???global.info.a_carregar???
Sónia Moreira é bacharel em Professores do Ensino Básico (1.º Ciclo) pelo ISEC, Lisboa, licenciada em Ciências da Educação pela FPCEUP, Porto e doutorada em Educação e Desenvolvimento Humano pela Universidade de Santiago de Compostela, USC, Espanha. Atualmente está a realizar o Pós-Doutoramento em Ciências da Educação, com especialidade em Prática e Investigação Pedagógica e Didática, na UTAD. É Professora do Quadro do Agrupamento de Escolas Escultor António Fernandes de Sá (Vila Nova de Gaia), desde 2006 e leciona, desde 1995, no Ensino Básico (1.º Ciclo). Professora em mobilidade desde 2018 até à atualidade, ocupa o lugar de assessora/ representante pedagógica do Centro de Formação e Associação de Escolas Gaia Nascente no âmbito da Autonomia e Flexibilidade Curricular. Foi Coordenadora do Departamento de 1.º Ciclo, de 2016 a 2018, e exerceu funções de Coordenadora de Estabelecimentos de Ensino entre 2004 e 2016. É Formadora de professores com código de registo CCPFC/RFO- 19207/05 em diferentes áreas e domínios, tendo particular interesse pela Prática e Investigação Pedagógica, Didática Geral e do 1.º Ciclo. É Coordenadora Nacional do COOPERA- Projeto de intervenção e inovação pedagógica desde outubro de 2016; projeto atualmente integrado Plano de Recuperação das Aprendizagens Escola +21I23, com continuade no Plano 23I24 Escola+, conforme estipulado na Resolução do Conselho de Ministros n.º 9/2021, de 7 de julho (RCM). Tem como suporte o roteiro “Recuperar incluindo com a Aprendizagem Cooperativa”, integrado na ação específica 1.3.7. “Recuperar incluindo”, do domínio 1.3. + “Recursos Educativos”, do Eixo 1. “Ensinar e Aprender”, do Plano 21/23 Escola+. É Presidente da PACL- Associação Portuguesa de Aprendizagem Cooperativa, desde 13 setembro de 2021. Desenvolve o seu trabalho científico como investigadora integrada no Insite - Piaget Research Center for Ecological Human Development e investigadora colaboradora no LE@D (Laboratório de Educação a Distância e E-Learning ). É coordenadora da pós- graduação em Supervisão Pedagógica e avaliação em Educação no Instituto Piaget. Galardoada com o 1.º lugar do Global Teacher Prize Portugal 2020 (3.ª edição), prémio internacionalmente considerado como o “nobel da educação”. Fez parte do TOP 50 do prémio do Global Teacher Prize mundial 2021, representando Portugal entre 12.000 participantes. Membro do Global Teachers Ambassadors desde 2021. Os seus interesses atuais centram-se na formação contínua e inicial de professores, na dinamização, coordenação, acompanhamento e monitorização de projetos de inovação pedagógica e educacional baseados em metodologias ativas de ensino e aprendizagem com recurso a tecnologias educativas.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Sónia Maria dos Santos Peres Moreira

Nomes de citação

  • Moreira, Sónia

Identificadores de autor

Ciência ID
6A1D-38C0-D7C0
ORCID iD
0000-0002-5315-3356
Google Scholar ID
https://scholar.google.com/citations?hl=en&user=rmfWcTkAAAAJ
Researcher Id
KAM-1905-2024

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A2)
Formação
Grau Classificação
2022/08/07
Concluído
Formadora com registo de acreditação CCPFC/RFO- 19207/05 (Outros)
Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, Portugal
2006/07/01 - 2011/12/07
Concluído
Educação e Desenvolvimento Humano: Perspetivas Teóricas, Históricas e Sociais (Doktor (PhD))
Universidade de Santiago de Compostela- Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação e Pedagogia Social . Departamento de Teoria, História da Educação , Espanha
"Aprendizagem Cooperativa e Optimização da Intervenção Pedagógica no Ensino Básico – 1.º Ciclo em Portugal. Tese de Doutoramento " (TESE/DISSERTAÇÃO)
Sobressaliente cum laude
2004/07/04 - 2006/09/20
Concluído
Educação e Desenvolvimento Humano: Perspetivas Teóricas, Históricas e Sociais (DEA)
Especialização em Ciências da Educação
Universidade de Santiago de Compostela- Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação e Pedagogia Social . Departamento de Teoria, História da Educação , Espanha
Sobresaliente- 10
2000/10/06 - 2004/10/19
Concluído
Ciências da Educação (Licenciatura)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
16 valores
1994/09/04
Concluído
Professores do Ensino Básico (1.º ciclo) (Bacharelato)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
14
Percurso profissional

