???global.info.a_carregar???
Atualmente, Luís Carlos S. Branco é bolseiro de doutoramento FCT, em Estudos Culturais. Entre 2020 e 2022, foi bolseiro pela Universidade de Aveiro e docente no Departamento de Línguas e Culturas da mesma instituição. A sua tese de doutoramento, na qual tem vindo a trabalhar, intitula-se O Cinema da Consciência: A Filmografia de David Lynch à Luz dos Estudos da Consciência de António Damásio e Amit Goswami. Fez várias comunicações e publicou diversos artigos científicos e capítulos de livro nas suas áreas de interesse de investigação, nomeadamente em Neurohumanidades, Estudos Fílmicos, Estudos de Música Pop-Rock e Literatura e Cultura Portuguesa e Anglófona. Como dramaturgo e poeta, representou Portugal em diversos certames literários e teatrais internacionais, e tem obra dispersa publicada.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Luís Carlos Ratola da Silva Branco

Nomes de citação

  • Branco, Luís
  • Luís Carlos S. Branco

Identificadores de autor

Ciência ID
6318-2AA7-5C9F
ORCID iD
0000-0002-0726-6560

Endereços de correio eletrónico

  • lcrsb@live.ua.pt (Profissional)

Domínios de atuação

  • Humanidades

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C1)
Alemão Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A2)
Italiano Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1)
Francês Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A1)
Formação
Grau Classificação
2024/02/04 - 2024/04/01
Concluído
Microcredencial em Técnicas Contemporâneas de Songwriting (Outros)
Especialização em Songwriting/ escrita e composição de canções
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal
18 valores
2018/09/12 - 2023
Em curso
Programa Doutoral em Estudos Culturais (Doutoramento)
Especialização em Estudos Culturais
Universidade de Aveiro Departamento de Línguas e Culturas, Portugal
"O Cinema da Consciência: A Filmografia de David Lynch à Luz dos Estudos da Consciência de António Damásio e Amit Goswami." (TESE/DISSERTAÇÃO)
2018/09/12 - 2019/06/14
Concluído
Curso de Formação Avançada do Programa Doutoral em Estudos Culturais (Curso de doutoramento (conclusão de unidades curriculares))
Especialização em Estudos Culturais
Universidade de Aveiro Departamento de Línguas e Culturas, Portugal
18
2015/10/10 - 2018/11/17
Concluído
Línguas, Literaturas e Culturas (Mestrado)
Especialização em Estudos Portugueses
Universidade de Aveiro Departamento de Línguas e Culturas, Portugal
"António antes de Variações: O Percurso Inicial do Cantor" (TESE/DISSERTAÇÃO)
18
2012/09/11 - 2015/07/10
Concluído
Línguas, Literaturas e Culturas (Licenciatura)
Especialização em Português-Inglês
Universidade de Aveiro Departamento de Línguas e Culturas, Portugal
17
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2020/10/06 - 2022/09 Assistente (Docente Universitário) Universidade de Aveiro, Portugal
Universidade de Aveiro Departamento de Línguas e Culturas, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2022/10/01 - Atual O Cinema da Consciência: A Filmografia de David Lynch à Luz dos Estudos da Consciência de António Damásio e Amit Goswami
2022.11303.BD
Bolseiro de Investigação
Centro de Línguas, Literaturas e Culturas, Universidade de Aveiro, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2020/10/01 - 2022/09/30 O Cinema da Consciência: A Filmografia de David Lynch à Luz dos Estudos da Consciência de António Damásio e Amit Goswami.
BD/REITORIA/9316/2020
Bolseiro de Doutoramento
Universidade de Aveiro, Portugal
Universidade de Aveiro
Concluído

