???global.info.a_carregar???
Joana Brocardo. Concluiu o(a) Doutoramento em Phd in Education- specialization in didactics of mathematics em 2002 pelo(a) Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Mestrado em Master in Education em 1993 pelo(a) Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências e Licenciatura em Licenciatura in Mathematics (Romo Educacional) em 1979 pelo(a) Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências. É Professor Coordenador no(a) Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Professor Associado Convidado no(a) Universidade de Lisboa, Membro de Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente no(a) Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação e Centro de investigação UIDEF no(a) Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação. Publicou 9 artigos em revistas especializadas. Possui 13 capítulo(s) de livros e 4 livro(s). Organizou 11 evento(s). Participou em 4 evento(s). Orientou 3 tese(s) de doutoramento e coorientou 1. Orientou 3 dissertação(ões) de mestrado. Participa e/ou participou como Investigador em 4 projeto(s) e Investigador responsável em 2 projeto(s). Nas suas atividades profissionais interagiu com 39 colaborador(es) em coautorias de trabalhos científicos. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Professores; Matemática; Tecnologias; Tarefas; Pictograms; Teacher; Teaching; Práticas do professor; Desenvolvimento do sentido do número; Comunicação matemática; Práticas; Organização e tratamento de dados; Multiplicative reasoning; Flexible calculation; Mathematical tasks; Organização; Tratamento de dados; Aprendizagem da multiplicação; Procedimentos dos alunos; Experiência de ensino; Learning of multiplication; Students procedures; Teaching experiment; Práticas profissionais; Reflexão; Didáctica da matemática; Desenvolvimento curricular; Projeto colaborativo; Relação de colaboração; Teacher practices; Collaborative project; Collaborative relationship; Construção de tarefas; Investigações estatísticas; modelação; estatística; ensino profissional; trabalho colaborativo; Tarefas nunéricas; Álgebra; Sentido de número; Trajetória de aprendizagem; Learning trajectory; Sense of number; Multiplication procedures; Notion de nombre; Apprentissage de la multiplication; Trajectoire d’apprentissage; Procédures des élèves; Ensino da matemática; Actividades de aprendizagem; Ensino básico 1º ciclo; Sentido do número; Tarefas matemáticas; Sentido de número, Aprendizagem da multiplicação, Trajetória de aprendizagem, Procedimentos dos alunos.; Conhecimento profissional; Pensamento algébrico; Prática profissional; Números; Teses de doutoramento - 2002; Professores de matemática; Papel do professor; Estudos de caso; .
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Joana Brocardo

Nomes de citação

  • Brocardo, Joana
  • Porfírio, Joana

Identificadores de autor

Ciência ID
6F1B-36A7-BE1D
ORCID iD
0000-0002-0526-7332

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação - Educação Geral

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Francês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2002
Concluído
Phd in Education- specialization in didactics of mathematics (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
"As investigações na aula de Matemática: Um projecto curricular no 8º ano" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Distinção e Louvor
1993
Concluído
Master in Education (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
"A resolução de problemas na aula de Matemática: Uma experiência no 7º ano de escolaridade" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Very good
1979
Concluído
Licenciatura in Mathematics (Romo Educacional) (Licenciatura)
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
"n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
16 valores (máx. 20)
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2016 - Atual Professor Associado Convidado (Docente Universitário) Universidade de Lisboa, Portugal
2003/05/01 - Atual Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
1993 - 2003 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Saúde, Portugal
1988 - 1993 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1975/01/07 - 1988/06 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Ministério da Educação, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1993 - Atual Membro de Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2012/02 - 2016/02 Diretor ou presidente da unidade orgânica Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2013/01 - 2014/12 Membro da Assembleia de Representantes do IPS Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2010/01 - 2012/01 Coordenador do mestrado em Ensino do 1º e 2º ciclos do Ensino Básico Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2008/09 - 2009/11 Diretora Geral de Educação (DGIDC) Ministério de Educação, Portugal
2006/06 - 2008/08 Subdiretor-Geral de Educação (DGIDC) Ministério de Educação, Portugal
2002/07 - 2004/08 Presidente do Conselho Técnico-Científico Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
1993 - 1996 Coordenadora do Departamento de Matemática Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2016 - Atual Centro de investigação UIDEF Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2010 - 2019 Membro do CIEF (Centro de Investigação do IE, Universidade de Lisboa) CIEF, Instituto de Educação, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2019 - 2020/06/01 Investigar o uso de recursos educativos digitais pelas crianças
REDs_Sabin2019
Investigador responsável
CIEF, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal

