???global.info.a_carregar???
João Pedro da Ponte é doutor em Educação Matemática pela Universidade da Georgia (EUA), sendo, presentemente, professor catedrático do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Foi professor visitante em diversas universidades no Brasil, Espanha e Estados Unidos da América. Coordenou diversos projectos de investigação de Didáctica da Matemática, Formação de Professores e Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e dirigiu numerosas teses de mestrado e doutoramento. A sua investigação actual é nas áreas do ensino da Álgebra e do conhecimento profissional, desenvolvimento profissional e formação dos professores. Elaborou o relatório sobre a adequação da formação de professores ao processo de Bolonha que deu origem à legislação actual e coordenou a equipa que elaborou o novo Programa de Matemática do Ensino Básico de 2007.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
JOÃO PEDRO MENDES DA PONTE

Nomes de citação

  • Ponte, João Pedro da

Identificadores de autor

Ciência ID
6D1A-43D8-25B4
ORCID iD
0000-0001-6203-7616

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Italiano Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Formação
Grau Classificação
1995
Concluído
Educação (Título de Agregado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
"n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Unanimidade
1984
Concluído
Doctor of Education (Doctor)
University of Georgia, Estados Unidos
"Functional reasoning and the interpretation of Cartesian graphs" (TESE/DISSERTAÇÃO)
GPA 4.0
1979
Concluído
Licenciatura em Matemática (Licenciatura)
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
"n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
17 Valores
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2010 - Atual Professor Catedrático (Docente Universitário) Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2002 - 2010 Professor Catedrático (Docente Universitário) Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2010 - 2018 Coordenação ou direção de centro de investigação, departamento ou equivalente Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1997 - 2002 Professor Associado (Associated Professor) Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
1985 - 1997 Professor Auxiliar (Auxiliary Professor) Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
1980/01/01 - 1985/10/01 Assistente (Assistant) Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
1974 - 1980 Professor do Ensino Secundário (Secondary School Teacher) Ministério da Educação, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2019 - 2022 REASON - Raciocínio Matemático e Formação de Professores
PTDC/CED-EDG/28022/2017
Investigador responsável
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
2017 - 2020 Project EDUCATE "Enhancing Differentiated Instruction and Cognitive Activation in Mathematics Lessons by Supporting Teacher Learning"
2017-1-CY01-KA201-026749
Investigador
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
European Union
2012 - 2015 Developing statistical literacy: Student learning and teacher education
FCT PTDC/CPE-CED/117933/2010
Investigador
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
2012 - 2014 P3M - Professional Practices of Mathematics Teachers
FCT PTDC/CPE-CED/098931/2008
Investigador responsável
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
2010 - 2012 Mais Sucesso Escolar - Escolas Híbridas
Mais Sucesso
Investigador responsável
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
Ministério da Educação
2007 - 2010 Improving mathematics learning in numbers and algebra
FCT PTDC/CED/65448/2006, 2007/2010
Investigador
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
2005 - 2008 Professional Development of Teachers Researchers
226685-CP-I-2005-1-PL-COMENIUS-C21
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
European Union
2007 - 2007 Evaluation of Program CBTIC
CBTIC01
Investigador responsável
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
Ministério da Educação
2006 - 2007 Avaliação de Manuais Escolares de Matemática
ME 01
Investigador responsável
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
Ministério da Educação
2005 - 2006 Evaluation of the Program Internet@eb1
EB1-01
Investigador responsável
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
2001 - 2005 Begining Teachers' Professional Knowledge
POCTI/CED/32702/2000
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
2000 - 2002 Aprender a Ser Professor de Matemática e Ciências: O Estágio como Etapa do Processo de Formação
CIE01
Investigador responsável
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências
1999 - 2002 Investigar e Aprender
DAPP 01
Investigador responsável
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
Ministério da Educação
1999 - 2000 Investigações Matemáticas na Prática Pedagógica e na Avaliação
Despacho 7260/99
Investigador responsável
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
Ministério da Educação
1997 - 2000 Práticas de Ensino na Matemática Escolar
PRAXIS/PCSH/P/CED/0149/9
Investigador responsável
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
1997 - 1998 Aprender Matemática: Perspectivas de Alunos e Professores
SIQE D2
Investigador responsável
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
Ministério da Educação
1997 - 1997 O Conhecimento dos Professores de Matemática e a Prática Profissional
E-15/97
Investigador responsável
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
Ministério da Educação
1993 - 1997 O Saber dos Professores: Concepções e Práticas
PCSH/379/92/CED
Investigador responsável
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
1995 - 1996 Prática e Reflexão sobre a Prática: Análise Narrativa de Situações de Ensino-Aprendizagem
IIE Med 2
Investigador responsável
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
Ministério da Educação
1994 - 1996 A Didáctica na Formação para o Desenvolvimento Profissional dos Professores
IIE PI/09/93
Investigador responsável
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
Ministério da Educação
1991 - 1993 Dinâmicas de Inovação Curricular e Processos de Formação
PCTS/C/ECT/12/90
Investigador responsável
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
1991 - 1991 Estudo de Caso sobre a Experimentação dos Novos Programas do Ensino Secundário
IIE EC 1991
Investigador responsável
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Ferreira, Nadia; Ponte, João Pedro da. "Planning, teaching and reflecting on how to explain inverse rational numbers: The case of Ana". 2016.
Artigo em revista
  1. Bruna Mayara Batista Rodrigues; João Pedro Mendes Da Ponte. "Investigação Baseada em Design: Uma experiência de formação de professores em Estatística
    Design Based Research: A teacher education experience in statistics". Educação Matemática Pesquisa : Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática (2021): https://doi.org/10.23925/1983-3156.2020v22i3p138-167.
    10.23925/1983-3156.2020v22i3p138-167
  2. Bruna Rodrigues; João Pedro Mendes Da Ponte. "A perspectiva dos professores numa formação em Estatística". Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas (2020): https://doi.org/10.18542/amazrecm.v16i37.7870.
    10.18542/amazrecm.v16i37.7870
  3. Eliane Maria de Oliveira Araman; Maria de Lurdes Serrazina; João Pedro da Ponte. "Raciocínio Matemático nos Primeiros Anos: ações de duas professoras ao discutir tarefas com seus alunos". Bolema: Boletim de Educação Matemática 34 67 (2020): 441-461. https://doi.org/10.1590/1980-4415v34n67a05.
    10.1590/1980-4415v34n67a05
  4. Teresa Conceição; Mónica Baptista; João Pedro Da Ponte. "Lesson Study in Initial Teacher Education to Stimulate the Pedagogical Content Knowledge on the topic of Speed of Sound". Acta Scientiae (2020): https://doi.org/10.17648/acta.scientiae.5315.
    10.17648/acta.scientiae.5315
  5. Eurivalda Santana; João Pedro da Ponte; Maria de Lurdes Serrazina. "Conhecimento Didático do Professor de Matemática à Luz de um Processo Formativo". Bolema: Boletim de Educação Matemática 34 66 (2020): 89-109. https://doi.org/10.1590/1980-4415v34n66a05.
    10.1590/1980-4415v34n66a05
  6. Bruna Mayara Batista Rodrigues; João Pedro Mendes da Ponte. "Desenvolvimento do conhecimento didático de professores em Estatística". Zetetike (2020): https://doi.org/10.20396/zet.v28i0.8656882.
    10.20396/zet.v28i0.8656882
  7. ADRIANA RICHIT; JOÃO PEDRO DA PONTE. "CONHECIMENTOS PROFISSIONAIS EVIDENCIADOS EM ESTUDOS DE AULA NA PERSPECTIVA DE PROFESSORES PARTICIPANTES". Educação em Revista 36 (2020): https://doi.org/10.1590/0102-4698190699.
    10.1590/0102-4698190699
  8. Adriana Richit; João Pedro da Ponte; Mauri Luís Tomkelski. "Desenvolvimento da prática colaborativa com professoras dos anos iniciais em um estudo de aula". Educar em Revista 36 (2020): https://doi.org/10.1590/0104-4060.69346.
    10.1590/0104-4060.69346
  9. Araman, Eliane Maria de Oliveira; Serrazina, Maria De Lurdes; Ponte, João Pedro da. "Eu perguntei se o cinco não tem metade: ações de uma professora dos primeiros anos que apoiam o raciocínio matemático". Educação Matemática Pesquisa : Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática 21 2 (2019): http://dx.doi.org/10.23925/1983-3156.2018v21i2p466-490.
    Publicado • 10.23925/1983-3156.2018v21i2p466-490
  10. Adriana Richit; João Pedro da Ponte. "A colaboração profissional em estudos de aula na perspectiva de professores participantes". Bolema: Boletim de Educação Matemática 33 64 (2019): 937-962. https://doi.org/10.1590/1980-4415v33n64a24.
    10.1590/1980-4415v33n64a24
  11. Alessandro Ribeiro; João Pedro Da Ponte. "Professional learning opportunities in a practice-based teacher education programme about the concept of function". Acta Scientiae (2019): https://doi.org/10.17648/acta.scientiae.v21iss2id5002.
    10.17648/acta.scientiae.v21iss2id5002
  12. Adriana Richit; João Pedro da Ponte; Mauri Luís Tomkelski. "Estudos de aula na formação de professores de matemática do ensino médio". Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (2019): https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.100i254.3961.
    10.24109/2176-6681.rbep.100i254.3961
  13. Lina Brunheira; João Pedro da Ponte. "Justificando generalizações geométricas na formação inicial de professores dos primeiros anos". Bolema: Boletim de Educação Matemática 33 63 (2019): 88-108. https://doi.org/10.1590/1980-4415v33n63a05.
    10.1590/1980-4415v33n63a05
  14. Marisa Quaresma; João Pedro da Ponte. "Dinâmicas de Reflexão e Colaboração entre Professores do 1.° Ciclo num Estudo de Aula em Matemática". Bolema: Boletim de Educação Matemática 33 63 (2019): 368-388. https://doi.org/10.1590/1980-4415v33n63a18.
    10.1590/1980-4415v33n63a18
  15. Joana Mata-Pereira; João Pedro da Ponte. "Promover o raciocínio matemático dos alunos: Uma investigação baseada em design". Bolema: Boletim de Educação Matemática 32 62 (2018): 781-801. https://doi.org/10.1590/1980-4415v32n62a02.
    10.1590/1980-4415v32n62a02
  16. Lina Brunheira; João Pedro da Ponte. "Desenvolvendo o raciocínio espacial na formação inicial de professores dos primeiros anos". Zetetike (2018): https://doi.org/10.20396/zet.v26i3.8652882.
    10.20396/zet.v26i3.8652882
  17. Cristina Morais; Lurdes Serrazina; João Pedro Ponte. "Mathematical reasoning fostered by (fostering) transformations of rational number representations". Acta Scientiae (2018): https://doi.org/10.17648/acta.scientiae.v20iss4id3892.
    10.17648/acta.scientiae.v20iss4id3892
  18. Cátia Rodrigues; Luís Menezes; João Pedro da Ponte. "Práticas de discussão em sala de aula de Matemática: Os casos de dois professores". Bolema: Boletim de Educação Matemática 32 61 (2018): 398-418. https://doi.org/10.1590/1980-4415v32n61a05.
