???global.info.a_carregar???
Luís Filipe Tomás Barbeiro. Completed the Título de Agregado in Literacias e Ensino do Português in 2012/06/18 by Universidade do Minho, Doutoramento in Educação - Metodologia do Ensino do Português in 1995 by Universidade do Minho, Mestrado in Linguística Portuguesa Descritiva in 1986/07/16 by Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Licenciatura in Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses e Franceses in 1982/07/16 by Universidade de Lisboa Faculdade de Letras and Master in Logopedia in 2003 by Institut Superior d'Estudis Psicològics / Universidad de Vic. Full professor in Instituto Politécnico de Leiria and he was President of the Scientific-Technical Council in Instituto Politécnico de Leiria - Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, for several term. Published 42 articles in journals. Has 28 section(s) of books and 16 book(s). Supervised 1 PhD thesis(es) e co-supervised 2. Supervised 17 MSc dissertation(s) e co-supervised 4. Participates and/or participated as Other in 1 project(s), Principal investigator in 5 project(s) and Researcher in 8 project(s). In his professional activities interacted with 66 collaborator(s) co-authorship of scientific papers. In his curriculum Ciência Vitae the most frequent terms in the context of scientific, technological and artistic-cultural output are: Escrita; Reformulação; Processo de escrita; Operações; Escolha; .
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Luís Filipe Tomás Barbeiro
Género
Masculino

Nomes de citação

  • Barbeiro, L.
  • Barbeiro, L. F.
  • Barbeiro, Luís
  • Barbeiro, Luís Filipe

Identificadores de autor

Ciência ID
6616-A3B7-75C9
ORCID iD
0000-0001-5798-2904
Scopus Author Id
10241634900

Endereços de correio eletrónico

  • luis.barbeiro@ipleiria.pt (Profissional)
Formação
Grau Classificação
2012/06/18
Concluído
Literacias e Ensino do Português (Título de Agregado)
Universidade do Minho, Portugal
"Relatório 'Didática da Língua Portuguesa para a Educação Básica'; Lição 'Escrita colaborativa como instrumento de aprendizagem'" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado por unanimidade
2003
Concluído
Logopedia (Master)
Institut Superior d’Estudis Psicològics) / Universidad de Vic, Espanha
"Competência Ortográfica: Princípios, dificuldades e problemas" (TESE/DISSERTAÇÃO)
10
1995
Concluído
Educação - Metodologia do Ensino do Português (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
"Consciência metalinguística e expressão escrita" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado com Distinção e Louvor
1986/07/16
Concluído
Linguística Portuguesa Descritiva (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
"Estrutura silábica do Português" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
1982/07/16
Concluído
Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses e Franceses (Licenciatura)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
16
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2013/04/20 - Atual Professor Coordenador Principal (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
1996/02/26 - 2013/04/19 Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
1986/11/19 - 1996/02/25 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
1985/01/02 - 1986/11/18 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Leiria, Portugal

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1984/10/01 - 1985/01/01 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Ministério da Educação, Portugal
1981/10/01 - 1984/09/30 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Centro de Estudos de Fátima, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2017/03/14 - 2023/03/29 Presidente do Conselho Técnico-Científico Instituto Politécnico de Leiria - Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
Instituto Politécnico de Leiria - Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2017/03/09 - 2019/03/14 Presidente do Conselho Técnico-Científico Instituto Politécnico de Leiria - Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
Instituto Politécnico de Leiria - Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2009/05/14 - 2013/05/16 Director de Unidade Orgânica Instituto Politécnico de Leiria - Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
Instituto Politécnico de Leiria - Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2007 - 2009 Presidente do Conselho Pedagógico Instituto Politécnico de Leiria - Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
Instituto Politécnico de Leiria - Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2003 - 2005 Presidente do Conselho Científico Instituto Politécnico de Leiria - Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
Instituto Politécnico de Leiria - Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
1995 - 1997 Presidente do Conselho Científico Instituto Politécnico de Leiria - Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
1989 - 1990 Presidente do Conselho Científico Instituto Politécnico de Leiria - Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2021/11/12 - Atual REESCRITAS: O que escrevo (como aprendente de PLE), como reescreves?
Projeto_11_2021
Investigador responsável
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
Instituto Politécnico de Leiria
2016 - Atual CHorpusPT
GAES 2016 - 2017
Investigador responsável
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
Macao Polytechnic University

GAES - Gabinete de Apoio ao Ensino Superior RAEM
Em curso
2012 - 2014 Lectores Ibéricos - Clubes de lectura (Lectibe)
2012-1-ES1-COM13-538932
Investigador
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
European Union
Concluído
2011 - 2013 Teacher Learning for European Literacy Education (TeL4ELE)
EACEA-518080 / 518080-LLP-1-2011-1-SE-COMENIUS-CMP
Investigador
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
European Union
Concluído
2010 - 2013 PROTEXTOS - Ensino da produção de textos no Ensino Básico / / PROTEXTS - Teaching of texts production in Compulsory Education
PTDC/CPE-CED/101009/2008
Investigador
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2010 - 2012 ELiCa: University and School for a European Literary Canon
EU: 507447-CU-1-2010-1-IT-CULTURE-VOL121 — Agr. N. 2010 – 0782/001-001CU7COOP7
Investigador
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
European Union
Concluído
2006 - 2008 Euro-Mania – Méthode d´apprentissage disciplinaire en intercompréhension des langues romanes à l´école élémentaire
223474-CP-1-2005-1-FR-LINGUA-L2
Investigador
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
European Union
2004 - 2008 Diversidade Linguística na Escola Portuguesa / Linguistic Diversity in Portuguese Schools
Diversidade Linguística
Outra
Instituto de Linguística Teórica e Computacional, Portugal
Fundação Calouste Gulbenkian
Concluído
2004 - 2007 Escrita: Construção e Expressão do Conhecimento / Writing: Knowledge Acquisition and Construction
POCTI/CED/60155/2004
Investigador
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
1999 - 2003 Ensinar a Escrever: Teoria e Prática / Teaching Writing: Theory and Practice
Ensinar a Escrever: Teoria e Prática
Investigador
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2001 - 2002 Interprojecto: Transversalidade da escrita / Interproject: Transversality of Writing
Interprojeto
Investigador responsável
Instituto de Inovação Educacional
Concluído
1999 - 2000 Funcionamento da Língua: descoberta, integração, jogo e criatividade
Funcionamento da Língua
Investigador responsável
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
Instituto de Inovação Educacional
1989 - 1994 Desenvolvimento da Expressão Escrita: Processo de Escrita e Relacionamento com a Expressão Escrita no Ensino-Aprendizagem da Língua Portuguesa
Desenvolvimento da Expressão Escrita
Investigador responsável
Fundação Calouste Gulbenkian
Concluído
1986 - 1991 Reinserção dos filhos de ex-emigrantes no sistema educativo português
Reinserção dos filhos e ex-emigrantes
Investigador
United Nations Educational Scientific and Cultural Organization
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Barbeiro, L.; Barbeiro, C.. Autor correspondente: Barbeiro, L.. "As escolhas na reescrita conjunta: orientação e apreciação pelo professor das propostas dos alunos". Trabalho apresentado em ENDA 3 - Complexidade Teórica e Diversidade Didática, Lisboa, 2023.
  2. Barbeiro, L.; Barbeiro, C.. Autor correspondente: Barbeiro, L.. "Estratégia de Reescrita Individual: Apropriação e alargamento de recursos para desenvolver a escrita". Trabalho apresentado em 4.as Jornadas Internacionais de Leitura, Escrita e Sucesso Escolar, Porto, 2023.
  3. Barbeiro, L.; Barbeiro, C.. Autor correspondente: Barbeiro, L.. "Rewriting with students: metalinguistic reference and reflection interwoven with choices". Trabalho apresentado em 5th Eduling Biannual Meeting Grammar teaching and learning: challenges and opportunities, Barcelona, 2023.
  4. Barbeiro, L.; Barbeiro, C.. Autor correspondente: Barbeiro, L.. "Individual Rewriting: Language Appropriation intertwined with creativity". Trabalho apresentado em 32nd European Systemic Functional Linguistics Conference (ESFLC2023), Vigo, 2023.
  5. Barbeiro, L. F.. "O desafio da correção: Grau de consecução ao escrever novamente o texto". Trabalho apresentado em LUSOCONF2022 IV Encontro Internacional de Língua Portuguesa e Relações Lusófonas, 2022.
    Publicado
  6. Barbeiro, L.; Barbeiro, C.. Autor correspondente: Barbeiro, L.. "Teachers' appraisal of students' proposals during joint rewriting". Trabalho apresentado em 13th ARLE Conference - Transformation in L1 education: Current Challenges and Future Possibilities, Nicosia, 2022.