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1998/09/01 - Atual Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal
Agrupamento de Escolas Escultor António Fernandes de Sá, Portugal
1995/09/01 - 1998/07/31 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Cooperativa de Educação e Ensino – Santa Joana , Portugal
Cooperativa de Educação e Ensino – Santa Joana , Portugal
Projetos

Outro

Designação Financiadores
2023 - 2024 Projeto Coopera Plano 23I24 Escola+
Em desenvolvimento até final ano letivo 2024
Investigador
Em curso
2022 - 2023 Projeto Escola+ 21I23
Relatório submetido à DGE
Investigador
Em curso
2016 - 2018 COOPERA
Livro: Cooperar na Sala de Aula para o Sucesso
Coordenadora
Concluído
2011 - 2011 Escola Mágica – 3.º ano 1.º CEB
Manuais digitais
Outra
ENA- Escola de Negócios e Administração, Portugal
Concluído
2007 - 2011 JIGSAW – Aprendizagem Cooperativa no Ensino Básico 1.º Ciclo
Investigador
Concluído
2010 - 2010 Escola Mágica – 2.º ano 1.º CEB
ENA
ENA- Escola de Negócios e Administração, Portugal
Concluído
2010 - 2010 Escola Mágica – 1.º ano 1.º CEB
ENA
Outra
ENA- Escola de Negócios e Administração, Portugal
Concluído
2006 - 2006 Método Cooperativo de Aprendizagem no Ensino Básico – 1.º Ciclo
Trabalho de Investigação tutelado não publicado.
Investigador
Universidade de Santiago de Compostela- Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação e Pedagogia Social . Departamento de Teoria, História da Educação , Espanha
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Moreira, Sónia; Gonçalves, S.; Moreira, Luís Miguel. Autor correspondente: Gonçalves, S.. "Projeto Coopera Escola+ 21I23: Impacto da intervenção educativa". Trabalho apresentado em VII Encontro de Investigação e Práticas em Educação (EIPE 2023), Coimbra, 2023.
    Aceite para publicação
  2. Moreira, Sónia. "The Effect of Cooperative Learning on Primary School Students Motivation". Trabalho apresentado em ECER 2014 –European Congress of Educational Research (OPORTO)- FEUP-Faculdade Engenharia Universidade do Porto, Porto, 2014.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Moreira, Sónia; Silva, Helena; Lopes, José; Moreira, Joana; Moreira, Luís; Barros, Rita. Autor correspondente: Moreira, Luís. "Development and Validation of the Teachers' Perceptions of Classroom Climate Scale for the Portuguese Population". International Journal of Instruction (2024):
    Em revisão
  2. Moreira, Sónia. "Comunidades Cooperativas de Aprendizagem Profissional (CCAP) Coopera - Capacitar Professores". ELO-Revista do Centro de Formação Francisco de Holanda, ELO 30 Dinâmicas de /Trans)Formação 1 30 (2023): 157-162. https://view.publitas.com/ancornet-lda/elo-30_a-29_08/page/1.
Capítulo de livro
  1. Moreira, Sónia. "Projeto COOPERA, uma Boa Prática de Autonomia e Flexibilidade Curricular". In Flexibilidade e Interações – Rumos Desiguais. E-Book- Coleção Cadernos Escola e Formação, 65-71. Braga, Portugal: Centro de Formação de Associação de Escolas Braga Sul, 2021.
    Publicado
  2. Moreira, Sónia. "Comunidades Cooperativas de Aprendizagem Profissional (CCAP)". In O tempo e o espaço da formação contínua de professores: diagnóstico, processo e perspetivas, 193-204. Lisboa, Portugal: Edições Universitárias Lusófonas em parceria como Cenforma (Centro de formação Montijo e Alcochete) e PNPSE (Programa Nacional Promoção do Sucesso Escolar), 2019.
    Publicado
Livro
  1. Moreira, Sónia. Cooperar para o Sucesso com Autonomia e Flexibilidade Curricular. Lisboa, Portugal: PACTOR. 2019.
  2. Moreira, Sónia; Silva, Maria Helena Ribeiro dos Santos; Pinto José CD1E-596B-60AF. Cooperar na Sala de Aula para o Sucesso. Lisboa, Portugal: PACTOR. 2018.