    10.1590/1980-4415v32n61a05
  19. Joana Mata-Pereira; João Pedro Da Ponte. "Teacher´s actions to promote students´ justifications". Acta Scientiae (2018): https://doi.org/10.17648/acta.scientiae.v20iss3id3910.
    10.17648/acta.scientiae.v20iss3id3910
  20. Guerreiro, Helena Gil; Serrazina, Lurdes; Da Ponte, João Pedro. "A percentagem na aprendizagem com compreensão dos números racionais". Zetetike 26 2 (2018): 354-374. http://dx.doi.org/10.20396/zet.v26i2.8651281.
    Acesso aberto • Publicado • 10.20396/zet.v26i2.8651281
  21. Rodrigues, Cátia; Da Ponte, João Pedro; Menezes, Luís. "Prática de discussão coletiva de uma professora em Álgebra". Zetetike 26 3 (2018): 486-505. http://hdl.handle.net/10451/36250.
    Publicado • Rodrigues, C., Ponte, J. P., & Menezes, L. (2018). Prática de discussão coletiva de uma professora em álgebra. Zetetiké, 26(3), 486-505. doi: 10.20396/zet.v26i3.8651653
  22. Morais, Cristina; Serrazina, Maria De Lurdes; da Ponte, João Pedro. "Números racionais no 1.º ciclo: Compreensão de grandeza e densidade apoiada pelo uso de modelos". Quadrante 27 1 (2018): 25-45. http://hdl.handle.net/10451/36245.
    Acesso aberto • Publicado
  23. Da Ponte, João Pedro; Quaresma, Marisa; Mata-Pereira, Joana; Baptista, Mónica. "Designing lesson studies to support teachers' professional development". Educational Designer 3 11 (2018): 1-32. http://hdl.handle.net/10451/36235.
    Acesso aberto • Publicado
  24. Guerreiro, Helena Gil; Serrazina, Maria de Lurdes; Da Ponte, João Pedro. "Uma trajetória na aprendizagem dos números racionais através da percentagem". Educaçção Matemática Pesquisa 20 1 (2018): 359-384. http://hdl.handle.net/10451/36253.
    Acesso aberto • Publicado • Guerreiro, H., Serrazina, L., & Ponte, J. P. (2018). Uma trajetória na aprendizagem dos números racionais através da percentagem. Educação Matemática Pesquisa, 20(1), 359-384. doi: 10.23925/1983-3156.2018v20i1p359-384
  25. Carvalho, Renata; Ponte, João Pedro da. "Mental computation with rational numbers: Students’ mental representations". Journal of Mathematics Education 10 2 (2017): http://dx.doi.org/10.26711/007577152790010.
    10.26711/007577152790010
  26. João Pedro da Ponte; Leonor Santos; Hélia Oliveira; Ana Henriques. "Research on teaching practice in a Portuguese initial secondary mathematics teacher education program". ZDM (2017): https://doi.org/10.1007%2Fs11858-017-0847-7.
    10.1007/s11858-017-0847-7
  27. João Pedro da Ponte; Joana Mata-Pereira; Marisa Quaresma; Isabel Velez. "Formação de professores dos primeiros anos em articulação com o contexto de prática de ensino de Matemática". Revista Latinoamericana de Investigación en Matemática Educativa 20 1 (2017): 71-94. https://doi.org/10.12802/relime.17.2013.
    10.12802/relime.17.2013
  28. Richit, Adriana; Ponte, João Pedro da. "Teachers’ perspectives about lesson study". Acta Scientiae 19 1 (2017): 20-30.
    Publicado
  29. Ponte, João Pedro da; Quaresma, Marisa; Mata-Pereira, Joana. "The challenge of mathematical discussions in teachers’ professional practice". Didacticae: Journal of Research in Specific Didactics 1 1 (2017): 45-59.
    Publicado
  30. Mata-Pereira, J.; da Ponte, J.-P.. "Enhancing students’ mathematical reasoning in the classroom: teacher actions facilitating generalization and justification". Educational Studies in Mathematics 96 2 (2017): 169-186. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85022028226&partnerID=MN8TOARS.
    10.1007/s10649-017-9773-4
  31. da Ponte, J.P.. "Lesson studies in initial mathematics teacher education". International Journal for Lesson and Learning Studies 6 2 (2017): 169-181. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85014855560&partnerID=MN8TOARS.
    10.1108/IJLLS-08-2016-0021
  32. Quaresma, Marisa; Ponte, João Pedro da. "Participar num estudo de aula: A perspetiva dos professores". Boletim do Gepem 71 (2017): http://hdl.handle.net/10451/34815.
    Acesso aberto • Publicado • Quaresma, M., & Ponte, J. P. (2017). Participar num estudo de aula: A perspetiva dos professores. Boletim GEPEM, 71. doi: http://dx.doi.org/10.4322/gepem.2017.039
  33. Richit, Adriana; Ponte, João Pedro da. "A colaboração docente em estudos de aula na perspectiva de professores participantes". Revista Paradigma 38 1 (2017): 330-351. http://hdl.handle.net/10451/28905.
    Acesso aberto • Publicado
  34. Círiaco, Klinger; Morelatti, Maria Raquel; Ponte, João Pedro da. "Constituição de um grupo colaborativo em educação matemática com professoras em início de carreira". Educação e Fronteiras On-Line 7 21 (2017): 97-112. http://hdl.handle.net/10451/34820.
    Acesso aberto • Publicado
  35. Ramos-Rodríguez, E.; Flores Martínez, P.; da Ponte, J.P.. "An approach to the notion of reflective teacher and its exemplification on mathematics education". Systemic Practice and Action Research 30 1 (2017): 85-102. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84973160113&partnerID=MN8TOARS.
    10.1007/s11213-016-9383-6
  36. Marisa Quaresma; Ponte, João Pedro da. "Dinâmicas de aprendizagem de professores de Matemática no diagnóstico dos conhecimentos dos alunos num estudo de aula". Quadrante 26 2 (2017):
    Publicado
  37. Ramos-Rodríguez, Elisabeth; Flores, Pablo; Ponte, João Pedro da. "Práctica y reflexión de profesores de matemáticas chilenos bajo la perspectiva del estudio de clases". Quadrante 26 2 (2017):
  38. Ponte, João Pedro da; Quaresma, Marisa; da Ponte, J.P.; Quaresma, M.. "Teachers’ professional practice conducting mathematical discussions". Educational Studies in Mathematics 93 1 (2016): 51-66. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84979088535&partnerID=MN8TOARS.
    Publicado • 10.1007/s10649-016-9681-z
  39. Ponte, João Pedro da; Carvalho, Renata; Mata-Pereira, Joana; Quaresma, Marisa. "Investigação baseada em design para compreender e melhorar as práticas educativas". Quadrante 25 2 (2016): 77-98.
    Publicado
  40. Taylan, Rukiye Didem; Ponte, João Pedro da. "Investigating pedagogical content knowledge-in-action". REDIMAT 5 3 (2016): 212-234. http://hdl.handle.net/10451/28780.
    10.4471/redimat.2016.2227
  41. Brunheira, Lina; Ponte, João Pedro da. "Prospective teachers work on defining quadrilaterals through an exploratory approach". Didactica Mathematicae 38 (2016): 33-56. http://hdl.handle.net/10451/28781.
    Acesso aberto • Publicado
  42. Ciríaco, Klinger; Morelatti, Maria Raquel; Ponte, João Pedro da. "Professoras iniciantes em grupo colaborativo: Contributos da reflexão ao ensino de geometria". Zetetiké 24 2 (2016): 249-268. http://hdl.handle.net/10451/28779.
    Acesso aberto • Publicado
  43. Da Ponte, J.P.; Quaresma, M.; Mata-Pereira, J.; Baptista, M.; Ponte, João Pedro da; Quaresma, Marisa; Mata-Pereira, Joana; Baptista, Mónica. "O estudo de aula como processo de desenvolvimento profissional de professores de Matemática". Bolema - Mathematics Education Bulletin 30 56 (2016): 868-891. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85006341458&partnerID=MN8TOARS.
    10.1590/1980-4415v30n56a01
  44. Conceição, Teresa; Baptista, Mónica; Ponte, João Pedro da. "As aprendizagens profissionais de futuros professores de Física e Química num estudo de aula". Indagatio Didactica 8 1 (2016): 468-485.
    Publicado
  45. Ramos-Rodríguez, E.; Martínez, P.F.; Da Ponte, J.P.; Verdejo, A.M.. "Professional development of mathematics teacher from their classroom tasks proposed in a teacher education course,Desarrollo profesional del docente de matemáticas a través de sus tareas para el aula propuestas en un curso de formación". Bolema - Mathematics Education Bulletin 29 51 (2015): 389-402. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84928239938&partnerID=MN8TOARS.
    10.1590/1980-4415v29n51a20
  46. Ponte, João Pedro da; Quaresma, Marisa. "As discussões matemáticas na aula exploratória como vertente da prática profissional do professor". Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso) 23 1 (2015): 131-150. http://hdl.handle.net/10451/22604.
    Acesso aberto • Publicado
  47. Quaresma, Marisa; Ponte, João Pedro da. "Comunicação, tarefas e raciocínio: Aprendizagens profissionais proporcionadas por um estudo de aula". Zetetiké 23 44 (2015): 297-310. http://hdl.handle.net/10451/28778.
    Acesso aberto • Publicado • Quaresma, M., & Ponte, J. P. (2015). Comunicação, tarefas e raciocínio: Aprendizagens profissionais proporcionadas por um estudo de aula. Zetetiké, 23(44), 297-310.
  48. Nobre, Sandra; Amado, Nélia; Ponte, João Pedro da; Sandra Nobre; Nélia Amado; Ponte, João Pedro da. "A resolução de problemas com a folha de cálculo na aprendizagem de métodos formais algébricos". Quadrante 24 2 (2015): 85-109. http://hdl.handle.net/10451/22629.
    Publicado
  49. Ponte, João Pedro da; Quaresma, Marisa; Mata-Pereira, Joana. "Exercícios, problemas e explorações: Perspetivas de professoras num estudo de aula". Quadrante 24 2 (2015): 111-134.
    Publicado
  50. Elisabeth Ramos - Rodríguez; Pablo Flores Martínez; João Pedro da Ponte; Antonio Moreno Verdejo. "Desarrollo Profesional del Docente de Matemáticas a través de sus Tareas para el Aula propuestas en un Curso de Formación". Boletim de Educação Matemática (2015): http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=291238322021.
  51. Portulhak, Henrique. "Revista de Contabilidade e Controladoria (RC&C): análise dos cinco primeiros anos de publicação (2009-2013)". Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade (REPeC) 8 4 (2014): http://dx.doi.org/10.17524/repec.v8i4.1093.
    10.17524/repec.v8i4.1093
  52. Ponte, João Pedro; Quaresma, Marisa. "Representações e processos de raciocínio na comparação e ordenação de números racionais numa abordagem exploratória". BOLEMA 28 1 (2014): 1464-1484.
    Publicado
  53. Ponte, João Pedro; Quaresma, Marisa. "Representações e raciocínio matemático dos alunos na resolução de tarefas envolvendo números racionais numa abordagem exploratória". Uni-pluri/versidad 14 1 (2014): 102-114.
