugal | 
Organização de evento
| Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) | Instituição / Organização | |
|---|---|---|
| 2022/07 - 2023/07 | 5th Trasnational Opera Studies Conference (Member of the Program and Organizing Committees) (2023/07/06 - 2023/07/08) Conferência (Membro da Comissão Científica) | Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal | 
| 2023/04/09 - 2023/06 | 11th Music, Critical Theory and Communication Meeting (2023/06/15 - 2023/06/16) Encontro (Presidente da Comissão Organizadora) | Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal | 
| 2022/04 - 2022/06 | 10th Music Critical Theory and Communication Meeting (2022/06/17 - 2022/06/18) Conferência (Membro da Comissão Científica) | Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal | 
| 2022/02/18 - 2022/02/18 | III Encontro MUSAS "A Música das Artes" (2022/02/18 - 2022/02/18) Seminário (Presidente da Comissão Organizadora) | Museu Nacional da Música, Portugal | 
| 2021/06/17 - 2021/06/18 | 9th Music Critical Theory and Communication Meeting (2021/06/17 - 2021/06/18) Conferência | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal | 
| 2020/10 - 2021/05 | Resvés Ópera - Conversation Series (2020/10 - 2021/05) Mesa-redonda (Coorganizador) | Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal | 
| 2019/06/24 - 2019/06/25 | "Opera and the City: Technologies of Displacement and Dissemination" (International Conference) (2019/06/24 - 2019/06/25) Conferência (Coorganizador) | Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal Teatro Nacional de São Carlos, Portugal Cinemateca Portuguesa Museu do Cinema, Portugal | 
| 2018/11/17 - 2018/11/17 | II Encontro MUSAS – A Música das Artes (2018/11/17 - 2018/11/17) Seminário (Presidente da Comissão Organizadora) | Culturgest, Portugal | 
| 2018/10/25 - 2018/10/26 | 2nd “Opera Through the Eyes of Film” Symposium (2018/10/25 - 2018/10/26) Simpósio (Presidente da Comissão Organizadora) | University of Chicago Department of Cinema and Media Studies, Estados Unidos | 
| 2018/05/10 - 2018/05/11 | 1st “Opera Through the Eyes of Film” Symposium  (2018/05/10 - 2018/05/11) Simpósio (Presidente da Comissão Organizadora) | University of Chicago Department of Cinema and Media Studies, Estados Unidos | 
| 2017/07/13 - 2017/07/13 | I Encontro MUSAS - A Música das Artes (2017/07/13 - 2017/07/13) Simpósio (Presidente da Comissão Organizadora) | Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal | 
| 2016/10 - 2016/10 | “Música e Literatura no Cinema” (Research Seminar) (2016/10 - 2016/10) Seminário (Coorganizador) | Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal | 
| 2016/02 - 2016/02 | “Crítica e Curadoria” (Workshop) (2016/02 - 2016/02) Oficina (workshop) (Coorganizador) | Universidade Nova de Lisboa Instituto de História da Arte, Portugal | 
| 2015/06 - 2015/06 | “Arte, Crítica e Emancipação” (Workshop) (2015/06 - 2015/06) Oficina (workshop) (Coorganizador) | Universidade Nova de Lisboa Instituto de História da Arte, Portugal | 
| 2014/04 - 2014/06 | 3rd “Estética e Política entre as Artes” Conference Series (2014/04 - 2014/06) Seminário | Culturgest, Portugal | 
| 2013/03 - 2013/06 | 2nd “Estética e Política entre as Artes” Conference Series (2013/03 - 2013/06) Seminário (Coorganizador) | Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal | 
| 2012/11/09 - 2012/11/10 | “Opera and Cinema: The Politics of an Encounter” (International Conference) | Keynote address by Richard Leppert (2012/11/09 - 2012/11/10) Conferência (Coorganizador) | Teatro Nacional de São Carlos, Portugal | 
| 2012/04 - 2012/07 | 1st “Estética e Política entre as Artes” Conference Series (2012/04 - 2012/07) Seminário (Coorganizador) | Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal | 
Participação em evento
| Descrição da atividade Tipo de evento | Nome do evento Instituição / Organização | |
|---|---|---|
| 2023/04/04 - Atual | Roundtable with Gisela Casimiro and Humberto Giancristofaro about the film adaptation of Thomas Mann's The Magic Mountain in the film screening of "Aquilo que sobra" by Humberto Giancristofaro. | Screening of "Aquilo que sobra" by Humberto Giancristofaro Goethe Institut Portugal, Portugal | 
