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EN: Diogo is an Invited Assistant Professor at the University of Aveiro, Portugal. Holds a Master's in Communication Multimedia (2021) and a bachelor's in New Communication Technologies (2019). His Master Dissertation - entitled "Visualização aumentada da navegabilidade na Ria de Aveiro" - was developed in the scope of SisMAR project (FA_04_2017_009), in which he was a research fellow. Previously Diogo attended a scientific-technological course, at secondary school, in Electronics and Telecommunications (level 4). Currently, he is attending a PhD in Information and Communication in Digital Platforms at the University of Aveiro and the University of Porto and collaborating on project TRUE - Trustworthy news and Related content for a Unified writing Environment (POCI-01-0247-FEDER-046923) - in DigiMedia. He has participated in 3 scientific projects, which resulted in several publications: one conference paper, one book chapter, one conference abstract, and earned one award. Also, Diogo presented some works, such as his Bachelor project - Footour - at the new student's session of the academic year 2019/2020 and the Internet Day 2019 event. The Footour project was awarded the Best Demo award at the Video Games 2019 conference. Diogo has also reviewed for several renewed international journals - e.g. IGI Global - and conferences. His research interests lie in Communication and Information Sciences, Tourism, Human-Computer Interaction, User Experience, Maritime Navigation, Web Development, and the Internet of Things. ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- (PT): Diogo Carvalho é Professor Assistente Convidado na Universidade de Aveiro, Portugal. Detém um Mestrado em Comunicação Multimédia (2021) e uma Licenciatura em Novas Tecnologias da Comunicação (2019). A sua dissertação de Mestrado - intitulada de "Visualização aumentada da navegabilidade na Ria de Aveiro" - foi desenvolvida no âmbito do projeto SisMAR (FA_04_2017_009), no qual foi bolseiro de investigação. Diogo frequentou anteriormente um curso científico-tecnológico, no ensino secundário, de Eletrónica e Telecomunicações (nível 4). Atualmente, encontra-se a frequentar o Programa Doutoral em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais das Universidades do Porto e Aveiro e é bolseiro Mestre no projeto TRUE (POCI-01-0247-FEDER-046923) - no DigiMedia. Até ao momento já participou em 3 projetos de investigação, nos quais resultou um conjunto de publicações científicas: um artigo de conferência publicado como autor, um capítulo de conferência como coautor, um capítulo de revista científica como coautor e ganhou um prémio. Diogo já apresentou vários projetos, como o seu projeto de Licenciatura - Footour - na sessão de receção aos novos alunos do ano letivo 2019/2020 e no Internet Day 2019. O projeto Footour foi premiado com o prémio de Best Demo na conferência de Videojogos 2019. Diogo participa como revisor em revistas renomeadas - e.g. IGI Global - e conferências internacionais. A área principal de investigação é as Ciências Sociais, especificamente as Ciências e Tecnologias da Comunicação, resultando no seu interesse pelas principais áreas: Turismo, Interação Humano-Computador, User Experience, Sistemas de Navegação Marítimos, Desenvolvimento de Websites e aplicações móveis, e Internet of Things (IoT).
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Diogo Miguel Ferreira Carvalho

Nomes de citação

  • Carvalho, Diogo
  • Carvalho, Diogo Miguel

Identificadores de autor

Ciência ID
6913-8FAB-ADC2
ORCID iD
0000-0002-2513-4422

Endereços de correio eletrónico

  • diogocarvalho28@ua.pt (Profissional)

Websites

  • https://dcarvalho-378b5.web.app/ (Profissional)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Comunicação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Formação
Grau Classificação
2021/09/24 - 2024
Em curso
Informação e Comunicação em Plataformas Digitais (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal

Universidade de Aveiro, Portugal
2019/09/11 - 2021/07
Concluído
Comunicação Multimédia (Mestrado integrado)
Especialização em Multimédia Interativo
Universidade de Aveiro, Portugal
"Visualização aumentada da navegabilidade na Ria de Aveiro" (TESE/DISSERTAÇÃO)
18 (Dissertação: 19)
2016/09/16 - 2019/06/25
Concluído
Novas Tecnologias da Comunicação (Licenciatura)
Universidade de Aveiro, Portugal
15
2012/09/12 - 2015/07/08
Concluído
Curso Científico-tecnológico de Eletrónica e Telecomunicações (VCT) (Ensino secundário)
Especialização em Eletrónica e Telecomunicações (
Colégio Internato dos Carvalhos, Portugal
14
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2022/02/16 - Atual Investigador (Investigação) Universidade de Aveiro, Portugal
Universidade de Aveiro - DigiMedia, Portugal
(...)
2020/01/15 - 2021/12/31 Investigador (Investigação) Universidade de Aveiro, Portugal
Universidade de Aveiro, Portugal
(...)