Projeto

Designação Financiadores
2020/01/01 - Atual Políticas de Cultura, Indústrias de Cultura e o Ócio
BD/REITORIA/9316/2020
Membro de grupo (investigador em formação)
Centro de Línguas, Literaturas e Culturas, Universidade de Aveiro, Portugal
Em curso
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Luís Carlos S. Branco. "Um burro surrealista num pic-nic burguês". E-Revista de Estudos Interculturais do CEI–ISCAP 13 (2025): 1-20. https://www.iscap.pt/cei/e-rei/pt/n13.html.
    Acesso aberto • Publicado
  2. Luís Carlos S. Branco. "A atribulada adaptação do livro Dune para filme, por David Lynch". Caderno de Letras 45 (2023): 189-209. https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/cadernodeletras/article/view/22258.
    Acesso aberto • Publicado
  3. Luís Carlos S. Branco. "O fenómeno da Consciência enquanto Literatura. Filologia E Linguística Portuguesa". Filologia E Linguística Portuguesa 2 24 (2023): 227-243. https://www.revistas.usp.br/flp/issue/view/12815.
    Acesso aberto • Publicado
  4. Luís Carlos S. Branco. "Amit Goswami e António Damásio: duas visões divergentes sobre a consciência e a sua correlação com a fenomenologia da criação artística". NAVA 8 1 (2023): 10-32. https://periodicos.ufjf.br/index.php/nava/article/view/38546.
    Acesso aberto • Publicado
  5. Branco, Luís Carlos S.. "Revisitar o Camões de Eduardo Lourenço no contexto da sua geração literária". Via Atlântica 1 42 (2022): 169-198. http://dx.doi.org/10.11606/va.i42.195458.
    10.11606/va.i42.195458
  6. Luís Carlos S. Branco. "Resenha crítica da curta-metragem de David Lynch, intitulada What did Jack do?”.". Revista Nava 7 2 (2022): 1-26. https://periodicos.ufjf.br/index.php/nava/article/view/36473.
    Acesso aberto • Publicado • https://doi.org/10.34019/2525-7757.2022.v7.36473
  7. Luís Carlos S. Branco. "Apocalipse Queer como teatro total em António Variações e David Bowie.". Journal of Lusophone Studies 7 1 (2022): 193-212. https://jls.apsa.us/index.php/jls/article/view/479.
    Acesso aberto • Publicado
  8. "Um estudo sobre o discurso dos estrangeiros acerca de Portugal". Portuguese Studies Review 29 2 (2022): 275-291.
    Publicado
  9. "Bob Dylan: o mestre das máscaras". Estação Literária (Revista Académica de Estudos Literários e Culturais) 28 (2022): 81-99. https://www.uel.br/revistas/uel/index.php/estacaoliteraria/issue/view/1809/showToc.
    Acesso aberto • Publicado
  10. S. Branco, Luís Carlos. "Subsídios para uma teoria da consciência enquanto cinema com base em António Damásio". Sofia: Revista de Filosofia 10 2 (2022): 22-50. https://periodicos.ufes.br/sofia/article/view/31283.
    Publicado • 10.47456/sofia.v10i2.31283
  11. Luís Carlos S. Branco. "António Variações: retrato do cantor enquanto jovem inserido na sua geração artística e nas respetivas problemáticas identitário-culturais". 4 2 (2021): 45-62.
    Acesso aberto • Publicado
  12. Luís Carlos S. Branco. "Hábitos e práticas alimentares na sociedade portuguesa: mudanças e reconfigurações.". 26 (2021): 56-81. https://revista.aps.pt/pt/revista-no-26/.
    Acesso aberto • Publicado
  13. Luís Carlos S. Branco. "Consonância e Deriva: Dos Estudos Culturais aos Popular Music Studies". E-Revista de Estudos Interculturais Vol. 2 9 (2021): 1-20.
    Acesso aberto • Publicado
  14. Luís Carlos S. Branco. "O Irrealismo Realista nos contos de Valério Romão.". Metamorfoses - Revista de Estudos Literários Luso-Afro-Brasileiros. 17 1 (2021): 96-108.
    Acesso aberto • Publicado • https://doi.org/10.35520/metamorfoses.2020.v17n1a43996
  15. Luís Carlos S. Branco. "«Leonorana», de Ana Hatherly: o poema enquanto catedral barroca.". Revista da Anpoll. 5 3 (2020): 177-188. https://revistadaanpoll.emnuvens.com.br/revista/issue/view/59/showToc.
    Acesso aberto • Publicado • https://doi.org/10.18309/anp.v51i3.1411
  16. Luís Carlos S. Branco. "O deus carnal de Walmir Ayala.". Fórum de Literatura Brasileira Contemporânea. (2020): 35-63. https://revistas.ufrj.br/index.php/flbc/issue/view/1588/showToc.
    Acesso aberto • Publicado
  17. Luís Carlos S. Branco. "Reencenação e pós-apocalipse na obra fotográfica de Francesca Woodman.". Jangada: Journal for Brazilian Studies (Crítica, Literatura e Artes). v.1. n. 14 (2019): 39-57. https://www.revistajangada.ufv.br/Jangada/article/view/234.
    Acesso aberto • Publicado
  18. Luís Carlos S. Branco. "Entre a poesia maldita e o satanismo: o diabo dos Moonspell.". Guavira Letras. v. 15 n.º 19 (2019): 111-133. http://websensors.net.br/seer/index.php/guavira/issue/view/36/showToc.
    Acesso aberto • Publicado
  19. Luís Carlos S. Branco. "Poéticas da deriva e Super-Lugares em Também os Brancos Sabem Dançar, de Kalaf Epalanga.". Dobra: Revista Internacional de Investigação sobre Literatura, Artes e Design. Instituto de Estudos de Literatura e Tradição (IELT) NOVA-FCSH. 4 (2019): http://www.revistadobra.pt/.