Projeto

Designação Financiadores
2018 - Atual Recursos Educativos Digitais - RED .
POCH-04-5267-FSE-000124, 2018 a 2021
Investigador
CIEF, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2018 - Atual REASON – Raciocínio Matemático e Formação de Professores
IC&DT – AAC n.º 02/SAICT/2017 – 028022
Investigador
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
2004 - 2007 Developing Number sense: Curricular demands and perspectives
" (FCT POCI/CED/59680/2004(2005/07)
Investigador responsável
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2002 - 2003 Competências de cálculo e sentido de número
CC_IIE_02
Investigador responsável
Instituto de Inovação Educacional, Portugal
Instituto de Inovação Educacional
1995 - 1998 Explorar e Investigar para aprender Matemática
JNICT_
Investigador
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
1993 - 1997/10 Aprendizagens em Matemática: Um estudo sobre a construção de conceitos
PCSH/CED/920/95
Investigador
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Brocardo, Joana. "Tasks to develop flexible multiplicative reasoning". Trabalho apresentado em CERME 10, 2017.
    Publicado
  2. Veia, Luciano; Brocardo, Joana; Ponte, João Pedro da. "Práticas de preparação de uma tarefa de organização e tratamento de dados com características investigativas". 2014.
  3. Brocardo, Joana; Mendes, Fátima; Delgado, Catarina. "Entrevistas clínicas para estudar a flexibilidade no cálculo numérico". 2014.
  4. Veia, Luciano; Brocardo, Joana; Ponte, João Pedro; Brocardo, Joana; Ponte, João Pedro da. "Uma tarefa de investigação em organização e tratamento de dados no 1.º ciclo: Realização da tarefa e reflexão da professora". Trabalho apresentado em XXV Seminário de Investigação em Educação Matemática, Braga, 2014.
    Publicado • 10.17648/galoa-cbee-6-30374
  5. Brocardo, Joana; Brocardo, Joana; Mendes, Fátima; Delgado, Catarina. "Flexible calculation: key ideas from students' solutions". Trabalho apresentado em Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education, Kiel, 2013.
    Publicado
  6. Mendes, Fátima; Brocardo, Joana; Oliveira, Hélia. "Evolution of students' mathematical procedures to solve division tasks". Trabalho apresentado em International Group for the Psychology of Mathematics Education, Kiel, 2013.
  7. Delgado, Catarina; Brocardo, Joana; Oliveira, Hélia. "Selecting and adapting mathematical tasks that foster number sense development: the practice of one primary teacher". Trabalho apresentado em Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education, Kiel, 2013.
    Publicado
  8. Mendes, Fátima; Brocardo, Joana; Oliveira, Hélia. "3rd year pupils' procedures to solve multiplication tasks". Trabalho apresentado em ICME, Seul, 2012.
    Publicado
  9. Delgado, Catarina; Brocardo, Joana; Oliveira, Hélia. "Práticas de seleção e construção de tarefas que visam o desenvolvimento do sentido do número: o caso do professor Manuel". 2012.
  10. Mendes, Fátima; Brocardo, Joana; Oliveira, Hélia. "Students' procedures on multiplication tasks". Trabalho apresentado em 35th Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education, Ankara, 2011.
    Publicado
  11. Duarte, José; Brocardo, Joana. "Developing algebraic thinking with ICT". Trabalho apresentado em 35th Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education, Ankara, 2011.
  12. Delgado, Catarina; Brocardo, Joana; Oliveira, Hélia. "Teachers' pratices and number sense development in elementary school". Trabalho apresentado em In Proceedings of the 35th Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education: Developing mathematical thinking, Ankara., Ankara, 2011.
    Publicado
  13. Mendes, Fátima; Oliveira, Hélia; Brocardo, Joana. "As potencialidades de sequências de tarefas na aprendizagem da multiplicação". 2011.
  14. Mendes, Fátima; Brocardo, Joana; Oliveira, Hélia. "Evolution of pupils' mathematical procedures to solve multiplication tasks". Trabalho apresentado em 35th Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education, Ankara, 2011.
  15. Duarte, José; Brocardo, Joana; Ponte, João Pedro da. "Tecnologias e pensamento algébrico: conhecimento é prática de duas professoras de matemática". 2011.
  16. Mendes, Fátima; Brocardo, Joana; Salvado, Isabel; Fátima, Mendes; Brocardo, Joana; Savado, Isabel. "Investigação e prática de ensino: uma relação poderosa". Trabalho apresentado em II Encontro de Estudos Locais do Distrito de Setúbal, In Estudos locais do distrito de Setúbal, Setúbal, Setúbal, 2011.
    Publicado
  17. Brocardo, Joana. "Uma linha de desenvolvimento do cálculo mental: Começando no 1.º ano e continuando até ao 12.º ano". Trabalho apresentado em Profmat 2011, Lisboa, 2011.
    Publicado
  18. Brocardo, Joana; Delgado, Catarina. "Desafios e complexidades na concepção e exploração de tarefas para o desenvolvimento do sentido do número". 2009.
  19. Delgado, Catarina; Brocardo, Joana. "Developing number sense: The teacher’s role". Trabalho apresentado em Delgado, C. & Brocardo, J. (2009). Developing number sense: The teacher’s role. In M. Tzekaki, M. Kaldrimidou & H. Sakonidis (Eds.) Proceedings of the 33rd Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education (vol.1, p. 366)., Thessaloniki, 2009.
    Publicado
  20. Brocardo, Joana; Serrazina, Lurdes; Rocha, Isabel; Mendes, Fátima; Menino, Hugo; Ferreira, Elvira. "Um projecto centrado no sentido do número". 2008.
  21. Brocardo, Joana; Serrazina, Lurdes; Rocha, Isabel. "Constructing multiplication: different strategies used by pupils". Trabalho apresentado em 30th conference of the International Group for the Psychology of Matematics Education, 2007.
    Publicado
  22. Torres, João; Brocardo, Joana. "O papel das Tecnologias da Informação e Comunicação num projecto de desenvolvimento curricular". 2006.
  23. Torres, João; Brocardo, Joana. "Le rôle des technologies de l'informations et de la communication dans un projet de développement curriculaire". Trabalho apresentado em CIEAEM 58, Srin, 2006.
    Publicado
  24. Brocardo, Joana; Delgado, Catarina; Mendes, Fátima; Rocha, Isabel; Serrazina, Lurdes. "Números e álgebra: desenvolvimento curricular". 2005.
  25. Moreira, Darlinda; Brocardo, Joana; Braumman, Carlos; Ponte, João Pedro da. "A matemática e diferentes modelos de formação". 2003.
  26. Santos, Leonor; Brocardo, Joana; Pires, Manuela; Rosendo, Ana Isabel. "Investigações matemáticas na aprendizagem do 2º ciclo do ensino básico ao ensino superior". 2002.
  27. Brocardo, Joana; Boavida, Ana. "Pre-service mathematics teacher education: How to deal with new challenges.". Chichester, 2000.
Artigo em revista
  1. Cebola, Graça; Brocardo, Joana. "Estratégias, Representações e Flexibilidade na Resolução de Tarefas de Comparação Multiplicativa". Bolema: Boletim de Educação Matemática 33 64 (2019): 568-590. http://dx.doi.org/10.1590/1980-4415v33n64a06.
    Acesso aberto • 10.1590/1980-4415v33n64a06
  2. Mendes, Fátima; Brocardo, Joana; Oliveira, Hélia. "Especificidades e desafios da design research: o exemplo de uma experiência de ensino no 1.º ciclo". Quadrante XXV 51 (2016): 75. http://dx.doi.org/10.4025/bolgeogr.v28i1.8628.
    Publicado • 10.4025/bolgeogr.v28i1.8628
  3. Brocardo, Joana. "Developing flexible-adaptive reasoning and computing: Pedro's understanding of the task prawn skewers". JETEN 1, 2015 (2015): 86-100.
  4. Brocardo, Joana; Kraemer, Jean-Marie; Mendes, Fátima; Delgado, Catarina. "Developing flexible-adaptive reasoning and computing: Pedro's understanding of the task "Prawn skewers". 10 (2015): 86-100.
    Publicado
  5. Brocardo, Joana; Kraemer, Jean-Marie; Mendes, Fátima; Delgado, Catarina. "Developing flexible-adaptive reasoning and computing: Pedro’s understanding of the task “Prawn skewers”". Journal of the European Teacher Education Network 80 (2015): 86-100.
    Acesso aberto
  6. Delgado, Catarina; Brocardo, Joana; Oliveira, Hélia. "Investigar as práticas do professor num contexto de trabalho colaborativo: Potencialidades e desafios". Medi@ções 2 3 (2014): 85-110.
    Publicado
  7. Mendes, Fátima; Brocardo, Joana; Hélia, Oliveira. "A evolução dos procedimentos usados pelos alunos: contributo de uma experiência de ensino centrada na multiplicação". Quadrante XXII 47 (2013): 133-162. http://dx.doi.org/10.28998/rl.v1i47.913.
    Publicado • 10.28998/rl.v1i47.913
  8. Brocardo, Joana. "Uma "lente" para analisar tarefas numéricas", Educação e Matemática, 115: 47 - 52.". Educação e Matemática 115 (2011): 47-52.
    Publicado
  9. Brocardo, Joana; Mendes, Fátima; Oliveira, Hélia. "Os procedimentos usados pelos alunos do 1.º ciclo quando resolvem tarefas de multiplicação e a sua evolução. Indagatio Didactica. Universidade de Aveiro: Aveiro". Indagatio Didactica (2011):
    Acesso aberto • Publicado
  10. Brocardo, Joana; Brocardo, Joana. "Trabalhar os números racionais numa perspectiva de desenvolvimento do sentido de número .". Educação e Matemática 109 (2010): 15-23. http://hdl.handle.net/10400.26/5693.
    Publicado
  11. Torres, João; Brocardo, Joana; Brocardo, Joana. "A utilização da tecnologia da informação e comunicação num projeto de desenvolvimento curricular". Medi@ções 1 1 (2009): 83-107. http://hdl.handle.net/10400.26/5542.
    Acesso aberto • Publicado
  12. Brocardo, Joana; Serrazina Lurdes; Kreamer, Jean Marie; Chiaretto, Marcelo; Vieira, Rosimary Alves; Brocardo, Joana; Serrazina, Lurdes; Kroemer, Jean-Marie. "Algoritmos e sentido do número". Educação e Matemática 75 (2003): 11-15. http://hdl.handle.net/10400.26/8028.
    Publicado • 10.17851/2359-0076.13.15.106-111
  13. Brocardo, Joana; Mendes, Fátima. "Processos usados na resolução de tarefas estatísticas". Quadrante 10 1 (2001): http://dx.doi.org/10.3895/s1808-04482014000100006.