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2022/03/07 - Atual Regime especial de lecionação Universidade de Aveiro, Portugal
Universidade de Aveiro, Portugal
(...)
2018/07/01 - 2018/08/31 Estágio de Verão - Backend/IoT Developer UBIWHERE, LDA, Portugal
2017/07/01 - 2017/08/09 Estágio de Verão - Web Developer Concardi - Decorações Interiores Lda, Portugal
2014/10/01 - 2015/06/12 Estágio Curricular - Técnico de Eletrónica e Telecomunicações Grupo Desportivo do Colégio Internato dos Carvalhos, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2022/02/16 - 2022/09/30 TRUE - Trustworthy news and Related content for a Unified writing Environment
POCI-01-0247-FEDER-046923
Bolseiro de Mestrado
Universidade de Aveiro - DigiMedia, Portugal

Universidade de Aveiro, Portugal
POCI Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020)
Em curso
2020/01/15 - 2021/12/31 SISMAR - SISTEMA DE APOIO À SEGURANÇA MARÍTIMA
FA_04_2017_009
Bolseiro de Investigação
Universidade de Aveiro, Portugal

Hidromod Modelação em Engenharia Lda, Portugal

WavEC Offshore Renewables, Portugal
Fundo Azul - Direção-Geral de Política do Mar
Em curso
2019/02/14 - 2019/06/28 SEDUCE 2.0 – Senior Citizen Use of Comunication and Information in miOne online community
Projeto Final de Licenciatura
Universidade de Aveiro - DigiMedia, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Outro

Designação Financiadores
2019 - 2019/12/31 The Locke Speech Perception – Speech Production Task - versão portuguesa
sem código
Desenvolvimento técnico
Universidade de Aveiro, Portugal

Universidade de Aveiro Escola Superior de Saúde de Aveiro, Portugal
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Velhinho, Ana; Carvalho, Diogo Miguel; Santos, Rita; Silva, Telmo Eduardo Castelão da. "TV notifications to promote school newspapers among the local community". Trabalho apresentado em WorldCist'23 ¿ 11st World Conference on Information Systems and Technologies, Pisa, 2023.
    Aceite para publicação
  2. Julio, L.; Carvalho, D.M.; Ulisses, A.; Lima, I.R.; Silva, T.. "Engage Students in News Writing". 2023.
    10.1016/j.procs.2023.01.377
  3. Carvalho, Diogo; Abreu, Jorge; Dias, João Miguel. "Interface design to address the constraints of situational visual impairments: the context of a nautical application". Trabalho apresentado em 7th International Conference on Human Interaction & Emerging Technologies: Artificial Intelligence & Future Applications, Lausanne, 2022.
    No prelo • http://doi.org/10.54941/ahfe100836
Artigo em revista
  1. A. Picado; J. Abreu; D.M. Carvalho; H. Santos; P. Leitão; J. Rodrigues; J. Chambel Leitão; J.M. Dias. "Optimization of safe navigability conditions in shallow inland waters: The Routinav app". Ocean Engineering 259 (2022): 111946-111946. https://doi.org/10.1016/j.oceaneng.2022.111946.
    10.1016/j.oceaneng.2022.111946
Capítulo de livro
  1. Diogo Miguel Carvalho. "Nautical Digital Platforms with Navigator-Generated Content: An Analysis of Human–Computer Interaction". 2023.
    10.1007/978-3-031-16865-9_17
  2. Diogo Miguel Carvalho; Luísa Júlio; Telmo Silva. "Students as Creators of Online Newspapers: A Tool's User-Interface Proposal". 2023.
    10.1007/978-981-99-0942-1_54
  3. Ana Isabel Veloso; Diogo Carvalho; João Sampaio; Sofia Ribeiro; Liliana Vale Costa. "Footour: Designing and Developing a Location-Based Game for Senior Tourism in the miOne Community". 673-687. Springer International Publishing, 2020.
    10.1007/978-3-030-50249-2_48
Resumo em conferência
  1. Carvalho, Diogo Miguel; João Sampaio; Joaquim Moreira; Ribeiro, Sofia Alexandra. Autor correspondente: Ribeiro, Sofia Alexandra. "BioFarm: A web-based game to promote environmental awareness". Trabalho apresentado em Conferência sobre Jogos Digitais e Consciencialização Ambiental, 2022.
    Aceite para publicação
Tese / Dissertação
  1. "Visualização aumentada da navegabilidade na Ria de Aveiro". Mestrado, Universidade de Aveiro, 2021. http://hdl.handle.net/10773/32553.
Website
  1. Carvalho, Diogo; Ribeiro, Sofia; Sampaio, João. How to be Green in a Green Day. 2019. https://www.ua.pt/pt/noticias/0/58191.
  2. Carvalho, Diogo Miguel; Ribeiro, Sofia; Sampaio, João. Projeto #aescolhaéminha convida toda a comunidade a tornar-se sustentável. 2019. https://www.ua.pt/pt/noticias/0/58162.

