???global.info.a_carregar???
Joana Brocardo. Concluiu o(a) Doutoramento em Phd in Education- specialization in didactics of mathematics em 2002 pelo(a) Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Mestrado em Master in Education em 1993 pelo(a) Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências e Licenciatura em Licenciatura in Mathematics (Romo Educacional) em 1979 pelo(a) Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências. É Professor Coordenador no(a) Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Professor Associado Convidado no(a) Universidade de Lisboa, Membro de Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente no(a) Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação e Centro de investigação UIDEF no(a) Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação. Publicou 9 artigos em revistas especializadas. Possui 13 capítulo(s) de livros e 4 livro(s). Organizou 11 evento(s). Participou em 4 evento(s). Orientou 3 tese(s) de doutoramento e coorientou 1. Orientou 3 dissertação(ões) de mestrado. Participa e/ou participou como Investigador em 4 projeto(s) e Investigador responsável em 2 projeto(s). Nas suas atividades profissionais interagiu com 39 colaborador(es) em coautorias de trabalhos científicos. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Professores; Matemática; Tecnologias; Tarefas; Pictograms; Teacher; Teaching; Práticas do professor; Desenvolvimento do sentido do número; Comunicação matemática; Práticas; Organização e tratamento de dados; Multiplicative reasoning; Flexible calculation; Mathematical tasks; Organização; Tratamento de dados; Aprendizagem da multiplicação; Procedimentos dos alunos; Experiência de ensino; Learning of multiplication; Students procedures; Teaching experiment; Práticas profissionais; Reflexão; Didáctica da matemática; Desenvolvimento curricular; Projeto colaborativo; Relação de colaboração; Teacher practices; Collaborative project; Collaborative relationship; Construção de tarefas; Investigações estatísticas; modelação; estatística; ensino profissional; trabalho colaborativo; Tarefas nunéricas; Álgebra; Sentido de número; Trajetória de aprendizagem; Learning trajectory; Sense of number; Multiplication procedures; Notion de nombre; Apprentissage de la multiplication; Trajectoire d’apprentissage; Procédures des élèves; Ensino da matemática; Actividades de aprendizagem; Ensino básico 1º ciclo; Sentido do número; Tarefas matemáticas; Sentido de número, Aprendizagem da multiplicação, Trajetória de aprendizagem, Procedimentos dos alunos.; Conhecimento profissional; Pensamento algébrico; Prática profissional; Números; Teses de doutoramento - 2002; Professores de matemática; Papel do professor; Estudos de caso; .
Identification

Personal identification

Full name
Joana Brocardo

Citation names

  • Brocardo, Joana
  • Porfírio, Joana

Author identifiers

Ciência ID
6F1B-36A7-BE1D
ORCID iD
0000-0002-0526-7332

Knowledge fields

  • Social Sciences - Educational Sciences - Education, General

Languages

Language Speaking Reading Writing Listening Peer-review
English Intermediate (B1) Advanced (C1) Intermediate (B1) Intermediate (B1)
French Advanced (C1) Advanced (C1) Intermediate (B1) Advanced (C1)
Spanish; Castilian Intermediate (B1) Intermediate (B1) Beginner (A1) Intermediate (B1)
Education
Degree Classification
2002
Concluded
Phd in Education- specialization in didactics of mathematics (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
"As investigações na aula de Matemática: Um projecto curricular no 8º ano" (THESIS/DISSERTATION)
Distinção e Louvor
1993
Concluded
Master in Education (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
"A resolução de problemas na aula de Matemática: Uma experiência no 7º ano de escolaridade" (THESIS/DISSERTATION)
Very good
1979
Concluded
Licenciatura in Mathematics (Romo Educacional) (Licenciatura)
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
"n/a" (THESIS/DISSERTATION)
16 valores (máx. 20)
Affiliation

Teaching in Higher Education

Category
Host institution
Employer
2016 - Current Invited Associate Professor (University Teacher) Universidade de Lisboa, Portugal
2003/05/01 - Current Teacher Coordinator (Polytechnic Teacher) Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
1993 - 2003 Adjunct Teacher (Polytechnic Teacher) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Saúde, Portugal
1988 - 1993 Assistant (Polytechnic Teacher) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal

Other Careers

Category
Host institution
Employer
1975/01/07 - 1988/06 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Ministério da Educação, Portugal

Positions / Appointments

Category
Host institution
Employer
1993 - Current Membro de Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2012/02 - 2016/02 Diretor ou presidente da unidade orgânica Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2013/01 - 2014/12 Membro da Assembleia de Representantes do IPS Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2010/01 - 2012/01 Coordenador do mestrado em Ensino do 1º e 2º ciclos do Ensino Básico Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2008/09 - 2009/11 Diretora Geral de Educação (DGIDC) Ministério de Educação, Portugal
2006/06 - 2008/08 Subdiretor-Geral de Educação (DGIDC) Ministério de Educação, Portugal
2002/07 - 2004/08 President of the Scientific-Technical Council Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
1993 - 1996 Coordenadora do Departamento de Matemática Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal

Others

Category
Host institution
Employer
2016 - Current Centro de investigação UIDEF Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2010 - 2019 Membro do CIEF (Centro de Investigação do IE, Universidade de Lisboa) CIEF, Instituto de Educação, Portugal
Projects

Grant

Designation Funders
2019/10/01 - 2020/06/01 Investigar o uso de recursos educativos digitais pelas crianças
REDs_Sabin2019
Principal investigator
CIEF, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
Ongoing

Contract

Designation Funders
2018/11 - Current Recursos Educativos Digitais - RED .
POCH-04-5267-FSE-000124, 2018 a 2021
Researcher
CIEF, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
Ongoing
2018/09 - Current REASON – Raciocínio Matemático e Formação de Professores
IC&DT – AAC n.º 02/SAICT/2017 – 028022
Researcher
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
2004 - 2007 Developing Number sense: Curricular demands and perspectives
" (FCT POCI/CED/59680/2004(2005/07)
Principal investigator
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
2002 - 2003 Competências de cálculo e sentido de número
CC_IIE_02
Principal investigator
Instituto de Inovação Educacional, Portugal
Instituto de Inovação Educacional
1995 - 1998 Explorar e Investigar para aprender Matemática
JNICT_
Researcher
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
1993/01 - 1997/10 Aprendizagens em Matemática: Um estudo sobre a construção de conceitos
PCSH/CED/920/95
Researcher
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
Outputs

