???global.info.a_carregar???
Luís Mendes Gomes is an Assistant Professor in Faculty of Sciences and Technology of University of the Azores. He has been affliliated with Algoritmi Center (University of Minho) and NIDeS, which is a non-FCT I&D unit of University of the Azores focused on e-Health research topics with applications in the health and well-being in the Azores. His research interests span applications of knowledge management and machine learning to health and wellness, tourism and law. He has more than 25 publications indexed on SCOPUS and he also has been responsible for reviews of articles and papers of journals and international conferences on approaches and applications of AI in health and well-being and tourism.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Luis Miguel Pacheco Mendes Gomes

Nomes de citação

  • Mendes Gomes, Luis
  • Gomes, Luis

Identificadores de autor

Ciência ID
6218-162B-44CE
ORCID iD
0000-0003-0281-2339

Endereços de correio eletrónico

  • luis.mendesgomes@gmail.com (Pessoal)

Domínios de atuação

  • Ciências Exatas - Ciências da Computação e da Informação
  • Ciências Exatas - Ciências da Computação e da Informação - Ciências da Informação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Formação
Grau Classificação
2004/09/01 - 2007/06/08
Concluído
Doutoramento em Informática (Doutoramento)
Especialização em Outra:Teoria da Computação
Universidade dos Açores, Portugal
"Applications of Real Recursive Infinite Limits" (TESE/DISSERTAÇÃO)
1994/10/01 - 1997/07/31
Concluído
Informática (Mestrado)
Fundação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Portugal
"Semântica Categorial de Conectivos Wright" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito bom
1989/10/01 - 1994/07/31
Concluído
Matemáticas Aplicadas (Licenciatura)
Especialização em Estatística
ISLA-Lisboa, Portugal
14
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1998/03/01 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade dos Açores, Portugal
Universidade dos Açores, Portugal
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Andrade, Carmen; Guerra, Hélia; Gomes, Luís Mendes; Sequeira, Carlos; Leixà Fortuño, Mar. "Cuida@web: programa de apoio a familiares cuidadores". 2017.
  2. Gomes, L.M.; Guerra, H.; Andrade, C.; Ferreira, P.; Marques, F.; Carreiro, A.. "FARMACIL: An application for mobile devices supporting the management of the medication regime | Uma aplicação para dispositivos móveis de apoio à gestão do regime medicamentoso". 2016.
    10.1109/CISTI.2016.7521460
  3. Guerra, H.; Cardoso, A.; Sousa, V.; Leitao, J.; Graveto, V.; Gomes, L.M.. "Demonstration of programming in Python using a remote lab with Raspberry Pi". 2016.
    10.1109/EXPAT.2015.7463226
  4. Gomes, L.M.; Guerra, H.; Mendes, A.; Rego, I.E.. "Facebook vs moodle: Surveying university students on the use of learning management systems to support learning activities outside the classroom". 2015.
    10.1109/CISTI.2015.7170464
  5. Guerra, H.; Gomes, L.M.; Andrade, C.; Simas, H.; Alves, J.; Martins, T.. "Cuid@Web: A supporting plataform for informal caregivers | Cuid@Web: Plataforma de apoio aos cuidadores informais". 2015.
    10.1109/CISTI.2015.7170593
  6. Gomes, Luis Mendes; Guerra, Hélia; Mendes, Armando B.; Rego, Isabel Estrela. "Facebook vs moodle : Surveying university students on the use of learning management systems to support learning activities outside the classroom". 2015.
    10.1109/CISTI.2015.7170464
  7. Gomes, L.M.; Guerra, H.; Bem, N.; Andrade, C.. "Contributions to promote the adequacy of an approach based on services to EHR | Contributos para promover a adequação de uma abordagem baseada em serviços para o RSE". 2014.
    10.1109/CISTI.2014.6876956
  8. Donário, J.; Furtado, O.; Ruela, A.; Guerra, H.; Gomes, L.M.; Mendes, A.. "iFarm - Business model for online tracking of farms". 2012.
  9. Donário, João; Furtado, Osvaldo; Ruela, André; Guerra, Hélia; Gomes, Luís Mendes; Mendes, Armando B.. "iFarm: Modelo de negócio para monitorização online de explorações agrícolas". 2012.
  10. Costa, C.; Melo, A.C.; Fernandes, A.; Gomes, L.M.; Guerra, H.. "Integration of university information systems using Web Services". 2010.
