???global.info.a_carregar???
Ana Lúcia Santos is Associate Professor at the University of Lisbon, at the Linguistics Department (Faculdade de Letras), where she teaches Language Acquisition. She is also a researcher at Centro de Linguística da Universidade de Lisboa (CLUL). Her research interests include the acquisition of syntax in monolingual and also bilingual settings. She obtained her Ph.D. in 2006 with a dissertation on the acquisition of VP ellipsis (published by John Benjamins, 2009). More recently, she developed work on the acquisition of clefts and was the leader of a research project on the acquisition of complements clauses, inflected infinitives and control.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Ana Lúcia Santos
Data de nascimento
1972/12/05
Género
Feminino

Nomes de citação

  • Santos, Ana Lúcia

Identificadores de autor

Ciência ID
6912-11E7-0D84
ORCID iD
0000-0003-4758-7462

Endereços de correio eletrónico

  • als@letras.ulisboa.pt (Profissional)

Moradas

  • D.L.G.R., Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Al. da Universidade, 1600-214, Lisboa, Lisboa, Portugal (Profissional)

Websites

Domínios de atuação

  • Humanidades - Línguas e Literaturas - Linguística

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C1)
Crioulo e pídgin, baseada em Português (Outras) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2006
Concluído
Linguística (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
"Minimal Answers. Ellipsis, Syntax and Discourse in the Acquisition of European Portuguese" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado com Distinção e Louvor (por unanimidade)
2000
Concluído
Linguística (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
"O particípio absoluto em português e em outras línguas românicas" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
1996
Concluído
Ramo de Formação Educacional (Especialização pós-licenciatura)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
18/20
1994
Concluído
Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses e Franceses (Licenciatura)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
18/20
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2016/12/26 - Atual Professor Associado (Docente Universitário) Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2006/07 - 2016 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2001 - 2006 Assistente (Docente Universitário) Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2000 - 2001 Assistente (Docente Universitário) Universidade do Minho, Portugal
1997 - 2000 Assistente Estagiário (Docente Universitário) Universidade do Minho, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2007 - 2011 Silent Categories in European Portuguese (SILC)
FCT-PTDC/LIN/66202/2006
Investigador
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Santos, Ana Lúcia; Jesus, Alice; Abalada, Silvana. "How do children interpret novel control verbs?". Trabalho apresentado em 43rd annual Boston University Conference on Language Development, 2019.
  2. Martins, Alexandrina; Santos, Ana Lúcia; Duarte, Inês. "Comprehension of Relative Clauses vs. Control Structures in SLI and ASD Children". 2018.
  3. Santos, A.L.; Freitas, M.J.; Cardoso, A.; Santos, Ana Lúcia; Freitas, Maria João; Cardoso, Aida; Santos, Ana Lúcia. "CEPLEXicon: A lexicon of child European Portuguese". Trabalho apresentado em Tenth International Conference on Language Resources and Evaluation (LREC 2016), 2016.
  4. Santos, Ana Lúcia; Freitas, Maria João; Cardoso, Aida. "CEPLEXicon – um Léxico de Aquisição do Português Europeu". 2015.
  5. Duarte, Inês; Santos, Ana Lúcia; Abalada, Silvana; Inês Duarte; Ana Lúcia Santos; Silvana Abalada. "Periferias esquerda e direita: assimetrias". 2015.
    Publicado • 10.21747/2183-9077/rapla12
  6. Santos, A.L.; Généreux, M.; Cardoso, A.; Agostinho, C.; Abalada, S.. "A corpus of European Portuguese child and child-directed speech". 2014.