Publications

Book
  1. Boavida, Ana; Brocardo, Joana. Manual de matemática para professores do ensino primário.. Luanda, Angola. 2016.
    Published
  2. Brocardo, Joana. Metodologia do ensino da Matemática: Números e operações. Lisboa, Portugal: Fundação Calouste Gulbenkian. 2010.
    Published
  3. Brocardo, Joana; Ponte, João; Oliveira, Hélia. Investigações matemáticas na sala de aula. Belo Horizonte, Brazil: Autêntica. 2009.
    Published
  4. Brocardo, Joana. Programas de Matemática do 3.º ciclo do ensino básico: Um estudo confrontando Espanha, França, Irlanda, Suécia e Portugal. Centro de Investigação da FCUL (ISBN: 989-85062-0-6). 2006.
    Published
  5. Brocardo, Joana. A transição de uma Escola Preparatória para uma Escola Básica 2, 3.. Lisboa, Portugal: Editorial do Ministério da Educação.. 1998.
  6. Brocardo, Joana. À volta dos números. Setúbal: ESE. 1994.
    Published
Book chapter
  1. Mendes, Fátima; Brocardo, Joana; Oliveira, Hélia. "Building opportunities for learning multiplication". In Teaching multiplication with lesson studies, 233-256. Netherlands: Springer International Publishing, 2020.
    Published
  2. Mendes, Fátima; Brocardo, Joana; Oliveira, Hélia. "Building Opportunities for Learning Multiplication". In Teaching Multiplication with Lesson Study, 241-264. Springer International Publishing, 2020.
    10.1007/978-3-030-28561-6_10
  3. da Ponte, João Pedro; Brocardo, Joana. "Echoes and Influences of Realistic Mathematics Education in Portugal". In International Reflections on the Netherlands Didactics of Mathematics, 209-228. Springer International Publishing, 2019.
    10.1007/978-3-030-20223-1_12
  4. Delgado, Catarina; Mendes, Fátima; Brocardo, Joana; Boavida, Ana. "Avaliação Pedagógica: As aprendizagens iniciais em Matemática". In Avaliação Pedagógica, 97-192. Angola: Ministério de Educação de Angola, 2017.
    Published
  5. Mende, Fatima; Brocardo, Joana; Oliveira, Hélia. "La Multiplicación: Construyendo oportunidades para su aprendizaje". In El Estudio de Clases y las Demandas Curriculares: La Enseñanza de la Multiplicación. Pontificia Universidad Católica de Valparaíso: Valparaíso, Chile, 321-350. 2011.
    Published
  6. Mendes, Brocardo; Brocardo, Joana. "A aprendizagem da multiplicação e o sentido de número". In O sentido de número: Reflexões que entrecruzam teoria e prática, 159-182. Lisboa, Portugal: Escolar Editora, 2008.
    Published
  7. Brocardo, Joana; Serrazina, Lurdes; Vale, Isabel. "Um projecto centrado no sentido do número.". In Investigación en Educación Matemática XII. ISBN: 978-84-934488-9-9., 495-504. Badajoz, Spain, 2008.
  8. Brocardo, Joana; Serrazina, Lurdes; Rocha, Isabel. "Números e Álgebra: desenvolvimento curricular.". In Números e Álgebra na aprendizagem da Matemática e na formação de professores (pp. 65-92). Lisboa: Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação., 65-92. lisboa, Portugal, 2006.
    Published
  9. Brocardo, Joana; Delgado, Catarina; Mendes, Fátima. "Desenvolvendo o Sentido do Número.". In Desenvolvendo o Sentido do Número: Perspectivas e Exigências Curriculares, 7-27. lisboa, Portugal: APM, 2005.
    Published
  10. Brocardo, Joana. "Analizar hipótesis, argumentar y demonstrar". In Antes de la acordada. La represión de la criminalidad rural en el México colonial (1550-1750), 12-25. Barcelona: Graó, 2004.
  11. Brocardo, Joana. "O currículo de Matemática e as atividades de investigação". In Investigações matemáticas na aula e no currículo, 215-226. Lisboa, Portugal: APM, 1999.
    Published
  12. Brocardo, Joana. "Professores, investigação e inovação curricular em Matemática". In Investigações matemáticas na aula e no currículo, 215-226. Lisboa, Portugal: CIEFCUL e APM, 1999.
    Published
  13. Brocardo, Joana. "A resolução de problemas na aula de Matemática". In Resolução de problemas, processos cognitivos, concepção de professores e desenvolviemento curricular, 279-284. Lisboa, Portugal: IIE, 1994.
    Published
Conference paper
  1. Brocardo, Joana. "Tasks to develop flexible multiplicative reasoning". Paper presented in CERME 10, 2017.
    Published
  2. Veia, Luciano; Brocardo, Joana; Ponte, João Pedro da. "Práticas de preparação de uma tarefa de organização e tratamento de dados com características investigativas". 2014.
  3. Brocardo, Joana; Mendes, Fátima; Delgado, Catarina. "Entrevistas clínicas para estudar a flexibilidade no cálculo numérico". 2014.
  4. Veia, Luciano; Brocardo, Joana; Ponte, João Pedro; Brocardo, Joana; Ponte, João Pedro da. "Uma tarefa de investigação em organização e tratamento de dados no 1.º ciclo: Realização da tarefa e reflexão da professora". Paper presented in XXV Seminário de Investigação em Educação Matemática, Braga, 2014.
    Published • 10.17648/galoa-cbee-6-30374
  5. Brocardo, Joana; Brocardo, Joana; Mendes, Fátima; Delgado, Catarina. "Flexible calculation: key ideas from students' solutions". Paper presented in Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education, Kiel, 2013.
    Published
  6. Mendes, Fátima; Brocardo, Joana; Oliveira, Hélia. "Evolution of students' mathematical procedures to solve division tasks". Paper presented in International Group for the Psychology of Mathematics Education, Kiel, 2013.