  11. Gomes, L.M.; Guerra, H.; Viana, M.. "Evolutionary digital web archives | Arquivos digitais web evolutivos". 2009.
Artigo em revista
  1. Machado, José Manuel; Rodrigues, Carla; Sousa, Regina; Gomes, Luis Mendes. "Drug-drug interaction extraction-based system: an natural language processing approach". (2023): https://hdl.handle.net/1822/86686.
    10.1111/exsy.13303
  2. Gomes, Luis Mendes; Freitas, Pedro; Moreira, Nídia. "O ChatGPT passa no exame de acesso à Ordem dos Advogados no Brasil? E em Portugal?". (2023): http://hdl.handle.net/10400.3/6816.
  3. Gomes, Luís Mendes; Guerra, Hélia; Pires, Luís; Furnas, Luís. "InqExpert: An application for textual treatment of the Royal Inquiries of 1258". (2018): https://doi.org/10.34627/rcc.v4i0.76.
    https://doi.org/10.34627/rcc.v4i0.76
  4. Cardoso, A.; Restivo, M.T.; Guerra, H.; Gomes, L.M.. "Online experimentation forum". International Journal of Online Engineering 12 4 (2016): 4-6. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84968845837&partnerID=MN8TOARS.
    10.3991/ijoe.v12i04.5782
  5. Guerra, H.; Cardoso, A.; Sousa, V.; Gomes, L.M.. "Remote experiments as an asset for learning programming in Python". International Journal of Online Engineering 12 4 (2016): 71-73. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84968853388&partnerID=MN8TOARS.
    10.3991/ijoe.v12i04.5278
  6. Mendes, Armando B.; Guerra, Hélia; Gomes, Luís; Oliveira, Ângelo; Cavique, Luís. "Big data in SATA Airline: finding new solutions for old problems". (2016): http://hdl.handle.net/10400.2/7650.
  7. Mendes, Armando B.; Guerra, Hélia; Gomes, Luís Mendes; Oliveira, Ângelo; Cavique, Luís. "Big Data in SATA Airline : finding new solutions for old problems". (2016): http://hdl.handle.net/10400.3/4080.
  8. Melo, Luís Cabral; Gomes, Luís Mendes; Guerra, Hélia. "E+ID&I: uma rede social especializada para a conceção e desenvolvimento de projetos ID&I". (2013): http://hdl.handle.net/10400.3/3051.
  9. Gomes, Luís Mendes; Guerra, Hélia; Pires, Luís; Furnas, Luís. "InqExpert : uma aplicação para tratamento textual das Inquirições de 1258". (2009): http://hdl.handle.net/10400.2/1491.
    https://doi.org/10.34627/rcc.v4i0.76
Capítulo de livro
  1. L. Mendes Gomes; S. Moro. "Analysis of the Azores Accommodation Offer in Booking.Com Using an Unsupervised Learning Approach". 2023.
    10.1007/978-3-031-33258-6_30
  2. António Chaves; Larissa Montenegro; Hugo Peixoto; António Abelha; Luís Gomes; José Machado. "Intelligent Systems in Healthcare: An Architecture Proposal". 2023.
    10.1007/978-3-031-43461-7_23
  3. Larissa Montenegro; Luis M. Gomes; José M. Machado. "AI-Based Medical Scribe to Support Clinical Consultations: A Proposed System Architecture". 2023.
    10.1007/978-3-031-49011-8_22
  4. Pedro Miguel Freitas; Luís Mendes Gomes. "Does ChatGPT Pass the Brazilian Bar Exam?". 2023.
    10.1007/978-3-031-49011-8_11
  5. Moniz, Maria Cláudia; Bem, Nuno; Neto, Óscar; Furnas, Igor; Gomes, Luís Mendes; Guerra, Hélia; Mendes, Armando B.. "HiBlood: um sistema integrado para a hemovigilância". IADIS Press, 2013.
Livro
  1. Rodrigues, Armindo, ed.; Gomes, Luís Mendes, ed.. UAciência : Ciências da Engenharia, Exatas, Saúde e Biotecnologia, e Sociais e Humanas, 2012-2019. Universidade dos Açores. 2021.
  2. Rodrigues, Armindo, ed.; Gomes, Luís Mendes, ed.. UAciência : Ciências Naturais e do Ambiente, 2012-2019. Universidade dos Açores. 2020.
  3. Guerra, H.; Martins, L.; Gomes, L.M.; Cardoso, A.. A remote laboratory architecture for agile learning. 2017.
    10.1007/978-3-319-50340-0_31
  4. Guerra, Hélia; Gomes, Luís Mendes; Viana, Mário; Simas, Rosa Neves. Mineração de texto em humanidades. Universidade de Lisboa, Centro de História. 2015.
  5. Ferreira, F.; Löwe, B.; Mayordomo, E.; Gomes, L.M.. Lecture Notes in Computer Science (including subseries Lecture Notes in Artificial Intelligence and Lecture Notes in Bioinformatics): Preface. 2010.
Tese / Dissertação
  1. Gomes, Luís Mendes. "Applications of real recursive infinite limits". Doutoramento, 2007. http://hdl.handle.net/10400.3/118.

