???global.info.a_carregar???
João Paz. He is an integrated researcher at UID-FCT nº 4372, Laboratory of Distance Education and eLearning (LE@D) - Universidade Aberta. Doutoramento in Educação in 2016 by Universidade Aberta, PG in Comunicação Educacional Multimédia in 2008 by Universidade Aberta, Licenciatura in Filosofia in 1987 by Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas. Published 5 articles in journals. Has 7 section(s) of books and 6 book(s). Supervised 3 MSc dissertation(s) e co-supervised 2. Has received 1 awards and/or honors. Participates and/or participated as Researcher in 10 project(s). Works in the area(s) of Social Sciences with emphasis on Educational Sciences. In his curriculum Ciência Vitae the most frequent terms in the context of scientific, technological and artistic-cultural output are: elearning mobile; Ciências Tecnológicas, Ciências da engenharia e tecnologias; Technological sciences, Engineering and technology; Ética; Educação digital; Association of internet researchers; Comissão de ética do LE@D; ODS::03:Saúde de Qualidade; Open education; MOOC; Digital learning; Digital alternative assessment; Assessment for learning; Latin America; ODS::04:Educação de Qualidade; Centros de ensino aprendizagem; Instituições de ensino superior; Inovação pedagógica; Formação docente; Qualidade e Certificação; Projeto Internacional Erasmus+; Investigação online; Investigação e media sociais; Ética e comunidades de investigação; Ética e tecnologias emergentes; LE@D; Formação avançada; MeetUP22; Pós-Doc; Doutoramento; Mestrado; Educação aberta; Open game; Projeto de investigação; Ciência2022; ODS::10:Reduzir as Desigualdades; Acessibilidade; Inclusão; Ensino superior; EduTech; eLearning em Portugal; eLIES; Encontro de Instituições e Unidades de eLearning; 10 anos; Equidade; Educação superior; Centros de ensino e aprendizagem; Projetos de investigação; EDX; iMOOC; MOOC quality; Formação contínua; Avaliação externa; Docentes; Supervisão pedagógica; Papel do professor; Avaliação do desempenho; Training programme in external assessment of teacher performance; External supervisor; Teaching supervision; Effective teacher; Teacher evaluation; Distance education; Emergency remote teaching; Communication strategies; Emotional states; Formação de professores em exercício; Educação a distância; Aprendizagem móvel; Moçambique; In-service teacher training; Mobile learning; Resultados de investigação; Tecnologia da informação e comunicação; Literacia digital; Práticas docentes; Formação de professores; Cabo Verde; ICT; Digital literacy; ICT and teaching practice; Teacher training; Digital assessment framework; Peer and self assessment; Digital assessment plan; Ensino remoto de emergência; Comunicação online; Transição digital; Práticas pedagógicas; Digital assessment; Competence assessment; Assessment culture; Evaluación digital; Evaluación de competencias; Cultura de evaluación; Distance learning; Emergency education; Portuguese higher education; Online communication; ODS::05:Igualdade de Género; Educação; Sustentabilidade; Training; Education for sustainable development; Teachers training; Collaborative learning; ODS::11:Cidades e Comunidades Sustentáveis; ODS::12:Produção e Consumo Sustentáveis; Dispositivos móveis; Crianças; Telemóvel; Collaborative writing; m-learning; Primary education; Technology; OpenGame project; Open educational practices; Online pedagogical practices; Mlearning; Apps; Tecnologia digital; Ensino básico; 1º ciclo; Educação integrada; Arrifes; Portugal; Mobile devices; Elementary education; Mobile phone; ODS::09:Indústria, Inovação e Infraestruturas; MOOC Quality; Quality Reference Matrix; Quality Reference Framework (QRF); Aprendizagem colaborativa; Interação; Ambientes virtuais; Ensino-aprendizagem; Ensino profissional; Elearning; Brasil; Online interaction; Active methodology; Online moderation; Online collaboration; Colaboração; eLearning; eL@IES2019; Cross-curricular teaching; CROSS CUT; Professional
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
João Paz

