???global.info.a_carregar???
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
MariaFilomena Molder

Nomes de citação

  • Molder, MariaFilomena

Identificadores de autor

Ciência ID
6C12-84CF-036B
ORCID iD
0000-0002-4578-1301
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2016/05/05 - 2019/11/04 Experimentation and Dissidence
PTDC/MHC-FIL/1416/2014
Universidade de Lisboa Centro de Filosofia, Portugal

Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2013 - 2016 The Plurality of the Subject in Nietzsche and Pessoa Universidade do Algarve Faculdade de Ciências e Tecnologia
2008 - 2011 Translation of Works by Kierkegaard 1838-1844 Universidade do Algarve Faculdade de Ciências e Tecnologia

Projeto

Designação Financiadores
2018/10/01 - 2022/09/30 Fragmentação e Reconfiguração: a experiência da cidade entre arte e filosofia/Fragmentation and Reconfiguration: experiencing the city between art and philosophy
PTDC/FER-FIL/32042/2017
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2011/02/01 - 2014/07/31 Nietzsche and the Contemporary Debate on the Self
PTDC/FIL-FIL/111444/2009
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2007/05/01 - 2011/03/31 A Imagem na Ciência e na Arte
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal

Universidade de Lisboa Faculdade de Medicina, Portugal

Fundação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Portugal

Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal

Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal

Universidade de Lisboa Centro de Filosofia das Ciências, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Molder, MariaFilomena. "“O juízo estético em Kant como educação sentimental”, Recepção de Kant em Portugal. 1974-2004, Centro de Filosofia, UL, Lisboa, pp. 371-386.". 2007.
  2. Molder, MariaFilomena. "“A disciplina do esgrimista : a antecipação da beleza moderna em Schiller”, Colóquio Internacional, Schiller Cidadão do Mundo, Centro de Filosofia, UL, Lisboa, pp. 187-201.". 2007.
  3. Molder, MariaFilomena. "“A interrupção catastrófica da tradução: a Torre de Babel”, Actas do Colóquio Heidegger, linguagem e tradução, org. Irene Borges Duarte, Fernanda Henriques e Isabel Matos Dias, Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa.". 2004.
  4. Molder, MariaFilomena. "“O fundo dourado: sobre Os Cadernos de Malte Laurids Brigge”, Actas do Colóquio Rainer Maria Rilke, Colibri, Lisboa.". 1997.
  5. Molder, MariaFilomena. "“Os Personagens Literários só existem na Literatura? Considerações sobre a crítica de Benjamin a Nietzsche”, in As Bacantes e o Nascimento da Tragédia, Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa.". 1997.
Artigo em revista
  1. Molder, Maria Filomena. "Warfare is a specialised variety of hunting". Aisthesis. Pratiche, linguaggi e saperi dell’estetico 16 2 (2024): 67-72. http://dx.doi.org/10.36253/aisthesis-14759.
    Publicado • 10.36253/aisthesis-14759
  2. Molder, MariaFilomena. "Homens e mulheres. Mulheres e Homens. Cinco Apólogos Bruscos e um Anexo Ameno". Forma de Vida, 25 (2023): https://formadevida.org/mfmolderptfdv25.
    Acesso aberto • Publicado
  3. Maria Filomena Molder. "The spatial–temporal web of the Inhabited City". Regional Science Policy & Practice (2022): https://doi.org/10.1111/rsp3.12506.
    10.1111/rsp3.12506
  4. Maria Filomena Molder. "A seta imóvel, o trajecto invertido e o arqueiro cego". Gragoatá (2022): https://doi.org/10.22409/gragoata.v27i57.52532.
    10.22409/gragoata.v27i57.52532
  5. Molder, Maria Filomena. "Le visage qui fixe l’Occident". Perspective 1 (2021): 11-19. http://dx.doi.org/10.4000/perspective.22090.
