Identificação
            Identificação pessoal
- Nome completo
- José Manuel Mata Justo
Nomes de citação
- Justo, José Manuel Mata
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 6411-47E4-1850
- ORCID iD
- 0000-0003-2180-2945
Websites
- https://lis.ulusiada.pt (Académico)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
Idiomas
| Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review | 
|---|---|---|---|---|---|
| Espanhol; Castelhano | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | |
| Francês | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B1) | |
| Inglês | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | 
Formação
            | Grau | Classificação | |
|---|---|---|
| 2010 - 2016 Concluído | Educação (Doutoramento) Universidad de Córdoba, Colômbia "El éxito escolar en las Enseñanzas Secundárias y Profissional de los hijos de la inmigrantes en Faro e Setúbal. Un estudio
                                       comparado" (TESE/DISSERTAÇÃO) | Sobresaliente Cum Laude | 
| 2001 - 2002 Concluído | Analisi y Evaluacion de la Realidad Educativa (Pós-Graduação) Universidad de Córdoba, Colômbia "Evaluación de un Programa de Formación para Directores de un Centro Educativo" (TESE/DISSERTAÇÃO) | Sobresaliente | 
| 1992 - 1994 Concluído | Análise e Organizações de Ensino (Pós-Graduação) Universidade de Lisboa, Portugal | Bom | 
| 1992 - 1993 Concluído | Peer-Assisted Leadership programme (Curso médio) Universiteit van Amsterdam, Países Baixos | |
| 1976 - 1981 Concluído | Biologia (Licenciatura) Universidade de Lisboa, Portugal | Bom | 
Percurso profissional
            Docência no Ensino Superior
| Categoria Profissional Instituição de acolhimento | Empregador | |
|---|---|---|
| 2017/09/07 - Atual | Professor Visitante (Docente Universitário) | Universidad de Sevilla, Espanha | 
| 1998/10/07 - Atual | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Universidade Lusíada de Lisboa Centro Lusíada de Investigação em Política Internacional e Segurança, Portugal | 
| 1993/10 - Atual | Assistente (Docente Universitário) | Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal | 
Outras Carreiras
| Categoria Profissional Instituição de acolhimento | Empregador | |
|---|---|---|
| 1981/01/27 - Atual | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Ministério da Educação, Brasil | 
Outros
| Categoria Profissional Instituição de acolhimento | Empregador | |
|---|---|---|
| 1990/01 - Atual | Assessor (Técnica Superior) | Ministério da Educação, Portugal | 
| 2002/04 - 2002/09 | Assessor (Técnica Superior) | Ministério da Educação, Portugal | 
| 1993/01 - 1995/10 | Assessor (Técnica Superior) | Ministério da Educação, Portugal | 
Produções
            Publicações
| Artigo em revista | 
 | 
| Livro | 
 | 
Atividades
            Orientação
| Título / Tema Papel desempenhado | Curso (Tipo) Instituição / Organização | |
|---|---|---|
| 2014 - Atual | O ser professor : aos olhos dos alunos, um estudo de caso | |
| 2004 - Atual | eLearning : pensar o futuro da educação | |
| 2004 - Atual | Escolas, autarquias e dinâmicas locais | |
| 2015 - 2015 | Aprender a ser : uma experiência formativa no âmbito da disciplina de Oficina de Artes do 12.º ano de escolaridade Coorientador | Ensino de artes visuais no 3.º Ciclo do ensino básico e no ensino secundári (Mestrado) Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal | 
| 2015 - 2015 | Literacia visual – o olho inocente Coorientador | Ensino de artes visuais no 3.º Ciclo do ensino básico e no ensino secundári (Mestrado) Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal | 
| 2015 - 2015 | A importância da educação artística no ensino e na aprendizagem da disciplina de língua portuguesa Coorientador | Ensino de artes visuais no 3.º Ciclo do ensino básico e no ensino secundári (Mestrado) Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal | 
| 2015 - 2015 | O desenho na construção do pensamento Coorientador | Ensino de artes visuais no 3.º Ciclo do ensino básico e no ensino secundári (Mestrado) Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal | 
| 2015 - 2015 | Geometria descritiva : artes ou ciências Coorientador | Ensino de artes visuais no 3.º Ciclo do ensino básico e no ensino secundári (Mestrado) Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal | 