  7. Barbeiro, L. F.. "Os títulos como vetores discursivos de uma comunidade de formação". Trabalho apresentado em XI IPCE - Investigação, Práticas e Contextos em Educação, Leiria, 2022.
    Publicado
  8. Barbeiro, L. F.. "REESCRITAS: O que escrevo (como aprendente de PLE) como reescreves?". Trabalho apresentado em TEACHERS TALK INNOVATION, 2022.
  9. Barbeiro, L. F.. Autor correspondente: Barbeiro, L. F.. "Desenvolvimento da escrita em PLNM: Revisão corretiva e escolhas de reescrita". Trabalho apresentado em IX Simpósio Internacional de Ensino da Língua Portuguesa, 2021.
  10. Barbeiro, L. F.. "O Ensino da Língua Portuguesa Face aos Desafios do Século XXI: Dez Projeções - desafios". Trabalho apresentado em IX Simpósio Internacional de Ensino da Língua Portuguesa, 2021.
  11. Barbeiro, L. F.; Barbeiro, Célia. Autor correspondente: Barbeiro, L. F.. "A dimensão metalinguística na reescrita conjunta". Trabalho apresentado em 2.º Encontro Nacional sobre Discurso Académico, Centro de Estudos de Linguística Geral e Aplicada da Universidade de Coimbra (CELGA-ILTEC) / Centro de Linguística da Universidade do Porto (CLUP), online, 2021.
    Publicado
  12. Barbeiro, L. F.; Carvalho, J. A. B.; Barbeiro, Célia. Autor correspondente: Barbeiro, L. F.. "Higher education institutions as academic writing communities: A study based on the analysis of master dissertation titles.". Trabalho apresentado em 11th Conference of the European Association for the Teaching of Academic Writing, online, 2021.
    Publicado
  13. Barbeiro, L. F.. "Estratégia de reescrita focada: Da correção à transformação do conhecimento na aprendizagem de Português Língua Estrangeira (PLE)". Trabalho apresentado em I Congresso De Português como Língua Estrangeira na Columbia University, 2021.
    Publicado
  14. Barbeiro, C.; Barbeiro, L.. Autor correspondente: Barbeiro, L.. "A presença do Inglês nos textos de aprendentes chineses de Português Língua Estrangeira". Trabalho apresentado em 2.º Fórum Internacional da Língua Portuguesa - 500 Anos da Circum-Navegação do Mundo: Novas Contribuições em Investigação e Ensino, Madrid, 2019.
  15. Barbeiro, L.; Barbeiro, C.. Autor correspondente: Barbeiro, L.. "Reescrita: as estratégias de paráfrase e retextualização". Trabalho apresentado em II Encontro Internacional de Língua Portuguesa e Relações Lusófonas, Bragança, 2019.
  16. Barbeiro, L. F.; Caels, Fausto; Quaresma, Ângela. "Aprendizagens Essenciais de Português: Mapeamento de géneros textuais e competências associadas". Trabalho apresentado em LUSOCONF2019. II Encontro Internacional de Língua Portuguesa e Relações Lusófonas, 2019.
    Publicado
  17. Barbosa, Ana Vieira; Cláudia João; Barbeiro, Luís; Alexandre, Marta Filipe; Patrícia Barros. "Vou falar Português com quem?". Trabalho apresentado em Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa, Braga, 2018.
    Publicado
  18. Alexandre, Marta Filipe; Barbeiro, Luís Filipe. "O teste diagnóstico de proficiência linguística como instrumento de trabalho do docente de PLE". Trabalho apresentado em Ensino da Língua Portuguesa - Dimensões, contextos, pedagogias e práticas. Atas do VII SIELP - Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa, Braga, 2018.
    Publicado
  19. Alexandre, Marta Filipe; Barbeiro, Luís Filipe. "Vou falar português com quem? Reflexão sobre projeto TANDEM entre estudantes chineses e estudantes portugueses". Trabalho apresentado em VII SIELP - Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa, Braga, 2018.
    Publicado
  20. Coelho, Diana; Barbeiro, Luís. "Dificuldades iniciais na aprendizagem da leitura/escrita e matemática.". Trabalho apresentado em IV Conferência Internacional para a Inclusão, 2017.
    Publicado
  21. Barbeiro, Luís. "Comunicação por correio eletrónico e aprendizagem da língua: Contextos e interação com estudantes chineses". Trabalho apresentado em X Conferência Internacional de TIC na Educação - Challenges 2017, 2017.
    Publicado
  22. Barbeiro, Luís. "Diversidade linguística e encontro das línguas". Trabalho apresentado em VI Conferência Internacional — Investigação, Práticas e Contextos em Educação, 2017.
    Publicado
  23. Coelho, Diana; Barbeiro, Luís Filipe. "Dificuldades iniciais na aprendizagem da leitura/escrita e matemática: a eficácia de adoção de estratégias específicas para atenuação aos primeiros sinais". Trabalho apresentado em IV Conferência Internacional para a Inclusão 2016 ¿ Livro de Resumos, Leiria, 2016.
    Publicado
  24. Barbeiro, Luís. "The Text under Construction: The Decisions and Arguments of Writers as the Text’s First Readers in a Collaborative Writing Task". Trabalho apresentado em INTED2016 - International Technology, Education and Development Conference, 2016.
    10.21125/inted.2016.0468
  25. Barbeiro, Luís; Prino, Cláudia. "Estratégias Genológicas: Participação e Inclusão de Crianças com Perturbações da Comunicação". Trabalho apresentado em V Conferência Internacional — Investigação, Práticas e Contextos em Educação, 2016.
    Publicado
  26. Fernandes, Tatiana; Barbeiro, Luís. "Pedagogia Genológica: Intervenção com Crianças com Necessidades Educativas Especiais". Trabalho apresentado em V Conferência Internacional — Investigação, Práticas e Contextos em Educação, 2016.
    Publicado
  27. Barbeiro, Luís; Alexandre, Marta; Santos, Inês. "E-Mail as a Communication and Learning Tool: E-Mail Messages from Chinese Students Studying in Portugal to Their Teachers". Trabalho apresentado em 8th International Conference on Education and New Learning Technologies, Barcelona, 2016.
    Publicado • 10.21125/edulearn.2016.2093
  28. Barbeiro, Luís. "Paráfrase e reescrita no percurso para a autonomia: Que patamar de proximidade textual?". Trabalho apresentado em V SIELP - Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa // V FIAL - Fórum Ibero-Americano de Literacias, Braga, 2016.
  29. Barbeiro, Célia; Barbeiro, Luís. "Reescrita conjunta: Entre as propostas dos alunos e a orientação do professor". Trabalho apresentado em V SIELP - Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa // V FIAL - Fórum Ibero-Americano de Literacias, 2016.
    Publicado
  30. Barbeiro, Luís. "Página Interativa de um Projeto de Leitura e Discurso de Dinamização". Trabalho apresentado em IX Conferência Internacional de TIC na Educação – Challenges 2015, Braga, 2015.
    Publicado
  31. Barbeiro, Luís. "O Blogue as Práticas de Escrita". Trabalho apresentado em IX Conferência Internacional de TIC na Educação – Challenges 2015, Braga, 2015.
    Publicado
  32. Barbeiro, Luís. "Perspetivas e mudanças dos professores entre correntes pedagógicas". Trabalho apresentado em IV Conferência Internacional — Investigação, Práticas e Contextos em Educação, 2015.
    Publicado
  33. Barbeiro, Luís. "Rewriting and Appropriating Language". Trabalho apresentado em 8th International Conference of Education, Research and Innovation, 2015.
  34. Barbeiro, Luís; João, Cláudia; Barros, Patrícia. "Learning a Language Abroad: The Role of Institutional Projects to Promote Interaction between Chinese Students and Native Portuguese Students". Trabalho apresentado em 8th International Conference of Education, Research and Innovation, 2015.
    Publicado
  35. Barbeiro, Luís; Gamboa, Maria José. "Clubes de leitura: potencialidades e desafios para a construção de leitores". Trabalho apresentado em III Conferência Internacional — Investigação, Práticas e Contextos em Educação, 2014.
    Publicado
  36. Sequeira, Ana Rita Fernandes Tavares; Barbeiro, Luís. "As conceções de poesia e de poeta de alunos do 3.º ano de escolaridade". Trabalho apresentado em III Conferência Internacional — Investigação, Práticas e Contextos em Educação, 2014.
