???global.info.a_carregar???
Soraia A. Carvalho Simões de Andrade (n. Coimbra, Sé Nova, 7 dez, 1976). Investigadora e escritora. Pós-graduada em Estudos de Música Popular, mestre em História Contemporânea pela FCSH, doutoranda em História Contemporânea na NOVA/FCSH; tem em curso o projecto de tese intitulado Literatura(s) de uma Mulher Musical em trânsito. Tem várias publicações no mundo académico; publicou Passado Presente. Uma Viagem ao Universo de Paulo de Carvalho (2012), RAPublicar a micro-história que fez história numa Lisboa adiada (Editora Caleidoscópio 2017) e Fixar o (in) visível. Os primeiros passos do RAP em Portugal (Editora Caleidoscópio 2019). No âmbito literário publica com o pseudónimo Laura do Céu, junção de nomes das avós, materna e paterna respectivamente; publicou Metrónomo sem Função, prosa narrativa, pela ORO/Caleidoscópio (2020). Realizou o documentário A Guitarra de Coimbra para a RTP2 (2019); dirige a Revista Mural Sonoro; realizou diversas curadorias e trabalhos como ghostwriter por convite. Foi distinguida com o Prémio Megafone Sociedade Portuguesa de Autores (2014). Foi investigadora do Instituto de História Contemporânea (fev 2015 ¿ agosto 2020) e é investigadora do CEF da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, no pólo FCSH NOVA correspondente ao centro História. Territórios. Comunidades. Fazem parte da sua investigação a história oral, a dimensão histórica da linguagem literária na música, a relação entre cultura, sociedade, memória e género.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Soraia Simões
Data de nascimento
1976/12/07
Género
Feminino

Nomes de citação

  • Simões, Soraia

Identificadores de autor

Ciência ID
6913-BC9D-97BE

Endereços de correio eletrónico

  • soraiasimoes@fcsh.unl.pt (Profissional)

Moradas

  • Campus de Campolide - NOVA FCSH, 1099-085 , Lisboa, Lisboa, Portugal (Profissional)

Websites

  • https://www.muralsonoro.com/ (Profissional)
  • https://htc.fcsh.unl.pt/soraia-simoes-andrade/ (Académico)

Domínios de atuação

  • Humanidades - Artes
Formação
Grau Classificação
2021/03 - 2023
Em curso
História (Doutoramento)
Especialização em História Contemporânea
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Portugal
"Tese de doutoramento em curso; título: Literatura(s) de uma Mulher Musical em trânsito " (TESE/DISSERTAÇÃO)
2020/09 - 2021/09/30
Concluído
Doutoramento em História (Curso de doutoramento (conclusão de unidades curriculares))
Especialização em Contemporânea
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Portugal
Muito bom
2020/12 - 2021/02
Concluído
Problemáticas em Estudos Urbanos (Outros)
Especialização em Estudos Urbanos
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Portugal
Muito bom
2019
Concluído
História (Mestrado)
Especialização em História Contemporânea
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
" Fixar o (in) visível. Os primeiros passos do RAP em Portugal (1986 - 1998), classificação dissertação/tese: dezassete valores." (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito bom
2016 - 2017
Concluído
Antropologia e Movimentos Sociais (Outros)
Especialização em Antropologia
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Portugal
Muito bom
2015 - 2017
Concluído
História (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização))
Especialização em Contemporânea
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Portugal
Muito bom
2011 - 2012
Concluído
Estudos de Música Popular (Pós-Graduação)
Especialização em Etnomusicologia
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal
1998 - 1999
Concluído
História Económica e Social (Outros)
Especialização em Ciências da Informação (licenciatura)
Instituto Superior Miguel Torga, Portugal
1989 - 1994
Concluído
Grupo de Teatro Trupe Leal Conselheiro (Outros)
Especialização em Teatro
Núcleo de Teatro Dom Duarte , Portugal
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2020/08 - Atual Investigador (Investigação) História. Territórios. Comunidades. Pólo FCSH NOVA do CEF/UC, Portugal
Centro de Ecologia Funcional, Portugal
2021/09/20 - 2021/11/30 Investigador Contratado (Investigação) MuCEM Marseille, França
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2015/02/12 - 2020/08/10 Investigador (Investigação) Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Portugal
Instituto de História Contemporânea da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2020/06/22 - Atual Directora Revista Mural Sonoro , Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2020 - Atual Revisão de texto Editora Caleidoscópio, Portugal
2019/01/01 - Atual Conselho consultivo Observatório da Canção de Protesto, Portugal
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2015/11/07 - Atual Direcção Associação Mural Sonoro, Portugal
2015 - Atual Explicações [humanidades, artes] recibos verdes vários, Portugal
Explicas.me, Portugal
2015 - Atual fóruns, acções de formação, mesas rendondas Associação SOS Racismo, Portugal
Associação SOS Racismo, Portugal
2020/01 - 2020/03 Curadoria [Ouvir, Ver, Emancipar] Teatro Académico de Gil Vicente, Portugal
Teatro Académico de Gil Vicente, Portugal
2017/08/30 - 2019/08/30 Comissão de Honra Bloco 4 Foundation, Maputo, Moçambique
Universidade Eduardo Mondlane, Moçambique
2016/01/06 - 2017/06/30 RAPortugal 1986-1999 [coordenação científica, direcção artística] Direcção Geral das Artes, Portugal
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2015 - 2016 Coordenação Associação Mural Sonoro, Portugal
Muralha - Tasca Típica Alfama, Portugal
2013/01/04 - 2015/11/01 Coordenação conferências Museu Nacional da Música, Portugal
Museu Nacional da Música, Portugal
2008 - 2011 Crítica cultura&artes (vários) Rua de Baixo revista digital, Portugal
Rua de Baixo revista digital, Portugal
2008/01 - 2010/12/31 Crítica Musical Revista Feedback Nova Música Portuguesa, Portugal
Revista Feedback Nova Música Portuguesa, Portugal
2008 - 2010 professora convidada segundo semestre ESTAL - Escola Superior de Tecnologias e Artes de Lisboa, Portugal
ESTAL - Escola Superior de Tecnologias e Artes de Lisboa, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2018 - 2020/05/14 «Mulheres na Música, papéis, repertórios de luta e resistências»
2018
Investigador responsável
Instituto de História Contemporânea da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2015 - 2017/12/31 RAPortugal 1986 - 1999
Simões, Soraia
Investigador responsável
Universidade Nova de Lisboa Instituto de História Contemporânea, Portugal
Direcção Geral das Artes
2015 - 2017 Memórias da Revolução
2015
Investigador
Instituto de História Contemporânea da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2015 - 2016/11/25 Extrema Esquerda. Porque não fizemos a Revolução?
2015
Investigador
Rádio e Televisão de Portugal SA, Portugal
Rádio e Televisão de Portugal SA
2015 - 2016/05/15 Europeana Sounds
https://pro.europeana.eu/project/europeana-sounds
Investigador
The British Library , Reino Unido