| 2015 - 2015 | Objecto pré-existente, e sua representação, como metodologia para a síntese artística do conhecimento : uma resposta à poluição visual | Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário (Mestrado) Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal | 
| 2015 - 2015 | Leitura e produção visual: práticas letivas através da aprendizagem significativa | Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário (Mestrado) Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal | 
| 2015 - 2015 | O ser professor: aos olhos dos alunos, um estudo de caso | Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário (Mestrado) Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal | 
| 2015 - 2015 | Reduzir, reutilizar e reciclar no ensino das artes visuais: a potencialidade do papel | Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário (Mestrado) Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal | 
| 2015 - 2015 | Reduzir, reutilizar e reciclar no ensino das artes visuais: a potencialidade do papel | Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário (Mestrado) Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal | 
| 2015 - 2015 | A importância da educação artística no ensino e na aprendizagem da disciplina de língua portuguesa | Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário (Mestrado) Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal | 
| 2015 - 2015 | O desenho na construção do pensamento | Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário (Mestrado) Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal | 
| 2015 - 2015 | Geometria descritiva: artes ou ciências | Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário (Mestrado) Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal | 
| 2015 - 2015 | Literacia visual – o olho inocente | Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário (Mestrado) Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal | 
| 2014 - 2014 | Sistema de comunicação auxiliar de apoio ao ensino da geometria descritiva Coorientador | Ensino de artes visuais no 3.º Ciclo do ensino básico e no ensino secundári (Mestrado) Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal | 
| 2014 - 2014 | O ser professor : aos olhos dos alunos, um estudo de caso Coorientador | Ensino de artes visuais no 3.º Ciclo do ensino básico e no ensino secundári (Mestrado) Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal | 
| 2014 - 2014 | importância da experiência artística na emancipação intelectual do aluno na disciplina de oficina de artes Coorientador | Ensino de artes visuais no 3.º Ciclo do ensino básico e no ensino secundári (Mestrado) Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal | 
| 2014 - 2014 | Leitura e produção visual : práticas letivas através da aprendizagem significativa Coorientador | Ensino de artes visuais no 3.º Ciclo do ensino básico e no ensino secundári (Mestrado) Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal | 
| 2014 - 2014 | Dificuldades de aprendizagem na disciplina de Geometria Descritiva A : um caso de estudo na Região Autónoma dos Açores Coorientador | Ensino de artes visuais no 3.º Ciclo do ensino básico e no ensino secundári (Mestrado) Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal | 
| 2014 - 2014 | Objecto pré-existente, e sua representação, como metodologia para a síntese artística do conhecimento : uma resposta à poluição
                                 visual Coorientador | Ensino de artes visuais no 3.º Ciclo do ensino básico e no ensino secundári (Mestrado) Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal | 
| 2014 - 2014 | Reduzir, reutilizar e reciclar no ensino das artes visuais : a potencialidade do papel Coorientador | Ensino da matemática no 3.º ciclo do ensino básico e no ensino secundário (Mestrado) Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal | 
| 2014 - 2014 | Reduzir, reutilizar e reciclar no ensino das artes visuais : a potencialidade do papel Coorientador | Ensino de artes visuais no 3.º Ciclo do ensino básico e no ensino secundári (Mestrado) Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal | 