  7. Santos, Ana Lúcia; Flores, Cristina. "Elipse do SV e distribuição de advérbios em Português Língua de Herança e L2". 2013.
  8. Santos, Ana Lúcia; Lobo, Maria; Soares-Jesel, Carla. "Spontaneous and elicited production of European Portuguese clefts". Trabalho apresentado em BUCLD, 2013.
    Publicado
  9. Santos, Ana Lúcia; Duarte, Inês; Pires, Acrisio. "Early inflected infinitives and late V-to-C movement". Trabalho apresentado em BUCLD, 2011.
    Publicado
  10. Mata, Ana Isabel; Santos, Ana Lúcia. "Intonation of early answers to confirmation-seeking questions in spontaneous speech". Trabalho apresentado em BUCLD, 2011.
    Publicado
  11. Mata, Ana Isabel; Santos, Ana Lúcia. "On the Intonation of Confirmation-Seeking Requests in Child-Directed Speech". Trabalho apresentado em Speech Prosody 2010, Chicago, 2010.
  12. Pires, Acrisio; Rothman, Jason; Santos, Ana Lúcia. "Inflected Infinitives in L1 European Portuguese: A case for intrinsic late acquisition?". Trabalho apresentado em GALA 2009, 2009.
    Publicado
  13. Santos, Ana Lúcia. "Is it really what it looks like? A look at early VP ellipsis in European Portuguese". Trabalho apresentado em GALA 2007, 2007.
    Publicado
  14. Santos, Ana Lúcia. "Getting in Focus: the role of the NSR in children’s interpretation of sentences with focused preverbal material". Trabalho apresentado em GALA 2005, 2005.
Artigo em revista
  1. Cadime, Irene; Santos, Ana Lúcia; Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda Leopoldina. Autor correspondente: Cadime, Irene. "Parental Reports of Preschoolers' Lexical and Syntactic Development: Validation of the CDI-III for European Portuguese". Frontiers in Psychology 12 (2021): http://dx.doi.org/10.3389/fpsyg.2021.677575.
    10.3389/fpsyg.2021.677575
  2. Delgado, João; Raposo, Ana; Santos, Ana Lúcia. Autor correspondente: Delgado, João. "Assessing Intervention Effects in Sentence Processing: Object Relatives vs. Subject Control". Frontiers in Psychology 12 (2021): http://dx.doi.org/10.3389/fpsyg.2021.610909.
    10.3389/fpsyg.2021.610909
  3. Irene CADIME; Célia S. MOREIRA; Ana Lúcia SANTOS; Carla SILVA; Iolanda RIBEIRO; Fernanda Leopoldina VIANA; CADIME, Irene; et al. "The development of vocabulary and grammar: a longitudinal study of European Portuguese-speaking toddlers". Journal of Child Language 46 04 (2019): 1-29. https://doi.org/10.1017/S0305000919000060.
    10.1017/S0305000919000060
  4. Lobo, Maria; Santos, Ana Lúcia; Soares-Jesel, Carla; Vaz, Stéphanie. "Effects of syntactic structure on the comprehension of clefts". Glossa: a journal of general linguistics 4 1 (2019): 74. http://dx.doi.org/10.5334/gjgl.645.
    10.5334/gjgl.645
  5. Jesus, Alice; Marques, Rui; Santos, Ana Lúcia. "Semantic features in the acquisition of mood in European Portuguese". Language Acquisition 26 3 (2019): 302-338. http://dx.doi.org/10.1080/10489223.2019.1570203.
    Publicado • 10.1080/10489223.2019.1570203
  6. Santos, Ana Lúcia. "A pontuação: do ensino à avaliação". Revista da Associação Portuguesa de Linguística 5 (2019): 75-93.
  7. CRISTINA FLORES; ANA LÚCIA SANTOS; ALICE JESUS; RUI MARQUES; FLORES, CRISTINA; SANTOS, ANA LÚCIA; JESUS, ALICE; MARQUES, RUI. "Age and input effects in the acquisition of mood in Heritage Portuguese". Journal of Child Language 44 04 (2017): 795-828. https://doi.org/10.1017/S0305000916000222.
    10.1017/S0305000916000222
  8. Silva, Carla; Cadime, Irene; Ribeiro, Iolanda; Santos, Sandra; Santos, Ana Lúcia; Viana, Fernanda Leopoldina. "Parents’ reports of lexical and grammatical aspects of toddlers’ language in European Portuguese: Developmental trends, age and gender differences". First Language 37 3 (2017): 267-284. http://dx.doi.org/10.1177/0142723716689274.
    10.1177/0142723716689274
  9. Santos, Ana Lúcia; Flores, Cristina. "Comparing heritage speakers and late L2-learners of European Portuguese: verb movement, VP ellipsis and adverb placement". Linguistic Approaches to Bilingualism 6 3 (2016): 308-340. http://dx.doi.org/10.1075/lab.14006.san.
    10.1075/lab.14006.san
  10. Santos, Ana Lúcia; Gonçalves, Anabela; Hyams, Nina; Santos, Ana Lúcia. "Aspects of the acquisition of object control and ECM-Type verbs in European Portuguese". Language Acquisition 23 3 (2016): 199-233. http://dx.doi.org/10.1080/10489223.2015.1067320.
    Publicado • 10.1080/10489223.2015.1067320
  11. Lobo, M.; Santos, A.L.; Soares-Jesel, C.. "Syntactic structure and information structure: The acquisition of Portuguese clefts and Be-fragments". Language Acquisition 23 2 (2016): 142-174. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84945219476&partnerID=MN8TOARS.
    10.1080/10489223.2015.1067317
  12. Duarte, Inês; Santos, Ana Lúcia; Alexandre, Nélia. "How relative are purpose relative clauses?". Probus 27 2 (2015): 237-270. http://dx.doi.org/10.1515/probus-2014-0002.
    10.1515/probus-2014-0002
  13. Santos, Ana Lúcia. "Sequence of Tenses in Complementation Structures: Lexical Restrictions and Effects on Language Acquisition". (2015):
  14. Santos, Ana Lúcia. "Early or Late Acquisition of Inflected Infinitives in European Portuguese? Evidence from Spontaneous Production Data". (2013):
  15. Pires, Acrisio; Rothman, Jason; Santos, Ana Lúcia. "L1 acquisition across Portuguese dialects: Modular and interdisciplinary interfaces as sources of explanation". Lingua 121 4 (2011): 605-622. http://dx.doi.org/10.1016/j.lingua.2010.06.002.
    10.1016/j.lingua.2010.06.002
  16. Santos, Ana Lúcia. "L1 Acquisition across Portuguese Dialects: Modular and Interdisciplinary Interfaces as Sources of Explanation". (2011):
  17. Santos, Ana Lúcia. "The problem of fragment answers". Iberia. An International Journal of Theoretical Linguistics 1 1 (2009): 115-142.
    Publicado
  18. Santos, A.L.. "Minimal answers: Ellipsis, syntax, and discourse in the acquisition of European Portuguese". Language Acquisition 15 3 (2008): 219-222. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-47349111388&partnerID=MN8TOARS.
    10.1080/10489220802142482
  19. Magalhães, T. V.; Santos, Ana. "As Respostas Verbais e a Freqüência de Sujeito Nulo na Aquisição do Português Brasileiro e do Português Europeu". Letras de Hoje 41 1 (2006): 179-193.
  20. Santos, Ana Lúcia. "The Acquisition of answers to yes-no questions in European Portuguese: syntactic, discourse and pragmatic factors". Journal of Portuguese Linguistics 2 1 (2003): 61-91.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. SANTOS, ANA LÚCIA. "Some thoughts on (the acquisition of) control". In L1 Acquisition and L2 Learning. The view from Romance. (L. Avram, A. Sevcenco & V. Tomescu (eds.), 84-107. Amsterdam, Países Baixos: John Benjamins, 2021.
    Publicado • doi.org/10.1075/lald.65.04san
  2. Cardoso, Aida; Duarte, Inês; SANTOS, ANA LÚCIA. "Infinitival Complement Clauses: Data from L2 Acquisition of European Portuguese". In Romance Languages and Linguistic Theory 2018: Selected papers from ‘Going Romance’ 32, Utrecht (S. Baauw, F. Drijkoningen & L. Meroni (eds.), 26-48. Amsterdam: John Benjamins, 2021.
    Publicado • doi.org/https://doi.org/10.1075/cilt.357.02car
  3. Flores, Cristina; Rinke, Esther; Santos, Ana Lúcia. "Heritage languages at school: implications of linguistic research on bilingualism for heritage language teaching". In Romanische Sprachen in ihrer Vielfalt. Brückenschläge zwiscchen linguistischer Theoriebildung und Fremdsprachenunterricht, 211-232. Stuttgart: Ibidem-Verlag, 2019.
  4. Cristina Flores; Ana Lúcia Santos; Laetitia de Almeida; Alice Jesus; Rui Marques. "Portuguese as a heritage language in contact with German and French". In Romance Languages and Linguistic Theory 15, 36-52. John Benjamins Publishing Company, 2019.
    Publicado • 10.1075/rllt.15.02flo
  5. Agostinho, Celina; Santos, Ana Lúcia; Duarte, Inês. "The acquisition of control in European Portuguese". In Complement Clauses in Portuguese, 261-294. John Benjamins Publishing Company, 2018.