    Acesso aberto • Publicado
  20. Luís Carlos S. Branco. "Psicopátria: Uma sátira de Portugal em Modulação Pop-Rock.". Revista de Estudos Literários da Faculdade de Letras de Coimbra (REL). 7 (2018): 239-274. http://impactum-journals.uc.pt/rel/article/view/5859.
    Acesso aberto • Publicado
  21. Luís Carlos S. Branco. "Refúgios dos Afro-Americanos cartografados na obra Between The World and Me, da autoria de Ta-Nehesi Coates.". Biblos, Revista da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. 4 (2018): 99-121. https://impactum.uc.pt/pt-pt/node/122798.
    Acesso aberto • Publicado
  22. Luís Carlos S. Branco. "Punk Rock cantado em Português e a mensagem salvífica do protestantismo: as obras de Samuel Úria e Tiago Cavaco.". Forma Breve: Revista de Literatura: Em busca da Terra prometida: Mitos de salvação. 15 (2018): 457-470. https://proa.ua.pt/index.php/formabreve/issue/view/241.
    Acesso aberto • Publicado
  23. Luís Carlos S. Branco. "Entrevista a Samuel Úria sobre Punk Rock e religião.". Forma Breve: Revista de Literatura: Em busca da Terra prometida: Mitos de Salvação. 15 (2018): https://proa.ua.pt/index.php/formabreve/issue/view/241.
    Acesso aberto • Publicado
  24. Luís Carlos S. Branco. "Visões do fim do mundo em David Bowie e António Variações.". Revista da Universidade de Aveiro-Letras (RUA-L). 6 (2017): 139-156. https://proa.ua.pt/index.php/rual/issue/view/71.
    Acesso aberto • Publicado
  25. Luís Carlos S. Branco. "Mudar de roupa: o metrossexual Salazar, o Novo Cinema Português e o poder das saias curtas das mulheres.". Atas do V Congresso Internacional em Estudos Culturais: Género, Direitos Humanos e Ativismo. (2016): 114-122. http://estudosculturais.com/congressos/vcongresso/atas/.
    Acesso aberto • Publicado
Artigo em revista (magazine)
  1. "O jardim selvagem de Laura do Céu: recensão ao livro (S)Em Terra, de Laura do Céu", Buala: Revista digital Transdisciplinar de Arte, Pensamento e Memória. , 2022, https://www.buala.org/pt/a-ler/o-jardim-selvagem-de-laura-do-ceu-ou-de-soraia-simoes-de-andrade.
  2. "Uma vontade de Zeca: canções revolucionárias para o século XXI", Mural Sonoro (versão on-line), 2022, https://www.muralsonoro.com/mural-sonoro-pt/2022/2/23/uma-vontade-de-zeca-canes-revolucionrias-para-o-sculo-xxi.
  3. Luís Carlos S. Branco. "António Variações: um católico à sua maneira.", Brotéria: Cristianismo e Cultura., 2020, https://www.broteria.org/subscreva/.
Capítulo de livro
  1. Luís Carlos S. Branco. "A juventude insurgente como rutura e matriz fundadora do Cinema Português de Autor". In Rupturas e Insurgências no Cinema e Audiovisual, 262-296. Niterói, Rio de Janeiro, Brasil, 2024.
    Publicado
  2. Luís Carlos S. Branco. "A preponderância dos afetos no emergir da cultura e das arte". In Todas as Artes, Todos os Nomes, 326-340. Porto, Portugal: Universidade do Porto, 2023.
    Publicado
  3. Luís Carlos S. Branco. "Rolling Thunder Revue: Verdade e Mentira no Documentário de Martin Scorsese sobre Bob Dylan.". In A Traição das Palavras. Vila Nova de Famalicão, Portugal: Edições Húmus., 2022.
    Publicado
  4. Luís Carlos S. Branco. "Homeostasia: A Cultura e as Artes enquanto ferramentas de sobrevivência e florescimento da espécie humana.". In Literatura & Artes: Práticas Discursivas Culturais., 167-187. São Paulo, Brasil: Syntagma Editores., 2020.
    Publicado
  5. Luís Carlos S. Branco. "António Variações para lá do ícone: um criador culto, experimentalista e complexo.". In Iconografia Musical: Temas Portugueses., 99-108. Lisboa, Portugal: CESEM, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa., 2020.
    Publicado
  6. Luís Carlos S. Branco. "Flying bodies: Skywalker and rooftopper youth communities and their interaction with contemporary megapolis.". In David Callahan & Anthony Barker (Eds). Body and Text: Cultural Transformations in New Media Environments, 81-97. Cham, Suiça: Springer International Publishing,, 2019.
    Publicado
Edição de livro
  1. Luís Carlos S. Branco; Giilian Moreira; Isabel Cristina Rodrigues; Inês Costa; Emanuel Madalena. A Traição das Palavras. Vila Nova de Famalicão, Portugal: Edições Húmus. 2022.
    Publicado • Editor
Relatório
  1. Luís Carlos S. Branco. 2021. Sociedade e Cultura Portuguesas: Uma Introdução.
Revisão de livro
  1. Luís Carlos S. Branco. "Recensão ao livro de António Damásio, A Estranha Ordem das Coisas: A vida, Os sentimentos e as Culturas Humanas". 4, 2 (2021): 142-151.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Luís Carlos S. Branco. "António Antes de Variações: O Percurso Inicial do Cantor.". Mestrado, Universidade de Aveiro Departamento de Línguas e Culturas, 2019. https://ria.ua.pt/bitstream/10773/25037/1/Documento.pdf.