    Acesso aberto • 10.4000/perspective.22090
  6. Molder, MariaFilomena. "Method as detour: a threshold experience. A Benjaminian Reading of Goethe.". Revista Azafea, Monografia dedicada a` Morfologia (2018): 137-168.
    Publicado
  7. Molder, MariaFilomena. "A territory of our own". Aisthesis. Pratiche, Linguaggi e Saperi dell’estetico 11 2 (2018): 197-205. https://doi.org/10.13128/Aisthesis-23868.
    Acesso aberto • Publicado
  8. Molder, MariaFilomena. "“A alegria é breve: uma conversa com Maria Filomena Molder”, Revista Gratuita, volume 2, tomo II, Belo Horizonte, pp.163-173.". (2015):
  9. Molder,Maria Filomena. "Aprender a parar de ser humano: calar-se, não ter nome". (2013): http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2316-82422013000100010.
  10. Molder, MariaFilomena. "Le Chimiste et L'Alchimiste". Revue Europe, nº1008, Avril, Walter Benjamin, sous la direction de Danielle Cohen-Lévinas (2013):
  11. Molder, Maria Filomena. "A forma como problema: as nuvens e o vaso sagrado". (2012): http://hdl.handle.net/10437/6076.
  12. Molder, MariaFilomena. ""A forma como problema", Caleidoscópio. Revista de Comunicação e Cultura, nºs 11-12, Organização José Gomes Pinto e Jose A. Bragança de Miranda.". (2012):
  13. Molder, MariaFilomena. "“Sobre a Alegria”, Revista Intervalo nº4 (em memória de Olímpio Ferreira), Edições Vendaval, Lisboa.". (2010):
  14. Molder, MariaFilomena. "“Que sait Louise Bourgeois, que je ne sais pas ?”, La Part de L’œil nº 23.". (2008):
  15. Molder, MariaFilomena. ""L´Enigme de la Deuxième Partie. Au Sujet d´une lettre de Wittgenstein", Rue Descartes, nº 39. Revue du Collège Internationale de Philosophie, Março de 2003.". (2003): http://www.ruedescartes.org/numero_revue/2003-1-wittgenstein-et-le-paradigme-de-l-art/#.
Artigo em revista (magazine)
  1. Molder, MariaFilomena. "Um precipício ao lado do nosso quarto", Electra , 2019
  2. Molder, MariaFilomena. "Cada época sonha com a seguinte", Revista Electra (Março 2018, Trimestral, Fundação EDP), 2018
  3. Molder, MariaFilomena. "Method as Detour. A Benjaminian Reading of Goethe", 2017
  4. Molder, MariaFilomena. "“Tímida Audácia”, Revista Espacio/Espaço Escrito. Números 25 e 26. Fevereiro de 2006. Dossier dedicado a Ana Hatherly.", 2006
  5. Molder, MariaFilomena. "“A Mulher do Fotógrafo e o Pintor Alexander Kinloch” (sobre fotografia e pintura), Revista Artibérica, Novembro.", 2000
Capítulo de livro
  1. Molder, MariaFilomena. "A cidade habitada: um texto que se escreve sem se poder ler". In Planos de Pormenor. Leituras Críticas sobre a Experiência da Cidade, 19-42. Lisbon, Portugal: Edições Húmus, 2023.
    Publicado
  2. Molder, MariaFilomena. "Linha, linho, lençol, linha da vida, linha agónica, linha de flutuação". In Cristina Ataíde. De Natura, 84-102. Lisbon, Portugal: Sistema Solar – Documenta, 2023.
    Publicado
  3. Molder, MariaFilomena. "Más vale ciento volando que pájaro en mano". In A Filosofia em Discussão - Volume 1, 109-150. Covilhã, Portugal: LusoSofia: Press / Ta Pragmata, 2022.
    Publicado
  4. Magno, Sara; Lamas, Salomé; Ramos, Isabel; Sardo, Delfim; Smiers, Joost ; Palácios Cruz, Maria; Molder, MariaFilomena; Cassagnou, Pascale. "Real Enough, Fatamorgana". In Fatamorgana, 244-252. Mousse Publishing, 2020.
    Publicado
  5. Molder, MariaFilomena. "Going back Home?". In Wittgenstein and the Sceptical Tradition, 139-150. Peter Lang, 2020.
    Publicado
  6. Molder, MariaFilomena. "Causas que seguem os efeitos ou ameixas doiradas com orvalho. Sobre Jaime de António Reis". In Descasco as imagens e entrego-as na boca. Lições António Reis. (Edição de José Bogalheiro e Manuel Guerra), 13-65. Sistema Solar - Documenta, 2020.