Instituto de História Contemporânea da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal

Outro

Designação Financiadores
2017 - Atual Memória para Todos
2017
Outra
Instituto de História Contemporânea da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2015 - Atual Caravelas - Núcleo de Estudos de História da Música Luso-Brasileira
2015
Investigador
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal
2017 - 2019 A Guitarra de Coimbra
-----
guião, edição de texto, autoria, realização
Rádio e Televisão de Portugal SA, Portugal
Rádio e Televisão de Portugal SA
2017 - 2017/05/04 Ciclo Cinema é Liberdade
-----
Investigador responsável
Universidade Nova de Lisboa Instituto de História Contemporânea, Portugal
Instituto de História Contemporânea da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
2016 - 2016/08 Curadora - coordenadora Conversa ao Correr das Músicas
-----
Investigador responsável
Associação Cultural SCOCS, Portugal, Portugal
Associação Cultural SCOCS, Portugal
2013 - 2015 Coordenadora: encontros sobre história da música popular
-----
Investigador responsável
Museu Nacional da Música, Portugal
Produções

Publicações

Artigo em jornal
  1. Simões, Soraia. ""Sobre Humanos e Outros Animais", de John Gray", EsquerdaNet, 2021, https://www.esquerda.net/artigo/sobre-humanos-e-outros-animais-de-john-gray/76948.
  2. Simões, Soraia. "«Raposa, de Leonor Noivo»", EsquerdaNet, 2019, Cultura, https://www.esquerda.net/artigo/raposa-de-leonor-noivo-conta-o-quotidiano-da-anorexia-nervosa/63587.
  3. Simões, Soraia. "«De oprimidos/as a opressores/as»", EsquerdaNet, 2019, https://www.esquerda.net/artigo/de-oprimidosas-opressoresas/61483.
  4. Simões, Soraia. "«Uma Peregrinação atípica»", EsquerdaNet, 2019, https://www.esquerda.net/artigo/uma-peregrinacao-atipica/61170.
  5. Simões, Soraia. "«As mulheres no RAP: afirmação e resistência»", Le Monde Diplomatique, 2017, https://pt.mondediplo.com/spip.php?article1191.
  6. Simões, Soraia. "«Hugo Ribeiro: o Senhor gravação»", Jornal do Algarve, 2015, Cultura, https://jornaldoalgarve.pt/hugo-ribeiro-o-senhor-gravacao/.
  7. Simões, Soraia. "José Luís Tinoco, um compositor silencioso", Jornal do Algarve, 2014
  8. Simões, Soraia. "«Alerta!»", Jornal do Algarve, 2012, https://jornaldoalgarve.pt/soraia-simoes/.
  9. Simões, Soraia. "«Lusofonia»? Não é o desígnio, mas o que se faz com o desígnio.", Jornal do Algarve, 2011, https://www.muralsonoro.com/mural-sonoro-pt/2014/2/3/lusofonia-no-o-desgnio-mas-o-que-se-faz-com-o-desgnio.
Artigo em revista
  1. Simões, Soraia. "Fixar o (in)visível: papéis e reportórios de luta dos dois primeiros grupos de RAP femininos a gravar em Portugal (1989 - 1998)". Cadernos de arte e antropologia 7 No 1 (2017): 97-114. https://journals.openedition.org/cadernosaa/1397.
    Acesso aberto • Publicado • 10.4000/cadernosaa.1397
Artigo em revista (magazine)
  1. Simões, Soraia. "«Para uma história do RAP em Portugal: referências em Portugal e as primeiras rappers mulheres»", "Os caminhos e as narrativas apresentados pelas primeiras rappers a gravar demonstraram igualmente como a apresentação feminina neste universo cultural foi propagada de modo superficial, semi esconso, pelos media, ou seja remetida de um modo transversal para a ideia de um «fenómeno urbano pós-colonial» semelhante a outros ocorridos internacionalmente noutras capitais", 2020, https://www.buala.org/pt/corpo/para-uma-historia-do-rap-em-portugal-referencias-em-portugal-e-as-primeiras-rappers-mulheres?fbclid=IwAR2DELqUiQSrHwxflB2bG_CLKZ6lyJzsb8vJnHOM24PzdNr3MU6YZ9DRGWU.
  2. Simões, Soraia. "«Toward a history of rap in Portugal: definining paradoxes, paths and resistance of the first women»", Mural Sonoro, 2020, https://www.muralsonoro.com/.
  3. Simões, Soraia. "«Mulher musical: imagens e representações»", «Há em várias disciplinas das ciências sociais um fosso notório entre investigações de natureza/inspiração feministas que estabeleçam uma relação dos repertórios de luta das mulheres na música popular com as suas representações nas indústrias da música (recepção musical: comunicação social, indústrias do espectáculo) e outras áreas do trabalho (...)», 2020, https://www.muralsonoro.com/mural-sonoro-pt/2020/5/2/mulher-musical-imagens-e-representaes.
  4. Simões, Soraia. "«Angola: o itinerário da palavra na canção e a emancipação da cultura popular face ao imperialismo português (1961 - 1975)»", Lavra Palavra [lavarapalavra.com], 2019, https://lavrapalavra.com/2019/11/13/angola-o-itinerario-da-palavra-na-cancao-e-a-emancipacao-da-cultura-popular-face-ao-imperialismo-portugues-1961-1975/.