Outros

Outra produção
  1. Inteligência artificial, crime e justiça no séc. XXI. A secção UAciência é coordenada pelo Professor Universitário Armindo Rodrigues.. Shoshana Zuboff, uma prestigiada académica americana da Harvard Business School, tem alertado para o surgimento de uma nova era do capitalismo baseado na vigilância das pessoas. É um capitalismo que, em vez de recursos naturais e trabalho humano, se nutre de dados, que são gerados pelos nossos comportamentos no cibere. 2022. Gomes, Luís Mendes; Freitas, Pedro Miguel. http://hdl.handle.net/10400.3/6352.
  2. O que é o Pensamento Computacional? Um contributo para entender uma nova competência básica. A secção UAciência é coordenada pelo Professor Universitário Armindo Rodrigues.. No século XX, saber ler, escrever e contar eram as competências básicas que adquiríamos, usávamos e consolidávamos ao longo da vida. No século XXI, adicionámos o Pensamento Computacional (PC). Mas o que é o PC? Para que serve? O PC é a utilização articulada da decomposição, do reconhecimento de padrões, da abstração e. 2021. Gomes, Luís Mendes. http://hdl.handle.net/10400.3/6076.
  3. Cuid@Web : plataforma de apoio aos cuidadores informais. A secção UAciência é coordenada pelo Professor Universitário Armindo Rodrigues.. […]. A plataforma Cuid@Web, projeto em curso do NIDeS (unidade de investigação da UAc), cujo protótipo inicial foi publicado nos proceedings da CISTI 2015, visa desenvolver uma infraestrutura de apoio aos cuidadores informais, promovendo a sua literacia em saúde, através do desenvolvimento de capacidades relacionadas. 2017. Andrade, Carmen; Guerra, Hélia; Gomes, Luís Mendes. http://hdl.handle.net/10400.3/5398.
  4. Facebook vs Moodle no apoio ao ensino fora das aulas. A secção UAciência é coordenada pelo Professor Universitário Armindo Rodrigues.. […]. Neste trabalho pretendemos compreender o papel do Facebook e do Moodle, como ferramentas de apoio as atividades de aprendizagem fora da sala de aula. Para isso, conduzimos um estudo por inquérito com uma amostra de estudantes das licenciaturas de Informática - Redes e Multimédia e de Psicologia da Universidade do. 2015. Mendes, Armando B.; Rego, Isabel Estrela; Gomes, Luís Mendes; Guerra, Hélia. http://hdl.handle.net/10400.3/5202.
  5. Contributos para promover a adequação de uma abordagem baseada em serviços para o RSE. There are many issues to consider when we develop an information system for managing the electronic health record (EHR). It must be useful for several types of users, entities and departments of health services. Also, it must be flexible to meet a broad set of needs and cover a wide range of clinical and non-clinical areas in health. In this paper we describe a regional healthcare system, having i. 2014. Gomes, Luis Mendes; Guerra, Helia; Bem, Nuno; Andrade, Carmen. http://hdl.handle.net/1822/64055.
    10.1109/CISTI.2014.6876956