Nomes de citação

  • Paz, João

Identificadores de autor

Ciência ID
6E1E-26E7-390A
ORCID iD
0000-0003-4061-1415

Endereços de correio eletrónico

  • joao.paz@uab.pt (Profissional)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Francês Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Alemão Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2016
Concluído
Educação (Doutoramento)
Especialização em Especialidade: Educação a Distância e Elearning
Universidade Aberta, Portugal
"ENSINAR EM COMUNIDADE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM: A EMERGÊNCIA DA PRESENÇA DE ENSINO DISTRIBUÍDA NO DESENVOLVIMENTO DE UMA COMUNIDADE DE INVESTIGAÇÃO" (TESE/DISSERTAÇÃO)
18
2007 - 2008
Concluído
Comunicação Educacional Multimédia (Especialização pós-licenciatura)
Universidade Aberta, Portugal
17
1994
Concluído
Filosofia (Mestrado integrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"Análise intencional-constitutiva da res extensa em Ding und Raum, de E. Husserl (Curso de 1907)" (TESE/DISSERTAÇÃO)
18
1987
Concluído
Filosofia (Licenciatura)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
15
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2018 - 2024/09 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade Aberta, Portugal
2017 - 2019 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
2016 - 2019 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada, Portugal
2014 - 2015 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
2013 - 2015 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Escola Superior de Tecnologia e Gestão Jean Piaget do Litoral Alentejano, Portugal
2013 - 2015 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada, Portugal
2013 - 2014 Assistente (Docente Universitário) Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
2013 - 2014 Professor Catedrático (Docente Universitário) Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2017 - 2018 Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada, Portugal
2013 - 2014 Conselho pedagógico Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2020 - Atual Project Emergency Teaching & Digital Transformation in Higher Education
Investigador
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2021/12/01 - 2024/11/30 Inclusive memory. Inclusive Museums for well-being and health through the creation of a new shared memory
Investigador
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
European Union
Em curso
2021/12 - 2024/11 Inclusive memory. Inclusive Museums for well-being and health through the creation of a new shared memory European Union
2021/01/15 - 2024/01/14 Modernisation and internationalisation of Iranian HEIs via collaborative TEL-based curriculum development in engineering and STEM
Investigador
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
European Commission
Em curso
2020/09/01 - 2023/08/31 Certification of Causes of Death in Europe
Investigador
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
European Commission
Concluído
2020/09/01 - 2023/07/31 Promoting students’ successful trajectories in Higher Education Institutions. (face-to-face and online).
Investigador
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
European Commission
Concluído
2020/01/15 - 2023/07/14 Construcción de capacidades para el desarrollo de Centros de Enseñanza y Aprendizaje para las Universidades de Latinoamérica en el Siglo XXI
Investigador
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
European Commission
Concluído
2019/10/01 - 2021/09/30 Promoting Open Education through Gamification
Investigador
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
European Commission
Concluído
2018/09/01 - 2019/08/31 Cross-curricular teaching
Investigador
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
European Commission
Concluído
2018/01/01 - 2018/10/14 MOOC-Maker: Construcción de Capacidades de Gestión de MOOCs en la Educación Superior (Construction of Management Capacities of MOOCs in Higher Education)
Investigador
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
European Commission
Concluído
2018/01/01 - 2018/08/31 Massive Online Open Education Quality
Investigador
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
European Commission
Concluído

Projeto

Designação Financiadores
2019/01/01 - 2019/12/31 Laboratório de Educação a Distãncia e E-Learning
UID/Multi/04372/2019
Universidade Aberta, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2019/01/01 - 2019/12/31 Philosophy Center of the University of Lisbon
UID/FIL/00310/2019
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal

Universidade de Lisboa Centro de Filosofia, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Teixeira, António; Amante, Lúcia; Souza, Elizabeth; Pinto, Maria do Carmo Teixeira; Paz, João. "Transforming the culture and innovating the practices of digital assessment: how MOOCs can scale up the impact". 2023.
    10.5334/uproc.101
  2. Teixeira, António; Ferro, Amadeu Borges; Brandão, Sara; Pinto, Maria do Carmo Teixeira; Paz, João. "The contribution of open education for improving causes of death certification practices". 2023.
  3. Paz, João; Teixeira, António; Pinto, Maria do Carmo Teixeira; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro. "Promover a educação aberta pela gamificação: a abordagem inovadora do projeto OpenGame (2019-21)". 2022.
  4. Pinto, Maria do Carmo Teixeira; Teixeira, António; Paz, João; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Morgado, Lina; Francisco, Manuela. "Assegurar a acessibilidade e a inclusão no ensino superior com o apoio da tecnologia digital: a abordagem integrada de aprendizagem ao longo da vida do projeto EduTech". 2022.
  5. Teixeira, António; Paz, João. "Experiences with the Open edX platform for online and hybrid learning". 2022.
  6. Morgado, Lina; Paz, João; Pereira, Hugo; Loureiro, Ana; Messias, Inês; Cardoso, Paula; Paiva, Ana Maria Videira; et al. "Online communication and assessment practices during the Covid Pandemic: a study of the portuguese higher education students’ perceptions". 2021.
    10.38069/edenconf-2021-ac0028
  7. Loureiro, Ana; Vieira, Márcia de Freitas; Oliveira, Nuno Ricardo; Morgado, Lina; Runa, Ana; Seco, Carlos; Cardoso, Paula; et al. "Tecnologias e estratégias de comunicação online durante a Pandemia Covid 19: o caso das instituições de ensino superior em Portugal". 2021.
  8. Pinto, Maria do Carmo Teixeira; Paz, João. "Open Game: uma atividade aberta gamificada". 2021.
  9. "Mobile learning, escrita digital e cálculo mental no 1.º ciclo do ensino básico". 2020.
  10. Caeiro, Sandra; Paz, João; Carmo, Mário. "An on-line teacher training course on education for sustainability: assessment of open (mooc) and closed versions of the course". 2020.
  11. Gonçalves, Samuel; Rocha, Maria Antonieta; Paz, João. "Mobile learning, escrita digital e cálculo mental no 1.º ciclo do ensino básico". 2020.
  12. Gonçalves, Samuel; Rocha, Maria Antonieta; Paz, João. "Digital collaborative writing in primary education: implementation anfd potencialities". 2020.
  13. Paiva, Ana Maria Videira; Runa, Ana; Seco, Carlos; Mendes, Elizabeth; Pereira, Hugo; Paz, João; Morgado, Lina; Vieira, Márcia de Freitas; Cardoso, Paula. "“Suddenly we were all online": perceptions and practices experienced by faculty and students during emergency teaching". 2020.
  14. Teixeira, António; Pinto, Maria do Carmo Teixeira; Morgado, Lina; Oliveira, Isolina; Miranda, Branca; Paz, João. "MOOC: Improve the Quality of MOOCs". 2019.
  15. Ramos, Katia; Paz, João. "Interação e colaboração num curso online de formação de professores". 2019.
  16. Santos, Fernando Luís; Alves, Rita; Silva, Marlene; Castro, Helena; Paz, João. "Escola sem muros: a comunidade de aprendizagem promotora de mudança". 2018.