  37. Barbeiro, Luís. "Consciousness and writing – the relationship between L1 and FL: Chinese students' perspective on writing in Portuguese.". Trabalho apresentado em ICERI2014, Sevilla, 2014.
  38. Barbeiro, Luís. "Reflecting on the composing process: does the reader’s perspective consciously emerge?". Trabalho apresentado em ICERI2014, 2014.
  39. Barbeiro, Luís; Maria José Gamboa. "Potencialidades e Desafios da Pedagogia Genológica no Início da Construção De Ser Professor". Trabalho apresentado em Atas do XII do SPCE. Vila Real: Univerisdade de Trás -os- Montes e Alto Douro, 2014.
    Publicado
  40. Barbeiro, Luís; Gamboa, Maria José; Nobre, Cristina; Nunes, Susana. "Cartografia do Amor". Trabalho apresentado em La letteratura e la formazione degli europei - Convegno internazionale, 2012.
    Publicado
  41. Barbeiro, Luís; Nobre, Cristina; Gamboa, Maria José; Nunes, Susana. "Eixos que se Cruzam: Resultados dos Questionários dos Estudantes Portugueses". Trabalho apresentado em La letteratura e la formazione degli europei ? Convegno internazionale, 2012.
  42. Barbeiro, Luís. "Perspetivar a relação com a escrita dos futuros professores". Trabalho apresentado em El aula como ámbito de investigación sobre la enseñanza y aprendizage de la lengua. V Seminario, 2012.
    Publicado
  43. Barbeiro, Luís. "A Escrita sobre os Processos (de Escrita): Avaliação da Capacidade de Explicitação nos Candidatos M23". Trabalho apresentado em 2º Congresso Internacional sobre Avaliação em Educação, 2011.
    Publicado
  44. Barbeiro, Luís. "Writing and Weblogs: The Dimension of Interaction". Trabalho apresentado em INTED201 - International Technology, Education and Development Conference, 2011.
    Publicado
  45. Barbeiro, Luís. "Writing in a Foreign Language: Chinese Students’ Perspective on their Writing Process in Portuguese". Trabalho apresentado em Asian Conference on Language Learning, 2011.
  46. Barbeiro, Luís. "Attitude towards Writing in a Metawriting Task". Trabalho apresentado em International Conference on Educational and New Learning Technologies - Edulearn11, 2011.
    Publicado
  47. Ferreira, José; Barbeiro, Luís; Pereira, Luísa Álvares. "Blogue – suporte, estratégia, género textual?". Trabalho apresentado em I Encontro Internacional TIC e Educação – ticEDUCA2010, 2010.
    Publicado
  48. Barbeiro, Luís. "Writing in a Community: Teachers’ and Pupils’ Comments on an Interschool Weblog". Trabalho apresentado em International Conference on Educational and New Learning Technologies - Edulearn10, 2010.
    Publicado
  49. Barbeiro, Luís. "Círculo de Histórias... numa Comunidade de Aprendizagem". Trabalho apresentado em As TIC e a Construção de uma Comunidade de Aprendizagem, 2009.
  50. Barbeiro, Luís. "Ponto de Partida: O Domínio das TIC por Parte dos Professores". Trabalho apresentado em As TIC e a Construção de uma Comunidade de Aprendizagem, 2009.
    Publicado
  51. Barbeiro, Luís. "Escrita, Participação e Aprendizagem: O Caso do Blogue Interescolas". Trabalho apresentado em Actividades de Escrita e Aprendizagem, 2008.
  52. Barbeiro, L.; Barbeiro, Luís. "School web pages and writing: From product exhibition to knowledge construction". 2008.
    Publicado • 10.1007/978-1-84628-929-3_12
  53. Barbeiro, Luís. "Oficinas de Escrita: Trabalhar a Linguagem, Dizer a Linguagem". Trabalho apresentado em Oficinas de Escrita no Ensino de Línguas, 2007.
  54. Barbeiro, Luís. "Episódios Ortográficos na Escrita Colaborativa". Trabalho apresentado em XXII Encontro da Associação Portuguesa de Linguística, 2007.
  55. Barbeiro, Luís. "A Escrita no Trabalho de Projecto: Construção de Conhecimento e Eventos de Literacia". Trabalho apresentado em IX Simpósio Internacional de la Sociedad Española de Didáctica de la Lengua y la Literatura, Logroño, 2007.
    Publicado
  56. Barbeiro, Luís. "Autonomização dos E-portefólios nas EB1: Visibilidade e Consciencialização da Aprendizagem". Trabalho apresentado em I Encontro sobre e-Portefólio, 2006.
  57. Barbeiro, Luís. "Coesão e Fechamento Textual no Relato Escrito dos Alunos do Ensino Básico". Trabalho apresentado em XXI Encontro da Associação Portuguesa de Linguística, 2006.
    Publicado
  58. Barbeiro, Luís. "Relação com a Língua: Uma Relação Diferenciada". Trabalho apresentado em 6.º Encontro Nacional da Associação de Professores de Português, 2005.
    Publicado
  59. Barbeiro, Luís. "Actuação Linguística dos Formandos, Supervisão e Reflexão na Formação de Professores". Trabalho apresentado em XX Encontro da Associação Portuguesa de Linguística, 2005.
    Publicado
  60. Barbeiro, Luís. "Página da Escola e Escrita: Da Divulgação dos Produtos à Construção do Conhecimento". Trabalho apresentado em VII Simpósio Internacional de Informática Educativa, 2005.
    Publicado
  61. Barbeiro, Luís. "Entre Projectos e Produtos: Também Aprender a Língua". Trabalho apresentado em Encontro Regional da Associação Portuguesa de Linguística, 2004.
    Publicado
  62. Barbeiro, Luís. "O Processo de Escrita e Relação com a Linguagem". Trabalho apresentado em II Jornadas Científico-Pedagógicas de Português, 2002.
    Publicado
  63. Barbeiro, Luís. "A Dimensão Criativa da Expressão Escrita". Trabalho apresentado em Encontro de Reflexão sobre o Ensino da Escrita, 2001.
    Publicado
  64. Barbeiro, Luís. "Funcionamento da Língua - As Dimensões Activadas a partir dos Manuais Escolares". Trabalho apresentado em I Encontro Internacional sobre Manuais Escolares, 1999.
    Publicado
  65. Barbeiro, Luís. "Consciência Metalinguística: As componentes de Regulação, Fundamentação e Jogo no Processo de Escrita". Trabalho apresentado em Seminário Percursos de Aprendizagem e Práticas Educativas, 1996.
    Publicado
  66. Barbeiro, Luís. "A componente de Investigação em Língua Materna nas Escolas Superiores de Educação". Trabalho apresentado em II Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências de Educação, 1995.
    Publicado
  67. Barbeiro, Luís. "A Construção do Texto entre a Subjectividade e a Objectividade". Trabalho apresentado em X Encontro da Associação Portuguesa de Linguística, 1995.
    Publicado
  68. Barbeiro, Luís. "Explicar o Significado das Palavras: Que Competência Metalinguística nos Alunos Vindos do Estrangeiro?". Trabalho apresentado em A Acção Educativa: Análise Psico-Social, 1990.
    Publicado
  69. Delgado-Martins, Maria Raquel; Duarte, Inês; Miranda, António José; Barbeiro, Luís. "Para uma Caracterização do Saber Linguístico à Entrada no Ensino Superior". Trabalho apresentado em III Encontro da Associação Portuguesa de Linguístic, 1987.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Barbeiro, L. F.. "Reescrita: O potencial dos textos catalisadores para a aprendizagem de Português Língua Estrangeira.". Rotas a Oriente. Revista de estudos sino-portugueses 3 (2023):
    Aceite para publicação
  2. Jiaqi, L; Barbeiro, L. F.. Autor correspondente: Jiaqi, L. "O conhecimento (inter)cultural veiculado num manual didático chinês de PLE: conteúdos, modalidades e percurso". Rotas a Oriente. Revista de estudos sino-portugueses 3 (2023):
    Aceite para publicação
  3. Fausto Caels; Ângela Quaresma; Luís Barbeiro; Marta Filipe Alexandre. "Recursos textuais para a construção de conhecimento classificativo - as taxonomias em manuais escolares de Ciências Naturais". DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada 39 4 (2023): 1-27. https://doi.org/10.1590/1678-460x202339457469.
    Publicado • 10.1590/1678-460x202339457469
  4. Luís Barbeiro; José António Brandão Carvalho; Célia Barbeiro; Barbeiro, Luís; Carvalho, José A. Brandão; Barbeiro, Célia. Autor correspondente: Barbeiro, Luís. "Instituições de formação de professores como comunidades de escrita". Diacrítica 36 1 (2022): 238-259. http://dx.doi.org/10.21814/diacritica.785.