| 2014 - 2014 | A mudança de atitude dos alunos PIEF nas artes visuais | Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário (Mestrado) Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal | 
| 2014 - 2014 | A importância das artes visuais na aprendizagem das ciências exactas | Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário (Mestrado) Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal | 
| 2014 - 2014 | Metodologia para o ensino da linguagem visual: três estudos de caso | Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário (Mestrado) Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal | 
| 2014 - 2014 | Sistema de comunicação auxiliar de apoio ao ensino da geometria descritiva | Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário (Mestrado) Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal | 
| 2014 - 2014 | Dificuldades de aprendizagem na disciplina de Geometria Descritiva A : um caso de estudo na Região Autónoma dos Açores | Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário (Mestrado) Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal | 
| 2014 - 2014 | A importância da experiência artística na emancipação intelectual do aluno na disciplina de oficina de artes | Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário (Mestrado) Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal | 
| 2014 - 2014 | Fluir: o pré-requisito para a excelência na aprendizagem | Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário (Mestrado) Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal | 
| 2013 - 2013 | A importância das artes visuais na aprendizagem das ciências exactas. Coorientador | Ensino de artes visuais no 3.º Ciclo do ensino básico e no ensino secundári (Mestrado) Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal | 
| 2013 - 2013 | Imagem e matéria : concepção e execução de um objecto tridimensional cinético numa turma do 9.º ano de escolaridade Coorientador | Ensino de artes visuais no 3.º Ciclo do ensino básico e no ensino secundári (Mestrado) Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal | 
| 2013 - 2013 | A mudança de atitude dos alunos PIEF nas artes visuais Coorientador | Ensino de artes visuais no 3.º Ciclo do ensino básico e no ensino secundári (Mestrado) Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal | 
| 2013 - 2013 | A avaliação escolar : um estudo com ênfase na análise da legislação em vigor Coorientador | Ensino da matemática no 3.º ciclo do ensino básico e no ensino secundário (Mestrado) Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal | 
| 2013 - 2013 | Metodologia para o ensino da linguagem visual : três estudos de caso Coorientador | Ensino da matemática no 3.º ciclo do ensino básico e no ensino secundário (Mestrado) Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal | 
| 2013 - 2013 | Análise da relação entre comportamento organizacional positivo e aprendizagem das artes visuais : um estudo de caso Coorientador | Ensino de artes visuais no 3.º Ciclo do ensino básico e no ensino secundári (Mestrado) Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal | 
| 2013 - 2013 | Fluir : o pré-requisito para a excelência na aprendizagem Coorientador | Ensino da matemática no 3.º ciclo do ensino básico e no ensino secundário (Mestrado) Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal | 
| 2013 - 2013 | A avaliação escolar: um estudo com ênfase na análise da legislação em vigor | Ensino de Matemática no 3.º C. do Ensino Básico e no Secundário (Mestrado) Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal | 
| 2013 - 2013 | Análise da relação entre comportamento organizacional positivo e aprendizagem das artes visuais: um estudo de caso | Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário (Mestrado) Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal | 
| 2013 - 2013 | Imagem e matéria : concepção e execução de um objecto tridimensional cinético numa turma do 9.º ano de escolaridade | Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário (Mestrado) Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal | 
| 2004 - 2004 | Consequências da liderança no clima de escola Orientador | Pós-Graduação em Gestão e Administração Escolar (Curso de aperfeiçoamento / especialização) Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal | 