  7. Delgado, Catarina; Brocardo, Joana; Oliveira, Hélia. "Selecting and adapting mathematical tasks that foster number sense development: the practice of one primary teacher". Paper presented in Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education, Kiel, 2013.
    Published
  8. Mendes, Fátima; Brocardo, Joana; Oliveira, Hélia. "3rd year pupils' procedures to solve multiplication tasks". Paper presented in ICME, Seul, 2012.
    Published
  9. Delgado, Catarina; Brocardo, Joana; Oliveira, Hélia. "Práticas de seleção e construção de tarefas que visam o desenvolvimento do sentido do número: o caso do professor Manuel". 2012.
  10. Mendes, Fátima; Brocardo, Joana; Oliveira, Hélia. "Students' procedures on multiplication tasks". Paper presented in 35th Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education, Ankara, 2011.
    Published
  11. Duarte, José; Brocardo, Joana. "Developing algebraic thinking with ICT". Paper presented in 35th Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education, Ankara, 2011.
  12. Delgado, Catarina; Brocardo, Joana; Oliveira, Hélia. "Teachers' pratices and number sense development in elementary school". Paper presented in In Proceedings of the 35th Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education: Developing mathematical thinking, Ankara., Ankara, 2011.
    Published
  13. Mendes, Fátima; Oliveira, Hélia; Brocardo, Joana. "As potencialidades de sequências de tarefas na aprendizagem da multiplicação". 2011.
  14. Mendes, Fátima; Brocardo, Joana; Oliveira, Hélia. "Evolution of pupils' mathematical procedures to solve multiplication tasks". Paper presented in 35th Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education, Ankara, 2011.
  15. Duarte, José; Brocardo, Joana; Ponte, João Pedro da. "Tecnologias e pensamento algébrico: conhecimento é prática de duas professoras de matemática". 2011.
  16. Mendes, Fátima; Brocardo, Joana; Salvado, Isabel; Fátima, Mendes; Brocardo, Joana; Savado, Isabel. "Investigação e prática de ensino: uma relação poderosa". Paper presented in II Encontro de Estudos Locais do Distrito de Setúbal, In Estudos locais do distrito de Setúbal, Setúbal, Setúbal, 2011.
    Published
  17. Brocardo, Joana. "Uma linha de desenvolvimento do cálculo mental: Começando no 1.º ano e continuando até ao 12.º ano". Paper presented in Profmat 2011, Lisboa, 2011.
    Published
  18. Brocardo, Joana; Delgado, Catarina. "Desafios e complexidades na concepção e exploração de tarefas para o desenvolvimento do sentido do número". 2009.
  19. Delgado, Catarina; Brocardo, Joana. "Developing number sense: The teacher’s role". Paper presented in Delgado, C. & Brocardo, J. (2009). Developing number sense: The teacher’s role. In M. Tzekaki, M. Kaldrimidou & H. Sakonidis (Eds.) Proceedings of the 33rd Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education (vol.1, p. 366)., Thessaloniki, 2009.
    Published
  20. Brocardo, Joana; Serrazina, Lurdes; Rocha, Isabel; Mendes, Fátima; Menino, Hugo; Ferreira, Elvira. "Um projecto centrado no sentido do número". 2008.
  21. Brocardo, Joana; Serrazina, Lurdes; Rocha, Isabel. "Constructing multiplication: different strategies used by pupils". Paper presented in 30th conference of the International Group for the Psychology of Matematics Education, 2007.
    Published
  22. Torres, João; Brocardo, Joana. "O papel das Tecnologias da Informação e Comunicação num projecto de desenvolvimento curricular". 2006.
  23. Torres, João; Brocardo, Joana. "Le rôle des technologies de l'informations et de la communication dans un projet de développement curriculaire". Paper presented in CIEAEM 58, Srin, 2006.
    Published
  24. Brocardo, Joana; Delgado, Catarina; Mendes, Fátima; Rocha, Isabel; Serrazina, Lurdes. "Números e álgebra: desenvolvimento curricular". 2005.
  25. Moreira, Darlinda; Brocardo, Joana; Braumman, Carlos; Ponte, João Pedro da. "A matemática e diferentes modelos de formação". 2003.
  26. Santos, Leonor; Brocardo, Joana; Pires, Manuela; Rosendo, Ana Isabel. "Investigações matemáticas na aprendizagem do 2º ciclo do ensino básico ao ensino superior". 2002.
  27. Brocardo, Joana; Boavida, Ana. "Pre-service mathematics teacher education: How to deal with new challenges.". Chichester, 2000.
Edited book
  1. Canavarro, M. C.. Recursos na Educação Matemática. Lisboa, Portugal. 2016.
    Published • Editor
  2. Brocardo, Joana. Tarefas Matemáticas. Lisboa, Portugal: SPIEM. 2014.
    Published • Editor
  3. Brocardo, Joana. O sentido do número: reflexões que entrecruzam teoria e prática. Lisboa: Escolar Editora. Lisboa, Portugal: Escolar Editora. 2007.
    Editor
  4. Brocardo, Joana. Mathematics education: Paths and crossroads. Lisboa, Portugal: APM. 2005.
    Published • Editor
Journal article
  1. Cebola, Graça; Brocardo, Joana. "Estratégias, Representações e Flexibilidade na Resolução de Tarefas de Comparação Multiplicativa". Bolema: Boletim de Educação Matemática 33 64 (2019): 568-590. http://dx.doi.org/10.1590/1980-4415v33n64a06.
    Open access • 10.1590/1980-4415v33n64a06
  2. Mendes, Fátima; Brocardo, Joana; Oliveira, Hélia. "Especificidades e desafios da design research: o exemplo de uma experiência de ensino no 1.º ciclo". Quadrante XXV 51 (2016): 75. http://dx.doi.org/10.4025/bolgeogr.v28i1.8628.
    Published • 10.4025/bolgeogr.v28i1.8628