Prefácio / Posfácio
  1. Pinto José CD1E-596B-60AF. Autor correspondente: Pinto José CD1E-596B-60AF. "Aprendizagem Cooperativa na Sala de Aula: Um Guia Prático para o Professor". Prefácio para Aprendizagem Cooperativa na Sala de Aula: Um Guia Prático para o Professor, XIII-XIV. Lisboa: PACTOR. 2022.
    Publicado
Relatório
  1. Moreira, Sónia; Moreira, Luís; Gonçalves, S.. 2022. Relatório de atividades. Projeto Coopera Escola+ 21I23. https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/relatorio_de_atividades_2022_-_projeto_coopera_escola_21-23.pdf.
Resumo em conferência
  1. Moreira, Sónia. "Projeto Coopera Escola +21 23: impacto da intervenção educativa". Trabalho apresentado em VII Encontro de Investigação e Práticas em Educação (EIPE 2023), Coimbra, 2023.
    Publicado
  2. Moreira, Sónia. "Projeto COOPERA: uma experiência pedagógica transformadora para alunos e professores". Trabalho apresentado em II Seminário Nacional do Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar (PNPSE), Aveiro, 2018.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. "Aprendizagem Cooperativa e Optimização da Intervenção Pedagógica no Ensino Básico – 1.º Ciclo em Portugal.". Doutoramento, Universidade de Santiago de Compostela- Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação e Pedagogia Social . Departamento de Teoria, História da Educação, 2011. https://minerva.usc.es/xmlui/handle/10347/3668.
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2023 - Atual O Projeto COOPERA numa escola secundária: a perspetiva dos professores
Coorientador
Supervisão Pedagógica (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2022 - 2024 O Projeto COOPERA Escola+ 21-23 na promoção e utilização da Aprendizagem Cooperativa: efeitos de uma oficina de formação.
Coorientador
Administração e Gestão Educacional (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2024 - Atual Participação, enquanto conferencista, no Encontro “A Boa Educação na escola: perspetivas, práticas e desafios” (https://boaeducacaonaescola.eventqualia.net/pt/2023/inicio/) Temática: Projeto Coopera Escola+ 21I23: impacto da Aprendizagem Cooperativa na formação e desenvolvimento profissional em contexto.
Encontro
Projeto Coopera Escola+ 21I23: impacto da Aprendizagem Cooperativa na formação e desenvolvimento profissional em contexto.
Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2021/02/26 Efeitos da Aprendizagem Cooperativa nos Resultados Académicos e Sociais dos Alunos: Estudos com Professores e Alunos do Ensino Básico
Arguente
Sofia Margarida Correia Gonçalves (Doutoramento)
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2010 - 2011 Consultora Autoral do Projeto Escola Mágica- projeto audiovisual de apoio ao programa de todas as áreas curriculares do 3.º , 2,º e 1.º anos do Ensino Básico 1.º Ciclo ENA- Escola de Negócios e Administração, Portugal

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2024 - 2024 Membro da Comissão Científica do Encontro “A Boa Educação na escola: perspetivas, práticas e desafios” (https://boaeducacaonaescola.eventqualia.net/pt/2023/inicio/)
Membro
Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Portugal
Distinções

Prémio

2021 TOP 50 Global Teacher Prize Mundial
Varkey Foundation, Reino Unido
2020 Vencedora do Global Teacher Prize Portugal (3.ª Edição), internacionalmente conhecido como Nobel da Educação
Varkey Foundation, Reino Unido

Outra distinção

2021 Eleita uma das 10 figuras principais na área da Educação, pelo jornal O Gaiense, na gala de comemoração das 1000 edições consecutivas.
Jornal O Gaiense, Portugal