    Publicado
  54. Henriques, A.; Da Ponte, J.P.. "Representations as a tool to support students' mathematical reasoning when exploring investigation activities,As Representações como Suporte do Raciocínio Matemático dos Alunos quando Exploram Atividades de Investigaç ão". Bolema - Mathematics Education Bulletin 28 48 (2014): 276-298. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84901935256&partnerID=MN8TOARS.
    10.1590/1980-4415v28n48a14
  55. Da Ponte, J.P.; Quaresma, M.. "Representations and reasoning processes in comparing and ordering rational numbers in an exploratory approach,Representações e Processos de Raciocínio na Comparação e Ordenação de Números Racionais numa Abordagem Exploratória". Bolema - Mathematics Education Bulletin 28 50 (2014): 1464-1484. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84920555983&partnerID=MN8TOARS.
    10.1590/1980-4415v28n50a22
  56. da Ponte, J.P.. "Mathematics teacher education as a multifaceted field of study". Journal of Mathematics Teacher Education 17 6 (2014): 489-490. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84922088625&partnerID=MN8TOARS.
    10.1007/s10857-014-9291-6
  57. João Pedro da Ponte; Marisa Quaresma. "Representações e Processos de Raciocínio na Comparação e Ordenação de Números Racionais numa Abordagem Exploratória". Boletim de Educação Matemática (2014): http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=291232906023.
  58. Ana Henriques; João Pedro da Ponte; Henriques, Ana; Ponte, João Pedro. "As Representações como Suporte do Raciocínio Matemático dos Alunos quando Exploram Atividades de Investigação". Boletim de Educação Matemática 28 1 (2014): 276-298. http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=291231123015.
    Publicado
  59. Santos, Raquel; Ponte, João Pedro da. "Ensino e aprendizagem de investigações estatísticas: Dois estudos de caso com futuras professoras". Quadrante 28 2 (2014): 47-68.
    Publicado
  60. Ponte, João Pedro da; Quaresma, Marisa; Ponte, João Pedro da; Quaresma, Marisa. "Representações e processos de raciocínio na comparação e ordenação de números racionais numa abordagem exploratória". BOLEMA 28 50 (2014): 1464-1484. http://hdl.handle.net/10451/22617.
    Acesso aberto • Publicado
  61. Branco, Neusa; Ponte, João Pedro; Ponte, João Pedro da. "Analysis of teaching and learning situations in algebra in prospective teacher education". Sisyphus: Journal of Education 1 1 (2013): 182-213. http://hdl.handle.net/10451/22614.
    Publicado
  62. Mata-Pereira, Joana; Ponte, João; Ponte, João Pedro da. "Desenvolvendo o raciocínio matemático: Generalização e justificação no estudo das inequações". Boletim do GEPEM 62 1 (2013): 17-31. http://hdl.handle.net/10451/22619.
    Publicado
  63. Ponte, João Pedro; Henriques, Ana; da Ponte, J.P.; Henriques, A.. "Problem posing based on investigation activities by university students". Educational Studies in Mathematics 83 1 (2013): 145-156. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84876175755&partnerID=MN8TOARS.
    Publicado • 10.1007/s10649-012-9443-5
  64. Ponte, João Pedro; Mata-Pereira, Joana; Quaresma, Marisa. "Ações do professor na condução de discussões matemáticas". Quadrante 22 1.ª (2013): 55-81.
    Publicado
  65. Carvalho, Renata; Ponte, João Pedro da. "Prática profissional para a promoção do cálculo mental na sala de aula: Uma experiência no 6.º ano". Quadrante 22 2 (2013): 83-108.
    Publicado
  66. João Pedro da Ponte; Neusa Branco; Ponte, João Pedro; Branco, Neusa. "Pensamento algébrico na formação inicial de professores". Educar em Revista 50 1 (2013): 135-155. http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=155029382009.
    Publicado
  67. da Ponte, J.P.. "Theoretical frameworks in researching mathematics teacher knowledge, practice, and development". Journal of Mathematics Teacher Education 16 5 (2013): 319-322. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84883770030&partnerID=MN8TOARS.
    10.1007/s10857-013-9249-0
  68. Ponte, João Pedro; Quaresma, Marisa; Branco, Neusa. "Práticas profissionais dos professores de Matemática". Avances en Investigación en Educación Matemática 1 (2012): 65-86. http://hdl.handle.net/10451/6558.
    Publicado
  69. Branco, Neusa; Ponte, João Pedro. "The study of pictorial sequences as a support to the development of algebraic thinking". Far East Journal of Mathematical Education 8 1 (2012): 1-10.
    Publicado
  70. Viseu, Floriano; Ponte, João Pedro; Ponte, João Pedro da. "The role of ICT in supporting the development of pro-fessional knowledge during teaching practice". Mathematics Teacher Education and Development 14 1 (2012): 137-158. http://hdl.handle.net/10451/22608.
    Publicado
  71. Ponte, João; Mata-Pereira, Joana; Henriques, Ana; João Pedro da Ponte; Joana Mata-Pereira; Ana Henriques. "O raciocínio matemático nos alunos do ensino básico e do ensino superior". Praxis Educativa 7 1 (2012): 355-377. http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=89424874004.
    Publicado
  72. Ponte, João Pedro; Baptista, Mónica; Velez, Isabel; Costa, Estela. "Aprendizagens profissionais dos professores de Matemática através dos estudos de aula". Perspectivas da Educação Matemática 1 1 (2012): 7-24.
    Publicado
  73. Mata-Pereira, Joana; Ponte, João Pedro. "Raciocínio matemático em conjuntos numéricos: Uma investigação no 3.º ciclo". Quadrante 21 1 (2012): 81-110.
    Publicado
  74. Viseu, F.; Da Ponte, J.P.. "Mathematics teacher education, supported by ICT in the teaching internship,A formação do professor de matemática, apoiada pelas TIC, no seu estágio pedagógico". Bolema - Mathematics Education Bulletin 26 42 A (2012): 329-357. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84863854440&partnerID=MN8TOARS.
  75. Floriano Viseu; João Pedro da Ponte. "A Formação do Professor de Matemática, apoiada pelas TIC, no seu Estágio Pedagógico". Boletim de Educação Matemática (2012): http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=291223573015.
  76. da Ponte, J.P.. "Mathematics teacher education programs: Practice and research". Journal of Mathematics Teacher Education 15 5 (2012): 343-346. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84866896630&partnerID=MN8TOARS.
    10.1007/s10857-012-9226-z
  77. da Ponte, J.P.; Ponte, João Pedro. "A practice-oriented professional development programme to support the introduction of a new mathematics curriculum in Portugal". Journal of Mathematics Teacher Education 15 4 (2012): 317-327. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84865412798&partnerID=MN8TOARS.
    Publicado • 10.1007/s10857-012-9219-y
  78. Ponte, João Pedro da; Sandra Marques; Marques, Sandra. "Proportion in school mathematics textbooks: A comparative study". RIPEM-International Journal for Research in Mathematics Education 1 1 (2011): 36-53. http://www.sbem.com.br/.
    Publicado
  79. Silvestre, Ana Isabel; Ponte, João Pedro da. "Una experiencia de enseñanza dirigida al desarrollo del razonamiento proporcional". Educación y Pedagogía 1 (2011): 137-158. http://hdl.handle.net/10451/4220.
    Publicado
  80. Ponte, João Pedro; Velez, Isabel; Ponte, João Pedro da. "Representações em tarefas algébricas no 2.º ano de escolaridade". Boletim do GEPEM 1 (2011): 53-68. http://hdl.handle.net/10451/6559.
    Publicado
  81. Ponte, João Pedro; Mercê, Célia; Ponte, João Pedro da. "A teacher education experiment to challenge conceptions and practices". ZDM - The International Journal on Mathematics Education 1 (2011): 847-859. http://hdl.handle.net/10451/6557.
    Publicado • 10.1007/s11858-011-0349-y
  82. da Ponte, J.P.. "Teachers' knowledge, practice, and identity: Essential aspects of teachers' learning". Journal of Mathematics Teacher Education 14 6 (2011): 413-417. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-81155152634&partnerID=MN8TOARS.
    10.1007/s10857-011-9195-7
  83. Ponte, João Pedro da; Quaresma, Marisa. "Abordagem exploratória com representações múltiplas na aprendizagem dos números racionais: Um estudo de desenvolvimento curricular". Quadrante 20 1 (2011): 55-81.
    Publicado
  84. Ponte, João Pedro da. "Explorar e investigar em matemática: Uma actividade fundamental no ensino e na aprendizagem". Unión 21 1 (2010): 13-30.
    Publicado
  85. Viseu, Floriano; Ponte, João Pedro da. "Desenvolvimento do conhecimento matemático do futuro professor de matemática com apoio das TIC". RELIME 12(3) (2009): 383-413. http://hdl.handle.net/10451/3995http://hdl.handle.net/10451/3978http://hdl.handle.net/10451/3971http://hdl.handle.net/10451/3973http://hdl.handle.net/10451/3974.
    Publicado
  86. Menezes, Luís; Ponte, João Pedro da; Ponte, João Pedro. "Investigação colaborativa de professores e ensino da Matemática: Caminhos para o desenvolvimento profissional". Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática 1(1) (2009): 1-10. http://hdl.handle.net/10451/3966.
    Publicado
  87. Ponte, João Pedro da. "Far ricerca sulla nostra pratica: Una strategia di formazione e di costruzione della conoscenza professionale". La Matemática e la sua Didattica 23 2 (2009): 157-189. http://hdl.handle.net/10451/3975.
    Publicado
  88. Célia Mercê; Ponte, João Pedro da. "Concepções, práticas lectivas e reflexão dos professores de Matemática do 2.º ciclo em relação à calculadora". Quadrante 18 1-2 (2009): 119-146.
    Publicado
  89. da Ponte, J.P.. "Conditions of progress in mathematics teacher education". Journal of Mathematics Teacher Education 12 5 (2009): 311-313. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-70350534254&partnerID=MN8TOARS.
    10.1007/s10857-009-9123-2
  90. Viseu, F.; Da Ponte, J.P.. "Development of didactical knowledge of the mathematics teacher supported by ICT,Desenvolvimento do conhecimento didáctico do futuro professor de matemática com apoio das TIC". Revista Latinoamericana de Investigacion en Matematica Educativa 12 3 (2009): 383-413. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-78149363572&partnerID=MN8TOARS.
  91. Floriano Viseu; João Pedro da Ponte. "DESENVOLVIMENTO DO CONHECIMENTO DIDÁCTICO DO FUTURO PROFESOR DE MATEMÁTICA COM APOIO DAS TIC". Revista Latinoamericana de Investigación en Matemática Educativa (2009): http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=33511859005.
  92. Mercê, Célia; Ponte, João Pedro da. "Concepções, práticas lectivas e reflexão dos professores de Matemática do 2.º ciclo em relação à calculadora. Quadrante, 18(1-2), 119-146.". Quadrante 18 1-2 (2009): 119-146.
    Publicado
  93. Matos, Ana; Ponte, João Pedro da. "O estudo de relações funcionais e o desenvolvimento do conceito de". RELIME 11 (2008): 195-231. http://hdl.handle.net/10451/3995.