  3. Brocardo, Joana. "Developing flexible-adaptive reasoning and computing: Pedro's understanding of the task prawn skewers". JETEN 1, 2015 (2015): 86-100.
  4. Brocardo, Joana; Kraemer, Jean-Marie; Mendes, Fátima; Delgado, Catarina. "Developing flexible-adaptive reasoning and computing: Pedro's understanding of the task "Prawn skewers". 10 (2015): 86-100.
    Published
  5. Brocardo, Joana; Kraemer, Jean-Marie; Mendes, Fátima; Delgado, Catarina. "Developing flexible-adaptive reasoning and computing: Pedro’s understanding of the task “Prawn skewers”". Journal of the European Teacher Education Network 80 (2015): 86-100.
    Open access
  6. Delgado, Catarina; Brocardo, Joana; Oliveira, Hélia. "Investigar as práticas do professor num contexto de trabalho colaborativo: Potencialidades e desafios". Medi@ções 2 3 (2014): 85-110.
    Published
  7. Mendes, Fátima; Brocardo, Joana; Hélia, Oliveira. "A evolução dos procedimentos usados pelos alunos: contributo de uma experiência de ensino centrada na multiplicação". Quadrante XXII 47 (2013): 133-162. http://dx.doi.org/10.28998/rl.v1i47.913.
    Published • 10.28998/rl.v1i47.913
  8. Brocardo, Joana. "Uma "lente" para analisar tarefas numéricas", Educação e Matemática, 115: 47 - 52.". Educação e Matemática 115 (2011): 47-52.
    Published
  9. Brocardo, Joana; Mendes, Fátima; Oliveira, Hélia. "Os procedimentos usados pelos alunos do 1.º ciclo quando resolvem tarefas de multiplicação e a sua evolução. Indagatio Didactica. Universidade de Aveiro: Aveiro". Indagatio Didactica (2011):
    Open access • Published
  10. Brocardo, Joana; Brocardo, Joana. "Trabalhar os números racionais numa perspectiva de desenvolvimento do sentido de número .". Educação e Matemática 109 (2010): 15-23. http://hdl.handle.net/10400.26/5693.
    Published
  11. Torres, João; Brocardo, Joana; Brocardo, Joana. "A utilização da tecnologia da informação e comunicação num projeto de desenvolvimento curricular". Medi@ções 1 1 (2009): 83-107. http://hdl.handle.net/10400.26/5542.
    Open access • Published
  12. Brocardo, Joana; Serrazina Lurdes; Kreamer, Jean Marie; Chiaretto, Marcelo; Vieira, Rosimary Alves; Brocardo, Joana; Serrazina, Lurdes; Kroemer, Jean-Marie. "Algoritmos e sentido do número". Educação e Matemática 75 (2003): 11-15. http://hdl.handle.net/10400.26/8028.
    Published • 10.17851/2359-0076.13.15.106-111
  13. Brocardo, Joana; Mendes, Fátima. "Processos usados na resolução de tarefas estatísticas". Quadrante 10 1 (2001): http://dx.doi.org/10.3895/s1808-04482014000100006.
    10.3895/s1808-04482014000100006
  14. Brocardo, Joana; Mendes, Brocardo. "Processos usados na resolução de tarefas estatísticas". Quadrante 1 10 (2001): 33-58.
    Published
  15. Brocardo, Joana. "As demonstrações da Vânia". Educação e Matemática 60 (2000): 11-13.
    Published
  16. Brocardo, Joana; Brunheira, Lina. "Gestão flexível do currículo". Educação e Matemática 55 (1999): 7-11.
    Published
  17. Brocardo, Joana. "Os currículos de matemática: Como têm evoluído". Educação e Matemática 50 (1998): 32-38.
    Published
  18. Brocardo, Joana. "A necessidade de professores de Matemática e a sua formação inicial: uma relação difícil". Educação e Matemática 31 (1994):
  19. Brocardo, Joana; Semedo, Olinda; Albuquerque, Teresa. "Uma experiência de resolução de problemas no 7º ano de escolaridade". Educação e Matemática 28 (1993): 5-8.
  20. Brocardo, Joana; Lobato, Guilhermina; Albuquerque, Teresa. "Resolução de problemas de Matemática: para quê?". Noesis 21 (1991): 33-35.
    Published
Manual
  1. Brocardo, Joana; Mendes, Fátima; Delgado, Catarina. Números e operações: 1º ano: números naturais, operações com números naturais, regularidades. Lisboa, Portugal. 2010.
    Published
  2. Mendes, Fátima; Brocardo, Joana; Delgado, Catarina. Números e operações: 3º ano: números naturais, operações com números naturais, regularidades. Lisboa, Portugal: DGIDC/ME. 2010.
    Published
  3. Brocardo, Joana. Metodologia do ensino da matemática: Números e operações - Material Pedagógico publicado. Setúbal, Portugal: ESE/IPS. 2010.
    Published
  4. Brocardo, Joana; Mendes, Fátima; Delgado, Catarina. Desenvolvendo o sentido do número: Perspectivas e exigências curriculares. Materiais para o educador e para o professor do 1.º ciclo (vol. II).. Lisboa, Portugal: APM. 2007.
    Published
  5. Brocardo, Joana. Desenvolvendo o sentido do número: Perspectivas e exigências curriculares. Materiais para o educador e para o professor do 1.º ciclo (vol. I). Lisboa, Portugal: APM. 2005.
    Published
  6. Brocardo, Joana; Mendes, Brocardo; Carvalho, Raúl. Ensino da Matemática. Portugal: Fundação Calouste Gulbenkian. 1997.
    Published
Thesis / Dissertation
  1. Brocardo, Joana, 1956-. "As investigações na aula de matemática: um projecto curricular no 8.º ano". PhD, 2001. http://hdl.handle.net/10451/3101.
  2. Brocardo, Joana. "Porfírio. J. (1993). A resolução de problemas na aula de Matemática: Uma experiência no 7º ano de escolaridade (tese de mestrado, Universidade de Lisboa).". Master, Fundação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, 1993.
Working paper
  1. Mendes, Fátima; Brocardo, Joana; Oliveira, Hélia. 2011. "A multiplicação: Construir oportunidades para a sua aprendizagem". http://hdl.handle.net/10451/7088.
Activities