    Publicado • 10.1075/ihll.17.09ago
  6. Gonçalves, Anabela; Santos, Ana Lúcia; Santos, Ana Lúcia. "Complement clauses in Portuguese". In Complement Clauses in Portuguese, editado por Santos, Ana Lúcia (6912-11E7-0D84); Gonçalves, Anabela, 1-26. John Benjamins Publishing Company, 2018.
    Publicado • 10.1075/ihll.17.01gon
  7. Gonçalves, Anabela; Santos, Ana Lúcia; Duarte, Inês; Justino, Víctor. "The acquisition of infinitival complements to causative verbs in Mozambican Portuguese". In Complement Clauses in Portuguese, 295-320. John Benjamins Publishing Company, 2018.
    Publicado • 10.1075/ihll.17.10gon
  8. Santos, Ana Lúcia. "Alguns aspetos da aquisição de orações subordinadas completivas". In Aquisição de língua materna e não materna, 249-273. Language Science Press, 2017.
    Publicado • 10.5281/zenodo.889437
  9. Santos, Ana Lúcia; Lopes, Ruth. "Primeiros passos na aquisição da sintaxe: direcionalidade, movimento do verbo e flexão". In Aquisição de língua materna e não materna, 155-175. Language Science Press, 2017.
    10.5281/zenodo.889429
  10. Martins, Alexandrina; Santos, Ana Lúcia; Duarte, Inês. "Syntactic complexity in children with Autism Spectrum Disorder and Specific Language Impairment". In Language Processing and Disorders (L. Escobar and V. Torrens and T. Parodi). Cambridge Scholars Publishing, 2017.
    Publicado
  11. Flores, Cristina; Santos, Ana Lúcia; Almeida, Letícia; Jesus, Alice; Marques, Rui. "Portuguese as a Heritage Language in contact with German and French: a comparative study on the acquisition of verbal mood". John Benjamins, 2016.
  12. Duarte, Inês; Santos, Ana Lúcia; Gonçalves, Anabela. "17. O infinitivo flexionado na gramática do adulto e na aquisição de L1". In Manual de linguística portuguesa, 453-480. Berlin: De Gruyter, 2016.
    Publicado • 10.1515/9783110368840-019
  13. Marques, Rui; Silvano, Purificação; Gonçalves, Anabela; Santos, Ana Lúcia. "Sequence of tenses in complementation structures". In Hispanic Linguistics at the Crossroads, 69-88. John Benjamins Publishing Company, 2015.
    Publicado • 10.1075/ihll.4.04mar
  14. Santos, Ana. "VP-Ellipsis Comprehension in European and Brazilian Portuguese". 2014.
  15. Gonçalves, Anabela; Santos, Ana Lúcia; Duarte, Inês. "(Pseudo-)Inflected infinitives and Control as Agree". In Romance Languages and Linguistic Theory 2012, 161-180. John Benjamins Publishing Company, 2014.
    Publicado • 10.1075/rllt.6.08gon
  16. Santos, Ana Lúcia; Gonçalves, Anabela; Hyams, Nina. "Complementos de verbos percetivos, causativos e de controlo de objeto em português europeu: dados da aquisição". In Textos Selecionados do XXIX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística, 481-492. 2014.
    Publicado
  17. Lobo, Maria; Santos, Ana Lúcia; Soares-Jesel, Carla. "Compreensão de estruturas clivadas na aquisição do português europeu". In Textos Selecionados do XXIX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística. APL / Ed. Colibri, 2014.
    Publicado
  18. Alexandre, Nélia; Duarte, Inês; Santos, Ana Lúcia. "Infinitivos pessoais: uma viagem transatlântica". EDUFAL, 2013.
  19. Santos, Ana Lúcia; Rothman, Jason; Pires, Acrisio; Duarte, Inês. "Early or late acquisition of inflected infinitives in European Portuguese?". In Generative Linguistics and Acquisition: Studies in honor of Nina M. Hyams, 65-88. John Benjamins Publishing Company, 2013.
    10.1075/lald.54.03san
  20. Rothman, Jason; Duarte, Inês; Pires, Acrisio; Santos, Ana Lúcia. "How early after all?: Inflected infinitives in European and Brazilian Portuguese L1 production". In Advances in Language Acquisition, 164-172. 2013.
    Publicado
  21. Gonçalves, Anabela; Marques, Rui; Santos, Ana Lúcia; Silvano, Purificação. "Sequências de tempos em completivas finitas: restrições semânticas e efeitos na aquisição". In Textos selecionados do XXVIII Encontro Nacional da APL 2012, 433-452. APL / Ed. Colibri, 2013.
    Publicado