    Publicado
  7. Molder, MariaFilomena. "And the Workmen of Babel Have Committed Suicide". In Salomé Lamas: Fatamorgana, 240-243. Milan, Itália: Mousse Editions, 2020.
    Publicado
  8. Molder, MariaFilomena. "Do fogo oferecido ao maior prodígio. O enigma humano entre os Gregos.". In Horizontes artísticos da Lusitânia. Dinâmicas da Antiguidade Clássica e Tardia em Portugal (séculos I a VIII). (Coord. Justino Maciel e Filomena Limão), 28-35. Lisbon, Portugal: Editora Canto Redondo, 2019.
    Publicado
  9. Molder, MariaFilomena. "Poder magnético e furor (on the occasion of the exhibition «Alexandre Conefrey — Anima Mea»)". In Anima Mea (Alexandre Conefrey), 7-24. Sistema Solar, 2019.
    Publicado
  10. Molder, MariaFilomena. "Cair em si e deixar cair. Conversa com Marta Faustino e Gianfranco Ferraro". In Os Rostos do Si. Autobiografia, Confissão, Terapia., 333-352. Lisbon, Portugal: Edições Vendaval, 2019.
    Publicado
  11. Molder, MariaFilomena. ""Aprender a parar de ser humano: calar-se, não ter nome” in Nietzsche no século XXI. Homenagem ao Grupo de Estudos Nietzsche, org. Eduardo Nasser. Luís Rubira, Editora Zouk, Porto Alegre, pp. 219- 239.". Brasil, 2017.
  12. Molder, MariaFilomena. ""The Drammatic Pattern of the Wittgensteinian Sprachspiele” in From Kierkegaard to Heidegger. 2nd Workshop of the Project Experimentation and Dissidence, 2nd e-book, Eds. José Miranda Justo, Fernando M. F. Silva, Paulo Alexandre Lima, November 2017, pp. 115-136. http://experimentation.dissidence.umadesign.com/". Portugal, 2017.
  13. Molder, MariaFilomena. "“Green Leaves, Green Sorrows. On Víctors’ Erice Broken Windows”, in Thinking Reality and Film through Time, Editors Christine Reeh & José Manuel Martins, Cambridge Scholars Publishing, Cambridge, 2017 (chap.XVIII).". Reino Unido, 2017.
  14. Molder, MariaFilomena. "“La bibliothèque en feu”, Catalogue Amadeo de Souza-Cardoso. Fondation Gulbenkian, Réunion des Musées Nationaux – Grand Palais, Paris, 2016.". França, 2016.
  15. Molder, MariaFilomena. "Com a voz torva e sem arrependimento”, Arte. Crítica. Política, org. Nuno Crespo, Tinta-da-China, 2016, pp.173-210.". Portugal, 2016.
  16. Molder, MariaFilomena. "“A diferença entre salvar [zu retten] e libertar [zu erlösen] a existência pessoal. Sobre Etty Hillseum”, Marginalidade e Alternativa. Vinte e Seis Filosofas para o Século XXI, Organização Maria Luísa Ribeiro Ferreiro e Fernanda Henrique, Edições Colibri, Lisboa, 2016.". Portugal, 2016.
  17. Molder, MariaFilomena. "“A primeira casa”, Revista Gratuita, volume 2, tomo I, Belo Horizonte, pp.58-63.". Brasil, 2015.
  18. Molder, MariaFilomena. "“Verso il mare di Pisa» in Prospettive. Omaggio a Giulano Campioni, edição de Paolo d’Iorio, Maria Cristina Fornari, Luca Lupo, Chiara Piazzezzi, com a colaboração de Gianfranco Ferraro, Pietro Gori, Carlota Santini, Edizioni ETS, Pisa, pp.31-37.". Itália, 2015.
  19. Molder, MariaFilomena. "“Habiter: un secret manifeste”, Morphogenèse et dynamiques urbaines. Les ateliers de morphologie EHESS-EnsAd sob a direcção de Sara Franceschelli, Maurizio Gribaudi, Hervé Le Bras, PUCA, Paris, pp. 62-73.". França, 2015.
  20. Molder, MariaFilomena. "“L’architecture est un geste. Variations sur un motif wittgensteinien”, Transferts linguistiques, hybridations culturelles, org. Céline Denat e Patrick Wotling, col. Langage et Pensée, Editions e Presses de l’Université de Reims (Epure), 2015, pp.319-342.". França, 2015.
  21. Molder, MariaFilomena. "Introdução às "Obras Completas de Vicente Sanches”, Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, volume I, pp. IX-LXX.". Portugal, 2014.