| 2022/10/23 - Atual | Roundtable with Rita Bénis and Pablo Gonçalo in book launch of "Hollywood de Papel" by Pablo Gonçalo Mesa-redonda | Book launch of "Hollywood de Papel" by Pablo Gonçalo Cinemateca Portuguesa Museu do Cinema, Portugal | 
| 2022/03/17 - Atual | Conversation with Rita Marta and Bárbara Tavares, “Pandemia, Desejo e Tecnologia” Mesa-redonda | Cycle CURAR (org. Laila Nuñez and Letícia Campos) Curious Monkey, Portugal | 
| 2023/12/02 - 2023/12/02 | Presentation of "Callas e os Seus Duplos" with Manuel Deniz Silva e Giovanni Tusa Mesa-redonda | Presentation of "Callas e os Seus Duplos" Cinemateca Portuguesa Museu do Cinema, Portugal | 
| 2023/11/28 - 2023/11/28 | Roundtable on "As Tentações do Digital" with Alba Comino, Paula Lobo and Pedro Antunes Encontro | Meeting of IN2PAST Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal | 
| 2023/11/24 - 2023/11/24 | Book presentation of "Personagens Conceituais e o Teatro Filosófico de Gilles Deleuze" by Humberto Giancristofaro Mesa-redonda | Book launch of "Personagens Conceituais e o Teatro Filosófico de Gilles Deleuze" by Humberto Giancristofaro Coletivo Monstera, Portugal | 
| 2023/10/25 - 2023/10/25 | Book launch of "Callas e os Seus Duplos" with António Guerreiro e Catarina Molder Mesa-redonda | Book launch of "Callas e os Seus Duplos" by João Pedro Cachopo Teatro de São Luiz, Portugal | 
| 2023/09/09 - 2023/09/09 | Roundtable with Jessica De Chiara and Pedro Duarte on “Pandemia, Arte, Tecnologia” Mesa-redonda | Roundtable on "Pandemia, Arte, Tecnologia" Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil | 
| 2023/05/20 - 2023/05/20 | Roundtble with Sanjay Seth and Mariana Pinto dos Santos (moderated by Luís Trindade) on “Music, Art, Science and the Decolonization
                                 of History” Festival | Festival Imaterial IN2PAST, Portugal | 
| 2023/05/03 - 2023/05/05 | Moderation of panel Conferência | 3rd Nova Contemporary Music Meeting "Listening to Today's Music" Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal | 
| 2023/04/04 - 2023/04/04 | Roundtable in film screening of "Aquilo que sobra" by Humberto Giancristofaro with Gisela Casimiro and Humberto Giancristofaro Outro | Film screening of "Aquilo que sobra" de Humberto Giancristofaro Goethe Institut, Alemanha | 
| 2022/10/27 - 2022/10/29 | Moderation of panel at the VIII Iberian Meeting of Aesthetics: "Spaces and Times in Aesthetics and Art" Conferência | VIII Iberian Meeting of Aesthetics: "Spaces and Times in Aesthetics and Art" IFILNOVA, Portugal | 
| 2022/10/13 - 2022/10/13 | Moderation of Panel at the International Conference "Presence, Absence, Invisibility" Conferência | International Conference "Presence, Absence, Invisibility" Universidade Nova de Lisboa Instituto de Comunicação da Nova, Portugal | 
| 2021/11/20 - 2021/11/20 | Moderation of conversation with Antônio Araújo and Luís Soldado on “Teatro e Música fora da caixa” [online] Festival | Palácio das Artes – Fundação Clóvis Salgado, Academia de Ópera Palácio das Artes – Fundação Clóvis Salgado, Brasil | 
| 2021/10/27 - 2021/10/27 | Conversation with Pedro Duarte on “O que a filosofia tem a dizer sobre a pandemia” Mesa-redonda | Casa Mombak, Portugal | 
| 2021/10/16 - 2021/10/16 | Roundtable with Irineu Franco Perpetuo and Angélica de Carvalho on “Ópera: Arte Viva! Arte Integrada!” (moderated by Carolina
                                 Faria) [online] Festival | Mostra de Cinema e Ópera Palácio das Artes – Fundação Clóvis Salgado, Brasil | 
| 2021/09/10 - 2021/09/10 | Debate with Luciana Molina and Vitor Cei on the Brazilian edition of my book “A Torção dos Sentidos: Pandemia e Remediação Digital” [online] | Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil | 
| 2021/05/05 - 2021/05/07 | Moderation of panel Conferência | 2nd Nova Contemporary Music Meeting "Musica Performance as Creation" Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal | 
| 2020/12/06 - 2020/12/06 | A conversation with Yuval Sharon, Luís Soldado  João Pedro Cachopo (Resvés Ópera # 2) [online] Mesa-redonda | Resvés Ópera # 2 Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal | 