  22. Lobo, Maria; Santos, Ana Lúcia. "Aquisição de estruturas clivadas no português europeu: produção espontânea e induzida". In Textos Selecionados. XXVII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística. APL / Ed. Colibri, 2012.
    Publicado
  23. Duarte, Inês; Gonçalves, Anabela; Santos, Ana Lúcia. "Infinitivo flexionado, independência temporal e controlo". In Textos Selecionados. XXVII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística. APL / Ed. Colibri, 2012.
    Publicado
  24. Mata, Ana Isabel; Santos, Ana Lúcia. "Sobre a entoação das respostas de crianças em contextos confirmativos". In Textos Seleccionados, XXVI Encontro da Associação Portuguesa de Linguística, 375-387. APL / Ed. Colibri, 2011.
    Publicado
  25. Costa, João; Santos, Ana. "What Evidence Is There for Early V-to-I Movement in European Portuguese?". In New Directions in Language Acquisition: Romance Languages in the Generative Perspective, 135-156. Cambridge Scholars Publishing, 2010.
    Publicado
  26. Mata, Ana Isabel; Santos, Ana Lúcia. "Perguntas confirmativas em diálogos adulto-criança: pistas entoacionais". In Textos Seleccionados. XXV Encontro Nacional da APL. 2010.
    Publicado
  27. Santos, Ana Lúcia. "Early VP ellipsis: production and comprehension evidence". In Minimalist Inquiries into Child and Adult Language Acquisition: Case Studies across Portuguese, 155-176. Mouton de Gruyter, 2009.
    Publicado
  28. Santos, Ana Lúcia. "A natureza da elipse de VP nos primeiros estádios de aquisição: produção e compreensão". In Textos seleccionados do XXIII Encontro da Associação Portuguesa de Linguística. APL / Ed. Colibri, 2008.
    Publicado
  29. Costa, Ana Luísa; Alexandre, Nélia; Santos, Ana Lúcia; Soares, Nuno. "Efeitos de modelização no input: o caso da aquisição de conectores". In Textos seleccionados do XXIII Encontro da Associação Portuguesa de Linguística, 131-142. APL / Ed. Colibri, 2008.
    Publicado
  30. Santos, Ana Lúcia. "A poverty-of-the-stimulus argument for the innateness of the identification conditions on VP ellipsis". In Romance Languages and Linguistic Theory 2005, 321-334. John Benjamins Publishing Company, 2007.
    Publicado • 10.1075/cilt.291.20san
  31. Santos, Ana Lúcia. "A aquisição de elipse de VP em PE e a natureza inata da condição de identificação sobre a elipse". In Textos seleccionados do XXII Encontro da APL. APL / Ed. Colibri, 2007.
    Publicado
  32. Santos, Ana Lúcia. "A compreensão de só em posição pré-verbal por crianças entre os 2;9 e os 4;11". In Textos seleccionados. XXI Encontro Nacional da APL. APL / Ed. Colibri, 2006.
    Publicado
Edição de livro
  1. Santos, Ana Lúcia. Complement clauses in Portuguese: syntax and acquisition. Amsterdam, Países Baixos: John Benjamins. 2018.
    Publicado • Editor
  2. Santos, Ana Lúcia. Aquisição de língua materna e não materna: Questões gerais e dados do Português. Berlin: Language Science Press. 2017.
    Publicado • Editor
  3. Santos, Ana Lúcia. New Directions in the Acquisition of Romance Languages: Selected Proceedings of The Romance Turn V. Cambridge Scholars Publishing. 2014.
    Editor
Livro
  1. Viana, Fernanda Leopoldina; Cadime, Irene Maria Dias; Silva, Carla; Santos, Ana Lúcia; Ribeiro, Iolanda; Santos, Sandra; Lima, Rosa; et al. MacArthur-Bates: inventários de desenvolvimento comunicativo: manual técnico. Maia: Editora Lusoinfo Multimédia. 2017.
  2. Ana Lúcia Santos. Minimal Answers. Ellipsis, syntax and discourse in the acquisition of European Portuguese. Amsterdam: John Benjamins Publishing Company. 2009.
    10.1075/lald.48
  3. Costa, João; Santos, Ana Lúcia (6912-11E7-0D84). A Falar como os bebés. O desenvolvimento linguístico das crianças. Lisboa, Portugal: Ed. Caminho. 2003.
    Publicado
  4. Freitas, Maria João; Santos, Ana Lúcia (6912-11E7-0D84). Contar (histórias de) sílabas. Descrição e implicações para o ensino do Português como língua materna. Edições Colibri. 2001.
    Publicado • 10.14195/978-989-26-0830-3

