???global.info.a_carregar???
José Manuel Mata Justo. Concluiu o(a) Doutoramento em Educação em 2016 pelo(a) Universidad de Córdoba e Licenciatura em Biologia em 1981 pelo(a) Universidade de Lisboa. É Professor Auxiliar Convidado no(a) Universidade Lusíada de Lisboa Centro Lusíada de Investigação em Política Internacional e Segurança, Professor do ensino básico e secundário no(a) Ministério da Educação, Professor Visitante no(a) Universidad de Sevilla, Assistente no(a) Universidade Lusíada de Lisboa e Assessor (Técnica Superior) no(a) Ministério da Educação. Publicou 17 artigos em revistas especializadas. Possui 2 livro(s). Participou em 20 evento(s). Coorientou 20 dissertação(ões) de mestrado. Recebeu 3 prémio(s) e/ou homenagens. Atua na(s) área(s) de Ciências Sociais com ênfase em Ciências da Educação. Nas suas atividades profissionais interagiu com 16 colaborador(es) em coautorias de trabalhos científicos. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Educação; .
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
José Manuel Mata Justo

Nomes de citação

  • Justo, José Manuel Mata

Identificadores de autor

Ciência ID
6411-47E4-1850
ORCID iD
0000-0003-2180-2945

Websites

  • https://lis.ulusiada.pt (Académico)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Francês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1)
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2010 - 2016
Concluído
Educação (Doutoramento)
Universidad de Córdoba, Colômbia
"El éxito escolar en las Enseñanzas Secundárias y Profissional de los hijos de la inmigrantes en Faro e Setúbal. Un estudio comparado" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Sobresaliente Cum Laude
2001 - 2002
Concluído
Analisi y Evaluacion de la Realidad Educativa (Pós-Graduação)
Universidad de Córdoba, Colômbia
"Evaluación de un Programa de Formación para Directores de un Centro Educativo" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Sobresaliente
1992 - 1994
Concluído
Análise e Organizações de Ensino (Pós-Graduação)
Universidade de Lisboa, Portugal
Bom
1992 - 1993
Concluído
Peer-Assisted Leadership programme (Curso médio)
Universiteit van Amsterdam, Países Baixos
1976 - 1981
Concluído
Biologia (Licenciatura)
Universidade de Lisboa, Portugal
Bom
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2017/09/07 - Atual Professor Visitante (Docente Universitário) Universidad de Sevilla, Espanha
1998/10/07 - Atual Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade Lusíada de Lisboa Centro Lusíada de Investigação em Política Internacional e Segurança, Portugal
1993/10 - Atual Assistente (Docente Universitário) Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1981/01/27 - Atual Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Ministério da Educação, Brasil

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1990/01 - Atual Assessor (Técnica Superior) Ministério da Educação, Portugal
2002/04 - 2002/09 Assessor (Técnica Superior) Ministério da Educação, Portugal
1993/01 - 1995/10 Assessor (Técnica Superior) Ministério da Educação, Portugal
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Vicente J. Llorent; Vicente Llorent-Bedmar. "Expectativas Académicas de los Inmigrantes de Segunda Genaración en Setúbal Y Faro (PORTUGAL)". Pedagogia Social Revista Interuniversitaria 26 (2015): 315-336. http://www.upo.es/revistas/index.php/pedagogia_social/.
    Publicado • 10.7179/PSRI
  2. Llorent, Vicente J.; Llorent-Bedmar, Vicente; Mata-Justo, José-Manuel. "Expectativas académicas de los inmigrantes de segunda generación en Portugal". Pedagogia Social Revista Interuniversitaria 26 (2015): 315-336. http://www.upo.es/revistas/index.php/pedagogia_social/article/view/879.
    Publicado • 10.7179/PSRI_2015.26.12
  3. Justo, José Manuel Mata; Vicente Jesús Llorent García; Vicente Llorent-Bedmar. "Expectativas académicas de los inmigrantes de segunda generación en Portugal". Pedagogía social: revista interuniversitaria 0 26 (2015): 315-336. http://dialnet.unirioja.es/servlet/autor?codigo=838848.