  5. Simões, Soraia. "«Sincronias e assincronias do fado no contexto amadorístico de Alfama» [publicação resultante do projecto de investigação L3-Lisboa Laboratório Comum de Aprendizagem]", Mural Sonoro, 2017, ps://www.muralsonoro.com/mural-sonoro-pt/2016/2/4/sincronias-e-assincronias-do-fado-no-contexto-amadorstico-de-alfama-por-soraia-simes.
  6. Simões, Soraia. "«Instrumentos e sua classificação»", As características tecnológicas, sociais, europeias e extra-europeias, etnográficas e organeiras dos instrumentos situam-nos pelo valor em si mesmo e não no espaço. A retórica que realça o imaginário de ”pertença geográfica” de um instrumento faz cada vez menos sentido até pelas alterações e desterritorializações de que eles têm sido alvo ao longo dos séculos., 2013, https://www.buala.org/pt/mukanda/recolha-mural-sonoro-instrumentos-e-sua-classificacao.
  7. Simões, Soraia. "«A importância de tratar o músico como um profissional e não como um animador»", ensaio, 2013, https://www.buala.org/pt/mukanda/mural-sonoro-a-importancia-de-tratar-o-musico-como-um-profissional-e-nao-como-um-animador.
  8. Simões, Soraia. "«Breves considerações acerca da performance de géneros musicais, literários e coreográficos cabo-verdianos»", A identidade associada ao batuque, executado por mulheres no âmbito da comunidade migrante de cabo-verdianos na Amadora, é também esta. Os efeitos da expansão marítima e o complexo político que daí adveio têm se apresentado, ao longo dos anos, de extrema importância para o entendimento da música, dos instrumentistas, compositores, arranjadores e cantores cabo-verdianos. , 2012, https://www.buala.org/pt/mukanda/breves-consideracoes-acerca-da-performance-de-generos-musicais-literarios-e-coreograficos-ca.
  9. Simões, Soraia. "«Post-it, Whatever it means»", Rua de Baixo, 2011, https://www.ruadebaixo.com/post-it.html.
  10. Simões, Soraia. "Jazz em Agosto", Rua de Baixo, 2010, https://www.ruadebaixo.com/jazz-em-agosto-gulbenkian.html.
  11. Simões, Soraia. "«Esticalimogama, Benny Hall»", Rua de Baixo, 2010, https://www.ruadebaixo.com/esticalimogama.html.
  12. Simões, Soraia. "«Punked. Do novo rock à quimera punk em Portugal»", Rua de Baixo, 2009, https://www.ruadebaixo.com/do-novo-rock-a-quimera-punk-em-portugal.html.
  13. Simões, Soraia. "Paredes de Coura 2009", Rua de Baixo, 2009, https://www.ruadebaixo.com/paredes-de-coura.html.
Capítulo de livro
  1. Simões, Soraia. "«Para uma história e teoria crítica do RAP em Portugal: fixar os paradoxos, os caminhos percorridos e as resistências das primeiras mulheres»". In Reinventar o discurso e o palco: o RAP, entre saberes locais e olhares globais. Porto, Portugal: Universidade do Porto. Faculdade de Letras., 2019.
    Publicado
  2. Simões, Soraia. "«Práticas de Arquivo em Música e Performance: diálogos e perspectivas de campo»". In Práticas de Arquivo em Artes Performativas ISBN 9892619536, 9789892619538, 369-374. Coimbra, Portugal: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2019.
    Publicado
Edição de livro
  1. Simões, Soraia. Dicionário da Invisibilidade. Lisboa, Portugal: SOS Racismo. 2021.
    Publicado
Edição de número de revista
  1. Simões, Soraia. "Revista Mural Sonoro". ISBN: 9789896587062 1 1 (2021): https://caleidoscopio.pt/products/mural-sonoro-revista.
    Publicado
  2. Simões, Soraia. "Mural Sonoro Nº2 revista (ISSN 2184-7606)". Mural Sonoro 2 2 (2020): https://www.muralsonoro.com/revista.
    Publicado
  3. Simões, Soraia. "Mural Sonoro Nº1 revista (ISSN 2184-7606)". Revista Mural Sonoro 1 (2020): https://drive.google.com/file/d/1ip7NtxoAuCJFOrZYHBH7PUi-PNz3tJfu/view.
    Publicado
Livro
  1. Simões, Soraia. Fixar o (in) visível. Os primeiros passos do RAP em Portugal (ISBN 978-989-658-598-3). Lisboa, Portugal: Editora Caleidoscópio. 2019.
    Publicado
  2. Simões, Soraia. RAPublicar. A micro-história que fez história numa Lisboa adiada (ISBN 9789896584542). Casal de Cambra, Portugal: Editora Caleidoscópio. 2017.
    Publicado
  3. Simões, Soraia. Passado - Presente. Uma Viagem ao universo de Paulo de Carvalho [ISBN: 9789896977634]. Lisboa, Portugal. 2012.
    Publicado
Revisão de livro
  1. Simões, Soraia. "Estudios bandísticos Volume III (Dep. Musicología Universidad Complutense de Madrid)". Revisão de Estudios bandísticos Volume III 3, (2019): 9-225. https://www.academia.edu/43149360/Estudios_band%C3%ADsticos_III_2019_.
    Publicado
  2. Simões, Soraia. "Estudios bandísticos Volume II (Dep. Musicología Universidad Complutense de Madrid)". Revisão de Estudios bandísticos Volume II 2, (2018): 9-225. https://www.researchgate.net/publication/329840856_Estudios_bandisticos_II_2018.
    Publicado
Website
  1. Simões, Soraia. «António Pinho Vargas - Notas de um Compositor». 2020. https://www.palavrasemovimento.com/vamosfalardecinemaportugues.
  2. Simões, Soraia. Mural Sonoro. 2010. https://www.muralsonoro.com/.