Oral presentation

Presentation title Event name
Host (Event location)
2020/06 In-service teacher education for promoting mathematics reasoning in primary school (Communication at ICMI 14 Shangai) Communication at ICMI 14 Shangai
2019/04 O perfil do aluno aluno século XXI. Práticas mobilizadoras e transformadoras no âmbito de Autonomia e Flexibilidade Curricular
CFP e CM de Loulé
2019/02 Exploring students adaptive use of domain specific knowledge 11th Congress of European Research in Mathematics Education (CERME 11)
Universidade de Utrecht (Utrecht)
2018/09 Sentido de número e pensamento algébrico: características, relações e aprendizagem com sucesso. V Encontro de Educação Matemática. São Carlos. Brasil. (2018)
Universidade Federal de São Carlos (São Carlos, Brazil)
2017 O conhecimento do professor no ensino da estatística: Um estudo numa turma de 4.º ano Desafios da Investigação no Ensino Superior Politécnico”,Setúbal,2017 (Comunicação). IV Encontro Entre a Teoria, os Dados e o Conhecimento
ESE/IPS (Setúbal, Portugal)
2017 Tasks to develop flexible multiplicative reasoning, 10th Congress of European Research in Mathematics Education (CERME 10),Dublin,2017
Universidade de Dublin (Dublin, Ireland)
2016/04 Teacher Education in context ETEN - European Teacher education Network.
ESE/IPS (Setúbal, Portugal)
2016 Designing tasks for adaptative/flexible multiplicative reasoning 13th International Congress on Mathematical Education (ICME13)
Universidade de Hamburgo (Hamburgo)
2014 Diferentes visões sobre a aprendizagem dos números racionais: Refletir para perspetivar práticas Algarmat 2014 Encontro Regional de Professores de Matemática Olhão
AMP - Núcleo do Algarve (Olhão, Portugal)
2014 Exploring flexibility in mental calculation in the domain of multiplicative reasoning ECER 2014 The Past, Present and Future of Educational Research in Europe,
Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2013 Cálculo mental flexível: Desafios e complexidades XVI Encontro Nacional de Professores A Matemática nos Primeiros Anos Pré, 1º e 2º Ciclos
ESE Santarém (Santarém, Portugal)
2012 Uma linha de desenvolvimento do cálculo mental: Começando no 1.º ano e continuando até ao 12.º ano ViseuMat
APM - Viseu (Viseu, Portugal)
2012 3rd year pupils' procedures to solve multiplication tasks, 12th International Congress on Mathematical Education (ICME 12)
Universidade de Seul (Seul, South Korea)
2011/07 Desenvolvendo o cálculo mental ProfMat2011
APM - Universidade de Lisboa (lisboa, Portugal)
2011 Evolution of pupils' mathematical procedures to solve multiplication tasks Trabalho apresentado em 35th Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education (PME 35)
Universidade Ankara (Ankara, Turkey)
2011 "Teachers' practices and number sense development in elementary school" 35th Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education (PME 35)
Universidade de Ankara (Ankara, Turkey)
2010 Trabalhar os números racionais numa perspectiva de desenvolvimento de sentido de número. Seminário do programa de Formação de Professores, (2010).
ESE Viseu (Viseu, Portugal)
2010 Investigação e prática de ensino: Uma relação poderosa II Encontro de Estudos Locais do Distrito de Setúbal
ESE/IPS (Setubal, Portugal)
2009 Desafios e complexidades na concepção e exploração de tarefas para o desenvolvimento do sentido do número. XIX Encontro de Investigação em Educação Matemática
Universidade de Trás-os-montes e Alto Douro (Vila Real, Portugal)
2006 Desenvolvimento curricular: Contributos de um projecto centrado no sentido do número Encontro de Investigação em Educação Matemática
APM (Monte Gordo)
2003 Investigações matemáticas: um projecto de desenvolvimento curricular. XIV Encontro de Investigação em Educação Matemática
APM - ESE de Leiria (Leiria, Portugal)

Supervision

Thesis Title
Role
Degree Subject (Type)
Institution / Organization
2015 - Current Comparação multiplicativa e cálculo flexível: Um passo para a proporcionalidade,
Supervisor of Graça Cebola
Doutoramento (PhD)
Instituto de Educação - Universidade de Lisboa, Portugal
2018 - 2018 O conhecimento para ensinar estatística: Uma reflexão sobre a prática de uma professora numa turma de 4.º ano
Supervisor of Raquel Vicente Quintinha
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2017 - 2018 Diferenciar em matemática: as potencialidades das tarefas paralelas no desenvolvimento do cálculo mental - Relatório de mestrado
Supervisor of Catarina Lopes
Mestrado Pré-Pri (Master)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2017 - 2018 Feedback e resolução de problemas de matemática: uma experiência com alunos do 4º ano - relatório de mestrado
Supervisor of Anabela Ornelas
Mestrado Pré/Pri (Master)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2016 - 2018 Um estudo sobre a relação entre a autoeficácia na resolução de tarefas numéricas e o sentido de número de alunos do Ciclo de alfabetização
Co-supervisor of Giovana Pereira Sander
Doutoramento (PhD)
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Brazil
2016 - 2016 Resolução de problemas com números racionais: Um estudo com alunos do 5.º ano de escolaridade, 2016.
Supervisor of Anabela Pacheco Vieira Canelas,
Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico) (Master)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2016 - 2016 A utilização de materiais na aprendizagem da geometria
Supervisor of Joana Filipa Queirós Martins
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2016 - 2016 Um estudo comparativo em grupos colaborativos de professores que ensinam Matemática no estado de São Paulo, no Brasil e em Portugal (Pós-doc)
Supervisor of Zionice Garbelini Martos Rodrigues
Instituto de Educação - Universidade de Lisboa, Portugal
2015 - 2015 Resolução de tarefas multiplicativas: O conhecimento pessoal de alunos do 3º ano
Supervisor of Milene Alexandra Lopes Farinha
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2011 - 2014 As práticas do professor e o desenvolvimento do sentido de número: Um estudo no 1.º ciclo - tese Doutoramento
Supervisor of Catarina Delgado
Doutoramento em Educação (PhD)
Instituto de Educação - Universidade de Lisboa, Portugal
2013 - 2013 Desenvolver o cálculo mental no contexto da resolução de problemas de adição e subtração: Um estudo com alunos do 2.º ano de escolaridade, 2013
Supervisor of Nuno Miguel Ferreira Oliveira
Mestrado em Educação, Didática da Matemática (Master)
Instituto de Educação - Universidade de Lisboa, Portugal
2013 - 2013 Os registos dos alunos na resolução de problemas de proporcionalidade, 2013.
Supervisor of Diana Medeiros
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2010 - 2013 A aprendizagem da multiplicação e o desenvolvimento do sentido de número: Um estudo com alunos do 1.º ciclo - Tese de doutoramento
Supervisor of Fátima Mendes
Doutoramento em Educação - Didática da Matemática (PhD)
Instituto de Educação - Universidade de Lisboa, Portugal
2009 - 2012 Tecnologias e pensamento algébrico: Um estudo sobre o conhecimento profissional dos professores de Matemática - Tese de doutoramento
Supervisor of José António de Oliveira Duarte
Doutoramento em Educação - Didática da Matemática (PhD)
Instituto de Educação - Universidade de Lisboa, Portugal
2011 - 2011 O ensino da Matemática em Portugal - Estágio pós-graduação do Programa da Pró-Reitoria de Pós-Graduação da Universidade Estadual Paulista , 2011. (Orientador).
Supervisor of Mara Sueli
Estágio Pós Graduação (Other)
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Câmpus de Bauru, Brazil
2011 - 2011 Números naturais e subtração: Um estudo no 1.º ciclo, 2011.
Supervisor of Fátima Gonçalves
Mestrado em Educação, Didática da Matemática (Master)
Instituto de Educação - Universidade de Lisboa, Portugal
2007 - 2007 Explorações e investigações matemáticas e a aprendizagem da geometria
Supervisor of Marta Procópio
Fundação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Portugal
2006 - 2006 O papel das tecnologias de informação e comunicação: O caso de um projecto de desenvolvimento curricular sobre o sentido do número
Supervisor of João Vítor Torres
Mestrado em Educação, Didáctica da Matemática
Fundação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Portugal
2006 - 2006 Actividades de carácter investigativo em ambientes de geometria dinâmica. Um estudo com alunos de 6º e 7º Anos, 2006. Dissertação (Mestrado em Educação, Didáctica da Matemática) Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa
Supervisor of Isabel Maria Aleixo dos Reis Gorgulho
Mestrado em Educação, Didática da Matemática (Master)
Fundação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Portugal
2004 - 2004 A estatística no 1.º Ciclo: Uma abordagem no 3.º ano de escolaridade
Supervisor of Teresa Olga da Costa Duarte
Mestrado em Educação, Didática da Matemática (Master)
Fundação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Portugal