    Publicado • 10.21814/diacritica.785
  5. Luís Barbeiro. "Os processos na atividade de escrita: estudo com base na escrita colaborativa". Acta Scientiarum. Language and Culture (2022): https://doi.org/10.4025/actascilangcult.v44i1.57804.
    10.4025/actascilangcult.v44i1.57804
  6. Luís Filipe Barbeiro; Luísa Álvares Pereira; Eduardo Calil; Inês Cardoso. "Termos metalinguísticos e operações de natureza gramatical na escrita colaborativa dos alunos do ensino básico". Tejuelo. Didáctica de la Lengua y la Literatura. Educación 35 2 (2022): 45-76. https://doi.org/10.17398/1988-8430.35.2.45.
    10.17398/1988-8430.35.2.45
  7. Luís Filipe Barbeiro. "Reescrita focada: superação de incorreções por aprendentes chineses de PLE a partir de correção indireta". Rotas a Oriente. Revista de estudos sino-portugueses (2021): n.º 1 (2021)-n.º 1 (2021). https://proa.ua.pt/index.php/rotasaoriente/article/view/26214.
    10.34624/RO.V0I1.26214
  8. Paula Cristina Ferreira; Luís Filipe Barbeiro; Rui Alexandre Alves. "A escrita exige determinação ao aluno com dislexia?". Indagatio Didactica (2021): vol. 13 n.º 2 (2021)-vol. 13 n.º 2 (2021). https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/25091.
    10.34624/ID.V13I2.25091
  9. Barbeiro, Luís Filipe; Pereira, Luísa Álvares; Coimbra, Rosa Lídia; Calil, Eduardo. "Os títulos no processo de escrita de histórias por alunos do 2.º ano de escolaridade". Revista Portuguesa de Educação 33 2 (2020): 71-94. http://dx.doi.org/10.21814/rpe.18339.
    10.21814/rpe.18339
  10. Barbeiro, L. F.. Autor correspondente: Barbeiro, L. F.. "Domínio ortográfico e consciência metalinguística: Conceções e argumentos dos alunos do ensino básico revelados na escrita colaborativa.". Linguística - Revista de Estudos Linguísticos da Universidade do Porto Vol. esp. (2020): 357-371. https://ojs.letras.up.pt/index.php/EL/article/view/10111.
    Acesso aberto • Publicado
  11. Barbeiro, Luís. "Perspectiva meta: integração e colocação em foco das unidades linguísticas". Calidoscópio 18 3 (2020): 714-737. http://dx.doi.org/10.4013/cld.2020.183.12.
    10.4013/cld.2020.183.12
  12. Graça, L.; Cardoso. I.; Pereira, L. A.; Barbeiro, L. F.. "Desenvolvimento das competências de produção escrita na escola e na sociedade: algumas décadas de investigação e ensino". Indagatio Didactica 12 2 (2020): 1-11. https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/17430.
    Publicado
  13. Caels, F.; Barbeiro, L. F.; Gouveia, C. A. M.. "Géneros escolares segundo a Escola de Sydney: propósitos, estruturas e realizações textuais". Indagatio Didactica 12 2 (2020): 13-32. https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/17433.
    Publicado
  14. Barbeiro, C.; Barbeiro, L. F.. "Estratégias de interação na reescrita conjunta para o ensino-aprendizagem da escrita". Indagatio Didactica 12 2 (2020): 91-108. https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/17451.
    Publicado
  15. Luís Filipe Barbeiro. "Da leitura à reescrita: propostas e percursos da pedagogia baseada em gêneros". Educação e Pesquisa 46 (2020): https://doi.org/10.1590/s1678-4634202046218410.
    10.1590/s1678-4634202046218410
  16. Graça, Luciana; Cardoso, Inês; Pereira, Luísa Álvares; Barbeiro, Luís Filipe. "Editorial: Desenvolvimento das competências de produção escrita na escola e na sociedade: algumas décadas de investigação e ensino". (2020): http://hdl.handle.net/10773/31740.
    10.34624/id.v12i2.17430
  17. Barbeiro, Luís. "Escrita: tecer e esculpir o texto". Letras de Hoje 54 2 (2019): 221. http://dx.doi.org/10.15448/1984-7726.2019.2.32354.
    10.15448/1984-7726.2019.2.32354
  18. Barbeiro, Luís. "Sob a superfície do texto: As palavras apagadas no processo". Palavras - revista em linha 2 2 (2019): 71-80.
    Publicado
  19. Carvalho, José António Brandão; Barbeiro, Luís Filipe; Pereira, Luísa Álvares; Cardoso, Inês; Calil, Eduardo. "As vozes e perspetivas dos aprendentes no âmbito da investigação sobre a escrita". Revista Portuguesa de Educação 31 2 (2018): 132-152. http://dx.doi.org/10.21814/rpe.14278.
    10.21814/rpe.14278
  20. Barbeiro, Luís; Gamboa, M. J.. "Clubes de leitura: Construção e conquista de leitores". Revista de Investigação e Ciências Sociais 1 1 (2016): 37-53.
    Publicado
  21. Barbeiro, Luís. "Alargar o círculo da leitura por meio da escrita de comentários na página interativa". Exedra Temático (2016): 129-145.
    Publicado
  22. Barbeiro, Luís Filipe; Pereira, Luísa Álvares; Carvalho, José Brandão. "Writing at Portuguese Universities: Students’ Perceptions and Practices". Journal of Academic Writing 5 1 (2015): 74-85. http://dx.doi.org/10.18552/joaw.v5i1.169.
    10.18552/joaw.v5i1.169
  23. Barbeiro, Luís. "Reescrita: Domínio e alargamento dos recursos linguísticos". Exedra Temático (2015): 209-235.
    Publicado
  24. Solla, Luísa; Barbeiro, Luís. "Cooperação para o desenvolvimento e consolidação da língua portuguesa: O Projeto Escola+". Mediações 2 3 (2014): 4-21.
    Publicado
  25. Carvalho, José António Brandão; Barbeiro, Luís Filipe. "Reproduzir ou construir conhecimento? Funções da escrita no contexto escolar português". Revista Brasileira de Educação 18 54 (2013): 609-628. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-24782013000300006.
    10.1590/s1413-24782013000300006
  26. Barbeiro, Luís. "Parcours pour l’éducation linguistique plurilingue: Représentation et découverte des langues". Synergies - Portugal 1 (2013): 145-162.
    Publicado
  27. Carvalho, J.A.B.; Barbeiro, L.F.. "Knowledge reproduction vs. Knowledge construction? Uses of writing in Portuguese schools | Reproduzir ou construir conhecimento? Funções da escrita no contexto escolar português". Revista Brasileira de Educacao 18 54 (2013): http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84887812280&partnerID=MN8TOARS.
    10.1590/S1413-24782013000300006
  28. Barbeiro, L.; Nunes, S.; Nobre, C.; Gamboa, M.; Nobre, Cristina; Gamboa, Maria José; Nunes, Susana. "Eixos que se cruzam. Resultados dos questionários aos estudantes portugueses". Insegnare 1/2 (2012): 95-98.
    Publicado
  29. Barbeiro, Luís. "Escrever: Processo e Emoção nos Alunos do Ensino Básico". Revista Exedra – Português: Investigação e Ensino Temático (2012): 33-47.
    Publicado
  30. Gamboa, Maria José; Nobre, Cristina; Barbeiro, L. F.; Nunes, Susana; Gamboa, M.; Barbeiro, L.; Nobre, C.; Nunes, S.. "Cartografia do Amor. Uma leitura de Romeu e Julieta de William Shakespear". Nós e a Literatura (2012): 119-126.
  31. Barbeiro, Luís Filipe; João, Cláudia; Santos, Susana. "The pathways to higher education: lexical availability in adult candidate students and in young first-year students". International Journal of Lifelong Education 30 3 (2011): 309-329. http://dx.doi.org/10.1080/02601370.2011.570870.
    10.1080/02601370.2011.570870
  32. Barbeiro, Luís Filipe. "What happens when I write? Pupils’ writing about writing". Reading and Writing: An Interdisciplinary Journal 24 7 (2011): 813-834. http://dx.doi.org/10.1007/s11145-010-9226-2.
    10.1007/s11145-010-9226-2
  33. Barbeiro, Luís. "Blogues e Ensino da Escrita: Desafios no Percurso do PNEP". Intercompreensão 15 (2010): 185-198.
  34. Barbeiro, Luís Filipe. "Intercomprehension in primary school: Discovering languages and constructing knowledge". Language and Intercultural Communication 9 4 (2009): 217-229. http://dx.doi.org/10.1080/14708470903203041.