    10.3895/s1808-04482014000100006
  14. Brocardo, Joana; Mendes, Brocardo. "Processos usados na resolução de tarefas estatísticas". Quadrante 1 10 (2001): 33-58.
    Publicado
  15. Brocardo, Joana. "As demonstrações da Vânia". Educação e Matemática 60 (2000): 11-13.
    Publicado
  16. Brocardo, Joana; Brunheira, Lina. "Gestão flexível do currículo". Educação e Matemática 55 (1999): 7-11.
    Publicado
  17. Brocardo, Joana. "Os currículos de matemática: Como têm evoluído". Educação e Matemática 50 (1998): 32-38.
    Publicado
  18. Brocardo, Joana. "A necessidade de professores de Matemática e a sua formação inicial: uma relação difícil". Educação e Matemática 31 (1994):
  19. Brocardo, Joana; Semedo, Olinda; Albuquerque, Teresa. "Uma experiência de resolução de problemas no 7º ano de escolaridade". Educação e Matemática 28 (1993): 5-8.
  20. Brocardo, Joana; Lobato, Guilhermina; Albuquerque, Teresa. "Resolução de problemas de Matemática: para quê?". Noesis 21 (1991): 33-35.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Mendes, Fátima; Brocardo, Joana; Oliveira, Hélia. "Building opportunities for learning multiplication". In Teaching multiplication with lesson studies, 233-256. Países Baixos: Springer International Publishing, 2020.
    Publicado
  2. Mendes, Fátima; Brocardo, Joana; Oliveira, Hélia. "Building Opportunities for Learning Multiplication". In Teaching Multiplication with Lesson Study, 241-264. Springer International Publishing, 2020.
    10.1007/978-3-030-28561-6_10
  3. da Ponte, João Pedro; Brocardo, Joana. "Echoes and Influences of Realistic Mathematics Education in Portugal". In International Reflections on the Netherlands Didactics of Mathematics, 209-228. Springer International Publishing, 2019.
    10.1007/978-3-030-20223-1_12
  4. Delgado, Catarina; Mendes, Fátima; Brocardo, Joana; Boavida, Ana. "Avaliação Pedagógica: As aprendizagens iniciais em Matemática". In Avaliação Pedagógica, 97-192. Angola: Ministério de Educação de Angola, 2017.
    Publicado
  5. Mende, Fatima; Brocardo, Joana; Oliveira, Hélia. "La Multiplicación: Construyendo oportunidades para su aprendizaje". In El Estudio de Clases y las Demandas Curriculares: La Enseñanza de la Multiplicación. Pontificia Universidad Católica de Valparaíso: Valparaíso, Chile, 321-350. 2011.
    Publicado
  6. Mendes, Brocardo; Brocardo, Joana. "A aprendizagem da multiplicação e o sentido de número". In O sentido de número: Reflexões que entrecruzam teoria e prática, 159-182. Lisboa, Portugal: Escolar Editora, 2008.
    Publicado
  7. Brocardo, Joana; Serrazina, Lurdes; Vale, Isabel. "Um projecto centrado no sentido do número.". In Investigación en Educación Matemática XII. ISBN: 978-84-934488-9-9., 495-504. Badajoz, Espanha, 2008.
  8. Brocardo, Joana; Serrazina, Lurdes; Rocha, Isabel. "Números e Álgebra: desenvolvimento curricular.". In Números e Álgebra na aprendizagem da Matemática e na formação de professores (pp. 65-92). Lisboa: Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação., 65-92. lisboa, Portugal, 2006.
    Publicado
  9. Brocardo, Joana; Delgado, Catarina; Mendes, Fátima. "Desenvolvendo o Sentido do Número.". In Desenvolvendo o Sentido do Número: Perspectivas e Exigências Curriculares, 7-27. lisboa, Portugal: APM, 2005.
    Publicado
  10. Brocardo, Joana. "Analizar hipótesis, argumentar y demonstrar". In Antes de la acordada. La represión de la criminalidad rural en el México colonial (1550-1750), 12-25. Barcelona: Graó, 2004.
  11. Brocardo, Joana. "O currículo de Matemática e as atividades de investigação". In Investigações matemáticas na aula e no currículo, 215-226. Lisboa, Portugal: APM, 1999.
    Publicado
  12. Brocardo, Joana. "Professores, investigação e inovação curricular em Matemática". In Investigações matemáticas na aula e no currículo, 215-226. Lisboa, Portugal: CIEFCUL e APM, 1999.
    Publicado
  13. Brocardo, Joana. "A resolução de problemas na aula de Matemática". In Resolução de problemas, processos cognitivos, concepção de professores e desenvolviemento curricular, 279-284. Lisboa, Portugal: IIE, 1994.
    Publicado
Documento de trabalho
  1. Mendes, Fátima; Brocardo, Joana; Oliveira, Hélia. 2011. "A multiplicação: Construir oportunidades para a sua aprendizagem". Documento de trabalho. http://hdl.handle.net/10451/7088.
Edição de livro
  1. Canavarro, M. C.. Recursos na Educação Matemática. Lisboa, Portugal. 2016.
    Publicado • Editor
  2. Brocardo, Joana. Tarefas Matemáticas. Lisboa, Portugal: SPIEM. 2014.
    Publicado • Editor
  3. Brocardo, Joana. O sentido do número: reflexões que entrecruzam teoria e prática. Lisboa: Escolar Editora. Lisboa, Portugal: Escolar Editora. 2007.
    Editor
  4. Brocardo, Joana. Mathematics education: Paths and crossroads. Lisboa, Portugal: APM. 2005.
    Publicado • Editor
Livro
  1. Boavida, Ana; Brocardo, Joana. Manual de matemática para professores do ensino primário.. Luanda, Angola. 2016.
    Publicado
  2. Brocardo, Joana. Metodologia do ensino da Matemática: Números e operações. Lisboa, Portugal: Fundação Calouste Gulbenkian. 2010.
    Publicado
  3. Brocardo, Joana; Ponte, João; Oliveira, Hélia. Investigações matemáticas na sala de aula. Belo Horizonte, Brasil: Autêntica. 2009.
    Publicado
  4. Brocardo, Joana. Programas de Matemática do 3.º ciclo do ensino básico: Um estudo confrontando Espanha, França, Irlanda, Suécia e Portugal. Centro de Investigação da FCUL (ISBN: 989-85062-0-6). 2006.
    Publicado
  5. Brocardo, Joana. A transição de uma Escola Preparatória para uma Escola Básica 2, 3.. Lisboa, Portugal: Editorial do Ministério da Educação.. 1998.
  6. Brocardo, Joana. À volta dos números. Setúbal: ESE. 1994.
    Publicado
Manual
  1. Brocardo, Joana; Mendes, Fátima; Delgado, Catarina. Números e operações: 1º ano: números naturais, operações com números naturais, regularidades. Lisboa, Portugal. 2010.
    Publicado
  2. Mendes, Fátima; Brocardo, Joana; Delgado, Catarina. Números e operações: 3º ano: números naturais, operações com números naturais, regularidades. Lisboa, Portugal: DGIDC/ME. 2010.
    Publicado
  3. Brocardo, Joana. Metodologia do ensino da matemática: Números e operações - Material Pedagógico publicado. Setúbal, Portugal: ESE/IPS. 2010.
    Publicado
  4. Brocardo, Joana; Mendes, Fátima; Delgado, Catarina. Desenvolvendo o sentido do número: Perspectivas e exigências curriculares. Materiais para o educador e para o professor do 1.º ciclo (vol. II).. Lisboa, Portugal: APM. 2007.
    Publicado
  5. Brocardo, Joana. Desenvolvendo o sentido do número: Perspectivas e exigências curriculares. Materiais para o educador e para o professor do 1.º ciclo (vol. I). Lisboa, Portugal: APM. 2005.
    Publicado
  6. Brocardo, Joana; Mendes, Brocardo; Carvalho, Raúl. Ensino da Matemática. Portugal: Fundação Calouste Gulbenkian. 1997.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Brocardo, Joana, 1956-. "As investigações na aula de matemática: um projecto curricular no 8.º ano". Doutoramento, 2001. http://hdl.handle.net/10451/3101.
  2. Brocardo, Joana. "Porfírio. J. (1993). A resolução de problemas na aula de Matemática: Uma experiência no 7º ano de escolaridade (tese de mestrado, Universidade de Lisboa).". Mestrado, Fundação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, 1993.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2020/06 In-service teacher education for promoting mathematics reasoning in primary school (Communication at ICMI 14 Shangai) Communication at ICMI 14 Shangai
2019/04 O perfil do aluno aluno século XXI. Práticas mobilizadoras e transformadoras no âmbito de Autonomia e Flexibilidade Curricular
CFP e CM de Loulé
2019/02 Exploring students adaptive use of domain specific knowledge 11th Congress of European Research in Mathematics Education (CERME 11)
Universidade de Utrecht (Utrecht)
2018/09 Sentido de número e pensamento algébrico: características, relações e aprendizagem com sucesso. V Encontro de Educação Matemática. São Carlos. Brasil. (2018)
Universidade Federal de São Carlos (São Carlos, Brasil)
2017 O conhecimento do professor no ensino da estatística: Um estudo numa turma de 4.º ano Desafios da Investigação no Ensino Superior Politécnico”,Setúbal,2017 (Comunicação). IV Encontro Entre a Teoria, os Dados e o Conhecimento
ESE/IPS (Setúbal, Portugal)
2017 Tasks to develop flexible multiplicative reasoning, 10th Congress of European Research in Mathematics Education (CERME 10),Dublin,2017
Universidade de Dublin (Dublin, Irlanda)
2016/04 Teacher Education in context ETEN - European Teacher education Network.
ESE/IPS (Setúbal, Portugal)
2016 Designing tasks for adaptative/flexible multiplicative reasoning 13th International Congress on Mathematical Education (ICME13)
Universidade de Hamburgo (Hamburgo)
2014 Diferentes visões sobre a aprendizagem dos números racionais: Refletir para perspetivar práticas Algarmat 2014 Encontro Regional de Professores de Matemática Olhão
AMP - Núcleo do Algarve (Olhão, Portugal)
2014 Exploring flexibility in mental calculation in the domain of multiplicative reasoning ECER 2014 The Past, Present and Future of Educational Research in Europe,
Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2013 Cálculo mental flexível: Desafios e complexidades XVI Encontro Nacional de Professores A Matemática nos Primeiros Anos Pré, 1º e 2º Ciclos
ESE Santarém (Santarém, Portugal)
2012 Uma linha de desenvolvimento do cálculo mental: Começando no 1.º ano e continuando até ao 12.º ano ViseuMat
APM - Viseu (Viseu, Portugal)
2012 3rd year pupils' procedures to solve multiplication tasks, 12th International Congress on Mathematical Education (ICME 12)