Outros

Conjunto de dados
  1. Santos, Ana. Portuguese Santos Corpus.
    10.21415/t5002t
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2014 - 2021/04/28 Aquisição de Orações Completivas Não-finitas com Verbos Percetivos e Causativos em Português Europeu L2 por Falantes de Espanhol Peninsular L1
Coorientador de Aida Cardoso
Doutoramento em Linguística (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2018 - 2021/04/20 Acquisition of European Portuguese cleft structures by L1 Mandarin learners
Orientador de Xinyi Li
Mestrado em Linguística (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2018 - 2021/04/13 The L2 Acquisition of European Portuguese Sluicing by L1 Mandarin Speakers
Orientador de Ka Man Kou
Mestrado em Linguística (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2018 - 2021/04/08 Aquisição de elipse de VP no português europeu como língua não materna por falantes nativos de chinês mandarim
Orientador de Chang Gao
Mestrado em Linguística (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2018 - 2021/02/18 Aquisição de elipse de VP no chinês mandarim como língua não materna por falantes de português europeu
Orientador de Jinwen Yu
Mestrado em Linguística (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2017 - 2020/12/21 Concordância negativa transfrásica no Português Europeu: o papel das propriedades semânticas do predicado
Coorientador de Isabel Barroso Melo Alves
Mestrado em Linguística (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2020 - 2020 The Acquisition of the Passive in European Portuguese
Coorientador de Celina Agostinho
Linguistics (Doutoramento)
2019 - 2019 Aquisição de interrogativas Wh- múltiplas em Português L2
Orientador de Nailia Rafikovna Baldé
Linguística (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2019 - 2019 Minimality and memory in syntactic complexity: An empirical investigation into the processing of relative clauses and control structures.
Coorientador de João Pedro Delgado
Ciência Cognitiva (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
2017 - 2017 Interpretação de sujeitos em completivas dependentes de declarativos de ordem
Coorientador de Filomena Gamas
Linguística (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2017 - 2017 Desenvolvimento de uma oficina de escrita numa turma de Literatura Portuguesa
Orientador de Sílvia Ribeiro
Ensino de Português no 3.º C Ensino Básico e Ensino Secundário e Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2016 - 2016 Leitura, escrita e gramática: síntese e orações subordinadas adjetivas relativas
Orientador de Serenela Alexandra Rosa Quintanilho Gomes
Ensino de Português no 3.º C Ensino Básico e Ensino Secundário e Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2014 - 2014 Entre a gramática e a escrita : a descrição e as orações relativas com antecedente
Orientador de Maria João da Cunha Gonçalves da Costa
Ensino de Português no 3.º C Ensino Básico e Ensino Secundário e Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2014 - 2014 The acquisition of control in european portuguese complement clauses
Orientador de Celina Filipa Mendes Agostinho
Linguística (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2014 - 2014 Aquisição do modo em orações completivas do Português Europeu
Coorientador de Alice Margarida Veiga Simões de Jesus
Linguística (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2011 - 2011 A Aquisição do Artigo em Português L2 por falantes de L1 Russo
Orientador de Nailia Baldé
Linguistics (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2011 - 2011 Aquisição de estruturas com constituintes nas periferias esquerda e direita da frase em Português Europeu
Orientador de Silvana Abalada
Linguistics (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2010 - 2010 Desenvolvimento articulado de competências de escrita e de conhecimento explícito da língua
Orientador de Inês Ferreira
Ensino de Português no 3.º C Ensino Básico e Ensino Secundário e Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2020 - Atual Journal of Child Language (Associate Editor) (1469-7602) Cambridge University Press
2013 - 2019 Journal of Portuguese Linguistics (Associate Editor)

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2018 - Atual Vogal do Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua (Ministry of Education) Ministério da Educação, Portugal

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2017 - Atual Member of the Steering Committee of Heritage Language Consortium - a strategic partnership for the study of Portuguese in multilingual settings http://wp.lancs.ac.uk/heritage-language/
Membro
Distinções

Prémio

2021 Prémio Científico Universidade de Lisboa / Caixa Geral de Depósitos - Edição 2020 (área Ciências da Linguagem)