    Publicado
  94. Ana Isabel Silvestre; Ponte, João Pedro da; Silvestre, Ana Isabel. "Tarefas de investigação e novas tecnologias no ensino da proporcionalidade". Educação e Cultura Contemporânea 5 10 (2008): 61-89. http://hdl.handle.net/10451/3969.
    Publicado
  95. Sara Costa; Ponte, João Pedro da. "O raciocínio proporcional dos alunos do 2.º ciclo do ensino básico". Revista de Educação 10 1 (2008): 65-100.
    Publicado
  96. Santos, Leonor; Menezes, Luís; Moreira, Darlinda; Oliveira, Isolina; Ponte, João Pedro da; Martins, Cristina; Guerreiro, António; et al. "Conhecimento profissional do jovem professor de Matemática sobre os alunos". Revista de Educação 16 2 (2008): 33-64.
    Publicado
  97. Ana Matos; João Pedro da Ponte. "O estudo de relações funcionais e o desenvolvimento do conceito de variável em alunos do 8.º ano". Revista Latinoamericana de Investigación en Matemática Educativa (2008): http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=33511203.
  98. Ponte, João Pedro da; Oliveira, Paulo; Varandas, José Manuel; Oliveira, Hélia; Fonseca, Helena. "Um dispositivo de interacção virtual de suporte à reflexão na formação inicial de professores". Quadrante 1 (2007): 3-25.
    Publicado
  99. Ponte, João Pedro. "Investigations and explorations in the mathematics classroom". ZDM 39 5-6 (2007): 419-430. http://hdl.handle.net/10451/3995.
    Publicado • 10.1007/s11858-007-0054-z
  100. Ponte, João Pedro da; Oliveira, Paulo; Varandas, José Manuel; Oliveira, Hélia; Fonseca, Helena. "Using ICT to support reflection in pre-service mathematics teacher education". Interactive Educational Multimedia 14 (2007): 79-89.
    Publicado
  101. João Pedro da Ponte; António Guerreiro; Helena Cunha; José Duarte; Helena Martinho; Cristina Martins; Luís Menezes; et al. "A comunicação nas práticas de jovens professores de Matemática". Revista Portuguesa de Educação 20(2) (2007): 39-74. http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=37420203.
    Publicado
  102. Ponte, João Pedro da; João Pedro da Ponte. "Estudos de caso em educação matemática". Bolema 25 (2006): 105-132. http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=291221859007.
    Publicado
  103. Ponte, João Pedro da. "Os desafios do Processo de Bolonha para a formação inicial de professores". Revista de Educação 14 (2006): 19-36.
    Publicado
  104. Ponte, João Pedro da. "Da reflexão à investigação: Percursos de desenvolvimento profissional de professores do 1.º ciclo na área de Matemática". Quadrante 15 1-2 (2006): 3-32.
    Publicado
  105. Ponte, João Pedro da. "Explorar e investigar em matemática: Desafio para alunos e professores". Movimento 14 (2006): 80-96. http://hdl.handle.net/10451/3995.
    Publicado
  106. Luís Menezes; Ponte, João Pedro da. "Da reflexão à investigação: Percursos de desenvolvimento profissional de professores do 1.º ciclo na área de Matemática". Quadrante 15 1-2 (2006): 3-32.
    Publicado
  107. Ponte, João Pedro da. "O interaccionismo simbólico e a pesquisa sobre a nossa própria prática". Revista Pesquisa Qualitativa 1 1 (2005): 107-134. http://hdl.handle.net/10451/4086.
    Publicado
  108. Ponte, João Pedro da; Santos, Leonor. "A distance in-service teacher education setting focused on mathematics investigations: The role of reflection and collaboration". Interactive Educational Multimedia 11 1 (2005): 104-126.
    Publicado
  109. Ponte, João Pedro da; Serrazina, Maria de Lurdes. "Práticas profissionais dos professores de matemática". Quadrante 13 2 (2004): 51-74.
    Publicado
  110. Ponte, João Pedro da; Oliveira, Paulo; Varandas, José Manuel; Oliveira, Hélia; Fonseca, Helena. "Explorando o papel da interacção virtual na formação inicial de professores". Discursos 2 (2004): 135-158.
    Publicado
  111. Delgado, Catarina; Ponte, João Pedro da. "A reflexão sobre as práticas de ensino da Matemática de três futuras professoras do 1º ciclo do ensino básico1". Quadrante 13 1 (2004): 31-61.
    Publicado
  112. Ponte, João Pedro da; João Pedro da Ponte. "Pesquisar para compreender e transformar a nossa própria prática". Educar em Revista 24 (2004): 37-66. http://hdl.handle.net/10451/3995http://hdl.handle.net/10451/3978http://hdl.handle.net/10451/3971http://hdl.handle.net/10451/3973http://hdl.handle.net/10451/3974http://hdl.handle.net/10451/3982http://hdl.handle.net/10451/3983.
    Publicado
  113. Ponte, João Pedro da. "As equações nos manuais escolares". Revista Brasileira de História da Matemática 4(8) (2004): 149-170. http://hdl.handle.net/10451/3990.
    Publicado
  114. Ana Fidalgo; Ponte, João Pedro da. "Concepções, práticas e reflexão de futuros professores do 1º ciclo do ensino básico sobre o ensino da Matemática". Quarante 13 1 (2004): 5-29.
    Publicado
  115. Saraiva, Manuel; Ponte, João Pedro da. "O trabalho colaborativo e o desenvolvimento profissional do professor de Matemática". Quadrante 12 2 (2003): 25-52.
    Publicado
  116. Ponte, João Pedro da. "Investigação sobre investigações matemáticas em Portugal". Investigar em Educação 2 1 (2003): 93-169.
    Publicado
  117. Ponte, João Pedro da; Oliveira, Hélia; Varandas, José Manuel. "Development of pre-service mathematics teachers’ professional knowledge and identity working with information and communication technology". Journal of Mathematics Teacher Education 5 2 (2002): 93-115.
    Publicado • 10.1023/A:1015892804607
  118. Santos, Leonor; Ponte, João Pedro da. "A prática lectiva como actividade de resolução de problemas: Um estudo com três professoras do ensino secundário". Quadrante 11 2 (2002): 29-54.
    Publicado
  119. Ponte, João Pedro da; Oliveira, Hélia. "Remar contra a maré: A construção do conhecimento e da identidade profissional na formação inicial". Revista de Educação 11 2 (2002): 145-163. http://hdl.handle.net/10451/3167.
    Publicado
  120. Ponte, João Pedro da; Fonseca, Helena. "Orientações curriculares para o ensino da estatística: Análise comparativa de três países". Quadrante 1 (2001): 93-132. http://hdl.handle.net/10451/3035.
    Publicado
  121. Ponte, João Pedro da; Brunheira, Lina. "Analysing practice in preservice mathematics teacher education". Journal of Mathematics Teacher Development 1 (2001): 16-27. http://hdl.handle.net/10451/3995.
    Publicado
  122. Ponte, João Pedro. "O início da carreira profissional de professores de Matemática e Ciências". Revista de Educação 1 (2001): 31-46. http://hdl.handle.net/10451/4286.
    Publicado
  123. Ponte, João Pedro da; Maria José Bahia Ribeiro. "A formação em novas tecnologias e as concepções e práticas dos professores de matemática". Quadrante 9 2 (2000): 3-26.
    Publicado
  124. Ponte, João Pedro da. "Tecnologias de informação e comunicação na formação de professores: que desafios?". Revista Iberoamericana de Educación 24 (2000): 63-90.
    Publicado
  125. Segurado, Irene; Ponte, João Pedro. "Concepções sobre a matemática e trabalho investigativo". Quadrante 7(2) (1998): 5-40.
    Publicado
  126. Ponte, João Pedro da; Santos, Leonor. "Práticas lectivas num contexto de reforma curricular". Quadrante 7 1 (1998): 3-33.
    Publicado
  127. Ponte, João Pedro da; Oliveira, Hélia; Brunheira, Lina; Varandas, José Manuel; Ferreira, Catarina. "O trabalho do professor numa aula de investigação matemática". Quadrante 7(2) (1998): 41-70.
    Publicado
  128. Ponte, João Pedro da. "Novas tecnologias na aula de Matemática". Educação e Matemática 1 (1995): 2-7. http://hdl.handle.net/10451/4384.
    Publicado
  129. Ponte, João Pedro da. "O professor de Matemática: Um balanço de dez anos de investigação". Quadrante 1 (1994): 79-114. http://hdl.handle.net/10451/4220.
    Publicado
  130. Ponte, João Pedro da. "O desenvolvimento profissional do professor de Matemática". Educação e Matemática 1 (1994): 9-20.
    Publicado
  131. Ponte, J.P.; Matos, J.F.; Guimarães, H.M.; Leal, L.C.; Canavarro, A.P.; Ponte, João Pedro da; Matos, João Filipe; et al. "Teachers' and students' views and attitudes towards a new mathematics curriculum: A case study". Educational Studies in Mathematics 26 4 (1994): 347-365. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-0010564617&partnerID=MN8TOARS.
    Publicado • 10.1007/BF01279520
  132. Ponte, João Pedro da. "A educação matemática em Portugal: Os primeiros passos de uma comunidade de investigação". Quadrante 1 (1993): 95-126.
    Publicado
  133. Veloso, Maria Graciosa; Ponte, João Pedro da. "Apropriação e desenvolvimento profissional: Instrumentos tecnológicos e práticas educativas". Quadrante 1 (1993): 153-164.
    Publicado
  134. Ponte, João Pedro da. "Problemas de Matemática e situações da vida real". Revista de Educação 1 (1992): 95-108.
    Publicado
  135. Ponte, João Pedro da. "A modelação no processo de aprendizagem". Educação e Matemática 1 (1992): 15-19.
    Publicado
  136. Ponte, João Pedro da; Ponte, João Pedro da. "The history of the concept of function and some educational implications". The Mathematics Educator 3 2 (1992): 3-8.
    Publicado
  137. Ponte, João Pedro da. "O conceito de função no currículo de Matemática". Educação e Matemática 1 (1990): 3-9.
    Publicado
  138. Ponte, João Pedro da. "O computador como ferramenta: Uma aposta bem sucedida". Inovação 1 (1989): 41-48. http://hdl.handle.net/10451/4286.
    Publicado
  139. Ponte, João Pedro da. "A Matemática não é só cálculo e mal vão as reformas curriculares que a vêem como simples disciplina de serviço". Educação e Matemática 1 (1987): 5-26. http://hdl.handle.net/10451/4384.
    Publicado
  140. Ponte, Joao; Norman, F. A.; Davis, Edward J.; Eshun, Benjamin A.; Jensen, Robert J.. "Evaluation of an instructional computing inservice course for elementary and middle school teachers". School Science and Mathematics 86 5 (1986): 375-385.
    Publicado • 10.1111/j.1949-8594.1986.tb11631.x
  141. Ponte, João Pedro da. "O computador e a aprendizagem: Teoria e investigação sobre os efeitos psicológicos e sociais". Revista de Educação 1 (1986): 53-61. http://hdl.handle.net/10451/4159.
    Publicado
  142. Martin, W. G.; Ponte, João Pedro da. "Measuring the areas of golf greens and other irregular regions". The Mathematics Teacher 1 (1985): 385-389. http://hdl.handle.net/10451/4220.