Universidade de Seul (Seul, Coreia do Sul)
2011/07 Desenvolvendo o cálculo mental ProfMat2011
APM - Universidade de Lisboa (lisboa, Portugal)
2011 Evolution of pupils' mathematical procedures to solve multiplication tasks Trabalho apresentado em 35th Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education (PME 35)
Universidade Ankara (Ankara, Turquia)
2011 "Teachers' practices and number sense development in elementary school" 35th Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education (PME 35)
Universidade de Ankara (Ankara, Turquia)
2010 Trabalhar os números racionais numa perspectiva de desenvolvimento de sentido de número. Seminário do programa de Formação de Professores, (2010).
ESE Viseu (Viseu, Portugal)
2010 Investigação e prática de ensino: Uma relação poderosa II Encontro de Estudos Locais do Distrito de Setúbal
ESE/IPS (Setubal, Portugal)
2009 Desafios e complexidades na concepção e exploração de tarefas para o desenvolvimento do sentido do número. XIX Encontro de Investigação em Educação Matemática
Universidade de Trás-os-montes e Alto Douro (Vila Real, Portugal)
2006 Desenvolvimento curricular: Contributos de um projecto centrado no sentido do número Encontro de Investigação em Educação Matemática
APM (Monte Gordo)
2003 Investigações matemáticas: um projecto de desenvolvimento curricular. XIV Encontro de Investigação em Educação Matemática
APM - ESE de Leiria (Leiria, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2015 - Atual Comparação multiplicativa e cálculo flexível: Um passo para a proporcionalidade,
Orientador de Graça Cebola
Doutoramento (Doutoramento)
Instituto de Educação - Universidade de Lisboa, Portugal
2018 - 2018 O conhecimento para ensinar estatística: Uma reflexão sobre a prática de uma professora numa turma de 4.º ano
Orientador de Raquel Vicente Quintinha
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2017 - 2018 Diferenciar em matemática: as potencialidades das tarefas paralelas no desenvolvimento do cálculo mental - Relatório de mestrado
Orientador de Catarina Lopes
Mestrado Pré-Pri (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2017 - 2018 Feedback e resolução de problemas de matemática: uma experiência com alunos do 4º ano - relatório de mestrado
Orientador de Anabela Ornelas
Mestrado Pré/Pri (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2016 - 2018 Um estudo sobre a relação entre a autoeficácia na resolução de tarefas numéricas e o sentido de número de alunos do Ciclo de alfabetização
Coorientador de Giovana Pereira Sander
Doutoramento (Doutoramento)
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Brasil
2016 - 2016 Resolução de problemas com números racionais: Um estudo com alunos do 5.º ano de escolaridade, 2016.
Orientador de Anabela Pacheco Vieira Canelas,
Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico) (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2016 - 2016 A utilização de materiais na aprendizagem da geometria
Orientador de Joana Filipa Queirós Martins
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2016 - 2016 Um estudo comparativo em grupos colaborativos de professores que ensinam Matemática no estado de São Paulo, no Brasil e em Portugal (Pós-doc)
Orientador de Zionice Garbelini Martos Rodrigues
Instituto de Educação - Universidade de Lisboa, Portugal
2015 - 2015 Resolução de tarefas multiplicativas: O conhecimento pessoal de alunos do 3º ano
Orientador de Milene Alexandra Lopes Farinha
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2011 - 2014 As práticas do professor e o desenvolvimento do sentido de número: Um estudo no 1.º ciclo - tese Doutoramento
Orientador de Catarina Delgado
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Instituto de Educação - Universidade de Lisboa, Portugal
2013 - 2013 Desenvolver o cálculo mental no contexto da resolução de problemas de adição e subtração: Um estudo com alunos do 2.º ano de escolaridade, 2013
Orientador de Nuno Miguel Ferreira Oliveira
Mestrado em Educação, Didática da Matemática (Mestrado)
Instituto de Educação - Universidade de Lisboa, Portugal
2013 - 2013 Os registos dos alunos na resolução de problemas de proporcionalidade, 2013.
Orientador de Diana Medeiros
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2010 - 2013 A aprendizagem da multiplicação e o desenvolvimento do sentido de número: Um estudo com alunos do 1.º ciclo - Tese de doutoramento
Orientador de Fátima Mendes
Doutoramento em Educação - Didática da Matemática (Doutoramento)
Instituto de Educação - Universidade de Lisboa, Portugal
2009 - 2012 Tecnologias e pensamento algébrico: Um estudo sobre o conhecimento profissional dos professores de Matemática - Tese de doutoramento
Orientador de José António de Oliveira Duarte
Doutoramento em Educação - Didática da Matemática (Doutoramento)
Instituto de Educação - Universidade de Lisboa, Portugal
2011 - 2011 O ensino da Matemática em Portugal - Estágio pós-graduação do Programa da Pró-Reitoria de Pós-Graduação da Universidade Estadual Paulista , 2011. (Orientador).
Orientador de Mara Sueli
Estágio Pós Graduação (Outra)
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Câmpus de Bauru, Brasil
2011 - 2011 Números naturais e subtração: Um estudo no 1.º ciclo, 2011.
Orientador de Fátima Gonçalves
Mestrado em Educação, Didática da Matemática (Mestrado)
Instituto de Educação - Universidade de Lisboa, Portugal
2007 - 2007 Explorações e investigações matemáticas e a aprendizagem da geometria
Orientador de Marta Procópio
Fundação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Portugal
2006 - 2006 O papel das tecnologias de informação e comunicação: O caso de um projecto de desenvolvimento curricular sobre o sentido do número
Orientador de João Vítor Torres
Mestrado em Educação, Didáctica da Matemática
Fundação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Portugal
2006 - 2006 Actividades de carácter investigativo em ambientes de geometria dinâmica. Um estudo com alunos de 6º e 7º Anos, 2006. Dissertação (Mestrado em Educação, Didáctica da Matemática) Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa
Orientador de Isabel Maria Aleixo dos Reis Gorgulho
Mestrado em Educação, Didática da Matemática (Mestrado)
Fundação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Portugal
2004 - 2004 A estatística no 1.º Ciclo: Uma abordagem no 3.º ano de escolaridade
Orientador de Teresa Olga da Costa Duarte
Mestrado em Educação, Didática da Matemática (Mestrado)
Fundação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2018/11/08 - 2018/11/08 Um olhar sobre a Investigação em Educação em Matemática, Ciências Naturais e Tecnologias - Seminário de caráter pedagógico destinado aos estudantes dos Mestrados em Educação e Ensino (2018/11/09 - 2018/11/09)
Encontro (Presidente da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2018/01 - 2018/08 Simpósio Convidado “A investigação sobre a prática na formação inicial de professors: contributos de estudos focados no ensino da Matemática e das Ciências” - Evento de caráter científico (2018/07)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
2017/11 - 2017/11 Um olhar sobre a Investigação em Educação em Matemática - Seminário de caráter pedagógico destinado aos estudantes dos Mestrados em Educação e Ensino (2017/11/22 - 2017/11/22)
Encontro
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2016 - 2016 ETEN 2016 The European Teacher Education Network Conference (2016 - 2016)
Conferência (Coorganizador)
2014 - 2014 "A aprendizagem da escrita", Conferência proferida por Inês Sim-Sim - Evento de natureza pedagógico destinados aos estudantes da ESE/IPS e aos professores da Zona de Setúbal (2014 - 2014)
Conferência (Coorganizador)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2014 - 2014 Encontro de Investigação em Educação Matemática - evento de carácter científico (2014 - 2014)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática - SPIEM, Portugal
2013 - 2013 Conferência "Tecendo tempos e andamentos na educação de infância", Teresa Vasconcelos - Evento de natureza Pedagógico destinado a estudantes da ESE/IPS e a professores e educadores da região de Setúbal (2013 - 2013)
Conferência (Coorganizador)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2013 - 2013 Encontro em Memória de Paulo Abrantes: Matemática para todos, Matemática com todos,2013 - Evento de carácter científico (2013 - 2013)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Associação de Professores de Matemática - APM, Portugal
2010 - 2010 Seminário de investigação em Educação Matemática - Seminário de natureza científica (2010 - 2010)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Associação de Professores de Matemática - APM, Portugal
2007 - 2007 Seminário intermédio do Programa de Formação contínua de professores - Evento de caráter pedagógico destinado aos professores de 1.º Ciclo da Zona de Setúbal (2007/03/23 - 2007/03/23)
Encontro (Presidente da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2006 - 2006 Encontro Nacional de Professores de Matemática - Evento de caráter pedagógico (2006 - 2006)
Congresso (Presidente da Comissão Organizadora)
Associação de Professores de Matemática - APM, Portugal
2005 - 2005 XVI Seminário de Investigação em Educação Matemática (XVI SIEM) (2005 - 2005)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
2002 - 2002 Encontro: A Matemática nos primeiros anos - Evento de carácter pedagógico realizado na ESE/IPS (2012/02 - 2012/02)
Encontro (Presidente da Comissão Organizadora)
Associação de Professores de Matemática - APM, Portugal
1997 - 1997 CIEAEM 49, realizado em Setúbal (1997 - 1997)
Congresso (Coorganizador)