  22. Molder, MariaFilomena. "“La lettura nietzschiana di Goethe nel Crepuscolo degli idoli”, Les hétérodoxies de Nietzsche. Lectures du Crépuscule des idoles, sous la direction de Céline Denat et de Patrick Wotling, coll. Langage et pensee, nº3, Épure, Reims, pp. 189-224.". França, 2014.
  23. Molder, MariaFilomena. "“Ser uma experiência para si próprio: como tornar-se um espírito livre?”, Verdade e Linguagem em Nietzsche, organizadores: Márcio José Silveira Lima e André Luís Mota Itapatica, Editora da Universidade Federal da Bahia (EDUFBA), Salvador, pp. 43-58.". Brasil, 2014.
  24. Molder, MariaFilomena. "“A inactualidade de Goethe. Uma descoberta de Nietzsche”, Sujeito, Décadence e Arte. Nietzsche e Modernidade, coord. Scarlett Marton, Maria João Mayer Branco e João Constâncio, Tinta-da-China, Lisboa-Rio de Janeiro, pp. 303-327.". Portugal, 2014.
  25. Molder, MariaFilomena. "“Beyond the Aesthetic and the Anti-Aesthetic. Three Miniatures”, Beyond the Aesthetic and the Anti-Aesthetic, edited by James Elkins and Harper Montgomery, The Stone Art Theory Institutes, vol. 4, The Pennsylvania State University Press, pp. 145-146.". Estados Unidos, 2013.
  26. Molder, MariaFilomena. ""L'inattualità di Goethe: il presentito, l'incalcolabile e il vaso di allegria" in Goethe, Schopenhauer, Nietzsche. Saggi in Memoria di Sandro Barbera, eds. Giulano Campioni, Leonardo Pica Ciamarra & Marco Degala, Edizioni ETS, Pisa.". Itália, 2013.
  27. Molder, MariaFilomena. "A escada, o raio e a serpente: variações sobre a natureza humana, in Qual o Tempo e o Movimento de uma Elipse? - Estudos sobre Aby M. Warburg, Orgs. Anabela Mendes, Isabel Matos Dias, José M. Justo, Peter Hanenberg, Colecção Estudos de Comunicação e Cultura, Universidade Católica Editora, Lisboa, 2012.". Portugal, 2012.
  28. Molder, MariaFilomena. ""Lo presentido, lo incalculable y el recipiente de la alegría", in Goethe. Naturaleza, Arte, Verdad. Ed. Javier Arnaldo, Ediciones Arte Y Estética, Círculo de Bellas Artes, Madrid, 2012.". Espanha, 2012.
  29. Molder, MariaFilomena. "“O que é uma inclinação natural”, in Linguagem e Valor. Entre o Tractatus e as Investigações, Instituto de Filosofia da Linguagem da Universidade Nova de Lisboa, Lisbon, 2011, pp.89-116.". Portugal, 2011.
  30. Molder, MariaFilomena. ""Stammering in a Srange Tongue: The Limits of Language in the Birth of Tragedy in the Light of Nietzsche's 'Attempt At a Self-Criticism" in Nietzsche on Instinct and Language, Eds João Constâncio & Maria João Mayer Branco, de Gruyter, Berlin/Boston.". Alemanha, 2011.
  31. Molder, MariaFilomena. ""Dia alegre, dia pensante, dias fatais", in Lógica Poética. Friedrich Hoelderlin, organização Bruno Duarte, Edições Vendaval, Lisboa.". Portugal, 2011.
  32. Molder, MariaFilomena. "“L’encre et le buvard. La théologie dans la pensée de Walter Benjamin”, Contemporary Philosophy. A new survey, edited by G. Floistad, Vol. 10 – Philosophy of Religion, Springer, Dordrecht/Heidelberg/London/New York, pp. 327-340.". 2010.
  33. Molder, MariaFilomena. ""Cries, falses substitutes and figurative expressions" in Wittgenstein on Forms of Life and the Nature of Experience, eds António Marques, Nuno Venturinha Peter Lang.". 2010.
  34. Molder, MariaFilomena. ""Why is Etty Hillesum a great thinker", in Spirituality in the works of Etty Hillesum, Edited by Klaas A.D. Smelik, Ria van den Brandt, and Meins G. S. Coetsier, Brill Editions, Boston.". 2010.
  35. Molder, MariaFilomena. ""Método é desvio: uma experiência do limiar" in Limiares e Passagens em Walter Benjamin, Editora UFMG, Belo Horizonte, 2010.". Brasil, 2010.