Artística / Interpretação

Arte visual
  1. Simões, Soraia; Simões, Soraia. A Guitarra de Coimbra (2019 RTP2 ), autoria e realização.
  2. Simões, Soraia. Mural Sonoro dois anos no LARGO [LARGO Residências Artísticas, exposição visual e sonora].
Conto de ficção
  1. Simões, Soraia. 2021. "(S)EM TERRA [no prelo]". In https://caleidoscopio.pt/. Lisboa, Portugal: Editora Caleidoscópio.
  2. Simões, Soraia. 2021. "«Rotina», «Autenticidade», «Lugar» [no prelo]". In ÍMÃ - revista literária, editado por Sandra Medeiros. Rio-Vitória, Brasil: Sandra Medeiros.
  3. Simões, Soraia. 2020. "Metrónomo sem função". In ISBN 978-989-658-675-1, 3-102. Lisboa, Portugal: ORO/Editora Caleidoscópio.
Exposição de curadoria/museu
  1. 2020. "TRUST - Paulo Moreira". In https://www.agendalx.pt/events/event/paulo-moreira/.
  2. 2017. "CLOSE UP - Punks not dead de Paulo Moreira". In https://ihc.fcsh.unl.pt/events/close-up-punks-not-dead-inauguracao-exposicao/.
  3. Eduína Vaz. 2013. "Culturas Documentadas". In «Culturas Documentadas» 15h Eduína Vaz com exposição de fotografia 'Culturas Cabo-Verdianas'.
Guião
  1. Simões, Soraia; Nobre, Alexandre. Dipanda'75 [documentário sobre a história da canção literária de protesto em Angola no período colonial: real. Alexandre Nobre, argumento: Soraia Simões}. 2015.
Interpretação artística
  1. 1989. Aurora da Minha Vida, texto de Naum Alves de Souza, encenação: José Manuel de Melo. Teatro Académico de Gil Vicente.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2019/10 apresentação Fixar o (in) visível (2019). Sessão introduzida e comentada (recensão crítica ao livro) de Susan de Oliveira(CES/UC) Fixar o (in) visível
TAGV - Teatro Académico de Gil Vicente (Coimbra, Portugal)
2019/09 apresentação Fixar o (in) visível (2019). Sessão introduzida e comentada (recensão crítica ao livro) de Miguel Cardina (CES/UC) Fixar o (in) visível
LARGO Residências (Lisboa, Portugal)
2019/02 «A supremacia masculina do hip-hop em tempos de maioria absoluta» Série VI – 2019 | Modernidade e Tradição | grupo de investigação: Economia, Sociedade, Património, Inovação
Maria Fernanda Rollo, Ana Paula Pires e Maria Inês Queiroz (Lisboa, Portugal)
2018/04 comunicação: «RAPresentar a cidade invisível» Cidade cidadã
Portugal Smart Cities, Fil (Lisboa, Portugal)
2017/11/16 14:30 Soraia Simões (IHC-FCSH | : 1955-1999. Um Arquivo para todos/as! Novos lugares: reproduções de memórias e história das músicas populares num écran 15:15 Paula Caspão (CET-FLUL | FCT): Pequeno diagrama de performatividade(s) galopante(s) no pensamento do arquivo em dança 16:00 Coffee Break 16:30 - 19:30 Workshop Dança, Memória, Arquivo Paula Caspão (CET-FLUL | FCT) Ana Bigotte Vieira (Investigadora, PHD) | João Fiadeiro (Coreógrafo) | João Santos Martins (Coreógrafo) Seminário Internacional de Práticas de Arquivo em Artes Performativas
Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
2017/11/10 A emergência do RAP em Portugal: factores performáticos e teor social das letras Colóquio Reinventar o discurso e o palco: o RAP entre saberes locais e olhares globais
Universidade Eduardo Mondlane (Maputo, Moçambique)
2017/07/29 colóquio - concerto denominado «Como se Fora seu Filho», comunicação: «MusicAtenta e RAP, "tudo depende da bala e da pontaria": do exílio às ruas (1961 - 1994)». Tema do painel: «Como é que da Política se chega à Música e da Música à Consciência?». Outros intervenientes: João Madeira e João Vasconcelos e Sousa. «Como é que da Política se chega à Música e da Música à Consciência?»
Biblioteca Municipal de Grândola (Grândola, Portugal)
2017/07/15 «Temos passados não antecendentes, o RAP e a luta contra a xenofobia em Portugal» https://ces.uc.pt/pt/agenda-noticias/agenda-de-eventos/2017/rapensando-as-ci encias-sociais-e-a-politica. RAPensando as Ciências Sociais e a Política
Teatro da Cerca de São Bernanrdo (Coimbra, Portugal)
2017/05/10 Este encontro abrangeu um amplo espectro de aplicações da História Oral e o debate sobre alguns dos principais desafios e oportunidades que se colocam actualmente a esta metodologia de trabalho. Organizado em parceria pelo CHAM, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa, Universidade dos Açores, e pela Associação Teia D’Impulsos, encontra-se enquadrado na terceira edição do FOrA – Festival da Oralidade do Algarve, mostra de património cultural imaterial do Algarve que decorrerá em Portimão e Alvor Se a Memória Não me Falha...
CHAM - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (Portimão, Portugal)
2017 RAPublicar. A micro-história que fez história numa Lisboa adiada (2017) in Livraria Ler Devagar. Sessão introduzida por Otávio Raposo (ISCTE) e Djone Santos (músico de General D&Os Karapinhas). RAPublicar. A micro-história que fez história numa Lisboa adiada (Simões, Soraia 2017)
Livraria Ler Devagar (Lisboa, Portugal)
2016/09/05 Memórias e Sons locais sem paredes https://www.muralsonoro.com/mural-sonoro-pt/2016/9/26/conferncia-biblioteca-municipal-de-penacova-novos-processos-de-preservao-e-divulgao-do-patrimnio-imaterial Novos Processos de Preservação e Divulgação do Património Imaterial
Biblioteca Municipal de Penacova (Coimbra, Portugal)
2016/04/21 16:15 | Painel 2 - Música, Identidade e Política “Música e participação sociopolítica de jovens bolivianos em Buenos Aires e Bilbao” | Sónia Pereira e Ana Estevens (CEG, IGOT-ULisboa) “O rap e o mundo digital: entre o bairro e o mundo” Ricardo Campos (CICS.Nova, FCSH-Universidade Nova de Lisboa) “RAPublicar. A micro-história que fez história numa Lisboa adiada: 1986-1996” | Soraia Simões (IHC-FCSH NOVA, Mural Sonoro) Comentador: Otávio Raposo (CIES, ISCTE-IUL) Seminário Música, Jovens e Migrações
Instituto de Georgafia e Ordenamento do Território (Lisboa, Portugal)
2015/04/23 https://www.muralsonoro.com/mural-sonoro-pt/2015/4/27/associao-mural-sonoro-festival-inovao-e-criatividad Festival IN - Inovação & Criatividade
FIL – Feira Internacional de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2012/10 apresentação Passado presente. Uma viagem ao Universo de Paulo de Carvalho (2012) in Museu Nacional da Música, sessão introduzida por Victor Palma (serviço educativo Museu), Fernando Abrantes (músico, engenheiro de som). Passado presente. Uma viagem ao Universo de Paulo de Carvalho (Simões, Soraia 2012)
Museu Nacional da Música (Lisboa, Portugal)