    Publicado
  143. Davis, Edward; Jim, Helms; F. A., Norman; Ponte, João Pedro da. "Training elementary school teachers to use computers: With emphasis on Logo.". Arithmetic Teacher 1 (1984): 18-25. http://hdl.handle.net/10451/4159.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Ponte, João Pedro da. "Discussões coletivas no ensino-aprendizagem da Matemática". Portugal: APM,
  2. Ponte, João Pedro da; Quaresma, Marisa; Mata-Pereira, Joana; Baptista, Mónica. "Estudos de aula para promover o desenvolvimento profissional do professor". Portugal: Appris,
  3. Ponte, João Pedro da. "Problem solving, exercises, and explorations in mathematics textbooks: A historical perspective". Portugal: Springer,
    10.1007/978-3-319-11952-6_5
  4. Ponte, João Pedro da; Branco, Neusa; Quaresma, Marisa. "Exploratory activity in the mathematics classroom". Portugal: Springer,
    10.1007/978-3-319-04993-9_7
  5. Ponte, João Pedro. "A adaptação das tarefas matemáticas: Como promover o uso de múltiplas representações". Portugal: Instituto de Educação,
  6. Ponte, João Pedro. "Práticas profissionais dos professores de Matemática". Portugal: Instituto de Educação,
  7. Ponte, João Pedro. "Práticas de ensino exploratório da Matemática: Ações e intenções de uma professora". Portugal: Instituto de Educação,
  8. Ponte, João Pedro da; Guimarães, Henrique. "Notes for a history of the teaching of algebra". Portugal: Springer Verlag,
    10.1007/978-1-4614-9155-2_22
  9. Ponte, João Pedro da. "Aprendizagem em áreas de conhecimento: a Matemática – Aprendizagem dos alunos e desenvolvimento profissional dos professores". Portugal: Climepsi,
  10. Ponte, João Pedro da. "Estudiando el conocimiento y el desarrollo profesional del profesorado de matemáticas". Portugal: Graó,
  11. Ponte, João Pedro da; Nunes, Cláudia; Quaresma, Marisa. "Explorar, investigar, interagir na aula de matemática: Elementos fundamentais para a aprendizagem". Portugal: EdUFMT - Editora da Universidade Federal de Mato Grosso,
  12. Ponte, João Pedro da. "Researching our own practice". Portugal,
  13. Ponte, João Pedro da. "Gestão curricular em Matemática". Portugal: Associação dos Professores de Matemática,
  14. Canavarro, Ana Paula; Ponte, João Pedro da. "O papel do professor no currículo de Matemática". Portugal: GTI,
  15. Ponte, João Pedro da; Carreira, Susana. "Computer spreadsheet and investigative activities: A case study of an innovative experience". Portugal: Springer,
  16. Ponte, João Pedro da; Matos, João Filipe. "Cognitive processes and social interaction in mathematical investigations". Portugal: Springer,
  17. Da Ponte, J.P.; Chapman, O.. "Prospective mathematics teachers' learning and knowledge for teaching". In Handbook of international research in mathematics education, 223-261. New York, NY, Estados Unidos: Rutledge, 2016.
    Publicado
  18. Jaworski, B.; Da Ponte, J.P.; Mariotti, M.A.. "The CERME spirit: Issues of quality and inclusion in an innovative conference style". In Mapping equity and quality in mathematics education, 457-477. Springer, 2011.
  19. Ponte, João Pedro da; Sousa, Hélia. "Uma oportunidade de mudança na matemática do ensino básico". In Uma oportunidade de mudança na matemática do ensino básico, 11-41. Lisboa, Portugal: Associação dos Professores de Matemática, 2010.
    Publicado
  20. Ponte, João Pedro da. "Mathematics teachers’ professional development and identity in a distance education setting". In Mathematics teachers’ professional development and identity in a distance education setting, 145-155. Kristiansand, Noruega, Noruega: G. Anthony & B. Grevholm, 2010.
    Publicado
  21. Ponte, João Pedro da. "Research and practice: Bridging the gap or changing the focus?". In The first century of the International Commission on Mathematical Instruction (1908-2008): Reflecting and shaping the world of mathematics education, 106-112. Roma, Itália: Instituto della Enciclopedia Italiana, 2008.
    Publicado
  22. Ponte, João Pedro da. "Gestão curricular em matemática". In O professor e o desenvolvimento curricular, 11-34. Lisboa, Portugal: Associação de Professores de Matemática, 2005.
    Publicado
  23. Ponte, João Pedro da. "A formação do professor de Matemática: Passado, presente e futuro1". In Educação matemática: Caminhos e encruzilhadas, Encontro Internacional em Homenagem a Paulo Abrantes,, 267-284. Lisboa, Portugal: Associação de Professores de Matemática, 2005.
    Publicado
  24. Canavarro, Ana Paula; Ponte, João Pedro da. "O papel do professor no currículo de Matemática". In O professor e o desenvolvimento curricular, 63-89. Lisboa, Portugal: GTI, 2005.
    Publicado
  25. Ponte, João Pedro da. "Problemas e investigaciones en la actividad matemática de los alumnos". In La actividad matemática en el aula, 25-34. Barcelona, Espanha: Graó, 2004.
    Publicado
  26. Ponte, João Pedro da; Segurado, Irene; Oliveira, Hélia; Segurado, Maria Irene. "A collaborative project using narratives: What happens when pupils work on mathematical investigations?". In Collaboration in teacher education: Examples from the context of mathematics education, 85-97. Dordrecht, Países Baixos: Kluwer, 2003.
    Publicado
  27. Boavida, Ana; Ponte, João Pedro da. "Investigação colaborativa: Potencialidades e problemas". In Investigação colaborativa: Potencialidades e problemas, 43-55. Lisboa, Portugal: GTI, 2002.
    Publicado
  28. Ponte, João Pedro da. "As TIC no início da escolaridade: Perspectivas para a formação inicial de professores". In As TIC no início da escolaridade: Perspectivas para a formação inicial de professores, 19-26. Porto, Portugal: Porto Editora, 2002.
    Publicado
  29. Ponte, João Pedro da. "Investigating mathematics and learning to teach mathematics". In Investigating mathematics and learning to teach mathematics, 53-72. Dordrecht, Holanda, Países Baixos: F. L. Lin & T. J. Cooney, 2001.
    Publicado
  30. Ponte, João Pedro da. "Didácticas específicas e construção do conhecimento profissional.". In Investigar e formar em educação: Actas do IV Congresso da SPCE, 59-72. Porto, Portugal: SPCE, 1999.
    Publicado
  31. Oliveira, Hélia; Segurado, Irene; Ponte, João Pedro da; Cunha, Helena. "Mathematical investigations in the classroom: A collaborative project". In Mathematical investigations in the classroom: A collaborative project, 135-142. Geelong, Australia, Austrália: Deakin University, 1997.
    Publicado
  32. Ponte, João Pedro da. "Necessary research in mathematical modelling and applications". In Teaching and learning mathematics in context, 219-227. New York, Estados Unidos: Ellis Horwood, 1993.
    Publicado
  33. Ponte, João Pedro da. "Concepções dos professores de matemática e processos de formação". In Educação matemática, 185-247. Lisboa, Portugal: Instituto de Inovação Educacional, 1992.
    Publicado
Livro
  1. Oliveira, H.; Henriques, A.; Da Ponte, J.P.. Developing statistical literacy (DSL): Student learning and teacher education. 2015.
  2. Loss, Adriana; Caetano, Ana Paula; Ponte, João Pedro da. Formação de professores e educadores no Brasil e em Portugal: Pesquisas, debates e Práticas. Portugal: Appris. 2015.
  3. Ponte, João Pedro da. Práticas profissionais dos professores de matemática. Portugal: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. 2014.
  4. Ponte, João Pedro da; Matos, Ana; Branco, Neusa. Sequências e funções. Lisboa, Portugal: DGIDC. 2009.
    Publicado
  5. Ponte, João Pedro da; Branco, Neusa; Matos, Ana. Álgebra no ensino básico. Lisboa, Portugal: ME-DGIDC. 2009.
    Publicado
  6. Monteiro, Cecília; Menezes, Luís; Tavares, Fernanda; Ponte, João Pedro; Almiro, João; Matos, José Manuel. Interacções na aula de Matemática. Portugal: Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. 2000.
Relatório
  1. Ponte, João Pedro da; Sebastião, Luís; Miguéns, Manuel. 2004. A formação de professores e o Processo de Bolonha. http://hdl.handle.net/10451/3407.

Outros

Outra produção
  1. Ponte, João Pedro da; Quaresma, Marisa. 2014. Representações e raciocínio matemático dos alunos na resolução de tarefas envolvendo números racionais numa abordagem exploratória. Este artigo estuda as representações e os raciocínios de alunos do 6.º ano na resolução de tarefas com números racionais numa aula de cunho exploratório. Damos especial atenção às representações pelas quais os alunos mostram preferência e ao modo como estabelecem generalizações e justificações. A investigação segue uma abordagem qualitativa e interpretativa, com observação participante. Analisamos. http://hdl.handle.net/10451/22621.
  2. Henriques, Ana; Ponte, João Pedro da. 2014. As Representações como Suporte do Raciocínio Matemático dos Alunos quando Exploram Atividades de Investigação. Neste artigo, analisamos os modos de representação e os processos de raciocínio de alunos do 2.º ano do ensino superior na exploração de atividades de investigação propostas numa experiência de ensino na disciplina de Análise Numérica. O objetivo é compreender o modo como as representações escolhidas pelos alunos no decorrer das suas explorações suportam o seu raciocínio. O estudo segue uma metodo. http://hdl.handle.net/10451/22616.
  3. Ponte, João Pedro da. 2013. The Professional Practice and Professional Development of Mathematics Teachers. Didactics of mathematics has developed internationally as a scientific field of studies in the late 1960s in the wake of the modern mathematics movement. Particularly important landmarks in this development were the creation of the journal Educational Studies in Mathematics by Hans Freudenthal in 1968, and the establishment of the Journal for Research in Mathematics Education in 1970, with David J. https://revistas.rcaap.pt/sisyphus/article/view/3704.
  4. Ponte, João Pedro da; Branco, Neusa. 2013. Pensamento algébrico na formação inicial de professores. Este artigo descreve uma experiência de formação inicial orientada para o desenvolvimento do pensamento algébrico de educadores de infância e de futuros professores dos primeiros anos, realizada ao longo de um semestre numa disciplina do 3º ano da licenciatura em educação básica. A formação destes professores debate-se com dilemas muito específicos entre os quais avulta o modo separado ou integrad. http://hdl.handle.net/10451/22612.
  5. Ponte, João Pedro da; Henriques, Ana. 2013. Problem posing based on investigation activities by university students. This paper reports a classroom-based study involving investigation activities in a university numerical analysis course. The study aims to analyze students’ mathematical processes and to understand how these activities provide opportunities for problem posing. The investigations were intended to stimulate students in asking questions, to trigger their thinking processes, to promote their ability t. http://hdl.handle.net/10451/22611.