  36. Molder, MariaFilomena. "“O terceiro incluído. Breves meditações sobre o dizível e o indizível” in Poesia e Arte. A arte da Poesia. Homenagem a Manuel Gusmão, organização de Helena Carvalhão Buescu e Kelly Benoudis Basílio, Caminho, Lisboa, pp. 273-282.". Portugal, 2008.
  37. Molder, MariaFilomena. ""A inactualidade produtiva do conceito benjaminiano de crítica”, in A Razão Apaixonada. Homenagem a Fernando Gil, Imprensa Nacional-Casa da Moeda, Lisboa, pp. 351-374.". Portugal, 2008.
  38. Molder, MariaFilomena. "Juízo estético em Kant como educação sentimental, in Kant em Portugal: 1974-2004, Ed. Leonel Ribeiro dos Santos, Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa, Lisboa, 2007.". Portugal, 2007.
  39. Molder, MariaFilomena. "“Limitação, limite, confim e limiar”, in Kant. Posteridade e Actualidade, Ed. Leonel Ribeiro dos Santos, Centro de Filosofia, UL, pp.353-374.". Portugal, 2007.
  40. Molder, MariaFilomena. "Prefácio, in Edmundo Cordeiro, Actos de Cinema. Crónica de um Espectador, Angelus Novus, Coimbra, 2004.". Portugal, 2004.
  41. Molder, MariaFilomena. "Entretanto, o Silêncio. Sobre a Arquitectura de Interiores de Alberto José Caetano, Edições Caleidoscópio, Lisboa.". Portugal, 2003.
  42. Molder, MariaFilomena. "“A Suprema Indiscrição”, prefácio à tradução de Torquato Tasso de Goethe por João Barrento, Relógio d’Água, Lisboa.". Portugal, 1998.
  43. Molder, MariaFilomena. ""A Mulher Escondida", texto introdutório da obra de Ana Vieira, Catálogo Ana Vieira, Fundação de Serralves, Porto, Dez. 1998/Jan. [Introduction. Art Catalogue, December 1998/January 1999 Serralves Foundation, Porto.]". Portugal, 1998.
  44. Molder, MariaFilomena. "“L’expérience esthétique chez Kant comme éducation sentimentale” in Kants Ästhetik / Kant’s Aesthetics / L’Esthétique de Kant, herausgegeben von Herman Parret, Walter de Gruyer, Berlin, New York, 1998.". 1998.
Edição de livro
  1. Molder, MariaFilomena; Conceição, Nélio; Fonseca, Nuno. Rethinking the City: Reconfiguration and Fragmentation. Oxon/New York, Reino Unido: Routledge. 2024.
    Aceite para publicação
  2. Bogalheiro, José; Molder, MariaFilomena; Júdice, Nuno; Guerra, Manuel; Ribeiro, Fátima. Descasco as Imagens e Entrego-as na Boca - Lições António Reis. Lisboa, Portugal: Documenta. 2020.
    Publicado
  3. Molder, MariaFilomena. Morphology: questions on method and language, Eds. Maria Filomena Molder, Diana Soeiro, Nuno Fonseca, Peter Lang, Bern, 2013.. 2013.
  4. Philosopher au Portugal aujourd'hui, Rue Descartes / Collège international de philosophie : revue publ. avec le concours du Centre national des lettres, 68, Presses universitaires de France, Paris, 2010.. França. 2010.
  5. Molder, MariaFilomena. Paisagens dos confins - Fernando Gil. Portugal. 2009.
Edição de número de revista
  1. Molder, MariaFilomena. ""Le fond doré. À propos des Cahiers de Malte Laurids Brigge", Chroniques de Philosophie nº 9 – Esthétique et Philosophie de l’Art, Springer/Kluwer, pp. 353-362.". (2007):
Livro
  1. Molder, MariaFilomena. Palavras Aladas. Conversa em torno do desenho com Cristina Robalo. Lisbon, Portugal: Documenta – Sistema Solar. 2022.
    Publicado
  2. Molder, MariaFilomena. Johann Wolfgang von Goethe, Metamorfose das Plantas (translation, notes and afterword) 2nd edition revised and improved. Lisbon, Portugal: Edições Saguão. 2022.
    Publicado • Tradutor
  3. Conceição, Nélio; Ferraro, Gianfranco; Fonseca, Nuno; Alexandra Dias Fortes; Molder, MariaFilomena. Conceptual Figures of Fragmentation and Reconfiguration. Lisboa, Portugal: IFILNOVA - NOVA FCSH. 2021.
    Publicado • 10.34619/526h-q85n
  4. Molder, MariaFilomena. O Absoluto que Pertence à Terra, 2ª edição revista e melhorada. Lisbon, Portugal: Edições do Saguão. 2020.
    Publicado
  5. Ferrão, Miguel; Eduardo Guerra; Sofia Lemos; Claudia Pestana; Marco Pasi; Molder, MariaFilomena; Elfi Turpin; et al. Views on Misunderstanding. Porto, Portugal: BOM DIA BOA TARDE BOA NOITE / Galeria Municipal do Porto. 2018.
    Publicado
  6. Molder, MariaFilomena. Dia alegre, Dia Pensante, Dias Fatais, Relógio D’Água, Lisboa.. Portugal. 2017.
  7. Molder, MariaFilomena. Rebuçados Venezianos, Relógio d'Água, Lisboa, 2016.. Portugal. 2016.
  8. Molder, MariaFilomena. As Nuvens e o Vaso Sagrado. Leituras de Goethe e Kant, Col. Antropos, Relógio d’Água, Lisboa.. Portugal. 2016.
  9. Molder, MariaFilomena. Depósitos de Pó e Folha d'Ouro, Lumme Editor, São Paulo, 2016.. Brasil. 2016.
  10. Molder, MariaFilomena. As Nuvens e o Vaso Sagrado. Portugal. 2014.
  11. Molder, MariaFilomena. O Perseguidor das Sombras. Brasil. 2014.
  12. Molder, MariaFilomena. O Químico e o Alquimista. Benjamin, Leitor de Baudelaire, Relógio d'Água, Lisboa.. Portugal. 2011.
  13. Molder, MariaFilomena. Símbolo, Analogia e Afinidade, Edições Vendaval, Lisboa, 2009.. Portugal. 2009.
  14. Molder, MariaFilomena. O Absoluto que Pertence à Terra, Edições Vendaval, Lisboa.. Portugal. 2005.
  15. Molder, MariaFilomena. A Imperfeição da Filosofia, Relógio d'Água, Lisboa.. Portugal. 2003.
  16. Molder, MariaFilomena. Semear na Neve. Estudos sobre Walter Benjamin, Relógio d'Água, Lisboa.. Portugal. 1999.
  17. Molder, MariaFilomena. O Pensamento Morfológico de Goethe, Estudos Gerais, Série Universitária, Impr. Nacional-Casa da Moeda, Lisboa, 1995.. Portugal. 1995.
  18. Molder, MariaFilomena. Jorge Martins, Colecção Arte e Artistas, Imprensa nacional - Casa da moeda, Lisboa, 1984. Portugal. 1984.
Revisão de livro
  1. Molder, MariaFilomena; Maria Filomena Molder. "Antero de Quental. Zara. Edição poliglota. Organização, posfácio e notas de Andrea Ragusa. Edições do Saguão, 2022.". 4, (2023): 119-125. https://doi.org/10.51427/com.jcs.2023.0010.
    Publicado • 10.51427/com.jcs.2023.0010
  2. Molder, MariaFilomena. ""The difference between drawing a conclusion and saying: It is like this!" in Knowledge, Language and Mind. Wittgenstein's Thought in Progress, eds. António Marques and Nuno Venturinha. de Gruyter, Berlin/Boston.". (2012):
Tradução
  1. Piwowarska, Barbara; Camanho, Susana; Barrento, João; Molder, MariaFilomena; Benjamin, Cantal. Footnote 14: Angel of History. Porto: Casa São Roque-Centro de Arte. 2021.
    Publicado
  2. Molder, MariaFilomena. Ernst Jünger, O Passo da Floresta (translation and afterword). Lisbon, Portugal: Edições bcf. 2021.
    Publicado
  3. Molder, MariaFilomena. Heinrich von Kleist, O Duelo, Trad. e Prefácio, Maria Filomena Molder, Lumme Editor, Belo Horizonte.. Portugal. 2014.
  4. Molder, MariaFilomena. Ernst Jünger, O Passo da Floresta, Trad. e Posfácio, Maria Filomena Molder, Livros Cotovia, Lisboa, 2005.. Portugal. 2005.
  5. Molder, MariaFilomena. Giorgio Colli, Escritos sobre Nietzsche, Trad. e prefácio, Maria Filomena Molder, Relógio D'Água, 2000.. Portugal. 2000.
  6. Molder, MariaFilomena. A Metamorfose das Plantas de Goethe, Maria Filomena Molder, Tradução, Introdução, Notas e Apêndices, col. Clássicos de Filosofia da Imprensa Nacional - Casa da Moeda, Lisboa.. Portugal. 1993.
  7. Molder, MariaFilomena. Portuguese translation of Hamann's Metakritik über den Purismen der Vernunft, in Recepção da “Crítica da Razão Pura”. Antologia de Escritos sobre Kant (1786/1844), Coord. Fernando Gil, Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, 1992.. Portugal. 1992.