    Publicado
  4. Justo, José Manuel Mata; Llorent, Vicente J.. "Identidade cultural e gestão da diversidade na educação Os filhos de imigrantes na escola portuguêsa". En-clave Pedagógica: Revista Internacional de Investigación e Innovación Educativa 13 1 (2014): 77-89. http://hdl.handle.net/10272/8177.
    Publicado
  5. Llorent, Vicente-J.; Llorent Bedmar, Vicente; MataJusto, José-Manuel; Messina, Roberta. "Valutazione dell'autostima e della motivazione al successo scolastico in studenti luso-africani della scuola secondaria del Portogallo". CADMO 1 (2013): 23-40.
    Publicado • 10.3280/CAD2013-001003
  6. Justo, José Manuel Mata; Vicente Jesús Llorent García. "Identidad e inclusión en Portugal la lengua portuguesa y la diversidad cultural en la escuela". Educacion y diversidad = Education and diversity Revista inter-universitaria de investigación sobre discapacidad e interculturalidad 6 1 (2012): 43-59. http://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=4297224.
    Publicado
  7. Llorent, Vicente J.; Justo, Jose M. Mata. "Curriculum, Family and Others Influential Factors in Second Generation Immigrants in Portugal". Procedia - Social and Behavioral Sciences 47 1 (2012): 1976-1980. http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1877042812026705.
    Publicado • 10.1016/j.sbspro.2012.06.934
  8. Justo, José Manuel Mata; António Gabriel da Silva St. Aubyn,; José Álvaro da Cruz de Assis Lopes. "Análise taxonómica das freguesias portuguesas". Lusíada. Economia empresa. 1 2 (2011): 189-220. http://koha.ulusiada.pt/cgi-bin/koha/opac-detail.pl?biblionumber=219811.
    Publicado
  9. Justo, José Manuel Mata. "Análise taxonómica das freguesias portuguesas II". Lusíada. Economia empresa 1 13 (2011): 189-220. http://koha.ulusiada.pt/cgi-bin/koha/opac-detail.pl?biblionumber=253440.
    Publicado
  10. Justo, José Manuel Mata. "Sucesso Educativo e Expectativas Profissionais dos Alunos Filhos de Emigrantes dos PALOP – Parte II: Estudo Quantitativo. Itinerários, 8. 63-98.". Itinerários 8 (2009): 11-40. http://www.isce.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=270:revista-itinerarios&catid=26:ultimas-noticias&Itemid=53.
    Publicado
  11. Justo, José Manuel Mata. "Sucesso Educativo e Expectativas Profissionais dos Alunos Filhos de Emigrantes dos PALOP – Parte III: Estudo Comparativo. Itinerários, 9. 49-83.". Itinerários 9 (2009): 49-83. http://www.isce.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=270:revista-itinerarios&catid=26:ultimas-noticias&Itemid=53.
    Publicado
  12. Justo, José Manuel Mata. "Uma imigração diferente que alterou a escola portuguesa. Itinerarios. Lisboa.". Itinerários 9 (2009): 8-28. http://www.isce.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=270:revista-itinerarios&catid=26:ultimas-noticias&Itemid=53.
    Publicado
  13. Justo, José Manuel Mata. "Sucesso Educativo e Expectativas Profissionais dos Alunos Filhos de Emigrantes dos PALOP – Parte I: Estudo Quantitativo. Itinerarios, 6, 11-40.". Itinerários 6 (2008): 11-40. http://www.isce.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=270:revista-itinerarios&catid=26:ultimas-noticias&Itemid=53.
    Publicado
  14. Justo, José Manuel Mata; Verónica Marín Días. "La Formación del Profesorado Universitario en Educación en Valores.". Revista de História 1 2 (2008): 325-336. http://koha.ulusiada.pt/cgi-bin/koha/opac-detail.pl?biblionumber=162294.