Propriedade Intelectual

Marca registada
  1. 2022. "Footour".
    Pendente

Outros

Outra produção
  1. Marca a vez. Marca a vez é uma plataforma online e aberta, criada para responder às limitações impostas pela pandemia COVID-19 à lotação dos estabelecimentos comerciais. Funciona em apenas 3 passos: Escolher o estabelecimento comercial ao qual se pretende dirigir; Marcar um horário consoante disponibilidade; E guardar o código gerado neste processo para ser apresentado quando se desloca ao local.. 2020. Carvalho, Diogo; Ribeiro, Sofia. https://marcavez.pt/.
  2. newSpace. newSpace é um jogo híbrido educacional com recurso à Realidade Aumentada, para jovens do 7º ao 12º ano de escolaridade, cujo objetivo é sensibilizar os jovens a identificar fontes de informação credíveis, através da construção e gestão de um redação. Este projecto foi desenvolvido no âmbito da parceria entre o Mestrado em Comunicação Multimédia e o jornal "Público".. 2020. Carvalho, Diogo; Ribeiro, Sofia; Sousa, Fernando. https://www.facebook.com/newspace.jogo.
  3. NotíciArte. NotíciArte é uma plataforma que visa criação de jornais digitais nos públicos mais jovens (do 7º ano ao 12º ano de escolaridade). Este projeto foi desenvolvido num contexto de PBL (Project-Based Learning) do Mestrado em Comunicação Multimédia, tendo como parceria o jornal Público.. 2019. Carvalho, Diogo; Ribeiro, Sofia; Paixão, Paula; Gois, Amy.
  4. FooTour: Fostering Leisure and Inclusive Tourism, Fostering Location-based Outdoor Playtime.. FooTour is a location-based application that uses gamification mechanisms to engage senior citizens to explore the city of Aveiro. Throughout the city, diverse points of interest prompt mini-games concerning the city's historical background.. 2019. Carvalho, Diogo; Ribeiro, Sofia; Sampaio, João; Vale Costa, L.; Veloso, Ana Isabel. https://www.facebook.com/footourApp/.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2022/02/04 BioFarm: A web-based game to promote environmental awareness Conferência sobre Jogos Digitais e Consciencialização Ambiental
(Aveiro, Portugal)
2021/06/18 newSpace: Hybrid Game to promote media literacy in young audiences Digital Interaction 2021
DigiMedia – Digital Media and Interaction (Aveiro, Portugal)
2019/09 Aplicação Footour - Apresentação aos novos estudantes do ano lectivo 2019/2020
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2019/05/19 Footour App - Concept and Design Internet Day 2019
Universidade de Aveiro (AVEIRO)

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2022/06/01 - 2022/06/24 IMX ACM 2022 - Diogo fez parte da equipa dos estudantes voluntários, na qual assumiu a responsabilidade de gerir e criar conteúdos para a plataforma de apresentações online (Software utilizado: ohyay). (2022/06/22 - 2022/06/24)
Conferência (Outra)
Universidade de Aveiro, Portugal

Universidade de Aveiro - DigiMedia, Portugal
2018/03 - 2018/05 Equipa de Relações Públicas - auxiliar os membros da organização, oradores e participantes do evento - e Design Gráfico - conceptualização e design dos certificados e credenciais do evento. (2018/05/17 - 2018/05/17)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Aveiro, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2023/07/05 - 2023/07/07 Demonstração da aplicação Routinav no evento Ciência 2023 - Encontro com a ciência e a tecnologia em Portugal.
Encontro
Ciência 2023 - Encontro com a ciência e a tecnologia em Portugal.
Universidade de Aveiro, Portugal

Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal

Ciência Viva, Portugal
2022/11/29 - 2022/11/29 Demonstração da aplicação Routinav (projeto SisMAR) na Mostra Tecnológica do Mar da Universidade de Aveiro.
Exposição
Mostra Tecnológica do Mar
Universidade de Aveiro, Portugal
2022/02/25 - 2022/02/25 Empathic experiential design with playful and gameful inspirations by Sylvester Arnab (Coventry University, UK)
Encontro
DigiMedia Media Innovation Circle#9
Universidade de Aveiro - DigiMedia, Portugal
2022/02/15 - 2022/02/15 Participação na palestra sobre Metodologias Qualitativas de Investigação dinamizada pela Professora Doutora Jessica Nina Lester, no âmbito do programa de iniciativas do Núcleo de Investigadores Bolseiros do CIDTFF
Seminário
Metodologias Qualitativas de Investigação
Núcleo de Investigadores Bolseiros do CIDTFF, Portugal

Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
2020/10/09 - 2020/10/11 G4N Online Game Jam - Desenvolvimento do jogo Move2Safety numa Game Jam de 72 horas, que teve como principal objetivo de enfrentar os inimigos que impediam a vaca-loura (macho) de chegar até à sua fêmea. Para isso, o jogo deteta o corpo do jogador e o utilizador deve mover-se para afastar a sua vaca-loura dos obstáculos lançados pelos inimigos.
Concurso
G4N Online Game Jam
Universidade de Aveiro, Portugal
2018/11/07 - 2018/11/08 Participação na Web Summit, a maior conferência tecnológica da Europa, que contribuiu para o enriquecimento do networking com indústrias, assistir a conferências sobre as novas tendências tecnológicas e acompanhar o futuro da indústria.
Conferência
Web Summit 2018
2018/09 - 2018/09 Presença na Noite Europeia dos Investigadores, promovida pela Fábrica - Centro Ciência Viva de Aveiro para demonstração da aplicação "The Filters of Science", desenvolvida em Laboratório Multimédia 4, Unidade Curricular do 2º semestre do 2º ano da Licenciatura de Novas Tecnologias de Comunicação.
Exposição
Noite Europeia dos Investigadores 2018
Fábrica - Centro Ciência Viva, Portugal
2018/09 - 2018/09 O projeto MusicMakers foi desenvolvido no Hackathon da Hardware City (de duração de 72 horas), que consiste na reprodução de sons que utilizou através de um Bitalino com o sensor riot. Assim, o principal objetivo é permitir ao utilizador com este sensor tocar qualquer instrumento do seu agrado. Para este evento implementou-se uma bateria, ao qual o utilizador através de uma baqueta (sensor) consegue tocar este instrumento enquanto observa e ouve os sons numa interface web.
Concurso
Sunset Hackathon
HARDWARE CITY, Portugal
2018/07/18 - 2018/07/18 Participação no 14.° aniversário da Fábrica - Centro Ciência Viva de Aveiro, para demonstrar a aplicação "The Filters of Science" - desenvolvida na Unidade Curricular de Laboratório Multimédia 4 - em parceria com a Fábrica e Universidade de Aveiro.
Exposição
14.° aniversário da Fábrica - Centro Ciência Viva de Aveiro
Fábrica - Centro Ciência Viva, Portugal
2018/04 - 2018/04 Presença na feira de decoração da Exponor com a empresa Concardi, Decorações Interiores, Lda. Apresentação dos produtos, televisões espelhadas e sistemas elevatórios aos visitantes. Apoio ao cliente referente a produtos expostos na feira. Realização do design dos flyers e impressão para a feira.
Exposição
Concardi - Decorações Interiores Lda, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2022/03 - Atual International Conference on Information Systems and Intelligent Applications (ICISIA 2022) Kuala Lumpur, Malaysia
2022/02/01 - Atual International AAAI Conference on Web and Social Media (ICWSM) ATLANTA, GEORGIA
2023/03/01 - 2023/03/20 CISTI'2023 Aveiro

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2022/02/14 - Atual International journal of mobile human computer interaction (1942-390X) IGI Global

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2022/03/07 - Atual Multimédia II Línguas e Relações Empresariais (Licenciatura) Universidade de Aveiro, Portugal
2022/09 - 2023/01 Laboratório Multimédia 3 Multimédia e Tecnologias da Comunicação Universidade de Aveiro, Portugal

Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal

Entrevista (jornal / revista)

Descrição da atividade Jornal / Forum
2020/05/05 App portuguesa permite escolher dia e hora de atendimento em serviços ou comércio TSF
2020/04/21 Cuida de ti, ¿Voluntários, ¿Marca a vez, ¿proxi_mo: alunos no combate ao Covid-19 Universidade de Aveiro
2020/04/07 Estudantes da Universidade de Aveiro desenvolvem app para marcar ida ao supermercado TVI24

Tutoria

Tópico Nome do aluno
2019/02 - 2019/05 AVILA - O Diogo desempenhou o cargo de mentor, com objetivo de auxiliar os alunos a compreenderem as tecnologias lecionadas na Unidade Curricular Laboratório Multimédia 4: PHP, SQL e Git. Alunos de Laboratório Multimédia 4 - Unidade Curricular da Lic. em Novas Tecnologias da Comunicação
Distinções

Prémio

2019 Best Demo Award - Introducing Footour (Videojogos 2019: 11th International Conference on Videogame Sciences and Arts)
Universidade de Aveiro, Portugal