  6. Saúde = Ação Humana + Tecnologia + Inovação. A secção UAciência é coordenada pelo Professor Universitário Armindo Rodrigues.. […]. A partilha de registos de saúde de um cidadão entre diferentes organizações de saúde, nacionais ou transnacionais, pode conduzir a uma prestação de cuidados de saúde mais eficiente e eficaz, devido à disponibilidade da informação no momento e no local onde é necessária. Vários países têm desenvolvido projetos com. 2014. Andrade, Carmen; Guerra, Hélia; Gomes, Luís Mendes; Bem, Nuno. http://hdl.handle.net/10400.3/5343.
  7. A História na era digital (http://arquivodigital.uac.pt). A secção Biologia é coordenada pelo Professor Universitário Armindo Rodrigues.. […]. Na sequência da evolução da Web 1.0 para 2.0, em que se passa de páginas estáticas, onde a atualização da informação é escassa, pouco frequente e isolada, para páginas dinâmicas e abertas (e.g., comunitárias), introduzimos posteriormente o conceito de evolução nos arquivos digitais (AD). Este conceito tem por base. 2012. Gomes, Luís Mendes; Guerra, Hélia; Viana, Mário. http://hdl.handle.net/10400.3/5488.
  8. Modelo de negócio para monitorização online de explorações agrícolas. A secção UAciência é coordenada pelo Professor Universitário Armindo Rodrigues.. O iFarm e um serviço inovador que oferece uma experiencia interativa na Internet, e proporciona a oportunidade de produzir géneros alimentares com base nos conceitos de agricultura biológica e alimentação saudável. E uma ideia que surgiu num projeto transversal, impulsionado e estimulado na 1a edição da Pós-Graduação. 2012. Donário, João; Furtado, Osvaldo; Ruela, André; Guerra, Hélia; Gomes, Luís Mendes; Mendes, Armando B.. http://hdl.handle.net/10400.3/5323.
  9. Processo de Bolonha (Parte II): os três ciclos e as implicações para os Açores.. "[…]. No entanto, o Processo de Bolonha é muito mais ambicioso tendo óbvias implicações nas carreiras dos docentes e não docentes, na gestão dos estabelecimentos do ensino superior e no mercado de trabalho. A meta de 2010 é um reconhecimento das dificuldades e da necessidade de reformas profundas em subsistemas inseridos ou complementares ao sistema de ensino superior. […].". 2005. Mendes, Armando B.; Gomes, Luís Mendes. http://hdl.handle.net/10400.3/2208.
  10. Processo de Bolonha (Parte I): um novo paradigma para o ensino superior?. "É opinião generalizada que o Processo de Bolonha, introduzido pela Declaração de Bolonha, assinada por 29 países europeus em 19 de Junho de 1999, deverá conduzir a profundas mudanças no nosso sistema de ensino superior público. Para se entenderem algumas das suas implicações é necessário, primeiro, resumir a sua, ainda, curta história, perceber os seus objectivos gerais e específicos e, ainda, o. 2005. Mendes, Armando B.; Gomes, Luís Mendes. http://hdl.handle.net/10400.3/2207.
  11. Conhecimento, inovação e emprego. "Numa região pequena, geograficamente dispersa e ultra-periférica, onde quase tudo é limitado, o desempenho intelectual e a capacidade de adquirir conhecimento dos seus cidadãos, e portanto inovar, não deve ser restringida. Assim, uma reflexão, mesmo que superficial, sobre a constante turbulência verificada na Ciência e na Tecnologia, permite concluir que uma revisão da oferta de formação e empreg. 2004. Ribeiro, Isabel M.; Freire, Elisabete Raposo; Mendes, Armando B.; Gomes, Luís Mendes. http://hdl.handle.net/10400.3/2204.