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2016/11/15 - 2016/11/15 Curadoria e moderação “Miratejo Represent” com António Brito Guterres (ISCTE) em parceria com a Câmara Municipal de Almada. http://www.m-almada.pt/xportal/xmain?xpid=juv&xpgid=ev&juv_ev_qry=BOUI=483836930&juv_ev_title_qry=BOUI=483836930&ts=1578705519008&fs=1 (2016/11 - 2016/11)
Mesa-redonda (Presidente da Comissão Organizadora)
Centro Cultural Juvenil de Sto Amaro - Casa Amarela, Portugal
2016/09/07 - 2016/09/07 Curadoria e moderação: «RAPoder no Portugal urbano pós 25 de Abril» com Lince (rapper New tribe, RAPública 1994 Sony Music), José Falcão (SOS Racismo), Fernando Rosas (Instituto de História Contemporânea). https://ihc.fcsh.unl.pt/descoberta-do-rap-portugal/ (2016/09 - 2016/09)
Mesa-redonda
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2016 - 2016 Apresentação Nr 67 Revista Ler História, convite: direcção Instituto de História Contemporânea FCSH NOVA dossier: Transformações culturais no pós 25 de Abril de 1974 (2016/06 - 2016/07)
Festival (Coorganizador)
Feira do Livro de Lisboa, Portugal
2015 - 2016 Curadoria e moderação ciclo Conversas à volta da guitarra portuguesa: mesas-redondas (gravações) com Manuela de Freitas, José Luís Gordo, Amélia Muge, José Pracana, Daniel Gouveia, Paulo de Carvalho, Vital d'Assunção, Rão Kyao, Fernando Meireles, Óscar Cardoso (Alfama, A Muralha'15/6). (2015 - 2016)
Mesa-redonda (Coorganizador)
2015/07 - 2015/08 Curadoria, moderação Auditório Cem Soldos in Festival Bons Sons'15 com Manel Cruz e Criatura. Música popular, conceitos e contemporaneidade. (2015/07 - 2015/08)
Mesa-redonda (Coorganizador)
2014/05/31 - 2014/05/31 Curadoria e moderação, «Música e Política» com Manuel Rocha (Brigada Victor Jara, Conservatório de Coimbra) e Ruben de Carvalho (Programador Cultural Avante, Historiador, Jornalista). https://memoriasdarevolucao.pt/index.php/historia/sons-da-revolucao/306-os-actores-da-musica-e-cultura-populares-entre-1961-e-1975-ruben-de-carvalho (2014/05/31 - 2014/05/31)
Congresso (Presidente da Comissão Organizadora)
Museu Nacional da Música, Portugal
2014/03/22 - 2014/03/22 Curadoria e moderação: «‘Cante alentejano’: a adaptação na música popular, o discurso sobre as identidades e o território» com Janita Salomé e Francisco Colaço (investigador e radialista). http://www.museunacionaldamusica.gov.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=745:-mural-sonoro-2014-2o-sessao&catid=49:novidades&Itemid=98&lang=pt (2014/03/22 - 2014/03/22)
Congresso
Museu Nacional da Música, Portugal
2014/01/31 - 2014/01/31 Curadoria e moderação: Tecnologias da Produção e Recepção Musical com Fernando Abrantes e António Pinheiro da Silva (engenheiros de som). https://www.muralsonoro.com/mural-sonoro-pt/2014/1/16/msica-popular-no-contexto-das-tecnologias-de-produo-sonora-e-musical (2014/01/31 - 2014/01/31)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
Museu Nacional da Música, Portugal
2013/04 - 2013/05 Curadoria e moderação: O papel da Música Popular nos diferentes aspectos da vida em sociedade, a sua ubiquidade, com as suas significâncias – políticas, económicas, ideológicas, éticas – contribuiu para a ideia de uma maior democratização das manifestações culturais e a expressividade das várias músicas populares na inscrição na vida social como um expoente máximo dessa ‘democratização’. Com José Mário Branco e Sebastião Antunes. https://www.muralsonoro.com/mural-sonoro-pt/2014/1/8/msica-e-sociedade (2013/04 - 2013/05)
Encontro (Presidente da Comissão Organizadora)
Museu Nacional da Música, Portugal
2013/03/16 - 2013/03/16 Curadoria e moderação: Viver a Música a partir da «periferia»? com Marta Miranda (OqueStrada), António Avelar Pinho, Chullage (rapper). http://www.museunacionaldamusica.gov.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=642:-viver-a-musica-a-partir-da-qperiferiaq&Itemid=99&lang=en (2013/03 - 2013/03)
Encontro (Presidente da Comissão Organizadora)
Museu Nacional da Música, Portugal
2013/02/17 - 2013/02/17 Curadoria e moderação: Músico Profissional, que futuro? com Carlos Barretto (músico de jazz), Fernando Girão (compositor, intérprete), Tozé Brito (SPA). http://www.museunacionaldamusica.gov.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=637%3A-mural-sonoro-2o-sessao-musico-profissional-que-futuro&Itemid=99&lang=en (2013/02/17 - 2013/02/17)
Encontro (Presidente da Comissão Organizadora)
Museu Nacional da Música, Portugal