| 2004 - 2004 | A formação contínua de professores e o sistema de ensino : caso de estudo : Centro de Formação de Oeiras Orientador | Pós-Graduação em Gestão e Administração Escolar (Curso de aperfeiçoamento / especialização) Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal | 
| 2004 - 2004 | Educação e formação para jovens em risco de abandono escolar Orientador | Pós-Graduação em Gestão e Administração Escolar (Curso de aperfeiçoamento / especialização) Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal | 
| 2004 - 2004 | A gestão escolar : reflexão sobre a gestão ou as gestões escolares Orientador | Pós-Graduação em Gestão e Administração Escolar (Curso de aperfeiçoamento / especialização) Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal | 
| 2004 - 2004 | As escoas e a qualidade Orientador | Pós-Graduação em Gestão e Administração Escolar (Curso de aperfeiçoamento / especialização) Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal | 
| 2004 - 2004 | Mas o que é que tem o Barnabé que é diferente dos outros : reflexão acerca das nossas diferenças : mudanças estratégicas na
                                 gestão escolar Orientador | Pós-Graduação em Gestão e Administração Escolar (Curso de aperfeiçoamento / especialização) Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal | 
| 2004 - 2004 | Projecto de intervenção sócio educativa : creche Orientador | Pós-Graduação em Gestão e Administração Escolar (Curso de aperfeiçoamento / especialização) Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal | 
| 2004 - 2004 | A formação profissional em Portugal Orientador | Pós-Graduação em Gestão e Administração Escolar (Curso de aperfeiçoamento / especialização) Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal | 
| 2004 - 2004 | Autonomia Escolar Orientador | Pós-Graduação em Gestão e Administração Escolar (Curso de aperfeiçoamento / especialização) Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal | 
| 2004 - 2004 | Avaliação das escolas : conhecer para melhorar : um olhar sobre a avaliação de escolas Orientador | Pós-Graduação em Gestão e Administração Escolar (Curso de aperfeiçoamento / especialização) Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal | 
| 2004 - 2004 | Concepção e gestão de um projecto educativo Orientador | Pós-Graduação em Gestão e Administração Escolar (Curso de aperfeiçoamento / especialização) Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal | 
| 2004 - 2004 | O retrato de uma escola secundária situada nos arredores de Lisboa Orientador | Pós-Graduação em Gestão e Administração Escolar (Curso de aperfeiçoamento / especialização) Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal | 
| 2004 - 2004 | A transição para a vida activa de um jovem com deficiência auditiva : estudo de caso Orientador | Pós-Graduação em Gestão e Administração Escolar (Curso de aperfeiçoamento / especialização) Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal | 
Participação em evento
| Descrição da atividade Tipo de evento | Nome do evento Instituição / Organização | |
|---|---|---|
| 2016 - 2016 | Congreso Internacional Hispano_Marroquí Congresso | Mujer y Educatión en los ámbitos universitarios de España y Marruecos Universidad de Sevilla, Espanha | 
| 2015 - 2015 | Innovaciones docentes en las universidades de Brasil Outro | Innovaciones docentes en las Universidades Americanas Universidad Sevilla, Departamento de Teoria e História de la Educación y Pedagogia Social, Espanha | 
| 2014 - 2014 | Innovaciones docente en las universidades portuguesas Conferência | Innovaciones docentes en las universidades de la Unión Europea Universidad de Sevilla, Departamento de Teoria e História de la Educación y Pedagogia Social, Espanha | 
| 2014 - 2014 | I Congreso Interuniversitário. Diversidad cultural y educación desde una perspectiva internacional. Congresso | I Congreso Interuniversitário. Diversidad Cultural y Educación desde una perspectiva Internacional. Centro de Magistério Sagrado Corazón. Universidad de Córdoba., Espanha | 
| 2014 - 2014 | III Seminário Internacional de Investigación sobre Migraciones en Tránsito, Género y Vulnerabilida. Seminário | III Seminário Internacional de Investigación sobre Migraciones en Trânsito, Género y Vulnerabilidad. Una perspectiva socioeducativa. El Colegio de la Frontera Norte., Espanha | 
| 2013 - 2013 | II Congresso interuniversitario sobre Formación docente Universitaria e innovaciones educativas Congresso | II Congresso inter-universitario sobre Formación Docente Universitaria e Innovaciones Educativas Universidad de Sevilla - Departamento de Teoria e História de la Educación y Pedagogia Social, Espanha | 
| 2012 - 2012 | Formación e innovación docente universitaria en la Unión Europea y la cooperación internacional Outro | Formación e innovación docente universitaria en la Unión Europea y la cooperación internacional Departamento de la Teoría e História de la Educación y Pedagogia Social, Espanha | 
| 2012 - 2012 | Congreso Interuniversitário. Formación Docente del Profesorado Universitário: Innovaciones Docentes. Congresso | Congreso Interuniversitário. Formación Docente del Profesorado Universitário: Innovaciones Docentes. Universidad de Córdoba, Espanha | 
| 2011 - 2011 | Las Nuevas Tecnologías en las Universidades de la Unión Europea:Innovaciones Docentes Simpósio | Innovaciones docentes y nuevas tecnologías en los países de la unión europea. Departamento de Teoria e História de la Educación y Pedagogia Social., Espanha | 
| 2011 - 2011 | Situación Socioeducativa de las Famílias Magrebíes en su lugar de origem versus asentamiento en España. Seminário | Inmigración Africana en Portugal Aspectos Socioeducativos Universidad de Sevilla. Departamento de Teoría e História de la Educación y Pedagogía Social., Espanha | 
| 2011 - 2011 | Encuentro Internacional Hispano-Marroquí Oficina (workshop) | La formación docente universitária y el género en Portugal Grupo de Investigación de Educación Comparada de Sevilla., Espanha | 
| 2010 - 2010 | Tecnologías de la comunicación y educación Oficina (workshop) | Tecnologias de la comunicación y educación Universidad de Cádiz., Espanha | 
| 2010 - 2010 | Mujer y Libros de Texto en Marruecos y España. Innovaciones Docentes en las Facultades de Educación. Congresso | Mujer y Libros de Texto en Marruecos y España. Innovaciones Docentes en las Facultades de Educación. Universidad de Marruecos y Universidad de Sevilla., Marrocos | 
| 2009 - 2009 | Innovaciones escolares e inmigración en europa del este. Conferência | Educación e inmigración en la unión europea: Experiencías e innovaciones. Grupo de investigación de educación comparada de sevilla, Espanha | 
| 2009 - 2009 | IV encuentro internacional e interuniversitario hispano Marroquí Oficina (workshop) | Inmigración y utilización de signos religiosos en los centros escolares de la unión europea. Experiencias e innovaciones educativas. Grupo de investigación de educación de Sevilla., Espanha | 
| 2008 - 2008 | Jornadas Internacionales. Educación e inmigración en la Unión Europea: Experiencías e innovacíones Seminário | Jornadas Internacionales. Educación e inmigración en la Unión Europea: Experiências e innovacíones Universidad de Sevilla, Espanha | 
| 2007 - 2007 | La inmigración en España: Familia, Infancia y Educación en las Sociedades de Origen. Simpósio | La inmigración en España: Familia, Infancia y Educación en las Sociedades de Origen. Fundación Santa Maria, Espanha | 
| 2006 - 2006 | I conversaciones Pedagógicas. La educación en el siglo XXI. Respuestas ante los cambios sociales. Simpósio | La educación en el siglo XXI. Respuestas ante los cambios sociales. Universidad de Córdoba, Espanha | 
| 2006 - 2006 | Servicios al estudiante en las universidades españolas. Estudio comparado. Mesa-redonda | Servicios al estudiante en las universidades españolas. Estúdio Comparado. Ministério de Educación, Cultura y Deportes., Espanha | 
| 2005 - 2005 | Atención a la infancia. Una perspectiva comparada. Congresso | Atención a la infancia. Una perspectiva comparada. Universidad de Sevilla, Espanha | 
Membro de associação
| Nome da associação | Tipo de participação | |
|---|---|---|
| 1988/09 - Atual | AEPEC Associação da Educação Pluridimensional e da Escola Cultural | |
| 1988/10 - 2014/01 | Associação Nacional de Professores | 
Distinções
            Outra distinção
| 1996 | Louvor Ministério da Educação, Portugal | 
| 1991 | Louvor Ministério da Educação, Portugal | 
| 1988 | Louvor Ministério da Educação, Portugal | 