| 2020/11/28 - 2020/11/28 | Conversation with Livia Sabag on "Música Clássica e Produção Audiovisual" [online] Mesa-redonda | 8º Festival de Música Erudita do Espírito Santo | 
| 2020/10/14 - 2020/10/14 | Conversation with Pedro Duarte (moderated by Jessica Di Chiara) on “Ensaio e Pandemia” [online] Mesa-redonda | Campo Aberto: Conversas sobre o ensaio | 
| 2019/06/19 - 2019/06/19 | Roundtable on Wagner and Tannhäuser ("Ich bin der Welt noch einen Tannhäuser schuldig") with Paulo Ferreira de Castro (moderated
                                 by Eugénio Sena) Festival | Encontro sobre Richard Wagner Círculo Richard Wagner, Portugal | 
| 2019/02/21 - 2019/02/23 | Roundtable on Guo Baochang’s Chinese opera film "Dream of the Bridal Chamber" with David Levin, Guo Baochang, and Martha Feldman
                                 (moderated by Judith Zeitlin) Conferência | Connecting the dots through Guo Baochang: Contemporary Chinese Opera, Film, TV University of Chicago Department of Cinema and Media Studies, Estados Unidos | 
| 2016/10/26 - 2016/10/26 | Roundtable on Peter Watkins (moderated by Pedro Fortes) Mesa-redonda | Peter Watkins Retrospective at Cinemateca/DocLisboa Cinemateca Portuguesa Museu do Cinema, Portugal | 
| 2016/03/11 - 2016/03/11 | Conversation with Maria do Mar Fazenda on Adorno’s “Valéry Proust Museum” Oficina (workshop) | Atelier-Museu Júlio Pomar Atelier-Museu Júlio Pomar, Portugal | 
| 2016/03/05 - 2016/03/05 | Roundtable “On the contemporary” with António Guerreiro and Miguel Azguime (moderated by Pedro Boleo) Mesa-redonda | Casa d’Achada Casa d’Achada, Portugal | 
| 2013/09/28 - 2013/09/28 | Roundtable on Stravinsky (moderated by Paulo Ferreira de Castro) Mesa-redonda | International Conference “The Rite of Spring 1913-2013” Teatro Nacional de São Carlos, Portugal Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal | 
Júri de grau académico
| Tema Tipo de participação | Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização | |
|---|---|---|
| 2023/12/04 | O Espectador em Ibsen, Rancière e Ibsen (Final Report of Doctoral Programme) Orientador | Ana Carolina Calenzo (Outro) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal | 
| 2023/10/23 | Unruly Objects: Historical and Contemporary Debates on Active
                                 Matter Arguente principal | Marina Sportelli (Mestrado) Universidade de Coimbra, Portugal | 
| 2023/08/29 | NFTs: Distopia ou Revolução? Arguente | Cecília Fortes Figueiredo (Mestrado) Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil | 
| 2023/07/13 | As Samotrácias: A partida como metáfora para a emancipação Orientador | Letícia Blanc (Mestrado) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal | 
| 2023/03/14 | Palimpsesto tropical: O disco concretista-paulista de Caetano Veloso (Final Report of Doctoral Programme) Orientador | Guilherme Granato (Doutoramento) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal | 
| 2022/11/30 | "The Creative Abyss: Improvisation and the Challenge of Not-Knowing" Arguente principal | Nicholas McNair (Outro) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal | 
| 2022/05/06 | "A ópera na contemporaneidade: estudo comparativo de dois espectáculos do Teatro do Eléctrico" Orientador | Eliana Caramalho (Mestrado) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal | 
| 2022/04/29 | "NFTs: Distopia ou Revolução" Arguente | Cecília Fortes Figueiredo (Doutoramento) Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil | 
| 2022/04/05 | "O Escutador Emancipado: Estética, política e escuta em torno de Jacques Rancière" Orientador | Marcelo Franca (Mestrado) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal | 
| 2021/08/10 | "Ativismo poético: insurgências constelares no Brasil contemporâneo" Arguente | Pedro Caetano Eboli Nogueira (Doutoramento) Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil | 
| 2021/06/26 | "Practices of Listening to Classical Music: Symphony Concerts in Lisbon" Arguente principal | Roman Korolev-Namazov (Outro) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal | 
| 2021/01/12 | "Do inaudível à concretização sonora: a música imaginária como recurso de uma epistemologia interartística" Arguente | Filipa Moniz Brazete Cruz (Outro) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal | 