    10.1080/14708470903203041
  35. Barbeiro, Luís. "Os Desafios da Ortografia para os Alunos de Português Língua Não Materna". Cadernos do ECB 2 (2009): 61-71.
    Publicado
  36. Barbeiro, Luís; Ferrão-Tavares, Clara. "TIC: Implicações e Potencialidades para a Leitura e a Escrita". Intercompreensão 14 (2008): 129-157.
    Publicado
  37. Barbeiro, Luís; Pereira, Luísa Álvares; Barbeiro, L.. "As Dimensões do Processo e do Contexto no Ensino da Escrita". Intercompreensão 14 (2008): 111-128.
    Publicado
  38. Barbeiro, Luís. "Língua e trabalho de projecto: Entre instrumento e objecto". Revista ... à Beira II 7 (2007): 95-116.
    Publicado
  39. Barbeiro, Luís. "Processo e produtos de escrita no desenvolvimento de projectos". Proformar 15 (2006):
    Publicado
  40. Barbeiro, Luís. "Writing in a circle of stories. The Reading Teacher. 59 (4), 380-382". The Reading Teacher 59 4 (2005): 380-382.
    Publicado
  41. Barbeiro, L.. "Writing in a circle of stories". Reading Teacher 59 4 (2005): 380-382. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-29344435544&partnerID=MN8TOARS.
    10.1598/RT.59.4.7
  42. Barbeiro, Luís. "Profundidade do processo de escrita". Educação & Comunicação 5 (2001): 64-76.
    Publicado
  43. Barbeiro, Luís. "Como Estimular... Práticas Inovadoras em Escrita". Noesis 49 (1999): 84-92.
    Publicado
  44. Surdi, Marcia Ione; Luz, Mary Neiva Surdi da. "Funcionamento da língua: O jogo da criação". Aprender 22 (1999): 14-16.
    Publicado • 10.5902/18059
  45. Barbeiro, Luís. "A Escola e o Livro em Relação". Educação & Comunicação 1 (1999): 9-31.
    Publicado
  46. Barbeiro, Luís. "O processo de escrita e o computador". Revista Portuguesa de Educação 3 3 (1990): 139-149.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Barbeiro, L. F.; Barbeiro, C.. "A dimensão metalinguística na reescrita conjunta". In Discurso Académico: Conhecimento disciplinar e apropriação didática, editado por Paulo Nunes da Silva; Alexandra Guedes Pinto, 19-37. Coimbra, Portugal: Grácio Editor, 2023.
    Publicado
  2. Barbeiro, L. F.. "A frase na compreensão da leitura e na produção escrita: Desafios e potencialidades em foco". In Ensino da compreensão leitora e da produção escrita: Unidades linguísticas em interação com foco na frase, 15-27. Vitória da Conquista, Brasil: Editora Fonema e Grafema, 2023.
    Publicado
  3. Barbeiro, L. F.. "A frase como mar de escolhas para aprender a escrever: A onda sintática das operações". In Ensino da compreensão leitora e da produção escrita: Unidades linguísticas em interação com foco na frase, 60-84. Vitória da Conquista: Fonema e Grafema, 2023.
    Publicado
  4. Barbeiro, Luís Filipe; Caels, Fausto; Silva, Paulo Nunes da. "Géneros escolares e aprendizagens". In Teorias discursivas em diálogo: Perspetivas e análises, 71-96. Portugal: Grácio Editor, 2022.
    Publicado
  5. Silva, Paulo Nunes da; Barbeiro, Luís Filipe; Caels, Fausto. "Classificações textuais e documentos programáticos de Português". In Teorias discursivas em diálogo: Perspetivas e análises, 51-69. Portugal: Grácio Editor, 2022.
    Publicado
  6. Santos, M.; Barbeiro, Luís Filipe; Amaro, S.. "O papel da motivação na aprendizagem da leitura e da escrita em alunos com necessidades específicas". In O papel da motivação na aprendizagem da leitura e escrita em alunos com necessidades específicas, 0-1. Canadá: Thomson Reuters, 2022.
    Publicado
  7. Ferreira, Paula Cristina; ALVES, RUI A.; Barbeiro, L. F.; Alves, Rui Alexandre; Barbeiro, Luís Filipe. "A inteligência, a determinação e a produção escrita". In Atas do XVI Congresso Internacional Galego-português de psicopedagogia, 376-388. Braga, Portugal: UMinho; Instituto da Educação. Centro de Investigação em Educação, 2021.
    Publicado
  8. Caels, F.; Barbeiro, L.F.; Santos, J. V.. "Discurso Académico: Estaleiro e construção". In Discurso Académico: Uma Área Disciplinar em Construção, editado por Fausto, F.; Barbeiro, L. F.; Santos, J. V., 8-17. Coimbra & Leiria, Portugal: EDUFU, 2019.
    Publicado
  9. Barbeiro, C.; Barbeiro, L. F.. "O discurso do professor na reescrita conjunta". In Discurso Académico: Uma Área Disciplinar em Construção, editado por Caels, F.; Barbeiro, L.F.; Santos, J. V., 69-91. Coimbra & Leiria, Portugal: CELGA-ILTEC, Universidade de Coimbra & Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Politécnico de Leiria, 2019.
    Publicado
  10. Barbeiro, Luís; Alexandre, Marta; Nunes, Susana; Santos, Inês. "A abertura das mensagens de correio eletrónico de estudantes chineses para os professores: Formalidade e procura de proximidade". In Entre línguas e culturas: Pontes Europa-China, editado por Barbeiro, Luís; Nunes, Susana; Daubney, Mark; Yuqi, Sun, 223-245. Leiria: Escola Superior de Educação e Ciências Sociais - Instituto Politéncico de Leiria, 2018.
    Publicado
  11. Conde, Inês; Nunes, Susana; Barbeiro, Luís; Alexandre, Marta. "O encerramento das mensagens de correio eletrónico de estudantes chineses para os professores: Escolhas linguísticas e discursivas". In Entre línguas e culturas: Pontes Europa-China, editado por Barbeiro, Luís; Nunes, Susana; Daubney, Mark; Yuqi, Sun, 247-271. Leiria: Escola Superior de Educação e Ciências Sociais - Instituto Politécnico de Leiria, 2018.
    Publicado
  12. Barbeiro, L.. "Encontros interculturais: Fraturas e continuidades descobertas nos diálogos entre estudantes chineses e portugueses.". In Diálogos Interculturais I, editado por C. Morais; C. Cuicui; A. Ferreira; M. F. Brasete; R. L. Coimbra, 405-421. Aveiro, Portugal: UA Editora, 2018.
    Publicado
  13. Barbeiro, Luís Filipe; Nunes, Susana; Alexandre, Marta Filipe; Santos, Inês Conde; Barbeiro, Luís; Nunes, Susana; Alexandre, Marta; Conde, Inês. "Por palavras e anexos: Comunicação por correio eletrónico de estudantes chineses com os professores". In Entre línguas e culturas: Pontes Europa-China, editado por Barbeiro, Luís Filipe; Nunes, Susana; Daubney, Mark; Yuqui, Sun; Barbeiro, Luís; Nunes, Susana; Yuqi, Sun, 199-222. Leiria, Portugal: Instituto Politécnico de Leiria, 2018.
    Publicado
  14. Barbeiro, Luís Filipe; Nunes, Susana; Daubney, Mark; Sun Yuqi. "Apresentação". In Entre Línguas e Culturas: Pontes Europa-China., editado por Barbeiro, Luís Filipe; Nunes, Susana; Mark Daubney; Sun Yuqi, 7-9. Leiria, Portugal: Escola Superior de Educação e Ciências Sociais [Instituto Politécnico de Leiria], 2018.
    Publicado
  15. Barbeiro, Luís; Gamboa, M. J.. "A pluralidade de leituras e da leitura: O papel do clube de leitura". In Da participação na cultura à cultura da participação, editado por Fontes, Ana; Sousa, Jenny; Lopes, M. S. P., 216-227. RIAP - Associação Rede Iberoamericana de Animação Sociocultural – Nodo Português, 2014.
    Publicado
  16. Barbeiro, Luís. "Comentários em Blogues: Subproduto ou Subgénero ao Serviço da Aprendizagem?". In Reflexão sobre a Escrita: O Ensino de Diferentes Géneros Textuais, editado por Pereira, Luísa Álvares; Cardoso, Inês, 291-301. Aveiro: Universidade de Aveiro, 2013.