Outros

Outra produção
  1. Dias raros, dias úteis. Programme notes on "Da Felicidade", a Play-Concert by Cristina Carvalhais and João Henriques (São Luiz Theatre, 5-16 July).. 2023. Molder, MariaFilomena. https://online.fliphtml5.com/rpjzl/rvmd/.
  2. Causas que seguem os efeitos ou ameixas douradas com orvalho [folheto]. Excerpts from “Causas que seguem os efeitos ou ameixas douradas com orvalho", translated into English, for the cycle "Into Their Labours: The Films of António Reis and Margarida Cordeiro" dedicated to the cinema of António Reis and Margarida Cordeiro, organised by Raquel Morais in partnership with the Open City Documentary Festival, the Essay Film Festival and the ICA.. 2022. Molder, MariaFilomena. https://www.ica.art/films/antonio-reis-margarida-cordeiro.
  3. Ruas de Sentido Único (Programa de rádio RTP - Antena 2) 13 episódios. Um programa de rádio de Maria Filomena Molder, Nélio Conceição e Nuno Fonseca. Cada programa centra-se num tema da experiência urbana e visa partilhar, dar a ouvir e a pensar experiências, pontos de vista e impressões singulares sobre lugares, percursos, atmosferas, sons e acústicas, ou histórias da cidade, que, de algum modo, afetaram, ressoaram e se exprimiram na vida e obra dos convidados.. 2019. Fonseca, Nuno da; Conceição, Nélio; Molder, MariaFilomena. https://www.rtp.pt/play/p5775/ruas-de-sentido-unico.
  4. "Viagem de Inverno”, Catálogo João Queiroz. Encáusticas, Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão/Ala da Frente, Sistema Solar/Documenta, Lisboa, 2016.. 2016. Molder, MariaFilomena.
  5. Amadeo de Souza-Cardoso : la legende de Saint Julien l'hospitalier de Flaubert, Documenta, Lisboa, 2016.. 2016. Molder, MariaFilomena.
  6. Manuel Vilariño: Mar de afuera, Círculo de Bellas Artes, Madrid.. 2012. Molder, MariaFilomena.
  7. “Un espejo que recuerda”, Casa de Luz. Colección de Mário Teixeira da Silva, Fundació Foto Colectania, Barcelona.. 2004. Molder, MariaFilomena.
  8. Casa de luz: colección Mário Teixeira da Silva, Fundació Foto Colectania, Barcelona, 2004.. 2004. Molder, MariaFilomena.
  9. “Privilégio e Naturalidade”, Catálogo Mass and Empathy. Antony Gormley, Centro de Arte Moderna, Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa.. 2004. Molder, MariaFilomena.
  10. “O geómetra ameaçado: a passagem do espelho ao contacto”, Catálogo Rui Sanches. Escultura + Desenho, Pavilhão Branco, Museu da Cidade, Lisboa, Maio.. 2000. Molder, MariaFilomena.
  11. “L’image des ombres de Bernard Plossu” - Catálogo Bernard Plossu - 1963-1993, Association Française d’Action Artistisque / C.A.M. Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, Fevereiro/Março.. 1995. Molder, MariaFilomena.
  12. “Os Sonhos da eterna insomne”, Catálogo Helena Almeida. Dramatis Persona. Variação e Fuga sobre um Corpo, Fundação de Serralves, Porto, Novembro.. 1995. Molder, MariaFilomena.
  13. Texto Introdutório da exposição de desenhos de Jorge Martins, Catálogo Jorge Martins. Desenhos 1957-1987, Fundação Calouste Gulbenkian, Junho, Lisboa.. 1988. Molder, MariaFilomena.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2023/12/15 A deusa Mnemosyne e a faculdade de julgar International (Hybrid) Conference Invention and Imagination
