???global.info.a_carregar???
João Caramelo is Assistant Professor at the Faculty of Psychology and Education Sciences of the University of Porto (FPCEUP), where he serves as director of the Graduate Course in Education Sciences. He is full member of the Centre for Research and Intervention in Education (CIIE) at FPCEUP. At CIIE, he is member of the Directive Board and co-leads the research and advanced training group TEDeMoS (Work, Education, Development and Social Movements Work, Education, Development and Social Movements). His main research interests are: development education and social justice; youth and adult education and lifelong learning; community work and local development; diversity, equality and education; vocational education and training and transitions to the labour market; work-based training. In recent yeas he has been especially interested in the promotion of education, learning opportunities, and actively participatory citizenry in vulnerable and socially/economically disadvantaged groups, and in the development on-line training resources for adult migrant and refugees. In terms of methodologies, he has a particular interest in qualitative methodologies and participatory approaches, including focus group discussion, narrative methods, life history and storytelling. He has a wealth of experience of carrying out qualitative research studies in varied fields of educational and social research and institutional evaluation projects. He acted as PI of the Portuguese team of an Erasmus+ research project, 'ReGap - Reducing the Educational Gap for migrants and refugees in EU countries with highly relevant e-learning resources offering strong social belonging' (2017-2019), a follow-up of 'LIBE - Promoting Lifelong Learning with ICT Inquiry-Based Education', funded under the Lifelong Learning Programme, whose scope was on the use of ICT tools in the development of literacy, numeracy and information processing skills in young adults, and of Erasmus+ 'ADVENUS - Developing On-line Training Resources for Adult Refugees', that aimed to improve and extend the offer of high quality, culturally sensitive open access e-learning resources to adult refugees and their trainers and teachers in EU countries. He also has been leading the local team of 'Developing On-line Training Resources for Adult Refugees' (ADVENUS), and co-coordinated the evaluation process of the 'ENED - National Strategy for Development Education' and OEI's 'Educating for Global Citizenship'. Caramelo is currently co-heading 3 funded projects: 'Promoting and Strengthening Safer Schools through Inclusive Disaster Risk Reduction and Education in Emergencies in Gaza and Inhambane Provinces of Mozambique'; 'Learning Inclusion in a Digital Age: to Belong and Find a Voice in a Changing Europe" (LIDA; 2020-1-NO01-KA204076518); and 'Development Education in Public Higher Education in Portugal II'.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
JOÃO CARLOS PEREIRA CARAMELO

Nomes de citação

  • Caramelo, João

Identificadores de autor

Ciência ID
671B-99B2-7CED
ORCID iD
0000-0002-8345-3915

Moradas

  • Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Rua Alfredo Allen, 4200-135, Porto, Porto, Portugal (Profissional)