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2019/05/29 - 2019/05/29 Gestech EDU: gestão do sistema educativo. Conferência organizada pelo Instituto de Gestão Financeira da Educação
Conferência
Gestech EdU: Gestão do sistema educativo
2018/08 - 2018/09 Mobilidade Internacional (8 dias) Participação por convite na conferência EEMAI 2018 (https://eemai2018.faiufscar.com/pagina/2504-programa%C3%A7%C3%A3o-#/) e responsável por dinamizar sessões sobre investigação em educação matemática para os estudantes de pós-graduação da Universidade de São Francisco e da Universidade Federal de São Carlos. Dei igualmente aulas aos estudantes de Licenciatura da Universidade de São Carlos. EEMAI 2018
Universidade Federal de Campina Grande Centro de Formação de Professores, Brasil
2011/09 - 2011/09 Mobilidade Internacional. Visita, a convite do professor Nelson Pirola à Unesp - Universidade Estadual Paulista - Campus de Bauru (15 dias). Lecionei um mini-curso sobre investigação em educação matemática destinado aos estudantes da pós-graduação, realizei uma conferência gravada por uma rádio do Estado de São Paulo e dinamizei uma ação de formação contínua destinada a professores em exercício.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Câmpus de Bauru, Brasil
2011 - 2011 Mobilidade Internacional - Bolsa concedida pelo IPS para participar na Semana internacional do University College UCC, Copenhage (8 dias) Durante a semana dei aulas a várias turmas do University Colleage, participei num seminário de investigação e realizei visitas a escolas. Semana Internacional
1996 - 1999 Mobilidade internacional - Coordenadora institucional de um Tempus Mobility Joint European Project. Este projeto envolveu a mobilidade de docentes e estudantes. Participei em três ações de uma semana cada uma, nos seguintes locais: Universidade de Rzeszowie (PL) (1997, 1999), Regentaat Normal School RENO (B) (1998). Participei, ainda, em todas as atividades de coordenação do projeto e à integração de estudantes Polacoe e envio de estudantes da ESE para a Polónia Mobilidade Internacional - Tempus Mobility Joint European Project