    Publicado
  15. Justo, José Manuel Mata. "Portugal, por onde vais? : o êxito escolar e profissional dos filhos dos imigrantes da Europa de leste na escola secundária portuguesa". Itinerários : revista de educação do Instituto Superior de Ciências Educativas 1 11 (2008): 47-78. http://koha.ulusiada.pt/cgi-bin/koha/opac-detail.pl?biblionumber=207006.
    Publicado
  16. Justo, José Manuel Mata; Llorent, Vicente J.. "La evolución reciente de la formación profesional inicial en Francia : diferentes respuestas organizativas y curriculares". Revista de ciência e cultura. Série de história 1 1 (2005): 309-324. http://koha.ulusiada.pt/cgi-bin/koha/opac-detail.pl?biblionumber=162292.
    Publicado
  17. Justo, José Manuel Mata. "A escola, liberdade e a igualdade, será?". actas das X Jornadas Pedagógicas da Associação Nacional de Professores 1 1 (2002): 85-93. http://koha.ulusiada.pt/cgi-bin/koha/opac-detail.pl?biblionumber=4461&shelfbrowse_itemnumber=244854#shelfbrowser.
    Publicado
Livro
  1. Justo, José Manuel Mata. Da Exclusão à Excelência: Caminhos . Montargil, Portugal: AEPEC - Associação da Educação Pluridimensional e da Escola Cultural. 2012.
    Publicado
  2. Justo, José Manuel Mata; José Francisco Lynce Zagalo Pavia; Pedro Jorge Zany Pampulim Martins Caldeira. Inclusão e integração da segunda geração de imigrantes dos PALOP. A perspectiva do sucesso educativo e profissional. Porto, Portugal: Fundação da Juventude. 2007.
    Publicado
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2014 - Atual O ser professor : aos olhos dos alunos, um estudo de caso
2004 - Atual eLearning : pensar o futuro da educação
2004 - Atual Escolas, autarquias e dinâmicas locais
2015 - 2015 Aprender a ser : uma experiência formativa no âmbito da disciplina de Oficina de Artes do 12.º ano de escolaridade
Coorientador
Ensino de artes visuais no 3.º Ciclo do ensino básico e no ensino secundári (Mestrado)
Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal
2015 - 2015 Literacia visual – o olho inocente
Coorientador
Ensino de artes visuais no 3.º Ciclo do ensino básico e no ensino secundári (Mestrado)
Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal
2015 - 2015 A importância da educação artística no ensino e na aprendizagem da disciplina de língua portuguesa
Coorientador
Ensino de artes visuais no 3.º Ciclo do ensino básico e no ensino secundári (Mestrado)
Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal
2015 - 2015 O desenho na construção do pensamento
Coorientador
Ensino de artes visuais no 3.º Ciclo do ensino básico e no ensino secundári (Mestrado)
Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal
2015 - 2015 Geometria descritiva : artes ou ciências
Coorientador
Ensino de artes visuais no 3.º Ciclo do ensino básico e no ensino secundári (Mestrado)
Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal
2015 - 2015 Objecto pré-existente, e sua representação, como metodologia para a síntese artística do conhecimento : uma resposta à poluição visual Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal
2015 - 2015 Leitura e produção visual: práticas letivas através da aprendizagem significativa Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal
2015 - 2015 O ser professor: aos olhos dos alunos, um estudo de caso Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal
2015 - 2015 Reduzir, reutilizar e reciclar no ensino das artes visuais: a potencialidade do papel Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal
2015 - 2015 Reduzir, reutilizar e reciclar no ensino das artes visuais: a potencialidade do papel Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal
2015 - 2015 A importância da educação artística no ensino e na aprendizagem da disciplina de língua portuguesa Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal
2015 - 2015 O desenho na construção do pensamento Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal
2015 - 2015 Geometria descritiva: artes ou ciências Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal
2015 - 2015 Literacia visual – o olho inocente Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal
2014 - 2014 Sistema de comunicação auxiliar de apoio ao ensino da geometria descritiva
Coorientador
Ensino de artes visuais no 3.º Ciclo do ensino básico e no ensino secundári (Mestrado)
Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal
2014 - 2014 O ser professor : aos olhos dos alunos, um estudo de caso