Event organisation

Event name
Type of event (Role)
Institution / Organization
2018/11/08 - 2018/11/08 Um olhar sobre a Investigação em Educação em Matemática, Ciências Naturais e Tecnologias - Seminário de caráter pedagógico destinado aos estudantes dos Mestrados em Educação e Ensino (2018/11/09 - 2018/11/09)
Meeting (President of the Organising Committee)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2018/01 - 2018/08 Simpósio Convidado “A investigação sobre a prática na formação inicial de professors: contributos de estudos focados no ensino da Matemática e das Ciências” - Evento de caráter científico (2018/07)
Congress (Member of the Organising Committee)
2017/11 - 2017/11 Um olhar sobre a Investigação em Educação em Matemática - Seminário de caráter pedagógico destinado aos estudantes dos Mestrados em Educação e Ensino (2017/11/22 - 2017/11/22)
Meeting
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2016 - 2016 ETEN 2016 The European Teacher Education Network Conference (2016 - 2016)
Conference (Co-organisor)
2014 - 2014 "A aprendizagem da escrita", Conferência proferida por Inês Sim-Sim - Evento de natureza pedagógico destinados aos estudantes da ESE/IPS e aos professores da Zona de Setúbal (2014 - 2014)
Conference (Co-organisor)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2014 - 2014 Encontro de Investigação em Educação Matemática - evento de carácter científico (2014 - 2014)
Congress (Member of the Organising Committee)
Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática - SPIEM, Portugal
2013 - 2013 Conferência "Tecendo tempos e andamentos na educação de infância", Teresa Vasconcelos - Evento de natureza Pedagógico destinado a estudantes da ESE/IPS e a professores e educadores da região de Setúbal (2013 - 2013)
Conference (Co-organisor)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2013 - 2013 Encontro em Memória de Paulo Abrantes: Matemática para todos, Matemática com todos,2013 - Evento de carácter científico (2013 - 2013)
Conference (Member of the Organising Committee)
Associação de Professores de Matemática - APM, Portugal
2010 - 2010 Seminário de investigação em Educação Matemática - Seminário de natureza científica (2010 - 2010)
Congress (Member of the Organising Committee)
Associação de Professores de Matemática - APM, Portugal
2007 - 2007 Seminário intermédio do Programa de Formação contínua de professores - Evento de caráter pedagógico destinado aos professores de 1.º Ciclo da Zona de Setúbal (2007/03/23 - 2007/03/23)
Meeting (President of the Organising Committee)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2006 - 2006 Encontro Nacional de Professores de Matemática - Evento de caráter pedagógico (2006 - 2006)
Congress (President of the Organising Committee)
Associação de Professores de Matemática - APM, Portugal
2005 - 2005 XVI Seminário de Investigação em Educação Matemática (XVI SIEM) (2005 - 2005)
Seminar (Member of the Organising Committee)
2002 - 2002 Encontro: A Matemática nos primeiros anos - Evento de carácter pedagógico realizado na ESE/IPS (2012/02 - 2012/02)
Meeting (President of the Organising Committee)
Associação de Professores de Matemática - APM, Portugal
1997 - 1997 CIEAEM 49, realizado em Setúbal (1997 - 1997)
Congress (Co-organisor)

Event participation

Activity description
Type of event
Event name
Institution / Organization
2019/05/29 - 2019/05/29 Gestech EDU: gestão do sistema educativo. Conferência organizada pelo Instituto de Gestão Financeira da Educação
Conference
Gestech EdU: Gestão do sistema educativo
2018/08 - 2018/09 Mobilidade Internacional (8 dias) Participação por convite na conferência EEMAI 2018 (https://eemai2018.faiufscar.com/pagina/2504-programa%C3%A7%C3%A3o-#/) e responsável por dinamizar sessões sobre investigação em educação matemática para os estudantes de pós-graduação da Universidade de São Francisco e da Universidade Federal de São Carlos. Dei igualmente aulas aos estudantes de Licenciatura da Universidade de São Carlos. EEMAI 2018
Universidade Federal de Campina Grande Centro de Formação de Professores, Brazil
2011/09 - 2011/09 Mobilidade Internacional. Visita, a convite do professor Nelson Pirola à Unesp - Universidade Estadual Paulista - Campus de Bauru (15 dias). Lecionei um mini-curso sobre investigação em educação matemática destinado aos estudantes da pós-graduação, realizei uma conferência gravada por uma rádio do Estado de São Paulo e dinamizei uma ação de formação contínua destinada a professores em exercício.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Câmpus de Bauru, Brazil
2011 - 2011 Mobilidade Internacional - Bolsa concedida pelo IPS para participar na Semana internacional do University College UCC, Copenhage (8 dias) Durante a semana dei aulas a várias turmas do University Colleage, participei num seminário de investigação e realizei visitas a escolas. Semana Internacional
1996 - 1999 Mobilidade internacional - Coordenadora institucional de um Tempus Mobility Joint European Project. Este projeto envolveu a mobilidade de docentes e estudantes. Participei em três ações de uma semana cada uma, nos seguintes locais: Universidade de Rzeszowie (PL) (1997, 1999), Regentaat Normal School RENO (B) (1998). Participei, ainda, em todas as atividades de coordenação do projeto e à integração de estudantes Polacoe e envio de estudantes da ESE para a Polónia Mobilidade Internacional - Tempus Mobility Joint European Project