    10.1007/s10649-012-9443-5
  6. Carvalho, Renata; Ponte, João Pedro da. 2013. Prática profissional para a promoção do cálculo mental na sala de aula: Uma experiência no 6.º ano. Neste artigo analisamos a prática do professor de Matemática tendo em vista o desenvolvimento do cálculo mental dos alunos e a superação dos seus erros, numa abordagem que valoriza os momentos de discussão na sala de aula. O quadro de análise caracteriza a prática profissional do professor de acordo com as ações que desenvolve: convidar, apoiar, desafiar, guiar e sugerir. A metodologia é qualitati. http://hdl.handle.net/10451/28783.
  7. Branco, Neusa; Ponte, João Pedro da. 2013. Analysis of Teaching and Learning Situations in Algebra in Prospective Teacher Education. This paper presents a teacher education experiment that was conducted in an algebra course based on an exploratory approach and articulating content and pedagogy. We investigate the contribution of analysing teaching and learning situations, namely student answers and episodes of classroom work, in developing the mathematical and teaching knowledge of prospective primary school teachers. We use a. https://revistas.rcaap.pt/sisyphus/article/view/3711.
  8. Ponte, João Pedro da; Mata-Pereira, Joana; Quaresma, Marisa. 2013. Ações do professor na condução de discussões matemáticas. O objetivo deste artigo é compreender como se desenvolve a prática de condução de discussões coletivas na aula de Matemática, identificando problemas que emergem na sua realização. A prática do professor é vista como uma atividade baseada num motivo e realizada através de um conjunto de ações, sendo dada atenção especial ao modo como se promove o raciocínio matemático dos alunos. O estudo é realiz. http://hdl.handle.net/10451/22627.
  9. Ponte, João Pedro da; Branco, Neusa; Quaresma, Marisa; Azevedo, Arminda. 2013. Investigações e explorações como parte do trabalho quotidiano na sala de aula. Este artigo apresenta três elementos fundamentais de unidades de ensino de cunho exploratório: (i) a conjetura de ensino-aprendizagem que preside à elaboração da unidade, (ii) as tarefas que a compõem; e (iii) os modos de trabalho, estilos de comunicaçãoe papéis deprofessor e alunos. Dá exemplos de três unidades de ensino de diferentes níveis de escolaridade que ilustram estes elementos e evidenci. http://hdl.handle.net/10451/28782.
  10. Santos, Raquel; Ponte, João Pedro; Ponte, João Pedro da. 2012. A interpretação de medidas de tendência central de futuros professores e educadores na realização de uma investigação estatística. http://hdl.handle.net/10451/7073.
  11. Ponte, João Pedro da; Quaresma, Marisa; Branco, Neusa. 2012. Práticas profissionais dos professores de Matemática. Este artigo discute a noção de prática tendo em vista analisar o trabalho do professor na sala de aula. Começa por analisar duas abordagens desta noção, a cognitivista e a sociocultural, com especial atenção para as práticas profissionais dos professores, e identifica dois elementos-chave destas práticas: as tarefas e o discurso na sala de aula. De seguida, debruça-se sobre duas práticas no proces. http://hdl.handle.net/10451/22607.
  12. Branco, Neusa; Ponte, João Pedro da. 2012. The study of pictorial sequences as a support to the development of algebraic thinking. The purpose of this article is to study the contribution of a teaching unit that introduces algebra through pictorial sequences and problem solving with an exploratory and investigative approach towards the development of the algebraic thinking of grade 7 students. The study focuses on the work of a student, Joana, in different algebraic tasks. Data were collected by means of two interviews, audio. http://hdl.handle.net/10451/22609.
  13. Ponte, João Pedro da; Baptista, Mónica; Velez, Isabel; Costa, Estela. 2012. Aprendizagens profissionais dos professores de Matemática através dos estudos de aula. O estudo de aula, contemplando a preparação e observação de uma aula e a reflexão pós-aula, é um processo formativo que leva os professores a refletir sobre a aprendizagem dos alunos e sobre as suas práticas. Este artigo visa conhecer as aprendizagens profissionais realizadas por cinco professores envolvidos numa experiência realizada na 7.ª série do ensino fundamental, incidindo no conceito de pr. http://hdl.handle.net/10451/22605.
  14. Ponte, João Pedro da; Mata-Pereira, Joana; Henriques, Ana. 2012. O raciocínio matemático nos alunos do ensino básico e do ensino superior. Este artigo analisa os processos de raciocínio em tarefas matemáticas de dois alunos do 9.º ano do Ensino Básico e dois alunos do 2.º ano do Ensino Superior. Debruçamo-nos, também, sobre a representação e a significação, dada a sua estreita relação com o raciocínio matemático. Os resultados apresentados têm por base dois estudos de natureza qualitativa e interpretativa que usam diversas fontes de. http://hdl.handle.net/10451/22606.
    10.5212/PraxEduc.v.7i2.0003
  15. Ponte, João Pedro da; Quaresma, Marisa; Branco, Neusa. 2012. Tarefas de exploração e investigação na aula de Matemática. Neste artigo procuramos mostrar que, em termos curriculares, as explorações e investigações matemáticas podem ser integradas no dia a dia da sala de aula de Matemática em vez de constituírem um trabalho periférico. Tendo por base dois episódios, um relativo à aprendizagem inicial dos números racionais no 5.º ano e outro relativo à aprendizagem da linguagem algébrica no 7.º ano, mostramos como tare. http://hdl.handle.net/10451/28726.
  16. Mata-Pereira, Joana; Ponte, João Pedro da. 2012. Raciocínio matemático em conjuntos numéricos: Uma investigação no 3.º ciclo. Neste artigo analisamos os processos de raciocínio de alunos do 3.º ciclo na resolução de tarefas de cunho algébrico envolvendo propriedades dos conjuntos numéricos Z e R. O quadro conceptual destaca como processos-chave do raciocínio matemático a generalização e a justificação, dando também atenção às representações e à significação. A metodologia é qualitativa, sendo estudados quatro alunos do 7. http://hdl.handle.net/10451/22633.
    Mata-Pereira, J., & Ponte, J. P. (2012). Raciocínio matemático em conjuntos numéricos: Uma investigação no 3.º ciclo. Quadrante, 21(2), 81-110.
  17. Silvestre, Ana Isabel; Ponte, João Pedro da. 2011. Missing value and comparison problems: What pupils know before the teaching of proportion.
  18. Martinho, Helena; Ferreira, Rosa; Vale, Isabel; Ponte, João Pedro. 2011. Representações múltiplas de funções em ambiente com Geogebra: Um estudo sobre o seu uso por alunos de 9.º ano. Este artigo foca-se na utilização de representações múltiplas das funções por alunos de 9º ano, na resolução de tarefas com recurso ao Geogebra. Decorre de uma investigação realizada no âmbito de um mestrado, onde se desenvolveu um estudo de caso descritivo e analítico de uma turma que foi alvo de uma intervenção didáctica com tarefas diversificadas sobre funções, em ambiente de sala de aula com r. http://hdl.handle.net/10174/4818.
  19. Mercê, Célia; Ponte, João Pedro da. 2009. Concepções, práticas lectivas e reflexão dos professores de Matemática do 2.º ciclo em relação à calculadora. O presente estudo tem por base uma experiência de formação, visando conhecer o modo como os professores do 2.º ciclo integram as calculadoras nas suas práticas profissionais e como pode a formação contínua ajudá-los a reflectir sobre esta questão. A metodologia, de natureza qualitativa e interpretativa, envolve três estudos de caso com recolha de dados por entrevistas e observação em sessões de fo. http://hdl.handle.net/10451/3981.
  20. Viseu, Floriano; Ponte, João Pedro da. 2009. Desenvolvimento do conhecimento matemático do futuro professor de matemática com apoio das TIC. O estagiário de Matemática, frequentemente, experienciou situações de aprendizagem muito diversas das recomendações curriculares actuais. É o caso de Fábio, que, no início do seu estágio, propõe aos alunos sobretudo exercícios e usa apenas quadro e giz. Considerando que é a partir da prática que o conhecimento didáctico se reformula, este artigo analisa a influência de um dispositivo de formação i. http://hdl.handle.net/10451/3974.
  21. Costa, Sara; Ponte, João Pedro da. 2008. O raciocínio proporcional dos alunos do 2.º ciclo do ensino básico. Este artigo relata um estudo sobre o raciocínio proporcional dos alunos do 2.° ciclo do ensino básico antes e depois do ensino da proporcionalidade directa. Especial atenção é dada às suas estratégias e dificuldades na resolução de problemas e ao modo como identificam se existe ou não proporcionalidade numa dada situação. O estudo foi realizado numa turma do 6.° ano e segue uma metodologia qualita. http://hdl.handle.net/10451/4074.
  22. Matos, Ana; Ponte, João Pedro da. 2008. O estudo de relações funcionais e o desenvolvimento do conceito de variável em alunos do 8.º ano. Este estudo aborda a relação entre a resolução de tarefas de investigação e exploração, envolvendo relações funcionais, e o desenvolvimento do pensamento algébrico em alunos do 8.º ano, dando especial atenção ao modo como estes interpretam e utilizam a linguagem algébrica. A metodologia, de índole qualitativa e interpretativa, é baseada em dois estudos de caso de alunos que viveram uma unidade de. http://hdl.handle.net/10451/3973.
  23. Ponte, João Pedro da. 2007. Investigations and explorations in the mathematics classroom. In Portugal, since the beginning of the 1990s, problem solving became increasingly identified with mathematical explorations and investigations. A number of research studies have been conducted, focusing on students’ learning, teachers’ classroom practices and teacher education. Currently, this line of work involves studies from primary school to university mathematics. This perspective impacted t. http://hdl.handle.net/10451/3978.
  24. Ponte, João Pedro da; Oliveira, Paulo; Varandas, José Manuel; Oliveira, Hélia; Fonseca, Helena. 2007. Um dispositivo de interacção virtual de suporte à reflexão na formação inicial de professores. Este artigo analisa um dispositivo de supervisão virtual, centrado num fórum de discussão, no estágio pedagógico de um curso de formação inicial de professores de Matemática. Este fórum teve como objectivos a reflexão sobre os problemas emergentes da prática profissional, a problematização dessa mesma prática e a partilha de experiências. O estudo segue uma metodologia qualitativa e interpretativa. http://hdl.handle.net/10451/3970.
  25. Ponte, João Pedro da; Oliveira, Paulo; Varandas, José Manuel; Oliveira, Hélia; Fonseca, Helena. 2007. Using ICT to support reflection in pre-service mathematics teacher education. This paper analyses a virtual supervision setting (e-mail and forum) during the practicum in a pre-service secondary school mathematics teacher education program. It is a study of the authors’ own professional practice using a qualitative-interpretative approach and case studies of student teachers. The results show that the setting was significant for pre-service teachers who had a more reflectiv. http://hdl.handle.net/10451/3977.
  26. Ponte, João Pedro da. 2006. Estudos de caso em educação matemática. Os estudos de caso têm conhecido uma assinalável popularidade na investigação em Educação Matemática. Têm grandes potencialidades mas também os seus problemas. Este artigo discute o que caracteriza esta abordagem e como é que ela se distingue de outras formas de conduzir a investigação; qual é a natureza do conhecimento assim produzido, principalmente quando inserido numa perspectiva interpretativ. http://hdl.handle.net/10451/3007.
  27. Ponte, João Pedro da. 2006. Os desafios do Processo de Bolonha para a formação inicial de professores. Este artigo apresenta os aspectos essenciais e os fundamentos de uma proposta geral para o futuro dos cursos de formação inicial de professores e educadores de infância, tendo em vista a sua reorganização no quadro do Processo de Bolonha. Começa por analisar a função profissional do professor, que apresenta em três grandes áreas de actuação: promover as aprendizagens curriculares, participar no de. http://hdl.handle.net/10451/3166.
  28. Ponte, João Pedro da. 2006. Explorar e investigar em matemática: Desafio para alunos e professores. Este artigo analisa as relações entre pesquisar, ensinar e aprender no processo de ensino aprendizagem da Matemática e na actividade profissional do professor. Dá também atenção especial ao conceito de tarefa, considerando o papel dos exercícios, problemas, investigações, explorações e do trabalho de projecto no ensino desta disciplina. Recorrendo a exemplos de actividades realizadas por professor. http://hdl.handle.net/10451/3971.
  29. Menezes, Luís; Ponte, João Pedro da. 2006. Da reflexão à investigação: Percursos de desenvolvimento profissional de professores do 1.º ciclo na área de Matemática. Este artigo analisa como se desenvolvem profissionalmente professores do 1.º ciclo do ensino básico no que respeita à reflexão, conhecimento didáctico e práticas profissionais, quando participam num projecto de investigação colaborativo focado na comunicação matemática. O estudo, que assumiu uma metodologia de investigação interpretativa e um design de estudo de caso, decorreu ao longo de quase do. http://hdl.handle.net/10451/3170.
  30. Ponte, João Pedro da; Santos, Leonor. 2005. A distance in-service teacher education setting focused on mathematics investigations: The role of reflection and collaboration. This paper discusses how several teachers were involved in a distance in-service course inspired by the notion of teachers’ inquiry. The participants are middle and secondary school teachers who register and work with a partner. We provide case studies of three groups of teachers, tracing their professional development concerning mathematical investigations, reflection and collaboration practices.. http://hdl.handle.net/10451/4072.
  31. Ponte, João Pedro da. 2004. Pesquisar para compreender e transformar a nossa própria prática. No ensino fundamental e médio, tal como no ensino superior, cada vez mais, existem professores que empreendem pesquisas sobre a sua própria prática profissional. Fazem-no porque sentem necessidade de compreender melhor a natureza dos problemas com que se defrontam, para poder transformar a sua prática e as suas condições de trabalho. Este artigo começa por apresentar resumidamente as principais ca. http://hdl.handle.net/10451/3983.
  32. Ponte, João Pedro da; Boavida, Ana Maria. 2004. Investigar a nossa prática profissional: o percurso de um grupo de trabalho colaborativo. http://hdl.handle.net/10400.26/5726.
  33. Delgado, Catarina; Ponte, João Pedro da. 2004. A reflexão sobre as práticas de ensino da Matemática de três futuras professoras do 1.º ciclo do ensino básico. Este artigo discute o modo como três futuras professores do 1.º ciclo do ensino básico reflectem sobre as suas práticas de ensino da Matemática, analisando os factores que as influenciam. A abordagem metodológica é qualitativa, de cunho interpretativo, baseada em três estudos de caso. As participantes frequentam o 4.º ano do curso de uma escola superior de educação, tendo diferentes níveis de dese. http://hdl.handle.net/10451/3408.
  34. Fidalgo, Ana; Ponte, João Pedro da. 2004. Concepções, práticas e reflexão de futuros professores do 1º ciclo do ensino básico sobre o ensino da Matemática. O presente artigo relata um estudo sobre as concepções e práticas de ensino daMatemática relativamente a aspectos do currículo desta disciplina — tarefas, materiais e comunicação na sala de aula — por parte de dois futuros professores do 1º ciclo do ensino básico, durante a sua prática pedagógica. A problemática do estudo baseia-se nas orientações curriculares para o ensino da Matemática e sublinh. http://hdl.handle.net/10451/3979.
  35. Da Ponte, João Pedro; Serrazina, Maria De Lurdes; Ponte, João Pedro da; Serrazina, Maria de Lurdes. 2004. Práticas profissionais dos professores de matemática. Este artigo analisa resultados dos estudos realizados em Portugal sobre as práticas profissionais dos professores de Matemática em diversos campos: (i) tarefas propostas, (ii) materiais utilizados, (iii) comunicação na sala de aula, (iv) gestão curricular, (v) avaliação, (vi) colaboração e (vii) formação. São passados em revista o relatórioMatemática 2001, o estudo Resultados diferentes, escolas d. http://hdl.handle.net/10400.21/862.
  36. Ponte, João Pedro da; Oliveira, Paulo; Varandas, José Manuel; Oliveira, Hélia; Fonseca, Helena. 2004. Explorando o papel da interacção virtual na formação inicial de professores. Este artigo analisa o funcionamento de uma componente de supervisão virtual, integrando um fórum de discussão e comunicação por e-mail, no estágio pedagógico de uma Licenciatura em Ensino da Matemática. Trata-se de uma investigação sobre a prática profissional dos respectivos autores que segue uma abordagem qualitativa e interpretativa e é baseada em estudos de caso de estagiários. Os resultados m. http://hdl.handle.net/10451/3078.
  37. Ponte, João Pedro da. 2003. Investigação sobre investigações matemáticas em Portugal. Tomando como base o conceito de investigação como a procura de respostas fundamentadas e rigorosas para as nossas próprias questões, este artigo analisa o trabalho realizado neste campo no ensino da Matemática em Portugal. Num primeiro momento analisa, em termos conceptuais, em que consiste esta perspectiva e discute as suas possíveis fontes de legitimidade, na Epistemologia da Matemática e na evo. http://hdl.handle.net/10451/4071.
  38. Saraiva, Manuel; Ponte, João Pedro da. 2003. O trabalho colaborativo e o desenvolvimento profissional do professor de Matemática. Este artigo relata um estudo cujo objectivo era identificar factores que influenciam o desenvolvimento profissional dos professores de Matemática, no quadro da realização de trabalhos colaborativos, em ligação directa com a prática lectiva. Entre 1993 e 1997, dois professores de Matemática do ensino secundário e um investigador trabalharam na concretização dos novos programas desta disciplina. As. http://hdl.handle.net/10451/3077.
  39. Ponte, João Pedro da; Oliveira, Hélia; Varandas, José Manuel. 2002. Development of pre-service mathematics teachers’ professional knowledge and identity in working with information and communication technology. This paper describes the work undertaken in a course in communication and information technology in a pre-service program for secondary school mathematics teachers. This course aimed to help pre-service teachers develop a positive attitude regarding ICT and use it confidently. It focused on the exploration of educational software and of the Internet’s potential as a means of research and productio. http://hdl.handle.net/10451/3991.
  40. Santos, Leonor; Ponte, João Pedro da. 2002. A prática lectiva como actividade de resolução de problemas: Um estudo com três professoras do ensino secundário. Encarando a prática profissional como uma actividade de resolução de problemas, o estudo apresentado neste artigo visa compreender o que caracteriza os problemas profissionais com que o pro-fessor de Matemática do ensino secundário se confronta no seu dia a dia, num processo de mudança curricular, e como se distinguem e relacionam esses problemas quando são considerados diferentes contextos de prá. http://hdl.handle.net/10451/3980.
  41. Ponte, João Pedro da; Brunheira, Lina. 2001. Analysing practice in preservice mathematics teacher education. This paper presents the case of a yearlong course based on fieldwork activities provided to secondary school mathematics preservice teachers, just before their student teaching practicum. The activities are a first experience in investigating professional practice—some concern the school as a whole, while others focus on the mathematics class. Using a qualitative and collaborative methodology, we. http://hdl.handle.net/10451/3995.
  42. Ponte, João Pedro da. 2001. O início da carreira profissional de professores de Matemática e Ciências. Os primeiros anos da profissão docente são muito importantes no desenvolvimento do conhecimento e identidade profissional do jovem professor. Este artigo caracteriza a situação e os problemas vividos por jovens professores diplomados pela FCUL. A metodologia de investigação inscreve-se num quadro interpretativo, sendo baseada em estudos de caso. Os resultados sugerem que há muitos aspectos bem con. http://hdl.handle.net/10451/4286.
  43. Ribeiro, Maria José Bahia; Ponte, João Pedro da, 1953-. 2000. A formação em novas tecnologias e as concepções e práticas dos professores de Matemática. Este trabalho estuda a influência da formação de professores de Matemática em novas tecnologias nas suas concepções e práticas profissionais. A metodologia é de estudo de casos, sendo as participantes duas professoras de Matemática do ensino secundário que frequentaram formação no uso de calculadoras gráficas e duas professoras que fizeram um curso de Cabri-Géomètre. As professoras apreciaram o es. http://hdl.handle.net/10451/2772.
  44. Ponte, João Pedro da. 2000. Tecnologias de informação e comunicação na formação de professores: que desafios?. Este artigo analisa os desafios que as tecnologias de informação e comunicação (TIC) colocam à formação de professores: Primeiramente, estuda o modo como as TIC marcam a sociedade atual, com efeitos profundos não só na vida econômica mas também na cultura e na identidade humana. A Internet, pontualmente, representa uma oportunidade além do acesso à informação, de produção e divulgação de materiais. http://hdl.handle.net/10451/3993.
  45. Segurado, Irene; Ponte, João Pedro da. 1998. Concepções sobre a matemática e trabalho investigativo. As actividades de investigação proporcionam aos alunos uma experiência viva e gratificante – levando-os a aprender processos como generalizar, considerar casos particulares, simbolizar, comunicar, analisar, explorar, conjecturar e provar. Investigação anterior, embora escassa, mostra as suas potencialidades mas t6ambém os seus problemas, resultantes dos alunos manifestarem, frequentemente, concepç. http://hdl.handle.net/10451/3040.
  46. Ponte, João Pedro da; Oliveira, Hélia; Brunheira, Lina; Varandas, José Manuel; Ferreira, Catarina. 1998. O trabalho do professor numa aula de investigação matemática. Toda a actividade matemática rica envolve necessariamente trabalho investigativo, com o reconhecimento da situação, a formulação de questões, a formulação de conjecturas, o seu teste e refinamento e a argumentação, demonstração e avaliação do trabalho realizado. O presente artigo tem por base um estudo empírico cujo objectivo era caracterizar os papéis do professor em aulas onde os alunos realizam. http://hdl.handle.net/10451/3042.
  47. Ponte, João Pedro da; Santos, Leonor. 1998. Práticas lectivas num contexto de reforma curricular. Este trabalho visa estudar — a partir das tarefas propostas e do discurso produzido na sala de aula — as práticas lectivas de duas professoras de Matemática (do 3º ciclo e secundário) e a sua relação com as concepções e o conhecimento profissional sobre a disciplina, o currículo, a aprendizagem e a instrução. O trabalho tem por base um curso de formação sobre as orientações dos novos programas env. http://hdl.handle.net/10451/3041.