Coorientador
Ensino de artes visuais no 3.º Ciclo do ensino básico e no ensino secundári (Mestrado)
Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal
2014 - 2014 importância da experiência artística na emancipação intelectual do aluno na disciplina de oficina de artes
Coorientador
Ensino de artes visuais no 3.º Ciclo do ensino básico e no ensino secundári (Mestrado)
Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal
2014 - 2014 Leitura e produção visual : práticas letivas através da aprendizagem significativa
Coorientador
Ensino de artes visuais no 3.º Ciclo do ensino básico e no ensino secundári (Mestrado)
Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal
2014 - 2014 Dificuldades de aprendizagem na disciplina de Geometria Descritiva A : um caso de estudo na Região Autónoma dos Açores
Coorientador
Ensino de artes visuais no 3.º Ciclo do ensino básico e no ensino secundári (Mestrado)
Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal
2014 - 2014 Objecto pré-existente, e sua representação, como metodologia para a síntese artística do conhecimento : uma resposta à poluição visual
Coorientador
Ensino de artes visuais no 3.º Ciclo do ensino básico e no ensino secundári (Mestrado)
Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal
2014 - 2014 Reduzir, reutilizar e reciclar no ensino das artes visuais : a potencialidade do papel
Coorientador
Ensino da matemática no 3.º ciclo do ensino básico e no ensino secundário (Mestrado)
Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal
2014 - 2014 Reduzir, reutilizar e reciclar no ensino das artes visuais : a potencialidade do papel
Coorientador
Ensino de artes visuais no 3.º Ciclo do ensino básico e no ensino secundári (Mestrado)
Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal
2014 - 2014 A mudança de atitude dos alunos PIEF nas artes visuais Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal
2014 - 2014 A importância das artes visuais na aprendizagem das ciências exactas Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal
2014 - 2014 Metodologia para o ensino da linguagem visual: três estudos de caso Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal
2014 - 2014 Sistema de comunicação auxiliar de apoio ao ensino da geometria descritiva Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal
2014 - 2014 Dificuldades de aprendizagem na disciplina de Geometria Descritiva A : um caso de estudo na Região Autónoma dos Açores Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal
2014 - 2014 A importância da experiência artística na emancipação intelectual do aluno na disciplina de oficina de artes Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal
2014 - 2014 Fluir: o pré-requisito para a excelência na aprendizagem Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal
2013 - 2013 A importância das artes visuais na aprendizagem das ciências exactas.
Coorientador
Ensino de artes visuais no 3.º Ciclo do ensino básico e no ensino secundári (Mestrado)
Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal
2013 - 2013 Imagem e matéria : concepção e execução de um objecto tridimensional cinético numa turma do 9.º ano de escolaridade
Coorientador
Ensino de artes visuais no 3.º Ciclo do ensino básico e no ensino secundári (Mestrado)
Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal
2013 - 2013 A mudança de atitude dos alunos PIEF nas artes visuais
Coorientador
Ensino de artes visuais no 3.º Ciclo do ensino básico e no ensino secundári (Mestrado)
Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal
2013 - 2013 A avaliação escolar : um estudo com ênfase na análise da legislação em vigor
Coorientador
Ensino da matemática no 3.º ciclo do ensino básico e no ensino secundário (Mestrado)
Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal
2013 - 2013 Metodologia para o ensino da linguagem visual : três estudos de caso
Coorientador
Ensino da matemática no 3.º ciclo do ensino básico e no ensino secundário (Mestrado)
Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal
2013 - 2013 Análise da relação entre comportamento organizacional positivo e aprendizagem das artes visuais : um estudo de caso
Coorientador
Ensino de artes visuais no 3.º Ciclo do ensino básico e no ensino secundári (Mestrado)
Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal
2013 - 2013 Fluir : o pré-requisito para a excelência na aprendizagem
Coorientador
Ensino da matemática no 3.º ciclo do ensino básico e no ensino secundário (Mestrado)
Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal
2013 - 2013 A avaliação escolar: um estudo com ênfase na análise da legislação em vigor Ensino de Matemática no 3.º C. do Ensino Básico e no Secundário (Mestrado)
Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal
2013 - 2013 Análise da relação entre comportamento organizacional positivo e aprendizagem das artes visuais: um estudo de caso Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal
2013 - 2013 Imagem e matéria : concepção e execução de um objecto tridimensional cinético numa turma do 9.º ano de escolaridade Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal
2004 - 2004 Consequências da liderança no clima de escola
Orientador
Pós-Graduação em Gestão e Administração Escolar (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal
2004 - 2004 A formação contínua de professores e o sistema de ensino : caso de estudo : Centro de Formação de Oeiras
Orientador
Pós-Graduação em Gestão e Administração Escolar (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal
2004 - 2004 Educação e formação para jovens em risco de abandono escolar
Orientador
Pós-Graduação em Gestão e Administração Escolar (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal
2004 - 2004 A gestão escolar : reflexão sobre a gestão ou as gestões escolares
Orientador
Pós-Graduação em Gestão e Administração Escolar (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal
2004 - 2004 As escoas e a qualidade
Orientador
Pós-Graduação em Gestão e Administração Escolar (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal
2004 - 2004 Mas o que é que tem o Barnabé que é diferente dos outros : reflexão acerca das nossas diferenças : mudanças estratégicas na gestão escolar
Orientador
Pós-Graduação em Gestão e Administração Escolar (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal
2004 - 2004 Projecto de intervenção sócio educativa : creche
Orientador
Pós-Graduação em Gestão e Administração Escolar (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal
2004 - 2004 A formação profissional em Portugal
Orientador
Pós-Graduação em Gestão e Administração Escolar (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal
2004 - 2004 Autonomia Escolar
Orientador
Pós-Graduação em Gestão e Administração Escolar (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal
2004 - 2004 Avaliação das escolas : conhecer para melhorar : um olhar sobre a avaliação de escolas
Orientador
Pós-Graduação em Gestão e Administração Escolar (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal
2004 - 2004 Concepção e gestão de um projecto educativo
Orientador
Pós-Graduação em Gestão e Administração Escolar (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal
2004 - 2004 O retrato de uma escola secundária situada nos arredores de Lisboa
Orientador
Pós-Graduação em Gestão e Administração Escolar (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal
2004 - 2004 A transição para a vida activa de um jovem com deficiência auditiva : estudo de caso
Orientador
Pós-Graduação em Gestão e Administração Escolar (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2016 - 2016 Congreso Internacional Hispano_Marroquí
Congresso
Mujer y Educatión en los ámbitos universitarios de España y Marruecos
Universidad de Sevilla, Espanha
2015 - 2015 Innovaciones docentes en las universidades de Brasil
Outro
Innovaciones docentes en las Universidades Americanas
Universidad Sevilla, Departamento de Teoria e História de la Educación y Pedagogia Social, Espanha
2014 - 2014 Innovaciones docente en las universidades portuguesas
Conferência
Innovaciones docentes en las universidades de la Unión Europea
Universidad de Sevilla, Departamento de Teoria e História de la Educación y Pedagogia Social, Espanha
2014 - 2014 I Congreso Interuniversitário. Diversidad cultural y educación desde una perspectiva internacional.
Congresso
I Congreso Interuniversitário. Diversidad Cultural y Educación desde una perspectiva Internacional.
Centro de Magistério Sagrado Corazón. Universidad de Córdoba., Espanha
2014 - 2014 III Seminário Internacional de Investigación sobre Migraciones en Tránsito, Género y Vulnerabilida.
Seminário
III Seminário Internacional de Investigación sobre Migraciones en Trânsito, Género y Vulnerabilidad. Una perspectiva socioeducativa.