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2018/12 A Dança como contexto para a aprendizagem da Matemática
Arguente
Mercedes Prieto Martinez (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
2017 Sentido de número e Estatística: Uma investigação com crianças do 1.º ciclo de alfabetização
Arguente
Sandra Gonçalves Vilas Bôas Campos (Doutoramento)
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Câmpus de Rio Claro, Brasil
2016 Cálculo mental com números racionais : um estudo com alunos do 6º ano de escolariedade - Doutoramento
Arguente
Renata Carvalho (Doutoramento)
Instituto de Educação - Universidade de Lisboa, Portugal
2015 Desdobramento da programação de computadores na potencialização dos processos auxiliares da aprendizagem em alunos participantes no projeto escola de Hackers
Arguente
Fernanda Batistela (Doutoramento)
Fundação Universidade de Passo Fundo, Brasil
2013 Desenvolvimento do pensamento algébrico
Arguente
Ana Rézio (Doutoramento)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Portugal
2013 A aprendizagem dos números racionais através das conexões entre as suas representações: Uma expenriência de ensino no 2º ciclo do Ensino Básico
Arguente
Hélia Margarida Gaspar Lopes Ventura (Doutoramento)
2013 O desenvolvimento do pensamento algégbrico na formação inicial e professores dos primeiros anos
Arguente
Neuza Cristina Vicente Branco (Doutoramento)
Instituto de Educação - Universidade de Lisboa, Portugal
2012 O desenvolvimento do raciocínio proporcional: Percursos de aprendizagem de alunos do 6.º ano de escolaridade
Arguente
Ana Isabel Silvestre (Doutoramento)
Instituto de Educação - Universidade de Lisboa, Portugal
2012 O desenvolvimento de sentido de número no contexto da resolução de problemas de adição e subtração
Arguente
Elvira da Graça Ferreira (Doutoramento)
Instituto de Educação - Universidade de Lisboa, Portugal
2012 Sentido de número e desempenho na Matemática: Diagnóstico e acompanhamento em alunos do 1.º ciclo
Arguente
Lília Sofia Ferreira Lopes Marcelino (Doutoramento)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Estudos do Território Cultura e Desenvolvimento, Portugal
2011 O desenvolvimento de sentido da multiplicação e da divisão de números racionais - doutoramento
Arguente principal
Hélia Pinto (Doutoramento)
Instituto de Educação - Universidade de Lisboa, Portugal
2011 Histórias com problemas e a sua ligação à promoção da numeracia e da literacia no 1.º ciclo do ensino básico
Arguente
Maria de Fátima Morais Sardinha (Doutoramento)
2010 A formação de professores de Matemática no Instituto Superior de Superior de Ciências de Educação em Benguela - Angola: Um estudo sobre o seu desenvolvimento
Arguente
Aberto Domingos Jacinto Quitembo (Doutoramento)
Instituto de Educação - Universidade de Lisboa, Portugal
2010 Relação família/escola - duas realidades. Uma visão de Ecologia Humana
Arguente
Helder Nuno Martins Costa (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2010 El sentido del número: Una experiência de aprendizagem y desarrollo en education infantl
Arguente
Maria Vitória Valdez Faria Rodrigues (Doutoramento)
Universidade de Extremadura, Espanha
2007 O professor estagiário de Matemática e a integração das tecnologias na sala de aula - Doutoramento
Arguente
Nélia Amado (Doutoramento)
Universidade do Algarve, Portugal
2005 Modelo do pensamento visual-espacial: transformações geométricas no início da escolaridade
Arguente
Maria da Conceição Monteiro da Costa (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
2003 Práticas de ensino da Matemática
Arguente
Ana Paula Canavarro (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2018 - 2018 XV Conferência Iberoamericana Medelín, Colômbia
2016/04 - 2017/03 Congresso Ibero-americado em Educação Matemática CIBEM 2017 Madrid
2014 - 2014 Encontro de Investigação em Educação Matemática, SPIEM Setúbal
2012 - 2012 International Congress of Mathematics Education ICME 12 Coreia do Sul
2008 - 2008 Encontro de Investigação em Educação Matemática Évora
2008 - 2008 International Congress of Mathematics Education, ICME 11 México