  48. Alarcão, Isabel; Freitas, Cândido; Ponte, João Pedro da; Alarcão, Jorge; Tavares, Maria José. 1997. A formação de professores no Portugal de hoje. 1 Introdução 2 O sistema educativo e as necessidades de formação de professores 2.1 A Lei de Bases e a sua aplicação 2.2 Implicações para a formação de professores 3 Perfis dos professores e condições de formação 4 Conclusão e resumo das principais propostas Bibliografia. http://hdl.handle.net/10451/26593.
  49. Ponte, João Pedro da. 1995. Novas tecnologias na aula de Matemática. As novas tecnologias computacionais (NT) assumiram um papel de primeiro plano no ensino da Matemática na última década. Este artigo ilustra o partido que se pode tirar, em diferentes níveis de ensino, de materiais já perfeitamente testados, largamente disponíveis e susceptíveis de generalizada utilização.. http://hdl.handle.net/10451/4470.
  50. Ponte, João Pedro da; Matos, João Filipe; Guimarães, Henrique Manuel; Leal, Leonor Cunha; Canavarro, Ana Paula. 1994. Teachers' and students' views and attitudes towards a new mathematics curriculum: A case study. The education system in Portugal is in the midst of a period of intensive reform. This paper describes the findings of a qualitative case study focusing on the views and attitudes of teachers and students participating in a pilot curriculum development programme stressing active methodologies and group work, conducted by the Ministry of Education In particular it discusses their views and attitude. http://hdl.handle.net/10451/3972.
  51. Ponte, João Pedro da. 1994. O desenvolvimento profissional do professor de Matemática. O professor é hoje visto como um elemento-chave do processo de ensino-aprendizagem. Sem a sua participação empenhada é impossível imaginar qualquer transformação significativa no sistema educativo. Este artigo apresenta diversos conceitos fundamentais relativos à identidade do professor -- conhecimento profissional, reflexão, desenvolvimento profissional -- e aborda a sua relação com a didáctica d. http://hdl.handle.net/10451/4474.
  52. Ponte, João Pedro da. 1994. O professor de Matemática: Um balanço de dez anos de investigação. Este trabalho traça um quadro geral do caminho percorrido em Portugal na investigação sobre concepções, saberes, práticas e formação de professores. Os estudos identificados são organizados por grandes períodos e temas, correspondendo o primeiro grande grupo de trabalhos corresponde aos mestrados de Boston; surgem de seguida os trabalhos centrados primeiro nas concepções e depois nas concepções e. http://hdl.handle.net/10451/4201.
  53. Ponte, João Pedro da. 1993. Professores de Matemática: Das concepções aos saberes profissionais. http://hdl.handle.net/10451/4523.
  54. Veloso, Maria Graciosa; Ponte, João Pedro da. 1993. Apropriação e desenvolvimento profissional: Instrumentos tecnológicos e práticas educativas. A apropriação de uma ideia ou de um instrumento é um processo de domínio progressivo que permite que essa ideia ou instrumento se vá tornando uma ferramenta de pensamento e de acção. Leva, assim, a encarar e resolver situações problemáticas num quadro de referência mais lato e novas formas de encarar a realidade. Nesta comunicação pretende-se reflectir sobre diferentes modos de apropriação da calc. http://hdl.handle.net/10451/4226.
  55. Ponte, João Pedro da. 1993. A educação matemática em Portugal: Os primeiros passos de uma comunidade de investigação. Num primeiro momento, procuro esquematizar quais foram, até agora, as grandes fases porque passou a investigação em Educação Matemática no nosso país. Num segundo momento, abordo os temas, resultados e abordagens metodológicas respeitantes ao trabalho já realizado. Num terceiro momento, discuto o processo da constituição desta comunidade científica e, finalmente, apontarei algumas questões que con. http://hdl.handle.net/10451/4225.
  56. Ponte, João Pedro da. 1991. O computador e o ensino da Matemática: Um processo de inovação, investigação e formação de professores. http://hdl.handle.net/10451/4569.
  57. Ponte, João Pedro da. 1990. Teachers’ perceived roles of the computer in mathematics education. http://hdl.handle.net/10451/4552.
  58. Monteiro, Cecília; Ponte, João Pedro da. 1987. Project work with teachers involved in a program for the use of computers in education. http://hdl.handle.net/10451/4568.
  59. Matos, José Manuel; Ponte, João Pedro da. 1986. Students’ strategies and reasoning processes in computer educational games. http://hdl.handle.net/10451/4566.
  60. Ponte, João Pedro da. 1985. Geometrical and numerical strategies in students' functional reasoning. http://hdl.handle.net/10451/4553.
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2015 - 2020/03 Discussão matemática no ensino e aprendizagem da álgebra
Coorientador de Cátia Sofia Nunes Rodrigues
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
2015 - 2020/01 Tarefas na sala de aula: Prática letiva de professores do 3.º ano com re-presentações matemáticas
Coorientador de Isabel Maria Palmeiro Velez
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
2015 - 2019 O desenvolvimento do raciocínio geométrico na formação inicial dos professores dos primeiros anos
Orientador de Lina Maria Amador Brunheira Assunção
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
2015 - 2019 A compreensão de números racionais: O papel da representação decimal
Coorientador de Cristina Maria da Silva Morais
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
2014 - 2018 A aprendizagem comparticipada dos números racionais através da percentagem
Coorientador de Helena Gil Rodrigues Monteiro Guerreiro
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
2013 - 2018 O estudo de aula como processo de desenvolvimento profissional de professores de Matemática: Duas experiências no ensino básico
Orientador de Marisa Alexandra Ferreira Quaresma
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
2013 - 2018 As ações do professor para promover o raciocínio matemático na sala de aula
Orientador de Joana da Fonte Dias da Mata Pereira
Doutoramento (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
2012 - 2016 Conhecimento e práticas de professores em educação estatística: Três estudos de caso no 1.º ciclo num contexto de trabalho colaborativo
Coorientador de Ana Maria Caseiro Rodrigues
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
2012 - 2016 O desenvolvimento do pensamento algébrico: Uma experiência de ensino com alunos do 9.º ano
Coorientador de Sandra Guerreiro Gonçalves Nobre
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
2012 - 2016 Cálculo mental com números racionais: Um estudo com alunos do 6.º ano de escolaridade.
Orientador de Renata dos Anjos Carvalho Carrapiço
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
2011 - 2015 O conhecimento de Estatística e da sua Didática de futuros professores
Orientador de Raquel Filipa Marques dos Santos
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
2010 - 2014 Miniprojetos interculturais na aula de matemática: Quatro estudos de caso
Orientador de Lucília Rita Rocha Teles Rodrigues
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
2010 - 2014 Formação contínua em Matemática para professores dos anos iniciais no Brasil e em Portugal: Caminhos para o desenvolvimento do conhecimento e da prática letiva
Coorientador de Regis Luís Lima de Souza
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
2010 - 2014 A gestão do currículo no contexto de um grupo de professores de Matemática
Orientador de Cláudia Maria Canha Nunes Johnen Torres
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
2010 - 2014 Reflexión de docentes sobre la enseñanza del álgebra en un programa formativo
Coorientador de Elisabeth Maria Ramos Rodríguez
Universidad de Granada, Espanha
2010 - 2013 O desenvolvimento do pensamento algébrico na formação inicial de professores dos primeiros anos
Orientador de Neusa Cristina Vicente Branco
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
2009 - 2012 Tecnologias e pensamento algébrico: Um estudo sobre o conhecimento profissional dos professores de Matemática
Coorientador de José António de Oliveira Duarte
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
2009 - 2012 A integração da calculadora gráfica no ensino da Matemática: Estudo sobre as práticas curriculares de professores do ensino secundário
Coorientador de Helena Cristina Oitavém Fonseca da Rocha
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
2008 - 2012 Comunicação no ensino-aprendizagem da Matemática: práticas no 1.º ciclo do ensino básico
Coorientador de António Manuel da Conceição Guerreiro
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
2008 - 2012 O desenvolvimento do raciocínio proporcional: Percursos de aprendizagem de alunos do 6.º ano de escolaridade
Orientador de Ana Isabel Silvestre Silva
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
2008 - 2012 O desenvolvimento do sentido de número no âmbito da resolução de problemas de adição e subtração no 2.º ano de escolaridade
Coorientador de Elvira da Graça Ferreira
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
2008 - 2011 O pensamento matemático avançado e a aprendizagem da Análise Numérica num contexto de actividades de investigação
Orientador de Ana Cláudia Correia Batalha Henriques
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
2007 - 2011 Desenvolvimento profissional de professores de Matemática num contexto de formação pós-graduada apoiada pelas TIC
Orientador de João Felisberto Fernandes Semedo
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
2007 - 2011 O desenvolvimento do sentido da multiplicação e da divisão de números racionais
Coorientador de Hélia Gonçalves Pinto
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
2006 - 2010 A comunicação na formação inicial de professores de Matemática: Concepções e práticas de explicação na sala de aula
Orientador de Kátia Maria Medeiros
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
2004 - 2008 A formação do professor de Matemática, apoiada por um dispositivo de interacção virtual no estágio pedagógico
Orientador de Floriano Augusto Veiga Viseu
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
2003 - 2007 A comunicação na sala de aula de Matemática: Um projecto colaborativo com três professoras do ensino básico
Orientador de Maria Helena Silva de Sousa Martinho
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
2001 - 2005 A argumentação em matemática: Investigando o trabalho de duas professoras em contexto de colaboração
Orientador de Ana Maria Roque Dias Lemos Boavida
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
2001 - 2005 Investigar para ensinar Matemática: Contributos de um projecto de investigação colaborativa para o desenvolvimento profissional de professores
Orientador de José Luís Menezes Correia
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
2000 - 2004 Práticas de ensino da Matemática, duas professoras, dois currículos
Orientador de Ana Paula Canavarro Teixeira
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
2000 - 2004 O desenvolvimento de uma professora de Matemática do ensino básico: Uma história de vida
Orientador de Maria de Fátima Alonso da Costa Guimarães
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
2000 - 2004 A construção da identidade profissional de professores de Matemática em início de carreira
Orientador de Hélia Margarida Aparício Pintão de Oliveira
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
1998 - 2003 Concepções sobre a matemática e a actividade matemática: Um estudo com matemáticos e professores do ensino básico e secundário
Orientador de Henrique Manuel Alonso da Costa Guimarães
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
1998 - 2002 O conhecimento e o desenvolvimento profissional de professores de matemática: Um projecto colaborativo
Orientador de Manuel Joaquim Félix da Silva Saraiva
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
1997 - 2001 A prática lectiva como actividade de resolução de problemas: Um estudo com três professoras do ensino secundário
Orientador de Maria Leonor Almeida Domingues dos Santos
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
1992 - 1998 Professor: O início da prática profissional
Coorientador de Cecília Galvão Couto
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
1990 - 1994 Trabalho de projecto em matemática: A Experiência do Projecto MAT789
Orientador de Paulo Manuel Caetano Abrantes
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
1987 - 1991 Logo na educação matemática: Um estudo sobre as concepções e atitudes dos alunos
Orientador de João Filipe Lacerda de Matos
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
Distinções

Prémio

2018 Prémio Científico - Menção Honrosa
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal

Outra distinção

1991 Post doc Assistanship
Fulbright Association, Estados Unidos
1979 PHD Assistanship
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal