Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- José Manuel Mata Justo
Nomes de citação
- Justo, José Manuel Mata
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 6411-47E4-1850
- ORCID iD
- 0000-0003-2180-2945
Websites
- https://lis.ulusiada.pt (Académico)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Espanhol; Castelhano | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | |
Francês | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B1) | |
Inglês | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2010 - 2016
Concluído
|
Educação (Doutoramento)
Universidad de Córdoba, Colômbia
"El éxito escolar en las Enseñanzas Secundárias y Profissional de los hijos de la inmigrantes en Faro e Setúbal. Un estudio
comparado" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Sobresaliente Cum Laude |
2001 - 2002
Concluído
|
Analisi y Evaluacion de la Realidad Educativa (Pós-Graduação)
Universidad de Córdoba, Colômbia
"Evaluación de un Programa de Formación para Directores de un Centro Educativo" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Sobresaliente |
1992 - 1994
Concluído
|
Análise e Organizações de Ensino (Pós-Graduação)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
Bom |
1992 - 1993
Concluído
|
Peer-Assisted Leadership programme (Curso médio)
Universiteit van Amsterdam, Países Baixos
|
|
1976 - 1981
Concluído
|
Biologia (Licenciatura)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
Bom |
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2017/09/07 - Atual | Professor Visitante (Docente Universitário) | Universidad de Sevilla, Espanha |
1998/10/07 - Atual | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Universidade Lusíada de Lisboa Centro Lusíada de Investigação em Política Internacional e Segurança, Portugal |
1993/10 - Atual | Assistente (Docente Universitário) | Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal |
Outras Carreiras
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
1981/01/27 - Atual | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Ministério da Educação, Brasil |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
1990/01 - Atual | Assessor (Técnica Superior) | Ministério da Educação, Portugal |
2002/04 - 2002/09 | Assessor (Técnica Superior) | Ministério da Educação, Portugal |
1993/01 - 1995/10 | Assessor (Técnica Superior) | Ministério da Educação, Portugal |
Produções
Publicações
Artigo em revista |
|
Livro |
|
Atividades
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2014 - Atual | O ser professor : aos olhos dos alunos, um estudo de caso | |
2004 - Atual | eLearning : pensar o futuro da educação | |
2004 - Atual | Escolas, autarquias e dinâmicas locais | |
2015 - 2015 | Aprender a ser : uma experiência formativa no âmbito da disciplina de Oficina de Artes do 12.º ano de escolaridade
Coorientador
|
Ensino de artes visuais no 3.º Ciclo do ensino básico e no ensino secundári (Mestrado)
Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal
|
2015 - 2015 | Literacia visual – o olho inocente
Coorientador
|
Ensino de artes visuais no 3.º Ciclo do ensino básico e no ensino secundári (Mestrado)
Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal
|
2015 - 2015 | A importância da educação artística no ensino e na aprendizagem da disciplina de língua portuguesa
Coorientador
|
Ensino de artes visuais no 3.º Ciclo do ensino básico e no ensino secundári (Mestrado)
Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal
|
2015 - 2015 | O desenho na construção do pensamento
Coorientador
|
Ensino de artes visuais no 3.º Ciclo do ensino básico e no ensino secundári (Mestrado)
Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal
|
2015 - 2015 | Geometria descritiva : artes ou ciências
Coorientador
|
Ensino de artes visuais no 3.º Ciclo do ensino básico e no ensino secundári (Mestrado)
Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal
|
2015 - 2015 | Objecto pré-existente, e sua representação, como metodologia para a síntese artística do conhecimento : uma resposta à poluição visual | Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal
|
2015 - 2015 | Leitura e produção visual: práticas letivas através da aprendizagem significativa | Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal
|
2015 - 2015 | O ser professor: aos olhos dos alunos, um estudo de caso | Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal
|
2015 - 2015 | Reduzir, reutilizar e reciclar no ensino das artes visuais: a potencialidade do papel | Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal
|
2015 - 2015 | Reduzir, reutilizar e reciclar no ensino das artes visuais: a potencialidade do papel | Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal
|
2015 - 2015 | A importância da educação artística no ensino e na aprendizagem da disciplina de língua portuguesa | Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal
|
2015 - 2015 | O desenho na construção do pensamento | Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal
|
2015 - 2015 | Geometria descritiva: artes ou ciências | Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal
|
2015 - 2015 | Literacia visual – o olho inocente | Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal
|
2014 - 2014 | Sistema de comunicação auxiliar de apoio ao ensino da geometria descritiva
Coorientador
|
Ensino de artes visuais no 3.º Ciclo do ensino básico e no ensino secundári (Mestrado)
Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal
|
2014 - 2014 | O ser professor : aos olhos dos alunos, um estudo de caso
Coorientador
|
Ensino de artes visuais no 3.º Ciclo do ensino básico e no ensino secundári (Mestrado)
Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal
|
2014 - 2014 | importância da experiência artística na emancipação intelectual do aluno na disciplina de oficina de artes
Coorientador
|
Ensino de artes visuais no 3.º Ciclo do ensino básico e no ensino secundári (Mestrado)
Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal
|
2014 - 2014 | Leitura e produção visual : práticas letivas através da aprendizagem significativa
Coorientador
|
Ensino de artes visuais no 3.º Ciclo do ensino básico e no ensino secundári (Mestrado)
Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal
|
2014 - 2014 | Dificuldades de aprendizagem na disciplina de Geometria Descritiva A : um caso de estudo na Região Autónoma dos Açores
Coorientador
|
Ensino de artes visuais no 3.º Ciclo do ensino básico e no ensino secundári (Mestrado)
Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal
|
2014 - 2014 | Objecto pré-existente, e sua representação, como metodologia para a síntese artística do conhecimento : uma resposta à poluição
visual
Coorientador
|
Ensino de artes visuais no 3.º Ciclo do ensino básico e no ensino secundári (Mestrado)
Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal
|
2014 - 2014 | Reduzir, reutilizar e reciclar no ensino das artes visuais : a potencialidade do papel
Coorientador
|
Ensino da matemática no 3.º ciclo do ensino básico e no ensino secundário (Mestrado)
Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal
|
2014 - 2014 | Reduzir, reutilizar e reciclar no ensino das artes visuais : a potencialidade do papel
Coorientador
|
Ensino de artes visuais no 3.º Ciclo do ensino básico e no ensino secundári (Mestrado)
Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal
|
2014 - 2014 | A mudança de atitude dos alunos PIEF nas artes visuais | Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal
|
2014 - 2014 | A importância das artes visuais na aprendizagem das ciências exactas | Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal
|
2014 - 2014 | Metodologia para o ensino da linguagem visual: três estudos de caso | Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal
|
2014 - 2014 | Sistema de comunicação auxiliar de apoio ao ensino da geometria descritiva | Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal
|
2014 - 2014 | Dificuldades de aprendizagem na disciplina de Geometria Descritiva A : um caso de estudo na Região Autónoma dos Açores | Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal
|
2014 - 2014 | A importância da experiência artística na emancipação intelectual do aluno na disciplina de oficina de artes | Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal
|
2014 - 2014 | Fluir: o pré-requisito para a excelência na aprendizagem | Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal
|
2013 - 2013 | A importância das artes visuais na aprendizagem das ciências exactas.
Coorientador
|
Ensino de artes visuais no 3.º Ciclo do ensino básico e no ensino secundári (Mestrado)
Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal
|
2013 - 2013 | Imagem e matéria : concepção e execução de um objecto tridimensional cinético numa turma do 9.º ano de escolaridade
Coorientador
|
Ensino de artes visuais no 3.º Ciclo do ensino básico e no ensino secundári (Mestrado)
Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal
|
2013 - 2013 | A mudança de atitude dos alunos PIEF nas artes visuais
Coorientador
|
Ensino de artes visuais no 3.º Ciclo do ensino básico e no ensino secundári (Mestrado)
Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal
|
2013 - 2013 | A avaliação escolar : um estudo com ênfase na análise da legislação em vigor
Coorientador
|
Ensino da matemática no 3.º ciclo do ensino básico e no ensino secundário (Mestrado)
Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal
|
2013 - 2013 | Metodologia para o ensino da linguagem visual : três estudos de caso
Coorientador
|
Ensino da matemática no 3.º ciclo do ensino básico e no ensino secundário (Mestrado)
Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal
|
2013 - 2013 | Análise da relação entre comportamento organizacional positivo e aprendizagem das artes visuais : um estudo de caso
Coorientador
|
Ensino de artes visuais no 3.º Ciclo do ensino básico e no ensino secundári (Mestrado)
Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal
|
2013 - 2013 | Fluir : o pré-requisito para a excelência na aprendizagem
Coorientador
|
Ensino da matemática no 3.º ciclo do ensino básico e no ensino secundário (Mestrado)
Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal
|
2013 - 2013 | A avaliação escolar: um estudo com ênfase na análise da legislação em vigor | Ensino de Matemática no 3.º C. do Ensino Básico e no Secundário (Mestrado)
Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal
|
2013 - 2013 | Análise da relação entre comportamento organizacional positivo e aprendizagem das artes visuais: um estudo de caso | Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal
|
2013 - 2013 | Imagem e matéria : concepção e execução de um objecto tridimensional cinético numa turma do 9.º ano de escolaridade | Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal
|
2004 - 2004 | Consequências da liderança no clima de escola
Orientador
|
Pós-Graduação em Gestão e Administração Escolar (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal
|
2004 - 2004 | A formação contínua de professores e o sistema de ensino : caso de estudo : Centro de Formação de Oeiras
Orientador
|
Pós-Graduação em Gestão e Administração Escolar (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal
|
2004 - 2004 | Educação e formação para jovens em risco de abandono escolar
Orientador
|
Pós-Graduação em Gestão e Administração Escolar (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal
|
2004 - 2004 | A gestão escolar : reflexão sobre a gestão ou as gestões escolares
Orientador
|
Pós-Graduação em Gestão e Administração Escolar (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal
|
2004 - 2004 | As escoas e a qualidade
Orientador
|
Pós-Graduação em Gestão e Administração Escolar (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal
|
2004 - 2004 | Mas o que é que tem o Barnabé que é diferente dos outros : reflexão acerca das nossas diferenças : mudanças estratégicas na
gestão escolar
Orientador
|
Pós-Graduação em Gestão e Administração Escolar (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal
|
2004 - 2004 | Projecto de intervenção sócio educativa : creche
Orientador
|
Pós-Graduação em Gestão e Administração Escolar (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal
|
2004 - 2004 | A formação profissional em Portugal
Orientador
|
Pós-Graduação em Gestão e Administração Escolar (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal
|
2004 - 2004 | Autonomia Escolar
Orientador
|
Pós-Graduação em Gestão e Administração Escolar (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal
|
2004 - 2004 | Avaliação das escolas : conhecer para melhorar : um olhar sobre a avaliação de escolas
Orientador
|
Pós-Graduação em Gestão e Administração Escolar (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal
|
2004 - 2004 | Concepção e gestão de um projecto educativo
Orientador
|
Pós-Graduação em Gestão e Administração Escolar (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal
|
2004 - 2004 | O retrato de uma escola secundária situada nos arredores de Lisboa
Orientador
|
Pós-Graduação em Gestão e Administração Escolar (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal
|
2004 - 2004 | A transição para a vida activa de um jovem com deficiência auditiva : estudo de caso
Orientador
|
Pós-Graduação em Gestão e Administração Escolar (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal
|
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2016 - 2016 | Congreso Internacional Hispano_Marroquí
Congresso
|
Mujer y Educatión en los ámbitos universitarios de España y Marruecos
Universidad de Sevilla, Espanha
|
2015 - 2015 | Innovaciones docentes en las universidades de Brasil
Outro
|
Innovaciones docentes en las Universidades Americanas
Universidad Sevilla, Departamento de Teoria e História de la Educación y Pedagogia Social, Espanha
|
2014 - 2014 | Innovaciones docente en las universidades portuguesas
Conferência
|
Innovaciones docentes en las universidades de la Unión Europea
Universidad de Sevilla, Departamento de Teoria e História de la Educación y Pedagogia Social, Espanha
|
2014 - 2014 | I Congreso Interuniversitário. Diversidad cultural y educación desde una perspectiva internacional.
Congresso
|
I Congreso Interuniversitário. Diversidad Cultural y Educación desde una perspectiva Internacional.
Centro de Magistério Sagrado Corazón. Universidad de Córdoba., Espanha
|
2014 - 2014 | III Seminário Internacional de Investigación sobre Migraciones en Tránsito, Género y Vulnerabilida.
Seminário
|
III Seminário Internacional de Investigación sobre Migraciones en Trânsito, Género y Vulnerabilidad. Una perspectiva socioeducativa.
El Colegio de la Frontera Norte., Espanha
|
2013 - 2013 | II Congresso interuniversitario sobre Formación docente Universitaria e innovaciones educativas
Congresso
|
II Congresso inter-universitario sobre Formación Docente Universitaria e Innovaciones Educativas
Universidad de Sevilla - Departamento de Teoria e História de la Educación y Pedagogia Social, Espanha
|
2012 - 2012 | Formación e innovación docente universitaria en la Unión Europea y la cooperación internacional
Outro
|
Formación e innovación docente universitaria en la Unión Europea y la cooperación internacional
Departamento de la Teoría e História de la Educación y Pedagogia Social, Espanha
|
2012 - 2012 | Congreso Interuniversitário. Formación Docente del Profesorado Universitário: Innovaciones Docentes.
Congresso
|
Congreso Interuniversitário. Formación Docente del Profesorado Universitário: Innovaciones Docentes.
Universidad de Córdoba, Espanha
|
2011 - 2011 | Las Nuevas Tecnologías en las Universidades de la Unión Europea:Innovaciones Docentes
Simpósio
|
Innovaciones docentes y nuevas tecnologías en los países de la unión europea.
Departamento de Teoria e História de la Educación y Pedagogia Social., Espanha
|
2011 - 2011 | Situación Socioeducativa de las Famílias Magrebíes en su lugar de origem versus asentamiento en España.
Seminário
|
Inmigración Africana en Portugal Aspectos Socioeducativos
Universidad de Sevilla. Departamento de Teoría e História de la Educación y Pedagogía Social., Espanha
|
2011 - 2011 | Encuentro Internacional Hispano-Marroquí
Oficina (workshop)
|
La formación docente universitária y el género en Portugal
Grupo de Investigación de Educación Comparada de Sevilla., Espanha
|
2010 - 2010 | Tecnologías de la comunicación y educación
Oficina (workshop)
|
Tecnologias de la comunicación y educación
Universidad de Cádiz., Espanha
|
2010 - 2010 | Mujer y Libros de Texto en Marruecos y España. Innovaciones Docentes en las Facultades de Educación.
Congresso
|
Mujer y Libros de Texto en Marruecos y España. Innovaciones Docentes en las Facultades de Educación.
Universidad de Marruecos y Universidad de Sevilla., Marrocos
|
2009 - 2009 | Innovaciones escolares e inmigración en europa del este.
Conferência
|
Educación e inmigración en la unión europea: Experiencías e innovaciones.
Grupo de investigación de educación comparada de sevilla, Espanha
|
2009 - 2009 | IV encuentro internacional e interuniversitario hispano Marroquí
Oficina (workshop)
|
Inmigración y utilización de signos religiosos en los centros escolares de la unión europea. Experiencias e innovaciones educativas.
Grupo de investigación de educación de Sevilla., Espanha
|
2008 - 2008 | Jornadas Internacionales. Educación e inmigración en la Unión Europea: Experiencías e innovacíones
Seminário
|
Jornadas Internacionales. Educación e inmigración en la Unión Europea: Experiências e innovacíones
Universidad de Sevilla, Espanha
|
2007 - 2007 | La inmigración en España: Familia, Infancia y Educación en las Sociedades de Origen.
Simpósio
|
La inmigración en España: Familia, Infancia y Educación en las Sociedades de Origen.
Fundación Santa Maria, Espanha
|
2006 - 2006 | I conversaciones Pedagógicas. La educación en el siglo XXI. Respuestas ante los cambios sociales.
Simpósio
|
La educación en el siglo XXI. Respuestas ante los cambios sociales.
Universidad de Córdoba, Espanha
|
2006 - 2006 | Servicios al estudiante en las universidades españolas. Estudio comparado.
Mesa-redonda
|
Servicios al estudiante en las universidades españolas. Estúdio Comparado.
Ministério de Educación, Cultura y Deportes., Espanha
|
2005 - 2005 | Atención a la infancia. Una perspectiva comparada.
Congresso
|
Atención a la infancia. Una perspectiva comparada.
Universidad de Sevilla, Espanha
|
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
1988/09 - Atual | AEPEC Associação da Educação Pluridimensional e da Escola Cultural | |
1988/10 - 2014/01 | Associação Nacional de Professores |
Distinções
Outra distinção
1996 | Louvor
Ministério da Educação, Portugal
|
1991 | Louvor
Ministério da Educação, Portugal
|
1988 | Louvor
Ministério da Educação, Portugal
|