2012/11 - 2012/12 MusicAtenta Direcção artística, Curadoria 2012 projecto de recuperação e acção artística da zona do Intendente, MusicAtenta - encontros de sons, músicas e palavras. Produção: Joana Synek e Joana Vaz Silva. https://bodyspace.net/ultimas/2880-muita-musica-atenta-no-intendente/ (2012 - 2012)
Festival (Coorganizador)
Associação Mural Sonoro, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2021/01/21 - 2021/01/22 Mulheres e Música com foco em testemunhos e reflexão sobre a representatividade e experiências de emancipação. Sessão conjunta do CCIF/UMAR e do Centro Estudos Galegos -Universidade Nova Lisboa, com a colaboração do departamento de Estudos Galegos da Universidade Estadual do Rio de Janeiro- UERJ e da equipa do Modelo Burela da Galiza.
Conferência
Mulheres e Música: Representatividade e Emancipação na Música Popular e Tradicional
Centro Estudos Galegos - Universidade Nova Lisboa, Portugal
2020/01/08 - 2020/01/08 Exibição Documentário A Guitarra de Coimbra no TAGV. Conversa com Sérgio Dias Branco (Estudos Filmicos, Lipa UC) a seguir à projecção.´ https://tagv.pt/agenda/a-guitarra-de-coimbra/
Exposição
"A Guitarra de Coimbra de Soraia Simões de Andrade"
Teatro Académico de Gil Vicente, Portugal
2019/12/13 - 2019/12/13 org: CHAM/FCSH NOVA, comunicação: «Percursos da invisibilidade: o mal sucedido sucesso das primeiras mulheres no RAP em Portugal», Lisboa: Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova, (http://bit.ly/2YsSiRw).
Congresso
Jornada Mulheres no cruzamento da literatura e de outras artes: mundos ibéricos e ibero-americanos
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas - CHAM , Portugal
2017/11/16 - 2017/11/16 Comunicação: «1955-1999. Um Arquivo para todos/as! Novos lugares: reproduções de memórias e história das músicas populares num écran», Coimbra: FLUC, https://www.uc.pt/iii/ceis20/praticasdearquivo/programa_atualizado.
Seminário
Seminário Internacional Práticas de Arquivo em Artes Performativas
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
2017/09/27 - 2017/09/28 Painel 7 | “Práticas Musicais em contextos locais” Moderação: Soraia Simões (IHC) João Pedro Costa (Univ Évora) “Os espaços públicos de sociabilidade musical na Évora Oitocentista: Passeio Público, Rossio de São Braz e Praça do Geraldo” Rita Faleiro (CESEM) “A presença musical no Algarve Oitocentista: o tavirense Tomás de Aquino Abreu e a sua actividade musical sacra da segunda metade do século XVIII” Bruno Madureira (IHC e Conservatório d’Artes de Loures) “O movimento filarmónico no concelho de Oeiras" in I Congresso Internacional de História Local
Congresso
Congresso Internacional de História Local
Instituto de História Contemporânea da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2017/08/26 - 2017/08/27 https://www.esquerda.net/dossier/abram-espaco-que-elas-estao-chegar-mulheres-no-rap-afirmacao-e-resistencia-1990-1997/50325
Conferência
Fórum Socialismo 2017
Associação SOS Racismo, Portugal
2017/03/08 - 2017/03/08 Dia internacional da Mulher: «Neste painel de convidadas/o iremos reflectir sobre o papel das mulheres em várias áreas culturais ¿ alguns géneros musicais e jornalismo -, profissões hegemonicamente masculinas até recentemente. Também procuraremos debater a importância atual dos feminismos, na chamada de atenção e acção, para os direitos das mulheres, a igualdade de género e a promoção de um mundo mais igualitário para todas as pessoas». Com Raquel Albuquerque (Expresso), Joana Sales (UMAR), Soraia Simões (IHC, Mural Sonoro), Jorge Marques.
Conferência
http://www.antonioarroio.edu.pt/dia-internacional-da-mulher-2/
Escola Secundária Artística António Arroio, Portugal
2011/09/21 - 2011/09/21 Apresentação/introdução do livro Música e Poder (Almedina 2011) de António Pinho Vargas com comunicação do autor, no âmbito do Festival Escrita na Paisagem (Évora) a convite de José Alberto Ferreira (Director artístico Escrita na Paisagem).
Encontro
Cosmopolíticas
Escrita na Paisagem 2011 - Colecção B , Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2017/10/06 - 2017/12/07 Variações sobre António [um colóquio internacional em torno da obra de A.Variações] Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
2017/03/21 - 2017/07/16 Variações sobre António. Um Colóquio em torno da obra de António Variações. Avaliação e selecção de propostas/comunicações. Convite e organização: Doutoramento Materialidades da Literatura UC. (https://matlit.wordpress.com/2017/03/17/variacoes-sobre-antonio-um-coloqu io-em-torno-de-antonio-variacoes/).
Especialista
Faculdade de Letras Universidade de Coimbra, Portugal Faculdade de Letras Universidade de Coimbra