| 2020/08/31 | "Sobre Rancière e Ibsen" Arguente principal | Ana Carolina Calenzo Chaves (Mestrado) Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Brasil | 
| 2019/06/07 | "Wittgenstein e a interpretação musical: cruzamentos e influências" Arguente | Paula Alexandra Monteiro Torres de Carvalho (Doutoramento) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal | 
| 2017/02/15 | "Sobre a Erosão da Forma: Lolita e o Modernismo Tardio" Arguente | Tauan Tinti (Doutoramento) Universidade Estadual de Campinas, Brasil | 
| 2016/04/19 | "Ao Fio dos Anos e das Horas: Poética do Fragmento em Fernando Lopes-Graça" Arguente | Fernando Fontes (Doutoramento) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal | 
Arbitragem científica em conferência
| Nome da conferência | Local da conferência | |
|---|---|---|
| 2023/12/14 - 2023/12/16 | Invention and Imagination (International Conference) | NOVA FCSH | 
| 2023/07/06 - 2023/07/08 | 5th Trasnational Opera Studies Conference (TOSC@Lisboa) | CESEM-NOVA FCSH | 
| 2023/06/15 - 2023/06/16 | 11th Music, Critical Theory and Communication Meeting | CESEM | 
| 2022/06 - 2022/07 | VIII Iberian Meeting of Aesthetics: "Spaces and Times in Aesthetics and Art" | IFILNOVA/NOVA FCSH | 
| 2022/06/17 - 2022/06/18 | 10th Music Critical Theory and Communication Meeting | CESEM | 
| 2021/06/17 - 2021/06/18 | 9th Music, Critical Theory and Communication Meeting | CESEM | 
| 2019/11/14 - 2019/11/16 | 9th National Meeting of the Portuguese Society for Research in Music | Portuguese Society for Research in Music | 
| 2019/06/24 - 2019/06/25 | Opera and the City: Technologies of Displacement and Dissemination (International Conference) | Teatro Nacional de São Carlos | 
| 2019/05/18 - 2019/05/18 | Post-Opera: Installing the Voice | Operadagen Rotterdam | 
| 2012/11/09 - 2012/11/10 | Opera and Cinema: The Politics of an Encounter (International Conference) | Teatro Nacional de São Carlos | 
Arbitragem científica em revista
| Nome da revista (ISSN) | Editora | |
|---|---|---|
| 2023/01/01 - Atual | Sound Stage Screen (2784-8949) | Università delli Studi di Milano | 
| 2012 - 2016 | Imprópria: Política e Pensamento Crítico (2182-3367) | Tinta da China | 
| 2014 - 2015 | Kinetophone: Journal of Music, Sound and Moving Image | INET-MD / CESEM | 
Comissão de avaliação
| Descrição da atividade Tipo de assessoria | Instituição / Organização | Entidade financiadora | |
|---|---|---|---|
| 2021 - Atual | Launch and participation in the evaluation committee of the Richard Wagner Circle Award – Young Essayist Coordenador | Círculo Richard Wagner, Portugal Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal | Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical | 
Consultoria / Parecer
| Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
|---|---|---|
| 2021/04 - 2021/06 | Review of book manuscript for Bloomsbury | Bloomsbury Books, Estados Unidos | 
Curso / Disciplina lecionado
| Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
|---|---|---|---|
| 2023/09 - 2024/01 | Filosofia da Música | Ciências Musicais (Licenciatura) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal | 
| 2022/09 - 2023/02 | Filosofia da Música | Filosofia da Música (Licenciatura) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal | 
| 2022/05 - 2022/05 | Genealogias do futuro operático (Intensive course) | (Licence) | Universidade de Brasília, Brasil | 
| 2021/09/01 - 2022/02/15 | Filosofia da Música | Filosofia da Música (Licenciatura) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal | 
| 2021/02 - 2021/06 | Musical Theatrical Performance | (Mestrado) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal | 
| 2021/02 - 2021/06 | Música e Pensamento: Modernidade e Tecnologia | Ciências Musicais (Mestrado) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal | 
| 2020/02/10 - 2020/05/31 | Música e Pensamento: Modernidade e Tecnologia | Ciências Musicais (Mestrado integrado) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal | 
| 2016/02/15 - 2016/06/30 | Aesthetics and Art Criticism | (Mestrado) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal | 