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação
  • Ciências Sociais - Ciências da Educação
  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C2)
Francês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C2)
Espanhol; Castelhano Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Formação
Grau Classificação
2010
Concluído
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2001
Concluído
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
1994
Concluído
Ciências da Educação (Licenciatura)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1999 - Atual Investigador (Investigação) Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023 - Atual Professor Associado (Docente Universitário) Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2010 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2001 - 2010 Assistente (Docente Universitário) Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023 - Atual Director of the Graduate Course in Education Sciences Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2020 - Atual Membro da Direção do CIIE / Member of the Executive Board of CIIE Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
2015 - Atual Membro do Conselho Científico do CIIE / member of the scientific council of CIIE Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2015 - 2019 Membro (eleito) do Conselho Científico Internacional do CIIE / elected member of the international scientific council of CIIE Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2018 - Atual Co-coordenador do grupo TEDeMoS ¿ Trabalho, Educação, Desenvolvimento e Movimentos Sociais / co-coordinator of the research group TEDeMoS (Work, Education, Development and Social Movements) Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2021 - 2025 Sensitive Industry
POCI-01-0247-FEDER-072261
Investigador
2023/03 - 2024/12 Cante pela sua Saúde II
80373
Investigador
EDULOG Fundação Belmiro de Azevedo
Em curso
2022 - 2023 Avaliação Final Externa da Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento (ENED) 2018-2022
CICL-I/102/DAJC/2022
Co-Investigador Responsável (Co-IR)
Camões Instituto da Cooperação e da Língua
Em curso
2022 - 2023 Skills 4 Pós-COVID - skills for a Nex Generation U.Porto
POCH-02-53I2-FSE-000005
Investigador
2021 - 2023 Educação Digital em Zonas Rurais e/ou Periféricas: Desafios e experiências [Digital Education in Rural and/or Peripheral Areas: Challenges and experiences]
OEI - eDUCAÇÃO DIGITAL
Investigador
Organização de Estados Ibero-Americanos para a Educação | Lisboa
Em curso
2020 - 2023 LIDA: Learning Inclusion in a Digital Age: to Belong and Find a Voice in a Changing Europe [National team co-leader]
2020-1-NO01-KA204076518
Investigador responsável
European Commission
Em curso
2021 - 2022 Cante pela sua Saúde - Sing4Health Porto
Cante pela sua Saúde
Investigador
EDULOG Fundação Belmiro de Azevedo
Em curso
2021 - 2022 EducHate: An educational approach to detect, combat and prevent online hate speech
759154579
Investigador
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P.
2019/11/15 - 2021/11/14 InPROVE: Initiation du Processus de Validation es Acquis par l’Enseignement supérieur en Algérie
610122-EPP-1-2019-1-FR-EPPKA2-CBHE-SP
Investigador
European Commission
2019/11 - 2021/11 InPROVE: Initiation du Processus de Validation es Acquis par l¿Enseignement supérieur en Algérie
610122-EPP-1-2019-1-FR-EPPKA2-CBHE-SP
European Commission
2020/06 - 2021/05 Educação em situação de emergência: Conhecimento endógeno e redução do risco de desastre em educação em Moçambique: Um estudo de caso [Education in emergency situations: Endogenous knowledge and disaster risk reduction in education in Mozambique: A case study]
Camões I.C.L. 2019/2020 - TM/JS
Camões I.C.L. 2019/2020 - TM/JS
Investigador
Camões Instituto da Cooperação e da Língua
Em curso
2019/06 - 2021/05 Promoting and Strengthening Safer Schools through Inclusive Disaster Risk Reduction and Education in Emergencies in Gaza and Inhambane Provinces of Mozambique
ECHO/-SF/BUD/2019/91000
Co-Investigador Responsável (Co-IR)
European Commission
Em curso
2020/06/01 - 2021/03/31 Educação para o Desenvolvimento no Ensino Superior Público em Portugal II: Propostas e Recursos de formação [Development Education in Public Higher Education in Portugal II: training possibilities and resources] [PI together with Dalila Coelho]
Camões I.C.L. 2019/2020 - JC/DC
Investigador responsável
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
Camões Instituto da Cooperação e da Língua
Em curso
2020 - 2021 MINDtheGaps - Media Literacy Towards Youth Social Inclusion
2019-2-PT02-KA205-006226
Investigador
European Commission
Em curso
2019/10 - 2020/12 Educar para a Cidadania Global [Educating for Global Citizenship]
Educar para a Cidadania Global
Investigador
Organização de Estados Ibero-Americanos para a Educação | Lisboa
Concluído
2018/03 - 2020/06 A Educação para o Desenvolvimento no Ensino Superior Público em Portugal: Mapeamento de representações e análise de experiências [Education for Development in Public Higher Education in Portugal: Mapping representations and analysing experiences] [PI, together with Isabel Menezes]
Camões I.C.L. 2018/2019
Investigador responsável
Camões Instituto da Cooperação e da Língua
Concluído
2017 - 2019 REGAP - Reducing the Educational Gap for Migrants and Refugees in EU Countries with Highly Relevant E-Learning Resources Offering Strong Social Belonging [Leader of the Portuguese team]
2017-1-NO01-KA204-034182
Investigador responsável
European Commission
2015 - 2019 Projeto CIIE - Centro de Investigação e Intervenção Educativas
UID/CED/00167/2013
Investigador
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P.
2013 - 2018 Programa Doutoral em Ciências da Educação
PD/00218/2012
Investigador
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P.
2016/09 - 2017/08 ADVENUS: Developing On-Line Training Resources for Adult Refugees [Leader of the Portuguese team]
2016-1-NO01-KA204-022090
Investigador responsável
European Commission
Concluído
2016/01 - 2016/07 Avaliação Final da Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento 2010-2015 [PI together with Alexadra Sá Costa]
2010-2015 ENED
Investigador responsável
Camões Instituto da Cooperação e da Língua
Concluído
2014/01 - 2016/01 LIBE: Supporting Lifelong Learning with ICT Inquiry-Based Education
543058-LLP-1-2013-1-IT-KA3MP
Investigador responsável
European Commission
2013 - 2015 Avaliação e Políticas Públicas de Educação Básica: um estudo em escolas de São Paulo e Porto [Assessment and Public Policies for Basic Education: a study in schools in São Paulo and Porto]
ELC75VZS – UP
nº 2011-25 – USP
Investigador
2014 - 2014 PEst-UI0167
PEst-OE/CED/UI0167/2014
Investigador
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P.
2013 - 2014 ICOI Interdisciplinary contributions to overcome inequalities: involving young adults in innovative practices
2013-ERA-IP09
Investigador responsável
European Union
2011 - 2013 Avaliação e Políticas Públicas de Educação Básica: um estudo em escolas de São Paulo e Porto [Assessment and Public Policies for Basic Education: a study in schools in São Paulo and Porto]
Ref. ELC75VZS – UP
nº 2011-25 – USP
Investigador
2010 - 2013 Estratégias de luta e recomposição identitária: impacto sociocultural das Comissões Unitárias de Mulheres do Porto [Struggle strategies and identity recomposition: the socio-cultural impact of Porto's Women's Unity Commissions]
PP-IJUP2010-178
Investigador
2007/10 - 2010/11 Auto-avaliação em agrupamentos: relação com qualidade e melhoria da educação [Self-evaluation in grouped-schools and its relation with education quality improvement]
Investigador
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P.
Concluído
2008/01 - 2010/02 Mediação: figuras, formações e profissões [Mediation: actors, training and professions]
Investigador
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P.
Concluído
2008/01 - 2010/02 Memórias do trabalho – processos de construção de uma identidade operária no Porto [Memories of Work: working class identity processes of construction] Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P.
2003 - 2006 Inter-linhas: Vivências, Percursos e Produção em Ciências da Educação: contributo para o conhecimento de uma experiência em formação e investigação [Inter-lines: Experiences, Paths and Production in Educational Sciences: a contribution to the knowledge of an experience in training and research]
POCTI/CED/47518/2002
Investigador
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P.
2002 - 2005 JOVALES ¿ Jovens, Alunos e Ensino Secundário em Portugal [JOVALES Young People, Students and Secondary Education in Portugal]
POCTI/CED/39292/2001
Investigador
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P.
2001 - 2004 ESTER – Escolas e Território: A construção Social dos processos educativos em contexto local [ESTER – Schools and Territory: The Social Construction of Educational Processes in a Local Context]
POCTI/CED/35554/1999
Investigador
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P.
1997 - 1999 Multiculturalismo e Educação Intercultural em Portugal e na União Europeia [Multiculturalism and Intercultural Education in Portugal and the European Union]
PRAXIS/2/2.1/CSH/716/95
Investigador
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P.
1996 - 1999 Escola: da autonomia funcional para a construção social. Estudo comparativo [School: from functional autonomy to social construction. Comparative study]
PRAXIS/PCSH/C/CED/143/96
Investigador
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P.
1995 - 1998 Modos de Socialização dos Professores num Contexto de Crise da Escolarização e de Crise dos Mecanismos de Transformação da Escola [Teachers' Modes of Socialization in a Context of Crisis in Schooling and Crisis in the Mechanisms for Transforming the School]
PT/FCT/FCT/DFA/001/0020/119
Bolseiro de Investigação
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P.
1995 - 1997 Multiculturalismo e Educação Intercultural em Portugal e na União Europeia [Multiculturalism and Intercultural Education in Portugal and the European Union]
PRAXIS/2/2.1/CSH/716/95
Investigador
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P.
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Cidade, José; Caramelo, João; Costa, Alexandra Sá. "Bandas de música civis: comunidades educativas de uma ecologia cultural". Trabalho apresentado em V Encontro do Ensino Artístico Especializado de Música: do pop ao rock: contextos, realidades e perspetivas, 2023.
  2. Caramelo, João. "Contextos de inserção profissional de diplomados em Ciências da Educação". Trabalho apresentado em IV Fórum de projetos investigar e intervir em educação: Refletir a investigação e perspetivar a profissão, 2022.
    Publicado
  3. Carneiro, José Elias ; Caramelo, João. "Transformações e tendências de evolução da educação de jovens e adultos: perceções e posicionamentos de educadores de Planaltina DF". 2022.
    10.48528/tr7a-j538
