???global.info.a_carregar???
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Svetlana Yurievna Poliakova

Nomes de citação

  • Poliakova, Svetlana Yurievna

Identificadores de autor

Ciência ID
7115-F9DA-5DEE
ORCID iD
0000-0002-9779-3208

Moradas

  • Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Av. de Berna, 26-C, 1069-061, Lisboa, Lisboa, Portugal (Profissional)

Websites

Domínios de atuação

  • Humanidades - Artes - Estudo das Artes da Representação (música, teatro e dramaturgia)

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Russo (Idioma materno)
Inglês Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2)
Formação
Grau Classificação
2015 - 2022
Em curso
Russian Sticheraria of the Triodion Cycle: at the Crossroads of Traditions (Pós-doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal

Saxo Instituttet, University of Copenhagen, Dinamarca
2003 - 2009
Concluído
Ciências Musicais (Doutoramento)
Especialização em Ciências Musicais-Históricas
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"Sin 319 and Voskr 27 and the Triodion Cycle in the Liturgical Praxis in Russia during the Studite Period" (TESE/DISSERTAÇÃO)
1988/09 - 1990/06
Concluído
História da Música (kandidatexaman)
Especialização em Música Sacra Russa
Conservatório Nacional Superior Tchaikovsky , Rússia
"Old Russian Triodion" (TESE/DISSERTAÇÃO)
1985/09 - 1988/06
Concluído
Teoria e Composição (Licence)
Especialização em História e Teoria Musical
Conservatório Nacional Superior Tchaikovsky , Rússia
1980/09 - 1984/06
Concluído
Teoria musical (Bachelor)
Especialização em Teoria musical
Escola Musical Profissional adstrita ao Conservatório Nacional Superior Tchaikovsky , Rússia
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2004/01 - Atual Investigador (Investigação) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2020/06 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2009/02 - 2020/06 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2008/09 - 2014/01 Assistente Convidado (Docente Universitário) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2004 - 2008 Sin 319 and Voskr 27 and the Triodion Cycle in the Liturgical Praxis in Russia during the Studite Period
SFRH/BD/16486/2004
Bolseiro de Doutoramento
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal
Concluído