    Publicado
  17. Barbeiro, Luís. "Colaborar para Aprender Língua". In Ensino do Português como Língua Não Materna: Estratégias, Materiais e Formação, editado por Mateus, Maria Helena Mira ; Solla, Luísa, 485-501. Lisboa: ILTEC / Fundação Calouste Gulbenkian, 2013.
    Publicado
  18. Barbeiro, Luís. "Conhecimento sobre a Língua e Criatividade". In Aula de Língua: Interação e Reflexão, editado por Carvalho, José António Brandão; Barbeiro, Luís; Silva, António, 133-157. Leiria, Braga e Aveiro: ESECS, CIEd e CIDTFF, 2012.
    Publicado
  19. Barbeiro, Luís; Nunes, Susana. "Nós e Além de Nós: O Horizonte Europeu na Relação com a Literatura". In Nós e a Literatura, editado por Barbeiro, Luís; Nobre, Cristina; Gamboa, M. J.; Nunes, Susana, 12-79. Leiria: Escola Superior de Educação e Ciências Sociais - Instituto Politécnico de Leiria, 2012.
    Publicado
  20. Barbeiro, Luís. "Apresentação: Forças e Horizontes na Relação com a Literatura". In Nós e a Literatura, editado por Barbeiro, Luís; Nobre, Cristina; Gamboa, M. J.; Nunes, Susana, 4-7. Leiria: Escola Superior de Educação e Ciências Sociais - Instituto Politécnico de Leiria, 2012.
    Publicado
  21. Barbeiro, Luís. "Escrever sobre o Escrever: Dimensões do Discurso sobre a Escrita, nos Alunos do Ensino Básico". In Nada na Linguagem Lhe é Estranho: Homenagem a Isabel Hub Faria, editado por Costa, A.; Duarte, I., 501-513. Porto: Edições Afrontamento, 2012.
    Publicado
  22. Barbeiro, L. F.; Nobre, Cristina; Gamboa, Maria José; Nunes, Susana; Barbeiro, Luís; Nobre, Cristina; Gamboa, M. J.. "Arco e leitores, obras e autores - Alguns resultados dos questionários dos estudantes portugueses". In Nós e a literatura, editado por Barbeiro, Luís; Nobre, Cristina; Gamboa, M. J.; Nunes, Susana, 81-108. Leiria: ESECS, 2012.
    Publicado
  23. Pereira, Luísa Álvares; Barbeiro, Luís. "A Revisão Textual Acompanhada como Estratégia de Ensino da Produção Escrita". In Leitura e Produção de Texto, editado por Luna, M. J. ; Spnillo, A. G.; Rodrigues, S. G., 51-80. Recife: Editora Universitária da UFPE, 2010.
  24. Barbeiro, Luís. "Ortografia". In Diversidade Linguística na Escola Portuguesa, editado por Mateus, Maria Helena Mira ; Pereira, Dulce; Fischer, Glória, 163-176. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2008.
    Publicado
  25. Carvalho, José A. Brandão; Barbeiro, Luís; Pimenta, Jorge; Carvalho, José António Brandão. "La Escritura, Elaboración y Expresión del Conocimiento: La Escritura como Instrumento de Aprendizaje". In El Proceso de Enseñar Lenguas. Investigaciones en Didáctica de la Lengua, editado por J. L. Barrio; Lino Barrio, José, 57-88. Madrid, Espanha: La Muralla, 2008.
    Publicado
  26. Barbeiro, Luís. "Vocabulário: Análise". In Diversidade Linguística na Escola Portuguesa, editado por Mateus, Maria Helena Mira ; Pereira, Dulce; Fischer, Glória. Lisboa: ILTEC, 2006.
  27. Barbeiro, Luís. "Vocabulário: Quadro Geral". In Diversidade Linguística na Escola Portuguesa, editado por Mateus, Maria Helena Mira ; Pereira, Dulce; Fischer, Glória. Lisboa:: ILTEC, 2006.
  28. Barbeiro, Luís. "Ortografia: Quadro Geral". In Diversidade Linguística na Escola Portuguesa, editado por Mateus, Maria Helena Mira ; Pereira, Dulce; Fischer, Glória. Lisboa: ILTEC, 2006.
    Publicado
  29. Barbeiro, Luís. "Jogos de Escrita: Na Actividade e no Produto, as Regras e o Acaso". In Língua Materna e Literatura Infantil: Elementos Nucleares para Professores do Ensino Básico, editado por Azevedo, Fernando, 109-128. Lisboa: LIDEL - Edições Técnicas, 2006.
    Publicado
  30. Barbeiro, Luís; Carvalho, José António Brandão. "Enseñar y Aprender a Escribir en la Escuela: Algunas Líneas de Investigación". In Diálogo e Investigación en las Aulas: Investigaciones en Didáctica de la Lengua, editado por Camps, Anna, 77-97. Barcelona: Graó, 2006.
  31. Barbeiro, Luís; Carvalho, José António Brandão. "Desafios: Para quem Escreve, para quem Ensina a Escrever". In A Escrita na Escola, Hoje: Problemas e Desafios, editado por Carvalho, José António Brandão; Barbeiro, Luís; Silva, António; Pimenta, Jorge, 181-190. Braga: Instituto de Educação e Psicologia, 2005.
    Publicado
  32. Barbeiro, Luís. "Ensino da Escrita e Comunidade de Aprendizagem". In A Escrita na Escola, Hoje: Problemas e Desafios, editado por Carvalho, José António Brandão; Barbeiro, Luís; Silva, António; Pimenta, Jorge, 27-48. Braga:: Instituto de Educação e Psicologia, 2005.
  33. Barbeiro, Luís. "A Tarefa Metalinguística da Definição". In Linguagem e Desenvolvimento, editado por Maria de Fátima Sequeira, 17-31. Braga: Instituto de Educação, Universidade do Minho, 1993.
    Publicado
  34. Barbeiro, Luís. "Linguagem: Experiência e Reflexão no Processo de Ensino-Aprendizagem". In Ensino-Aprendizagem da Língua Portuguesa, editado por Barbeiro, Luís Filipe; Fonseca, Eduardo; Nobre, Cristina; Machado, Eugénia, 105-117. Leiria: ESEL-IPL, 1993.
    Publicado
Edição de livro
  1. Pereira, Vera Wannmacher; Barbeiro, L. F.; Guaresi, Ronei; Forneck, Kári Lúcia. Ensino da compreensão leitora e da produção escrita: unidades linguísticas em interação com foco na frase. Vitória da Conquista, Brasil: Editora Fonema e Grafema. 2023.
    Publicado • 10.29327/5334988 • Editor
  2. Barbeiro, Luís. Discurso Académico: Uma Área Disciplinar em Construção. Coimbra & Leiria, Portugal: CELGA-ILTEC, Universidade de Coimbra & Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Politécnico de Leiria. 2019.
    Publicado • Editor
  3. Barbeiro, Luís; Maria José Gamboa. Leitura : Descoberta e partilha - o papel dos clubes de leitura. Análise dos questionários do projeto Leitores Ibéricos. Portugal. 2014.
    Publicado
  4. Barbeiro, Luís. Aula de Língua: Interação e Reflexão. Leiria, Braga e Aveiro: ESECS, CIEd e CIDTFF. 2012.
    Publicado
  5. Barbeiro, Luís. Nós e a Literatura. Leiria: ESECS. 2012.
    Publicado
  6. Barbeiro, Luís. As TIC e a construção de uma comunidade de aprendizagem. Leiria: Escola Superior de Educação e Ciências Sociais. 2009.
    Publicado • Editor
  7. Barbeiro, Luís. A escrita na escola, hoje: Problemas e desafios. Braga: Instituto de Educação e Psicologia. 2005.
    Publicado • Editor
  8. Barbeiro, Luís. Percursos de aprendizagem e práticas educativas. Leiria: ESEL. 1996.
    Publicado • Editor
  9. Barbeiro, Luís. A Criança, a Família e a Escola: Vamos Brincar? Vamos aprender?. Leiria: ESEL. 1996.
    Publicado • Editor
  10. Barbeiro, Luís. Ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa. Leiria: ESEL-IPL. 1993.
    Publicado • Editor
Edição de número de revista
  1. Graça, Luciana; Cardoso, Inês; Pereira, Luísa Álvares; Barbeiro, Luís. "Indagatio Didactica". Indagatio Didactica 12 2 (2020): https://proa.ua.pt/index.php/id/issue/view/618.