  4. Caramelo, João; Macedo, Eunice. "Conclusões do Eixo 4 – Educação e Tecnologias Digitais". 2019.
  5. Lopes, Paulo Carlos; Caramelo, João; Correia, Luís Grosso. "A educação escolar pública na região leste angolana: percepções de actores locais sobre a escolarização nas províncias da Lunda-Norte, Lunda-Sul e Moxico". 2019.
  6. Caramelo, João; Costa, Francisca. "Conclusões do Eixo 3: Desafios do digital em educação". 2018.
  7. Coelho, Dalila; Caramelo, João; Menezes, Isabel. "Development Education in Nongovernmental Development Organizations’ in Portugal: preliminary impressions from an online study". 2017.
  8. Ribeiro, Patrícia; Correia, José Alberto; Caramelo, João. "A inserção social no mercado de trabalho: Representações de empregadores sobre as suas experiências na adoção de medidas de incentivo à empregabilidade". 2017.
  9. Pinto, Marta; Caramelo, João; Coimbra, Susana; Terrasêca, Manuela; Agrusti, Gabriella. "Key competences and skills for young low achievers’: Hearing the voices of students, trainers and teachers". 2015.
  10. Pinto, Marta; Terrasêca, Manuela; Coimbra, Susana; Caramelo, João; Martins, L; Agrusti, Gabriella. "Development of basic skills through technology rich environments to support low achievers lifelong learning". 2014.
  11. Santos, Marta; Caramelo, João. "Le travail des formateurs au Portugal: entre l'analyse de l'activité et les politiques publiques qui modèlent cette activité". 2013.
  12. Medina, Teresa; Caramelo, João; Cardoso, Carla. "Associações culturais e recreativas: dimensões educativas e processos de formação". 2013.
  13. Fonseca, Teresa ; Rocha, Cristina; Caramelo, João. "O (re)aparecimento do Ensino Profissional em Portugal no final do século XX – o retrato de uma época". 2013.
  14. Terrasêca, Manuela; Costa, Alexandra Sá; Caramelo, João. "Desenvolvimento local e processos de educação formal e não formal: Relações realçadas pela avaliação de projectos". 2012.
  15. Terrasêca, Manuela; Caramelo, João; Medina, Teresa. "Conceção de cidadania, Estado e trabalho nos discursos europeus sobre Educação e Formação de Adultos e Aprendizagem ao Longo da Vida". 2009.
  16. Pacheco, Natércia; Terrasêca, Manuela; Caramelo, João. "Conflictualités et ambivalences d’un vécu de formation: L’individu, le groupe et la (re)construction des saviors". 2009.
  17. Terrasêca, Manuela; Costa, Alexandra Sá; Caramelo, João. "A avaliação de projectos: desvendando relações entre desenvolvimento local e processos de educação formal e não formal". 2008.
  18. Terrasêca, Manuela; Caramelo, João. "L’évaluation de programmes de formation : apports de l’évaluation institutionnelle pour la qualité dans la formation". 2007.
  19. Terrasêca, Manuela; Caramelo, João. "L’évaluation de programmes de formation: contributions de l’évaluation institutionnelle pour la qualité dans la formation". 2005.
  20. Matos, Manuel; Aires, Ademar ; Caramelo, João. "A racionalidade compósita como modelo de análise das práticas de formação contínua". 2003.
  21. Pacheco, Natércia; Terrasêca, Manuela; Caramelo, João. "Formar/formar-se: que estratégias?". 2003.
  22. Matos, Manuel; Caramelo, João; Terrasêca, Manuela; Vaz, Henrique; Reis, Francisco. "Évaluation de systèmes de formation – le cas des Centres de Formation d’Association d’Écoles au Portugal". 1999.
  23. Baganha, Filipa; Caramelo, João. "A socialização profissional numa escola secundária em crise de identidade". 1998.
  24. Leite, Carlinda; Caramelo, João. "Os Projectos de Educação Intercultural na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto". 1997.
  25. Correia, José Alberto; Caramelo, João. "A formação contínua de professores: da gestão da profissão à gestão da carreira". 1997.
Artigo em revista
  1. Silva, Karolina; Caramelo, João; Vaz, Henrique. "Concepções Expressas na Política de Formação de Servidores Públicos Federais Brasileiros: o sentido da formação nos normativos". Curriculo sem Fronteiras 23 (2023): http://dx.doi.org/10.35786/1645-1384.v23.2122.
    10.35786/1645-1384.v23.2122
  2. Moraes, Carmen; Vaz, Henrique; Caramelo, João; Medina, Teresa; Silva, Sofia Marques. "Editorial". Educação, Sociedade & Culturas 64 (2023): 1-6. https://ojs.up.pt/index.php/esc-ciie/article/view/362/412.
    Acesso aberto • Publicado • https://doi.org/10.24840/esc.vi64.36
  3. Coelho, D.P.; Caramelo, J.; Menezes, I.. "Global citizenship and the global citizen/consumer: Perspectives from practitioners in development NGOs in Portugal". Education, Citizenship and Social Justice 17 2 (2022): 155-170. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85106635403&partnerID=MN8TOARS.
    Publicado • 10.1177/1746197921999639
  4. Coelho, D.P.; Caramelo, J.; Amorim, J.P.; Menezes, I.. "Towards the Transformative Role of Global Citizenship Education Experiences in Higher Education: Crossing Students’ and Teachers’ Views". Journal of Transformative Education (2022): http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85132319532&partnerID=MN8TOARS.
    10.1177/15413446221103190
  5. Lopes, P.; Caramelo, João; Grosso, L.. "Educação escolar na Região Leste Angolana: Perceções de professores(as) e alunos(as) do ensino secundário sobre o processo da implementação de educação escolar [School education in Eastern Angola: Perceptions of secondary school teachers and students of the implementation process of school education]". Sisyphus: Journal of Education 10 1 (2022): 127-149. https://revistas.rcaap.pt/sisyphus/article/view/26119/19444.
    Acesso aberto • Publicado • 10.25749/sis.26119
  6. Azevedo, Ana I.; Caramelo, João; Silva, Sofia Marques da. "Os impactos da indústria 4.0 no território e nas práticas pedagógicas de formadores/as". Laboreal 17 2 (2021): http://dx.doi.org/10.4000/laboreal.18410.
    Acesso aberto • Publicado • 10.4000/laboreal.18410
  7. Moreira, Jorge; Correia, José Alberto; Caramelo, João. "Alfabetização e educação básica: Uma dimensão central da educação de adultos em Portugal". Trabalho & Educação 30 2 (2021): 11-31. http://dx.doi.org/10.35699/2238-037x.2021.33775.
    Acesso aberto • 10.35699/2238-037x.2021.33775
  8. Antunes, Maria João; Medina, Maria Teresa; Caramelo, João. "Participação social e política estudantil no Porto (1969-1974): Um olhar a partir da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto [Student social and political participation in Porto (1969-1974): A look from the Faculty of Medicine of the University of Porto].". História: Revista da Faculdade de Letras da Universidade do Porto 11 1 (2021): 203-228. http://dx.doi.org/10.21747/0871164x/hist11_1a10.
    Acesso aberto • Publicado • 10.21747/0871164x/hist11_1a10
  9. Coelho, D.P.; Caramelo, J.; Açikalin, M.. "Global education in Europe at crossroads: Contributions from critical perspectives". Journal of Social Science Education 19 4 (2020): 1-7. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85101584346&partnerID=MN8TOARS.
    Acesso aberto • Publicado • 10.4119/jsse-4026
  10. Lucena, Hadassa; Caramelo, João; Silva, Severino. "Popular education and youth: The social movement as an educational space". Cadernos de Pesquisa [Brazil] 49 174 (2019): 290-315. https://doi.org/10.1590/198053146754.
    Acesso aberto • 10.1590/198053146754
  11. Costa, Ana Luísa; Coimbra, Susana; Pinto, Marta; Teixeira, Elsa Guedes; Caramelo, João. "Professionals’ key knowledge, competences and practices to promote social inclusion of refugees". International Journal of Inclusive Education 25 1 (2019): 81-93. http://dx.doi.org/10.1080/13603116.2019.1678777.
    10.1080/13603116.2019.1678777
  12. Coelho, Dalila; Caramelo, João; Menezes, Isabel. "Mapping the field of development education in Portugal: Narratives and challenges in a de/post/colonial context". Journal of Social Science Education 18 2 (2019): 110-132. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85071374785&partnerID=MN8TOARS.
    Acesso aberto • Publicado • 10.4119/jsse-1118
  13. Coelho, Dalila; Caramelo, João; Menezes, Isabel. "Why words matter: Deconstructing the discourses of development education practitioners in development NGOs in Portugal". International Journal of Development Education and Global Learning 10 1 (2018): 39-58. https://doi.org/10.18546%2Fijdegl.10.1.04.
    10.18546/ijdegl.10.1.04
  14. Coelho, Dalila; Caramelo, João; Menezes, Isabel. "Educação para o desenvolvimento na era global: Possibilidades de uma leitura pós-colonial [Development Education in the global era: possibilities of a postcolonial reading]". Educação, Sociedade & Culturas 53 (2018): 97-119. https://ojs.up.pt/index.php/esc-ciie/article/view/67/59.
    Acesso aberto • Publicado • 10.34626/esc.vi53.67
  15. Ribeiro, Patrícia; Caramelo, João; Correia., José Alberto. "Entre emprego, desemprego, não-emprego e formação: Vozes de indivíduos envolvidos em medidas de inclusão social". Journal of Studies on Citizenship and Sustainability 3 (2017): 55-78.
    Acesso aberto • Publicado
  16. Pinto, Marta; Caramelo, João; Coimbra, Susana; Terrasêca, Manuela; Agrusti, Gabriella. "Defining the key competences and skills for young low achievers’ in lifelong learning by the voices of students, trainers and teachers". Journal of Social Science Education 15 1 (2016): 53-62. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84960484838&partnerID=MN8TOARS.
    10.4119/UNIBI/jsse-v15-i1-1465
  17. Mendes, Geisa; Caramelo, João; Arelaro, Lisete; Terrasêca, Manuela; De Sordi, Mara; Kruppa, Sonia. "Autoavaliação como estratégia de resistência à avaliação externa ranqueadora [Self-evaluation as a strategy of resistance to the ranking external evaluation]". Educacao e Pesquisa 41 Specialiss (2015): 1283-1298. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84958153907&partnerID=MN8TOARS.
    Acesso aberto • Publicado • 10.1590/S1517-9702201508144828
  18. Ribeiro, Patrícia; Correia, José Alberto; Caramelo, João. "Visões sobre pobreza e exclusão social: conceitos teóricos e perceções pessoais de profissionais da área social". Journal of Studies on Citizenship and Sustainability 1 (2015): 125-143.
  19. Caramelo, J.; Terrasêca, M.; Kruppa, S.M.P.. "A autoavaliação pode fazer diferença na qualidade da educação: Conversando com John MacBeath [Self-evaluation can make a difference in the quality of education: Dialoguing with John MacBeath]". Educacao e Pesquisa 41 Specialiss (2015): 1601-1606. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84958183141&partnerID=MN8TOARS.
    Acesso aberto • 10.1590/S1517-970220154100002
  20. Ribeiro, Patrícia; Correia, José Alberto; Caramelo, João. "Entre (pre)conceitos e lógicas de inclusão e exclusão social". Revista Cabo dos Trabalhos 10 (2014): https://cabodostrabalhos.ces.uc.pt/n10/index.php.
  21. Medina, Teresa; Costa, Alexandra Sá; Caramelo, João. "Editorial Revista Africana Studia". Revista Internacional de Estudos Africanos 22 (2014): https://www.africanos.eu/index.php/pt/africana-studia/numeros-anteriores/344-africana-studia-n-22.
  22. Caramelo, João; Santos, M.. "Towards recognition of Accreditation Of Prior Learning (APL) in Portugal,Vers une reconnaissance des acquis de l'expérience au Portugal". Formation Emploi 122 2 (2013): 115-137. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84939504064&partnerID=MN8TOARS.