Jury of academic degree

Topic
Role
Candidate name (Type of degree)
Institution / Organization
2018/12 A Dança como contexto para a aprendizagem da Matemática
(Thesis) Arguer
Mercedes Prieto Martinez (PhD)
Universidade de Évora, Portugal
2017 Sentido de número e Estatística: Uma investigação com crianças do 1.º ciclo de alfabetização
(Thesis) Arguer
Sandra Gonçalves Vilas Bôas Campos (PhD)
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Câmpus de Rio Claro, Brazil
2016 Cálculo mental com números racionais : um estudo com alunos do 6º ano de escolariedade - Doutoramento
(Thesis) Arguer
Renata Carvalho (PhD)
Instituto de Educação - Universidade de Lisboa, Portugal
2015 Desdobramento da programação de computadores na potencialização dos processos auxiliares da aprendizagem em alunos participantes no projeto escola de Hackers
(Thesis) Arguer
Fernanda Batistela (PhD)
Fundação Universidade de Passo Fundo, Brazil
2013 Desenvolvimento do pensamento algébrico
(Thesis) Arguer
Ana Rézio (PhD)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Portugal
2013 A aprendizagem dos números racionais através das conexões entre as suas representações: Uma expenriência de ensino no 2º ciclo do Ensino Básico
(Thesis) Arguer
Hélia Margarida Gaspar Lopes Ventura (PhD)
2013 O desenvolvimento do pensamento algégbrico na formação inicial e professores dos primeiros anos
(Thesis) Arguer
Neuza Cristina Vicente Branco (PhD)
Instituto de Educação - Universidade de Lisboa, Portugal
2012 O desenvolvimento do raciocínio proporcional: Percursos de aprendizagem de alunos do 6.º ano de escolaridade
(Thesis) Arguer
Ana Isabel Silvestre (PhD)
Instituto de Educação - Universidade de Lisboa, Portugal
2012 O desenvolvimento de sentido de número no contexto da resolução de problemas de adição e subtração
(Thesis) Arguer
Elvira da Graça Ferreira (PhD)
Instituto de Educação - Universidade de Lisboa, Portugal
2012 Sentido de número e desempenho na Matemática: Diagnóstico e acompanhamento em alunos do 1.º ciclo
(Thesis) Arguer
Lília Sofia Ferreira Lopes Marcelino (PhD)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Estudos do Território Cultura e Desenvolvimento, Portugal
2011 O desenvolvimento de sentido da multiplicação e da divisão de números racionais - doutoramento
(Thesis) Main arguer
Hélia Pinto (PhD)
Instituto de Educação - Universidade de Lisboa, Portugal
2011 Histórias com problemas e a sua ligação à promoção da numeracia e da literacia no 1.º ciclo do ensino básico
(Thesis) Arguer
Maria de Fátima Morais Sardinha (PhD)
2010 A formação de professores de Matemática no Instituto Superior de Superior de Ciências de Educação em Benguela - Angola: Um estudo sobre o seu desenvolvimento
(Thesis) Arguer
Aberto Domingos Jacinto Quitembo (PhD)
Instituto de Educação - Universidade de Lisboa, Portugal
2010 Relação família/escola - duas realidades. Uma visão de Ecologia Humana
(Thesis) Arguer
Helder Nuno Martins Costa (PhD)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2010 El sentido del número: Una experiência de aprendizagem y desarrollo en education infantl
(Thesis) Arguer
Maria Vitória Valdez Faria Rodrigues (PhD)
Universidade de Extremadura, Spain
2007 O professor estagiário de Matemática e a integração das tecnologias na sala de aula - Doutoramento
(Thesis) Arguer
Nélia Amado (PhD)
Universidade do Algarve, Portugal
2005 Modelo do pensamento visual-espacial: transformações geométricas no início da escolaridade
(Thesis) Arguer
Maria da Conceição Monteiro da Costa (PhD)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
2003 Práticas de ensino da Matemática
(Thesis) Arguer
Ana Paula Canavarro (PhD)
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal

Association member

Society Organization name Role
2012 - Current Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática Membro
1989 - Current Associação de Professores de Matemática Sócio