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2018/01/01 - Atual https://ocprotesto.org/conselho-consultivo/ O OCP – Observatório da Canção de Protesto integra um Conselho Consultivo, formado por entidades, autores e cantores de intervenção social e protesto de várias gerações, jornalistas, académicos e outros que de alguma forma se tenham distinguido na criação, estudo e divulgação da música de protesto, com o objetivo de prestar consultoria à orientação do seu funcionamento, através do acompanhamento da sua actividade e da emissão de sugestões e pareceres. Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2021/09/20 - 2021/11/30 Simões, Soraia MuCEM Marseille (1 de outubro - 31 de novembro 2021), colecção de arte urbana, responsável recolha, tratamento, selecção de artistas street art em Portugal; Paukner, Hélia coordenação da colecção mediterrâneo. MuCEM Marseille, França
2015 - 2017 A história da extrema-esquerda em Portugal, projecto de Luís Marinho e Rosário Lira, conteúdos especiais da RTP, parceria científica Mural Sonoro e IHC FCSH NOVA: https://media.rtp.pt/extremaesquerda/cantigas-da-revolta/ Instituto de História Contemporânea da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2007 - 2009 sessões «Musicoterapia», curso de Verão Espiral - Divulgação de Alternativas, Portugal

Entrevista (jornal / revista)

Descrição da atividade Jornal / Forum
2020/01/30 «A rádio deu vida ao “rap” e as desigualdades sociais foram expostas pelo aparecimento de rimas musicadas, cantadas e dançadas. Um estilo que desmascarou as realidades sociais e que, ao mesmo tempo, quase omitiram outra: as mulheres no “rap”», entrevista acerca da investigação e trajectória profissional cedida ao N+ Ciência que se Explica da Faculdade de Ciênciais Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. N+ Ciência que se Explica, FCSH NOVA Lisboa
2018/04/18 «É "inevitável" falar de cavaquismo quando se fala de rap em Portugal É preciso recuar ao cavaquismo, às mortes de José Carvalho e Alcindo Monteiro e ao nascimento de organizações antirracismo para encontrar a génese do rap português» Diário de Notícias
2017/07/11 “As questões sociais foram uma almofada para a criação e desenvolvimento do rap feito em Portugal” Antena 3, Oub'lá, entrevista
2017/06/06 entrevista cedida ao DN acerca de RAPublicar. A micro-história que fez história numa Lisboa adiada 1986-1996 antes da sua apresentação na livraria Ler Devagar. Diário de Notícias
2016/12/23 Cinquenta Anos de Música analisadas numa perspectiva historiográfica na Mural Sonoro recorrendo à história oral, Jornal de Letras. Jornal de Letras
2016/12/01 Contextualização historiográfica e cultural projecto RAPortugal 1986 - 1999 financiado em 2015 pela Direcção Geral das Artes. Revista Fórum Estudante
2016/10/26 entrevista sobre investigação acerca da organização do ciclo de debates e conferências no âmbito do projecto RAPortugal financiado pela Direcção Geral das Artes. Jornal Público
2016/10/26 «Mural Sonoro, a parede virtual onde se vai afixando (também) a história do rap», entrevista cedida a Nuno Pacheco. Crítica do jornalista. Ípsilon
2015/04/29 Entrevista cedida à plataforma alemã Lissabon Insider Lissabon Insider
2014/04/06 Entrevista cedida ao suplemento Escape do La Razón (Edición Impresa) / María Ángeles Fernández y Jairo Marcos. La Razón

Entrevista / Programa (rádio / tv)