  17. Santos, Fernando Luís; Paz, João. "A complexidade do pensamento matemático e a qualidade das aprendizagens: avaliação por portfólio e mapas conceptuais". 2017.
  18. Mota, José; Silva, Maria Paula; Simões, Paulo; Spilker, Maria João; Paz, João. "XLE – Ecologias de colaboração, cooperação e aprendizagem online". 2012.
  19. Paz, João. "Uma experiência de docência online de uma turma de grandes dimensões usando o modelo colaborativo". 2012.
  20. Santos, Fernando Luís; Paz, João; Fidalgo, Patricia. "Building proactive teachers: a workshop to provide for self-regulated learning experiences in teacher education". 2011.
Artigo em revista
  1. Loureiro, Ana; Vieira, M. F.; Oliveira, Nuno Ricardo; Morgado, Lina; Runa, Ana; Seco, C.; Cardoso, Paula; et al. "Tecnologias e estratégias de comunicação online durante a pandemia covid-19: o caso das instituições de ensino superior em Portugal". (2021): http://hdl.handle.net/10400.15/3932.
  2. Ramos, Katia; Paz, João. "Aprendizagem colaborativa online: da interação à colaboração assíncrona num curso de uma instituição de ensino profissionalizante no Brasil". (2020): http://hdl.handle.net/10400.2/10389.
    https://doi.org/10.34627/re@d_le@d.v3i2.248
  3. Ramos, Kátia; Paz, João. "Online Collaborative Learning: From Interaction to Asynchronous Collaboration in a course at a Vocational Education Institution in Brazil". (2020): https://doi.org/10.34627/vol3iss2pp39-59.
    https://doi.org/10.34627/vol3iss2pp39-59
  4. Paz, João; Pereira, Alda. "Regulation of learning as distributed teaching presence in the community of iInquiry framework". (2016): http://hdl.handle.net/10400.2/9912.
  5. Paz, João. "First time building of a PLE in an ICT post graduation course: main functions and tools". (2012): https://proa.ua.pt/index.php/ple/article/view/16509.
Capítulo de livro
  1. Paula Cardoso; Lina Morgado; Ana Paiva; João Paz; Elisabete Mendes; Ana Loureiro; Inês Messias; et al. "Learning During Emergency Remote Teaching in Portugal". In Higher Education Students' Emotional Snapshot. 2022.
    10.4018/978-1-7998-9538-1.ch006
  2. Paz, João. "A reflexão ética na investigação em educação digital deve ser uma coisa viva". LE@D, Universidade Aberta, 2022.
    10.34627/leadf.2022.6
  3. Teixeira, António; Pinto, Maria do Carmo Teixeira; Paz, João; Morgado, Lina; Cabral, Pedro Barbosa. "Construcción de capacidades para el desarrollo de centros de enseñanza y aprendizaje para las universidades de LatinoAmérica en el siglo XXI". LE@D, Universidade Aberta, 2022.
    10.34627/leadw.2022.3
  4. Teixeira, António; Paz, João; Pinto, Maria do Carmo Teixeira; Morgado, Lina; Francisco, Manuela. "EDUTECH - Asistencia Tecnológica a la accesibilidad en la Educación Superior Virtual". LE@D, Universidade Aberta, 2022.
    10.34627/leadw.2022.3
  5. Cardoso, Paula; Morgado, Lina; Paz, João; Mendes, Elizabete; Loureiro, Ana; Messias, Inês; Oliveira, Nuno Ricardo; et al. "Learning during emergency remote teaching in Portugal: higher education students' emotional snapshot". IGI Global, 2022.
    10.4018/978-1-7998-9538-1.ch006
  6. "The Impact of a Research-Based Institutional Strategy for Opening up Educational Practices: The Case of the MOOC-Maker Project". 53-65. Springer Singapore, 2020.
    10.1007/978-981-13-9652-6_5