    Publicado • Co-editor
  2. Graça, Luciana; Cardoso, Inês; Pereira, Luísa Álvares; Barbeiro, Luís Filipe. "Edição especial VI EIRE ¿ VI Encontro Internacional de Reflexão sobre a Escrita". Indagatio Didactica 12 2 (2020): https://proa.ua.pt/index.php/id/issue/view/618.
    Publicado
Livro
  1. Silva, Paulo Nunes da; Barbeiro, Luís Filipe; Caels, Fausto; Gouveia, Carlos A. M.; Santos, Joana Vieira; Marques, Carla Maria Gerardo Henriques da Cunha; Barbeiro, Célia. Teorias discursivas em diálogo: Perspetivas e análises. Coimbra, Portugal: Grácio Editor. 2022.
    Publicado
  2. Caels, Fausto; Oliveira, Liliana; Barbeiro, Luís Filipe; Gomes, Sónia. Língua Portuguesa Aplicada à Gestão. Macau, Macau: Instituto Politécnico de Macau. 2018.
    Publicado
  3. Barbeiro, Luís Filipe; Nunes, S.; Mark Daubney; Sun Yuqi. Testemunho "Aprendizagem e imersão" - Entre Línguas e Culturas Pontes Europa/China. 2018.
  4. Barbeiro, L.; Nunes, S.; Daubney, M. ; Yuqi, S.. Entre línguas e culturas: Pontes Europa/China.. Leiria, Portugal: Instituto Politécnico de Leiria. 2018.
    Publicado
  5. Barbeiro, Luís; Gamboa, Maria José. Leitura: Descoberta e partilha – o papel dos clubes de leitura. Leiria: ESECS/Instituto Politécnico de Leiria. 2014.
    Publicado
  6. Ferrão-Tavares, Clara; Barbeiro, Luís. As implicações das TIC no ensino da língua. Lisboa: DGIDC, Ministério da Educação. 2011.
    Publicado
  7. Baptista, Adriana; Viana, Fernanda Leopoldina; Barbeiro, Luís. O Ensino da Escrita: As Dimensões Gráfica e Ortográfica. Lisboa: Ministério da Educação, Direcção-Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular. 2011.
    Publicado
  8. Barbeiro, Luís; Escudé, Pierre; Nobre, Cristina; João, Cláudia; Santos, Susana. Aprendo com as línguas. Lisboa: LIDEL. 2008.
    Publicado
  9. Barbeiro, Luís. Actividades de escrita e aprendizagem. Leiria e Braga: Escola Superior de Educação, Centro de Investigação em Educação (CIEd)- U. Minho. 2008.
    Publicado
  10. Barbeiro, Luís. Aprendizagem do ortografia: Princípios, dificuldades e problemas. Porto: Edições Asa. 2007.
    Publicado
  11. Barbeiro, Luís; Pereira, Luísa Álvares. O ensino da escrita: A dimensão textual. Lisboa: DGIDC, Ministério da Educação. 2007.
    Publicado
  12. Barbeiro, Luís. Escrita: Construir a aprendizagem. Braga: Departamento de Metodologias da Educação, Instituto de Educação e Psicologia, Universidade do Minho. 2003.
    Publicado
  13. Barbeiro, Luís. Lengalíngua. Leiria: Legenda. 2001.
    Publicado
  14. Barbeiro, Luís. Com a linguagem: do lado dos sons. Leiria: Legenda. 2000.
  15. Barbeiro, Luís. Jogos de escrita. Lisboa: Instituto de Inovação Educacional. 1999.
    Publicado
  16. Barbeiro, Luís. Os alunos e a expressão escrita. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian. 1999.
    Publicado
  17. Barbeiro, Luís. O jogo no ensino-aprendizagem da língua. Leiria: Legenda. 1998.
    Publicado
  18. Delgado-Martins, Maria Raquel; Duarte, Inês; Miranda, António José; Barbeiro, Luís. Para uma caracterização do saber linguístico à entrada no ensino superior. Lisboa: Associação Portuguesa de Linguística.. 1987.
    Publicado
Poster em conferência
  1. Barbeiro, Luís. "The textual dimension and its relation to writing". Trabalho apresentado em 13th International Conference of SIG Writing, 2012.
Prefácio / Posfácio
  1. Barbeiro, Luís. "Prefácio". Prefácio para A Activação do Conhecimento Temático no âmbito da Planificação da Escrita, 7-8. Covilhã: Universidade da Beira Interior. 2005.
    Publicado
Relatório
  1. Barbeiro, Luís Filipe; Barreto, Maria Antónia ; Ferreira, José Brites; Silva, Pedro; Eugénio, Teresa. 2010. Relatório de Avaliação do Projecto de Reintrodução da Língua Portuguesa (PRLP) em Timor-Leste 2003¿2009.
Resumo em conferência
  1. Eduardo Calil; Cardoso, Inês; Barbeiro, Luís Filipe; Costa, Ana Luísa; Pinto, Mariana. "Linguistic knowledge and use of punctuation marks during writing in progress: different types of comments made by the same 2nd and 4th grade pupils". Trabalho apresentado em Grammar teaching and learning: challenges and opportunities, Barcelona, 2023.
  2. Ferreira, Paula Cristina; ALVES, RUI A.; Barbeiro, L. F.. "A escrita também vai ao ginásio". Trabalho apresentado em XXII Jornadas da Sociedade Portuguesa de Psicologia do Desporto, Leiria, 2021.
    Publicado
  3. Ferreira, Paula Cristina; Alves, Rui Alexandre; Barbeiro, Luís Filipe. "A instrução para a produção escrita nos manuais de Português". Coimbra, 2021.
    Publicado
  4. Barbeiro, L. F.; Pereira, L. Á.; Calil, E.; Cardoso, Inês. "Ativação de termos metalinguísticos e operações de natureza gramatical na escrita colaborativa dos alunos do ensino básico". Trabalho apresentado em GRATO 2021 ¿ 7.ª Conferência Internacional em Gramática & Texto, Lisboa, 2021.
    Publicado
  5. Santos, M.; Barbeiro, Luís Filipe. "Estimulação multi-sensorial para potenciara a memória em pessoas na adultezó avançada com traços de declínio cognitivo". Trabalho apresentado em VI Conferência Internacional para a Inclusão, Leiria, 2020.
    Publicado
  6. Ferreira, Paula Cristina; Barbeiro, L. F.; Alves, Rui Alexandre. "A escrita e a determinação do aluno com dislexia". Trabalho apresentado em VI Conferência Internacional para a Inclusão ¿ 2020, Leiria, 2020.
    Publicado
  7. Pereira, Luísa Álvares; Barbeiro, Luís Filipe; Carvalho, J. A. B.; Cardoso, Inês; Calil, E.; Coimbra, R. L.; Reis, F.. "Estudo sobre as reflexões metalinguísticas durante a produção textual: análise comparativa da interação em duas duplas no 2.º e 4.º ano de escolaridade". Trabalho apresentado em 6.ª Conferência Internacional em Gramática e Texto ¿ GRATO., Lisboa, 2019.
    Publicado
  8. Pereira, Luísa Álvares; Barbeiro, Luís Filipe; Brandão Carvalho, J. A.; Cardoso, Inês; Graça, Luciana. "Formação e práticas (de ensino e aprendizagem) da escrita de géneros textuais: a avaliação da evolução do desenvolvimento da escrita projetada para a ação em aula". Trabalho apresentado em VIII Seminario "El aula como ámbito de investigación sobre el aprendizaje y la enseñanza de la lengua", Mondragón, 2015.
    Publicado
  9. Pereira, Luísa Álvares; Barbeiro, Luís Filipe; Cardoso, Inês. "Collaborative rewriting: from peer interaction/work to individual writing". Trabalho apresentado em SIG Writing ¿ 12th International Conference of the Earli Special Interest Group on Writing, Heidelberg, 2010.
    Publicado
Revisão de livro
  1. Barbeiro, Luís. "Desafios das TIC para a Sociedade e para a Educação - Recensão Bibliográfica de Tecnologías de la Información y la Comunicación, Sociedad y Educación". 3, 2 (2010): 114-117.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Barbeiro, Luís. "Consciência Metalinguística e Expressão Escrita". Doutoramento, Universidade do Minho, 1995.
  2. Barbeiro, Luís. "Estrutura Silábica do Português: O papel da sílaba na análise dos processos fonológicos e fonéticos". Mestrado, Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, 1986.

Outros

Outra produção
  1. Students' voices and perspectives in research on writing. The students' perspective on writing is the axis that runs across this text, based on the contribution of several studies developed in Portugal, from the nineties to the present. In the first three studies described, this perspective is captured in the course of the writing process and focused on the problem solving strategies developed by students as they write. The methodologies were based on co. 2018. Carvalho, José António Brandão; Barbeiro, Luís Filipe; Pereira, Luísa Álvares; Cardoso, Inês; Calil, Eduardo. https://revistas.rcaap.pt/rpe/article/view/14278.