  23. Ribeiro, Patrícia; Correia, José Alberto; Caramelo, João. "Entre (pre)conceitos e lógicas de inclusão e exclusão social". Revista Cabo dos Trabalhos 10 (2013):
  24. Terrasêca, Manuela; Costa, Alexandra Sá; Caramelo, João. "Desenvolvimento local e processos de educação formal e não formal: Relações realçadas pela avaliação de projectos". Global Journal of Community Psychology Practice 3 4 (2013): 615-624.
  25. Correia, José Alberto; Caramelo, João. "Les figures du local dans les politiques d’éducation prioritaire au Portugal". Revue française de pédagogie 178 (2012): 41-52. http://dx.doi.org/10.4000/rfp.3536.
    10.4000/rfp.3536
  26. Correia, José Alberto; Caramelo, João. "Local implementations in priority education policies in Portugal,Les figures du local dans les politiques d'éducation prioritaire au Portugal". Revue Francaise de Pedagogie 178 1 (2012): 41-52. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84889064623&partnerID=MN8TOARS.
  27. Correia, José Alberto; Caramelo, João. "Souffrance et gestion de la souffrance à l’école au Portugal". Revue internationale d'éducation de Sèvres 57 (2011): 133-145. https://doi.org/10.4000%2Fries.2105.
    10.4000/ries.2105
  28. Terrasêca, Manuela; Caramelo, João; Medina, Teresa. "Analysis of European Discourses on Adult Education and Training and Lifelong Learning". Journal for Educators, Teachers and Trainers 2 (2011): 49-59. https://doaj.org/article/26db0706a2de47c0808567a42d7e1376.
  29. Terrasêca, Manuela; Caramelo, João; Medina, Teresa. "Análise de discursos europeus sobre educação e formação de adultos e aprendizagem ao longo da vida". Journal for Educators, Teachers and Trainers 2 (2011): 49-59.
  30. Terrasêca, Manuela; Caramelo, João. "L’évaluation de programmes de formation: Contributions de l'évaluation institutionnelle pour la qualité dans la formation". Journal of Quality in Education 1 1 (2010): 155-163.
  31. Correia, José Alberto; Caramelo, João. "Autonomies and dependencies in the educational research field in Portugal". Sísifo: Educational Sciences Journal 12 (2010): 27-36.
  32. Manuela Terrasêca; Caramelo, João. "L évaluation de programmes de formation: contributions de lévaluation institutionnelle pour la qualité dans la formation". Journal of Quality in Education 1 1 (2010): 155-163. http://hdl.handle.net/10216/55997.
  33. Correia, José Alberto; Caramelo, João. "Políticas e figuras do local: Contributos para a construção de um cosmopolitismo comunitário". Ideação 10 2 (2008): 59-72.
  34. Matos, Manuel; Caramelo, João. "A racionalidade compósita como modelo de análise das práticas de formação contínua". Educação, Sociedade & Culturas 22 (2004): 27-40.
  35. Correia, José Alberto; Caramelo, João. "Da mediação local ao local da mediação: Figuras e políticas". Educação, Sociedade & Culturas 20 (2003): 167-191.
  36. Ferreira, Manuela; Caramelo, João; Araújo, Maria José; Lopes, Humberto. "Diálogos sobre o vivido: "As fitas da infância" ou... Dialogando a partir de imagens cinematográficas de crianças". Educação, Sociedade & Culturas 17 (2002): 155-183.
  37. Correia, José Alberto; Caramelo, João. "Linhas gerais para uma reflexão em torno da problemática das relações entre educação e desenvolvimento local". Aprender - Caderno de Filosofia e Psicologia da Educação 25 (2001): 88-89.
  38. Nogueira, Alfredo; Caramelo, João. "“Não há como eles ir todos trabalhar” - A construção cultural dos determinantes de transição para a vida activa numa comunidade com características semirurais: o caso dos jovens de Viatodos". Ler Educação (1998): http://pubol.ipbeja.pt/Artigos/joao_e_alfredo.html.
Capítulo de livro
  1. Monteiro, Angélica; Leite, Carlinda; Barros, Rita; Caramelo, João; Teixeira, Elsa Guedes. "Deal me in: An inclusive lens on digital storytelling and game-based learning with young people and adults". In Gaming in action: Engaging adult learners with games and gamification [José Lencastre, Paulina Spanu, Gülden Ilin, Panos Milios, & Marco Bento (Eds.)], editado por José Lencastre; Paulina Spanu; Gülden Ilin; Panos Milios; Marco Bento, 209-220. Çukurova, Turquia: Çukurova University, 2021.
    Publicado
  2. P. Coelho, Dalila; Caramelo, João; Menezes, Isabel. "'Development': Does it (still) matter for global citizenship education? Empirical contributions to the conceptual debate.". In Teaching and Learning Practices That Promote Sustainable Development and Active Citizenship, 24-46. IGI Global, 2021.
    Publicado • 10.4018/978-1-7998-4402-0.ch002
  3. Caramelo, João; Costa, Alexandra Sá. "Desenvolvimento e Educação: polissemia de conceitos e complexidade de articulações". In Ergologia, Trabalho, Desenvolvimentos, 52-57. Belo Horizonte, Brasil: Fabrefactum Editora, 2018.
  4. Lopes, Cátia; Correia, Joana; Medina, Teresa; Caramelo, João. "Comissões unitárias de mulheres do Porto – recreating the memory of a social movement". In Narratives and social memory: theoretical and methodological approaches, 325-338. Braga: Communication and Society Research Centre, 2013.
  5. Medina, Teresa; Pacheco, Natércia; Caramelo, João. "Lutas operárias no Porto na 2ª metade do século XX: Memórias e representações de trabalhadores". In Greves e conflitos sociais em Portugal no século XX, 141-153. Lisboa: Edição Colibri/Instituto de História Contemporânea, 2012.
  6. Correia, José Alberto; Caramelo, João. "A construção social e legislativa da mediação: Figuras e políticas". In Mediação: (D)os contextos e (d)os actores, 13-32. Porto, Portugal: CIIE/Afrontamento, 2010.
  7. Terrasêca, Manuela; Caramelo, João. "Apport d’un modèle institutionnel d'évaluation (évaluation institutionnelle) pour l'amélioration des pratiques de formation". In Former les professionnels de la formations en Europe, 133-149. Reims: Èpure – Éditions et Presses universitaires de Reims, 2009.
  8. Pacheco, Natércia; Caramelo, João. "Os poderes instituintes de uma cultura surda". In Perscrutar e escutar a surdez, 21-36. Porto, Portugal: Afrontamento, 2005.
  9. Caramelo, João; Correia, José Alberto. "Políticas e figuras do local: Contributos para a construção de um cosmopolitismo comunitário". In Cadernos do ICE, 31-44. 2004.
  10. Matos, Manuel; Caramelo, João; Reis, Francisco; Terrasêca, Manuela; Vaz, Henrique. "Evaluation de systèmes de formation – le cas des Centres de Formation d’Association d’écoles au Portugal". In L'évaluation des politiques d'éducation, 1-148. Dijon: CNDP - Centre National de Documentation Pédagogique, 2000.
  11. Correia, José Alberto; Vaz, Henrique; Caramelo, João. "Formação de Professores". In A Evolução do Sistema Educativo e o PRODEP: estudos temáticos, 105-163. 1998.
Edição de livro
  1. Caramelo, João; Sanches-Ferreira, Manuela. Desafios atuais na investigação em educação: agendas emergentes: livro de resumos do VII ENJIE: Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação. 2023.
  2. Lopes, Amélia; Ferreira, Elisabete; Barbieri, Helena; Vaz, Henrique; Caramelo, João; Trindade, Rui, Silva, Sofia Marques. I Fórum de Projetos Investigar e Intervir em Educação: Textos.. Edições CIIE. Centro de Investigação e Intervenção Educativas da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto com Serviço de Pós-Graduações (SPG). 2022.
    Editor
  3. IV Fórum de projetos investigar e intervir em educação: Livro de resumos. CIIE. 2021.
    Publicado • Editor
  4. Loff, Manuel; Ferreira, Ana Sofia; Caramelo, João. Da descolonização ao pós-colonialismo: perspetivas pluridisciplinares. Porto, Portugal: FPCEUP/FLUP. 2019.
    Publicado
  5. Antunes, Maria João; Medina, Teresa; Caramelo, João; Magalhães, António; Ferreira, Manuela. Ciências da educação em Portugal: saberes, contextos de intervenção e profissionalidades. Porto, Portugal: FPCEUP. 2019.
  6. Malpique, Manuela; Nogueira, Paulo; Caramelo, João. Pequenas histórias: a geografia das crianças: práticas e representações de lugares do dia-a-dia de crianças portuguesas em idade escolar. Porto, Portugal: FPCEUP/Mais Leituras. 2019.
  7. Caramelo, João. Congresso Ciências da Educação em Portugal: Saberes, contextos de intervenção e profissionalidades. FPCEUP. 2019.
  8. Matos, Manuel; Caramelo, João. JOVALES: jovens, alunos e ensino secundário. Porto, Portugal: Livpsic. 2013.
  9. Lopes, Amélia; Ferreira, Elisabete; Barbieri, Helena; Vaz, Henrique; Caramelo, João; et al.. Investigar e intervir em educação: I fórum de projectos: Resumos. Porto, Portugal: CIIE. 2011.
Edição de número de revista
  1. Caramelo, João; Coelho, Dalila; Açikalin, Mehmet. "Global education at crossroads [special issue]". Journal of Social Science Education 19 4 (2020): https://www.jsse.org/index.php/jsse/issue/view/276.
    Publicado • Editor convidado
  2. Caramelo, J.; Fitzsimons, C.; Menezes, I.. "Participation in non-formal education and community education implications for civic and political capital". Journal of Social Science Education 18 4 (2019): http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85085062099&partnerID=MN8TOARS.
    Publicado • 10.4119/jsse-3244
  3. Correia, José Alberto; Caramelo, João. "Autonomias e dependências do campo da investigação educacional em Portugal". Sísifo 12 (2010): . https://hdl.handle.net/10216/26883.
Livro
  1. Costa, Alexandra Sá; Cardoso, Carla; Ferreira, Elisabete; Caramelo, João; Santos, Júlio; Medina, Teresa. Educar para a cidadania global: contributos para a área curricular de cidadania e desenvolvimento/Educar para la ciudadanía global: aportes para el área curricular de ciudadanía y desarrollo [Educating for global citizenship: contributions to the curricular area of ¿¿citizenship and development]. Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP) e Organização de Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI). 2022.
  2. Monteiro, Angélica; Leite, Carlinda; Barros, Rita; Lopes, Amélia; Rocha, Cristina; Teixeira, Elsa Maria Guedes; Caramelo. Handbook youth digital citizenship education. MINDtheGaps – Media Literacy towards Youth Social Inclusion. 2021.
    Publicado
  3. Brit Svoen; Stephen Dobson; Yngve Nordkvelle; Linda Tangen Bjørge; Gabriella Agrusti; Valeria Damiani; Elisa Muscillo; Caramelo, João. Reduzir as desigualdades educacionais de migrantes e refugiados/as em países da ue com recursos de e-learning relevantes, que permitem a construção de um sentimento de inclusão e pertença social: Manual para educadores/as. 2019.
    Publicado
  4. Amaral, Alberto; Magalhães, António; Caramelo, João; et al.. Que perceções têm os portugueses sobre o valor da educação. Porto, Portugal: Fundação Belmiro de Azevedo. 2016.
  5. Agrusti, Gabriella; Poce, Antonella; Scaramuzzo, Gilberto; Damiani, Valeria; Agrusti, Francesco; Dobson, Stephen; Svoen, Bitt; et al. LIBE project – Supporting Lifelong learning with Inquiry-based education. 2016.
Relatório
  1. Costa, Alexandra Sá; Cardoso, Carla; Ferreira, Elisabete; Caramelo, João; Santos, Júlio; Medina, Teresa. 2021. Educar para a cidadania global: contributos para a área curricular de cidadania e desenvolvimento. Relatório Técnico.
  2. Medina, Teresa; Santos, Júlio; Costa, Alexandra Sá; Ferreira, Elisabete; Caramelo, João; Muengua, Luís. 2021. Relatório Final do Projeto “Educação em situação de emergência: conhecimento endógeno e redução do risco de desastre em educação em Moçambique - um estudo de caso.
  3. Pinto, Marta; Teixeira, Elsa ; Costa, Ana Luísa; Caramelo, João; Coimbra, Susana. 2018. Intellectual output 1: Design of the REGAP educational model and course template (REGAP “Reducing the Educational Gap for migrants and refugees in EU countries with highly relevant e-learning resources offering strong social belonging.
  4. Costa, Alexandra Sá; Coelho, Carina; Coelho, Dalila; Costa, Francisca; Menezes, Isabel; Caramelo, João; et al.. 2017. Avaliação externa: Estratégia nacional de educação para o desenvolvimento 2010-2015 (Relatório final).
  5. Pinto, Marta; Coimbra, Susana; Caramelo, João. 2017. Intellectual Output 01 – Mapping and benchmarking cultural sensitivity report (ADVENUS project).
  6. Agrusti, Gabriella; Poce, Antonella; Scaramuzzo, Gilberto; Damiani, Valeria; Agrusti, Francesco; Dobson, Stephen; Brit Svoen; et al. 2016. LIBE project Supporting Lifelong learning with Inquiry-based education. https://doi.org/10.13140/RG.2.1.3098.9044 https://hdl.handle.net/10216/124391.
    10.13140/RG.2.1.3098.9044
  7. Gabriella Agrusti; Marta Pinto; Maaike Heitnik; Bernard Veldkamp; Alex Poulovassilis; George Magoulas; Konstantinos Karagkiozoglou; et al. 2015. LIBE e-booklet for teachers and educators. https://doi.org/10.13140/RG.2.1.2383.5925.
    10.13140/RG.2.1.2383.5925
  8. Terrasêca, Manuela; Coimbra, Susana; Caramelo, João; Pinto, Marta. 2014. Deliverable3.1 LIBE Framework of ICT key information processing competencies. http://libeproject.it/wpcontent/uploads/2014/01/D3.1-LIBE-Framework-of-ICT-key-information-processing-competencies.pdf.
  9. Caramelo, João. 2004. Relatório de Avaliação Externa dos Projectos “Crescer Cool” e “Eu e os Outros”.
  10. Costa, Alexandra Sá; Jordão, Filomena; Caramelo, João; Terrasêca, Manuela. 2004. Relatório intermédio da Avaliação Externa da Medida 2.5 “Acções Integradas de Base Territorial: Empregabilidade".
  11. Costa, Alexandra Sá; Jordão, Filomena; Caramelo, João; Terrasêca, Manuela. 2003. Relatório preliminar da Avaliação Externa da Medida 2.5 “Acções Integradas de Base Territorial: Empregabilidade.
  12. Pacheco, Natércia; Terrasêca, Manuela; Caramelo, João. 2001. Relatório do Projecto “Escritas Inter-ditas.
  13. Matos, Manuel; Caramelo, João; Aires, Ademar. 2001. Avaliação Externa do Centro de Formação João de Deus. Relatório elaborado a pedido do Centro de Formação de Associação de Escolas João de Deus..
  14. Caramelo, João; Aires, Ademar. 2000. Avaliação externa do Centro de Formação de Professores Abel Salazar. Relatório elaborado a pedido do Centro de Formação de Associação de Escolas Abel Salazar.
  15. Caramelo, João; Aires, Ademar; Patronilho, Fátima. 2000. Avaliação externa do Centro de Formação de Professores da Póvoa do Varzim. Relatório elaborado a pedido do Centro de Formação de Associação de Escolas da Póvoa do Varzim.
  16. Caramelo, João; Aires, Ademar. 1999. Avaliação externa do Centro de Formação de Professores Abel Salazar (1999). Relatório elaborado a pedido do Centro de Formação de Associação de Escolas Abel Salazar.
  17. Aires, Ademar ; Caramelo, João. 1998. Avaliação externa do Centro de Formação de Professores Abel Salazar. Relatório elaborado a pedido do Centro de Formação de Associação de Escolas Abel Salazar.
  18. Caramelo, João; Roçadas, Soraia ; Terrasêca, Manuela. 1998. Avaliação externa do Centro de Formação de Associação de Professores de Educação Visual e Tecnológica (1997). Relatório elaborado a pedido Associação de Professores de Educação Visual e Tecnológica.
  19. Correia, José Alberto; Vaz, Henrique; Caramelo, João. 1997. Relatório de Investigação elaborado a pedido do Departamento de Avaliação, Prospectiva e Planeamento do Ministério da Educação.
  20. Aires, Ademar ; Caramelo, João; Terrasêca, Manuela. 1997. Avaliação externa do Centro de Formação de Professores Abel Salazar. Relatório elaborado a pedido do Centro de Formação de Associação de Escolas Abel Salaza.
  21. Caramelo, João; Terrasêca, Manuela. 1997. Avaliação externa do Centro de Formação de Professores Socalco (1997). Relatório elaborado a pedido do Centro de Formação de Associação de Escolas Socalco.
Resumo em conferência
  1. Antunes, Maria João; Medina, Teresa; Caramelo, João. "A participação no movimento estudantil do Porto, durante a ditadura, e a formação de uma cultura e identidade antifascista e democrática, que permanece". 2023.
  2. Cardoso, Carla; Costa, Alexandra Sá; Ferreira, Elisabete; Caramelo, João; Santos, Júlio; Medina, Teresa. "Cidadania e Desenvolvimento no Ensino Básico e Secundário: Práticas e Desafios". 2023.
  3. Elias, José ; Caramelo, João. "O Encceja e sua influência na EJA: uma análise a partir das perceções de professores de Planaltina, DF – Brasil". 2021.
  4. Silva, Karolina Vyvyan Lopes da ; Caramelo, João. "Política de formação de servidores públicos federais brasileiros: um estudo exploratório no contexto do instituto nacional do seguro social". 2021.
  5. Azevedo, Ana I.; Silva, Sofia Marques da; Caramelo, João. "Transformações, desafios e impactos da Indústria 4.0: novos modelos pedagógicos de educação e formação". 2021.
  6. Azevedo, Ana; Silva, Sofia Marques da; Caramelo, João. "Transformações, desafios e impactos da Indústria 4.0: novos modelos pedagógicos de educação e formação". 2021.
  7. Carneiro, José Elias ; Caramelo, João. "Transformações e tendências de evolução da educação de jovens e adultos: Perceções e posicionamentos de educadores de Planaltina DF". 2021.
  8. Almeida, Nádia Helena Oliveira ; Caramelo, João; Costa, Alexandra Sá. "Curadoria Educativa “Museologia cComunita´ria & Paulo Freire”. programa de cooperac¸a~o “distantes mas unidos” – brasil e itália/Educational Curator “Community museology & paulo freire”. Cooperation program “distant but united” – brazil and Italy". 2021.
  9. P. Coelho, Dalila; Malafaia, Carla; Amorim; Jose´ Pedro ; Ribeiro; Norberto ; Medina, Teresa; Caramelo, João; Menezes, Isabel. "Educação para a Cidadania Global no Ensino Superior: experiências e implicacões da dimensão co-curricular". 2021.
  10. Carneiro, José Elias; Caramelo, João. "Educators' perceptions and opinions regarding Transformations and Trends in the Evolution of Youth and Adult Education: An exploratory study with teachers from Planaltina DF". 2021.
  11. Azevedo; Ana; Caramelo, João; Silva, Sofia Marques da. "O futuro da formação pedagógica inicial de formadores: resultados de um questionário". 2021.
  12. Cardoso, Carla Manuela Alves ; Santos, Júlio; Medina, Teresa; Ferreira, Elisabete; Caramelo, João; Costa, Alexandra Sá. "Educar para a cidadania global: contributos para a área curricular de cidadania e desenvolvimento". 2020.
  13. Costa, Ana Luisa; Teixeira, Elsa ; Caramelo, João; Pinto, Marta; Coimbra, Susana. "Educação e inclusão social de migrantes e refugiados: uma reflexão sobre desafios à produção e mobilização de recursos educativos digitais". 2020.
  14. Faria, Diogo ; Pinto, Sílvia ; Amado, Mariana ; Antunes, Maria João; Caramelo, João; Medina, Teresa. "Written records of Porto student movement during the later years of dictatorship - working with archives". 2020.
  15. Caramelo, João; LENCASTRE, REGINA; Lopes, Amélia. "A avaliação pedagógica da iniciativa Better Training for Safer Food e a construção da avaliação nas políticas europeias". 2018.
  16. Correia, Joana; Lopes, Cátia; Andrade, António; Araújo, Sofia; Caramelo, João; Medina, Teresa. "Comissões Unitárias de mulheres do Porto: Recovering the memories of a social movement". 2013.
  17. Medina, Teresa; Caramelo, João; Cardoso, Carla. "Associações culturais e recreativas – dimensões educativas e processos de formação". 2013.
  18. Costa, Alexandra Sá; Caramelo, João. "Desenvolvimento e educação: Polissemia de conceitos e complexidade de articulações [Développement et éducation: Polysémie de concepts et complexité d'articulations]". 2012.
  19. Lopes, Cátia; Correia, Joana; Caramelo, João; Medina, Teresa. "Comissões Unitárias de Mulheres do Porto – recreating the memory of a social movement". 2012.
  20. Caramelo, João. "Educação de adultos em processos de desenvolvimento comunitário num processo de transição autogestionário". 2009.
  21. Barbosa, J ; Caramelo, João; Ferreira, A; Lacerda, L.; Lopes, N.; Loff, Manuel; Matias, M; et al. "Education and Language in Memories of Labour". 2009.
  22. Caramelo, João. "Self-management, education and community empowerment". 2008.
  23. Terrasêca, Manuela; Caramelo, João. "Apports d’un modèle institutionnel d’évaluation (évaluation institutionelle) pour l’amélioration des pratiques de formation". 2006.
Revisão de livro
  1. Caramelo, João. "Recensão à obra de Tiago Neves (Coord.), Isabel Cruz e Maria do Rosário Silva, “Acção local no combate à pobreza e exclusão social”.". Revisão de Acção local no combate à pobreza e exclusão social 33, (2011): 201-205.
  2. Caramelo, João. "Recensão à obra de Manuel Matos". Revisão de Entre a vida e a escola: um tempo para pensar a tensão da relação 29, (2009): 191-192.
  3. Caramelo, João. "Recensão à obra de Manuel Matos, “Entre a vida e a escola: um tempo para pensar a tensão da relação”.". 29, (2009): 191-192.
  4. Caramelo, João. "Recensão à obra de Gisela Tarizzo e Diana de Marchi “Orientação e identidade de género: A relação pedagógica”. Educação, Sociedade & Culturas, 22, 222-224.". 22 (2004): 222-224.
  5. Caramelo, João. "Recensão à obra de Graça Alves Pinto “O trabalho das Crianças. De pequenino é que se torce o pepino (e o destino)”.". 17 (2002): 217-221. https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/14500.
  6. Magalhães, António; Coelho, Orquídea; Cosme, Ariana; Ferreira, Manuela; Caramelo, João. "Recensão à obra Helena Costa Araújo e Maria José Magalhães (Orgs.) “Cadernos de Coeducação”". 15 (2002): 216-229. https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/14445.
  7. Caramelo, João. "Orientação e identidade de género: a relação pedagógica” e “Educação para a cidadania": Recensão dos Cadernos de Co-educação". Revisão de Cadernos de Co-educação 15, (2001): 222-224.
Tese / Dissertação
  1. Caramelo, João. "Educação e desenvolvimento comunitário num processo de transição autogestionário [Community education and development in a self-managed transition process]". Doutoramento, Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2010. https://doi.org/10.13140/RG.2.1.2720.5281.
  2. Caramelo, João. "As (des)ordens da disciplina: análise da questão disciplinar numa Escola do Ensino Técnico (1950-1970) [The (dis) orders of the discipline: analysis of the disciplinary issue in a Technical Education School (1950-1970)]". Mestrado, Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2001.

Outros

Outra produção
  1. Educação e desenvolvimento comunitário num processo de transição autogestionário. 2010. João Caramelo. https://doi.org/10.13140/RG.2.1.2720.5281.
    10.13140/RG.2.1.2720.5281
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2023 Invited - Mesa 2 Brasil/Portugal - ação e inclusão do aluno na EJA [Table 2 Brazil/Portugal - student action and inclusion in EJA)
Estudos e Pesquisa em Educação Social e Educação de Jovens e Adultos GEPESEJA em parceria com a UTAD
2023 Invited - Learning Inclusion in a Digital Age ¿ digital storytelling as an educational and empowering tool
Inland Norway University of Applied Sciences (Noruega)
2023 Invited - Mesa Plenária 2: Políticas de inclusão, diversidade e direitos humanos: movimentos e perspetivas [Plenary Table 2: Inclusion, diversity and human rights policies: movements and perspectives]
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
2020 Invited - Mesa Redonda - Participação, inclusão e equidade em educação de adultos: tendências e desafios [Round Table - Participation, inclusion and equity in adult education: trends and challenges]
FPCEUP
2019 Invited - Diálogos interinstitucionais sobre Alfabetização e Educação de Jovens e Pessoas Adultas: Avaliação de programas de educação de pessoas adultas [Interinstitutional dialogues on Literacy and Education of Youth and Adults: Evaluation of adult education programs]
2019 Invited - Implicações éticas: Estudos no contexto da inclusão educativa de migrantes/refugiados [Ethical implications: Studies in the context of educational inclusion of migrants/refugees]
2018/12/15 Invited - Cidadania e comunidades educativas: a experiência do ICE [Citizenship and educational communities: the ICE experience] Conselhos Raianos/Laboratórios de Participação Pública: “A Escola e o Futuro dos Territórios Raianos” [Raian Councils / Public Participation Laboratories: “The School and the Future of the Raian Territories”]
Associação RIONOR - Rede Ibérica Ocidental para uma Nova Ordenação Raiana (Mirandela, Portugal)
2018/11/23 Invited Seminário “Cidadania, Género e Sexualidades: experiências pedagógicas em contexto de formação de adulto”
FPCEUP (Porto, Portugal)
2017/05/29 Invited - Painel “Necessidades de educação e formação de pessoas adultas em idade ativa” [Panel “Education and training needs of working-age adults”] Seminário “Educação e Formação para a População Adulta”
Conselho Nacional de Educação e pelo Doutoramento em Ciências da Educação, especialização em Educação Permanente e Formação de Adultos da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
2015/12/04 Invited - Mesa redonda “António Sérgio e os 100 anos da publicação «Educação Cívica»” [Round table “António Sérgio and the 100 years of the publication“ Educação Cívica ””] VII Seminário Internacional: Programa Doutoral em Ciências da Educação
FPCEUP (Porto, Portugal)
2015/11/05 Invited - Síntese final do Congresso [Final summary of the Congress] Congresso Distrital da Anciania
Instituto das Comunidades Educativas (ICE). Setúbal: Escola de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal (Setúbal, Portugal)
2015/07/09 Invited - Mesa “Educação de jovens e adultos/Vozes de Portugal” [Panel “Youth and Adult Education / Voices from Portugal”] I Seminário Luso Brasileiro de Educação de Adultos/II Jornada Internacional sobre Educação Social: desafios da educação de jovens e adultos – Brasil e Portugal
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Social e Ação Comunitária GEPESAC/UNISAL e Centro Universitário Salesiano de São Paulo – UNISAL/Campus Nossa Sra. Auxiliadora – Campinas (Vila Real, Portugal)
2015/06/27 Inivted II Seminário Internacional de Observatórios de Educação e Formação «Observatórios entre a Escola e a Sociedade»
OBVIE – Observatório da Vida nas Escolas do CIIE – Centro de Investigação e Intervenção Educativas, FPCEUP (Porto, Portugal)
2014/05/23 Invited - Painel “Trabalho, Formação e Experiência: contextos, processos, saberes” [Panel “Work, Training and Experience: contexts, processes, knowledge”] XII Jornadas de Educação. Educação e Cooperação: trabalho em rede nos contextos profissionais
Instituto de Educação da Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2013/04/12 Invited - Debate “Massive Open Online Courses no Ensino Superior” [Debate “Massive Open Online Courses in Higher Education”] Debate “Massive Open Online Courses no Ensino Superior”
Delegação Regional do Porto da Universidade Aberta, CEMRI, UALV e DEED (Porto, Portugal)
2013/04/12 Invited - Conferência “As Ciências da Educação, Hoje!: Nós somos Ciências da Educação: das preocupações às respostas” [Conference “Educational Sciences, Today !: We are Educational Sciences: from concerns to answers”] VI Encontro Nacional de Estudantes de Ciências da Educação
FPCEUL (Lisboa, Portugal)
2012/11/10 Invited - Debate “Educação e Formação a Caminho da Inovação social” [Debate “Education and Training on the Way to Social Innovation”] II Congresso Internacional de Educação Social - Educação e Inovação Social
Escola Secundária Francisco de Holanda (Guimarães, Portugal)
2012/04/12 Invited - Conferência “Identidade, Socialização e Profissionalização” [Conference “Identity, Socialization and Professionalization”] V Encontro Nacional de Estudantes de Ciências da Educação
FPCEUC (Coimbra, Portugal)
2012/02/01 Invited Jornadas do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2009/03/20 Invited - Comentário ao Painel «Indisciplina e Violência na Escola, numa perspectiva histórica» [Commentary on the panel «Indiscipline and Violence at School, from a historical perspective»] Encontro “Educação e Herança Cultural”
FPCEUP (Porto, Portugal)
2007/07/12 Invited - Educação e desenvolvimento local numa experiência solidária e autogestionária [Education and local development in a supportive and self-managing experience] Seminário Internacional «Conversas em (Grande) Roda. Desafios da Interioridade e das Periferias»
(Nisa, Portugal)
2007/06/28 Invited - A educação popular e a articulação entre educação e produção [Popular education and the link between education and production] Colóquio Internacional Formação de Profissionais da Formação: Contextos e Práticas Profissionais dos Formadores (Painel Educação e Formação de Jovens e Adultos)
Erasmus Mundus, FPCEUP (Porto, Portugal)
2007/06/22 Invited - Educação e movimentos sociais: algumas reflexões a partir da luta de trabalhadores rurais no nordeste canavieiro [Education and social movements: some reflections from the struggle of rural workers in the northeast of sugarcane] I Seminário de Investigação sobre a Problemática Educacional em Portugal e no Brasil
CIIE – Centro de Investigação e Intervenção Educativas da FPCEUP (Porto, Portugal)
2007/03/12 Invited - Projectos para o Desenvolvimento dos Países de Terceiro Mundo [Projects for the Development of Third World Countries] XV Semana de Psicologia e de Ciências da Educação “Contextos”
Associação de Estudantes da FPCEUP (Porto, Portugal)
2007/02/12 Invited - Projecto Catende/Harmonia: desafios e contradições de um processo de educação popular [Catende / Harmony Project: challenges and contradictions of a popular education process] Seminário «A heterogeneidade das formas de vida em formação» (Painel “Vivências e práticas dos Adultos em Formação”)
Núcleo “Construção Local da Educação” (CLED) do CIIE da FPCEUP (Porto, Portugal)
2005/09 Invited - Conferência “Comunidade, Educação e Desenvolvimento Local [Conference “Community, Education and Local Development]
Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (Mossoró, Brasil)
2000 Invited - Ensino profissional: que futuro? [Vocational education: what future?]
Escola Profissional Atlântico, Madeira (Funchal, Portugal)
2000 Invited - Produção científica e práticas educativas (boas práticas) [Scientific production and educational practices (good practices)] IX Semana de Psicologia e de Ciências da Educação da FPCE-UP “A Ciência 100 Fronteiras”
FPCEUP (Porto, Portugal)
1996/11/29 Invited - Ciências da Educação: das saídas profissionais virtuais às entradas profissionais reais [Educational Sciences: from virtual job opportunities to real job opportunities] V Semana de Psicologia e de Ciências da Educação na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto
FPCEUP (Porto, Portugal)
1996/04/24 Invited - A Licenciatura em Ciências da Educação na FPCE-UP I Encontro Nacional de Estudantes de Ciências da Educação “Trilhando Caminhos”
FPCEUC (Coimbra, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2018 - 2022 A expansão da educação escolar pública em Angola: perceções e representações de atores locais sobre a educação escolar nas províncias de Luanda Norte, Luanda Sul e Moxico no período de 2008 a 2018 [The expansion of public school education in Angola: perceptions and representations of local actors about school education in the provinces of Luanda Norte, Luanda Sul and Moxico in the period from 2008 to 2018]
Orientador
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2018 - 2022 Lutas dos estudantes na ditadura e sua influência nas transformações educativas após o 25 de abril - Os movimentos estudantis no Porto (1968 - 1974) [Student struggles during the dictatorship and their influence on educational transformations after the 25th of April - Student movements in Porto (1968 - 1974)]
Coorientador
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2015 - 2022 Percursos e tendências da educação de adultos em Portugal (1820-1995): um olhar transversal [Paths and trends in adult education in Portugal (1820-1995): a cross-sectional look]
Coorientador
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2015 - 2019 Da educação para o desenvolvimento à educação para a cidadania global: uma leitura crítica e pós-colonial [From education for development to education for global citizenship: a critical and postcolonial Reading]
Orientador
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2015 - 2019 Educação do campo: de resistência à alternativa. Narrativas biográficas da formação dos educadores do campo no Brasil e do meio rural em Portugal [Rural education: resistance to the alternative. Biographical narratives of the training of rural educators in Brazil and rural areas in Portugal]
Orientador
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2015 - 2019 Uma cartografia de sentidos de inclusão social: Análise de políticas, dispositivos e discursos sobre exclusão social, educação / formação e emprego [A mapping of meanings of social inclusion: Analysis of policies, devices and discourses on social exclusion, education / training and employment]
Orientador
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2023 - 2023 Encontro Internacional "Educação, transformação social e cidadania global: debates, caminhos e sentidos do político (2023 - 2023)
Encontro (Membro da Comissão Científica)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2023 - 2023 I Jornadas da COPIN Trabalho, Educação Desenvolvimento e Movimentos Sociais sob designação “Investigar em Ciências da Educação" (2023 - 2023)
Encontro (Membro da Comissão Científica)
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
2023 - 2023 VII ENJIE – Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação. Desafios Atuais na Investigação em Educação: Agendas Emergentes (2023 - 2023) Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal

Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2021 - 2021 5º Congresso da Sociedade Internacional de Ergologia: Trabalho, Património e Desenvolvimentos” (2021)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2021 - 2021 Seminário do Projeto “Educação em situação de emergência: conhecimento endógeno e redução do risco de desastre em educação em Moçambique - um estudo de caso (2021 - 2021)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2020 - 2020 Seminário Final do Projeto “Educar para a Cidadania Global: contributos para a área curricular de Cidadania e Desenvolvimento" (2020 - 2020)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2020 - 2020 XII Seminário Internacional Programa Doutoral em Ciências da Educação (2020 - 2020) Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2019 - 2019 I Encontro Europeu de Alfabetização e Educação de Jovens e Pessoas Adultas/ Pré-abertura do VI ALFAeEJA – Encontro Internacional de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos/ IV Encontro Interinstitucional de Investigação em Educação (2019 - 2019)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2019 - 2019 XI Seminário Internacional Programa Doutoral em Ciências da Educação (2019 - 2019)
Seminário (Membro da Comissão Científica)
2019 - 2019 II Seminário Internacional JEDI (Jovens, Educação, Diversidade e Inovação) (2019 - 2019)
Seminário (Membro da Comissão Científica)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2019 - 2019 II Seminário Internacional EXPRESSA: Re-imaginar a comunicação científica em educação (2019 - 2019)
Seminário (Membro da Comissão Científica)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2019 - 2019 IV Fórum de Projetos Investigar e Intervir em Educação (IINEDU) (2019 - 2019)
Simpósio (Membro da Comissão Científica)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2018 - 2018 II Colóquio Internacional “Educação e Cooperação para o Desenvolvimento: agendas, contextos e desafios” (2018 - 2018)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2018 - 2018 Congresso “Ciências da Educação em Portugal: Saberes, Contextos de Intervenção e Profissionalidades” (2018 - 2018)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2017 - 2017 I Seminário Internacional EXPRESSA: Re-imaginar a comunicação cientifica em educação (2017 - 2017)
Seminário (Membro da Comissão Científica)
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
2017 - 2017 I Seminário Internacional DESUP, Ensino Superior: desafios e futuros (2017 - 2017)
Seminário (Membro da Comissão Científica)
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
2016 - 2016 I Seminário Luso Brasileiro de Educação de Adultos / III Jornada Internacional Sobre Educação Social: desafios da educação de jovens e adultos – Brasil e Portugal (2016 - 2016)
Seminário (Membro da Comissão Científica)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2015 - 2015 Conferência “From Decolonization to Postcolonialism: A Global Approach” (2015 - 2015)
Conferência (Membro da Comissão Científica)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2014 - 2014 II Seminário Internacional de Avaliação: Autoavaliação de Escolas e Políticas Públicas de Educação (2014 - 2014)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2014 - 2014 I Encontro Nacional de Educação Comunitária/III Congresso Nacional de Psicologia Comunitária- Dignidade e justiça social: novas e velhas formas de mobilização comunitária (2014 - 2014)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
2014 - 2014 ECER 2014 – Emergeging Researchers Conference (2014 - 2014)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2013 - 2013 Colóquio internacional “Educação e Cooperação para o Desenvolvimento: lições e perspetivas” (2013 - 2013)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal

Universidade do Porto Centro de Estudos Africanos, Portugal
2013 - 2013 Seminário Educação, Cooperação e Desenvolvimento (2013 - 2013)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal

Universidade do Porto Centro de Estudos Africanos, Portugal
2013 - 2013 Seminário Internacional “Ergologia, Trabalho e Desenvolvimentos” (2013 - 2013)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal

Universidade do Porto Centro de Estudos Africanos, Portugal
2012 - 2012 VII Congresso Português de Sociologia – Sociedade, Crise e Reconfigurações (2012 - 2012)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal

Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal

Universidade do Porto, Portugal
2011 - 2011 I Fórum de Projecto Investigar e Intervir em Ciências da Educação (INEDU) (2011 - 2011)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2011 - 2011 Feira de Ciência Tecnologia e Inovação (2011 - 2011)
Exposição (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Porto, Portugal
2010 - 2010 II Seminário Internacional “Autoavaliação de Escolas; perspectivas metodológicas” do Ciclo de Seminários de Projecto ARQME – Autoavaliação em Agrupamentos: Relação com Qualidade e Melhoria da Educação (2010 - 2010)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2010 - 2010 Jornadas Luso Brasileiras de Trabalho e Educação (2010 - 2010)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal

Universidade do Porto Centro de Psicologia, Portugal

Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil

Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil
2010 - 2010 III Seminário Internacional “Encantos e Desencanto da Avaliação de Escolas” do Ciclo de Seminários de Projecto ARQME – Autoavaliação em Agrupamentos: Relação com Qualidade e Melhoria da Educação (2010 - 2010)
Seminário (Membro da Comissão Científica)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2008 - 2008 I Seminário Internacional “Autoavaliação das Escolas: Motivos e Sentidos” do Ciclo de Seminários de Projecto ARQME – Autoavaliação em Agrupamentos: Relação com Qualidade e Melhoria da Educação (2008 - 2008)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2003 - 2003 Encontro Recomposição do ofício do professor num contexto de mutação dos sistemas educativos na Europa (2003 - 2003)
Seminário (Membro da Comissão Científica)
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal

Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2001 - 2001 Seminário “Violência e Violências da e na Escola” (2001 - 2001)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
1999 - 1999 Ciclo de Cinema “As fitas da infância” (1999 - 1999)
Festival (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2023/05/15 Avaliação da educação profissional e tecnológica no Brasil: a construção de uma política nacional (2009-2015) [Assessment of professional and technological education in Brazil: the construction of a national policy (2009-2015)]
Arguente principal
Anna Catharina da Costa Dantas (Doutoramento)
Universidade do Minho Departamento de Ciências Sociais da Educação, Portugal
2023/04/17 Educação Ambiental para o Desenvolvimento sustentável em contextos de educação formal: o papel de crianças e jovens na promoção da cidadania ambiental [Environmental Education for Sustainable Development in formal education contexts: the role of children and young people in promoting environmental citizenship]
Vogal
Maria Clementina Rodrigues Rios (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2023/03/07 A Regulação pelo Conhecimento na Avaliação Externa de Escolas [Regulation by Knowledge in External Evaluation of Schools]
Arguente principal
Maria Dulce Campos Nisa Pereira (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2023 Educação e formação de adultos no contexto de um novo paradigma de habitação em Angola: a centralidade de Quibaúla [Adult education and training in the context of a new housing paradigm in Angola: the centrality of Quibaúla]
Vogal
Ana Marjorie Pérez Rodriguez (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2022/07/04 Cartografia educacional do Concelho de Monforte (2008-2018) [Educational cartography of the Municipality of Monforte (2008-2018)]
Arguente principal
Lígia Maria Guerreiro Mirão (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
2022/06/23 Espaços e atores intermediários na regulação da educação: A ação dos peritos no âmbito das comissões e grupos de trabalho de iniciativa ministerial (2005-2015) [Intermediary spaces and actors in the regulation of education: The work of experts in ministerial commissions and working groups (2005-2015)]
Arguente
Carla Alexandra Benito Menitra (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2021/09/07 Mediações nas transições paradigmáticas: o hábito, o conflito e o reconhecimento [Mediations in paradigmatic transitions: habit, conflict and recognition]
Vogal
Carlos Humberto Fortes Antunes (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2021/07/29 A transformação das práticas profissionais docentes tendo como referência a metodologia TELESSALAtm: um estudo de caso de professores que trabalharam no Programa Autonomia entre 2009 e 2015 [The transformation of professional teaching practices using the TELESSALAtm methodology as a reference: a case study of teachers who worked in the Autonomy Program between 2009 and 2015]
Vogal
Ana Teresa Pollo Mendonça (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2020/07/30 A participação de jovens com origem migrante: o papel multifacetado de associações de imigrantes em Portugal [The participation of young people with a migrant background: the multifaceted role of immigrant associations in Portugal]
Vogal
Carolina Isabel Pereira Valente Jardim (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2020/06/26 Cursos de aprendizagem e equidade no campo educativo: um estudo sobre representações, reconhecimento e imagem social do ensino profissionalizante de jovens em Portugal [Apprenticeships and equity in education: a study on representations, recognition and social image of vocational education for young people in Portugal]
Vogal
Alexandra Ermelinda Alves de Oliveira Doroftei (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2019 Formação de professores em Angola: Conceções e práticas em contextos de cooperação para o desenvolvimento [Teacher training in Angola: Concepts and practices in contexts of cooperation for development]
Arguente
Sara Isabel Poças Fernandes da Silva (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2019 Efeitos discursivos docentes sobre a extensão universitária: concepções, tensões e possibilidade [Teaching discursive effects on university extension: conceptions, tensions and possibility]
Arguente
Valdice Barbosa de Queiroz (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2019 Fórum da educação de jovens e adultos de Pernambuco: sua contribuição para influenciar nas políticas para a EJA no Estado [Pernambuco’s youth and adult education forum: its contribution to influencing EJA policies in the State]
Arguente
Mirian Patrícia Burgos (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2019 Navegando no Mar sem Fim da Aprendizagem na Terceira Idade: uma investigação acerca do uso das TIC e da inovação pedagógica [Navigating the Endless Sea of Learning in the Elderly: an investigation about the use of ICT and pedagogical innovation]
Arguente
Moacir de Souza Júnior (Doutoramento)
Universidade da Madeira, Portugal
2019 Educação de Jovens e Adultos e o Desenvolvimento Local no Contexto de Comunidades Quilombolas do Norte do Estado do Espírito Santo - Brasil [Youth and Adult Education and Local Development in the Context of Quilombola Communities in the Northern State of Espírito Santo - Brazil]
Arguente
Luciane Serrate Pacheco Bacheti (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2018 E do gesto se faz mundo. Aprender/ensinar Filosofia em LGP [The sign becomes world. Learning/teaching Philosophy in LGP]
Arguente
Maria de Fátima Costa de Sá Correia de Sousa (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2018 Representações Sociais dos Professores do Campo sobre o Processo de Formação Inicial e seus Efeitos na Prática Docente na EJA: um estudo na Amazônia Paraense [Social Representations of Rural Teachers on the Initial Training Process and its Effects on Teaching Practice at EJA: a study in the Pará Amazon]
Arguente
Alessandra Sampaio Cunha (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2017 Peritos, conhecimento e Regulação da Educação: Estudo da ação dos peritos externos no Programa “Territórios Educativos de Intervenção Prioritária entre 2006-2012” [Experts, knowledge and Regulation of Education: Study of the action of external experts in the Program “Educational Territories for Priority Intervention between 2006-2012”]
Arguente
Ana Cristina Batalha Bernardo Gama (Doutoramento)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2017 Stand Up…Quality! Fazeres e Dizeres na Avaliação da Escola [Stand Up… Quality! Doings and Sayings in School Evaluation]
Arguente
Hélène Huguette Gonçalves (Doutoramento)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2015 Construções da auto-avaliação de escolas: discursos e sentidos [Constructions of schools’ self-evaluation: speeches and senses]
Arguente
Anabela de Barros Pinto Sousa (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2014/06/17 Entre a conceção e a utilização de instrumentos de formação: a análise da atividade dos formadores na construção de uma zona funcional de ação [Between the design and use of training instruments: the analysis of the activity of trainers in the construction of a functional zone of action]
Arguente principal
Joana Filipa Gonçalves Fernandes (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2014/05/20 Diplomados e mercado de trabalho. Estudo de uma instituição do ensino superior politécnico [Graduates and labor market. Study of an institution of polytechnic higher education]
Arguente
Maria Luísa Parente Pinheiro de Almeida (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2014 Experiência e lógicas de acção e serviço social [Experience and logic of action and social service]
Arguente
Paula Manuela Rodrigues de Sousa (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2014 Trabalho, Educação e Currículo do Ensino Médio: Um estudo a partir das perspectivas de professores e alunos numa escola na Amazônia [Work, Education and High School Curriculum: A study from the perspectives of teachers and students at a school in the Amazon]
Arguente
José da Silva Macedo (Doutoramento)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2014 “(E)feitos das políticas de territorialização em educação: lógicas, processos e acções de inclusão social e educativas em escolas de intervenção prioritária [Effects of territorialization policies on education: social inclusion and educational logics, processes and actions in priority intervention schools]
Arguente
Deolinda Amélia Cordeiro Araújo (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2014 A (des)centralização da educação. Paradigma do município regulador, cujo analisador é o programa das atividades de enriquecimento curricular [The (un)centralization of education. Paradigm of the regulatory municipality, whose analyzer is the program of curriculum enrichment activities]
Arguente
Carla Manuel Machado Gomes (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2014 A construção pedagógica de sujeitos em processos formativos: uma experiência com educadores e educadoras sociais no nordeste brasileiro [The pedagogical construction of subjects in formative processes: an experience with social educators in the Brazilian Northeast]
Arguente
Álvaro Luiz Pantoja Leite (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2013 Sobre a Escola Básica e Secundária para a Educação do Futuro [About the Basic and Secondary School for the Education of the Future]
Arguente
Rogério Afonso Ferreira Monteiro (Doutoramento)
Universidade da Beira Interior Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2012 A mediação sócio-educativa na construção da cidade educadora o projecto “Massarelos, freguesia educadora” [Socio-educational mediation in the construction of the educating city the project “Massarelos, educating parish”]
Arguente
Joana Catarina Dias Lúcio (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2012 Lieben undarbeiten: vinculação e significados atribuídos ao trabalho por jovens adultos do ensino superior [Lieben undarbeiten: attachment and meanings attributed to work by young adults in higher education]
Arguente
Ana Cristina de Magalhães Mendes Pina Martins (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2023 - 2023 European Educational Research Summer School (EERSS) FPCEUP
2022 - 2022 VII ENJIE - Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação FPCEUP
2021 - 2021 5º congresso da Sociedade Internacional de Ergologia - Trabalho, património e desenvolvimento, FPCEUP
2019 - 2019 II Seminário Internacional EXPRESSA: Re-imaginar a comunicação científica em educação FPCEUP
2019 - 2019 II Seminário Internacional JEDI (Jovens, Educação, Diversidade e Inovação): Border Crossing/Cruzar Fronteiras FPCEUP
2019 - 2019 Avaliação I Encontro Europeu de Alfabetização e Educação de Jovens e Pessoas Adultas/ Pré-abertura do VI ALFA e EJA – Encontro Internacional de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos/ IV Encontro Interinstitucional de Investigação em Educação UTAD
2017 - 2017 I Seminário Internacional EXPRESSA: Re-imaginar a Comunicação Científica em Educação, FPCEUP
2017 - 2017 I Seminário Internacional DESUP, Ensino Superior: desafios e futuros FPCEUP

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2021 - Atual Reviewer - European Journal for Research on the Education and Learning of Adults
2020 - Atual Member of the Editorial Board of Educação, Sociedade & Culturas CIIE
2019 - Atual Reviewer - Seminar.net
2017 - Atual Reviewer - Sensos
2011 - Atual Member of the International Scientific Committee of Labor(e)al Centro de Psicologia da Universidade do Porto
2010 - Atual Reviewer - Investigar em Educação
2008 - Atual Reviewer - Educação, Sociedade&Culturas
2008 - Atual Reviewer - Revista Portuguesa de Educação
2005 - 2010 Reviewer - Labor(e)al Centro de Psicologia da Universidade do Porto
2005 - 2010 Member of the Editorial Committee of Labor(e)al Centro de Psicologia da Universidade do Porto (CPUP)

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2010 - Atual Consultor do Centro de Formação de Professores do Instituto das Comunidades Educativas (CPDF), realizando relatórios e pareceres sobre o desenvolvimento de ações de formação e sobre o trabalho desenvolvido pelos formandos, tendo em vista a definição da sua creditação [Consultant at the Teacher Training Center of the Instituto das Comunidade Educativas (CPDF), producing reports and opinions on the development of training actions and on the work developed by the trainees, to defining their accreditation]

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2023 - Atual Rede de promoção da Cidadania e do Desenvolvimento Local ANIMAR - Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local [Network for the Promotion of Citizenship and Local Development ANIMAR - Portuguese Association for Local Development] Membro do Grupo de Trabalho “Desenvolvimento Local e Ensino Superior”
2010 - Atual APCEP – Associação de Promoção da Cultura e Educação Permanente [Association for the Promotion of Culture and Permanent Education] Member
2010 - Atual SPCE - Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação [Portuguese Society of Educational Sciences ] Member
2005 - Atual Universidade Popular do Porto [Popular University of Porto] Member
1997 - Atual Instituto das Comunidades Educativas (ICE), Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (ONGD) [Institute of Educational Communities (ICE), Non-Governmental Organization for Development (NGDO)] Member

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2023 - 2023 Member of the jury for the call for two research grants within the scope of FPCEUP's work psychology consultancy service Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2023 - 2023 Member of the jury for the call for one research grant within the scope of FPCEUP's work psychology consultancy service Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2019 - 2020 Member of the jury for the call for research fellows for the Project “Educating for Global Citizenship – Contributions to the curricular area of ¿¿Citizenship and Development in Schools”, funded by the Organization of Ibero-American States (OEI) (SERV0079). Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2018 - 2020 Member of the jury for the call for research fellows for the Project “Education for Development in Higher Education - Education for Development in public Higher Education in Portugal: mapping of representations and analysis of experiences”, financed by Camões - Institute of Cooperation and Language (Camões I.C.L. 2018/2019) Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2017 - 2019 Member of the jury for the call for research fellows for the Project REGAP - Reducing the Educational Gap for migrants and refugees in EU countries with highly relevant e-learning resources offering strong social belonging”, financed byEuropean Commission under the Erasmus+ Programme. Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2016 - 2017 Member of the jury for the call for research fellows for the Project ADVENUS - Developing on-line training resources for adult refugees, financed byEuropean Commission under the Erasmus+ Programme. Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2014 - 2016 Member of the jury for the call for research fellows for the Project Project “LIBE – Supporting Lifelong Education with Inquiry Based Education” funded by the European Commission within the scope of the European LLP Program. Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal

Revisão ad hoc de artigos em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2021 - 2021 European Journal for Research on the Education and Learning of Adults