  7. Alves, Gustavo R.; Fidalgo, André; Marques, Maria Arcelina; Viegas, Clara; Felgueiras, Carlos; Costa, Ricardo J.; Lima, Natércia; et al. "International Cooperation for Remote Laboratory Use". Springer, 2018.
    10.1007/978-981-10-8917-6_1
Livro
  1. Morgado, Lina; Bidarra, José; Paz, João; Cravino, José; Loureiro, Ana. Passado, presente e futuro(s) do eLearning em Portugal: 10 anos do eLIES. LE@D, Universidade Aberta. 2023.
    10.34627/leadt.2023.5
  2. Paz, João. Ética e investigação no digital. LE@D, Universidade Aberta. 2022.
    10.34627/leadf.2022.6
  3. Morgado, Lina; Aires, Luísa; Seabra, Filipa; Paz, João; Rocha, Maria Antonieta. Formação Avançada Integrada no LE@D 2021-2022. LE@D, Universidade Aberta. 2022.
    10.34627/leadf.2022.5
  4. Morgado, Lina; Aires, Luísa; Seabra, Filipa; Paz, João; Rocha, Maria Antonieta. Investigação e Inovação no LE@D: atores e projetos em 2021-2022. LE@D, Universidade Aberta. 2022.
    10.34627/leadw.2022.3
  5. Morgado, Lina; Aires, Luísa; Seabra, Filipa; Paz, João; Rocha, Maria Antonieta. Livro de resumos do 1º MeetUP22: encontro de investigadores do LE@D – Inovação e Ciência. LE@D, Universidade Aberta. 2022.
    https://doi.org/10.34627/leadt.2022.4
  6. Timmerman, Virginie; Caeiro, Sandra; Dalaaker, Dina; Hjort, Michael Fabrin; Gaussel, Marie; Greczylo, Tomasz; Harju, Vilhelmiina; et al. Cross-curricular teaching: recommendations for cross-curricular teaching implementation. France Educacion International. 2019.
Recurso online
  1. Pereira, Alda; AMANTE, LÚCIA; Oliveira, Isolina; Pinto, Maria do Carmo Teixeira; Monteiro, Vera Cunha; Paz, João; Oliveira, Nuno Ricardo; Santos, José; Alexandre, Fernando. Avaliação Digital no Ensino Básico e Secundário. 2020. https://aulaberta.uab.pt/blocks/catalog/detail.php?id=52.
Relatório
  1. Bastos, Glória; Rocio, Vitor; Cabral, Pedro Barbosa; Paz, João; Manuelito, Helena. 2018. Matriz-técnico pedagógica para a Plataforma Nau: relatório final. http://hdl.handle.net/10400.2/9681.
Tese / Dissertação
  1. Marques, Eliane Moreira. "Contributos para uma compreensão da formação contínua em avaliação externa do desempenho docente: um estudo de caso". Mestrado, 2023. http://hdl.handle.net/10400.2/13829.
  2. Chissico, Paulo Sainda. "Projeto da formação de professores do ensino primário e educadores de adultos em exercício através dos dispositivos móveis: uma experiência em Moçambique". Mestrado, 2023. http://hdl.handle.net/10400.2/14103.
  3. Rodrigues, João Domingos Lopes. "A utilização das TIC no ensino secundário em Cabo Verde: um estudo de caso: perceções sobre as TIC nas práticas docentes em escola secundária na Ilha de São Nicolau". Mestrado, 2022. http://hdl.handle.net/10400.2/12650.
  4. Gonçalves, Samuel. "Mobile learning na infância: uso de Apps pelas crianças do 1º ciclo na escola básica integrada de Arrifes". Mestrado, 2020. http://hdl.handle.net/10400.2/10093.
  5. Ramos, Katia. "Aprendizagem colaborativa online: da interação à colaboração assíncrona num curso de uma instituição de ensino profissionalizante no Brasil". Mestrado, 2020. http://hdl.handle.net/10400.2/9854.
  6. Paz, João. "Ensinar em comunidade virtual de aprendizagem : a emergência da presença de ensino distribuída no desenvolvimento de uma comunidade de investigação". Doutoramento, 2015. http://hdl.handle.net/10400.2/4993.