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2018 - 2018 Quadrante (0872-3915) APM
2017 - 2017 Quadrante (0872-3915) APM
2017 - 2017 RIPEM (2238-0345) Sociedade Brasileira de Educação Matemática
2015 - 2015 International Journal of Educational Studies in Mathematics (2148-5984) International Journal of Educational Studies in Mathematics (IJESIM)
2014 - 2014 International Journal of Educational Studies in Mathematics (0013-1954 ) Springer
2014 - 2014 Revista Portuguesa de Educação (2183-0452) University of Minho
2013 - 2013 Journal of Mathematics Teacher Education (1573-1820) Springer-Verlag
2013 - 2013 Journal of Mathematics Teacher Education (1573-1820) Springer-Verlag
2012 - 2012 Journal of Mathematics Teacher Education (1573-1820) Springer-Verlag
2002 - 2011 Quadrante APM
2010 - 2010 Journal of Mathematics Teacher Education (1573-1820) Springer-Verlag

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
2017 - Atual Comissão de Avaliação Docente da ESE/IPS
Avaliador
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2006 - 2008 Comissão de acompanhamento do Plano da Matemática I
Membro
Ministério da Educação, Portugal
2001 - 2002 Auditora de provas de aferição de Matemática
Especialista
Gabinete de Avaliação Educacional, Portugal