Committee member

Activity description
Role
Institution / Organization
2018/01/23 - Current Júri para recrutamento de um professor coordenador na área de formação de professores
Member
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2012 - Current Membro do Conselho Científico da revista Medi@ções (revista com revisão por pares)
Member
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
1998 - Current Membro do Conselho editorial da revista Quadrante (revista de investigação em Educação Matemática, revista com revisão por pares)
Member
Associação de Professores de Matemática - APM, Portugal
2018/02 - 2018/06 Comissão Científica do XIVCongresso de Ciências de Educação
Member
Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Portugal
2018/01 - 2018/03 Comissão Científica do II encontro A formação de educadores e professores na universidade de Évora
Member
Universidade de Évora, Portugal
2018 - 2018 Comissão Científica do VIII SEMAT – Seminário Nacional da Licenciatura em Matemática
Member
Instituto Federal do Espírito Santo, Campus Cachoeiro de Itapemirim, Brazil
2017/02 - 2017/06 Comissão Cientifica do XIIICongresso de Ciências de Educação
Member
Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Portugal
2016 - 2017 Elemento do grupo de Trabalho nomeado pelo Ministério de Educação para criar o perfil de competências após 12 anos de escolaridade.
Member
Ministério da Educação, Portugal
2013 - 2016 Representante da ESE/IPS no ETEN European Teacher Education Network
Other
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2013 - 2015 Participação em atividades de relação com a comunidade - Membro externo, em representação da ESE/IPS, do Conselho Geral da Escola Secundária de Bocage, Setúbal
Member
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2012 - 2015 Diretora da revista Quadrante (revista de investigação em Educação Matemática, revista com revisão por pares)
Director
Associação de Professores de Matemática - APM, Portugal
2012 - 2015 Diretora da revista Quadrante
2014 - 2014 Comissão Científica do Encontro de investigação em Educação Matemática, da Sociedade Portuguesa de Matemática Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática - SPIEM, Portugal
2012 - 2012 Organização de Grupo de Trabalho sobre Números e Operações na 12th International Congress on Mathematical Education (ICME12), realizado em Seul 2
Coordinator
2009 - 2009 Comissão Organizadora e Comissão Científica da Conferência sobre o Ensino da Matemática II
Coordinator
Ministério da Educação, Portugal
2008/05 - 2008/05 Comissão Organizadora e Comissão Científica da Conferência sobre o Ensino da Matemática I
Coordinator
2008 - 2008 Conferência Internacional sobre o Ensino da Matemática
Coordinator
Ministério da Educação, Portugal
2006 - 2008 Coordenadora do Plano da Matemática I. Plano desenvolvido a nível nacional sob tutela do Ministério de Educação.
Coordinator
Ministério da Educação, Portugal
1997 - 2007 Membro da International Commission for the Study and Improvement of Mathematics Education
Member
2001/01/03 - 2006/12/31 Membro do Conselho Redatorial da revista Educação e Matemática
Member
Associação de Professores de Matemática - APM, Portugal
2006 - 2006 Comissão Científica do Seminário de Investigação em Educação Matemática
Coordinator
Associação de Professores de Matemática - APM, Portugal
1998 - 2003 Sub-diretora da revista Quadrante (revista de investigação em Educação Matemática, revista com revisão por pares)
Other
Associação de Professores de Matemática - APM, Portugal
2001 - 2001 Comissão Científica do CIEAEM 53, realizado em Verbânia
Member
International Commission for the Study and Improvement of Mathematics Teaching, Switzerland
1999 - 1999 Comissão Científica do CIEAEM 51, realizado em Chichester
Member
International Commission for the Study and Improvement of Mathematics Teaching, Switzerland
1998 - 1998 Comissão Científica do CIEAEM 50, realizado em Neuchatel
Member
International Commission for the Study and Improvement of Mathematics Teaching, Switzerland
1997 - 1997 Comissão Científica do CIEAEM 49, realizado em Setúbal
Member
1994 - 1996 Prestação de serviço ao exterior -Projecto de Apoio ao Instituto Pedagógico de Cabo Verde
Coordinator
Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal

Conference scientific committee

Conference name Conference host
2018 - 2018 XV Conferência Iberoamericana Medelín, Colômbia
2016/04 - 2017/03 Congresso Ibero-americado em Educação Matemática CIBEM 2017 Madrid
2014 - 2014 Encontro de Investigação em Educação Matemática, SPIEM Setúbal
2012 - 2012 International Congress of Mathematics Education ICME 12 Coreia do Sul
2008 - 2008 Encontro de Investigação em Educação Matemática Évora
2008 - 2008 International Congress of Mathematics Education, ICME 11 México

Consulting

Activity description Institution / Organization
2018/04 - Current Parecer sobre os Currículo dos ensinos básico e secundário - relatora do parecer escrito elaborado pelo Conselho Nacional de Educação
2016 - 2019/03 Prestação de serviço ao exterior - Projeto Aprendizagem Para Todos. Elemento da equipa do PAT - projeto com o Ministério de Educação de Angola Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
1994 - 2016 Consultoria na área do Desenvolvimento Curricular e na Formação de Professores - Projeto Desenvolvimento Curricular do Ensino Básico, República Popular de Angola. Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal
2010 - 2012 Prestação de Serviço ao exterior - Avaliação de manuais escolares de Matemática - PSE da ESE/IPS com a Direção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular (ME) Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2010 - 2011 Prestação de Serviço ao Exterior - Participação no Projecto de Formação de Formadores de Professores do Ensino Primário do Ministério de Educação de Angola Escola do Magistério Primário de Benguela. Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2007 - 2009 Conselho Consultivo da DGIDC para implementação do novo programa de Matemática do Ensino Básico Ministério da Educação, Portugal

Course / Discipline taught

Academic session Degree Subject (Type) Institution / Organization
2018 - 2018 Ação de Formação (Litoral Alentejano) - Matemática 1º e 2º CEB: perspetivas sobre o ensino e a aprendizagem (6 horas)
2018 - 2018 Ação de Formação (Ordem de Santiago) - Matemática 1º e 2º CEB: perspetivas sobre o ensino e a aprendizagem (6 horas)
2018 - 2018 Ação de Formação (Seixal) - Matemática 1º CEB: perspetivas sobre o ensino e a aprendizagem (6 horas)
2016 - 2016 Oficina de Formação sobre a aprendizagem da Matemática para professores do 1.º e 2.º Ciclos, 2016 (Aperfeiçoamento, 30 horas), promovido por Escola Portuguesa de Macau (Outros)
2001 - 2002 Formadora do Círculo de Estudos “Aprender Matemática Investigando” (formação à distância, 60 horas) promovido pelo Departamento de Educação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa ( 2 edições 2001/2002, 2002/2003). Fundação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Portugal
1994 - 1996 Formação de Quadros Pedagógicos para o Ministério da Educação da República de Moçambique ( 60 horas + 30 horas - orientação de monografias na área da Matemática) (Bacharelato)

Evaluation committee

Activity description
Role
Institution / Organization Funding entity
2017 - Current Comissão de Avaliação Docente da ESE/IPS
Evaluator
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2006 - 2008 Comissão de acompanhamento do Plano da Matemática I
Member
Ministério da Educação, Portugal
2001 - 2002 Auditora de provas de aferição de Matemática
Specialist
Gabinete de Avaliação Educacional, Portugal

Journal scientific committee

Journal title (ISSN) Publisher
2018 - 2018 Quadrante (0872-3915) APM
2017 - 2017 Quadrante (0872-3915) APM
2017 - 2017 RIPEM (2238-0345) Sociedade Brasileira de Educação Matemática
2015 - 2015 International Journal of Educational Studies in Mathematics (2148-5984) International Journal of Educational Studies in Mathematics (IJESIM)
2014 - 2014 International Journal of Educational Studies in Mathematics (0013-1954 ) Springer
2014 - 2014 Revista Portuguesa de Educação (2183-0452) University of Minho
2013 - 2013 Journal of Mathematics Teacher Education (1573-1820) Springer-Verlag
2013 - 2013 Journal of Mathematics Teacher Education (1573-1820) Springer-Verlag
2012 - 2012 Journal of Mathematics Teacher Education (1573-1820) Springer-Verlag
2002 - 2011 Quadrante APM
2010 - 2010 Journal of Mathematics Teacher Education (1573-1820) Springer-Verlag