Projeto

Designação Financiadores
2015 - 2018 projeto estratégico do CESEM
UID/EAT/00693/2013
Investigador
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em boletim informativo
  1. "Tchaikovski, Abertura Fantasia Romeu e Julieta; Sergei Rachmaninoff, Sinfonia n.º 3 em Lá menor, op. 44", Programa de sala, concerto, Orquestra Sinfónica do Porto, direcção musical Takuo Yuasa, Casa da Música, Porto, 2017, www.casadamusica.com/pt/media/10504639/programa-de-sala-os-tchaikovski-rachmaninoff-24nov2017.pdf?lang=pt.
  2. "Beethoven, Abertura Leonora n.º 3; Schubert, Sinfonia n.º 3 em Ré maior, D. 200; Brahms, Sinfonia n.º 3 em Fá maior, op. 90", Programa de sala do concerto, Orquestra Sinfónica do Porto, direcção musical de Olari Elts, Casa da Música, Porto , 2017, https://www.casadamusica.com/pt/media/9987272/programa-de-sala-os-beethoven-brahms-schubert-02jun2017.pdf?lang=pt.
  3. "À volta do barroco. Ano Rússia", Programa de sala, concerto, Ciclo Ano Rússia, Coro Casa da Música, Paul Hillier, Porto, 2016, https://www.casadamusica.com/pt/media/9411692/programa-de-sala-ccm-bortniansky-titov-sarti-schnittke-13nov2016.pdf?lang=pt.
  4. "Sergei Rachmaninoff, Vésperas, op. 37", Programa de sala, concerto, ciclo Ano Rússia, Coro Casa da Música, Paul Hillier, Porto, 2016, https://www.casadamusica.com/pt/media/8233587/programa-de-sala-ccm-rachmaninoff-vesperas-17jan2016.pdf?lang=pt.
Artigo em conferência
  1. "Orthodox Chant in Portugal today: Project presentation. I Introduction. Orthodoxy in Portugal. The scope of the project". Trabalho apresentado em Eighth International Conference on Orthodox Church Music: The Sounds of the Holy: From Manuscript to Performancec, Joensuu, 2019.
    Publicado
  2. "The Classification of Russian Sticheraria: A Preliminary Case Study". Trabalho apresentado em Seventeenth Meeting of the IMS Study Group `Cantus Planus, Veneza, 2014.
    Publicado
  3. "A Pair of Manuscripts transmitting the Triodion and Pentekostarion in the Russian Studite Tradition - Identifying the prototypes". Trabalho apresentado em Sixteenth Meeting of the IMS Study Group `Cantus Planus`, Viena, 2011.
    Publicado
  4. "The Manuscripts Sin 319 and Voskr 27: Innovation in Russian Liturgical Practice at the End of the Twelfth Century". Trabalho apresentado em 14th Meeting of the IMS Study Group 'Cantus Planus', Dobogoko, 2009.
    Publicado
  5. "Sin 319 and Voskr 27 as a Triodion set. Questions concerning the content of the commemorations and the counting system in the Triodion Cycle". Trabalho apresentado em Church, State and Nation in Orthodox Church Music. The Third International Conference on Ortodox Church Music (University of Joensuu and The International Society for Ortodox Church Music),, Joensuu, 2009.
    Publicado
  6. "Sin 319 and Voskr 27 as a Triodion set. Questions concerning the composition and disposition of daily hymnography". Trabalho apresentado em Second International Conference on Ortodox Church Music (University of Joensuu and The International Society for Ortodox Church Music), Joensuu, 2007.
    Publicado
  7. "Certain compositional characteristics in the Heirmos of the 8th tone, based on Russian sources from the 12th-17th centuries". Trabalho apresentado em The Traditions of Orthodox Music. First International Conference on Ortodox Church Music, Joensuu, 2005.
    Publicado
Artigo em revista
  1. "On The Establishment Of The Limits Of The Process Of Assimilation Of Byzantine Chant In Russia: A Question Of National Styles". Eastern Christian Studies 29 (2022): 161-204.
    No prelo
  2. Poliakova, Svetlana. "Russkaia Triod´: na perekrestke traditzii". Medieval Bulgarian Literature 51 (2015): 39-53.
  3. Poliakova, Svetlana. "Oldest Russian Sticheraria from the Triodion: Some Remarks on Their Homogeneity and Diversity". Revista Portuguesa de Musicologia, nova série 2/1 (2015): 1-18. http://rpm-ns.pt/index.php/rpm/article/view/264/313.
    Acesso aberto • Publicado
  4. Poliakova, Svetlana. "Italo-Greek and Russian Neumatic Studite Triodia and Pentekostaria: Some Remarks on Their Connection". Bollettino della Badia Greca di Grottaferrata III 9 (2012): 179-190.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. "The commemorations of the Prodigal Son in the Oldest Russian Neumatic Sticheraria: testifying to the assimilation of Byzantine chant". In Proceedings of the 23rd International Congress of Byzantine Studies, Belgrade, Audust 22-27, 2016. 2022.
    No prelo
  2. "Izuchenie grecheskoi rukopisnoi Triodi: obzor i novye metodologii (Research on Greek Triodia manuscripts: An Overview and New Methodologies)". In Drevnerusskoie pesnopenie. Puti vo vremeni. Novyie napravlenia v sovremennoi muzykal´noi medievistike(Saint-Petersburg), 142-154. St. Peterburg, Rússia: S. Petersburg Rimsky-Korsakov State Conservatory Press, 2021.
    Publicado
  3. "Pravoslavnoie penie v obrazovatel´nom protzesse: Novyi Universitet Lissabona, Portugaliya.". In Rojdestvemskiye besedy o dukhovnoi muzyke. Sbornik statei po materialam XXIX Mejdunarodnykh Rojdestvenskikh obrazovatel´nykh chtenii 2021 goda, 196-200. Moscow, Rússia: Moscow Lomonosov University Press, 2021.
    Publicado
  4. Poliakova, Svetlana. "Again on the beginning of church singing in Russia: the time and ways of introducing notation". In The Anthology of the articles on the XXVI International Congress "Rojdestvinskie readings, 16-28. Moscovo, Rússia: Moscow Lomonosov University Press, 2020.
    Publicado
  5. Poliakova, Svetlana. "The stichera for the Saturday of St. Theodore: on the formation of the sequence in the Old Russian Chant sources". In Drevnerusskoi pesnopenie. Puti vovremeni, 41-60. St. Peterburg, 2019.
    Publicado
  6. Poliakova, Svetlana. "Russian Liturgical Chant Books from the 11th-14th Centuries and Their Function in Liturgical Practice". In Medieval Sacred Chant: from Japan to Portugal. Canto sacro medieval: do Japão a Portugal, 93-111. Lisboa, Portugal, 2008.
    Publicado
  7. "O nekotorykh osobennostiakh v kopmozitzii kanonov 8 glasa I ikh otrajenii v znamennykh rukopisiakh 12 veka (Some compositional particularities of the canones of the 8th tone and its reflection in the 12th century znamenny manuscripts)". In Drevnerusskoi pesnopenie. Puti vovremeni, 17-41. St. Peterburg, Rússia: S. Petersburg Rimsky-Korsakov State Conservatory Press, 2008.
    Publicado
  8. "Some observations on canon organization, evidence from the twelfth centurty Russian Menaia and Triodion". In Istorija i misterija muzike, u chast Roksande Pejovih, 91-107. Beçgrade, Sérvia, 2006.
    Publicado
  9. Poliakova, Svetlana. "O século XIX, nacionalismo e cosmopolitismo (A conquista de uma entidade. Glinka e a formação de um estilo nacional. O contributo de Dargomizhski. Tempos de efervescência cultural. Balakirev, o mentor do Grupo dos Cinco. Borodine, o químico músico. Mussorgski, o visionário. Rimski-Korsakov, o elo entre duas gerações. Tchaikovski, o universal)". In Música Russa. Um Panorama, 9-31. Lisboa, Portugal, 2002.
    Publicado
  10. Poliakova, Svetlana. "Scriabin e Rachmaninov: as duas faces da beleza (O simbolismo russo. Skriabine e o "mistério". Rachmaninov, o poeta da alma russa)". In Música Russa. Um Panorama, 31-41. Lisboa, Portugal: Público, Centro Cultural de Belem, 2002.
    Publicado
Entrada de dicionário
  1. Poliakova, Svetlana. "Russian Hymnology". In The Canterbury Dictionary of Hymnody ed. J. R. Watson, E. Hornby, 2013. http://www.hymnology.co.uk/.
    Publicado
Resumo em conferência
  1. "The commemorations of the Prodigal Son in the Oldest Russian Neumatic Sticheraria". Trabalho apresentado em 23rd International Congress of Byzantine Studies, Belgrado, 2016.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. "Sin 319 and Voskr 27 and the Triodion Cycle in the Liturgical Praxis in Russia during the Studite Period". Doutoramento, 2009.