Programa Tema
2021/06/05 - 2021/06/06 Botequim - TSF - Rádio Mulher na Música, Estudos de Género, História das Ideias
2021/05/26 - 2021/06/02 Entrevista cedida sobre trabalho de investigação: Reportagem As Mulheres na Música em Portugal Revista Arte Sonora
2020/07/13 - 2020/07/19 Rádio TSF convite, rubrica A playlist de... Produção executiva de Luísa Godinho e sonoplastia de João Félix Pereira. selecção musical e memória
2020/01 - 2020/01 Entrevista cedida a Teresa Borges (RUC) na apresentação do documentário A Guitarra de Coimbra no TAGV. https://www.mixcloud.com/CulturaRUC/entrevista-soraia-sim%C3%B5es-de-andrade-a-guitarra-de-coimbra-tagv-0701/ A Guitarra de Coimbra (Soraia Simões 2019 real.)
2019/10/29 - 2019/10/29 Entrevista cedida ao programa Muito Barulho para Nada (RTP2). Programa sobre artes, ciência e cultura. Episódio só com autoras (mulheres). Música, Dança, Cinema, Investigação
2019/10/17 - 2019/10/17 Entrevista cedida à Rádio Observador (rubrica «Ao vivo») acerca do livro Fixar o (in) visível Historiografia da Música, RAP, Cavaquismo, Invisibilização das primeiras mulheres no RAP nacional
2019/10/15 - 2019/10/15 Entrevista cedida acerca do livro Fixar o (In)visível ao programa Prova Oral História da Música, Género e Música, Racismo
2017/09/09 - 2017/09/09 entrevista cedida ao programa Página 2 da RTP2 Historiografia do início do RAP em Portugal
2017/06/30 - 2017/06/30 Entrevista cedida ao programa É a Vida Alvim, sobre RAPublicar – A micro-história que fez história numa Lisboa adiada: 1986-1996. RAP, Cavaquismo, Género, Política, Cartoons
2015/11/25 - 2017 Análise como comentadora especialista no projecto da RTP Extrema-esquerda: porque não fizemos a revolução? ao indicativo criado por César Veríssimo para o projecto, o qual reúne as principais sonoridades que caracterizam a evolução e a transição musical para a década de 70. O ritmo, os novos elementos e a inclusão de sons das culturas locais são marcos da história musical desta época. som, história, harmonia
2016/06/26 - 2016/06/26 Ponto de Partida [Antena 1, RTP]. Programa «Na Pauta das Ciências» Na Pauta das Ciências
2015/12/14 - 2015/12/14 entrevista cedida ao programa «Império dos Sentidos» da Antena 2 (RTP). História Oral, Etnomusicologia, Arquivos, História da Música
2015/11/23 - 2015/11/23 'Portugal 3.0': Episódio 29 Música, Teatro, História
2015/11/13 - 2015/11/13 entrevista cedida ao programa Página 2 da RTP2 acerca do website Mural Sonoro. https://www.rtp.pt/play/p1744/e213637/pagina-2 Mural Sonoro
2013 - 2013 Entrevista cedida ao programa Rumos da RTP África no Museu Nacional da Música acerca da curadoria e da programação no âmbito do Mural Sonoro realizadas neste Museu: http://www.rtp.pt/programa/tv/p29872/e2. História Oral, Etnomusicologia, Arquivos, História da Música

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2015 - Atual Associação SOS Racismo acções de formação várias, fóruns
2014/02 - Atual Associação Mural Sonoro presidente de direcção eleita por unanimidade

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2019/10/10 - 2019/10/13 Encontro do Conselho Consultivo do Observatório da Canção de Protesto O Observatório da Canção de Protesto (OCP) é um organismo resultante da parceria entre o Município de Grândola, entidade promotora, a Associação José Afonso, a Sociedade Musical Fraternidade Operária Grandolense, e os institutos da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (CESEM), Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos em Música e Dança (INET-md), e Instituto de História Contemporânea.
Consultor
Observatório da Canção de Protesto, Portugal
2017/10/10 - 2017/10/11 I Colóquio Internacional Bandas e Música para Sopros. Repensar histórias locais e casos de sucesso: http://www.spimusica.pt/encontro-bandas-e-musica-para-sopros-repensar-historias-locais-e-casos-de-sucess
Coordenador
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal

Universidade Nova de Lisboa Instituto de História Contemporânea, Portugal
2012/07 - 2012/08 Direcção Artística "África Move" no Escrita na Paisagem «as relações entre as culturas portuguesa e africana ganharam forma e centralidade inequívocas, atravessadas pela inquirição sobre as identidades e as diferenças, sobre os processos de cruzamento, sobre, enfim, uma história que se partilha e anda mal resolvida nos planos ideológico e político, mas cujos frutos no campo artístico, e sobretudo no campo musical, são inquestionáveis: a música de raiz africana respira nas várias gerações de criadores musicais dos séculos XX e XXI em Portugal (...)».
Coordenador
Escrita na Paisagem – festival de performance e artes da terra 2012, Portugal

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2020/01 - 2020/03 Curadoria e avaliação de propostas OUVIR VER EMANCIPAR https://tagv.pt/agenda/rap-no-feminino/ Universidade de Coimbra, Portugal

Tutoria

Tópico Nome do aluno
2017/05/02 - 2017/05/02 Laboratório de História do Instituto de História Contemporânea Estudantes da Escola Secundária Leal da Câmara
Distinções

Prémio

2014 Prémio Megafone Sociedade Portuguesa de Autores

Outra distinção

2019 Universia
Universia, Portugal, Portugal
2015 Apoios pontuais Direcção Geral das Artes
Associação Mural Sonoro, Portugal