Artística / Interpretação

Conto de ficção
  1. Luís Carlos S. Branco. 2015. "E à Sombra Branca disse Vens.". In RUA-L, Revista da Universidade de Aveiro-Letras. Número 4, II série.. Universidade de Aveiro., Portugal: Universidade de Aveiro.
    https://doi.org/10.34624/rual.v0i4.8015.
  2. Luís Carlos S. Branco. 2015. "Comer lâmpadas; Martelar nos dedos; Queimar Versos; Na ilha dos tesouros; (POESIA)". In RUA-L, Revista da Universidade de Aveiro-Letras., 257-261. Universidade de Aveiro., Portugal: Universidade de Aveiro.
    https://doi.org/10.34624/rual.v0i4.8015
Obra teatral
  1. 2004. Giróscópio (Wanneer de tijd doodt)- digressão de peça teatral da minha autoria, nos Países Baixos e Alemanha (encenação de Hanna Buda.).
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2024/07/18 Uma narrativa anticientífica: as propostas pseudo-históricas de João Pedro Marques Luís Carlos S. Branco
Congresso “O Hábito Faz o Colonizador: Narrativa e Artivismos no Pós-Colonial”, Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas, Universidade de Aveiro, dias 18 e 19 de julho. (Aveiro, Portugal)
2024/05/24 Fora do Cânone: a Poesia Portuguesa Contemporânea que importa – uma espécie de oficina poética para lúcidos.
Centro de Línguas, Literaturas e Culturas (Aveiro, Portugal)
2022/11/04 Mundos Quânticos representados em Lost Highway e Mulholland Drive, de David Lynch
Universidade Nova de Lisboa, CETAPS (Centre For English Translation and Anglo-Portuguese Studies), (Lisboa, Portugal)
2022/04/16 Apresentação do livro (S)Em Terra, de Laura do Céu
espaço interartes Atelier A Fábrica (Coimbra, Portugal)
2021/12/09 Amit Goswami e António Damásio: duas visões divergentes sobre a consciência e a sua correlação com a fenomenologia da criação artística
Escola das Artes, Universidade Católica (Porto, Portugal)
2021/11/30 O fenómeno da Consciência enquanto Literatura
Instituto Politécnico de Macau (Macau, China)
2021/11/26 Elementos Narrativos e Ficcionais Presentes no Emergir da Consciência Humana
Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro. (Aveiro, Portugal)
2021/10/14 A consciência humana enquanto cinema e narração
Escola Superior de Teatro e Cinema, do Instituto Politécnico de Lisboa, GT Narrativas Audiovisuais da AIM – Associação de Investigadores da Imagem em Movimento. (Lisboa, Portugal)
2021/07/01 Homeostasia: A Cultura e as Artes enquanto ferramentas de sobrevivência e florescimento da espécie humana II Encontro Internacional Todas as Artes, Todos os Nomes
Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2021/06/09 Questionar aquilo que julgamos saber sobre António Variações Sessões do Grupo de Investigação sobre Indústria da Cultura e Cultura de Massas.
CLLC, Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro. (Aveiro, Portugal)
2021/05/22 Meta-cinema e estranheza na Netflix: What did Jack do?, de David Lynch 41st Conference of the Portuguese Association for Anglo-American Studies
Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro. (Aveiro, Portugal)
2019/10/25 Rolling Thunder Revue: verdade e mentira no documentário de Martin Scorsese sobre Bob Dylan. Palavras Traiçoeiras: Notícias Falsas, Censura e o Indizível.
Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro. (Aveiro, Portugal)
2019/10/11 Figurações de Narciso na obra satanista dos Moonspell. Olhares de Narciso: Egotismo e Alienação.
Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro. (Aveiro, Portugal)
2019/07/03 A importância da audição radiofónica na ideação estético-artística de António Variações. Rádio Con: Vida.
Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro, Fábrica da Ciência. (Aveiro, Portugal)
2018/11/28 Between Joy Division, Amália and The Arctic Monkeys: National Identity and Globalization in Portuguese Pop-Rock. Jornadas Global Trends/Local Identities.
Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro. (Aveiro, Portugal)
2017/12/08 Profecia e Apocalipse em António Variações e David Bowie. Variações sobre António: um Colóquio em torno de António Variações.
Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
2017/09/22 O Punk Rock cantado em Português e a mensagem salvífica do protestantismo. Congresso Internacional: Em Busca da Terra Prometida: Mitos de Salvação.
Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro. (Aveiro, Portugal)
2017/06/30 The Super-Human condition in Skywalker and rooftopper youth communities. International Conference on Practices and Memes in Contemporary Media and Culture: Transformers.
Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro. (Aveiro, Portugal)
2016/09/08 Mudar de roupa: o metrossexual Salazar, o Novo Cinema Português e o poder das saias curtas das mulheres. V Congresso Internacional em Estudos Culturais: Género, Direitos Humanos e Ativismo.
Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro. (Aveiro, Portugal)

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2024/07/18 - 2024/07/19 Congresso “O Hábito Faz o Colonizador: Narrativa e Artivismos no Pós-Colonial” (2024/07/18 - 2024/07/19)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Centro de Línguas, Literaturas e Culturas, Universidade de Aveiro, Portugal
2019/10/23 - 2019/10/25 Congresso Internacional: Palavras Traiçoeiras: Notícias Falsas, Censura e o Indizível. (2019/10/23 - 2019/10/25)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Aveiro Departamento de Línguas e Culturas, Portugal
2016/09/07 - 2016/09/09 V Congresso Internacional em Estudos Culturais: Género, Direitos Humanos e Ativismo. (2016/09/07 - 2016/09/09)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Aveiro Departamento de Línguas e Culturas, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2022/03/14 - Atual PLE A1 (Português Língua Estrangeira) Alunos estrangeiros (Erasmus) (Licenciatura) Universidade de Aveiro, Portugal
2021/03/10 - Atual História da Europa Línguas, Literaturas e Culturas (Licenciatura) Universidade de Aveiro Departamento de Línguas e Culturas, Portugal
2020/10/06 - Atual Sociedade e Cultura Portuguesas Línguas, Literaturas e Culturas (Licenciatura) Universidade de Aveiro Departamento de Línguas e Culturas, Portugal
2022/02/08 - 2022/04/07 European Cross-Cultures Experience - (Micro-module; Portuguese Culture) Alunos provenientes de vários cursos e de diversas universidades (estrangeiras e uma portuguesa, a Universidade de Aveiro) (Licence)
Distinções

Prémio

1999 Um dos 4 seleccionados para representar Portugal, em Literatura, na Bienal Internacional de Jovens Criadores da Europa e do Mediterrâneo. Roma: 1999.
Clube Português de Artes e Ideias, Portugal
1998 Selecionado para a Mostra Nacional de Jovens Criadores na área da Literatura
Clube Português de Artes e Ideias, Portugal
1991 1.ª Lugar do Prémio Literário José Estevão-Poesia
Escola Secundária José Estevão, Portugal
1991 1.º Lugar do Prémio Literário José Estevão-Prosa
Escola Secundária José Estevão, Portugal
1990 1.º Prémio de texto, DN Jovem. (Poesia)
Diário de Notícias-DN-Jovem , Portugal

Outra distinção

2020 3.º Classificado na segunda edição do concurso de atribuição de bolsas de doutoramento da Universidade de Aveiro, aberto a todas as áreas do saber.
Universidade de Aveiro, Portugal
2003 Selecção de uma peça teatral da minha autoria para representar Portugal no Festival Internacional de Peças em um Ato, realizado na cidade de Breda, na Holanda, em 2003.
Festival Europeu de Peças em Um Acto., Países Baixos
2001 Selecção de um texto teatral para leitura encenada no Teatro Nacional São João.
Oficina de Escrita Dramatúrgica, orientada por Luísa Costa Gomes, Portugal