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2018/04 - Atual Parecer sobre os Currículo dos ensinos básico e secundário - relatora do parecer escrito elaborado pelo Conselho Nacional de Educação
2016 - 2019/03 Prestação de serviço ao exterior - Projeto Aprendizagem Para Todos. Elemento da equipa do PAT - projeto com o Ministério de Educação de Angola Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
1994 - 2016 Consultoria na área do Desenvolvimento Curricular e na Formação de Professores - Projeto Desenvolvimento Curricular do Ensino Básico, República Popular de Angola. Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal
2010 - 2012 Prestação de Serviço ao exterior - Avaliação de manuais escolares de Matemática - PSE da ESE/IPS com a Direção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular (ME) Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2010 - 2011 Prestação de Serviço ao Exterior - Participação no Projecto de Formação de Formadores de Professores do Ensino Primário do Ministério de Educação de Angola Escola do Magistério Primário de Benguela. Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2007 - 2009 Conselho Consultivo da DGIDC para implementação do novo programa de Matemática do Ensino Básico Ministério da Educação, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2018 - 2018 Ação de Formação (Litoral Alentejano) - Matemática 1º e 2º CEB: perspetivas sobre o ensino e a aprendizagem (6 horas)
2018 - 2018 Ação de Formação (Ordem de Santiago) - Matemática 1º e 2º CEB: perspetivas sobre o ensino e a aprendizagem (6 horas)
2018 - 2018 Ação de Formação (Seixal) - Matemática 1º CEB: perspetivas sobre o ensino e a aprendizagem (6 horas)
2016 - 2016 Oficina de Formação sobre a aprendizagem da Matemática para professores do 1.º e 2.º Ciclos, 2016 (Aperfeiçoamento, 30 horas), promovido por Escola Portuguesa de Macau (Outros)
2001 - 2002 Formadora do Círculo de Estudos “Aprender Matemática Investigando” (formação à distância, 60 horas) promovido pelo Departamento de Educação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa ( 2 edições 2001/2002, 2002/2003). Fundação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Portugal
1994 - 1996 Formação de Quadros Pedagógicos para o Ministério da Educação da República de Moçambique ( 60 horas + 30 horas - orientação de monografias na área da Matemática) (Bacharelato)

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2012 - Atual Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática Membro
1989 - Atual Associação de Professores de Matemática Sócio

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2018/01/23 - Atual Júri para recrutamento de um professor coordenador na área de formação de professores
Vogal
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2012 - Atual Membro do Conselho Científico da revista Medi@ções (revista com revisão por pares)
Membro
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
1998 - Atual Membro do Conselho editorial da revista Quadrante (revista de investigação em Educação Matemática, revista com revisão por pares)
Membro
Associação de Professores de Matemática - APM, Portugal
2018/02 - 2018/06 Comissão Científica do XIVCongresso de Ciências de Educação
Membro
Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Portugal
2018/01 - 2018/03 Comissão Científica do II encontro A formação de educadores e professores na universidade de Évora
Membro
Universidade de Évora, Portugal
2018 - 2018 Comissão Científica do VIII SEMAT – Seminário Nacional da Licenciatura em Matemática
Membro
Instituto Federal do Espírito Santo, Campus Cachoeiro de Itapemirim, Brasil
2017/02 - 2017/06 Comissão Cientifica do XIIICongresso de Ciências de Educação
Membro
Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Portugal
2016 - 2017 Elemento do grupo de Trabalho nomeado pelo Ministério de Educação para criar o perfil de competências após 12 anos de escolaridade.
Membro
Ministério da Educação, Portugal
2013 - 2016 Representante da ESE/IPS no ETEN European Teacher Education Network
Outro
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2013 - 2015 Participação em atividades de relação com a comunidade - Membro externo, em representação da ESE/IPS, do Conselho Geral da Escola Secundária de Bocage, Setúbal
Membro
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2012 - 2015 Diretora da revista Quadrante (revista de investigação em Educação Matemática, revista com revisão por pares)
Diretor
Associação de Professores de Matemática - APM, Portugal
2012 - 2015 Diretora da revista Quadrante
2014 - 2014 Comissão Científica do Encontro de investigação em Educação Matemática, da Sociedade Portuguesa de Matemática Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática - SPIEM, Portugal
2012 - 2012 Organização de Grupo de Trabalho sobre Números e Operações na 12th International Congress on Mathematical Education (ICME12), realizado em Seul 2
Coordenador
2009 - 2009 Comissão Organizadora e Comissão Científica da Conferência sobre o Ensino da Matemática II
Coordenador
Ministério da Educação, Portugal
2008/05 - 2008/05 Comissão Organizadora e Comissão Científica da Conferência sobre o Ensino da Matemática I
Coordenador
2008 - 2008 Conferência Internacional sobre o Ensino da Matemática
Coordenador
Ministério da Educação, Portugal
2006 - 2008 Coordenadora do Plano da Matemática I. Plano desenvolvido a nível nacional sob tutela do Ministério de Educação.
Coordenador
Ministério da Educação, Portugal
1997 - 2007 Membro da International Commission for the Study and Improvement of Mathematics Education
Membro
2001/01/03 - 2006/12/31 Membro do Conselho Redatorial da revista Educação e Matemática
Membro
Associação de Professores de Matemática - APM, Portugal
2006 - 2006 Comissão Científica do Seminário de Investigação em Educação Matemática
Coordenador
Associação de Professores de Matemática - APM, Portugal
1998 - 2003 Sub-diretora da revista Quadrante (revista de investigação em Educação Matemática, revista com revisão por pares)
Outro
Associação de Professores de Matemática - APM, Portugal
2001 - 2001 Comissão Científica do CIEAEM 53, realizado em Verbânia
Membro
International Commission for the Study and Improvement of Mathematics Teaching, Suiça
1999 - 1999 Comissão Científica do CIEAEM 51, realizado em Chichester
Membro
International Commission for the Study and Improvement of Mathematics Teaching, Suiça
1998 - 1998 Comissão Científica do CIEAEM 50, realizado em Neuchatel
Membro
International Commission for the Study and Improvement of Mathematics Teaching, Suiça
1997 - 1997 Comissão Científica do CIEAEM 49, realizado em Setúbal
Membro
1994 - 1996 Prestação de serviço ao exterior -Projecto de Apoio ao Instituto Pedagógico de Cabo Verde
Coordenador
Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal