???global.info.a_carregar???
Maria José Nogueira do Espírito Santo. Concluiu o(a) Mestrado em Ciências Musicais em 2014 pelo(a) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas e Licenciatura em Jornalismo em 2010 pelo(a) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social. Frequenta o(a) Doutoramento em Ciências Musicais pelo(a) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas desde 2017. É Investigador no(a) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas. Publicou 2 artigos em revistas especializadas. Possui 1 capítulo(s) de livros. Organizou 5 evento(s).
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Maria José Nogueira do Espírito Santo

Nomes de citação

  • Espírito Santo, Maria

Identificadores de autor

Ciência ID
6B18-A4B0-DD93
ORCID iD
0000-0003-4451-7100
Formação
Grau Classificação
2021/05/06 - 2021/06/22
Concluído
Análise Qualitativa de Dados com NVivo (Introdução, Nível 1 e Nível 2) (Outros)
Gades - Data Analysis Solutions, Portugal
2017 - 2021
Em curso
Ciências Musicais (Doutoramento)
Especialização em Etnomusicologia
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2019/06/03 - 2019/06/04
Concluído
Redes Sociais para Cientistas (Outros)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2011 - 2014
Concluído
Ciências Musicais (Mestrado)
Especialização em Etnomusicologia
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2008/09 - 2012/07
Concluído
Saxofone (Ensino secundário)
Escola de Música do Conservatório Nacional de Lisboa, Portugal
2007 - 2010
Concluído
Jornalismo (Licenciatura)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2004/09 - 2008/07
Concluído
Saxofone (Ensino básico 3º ciclo)
Escola de Música de Nossa Senhora do Cabo, Portugal
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2017 - Atual Investigador (Investigação) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2012/09 - 2016/12 Professora de Saxofone Musica Ilimitada, Portugal
2012/09 - 2016/01 Professora de Saxofone Sociedade de Instrução Musical de Porto Salvo, Portugal
2012/09 - 2016/01 Professora de Saxofone Sociedade de Instrução Musical de Porto Salvo, Portugal
2011 - 2014 Membro da direção (1ª secretária) Sociedade de Instrução Musical de Porto Salvo, Portugal
2012/09 - 2013/09 Professora de Expressão Musical Educar a Sorrir, Lda , Portugal
2010/09 - 2011/07 Professora de Expressão Musical Know-How Aprender a Brincar, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2021/06/01 - 2022/05/31 Female representations in the Iberian-Latin musical iconography in the transition from the 19th to the 20th century
OUT_2021_0289
Bolseiro de Investigação
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
Erasmus Plus
Em curso
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Espírito Santo, Maria. "O Fado de Malhoa: iconografia ibero-americana, conflitos e reinterpretações". Trabalho apresentado em III Congreso MUSAM: «Músicas iberoamericanas: caminos, redes y circuitos», Santiago de Compostela, 2021.
    Aceite para publicação
  2. Espírito Santo, Maria. "Sounding Lisbon through fado: representations of tradition and modernity in Santa Casa Alfama Festival". Trabalho apresentado em XXXVI European Seminar in Ethnomusicology “Ethnomusicology and Intangible Cultural Heritage in the 21st Century”, Valladolid, 2021.
    Publicado
  3. Espírito Santo, Maria; Corte-Real, Maria de Sao Jose. "Reproduzindo Maria Severa: para lugares do feminino na iconicidade do fado". Trabalho apresentado em Colóquio Mulher(es) e Poder(es), Geneve, 2020.
  4. Espírito Santo, Maria. "Sounding Portugal through time: Why Fado Malhoa? Resistance and newness". Trabalho apresentado em Music, Politics and Power, Cork, 2020.
  5. Espírito Santo, Maria. "Fado in FACIM – Feira Internacional de Moçambique – in 1971". Trabalho apresentado em The International Symposium Musics in Africa: Listening to Mozambique, Lisboa, 2019.
  6. Espírito Santo, Maria. "O Fado de Ada de Castro, Elvira de Freitas e Fernanda de Castro: reflexões sobre memórias e arquivos do LP Alguém Mandou-me Violetas". Trabalho apresentado em Post-ip’19 – 5º Fórum Internacional de Pós-graduação em Estudos em Música e Dança, Aveiro, 2019.
  7. Espírito Santo, Maria; Corte-Real, Maria de Sao Jose. "Fado, Nation and Intangible Cultural Heritage: perspectives on building processes and symbolic reinforcements". Trabalho apresentado em “One Nation Under a Groove”: ‘Nation’ as a category in popular music?, Mainz, 2019.
  8. Espírito Santo, Maria (6B18-A4B0-DD93); Corte-Real, Maria de Sao Jose. "Fado and Nationalist Behaviors: Expressive Communication beyond Memory from Portugal to the World". Trabalho apresentado em 45th ICTM World Conference, Bangkok, 2019.
  9. Espírito Santo, Maria (6B18-A4B0-DD93). "Mandaram-me vestir de Severa: cânones de feminilidade para o fado na década de 1960". Trabalho apresentado em Hidden archives, Hidden practices: Debates about music-making, Aveiro, 2019.
  10. Espírito Santo, Maria (6B18-A4B0-DD93). "Diversidade e sistema de estrelato no programa Serões para Trabalhadores na década de 1960 em Portugal". Trabalho apresentado em História da Cultura em Portugal no século XX - Industrialização, massificação, mediações, Lisboa, 2019.
  11. Espírito Santo, Maria (6B18-A4B0-DD93). "Música e Ação Psicológica do Poder Português: para o turismo na Praça do Império". Trabalho apresentado em GuimaraMus 2018 - Pensar a Música, Guimarães, 2018.
  12. Espírito Santo, Maria (6B18-A4B0-DD93). "The King's fall - republican wars and socialist fados in Portugal". Trabalho apresentado em Society for Ethnomusicology Southern California and Hawai’i Chapter, Los Angeles, 2018.
  13. Espírito Santo, Maria (6B18-A4B0-DD93). "Fado as a Symbol of Portuguese Nation". Trabalho apresentado em Advanced Research Workshop Music & Nationalism, Lisboa, 2018.
  14. Espírito Santo, Maria (6B18-A4B0-DD93). "Aspects of the history and expressions of the fado". Trabalho apresentado em A Lisboa da Gastronomia e Fado "of the program" Lisbon at the turn of the 19th / 20th century " UNIOLISIPO - INTERGERATIONAL UNIVERSITY, Lisboa, 2017.
  15. Santo, Maria. "The voice of Balkan’s imaginary: music and identity in acollective of bands in Lisbon". Trabalho apresentado em International Conference Music and Human Mobility, Lisboa, 2016.
Artigo em revista
  1. Espírito Santo, Maria (6B18-A4B0-DD93); Corte-Real, Maria de Sao Jose. "Music and national heritage: Ada’s thankful voice to Portugal". Metis - Ricerche di sociologia, psicologia e antropologia della comunicazione XXVI (2019):
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Espírito Santo, Maria; Corte-Real, Maria de Sao Jose. "Women, Fado and Cante Heritage: Strengthening Resilience in Portuguese Civil Society". In Women’s Role in UNESCO Recognized European Traditional Singing Practices. Georgia, 2022.
    No prelo
  2. Espírito Santo, Maria. "“Mandaram-me vestir de Severa”: cânones de feminilidade para o fado na década de 1960". In Hidden Archives, Hidden Practices: Debates about Music-Making, editado por Marinho, Helena; Pestana, Maria do Rosário; Artiaga, Maria José; Penha, Rui, 80-89. Aveiro, Portugal: UA Editora, 2020.
    Publicado
  3. Espírito Santo, Maria (6B18-A4B0-DD93). "Voicing Balkan imaginaries: identitary metaphors of Lisbon's Kumpania Algazarra". In Redefining Community in Intercultural Context - Music and Human Mobility. Brasov: Henri Coanda Air Force Academy Publishing House, 2016.
    Publicado
Poster em conferência
  1. Espírito Santo, Maria. "Passagens da Vida: Repertoire and Representations of Fado and Revolution". Trabalho apresentado em Encontro Ciência 2017, 2016.
    10.31692/2526-7701.iicointerpdvagro.2017.00025
Recurso online
  1. Espírito Santo, Maria (6B18-A4B0-DD93). Filmografia in Canção de Protesto: Dossier Internacional 1. 2016.
Tese / Dissertação
  1. Santo, Maria. "A voz do imaginário balcânico: metáfora identitária de um colectivo musical em Lisboa". Mestrado, Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, 2014.

Artística / Interpretação

Exposição de curadoria/museu
  1. 2023. "Ada de Castro - Se deus me deu voz foi para cantar".
Atividades

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2021/10/19 - 2021/11/30 MUSIC AND BODY: TRADITION AND TRANSGRESSION - DOCTORAL SEMINAR (2021/10/19 - 2021/11/30)
Seminário (Coorganizador)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2019/10/09 - 2019/10/11 TRACKING THE CREATIVE PROCESS IN MUSIC International Conference, 5th edition (2019/10/09 - 2019/10/09)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2019/05/17 - 2019/05/17 MUSIC AND NATIONALISM TODAY - Ethno-symbolic analysis: Conflict and Re-interpretation (2019/05/17)
Mesa-redonda (Coorganizador)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2019/04/10 - 2019/04/13 22nd Symposium of the ICTM Study Group MUSICAL INSTRUMENTS (2019/04/10 - 2019/04/13)
Simpósio (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2018/05/14 - 2018/05/15 Eurovisions International Conference. Eurovisions: Perspectives from the Social Sciences (2018/05/14 - 2018/05/15)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2017 - 2018 Member of the organizing committee of Music as Power film series (OCP / INETmd) (2017 - 2018)
Outro (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2014 - Atual Monitor in Friday Forum (Fado) The Lisbon Catholic Association Nova - INET-md (Outros) Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2021/07/05 - 2021/07/09 Musical Heritage and contemporary global concerns from Portugal in Itinerant Musical Composition Classes to develop and enhance artistic skills (IMCC) ID: KA203-48DE64E6 Ciências Musicais (Doutoramento) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2021/02/18 - 2021/06/22 Pesquisa de Campo: Caracterização do papel da mulher na iconicidade do fado através de Severa Ciências Musicais (Licenciatura) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2020/02/27 - 2020/02/27 Problemas de Representação da Musica - Fado e a representação da nação Ciências Musicais (Mestrado integrado) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2017/07/01 - 2019/07/01 Verão na Nova 2019 - “Nós e os Outros” (Ensino secundário) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2019/02/26 - 2019/02/26 Problemas de representação da música- Diversidade e sistema de estrelato no programa Serões para trabalhadores na década de 1960 em Portugal Ciências Musicais (Mestrado) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2018/03/13 - 2018/03/13 Problemas de representação da música - Music, War and Social Awareness Ciências Musicais (Mestrado integrado) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal

Entrevista / Programa (rádio / tv)

Programa Tema
2023/12/30 - Atual Rouxinol Faduncho: a origem", directed by Diogo Morgado.

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2016/06 - 2016/06 International Conference Music and Human Mobility - Member of the organizing committee
Membro
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2016/06 - 2016/06 Member of the organizing committee of the International Conference - Song of Protest and Social Change
Membro
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal