???global.info.a_carregar???
Lina Maria Amador Brunheira Assunção. Concluiu o(a) Doutoramento em Doutoramento em Educação - Didática da Matemática em 2019/12/17 pelo(a) Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Doutoramento em Educação em 2019/03/21 pelo(a) Universidade de Lisboa Instituto da Educação e Doutoramento em Doutoramento em Educação - Didática da Matemática em 2019/12/17 pelo(a) Universidade de Lisboa Instituto da Educação. Publicou 14 artigos em revistas especializadas. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Conhecimento matemático; Geometria; Formação inicial de professores; Formação inicial de educadores; Formação inicial; Preservice teacher education; Matemática; Mathematics; Raciocínio; Justificação; Generalização; Formação Inicial; Curriculum; Mathematical investigations; Learning; Tasks; Teacher education; Prospective teachers; Geometry; Geometric reasoning; Exploratory approach; Reasoning; Justification; Initial teacher education; Pre-service teacher; Raciocínio matemático; Generalization; Programa de Matemática; Ensino básico; Quadrilaterals; Definitions; Raciocínio geométrico; raciocínio espacial; estruturação; processos matemáticos; formação inicial de professores; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação; Prática profissional; Professional practice; Investigações matemáticas; Currículo de matemática; Mathematics curriculum; Poliedros; Polyhedra; Classification; Prospective teacher education; Prisms; .
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Lina Maria Amador Brunheira Assunção

Nomes de citação

  • Brunheira, Lina

Identificadores de autor

Ciência ID
6711-F603-EFEB
ORCID iD
0000-0002-5027-1867

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Formação
Grau Classificação
2019/12/17
Concluído
Doutoramento em Educação - Didática da Matemática (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal

Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
"O desenvolvimento do raciocínio geométrico na formação inicial de professores dos primeiros anos" (TESE/DISSERTAÇÃO)
AProvado com distinção e louvor
2019/03/21
Concluído
Educação (Doutoramento)
Especialização em Especialidade: Didáctica da Matemática
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
"O desenvolvimento do raciocínio geométrico na formação inicial dos professores dos primeiros anos." (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado com distinção e louvor
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2013/09/01 - 2020/08/31 Professor Visitante (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2005/09/01 - 2006/08/31 Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
1997/09/01 - 2003/08/31 Assistente Convidado (Docente Universitário) Fundação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Portugal

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2006/09/01 - 2012/08/31 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Escola Secundária de Amora, Portugal
Escola Secundária de Amora, Portugal
2003/09/01 - 2005/08/31 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Escola Secundária de Amora, Portugal
1994/09/01 - 1997/08/31 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Escola Secundária Eça de Queiroz, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2018 - Atual Projeto Reason
PTDC/CED-EDG/28022/2017
Investigador
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2019 - 2022/02/28 Raciocínio Matemático e Formação de Professores
PTDC/CED-EDG/28022/2017
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal

Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal

Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Brunheira, Lina; Ponte, João Pedro da. "Justifying geometrical generalizations in elementary school preservice teacher Education". 2019.
  2. Brunheira, Lina; Ponte, João Pedro da. "Prospective teachers’ development of geometric reasoning through an exploratory approach". 2015.
  3. Ponte, João Pedro da; Ferreira, Catarina; Brunheira, Lina; Oliveira, Hélia; Varandas, José Manuel. "Investigating mathematical investigations". 1998.
Artigo em revista
  1. Margarida Rodrigues; Lina Brunheira; Lurdes Serrazina. "A framework for prospective primary teachers’ knowledge of mathematical reasoning processes". International Journal of Educational Research (2021): https://doi.org/10.1016/j.ijer.2021.101750.
    10.1016/j.ijer.2021.101750
  2. Brunheira, Lina. "Raciocínio espacial e pensamento algébrico: o estabelecimento de conexões na formação inicial de professores". Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional v. 10 (2020): n. 2 (2020)-n. 2 (2020). https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/208.
    10.25757/INVEP.V10I2.208
  3. Brunheira, Lina; Ponte, João Pedro da; Lina Brunheira; João Pedro da Ponte; Brunheira,Lina; Ponte,João Pedro da. "Justificando Generalizações Geométricas na Formação Inicial de Professores dos Primeiros Anos". Bolema: Boletim de Educação Matemática 33 63 (2019): 88-108. http://hdl.handle.net/10451/40710.
    10.1590/1980-4415v33n63a05
  4. Brunheira, Lina; Ponte, João Pedro da; Lina Brunheira; João Pedro da Ponte. "From the classification of quadrilaterals to the classification of prisms: An experiment with prospective teachers". The Journal of Mathematical Behavior (2019): http://hdl.handle.net/10451/40738.
    10.1016/j.jmathb.2018.06.004
  5. Brunheira, Lina; Ponte, João Pedro da. "Desenvolvendo o raciocínio espacial na formação inicial de professores dos primeiros anos". (2018): http://hdl.handle.net/10451/36563.
    10.20396/zet.v26i3.8652882
  6. Assunção, Lina; Brunheira, Lina; Ponte, João Pedro da. "Prospective teachers work on defining quadrilaterals through an exploratory approach". Didactica Mathematicae (2016): http://hdl.handle.net/10451/28781.
    10.14708/dm.v38i0.1926
  7. Assunção, Lina. "A Lua aqui tão perto… e o George Clooney também!". Educação e Matemática (2014):
  8. Menezes, Luís; Serrazina, Maria De Lurdes; Fonseca, Lina; Ribeiro, António; Rodrigues, Margarida; Vale, Isabel; Barbosa, Ana; et al. "Conhecimento de geometria de estudantes da licenciatura em Educação Básica". (2014): http://hdl.handle.net/10400.21/3528.
  9. Veloso, Graciosa; Brunheira, Lina; Rodrigues, Margarida. "A proposta de programa de matemática para o Ensino Básico: um recuo de décadas". (2013): http://hdl.handle.net/10400.21/2975.
  10. Ponte, João Pedro da; Brunheira, Lina. "Analysing practice in preservice mathematics teacher education". (2001): http://hdl.handle.net/10451/3995.
  11. Porfírio, Joana; Brunheira, Lina. "Gestão flexível do currículo: uma reportagem na Escola Básica 2, 3 de Santa Clara". (1999): http://hdl.handle.net/10400.26/5701.
  12. Ponte, João Pedro da; Oliveira, Hélia; Brunheira, Lina; Varandas, José Manuel; Ferreira, Catarina. "O trabalho do professor numa aula de investigação matemática". (1998): http://hdl.handle.net/10451/3042.
Tese / Dissertação
  1. Brunheira, Lina. "O desenvolvimento do raciocínio geométrico na formação inicial dos professores dos primeiros anos". Doutoramento, 2019. http://hdl.handle.net/10451/38922.