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2022/09 - Atual O desenvolvimento de competências de comunicação intercultural em situação de aprendizagem colaborativa internacional online: um estudo com alunos chineses e portugueses de língua estrangeira no ensino superior / The development of intercultural communication skills in an international collaborative online learning situation: a study with Chinese and Portuguese foreign language students in higher education
Coorientador
Didactis of Portuguese as a Foreign Language (Doutoramento)
Macao Polytechnic University, Macau
2022 - Atual O papel do manual didático no desenvolvimento do conhecimento intercultural na aprendizagem de PLE / The role of the textbook in the development of intercultural knowledge in learning Portuguese as a foreign language
Orientador
Portuguese Foreign Language Didactics (Doutoramento)
Macao Polytechnic University, Macau
2022 - Atual A componente discursivo-lexical da competência comunicativa intercultural na aprendizagem de PLE: as expressões fixas nos materiais didáticos e o seu domínio por parte dos aprendentes / The discursive-lexical component of intercultural communicative competence in learning Portuguese as a foreign language: fixed expressions in teaching materials and their mastery by learners
Orientador
Didactics of Portuguese as a Foreign Language (Doutoramento)
Macao Polytechnic University, Macau
2022/09 - 2023/09 Adaptação e inclusão académica de alunos estrangeiros hispano-falantes: Para além da (inter)compreensão de línguas
Coorientador
Mestrado em Educação Especial - Domínio Cognitivo-Motor (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria - Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2021/09 - 2023/09 (Des)contruindo Histórias: Processos Criativos em Crianças Referenciadas para Diagnóstico de Sobredotação
Coorientador
Mestrado em Educação Especial - Domínio Cognitivo e Motor (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria - Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2020/07 - 2021/11 Dificuldades na Aprendizagem da Leitura e da Escrita por Pessoas Surdas Portadoras de Implante Coclear: Perceções, Fatores e Estratégias
Orientador
Mestrado em Educação Especial ¿ Domínio Cognitivo-Motor (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria - Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2020/06 - 2021/05 O papel da motivação na aprendizagem da leitura e da escrita em alunos do 1.º ano de escolaridade com dificuldades de aprendizagem
Coorientador
Mestrado em Educação Especial – Domínio Cognitivo e Motor (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria - Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2019/09 - 2020/12 Estimulação multissensorial para potencializar a memória em pessoas na adultez avançada com traços de declínio cognitivo
Coorientador
Mestrado em Educação Especial- Domínio Cognitivo e Motor (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria - Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2017/09/01 - 2019/06/04 Contribución de las TIC al Logro de Aprendizajes Significativos
Orientador
Ciências da Educação - Utilização Pedagógica das TIC (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria - Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2017 - 2018 A implementação da Teoria das Inteligências Múltiplas para a promoção de competências leitoras em alunos com NEE
Orientador
Educação Especial - Domínio Cognitivo-Motor (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2016/09/01 - 2017/12/11 Refletindo sobre a utilização da estratégia Ler para Aprender como meio de redução de erros ortográficos de alunos de 3.º ano de escolaridade
Orientador
Mestrado de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria - Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2016 - 2017 Refletindo sobre a utilização da estratégia Ler para Aprender como meio de redução de erros ortográficos de alunos de 3.º ano de escolaridade
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2015 - 2016 Dificuldades iniciais na aprendizagem da leitura/escrita e matemática: a eficácia da adoção de estratégias específicas para a atenuação dos primeiros sinais
Orientador
Educação Especial - Domínio Cognitivo-Motor (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2015 - 2016 Refletindo sobre a Prática Pedagógica no 1.º CEB: Alcance e limitações de estratégias preparatórias da leitura
Orientador
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2014 - 2015 Implementação da Pedagogia Genológica em Alunos com Necessidades Educativas Especiais: Contributos para uma Literacia Inclusiva
Orientador
Educação Especial - Domínio Cognitivo-Motor (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2014 - 2015 Abordagem Genológica em Contexto de Jardim-de-Infância e Crianças com Perturbações da Comunicação: Alargar o Círculo de Inclusão
Orientador
Educação Especial - Domínio Cognitivo-Motor (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2009 - 2014 A Web 2.0 e a Escrita do 3º ciclo do Ensino Básico
Orientador de José Manuel da Costa Ferreira
Multimédia em Educação (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2012 - 2013 Refletindo sobre a Prática Pedagógica – Conceções de Poesia e Produções Poéticas dos Alunos de uma Turma do 3.º Ano de Escolaridade
Orientador
Ensino do 1.º e do 2.º ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2012 - 2013 Refletindo sobre a prática de ensino supervisionada no 1.º e 2.º ciclo do ensino básico: A escrita criativa como motivação para escrever
Orientador
Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Bá (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2007 - 2012 Método Fonografema: Um Percurso para Crianças Pré-Leitoras, um Percurso Pré-Literácito
Coorientador
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2010 - 2011 Da Acção Pedagógica à Relação com a Escrita
Orientador
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2010 - 2011 Reflexão e Investigação: Da Acção Pedagógica ao Estudo de Erros Ortográficos
Orientador
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2008 - 2011 Representações na Cultura Empresarial: Um Estudo de Caso, doutoramento em Linguística
Coorientador
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2005 - 2006 Reescrita Colaborativa: da Interacção ao Reflexo na Escrita Individual
Coorientador
Educação em Línguas no 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2005 - 2006 Escrita e Avaliação dos Escritos: Um estudo com Alunos do 1.º CEB
Coorientador
Educação em Línguas no 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
2005 - 2006 Vamos Aprender Língua Portuguesa: O Português, Língua Segunda, numa Escola do 1.º CEB
Orientador
Ciências da Educação – Teoria e Desenvolvimento Curricular (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
2002 - 2004 A Carta Formal: A Estrutura, o Vocabulário, a Escrita
Coorientador
Linguística Aplicada (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2002 - 2003 Organizadores de Sequencialização Temporal em Narrativas Produzidas por Alunos do Ensino Básico
Coorientador
Linguística Aplicada (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2001 - 2002 A Reformulação do Texto: Autocorrecção, Correcção Orientada e Replanificação
Orientador
Linguística Aplicada (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2000 - 2001 O Aperfeiçoamento de Texto na Aula de Língua Portuguesa
Orientador
Educação – Supervisão Pedagógica em Ensino do Português (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
1999 - 2000 A (Des)Esperança de Sísifo ou de como Narciso se Busca a Si Próprio: Contributos para uma Análise da Representação do 25 de abril na Obra de Augusto Abelaira
Orientador
Mestardo Interdisciplinar em Estudos Portugueses (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
1999 - 2000 A Activação do Conhecimento Temático, no Âmbito da Planificação da Escrita
Orientador
Educação – Supervisão Pedagógica em Ensino do Português (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2019/09/19 - Atual Membro da Comissão Científica do CAPLE (Centro de Avaliação e Certificação de Português Língua Estrangeira) da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
Membro
CAPLE (Centro de Avaliação e Certificação de Português Língua Estrangeira) da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Portugal
2017/09/01 - Atual Coordenador do GEPLE (Grupo de Ensino de Português Língua Estrangeira)
Coordenador
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2015/01/01 - Atual Coordenador do LAPE (Local de Aplicação e Promoção de Exames) de Leiria do CAPLE (Centro de Avaliação e e Certificação de Português Língua Estrangeira)
Coordenador
CAPLE (Centro de Avaliação e Certificação de Português Língua Estrangeira) da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Portugal

Instituto Politécnico de Leiria - Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2014/09/01 - Atual Membro da Comissão Científica do curso de Língua Portuguesa Aplicada
Membro
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2014/04/01 - Atual Coordenador do curso de Língua e Cultura Portuguesas
Coordenador
Instituto Politécnico de Leiria - Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2023/07 - 2024 Cabo Verde "Human Capital Project" - Coordination of the team that conceived the 11th grade secondary school subject programmes
Coordenador
Cabo Verde Ministério do Ensino Superior Ciência e Inovação, Cabo Verde

Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2023/07 - 2024 Cabo Verde "Human Capital Project" - Member of the validation team for the 11th grade Portuguese programme
Membro
2014/09/01 - 2017/09/01 Coordenador do curso de Língua Portuguesa Aplicada
Coordenador
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2006 - 2010 Membro da Comissão Nacional do Programa Nacional de Ensino do Português (PNEP)
Membro