Outros

Outra produção
  1. Advising students with complex trajectories A Practical Handbook. 2023. Alfredo Soeiro; João Paz; Maria do Carmo Teixeira Pinto; Alícia Villar Aguiles; António Moreira Teixeira. https://hdl.handle.net/10216/151381.
  2. Unit 2: Welcoming and integrating students in higher education institutions. After completing the UNIT 2. Welcoming and integrating students in higher education institutions, learners should be able to: • Identify institutional policies, strategies, structures and practices that facilitate integration of students with diverse profiles, contexts and backgrounds. • Evaluate methodologies for advising prospective students effectively. • Understand the contribution of institut. 2023. Teixeira, António; Pinto, Maria do Carmo Teixeira; Paz, João. http://hdl.handle.net/10400.2/15558.
  3. Unitel e-course lecture notes module 5: assessment and feedback as a part of teaching and learning. This topic will present a framework for digital assessment and has the following objectives: Objective 1: To characterize the new culture of assessment, differentiating it from the traditional assessment culture Objective 2: To identify the main dimensions and parameters of the PrACT framework for digital assessment Objective 3: Analyze the concept of regulated learning and its relationship with P. 2022. Amante, Lúcia; Souza, Elizabeth; Teixeira, António; Paz, João; Pinto, Maria do Carmo Teixeira. http://hdl.handle.net/10400.2/13077.
  4. Digital assessment of competences: tools and practices. Financed national funds through FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., under the projects UIDB/04372/2020. 2022. Pereira, Alda; Amante, Lúcia; Oliveira, Isolina; Pinto, Maria do Carmo Teixeira; Monteiro, Vera; Paz, João; Oliveira, Ricardo; Santos, José Rui; Alexandre, Fernando. http://hdl.handle.net/10400.2/14234.
  5. Evaluación digital de competencias. Financiado por Fondos Nacionales a través de FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., bajo el proyecto UIDB/04372/2020. 2022. Pereira, Alda; Amante, Lúcia; Oliveira, Isolina; Pinto, Maria do Carmo Teixeira; Monteiro, Vera; Paz, João; Oliveira, Ricardo; Santos, José Rui; Alexandre, Fernando. http://hdl.handle.net/10400.2/14233.
  6. Unit 2.6: Open Educational Resources (OER) and MOOCs in online-oriented STEM teaching (Lecture Notes). Objective 1: to recognise the different movements promoting openness in science research, innovation and education and identify synergies and interconnections between them. Objective 2: to characterize Open Educational Resources (OERs) and identify its typical features and contexts of use. Objective 3: to distinguish MOOCs according to different design patterns and select the most appropriate to e. 2022. Teixeira, António; Paz, João; Pinto, Maria do Carmo Teixeira. http://hdl.handle.net/10400.2/15519.
  7. Unit 6.2: Quality assurance standards of e-learning (Lecture notes). This topic will present Quality assurance (QA) standards of e-learning and has the following objectives: Objective 1: to understand the meaning of e-learning quality and quality assurance Objective 2: to distinguish several International Quality Assurance Frameworks for e-learning Objective 3: to characterize the main specific features of Quality Assurance of MOOCs Objective 4: to identify the mai. 2022. Teixeira, António; Paz, João; Pinto, Maria do Carmo Teixeira. http://hdl.handle.net/10400.2/15559.
  8. Unit 6.3: Degree evaluation (Lecture Notes). This topic is about Degree Evaluation and has the following objectives: Objective 1: To identify main standards and guidelines of a reference framework for internal quality assurance systems in Higher Education based on the case of Portugal Objective 2: To characterize the accreditation procedures of Higher Education Study Programs in Portugal Objective 3: To clarify how students may participate i. 2022. Teixeira, António; Paz, João; Pinto, Maria do Carmo Teixeira. http://hdl.handle.net/10400.2/15518.
  9. OpenGame course curriculum and content. OpenGame - Promoting Open Education through Gamification - Ref: 2019-1-ES01-KA203-065815. 2021. Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Paz, João. http://hdl.handle.net/10400.2/14977.
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2023 - 2023 CONTRIBUTOS PARA UMA COMPREENSÃO DA FORMAÇÃO CONTÍNUA EM AVALIAÇÃO EXTERNA DO DESEMPENHO DOCENTE: UM ESTUDO DE CASO
Coorientador
Supervisão Pedagógica (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2023 - 2023 Projeto de Implementação da Formação de Professores do Ensino Primário e Educadores de Adultos através dos dispositivos móveis: uma experiência em Moçambique
Orientador
Pedagogia do E-learning (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2022 - 2022 A utilização das TIC no ensino secundário em Cabo Verde: um estudo de caso: perceções sobre as TIC nas práticas docentes em escola secundária na Ilha de São Nicolau
Orientador
Pedagogia do E-learning (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2020 - 2020 Aprendizagem colaborativa online: da interação à colaboração assíncrona num curso de uma instituição de ensino profissionalizante no Brasil
Orientador
Pedagogia do E-learning (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2020 - 2020 Mobile Learning na infância: uso de Apps pelas crianças do 1º ciclo na escola básica integrada de Arrifes
Coorientador
Pedagogia do E-learning (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
Distinções

Prémio

2016 Carta de Mérito Académico
Universidade Aberta, Portugal