| 2016/06/22 - 2016/06/24 | Bartlebly and the Resistance of Literature (Intensive course) | (Graduado) | Universidade Estadual de Campinas, Brasil | 
| 2016/06/13 - 2016/06/17 | The Case of Bartleby: Literature, Politics and Philosophy” (Intensive course) | (Graduado) | Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil | 
| 2014/10/01 - 2015/01/31 | Musical Theatrical Performance | (Mestrado) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal | 
| 2013/10/01 - 2014/01/31 | Musical Theatrical Performance | (Mestrado) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal | 
| 2013/02/01 - 2013/07/31 | Sociology of Music | (Licenciatura) | Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada, Portugal | 
Entrevista / Programa (rádio / tv)
| Programa | Tema | |
|---|---|---|
| 2021/02/13 - Atual | Cóclea: O Labirinto da Escuta (Antena 2) | A imaterialidade e corporalidade dos sons | 
| 2023/12/19 - 2023/12/19 | Império dos Sentidos | My book "Callas e os Seus Duplos" | 
| 2018/11/15 - 2018/11/15 | Império dos Sentidos (Antena 2) | MUSAS - A Música das Artes | 
Membro de associação
| Nome da associação | Tipo de participação | |
|---|---|---|
| 2019/03 - Atual | Modern Language Association | Member | 
| 2018/10 - Atual | American Musicological Association | Member | 
| 2017 - Atual | Lisbon Academy of Sciences | Member | 
| 2015/01 - Atual | Associação de Investigadores da Imagem em Movimento | Member | 
| 2014/11 - Atual | Portuguese PEN Club | Member | 
| 2011/10 - Atual | Associação Brasileira de Estética | Member | 
| 2011 - Atual | Sociedade Portuguesa de Investigação em Música | Member | 
| 2011 - 2016 | Unipop | Member | 
Membro de comissão
| Descrição da atividade Tipo de participação | Instituição / Organização | |
|---|---|---|
| 2023/04 - 2023/06 | Evaluation of MA candidates for the 2023/24 academic year Membro | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal | 
| 2022/04 - 2022/06 | Evaluation of MA candidates for the 2022/23 academic year Membro | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal | 
| 2021/04 - 2021/06 | Evaluation of MA candidates for the 2021/22 academic year Membro | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal | 
Revisão ad hoc de artigos em revista
| Nome da revista (ISSN) | Editora | |
|---|---|---|
| 2023/04 - 2023/04 | Revista Portuguesa de Musicologia (2183-8410) | SPIM / CESEM / INET-MD | 
| 2022/04 - 2022/04 | VISO: Cadernos de Estética Aplicada (1981-4062) | Universidade Fluminense | 
| 2020/09 - 2020/09 | Sound Stage Screen (2784-8949) | Università delli Studi di Milano | 
| 2018/02 - 2018/02 | Revista Crítica de Ciências Sociais (2182-7435) | Centro de Estudos Sociais (Universidade de Coimbra) | 
| 2018/01 - 2018/02 | Análise Social (0003-2573) | Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa | 
| 2017/11 - 2017/11 | Práticas da História: Journal of Theory, Historiography and the Uses of the Past (ISSN 2183-590X) | Instituto de História Contemporânea (NOVA FCSH) | 
| 2017/02 - 2017/02 | Aniki : Revista Portuguesa da Imagem em Movimento (2183-1750) | Associação da Imagem em Movimento | 
| 2017/01 - 2017/01 | e-Lyra: Revista da Rede Internacional Lyracompoetics (2182-8954) | Rede Internacional Lyracompoetics | 
| 2016/02 - 2016/02 | Revista Portuguesa de Musicologia (2183-8410) | SPIM / CESEM / INET-MD | 
| 2014/12 - 2014/12 | Aniki : Revista Portuguesa da Imagem em Movimento (2183-1750) | Associação da Imagem em Movimento | 
| 2014/01 - 2014/01 | Kairos: Journal of Philosophy and Science (1647-659X) | De Gruyter | 
| 2013/12 - 2013/12 | Cinema: Journal of Philosophy and the Moving Image (1647-8991) | IFILNOVA/NOVA FCSH | 
Distinções
            Prémio
| 2014 | Portuguese PEN Club Award (First Book Category) | 
Título
| 2017 | Member of the Young Scientists Committee of the Lisbon Academy of Sciences Academia das Ciências de Lisboa, Portugal | 
Outra distinção
| 2018 | Bayreuther Festspiele Fellowship Richard-Wagner-Stipendienstiftung, Alemanha | 
| 2010 | Research Grant (DAAD) Deutscher Akademischer Austauschdienst, Alemanha | 
| 2006 | Intensive Summer Language Grant (DAAD) Deutscher Akademischer Austauschdienst, Alemanha | 