NOVA FCSH (Portugal)
2023/11/28 Como se chama o filme? (ou como "Finisterra" de Carlos de Oliveira me encaminhou para os filmes de Straub-Huillet) Conferência com Maria Filomena Molder
Auditório da Casa do Cinema Manoel de Oliveira (Porto, Portugal)
2023/10/18 "Demander à l'obscurité de s'ouvrir et de prendre la parole" (sobre "A Ronda da Noite" de Agustina Bessa-Luís) Séminaire Interface
Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne avec la Sorbonne Artgallery (Paris, França)
2023/09/27 Arte e Natureza em Goethe: La differenza tra l'essere che dice sempre di no e l'essere che contraddice se stesso ART (Aesthetics Research Torino Philosophical Seminar)
Department of Philosophy and Education Sciences of the University of Turin (Itália)
2023/06/17 O espaço da imagem Ciclo Espaço Escrita e Pensamento (Org. António Oliveira e Gonçalo Furtado)
Fundação Marques da Silva (Porto, Portugal)
2023/05/24 Sobre "Zara. Edição Poliglota" (Edições Saguão) Ciclo Passagens (Filosofia e Literatura)
School of Arts and Humanities ULisboa (Lisbon, Portugal)
2023/04/21 Conversation with the film-maker Carlos Conceição about his film "Nação Valente" "Nação Valente" by Carlos Conceição
Cinema Nimas (Lisbon, Portugal)
2023/03/20 A paisagem de "Finisterra" como exercício espiritual com versa transpensar com Maria Filomena Molder
c. e. m. – Arte em Movimento (Lisbon, Portugal)
2023/02/18 Sobre "Um Bicho da Terra" de Agustina Bessa-Luís Ciclo “Leitores de Agustina” – Comemorações do Centenário de Agustina Bessa-Luís
Biblioteca Municipal Almeida Garrett (Porto, Portugal)
2023 Um exercício espiritual em "Finisterra" de Carlos de Oliveira (keynote opening talk) Congresso Internacional da Associação Brasileira de Estética
Universidade Federal Fluminense (Brasil)
2019/02/06 The Image is a Gesture International Conference on Experimentation and Dissidence
School of Arts and Humanities ULisboa (Lisbon, Portugal)
2018/10/01 As causas seguem os efeitos e ameixas douradas¿ Lições António Reis
Escola Superior de Teatro e Cinema (Amadora, Portugal)
2018/09 Mais vale dois pássaros a voar do que um na mão (sobre Chillida) 3º Congresso internacional da SPF
Universidade da Beira Interior (Covilhã, Portugal)
2018/02/27 Presentation of Mário Afonso's project, "Prata da casa" (Portuguese choreographers)
Calouste Gulbenkian Foundation (Lisbon, Portugal)
2018/01/25 Presentation of João Barrento's book, "Goethe, o eterno amador"
Goethe-Institut (Lisbon, Portugal)

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2023/10/27 - Atual Presentation of the book "Cristina Ataíde. De Natura" at the Drawing Room. Edition with texts by philosopher and researcher Maria Filomena Molder, art critic Doris von Drathen and sculptor Rui Chafes, published by Documenta, 2023.
Outro
Sociedade Nacional de Belas-Artes, Portugal
2019/01/29 - Atual Arte e Tradução. Conversation with Maria Filomena Molder, Rui Chafes and Paulo Pires do Vale. Org. Bruno Duarte e Gianfranco Ferraro
Mesa-redonda
Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal