???global.info.a_carregar???
Maria Nascimento Cunha é pós-doutorada em Comportamento do Consumidor Online, doutorada em Ciências Empresariais – ramo de Marketing, Mestre em Ciências da Comunicação e licenciada em Engenharia Publicitária pela Universidade Fernando Pessoa. Professora Adjunta no Instituto Superior de Educação e Ciências (ISEC Lisboa) e Membro do conselho científico do CIAC – Centro de Investigação de Artes e Comunicação
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Maria Zulmira Bessa Amorim Nascimento Cunha

Nomes de citação

  • Cunha, Maria Nascimento
  • Cunha, Maria Zulmira Nascimento

Identificadores de autor

Ciência ID
6B1F-FDC1-4A02
ORCID iD
0000-0002-1291-231X

Endereços de correio eletrónico

  • maria14276@gmail.com (Profissional)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Espanhol; Castelhano Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2)
Alemão Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Italiano Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2023/04/04
Concluído
Gestão (Mestrado)
Especialização em Sem especialização
Universidade Lusíada Porto, Portugal
"A eficácia dos Sistema de Triagem nos Serviços de Urgência" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2018/05/01 - 2019/05/01
Concluído
Comportamento do Consumidor (Pós-doutoramento)
Especialização em Comportamento do Consumidor na Internet
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
17
2015/02/18
Concluído
Ciências Empresariais (Doutoramento)
Especialização em Marketing
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2012/10/14
Concluído
Ciências da Comunicação (Mestrado)
Especialização em Marketing e Publicidade
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2010/10/10
Concluído
Engenharia Publicitária (Licenciatura)
Especialização em Não Aplicável
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023 - Atual Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
2021 - Atual Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Engenharia do Porto, Portugal
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Engenharia do Porto, Portugal
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Isabel Oliveira; Jorge Figueiredo; António Cardoso; Maria Nascimento Cunha. "Empirical evidence of the parent company's influence on spin-off: from creation to performance". International Review of Economics (2023): https://doi.org/10.1007/s12232-023-00423-w.
    10.1007/s12232-023-00423-w
  2. Sandra Pinto ROMEIRA; Sílvia Marisa PINTO; Maria Nascimento CUNHA. "THE RELATIONSHIP BETWEEN EMOTIONAL INTELLIGENCE AND WELL-BEING IN UNIVERSITY STUDENTS". Zenodo (2022): https://zenodo.org/record/7150121.
    10.5281/ZENODO.7150121
  3. Tinashe Chuchu; Maria Nascimento Cunha; Eugine Tafadzwa Maziriri. "An empirical investigation into organizational level antecedents of value co-destruction in Lisbon, Portugal: A hospitality sector case". International Journal of Research in Business and Social Science (2147- 4478) (2021): https://doi.org/10.20525/ijrbs.v10i6.1326.
    10.20525/ijrbs.v10i6.1326
  4. Maria Nascimento Cunha; Tinashe Chuchu; Eugine Tafadzwa Maziriri. "Threats, Challenges, And Opportunities for Open Universities and Massive Online Open Courses in The Digital Revolution". International Journal of Emerging Technologies in Learning (iJET) 15 12 (2020): 191-191. http://dx.doi.org/10.3991/ijet.v15i12.13435.
    10.3991/ijet.v15i12.13435
Relatório
  1. Cunha, Maria Zulmira Bessa Amorim Nascimento. 2019. A perceção do consumidor face às publicações das marcas de moda de luxo nas redes sociais. http://hdl.handle.net/10284/7446.
Tese / Dissertação
  1. Cunha, Maria Zulmira Bessa Amorim Nascimento. "Contextos, hábitos e motivações dos consumidores portugueses de produtos de moda e vestuário". Doutoramento, 2014. http://hdl.handle.net/10284/4715.
  2. Cunha, Maria Zulmira Bessa Amorim Nascimento. "A marca de distribuidor e os comportamentos do consumidor". Mestrado, 2011. http://hdl.handle.net/10284/2251.
  3. Cunha, Maria Zulmira Bessa Amorim Nascimento. "A marca de distribuidor e os comportamentos do consumidor: a influência do preço, da qualidade e das promoções nos hábitos de compra". Mestrado, 2011. http://hdl.handle.net/10284/2251.
Atividades

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2017/09/01 - 2018/05/10 Presidente do Júri das provas públicas de apresentação e discussão do projeto final para conclusão do curso de Marketing, Publicidade e Relações Públicas - Fernando A.S.B Goncalves Instituto Superior de Paços de Brandão, Portugal
2016/09/01 - 2017/09/01 Presidente de Júri das provas públicas da apresentação e discussão do Relatório final de Estágio - João Carlos Tavares Martins Licenciatura em Marketing, Publicidade e Relações Públicas - Regina Teixeira Oliveira Licenciatura em Marketing, Publicidade e Relações Públicas - Paulo André Silva Ferreira CtESP em Marketing, Publicidade e Vendas Instituto Superior de Paços de Brandão, Portugal
2017/03/01 - 2017/06/01 Orientadora da Tese "O consumidor de marcas de moda em Portugal" - Licenciatura em Marketing, Publicidade e Relações Públicas Orientadora da Tese "A influência da Comunicação de Marketing na Moda Infantil - Estudo de um caso" - Licenciatura em Marketing, Publicidade e Relações Públicas Instituto Superior de Paços de Brandão, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2018/09/01 - Atual Marketing I Marketing e Publicidade (Licenciatura) Instituto Superior de Ciências Empresariais e do Turismo, Portugal
2018/09/01 - Atual Marketing de Serviços Turismo (Licenciatura) Instituto Superior de Ciências Empresariais e do Turismo, Portugal
2018/09/01 - Atual Marketing Digital Turismo (Licenciatura) Instituto Superior de Ciências Empresariais e do Turismo, Portugal
2018/09/01 - Atual Marketing Digital Marketing e Publicidade (Licenciatura) Instituto Superior de Ciências Empresariais e do Turismo, Portugal
2018/09/01 - Atual Preço Marketing e Publicidade (Licenciatura) Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Gestão e Tecnologia de Santarém, Portugal
2018/09/01 - Atual Estudos de Mercado II Marketing e Publicidade (Licenciatura) Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Gestão e Tecnologia de Santarém, Portugal
2018/09/01 - Atual Comércio Eletrónico e e-business Marketing, Publicidade e Relações Públicas (Licenciatura) Instituto Superior de Paços de Brandão, Portugal
2017/09/01 - 2018/07/31 Introdução ao Marketing Gestão Comercial (Licenciatura) Instituto Superior de Gestão e Administração Leiria, Portugal
2017/09/01 - 2018/07/31 Gestão das Organizações Gestão Comercial (Licenciatura) Instituto Superior de Gestão e Administração Leiria, Portugal
2017/09/01 - 2018/07/31 Gestão das organizações Gestão de Recursos Humanos (Licenciatura) Instituto Superior de Gestão e Administração Leiria, Portugal
2017/09/01 - 2018/07/31 Gestão das Organizações Gestão de Recursos Humanos (Licenciatura) Instituto Superior de Gestão e Administração Leiria, Portugal
2017/09/01 - 2018/07/31 Marketing Digital Informatica de Gestão (Licenciatura) Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
2017/09/01 - 2018/07/31 Marketing Digital Informática de Gestão (Licenciatura) Universidade Portucalense Infante Dom Henrique Cooperativa de Ensino Superior CRL, Portugal
2017/07/01 - 2018/07/31 Marketing Digital Gestão (Licenciatura) Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
2017/07/01 - 2018/07/31 Comércio Eletrónico Mestrado em Marketing e Negócios Digitais (Mestrado) Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
2017/09/01 - 2018/05/10 Estilo e Codificação Jornalistica Marketing, Publicidade e Relações Públicas (Licenciatura) Instituto Superior de Paços de Brandão, Portugal
2016/09/01 - 2018/05/10 Marketing e pesquisa de mercado Marketing, Publicidade e Relações Públicas (Licenciatura) Instituto Superior de Paços de Brandão, Portugal
2016/09/01 - 2018/05/10 Comércio eletrónico e ebusiness Marketing, Comércio e Vendas (Curso Técnico Superior Profissional) Instituto Superior de Paços de Brandão, Portugal
2016/09/01 - 2018/05/10 Marketing e Pesquisa de Mercado Marketing, Publicidade e Relações Públicas (Licenciatura) Instituto Superior de Paços de Brandão, Portugal
2016/09/01 - 2018/05/10 Mercado de Estudo e Análise Marketing, Comércio e Vendas (Curso Técnico Superior Profissional) Instituto Superior de Paços de Brandão, Portugal
2016/09/01 - 2018/05/10 Organização e Gestão de Eventos Marketing, Publicidade e Relações Públicas (Licenciatura) Instituto Superior de Paços de Brandão, Portugal
2016/09/01 - 2018/05/10 Gestão de produtos e marcas Marketing, Publicidade e Relações Públicas (Licenciatura) Instituto Superior de Paços de Brandão, Portugal
2016/09/01 - 2018/05/10 Gestão de produtos e serviços Marketing, Comércio e Vendas (Curso Técnico Superior Profissional) Instituto Superior de Paços de Brandão, Portugal
2016/09/01 - 2018/05/10 Organização e Gestão de Empresas Marketing, Publicidade e Relações Públicas (Licenciatura) Instituto Superior de Paços de Brandão, Portugal
2016/09/01 - 2018/05/10 Comércio e Organização Empresarial Marketing, Publicidade e Relações Públicas (Licenciatura) Instituto Superior de Paços de Brandão, Portugal
2016/09/01 - 2018/05/10 Comércio e organização Empresarial Marketing, Comércio e Vendas (Curso Técnico Superior Profissional) Instituto Superior de Paços de Brandão, Portugal
2014/09/01 - 2015/07/01 Marketing e Comércio Internacional Gestão Comercial (Licenciatura) Instituto Superior de Gestão e Administração de Santarém, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2018/09/01 - Atual CIIIC - Centro de Investigação Interdisciplinar e Intervenção Comunitária Investigadora Observatório de Marketing

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2018/09/01 - Atual Membro do Conselho Pedagógico
Membro
Instituto Superior de Ciências Empresariais e do Turismo, Portugal
2016/11/07 - 2018/04/10 Conselho técnico Cientifíco
Membro
Instituto Superior de Paços de Brandão, Portugal
2016/11/07 - 2018/04/10 Conselho Técnico Cientifico
Membro
Instituto Superior de Paços de Brandão, Portugal