El Colegio de la Frontera Norte., Espanha
2013 - 2013 II Congresso interuniversitario sobre Formación docente Universitaria e innovaciones educativas
Congresso
II Congresso inter-universitario sobre Formación Docente Universitaria e Innovaciones Educativas
Universidad de Sevilla - Departamento de Teoria e História de la Educación y Pedagogia Social, Espanha
2012 - 2012 Formación e innovación docente universitaria en la Unión Europea y la cooperación internacional
Outro
Formación e innovación docente universitaria en la Unión Europea y la cooperación internacional
Departamento de la Teoría e História de la Educación y Pedagogia Social, Espanha
2012 - 2012 Congreso Interuniversitário. Formación Docente del Profesorado Universitário: Innovaciones Docentes.
Congresso
Congreso Interuniversitário. Formación Docente del Profesorado Universitário: Innovaciones Docentes.
Universidad de Córdoba, Espanha
2011 - 2011 Las Nuevas Tecnologías en las Universidades de la Unión Europea:Innovaciones Docentes
Simpósio
Innovaciones docentes y nuevas tecnologías en los países de la unión europea.
Departamento de Teoria e História de la Educación y Pedagogia Social., Espanha
2011 - 2011 Situación Socioeducativa de las Famílias Magrebíes en su lugar de origem versus asentamiento en España.
Seminário
Inmigración Africana en Portugal Aspectos Socioeducativos
Universidad de Sevilla. Departamento de Teoría e História de la Educación y Pedagogía Social., Espanha
2011 - 2011 Encuentro Internacional Hispano-Marroquí
Oficina (workshop)
La formación docente universitária y el género en Portugal
Grupo de Investigación de Educación Comparada de Sevilla., Espanha
2010 - 2010 Tecnologías de la comunicación y educación
Oficina (workshop)
Tecnologias de la comunicación y educación
Universidad de Cádiz., Espanha
2010 - 2010 Mujer y Libros de Texto en Marruecos y España. Innovaciones Docentes en las Facultades de Educación.
Congresso
Mujer y Libros de Texto en Marruecos y España. Innovaciones Docentes en las Facultades de Educación.
Universidad de Marruecos y Universidad de Sevilla., Marrocos
2009 - 2009 Innovaciones escolares e inmigración en europa del este.
Conferência
Educación e inmigración en la unión europea: Experiencías e innovaciones.
Grupo de investigación de educación comparada de sevilla, Espanha
2009 - 2009 IV encuentro internacional e interuniversitario hispano Marroquí
Oficina (workshop)
Inmigración y utilización de signos religiosos en los centros escolares de la unión europea. Experiencias e innovaciones educativas.
Grupo de investigación de educación de Sevilla., Espanha
2008 - 2008 Jornadas Internacionales. Educación e inmigración en la Unión Europea: Experiencías e innovacíones
Seminário
Jornadas Internacionales. Educación e inmigración en la Unión Europea: Experiências e innovacíones
Universidad de Sevilla, Espanha
2007 - 2007 La inmigración en España: Familia, Infancia y Educación en las Sociedades de Origen.
Simpósio
La inmigración en España: Familia, Infancia y Educación en las Sociedades de Origen.
Fundación Santa Maria, Espanha
2006 - 2006 I conversaciones Pedagógicas. La educación en el siglo XXI. Respuestas ante los cambios sociales.
Simpósio
La educación en el siglo XXI. Respuestas ante los cambios sociales.
Universidad de Córdoba, Espanha
2006 - 2006 Servicios al estudiante en las universidades españolas. Estudio comparado.
Mesa-redonda
Servicios al estudiante en las universidades españolas. Estúdio Comparado.
Ministério de Educación, Cultura y Deportes., Espanha
2005 - 2005 Atención a la infancia. Una perspectiva comparada.
Congresso
Atención a la infancia. Una perspectiva comparada.
Universidad de Sevilla, Espanha

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
1988/09 - Atual AEPEC Associação da Educação Pluridimensional e da Escola Cultural
1988/10 - 2014/01 Associação Nacional de Professores
Distinções

Outra distinção

1996 Louvor
Ministério da Educação, Portugal
1991 Louvor
Ministério da Educação, Portugal
1988 Louvor
Ministério da Educação, Portugal